Intertextualidade. Prof. Rafael Costa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Intertextualidade. Prof. Rafael Costa"

Transcrição

1 Intertextualidade Prof. Rafael Costa

2

3

4

5

6 Oração do Concurseiro Vaga nossa que está no Serviço Público, azarado seja o nosso concorrente. Seja correta a nossa resposta, assim na certeza como no chute. O cursinho nosso de cada dia que pagamos até hoje, justificai as nossas despesas. Assim como nós justificamos as respostas dissertativas. E não nos deixai cair em tentação, mas livrai-nos do pau. Amém.

7

8 Bom Conselho (Chico Buarque, 1972) Ouça um bom conselho Que eu lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa Espere sentado Ou você se cansa Está provado, quem espera nunca alcança Venha, meu amigo Deixe esse regaço Brinque com meu fogo Venha se queimar Faça como eu digo Faça como eu faço Aja duas vezes antes de pensar Corro atrás do tempo Vim de não sei onde Devagar é que não se vai longe Eu semeio vento na minha cidade Vou pra rua e bebo a tempestade

9 No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguístico para divulgar a atração Noites do Terror, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor: A) A identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio. B) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror. C) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente. D) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular. E) a percepção do sentido literal da expressão noites do terror, equivalente à expressão noites de terror.

10 No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguístico para divulgar a atração Noites do Terror, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor: A) A identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio. B) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror. C) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente. D) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular. E) a percepção do sentido literal da expressão noites do terror, equivalente à expressão noites de terror.

11

12

13

14

15 As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte ideia: A) Crítica à precarização do trabalhador aposentado e das condições de vida da população ativa. B) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura. C) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas. D) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.

16 As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte ideia: A) Crítica à precarização do trabalhador aposentado e das condições de vida da população ativa. B) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura. C) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas. D) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.

17

18 Sobre a temática dos retirantes nordestino, o pintor Candido Portinari escreveu o seguinte poema: Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos Doloridos como fagulhas de carvão aceso Corpos disformes, uns panos sujos, Rasgados e sem cor, dependurados Homens de enorme ventre bojudo Mulheres com trouxas caídas para o lado Pançudas, carregando ao colo um garoto Choramingando, remelento (.) (PORTINARI, Cândido. Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1964.)

19 Compare o poema com os quadros abaixo, todos de autoria de Portinari:

20 Das quatro obras reproduzidas, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema: A)1 e 2 B) 1 e 3 C) 2 e 3 D) 3 e 4 E) 2 e 4

21 Das quatro obras reproduzidas, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema: A)1 e 2 B) 1 e 3 C) 2 e 3 D) 3 e 4 E) 2 e 4

22

23 Nessa tira, a crítica ao "estrategista militar" não é explícita. Para compreender o texto, o leitor deve: a) Identificar a crítica feita à Napoleão Bonaparte. b) reconhecer uma alusão a um fato histórico e uma hipótese sobre transmissão genética. c) Ser um bom conhecedor de estratégias militares. d) Entender de forma figurada a sentença do último quadrinho.

24 Canção do exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar sozinho, à noite Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. (Gonçalves Dias)

25 Europa, França e Bahia (...) Meus olhos brasileiros se enjoam da Europa. Chega! Meus olhos brasileiros se fecham saudosos. Minha boca procura a "Canção do Exílio". Como era mesmo a "Canção do Exílio"? Eu tão esquecido de minha terra... Ai terra que tem palmeiras onde canta o sabiá!

26 Canção do exílio Minha terra tem macieiras da Califórnia onde cantam gaturamos de Veneza. A gente não pode dormir Com os oradores e os pernilongos(...) Eu morro sufocado em terra estrangeira. Nossas flores são mais bonitas nossas frutas mais gostosas mas custam cem mil réis a dúzia. Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade e ouvir um sabiá com certidão de idade! Murilo Mendes

27 ..torna-se também injusta, pois, como afirma Paulo Freire, ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.. O uso das aspas nesse fragmento e em outros trechos evidenciam (o)a: A)paródia. B) polifonia. C) repertório limitado. D)coloquialismo.

28 ..torna-se também injusta, pois, como afirma Paulo Freire, ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.. O uso das aspas nesse fragmento e em outros trechos evidenciam (o)a: A)paródia. B) polifonia. C) repertório limitado. D)coloquialismo.

29 Leia novamente o trecho: A palavra ética entrou na moda. O termo na moda pode ser melho compreendido pela(s) charge(s):

30

31 Questão 4 - Pref. BH (Nível Superior) Marque a opção CORRETA: a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) II, apenas. d) III, apenas.

32 Conto de fadas para Mulheres Modernas Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: Eu, hein? nem morta! (Luís Fernando Veríssimo)

33 Questão 6 - PBH Nível Superior Releia o fragmento: Falamos hoje, com mais frequência, na ética, ou falta dela, na ação dos políticos. É fundamental mesmo o combate sem tréguas à corrupção e ao mau uso do dinheiro e dos bens públicos. Mas são importantes também a ética dos eleitores, a responsabilidade social, a responsabilidade política na hora de votar e, mesmo depois, o exercício da cidadania. A charge que dialoga com o contexto do fragmento é:

34

35

36

37

38 Resposta:

39 Oração do Milho (fragmento) Senhor, nada valho. Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres. Meu grão, perdido por acaso, nasce e cresce na terra descuidada. Ponho folhas e haste, e se me ajudares, Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espigas e devolvo em muitos grãos o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou. Sou a planta primária da lavoura. Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo e de mim não se faz o pão dado nos altares. Sou apenas o alimento forte e substancial dos que trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre. Sou de origem obscura e de ascendência pobre, Alimento de rústicos e animais do jugo. (...) Sou o cacarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós, Senhor, que me fizestes necessário e humilde. Sou o milho. CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. 9ª. ed. Mariana/SP: Global Editora, 1985

40 A respeito desse poema, é INCORRETO afirmar que a: a) linguagem utilizada reflete a simplicidade do milho b) estratégia discursiva desvincula-se da poesia para aproximar-se da religião. c) contraposição ao trigo visa a ressaltar a importância do milho no cotidiano. d) linguagem direta e a linguagem figurada mesclam-se na elaboração textual

41 A respeito desse poema, é INCORRETO afirmar que a: a) linguagem utilizada reflete a simplicidade do milho b) estratégia discursiva desvincula-se da poesia para aproximar-se da religião. c) contraposição ao trigo visa a ressaltar a importância do milho no cotidiano. d) linguagem direta e a linguagem figurada mesclam-se na elaboração textual

42 Em relação a esse poema, é correto afirmar que o: a) trigo solene sugere a luta entre a riqueza e a pobreza. b) milho humilde revela aspectos de vaidade e de prepotência. c) milho perdido transforma-se em condutor de força e alegria. d) trigo tradicional desdenha os que não têm sua ascendência e nobreza.

43 Em relação a esse poema, é correto afirmar que o: a) trigo solene sugere a luta entre a riqueza e a pobreza. b) milho humilde revela aspectos de vaidade e de prepotência. c) milho perdido transforma-se em condutor de força e alegria. d) trigo tradicional desdenha os que não têm sua ascendência e nobreza.

44 Poema do milho (fragmento) Milho... Plantado nos quintais. Talhões fechados pelas roças. Entremeado nas lavouras. Baliza marcante nas divisas. Milho verde. Milho seco. Bem granado, cor de ouro. Alvo. Às vezes vareia, - espiga roxa, vermelha, salpintada. (...) Milho empaiolado... Abastança tranqüila do rato, do caruncho, do cupim. Palha de milho para o colchão. Jogada pelos pastos. Mascada pelo gado. Trançada em fundos de cadeiras. Queimada nas coivaras. Leve mortalha de cigarros. Balaio de milho trocado com o vizinho No tempo da planta. "- Não se planta, nos sítios, semente da mesma terra". CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. 9ª. ed. Mariana/SP: Global Editora, 1985

45 Considere as afirmativas a seguir: I - A voz poética do texto I faz alusão a cerimônias religiosas. II - A autora, no final do texto II, utiliza-se da epígrafe como recurso intertextual. III- O diálogo entre os dois poemas revela a intertextualidade denominada paráfrase. IV- Os objetos artesanais presentes no texto II simbolizam o trabalho metalingüístico. Estão corretos os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV.

46 Considere as afirmativas a seguir: I - A voz poética do texto I faz alusão a cerimônias religiosas. II - A autora, no final do texto II, utiliza-se da epígrafe como recurso intertextual. III- O diálogo entre os dois poemas revela a intertextualidade denominada paráfrase. IV- Os objetos artesanais presentes no texto II simbolizam o trabalho metalingüístico. Estão corretos os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV.

47 Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos: I. Quando nasci, um anjo torto Desses que vivem na sombra Disse: Vai Carlos! Ser gauche na vida Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, II. Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu tava predestinado A ser errado assim Já de saída a minha estrada entortou Mas vou até o fim. Chico Buarque, Letra e Música. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

48 III. Quando nasci um anjo esbelto Desses que tocam trombeta, anunciou: Vai carregar bandeira. Carga muito pesada pra mulher Esta espécie ainda envergonhada. Adélia Prado, Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por: a) reiteração de imagens. b) oposição de ideias. c) falta de criatividade. d) negação dos versos. e) ausência de recursos.

49 III. Quando nasci um anjo esbelto Desses que tocam trombeta, anunciou: Vai carregar bandeira. Carga muito pesada pra mulher Esta espécie ainda envergonhada. Adélia Prado, Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por: a) reiteração de imagens. b) oposição de ideias. c) falta de criatividade. d) negação dos versos. e) ausência de recursos.

O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE. 1- (Enem 2009)

O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE. 1- (Enem 2009) O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE 1- (Enem 2009) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra ANDRADE,

Leia mais

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda INTRODUÇÃO À LITERATURA Professora Michele Arruda O que é Literatura? A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através

Leia mais

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO PRIMEIRA BATERIA DE EXERCÍCIOS Texto I Era uma vez, em um país muito distante, uma linda princesa, muito meiga. Certo dia estava ela a sonhar

Leia mais

A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS

A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS Os contos de fadas . O conto maravilhoso é um gênero literário de tradição oral, do qual fazem parte os contos populares e os contos de fadas.. Conto popular é um tipo

Leia mais

As sacolas de plástico devem ser substituídas.

As sacolas de plástico devem ser substituídas. FICHA DA SEMANA 5º ANO A / B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. 1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. a) caí, aí, ímã, ipê, abricó. b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis. c) vovô, capilé,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PB NÍVEL SUPERIOR CARGO: FISIOTERAPEUTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PB NÍVEL SUPERIOR CARGO: FISIOTERAPEUTA COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSOS PREEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PB NÍEL SUPERIOR CARGO: ISIOTERAPEUTA EXAME GRAOTÉCNICO: (Transcreva a frase abaixo no local indicado na sua olha de Respostas)

Leia mais

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Português. AULA: Tipos de Discurso e Intertextualidade

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Português. AULA: Tipos de Discurso e Intertextualidade MONITORIA_2015 DISCIPLINA: Português AULA: Tipos de Discurso e Intertextualidade Tipos de Discursos 1) O Discurso Direto Diálogos retratados sem a interferência do narrador. Trata-se de uma transcrição

Leia mais

Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente.

Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente. O texto narrativo Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente. Estrutura Um texto narrativo geralmente é organizado

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília 1.ª CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA DE 2009 máscara Prova de Habilidades Específicas Desenho Industrial Bacharelado Caderno Parte I Teste Escrito-Prático LEIA COM ATENÇÃO

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano Troca do Livro Semana de 24 a 28 de abril 5º A 5º B e C terça-feira quinta-feira Leia o poema a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Canção do

Leia mais

A Literatura no Ensino Médio

A Literatura no Ensino Médio A Literatura no Ensino Médio Ensino Médio no Brasil Um pouco de história 1-Período colonial e monárquico - formação das classes superiores 2-Primeira metade do século XX - preparação para o ensino superior

Leia mais

AULA: 31 TEMA: Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações.

AULA: 31 TEMA: Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. AULA: 31 TEMA: Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. Conteúdo: - Propaganda Habilidades: - Conhecer a função da propaganda nos meios de comunicação - Conhecer e identificar as

Leia mais

6º ano LÍNGUA PORTUGUESA. Ensino Fundamental Módulo 10 2º período 23/06/2017. Texto I Conto de fadas para Mulheres Modernas

6º ano LÍNGUA PORTUGUESA. Ensino Fundamental Módulo 10 2º período 23/06/2017. Texto I Conto de fadas para Mulheres Modernas 6º ano Ensino Fundamental Módulo 10 2º período LÍNGUA PORTUGUESA Texto I Conto de fadas para Mulheres Modernas Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima

Leia mais

NOTA: GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia. DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem

NOTA: GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia. DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Lista de exercícios (P1 4º Bimestre) Observe o texto abaixo: 1.Qual é o assunto que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 2º Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividade para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2017 As pedras no caminho? Vou guardá-las para

Leia mais

INTERTEXTUALIDADE. (no ENEM) Prof. Vinicius Rodrigues

INTERTEXTUALIDADE. (no ENEM) Prof. Vinicius Rodrigues INTERTEXTUALIDADE (no ENEM) Prof. Vinicius Rodrigues Intertextualidade esse palavrão... (...) todo o texto é absorção e transformação de outro texto. (...) a linguagem poética se lê, pelo menos como dupla.

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS LITERATURA 2ª ETAPA 8º ANO/EF2 PROFESSORA: Alessandra Equipe de TI (Recebido em: 29/08/17, 13h47; Postado no site em: 29/08/17, 16h00). INTERTEXTUALIDADE Você sabia que os textos podem conversar entre

Leia mais

SEMÂNTICA PARTE II. Língua Portuguesa 3º trimestre 1º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte

SEMÂNTICA PARTE II. Língua Portuguesa 3º trimestre 1º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte SEMÂNTICA PARTE II Língua Portuguesa 3º trimestre 1º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte Havia um muro alto entre nossas casas. Difícil de mandar recado para ela. Não havia e-mail. O pai era uma onça. A

Leia mais

TEXTO POÉTICO E INTERTEXTUALIDADE

TEXTO POÉTICO E INTERTEXTUALIDADE TEXTO POÉTICO E INTERTEXTUALIDADE Aula n ọ 05 01. (ENEM) As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema: (...) Que importa

Leia mais

2ª fase do Modernismo

2ª fase do Modernismo 2ª fase do Modernismo Geração de 30 Poesia Profª Neusa 1930 a 1945 HERANÇA DE 22 PERÍODO CONTURBADO: Avanço do nazifascismo / II Guerra Mundial / Ditadura Getulista / Estado Novo PREOCUPAÇÃO: destino dos

Leia mais

PARÓDIA E PARÁFRASE. Paráfrase

PARÓDIA E PARÁFRASE. Paráfrase PARÓDIA E PARÁFRASE Prof. Sabrina Moraes Paródia e paráfrase são tipos distintos de intertextualidade. A intertextualidade pode ser definida como as relações que se estabelecem entre textos. Intertextualidade

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA Intertextualidade Intertextualidade é quando um texto remete a outro. Existem três tipos de intertextualidade, a paráfrase (quando o texto possui as mesmas ideias centrais do texto original), apropriação

Leia mais

www.colegiomotivo.com.br Uma forma muito usada para expressar as emoções, os sentimentos é extravasar no papel, em forma de Poema, tudo que sufoca, tudo que transborda do íntimo. E isso levou o homem a

Leia mais

TEXTO E DISCURSO. Leitura e Interpretação de Textos

TEXTO E DISCURSO. Leitura e Interpretação de Textos TEXTO E DISCURSO Leitura e Interpretação de Textos Elementos básicos da comunicação Todo ato comunicativo envolve seis componentes essenciais: - Emissor(remetente, locutor, codificador, falante); - Receptor(destinatário,

Leia mais

Exercícios de Revisão dos Temas

Exercícios de Revisão dos Temas Exercícios de Revisão dos Temas Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP) É sabido que as histórias de Chico Bento são situadas no universo rural brasileiro. a) Explique o recurso utilizado para caracterizar

Leia mais

Linguagem Poética x Linguagem Visual

Linguagem Poética x Linguagem Visual Linguagem Poética x Linguagem Visual Aula n ọ 05 01. (ENEM) A leitura do poema Descrição da guerra em Guernica traz à lembrança o famoso quadro de Picasso. Entra pela janela o anjo camponês; com a terceira

Leia mais

ENTRE O MÍTICO E O PROFANO

ENTRE O MÍTICO E O PROFANO ENTRE O MÍTICO E O PROFANO Roberto de Oliveira Brandão 1 O estudo comparativo entre poemas de épocas e autores diferentes torna-se de grande interesse para a literatura porque revela, em perspectiva, o

Leia mais

Texto para as questões 1 e 2. Cândido Portinari ( ), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos

Texto para as questões 1 e 2. Cândido Portinari ( ), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos Texto para as questões 1 e 2. Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros. 1 2 3 4 Sobre a

Leia mais

CEM 02/GAMA. Minha terra tem palmeiras. As aves, que aqui gorjeiam, Nosso céu têm mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores,

CEM 02/GAMA. Minha terra tem palmeiras. As aves, que aqui gorjeiam, Nosso céu têm mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, ABERTURA TOCA A INTRODUÇÃO DO HINO NACIONAL. EM SEGUIDA ENTRAM EM CENA ALGUNS ATORES REPRESENTANDO NOSSOS POLÍTICOS Minha terra tem riqueza Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá; As aves, que aqui

Leia mais

Preparo: Ferva 1 litro de água.simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo.coloque a soda cáustica na

Preparo: Ferva 1 litro de água.simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo.coloque a soda cáustica na Atividade extra Fascículo 4 Linguagens Unidade 11 A prescrição Questão 1 Sabão em barra caseiro Ingredientes: 1/2 kg de soda cáustica 1 litro de água; 3 litros de óleo de cozinha (usado e já saturado em

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto 1º ano Ensino Médio Leia as orientações de estudos antes de responder às questões Conteúdos para estudos: aulas 13 a 24: - contextualização: apreensão

Leia mais

Fabiana Medeiros Júlio Balisa

Fabiana Medeiros Júlio Balisa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Letras Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID Escola Estadual José Fernandes Machado Subprojeto: Língua Portuguesa Fabiana

Leia mais

UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Intertextualidade

UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Intertextualidade UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto Intertextualidade Geraldo Domingos Cossalter Ribeirão Preto, 13 de setembro de 2013.... 1 Geraldo Domingos Cossalter RA- B35759-2 Trabalho Intertextualidade,

Leia mais

Roteiro de Estudos. 1 trimestre 2016 Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura- 1ª Série Profª. Fátima Borelli

Roteiro de Estudos. 1 trimestre 2016 Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura- 1ª Série Profª. Fátima Borelli Roteiro de Estudos 1 trimestre 2016 Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura- 1ª Série Profª. Fátima Borelli O QUE DEVO SABER: LÍNGUA PORTUGUESA - significado de denotação, conotação e polissemia; -

Leia mais

Tupy, or not tupy. Por insistência de Tasso, Herculano faz uma

Tupy, or not tupy. Por insistência de Tasso, Herculano faz uma A U A UL LA MÓDULO 22 Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Tupy, or not tupy Cenatexto Por insistência de Tasso, Herculano faz uma visita ao jornal onde trabalha seu amigo. Fica conhecendo toda a atividade

Leia mais

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Texto 1 Canção

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Transferência e Obtenção de Novo Título SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém seis questões,

Leia mais

Colégio Ressurreição Vita et Pax

Colégio Ressurreição Vita et Pax Colégio Ressurreição Vita et Pax Disciplina: Ciências Professor(a) Dulcinete Nome: Nº. Atividade: Ano: Turma: Data: / / Nota: Todas as questões retiradas de vestibulares foram devidamente adaptadas ao

Leia mais

Educaçã. Quanta Ciência há no ensino de Ciências LABORATÓRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ILHA CIÊNCIA DA UNIVERIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Educaçã. Quanta Ciência há no ensino de Ciências LABORATÓRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ILHA CIÊNCIA DA UNIVERIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Educaçã ção o Científica na Região o Nordeste Antonio José Silva Oliveira Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência Departamento de Física Universidade Federal do Maranhão E-mail: oliva@ufma.br

Leia mais

Substantivos sistematização. Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs.

Substantivos sistematização. Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs. Substantivos sistematização Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs. Comida Titãs Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que?

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Redação

LÍNGUA PORTUGUESA Redação LÍNGUA PORTUGUESA Redação Leia os textos que estimulam a abordagem do tema. Escolha apenas UM dos três temas propostos. Observe o comando O QUE SE PEDE com a máxima atenção. Escreva um texto dissertativo,

Leia mais

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES. 3º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 09/03/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Lit. Diogo Mendes (Maria Carolina)

Lit. Diogo Mendes (Maria Carolina) Semana 11 Diogo Mendes (Maria Carolina) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/04

Leia mais

Aula de recuperação. Ensino Médio

Aula de recuperação. Ensino Médio Ensino Médio Comp. Curricular: LP Data: 05/03/12 1º Período Aluno(a): Nº Turma: Aula de recuperação 1. Leia, a seguir, a letra de uma canção de Chico Buarque inspirada no romance de José de Alencar, "Iracema

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Rosa Silva ( Azoriana )

Rosa Silva ( Azoriana ) Rosa Silva ( Azoriana ) ISSUU PUBLICATIONS / Outubro de 2015 Sumário O Rosário das Nações, 1 Aos poetas da Região, 2 Sonhando acordada, 3 SERRETA EM CANÇÃO, 4 O Rosário das Nações Um coração que adora

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

Exercício Extra 31. Nome: Turma:

Exercício Extra 31. Nome: Turma: Exercício Extra 31 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 10/10/2016 Data de devolução: 17/10/2016 História meio ao contrário [...] Foi um alívio geral. Então, o rei completou,

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana.

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. 30.2 Conteúdo: Intertextualidade no texto literário. Habilidade: Estabelecer, em textos de diferentes gêneros, relações entre recursos verbais e não

Leia mais

1) TIC TAC 2) OS MAGOS

1) TIC TAC 2) OS MAGOS 1) TIC TAC FAZ O RELOGINHO EM BELÉM TIC TAC,TIC TAC,( TIC TAC) ANUNCIANDO QUE NASCEU O NOVO REI FAZ O RELOGINHO EM BELÉM TIC TAC,TIC TAC,( TIC TAC) ANUNCIANDO QUE NASCEU O NOVO REI É NATAL, É NATAL, O

Leia mais

NA VERTIGEM DO DIA PREFÁCIO ALCIDES VILLAÇA

NA VERTIGEM DO DIA PREFÁCIO ALCIDES VILLAÇA NA VERTIGEM DO DIA PREFÁCIO ALCIDES VILLAÇA Copyright 2017 by Ferreira Gullar Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009. Capa e

Leia mais

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa Leia o fragmento abaixo que serve de base para as questões 01 e 02. Do ponto de vista mais geral da obra de Machado de Assis pode-se afirmar que Memórias Póstumas de Brás Cubas é o mais importante, por

Leia mais

Página 1 de 6-22/09/10-11:08

Página 1 de 6-22/09/10-11:08 PROFESSOR: Equipe ALUNO(A): - Nº.: ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== Para falar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CES. Visconde da Graça CAVG (Aplicação 09/04 04/200 /2007)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CES. Visconde da Graça CAVG (Aplicação 09/04 04/200 /2007) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CES Processo Seletivo: PROEJA - Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG (Aplicação 09/04 04/200 /2007) LÊATENTAMENTEASSEGUINTESINSTRUÇÕES: Verifica,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA JOSENILDA MARTINS KLEIN Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I SONETO ANTÔNIO NOBRE Ó Virgens que passai ao Sol-poente,

Leia mais

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS Professor Marlos Pires Gonçalves 1 TEORIA DA COMUNICAÇÃO Toda mensagem tem uma finalidade: ela pode servir para transmitir um conteúdo intelectual, exprimir (ou ocultar)

Leia mais

2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data?

2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data? Escola de Educação Básica Hemes Fontes Petrolândia - SC Professor: Ricardo Luís Mees Data: 07/06/2019 Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura 1ª SÉRIE I Aluno (a): LITERATURA - TROVADORISMO Responda

Leia mais

*PRECCI* Programa de Evangelização e Catequese Católico InfantoJuvenil TiaJane. Roteiro

*PRECCI* Programa de Evangelização e Catequese Católico InfantoJuvenil TiaJane. Roteiro Personagens: J- TIA JANE B- Anjo BENTINHO P- PEDRINHO C- CLARINHA Be- Bebel Roteiro J- É ano novo lalaia, é ano novo lalaia! Vou deixar tudo bonito pra esperar o menino Jesus que vai nascer!!! (cantando

Leia mais

www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro

www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro Encarte e letras disponíveis em www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro Produção executiva: MK Music / Masterização: Max Motta no MK Studio /

Leia mais

OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR

OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR Dorme ruazinha, é tudo escuro Dorme, ruazinha... É tudo escuro... E os meus passos, quem é que pode ouvi-los? Dorme o teu sono sossegado e puro,

Leia mais

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras ISSN INTERTEXTUALIDADE

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras ISSN INTERTEXTUALIDADE INTERTEXTUALIDADE Introdução Luciana Isídio de Oliveira (G UENP / Jac.) lu_isidio@hotmail.com Maria Aparecida Lopes CIRELLI (G UENP / Jac.) cidalopez@hotmail.com Maria Madalena Ribeiro de Vasconcelos (G

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM Literatura Klaus Av. Trimestral 09/03/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

CERIMONIA DE CASAMENTO DIA17 DE NOVEMBRO DE

CERIMONIA DE CASAMENTO DIA17 DE NOVEMBRO DE CRIMONI CSMNTO I17 NOVMBRO 2012-11-12 1. NTR OS PIS PRINHOS MÚSIC: Instrumental 2. NTR O NOIVO MÚSIC: Instrumental 3. NTR NOIV 1. Marcha Nupcial 2. ve Maria de ounourd V MRI: Versão "migos", Chitãozinho

Leia mais

REVISÃO PARA NP-1 Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Prof.: ANDERSON FRANÇA

REVISÃO PARA NP-1 Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Prof.: ANDERSON FRANÇA Instituto de Saúde Campus Brasília REVISÃO PARA NP-1 Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Prof.: ANDERSON FRANÇA NOTA Nome do aluno: RA: Turma: Assinatura do aluno: Data da Prova: INSTRUÇÕES 1. Essa avaliação

Leia mais

Uma Boa Prenda. Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor.

Uma Boa Prenda. Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor. Uma Boa Prenda Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor. Prenda essa que pode Ser dada por um qualquer Seja rico ou seja pobre Simples homem ou mulher.

Leia mais

Portuguese Poetry / lines HS 5-6

Portuguese Poetry / lines HS 5-6 Ai quem me dera Vinicius de Moraes!" Ai, quem me dera, terminasse a espera #" Retornasse o canto simples e sem fim, $" E ouvindo o canto se chorasse tanto %" Que do mundo o pranto se estancasse enfim &"

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 27/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 8º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 6 páginas e 11

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro

2ª FEIRA 21 de janeiro 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. Nesta semana temos a missão de rezar por todos os seminaristas e aqueles que os acompanham como

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. As turmas da nossa escola ficarão com a missão de rezar, pelo menos, por um seminarista. O que

Leia mais

USE MARCHINHAS DE CARNAVAL

USE MARCHINHAS DE CARNAVAL 10 MARCHINHAS DE CARNAVAL PARA IMPRIMIR! USE MARCHINHAS DE CARNAVAL O carnaval chegou e você pode ajudar a estimular as funções mentais do idoso que você acompanha e/ou cuida. Aqui você encontrará a sugestão

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

Diálogo do texto com outros textos. Prof.ª Juracy Assmann Saraiva

Diálogo do texto com outros textos. Prof.ª Juracy Assmann Saraiva Diálogo do texto com outros textos Prof.ª Juracy Assmann Saraiva Jornal NH 23/03/2015 Jornal NH 25/03/2015 Na tragédia grega, o herói que viola as regras da ordem estabelecida levado pela hybris cedo ou

Leia mais

2ª FEIRA 5 de novembro

2ª FEIRA 5 de novembro 2ª FEIRA 5 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante esta semana vamos falar da lealdade! Será que a lealdade é algo importante e que faz de nós pessoas melhores? Vamos ver um pequeno vídeo que nos mostra

Leia mais

MEU JARDIM DE TROVAS

MEU JARDIM DE TROVAS ANGÉLICA DA SILVA ARANTES MEU JARDIM DE TROVAS PRIMEIRA EDIÇÃO / 2011-1 - SINOPSE: Com intensidade tem se falado sobre o tema trova, acontece que nem todas as pessoas sabem o que é tecnicamente uma trova.

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

2ª FEIRA 11 de fevereiro

2ª FEIRA 11 de fevereiro 2ª FEIRA 11 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar sobre o amor que o Pai do Céu tem por cada um de nós, e nos faz sentir como filhos amados. Vamos ouvir uma história contada pelo próprio

Leia mais

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria Língua Portuguesa Compreensão de Textos Maria Tereza Faria Semântica dos artigos Definidos (o / a / os / as) Finalidade de individualizar, destacar, determinar objeto ou ser. O sinal já vai bater. (conhecimento

Leia mais

Hinos. Concentração. 11/ Pág. 1

Hinos. Concentração.  11/ Pág. 1 Hinos Concentração www.hinosdosantodaime.com.br 11/2013 1.0 Pág. 1 01 FIRMEZA Marcha - Padrinho Sebastião - 03 Firmeza, firmeza no amor Firmeza, firmeza aonde estou Eu estou firme com meu Jesus Eu estou

Leia mais

Pós-Modernismo (Poesia)

Pós-Modernismo (Poesia) Pós-Modernismo (Poesia) 1. (ENEM) Meu povo, meu poema Meu povo e meu poema crescem juntos Como cresce no fruto A árvore nova No povo meu poema vai nascendo Como no canavial Nasce verde o açúcar No povo

Leia mais

ano VI número 15 Dezembro de 2010 Gente é para brilhar! 7 milhões de estudantes e 240 mil inscrições de professores na Olimpíada 2010.

ano VI número 15 Dezembro de 2010 Gente é para brilhar! 7 milhões de estudantes e 240 mil inscrições de professores na Olimpíada 2010. ano VI número 15 Dezembro de 2010 Gente é para brilhar! 7 milhões de estudantes e 240 mil inscrições de professores na Olimpíada 2010. Conversando sobre poesia Marisa Lajolo Poemas, às vezes, contam histórias,

Leia mais

PORTUGUÊS. Interpretação de textos Funções da Linguagem. Prof.ª Isabel Vega

PORTUGUÊS. Interpretação de textos Funções da Linguagem. Prof.ª Isabel Vega PORTUGUÊS Interpretação de textos Funções da Linguagem Prof.ª Isabel Vega I) Comunicação pleno entendimento da mensagem Funções da Linguagem Elementos envolvidos na comunicação: Helga, amiga da Helga,

Leia mais

Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges

Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges Atividade extra Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 A linguagem nas tirinhas e nas charges Leia a tirinha para responder às próximas questões Disponível em http://lpressurp.wordpress.com/2011/02/14/lista-de-exercicios/

Leia mais

Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão

Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão 1. imóvel. Comente o uso que nela se faz do pronome demonstrativo isso. 2. Auto Retrato Falado Venho de um Cuiabá

Leia mais

Por. Raphael Hormes. Monitor: Bruna Basile

Por. Raphael Hormes. Monitor: Bruna Basile Por. Professor: Eduardo Valladares Raphael Hormes Monitor: Bruna Basile Figuras de Linguagem 02 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Canção do vento e da minha vida O vento varria as folhas, O vento varria os frutos,

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 189

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 189 Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 189 A INTERTEXTUALIDADE E SUA DIMENSÃO CONSTITUTIVA DE SENTIDO NA LEITURA/COMPREENSÃO E NA PRODUÇÃO DE TEXTOS Marta Cristiane de Figueiredo (UNIGRANRIO)

Leia mais

TENTE OUTRA VEZ (Paulo Coelho, Marcelo Motta e Raul Seixas, 1975) Você já ouviu esta canção? Procure encontrá-la e escutá-la!

TENTE OUTRA VEZ (Paulo Coelho, Marcelo Motta e Raul Seixas, 1975) Você já ouviu esta canção? Procure encontrá-la e escutá-la! UNIDADE: Vá por mim / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aconselhamento. MARCADORES Relações sociais; Comportamento; Pessoas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Compreender diferentes formas de dar conselhos ou dicas.

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== A FÁBULA é uma

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

2ª FEIRA 29 de outubro

2ª FEIRA 29 de outubro 2ª FEIRA 29 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje vamos dar atenção a um valor muito apreciado por São João Bosco. A honestidade. Vamos escutar uma fábula que se chama: A abelha e a formiga. FÁBULA Era uma

Leia mais

Acolhe os oprimidos, em sua casa, o Senhor, É seu abrigo! Só ele se faz temer, Pois a seu povo dá força e poder!

Acolhe os oprimidos, em sua casa, o Senhor, É seu abrigo! Só ele se faz temer, Pois a seu povo dá força e poder! ABERTURA 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C Acolhe os oprimidos, em sua casa, o Senhor, É seu abrigo! Só ele se faz temer, Pois a seu povo dá força e poder! 1. A nação que ele governa, é feliz com tal Senhor.

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS. A arte de ler o que não foi escrito. contextualizando

DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS. A arte de ler o que não foi escrito. contextualizando DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS Todas as classes sociais deixam as marcas de sua visão de mundo, dos seus valores e crenças, ou seja, de sua ideologia, no uso que fazem da linguagem.

Leia mais

1ª semana do Advento Reino Mineral

1ª semana do Advento Reino Mineral 1ª semana do Advento Reino Mineral Presépio: pano azul, Maria, Anjo, algumas estrelas, e o caminho de velas (contar quantos dias exatos tem do primeiro domingo do advento até o dia 24. Nem sempre darão

Leia mais

Músicas para missa TSL

Músicas para missa TSL Músicas para missa TSL Músicas antes da entrada Anjos Se acontecer um barulho perto de você é um anjo chegando para receber suas orações e levá-las à Deus. Então abra o coração e comece a louvar, sinta

Leia mais