Lição 13 Sob a bênção divina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 13 Sob a bênção divina"

Transcrição

1 Lição 13 Sob a bênção divina Texto bíblico: 1Tessalonicenses Na minha adolescência, lá pela década de 80, fiz uma pesquisa escolar sobre a cidade paulista de Cubatão que, àquela época, era apontada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo, o Vale da Morte. Dados da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo) revelam que, a cada mês, 30 mil toneladas de poluentes eram lançadas no ar da cidade. Por causa da poluição, peixes e pássaros sumiram de Cubatão, pois não havia condições naturais para sobreviverem e nem para se reproduzirem. Na década seguinte, durante a Eco 92, por ter seguido um planejamento rigoroso para se recuperar daquela catástrofe ambiental, Cubatão foi apontada pela ONU como símbolo de recuperação do meio ambiente, tendo 98% do nível dos poluentes controlados. Hoje, pode-se dizer que a cidade está livre da poluição. 1 O exemplo acima ilustra bem o que é viver alheio à bênção divina, pois quando a poluição do pecado fica sem o controle da disciplina espiritual, há consequências graves para o ambiente sócio-religioso da igreja. Entretanto, sob a graça divina, são os pecadores recuperados e o Espírito Santo passa a planejar com eles o passo a passo dessa nova condição. Neste estudo, abordaremos esse passo a passo, ao estudarmos as exortações práticas finais de 1Tessalonicenses, esse documento cristão que é considerado um dos primeiros escritos do Novo Testamento dirigidos à Igreja. Nele, Paulo orienta que o seu conteúdo seja lido diante de todos (1Ts 5.27). Assim, cada um dos cristãos poderia pautar sua vida pela ética da vontade divina, tanto nos relacionamentos espirituais verticais (com o sagrado) como nos horizontais (com as demais pessoas). Sem dúvida, os estudos deste trimestre revelam que os cristãos de Tessalônica foram abençoados por sua obediência, pois Paulo considerou aquela igreja sua glória e gozo no trabalho ministerial (1Ts 2.20). Quem pode viver sob a bênção divina?

2 A vida sob a bênção divina apresenta as seguintes realidades, dispostas no texto em tom imperativo: 1) A igreja que manifesta um espírito de amor e cooperação entre líder e liderados (1Ts 5.12,13a) No capítulo 5, Paulo usa a figura de uma construção, a edificação (v. 11). Para ele, o começo dessa casa viva, que é a Igreja, depende da relação sadia entre os que presidem (governam, atuam na liderança) em Cristo e os que em Cristo são por estes instruídos. Em Cristo é a chave da bênção. Assim, a Igreja sob a bênção sabe (identifica, reconhece) facilmente quando um líder age à semelhança de Paulo: Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. (1Co 2.2). O resultado desse reconhecimento é a grande estima e o amor dedicado por ela aos que atuam na liderança da obra de Deus. Como você tem tratado aqueles que Deus colocou na liderança de sua igreja? 2) A igreja que promove um ambiente de harmonia e paz (1Ts 5.13b) Outra ordem de Paulo à igreja sob a bênção é Vivei em paz uns com os outros (v. 13b). Este é um resultado natural, pois o abençoador é o Deus de amor e de paz (2Co 13.11). A paz compõe o fruto do Espírito (Gl 5.22) e atua como guardiã da saúde emocional da Igreja (Fp 4.7). O Evangelho de Marcos relaciona esse estado de harmonia com o dever cristão de salgar o mundo (Mc 9.50). Logo, reconciliação e perdão mútuos seguem a proposta da paz. Uma figura interessante dessa tarefa espiritual é a de uma semeadura: Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. (Tg 3.18). Identifique os frutos de justiça trazidos pela semeadura da paz de Cristo. Compartilhe suas descobertas com a classe.

