EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS ESTACAS MOLDADAS "IN LOCO" ESTACAS TIPO FRANKI INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS ESTACAS MOLDADAS "IN LOCO" ESTACAS TIPO FRANKI INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS ESTACAS MOLDADAS "IN LOCO" ESTACAS TIPO FRANKI INTRODUÇÃO A estaca tipo Franki foi introduzida como fundação há mais de 85 anos por Edgard Frankignoul na Bélgica. Ele desenvolveu a ideia de cravar um tubo no terreno pelo impacto de golpes do pilão de queda livre numa bucha (tampão) de concreto seco ou seixo rolado compactado, colocado dentro da extremidade inferior do tubo. Sua ideia teve sucesso e este método de execução espalhouse pelo mundo, mostrando eficiência e produzindo uma estaca de elevada carga de trabalho. Frankignoul constituiu uma empresa para explorar as patentes, registradas entre 1909 e Este tipo de estaca foi empregado pela primeira vez no Brasil em 1935, na Casa Publicadora Baptista no Rio de Janeiro. Em São Paulo, em 1936, foram executadas as estacas do portal de entrada do Túnel Nove de Julho. A partir de 1960, após ter expirado a licença da patente, o método Franki entrou para o domínio público. A execução de uma estaca tipo Franki para ser bem sucedida depende da observância ao método executivo, do uso de equipamentos adequados e de mão-de-obra especializada e experiente. Por esta razão o conteúdo deste parágrafo dedica-se à descrição do método de execução, dos equipamentos envolvidos na execução e da mão-de-obra especializada que opera os equipamentos e executa a estaca.

2 A EXECUÇÃO DA ESTACA O MÉTODO FRANKI A estaca tipo Franki, como é chamada entre nós, é uma estaca de concreto armado moldada no solo, que usa um tubo de revestimento cravado dinamicamente com ponta fechada por meio de bucha e recuperado ao ser concretada a estaca. A execução da estaca é iniciada pelo posicionamento do tubo de revestimento e formação da bucha. Após apoiar o tubo sobre o terreno, lança-se certa quantidade de brita e areia no seu interior para ser compactada pelo impacto de golpes do pilão e expandir lateralmente aderindo fortemente ao tubo. A seguir o tubo é cravado no terreno pelo impacto de repetidos golpes do pilão na bucha. A profundidade final de cravação é definida, pela verificação da nega do tubo nos últimos metros de cravação. Terminada a cravação, o tubo é preso à torre do bate-estaca por meio de cabos de aço, para expulsar a bucha e iniciar a execução da base alargada. O alargamento da base é obtido apiloando-se fortemente pequenas e sucessivas quantidades de concreto quase seco (slump zero). Terminada a base alargada, coloca-se a armação, ajustando-a para incorporála na base e ao mesmo tempo instalar o cabo de controle da armação numa de suas barras. A seguir inicia-se a concretagem do fuste lançando-se sucessivas camadas de pequena altura de concreto e recuperando o tubo com apiloamento das camadas. Durante a concretagem do fuste controla-se a altura de concreto dentro do tubo pela marca do cabo do pilão e a integridade da armação e do fuste pelo cabo de controle da armação. A concretagem do fuste é terminada cerca de 30 cm acima da cota de arrasamento.

3 Tabela - Volume de base e energia mínimas EQUIPAMENTOS DE EXECUÇÃO DE ESTACAS O bate-estaca típico está ilustrado na figura a seguir. Os elementos principais de um bate-estaca são a torre, o motor, o guincho e o mecanismo de movimentação. O potencial de execução de um bate-estaca é definido pelas características desses elementos (altura da torre, potência de motor, capacidade de guinchos e agilidade do mecanismo de movimentação). Os bate-estacas disponíveis no mercado brasileiro podem ser classificados em 3 tipos básicos indicados na tabela a seguir. Tabela - Tipos de bate-estacas

4 Os tubos e pilões devem apresentar as características da tabela abaixo. Tabela Tubos e pilões Os pesos dos pilões indicados na tabela acima são os mínimos, mas recomenda-se o uso de pilões mais pesados para aumentar a eficiência na execução da estaca, principalmente na cravaçào do tubo. Além desses equipamentos, a execução de estacas com tubo aberto requer o emprego de ferramentas especiais que são a piteira (vasilha coletora), trépano e capacete de bater. O bate-estaca pode estar equipado com uma perfuratriz acoplada na torre destinada à execução de pré-furo. O pré-furo também pode ser executado com perfuratriz independente, instalada sobre o caminhão.

5 Figura - Bate-estaca típico

6 O EMPREGO DA ESTACA TIPO FRANKI MATERIAIS O concreto usado na execução da estaca tipo Franki é de baixo fator águacimento, resultando num concreto de slump zero, que permitirá o apiloamento previsto no método executivo. O concreto usado na base é praticamente seco, permitindo o forte apiloamento exigido para alargamento da base. Em resumo, o concreto utilizado na execução das estacas tem as características indicadas na tabela a seguir. Tabela - Traço do concreto da estaca O concreto com estas características deve atingir Fc MPa. O controle tecnológico do concreto durante a execução das estacas deve prever a retirada regular de corpos-de-prova, para serem ensaiados a 3, 7 e 28 dias. O controle deve ser iniciado ao se executar as primeiras estacas, e continuar para cada grupo de 15 ou 20 estacas executadas. A armação da estaca, constituída por barras longitudinais e estribos, deve ter dimensões compatíveis com o diâmetro do tubo e do pilão. O aço da armação pode ser CA 25 ou CA 50A. Quando for feita com aço CA 50A, o fundo da armação será de aço CA 25. A armação típica está detalhada na figura a seguir.

7 Figura Detalhe da armação

8 DADOS PARA PROJETO As principais características das estacas tipo Franki executadas por empresas que atuam no mercado brasileiro estão indicadas na tabela a seguir. As cargas admissíveis indicadas na abaixo são as cargas usuais adotadas em projetos de rotina. A adoção destas cargas depende da análise dos elementos de projeto. As cargas da tabela seguinte podem ser diminuídas ou aumentadas em condições especiais de projeto. Poderão ser diminuídas para considerar dificuldades executivas na obtenção de comprimento mínimo, associadas a risco de ocorrência de levantamento. A redução pode alcançar cerca de 15% da carga admissível usual. Poderão ser aumentadas quando as condições de subsolo forem favoráveis, permitindo prever estacas compridas executadas através de solo com atrito lateral elevado e apoio em solo competente. O aumento pode alcançar cerca de 20% da carga admissível usual, devendo ser baseado em estudo criterioso de capacidade de carga e nas condições executivas das estacas. As estacas projetadas nestas condições deverão ser submetidas à prova de carga para confirmar os parâmetros de projeto. Tabela - Dados básicos para projeto

9 Onde: ɸ - diâmetro da estaca d - espaçamento mínimo entre eixos de estacas L - profundidade máxima recomendável AC - armação de compressão, número e bitola de barras AT - armação de tração, número e bitola de barras QC - carga admissível de compressão QT - carga admissível de tração CONDIÇÕES PARA EMPREGO Desde sua introdução, a estaca tipo Franki tem mostrado capacidade para desenvolver elevada carga de trabalho associada a recalques pequenos. Para tanto, é necessário que a viabilidade de seu emprego seja avaliada, problemas executivos sejam previstos e providências para contorná-los sejam tomadas. O processo de avaliação do emprego de uma estaca tipo Franki baseia-se nos seguintes elementos: dados de projeto que informem sobre topografia do terreno, tipo e porte da construção e escavações. sondagens de reconhecimento de subsolo. visita ao local para conhecimento de condições de acesso e estado das construções vizinhas. A análise desses elementos vai orientar na escolha do tipo de bate-estaca, na sua adequação às condições do local, nos recursos executivos (ferramentas e acessórios), que devem estar disponíveis para execução da estaca. Definido o tipo de equipamento e os recursos executivos necessários, pode-se escolher os diâmetros de estaca a executar e cargas admissíveis a adotar, assim como estimar os comprimentos de estaca e definir o método executivo a utilizar. Os elementos disponíveis devem permitir também a previsão de problemas executivos que devam ser levados em consideração para adotar providências de projeto que ajudem a contorná-los.

10 Estes problemas executivos irão requerer a atenção redobrada do engenheiro especialista ou do engenheiro supervisor de execução das estacas A execução de estacas tipo Franki, quando bem aplicada, guardando observância ao método e seus recursos, praticamente não sofre restrições de emprego diante das caraterísticas do subsolo, salvo casos particulares como aqueles constituídos por espessas camadas de solo muito mole. É importante salientar algumas características que fazem parte do método de execução, e que a diferenciam de outros tipos de estaca, contribuindo para a elevada carga de trabalho da estaca. Estas características podem ser assim resumidas: a cravação com ponta fechada isola o tubo de revestimento da água do subsolo, o que não acontece com outros tipos de estaca executados com ponta aberta. a base alargada dá maior resistência de ponta que todos os outros tipos de estacas. o apiloamento da base compacta solos arenosos e aumenta seu diâmetro em todas as direções aumentando a resistência de ponta da estaca. Nos solos argilosos o apiloamento da base expele a água da argila, que é absorvida pelo concreto seco da mesma, consolidando e reforçando seu entorno. o apiloamento do concreto contra o solo para formar o fuste da estaca compacta o solo e aumenta o atrito lateral. o comprimento da estaca pode ser facilmente ajustado durante a cravação.

11 ESTACAS ESCAVADAS SEM LAMA INTRODUÇÃO As estacas escavadas sem lama bentonítica caracterizam-se por serem moldadas no local após a escavação do solo, que pode ser efetuada através de sondas específicas para a retirada da terra, de perfuratrizes rotativas ou ainda com trados mecânicos ou manuais, porém estes últimos com possibilidade de atingir pequenas profundidades. As estacas assim executadas são definidas como estacas tipo Strauss, com tubo de revestimento recuperável, estacas escavadas mecanicamente com trado helicoidal e estacas tipo broca, respectivamente. As estacas moldadas no local tipo Strauss foram imaginadas, inicialmente, como alternativa às estacas pré-moldadas cravadas por percussão pelo desconforto causado pelo processo de cravação, quer quanto à vibração ou quanto ao ruído. Largamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos, desde o principio deste século, entre nós sua utilização acentuou-se durante e após a 2ª Grande Guerra. O processo, bastante simples, consiste na retirada de terra com sonda ou piteira e a simultânea introdução de tubos metálicos rosqueáveis entre si, até atingir a profundidade desejada e a posterior concretagem com apiloamento e retirada da tubulação. A retirada da tubulação é feita com guincho manual nas estacas de diâmetros menores e curtas e com guincho mecânico nas estacas de diâmetros maiores e longas. Deve-se ressaltar a importância do processo de retirada dos tubos na integridade destas estacas. São usualmente executadas embutindo-se a ponta em solos com coesão. Pelas suas características, podem ser executadas praticamente junto às divisas. A foto 1 ilustra um equipamento em operação com os tubos de revestimento.

12 Foto 1 As estacas escavadas mecanicamente com trado helicoidal, de utilização mais recente, são executadas através de torres metálicas, apoiadas em chassis metálicos ou acopladas a caminhões. Em ambos os casos são empregados guinchos, conjunto de tração e haste de perfuração, podendo esta ser helicoidal em toda sua extensão ou constituída de trados com comprimento entre 2 e 6 m em sua extremidade, procedendo-se ao avanço através de prolongamento telescópico. Existe disponibilidade de equipamento para

13 perfurar até 40 m. O processo consiste na perfuração até a cota desejada e o posterior lançamento do concreto a partir da boca da estaca com funil de concretagem. Seu emprego é restrito a perfurações acima do nível do lençol freático. As fotos 2 e 3 ilustram os 2 tipos de equipamento mencionados. Foto 2

14 Foto 3 As estacas tipo broca são usualmente escavadas manualmente com trado concha e sempre acima do nível do lençol freático. A perfuração manual restringe a utilização destas estacas a pequenas cargas pela pouca profundidade que se consegue alcançar (da ordem de 6 a 8 m) e também pela não garantia de verticalidade do furo.

15 Outro tipo de estaca escavada que pode ser incluída neste capítulo são as chamadas estacas apiloadas, também conhecidas como soquetão ou estaca pilão, nas quais se utiliza equipamento do tipo Strauss sem revestimento. Sua execução consiste na simples queda de um soquete, com peso de 300 a 600 kg, abrindo um furo de 0,20 a 0,50 m que posteriormente é preenchido com concreto. Sua execução é possível em terrenos de alta porosidade e baixa resistência e acima do nível do lençol freático. A NBR 6122 não fixa o espaçamento entre as estacas moldadas no local, embora a prática corrente indique três vezes o diâmetro. PERFURAÇÃO Uma vez instalado o equipamento e a piteira ou o soquete, posicionados em cima do piquete de locação, iniciam-se os trabalhos, soltando a piteira ou o soquete que irá formar um pré-furo no terreno. Em seguida, coloca-se o primeiro tubo com extremidade inferior dentada, chamada de "coroa", tendo já no seu interior a sonda mecânica. A seguir, o operador vai manobrando a sonda para cima e para baixo, cortando o terreno com auxílio de água lançada manualmente, dentro e fora da tubulação, e a seguir retirando a sonda e descarregando o material escavado pelas janelas longitudinais. Tendo a sonda avançado no solo aproximadamente o comprimento de um segmento de tubo, inicia-se a manobra conjunta da sonda com o tubo. Esta operação consiste no posicionamento de uma haste de aço pela janela da sonda e por furos de uma luva rosqueada no topo do tubo, com a movimentação do conjunto, para cima e para baixo, até que o primeiro tubo seja introduzido no solo. Em seguida, é rosqueado outro tubo, repetindo-se a operação até que o segundo tubo seja introduzido no solo. Sucessivamente repete-se a operação até se atingir a profundidade desejada, estando o furo completamente revestido. Durante a manobra conjunta, o operador corrige a verticalidade dos tubos e, ao mesmo tempo, coleta amostras do solo escavado para comparação com a sondagem próxima e definição do comprimento final da estaca.

16 CONCRETAGEM DA ESTACA Concluída a perfuração, é lançada água no interior da tubulação para limpeza dos tubos. A água e a lama são totalmente removidas pela sonda. O soquete é lavado e posicionado acima do tubo. A seguir, o concreto, previamente preparado, é lançado através do funil no interior dos tubos em quantidade suficiente para se ter uma coluna de aproximadamente 1 m em seu interior. Sem sacar a tubulação, apiloa-se o concreto com o soquete, formando uma espécie de bulbo, pela expulsão do concreto. Para execução do fuste, o concreto é lançado dentro do tubo e, à medida que é apiloado, o tubo vai sendo retirado com o uso do guincho. Recomenda-se sacar lentamente o tubo, e acompanhar a subida por marcas no cabo de aço. Para garantia de continuidade do fuste, deve ser mantida dentro da tubulação, durante o apiloamento, uma coluna de concreto de 6 metros de altura, suficiente para ocupar todo o espaço perfurado e eventuais vazios de perfuração. Dessa forma, o soquete não tem possibilidade de entrar em contato com o solo da parede da perfuração e provocar solapamento e mistura de solo ao concreto. A concretagem prossegue até um diâmetro acima da cota de arrasamento da estaca, sendo este excesso cortado para o preparo da cabeça da estaca. A última operação será a colocação dos ferros de espera para amarração aos blocos ou baldrames, que são simplesmente introduzidos no concreto fresco, deixando-os acima da cota de arrasamento o comprimento indicado em projeto. Este comprimento é usualmente a altura do bloco de coroamento menos 10 cm. Estes ferros são apenas para amarração da estaca ao bloco ou baldrame, sem constituírem armação efetiva. Quando houver necessidade de armação devido a esforços de tração ou não axiais, o procedimento é descrito a seguir. É importante o preparo da cabeça das estacas que deve seguir as instruções abaixo.

17 ESTACAS ARMADAS O projeto da armadura deverá obedecer a critérios geométricos e construtivos, de forma a viabilizar a estaca. Por esta razão não se arma estaca com uso de tubo de revestimento de diâmetro interno inferior a 25 cm. Após a formação do "bulbo", a armação de projeto é instalada e a concretagem prossegue como nas estacas não armadas, movimentando-se o soquete de diâmetro menor que o da armação pelo seu interior. Usa-se, também, vibrar o concreto por golpes sucessivos do soquete no topo do tubo e completar o nível do concreto. Recomenda-se sacar lentamente o tubo e acompanhar a subida por marcas na armação instalada. CONCRETO O concreto utilizado nas estacas comuns (não armadas) deve ter consumo mínimo de cimento de 300 kg/m³, consistência plástica (abatimento mínimo = 8 cm) e fck = 15 MPa (150 kgf/cm²). O concreto utilizado nas estacas armadas deve ter consistência francamente plástica (abatimento mínimo = 12 cm) e fck = 15 MPa (150 kgf/cm²). O traço deverá eliminar a pedra 2, caso necessário executivamente. Neste ponto cabe fazer observações importantes, que são as principais desvantagens deste tipo de estaca.

18 quando a vazão de água for tal que impeça o esgotamento da água no furo, com a sonda, a solução em Strauss não é recomendável; em argilas muito moles saturadas e em areias submersas, o risco de seccionamento do fuste pela entrada de solo é muito grande, razão pela qual, nestes casos, esta solução não é indicada. o controle rigoroso da concretagem da estaca é indispensável para que não ocorram falhas. A maior parte das ocorrências de danos nestas estacas se deve a deficiências de concretagem durante a retirada dos tubos. CRITÉRIOS BÁSICOS DE PROJETO Enquanto na região Sudeste do Brasil, notadamente em São Paulo, é prática corrente definir o diâmetro da estaca pelo seu diâmetro acabado, ou seja, assumindo-se que a estaca tenha seu diâmetro aumentado pelo apiloamento do concreto, tal fato não ocorre em outras regiões do país, como, por exemplo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, onde o diâmetro das estacas é definido pelo diâmetro dos tubos, da mesma forma que em estacas tipo Franki. Por outro lado, quando se observam as cargas usuais de trabalho das estacas, vêse que há uma convergência. A estaca de diâmetro 32 cm, em São Paulo, é executada com tubos de diâmetro interno de 25 cm e utilizada para até 30 t. A estaca de 32 cm, em Brasília, é executada com tubos de diâmetro externo de 32 cm e utilizada para até 40 t, o que corresponde a estaca de 38 cm em São Paulo executada com tubo de diâmetro externo de 32 cm, para a mesma carga de trabalho de 40 t. Foge ao escopo deste trabalho uniformizar um padrão, porém é importante mostrar as diferenças regionais. São apresentadas, a seguir, duas tabelas extraídas de catálogos de empresas executoras destes serviços que se referem ao padrão paulista e, ao final, apresenta-se uma tabela que procura abranger as diversas regiões do país, apenas como sugestão e para que se tenha uma referência única.

19

20 Quando as estacas estão submetidas a esforços não axiais e de tração, devem ser armadas para absorver tais esforços. Para garantia de uma boa concretagem, projeta-se armação longitudinal, de tal forma que a distância entre barras não seja inferior a 10 cm e os estribos sejam helicoidais, sem gancho, com passo entre 20 e 30 cm. O quadro abaixo mostra exemplos de armaduras usualmente empregadas. Julga-se adequado usar como referência o diâmetro nominal externo do tubo de revestimento que é perfeitamente definido, ao contrário dos diâmetros acabados das tabelas anteriores, que dependem de fatores não controláveis e não repetitivos. Assim, a tabela abaixo procura uniformizar as especificações, para que se tenha referência única, como tentativa de padronizar a utilização destas estacas. Finalizando, reitera-se que as cargas aqui indicadas são as usualmente utilizadas. A carga de trabalho deverá ser fixada após a análise do perfil geotécnico. A NBR 6122 fixa como carga máxima admissível estrutural aquela obtida com o diâmetro externo do tubo de revestimento, f = 15 MPa e coeficiente de minoração de 1,8. Recomenda ainda que seu diâmetro seja limitado a 50 cm. Os diâmetros usuais são os de 25 e 32 cm. O dimensionamento estrutural da estaca para carga de compressão na ruptura, admitindo-se que não haja flambagem e considerando-se que, mesmo estacas

21 isoladas, são travadas nas duas direções por vigas que absorvem os momentos decorrentes de excentricidades, é dado por: Nd = 0,85 Ac fcd + A's fyk, sendo fcd = fck/1,8 1,8 coeficiente de minoração (da NBR 6122) Nd = 1,4 N fyd = fyk/1,15 A s = 0, não há armação efetiva (estacas usualmente não armadas). A expressão acima pode ser reescrita: N = 0,34 Ac f Admitindo-se que o diâmetro para cálculo seja o diâmetro externo do revestimento, citado anteriormente, têm-se os valores de carga admissível estrutural indicado na tabela. Quanto ao coeficiente de minoração de 1,8, indicado na NBR 6122 para estacas tipo Strauss, sugere-se que possa ser reduzido para 1,6, visto que a concretagem se dá com o furo revestido, diferentemente do que ocorre com as estacas não revestidas (trado helicoidal, apiloadas e brocas) em que há maior risco de contaminação do concreto e observam o mesmo coeficiente de minoração. Por outro lado, 1,6 era o coeficiente de minoração indicado para estacas tipo Strauss na norma anterior. ESTACAS ESCAVADAS MECANICAMENTE COM TRADO HELICOIDAL Este equipamento pode vir acoplado a caminhões ou montado sobre chassi metálico, o que lhe confere grande versatilidade, podendo executar desde estacas de pequenas profundidades com equipamento de torre de 6 m até grandes profundidades, com equipamento de torre de 30 m.

22 MÉTODO EXECUTIVO Uma vez instalado e nivelado o equipamento, posiciona-se a ponta do trado sobre o piquete de locação e inicia-se a perfuração. Quando a haste é totalmente helicoidal, a perfuração prossegue até a cota projetada e procedese â retirada da haste sem girar. Aproximadamente a cada 2 m, a haste é girada no sentido contrário ao da perfuração e, com o auxilio de uma pá, o solo é removido entre as lâminas. Quando somente um trecho da haste é helicoidal, a operação de retirada da haste é repetida algumas vezes antes de se atingir a cota final prevista em projeto. Atingida a cota prevista em projeto e confirmadas as características do solo em comparação com a sondagem mais próxima, pode-se iniciar a concretagem da estaca. Antes do lançamento do concreto, o fundo da perfuração é apiloado com soquete de concreto fabricado na própria obra. Após o apiloamento, o concreto é lançado através de funil, com comprimento igual a 5 vezes o seu diâmetro interno, até um diâmetro acima da cota de arrasamento. Este excesso de concreto é executado em todas as estacas moldadas in loco. Concluída a concretagem, pode-se utilizar vibrador de imersão nos 2 metros superiores. Finalizando, posiciona-se a armadura de ligação, que é simplesmente introduzida no concreto fresco, ficando 50 cm acima da cota de arrasamento. Esta armadura não tem função estrutural. No caso de estacas armadas, após o apiloamento do fundo, a armação é posicionada no furo antes do lançamento do concreto. O concreto utilizado deve ter consumo mínimo de cimento de 300 kg/m³, consistência plástica (abatimento mínimo = 8 cm) e fck = 15 MPa. Em estacas armadas integralmente o abatimento mínimo é de 12 cm e deve, eventualmente, eliminar a pedra 2.

23 CRITÉRIOS DE PROJETO A NBR 6122 fixa como carga admissível estrutural aquela obtida com o diâmetro da perfuração, fck = 15 MPa e coeficiente de minoração de 1,8. A carga de trabalho, porém, deverá ser fixada após análise do perfil geotécnico. Usualmente os diâmetros e cargas de trabalho utilizados são os indicados na tabela abaixo. A carga admissível estrutural é calculada da mesma forma que a estaca tipo Strauss, substituindo-se o diâmetro externo do revestimento pelo diâmetro da perfuração. ESTACAS TIPO BROCA APILOADAS Os dois tipos de fundação recebem o mesmo tratamento na NBR Utilizados apenas para pequenas cargas, pelas limitações que os processos envolvem, têm aplicação bastante reduzida. A perfuração pode ficar abaixo do nível d água, desde que o furo possa ser esgotado antes do lançamento do concreto. Não se recomenda este processo pela dificuldade de se obter bombas de pequeno diâmetro para lama com vazão suficiente para esgotar, rapidamente, o furo e, caso seja alta a vazão de água, o concreto lançado se deteriora, e a

24 lama formada permanece no fundo do furo prejudicando, inequivocamente, a qualidade da estaca e sua capacidade de carga. Os diâmetros variam entre 0,20 e 0,50 m, no caso das estacas tipo broca dados pelo diâmetro do trado concha utilizado e, nas apiloadas, pelo diâmetro do soquete utilizado. Usualmente em estacas tipo broca não se utilizam cargas superiores a 10/12 tf e, em apiloadas, não existe uma padronização. Albiero apresenta resultados de provas de carga em estacas apiloadas em Bauru, SP onde, por exemplo, uma estaca de diâmetro 35 cm apresentou capacidade de carga de 85,5 tf. O concreto e a concretagem destas estacas seguem as mesmas especificações das estacas tipo Strauss e escavadas com trado espiral citadas anteriormente, embora nas estacas apiloadas ora se lance o concreto plástico até preencher a perfuração, ora se lance o concreto em camadas com apiloamento. Julga-se mais apropriado sem apiloamento, porque elimina a possibilidade do contato do soquete com a parede da escavação e a consequente contaminação do concreto. BIBLIOGRAFIA CAPUTO, H. P. Mecânica dos Solos e suas Aplicações. Vol. 1, 2, 3. Editora LTC, Rio de Janeiro, 4ª/6ª ed. 2012/2013/2014. HACHICH, W ; FALCONI, F F ; SAES, J L. Fundações - Teoria e Prática, 2 a Edição, Editora PINI, São Paulo, VELLOSO, D.; LOPES, F.R. Fundações: Fundações Profundas. Volumes 2, Editora Oficina Texto/COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro, 2004.

01 PATRICIA HISTÓRICO/INTRODUÇÃO

01 PATRICIA HISTÓRICO/INTRODUÇÃO Islide 01 - HISTÓRICO 01 PATRICIA HISTÓRICO/INTRODUÇÃO A estaca tipo Franki foi introduzida como fundação por Edgard Frankignoul na Bélgica há mais de 85 anos. Ele desenvolveu a idéia de cravar um tubo

Leia mais

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS Construção Civil 7 semestre Prof. Me. Jorge S. Lyra 2017 Fundações Introdução Fundações Diretas NBR 6122/10 Esta Norma fixa o procedimento, projeto e execução

Leia mais

Departamento de Construção Civil. Fundações indiretas profundas. 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco

Departamento de Construção Civil. Fundações indiretas profundas. 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco FUNDAÇÕES INDIRETAS MOLDADAS IN LOCO (PARTE 1) Fundações indiretas profundas 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco Broca Trado mecânico Strauss Franki Hélice contínua Escavada ou estacão Barrete Estacas

Leia mais

Fundações Indiretas. Tipos de Fundações. Fundações Indiretas. Tipos de fundações

Fundações Indiretas. Tipos de Fundações. Fundações Indiretas. Tipos de fundações Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Tipos de fundações Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail.com Tipos de

Leia mais

ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO

ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO RESUMO Neste breve artigo abordaremos a metodologia executiva das estacas escavadas sem fluido de estabilização ou lama bentonitica. Esse tipo de fundação também é conhecido

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação?

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação? DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - Tecnologia da Construção de Edifícios I FUNDAÇÕES Profs. Luiz Sergio Franco, Fernando Henrique Sabbatini, Mercia M. B. Barros e Vitor Levi C. Aly

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA UNISUAM ETUS

ESCOLA TÉCNICA UNISUAM ETUS ESCOLA TÉCNICA UNISUAM ETUS AULA 9 DATA: 16/08/13 DISCIPLINA: SOLOS E FUNDAÇÕES PROFESSOR: MARLON FIGUEIREDO 1-1. TIPOS DE FUNDAÇÕES Fundações Superficiais (Rasas ou Diretas ) Fundações Profundas 1.1 FUNDAÇÕES

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Fundações Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Função dos elementos estruturais

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESTACAS TIPO FRANKI Grupo de Serviço OBRAS D ARTE ESPECIAIS Código DERBA-ES-OAE-09/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a utilização de

Leia mais

ExEcução de fundações

ExEcução de fundações ExEcução de fundações ProfEssor Yuri construção civil i EngEnharia civil 2017/I 5. Execução de fundação 5.1 Fundações São os elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura.

Leia mais

EDIFICAÇÕES. Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES

EDIFICAÇÕES. Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES Professora Carolina Barros EDIFICAÇÕES Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES 1. INTRODUÇÃO Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura. Devem

Leia mais

ESTACAS SINAPI LOTE 1 HÉLICE CONTÍNUA, PRÉ-MOLDADA E ESCAVADA SEM FLUIDO SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ESTACAS SINAPI LOTE 1 HÉLICE CONTÍNUA, PRÉ-MOLDADA E ESCAVADA SEM FLUIDO SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA, PRÉ-MOLDADA E ESCAVADA SEM FLUIDO LOTE 1 Versão: 003 Vigência:

Leia mais

TUBULÃO A CEU ABERTO TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

TUBULÃO A CEU ABERTO TUBULÃO A AR COMPRIMIDO TUBULÃO A CEU ABERTO TUBULÃO A AR COMPRIMIDO DISCIPLINA: FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA DOCENTE: DIEGO ARAUJO DE BRITO VITÓRIA DA CONQUISTA BA, NOVEMBRO/2017 Elemento de FUNDAÇÃO PROFUNDA, escavado no terreno

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção 1

Grupo de Materiais de Construção 1 Grupo de Materiais de Construção 1 Grupo de Materiais de Construção 2 Fundações: O que são? São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente de solo

Leia mais

MICROESTACAS INJETADAS E ESTACAS TIPO FRANKI

MICROESTACAS INJETADAS E ESTACAS TIPO FRANKI MICROESTACAS INJETADAS E ESTACAS TIPO FRANKI Componentes: Admilton Souza Santos Brenda Porto Elizangela Lima Mello Rafael Pedro de Sousa Silva Uaran Domingues Gusmão Valdemar Alves da Silva Júnior Vanessa

Leia mais

Execução de Estacas Escavadas de Grande Diâmetro

Execução de Estacas Escavadas de Grande Diâmetro Execução de Estacas Escavadas de Grande Diâmetro Araquari Campo Experimental SEFE 8 Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia Autor: Marcio Antonio Costanzi INTRODUÇÃO Estacas Escavadas

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ECV 5356 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO - FÔRMAS escolher 1 pavimento inteiro, incluindo montagem de fôrmas de pilares, vigas,

Leia mais

Departamento de Construção Civil. Fundações indiretas profundas. 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco

Departamento de Construção Civil. Fundações indiretas profundas. 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco FUNDAÇÕES INDIRETAS MOLDADAS IN LOCO (PARTE 2) Fundações indiretas profundas 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco Broca Trado mecânico Strauss Franki Hélice contínua monitorada Escavada ou estacão Barrete

Leia mais

CADERNOS TÉCNICOS ESTACA RAIZ LOTE 1

CADERNOS TÉCNICOS ESTACA RAIZ LOTE 1 CADERNOS TÉCNICOS ESTACA RAIZ LOTE 1 GRUPO ESTACA RAIZ - LOTE 01 A CAIXA apresenta o Grupo Estaca Raiz em 24 composições, que serão incorporadas ao Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da

Leia mais

ESTACAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO ARMADO, TRABALHANDO A COMPRESSÃO, COMO REAÇÃO PARA PROVA DE CARGA ESTÁTICA

ESTACAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO ARMADO, TRABALHANDO A COMPRESSÃO, COMO REAÇÃO PARA PROVA DE CARGA ESTÁTICA ESTACAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO ARMADO, TRABALHANDO A COMPRESSÃO, COMO REAÇÃO PARA PROVA DE CARGA ESTÁTICA RESUMO: Wanderley Perez Jr Zaclis Falconi e Eng. Assoc. Ltda. Frederico Falconi Zaclis Falconi

Leia mais

Investigações Geotécnicas!" " #$"""

Investigações Geotécnicas!  #$ Investigações Geotécnicas!" " #$""" Investigações Geotécnicas Investigação geotécnica de campo: levantamento de superfície, sondagens, ensaios; coleta de amostras. Investigação geotécnica de Laboratório

Leia mais

ESTACA ESCAVADA, BARRETE E RAIZ (EM SOLO E ROCHA): CONCEITOS BÁSICOS, EXECUÇÃO

ESTACA ESCAVADA, BARRETE E RAIZ (EM SOLO E ROCHA): CONCEITOS BÁSICOS, EXECUÇÃO ESTACA ESCAVADA, BARRETE E RAIZ (EM SOLO E ROCHA): CONCEITOS BÁSICOS, EXECUÇÃO E ESTUDO DE CASOS Eng. Celso Nogueira Corrêa INTRODUÇÃO O que é fundação? São elementos estruturais cuja função é transmitir

Leia mais

E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS

E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS A cravação das estacas geralmente é efetuada à percussão através de equipamentos denominados bate-estacas, os quais podem movimentar-se sobre rolos metálicos

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA, PROVAS DE CARGA ESTÁTICA e ENSAIOS DINÂMICOS. Eng. Marcio Abreu de Freitas GEOFIX FUNDAÇÕES

ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA, PROVAS DE CARGA ESTÁTICA e ENSAIOS DINÂMICOS. Eng. Marcio Abreu de Freitas GEOFIX FUNDAÇÕES 1 ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA, PROVAS DE CARGA ESTÁTICA e ENSAIOS DINÂMICOS Eng. Marcio Abreu de Freitas GEOFIX FUNDAÇÕES 2 ÍNDICE: 1) Estacas Hélice Continua 2) Provas de Carga Estática 3) Ensaios Dinâmicos

Leia mais

Descrição e Metodologia Executiva

Descrição e Metodologia Executiva 1 Descrição e Metodologia Executiva Coluna de Areia Confinada por Geossintético RINGTRAC 1. A Denominação Trata-se de uma coluna de areia compactada e confinada por geossintético de alta performance. 2.

Leia mais

Aspectos relevantes sobre execução de fundações FUNDAÇÕES SLIDES 04. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt

Aspectos relevantes sobre execução de fundações FUNDAÇÕES SLIDES 04. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt Aspectos relevantes sobre execução de fundações FUNDAÇÕES SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com EXECUÇÃO DE SAPATAS Escavação mecânica ou manual 2 EXECUÇÃO DE SAPATAS

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 ESTUDO DE FUNDAÇÕES FUNDAÇÃO é um elemento de transição entre Estrutura e Solo Engenharia

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ESTACAS DE CONCRETO PARA FUNDAÇÕES - carga de trabalho e comprimento

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ESTACAS DE CONCRETO PARA FUNDAÇÕES - carga de trabalho e comprimento FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo ESTACAS DE CONCRETO PARA FUNDAÇÕES - carga de trabalho e comprimento Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO NBR 6122/1996

Leia mais

Estaca-raiz Um caso de ruptura

Estaca-raiz Um caso de ruptura Estaca-raiz Um caso de ruptura Celso Nogueira Corrêa, Marco Aurélio de Oliveira, Wanderley Perez Júnior. Zaclis, Falconi Engenheiros Associados S/S Ltda. RESUMO: O objetivo deste trabalho é mostrar a influência

Leia mais

Prova de Carga Estática Prévia em Estaca Escavada de Grande Diâmetro na Praia Grande SP

Prova de Carga Estática Prévia em Estaca Escavada de Grande Diâmetro na Praia Grande SP XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica O Futuro Sustentável do Brasil passa por Minas 19-22 Outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil ABMS, 2016 Prova de Carga Estática

Leia mais

Investigações Geotécnicas

Investigações Geotécnicas Investigações Geotécnicas FUNDAÇÕES SLIDES 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação das

Leia mais

8 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES

8 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES 8 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES ESTACA ESCAVADA, BARRETE E RAIZ (EM SOLO E ROCHA): CONCEITOS BÁSICOS, EXECUÇÃO E ESTUDO DE CASOS Eng. Celso Nogueira Corrêa INTRODUÇÃO

Leia mais

7 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES

7 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES 7 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES 1 ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA, PROVAS DE CARGA ESTÁTICA e ENSAIOS DINÂMICOS Eng. Marcio Abreu de Freitas GEOFIX FUNDAÇÕES 2 ÍNDICE: 1) Estacas

Leia mais

7 a Aula. Fundações por estacas

7 a Aula. Fundações por estacas Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 7 a Aula Fundações por estacas Fundações por estacas Concreto Aço madeira 1 Capacidade de carga de estacas Q ult Q atrito lateral Q ult = Q atrito lateral + Q ponta

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho HÉLICE CONTÍNUA MONITORADA METODOLOGIA EXECUTIVA RESUMO Neste breve artigo apresentamos a metodologia executiva da estaca hélice contínua monitorada. São abordadas as recomendações normativas de sua execução

Leia mais

PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES

PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES Ronaldo L. S. IZZO, D.Sc. izzo@utfpr.edu.br http://pessoal.utfpr.edu.br/izzo UTFPR - Curitiba 1 Tópicos: Recalques Conceito Recalques admissíveis Efeitos de Movimentos das Fundações

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 1

Investigações Geotécnicas Parte 1 Investigações Geotécnicas Parte 1 FUNDAÇÕES SLIDES 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação

Leia mais

LEB- 418 COSNTRUÇOES RURAIS Capacidade de Carga. Transmitir o peso da estrutura à superfície do terreno.

LEB- 418 COSNTRUÇOES RURAIS Capacidade de Carga. Transmitir o peso da estrutura à superfície do terreno. LEB- 418 COSNTRUÇOES RURAIS Capacidade de Carga Caracterizado pelo aumento rápido das deformações Caibro Fundações Sarrafo Recalque máx. Limite de Carga Pressão = P / S Transmitir o peso da estrutura à

Leia mais

Departamento de Construção Civil. Fundações indiretas profundas. 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco

Departamento de Construção Civil. Fundações indiretas profundas. 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco FUNDAÇÕES INDIRETAS PRÉ-MOLDADAS Fundações indiretas profundas 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco Concreto Armado Protendido Aço Perfil Trilho Madeira (usos especiais) Estacas Pré-moldadas Prof. Dr. Marcelo

Leia mais

FUNDAÇÕES - ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DOS TIPOS DE FUNDAÇÕES APLICADO A UM EMPREENDIMENTO

FUNDAÇÕES - ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DOS TIPOS DE FUNDAÇÕES APLICADO A UM EMPREENDIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERIAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS FUNDAÇÕES - ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DOS TIPOS

Leia mais

SUMÁRIO. laboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Luiz Fernando J. Albrecht

SUMÁRIO. laboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Luiz Fernando J. Albrecht SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

CONTENÇÃO EM ESTACAS SECANTES METODOLOGIA, APLICAÇÕES E CASO DE PROJETO

CONTENÇÃO EM ESTACAS SECANTES METODOLOGIA, APLICAÇÕES E CASO DE PROJETO CONTENÇÃO EM ESTACAS SECANTES METODOLOGIA, APLICAÇÕES E CASO DE PROJETO 1. INTRODUÇÃO Para execução de empreendimentos que exigem escavações, sejam estes residenciais, comerciais, rodoviários, entre outros,

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho ENSAIO DE PERMEABILIDADE IN SITU RESUMO Neste breve artigo apresentamos a metodologia executiva, do ensaio de permeabilidade in situ em furo de sondagem (Lefranc). São abordadas as recomendações da ABGE

Leia mais

1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH

1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH 1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH Fundações São elementos estruturais destinados a suportar toda a carga de pressão proveniente dos carregamentos de esforços oriundos do peso próprio

Leia mais

SOLUÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE, ATRAVÉS DAS ESTACAS INJETADAS AUTOPERFURANTES

SOLUÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE, ATRAVÉS DAS ESTACAS INJETADAS AUTOPERFURANTES SOLUÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE, ATRAVÉS DAS ESTACAS INJETADAS AUTOPERFURANTES Rodrigo Rogério. MSc Coordenador de Geotecnia e Fundações GEOSOLUÇÕES a STRATA COMPANY, São Paulo, Brasil, rogerio@geosolucoes.com

Leia mais

17:50. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INDIRETAS PRÉ-MOLDADAS

17:50. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INDIRETAS PRÉ-MOLDADAS FUNDAÇÕES INDIRETAS PRÉ-MOLDADAS Prof. Dr. Marcelo Medeiros Grupo de Materiais de Construção Versão 2013 1 Fundações indiretas profundas 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco Prof. Dr. Marcelo Medeiros Grupo

Leia mais

A Fundterra é uma empresa com mais de 15 anos

A Fundterra é uma empresa com mais de 15 anos História A Fundterra é uma empresa com mais de 15 anos de experiência reconhecida no mercado, atuante no ramo de fundações, sondagens e terraplenagem. Com foco em um alto padrão de qualidade, de, a Fundterra

Leia mais

Fundações em Tubulão

Fundações em Tubulão Fundações em Tubulão Grupo: Anderson Martens Daniel Pereira Ricardo N. Lima Ronaldo Guedes Vitor A. Teruya Vivian R. Pestana Professor Manuel Vitor 01/12/2010 Fundações Diretas Rasas Blocos Sapatas Radiers

Leia mais

AULA 0: FUNDAÇÕES QUESTÕES COMENTADAS

AULA 0: FUNDAÇÕES QUESTÕES COMENTADAS AULA 0: FUNDAÇÕES QUESTÕES COMENTADAS E aí pessoal, como vão os estudos? Como eu havia dito a vocês na Aula Demonstrativa, as questões apresentadas seriam todas comentadas na aula seguinte. No entanto,

Leia mais

Prof. Marcos Valin Jr. Prof. Marcos Valin Jr. Definição. Fundações. 1

Prof. Marcos Valin Jr. Prof. Marcos Valin Jr. Definição. Fundações.  1 Prof. Marcos Valin Jr Definição www.mvalin.com.br 1 Estrutura da Edificação: Fundação + Superestrutura Pilares Laje Vigas Caminhamento de cargas Cargas fixas (paredes) e variáveis (móveis, habitantes,

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 7 - FUNDAÇÕES Definição de fundação Fundação é o elemento estrutural que tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. Existem vários tipos de fundações

Leia mais

ELABORAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE PROJETOS DE FUNDAÇÕES EM ESTACA ESCAVADA MECANICAMENTE E ESTACA HÉLICE CONTÍNUA EM URUGUAIANA/RS

ELABORAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE PROJETOS DE FUNDAÇÕES EM ESTACA ESCAVADA MECANICAMENTE E ESTACA HÉLICE CONTÍNUA EM URUGUAIANA/RS ELABORAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE PROJETOS DE FUNDAÇÕES EM ESTACA ESCAVADA MECANICAMENTE E ESTACA HÉLICE CONTÍNUA EM URUGUAIANA/RS Maurício Tellechea Martini Pesquisador do curso de Engenharia Civil da Pontifícia

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho CORTINAS DE CONTENÇÃO

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho CORTINAS DE CONTENÇÃO CORTINAS DE CONTENÇÃO RESUMO Neste breve artigo apresentamos as principais características executivas de estruturas de contenção em cortina de estacas. São abordados os tipos de estacas, métodos executivos

Leia mais

17:39. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS

17:39. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS Prof. Dr. Marcelo Medeiros Grupo de Materiais de Construção Versão 2013 1 Fundações: O que são? São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas

Leia mais

17:44. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INDIRETAS MOLDADAS IN LOCO (PARTE 1)

17:44. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INDIRETAS MOLDADAS IN LOCO (PARTE 1) FUNDAÇÕES INDIRETAS MOLDADAS IN LOCO (PARTE 1) Prof. Dr. Marcelo Medeiros Grupo de Materiais de Construção Versão 2013 1 Fundações indiretas profundas 1.Pré-moldadas 2.Moldadasin loco Prof. Dr. Marcelo

Leia mais

3 Provas de Carga Instrumentadas

3 Provas de Carga Instrumentadas 62 3 Provas de Carga Instrumentadas Para análise comparativa da previsão de capacidade de suporte de estacas empregando-se alguns dos diferentes métodos mencionados no capítulo 2, além da simulação numérica

Leia mais

Sondagem. Introdução. Solos

Sondagem. Introdução. Solos Sondagem Introdução O reconhecimento do solo sobre o qual uma obra estará apoiada é de suma importância para a escolha e o correto dimensionamento das fundações. Sendo assim é necessária a investigação

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 FUNDAÇÕES PROFUNDAS Métodos usados para a avaliação de segurança Valores Admissíveis Fator

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...2 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

RELATÓRIO DE SONDAGEM GEOTÉCNICA

RELATÓRIO DE SONDAGEM GEOTÉCNICA Cliente: CESAN COMPANHIA ESPIRITO SANTENSE DE SANEAMENTO Codificação ÍCONE: Codificação CESAN: Revisão: Data de Emissão: RL-078/234/2012 A-064-000-92-4-SD-0002 FEVEREIRO/16 SERVIÇOS DE SONDAGEM GEOLÓGICA

Leia mais

CORTINAS DE ESTACAS MOLDADAS

CORTINAS DE ESTACAS MOLDADAS CORTINAS DE ESTACAS MOLDADAS Autora: Eng.ª Sandra Lopes Coordenação: Prof. F. A. Branco, Prof. Jorge de Brito, Eng.º Pedro Vaz Paulo e Eng.º João Pedro Correia 1/44 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. ESTACAS MOLDADAS

Leia mais

Cada aluno deve resolver 4 exercícios de acordo com o seu número FESP

Cada aluno deve resolver 4 exercícios de acordo com o seu número FESP Cada aluno deve resolver 4 exercícios de acordo com o seu número FESP Final 1 exercícios 1, 5, 16, 24 Final 2 exercícios 2, 6, 17, 25 Final 3- exercícios 3, 7,, 26 Final 4 exercícios 4, 8, 19, 27 Final

Leia mais

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS Construção Civil 7 semestre Prof. Me. Jorge S. Lyra 2017 Fundações Introdução Fundações NBR 6122/2010 Esta Norma fixa o procedimento, projeto e execução

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO, PROCEDIMENTOS EXECUTIVOS

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO, PROCEDIMENTOS EXECUTIVOS ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO, PROCEDIMENTOS EXECUTIVOS deformado para sua circunvizinhança. Essas características as fazem serem também conhecidas como estacas de deslocamento. PALAVRAS-CHAVE: Pré-moldadas

Leia mais

UNIDADE II FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA- PROFESSOR: DIEGO ARAÚJO 1

UNIDADE II FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA- PROFESSOR: DIEGO ARAÚJO 1 UNIDADE II FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA- PROFESSOR: DIEGO ARAÚJO 1 RECALQUE EM FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA- PROFESSOR: DIEGO ARAÚJO 2 RECALQUE EM FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS FUNDAÇÕES E

Leia mais

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS ES-F01 FUNDAÇÕES RASAS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. OBJETO E OBJETIVO... 3 2. S... 3 3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 4. MATERIAIS... 4 5. EXECUÇÃO DA

Leia mais

AULA 1: Continuação FUNDAÇÕES - QUESTÕES COMENTADAS

AULA 1: Continuação FUNDAÇÕES - QUESTÕES COMENTADAS AULA 1: Continuação FUNDAÇÕES - QUESTÕES COMENTADAS SUMÁRIO PÁGINA QUESTÕES COMENTADAS DO CESPE 2 LISTA DE QUESTÕES DO CESPE 39 GABARITO DO CESPE 52 QUESTÕES COMENTADAS DA FCC 52 LISTA DE QUESTÕES DA FCC

Leia mais

Fundações profundas -Anotações de aula - Prof. Carlos Roberto Godoi Cintra

Fundações profundas -Anotações de aula - Prof. Carlos Roberto Godoi Cintra FUNDAÇÃO PROFUNDA TERRENOS BAIXA RESISTÊNCIA SUPERFICIAL (SPT BAIXO) N.A. POUCO PROFUNDO BAIXOS E ALAGADIÇOS OBRAS VIZINHAS COM FUNDAÇÕES PROFUNDAS ARGILA TURFOSA ORGÂNICA PRETA PRÓXIMO DE CÓRREGOS AVANÇO

Leia mais

Estrutura Concreto Armado. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria

Estrutura Concreto Armado. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Estrutura Concreto Armado Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Concreto Concreto: Argamassa + Agregados graúdos Argamassa: Pasta + Agregados miúdos (+ aditivos) Pasta: Aglomerante + Água Característica

Leia mais

Capítulo 2. Estudo das Fundações. 1. Definição de fundação

Capítulo 2. Estudo das Fundações. 1. Definição de fundação Capítulo 2 Estudo das Fundações 1. Definição de fundação A estrutura de uma obra é constituída pelo esqueleto (figura 1) formado pelos elementos estruturais, tais como: lajes (cinza), vigas (vermelho),

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. de determinar as características geométricas e submetê-las a uma força de impacto.

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. de determinar as características geométricas e submetê-las a uma força de impacto. ENSAIOS DE CARREGAMENTO DINÂMICO RESUMO Neste breve artigo apresentaremos um dos métodos que avalia fundações profundas, em especial estacas, tanto do ponto de vista da integridade do elemento estrutural

Leia mais

FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS

FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS Fundações: O que são? São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente de solo Fundações 4 a 10% do custo global

Leia mais

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Profª Aline Cristina Souza dos Santos (alinecris16@hotmail.com) MÉTODOS ESTÁTICOS Capacidade de carga total da estaca Capacidade de carga

Leia mais

Estrutura Concreto Armado. Engª Civil Bárbara Silvéria

Estrutura Concreto Armado. Engª Civil Bárbara Silvéria Estrutura Concreto Armado Engª Civil Bárbara Silvéria Concreto Concreto: Argamassa + Agregados graúdos Argamassa: Pasta + Agregados miúdos (+ aditivos) Pasta: Aglomerante + Água Característica mecânica

Leia mais

Capacidade de Carga - Estacas

Capacidade de Carga - Estacas Capacidade de Carga - Estacas Modelo de Ruptura Estaca Solo Um grupo de estacas forma um complexo sistema por ser formado pelo conjunto de estacas próximas entre si interagindo com o solo, altamente hiperestático

Leia mais

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Profª Aline Cristina Souza dos Santos MÉTODOS ESTÁTICOS Capacidade de carga total da estaca Capacidade de carga lateral da estaca Peso próprio

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 14 Cortinas de contenção Augusto Romanini Sinop - MT 2016/2

Leia mais

AULA 03: ASPECTOS RELEVANTES SOBRE A EXECUÇÃO DAS FUNDAÇÕES

AULA 03: ASPECTOS RELEVANTES SOBRE A EXECUÇÃO DAS FUNDAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 114 FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA AULA 03: ASPECTOS RELEVANTES SOBRE A EXECUÇÃO

Leia mais

CONCRETO PARA FUNDAÇÕES

CONCRETO PARA FUNDAÇÕES CONCRETO PARA FUNDAÇÕES UMA VISÃO DO EXECUTOR ENG. CLOVIS SALIONI JUNIOR UTILIZAÇÃO DE CONCRETOS SUBMERSOS EM FUNDAÇÃO NO BRASIL: EM ESTACAS ESCAVADAS/PAREDES DIAFRAGMAS COM BENTONITA POR MAIS DE 40 ANOS;

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Índices Físico Disciplina: Geotecnia 1 Prof a. : Melina Freitas Rocha O ESTADO DO SOLOS Índices físicos entre as três fases: os solos são constituídos de três

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS

RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Página 1 de Belo Horizonte, de novembro de 1 RL 04 RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS SONDAGEM À PERCUSSÃO Responsável Técnico: Engenheiro (CREA: ) À NOME DA EMPRESA Endereço: Email: Aos cuidados

Leia mais

PROVA DE CARGA INSTRUMENTADA EM PROFUNDIDADE

PROVA DE CARGA INSTRUMENTADA EM PROFUNDIDADE PROVA DE CARGA INSTRUMENTADA EM PROFUNDIDADE EM ESTACA ESCAVADA DE GRANDE DIÂMETRO EM SANTOS, SP Falconi, Frederico ZF & Engenheiros Associados fred@zfsolos.com.br Caputo, Armando (in memoriam) Brasfond

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Considerações iniciais O estudo experimental desta pesquisa foi realizado no laboratório de estruturas e materiais (LEM) da PUC-Rio com o fim de analisar o comportamento de

Leia mais

01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas:

01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas: ENGENHEIRO CIVIL 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 01 A 20 01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas:

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA 3.7. REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO Quando as escavações atingem o nível das águas subterrâneas e há o afloramento das mesmas, torna-se necessária a drenagem ou o rebaixamento do lençol freático com o

Leia mais

ESTACAS MOLDADAS IN LOCO: FRANKI E BARRETE

ESTACAS MOLDADAS IN LOCO: FRANKI E BARRETE 1 ESTACAS MOLDADAS IN LOCO: FRANKI E BARRETE Amarildo Pedro Gonçalves Filho, amarildogfilho@hotmail.com Camila Bianquini, camilabianquini13@gmail.com Iury da Matta Corrêa, iurydamatta@gmail.com Julia Calsolari,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO PROPRIETÁRIO: Município de Três Arroios OBRA: Pavilhão em concreto armado, coberto com estrutura metálica, destinado a Ginásio de Esportes (1ª etapa) LOCAL: Parte do lote

Leia mais

COMPACTION GROUTING. Diferencial:

COMPACTION GROUTING. Diferencial: Diferencial: Garantia de diâmetro mínimo e continuidade da coluna executada. Argamassa com módulo controlado. Todas as colunas formadas são monitoradas e controladas, com emissão de relatório: profundidade,

Leia mais

1 a Lista de Exercícios Fundações Profundas

1 a Lista de Exercícios Fundações Profundas 1 a Lista de Exercícios Fundações Profundas O trabalho pode ser manuscrito ou impresso e deverá ser entregue no dia da NP1. O aluno deverá escolher 10 (dez) questões dentre as 20 (vinte) apresentadas.

Leia mais

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS Construção Civil 7 semestre Prof. Me. Jorge S. Lyra 2017 Introdução Fundações Indiretas - Estacas NBR 6122/10 Esta Norma fixa o procedimento, projeto e execução

Leia mais

SUMÁRIO HDD para Redes de Água HDD para Redes de Esgoto Sanitário...4

SUMÁRIO HDD para Redes de Água HDD para Redes de Esgoto Sanitário...4 SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 HDD...3 5.2 Túnel Linner...3

Leia mais

18/05/2017. Profª Ariel Ali Bento

18/05/2017. Profª Ariel Ali Bento Profª Ariel Ali Bento arielali@gmail.com ESTACAS: Elemento de fundação executado com o auxílio de ferramentas ou equipamentos. Sua execução pode ser por cravação, percussão, prensagem, vibração ou por

Leia mais

Aula2 Tecnologia dos Processos Construtivos Residenciais

Aula2 Tecnologia dos Processos Construtivos Residenciais Aula2 Tecnologia dos Processos Construtivos Residenciais LOCAÇÃO DE OBRAS DE EDIFÍCIO NO INTRODUÇÃO Considerando-se que o movimento de terra necessário para implantação do edifício tenha sido realizado

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BUEIROS CELULARES DE CONCRETO Grupo de Serviço DRENAGEM Código DERBA-ES-D-010/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço tem por objetivo definir e orientar a execução de bueiros

Leia mais

RECRAVAÇÃO DE ESTACAS FRANKI ENG PAULO FREDERICO DE FIGUEIREDO MONTEIRO

RECRAVAÇÃO DE ESTACAS FRANKI ENG PAULO FREDERICO DE FIGUEIREDO MONTEIRO RECRAVAÇÃO DE ESTACAS FRANKI ENG PAULO FREDERICO DE FIGUEIREDO MONTEIRO Sinopse A recravação de estacas Franki pode ser perfeitamente executada utilizando-se dois processos: prensagem com macacos hidráulicos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DESCRIÇÃO DA OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DESCRIÇÃO DA OBRA MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Rampas para passagem de caminhões de grande porte. Área: 115,20 m² Local: Localidade Boa Vista Saída para Marau (Sede Coleta de Lixo) Contratante: Cia de Desenvolvimento de Passo

Leia mais