1 O carro é do meu tio Zé.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 O carro é do meu tio Zé."

Transcrição

1 carro O carro é do meu tio Zé. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome do dono do carro. Não sabes? Pode ser: João, Tó, Rui, Ana, Maria. O carro azul tem rodas. A mota só tem rodas. O meu pai tem carro. O meu pai tem carros. Eu quero ter um carro e um camião. Modifica a frase e lê: = um = dois Eu ter () carros e (). É o camião. É o carro.

2 serra A serra do meu pai é de ferro. A serra é muito alta. O meu pai tem uma serra e um serrote. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome para mãe. Sábado vou ver neve na serra da Estrela. É a serra da Estrela. É a serra do pai.

3 garrafa A garrafa tem azeite. O garrafão é maior que a garrafa. O meu avô tem um garrafão de vinho. Eu bebo água boa pela minha garrafa. É o garrafão. É a garrafa.

4 torre A torre da igreja é muito alta. A torre tem um bonito relógio. São onze horas. A torre é feita de pedra muito dura. Modifica a frase para a torre ser de ferro. Escreve. O sino da torre toca para a missa. É o relógio. É a torre.

5 torrada Cuidado. A torrada está quente. Gosto de comer uma torrada com manteiga. A minha avó adora uma torrada com chá. Modifica a frase para em vez de chá ser café. Escreve. A torrada ficou muito queimada. É o pão. É a torrada.

6 massa A comida é massa com galinha. Eu não gosto de sopa de massa. A sopa da minha avó é muito boa. Eu adoro canja de galinha. É uma sopa muito boa. É sopa de feijão. É caldo verde.

7 osso A perna de galinha tem um osso. O osso é muito duro. O meu cão adora roer um osso. A nossa perna tem um osso muito grande. É um osso. É um ossito.

8 pássaro O pássaro voa no céu. O pássaro pia muito alto. O ninho do pássaro está no cimo da árvore. A cegonha é um pássaro muito grande. É um passarito. É uma cegonha.

9 pessoa Esta pessoa é cega. Ela não vê. Aquela pessoa é o pintor. Ele pinta a casa. O cão é um animal, não é uma pessoa. A pessoa mais alta é o meu pai. A mais baixa é a minha mãe. Modifica as frases para ficar com gorda e magra. Escreve.

10 missa A minha avó vai sempre à missa. Na missa temos de estar rezar. O padre diz a missa no altar. Na minha aldeia só há missa ao domingo.

11 pêra Esta pêra é verde. A minha mãe gosta de comer uma pêra. Esta pêra não está madura. A salada de fruta tem pêra e banana. É a pêra. É a salada de fruta.

12 ouro A barra de ouro é amarela. O ouro é muito caro. O anel da minha mãe é de ouro. O pirata leva o ouro no seu baú. É ouro. O anel é de ouro.

13 cadeira A cadeira é de madeira. É a cadeira da cozinha. Modifica a frase e põe banco em vez de cadeira. Escreve. A cadeira da sala está partida. O menino senta-se na sua cadeira. É a cadeira. É o cadeirão.

14 parede É a parede da casa. A parede está partida. O muro está partido. A minha casa tem uma parede muito alta. A casa tem uma parede. O jardim tem um muro. É a parede. É o muro.

15 areia A praia tem muita areia. A areia é amarela. Na praia faço um castelo de areia. O menino sentou-se na areia da praia. É a areia. É a cor amarela.

16 casa A casa é muito bonita. A casa amarela tem a porta verde. O meu cão tem uma casota. Modifica a frase para ficar A minha Cadela... A casa da minha avó é uma vivenda. É a casa. É a casota.

17 asa É a asa da borboleta. O pássaro tem a asa ferida. O avião tem as asas grandes. O pato também tem duas asas. É uma asa. São duas asas.

18 mesa É a mesa da sala. A mesa da sala é muito pesada. A mesa da cozinha tem quatro cadeiras. O quarto não tem mesa. É a mesa da sala. É a mesa da cozinha.

19 casaco O homem tem um casaco. O casaco do meu avô é castanho. O meu pai não usa casaco, só camisa. O casaco está roto na manga. É o casaco. É a camisa.

20 tesoura É a tesoura da minha mãe. A tesoura corta muito bem.. Cuidado! A tesoura é perigosa.. A tesoura corta papel e cartolina com facilidade. É a tesoura. É a faca.

21 chá A minha avó gosta muito de chá. O chá verde faz bem à saúde. Atenção! O chá está muito quente. O chá é feito com água e folhas de plantas. É chá. É a chávena.

22 chapéu É o chapéu do meu avô. O seu chapéu é verde. O meu chapéu de chuva está partido. O chapéu de praia é muito grande. É o chapéu de chuva. É o chapéu de sol.

23 chocolate Eu gosto de chocolate. O meu chocolate é castanho. A minha mãe fez bolo de noz e chocolate. O meu pai adora musse de chocolate. É o chocolate. É a musse de chocolate.

24 chuva A chuva cai na rua. A chuva rega a flor. Se chove abrimos o chapéu de chuva. No inverno cai muita chuva. É a chuva. É o chuveiro.

25 bolacha É a minha bolacha. Eu adoro comer bolacha.. A minha bolacha tem chocolate. O meu avô não gosta de bolachas. É a bolacha. É a bolacha de chocolate.

26 rã É uma rã. A rã vive no lago. A rã é verde e sabe nadar. O sapo é diferente da rã. É a rã. É o sapo.

27 lã É o novelo de lã. A lã é cor de laranja. O novelo de lã é muito comprido É uma camisola de lã. É a lã.

28 mãe É a mãe do Tó. A mãe é bonita. A minha avó é a mãe da minha mãe. A senhora Rita é a mãe da menina Maria. É a minha mãe. É o meu pai.

29 cão É a cão do Tiago. O cão do Tiago chama-se Bidó. O meu pai tem um cão grande. O gato tem medo do cão e sobe para o muro. É o cão. É o gato.

30 balão É o balão azul do Zé. O meu balão está vazio. O balão do João sobe no céu. Quem se porta mal não tem balão. É o balão. É o balão vazio.

31 mão É a mão do Rui. A minha mão dói. A minha avó tem rugas na mão. São os sinais da mão. não sim já vitória

32 põe A galinha põe o ovo. A tia põe doce no pão. Põe o teu boné. Faz muito sol. A avó põe manteiga no pão. Põe o boné. Tira o boné.

33 jogar Os meninos estão a jogar. Vamos jogar à bola. Eu queria jogar ao berlinde. Se estou de castigo não posso jogar. Vou jogar. Vou dormir.

34 falar Eles estão a falar. Eu gosto muito de falar. O meu pai gosta muito de falar. Na sala de aula não podemos falar alto. Estou a falar. Estou a cantar.

35 erva O cavalo come erva. A erva é de cor verde. Há ervas boas e más. O jardim da minha casa tem muita erva. É a erva. É a flôr.

36 irmão É o meu irmão. O meu irmão joga muito bem. Eu tenho um irmão mais velho. O meu irmão trabalha com o meu pai. É o irmão. É a irmã.

37 sair Eu vou sair com a mãe. A avó não gosta de sair de casa. Eu vou sair e tu vais entrar. O meu pai vai sair para o trabalho. Vou sair. Vou entrar.

38 porta É a porta de casa. A avó não gosta de sair de casa. Vou abrir a janela e fechar a porta. A minha avó perdeu a chave da porta de casa. É a porta. É o portão.

39 cor São lápis de cor. A água não tem cor. A cor do céu é azul claro. A cor da noite é azul escuro. É o lápis de cor. É a cor amarela.

40 urso É o urso. O urso tem cor preta. O urso come carne e peixe. O urso é um animal perigoso. É o urso. É o ursinho.

41 turma São os amigos minha turma. O Zé é um menino da minha turma. A minha turma tem meninas e meninos. Os alunos desta turma vão à natação. É uma turma. É o aluno.

42 balde É o balde da cozinha. O balde leva muita água. A minha mãe tem um balde, uma vassoura e uma pá. Na praia brinco com o balde e a pá. É o balde. É a pá.

43 anel É o anel de ouro. O anel está partido. A mãe tem um anel muito bonito. Perdi o meu anel no recreio da escola. É o anel. É a pulseira.

44 papel É a folha de papel. Vou cortar papel O papel está riscado. Vou fazer um desenho nesta folha de papel. É o papel. É o papelão.

45 funil É o funil. O óleo passa pelo funil. É o funil e a garrafa. O avô passa o azeite pelo funil. É o funil. É o garrafão.

46 sol O sol é amarelo. A nuvem tapa o sol. O sol no verão é muito quente. O dia está quente. Ponho o chapéu de sol. É o sol. É a nuvem.

47 caracol É o caracol. O caracol tem a casca dura. O caracol come erva. O caracol come de noite e dorme de dia. É o caracol. É a noite.

48 sul Ali é o sul. O mar fica ao sul. O norte é o contrário do sul.. O Algarve fica no sul de Portugal. É o sul da terra.

49 azul O carro é azul. Eu gosto da cor azul. O céu é azul claro. O mar é azul escuro. A casa azul é mais bonita do que a verde. É o céu azul.

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto JOGO 1 Nível1 A praia Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O jardim Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O quarto Identifica o

Leia mais

EDITADO PELA: Karin Strobel

EDITADO PELA: Karin Strobel ALUNO: 2017 EDITADO PELA: Karin Strobel ADAPTADO DO LIVRO: INICIANDO A COMUNICAÇÃO ESCRITA Valderez Prass Lemes ILUSTRAÇÃO DE: APOSTILA DE VOCABULÁRIOS EM LIBRAS CEADA-MS DESENHOS DE GOOGLE IMAGENS III

Leia mais

fichas_1a184 2/20/08 10:30 AM Page 1 PORTUGUÊS

fichas_1a184 2/20/08 10:30 AM Page 1 PORTUGUÊS PORTUGUÊS ESCOLA 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 ALUNO 29 31 33 35 37 Higiene do Corpo 1 2 4 3 5 39 41 43 45 47 49 51 53 55 57 AS CORES 59 Pinta os balões 61 Pinta os frutos

Leia mais

EDITADO PELA: Karin Strobel

EDITADO PELA: Karin Strobel ALUNO: 2018 EDITADO PELA: Karin Strobel ADAPTADO DO LIVRO: INICIANDO A COMUNICAÇÃO ESCRITA Valderez Prass Lemes DESENHOS DE LIBRAS: APOSTILA DE VOCABULÁRIOS EM LIBRAS CEADA-MS DESENHOS DE GOOGLE>IMAGENS

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. casa. casota. televisão. tesoura. camisa. Copia as palavras e escreve frases com essas palavras.

LÍNGUA PORTUGUESA. casa. casota. televisão. tesoura. camisa. Copia as palavras e escreve frases com essas palavras. Data : / / Copia as palavras e escreve frases com essas palavras. casa casota televisão tesoura camisa casa televisão camisa tesoura casota O José vê televisão. Observa a imagem e completa. A avó Teresa

Leia mais

Funcionamento da Língua

Funcionamento da Língua 1 Legenda as imagens com as palavras do quadro. junta magote esquadrilha 2 Liga cada nome colectivo ao seu significado. nomes colectivos grupo 1 Nomeia os grupos indicados pelos nomes colectivos. multidão

Leia mais

CONTEÚDOS O PROGRAMA DE. Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação LINGUAGEM MAKATON 15/04/2015. Comunicação / Linguagem / Fala

CONTEÚDOS O PROGRAMA DE. Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação LINGUAGEM MAKATON 15/04/2015. Comunicação / Linguagem / Fala Terapia da Fala Andreia Gomes Clara Silva Diana Domingues Cristiana Couto O PROGRAMA DE LINGUAGEM MAKATON Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação Abril de 2015 CONTEÚDOS Comunicação / Linguagem

Leia mais

EDITADO PELA: Karin Strobel

EDITADO PELA: Karin Strobel ALUNO: 2017 EDITADO PELA: Karin Strobel ADAPTADO DO LIVRO: INICIANDO A COMUNICAÇÃO ESCRITA Valderez Prass Lemes ILUSTRAÇÃO DE: APOSTILA DE VOCABULÁRIOS EM LIBRAS CEADA-MS DESENHOS DE GOOGLE IMAGENS I

Leia mais

CECÍLIA MEIRELLES CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL_POEMAS

CECÍLIA MEIRELLES CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL_POEMAS CECÍLIA MEIRELLES 1901-1964 CIRANDA CULTURAL_POEMAS 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 ILUSTRADORES: AILA, ANA LUIZA VIANNA, LIVIA MARIA, VITÓRIA Uma Palmada Bem Dada Cecília Meireles É a menina

Leia mais

Soluções FICHA 1 FICHA Livro: = 62. R.: Ficaram 62 morangos na caixa = 66. R.: Ao todo, colheu 66 frutos.

Soluções FICHA 1 FICHA Livro: = 62. R.: Ficaram 62 morangos na caixa = 66. R.: Ao todo, colheu 66 frutos. Soluções Barrinhas 2 FICHA. 20 Laranjas Maçãs 3 27 3 + 27 = 5 Ficaram Comeram-se 20 5 = 2 R.: Ficaram 2 morangos na caia. R.: Ao todo, colheu frutos.. 730 Sábado Domingo 354 25 37 Ficaram Colheram-se 25

Leia mais

1.ano MATEMÁTICA. 1.º Ciclo do Ensino Básico

1.ano MATEMÁTICA. 1.º Ciclo do Ensino Básico º ano MATEMÁTICA º Ciclo do Ensino Básico Índice PÁGINA PÁGINA 7 PÁGINA PÁGINA 3 PÁGINA 9 1 1 1 1 1 1 1 1 1 $um $um $um $um $um $um $um $um $um $um 1 $um $um 9. PÁGINA 11 1 2 carro azul 1 1 1 PÁGINA 12

Leia mais

Catarina Afonso & Maria João Freitas

Catarina Afonso & Maria João Freitas O instrumento com o título Tarefas de Consciência Fonológica para crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico foi construído com o objetivo de testar todos os níveis de consciência fonológica (segmental

Leia mais

Gosto muito do pequeno-almoço!

Gosto muito do pequeno-almoço! Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Hoje, o

Leia mais

O MEU LIVRO DE MATEMÁTICA

O MEU LIVRO DE MATEMÁTICA O MEU LIVRO DE MATEMÁTICA 1. a Classe Manual do Aluno Isabel Nascimento Alberto António José Fuansuka Ensino Primário Reforma Curricular Distribuição gratuita Ministério da Educação de Angola Proibida

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Copia as palavras e escreve frases com essas palavras. pêssego pássaro assobio vassoura osso. Nome : Data : / / ANO RUBRICA :

LÍNGUA PORTUGUESA. Copia as palavras e escreve frases com essas palavras. pêssego pássaro assobio vassoura osso. Nome : Data : / / ANO RUBRICA : Data : / / Copia as palavras e escreve frases com essas palavras. pêssego pássaro assobio vassoura osso pêssego pássaro assobio vassoura osso A vassoura da Vanessa. Completa com ss e lê. o o va oura pê

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6ème S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2008 JUIN 2008 IDENTIFICAÇÃO Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome do pai: Nome da mãe: Escola

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. ferro. carro. jarra. burro. garrafa. Copia as palavras e escreve frases com essas palavras. carro ferro jarra burro garrafa

LÍNGUA PORTUGUESA. ferro. carro. jarra. burro. garrafa. Copia as palavras e escreve frases com essas palavras. carro ferro jarra burro garrafa Data : / / Copia as palavras e escreve frases com essas palavras. carro ferro jarra burro garrafa carro ferro jarra burro garrafa O burro vai carregado. Escreve as frases completas. O O É o serra a tábua.

Leia mais

Sou ave, penas não tenho, Capa de ovelhas me cobre; Sou criada numa árvore, Coitadinha, sou tão pobre. Adivinhe.

Sou ave, penas não tenho, Capa de ovelhas me cobre; Sou criada numa árvore, Coitadinha, sou tão pobre. Adivinhe. VÊ LÁ SE 1. Sou ave, penas não tenho, Capa de ovelhas me cobre; Sou criada numa árvore, Coitadinha, sou tão pobre. Adivinhe. 2. Tem cabeça E não tem pescoço; Tem dentes, Sem ser de osso. O que é? 3. Que

Leia mais

Uma história de António Mota. Ilustrada por Sandra Serra. A Melhor

Uma história de António Mota. Ilustrada por Sandra Serra. A Melhor Uma história de António Mota Ilustrada por Sandra Serra A Melhor domundo 1. Na casa da minha avó Rita há um calendário. Está pendurado na parede da cozinha, por baixo do relógio. O relógio tem a forma

Leia mais

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005 Título: Poemas da verdade e da mentira Autor: Luísa Ducla Soares Ilustação: Ana Cristina Inácio Edição original: Livros Horizonte, 2005 Edição: Serviço das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Finisterra-

Leia mais

dália 1 Faz a legenda. cadela pipa pato lume dado camelo 2 Assinala com X a palavra certa. médico macaco lupa lua Cátia Caio leão limão

dália 1 Faz a legenda. cadela pipa pato lume dado camelo 2 Assinala com X a palavra certa. médico macaco lupa lua Cátia Caio leão limão 1º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: 1 Faz a legenda. 1 2 4 5 3 6 cadela pipa pato lume dado camelo 1 3 5 2 4 6 2 Assinala com X a palavra certa. lupa lua médico macaco leão limão Cátia Caio

Leia mais

PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...)

PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...) PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...) Professor (a):sandra Regina Menti NOME DA ATIVIDADE: JOGO O QUE É? O QUE É? Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivos Introduzir palavras

Leia mais

MATEMÁTICA. Observa tabela que representa a quantidade de peças de automóveis vendidas em alguns dias da semana, numa oficina.

MATEMÁTICA. Observa tabela que representa a quantidade de peças de automóveis vendidas em alguns dias da semana, numa oficina. Observa tabela que representa a quantidade de peças de automóveis vendidas em alguns dias da semana, numa oficina. 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 12 Venderam-se mais 36 que na 2ª feira. Venderam-se

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

O nosso. Planear fazer rever

O nosso. Planear fazer rever O nosso Planear fazer rever O momento de planear-fazer- rever revela ser a peça central na abordagem de aprendizagem pela ação da High/Scope. Este momento tem inicio com uma conversa tendo como objetivo

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

FINAL FELIZ. Na aplicação Final Feliz, deverá ser possível:

FINAL FELIZ. Na aplicação Final Feliz, deverá ser possível: 1 - Registo de utilizador; X X X X 1.1 - Introduzir, editar, alterar ou apagar dados de utilizador; X X X X 2 - Autenticação do utilizador X X X X - Gestão da aplicação (Editar/introduzir/eliminar informação,

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa É Quase Natal No vale encantado Vive uma família especial São Bonecos de Neve E é quase Natal 2x Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa Tanto

Leia mais

SOLUÇÕES. A corrida dos números 1.º ano

SOLUÇÕES. A corrida dos números 1.º ano SOLUÇÕES A corrida dos números º ano tira-teimas º ano CDN_SOLUCOES_GR_.0.0_final_soluççes CDN /0/ : Page Soluções A corrida dos números º ano Ficha nº. Ficha nº. Ficha nº. A maçã B banana C laranja Ficha

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini A CAMINHO DO NATAL Em novembro, as prateleiras lá de casa começam a encher-se com pequenos embrulhos coloridos, de todos os tamanhos

Leia mais

lengalenga Os bons e os maus

lengalenga Os bons e os maus Entende-se por lengalenga uma cantilena transmitida de geração em geração na qual se repetem determinadas palavras ou expressões; é um texto com frases curtas que normalmente rimam e com muitas repetições

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina.

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Andar de bicicleta. Nadar na piscina. Viajar de comboio. Viajar de avião. 1 Observa e

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra 1 Questionário A prevalência da obesidade nos alunos do.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra Código escola Código turma Código aluno(a) A1 Sexo Feminino Masculino A

Leia mais

águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso

águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso 3 2. Lê os nomes dos animais abaixo representados e utiliza-os para completar o crucigrama, de acordo com as instruções. águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso 6. INSTRUÇÕES 5.

Leia mais

O COELHINHO BRANCO. Nome: Data: História tradicional Coleção Caracol. O Coelhinho Branco. Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa

O COELHINHO BRANCO. Nome: Data: História tradicional Coleção Caracol. O Coelhinho Branco. Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa O COELHINHO BRANCO História tradicional Coleção Caracol O Coelhinho Branco Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa Edição: Plátano Editora, SARL Nome: Data: Recorta e cola as imagens da história,

Leia mais

1 Biblioteca Escolar Ana Saldanha

1 Biblioteca Escolar Ana Saldanha o Vamos ler o haicai Depois de uma noite de chuva O ar lavado de azul Primeiras flores da nespereira. Gotas de sol Nos plátanos O haicai é uma modalidade poética originária do Japão, que prima principalmente

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea:

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Marque com um X a alternativa CORRETA:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LAMAÇÃES BIBLIOTECA/CRE Amigos (ou mais) para 1 vaca A Árvore Generosa A Aventura dos Números 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LAMAÇÃES BIBLIOTECA/CRE Amigos (ou mais) para 1 vaca A Árvore Generosa A Aventura dos Números 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LAMAÇÃES BIBLIOTECA/CRE Pré-escolar Título Nº exemplares 1. 200 Amigos (ou mais) para 1 vaca 1 2. A Árvore Generosa 1 3. A Aventura dos Números 1 4. A Biblioteca Malhada 1 5.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OS JOGOS DA MIMOCAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OS JOGOS DA MIMOCAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OS JOGOS DA MIMOCAS GRUPOS NIVEL SUBNÍVEL INSTRUÇÃO RESPOSTA JOGO 1 NIVEL 1 Exemplos de instruções e respostas que podem ser utilizadas nos oito contextos.

Leia mais

SECTOR PRODUTO OBSERVAÇÃO

SECTOR PRODUTO OBSERVAÇÃO GELATINA PACOTE / 2 KG. GELATINA IOGURTE DE AROMA MOUSSE DE CHOCOLATE PACOTE / 2 KG. MOUSSE DE CHOCOLATE (SOBREMESA) ALHEIRAS BIFE DE PERÚ CHOURIÇO CORRENTE COELHO COSTELETAS ENTRECOSTO ENTREMEDADA FÊVERA

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos?

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos? 3ºAno 1.3 CIÊNCIAS 1º período 8 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Portuguese as a foreign language TEST

Portuguese as a foreign language TEST Portuguese as a foreign language TEST Prénom / First Name: Nom / Family Name: Adresse / Address: e-mail / Tel: Marque a alternativa que melhor completa as frases abaixo. 1- Como seu fim de semana? está

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. A cigarra e a formiga

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. A cigarra e a formiga Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1 o série) Tarde AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático - A evolução e o tempo Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática

Leia mais

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam:

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: O Menino NÃO Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: Pela manhã a mãe ia ao seu quarto acordá-lo para ele se levantar e tomar o pequeno-almoço.

Leia mais

Menus de Jantar. SELECÇÃO DE BEBIDAS Vinho Branco e Tinto Selecção Portobello, água e refrigerante, café Nespresso ou chá TWG

Menus de Jantar. SELECÇÃO DE BEBIDAS Vinho Branco e Tinto Selecção Portobello, água e refrigerante, café Nespresso ou chá TWG Menu A COUVERT Selecção de pães, manteiga aromatizada com ervas, tapenade de cogumelos e azeite seleccionado Canja rústica de frango do campo Creme de abóbora com amêndoa lascada Lascas de bacalhau gratinado

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Ano letivo 2011 / 2012 Agrupamento Escolas Aguada Cima Higiene e Saú: comportamentos Intificar alimentos promotores alimentação saudável e alimentação risco. Ajuda o cozinheiro a fazer o jantar. Pinta

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

Bater todos os ingredientes juntos até dobrar de volume. Assar em fôrma untada de 30 cm, com o forno a 200 graus e por cerca de 35 minutos

Bater todos os ingredientes juntos até dobrar de volume. Assar em fôrma untada de 30 cm, com o forno a 200 graus e por cerca de 35 minutos Bolo clássico Massa marfim 4 ovos 2 1/2 de açúcar 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 xícara (chá) de leite integral 1 colher (sopa) de cacau em pó 1 colher (sopa) de

Leia mais

Conteúdo Apliques em madeira (em bruto)... 2

Conteúdo Apliques em madeira (em bruto)... 2 Conteúdo Apliques em madeira (em bruto)... 2 Palavras, alfabetos e números... 3 Em bruto... 3 Pintados... 4 Miniaturas pintadas... 6 Botões... 10 Ninhos e Pássaros... 11 Natal, Anjos e Religião... 12 Animais...

Leia mais

3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na linha abaixo.

3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na linha abaixo. 1) Observe a imagem abaixo. Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro 2) Pinte os números que você encontrar na imagem. 3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na

Leia mais

Isabel Borges e Teresa Gôja. Ilustrações de Liliana Lourenço

Isabel Borges e Teresa Gôja. Ilustrações de Liliana Lourenço Isabel Borges e Teresa Gôja Ilustrações de Liliana Lourenço Edição e Distribuição Lidel Edições Técnicas, Lda. Rua D. Estefânia, 183, r/c Dto. 1049-057 Lisboa Tel.: +351 213 511 448 lidel@lidel.pt Projetos

Leia mais

R.: b) Na fazenda do avô de Isabela há 18 patos, 14 marrecos, 32 vacas e 15 porcos. Quantos animais há na fazenda? R.:

R.: b) Na fazenda do avô de Isabela há 18 patos, 14 marrecos, 32 vacas e 15 porcos. Quantos animais há na fazenda? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Resolvendo probleminhas. a) Na

Leia mais

Língua PortuGuesa. Simulado. caderno do aluno. Volume. para monitoramento da aprendizagem. Questões inéditas e exclusivas

Língua PortuGuesa. Simulado. caderno do aluno. Volume. para monitoramento da aprendizagem. Questões inéditas e exclusivas Ensino Fundamental I Material de divulgação da Editora Moderna Volume 1 Simulado para monitoramento da aprendizagem Língua PortuGuesa Questões inéditas e exclusivas caderno do aluno #educaçãoderesultado

Leia mais

Tudo se pendura. tomate e utensílios domésticos (Maria José Gonçalves, Montinho Cravo, 01/02/2017).

Tudo se pendura. tomate e utensílios domésticos (Maria José Gonçalves, Montinho Cravo, 01/02/2017). Notas Etnográficas (diário de campo, janeiro e fevereiro de 2017) Luísa Ricardo (antropóloga, Município de Tavira) Texto e Imagens: Município de Tavira / Luísa Ricardo Tudo se pendura. Tudo se guarda.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Uma boleia inesperada. Compreender o texto. Vocabulário. 1 Onde estava o Anselmo? 2 Porque é que ele estava triste?

LÍNGUA PORTUGUESA. Uma boleia inesperada. Compreender o texto. Vocabulário. 1 Onde estava o Anselmo? 2 Porque é que ele estava triste? 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Uma boleia inesperada Anselmo estava muito triste e todo molhado na paragem do autocarro. Eh, pá! Que te aconteceu?

Leia mais

ou (7 x 100) + (6 x 10) + 2 Setecentos e sessenta e dois

ou (7 x 100) + (6 x 10) + 2 Setecentos e sessenta e dois 2.º ano Matemática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / 1. Assinala com um X a leitura do número 805. Oitocentas

Leia mais

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno. A primavera voltou Venham ver! Venham ver durante a noite as coisas que aconteceram!

Leia mais

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem Desde os 3 anos até à idade escolar, o jogo Flocards promove as capacidades de memória das crianças, as capacidades de concentração

Leia mais

EDUCADORAS DEBORA E KATIA

EDUCADORAS DEBORA E KATIA EDUCADORAS DEBORA E KATIA FÉRIAS ESCOLARES 2011 Como é gostoso aprender cada dia mais, conhecer professores e novos amigos... Mas, quando chega às férias, tudo se torna bem mais gostoso, podemos dormir

Leia mais

Unidade 1. Salpicos e os seus amigos. 1. Canção. O meu chapéu tem 3 bicos

Unidade 1. Salpicos e os seus amigos. 1. Canção. O meu chapéu tem 3 bicos Unidade 1 Salpicos e os seus amigos. 1. Canção O meu chapéu tem 3 bicos O meu chapéu tem 3 bicos, Tem 3 bicos o meu chapéu Se não tivesse 3 bicos, O chapéu não era meu. O meu chapéu tem 3 bicos, Tem 3

Leia mais

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante SAEMI SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA 2014 MATEMÁTICA 3º ano do Ensino Fundamental Caderno M0303 Nome do estudante Data de Nascimento do estudante Caro(a) estudante, Você está participando

Leia mais

n N LÍNGUA PORTUGUESA navio menina neve novelo na ne ni no nu Na Ne Ni Eu sou a letra que se lê na, ne, ni, no, nu. Completa. Nome : Data : / / ANO

n N LÍNGUA PORTUGUESA navio menina neve novelo na ne ni no nu Na Ne Ni Eu sou a letra que se lê na, ne, ni, no, nu. Completa. Nome : Data : / / ANO Data : / / Eu sou a letra que se lê na, ne, ni, no, nu. Completa. nó navio menina n N neve novelo na ne ni no nu Na Ne Ni No Nu É a neve. É a neve. É a Natália. É a Natália. n na ne ni no nu Copia. N Na

Leia mais

O Pequeno Trevo e os Amigos da Rua

O Pequeno Trevo e os Amigos da Rua O Pequeno Trevo e os Amigos da Rua De Pedro Santos de Oliveira Versão COMPLETA Por Pedro Santos de Oliveira Ilustrações de Luis de Lacerda Estrela PLIP009 www.plip.ipleiria.pt 2013 O Pequeno Trevo e os

Leia mais

ACTIVIDADES: NOTA: A utilização destes símbolos em documentos impressos e electrónicos encontra-se protegida por copyright:

ACTIVIDADES: NOTA: A utilização destes símbolos em documentos impressos e electrónicos encontra-se protegida por copyright: ACTIVIDADES: Actividade 1 Quais são os frutos iguais? Actividade 2 Onde está a banana descascada? Actividade 3 O que veste o menino? Actividade 4 O que serve para calçar? Actividade 5 Qual a ordem correcta?

Leia mais

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE NOSSO LIVRO DO FOLCLORE ALUNOS DA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO DA EMEF PROF. HENRIQUE PEGADO 2015 NOSSO LIVRO DO FOLCLORE AUTORES ALUNOS DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO

Leia mais

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Color the head using a green colored pencil. My Body QUESTÃO 02 Circle the mouth using a blue colored pencil. QUESTÃO

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016 Canguru Matemático sem Fronteiras 206 Destinatários: alunos do 3. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As

Leia mais

Português - Advérbios e preposições. 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio.

Português - Advérbios e preposições. 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio. A1 1. Copia dos teus apontamentos a definição de advérbio. 2. Dentro da classe dos advérbios, existe 3 subclasses. Identificaas e regista alguns exemplos. A1R 1. Os advérbios são palavras invariáveis em

Leia mais

Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos

Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos Turma 2015 Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos campeonatos municipais e brincar com meus

Leia mais

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar As Melhores 313 PIADAS para rir sem parar Excesso de velocidade Depois de mandar parar uma condutora, o polícia de trânsito diz-lhe: Minha senhora, vou multá-la. Vinha a 200 quilómetros à hora! O quê???

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 3. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões

Leia mais

HOMEM...18 LAGARTA PINTADA...19 LAGARTIXA...20 MACACO ASSOBIA...21 MACACO FOI À FEIRA...22 MANGUEIRA...23 PIANO...24 PIRATA...

HOMEM...18 LAGARTA PINTADA...19 LAGARTIXA...20 MACACO ASSOBIA...21 MACACO FOI À FEIRA...22 MANGUEIRA...23 PIANO...24 PIRATA... SUMÁRIO ALFABETO...4 BATATINHA...5 BRUXA...6 CAFÉ...7 CALDEIRÃO...8 CORUJA...9 COTIA...10 CHULÉ...11 DEDINHO...12 DOCE...13 DOM FREDERICO...14 GALINHA...15 GATO...16 HOJE É DOMINGO...17 HOMEM...18 LAGARTA

Leia mais

Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? Lá no pátio...

Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? Lá no pátio... Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? TRIIIIIMMMMM!!!! Eba! Recreio!! Vamos descer lá no pátio, Carlinhos? Vamos, sim, Bruno! Você depois

Leia mais

O PEQUENO TREVO E OS AMIGOS DA RUA

O PEQUENO TREVO E OS AMIGOS DA RUA O PEQUENO TREVO E OS AMIGOS DA RUA LEITURA FÁCIL De Pedro Santos de Oliveira Ilustrações de Luis de Lacerda Estrela PLIP009 Adaptação e revisão de texto Ana Cristina Luz Desenvolvido no âmbito do projeto

Leia mais

Alimentix. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar?

Alimentix. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar? Alimentix O teu jogo dos Alimentos Jogar Como Jogar? Olá amigo! O Alimentix é um jogo extraordinário que não vais poder deixar de conhecer. Estás pronto? 1. Começa por escolher o jogo que queres jogar;

Leia mais

SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO.

SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO. SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO. A DONA SAPA, SAPA, SAPA, LHE EMPRESTOU UM ROUPÃO, ROUPÃO,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 2D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa 1. Separe as palavras nos balões corretos de acordo com as indicações:

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

Índice FICHAS. As cinco letras (vogais gráficas) Ficha 10 Letras z / q. 21 Ficha 11 Letras h / x

Índice FICHAS. As cinco letras (vogais gráficas) Ficha 10 Letras z / q. 21 Ficha 11 Letras h / x Índice FICHAS PÁG. LEITURA, ESCRITA E INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO LITERÁRIA GRAMÁTICA ESCRITA ORALIDADE Ficha 1 As cinco letras (vogais gráficas) Ficha Os ditongos Ficha Letras p / t 7 Ficha 4 Letras l / d Ficha

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

O Semáforo Nutricional

O Semáforo Nutricional As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável? Sustentável é um adjetivo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE ESCREVEU UMA LISTA DE MATERIAIS QUE OS ALUNOS PRECISAM LEVAR PARA A ESCOLA: 3. ESCRITA DE UM TRECHO DE UMA CANTIGA

Leia mais

Questionário de Frequência Alimentar

Questionário de Frequência Alimentar 1 Instruções de Preenchimento QFA 2013 QUANTAS VEZES VOCÊ COME? Unidade D= dia S= semana M= mês A= ano 1. O(a) Sr(a) costuma consumir leite? (SE SIM) 1.2 Este consumo é por dia, semana, mês ou ano? 1.3.

Leia mais

Concurso de Bolsas º Ano do Ensino Fundamental

Concurso de Bolsas º Ano do Ensino Fundamental Concurso de Bolsas 2019-1º Ano do Ensino Fundamental Português 1) O alfabeto é composto por: (a) Um conjunto de vogais. (b) Um conjunto de consoantes. (c) Um conjunto de vogais e consoantes 2) Para que

Leia mais

Problema 1. Kit da Divisão R.:

Problema 1. Kit da Divisão R.: Problema 1 Para o aniversário do Rui a mãe preparou saquinhos com gomas para os amigos. A mãe comprou 60 gomas. Quantas gomas irá colocar em cada saco de cada um dos 5 amigos divisor 25 Página 2 : 4 =

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º ANO LEIA A POESIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2º ANO LEIA A POESIA COM ATENÇÃO: ESCOLA: NOME: DATA: / / 2º ANO: AVALIAÇÃO 2º ANO O SAPO SALTADOR LÁ NO CANTO DO JARDIM MORA UM SAPO SALTADOR QUE SE REFRESCA NA ÁGUA PARA ESPANTAR O CALOR LEIA A POESIA COM ATENÇÃO: ESPERA CONTENTE E FACEIRO

Leia mais

desde ,00 por pessoa IVA incluído Até Dezembro Almoços e Jantares de Natal

desde ,00 por pessoa IVA incluído Até Dezembro Almoços e Jantares de Natal Filipe Viseu, 917586350 info@restaurantenacional.pt desde 20 Até 23 Dezembro Almoços e Jantares de Natal Menu 1 Almoços & Jantares, À Mesa ENTRADAS NA MESA Espetadas de camarão Espetada de frango com molho

Leia mais

Nome : Data : Trabalho para casa Férias da Páscoa 2º ano

Nome : Data : Trabalho para casa Férias da Páscoa 2º ano www.brunofernandesfichas.com Data : 2º ANO Data : / / Língua Portuguesa Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno de trabalhos de casa ou escreve-o no teu computador. O pássaro Todas as noites

Leia mais

Língua Portuguesa. Mês Tema principal Objetivos Unidade

Língua Portuguesa. Mês Tema principal Objetivos Unidade setembro/ outubro Língua Portuguesa 1º Período Mês Tema principal Objetivos Unidade A Maior das Invenções Uma Nova Aluna * Compreender cartazes informativos. * Desenvolver o vocabulário sobre o tema: o

Leia mais