3 3) A igreja que exerce a disciplina cristã do amor (1Ts 5.14,15) A igreja sob a bênção divina há de ser menos religiosa e mais graciosa. Referimo-nos, evidentemente, ao exercício da disciplina com as orientações de 1Tessalonicenses 5.14: Admoestar os que estão fora da ordem ; Consolar os desanimados; Sustentar os fracos na fé: Ser longânimes e pacientes. A meta é atacar a fonte desses problemas e não simplesmente operar cirurgicamente (a exclusão). O ambiente abençoador celebra a recuperação e a segunda chance; e é lindo de ver Deus agindo assim, como fez com o notável apóstolo dos gentios. De fato, Paulo escrevia com conhecimento de causa (Ef 3.7,8). Você conhece alguém que foi recuperado para o convívio da igreja por causa de uma disposição mais graciosa e menos legalista? Compartilhe essa história. 4) A igreja que emana a alegria de Deus (1Ts 5.16) Um versículo muito conhecido que fala sobre a alegria de consagrar a vida a Deus é Neemias 8.10b:...este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força. O salmista nos diz que o Senhor nos alegra com a sua lei (Sl ), portanto, obedecer a Deus traz sobre nós a bênção da alegria. Em suas cartas, Paulo demonstra que no convívio alegre dos laços ministeriais ele refazia suas forças (Rm 15.32; 2Co 7.13). Também afirma que essa alegria produz voluntariedade na obra (2Co 9.7). Mas a melhor figura para ilustrar o efeito da alegria na igreja é a unção do Filho de Deus para salvar: Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria... (Hb 1.9b). Desse modo, salvos por Cristo, somos guardados por Deus para ser apresentados irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória (Jd 1.24,25).

4 Compartilhe com os demais alunos da classe algumas experiências ministeriais alegres vividas por você, que resultaram no seu fortalecimento espiritual. 5) A igreja que ora incessantemente (1Ts 5.17,18) Kierkegaard disse: A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora. Oração é, então, diálogo transformador, não um monólogo interesseiro. Uma igreja que vive sob a bênção divina deve fazer da oração um hábito coletivo, com as propostas seguintes, dentre outras: - Orar para agradecer pela vida recebida do Pai (Sl 100.4); - Orar para interceder por outras pessoas e pelo trabalho ministerial (1Ts 3.10; Cl 1.3; 4.3); - Orar para pedir a Deus que nos encha do conhecimento de sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual (Cl 1.9; 1Co 14.15). Para reflexão: Quantas são e quais são as experiências coletivas de oração propostas pelo trabalho cristão em sua igreja? São suficientes? São bem frequentadas? Trazem resultados? 6) A igreja que mantém viva a chama do Espírito, pela voz profética da pregação (1Ts 5.19,20) Foi um testemunho inicial na Primeira carta aos Tessalonicenses, que o trabalho missionário ali chegou não apenas em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo... (1.5). E que essa pregação resultou em cristãos que passaram a imitar o viver sacrificial de Jesus (1.6; 2.13). A essa altura, Paulo pede-lhes o cuidado de não deixar extinguir-se a chama purificadora da proclamação do Evangelho a profecia, no Novo Testamento (1Ts 5.19). A vida sob a bênção divina impõe a necessidade da pregação: e, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus (Mt 10.7). Pelo Evangelho, a Igreja apreende a mensagem da bênção de viver a serviço do Rei Jesus, que é o combustível da metáfora do fogo espiritual contínuo (2Co 4.5).

