1 O carro é do meu tio Zé.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 O carro é do meu tio Zé."

Transcrição

1 carro O carro é do meu tio Zé. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome do dono do carro. Não sabes? Pode ser: João, Tó, Rui, Ana, Maria. O carro azul tem rodas. A mota só tem rodas. O meu pai tem carro. O meu pai tem carros. Eu quero ter um carro e um camião. Modifica a frase e lê: = um = dois Eu ter () carros e (). É o camião. É o carro.

2 serra A serra do meu pai é de ferro. A serra é muito alta. O meu pai tem uma serra e um serrote. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome para mãe. Sábado vou ver neve na serra da Estrela. É a serra da Estrela. É a serra do pai.

3 garrafa A garrafa tem azeite. O garrafão é maior que a garrafa. O meu avô tem um garrafão de vinho. Eu bebo água boa pela minha garrafa. É o garrafão. É a garrafa.

4 torre A torre da igreja é muito alta. A torre tem um bonito relógio. São onze horas. A torre é feita de pedra muito dura. Modifica a frase para a torre ser de ferro. Escreve. O sino da torre toca para a missa. É o relógio. É a torre.

5 torrada Cuidado. A torrada está quente. Gosto de comer uma torrada com manteiga. A minha avó adora uma torrada com chá. Modifica a frase para em vez de chá ser café. Escreve. A torrada ficou muito queimada. É o pão. É a torrada.

6 massa A comida é massa com galinha. Eu não gosto de sopa de massa. A sopa da minha avó é muito boa. Eu adoro canja de galinha. É uma sopa muito boa. É sopa de feijão. É caldo verde.

7 osso A perna de galinha tem um osso. O osso é muito duro. O meu cão adora roer um osso. A nossa perna tem um osso muito grande. É um osso. É um ossito.

8 pássaro O pássaro voa no céu. O pássaro pia muito alto. O ninho do pássaro está no cimo da árvore. A cegonha é um pássaro muito grande. É um passarito. É uma cegonha.

9 pessoa Esta pessoa é cega. Ela não vê. Aquela pessoa é o pintor. Ele pinta a casa. O cão é um animal, não é uma pessoa. A pessoa mais alta é o meu pai. A mais baixa é a minha mãe. Modifica as frases para ficar com gorda e magra. Escreve.

10 missa A minha avó vai sempre à missa. Na missa temos de estar rezar. O padre diz a missa no altar. Na minha aldeia só há missa ao domingo.

11 pêra Esta pêra é verde. A minha mãe gosta de comer uma pêra. Esta pêra não está madura. A salada de fruta tem pêra e banana. É a pêra. É a salada de fruta.

12 ouro A barra de ouro é amarela. O ouro é muito caro. O anel da minha mãe é de ouro. O pirata leva o ouro no seu baú. É ouro. O anel é de ouro.

13 cadeira A cadeira é de madeira. É a cadeira da cozinha. Modifica a frase e põe banco em vez de cadeira. Escreve. A cadeira da sala está partida. O menino senta-se na sua cadeira. É a cadeira. É o cadeirão.

14 parede É a parede da casa. A parede está partida. O muro está partido. A minha casa tem uma parede muito alta. A casa tem uma parede. O jardim tem um muro. É a parede. É o muro.

15 areia A praia tem muita areia. A areia é amarela. Na praia faço um castelo de areia. O menino sentou-se na areia da praia. É a areia. É a cor amarela.

16 casa A casa é muito bonita. A casa amarela tem a porta verde. O meu cão tem uma casota. Modifica a frase para ficar A minha Cadela... A casa da minha avó é uma vivenda. É a casa. É a casota.

17 asa É a asa da borboleta. O pássaro tem a asa ferida. O avião tem as asas grandes. O pato também tem duas asas. É uma asa. São duas asas.

18 mesa É a mesa da sala. A mesa da sala é muito pesada. A mesa da cozinha tem quatro cadeiras. O quarto não tem mesa. É a mesa da sala. É a mesa da cozinha.

19 casaco O homem tem um casaco. O casaco do meu avô é castanho. O meu pai não usa casaco, só camisa. O casaco está roto na manga. É o casaco. É a camisa.

20 tesoura É a tesoura da minha mãe. A tesoura corta muito bem.. Cuidado! A tesoura é perigosa.. A tesoura corta papel e cartolina com facilidade. É a tesoura. É a faca.

21 chá A minha avó gosta muito de chá. O chá verde faz bem à saúde. Atenção! O chá está muito quente. O chá é feito com água e folhas de plantas. É chá. É a chávena.

22 chapéu É o chapéu do meu avô. O seu chapéu é verde. O meu chapéu de chuva está partido. O chapéu de praia é muito grande. É o chapéu de chuva. É o chapéu de sol.

23 chocolate Eu gosto de chocolate. O meu chocolate é castanho. A minha mãe fez bolo de noz e chocolate. O meu pai adora musse de chocolate. É o chocolate. É a musse de chocolate.

24 chuva A chuva cai na rua. A chuva rega a flor. Se chove abrimos o chapéu de chuva. No inverno cai muita chuva. É a chuva. É o chuveiro.

25 bolacha É a minha bolacha. Eu adoro comer bolacha.. A minha bolacha tem chocolate. O meu avô não gosta de bolachas. É a bolacha. É a bolacha de chocolate.

26 rã É uma rã. A rã vive no lago. A rã é verde e sabe nadar. O sapo é diferente da rã. É a rã. É o sapo.

