Revolução Inglesa. Quando: século XVII; Antecedentes/causas: Atritos entre os reis (dinastia STUART) e o parlamento.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revolução Inglesa. Quando: século XVII; Antecedentes/causas: Atritos entre os reis (dinastia STUART) e o parlamento."

Transcrição

1 Revolução Inglesa

2 Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da história; Quando: século XVII; Antecedentes/causas: Atritos entre os reis (dinastia STUART) e o parlamento.

3 Etapas da Revolução ANTECEDENTES. GUERRA CIVIL ( ) REGIME REPUBLICANO ( ) RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA ( ) REVOLUÇÃO GLORIOSA ( )

4 ANTECEDENTES: A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII.

5 CONTEXTO HISTÓRICO: Várias transformações políticas e econômicas: Desenvolvimento da indústria têxtil; Aumento da esquadra naval; Ampliação do comércio; Cercamentos dos campos e criação de ovelhas êxodo rural aumento da quantidade de desempregados nas cidades. Fortalecimento da burguesia (detém o poder econômico porém não o político)

6 AMOR + HISTÓRIA

7 AMOR + HISTÓRIA

8 AMOR + HISTÓRIA Carta de amor de Henrique VIII para Ana Bolena "minha amante e amiga: Meu coração e eu nos colocamos em tuas mãos e suplicamos que nos recomendes a tuas boas graças. Que a distancia não diminua a afeição de que nos dedicas; isso aumentaria nossa dor, o que seria muito lamentável, pois a separação já causa dor suficiente, mais do que algum dia pensei ser possível. Isso me lembra um fato astronômico, qual seja, quanto mais distantes os pólos estão do sol, mais abrasadora eh a temperatura. O mesmo se da com nosso amor: a ausência nos distanciou, mas o fervor eh maior pelo menos em mim. Espero o mesmo de ti e garanto que, no meu caso, a angustia da separação eh tanta que seria intolerável se eu não guardasse firme esperança em teu afeto indissolúvel. Para que te lembres de mim e como não posso estar contigo em pessoa, mando-te o que mais se aproxima disso: meu retrato e o brasão que já conheces, aplicado em pulseiras, desejando estar eu mesmo no lugar deles, quando for do teu agrado. Pela mão de /Teu servo e amigo/h.r.

9 CONTRA O ABSOLUTISMO, PELA LIBERDADE E PELOS DIREITOS HUMANOS Característica Burguesa (Defensores do Parlamentarismo) Crítica política definiu a ideologia liberal

10 O QUE FOI A MAGNA CARTA? É um documento de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do Rei João, que o assinou, impedindo assim o exercício do Poder Absoluto. O documento garantia certas liberdades políticas inglesas e continha disposições que tornavam a Igreja livre da ingerência da monarquia, reformavam o direito e a justiça e regulavam o comportamento dos

11 Parlamentarismo Inglês 1215 RESTRIÇÃO ao poder dos reis: (questões $ e administrativas eram discutidas no Parlamento) MAGNA CARTA

12 SOCIEDADE INGLESA: APOIAVAM O REGIME ABSOLUTISTA: PARES: Aristocracia tradicional, grandes proprietários; ERAM CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA: BURGUESIA: comerciantes, banqueiros, prof. Liberais. GENTRY: Pequena e média nobreza rural, mentalidade capitalista, agricultores. Tinham ligações com a burguesia devido ao comércio. YEOMEN: granjeiros, pequenos proprietários, lavradores e arrendatários. Buscavam mudanças. CAMPONESES: desterrados graças ao cercamentos. PROLETARIADO: trabalhadores assalariados. MARGINALIZADOS E DESEMPREGADOS.

13 CAMPO RELIGIOSO: APOIAVAM O REGIME ABSOLUTISTA: CATÓLICOS; ANGLICANOS. ERAM CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA: CALVINISTAS PURITANOS (pequena Burguesia) PRESBITERIANOS (alta Burguesia)

14 Dinastia Tudor Henrique VII Henrique VIII Elizabeth I

15 O Absolutismo Inglês: Henrique VIII O reinado de Henrique VIII ( ). Consolidou a autoridade real, em especial com a Reforma Anglicana, que livrou o rei de se expor a Magna Carta de 1215 (o primeiro documento a fixar e limitar os direitos de um rei) e ao Parlamento (criado no século XIII, a principio era constituído apenas pelos Lordes posteriormente se formou a chamada câmara dos Comuns).

16 O Auge do Absolutismo Inglês: Elizabeth I O reinado de Elizabete I ( ) Responsável pelo apogeu do Estado Moderno na Inglaterra. Na medida em que consolidou o Anglicanismo; Estimulou o mercantilismo e promoveu o colonialismo. Morrendo Elizabete sem deixar herdeiros, o trono Inglês passa para os Stuart preocupados em oficializar o absolutismo por direito divino, acabar com o parlamento e se possível restabelecer o catolicismo.

17 Revolução Inglesa Elisabeth I Anglicanismo como religião oficial. Maior tolerância religiosa. Inglaterra enriquecida com a produção e exportação de lã. Morre deixando o trono ao seu primo Jaime I.

18 Dinastia Stuart Jaime I Carlos I Carlos II

19 FIM DA DINASTIA TUDOR Com a morte de Elizabeth em 1603, termina a era Tudor. Não tendo esta deixado herdeiro direto, o trono Inglês acaba caindo nas mãos do parente mais próximo, seu primo Jaime Stuart, rei da Escócia que, além de absolutista era católico..

20 Revolução Inglesa Jaime I Jaime I ( ): Perseguições a católicos e puritanos. Aumento de impostos. Estabelece o monopólio real contra os interesses da burguesia.

21 REI X PARLAMENTO O reinado de Jaime I (1603/1625) inaugurou o confronto político-social-econômico e religioso que levaria ao declínio o absolutismo Inglês. REI PARLAMENTO NOBREZA MERCANTILISMO GENTRY E BUR- GUESIA LIBERALISMO CATOLICISMO PROTESTANTISMO

22 Reinado de Carlos I A Crise se intensificou no Reinado de Carlos I (1625 a 1649). O Parlamento tentou impor ao rei a Petição de Direitos, reafirmando a Magna Carta, em contrapartida o Rei dissolveu o Parlamento (Período da Tirania) e deu curso a sua política autoritária, desafiou os princípios da Magna Carta (protocolo que impunha limites ao poder real, especialmente no campo econômico) reeditando impostos como o ship money taxa alfandegária, agora estendida às cidades do interior.

23 Revolução Inglesa CARLOS I ( ): CAUSAS DA REVOLUÇÃO. APESAR DE JURAR O BILL OF RIGHTS (PETIÇÃO DOS DIREITOS: PROIBIA A COROA DE ADOTAR MEDIDAS ECONÔMICAS SEM A PRÉVIA APROVAÇÃO DOS PARLAMENTARES), O REI NOVAMENTE AUMENTA OS IMPOSTOS. TENTATIVA DE IMPOR O ANGLICANISMO NA ESCÓCIA (REVOLTA). Carlos I

24 -RECRIOU O SHIP MONEY (COBRANÇA DE UM IMPOSTO EM DESUSO, ANTES ARRECADADO NAS CIDADES PORTUÁRIAS E ZONAS LITORÂNEAS EM CASO DE GUERRA) ESTENDENDO-O A TODO O REINO. -INVASÃO E FECHAMENTO DO PARLAMENTO. -ECLODE A REVOLUÇÃO PURITANA, UMA GUERRA CIVIL QUE DUROU 7 ANOS ( ):

25 A REVOLUÇÃO PURITANA A Guerra Civil na Escócia, obrigou o Rei a reabrir o Parlamento com o objetivo de obter o apoio financeiro burguês, entretanto os Parlamentares exigiram novamente a assinatura da Petição de Direitos, fato não aceito pelo Rei. Ao tentar fechar novamente o Parlamento, iniciou-se num confronto que acabou provocando a Revolução Puritana ( ). Os Puritanos pretendiam promover uma purificação tanto das sobrevivências do catolicismo na Igreja Anglicana, quanto do despotismo no governo. Liderado por Oliver Cromwell, o exército do Parlamento, constituído de maioria plebeia (os cabeças redondas), venceu e exército dos cavaleiros de Carlos I.

26 New Model Arm O mérito da performace do exército de Cromwell deve-se à novidade da promoção por mérito e não origem implantada no Novo Modelo de Exército. Carlos I foi preso e julgado pelo povo por traição e decapitado em praça pública.

27

28 CÂMARA DOS COMUNS: GENTRY, PESSOAS DA PEQUENA NOBREZA. CATÓLICOS E PRESBITERIANOS NA ALA MODERADA (MONARQUIA SEM AUTORITARISMO) E PURITANOS NA ALA RADICAL (FIM DA PROPRIEDADE E REFORMA AGRÁRIA) FACÇÕES DA REVOLUÇÃO: (CAVALEIROS): CARLOS I, CÂMARA DOS LORDES E DISSIDENTES DA GENTRY X VERSUS CÂMARA DOS COMUNS EXÉRCITO DE NOVO TIPO OU CABEÇAS REDONDAS: PURITANOS VENCEM E CARLOS I É DECAPITADO. É INSTAURADA A REPÚBLICA PURITANA

29 CARLOS l

30 O POTETORADO DE CROMWELL As divergências entre o Parlamento e o exército levaram Cromwell a proclamar A República inglesa, de fato este momento é melhor caracterizado como O Protetorado de Cromwell ( )

31 Revolução Inglesa A República de Cromwell ( ): Ditadura pró-burguesia puritana (calvinista); Confisco de terras da Igreja e nobreza. Extinguiu impostos arbitrários Repressão a opositores internos (Levellers niveladores e Diggers escavadores); Criação dos Atos de Navegação (1650) somente navios ingleses transportariam mercadorias inglesas ou de outros países para a Inglaterra. Em caso de venda para a Inglaterra só navios do país de origem do produto estariam autorizados a entrar na Inglaterra:

32 Revolução Inglesa A REPÚBLICA DE CROMWELL ( ): FORMAÇÃO DA COMUNIDADE BRITÂNICA (1651) INGLATERRA, IRLANDA, ESCÓCIA E PAÍS DE GALES FORAM UNIFICADOS NUMA SÓ REPÚBLICA (A COMUNIDADE BRITÂNICA SOB O COMANDO DE CROMWELL. GUERRA CONTRA OS HOLANDESES ( ) O ATO DE NAVEGAÇÃO ACARRETOU MUITOS PREJUÍZOS AOS HOLANDESES, QUE OBTINHAM GRANDE LUCRO COM O TRANSPORTE MARÍTIMO DE PRODUTOS COLONIAIS PARA A INGLATERRA.

33 -OS HOLANDESES DECLARARAM GUERRA CONTRA OS INGLESES, MAS FORAM DERROTADOS. A INGLATERRA TORNOU-SE, ENTÃO, A MAIOR POTÊNCIA NAVAL DO MUNDO. -ESTABELECIMENTO DO TÍTULO DE LORDE PROTETOR (1653) OLIVER CROMWELL ASSUMIU O TÍTULO DE LORDE PROTETOR DA COMUNIDADE BRITÂNICA. SEU CARGO TORNOU-SE VITALÍCIO E HEREDITÁRIO.

34 Realizações no governo de Cromwell 1. A Unificação britânica (Inglaterra-Irlanda- Escócia): O mapa mostra a divisão da Inglaterra em áreas dominadas pelos partidários da monarquia Stuart (de lilás) e pelos adeptos do Parlamento (de verde) durante a guerra civil, que culminou com a implantação da República puritana.

35 2. Criação dos Atos de Navegação (1651) Somente navios ingleses transportariam mercadorias inglesas ou de outros países para a Inglaterra. Em caso de venda para a Inglaterra só navios do país de origem do produto estariam autorizados a entrar na Inglaterra: Com isto a Inglaterra estabelece grande acumulação de Capital.

36 3. O cercamento dos Campos: O Cercamento é um espécie de expulsão dos camponeses que causa um Êxodo Rural, neste caso na Inglaterra, ocorreu devido a substituição da antiga produção agrícola pela criação de ovelhas, que exige menos mão de obra, para o fornecimento de matériaprima (a lã) para a indústria têxtil. Os trabalhadores expulsos do campo, iam para as cidades em busca de outros meios de sobrevivência e acabam se transformando em mendigos ou ainda em mão de obra barata e abundante para as nascentes indústrias inglesas. A Guerra contra a Holanda ( ) fato que transforma a Inglaterra na Rainha dos Mares.

37 Os Explorados contra Cromwell: Este período da história da Inglaterra... consolidou as motivações revolucionárias da Burguesia e da Gentry, desconsiderando os anseios das camadas médias e populares. Apesar de fazer um governo autoritário, Cromwell era idolatrado pelas elites burguesas. Entretanto, as massas exploradas organizaram movimentos fundamentados numa ideologia popular de revolução. Dentre os tais destacam-se: Os Levellers e os Diggers.

38 Os Diggers (Escavadores) ou True Levellers (verdadeiros Niveladores), contestavam a legitimidade da propriedade privada; pregavam a ocupação pela força das terras desocupadas e comuns e representavam o grupo dos sem-terras na Inglaterra de O MOVIMENTO DOS SEM TERRA: Os Levellers (Niveladores), formados por soldados e pelos yeomen, classe média rural; reivindicavam uma sociedade de pequenos produtores, defendiam em especial o fim dos cercamentos das terras comuns

39 Restauração Monárquica As classes dominantes, com sua proposta de revolução liberal-burguesa esmagaram duramente as propostas populares. Entretanto, Cromwell morre subitamente e seu filho Richard, em seu curto governo (1658/1660), não conseguiu manter o Protetorado. O temor da classe dominante diante das reivindicações populares resultou no encaminhamento da Restauração Monárquica. Foram trazidos para a Inglaterra os dois filhos de Carlos I que estavam exilados na França (Carlos II e Jaime II).

40 REVOLUÇÃO INGLESA Após a morte de Oliver (1658), seu filho, Ricardo Cromwell assume o poder, porém, sem a habilida de e carisma do pai, enfrenta nova guerra civil no país, que acaba com a sua derrota e recoloca os monarquistas no poder. Restauração Monárquica.

41 Revolução Inglesa A Restauração Monárquica ( ): Carlos II ( ). Anglicano, pró-católicos. -Tratado secreto com Luís XIV da França (promessa de se converter ao catolicismo).

42 - Conflito com o Parlamento: assinou a Declaração de Indulgência; - Teve inúmeras amantes e diversos filhos ilegítimos; - problema na sucessão - lei de exclusão proposta no Parlamento; - Parlamento dividido: - Partido Tory (conservador, opunham à lei) -Partido Wigh (liberais, a favor da lei) - Dissolução do Parlamento em Dez Morreu em Fev 1685

43 Carlos II de Inglaterra(1660/1685) O Retorno dos Stuart ao trono trouxe de volta as insolúveis contradições do Absolutismo Inglês. Carlos II subiu ao trono após a restauração da monarquia em Inglaterra e Escócia, Foi casado com a princesa Catarina de Bragança, filha de João IV de Portugal, porém não deixou herdeiros legítimos.

44 REVOLUÇÃO INGLESA -JAIME II ( IRMÃO DE CARLOS II) ( ). -CATÓLICO. - TENTATIVA DE RESTABELECER O ABSOLUTISMO.

45 A REVOLUÇÃO GLORIOSA No reinado de Jaime II ( ) as contradições se agravaram. A intenção do impopular monarca de valorizar o catolicismo levou-o a perder inclusive o apoio dos Tories (facção aristocrática no Parlamento) que se aliaram ao Whigs (facção burguesa no Parlamento) e através de um golpe político o depuseram na chamada Revolução Gloriosa ( ).

46 - PARLAMENTO TEMEROSO COM A RESTITUIÇÃO DO CATOLICISMO OFERECE A COROA A GUILHERME DE ORANGE (HOLANDA), CASADO COM MARIA STUART, FILHA MAIS VELHA DE JAIME II. EM TROCA, PEDIA O PARLAMENTO LIVRE E A MANUTENÇÃO DO ANGLICANISMO.

47 Revolução Inglesa A Revolução Gloriosa (1688): Revolução burguesa. 1689: Guilherme de Orange acata ao Bill of Rights (Declaração dos Direitos). Parlamento decidiria sobre impostos, garantia a propriedade privada, as liberdades individuais e divide o poder.

48 - Fim do absolutismo na Inglaterra. - Burguesia assume o poder por meio do parlamento (monarquia parlamentar). - Rei reina, mas não governa. Estabelecia-se assim, a superioridade da lei sobre a vontade do rei. -Implantação do liberalismo.

49 Revolução Inglesa CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO: - Maior tolerância religiosa. O Toleration Act concedeu liberdade religiosa aos cristãos, exceto aos católicos. - Bill of Rights: conjunto de leis que, entre outras medidas, instituiu o julgamento dos indivíduos através de um júri. Além disso, o rei perdeu a prerrogativa de suspender execuções de leis e implementar impostos sem a permissão do parlamento.

50 - FIM DO ABSOLUTISMO NA INGLATERRA: PODER DO REI PASSOU A SER LIMITADO PELO PARLAMENTO. - DESENVOLVEU-SE, ASSIM, O ESTADO LIBERAL, NO QUAL HAVIA TRÊS PODERES DISTINTOS: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO. - AVANÇO CAPITALISTA

51 O MODELO PARLAMENTARISTA Neste modelo, o Poder Executivo é fracionado em: Chefe de Estado (Rei): Que representa o País Chefe de Governo (1 Ministro): Que governa o País. Obs: O 1 Ministro é escolhido pelo Parlamento, que por sua vez, é eleito pelo povo em voto censitário (voto que depende de renda). Desta feita, esta Revolução finalmente garantiu à burguesia a sua ascensão política, passando a fazer parte do governo inglês, podendo agora estabelecer medidas a favor do desenvolvimento do capitalismo neste País.

52 Atividades a serem desenvolvidas nesta semana: Livro: Estudar páginas 73,75,76 e 77. Cadernos de Exercícios: Fazer exercícios das páginas 34 e 35

53 VERIFICAÇÃO 1.O conflito entre a monarquia e o Parlamento desaguou em uma guerra civil prolongada ( ). a. Identifique as forças envolvidas nessa guerra. Resposta: A alta nobreza, a burguesia monopolista e o alto clero anglicano e católico alinharam-se ao lado da monarquia; já a burguesia manufatureira e mercantil, a gentry e os yomen, majoritariamente protestantes, lutaram ao lado do Parlamento. b. Aponte os principais desdobramentos do conflito. Resposta: A proclamação da República e a ascensão de Oliver Cromwell ao poder. 2. Quais foram os motivos que levaram a Monarquia absolutista inglesa a se transformar em uma República em 1649? Resposta: Os reis Jaime I e Carlos I adotaram uma política Intransigente de ampliação de poder, que, somada às perse-

54 guições religiosas, levaram à Guerra Civil e à República Puritana. 3. Por que os Atos de Navegação foram importantes para a economia inglesa? Resposta: Esses Atos garantiram à Inglaterra um imenso poder militar e comercial marítimo, fortalecendo a economia e trans- Formando-a na maior potência naval da época. 4. Explique com suas palavras o que foi a Revolução Gloriosa. Resposta: Foi um movimento antiabsolutista que reuniu as duas facções facções políticas inglesas, os Whigs e os Tories, com o propósito de substituir Jaime II por um monarca submis so ao Parlamento. Assim subiu ao trono Guilherme de Orange prometendo respeitar o Parlamento e as diferenças religiosas. 5. A caricatura holandesa de 1658, intitulada o Horrível homem rabo, representa mercadores holandeses tentando cortar a cauda de Oliver Cromwell recheada de dinheiro.

55 A partir da leitura dos elementos da gravura e da sua contextualização histórica, assinale a opção que melhor expressa o sentido dessa charge. ( )Diante da débil marinha mercante inglesa, a Holanda apoderava de parte do lucro obtido pela Inglaterra com o comércio; ( ) Os atos ilícitos praticados durante o Protetorado de Cromwell tornaram o governo inglês refém de chantagistas; ( x ) Os Atos de Navegação de Cromwell prejudicaram o comércio holandês, fortalecendo a economia britânica. ( ) A pesada tributação imposta pelo governo britânico penalizava os comerciantes holandeses que dominavam o comércio inglês.

56 6. A Revolução Inglesa, de 1688, foi uma revolução: ( ) de caráter estritamente religioso; ( ) puritana e favorável a um regime republicano; ( ) conservadora, que pretendia um retrocesso político; ( ) a favor dos monopólios e outros privilégios mercantis; ( x ) liberal, burguesa e parlamentar. 7. Para o progresso do armamento marítimo e da navegação, que sob a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e ao poderio deste reino [...], nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios pertencentes à Sua Majestade, ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que [...] pertencem a súditos ingleses [...] e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses [...], nenhum estrangeiro [...] poderá exercer o ofício de mercador ou corretor num dos

57 lugares supracitados, sob pena de confisco de todos os seus bens e mercadorias [...]. (Segundo Ato de Navegação de In: Pierre Deyon. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973, p ) Por meio do Ato de Navegação de 1660, o governo inglês: ( ) estabelecia que todas as mercadorias comercializadas por qualquer país europeu fossem transportadas por navios ingleses. ( x ) monopolizava seu próprio comércio e impulsionava a indústria naval inglesa, aumentando ainda mais a presença da Inglaterra nos mares do mundo. ( ) enfrentava a poderosa França retirando-lhe a posição privilegiada de intermediária comercial em nível mundial. ( ) desenvolvia a sua marinha, incentivava a indústria, expandia o Império, abrindo novos mercados internacionais ao seu excedente agrícola.

58 8. Durante a Revolução Inglesa, no século XVII, foi formado o Exército do Novo Tipo, liderado por Oliver Cromwell, do qual participavam, além da classe mercantil, da gentry, dos pequenos proprietários camponeses e de trabalhadores urbanos, segmentos mais radi- Cais, que defendiam reformas mais profundas no Estado inglês. É correto afirmar que esses segmentos eam constituídos: ( ) pelos tories, que visavam ao fechamento do Parlamento e à instituição de um governo popular, e pelos whigs, defensores da aboli ção da propriedade privada; ( x) pelos levellers, que reivindicavam a democratização, a extensão do sufrágio e uma igualdade maior perante a lei, e pelos diggers, defensores da posse comum das terras; ( ) pelos landlords, que buscavam a implantação do sufrágio universal e a extensão do voto às mulheres, e pelos warlodists, que pregavam a luta armada do povo contra o Parlamento; ( ) pelos saint-simonistas, que defendiam o fim da monarquia e os owenistas, defensores da abolição da Câmara dos Lordes.

59 9. Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento/ Que é ilegal toda cobrança de Impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio/ Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar leis. Declaração de Direitos. Disponível em < usp.br> Acesso em 20 dez No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A pe culiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente em: ( ) redução do poder do Papa Teocracia; ( ) limitação do poder do soberano Absolutismo; ( ) Ampliação do domínio da nobreza República; ( ) Expansão da força do presidente parlamentarismo; ( ) Restrição da competência do Congresso Presidencialismo.

60 10.Em meados do século XVII, a Inglaterra mergulhou em uma guer ra civil conhecida como Revolução Inglesa de Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO está relacionada com esse contexto histórico. ( ) No ápice da Revolução, o rei Artur foi executado, e a República proclamada. Oliver Cromwell tornou-se o dirigente máximo da Inglaterra. Com o fim da guerra civil, Cromwell instituiu um governo democrático, supervisionado pelo conjunto do Parlamento, no qual os direitos humanos passaram a ser respeitados e as classes populares encontraram voz ativa. ( ) Os puritanos, grupo político que desejava recuperar os valores do cristianismo primitivo e que recusava a autoridade do rei em matéria de fé, constituíram-se nos principais adversários das ideias absolutistas. ( ) Após a morte de Elisabeth Tudor em 1603, ascendeu ao trono da Inglaterra a dinastia escocesa dos Stuart, os quais careceram da habilidade política necessária para negociar com o Parlamento inglês.

61 ( ) Uma das medidas da Revolução foi o estabelecimento do Ato de Navegação de 1651, que se tornou uma das bases da prosperidade comercial da Inglaterra. O Ato pretendeu obter para os navios ingleses o comércio de transportes da Europa e excluir do comércio com as colônias inglesas todos os rivais. ( ) A queda da monarquia inglesa abriu caminho para o surgimento de reivindicações radicais, como a dos niveladores, que defendiam a abertura do Parlamento às classes populares, ou a dos escava dores, que aspiravam a uma redistribuição de terras que contemplasse os pequenos produtores. 11. Observe a gravura em homenagem ao militar e governante inglês Oliver Cromwell ( ) Observe os detalhes da gravura e responda ao que se pede: a. Como ele está representado? O que isso pode significar?

62 Ele está representado em tamanho muito maior que as demais figuras. Indício de sua grande importância na imagem como um todo. Na mão direita empunha uma espada e na esquerda uma Bíblia, o que remete à sua opção puritanista. b. No que ele está pisando? O que isso significa? Ele está pisando em uma mulher, que tem os seios desnudos e de cuja cabeça cai uma coroa, símbolo da monarquia absolutista. A alegoria induz à vitória do líder e seguidores sobre a monarquia. c. Quem são os personagens minúsculos ao seu redor? São em sua maioria trabalhadores rurais. Da esquerda para a direita, vê-se um pastor de ovelhas; um camponês colhendo frutas; um arando a terra e outros com picareta cavam a base de um castelo e De uma igreja, grupos que se opuseram às forças do Parlamento lieradas por ele.

63 d. Qual é a mensagem transmitida pela imagem? Homenagem ao líder puritano. O puritanismo e a crença dos purita nos na retidão da causa (o fim da corrupção na Corte e na Igreja) foram decisivos nas lutas revolucionárias contra o absolutismo na Inglaterra. Ele está associado à pureza e à verdade. e. Além de seu tamanho e posição, que outros elementos indicam que a imagem é uma exaltação a Cromwell? Há três elementos: uma mulher tocando trombeta para anunciar a sua vitória; um círculo de luz e uma pomba, que simbolizam o Espírito Santo, sobre sua cabeça; e na coluna da esquerda, de baixo para cima, as palavras Magna Carta que limitava o poder real.

64 CONCLUSÃO -A revolução Inglesa abalou as estruturas do Absolutismo, derruban do as teorias que afirmavam do direito divino do rei, sendo precursora do início de governos constitucionais monárquicos ou republicanos; - Os Atos de Navegação estimularam o crescimento econômico inglês, ampliando a construção de estaleiros, além do aumento da oferta de trabalho para marinheiros, estivadores e construtores de barcos, velas e cordas. - a valorização pelo mérito norteou a ascensão profissional militar Inglesa.

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo.

Leia mais

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Competências e habilidades desenvolvidas na aula de acordo com o ENEM: - Competência de área 1 - compreender

Leia mais

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento.

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento. REVOLUÇÃO INGLESA DEFINIÇÃO Movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da história. Quando: século XVII. Antecedentes/causas:

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 11 Revoluções Inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 11 Revoluções Inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 11 Revoluções Inglesas Introdução (I) Período e fases 1640/1688 Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa Um movimento. Um processo revolucionário Superações definitivas

Leia mais

O acirramento das tensões

O acirramento das tensões Revolução Inglesa Puritana(1640-1649): responsável pela execução do Rei Carlos I e a instalação do governo republicano de Cromwell. Gloriosa(1688): completou o processo político liderado pela burguesia.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira 2014.2. A R E VO L U Ç Ã O I N G L E S A D E 1 6 4 0 H I L L, C H R I S T O P H E R. A R E V O L U Ç

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal 2º ano

Professor Eustáquio Vidigal 2º ano Professor Eustáquio Vidigal 2º ano Processo histórico das Revoluções Inglesas 1) a Revolução Puritana e a Guerra Civil, que transcorreu de 1640 a 1649; 2) a República de Oliver Cromwell, que durou de 1649

Leia mais

REVOLUÇÃO INGLESA. Profª Stéfanny Soares

REVOLUÇÃO INGLESA. Profª Stéfanny Soares REVOLUÇÃO INGLESA Profª Stéfanny Soares Revolução Inglesa do século XVII Primeira manifestação contra o absolutismo. Começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.

Leia mais

Absolutismo. Setor Aula Absolutismo. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Características. 3 Absolutismo Francês

Absolutismo. Setor Aula Absolutismo. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Características. 3 Absolutismo Francês Aula 10 Absolutismo 1 Origens Setor 1606 2 Características 3 Absolutismo Francês 4 Absolutismo Inglês Aula 10 10 Absolutismo 1.1 A O fortalecimento do rei Formação de exércitos profissionais e permanentes.

Leia mais

I. Revoluções Inglesas. Página 02 à 15.

I. Revoluções Inglesas. Página 02 à 15. I. Revoluções Inglesas Página 02 à 15. Sociedade Inglesa Coexistiam nesse território, grupos sociais distintos... Grandes proprietários rurais com títulos de nobreza e que constituíam a elite da sociedade

Leia mais

I. Revoluções Inglesas. Página 04 à 19.

I. Revoluções Inglesas. Página 04 à 19. I. Revoluções Inglesas Página 04 à 19. Sociedade Inglesa Coexistiam nesse território, grupos sociais distintos... Grandes proprietários rurais com títulos de nobreza e que constituíam a elite da sociedade

Leia mais

ABSOLUTISMO INGLÊS.

ABSOLUTISMO INGLÊS. ABSOLUTISMO INGLÊS 1. INTRODUÇÃO: Guerra dos Cem Anos (1337-1453) Guerra das Duas Rosas (1455-1485) Enfraquecimento da Nobreza. Fortalecimento da Dinastia Tudor. Rei Tudor: apoio da Burguesia + controle

Leia mais

HISTÓRIA. aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra

HISTÓRIA. aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra HISTÓRIA aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra Liberalismo econômico Princípios: Não intervenção do Estado na economia Autorregulação do mercado Livre concorrência entre as empresas

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini

Prof. Alan Carlos Ghedini Prof. Alan Carlos Ghedini ABSOLUTISMO A Coroa concentra todo o poder Pensadores do Sistema Absolutista: Thomas Hobbes: Estado Todo-Poderoso Nicolau Maquiavel: o Príncipe está acima do bem e do mal Jacques

Leia mais

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com As revoluções inglesas e o capitalismo industrial. A origem da sociedade industrial Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm

Leia mais

Absolutismo TEORIA DO DIREITO DIVINO JACQUES BOSSUET JEAN BODIN

Absolutismo TEORIA DO DIREITO DIVINO JACQUES BOSSUET JEAN BODIN Prof. Thiago Absolutismo QUANDO: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. ONDE: sobretudo na FRA, ING, POR e ESP. TEÓRICOS ABSOLUTISTAS: JEAN BODIN (A República). JACQUES BOSSUET (Política Segundo

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Livro Didático Língua Portuguesa Diálogo em gênero. Caderno de atividades Módulo 1 da pág.

Leia mais

Revolução Inglesa IDADE MODERNA

Revolução Inglesa IDADE MODERNA IDADE MODERNA Revolução Inglesa Para muitos historiadores, o Iluminismo tem forte influencia em um movimento do século XVII, a Revolução Inglesa (que, entre 1642 e 1689, divide-se em: Guerra Civil, Republica

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO = GRANDE TRANSFORMAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL GRANDE TRANSFORMAÇÃO NA SOCIEDADE, NO SISTEMA DE PRODUÇÃO, POLÍTICO E ECONÔMICO PELO GRANDE AUMENTO DA INDÚSTRIA PERÍODO SÉCULO

Leia mais

De um lado, estavam os membros das classes sociais que desejavam a manutenção da antiga ordem feudal e seus privilégios...

De um lado, estavam os membros das classes sociais que desejavam a manutenção da antiga ordem feudal e seus privilégios... A Inglaterra do século XVI e XVII foi palco para intensas lutas revolucionárias provocados pelo choque de interesses de duas classes sociais antagônicas... De um lado, estavam os membros das classes sociais

Leia mais

INGLATERRA ABSOLUTISTA P R O F E S S O R A : D A I A N N E L U Z

INGLATERRA ABSOLUTISTA P R O F E S S O R A : D A I A N N E L U Z INGLATERRA ABSOLUTISTA P R O F E S S O R A : D A I A N N E L U Z A MONARQUIA INGLESA Na Inglaterra, a MAGNA CARTA, assinada em 1215, limitava o poder real. Essa lei estabelecia que o rei devia ouvir os

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O Absolutismo ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

A Revoluções Burguesas na Inglaterra: o surgimento do Parlamentarismo

A Revoluções Burguesas na Inglaterra: o surgimento do Parlamentarismo A Revoluções Burguesas na Inglaterra: o surgimento do Parlamentarismo Parlamento Inglês -Rainha Elizabeth I (1558-1603) maior exemplo de poder absoluto na Inglaterra daquele tempo; - Maquiavélica; - Enquanto

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I APRESENTAÇÃO Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL CAPÍTULO 18 DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Grã-Bretanha: de potência marítima ao pioneirismo industrial n O status de potência econômica mundial alcançado pela Grã-Bretanha no século XIX

Leia mais

Revolução Inglesa O FIM DO ANTIGO REGIME NA INGLATERRA DO SÉCULO XVIII

Revolução Inglesa O FIM DO ANTIGO REGIME NA INGLATERRA DO SÉCULO XVIII Revolução Inglesa O FIM DO ANTIGO REGIME NA INGLATERRA DO SÉCULO XVIII Periodização Períodos são formas de dividir um processo em partes, destacando as principais características das suas partes. É como

Leia mais

BILL OF RIGHTS DECLARAÇÃO DE DIREITOS ASSINADA EM

BILL OF RIGHTS DECLARAÇÃO DE DIREITOS ASSINADA EM REVOLUÇÕES INGLESAS SÉCULO XVII BILL OF RIGHTS DECLARAÇÃO DE DIREITOS ASSINADA EM 1689, pelos reis Guilherme III e Maria de Orange, foi o ápice de muitas mudanças políticas que sacudiram a vida inglesa

Leia mais

REVOLUÇÕES INGLESAS FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉC. XVII. http://historiaonline.com.br

REVOLUÇÕES INGLESAS FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉC. XVII. http://historiaonline.com.br REVOLUÇÕES INGLESAS FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉC. XVII Elizabeth I (1558-1603). Consolidação da Reforma Anglicana. 1563: Lei dos 39 Artigos Adoção do Calvinismo como conteúdo doutrinário do Anglicanismo.

Leia mais

UD II-ASS 01 Revolução Inglesa

UD II-ASS 01 Revolução Inglesa UD II-ASS 01 Revolução Inglesa OBJETIVOS -Analisar as relações instáveis entre a monarquia inglesa e o Parlamento durante a dinastia Stuart. -Identificar as principais etapas do processo revolucionário

Leia mais

Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII

Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII... 122 A Aliança... 124 Como vimos os reis se tornaram líderes absolutos, tinham toda uma estrutura em sua volta cobrando impostos, cumprindo as leis criadas por

Leia mais

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO Conceito de ABSOLUTISMO MONÁRQUICO IDADE MÉDIA -Apesar do prestígio, o rei medieval era apenas um entre outros condes e duques, dependia dos exércitos

Leia mais

REVISÃO PARA A PROVA MENSAL 2º BIMESTRE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

REVISÃO PARA A PROVA MENSAL 2º BIMESTRE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO REVISÃO PARA A PROVA MENSAL 2º BIMESTRE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ESTUDAR NA APOSTILA DO 1º BIMESTRE: Frente 1: União Ibérica e invasões no Brasil colonial. Página 110. Frente 1: Expansão territorial e Tratados

Leia mais

A consolidação das monarquias na Europa moderna

A consolidação das monarquias na Europa moderna A consolidação das monarquias na Europa moderna 12.1 A centralização do poder Colapso do feudalismo Ascensão da burguesia e decadência da nobreza Ambas não tinham força para impor sua hegemonia Necessidade

Leia mais

C A R A CTERÍST ICAS:

C A R A CTERÍST ICAS: O ABSOLUTISMO C A R A CTERÍST ICAS: Centralização do Poder; Burocracia Administrativa; Unificação de pesos e medidas; Fim dos exércitos feudais ; Metalismo busca de moedas (ouro e prata). AS TEORIAS ABSOLUTISTAS

Leia mais

dicionario ilustrado das revoluçoes modernas.

dicionario ilustrado das revoluçoes modernas. dicionario ilustrado das revoluçoes modernas. ABSOLUTISMO Absolutismo é um regime político em que apenas uma pessoa exerce poderes absolutos, amplos poderes, onde só ele manda, geralmente um rei ou uma

Leia mais

Revolução Inglesa Movimento revolucionário inglês que derrubou as práticas do Antigo Regime

Revolução Inglesa Movimento revolucionário inglês que derrubou as práticas do Antigo Regime Revolução Inglesa Movimento revolucionário inglês que derrubou as práticas do Antigo Regime Prof: Otto BARRETO Os ingleses foram os primeiros a aprender a dominar o Leviatã, e a fazer dele seu servo em

Leia mais

Profª Adriana dos Santos Moraes

Profª Adriana dos Santos Moraes Profª Adriana dos Santos Moraes ANTIGO REGIME = ABSOLUTISMO Estrutura de transição(oriunda da desarticulação do mundo feudal); Sociedade: nobres e não nobres; Posição de indivíduos pelo nascimento e não

Leia mais

Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica.

Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica. Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica. O Absolutismo na Inglaterra a presentava uma característica peculiar:

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

História in Loco- História Geral AULA 29 REVOLUÇÕES INGLESAS

História in Loco- História Geral AULA 29 REVOLUÇÕES INGLESAS AULA 29 REVOLUÇÕES INGLESAS 1. (Upe-ssa 2 2017) A morte de Carlos I, rei da Inglaterra, em 1649, conforme demonstra a imagem abaixo, teve como principal(ais) significado(s) sociopolítico(s) a(o) organização

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Wellington Mendes e Thaísa Araújo

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Wellington Mendes e Thaísa Araújo Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Wellington Mendes e Thaísa Araújo Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Caro(a) aluno(a),

Leia mais

ERA NAPOLEÔNICA E CONGRESSO DE VIENA. Professor: Eustáquio Vidigal

ERA NAPOLEÔNICA E CONGRESSO DE VIENA. Professor: Eustáquio Vidigal ERA NAPOLEÔNICA E CONGRESSO DE VIENA Professor: Eustáquio Vidigal ERA NAPOLEÔNICA Domínio Frances na Europa Os processos revolucionários provocaram certa tensão na França, de um lado estava a burguesia

Leia mais

CADERNO 2 Módulo 7. A Revolução Francesa: Antigo Regime X Iluminismo Módulo 9. A Primeira Revolução Industrial: progresso e brutalidade

CADERNO 2 Módulo 7. A Revolução Francesa: Antigo Regime X Iluminismo Módulo 9. A Primeira Revolução Industrial: progresso e brutalidade MARIANA - HISTÓRIA - ROTEIRO E EXERCÍCIOS - 8º ANO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------------------------------

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS DA REVOLUÇÃO INGLESA (PURITANA E GLORIOSA)

QUESTÕES COMENTADAS DA REVOLUÇÃO INGLESA (PURITANA E GLORIOSA) QUESTÕES COMENTADAS DA REVOLUÇÃO INGLESA (PURITANA E GLORIOSA) 1. (FGVRJ 2013) A Reforma, a despeito de sua hostilidade à magia, estimulara o espírito de profecia. A abolição dos intermediários entre o

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA CAPÍTULO 9 CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA A centralização do poder Colapso do feudalismo. Ascensão da burguesia e declínio da nobreza (ambas sem força para impor sua hegemonia). Necessidades

Leia mais

A Revolução Inglesa. Autor: Jose Jobson de Andrade Arruda. Editora: Brasiliense.

A Revolução Inglesa. Autor: Jose Jobson de Andrade Arruda. Editora: Brasiliense. Objetivos: - ANALISAR as relações entre a Monarquia inglesa e o Parlamento durante a Dinastia Stuart. - IDENTIICAR as principais etapas do processo revolucionário inglês. - INERIR o amplo alcance das lutas

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTÓRIA Professora: ALESSANDRA PRADA Ano: 2º Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À INDUSTRIAL

DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À INDUSTRIAL RESUMÃO DE HISTÓRIA DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À INDUSTRIAL Desde o século XIII, a Inglaterra era governada por um rei chamado de João Sem Terra, que assumiu o trono do irmão, Ricardo, Coração de Leão, famoso

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 3º Ano: C31 Nº Professor: Roberto Nascimento COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

8º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL HISTÓRIA

8º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL HISTÓRIA 8º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2018 8 HISTÓRIA HISTÓRIA Professor: Coronel Orlando 1979 2017 HISTÓRIA Sem objetivos bem definidos, somente por acaso chegamos a algum lugar. 8º ANO DE ENSINO Fundamental Onde

Leia mais

IDADE MODERNA: REVOLUÇÕES INGLESAS CONTEÚDOS

IDADE MODERNA: REVOLUÇÕES INGLESAS CONTEÚDOS IDADE MODERNA: REVOLUÇÕES INGLESAS CONTEÚDOS Revolução Puritana A República e o Protetorado de Cromwell Revolução Gloriosa O Parlamentarismo Monárquico e o Bill of Rigths AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Durante

Leia mais

A REVOLUÇÃO FRANCESA

A REVOLUÇÃO FRANCESA A REVOLUÇÃO FRANCESA CAUSAS DA REVOLUÇÃO: SOCIEDADE DIVIDIDA EM 3 ESTAMENTOS (CAMADAS SOCIAIS) 1º ESTADO= CLERO (CAMADA MAIS ALTA) NÃO PAGAVA IMPOSTOS 2º ESTADO= NOBREZA (CAMADA INTERMEDIÁRIA) NÃO PAGAVA

Leia mais

HISTÓRIA. SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus REVOLUÇÕES INGLESAS DO SÉCULO XVII

HISTÓRIA. SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus REVOLUÇÕES INGLESAS DO SÉCULO XVII HISTÓRIA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus REVOLUÇÕES INGLESAS DO SÉCULO XVII 1 - A Inglaterra no Início do Século XVII 1 - A Inglaterra no Início do Século XVII - A Dinastia

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas A formação dos EUA (I) Inglaterra nos séculos XV e XVI Fortalecimento Absolutismo Implantação política mercantilista

Leia mais

AS REVOLUÇÕES INGLESAS ( ) Professor Rodrigo Dornelles

AS REVOLUÇÕES INGLESAS ( ) Professor Rodrigo Dornelles AS REVOLUÇÕES INGLESAS (1649 1688) Professor Rodrigo Dornelles Antecedentes: Absolutismo Inglês A Inglaterra unificou-se no século XII sob reinado de Henrique II. Sob o reinado de Ricardo Coração de Leão,

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

6. (Fuvest 85) Em alguns países da Europa, na segunda metade do século XVIII, surgiram monarcas que emprestaram feição nova ao velho Absolutismo.

6. (Fuvest 85) Em alguns países da Europa, na segunda metade do século XVIII, surgiram monarcas que emprestaram feição nova ao velho Absolutismo. 1. (Fuvest 95) "Após ter conseguido retirar da nobreza o poder político que ela detinha enquanto ordem, os soberanos a atraíram para a corte e lhe atribuíram funções políticas e diplomáticas". Esta frase,

Leia mais

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império França Napoleônica Revolução Francesa Diretório Napoleão - Cônsul 18 Brumário - 1799 Segunda Coligação - 1799 Conservadora Áustria, Prússia e Rússia Nascimento Campanha da Itália -1797 Ilha francesa Córsega

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof. Iair. Prof. Jorge Diacópulos

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof. Iair. Prof. Jorge Diacópulos Prof. Jorge Diacópulos Revolução burguesa. Antecedentes/causas: IDADE CONTEMPORÂNEA Maior população da Europa Ocidental (25 milhões). 80% rural. Absolutismo parasitário Luís XVI Festas, banquetes, pensões,

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017 Mausoléu nacional - 17 reis estão enterrados ali - + 3.000 túmulos de figuras britânicas: - Isaac Newton - Lawrence Olivier -

Leia mais

MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA.

MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA. MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA SÉC. XVI: OS VALOIS NO PODER Guerras de religião: católicos X protestantes; Obstáculo para a centralização; Absolutistas

Leia mais

04. REVOLUÇÃO FRANCESA

04. REVOLUÇÃO FRANCESA 04. REVOLUÇÃO FRANCESA Importância do evento Marca o início da Idade Contemporânea (1789 até a atualidade) Processo liderado pela burguesia contra o absolutismo Abriu espaço para o avanço do capitalismo

Leia mais

O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje )

O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje ) FRANÇA O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje ) Durante toda a Idade Média os países europeus de hoje, não existiam. Eles começaram a se formar no final da Idade Média

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna Preparatório EsPCEx História Geral Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna Antecedentes (I) Eventos da Baixa Idade Média Emergência burguesia Revitalização feiras e comércio Crise do Feudalismo

Leia mais

O acirramento das tensões

O acirramento das tensões Revolução Inglesa Puritana (1640-1649): responsável pela execução do Rei Carlos I e a instalação do governo republicano de Cromwell. Gloriosa (1688): completou o processo político liderado pela burguesia.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Michelle Fialho e Wellington Mendes

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Michelle Fialho e Wellington Mendes Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Michelle Fialho e Wellington Mendes História Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4

Leia mais

Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18. Profª Ms. Ariane Pereira

Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18. Profª Ms. Ariane Pereira Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18 Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

PRIMEIRO REINADO ( )

PRIMEIRO REINADO ( ) PRIMEIRO REINADO (1822 1831) 7 de setembro de 1822 Independência ou morte? O grito do Ipiranga. Pedro Américo. 1888. A proclamação da Independência. François- René Moreaux. 1844. Os desafios após a independência

Leia mais

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a

Leia mais

2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS. Páginas 17 à 28.

2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS. Páginas 17 à 28. 2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS Páginas 17 à 28. Fortalecimento da burguesia e absolutismo REI único líder Diminuição da população = falta de mão de obra nos campos e cidades; Revolta da população por melhores

Leia mais

Formação do Estado Nacional Moderno: O Antigo Regime

Formação do Estado Nacional Moderno: O Antigo Regime Formação do Estado Nacional Moderno: O Antigo Regime A formação do Absolutismo Inglês Medieval Territórios divididos em condados (shires) e administrados por sheriffs (agentes reais) submetidos ao poder

Leia mais

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA QUESTÕES ABERTAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 11/11/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova:

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de História - 1º Bimestre Nome: Ano: 8º A / B Prof. N.: / /17 Revoluções Inglesas; Antigo Regime; Iluminismo; Brasil Colonial: a sociedade mineradora.

Leia mais

Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso

Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso CNPJ: 13.911.052/0001-61 e Inscrição Municipal

Leia mais

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS Professor: Eustáquio BURGUESIA E O REI Situação a partir do século XI Revigoramento do comércio Revigoramento das cidades Surgimento de uma nova classe social Burguesia

Leia mais

Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida

Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida 1789-1799 Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida Provocada pelos gastos com a Guerra dos Sete Anos e com o apoio francês as colônias americanas lutando por independência. Um país

Leia mais

PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: 8º PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRI DISCIPLINA: História NOTA: 1- "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Predicado Verbal Leitura: págs. 91 e 92 do livro

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof.: Diego Gomes omonstrodahistoria.blogspot.com.

REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof.: Diego Gomes  omonstrodahistoria.blogspot.com. REVOLUÇÃO FRANCESA Prof.: Diego Gomes diegogomes.historia@gmail.com www.facebook.com/profdiegogomes/ omonstrodahistoria.blogspot.com.br/ Objetivos de Ensino/Aprendizagem Conhecer as condições socioeconômicas

Leia mais

A Revolução Inglesa. Monarquia britânica - (1603 1727)

A Revolução Inglesa. Monarquia britânica - (1603 1727) A Revolução Inglesa A Revolução inglesa foi um momento significativo na história do capitalismo, na medida em que, ela contribuiu para abrir definitivamente o caminho para a superação dos resquícios feudais,

Leia mais

FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉCULO XVII

FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉCULO XVII FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉCULO XVII ANTECEDENTES: No início dos anos 1600, a Inglaterra apresentava-se como um país em desenvolvimento e expansão. Nos reinados do século anterior, de Henrique VIII e

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Professor Marcelo Pitana

REVOLUÇÃO FRANCESA. Professor Marcelo Pitana REVOLUÇÃO FRANCESA Professor Marcelo Pitana REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 Queda da Bastilha) Antecedentes: - Ideais iluministas (liberais); - Abuso de poder da nobreza; - Pompa das cortes; - Déficit orçamentário;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 8ª Ensino Fundamental Professora: Letícia História Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Contexto. Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton. Concepção racionalista do mundo Leis Naturais

Contexto. Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton. Concepção racionalista do mundo Leis Naturais Revolução Científica do século XVII Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton Concepção racionalista do mundo Leis Naturais Contexto Crise do Antigo Regime Questionamento dos privilégios do Clero

Leia mais

Guerra Civil (1642-1648)

Guerra Civil (1642-1648) Prof. Thiago Revolução Inglesa Governo Despótico de Carlos I (1625-1648) Petição de Direitos (1628) Exigência do Parlamento Cobrança do ship money em cidades do interior desobediência ao Parlamento Guerra

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23 1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL Páginas 02 à 23 Trajetória humana no globo terrestre Os primeiros registros de seres humanos foram encontrados na África; Nossos ancestrais começaram a expandir suas explorações

Leia mais

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA HERMENÊUTICA

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA HERMENÊUTICA FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA HERMENÊUTICA Hermenêutica faz parte das teorias do conhecimento humano. Interpretar é uma das funções produtoras do conhecimento: pensar é interpretar. O conceito da hermenêutica

Leia mais

Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo

Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo Renascimento e Reformas 1. As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a

Leia mais

ROF.º OTTO TERRA BRASIL: 1º REINADO ( )

ROF.º OTTO TERRA BRASIL: 1º REINADO ( ) ROF.º OTTO TERRA BRASIL: 1º REINADO (1822-1831) Jean Baptiste Debret O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO BRASIL INDEPENDENTE Estados Unidos da América A Doutrina Monroe (A América para os americanos )

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO Transição... ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder

Leia mais

O ANTIGO REGIME. A vida social e política na Europa Moderna

O ANTIGO REGIME. A vida social e política na Europa Moderna O ANTIGO REGIME A vida social e política na Europa Moderna CONCEITUAÇÃO A expressão Antigo Regime foi cunhada pelos historiadores para designar o conjunto de características predominantes nas sociedades

Leia mais

JOHN LOCKE. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

JOHN LOCKE. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) JOHN LOCKE Nasceu em Bristol, Inglaterra, em 1632 e faleceu em 1704. Filho de família burguesa, com pai comerciante que lutou a favor do Parlamento na Guerra Civil; Estudo em Westminster e Oxford, escolas

Leia mais

Primeiro Reinado ( )

Primeiro Reinado ( ) Primeiro Reinado (1822-1831) PROF. CRISTIANO CAMPOS CPII - HUMAITÁ II O que a Bandeira do Império pode nos informar sobre este momento da nossa história? Ordem de Cristo - herança portuguesa O rei como

Leia mais

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França 1. O tempo do grande comércio oceânico Criação/crescimento de grandes companhias de comércio europeias: - Companhia das Índias Ocidentais (1600 Londres) - Companhia Inglesa das Índias Orientais (Londres

Leia mais

1 DEFERIDO 1 INDEFERIDO São Luís, 26 de fevereiro de Anulação da questão por haver duas opções incorretas.

1 DEFERIDO 1 INDEFERIDO São Luís, 26 de fevereiro de Anulação da questão por haver duas opções incorretas. CARGO: PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS - HISTÓRIA QUESTÃO: 14 Anulação da questão por haver duas opções incorretas. Anulada devido a erro na redação da alternativa e. A omissão de uma palavra

Leia mais