5 Temos proclamado com o rigor do Evangelho a Cristo como Senhor, e a nós mesmos como servos na igreja? 7) A igreja que procede ao autoexame diário da fé e dos motivos (1Ts 5.21,22) Por fim, a igreja que vive na bênção divina entende a importância de andar diante de Deus com toda a boa consciência (At 23.1). Em Tessalônica e nas regiões vizinhas, os costumes religiosos pagãos entravam em conflito com a fé cristã. Por essa razão, eram comuns as confusões e desordens (1Co 8, 10; At 17). A saída desse labirinto ético é a atitude bereana, uma comunidade cristã próxima:...de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (At 17.11). Escrevendo para colocar ordem na ministração da ceia na igreja de Corinto, Paulo faz uma importante sugestão: o autoexame da fé e dos motivos (1Co 11.28). Está aí um princípio válido para a experiência abençoadora na igreja. Conclusão Em 1Tessalonicenses , somos levados a entender de que maneira a igreja pode viver sob a bênção divina. Lamentavelmente, o dia a dia eclesiástico leva-nos à conclusão de que os vocábulos bênção, abençoar e abençoado são usados de forma reducionista, sempre no âmbito de dádivas materiais. A partir de Jesus, entretanto, a palavra traz um significado muito mais amplo: é o efeito benéfico da presença de Cristo na igreja, em que ele compartilha conosco o poder de sua bênção (Rm 15.29). Assim, quando cooperamos com a atividade redentora de Deus, levando o Evangelho aos confins da terra, somos bênçãos em palavras e atos (Mt ).

6 Esperamos, de coração, que tenhamos aprendido essa grande verdade durante este trimestre. Para pensar e agir Diz-se, erradamente, por aí, que Deus é fiel a mim... Na verdade, a fidelidade de Deus tem a ver com sua própria natureza justa, santa e perfeita e não com os pecadores (Dt 7.9). Assim, Deus é e sempre será fiel à sua própria natureza, a si mesmo (2Tm 2.13). Seus desígnios foram e ainda são sempre realizados. Ele promete abençoar com vida, paz, justiça, alegria, etc. e cumpre sua promessa (1Rs 8.56; Lc 1.37). Temos vantagens em ser cristãos? Certamente! Isso nos faz melhores do que as demais pessoas? Jamais! Se judeu é aquele que crê (Rm 2.28,29), o cristão é bênção hoje por ser instrumento divino para a salvação do pecador, o que é o nosso maior privilégio! Leitura diária: Segunda Gênesis Terça Deuteronômio Quarta Salmo Quinta Salmo Sexta Isaías Sábado Romanos Domingo 1Tessalonicenses

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos.

apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos. O No capítulo 14 da epístola aos romanos, o apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos. O O critério orientador dos relacionamentos entre os cristãos deve ser o amor

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.

TEXTO DO DIA. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Ts 4. TEXTO DO DIA "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.8) SÍNTESE Deus nos convoca para uma compreensão de santidade que transcende

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

I Ts. 5: PRECEITOS ou INSTRUÇÕES FINAIS

I Ts. 5: PRECEITOS ou INSTRUÇÕES FINAIS PRECEITOS ou INSTRUÇÕES FINAIS I Ts. 5:12-24 TESSALÔNICA: Capital da província romana da Macedônia. IGREJA DE TESSALÔNICA=>Carta escrita pelo Apóstolo Paulo para ANIMAR os cristãos de Tessalônica a continuarem

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Igreja Cristã da Família Anália Franco. Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018

Igreja Cristã da Família Anália Franco. Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018 Igreja Cristã da Família Anália Franco Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018 CADA LAR UMA IGREJA DEUT 6: 1-9 II TIMÓTEO 3: 14-17 Pb Roberto Carlos Oliveti Igreja Cristã da Família Anália

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias."

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias. QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias." Deus está levantando um povo (a Igreja) que se move pelo poder do Espirito Santo, alicerçado

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Lição 8: A igreja sob os olhares externos

Lição 8: A igreja sob os olhares externos Lição 8: A igreja sob os olhares externos Texto bíblico: 1Tessalonicenses 2.10-12 De um modo ou de outro, estamos sempre sob os olhares do mundo externo. Nem sempre nos damos conta desse estado de vigilância

Leia mais

JUSTO. Aprovado, aceito por Deus

JUSTO. Aprovado, aceito por Deus HÁ MUITO MAIS! Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. Efésios 3:20 1 PODER E FÉ Romanos 1:16-17