27 lã É o novelo de lã. A lã é cor de laranja. O novelo de lã é muito comprido É uma camisola de lã. É a lã.

28 mãe É a mãe do Tó. A mãe é bonita. A minha avó é a mãe da minha mãe. A senhora Rita é a mãe da menina Maria. É a minha mãe. É o meu pai.

29 cão É a cão do Tiago. O cão do Tiago chama-se Bidó. O meu pai tem um cão grande. O gato tem medo do cão e sobe para o muro. É o cão. É o gato.

30 balão É o balão azul do Zé. O meu balão está vazio. O balão do João sobe no céu. Quem se porta mal não tem balão. É o balão. É o balão vazio.

31 mão É a mão do Rui. A minha mão dói. A minha avó tem rugas na mão. São os sinais da mão. não sim já vitória

32 põe A galinha põe o ovo. A tia põe doce no pão. Põe o teu boné. Faz muito sol. A avó põe manteiga no pão. Põe o boné. Tira o boné.

33 jogar Os meninos estão a jogar. Vamos jogar à bola. Eu queria jogar ao berlinde. Se estou de castigo não posso jogar. Vou jogar. Vou dormir.

34 falar Eles estão a falar. Eu gosto muito de falar. O meu pai gosta muito de falar. Na sala de aula não podemos falar alto. Estou a falar. Estou a cantar.

35 erva O cavalo come erva. A erva é de cor verde. Há ervas boas e más. O jardim da minha casa tem muita erva. É a erva. É a flôr.

36 irmão É o meu irmão. O meu irmão joga muito bem. Eu tenho um irmão mais velho. O meu irmão trabalha com o meu pai. É o irmão. É a irmã.

37 sair Eu vou sair com a mãe. A avó não gosta de sair de casa. Eu vou sair e tu vais entrar. O meu pai vai sair para o trabalho. Vou sair. Vou entrar.

38 porta É a porta de casa. A avó não gosta de sair de casa. Vou abrir a janela e fechar a porta. A minha avó perdeu a chave da porta de casa. É a porta. É o portão.

39 cor São lápis de cor. A água não tem cor. A cor do céu é azul claro. A cor da noite é azul escuro. É o lápis de cor. É a cor amarela.

40 urso É o urso. O urso tem cor preta. O urso come carne e peixe. O urso é um animal perigoso. É o urso. É o ursinho.

41 turma São os amigos minha turma. O Zé é um menino da minha turma. A minha turma tem meninas e meninos. Os alunos desta turma vão à natação. É uma turma. É o aluno.

42 balde É o balde da cozinha. O balde leva muita água. A minha mãe tem um balde, uma vassoura e uma pá. Na praia brinco com o balde e a pá. É o balde. É a pá.

43 anel É o anel de ouro. O anel está partido. A mãe tem um anel muito bonito. Perdi o meu anel no recreio da escola. É o anel. É a pulseira.

44 papel É a folha de papel. Vou cortar papel O papel está riscado. Vou fazer um desenho nesta folha de papel. É o papel. É o papelão.

45 funil É o funil. O óleo passa pelo funil. É o funil e a garrafa. O avô passa o azeite pelo funil. É o funil. É o garrafão.

46 sol O sol é amarelo. A nuvem tapa o sol. O sol no verão é muito quente. O dia está quente. Ponho o chapéu de sol. É o sol. É a nuvem.

47 caracol É o caracol. O caracol tem a casca dura. O caracol come erva. O caracol come de noite e dorme de dia. É o caracol. É a noite.

48 sul Ali é o sul. O mar fica ao sul. O norte é o contrário do sul.. O Algarve fica no sul de Portugal. É o sul da terra.

49 azul O carro é azul. Eu gosto da cor azul. O céu é azul claro. O mar é azul escuro. A casa azul é mais bonita do que a verde. É o céu azul.

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa É Quase Natal No vale encantado Vive uma família especial São Bonecos de Neve E é quase Natal 2x Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa Tanto

Leia mais

ACTIVIDADES: NOTA: A utilização destes símbolos em documentos impressos e electrónicos encontra-se protegida por copyright:

ACTIVIDADES: NOTA: A utilização destes símbolos em documentos impressos e electrónicos encontra-se protegida por copyright: ACTIVIDADES: Actividade 1 Quais são os frutos iguais? Actividade 2 Onde está a banana descascada? Actividade 3 O que veste o menino? Actividade 4 O que serve para calçar? Actividade 5 Qual a ordem correcta?

Leia mais

O COELHINHO BRANCO. Nome: Data: História tradicional Coleção Caracol. O Coelhinho Branco. Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa

O COELHINHO BRANCO. Nome: Data: História tradicional Coleção Caracol. O Coelhinho Branco. Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa O COELHINHO BRANCO História tradicional Coleção Caracol O Coelhinho Branco Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa Edição: Plátano Editora, SARL Nome: Data: Recorta e cola as imagens da história,

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Esta prova tem questões com desenhos, palavras e números que se baseiam em situações do dia-a-dia. 2. Para responder a cada uma dessas que

ATENÇÃO: 1. Esta prova tem questões com desenhos, palavras e números que se baseiam em situações do dia-a-dia. 2. Para responder a cada uma dessas que PREFEITURA MUNICIPAL DE PATROCÍNIO Concurso Público EDITAL N. 01/2009 AUXILIAR DE SERVIÇOS CARGO 101 TÉCNICA DE APLICAÇÃO DA PROVA INSTRUÇÕES GERAIS: APLICADOR RECOMENDAÇÃO BÁSICA: Falar sempre clara e

Leia mais

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura do Professor

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

Partida. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Palavras Proibidas. Palavras Proibidas. Palavras Proibidas. Desenho. Palavras Proibidas

Partida. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Palavras Proibidas. Palavras Proibidas. Palavras Proibidas. Desenho. Palavras Proibidas (http://www.manualdacrianca.net) Partida Joga de novo Escolhe a cor Escrever Passear Dormir Conduzir um carro Jogar à bola Beber Lavar loiça Sentar-se Elogiar Remar Mudar uma lâmpada Pintar uma parede

Leia mais

75 Kcal. 110 Kcal. 140 Kcal. 56 Kcal. 145 Kcal LANCHES SAUDÁVEIS ESTAGIÁRIA ANDREIA COSTA. Cenoura aos palitos com iogurte magro sem açúcar

75 Kcal. 110 Kcal. 140 Kcal. 56 Kcal. 145 Kcal LANCHES SAUDÁVEIS ESTAGIÁRIA ANDREIA COSTA. Cenoura aos palitos com iogurte magro sem açúcar Cenoura aos palitos com iogurte magro sem açúcar 75 Kcal 5 Amêndoas e 1 Maçã assada com canela 110 Kcal 140 Kcal Pão de mistura com ¼ queijo fresco magro e 1 colher de chá de compota sem adição de açúcar

Leia mais

Questionário de Frequência Alimentar

Questionário de Frequência Alimentar 1 Instruções de Preenchimento QFA 2013 QUANTAS VEZES VOCÊ COME? Unidade D= dia S= semana M= mês A= ano 1. O(a) Sr(a) costuma consumir leite? (SE SIM) 1.2 Este consumo é por dia, semana, mês ou ano? 1.3.

Leia mais

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE NOSSO LIVRO DO FOLCLORE ALUNOS DA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO DA EMEF PROF. HENRIQUE PEGADO 2015 NOSSO LIVRO DO FOLCLORE AUTORES ALUNOS DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO

Leia mais

BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO. Ingredientes. Ingredientes Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q.

BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO. Ingredientes. Ingredientes Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q. BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q.b Desfazer a farinha no leite e tempere. Envolver os legumes cortados e fritar pequenas

Leia mais

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão.

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão. TIMI 3 1 Observa a imagem e escreve frases. Ex.: No quarto há duas camas. 2 Lê e completa. Tu Eles Ela Vocês Tu Eu O pássaro Eu Ele Vocês 4 / quatro do segundo esquerdo. um boné. um irmão. gémeos. muitos

Leia mais

1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos.

1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos. 1 Exercícios de Lógica: 1. Verificar a Validade de silogismos: - Em cada caso identifique os termos, as figuras e os modos. 1.a Nenhum palhaço é feliz Alguns comediantes não são felizes Alguns comediantes

Leia mais

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 1 Pólya, G., A arte de resolver problemas (1995) p. xii-xiii. 49 Anexo II - Guião de atuação do professor de matemática elaborado por Lester

Leia mais

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE?

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE? 2ºano 1.2 CIÊNCIAS 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

GRUPOS NIVEL SUBNÍVEL INSTRUÇÃO RESPOSTA

GRUPOS NIVEL SUBNÍVEL INSTRUÇÃO RESPOSTA JOGO 1 NIVEL 1 Exemplos de instruções e respostas que podem ser utilizadas nos oito contextos. CONTEXTUALIZAÇÃO DESENVOLVER A COMPREENSÃO SEMÂNTICA AUMENTO DO VOCABULÁRIO VISUAL IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS

Leia mais

QUARTA-FEIRA 01/06. Suco, bolo de maçã. Arroz, feijão, bife de panela, abobrinha com cebolinha. Sopa de carne com legumes, arroz e espinafre

QUARTA-FEIRA 01/06. Suco, bolo de maçã. Arroz, feijão, bife de panela, abobrinha com cebolinha. Sopa de carne com legumes, arroz e espinafre 01/06 02/06 03/06 Suco, bolo de maçã Chá, pão de leite com manteiga Leite com farinha láctea e bolacha salgada com bife de panela, abobrinha com cebolinha assado, salada de peixe cozido no vapor com cenoura

Leia mais

MATERNAL FEVEREIRO 2012 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar

MATERNAL FEVEREIRO 2012 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar MATERNAL FEVEREIRO 2012 02/02 Leite com achocolatado Pão de forma com Tiras refogadas com ervilhas Salada de batatas Abacaxi Bolo de milho Iogurte Risoto de frango 03/02 Leite com café Pão de leite com

Leia mais

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31 DIETA DA USP Aqui segue o cardápio da dieta da USP. O regime da USP permite você perder gordura e emagrecer devido ao aceleramento do metabolismo e fazendo com que o organismo comece a queimar gordura

Leia mais

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva blico da Mocidade Lição 2 Estudo Bíb 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Adão e Eva Página 1 Deus sabia que Adão se sentiria

Leia mais

NOME: Nº EDUCADORA: 2º ANO FULECO

NOME: Nº EDUCADORA: 2º ANO FULECO NOME: Nº EDUCADORA: 2º ANO FULECO 1 ESTAMOS EM RITMO DE COPA DO MUNDO E INÍCIO DAS FÉRIAS! QUE DELÍCIA! NESSES DIAS ESQUECEMOS DE TUDO PARA TORCER PELO NOSSO PAÍS DE FORMA ALEGRE E EDUCADA. E, COMO O BRASIL

Leia mais

Detonado / Debulhado / Walkthrough KING'S QUEST 7 THE PRINCELESS BRIDE

Detonado / Debulhado / Walkthrough KING'S QUEST 7 THE PRINCELESS BRIDE PRIMEIRA FASE Detonado / Debulhado / Walkthrough KING'S QUEST 7 THE PRINCELESS BRIDE Use o pente na Valanice. Olhe para o pente. Pegue o tecido. Olhe para o tecido. Pegue a vara. Olhe para a vara. Use

Leia mais

Qual é a coisa qual é ela: Que antes de o ser já o era? Castanha. Azeitona. Ovo. Cebola. Castanha. Pão. Pescada

Qual é a coisa qual é ela: Que antes de o ser já o era? Castanha. Azeitona. Ovo. Cebola. Castanha. Pão. Pescada Tem a casa bem guardada Ninguém lhe pode mexer Sozinha ou acompanhada Em Novembro nos vem ver. Verde foi meu nascimento Mas de luto me vesti Para dar luz ao mundo Mil tormentos padeci Uma caixa redondinha

Leia mais

3º ANO PROF.ª DINANCI SILVA

3º ANO PROF.ª DINANCI SILVA 3º ANO PROF.ª DINANCI SILVA AULA 08 Conteúdo: Interpretação de texto e elementos coesivos. Habilidade: D06 - Inferir o assunto principal de um texto. D15 - Estabelecer relações entre partes de um texto,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO PREENCHA O CALENDÁRIO ABAIXO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO AGORA, RESPONDA: A) QUANTOS DIAS TÊM NO MÊS? B) QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU O MÊS? C) QUE DIA DA SEMANA TERMINOU O MÊS?

Leia mais

Estratégia: 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. 01/03 - Roda da conversa para falar da vogal A da. geométrica do Quadrado

Estratégia: 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. 01/03 - Roda da conversa para falar da vogal A da. geométrica do Quadrado TURMA: B.1 e Meio e B.2 MÊS: MARÇO (01/03 até 31/03) PROJETO A NATUREZA / COR AMARELA / FIGURA GEOMÉTRICA O QUADRADO Família - Bichinhos do Jardim - Água - Outono / Frutas (8) Dia da Mulher - (20) Início

Leia mais

Receitas com Iogurte. Frango assado com Iogurte. Salada de Frango com Iogurte. Bolo de Iogurte. Bolo de Iogurte com Fruta e Frutos secos

Receitas com Iogurte. Frango assado com Iogurte. Salada de Frango com Iogurte. Bolo de Iogurte. Bolo de Iogurte com Fruta e Frutos secos Receitas Receitas com Iogurte Frango assado com Iogurte Salada de Frango com Iogurte Bolo de Iogurte Bolo de Iogurte com Fruta e Frutos secos Bolo de Iogurte e Côco Bolo de Iogurte e Laranja Salada de

Leia mais

OBSERVE O DESENHO DO LÁPIS ABAIXO. DESENHE UM LÁPIS MAIOR DO QUE ESTE.

OBSERVE O DESENHO DO LÁPIS ABAIXO. DESENHE UM LÁPIS MAIOR DO QUE ESTE. OBSERVE O DESENHO DO LÁPIS ABAIXO. DESENHE UM LÁPIS MAIOR DO QUE ESTE. 5 VEJA O DESENHO DAS BOLAS. LIGUE AS QUE TÊM O MESMO TAMANHO. 6 NA FIGURA ABAIXO, DESENHE CABELOS COMPRIDOS NA BONECA DA ANA. 7 OBSERVE

Leia mais

Índice DESTAQUES... EB1/PE Marinheira JORNAL ESCOLAR DA ESCOLA BÁSICA DA MARINHEIRA, MADEIRA. Dezembro de 2008 Número 1.

Índice DESTAQUES... EB1/PE Marinheira JORNAL ESCOLAR DA ESCOLA BÁSICA DA MARINHEIRA, MADEIRA. Dezembro de 2008 Número 1. JORNAL ESCOLAR DA ESCOLA BÁSICA DA MARINHEIRA, MADEIRA Dezembro de 2008 Número 1 Índice Eco-Escolas 2 Semana da Alimentação 3 DESTAQUES... Halloween 3 Escritora Maria Aurora visita escola da Marinheira

Leia mais

I.ª Parte. Nome: Ano: Lê o texto que se segue com muita atenção.

I.ª Parte. Nome: Ano: Lê o texto que se segue com muita atenção. Nome: Ano: Turma: Classificação: I.ª Parte Lê o texto que se segue com muita atenção. O JARDIM DO TIO RICARDO O meu tio Ricardo tem um jardim. Como gosta muito de flores e de árvores e outras plantas e

Leia mais

Vamos aprender Português! Vamos aprender a: Nome Género. Tarefas. Actividade 2. Escrever. - Palavras. Actividade 5

Vamos aprender Português! Vamos aprender a: Nome Género. Tarefas. Actividade 2. Escrever. - Palavras. Actividade 5 Vamos aprender Português! Vamos aprender a: Identificar marcas da identidade cultural portuguesa / língua portuguesa Vamos aprender: O alfabeto Actividade 1 Identificar Actividade 4 Estudo da Língua Secção

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

RECEITA. Cobertura. Ingredientes. Modo de preparo

RECEITA. Cobertura. Ingredientes. Modo de preparo 1/2 xícara de óleo 3 cenouras médias cortadas em pedaços ( 2 e ½ xícaras ) 4 ovos 2 xícaras de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo com fermento Cobertura Cobertura sabor chocolate fracionado derretido

Leia mais

Grade de programação TV Escola - Segunda-feira - 15/08/2016

Grade de programação TV Escola - Segunda-feira - 15/08/2016 Grade de programação TV Escola - Segunda-feira - 15/08/2016 06h03 SALTO PARA O FUTURO - Salto 2016 07h00 07h30 08h00 08h05 08h10 08h16 08h24 08h30 08h40 08h49 09h00 09h30 10h00 10h15 10h30 11h00 11h30

Leia mais

CARDÁPIO BERÇÁRIO B 1. MÊS DE MARÇO 2016 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN3-2420

CARDÁPIO BERÇÁRIO B 1. MÊS DE MARÇO 2016 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN3-2420 REFEIÇOES LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE JANTAR 01/03 Pera Escondidinho (mandioquinha) de frango + Arroz 7 grãos + ervilha+ Salada de escarola Suco de abacaxi Bauru de forno ou no pão Sopa de feijão

Leia mais

Web Revista Diálogos & Confrontos Revista em Humanidades 42 ISSN - 2317-1871 VOL 02 2º Edição Especial JUL DEZ 2013 PAULO HENRIQUE PRESSOTTO

Web Revista Diálogos & Confrontos Revista em Humanidades 42 ISSN - 2317-1871 VOL 02 2º Edição Especial JUL DEZ 2013 PAULO HENRIQUE PRESSOTTO Web Revista Diálogos & Confrontos Revista em Humanidades 42 PAULO HENRIQUE PRESSOTTO Labirinto de vidro 2013 Web Revista Diálogos & Confrontos Revista em Humanidades 43 Início e fim? Um silêncio denso

Leia mais

Visite a Casa Mãe da Rota de Vinhos e ofereça uma região em sabores!

Visite a Casa Mãe da Rota de Vinhos e ofereça uma região em sabores! P.V.P. sujeito a alterações sem aviso prévio. Visite a Casa Mãe da Rota de Vinhos e ofereça uma região em sabores! Conheça o catálogo de Natal da Rota de Vinhos da Península de Setúbal com sugestões para

Leia mais

As Filhós de Natal. CÃO Podes trepar àquela laranjeira e apanhar duas laranjas.

As Filhós de Natal. CÃO Podes trepar àquela laranjeira e apanhar duas laranjas. As Filhós de Natal NARRADOR O Natal está quase a chegar e Uma velhinha que morava na última casa da aldeia, lá muito ao fundo como as pessoas que moram sós costumava pensar alto. Lamentava a sua triste

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação de Arapongas. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (1-3 anos)

Secretaria Municipal de Educação de Arapongas. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (1-3 anos) 1ª SEMANA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Arroz Arroz Carreteiro de Arroz Arroz Arroz Feijão Carne moída Feijão Feijão Feijão Carne em cubos acebolada Feijão Farofa de ovos

Leia mais

Uma estrela subiu ao céu

Uma estrela subiu ao céu Compaixão 1 Compaixão Não desprezes aqueles a quem a vida desfavoreceu, mas ajuda-os no que estiver ao teu alcance. Cada pessoa tem em si algo de bom que é preciso fazer desabrochar. Uma estrela subiu

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

crocodilo elefante joaninha minhoca pinguim

crocodilo elefante joaninha minhoca pinguim aiai ah oh ão ão cócorococó cu cu grr hii...honn hum-hum méé miau miau muu muu ni-nó-ni piu-piu quá-quá ó-ó vrum zum-zum abelha animal aranha bicho borboleta burro cão cavalo coelho cobra crocodilo elefante

Leia mais

Olá. Esta é minha casa em São Miguelito. São Miguelito é uma pequena cidade com cerca de 50 ou 60 famílias. A cidade tem uma escola, um campo de futebol e algumas igrejas, mas não tem um centro, como a

Leia mais

Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio Prova 26 2.º Ano de Escolaridade 2016

Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio Prova 26 2.º Ano de Escolaridade 2016 Rubricas dos Professores Vigilantes A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação CC n.º ou BI n.º Emitido em (Localidade) Assinatura do Aluno Prova de Aferição de Matemática e Estudo

Leia mais

ISABEL FERREIRA DO NASCIMENTO WANDANDA JOÃO JOSÉ KIALA M FUANSUKA

ISABEL FERREIRA DO NASCIMENTO WANDANDA JOÃO JOSÉ KIALA M FUANSUKA ISABEL FERREIRA DO NASCIMENTO WANDANDA JOÃO JOSÉ KIALA M FUANSUKA ISABEL FERREIRA DO NASCIMENTO WANDANDA JOÃO JOSÉ KIALA M FUANSUKA TÍTULO Matemática 2.ª Classe Manual do Aluno AUTORES Isabel Ferreira

Leia mais

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA CADERNO DE ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHA PRIMEIRA

Leia mais

Quais são os quatro sinais que os jogadores fazem em uma banca de cassino quando estão jogando?

Quais são os quatro sinais que os jogadores fazem em uma banca de cassino quando estão jogando? Qual é a frase dita pelo ator principal quando ganha cada jogada? Quais são os quatro sinais que os jogadores fazem em uma banca de cassino quando estão jogando? RESP: ganhador, ganhador, galinha para

Leia mais

Um cardápio completo para reeducação alimentar

Um cardápio completo para reeducação alimentar Um cardápio completo para reeducação alimentar Chega de desculpas!. Nem marque mais hora ou dia: é agora! Se você quer emagrecer, chegou a hora, vou lhe presentear com um cardápio de 1 semana (Domingo

Leia mais

MÚSICA E LITERATURAS INFANTIS Cursos Música nas AEC. Formação contíbua de professores de Música nas AEC

MÚSICA E LITERATURAS INFANTIS Cursos Música nas AEC. Formação contíbua de professores de Música nas AEC MÚSICA E LITERATURAS INFANTIS Cursos Música nas AEC Formação contíbua de professores de Música nas AEC Regina Silveira 18/06/2008 ACTIVIDADES FORMATIVAS Através do seguinte texto, explore uma forma de

Leia mais

Visite:

Visite: Visite: http://mensagensdefenocelular.com.br/ Introdução: Um objetivo tão nobre como o de perder a gordura abdominal é antes de tudo, um passo importantíssimo para se conquistar mais saúde e qualidade

Leia mais

2. De acordo com a história, completa o seguinte texto com as palavras contidas no rectângulo.

2. De acordo com a história, completa o seguinte texto com as palavras contidas no rectângulo. Nome: Data: / / 1. Completa o quadro com os seguintes dados sobre a obra: Título: Autora: Ilustradora: Editora: Edição: Data da 1.ª edição: Data da edição actual: 2. De acordo com a história, completa

Leia mais

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 09/06/2013 ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Versículos para Decorar 1- Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo. Marcos 10:43b

Leia mais

Nº 35 C Domingo XXX do Tempo Comum

Nº 35 C Domingo XXX do Tempo Comum Nº 35 C Domingo XXX do Tempo Comum-27.10.13 Se eu for como o fariseu, rezo só a falar em mim: EU...EU...EU... Eu, Senhor, sou o melhor de todos. Eu não sou mentiroso, como os meus colegas. Eu digo bom-dia

Leia mais

FICHEIRO DE PROBLEMAS II. Multiplicação

FICHEIRO DE PROBLEMAS II. Multiplicação Multiplicação A tia da Carolina todos os anos lhe oferece, pelo Natal, 2 estojos da sua papelaria. Sabendo que a Carolina tem 7 anos, quantos estojos tem a Carolina neste momento? Pensa, completa e responde.

Leia mais

Ficheiro de problemas

Ficheiro de problemas Leitura Problemas em tiras 1 "A colecção de cromos" Ele já colou 58 cromos. Depois o seu irmão deu-lhe 12 cromos. Quantos cromos precisa ele acabar a sua colecção? ainda para O João faz colecção de cromos.

Leia mais

TOP RECEITAS DETOX Detox de Corpo e Alma

TOP RECEITAS DETOX Detox de Corpo e Alma TOP RECEITAS DETOX Detox de Corpo e Alma BRIGADEIRO DE TÂMARA -8 tâmaras sem caroço -1/2 xícara de amêndoas picadas -2 colheres de sobremesa de cacau em pó -suco de 1 laranja lima Modo de preparo: Coloque

Leia mais

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA CADERNO DE ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA I PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHA PRIMEIRA

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

CHICO COCHICHO MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, VOCÊ NUNCA VAI ACHAR COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA

CHICO COCHICHO MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, VOCÊ NUNCA VAI ACHAR COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA E UM SORRISO QUE NÃO FECHA... MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO VOCÊ NUNCA VAI ACHAR (NÃO ADIANTA PROCURAR...) ESTAS

Leia mais

CRIANÇA 8: Água de coco, suco de caju e guaraná: CRIANÇA 10: prato com tomate, arroz, feijão, bife de vaca e alface:

CRIANÇA 8: Água de coco, suco de caju e guaraná: CRIANÇA 10: prato com tomate, arroz, feijão, bife de vaca e alface: 184 CRIANÇA 8: Água de coco, suco de caju e guaraná: CRIANÇA 10: prato com tomate, arroz, feijão, bife de vaca e alface: CRIANÇA 9: prato com arroz, carne, alface, queijo e tomate: CRIANÇA 11: prato com

Leia mais

Pão de forma com presunto magro Bolo de banana Pão de batata recheado. Suco de uva Suco de limão Suco de abacaxi Jantar

Pão de forma com presunto magro Bolo de banana Pão de batata recheado. Suco de uva Suco de limão Suco de abacaxi Jantar CARDAPIO SEMANAL - 2 a 6 anos 02 a 06 de NOVEMBRO 02/11/2015 03/11/2015 04/11/2015 05/11/2015 Lanche da Manhã Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina Leite batido

Leia mais

RECEIT. Bolo. de Abobrin. Modo de preparo

RECEIT. Bolo. de Abobrin. Modo de preparo RECEIT Bolo A de Abobrin ha 2 xícaras de chá de abobrinha italiana picada 3 ovos 2 xícaras de chá de açúcar 1 xícara de óleo 3 xícaras de chá de farinha de trigo 1 colher de sopa de canela em pó 1 colher

Leia mais

Quinta moderno único, com vista para o castelo de Silves in Silves

Quinta moderno único, com vista para o castelo de Silves in Silves pagina 1/5 pagina 2/5 Moradias unifamiliares e Quintas 845.000 Construída (ano) 2010 Área (concelho) Silves Terreno 9000 m² Cidade Silves Área da construção 249 m² pagina 3/5 À procura de uma casa de caráter

Leia mais

Controle de Qualidade de Alimentos 1º Módulo

Controle de Qualidade de Alimentos 1º Módulo VIVIAN PUPO DE OLIVEIRA MACHADO Nutricionista (Unoeste) Especialista em Saúde Coletiva (UEL) Especialista em Educação Inclusiva (Facol) Mestranda em Agronomia/Produção Vegetal (Unoeste) Controle de Qualidade

Leia mais

Trabalho elaborado no âmbito da ação de formação Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Sessão de leitura

Trabalho elaborado no âmbito da ação de formação Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Sessão de leitura Trabalho elaborado no âmbito da ação de formação Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Sessão de leitura Texto Meninos de todas as cores de Luísa Ducla Soares Público alvo Alunos do 2º ciclo

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 6 1. Leia: O corpo da maioria das plantas que conhecemos

Leia mais

Palavra. puxa. menina menina

Palavra. puxa. menina menina menina menina menino menino sapato sapato bota bota uva uva mamã mamã leque leque casa casa janela janela telhado telhado escada escada chave chave galinha galinha gema gema rato rato cenoura cenoura girafa

Leia mais

(Português / Métrico)

(Português / Métrico) A marca Snapware foi fundada baseada em dois princípios: simplificar e organizar a sua vida. Toda vez que os alimentos são armazenados frescos, toda vez que você encontra o que você deseja sem ter que

Leia mais

TOP 10 RECEITAS DETOX. www.detoxdecorpoealma.com

TOP 10 RECEITAS DETOX. www.detoxdecorpoealma.com TOP 10 RECEITAS DETOX 1. BRIGADEIRO DE TÂMARA -8 tâmaras sem caroço -1/2 xícara de amêndoas picadas -2 colheres de sobremesa de cacau em pó -suco de 1 laranja lima Modo de Preparo: Coloque as tâmaras,

Leia mais

SUGESTÕES DE RECEITAS PARA CONFECCIONAR SALADAS À BASE DE FRUTA E/OU VEGETAIS

SUGESTÕES DE RECEITAS PARA CONFECCIONAR SALADAS À BASE DE FRUTA E/OU VEGETAIS 1 SUGESTÕES DE RECEITAS PARA CONFECCIONAR SALADAS À BASE DE FRUTA E/OU VEGETAIS Pág. Pág. Espetada de Fruta... 3 Salada de Acelgas com Iogurte e Nozes. 8 Salada Tropical 3 Salada de Feijão Verde com Coentros

Leia mais

CARDÁPIO I Maio 1ª SEMANA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. Uva Geleia de mocotó com bolacha salgada Suco de maracujá

CARDÁPIO I Maio 1ª SEMANA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. Uva Geleia de mocotó com bolacha salgada Suco de maracujá CARDÁPIO I Maio 1ª SEMANA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Sanduiche de requeijão Goiaba em cubinhos Uva Geleia de mocotó com bolacha salgada Laranja Tapioca de queijo Bolo de coco Suco de melancia Salada

Leia mais

Pão de forma com geleia de morango Suco de laranja Suco de manga Leite Suco de uva Leite com chocolate

Pão de forma com geleia de morango Suco de laranja Suco de manga Leite Suco de uva Leite com chocolate 01 a 05 de FEVEREIRO 01/02/2016 02/02/2016 03/02/2016 04/02/2016 05/02/2016 Pão francês com queijo branco Bisnaguinha com peito de peru Cereal Matinal (Flocos de Milho) Pão de leite com requeijão Pão de

Leia mais

ONDJAKI. A BICICLETA QUe TINHA BIGODES. estórias sem luz elétrica. Livros do Dia e da Noite

ONDJAKI. A BICICLETA QUe TINHA BIGODES. estórias sem luz elétrica. Livros do Dia e da Noite ONDJAKI A BICICLETA QUe TINHA BIGODES estórias sem luz elétrica Livros do Dia e da Noite Na minha rua vive o tio Rui, que é escritor e inventa estórias e poemas que até chegam a outros países muito internacionais.

Leia mais

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA DÊ PASSAGEM PARA A VIDA 1 As estradas e rodovias, apesar de serem muitos úteis e trazerem progresso para as cidades, ocasionam alguns problemas como poluição sonora e luminosa, fragmentação de habitats,

Leia mais

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus.

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Cartilha Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Você sabe como é feito o tratamento da água

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Página 192

CONCORDÂNCIA VERBAL. Página 192 CONCORDÂNCIA VERBAL Página 192 CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com seu sujeito, em número e pessoa. Regras 1) Sujeito COLETIVO = verbo no singular. Ex.: A multidão invadiu o estádio. 2) Sujeito

Leia mais

1. Substitui as palavras assinaladas pelos sinónimos (ao lado) que consideres mais adequados.

1. Substitui as palavras assinaladas pelos sinónimos (ao lado) que consideres mais adequados. 1. Substitui as palavras assinaladas pelos sinónimos (ao lado) que consideres mais adequados. É bonita a história que acabaste de contar. Vou dar este livro ao Daniel, no dia do seu aniversário. Ele adora

Leia mais

3ª FASE. Prof. Carolina Oliveira

3ª FASE. Prof. Carolina Oliveira 3ª FASE Prof. Carolina Oliveira 3ª Avaliação de Linguagem Pontuação: 10 pontos 2 QUESTÃO 01 Leia o texto. (1,5) Querida Anita: Quero trepar numa árvore e brincar de pirata e fazer de conta que os galhos

Leia mais

Livros de leitura orientada BE do Fujacal

Livros de leitura orientada BE do Fujacal Nº Capa TÍTULO AUTOR Exempl. Observações 1. O Gato dos Bigodes Soledade Martinho Costa Narrativa em verso ilustrada. 2. Uma Vaca de Estimação Luísa Ducla Soares Narrativa em prosa, com ilustrações 3. Uma

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

It s a gift. R. Luís de Camões, T6 cv 2620-105 Póvoa Sto. Adrião www.facebook.com/liscromo clientes@liscromo.com fax. 219 382 579 www.pinterest.com/liscromo encomendas@liscromo.com tlm. 914 592 360 www.liscromo.com

Leia mais

1 - Escreva que tipo de transporte são estes.

1 - Escreva que tipo de transporte são estes. 1 - Escreva que tipo de transporte são estes. 2 - Coloque (C) se o transporte for coletivo ou (P) se for de uso pessoal. 3 - Classifique as comunicações colocando os números correspondentes em: (1) falada,

Leia mais

A mosquiteca foi inventada por um professor da UFRJ (MAULORI CABRAL) em parceria com biólogos da Fiocruz. Foi testada por eles e realmente funciona

A mosquiteca foi inventada por um professor da UFRJ (MAULORI CABRAL) em parceria com biólogos da Fiocruz. Foi testada por eles e realmente funciona A mosquiteca foi inventada por um professor da UFRJ (MAULORI CABRAL) em parceria com biólogos da Fiocruz. Foi testada por eles e realmente funciona MOSQUITECA É muito simples sua construção. 1. Pegue uma

Leia mais

www.coolfoodplanet.org www.efad.org coolf et.org www.eufic.org

www.coolfoodplanet.org www.efad.org coolf et.org www.eufic.org g olf or w. coo n lf o o d p l a et. g or co w w et. ww w.efa d.o.eufic.org w ww rg Lembras-te de quando aprendeste a andar de bicicleta? A parte mais importante foi conseguir o equilíbrio certo. Quando

Leia mais

COCKTAIL BOAS-VINDAS

COCKTAIL BOAS-VINDAS KIT FAMÍLIAS 2015 COCKTAIL BOAS-VINDAS Sugestão I Vinho Branco, Espumante, Porto Seco Sumos e Refrigerantes Canapés Variados 4.50 por pessoa Sugestão II Vinho Branco, Espumante, Porto Seco Sumos e Refrigerantes

Leia mais

Nº: Unidade: Barra / Botafogo Nota: Professora: Adriana Leal / Sandra Di Flora. Instruções:

Nº: Unidade: Barra / Botafogo Nota: Professora: Adriana Leal / Sandra Di Flora. Instruções: PROVA DE MATEMÁTICA Período 1 Aluno (a): GABARITO Data: Nº: Unidade: Barra / Botafogo Nota: Ano: 6º Professora: Adriana Leal / Sandra Di Flora Instruções: 1. Esta avaliação apresenta10 questões obrigatórias

Leia mais

CARDÁPIO DO BABY SPACE KIDS (ABRIL/2016) 1ª Semana e 3ª Semana

CARDÁPIO DO BABY SPACE KIDS (ABRIL/2016) 1ª Semana e 3ª Semana Idade CARDÁPIO DO BABY SPACE KIDS (ABRIL/2016) 1ª Semana e 3ª Semana Almoço 4 a 5 meses Creme de Batata inglesa 4 a 5 meses Carne guisada, Legumes (abóbora, chuchu, brócolis, (M) Papinha de manga, maçã

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO POEMA (7º ANO) Professora Jana Soggia

LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO POEMA (7º ANO) Professora Jana Soggia LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO POEMA (7º ANO) Professora Jana Soggia Características do Gênero Textual Texto construído por versos (cada linha do poema) O conjunto de versos forma a estrofe Explora a sonoridade

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Relatório de Grupo. 1º Semestre/2015

Relatório de Grupo. 1º Semestre/2015 Relatório de Grupo 1º Semestre/2015 Turma: Maternal B Professora: Larissa Galvão de Lima Professora auxiliar: Giseli Jancoski Floriano Coordenação: Lucy Ramos Torres Professora: Eleonora Dantas Brum Professora

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2005

Canguru sem fronteiras 2005 Duração: 1h30mn Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és

Leia mais

Urakepe. Olá. Meu nome é Romel. Sou uma índia Chachi. Eu moro no vilarejo de São Salvador, no oeste do Equador. Eu tenho cinco irmãos, duas irmãs e

Urakepe. Olá. Meu nome é Romel. Sou uma índia Chachi. Eu moro no vilarejo de São Salvador, no oeste do Equador. Eu tenho cinco irmãos, duas irmãs e Urakepe. Olá. Meu nome é Romel. Sou uma índia Chachi. Eu moro no vilarejo de São Salvador, no oeste do Equador. Eu tenho cinco irmãos, duas irmãs e muitos primos. Existem cerca de 60 famílias em São Salvador

Leia mais

Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril

Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril Tema: Comemoração do Dia da Conservação do Solo Destinatários: Crianças dos 6 aos 10 anos - 1º ciclo Objectivo: Pretende-se que no final das actividades as crianças

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA

Leia mais

SIMULADO/AVALIAÇÃO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 3º ANO CADERNO DO ALUNO PRIMEIRO SEMESTRE 2012

SIMULADO/AVALIAÇÃO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 3º ANO CADERNO DO ALUNO PRIMEIRO SEMESTRE 2012 Escola Estadual Professor Manoel Machado Povoado da Serra Verde Virgínia MG CEP 37465-000 SIMULADO/AVALIAÇÃO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 3º ANO CADERNO DO ALUNO PRIMEIRO SEMESTRE 2012 ESCOLA: NOME: DATA DE

Leia mais

Prova Escrita de Português Língua Não Materna

Prova Escrita de Português Língua Não Materna EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova 28 739 /1.ª Chamada 1.ª Fase / 2008 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março A PREENCHER PELO ESTUDANTE

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais