FATORES GRAVIMÉTRICOS NO BRASIL PARA UM MODELO ANELÁSTICO DE TERRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FATORES GRAVIMÉTRICOS NO BRASIL PARA UM MODELO ANELÁSTICO DE TERRA"

Transcrição

1 FATOES GAVIMÉTICOS NO BASIL PAA UM MODELO ANELÁSTICO DE TEA Gavimetic factos i Bazil fo a model of aelastic Eath OGES ADEMI DUNN PEEIA SÍLVIO OGÉIO COEIA DE FEITAS MATA SILVIA MAIA MANTOVANI Uivesidade Fedeal do Paaá Cuso de Pós-gaduação em Ciêcias Geodésicas Caixa Postal 900 CEP: Cuitiba-P @gmail.com; sfeitas@ufp.b Istituto Astoomia, Geofísica e Ciêcias Atmosféicas Uivesidade de São Paulo mata@iag.usp.b ESUMO As mesuações geodésicas são afetadas pela petubação lui-sola. Dete elas o valo de g obtido gavimeticamete ecessita de coeção pelo fato gavimético. Esta coeção é oiuda dos Númeos de Love, que depedem do modelo estutual de Tea adotado as eduções. Diate disso, faz-se ecessáia uma atualização da coeção, uma vez que o fato gavimético amplamete usado o Basil como δ,0, descosideada a vaiabilidade eológica local e uma depedêcia da latitude. Uma discepâcia de ceca de % é obsevada ete fatoes gaviméticos de maé δ do Tas old Tildal Gavity Pofiles (TTGP) viculado com a estação fudametal de Buxelas e aqueles obtidos em muitas estações em ecetes obsevações, cofome Feitas & Ducame (99). Também, expeimetos baseados em efeitos de foças ieciais idicam uma vaiabilidade de 0,5% os fatoes obsevados. Uma difeeça da mesma odem de magitude é obtida paa um modelo ielástico da Tea quado compaado com um modelo visco-elástico e mesmo quado cosideadas difeetes feqüêcias das petubações. No pesete tabalho, modelos de egessão paa os fatoes gaviméticos o Basil paa as odas Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

2 46 Fatoes gaviméticos o Basil paa um modelo aelástico de Tea. O e M são apesetados. Estes modelos foam obtidos a pati de um cojuto de obsevações ealizadas o segmeto basileio do TTGP. Palavas-chave: Fato gavimético; Modelo aelástico; TTGP. ABSTACT Geodetic obsevatios ae affected by the distubig potetial of the lui-sola tide. Amog those obsevatios, the value of g obtaied fom gavimetic suvey eeds coectio by the gavimetic facto. This coectio is deived fom the Numbes of Love, which deped o the adopted model of Eath. Because of this, it is ecessay to update the coectio sice the gavimetic facto widely used i Bazil as δ.0 does ot coside local heological vaiatios ad they ae latitude depedet. A discepacy of about % betwee the obseved tidal gavimetic factos δ of the Tas old Tidal Gavity Pofiles (TTGP), elated to Bussels fudametal statio, ad those obtaied by ecet obsevatios epoted by Feitas ad Ducame (99). Expeimets based o ietial foce effects also eveal a vaiatio of about 0.5% i the obseved δ. A same ode of magitude diffeece is obtaied fo a aelastic Eath model whe compaed with a viscous-elastic model ad eve whe diffeet fequecies of tidal petubatios ae cosideed. I this pape egessio models ae peseted fo gavimetic factos fo the lua compoets O ad M i Bazil. These models wee obtaied fom obsevatios pefomed at statios belogig to the Bazilia segmet of the TTGP. Keywods: Gavimetic facto; Aelastic model; TTGP.. FATOES GAVIMÉTICO, CLINOMÉTICO E EXTENSOMÉTICO O feômeo das maés teestes é uma coseqüêcia da distibuição dos esfoços iteos que sugem a Tea em vitude das desigualdades locais ete a atação gavitacioal de um copo celeste (pedomiatemete a Lua e o Sol) e a foça cetífuga devida ao movimeto kepleiao. As maés teestes são uma fote de petubação a se coigida paa muitas medições geofísicas (ANG, 006). Na Geodésia, os deslocametos da supefície devido às maés teestes devem se levados em cota a aálise e itepetação de medições po modeas técicas geodésicas, como po exemplo VLBI, LL, SL e GPS (ZÜN, 006). No Basil, a picipal aplicação das maés teestes efee-se ao estabelecimeto das edes gaviméticas e de potos gaviméticos deivados: o efeito das picipais costituites de maé pode atigi a odem de dois décimos do mgal (MELCHIO, 983). As maés teestes são compostas po maés gaviméticas, extesométicas e cliométicas. As maés teestes são medidas idietamete com a obsevação da vaiação da gavidade a supefície, de defomações da extesão custal e de icliações da supefície em elação ao eixo de otação da Tea. As evidêcias mesuáveis estão Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

3 Peeia,. A. D. et al. 47 cocetadas a supefície extea da Tea ou póximas a esta. Desta foma, a descição das defomações é desevolvida picipalmete em temos dos caegametos e espostas supeficiais (FEITAS, 993). A detemiação das elações esfoço/defomação atavés do copo plaetáio ou em feições delimitadas, em fução de foças e caegametos específicos pode pati da fomulação das defomações elásticas (FAEL, 97 apud FEITAS, 993; LAMBECK & NAKIBOGLU, 980, 98 apud FEITAS, 993). As codições iiciais paa tal são: a) a suposição da cotiuidade das defomações e dos esfoços atavés das supefícies limites; b) aulação dos esfoços as supefícies lives; c) a cotiuidade do potecial atavés dos limites; d) o iteio do copo plaetáio deve se satisfeita a equação de Poisso. Paa a descição das defomações poduzidas po um potecial hamôico, Love cosideou a Tea como iicialmete em equilíbio hidostático, impodo aida a simetia esféica e despezado os efeitos de otação. As defomações são cosideadas deto da faixa de esposta elástica, ou seja, são cosideadas lieaes o desevolvimeto. As defomações de gau (poduzidas pelas compoetes hamôicas gau associado com a feqüêcia do potecial petubado) podem se epesetadas po seis equações difeeciais que deotam os fatoes adiais elacioados com os deslocametos, esfoços e petubações o potecial da gavidade. Estas equações são apesetadas a foma (MOLODENSKY, 953 apud FEITAS, 993; ALTEMAN et al., 959 apud FEITAS, 993; MOENS, 979): dyi a ij y j () d com i e j,,...,6. Ode os ídices i e elacioam-se espectivamete com o deslocameto e esfoço adial, i 3 e 4 com o deslocameto e esfoço tagecial e i 5 e 6 com a petubação do potecial e o seu gadiete. Os fatoes a ij são fuções do paâmeto de Lamé λ( ), da igidez ou módulo de cisalhameto μ( ), da desidade ρ( ), da gavidade g( ), admitida a simetia esféica e também de e da feqüêcia f de petubação. Paa a aálise das iteações das maés teestes com o copo plaetáio são de paticula iteesse os Númeos de Love de gau (associados com as compoetes hamôicas do potecial da maé): H y ( ) () elacioado com o deslocameto adial, K y 5 ( ) (3) Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

4 48 Fatoes gaviméticos o Basil paa um modelo aelástico de Tea. associado com a vaiação do potecial em fução do potecial da maé e, ( ) L y 3 (4) elacioado com o deslocameto tagecial. Outos feômeos associados, tais como o suface loadig (caegameto supeficial), podem se fomulados com os homólogos Númeos de Love de Caegameto. Atualmete, difeetes codições de cotoo coespodem a difeetes Númeos de Love (ENKE e SJÖBEG, 999). A pati da Fomulação de Love e em fução do potecial de maé, poduzido pelo asto petubado, estes úmeos podem se defiidos como as elações do potecial com os deslocametos obsevados, as fomas: paa o deslocameto adial, u paa o deslocameto meidiao e H ( ) (5) g ϕ u L g λ g ( ) ϕ cosϕ λ paa o deslocameto pimeio vetical. O úmeo K ( ) é obtido da expessão: ( ) u L (7) ΔV K ( ) que elacioa o potecial de maé do asto petubado e a vaiação obsevada do potecial da Tea ΔV. Os tês úmeos de Love H( ), K( ) e L( ) são usualmete expessos como h, k e l ( l também é cohecido como úmeo de Shida) paa a supefície teeste ( ). Existem soluções aalíticas paa estes úmeos apeas paa algus modelos mais simples de Tea, como o modelo de Kelvi (esfea elástica, homogêea e icompessível, cujas popiedades médias são as mesmas que aquelas da Tea eal). Love (9) detemiou paa este modelo os valoes: ( ) h (9) ( ) ( ~ μ) 3 ( ) ( ~ μ) k (0) (6) (8) Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

5 Peeia,. A. D. et al. 49 ( ) g ρ μ μ 3 4 ~ () Com μ ~ sedo a igidez omalizada. A vaiação do potecial em um poto da supefície ( ) de uma Tea defomável pode se expesso (FEITAS, 993, p.3) em temos da (08) como: () ( ) ( ) K V Δ De acodo com a solução do poblema de Diichlet paa a cotiuidade do potecial (HEISKANEN & MOITZ, 985 apud FEITAS, 993), deve-se supo a cotiuidade do potecial de maé o iteio da Tea e o seu exteio e que ele iexiste o ifiito. Assim, a supefície live, o potecial é expesso po: ( ) ( ) (3) e a vaiação do potecial o exteio da Tea, cosideada a solução de Love é: ( ) ( ) ( ) k k V Δ (4) O potecial esultate da adição do potecial de petubação e o das massas deslocadas, em um poto geéico,, seá potato: k V Δ * (5) Desta foma, o deslocameto da supefície pode se expesso de acodo com a expessão que dá a maé do geóide (FEITAS, 993, p.30) e a (3): k V Δ * (6) Mas V g (7) E que, a vaiação da gavidade a supefície, cosideada sua defomação (Ibid.): ( ) u g g * Δ (8) Das (4), (5), (6), (7) e (8), obtém-se ( ) ( ) k h g Δ (9) De ode defie-se o fato gavimético (Ibid.): ( ) k h δ (0) Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

6 50 Fatoes gaviméticos o Basil paa um modelo aelástico de Tea. No domíio das feqüêcias, o fato gavimético δ é defiido como sedo a fução de tasfeêcia ete a compoete vetical da foça de maé gavimética em um poto da Tea e as vaiações da maé gavimética medidas po um gavímeto o mesmo poto. Obseva-se que o fato elacioa-se com os úmeos de Love k (paa o deslocameto adial) e h (paa a vaiação do potecial). Os paâmetos h e k estão associados dietamete com os paâmetos de Lamé e a desidade ou aida com a velocidade das odas sísmicas S a feição cosideada (LAMBECK, 988). Etão as compoetes espectais de maé obsevadas pemitem a idetificação de heteogeeidades lateais a litosfea pela aálise do fato gavimético coespodete, quado compaado ao fato gavimético pevisto em modelo. Do fato gavimético e do etado a esposta istumetal dos gavímetos (phase delay), é possível extai o ataso de fase paa um modelo de Tea Aelástica. Este, po sua vez, pemite estima caacteísticas do mato supeio atavés de fuções de dissipação (FEITAS e MANTOVANI, 995); a itodução de um fomalismo de fatoes gaviméticos geealizados pemite o estudo de poblemas associados com o potecial e esfoços os divesos extatos teestes (HINDEE e LEGOS, 989). Uma das aplicações de vaguada é a da detemiação de vaiações o fato gavimético detemiadas po gavímetos supecodutoes. Estas cotêm ifomações que idicam petubações a velocidade agula da Tea iduzidas po vaiações o seu eixo de otação, desde que as séies de dados sejam suficietes paa sepaa Ciclos Auais do Ciclo de Chadle (LOYE et. Al, 999). Dos Númeos de Love, são defiidos outos fatoes, como segue: Com a (9), a (0) pode se eescita como Δg δ ( ) () A deflexão da vetical elativamete à supefície da Tea pode se escita como composta de tês efeitos distitos:.º A deflexão das supefícies equipoteciais pela atação gavitacioal dieta;.º A modificação do potecial da Tea pela edistibuição itea das massas; 3.º A defomação da supefície física da Tea. Estes tês efeitos, de acodo com (0) e a (03) podem se expessos, a supefície e ao logo de um meidiao como (FEITAS, 993): φ φ φ ( ) ; k ( ) ; h ( ) () A compoete meidiaa da icliação pode etão se escita como: Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

7 Peeia,. A. D. et al. 5 ξ g φ ( - h k ) ( ) (3) De ode defie-se o fato cliomético de gau como: γ ( h k ) (4) po: Aalogamete, a compoete pimeio vetical da deflexão da vetical é dada η γ g cosφ λ ( ) (5) Em Feitas (993, p. 34) aida defie-se a vaiação a latitude e logitude astoômicas obsevadas, como: Δφa ( k l ) g φ λ ( ) Δ a k l g cosφ λ (6) (7) Das (6) e (7), defie-se o temo ete paêteses como fato extesomético: Λ ( k l ) (8) Os últimos dois fatoes são especialmete iteessates quado se deseja associa a esposta às maés teestes a outas quatidades que ão a vaiação do potecial, como po exemplo a icliação do desvio da vetical (GEFF-LEFFTZ et al., 005), aida que este tabalho seja tatado somete o fato gavimético.. MAÉS TEESTES Se a Tea fosse pefeitamete ígida, a foça de maé poduziia apeas uma vaiação máxima da gavidade da odem de 50 μgal. No mesmo setido, o efeito o geopotecial das maés oceâicas coespodeiam somete a 70% do efeito que seia espeado paa uma Tea ígida (ANG, 006). A Tea (descosideado o compotameto oceâico), o etato, é um copo defomável e as defomações devidas às maés gaviméticas podem atigi 50 cm segudo a dieção vetical e 5 cm segudo a hoizotal. Estas defomações poduzem edistibuição de massas e coseqüetemete um efeito de alteação do potecial da gavidade. Sobe a compoete vetical, estes efeitos podem impo uma vaiação suplemeta dada po Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

8 5 Fatoes gaviméticos o Basil paa um modelo aelástico de Tea. um fato de apoximadamete 5% em elação ao efeito gavitacioal dieto sobe o valo da gavidade e com uma pequea vaiação com a latitude, em coseqüêcia dos efeitos de iécia e elipticidade da Tea (LOVE, 9). Melchio e De Becke (983), compaado os fatoes gaviméticos detemiados a pati de ceca de 80 estações de maés gaviméticas do TTGP ( Tas old Tildal Gavity Pofiles ), viculados à estação fudametal de Buxelas, com os valoes pevistos paa um modelo elipsoidal otate de Tea elástica (AH, 98), ecotaam uma discepâcia de pouco mais de % ete estes fatoes. Tal discepâcia foi cofimada mais tade paa o mesmo TTGP em elação ao modelo de ah como de ceca de,5%, paa um pefil maio de estações (DEHANT & DUCAME, 987). A discepâcia obsevada povavelmete vicula-se a uma ou mais das causas: a deficiêcias do modelo; b. ifluêcia de vaiações localizadas de paâmetos eológicos; c. heteogeeidades lateais; d. eos sistemáticos a base de calibação. Dehat (987), solucioado as equações difeeciais paa defomação ao esfoço de maé do modelo de ah, poém cosideado um mato ielástico, mostou que ea possível coigi ceca de 0,5% da efeida discepâcia. Aálises de obsevações de maé gavimética viculadas a outas bases de calibação (EDGE et al.,985; DUCAME & VAN UYMBEKE, 989; BAKE et. Al., 989; FEITAS & DUCAME, 99) idicam a ecessidade de ajustes de -0,5% a -% os fatoes gaviméticos do TTGP. Também, expeimetos baseados em foças ieciais (VAN UYMBEKE, 985) evideciam o valo de -0,5% paa o ajuste. No pesete tabalho são apesetados os fatoes gaviméticos ecalculados paa um pefil basileio de maés gaviméticas paa as odas luaes diua O, com amplitude média de 5,68 μgal e semi-diua M, com amplitude média de 68,95 μgal. São também apesetados os fatoes gaviméticos coigidos paa a discepâcia pecoizada o TTGP. Paa compaação são também apesetados os valoes dos fatoes gaviméticos calculados paa o modelo ielástico de ah- Dehat. 3. FATOES GAVIMÉTICOS PAA O PEFIL BASILEIO DE MAÉS GAVIMÉTICAS Do pefil basileio de estações de maés gaviméticas, viculado ao TTGP, foam selecioadas teze estações (Tabela ) estabelecidas ete 993 e 998 pelo Cuso de Pós Gaduação em Ciêcias Geodésicas da UFP em coopeação com o Obsevatóio eal da Bélgica (OB). Os esultados da aálise Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

9 Peeia,. A. D. et al. 53 pelimiaes das obsevações destas estações (MELCHIO et al., 989) mostavam um desvio padão um pouco acima da média do pefil mudial. Tabela : Estações Basileias do TTGP. Estação Código Latitude Logitude Cuitiba CTB -5º 7-49º 4 Sata Maia SMA -9º 40-53º 49 Campo Gade CG -0º 7-54º 36 Viçosa VSA -0º 45-4º 5 Cuiabá CBA -5º 36-56º 07 Goiaia GOI -6º 37-49º 5 Caico CAI -06º 3-37º 08 P. Pudete PP -º 07-5º 4 Teesia TE -05º 03-4º 48 Vassouas VAS -º 4-43º 39 Maaus MAN -03º 0-59º 50 Belém BEL -0º 30-48º 30 Salvado SLV -º 58-38º 9 Os gavímetos utilizados paa o estabelecimeto do pefil basileio foam calibados juto à estação fudametal de Buxelas com uma pecisão itea melho do que 0,% (DUCAME & MELCHIO, 978). Os valoes pevistos dos fatoes gaviméticos em fução das fómulas de egessão obtidas a pati de dados expeimetais do TTGP com coeção do efeito oceâico são (MELCHIO & DE BECKE, 983): 6 δ ( O ),68 0,008 ( 7 se ) (9) φ 4 3 ( ),75 0,0046 ( 7 se ) δ M φ (30) Com φ sedo a latitude da estação. As estações basileias tiveam seus egistos epocessados. Feitas & Ducame (99), tedo em vista uma avaliação do compotameto istumetal e elimiação de istabilidade, detemiaam ovas tabelas de calibação paa os gavímetos utilizados o estabelecimeto das estações basileias. O epocessameto baseou-se etão em uma ova fução de tasfeêcia paa os istumetos. Este pocedimeto possibilitou uma edução de ceca de 5% o desvio padão das odas semi-diuas, as mais sigificativas do pefil basileio e de ceca de 0% a bada diua. Os fatoes gaviméticos obtidos este epocessameto, com coeção paa o efeito oceâico de acodo com Schiwideski (980a), são dados a Tabela. Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

10 54 Fatoes gaviméticos o Basil paa um modelo aelástico de Tea. Tabela : Fatoes gaviméticos calculados po egessão com coeficietes obtidos do TTGP e fatoes obtidos do epocessameto das obsevações de maé gavimética o Basil. Estação Fato de TTGP Fato Obs. Basil egessão δ (M) δ (O) δ (M) CTB SMA CG VSA CBA GOI CAI PP TE VAS MAN BEL SLV Média Desvio Médio (%) Dos fatoes gaviméticos obtidos pelo epocessameto das estações basileias foi elimiada a coeção iecial aditiva itoduzida paa os gavímetos, popocioal ao quadado da velocidade agula w da oda, dada po: w CI 0,04 (3) w ( S ) Com w(s ) sedo a velocidade agula da oda S (PAIINSKI, 974). Foi também aplicada uma coeção de -% os fatoes gaviméticos utilizados a calibação juto a estação fudametal de Buxelas, paa adequação às coeções pecoizadas de acodo com os tabalhos citados. Os esultados são apesetados a Tabela 3 com coeção do efeito de caegameto oceâico. Este efeito é coseqüêcia do caegameto dieto da massa d água deslocada sobe a placa litosféica, poduzido defomação mais atação dieta destas massas o poto cosideado além de alteação do potecial de maé, com vaiação dos esfoços iteos (MELCHIO, 983). Os fatoes gaviméticos pevistos paa o modelo ah-dehat (DEHANT, 987) (baseado o modelo PEM, costuído a pati de obsevações sismológicas), cosideada a ielasticidade do mato, são obtidos quado se cosidea o picípio da coespodêcia, o qual pemite esceve a equação da esposta ao esfoço de maé da mesma foma que o caso elástico, poém com paâmetos eológicos e vaiáveis complexas (PELTIE, 974), cosideados os tês picípios: Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

11 Peeia,. A. D. et al. 55 () a cada valo de esfoço coespodete um úico valo de equilíbio paa a defomação e vice-vesa; () o equilíbio em fução de uma ação extea é obtido somete após decoido um detemiado itevalo de tempo; (3) a elação de esfoço-defomação é liea. Os valoes obtidos paa a esposta do modelo pemitem a apoximação das expessões: 6 ( ),55 0,004 ( 7 se 3) δ O φ (3) 4 3 ( ),63 0,000 ( 7 se ) δ M φ (33) E destas são calculados os valoes teóicos dos fatoes gaviméticos paa as estações basileias, apesetados a segui: Tabela 3: Fatoes gaviméticos teóicos paa o modelo ielástico e Tea ah- Dehat e fatoes gaviméticos obsevados paa o pefil basileio, ajustados paa uma coeção de -% os paâmetos de calibação da estação fudametal de Buxelas. Estação Fato Mod. Ielástico Fat. Co. Basil δ (O) δ (M) δ (O) δ (M) CTB SMA CG VSA CBA GOI CAI PP TE VAS MAN BEL SLV Média Desvio Médio (%) CONCLUSÕES Na Tabela, pode-se veifica que os valoes calculados po egessão a pati de coeficietes obtidos a pati de obsevações do TTGP paa as latitudes das estações basileias, são maioes, em média, 0,37% paa a oda O e,68% paa a oda M que os fatoes obtidos do epocessameto das obsevações o Basil. Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

12 56 Fatoes gaviméticos o Basil paa um modelo aelástico de Tea. Como as amplitudes de O são elativamete pequeas paa o pefil basileio e o efeito oceâico paa a oda O é faco e bem modelado (SCHIIDESKI, 980b), o desvio esta bada deve se um bom idicado do compotameto istumetal deto do pefil basileio. Este desvio está de acodo com os valoes pecoizados paa o TTGP. A discepâcia paa M pode se itepetada como coseqüêcia de aspectos egioais, uma vez que este especto das odas luaes semi-diuas cotibui com mais de 50% da amplitude do sial paa baixas e médias latitudes (FEITAS e MANTOVANI, 995). As heteogeeidades lateais e a vaiação localizada das popiedades visco-elásticas da litosfea estão dietamete associadas com estas vaiações (MELCHIO & DE BECKE, 983). Outo aspecto a se cosideado é o decoete dos efeitos oceâicos esiduais (até etão, esíduos eam totalmete atibuíveis ao efeito idieto), coseqüêcia da gade amplitude da oda M oceâica, eos a modelagem das bacias oceâicas e picipalmete coseqüêcia das dimesões do gid adotada paa a edução dos dados que ão pemite uma delimitação melho das lihas costeias (BAKE, 985). Da Tabela 3, ode são apesetados os fatoes gaviméticos obtidos a pati do modelo ah-dehat e po coeções aos valoes obsevados, os valoes dos fatoes gaviméticos modelados são, em média, 0,54% maioes paa a oda O e,08% paa a oda M. Com a mesma cosideação feita em elação ao desvio obsevado paa o valo médio do fato gavimético da oda O o paágafo ateio, coclui-se que a coeção de -% aplicada aos valoes de calibação juto à estação fudametal de Buxelas é um pouco elevada paa o pefil basileio, sedo o mais adequado uma edução ete 0,3% e 0,8%, paa ajuste dos valoes obsevados ao modelo ielástico, cosideado um eo de calibação meo que 0,%. As coeções apotadas estão aida de acodo com obsevações ligadas a outas bases de calibação, já eumeadas e expeimetos com foças ieciais aplicadas a gavímetos. AGADECIMENTOS Ao Obsevatóio eal da Bélgica pelo apoio mateial e cessão de tempo de computado paa o epocessameto das estações basileias. Ao Iteatioal Cete fo Eath Tides po possibilita acesso ao seu baco de dados. Ao PICD/CAPES pelo auxílio fiaceio. Ao D. Bead Ducame pelas sugestões e cessão de softwae. EFEÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS BAKE, T. F. Methods of tidal loadig computatio. Bull, If. Maées Te., 94: , 985. BAKE, T.F., EDGE,.J. & JEFFIES, G. Euopea tidal gavity: a impovemet betwee obsevatios ad models. Geophy. es. Let., 6: 09-, 989. Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

13 Peeia,. A. D. et al. 57 DEHANT, V. Itegatio of the gavitatioal motio equatios fo a elliptical uifomly otatig Eath with a ielastic matle. Phys. Eath Pla. Ite., 49: 4-58, 987 DEHANT, V. & DUCAME, B. Compaiso betwee the theoetical ad obseved tidal gavimetic factos. Phys. Eath Pla. Ite., 40:9-, 987. DUCAME, B. & MELCHIO, P. A tas-wold tidal gavity pofile. Phys. Eath Plaet. It., 6:57-76, 978. DUCAME, B. & VAN UYMBEKE, M. O the Tidal paametes at Bussels Fudametal Statio. I: th It. Symp. Eath Tides, Helsiki. 0p, 989. EDGE,.J., BAKE, T.F. & JEFFIES, G. Impovig the accuacy of tidal gavity measuemets. I: 0 th It. Symp. Eath Tides, Madid. Ed. Eduado Vieia, pp.3-, 985. FEITAS, S.. C. Maés Gaviméticas: Implicações paa a Placa Sul- Ameicaa, 64 f. Tese (Doutoado em Geofísica) Istituto de Astoomia, Geofísica e Ciêcias Atmosféicas, Uivesidade de São Paulo, São Paulo, 993. FEITAS, S..C. & DUCAME, B. e-aalysis of bazilia tidal gavity statios with sesitivity smoothig methode ad compaiso of tidal gavimetic factos. Ac. Bull. If. Maées, Ass. It. Geod., 48p, 99. FEITAS, S..C. & MANTOVANI, M.S.M. Obseved Tidal Phase-Lag ad Uppe-Matle Aelasticity i South-Ameica Plate. Aais da Academia Basileia de Ciêcias, pp.3-36, 995. GEFF-LEFFTZ, M.; MÉTIVIE, L.; LEGOS, H. Aalytical solutios of love umbes fo a hydostatic ellipsoidal icompessible homogeeous eath. I: Spige. Celestial Mechaics ad Dyamical Astoomy. Belim, Spige, vol. 93 (-4) p.3-46, 005. HINDEE, J. & LEGOS, H. Elasto-gavitatioal defomatio, elative gavity chages ad Eath dyamics. Geophys. J., 97:48-95, 989. JENTZSCH, G. Eath Tides ad Ocea Tidal Loadig. Tidal Pheomea. Spige, pp. 45-7, 997. LAMBECK, K.. Geophysical Geodesy: The slow defomatio of the Eath. Oxfod Sciece Publ.. Oxfod, 78p., 988. LOVE, A.E.F. Some poblems of geodyamics. Dove Publicatios. New Yok, 9. LOYE, S. Hidee, J., Boy, J-P. Detemiatio of the gavimetic facto at the Chadle peiod fom Eath oietatio data ad supecoductig gavimetic obsevatios. Geophys. J. It., 36(): -7, 999. MELCHIO, P. Eath tides i the 980 s. OB-Commuicatios, Séie B, 4:3-33, 980. MELCHIO, P. The tides of the plaet Eath. Pegamo, Oxfod, d ed. 64p., 983. Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

14 58 Fatoes gaviméticos o Basil paa um modelo aelástico de Tea. MELCHIO, P. & DE BECKE, M. A discussio of wold wide measuemets of tidal gavity with espect to oceaic iteactios, lithospheic heteogeeities, Eath s flatteig ad ietial foces. Phys. Eath Plat. It., 3:7-53, 983. MELCHIO, P., DUCAME, B., VAN UYMBEKE, M. & POITEVIN, C. Tas old Nidal Gavity Pofiles II (est Afica ad South Ameica). Bull. Obs. Maées Te., OB, 5(): -3, 989. MOENS, M. A popos des elatios liat les Nombes de Love de Maée et les Nombes de Love em chage. IAG-BIM, 8: 508-0, 979. PAIINSKI, N. N. Coectio des acceleatios veticals los des obsevatios des vaiatios de mae de la foce pesateu. Bull. If. Maées, Ass. It. Geod., 69: , 974. PELTIE,.. The impulse espose of a Maxwell Eath. ev. Geophys. Space Phys., : , 974. SCHIDESKI, E.. Ocea tides. Pat I: Global Ocea tidal equatios. Pat II: A hydodyamical itepolatio model. Ma. Geodet., 3: 6-55, 980a. SCHIDESKI, E.. O chatig global ocea tides. ev. Geophys. Space Phys., 8:43-68, 980b. TOGE,. Gavimety. alte de Guyte, Beli: 465 pp., 989. ENKE, S.; SJÖBEG, E. L. Gavitatioal potetial chages of a spheically symmetic eath model caused by a suface load. J. It. Geophys., 37 pp , 999. VAN UYMBEKE. Calibatio of LaCoste & ombeg gavimetes by ietial foce esultig fom a vetical peiodic movemet. I: 0 th It. Symp. Eath Tides. Madid. Ed. Eduado Vieia, pp. 35-4, 985. AH, J.M. Body tides o a elliptical, otatig, elastic ad ocealess Eath. Eath. Geophys. J.. Asto. Soc., 64: , 98. ANG,. Tidal espose of the Solid Eath. Tidal Pheomea. Belim, Spige, p.7-57, 006. ZÜN,. Eath Tide Obsevatios ad Itepetatio. I: Spige. Tidal Pheomea. Belim, Spige. p.77-94, 006. (ecebido em feveeio / 009. Aceito em maio / 009). Bol. Ciêc. Geod., sec. Atigos, Cuitiba, v. 5, o, p.45-58, ab-ju, 009.

3.1 Campo da Gravidade Normal Terra Normal

3.1 Campo da Gravidade Normal Terra Normal . Campo da avidade Nomal.. Tea Nomal tedeemos po Tea omal um elipsóide de evolução qual se atibui a mesma massa M e a mesma velocidade agula da Tea eal e tal que o esfeopotecial U seja uma fução costate

Leia mais

Campo Gravítico da Terra

Campo Gravítico da Terra 5. Campo Gavítico ómalo elação ete o potecial gavítico e o potecial omal é dada po: W ( x, y, z = U( x, y,z + ( x, y,z O campo gavítico aómalo ou petubado é etão defiido pela difeeça do campo gavítico

Leia mais

2 Formulação Matemática

2 Formulação Matemática Fomlação Matemática. Descição do poblema A fim de aalisa o escoameto atavés de m meio pooso, foi cosideado m meio pooso ideal, com ma geometia composta po caais covegetesdivegetes. Dessa foma, obtém-se

Leia mais

2*5$',(17('2327(1&,$/( (1(5*,$12&$032(/(75267È7,&2

2*5$',(17('2327(1&,$/( (1(5*,$12&$032(/(75267È7,&2 3 *5',7'37&,/ 5*,&3/7567È7,& ÃÃÃ*5',7Ã'Ã37&,/ A expessão geéica paa o cálculo da difeeça de potecial como uma itegal de liha é: dl ) 5) Se o camiho escolhido fo um L, tal que se possa cosidea costate esse

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS ERROS DE CENTRAGEM E PONTARIA

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS ERROS DE CENTRAGEM E PONTARIA 5 ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS ERROS DE CENTRAGEM E PONTARIA Jai Medes Maques Uivesidade Tuiuti do Paaá R. Macelio Champagat, 55 CEP 87-5 e-mail: jaimm@utp.b RESUMO O objetivo deste tabalho cosiste o desevolvimeto

Leia mais

1 - CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES rxy

1 - CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES rxy 1 - CORRELAÇÃO LINEAR IMPLE Em pesquisas, feqüetemete, pocua-se veifica se existe elação ete duas ou mais vaiáveis, isto é, sabe se as alteações sofidas po uma das vaiáveis são acompahadas po alteações

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS Luiz Facisco da Cuz Depatameto de Matática Uesp/Bauu CAPÍTULO ESPAÇOS VETORIAIS 1 Históico Sabe-se que, até pelo meos o fial do século XIX, ão havia ehuma teoia ou cojuto de egas b defiidas a que se pudesse

Leia mais

Aula-10 Mais Ondas de Matéria II

Aula-10 Mais Ondas de Matéria II Aula-1 Mais Odas de Matéia II Micoscópio de Tuelameto (STM) Como tudo começou (1985)... Maipulação de átomos 35 átomos de Xeôio em supefície de Ni, D. Eigle et al, IBM Maipulado átomos Esquema do STM Imagem

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Egehaia de Loea EEL PPE648 Tópicos Especiais de Física Pof. D. Duval Rodigues Juio Depatameto de Egehaia de Mateiais (DEMAR) Escola de Egehaia de Loea (EEL) Uivesidade

Leia mais

AULA 23 FATORES DE FORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA

AULA 23 FATORES DE FORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA Notas de aula de PME 336 Pocessos de Tasfeêcia de Calo e Massa 98 AULA 3 ATORES DE ORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA Cosidee o caso de duas supefícies egas quaisque que tocam calo po adiação témica ete si. Supoha

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Depatameto de ísica - ICE/UJ Laboatóio de ísica II - Itodução Pática : Medida da Aceeação Gavitacioa A iteação avitacioa é uma das quato iteações fudametais que se ecotam a atueza e é a úica que afeta

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física. Física Moderna II. Profa. Márcia de Almeida Rizzutto 2 o Semestre de Física Moderna 2 Aula 20

Universidade de São Paulo Instituto de Física. Física Moderna II. Profa. Márcia de Almeida Rizzutto 2 o Semestre de Física Moderna 2 Aula 20 Uivesidade de São Paulo Istituto de Física Física Modea II Pofa. Mácia de Almeida Rizzutto o Semeste de 14 Física Modea 1 Todos os tipos de ligação molecula se devem ao fato de a eegia total da molécula

Leia mais

PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELECTROMAGNÉTICAS NUM GUIA CILÍNDRICO

PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELECTROMAGNÉTICAS NUM GUIA CILÍNDRICO PROPAGAÇÃO D ONDAS LCTROMAGNÉTICAS NM GIA CILÍNDRICO po Calos Vaadas e Maia mília Maso IST, Maio de 5 t j e. Itodução Vamos estuda a popagação de odas electomagéticas um guia cilídico de aio a. Podeiamos

Leia mais

Estudo de um modelo do núcleo do deuterão

Estudo de um modelo do núcleo do deuterão Estudo de um modelo do úcleo do deuteão Goçalo Oliveia º 5789 Pedo Ricate º 578 Física Quâtica da Matéia Istituto Sueio Técico Maio, 8 Resumo Cosidea-se um modelo simles aa o úcleo do deuteão, ode a iteacção

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS Luiz Facisco da Cuz Depatameto de Matemática Uesp/Bauu CAPÍTULO ESPAÇOS VETORIAIS 1 Históico Sabe-se que, até pelo meos o fial do século XIX, ão havia ehuma teoia ou cojuto de egas bem defiidas a que se

Leia mais

3 Modelagem do fluido interno

3 Modelagem do fluido interno 3 Modelage do fluido iteo Obseva-se que e uitas aplicações de cascas cilídicas há o cotato, total ou pacial, co u eio fluido. peseça do fluido ifluecia o copotaeto diâico da casca. pessão eecida pelo fluido

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A. Tarefa nº 7 do plano de trabalho nº 1

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A. Tarefa nº 7 do plano de trabalho nº 1 ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A Taefa º 7 do plao de tabalho º. Comece po esolve o execício 3 da págia 0.. Muitas das geealizações feitas as divesas ciêcias,

Leia mais

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Departamento de Matemática. Geodesia Física. João Catalão

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Departamento de Matemática. Geodesia Física. João Catalão Faculdade de Ciêcias da Uivesidade de Lisboa Depatameto de Matemática Geodesia Física João Catalão Lisboa, Fudametos do campo gavítico Ídice Capítulo - Fudametos do Campo gavítico. O campo gavítico...

Leia mais

REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA Correlação múltipla

REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA Correlação múltipla REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA Coelação múltipla Coeficiente de coelação múltipla: indicado de quanto da vaiação total da vaiável dependente é explicado pelo conjunto das vaiáveis independentes (explicativas)

Leia mais

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO CURSO: Física DISCIPLINA: Ifomática paa o Esio de Física CONTEUDISTA: Calos Eduado Aguia AULA 4 TÍTULO:

Leia mais

Números Complexos (Parte II) 1 Plano de Argand-Gauss. 2 Módulo de um número complexo. Prof. Gustavo Adolfo Soares

Números Complexos (Parte II) 1 Plano de Argand-Gauss. 2 Módulo de um número complexo. Prof. Gustavo Adolfo Soares Númeos Complexos (Pate II) 1 Plao de Agad-Gauss Das defiições de que um úmeo complexo é um pa odeado de úmeos eais x e y e que C = R R, temos que: A cada úmeo complexo coespode um úico poto do plao catesiao,

Leia mais

Forma Integral das Equações Básicas para Volume de Controle (cont.)

Forma Integral das Equações Básicas para Volume de Controle (cont.) EOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Núcleo de Egehaia Témica e Fluidos Foma Itegal das Equações Básicas paa Volume de Cotole (cot.) Teoema do Taspote de Reyolds: elação geal ete a taxa de vaiação de qq. popiedade

Leia mais

Transformada de z Sistemas Discretos

Transformada de z Sistemas Discretos Sistemas de Pocessameto Digital Egehaia de Sistemas e Ifomática Ficha 5 005/006 4.º Ao/.º Semeste Tasfomada de Sistemas Discetos Tasfomada de A tasfomada de Z foece uma vesão o domíio da fequêcia dum sial

Leia mais

4 Análise de refletores circularmente simétricos alimentados por diagramas com dependência azimutal n=0 4.1 Introdução

4 Análise de refletores circularmente simétricos alimentados por diagramas com dependência azimutal n=0 4.1 Introdução 59 4 Aálise de efletoes ciculamete siméticos alimetados po diagamas com depedêcia aimutal = 4.1 Itodução Diagamas omidiecioais veticalmete polaiados podem se geados po ateas efletoas ciculamete siméticas

Leia mais

Campo Gravítico da Terra

Campo Gravítico da Terra Campo Gavítico da Tea 3. otencial Gavítico O campo gavítico é um campo vectoial (gandeza com 3 componentes) Seá mais fácil tabalha com uma gandeza escala, que assume apenas um valo em cada ponto Seá possível

Leia mais

Capítulo 4 Variáveis Aleatórias Discretas. Prof. Fabrício Maciel Gomes

Capítulo 4 Variáveis Aleatórias Discretas. Prof. Fabrício Maciel Gomes Capítulo 4 Vaiáveis Aleatóias Discetas Pof. Fabício Maciel Gomes Picipais Distibuições de Pobabilidade Discetas Equipovável Beoulli Biomial Poisso Geomética Pascal Hipegeomética Distibuição Equipovável

Leia mais

Correção da energia de átomos hidrogenóides levando em conta o volume do núcleo

Correção da energia de átomos hidrogenóides levando em conta o volume do núcleo Coeção da enegia de átomos hidogenóides levando em conta o volume do núcleo Jhonas Olivati de Sao 6 de dezembo de 214 Resumo Neste pojeto, um tatamento simplificado seá dado ao efeito do volume do núcleo

Leia mais

Departamento de Física - Universidade do Algarve FORÇA CENTRÍFUGA

Departamento de Física - Universidade do Algarve FORÇA CENTRÍFUGA FORÇA CENTRÍFUGA 1. Resumo Um copo desceve um movimento cicula unifome. Faz-se vaia a sua velocidade de otação e a distância ao eixo de otação, medindo-se a foça centífuga em função destes dois paâmetos..

Leia mais

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: Simulação Numéica de Resevatóios Fatuados Icluido Efeitos Não-Dacy AUTORES: Atoio Luiz Zacchi Juio, Gazioe de

Leia mais

Aula Invariantes Adiabáticos

Aula Invariantes Adiabáticos Aula 6 Nesta aula, iemos inicia o estudo sobe os invaiantes adiabáticos, finalizando o capítulo 2. Também iniciaemos o estudo do capítulo 3, onde discutiemos algumas popiedades magnéticas e eléticas do

Leia mais

Sistemas e Sinais 2009/2010

Sistemas e Sinais 2009/2010 Aálise em espaço de estados Sistemas e Siais 009/010 Repesetação de Sistemas Sistemas descitos po equações difeeciais Sistemas descitos po sistemas de equações difeeciais Repesetação em espaço de estados

Leia mais

Estudo da transferência de calor em fluidos nãonewtonianos. em dutos circulares e não-circulares

Estudo da transferência de calor em fluidos nãonewtonianos. em dutos circulares e não-circulares WAGNE ANDÉ DOS SANOS CONCEIÇÃO Estudo da tasfeêcia de calo em fluidos ãoewtoiaos em dutos ciculaes e ão-ciculaes FLOIANÓPOLIS UNIVESIDADE FEDEAL DE SANA CAAINA CENO ECNOLÓGICO DEPAAMENO DE ENGENHAIA QUÍMICA

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PME 3100 MECÂNIC I Teceia Pova 6 de uho de 015 Duação da Pova: 110 miutos (ão é pemitido uso de calculadoas) 1ª Questão (4,0 potos) fiua mosta um disco de ceto, massa m e aio, que pate do epouso e ola

Leia mais

Veremos neste capítulo as distribuições na variável discreta: Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson.

Veremos neste capítulo as distribuições na variável discreta: Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson. CAPÍTULO 5 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL E DISTRIBUIÇÃO DE POISSON Veemos este capítulo as distibuições a vaiável disceta: Distibuição Biomial e Distibuição de Poisso. 1. Pobabilidade de Beoulli Seja um expeimeto

Leia mais

Análise de Tensões em Placas Circulares Utilizando Elementos Finitos Axissimétricos

Análise de Tensões em Placas Circulares Utilizando Elementos Finitos Axissimétricos UIVERSIDADE FEDERA DE ITAJUBÁ ISTITUTO DE EGEHARIA MECÂICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EGEHARIA MECÂICA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Aálise de Tesões em Placas Ciculaes Utiliado Elemetos Fiitos Aissiméticos

Leia mais

PROVA COMENTADA. Figura 1 Diagrama de corpo livre: sistema de um grau de liberdade (1gdl) F F F P 0. k c i t

PROVA COMENTADA. Figura 1 Diagrama de corpo livre: sistema de um grau de liberdade (1gdl) F F F P 0. k c i t ? Equilíbio da estutua PROVA COMENTADA a) Diagama de copo live (DCL): Paa monta o diagama de copo live deve-se inclui todas as foças atuando no bloco de massa m. Obseve que o bloco pode movimenta-se somente

Leia mais

Modelagem e Simulação Numérica da Radiação Sonora de um Cilindro Infinito Pulsante

Modelagem e Simulação Numérica da Radiação Sonora de um Cilindro Infinito Pulsante CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Dietoia de Pesquisa e Pós-Gaduação Pogama de Pós-Gaduação em Modelagem Matemática e Computacioal Modelagem e Simulação Numéica da Radiação Sooa de

Leia mais

MECÂNICA DOS FLUIDOS I Engenharia Mecânica e Naval Exame de 2ª Época 10 de Fevereiro de 2010, 17h 00m Duração: 3 horas.

MECÂNICA DOS FLUIDOS I Engenharia Mecânica e Naval Exame de 2ª Época 10 de Fevereiro de 2010, 17h 00m Duração: 3 horas. MECÂNICA DOS FLUIDOS I Engenhaia Mecânica e Naval Exame de ª Época 0 de Feveeio de 00, 7h 00m Duação: hoas Se não consegui esolve alguma das questões passe a outas que lhe paeçam mais fáceis abitando,

Leia mais

Sistemas e Sinais 2009/2010

Sistemas e Sinais 2009/2010 istemas Lieaes e Ivaiates o Tempo (Tasf. Laplace e Aálise Tempoal) istemas e iais 9/ LITs aálise tempoal istemas: defiições e popiedades LITs causais Resposta atual e foçada Tasfomada de Laplace uilateal

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 014.2

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 014.2 CÁLCULO IFERENCIAL E INTEGRAL II Obsevações: ) Todos os eecícios popostos devem se esolvidos e entegue no dia de feveeio de 5 Integais uplas Integais uplas Seja z f( uma função definida em uma egião do

Leia mais

2 Revisão bibliográfica

2 Revisão bibliográfica Revisão bibliogáica.. Aálise o domíio da eqüêcia A aálise o domíio da eqüêcia é impotate quado se está aalisado mateiais que vaiam suas popiedades com a eqüêcia, como o solo, po exemplo. Ela é eita com

Leia mais

Esquemas simétricos de cifra

Esquemas simétricos de cifra Esquemas siméticos de cifa Notas paa a UC de Seguaça Ifomática Iveo de 12/13 Pedo Félix (pedofelix em cc.isel.ipl.pt) Istituto Supeio de Egehaia de Lisboa Sumáio Pimitivas de cifa em bloco Pimitivas iteadas

Leia mais

MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS. Exercícios

MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS. Exercícios MECÂNICA DO MEIO CONTÍNUO Execícios Mecânica dos Fluidos 1 Considee um fluido ideal em epouso num campo gavítico constante, g = g abendo que p( z = 0 ) = p a, detemine a distibuição das pessões nos casos

Leia mais

Demonstrações Geométricas, Algébricas e Solução de Equações Discretas utilizando as Sequências de Números Figurados

Demonstrações Geométricas, Algébricas e Solução de Equações Discretas utilizando as Sequências de Números Figurados Demostações Geométicas, Algébicas e Solução de Equações Discetas utilizado as Sequêcias de Númeos Figuados José Atoio Salvado Depatameto de Matemática - CCET - Uivesidade Fedeal de São Calos 3565-905,

Leia mais

Aula 6: Aplicações da Lei de Gauss

Aula 6: Aplicações da Lei de Gauss Univesidade Fedeal do Paaná eto de Ciências xatas Depatamento de Física Física III Pof. D. Ricado Luiz Viana Refeências bibliogáficas: H. 25-7, 25-9, 25-1, 25-11. 2-5 T. 19- Aula 6: Aplicações da Lei de

Leia mais

CADERNOS DO IME Série Estatística

CADERNOS DO IME Série Estatística CADERNOS DO IME Séie Estatística METODOLOGIA PARA EXPRESSÃO DA INCERTEZA NA MEDIÇÃO DE ISOLAMENTO SONORO Daiaa Paula de Feitas Feeia INMETRO dpfeeia@imeto.gov.b Ray L. X. N. Michalski INMETRO lascimeto@imeto.gov.b

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAUO Escola de Egehaia de oea EE O153 - FÍSICA III Pof. D. Duval Rogues Juio Depataeto de Egehaia de Mateiais (DEMAR) Escola de Egehaia de oea (EE) Uivesidade de São Paulo (USP) Polo

Leia mais

A dinâmica estuda as relações entre as forças que actuam na partícula e os movimentos por ela adquiridos.

A dinâmica estuda as relações entre as forças que actuam na partícula e os movimentos por ela adquiridos. CAPÍTULO 4 - DINÂMICA A dinâmica estuda as elações ente as foças que actuam na patícula e os movimentos po ela adquiidos. A estática estuda as condições de equilíbio de uma patícula. LEIS DE NEWTON 1.ª

Leia mais

q(x) = x 4 6x x² - 18x + 10 * z+ z + w + w = 6 ** z z + zw + z w + z w + w w = 15

q(x) = x 4 6x x² - 18x + 10 * z+ z + w + w = 6 ** z z + zw + z w + z w + w w = 15 MATEMÁTICA Sejam a i, a + si e a + ( s) + ( + s) i ( > ) temos de uma seqüêcia. Detemie, em fução de, os valoes de e s que toam esta seqüêcia uma pogessão aitmética, sabedo que e s são úmeos eais e i -.

Leia mais

Figura 6.6. Superfícies fechadas de várias formas englobando uma carga q. O fluxo eléctrico resultante através de cada superfície é o mesmo.

Figura 6.6. Superfícies fechadas de várias formas englobando uma carga q. O fluxo eléctrico resultante através de cada superfície é o mesmo. foma dessa supefície. (Pode-se pova ue este é o caso poue E 1/ 2 ) De fato, o fluxo esultante atavés de ualue supefície fechada ue envolve uma caga pontual é dado po. Figua 6.6. Supefícies fechadas de

Leia mais

3.3 Potencial e campo elétrico para dadas configurações de carga.

3.3 Potencial e campo elétrico para dadas configurações de carga. . Potencial e campo elético paa dadas configuações de caga. Emboa a maio utilidade do potencial se evele em situações em ue a pópia configuação de caga é uma incógnita, nas situações com distibuições conhecidas

Leia mais

Física II F 228 2º semestre aula 2: gravimetria, matéria escura, energia potencial gravitacional e a expansão do universo

Física II F 228 2º semestre aula 2: gravimetria, matéria escura, energia potencial gravitacional e a expansão do universo Física II F 8 º semeste 01 aula : gavimetia, matéia escua, enegia potencial gavitacional e a expansão do univeso Revendo a aula passada: pincípio de supeposição (e coigindo um eo) m F F 1 z M b a M 1 Discussão

Leia mais

Seção 24: Laplaciano em Coordenadas Esféricas

Seção 24: Laplaciano em Coordenadas Esféricas Seção 4: Laplaciano em Coodenadas Esféicas Paa o leito inteessado, na pimeia seção deduimos a expessão do laplaciano em coodenadas esféicas. O leito ue estive disposto a aceita sem demonstação pode dietamente

Leia mais

Capítulo I Erros e Aritmética Computacional

Capítulo I Erros e Aritmética Computacional C. Balsa e A. Satos Capítulo I Eos e Aitmética Computacioal. Itodução aos Métodos Numéicos O objectivo da disciplia de Métodos Numéicos é o estudo, desevolvimeto e avaliação de algoitmos computacioais

Leia mais

Teo. 5 - Trabalho da força eletrostática - potencial elétrico

Teo. 5 - Trabalho da força eletrostática - potencial elétrico Teo. 5 - Tabalho da foça eletostática - potencial elético 5.1 Intodução S.J.Toise Suponhamos que uma patícula qualque se desloque desde um ponto até em ponto sob a ação de uma foça. Paa medi a ação dessa

Leia mais

É o trabalho blh realizado para deslocar um corpo, com velocidade idd constante, t de um ponto a outro num campo conservativo ( )

É o trabalho blh realizado para deslocar um corpo, com velocidade idd constante, t de um ponto a outro num campo conservativo ( ) 1. VAIAÇÃO DA ENEGIA POTENCIAL É o tabalho blh ealizado paa desloca um copo, com velocidade idd constante, t de um ponto a outo num campo consevativo ( ) du W = F. dl = 0 = FF. d l Obs. sobe o sinal (-):

Leia mais

3 Formulação Matemática

3 Formulação Matemática 3 Fomulação Matemática 3. Descição do poblema O poblema a se analisado é mostado na fig. 3.. O fluido escoa atavés de um duto cicula de diâmeto d, passa atavés de um duto maio ( diâmeto D ) e sofe uma

Leia mais

Mecânica. Conceito de campo Gravitação 2ª Parte Prof. Luís Perna 2010/11

Mecânica. Conceito de campo Gravitação 2ª Parte Prof. Luís Perna 2010/11 Mecânica Gavitação 2ª Pate Pof. Luís Pena 2010/11 Conceito de campo O conceito de campo foi intoduzido, pela pimeia vez po Faaday no estudo das inteacções elécticas e magnéticas. Michael Faaday (1791-1867)

Leia mais

TÓPICOS SOBRE EQUAÇÕES DE DERIVADAS PARCIAIS

TÓPICOS SOBRE EQUAÇÕES DE DERIVADAS PARCIAIS DEPARTAMENTO DE BARRAGENS DE BETÃO Núcleo de Modelação Matemática e Física Poc. 40/11/1776 TÓPICOS SOBRE EQUAÇÕES DE DERIVADAS PARCIAIS Lisboa Agosto de 011 I&D BARRAGENS DE BETÃO RELATÓRIO 310/011 NMMF

Leia mais

Soluções Composição qualitativa

Soluções Composição qualitativa Soluções oposição qualitativa As soluções são istuas de difeetes substâcias. Ua solução te dois tipos de copoetes: o solvete a substâcia ode se dissolve o soluto e os solutos as substâcias que se dissolve.

Leia mais

Aplicação do Torque Residual para Satélites Artificiais Estabilizados por Rotação em Órbita Elíptica

Aplicação do Torque Residual para Satélites Artificiais Estabilizados por Rotação em Órbita Elíptica Aplicação do oque Residual paa Satélites Atificiais Estabilizados po Rotação e Óbita Elíptica Maia Cecília Zaadi, Robeta Veloso Gacia GRUPO DE DIÂMICA ORIAL E PLAEOLOGIA FEG Faculdade de Egehaia de Guaatiguetá

Leia mais

FORMULÁRIO ELABORAÇÃO ITENS/QUESTÕES

FORMULÁRIO ELABORAÇÃO ITENS/QUESTÕES CÓDIGOFO 7.5./0 REVISÃO 0 PÁGINA de CONCURSO DOCENTES EFETIVOS DO COLÉGIO PEDRO II DATA//0 CARGO/ARÉA MATEMÁTICÁ CONTEÚDO PROGRAMÁTICOSISTEMAS LINEARES/ VETORES NO R /GEOMETRIA ANALÍTICA EMR. NÍVEL DE

Leia mais

Fig. 2.1 - Componentes da força da gravidade.

Fig. 2.1 - Componentes da força da gravidade. FORMA E DIMENSÕES DA TERRA Iis eeia Escoba Uivesidade do Estado do Rio de Jaeio Depatameto de Egehaia Catogáfica Rua São Facisco Xavie, 54, 4º ada, sl 400B 0550-013 Rio de Jaeio RJ e-mail: iisescoba@tea.com.b

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Egehaia de Loea EEL LOB101 - FÍSICA IV Pof. D. Duval Rodigues Juio Depatameto de Egehaia de Mateiais (DEMAR) Escola de Egehaia de Loea (EEL) Uivesidade de São Paulo

Leia mais

TRABALHO E POTENCIAL ELETROSTÁTICO

TRABALHO E POTENCIAL ELETROSTÁTICO LTOMAGNTISMO I 5 TABALHO POTNCIAL LTOSTÁTICO Nos capítulos ateioes ós ivestigamos o campo elético devido a divesas cofiguações de cagas (potuais, distibuição liea, supefície de cagas e distibuição volumética

Leia mais

CAMPO ELÉCTRICO NO EXTERIOR DE CONDUTORES LINEARES

CAMPO ELÉCTRICO NO EXTERIOR DE CONDUTORES LINEARES CAMPO ELÉCTRICO NO EXTERIOR DE CONDUTORES LINEARES 1. Resumo A coente que passa po um conduto poduz um campo magnético à sua volta. No pesente tabalho estuda-se a vaiação do campo magnético em função da

Leia mais

Aula-10 Indução e Indutância

Aula-10 Indução e Indutância Aula-1 Idução e Idutâcia Idução Apedeos que: Ua espia codutoa pecoida po ua coete i a peseça de u capo agético sofe ação de u toque: espia de coete + capo agético toque as... Se ua espia, co a coete desligada,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA REAMOSTRAGEM BOOTSTRAP EM AMOSTRAGEM POR CONJUNTOS ORDENADOS E INTERVALOS DE CONFIANÇA

Leia mais

DA TERRA À LUA. Uma interação entre dois corpos significa uma ação recíproca entre os mesmos.

DA TERRA À LUA. Uma interação entre dois corpos significa uma ação recíproca entre os mesmos. DA TEA À LUA INTEAÇÃO ENTE COPOS Uma inteação ente dois copos significa uma ação ecípoca ente os mesmos. As inteações, em Física, são taduzidas pelas foças que atuam ente os copos. Estas foças podem se

Leia mais

ANÁLISE TERMO-MECÂNICA EM ELASTICIDADE PLANA E SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO

ANÁLISE TERMO-MECÂNICA EM ELASTICIDADE PLANA E SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO AÁISE ERMO-MECÂICA EM EASICIDADE PAA E SÓIDOS DE REVOUÇÃO Joge Rodigo Gioda Pablo Adés Muñoz Rojas Miguel Vaz Júio giodaj@ahoo.com.b pablo@joiille.udesc.b M.Vaz@Joiille.udesc.b Depatameto de Egehaia Mecâica

Leia mais

Décimo Segundo Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-Pr, Brasil - 20 a 24 de maio de 2007

Décimo Segundo Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-Pr, Brasil - 20 a 24 de maio de 2007 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de 007 MODEAGEM DA PRIMEIRA RESSONÂNCIA DE TRANSFORMADORES M. Jauáio* P. Kuo-Peg* N. J. Bastitela* W. P. Capes J.

Leia mais

Texto complementar n 3.

Texto complementar n 3. Texto complemeta 3. A Pimeia Lei de Newto Talvez devêssemos começa a estuda a mecâica pelo movimeto de um objeto mecâico isolado, ou seja, o movimeto de um copo sobe o qual ão agem foças. Seia, etetato,

Leia mais

Lei de Gauss. Lei de Gauss: outra forma de calcular campos elétricos

Lei de Gauss. Lei de Gauss: outra forma de calcular campos elétricos ... Do que tata a? Até aqui: Lei de Coulomb noteou! : outa foma de calcula campos eléticos fi mais simples quando se tem alta simetia (na vedade, só tem utilidade pática nesses casos!!) fi válida quando

Leia mais

. Essa força é a soma vectorial das forças individuais exercidas em q 0 pelas várias cargas que produzem o campo E r. Segue que a força q E

. Essa força é a soma vectorial das forças individuais exercidas em q 0 pelas várias cargas que produzem o campo E r. Segue que a força q E 7. Potencial Eléctico Tópicos do Capítulo 7.1. Difeença de Potencial e Potencial Eléctico 7.2. Difeenças de Potencial num Campo Eléctico Unifome 7.3. Potencial Eléctico e Enegia Potencial Eléctica de Cagas

Leia mais

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO AULA 10 IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO 1- INTRODUÇÃO Nesta aula estudaemos Impulso de uma foça e a Quantidade de Movimento de uma patícula. Veemos que estas gandezas são vetoiais e que possuem a mesma

Leia mais

MODELAGEM DO MOVIMENTO DA PLACA TECTÔNICA SUL-AMERICANA USANDO AS VELOCIDADES DAS ESTAÇÕES SIRGAS-CON

MODELAGEM DO MOVIMENTO DA PLACA TECTÔNICA SUL-AMERICANA USANDO AS VELOCIDADES DAS ESTAÇÕES SIRGAS-CON MODLAGM DO MOVIMNTO DA PLACA TCTÔNICA SUL-AMRICANA USANDO AS VLOCIDADS DAS STAÇÕS SIRGAS-CON WANSSA D OLIVIRA SOUZA SÍLVIO JACKS DOS ANJOS GARNÉS,2 Uivesidade Fedeal de Peambuco - UFP Ceto de Tecologia

Leia mais

Quasi-Neutralidade e Oscilações de Plasma

Quasi-Neutralidade e Oscilações de Plasma Quasi-Neutalidade e Oscilações de Plasma No pocesso de ionização, como é poduzido um pa eléton-íon em cada ionização, é de se espea que o plasma seja macoscopicamente uto, ou seja, que haja tantos elétons

Leia mais

MARCOS VINICIUS ANDRIOLO

MARCOS VINICIUS ANDRIOLO MARCOS VINICIUS ANDRIOLO Aálise de Métodos ão Lieaes paa Pevisão de Vazões Médias Mesais Dissetação apesetada como equisito pacial à obteção do gau de Meste, o Pogama de Pós-Gaduação em Egehaia de Recusos

Leia mais

TUKEY Para obtenção da d.m.s. pelo Teste de TUKEY, basta calcular:

TUKEY Para obtenção da d.m.s. pelo Teste de TUKEY, basta calcular: Compaação de Médias Quando a análise de vaiância de um expeimento nos mosta que as médias dos tatamentos avaliados não são estatisticamente iguais, passamos a ejeita a hipótese da nulidade h=0, e aceitamos

Leia mais

AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE DETECÇÃO DE SPIKES

AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE DETECÇÃO DE SPIKES AVAIAÇÃO DE TÉCICAS DE DETECÇÃO DE SIKES Reato A. Castellai *, Macio Eisecaft* e Maia D. Miada** *Uivesidade Fedeal do ABC, Sato Adé, Basil ** Escola olitécica da Uivesidade de São aulo, São aulo, Basil

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE IMAGENS AÉREAS USANDO LINHAS RETAS

ORIENTAÇÃO DE IMAGENS AÉREAS USANDO LINHAS RETAS Aais do Simpósio Basileio de Geomática, Pesidete Pudete - SP, 9- de julho de. p.34-. ORIENTAÇÃO DE IMAGENS AÉREAS USANDO LINHAS RETAS CHRISTIANE NOGUEIRA DE CARALHO KOKUBUM ANTONIO MARIA GARCIA TOMMASELLI

Leia mais

APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARAMÉTRICA NA EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA.

APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARAMÉTRICA NA EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARAMÉTRICA NA EPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Samuel Feeia da Silva¹, Caolia de Oliveia Beades², Patícia Alvaez Cabaez², Lucas Rosa Peeia², Fabicio Dias Heito¹, Luiza Alves Medes², Taís

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. PME Mecânica dos Sólidos II 3 a Lista de Exercícios

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. PME Mecânica dos Sólidos II 3 a Lista de Exercícios ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PME-50 - Mecânica dos Sólidos II a Lista de Eecícios 1) Pode-se mosta ue as elações deslocamentos-defomações, em coodenadas

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO Dado a pova apesenta duas vesões, o examinando teá de indica na sua folha de espostas a vesão a que está a esponde. A ausência dessa indicação implica a atibuição de zeo

Leia mais

Cap03 - Estudo da força de interação entre corpos eletrizados

Cap03 - Estudo da força de interação entre corpos eletrizados ap03 - Estudo da foça de inteação ente copos eletizados 3.1 INTRODUÇÃO S.J.Toise omo foi dito na intodução, a Física utiliza como método de tabalho a medida das qandezas envolvidas em cada fenômeno que

Leia mais

T sin θ = F E T cos θ = P

T sin θ = F E T cos θ = P Capítulo Eletostática. Pelas condições de equilíbio T = P + F E, ou seja: T sin θ = F E T cos θ = P Se l é o compimento de cada linha, então a distância d ente as duas patículas é dada po d = l sin θ,

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Civil MECÂNICA II

Licenciatura em Engenharia Civil MECÂNICA II Licenciatua em Engenhaia Civil MECÂNICA II Exame (época nomal) 17/01/2003 NOME: Não esqueça 1) (4 AL.) de esceve o nome a) Uma patícula desceve um movimento no espaço definido pelas seguintes tajectóia

Leia mais

Energia no movimento de uma carga em campo elétrico

Energia no movimento de uma carga em campo elétrico O potencial elético Imagine dois objetos eletizados, com cagas de mesmo sinal, inicialmente afastados. Paa apoximá-los, é necessáia a ação de uma foça extena, capaz de vence a epulsão elética ente eles.

Leia mais

Problemas e Soluções

Problemas e Soluções FAMAT e Revista Revista Cietífica Eletôica da Faculdade de Mateática - FAMAT Uivesidade Fedeal de Ubelâdia - UFU - MG Pobleas e Soluções Núeo 09 - Outubo de 007 www.faat.ufu.b Coitê Editoial da Seção Pobleas

Leia mais

Cap. 4 - O Campo Elétrico

Cap. 4 - O Campo Elétrico ap. 4 - O ampo Elético 4.1 onceito de ampo hama-se ampo a toda egião do espaço que apesenta uma deteminada popiedade física. Esta popiedade pode se de qualque natueza, dando oigem a difeentes campos, escalaes

Leia mais

Swing-By Propulsado aplicado ao sistema de Haumea

Swing-By Propulsado aplicado ao sistema de Haumea Tabalho apesentado no DINCON, Natal - RN, 015. 1 Poceeding Seies of the Bazilian Society of Computational and Applied Mathematics Swing-By Populsado aplicado ao sistema de Haumea Alessanda Feaz da Silva

Leia mais

3. Estática dos Corpos Rígidos. Sistemas de vectores

3. Estática dos Corpos Rígidos. Sistemas de vectores Secção de Mecânica Estutual e Estutuas Depatamento de Engenhaia Civil e Aquitectua ESTÁTICA Aquitectua 2006/07 3. Estática dos Copos ígidos. Sistemas de vectoes 3.1 Genealidades Conceito de Copo ígido

Leia mais

Principais fórmulas. Capítulo 3. Desvio padrão amostral de uma distribuição de frequência: Escore padrão: z = Valor Média Desvio padrão σ

Principais fórmulas. Capítulo 3. Desvio padrão amostral de uma distribuição de frequência: Escore padrão: z = Valor Média Desvio padrão σ Picipais fómulas De Esaísica aplicada, 4 a edição, de Laso e Fabe, 00 Peice Hall Capíulo Ampliude dos dados Lagua da classe úmeo de classes (Aedode paa cima paa o póimo úmeo coveiee Poo médio (Limie ifeio

Leia mais

II MATRIZES DE RIGIDEZ E FLEXIBILIDADE

II MATRIZES DE RIGIDEZ E FLEXIBILIDADE Cuso de nálise Maticial de stutuas II MTIZS D IGIDZ FXIBIIDD II.- elação ente ações e deslocamentos II.. quação da oça em temos do deslocamento F u Onde a igidez da mola () é a oça po unidade de deslocamento,

Leia mais

a) A energia potencial em função da posição pode ser representada graficamente como

a) A energia potencial em função da posição pode ser representada graficamente como Solução da questão de Mecânica uântica Mestado a) A enegia potencial em função da posição pode se epesentada gaficamente como V(x) I II III L x paa x < (egião I) V (x) = paa < x < L (egião II) paa x >

Leia mais

Série II - Resoluções sucintas Energia

Série II - Resoluções sucintas Energia Mecânica e Ondas, 0 Semeste 006-007, LEIC Séie II - Resoluções sucintas Enegia. A enegia da patícula é igual à sua enegia potencial, uma vez que a velocidade inicial é nula: V o mg h 4 mg R a As velocidades

Leia mais

Estatística. 5 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias. Discretas

Estatística. 5 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias. Discretas Estatística 5 - Distibuição de Pobabilidade de Vaiáveis Aleatóias Discetas UNESP FEG DPD Pof. Edgad - 0 05 - Piciais Distibuições de Pobabilidades Euiovável Beoulli Biomial Poisso Geomética Pascal Hiegeomética

Leia mais

Reticulados densos nas dimenso es 2,3,4,5,7 e 8 com diversidade ma xima

Reticulados densos nas dimenso es 2,3,4,5,7 e 8 com diversidade ma xima ISSN 984-828 Reticulados desos as dimeso es 2,3,4,5,7 e 8 com divesidade ma xima Gasiele C. Joge,, 3 Agaldo J. Feai2 gajoge@gmail.com agaldofeai@ig.com.b Depatameto de Matema tica Aplicada/Matema tica

Leia mais

MECÂNICA. F cp. F t. Dinâmica Força resultante e suas componentes AULA 7 1- FORÇA RESULTANTE

MECÂNICA. F cp. F t. Dinâmica Força resultante e suas componentes AULA 7 1- FORÇA RESULTANTE AULA 7 MECÂICA Dinâmica oça esultante e suas componentes 1- ORÇA RESULTATE oça esultante é o somatóio vetoial de todas as foças que atuam em um copo É impotante lemba que a foça esultante não é mais uma

Leia mais