Leia mais

Como ouvir a voz de Deus

Como ouvir a voz de Deus Maio/Junho/Julho Como ouvir a voz de Deus Série: Vida autêntica Mensagem 3 Texto: Sl 19. 7-10 Fernando Leite 20-05-2007 Introdução Como Deus fala? 1 Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras

Leia mais

O poder transformador da Palavra de Deus

O poder transformador da Palavra de Deus Introdução Transformado pelo evangelho, o poder de Deus, passando de irrepreensível quanto à justiça que há na lei (Fp 3.6) a ser o principal dos pecadores (1Tm 1.15), Paulo ao desenvolver o seu ministério

Leia mais

ACONSELHAMENTO BÍBLICO

ACONSELHAMENTO BÍBLICO ACONSELHAMENTO BÍBLICO Propósito do Curso: Equipar o aluno para que considere a relevância do aconselhamento bíblico no tratamento da ansiedade e depressão, saiba distinguir o aconselhamento das terapias

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

LIÇÃO de setembro a 7 de outubro

LIÇÃO de setembro a 7 de outubro O apóstolo Paulo em Roma 01 VERSO PARA MEMORIZAR: Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fá (Rm 1:8) 30 de setembro

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

CONHECIMENTO ESPIRITUAL

CONHECIMENTO ESPIRITUAL CONHECIMENTO ESPIRITUAL II Pedro 1.1-21 19/Maio/19 A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ COMEÇA COM UMA PALAVRA BEM PEQUENA MAS QUE, É FUNDAMENTAL PARA TER UMA VIDA PLENA AO LADO DE JESUS F É O início do conhecimento

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

Lição 10 A liberdade em Cristo

Lição 10 A liberdade em Cristo Lição 10 A liberdade em Cristo Texto bíblico: Gálatas 4.1-11; 5.1-15 Nesta lição, desvendaremos o segredo para viver livres, a norma e o propósito da liberdade alcançada em Cristo. A partir dos capítulos

Leia mais

De 16 a 22 de Julho de 2017 Ano 46 Número 245

De 16 a 22 de Julho de 2017 Ano 46 Número 245 De 16 a 22 de Julho de 2017 Ano 46 Número 245 O QUE ESTAMOS FAZENDO COM O EVANGELHO DE CRISTO? Pr Oswaldo Jacob Atos 20.24; 1 Coríntios 9.16; Romanos 1.16 A proclamação do evangelho é inseparável do chamado

Leia mais

A família de Deus. A família de Deus

A família de Deus. A família de Deus A família de Deus Por meio da regeneração (criar de novo) você passou a pertencer à família de Deus. Ao crer na mensagem do evangelho você recebeu poder para ser feito (criado) filho de Deus ( Jo 1:12

Leia mais

Lição 1 PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA VITORIOSA Textos Bíblicos: Salmos 1.1-3; Jeremias

Lição 1 PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA VITORIOSA Textos Bíblicos: Salmos 1.1-3; Jeremias Lição 1 PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA VITORIOSA Textos Bíblicos: Salmos 1.1-3; Jeremias 17.7-10 Introdução O relato da criação, em Gênesis primeiro, mostra um Deus planejador, organizado, dinâmico e criativo:

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21).

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). www.portalebd.org.br Slide 2 A vida cristã exige perseverança, coragem

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por sua incredulidade foram quebrados... (Romanos 11:20)

Leia mais

Mordomia Cristã. Série

Mordomia Cristã. Série Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores Martinho Sonntag (VPEC) e Geraldo W. Schüler (VPEM), visando assessorar os pastores e

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital:

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital: Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39 AMOR DE DEUS Rm 8 : 24 a 39 ESTE TEXTO NOS MOSTRA; O QUANTO DEUS ESTA DO NOSSO LADO O QUANTO DEUS NOS AMA O QUANTO HÁ FAVOR DE DEUS PARA NÓS E QUE SOMOS VITORIOSOS Vs 26 Quando ouvimos o evangelho e cremos

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho.

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho. Isaias 11: 1-8. Declaração: EU SOU O QUE PRECISA DE RENOVO ESPIRITUAL!!! Renovar no Dicionário: TORNAR NOVO; DAR ASPECTO OU FEIÇÃO DE NOVO; RESTAURAR; POR NOVAMENTE EM VIGOR; RESTABELECER; RECOMPOR; REVIGORAR;

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme Sua soberana vontade para o que for útil (I Co.12:1-12). www.portalebd.org.br Slide 2 O Uma

Leia mais

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ).

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ). O templo de Deus A ideia de que os homens haveriam de ser templo de Deus surgiu das promessas anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaías que haveria de

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4).

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4). Leitura: Romanos 12.1-8 Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4). O plano é perfeito e inclui a salvação em Cristo (2 Ts 2.13) e a capacitação para lhe servirmos (2

Leia mais

As Bases da Fé Cristã

As Bases da Fé Cristã As Bases da Fé Cristã Romanos 14.1 15.13 Cristãos entre si: Brigas, divisões e julgamentos? Jörg Garbers Ms. de Teologia Resultados anteriores Sendo pecadores não podemos nos salvar Deus age: ele justifica

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida?

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? A vontade específica de Deus para minha vida: [ ] É um mistério, só saberei quando acontecer. [ ] É algo revelado, que posso conhecer. 2 Eu quero SABER qual é

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O REINO DE DEUS É TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 86 VERSÍCULOS REGISTRADOS SOBRE REINO DE DEUS LUCAS (32) MATEUS

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO

uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO uns aos Temos comunhão uns com os outros OUTROS OBJETIVO: Assinalar as bênçãos e a importância da comunhão nos relacionamentos edificados na igreja.

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO QUAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE ME INCOMADAM? 1. INTRODUÇÃO Há um problema geral que todos os seres humanos herdaram: Rm. 3:23 Rm. 5:12

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais DEFINIÇÃO (segundo Strong) Sacramentos da Igreja Católica: ordenação, Sacramento: crisma, tornar matrimônio, sagrado, extrema dedicar unção, aos deuses, penitência,

Leia mais

Bebendo suco de laranja para glória de Deus. Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Bebendo suco de laranja para glória de Deus. Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Bebendo suco de laranja para glória de Deus Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Por quê? o homem é a medida de todas as coisas Protágoras de Abdera Então coisa alguma pode ser medida para

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

Abraão Moisés Davi. Jesus

Abraão Moisés Davi. Jesus A natureza missionária da igreja Derivada da promessa de Deus de criar um Povo para Si dada para cada uma das três principais figuras : Abraão Moisés Davi Cumprida e exemplificada na pessoa de Jesus CTC

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência. Espirito Santo VIII Série Crescimento Espiritual Espírito Santo Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o, não muito depois destes dias.

Leia mais

«Vai, profeta, ao meu povo»

«Vai, profeta, ao meu povo» Perdão, Senhor. «Vai, profeta, ao meu povo» Leitura da Profecia de Amós Amós 7, 12-15 Naqueles dias, Amasias, sacerdote de Betel, disse a Amós: «Vai-te daqui, vidente. Foge para a terra de Judá. Aí ganharás

Leia mais

Igreja local: um lugar de aperfeiçoamento

Igreja local: um lugar de aperfeiçoamento Igreja local: um lugar de aperfeiçoamento Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus

Leia mais

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos.

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Por que a Igreja existe? Qual o seu propósito? Por que Deus a deixou no mundo? E pôs

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos

Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos Gloria in excelsis Deo - O Cântico dos Anjos Lucas 2.14 Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor. O coral dos anjos É pena que não nos impressiona, mas o que

Leia mais

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14.

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14. A mensagem central é que não devemos julgar aqueles que não concordam conosco em algumas questões que não fazem parte da essência da mensagem cristã. Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais