1 O carro é do meu tio Zé.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 O carro é do meu tio Zé."

Transcrição

1 carro O carro é do meu tio Zé. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome do dono do carro. Não sabes? Pode ser: João, Tó, Rui, Ana, Maria. O carro azul tem rodas. A mota só tem rodas. O meu pai tem carro. O meu pai tem carros. Eu quero ter um carro e um camião. Modifica a frase e lê: = um = dois Eu ter () carros e (). É o camião. É o carro.

2 serra A serra do meu pai é de ferro. A serra é muito alta. O meu pai tem uma serra e um serrote. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome para mãe. Sábado vou ver neve na serra da Estrela. É a serra da Estrela. É a serra do pai.

3 garrafa A garrafa tem azeite. O garrafão é maior que a garrafa. O meu avô tem um garrafão de vinho. Eu bebo água boa pela minha garrafa. É o garrafão. É a garrafa.

4 torre A torre da igreja é muito alta. A torre tem um bonito relógio. São onze horas. A torre é feita de pedra muito dura. Modifica a frase para a torre ser de ferro. Escreve. O sino da torre toca para a missa. É o relógio. É a torre.

5 torrada Cuidado. A torrada está quente. Gosto de comer uma torrada com manteiga. A minha avó adora uma torrada com chá. Modifica a frase para em vez de chá ser café. Escreve. A torrada ficou muito queimada. É o pão. É a torrada.

6 massa A comida é massa com galinha. Eu não gosto de sopa de massa. A sopa da minha avó é muito boa. Eu adoro canja de galinha. É uma sopa muito boa. É sopa de feijão. É caldo verde.

7 osso A perna de galinha tem um osso. O osso é muito duro. O meu cão adora roer um osso. A nossa perna tem um osso muito grande. É um osso. É um ossito.

8 pássaro O pássaro voa no céu. O pássaro pia muito alto. O ninho do pássaro está no cimo da árvore. A cegonha é um pássaro muito grande. É um passarito. É uma cegonha.

9 pessoa Esta pessoa é cega. Ela não vê. Aquela pessoa é o pintor. Ele pinta a casa. O cão é um animal, não é uma pessoa. A pessoa mais alta é o meu pai. A mais baixa é a minha mãe. Modifica as frases para ficar com gorda e magra. Escreve.

10 missa A minha avó vai sempre à missa. Na missa temos de estar rezar. O padre diz a missa no altar. Na minha aldeia só há missa ao domingo.

11 pêra Esta pêra é verde. A minha mãe gosta de comer uma pêra. Esta pêra não está madura. A salada de fruta tem pêra e banana. É a pêra. É a salada de fruta.

12 ouro A barra de ouro é amarela. O ouro é muito caro. O anel da minha mãe é de ouro. O pirata leva o ouro no seu baú. É ouro. O anel é de ouro.

13 cadeira A cadeira é de madeira. É a cadeira da cozinha. Modifica a frase e põe banco em vez de cadeira. Escreve. A cadeira da sala está partida. O menino senta-se na sua cadeira. É a cadeira. É o cadeirão.

14 parede É a parede da casa. A parede está partida. O muro está partido. A minha casa tem uma parede muito alta. A casa tem uma parede. O jardim tem um muro. É a parede. É o muro.

15 areia A praia tem muita areia. A areia é amarela. Na praia faço um castelo de areia. O menino sentou-se na areia da praia. É a areia. É a cor amarela.

16 casa A casa é muito bonita. A casa amarela tem a porta verde. O meu cão tem uma casota. Modifica a frase para ficar A minha Cadela... A casa da minha avó é uma vivenda. É a casa. É a casota.

17 asa É a asa da borboleta. O pássaro tem a asa ferida. O avião tem as asas grandes. O pato também tem duas asas. É uma asa. São duas asas.

18 mesa É a mesa da sala. A mesa da sala é muito pesada. A mesa da cozinha tem quatro cadeiras. O quarto não tem mesa. É a mesa da sala. É a mesa da cozinha.

19 casaco O homem tem um casaco. O casaco do meu avô é castanho. O meu pai não usa casaco, só camisa. O casaco está roto na manga. É o casaco. É a camisa.

20 tesoura É a tesoura da minha mãe. A tesoura corta muito bem.. Cuidado! A tesoura é perigosa.. A tesoura corta papel e cartolina com facilidade. É a tesoura. É a faca.

21 chá A minha avó gosta muito de chá. O chá verde faz bem à saúde. Atenção! O chá está muito quente. O chá é feito com água e folhas de plantas. É chá. É a chávena.

22 chapéu É o chapéu do meu avô. O seu chapéu é verde. O meu chapéu de chuva está partido. O chapéu de praia é muito grande. É o chapéu de chuva. É o chapéu de sol.

23 chocolate Eu gosto de chocolate. O meu chocolate é castanho. A minha mãe fez bolo de noz e chocolate. O meu pai adora musse de chocolate. É o chocolate. É a musse de chocolate.

24 chuva A chuva cai na rua. A chuva rega a flor. Se chove abrimos o chapéu de chuva. No inverno cai muita chuva. É a chuva. É o chuveiro.

25 bolacha É a minha bolacha. Eu adoro comer bolacha.. A minha bolacha tem chocolate. O meu avô não gosta de bolachas. É a bolacha. É a bolacha de chocolate.

26 rã É uma rã. A rã vive no lago. A rã é verde e sabe nadar. O sapo é diferente da rã. É a rã. É o sapo.

27 lã É o novelo de lã. A lã é cor de laranja. O novelo de lã é muito comprido É uma camisola de lã. É a lã.

28 mãe É a mãe do Tó. A mãe é bonita. A minha avó é a mãe da minha mãe. A senhora Rita é a mãe da menina Maria. É a minha mãe. É o meu pai.

29 cão É a cão do Tiago. O cão do Tiago chama-se Bidó. O meu pai tem um cão grande. O gato tem medo do cão e sobe para o muro. É o cão. É o gato.

30 balão É o balão azul do Zé. O meu balão está vazio. O balão do João sobe no céu. Quem se porta mal não tem balão. É o balão. É o balão vazio.

31 mão É a mão do Rui. A minha mão dói. A minha avó tem rugas na mão. São os sinais da mão. não sim já vitória

32 põe A galinha põe o ovo. A tia põe doce no pão. Põe o teu boné. Faz muito sol. A avó põe manteiga no pão. Põe o boné. Tira o boné.

33 jogar Os meninos estão a jogar. Vamos jogar à bola. Eu queria jogar ao berlinde. Se estou de castigo não posso jogar. Vou jogar. Vou dormir.

34 falar Eles estão a falar. Eu gosto muito de falar. O meu pai gosta muito de falar. Na sala de aula não podemos falar alto. Estou a falar. Estou a cantar.

35 erva O cavalo come erva. A erva é de cor verde. Há ervas boas e más. O jardim da minha casa tem muita erva. É a erva. É a flôr.

36 irmão É o meu irmão. O meu irmão joga muito bem. Eu tenho um irmão mais velho. O meu irmão trabalha com o meu pai. É o irmão. É a irmã.

37 sair Eu vou sair com a mãe. A avó não gosta de sair de casa. Eu vou sair e tu vais entrar. O meu pai vai sair para o trabalho. Vou sair. Vou entrar.

38 porta É a porta de casa. A avó não gosta de sair de casa. Vou abrir a janela e fechar a porta. A minha avó perdeu a chave da porta de casa. É a porta. É o portão.

39 cor São lápis de cor. A água não tem cor. A cor do céu é azul claro. A cor da noite é azul escuro. É o lápis de cor. É a cor amarela.

40 urso É o urso. O urso tem cor preta. O urso come carne e peixe. O urso é um animal perigoso. É o urso. É o ursinho.

41 turma São os amigos minha turma. O Zé é um menino da minha turma. A minha turma tem meninas e meninos. Os alunos desta turma vão à natação. É uma turma. É o aluno.

42 balde É o balde da cozinha. O balde leva muita água. A minha mãe tem um balde, uma vassoura e uma pá. Na praia brinco com o balde e a pá. É o balde. É a pá.

43 anel É o anel de ouro. O anel está partido. A mãe tem um anel muito bonito. Perdi o meu anel no recreio da escola. É o anel. É a pulseira.

44 papel É a folha de papel. Vou cortar papel O papel está riscado. Vou fazer um desenho nesta folha de papel. É o papel. É o papelão.

45 funil É o funil. O óleo passa pelo funil. É o funil e a garrafa. O avô passa o azeite pelo funil. É o funil. É o garrafão.

46 sol O sol é amarelo. A nuvem tapa o sol. O sol no verão é muito quente. O dia está quente. Ponho o chapéu de sol. É o sol. É a nuvem.

47 caracol É o caracol. O caracol tem a casca dura. O caracol come erva. O caracol come de noite e dorme de dia. É o caracol. É a noite.

48 sul Ali é o sul. O mar fica ao sul. O norte é o contrário do sul.. O Algarve fica no sul de Portugal. É o sul da terra.

49 azul O carro é azul. Eu gosto da cor azul. O céu é azul claro. O mar é azul escuro. A casa azul é mais bonita do que a verde. É o céu azul.

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

CONTEÚDOS O PROGRAMA DE. Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação LINGUAGEM MAKATON 15/04/2015. Comunicação / Linguagem / Fala

CONTEÚDOS O PROGRAMA DE. Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação LINGUAGEM MAKATON 15/04/2015. Comunicação / Linguagem / Fala Terapia da Fala Andreia Gomes Clara Silva Diana Domingues Cristiana Couto O PROGRAMA DE LINGUAGEM MAKATON Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação Abril de 2015 CONTEÚDOS Comunicação / Linguagem

Leia mais

1.ano MATEMÁTICA. 1.º Ciclo do Ensino Básico

1.ano MATEMÁTICA. 1.º Ciclo do Ensino Básico º ano MATEMÁTICA º Ciclo do Ensino Básico Índice PÁGINA PÁGINA 7 PÁGINA PÁGINA 3 PÁGINA 9 1 1 1 1 1 1 1 1 1 $um $um $um $um $um $um $um $um $um $um 1 $um $um 9. PÁGINA 11 1 2 carro azul 1 1 1 PÁGINA 12

Leia mais

Gosto muito do pequeno-almoço!

Gosto muito do pequeno-almoço! Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Hoje, o

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

ACTIVIDADES: NOTA: A utilização destes símbolos em documentos impressos e electrónicos encontra-se protegida por copyright:

ACTIVIDADES: NOTA: A utilização destes símbolos em documentos impressos e electrónicos encontra-se protegida por copyright: ACTIVIDADES: Actividade 1 Quais são os frutos iguais? Actividade 2 Onde está a banana descascada? Actividade 3 O que veste o menino? Actividade 4 O que serve para calçar? Actividade 5 Qual a ordem correcta?

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...)

PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...) PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...) Professor (a):sandra Regina Menti NOME DA ATIVIDADE: JOGO O QUE É? O QUE É? Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivos Introduzir palavras

Leia mais

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa É Quase Natal No vale encantado Vive uma família especial São Bonecos de Neve E é quase Natal 2x Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa Tanto

Leia mais

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005 Título: Poemas da verdade e da mentira Autor: Luísa Ducla Soares Ilustação: Ana Cristina Inácio Edição original: Livros Horizonte, 2005 Edição: Serviço das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Finisterra-

Leia mais

SOLUÇÕES. A corrida dos números 1.º ano

SOLUÇÕES. A corrida dos números 1.º ano SOLUÇÕES A corrida dos números º ano tira-teimas º ano CDN_SOLUCOES_GR_.0.0_final_soluççes CDN /0/ : Page Soluções A corrida dos números º ano Ficha nº. Ficha nº. Ficha nº. A maçã B banana C laranja Ficha

Leia mais

Aquela nuvem e outras. Eugénio de Andrade. Fichas de leitura. Criação intelectual: Fátima Patronilho

Aquela nuvem e outras. Eugénio de Andrade. Fichas de leitura. Criação intelectual: Fátima Patronilho Aquela nuvem e outras Eugénio de Andrade Fichas de leitura Criação intelectual: Fátima Patronilho Fichas de leitura Ficha 1 1. Lê os seguintes poemas: Adivinha, O gato, O burro de Loulé e O pastor. No

Leia mais

O COELHINHO BRANCO. Nome: Data: História tradicional Coleção Caracol. O Coelhinho Branco. Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa

O COELHINHO BRANCO. Nome: Data: História tradicional Coleção Caracol. O Coelhinho Branco. Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa O COELHINHO BRANCO História tradicional Coleção Caracol O Coelhinho Branco Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa Edição: Plátano Editora, SARL Nome: Data: Recorta e cola as imagens da história,

Leia mais

SECTOR PRODUTO OBSERVAÇÃO

SECTOR PRODUTO OBSERVAÇÃO GELATINA PACOTE / 2 KG. GELATINA IOGURTE DE AROMA MOUSSE DE CHOCOLATE PACOTE / 2 KG. MOUSSE DE CHOCOLATE (SOBREMESA) ALHEIRAS BIFE DE PERÚ CHOURIÇO CORRENTE COELHO COSTELETAS ENTRECOSTO ENTREMEDADA FÊVERA

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Ano letivo 2011 / 2012 Agrupamento Escolas Aguada Cima Higiene e Saú: comportamentos Intificar alimentos promotores alimentação saudável e alimentação risco. Ajuda o cozinheiro a fazer o jantar. Pinta

Leia mais

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra 1 Questionário A prevalência da obesidade nos alunos do.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra Código escola Código turma Código aluno(a) A1 Sexo Feminino Masculino A

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

lengalenga Os bons e os maus

lengalenga Os bons e os maus Entende-se por lengalenga uma cantilena transmitida de geração em geração na qual se repetem determinadas palavras ou expressões; é um texto com frases curtas que normalmente rimam e com muitas repetições

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar As Melhores 313 PIADAS para rir sem parar Excesso de velocidade Depois de mandar parar uma condutora, o polícia de trânsito diz-lhe: Minha senhora, vou multá-la. Vinha a 200 quilómetros à hora! O quê???

Leia mais

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE NOSSO LIVRO DO FOLCLORE ALUNOS DA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO DA EMEF PROF. HENRIQUE PEGADO 2015 NOSSO LIVRO DO FOLCLORE AUTORES ALUNOS DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO

Leia mais

As Fadas Verdes. Matilde Rosa Araújo. Fichas de leitura. Criação intelectual: Fátima Patronilho

As Fadas Verdes. Matilde Rosa Araújo. Fichas de leitura. Criação intelectual: Fátima Patronilho As Fadas Verdes Matilde Rosa Araújo Fichas de leitura Criação intelectual: Fátima Patronilho Fichas de leitura Ficha 1 1. Lê os poemas Que o silêncio / verde, A cor do silêncio, A sandália de setembro

Leia mais

manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas,

manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas, 5 6 manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas, sempre a incomodar-me. Por vezes, eu divirto-me a responder.

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º ANO LEIA A POESIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2º ANO LEIA A POESIA COM ATENÇÃO: ESCOLA: NOME: DATA: / / 2º ANO: AVALIAÇÃO 2º ANO O SAPO SALTADOR LÁ NO CANTO DO JARDIM MORA UM SAPO SALTADOR QUE SE REFRESCA NA ÁGUA PARA ESPANTAR O CALOR LEIA A POESIA COM ATENÇÃO: ESPERA CONTENTE E FACEIRO

Leia mais

EDUCADORAS DEBORA E KATIA

EDUCADORAS DEBORA E KATIA EDUCADORAS DEBORA E KATIA FÉRIAS ESCOLARES 2011 Como é gostoso aprender cada dia mais, conhecer professores e novos amigos... Mas, quando chega às férias, tudo se torna bem mais gostoso, podemos dormir

Leia mais

Conteúdo Apliques em madeira (em bruto)... 2

Conteúdo Apliques em madeira (em bruto)... 2 Conteúdo Apliques em madeira (em bruto)... 2 Palavras, alfabetos e números... 3 Em bruto... 3 Pintados... 4 Miniaturas pintadas... 6 Botões... 10 Ninhos e Pássaros... 11 Natal, Anjos e Religião... 12 Animais...

Leia mais

UNIVERSAL KIDS. Quarta 05/08

UNIVERSAL KIDS. Quarta 05/08 Semana 1 03/08 04/08 05/08 06/08 07/08 Bolacha de leite Rosquinha Bolacha de água e sal; Bolacha maisena Banana; Maçã; Manga; Pera; Maçã;, cenoura, batata e repolho Suco Natural: Melancia Sopa de carne

Leia mais

Gosto muito de sopas e saladas coloridas!

Gosto muito de sopas e saladas coloridas! Gosto muito de sopas e saladas coloridas! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Gosto muito de sopas e saladas coloridas! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco,

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016 Canguru Matemático sem Fronteiras 206 Destinatários: alunos do 3. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As

Leia mais

BRASIL Avaliando a alfabetização

BRASIL Avaliando a alfabetização PROVINHA BRASIL Avaliando a alfabetização CADERNO DO ALUNO TESTE 1 PRIMEIRO SEMESTRE - 2010 NOME: CADERNO DO ALUNO teste capa verde.indd 1 13/1/2010 08:37:28 CADERNO DO ALUNO teste capa verde.indd 2 13/1/2010

Leia mais

Tarefa : Vamos contar narizes, olhos, pernas, braços, mão, pés e dedos

Tarefa : Vamos contar narizes, olhos, pernas, braços, mão, pés e dedos Tarefa : Vamos contar narizes, olhos, pernas, braços, mão, pés e dedos 1. Na tua sala de aula há alunos. Quantos são os narizes? 2. E quantos são os olhos? E os dedos?... Tarefa : Rodas de motas, automóveis

Leia mais

R.: b) Na fazenda do avô de Isabela há 18 patos, 14 marrecos, 32 vacas e 15 porcos. Quantos animais há na fazenda? R.:

R.: b) Na fazenda do avô de Isabela há 18 patos, 14 marrecos, 32 vacas e 15 porcos. Quantos animais há na fazenda? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Resolvendo probleminhas. a) Na

Leia mais

Ursula Wölfel. Ilustrações de. João Vaz de Carvalho

Ursula Wölfel. Ilustrações de. João Vaz de Carvalho Ursula Wölfel Ilustrações de João Vaz de Carvalho Título original em alemão: Achtundzwanzig Lachgeschichten Colecção SETELÉGUAS da edição original: Thienemann Verlag (Thienemann Verlag, GmbH), Stuttgart/

Leia mais

O PEQUENO TREVO E OS AMIGOS DA RUA

O PEQUENO TREVO E OS AMIGOS DA RUA O PEQUENO TREVO E OS AMIGOS DA RUA LEITURA FÁCIL De Pedro Santos de Oliveira Ilustrações de Luis de Lacerda Estrela PLIP009 Adaptação e revisão de texto Ana Cristina Luz Desenvolvido no âmbito do projeto

Leia mais

A Mariana e o Tomás na escola

A Mariana e o Tomás na escola A Mariana e o Tomás na escola Aprende com a Mariana e o Tomás. 1 Lê a página 1 e responde: Quem vai levar a Mariana e o Tomás à escola? A que horas começa a escola da Mariana? E a ti quem te leva à escola?

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

Quais são os dias da semana em que você, normalmente, não vai à escola?

Quais são os dias da semana em que você, normalmente, não vai à escola? 1) Observe o calendário abaixo e depois responda às questões. Setembro 2012 DOMINGO SEGUNDA- FEIRA TERÇA- FEIRA Pinte no calendário o dia de hoje. Em que dia da semana cairá o último dia 26? Quantos domingos

Leia mais

Semana da Alimentação. 1.º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo de 2011 / castanha. azeitona. ovo. cebola. castanha. pão. pescada. pão. ovo.

Semana da Alimentação. 1.º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo de 2011 / castanha. azeitona. ovo. cebola. castanha. pão. pescada. pão. ovo. 1.º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo de 2011 / 2012 Semana da Alimentação Adivinhas Tem a casa bem guardada Ninguém lhe pode mexer Sozinha ou acompanhada Em novembro nos vem ver. Verde foi meu nascimento

Leia mais

Partida. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Palavras Proibidas. Palavras Proibidas. Palavras Proibidas. Desenho. Palavras Proibidas

Partida. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Mímica. Palavras Proibidas. Palavras Proibidas. Palavras Proibidas. Desenho. Palavras Proibidas (http://www.manualdacrianca.net) Partida Joga de novo Escolhe a cor Escrever Passear Dormir Conduzir um carro Jogar à bola Beber Lavar loiça Sentar-se Elogiar Remar Mudar uma lâmpada Pintar uma parede

Leia mais

Língua PortuGuesa. Simulado. caderno do aluno. Volume. para monitoramento da aprendizagem. Questões inéditas e exclusivas

Língua PortuGuesa. Simulado. caderno do aluno. Volume. para monitoramento da aprendizagem. Questões inéditas e exclusivas Ensino Fundamental I Material de divulgação da Editora Moderna Volume 1 Simulado para monitoramento da aprendizagem Língua PortuGuesa Questões inéditas e exclusivas caderno do aluno #educaçãoderesultado

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE ESCREVEU UMA LISTA DE MATERIAIS QUE OS ALUNOS PRECISAM LEVAR PARA A ESCOLA: 3. ESCRITA DE UM TRECHO DE UMA CANTIGA

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 2 Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! Salada de casca de Abóbora 2 xícaras (chá) de casca de abóbora 1 xícara (chá) de tomate picado ½ xícara

Leia mais

DISCIPLINA: Ciências DATA DA REALIZAÇÃO: 07/05/2012. Fazer uma pesquisa no caderno de ciências sobre as espécies mais ameaçadas de extinção.

DISCIPLINA: Ciências DATA DA REALIZAÇÃO: 07/05/2012. Fazer uma pesquisa no caderno de ciências sobre as espécies mais ameaçadas de extinção. FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Nome Escreva o alfabeto usando letra cursiva maiúscula. A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1º Ano - Volume 4 /2013 1 Nome Escreva o alfabeto usando letra cursiva minúscula. a b c d e f

Leia mais

GRUPOS NIVEL SUBNÍVEL INSTRUÇÃO RESPOSTA

GRUPOS NIVEL SUBNÍVEL INSTRUÇÃO RESPOSTA JOGO 1 NIVEL 1 Exemplos de instruções e respostas que podem ser utilizadas nos oito contextos. CONTEXTUALIZAÇÃO DESENVOLVER A COMPREENSÃO SEMÂNTICA AUMENTO DO VOCABULÁRIO VISUAL IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO NACIONAL DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO NACIONAL DE APRENDIZAGEM PACOTE DE TESTE PORTUGUÊS E NUMERANCIA Rua 2556, Muahivire Expansão, Cidade de Nampula E-mail: facilidade@tdm.co.mz I Phone: +258 26215448 I Cell: +258 823248930 PORTUGUÊS

Leia mais

Habilidades de Pensamento do Ruca

Habilidades de Pensamento do Ruca Habilidades de Pensamento do Ruca Ajude a sua criança a desenvolver as suas habilidades de pensamento! Aprender a esquerda e direita com o Ruca, usando as instruções abaixo! Faz um círculo à volta da joaninha

Leia mais

A esperança é a última a morrer. A felicidade é algo que se multiplica quando se divide. Quem canta seu mal espanta. De pequenino se torce o pepino.

A esperança é a última a morrer. A felicidade é algo que se multiplica quando se divide. Quem canta seu mal espanta. De pequenino se torce o pepino. Língua Portuguesa A esperança é a última a morrer. A felicidade é algo que se multiplica quando se divide. Quem canta seu mal espanta. De pequenino se torce o pepino. Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde

Leia mais

Questionário de Frequência Alimentar

Questionário de Frequência Alimentar 1 Instruções de Preenchimento QFA 2013 QUANTAS VEZES VOCÊ COME? Unidade D= dia S= semana M= mês A= ano 1. O(a) Sr(a) costuma consumir leite? (SE SIM) 1.2 Este consumo é por dia, semana, mês ou ano? 1.3.

Leia mais

LETRAMENTO E AUTISMO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN

LETRAMENTO E AUTISMO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Postei algumas atividades relacionadas ao letramento para o Bruno, filho da super mãe Catia Dantas. Nossa fiquei surpresa com a quantidade de mensagens que recebi de outras mães pedindo as atividades com

Leia mais

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo

Leia mais

Casar na Quinta da Fonte Eventos em

Casar na Quinta da Fonte Eventos em Casar na Quinta da Fonte Eventos em 2017... Estrada da Arrifana, Quinta da Fonte, Igreja Nova Mafra; email: fonte@quintadafonteeventos.pt ou amoreiras@quintadafonteventos.pt Telef: 219670261 Aperitivos

Leia mais

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão.

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão. TIMI 3 1 Observa a imagem e escreve frases. Ex.: No quarto há duas camas. 2 Lê e completa. Tu Eles Ela Vocês Tu Eu O pássaro Eu Ele Vocês 4 / quatro do segundo esquerdo. um boné. um irmão. gémeos. muitos

Leia mais

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação MATERNAL JUNHO/ 2011 30/05 Leite com Pão de forma com Mamão e banana com farinha láctea 31/05 Leite com café Pão de leite com 01/06 Omelete Batatas ao molho Salada de cenoura e beterraba cozidas Caqui

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Filhote do filhote

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Filhote do filhote Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático A evolução e o tempo Leia o texto. Disciplina/Valor Português

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo.

Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo. Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo. SINOPSE: Kelson s : O Lugar onde Vivo Relato de quatro meninos de uma comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro, falando a um entrevistador, do lugar onde vivem.

Leia mais

BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO. Ingredientes. Ingredientes Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q.

BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO. Ingredientes. Ingredientes Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q. BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q.b Desfazer a farinha no leite e tempere. Envolver os legumes cortados e fritar pequenas

Leia mais

Receitas com Frutos Secos

Receitas com Frutos Secos Receitas Receitas com Frutos Secos Bolo de Nozes Bolinhos de Fruta Seca Broas de Amendoim Compota de Tomate com Nozes Frutas de Inverno com Creme Pão de Passas e Nozes Salada de Acelgas com Iogurte e Nozes

Leia mais

SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO.

SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO. SAPO QUENTÃO LÁ VEM O SAPO, SAPO, SAPO, QUE NADAVA NO RIO, NO RIO, NO RIO, COM SEU TRAJE VERDE, VERDE, VERDE, QUE MORRIA DE FRIO, DE FRIO, DE FRIO. A DONA SAPA, SAPA, SAPA, LHE EMPRESTOU UM ROUPÃO, ROUPÃO,

Leia mais

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura do Professor

Leia mais

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE I NOVEMBRO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE I NOVEMBRO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos 31/10 01/11 02/11 03/11 04/11 Mamão, manga, banana, melancia e laranja Ovos cozidos com cebolinha Carne de panela com mandioca Filé de frango a rolê (recheio de cenoura) Pernil acebolado Guarnição Chuchu

Leia mais

75 Kcal. 110 Kcal. 140 Kcal. 56 Kcal. 145 Kcal LANCHES SAUDÁVEIS ESTAGIÁRIA ANDREIA COSTA. Cenoura aos palitos com iogurte magro sem açúcar

75 Kcal. 110 Kcal. 140 Kcal. 56 Kcal. 145 Kcal LANCHES SAUDÁVEIS ESTAGIÁRIA ANDREIA COSTA. Cenoura aos palitos com iogurte magro sem açúcar Cenoura aos palitos com iogurte magro sem açúcar 75 Kcal 5 Amêndoas e 1 Maçã assada com canela 110 Kcal 140 Kcal Pão de mistura com ¼ queijo fresco magro e 1 colher de chá de compota sem adição de açúcar

Leia mais

(Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte

(Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte João e Maria (Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte 2016 As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas. João havia marcado o caminho

Leia mais

EXPERIÊNCIAS COM LUZ. B A luz, quando encontra uma superfície polida, reflecte-se.

EXPERIÊNCIAS COM LUZ. B A luz, quando encontra uma superfície polida, reflecte-se. NOME EXPERIÊNCIAS COM LUZ IDENTIFICAR FONTES LUMINOSAS. Observar a passagem da luz através de objectos transparentes (lentes, prismas, água ) A luz é o que nos permite ver as coisas. Os corpos que emitem

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2008. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IX 3 o BIMESTRE Eixo temático O tempo e o vento Disciplina/Valor Português

Leia mais

A c W r l f C j o l F v y q M B e s N x a J U m H S Q Z d t E h O z Y b P w T k g u X i K p D R n G V L

A c W r l f C j o l F v y q M B e s N x a J U m H S Q Z d t E h O z Y b P w T k g u X i K p D R n G V L 1. RIR É MUITO BOM! 1. NO QUADRO A SEGUIR, VOCÊ ENCONTRA AS LETRAS DO ALFABETO ESCRITAS EM MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS. PINTE AS LETRAS MAIÚSCULAS DE UMA COR DE SUA PREFERÊNCIA E ESCOLHA OUTRA PARA COLORIR

Leia mais

Língua Portuguesa. Mês Tema principal Objetivos Unidade

Língua Portuguesa. Mês Tema principal Objetivos Unidade setembro/ outubro Língua Portuguesa 1º Período Mês Tema principal Objetivos Unidade A Maior das Invenções Uma Nova Aluna * Compreender cartazes informativos. * Desenvolver o vocabulário sobre o tema: o

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 4º Ano 1º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

ATIVIDADES ENVOLVENDO DIVISÃO. Prof: Aline Moreira. Aluno:

ATIVIDADES ENVOLVENDO DIVISÃO. Prof: Aline Moreira. Aluno: ATIVIDADES DIVISÃO ENVOLVENDO Prof: Aline Moreira Aluno: 2013 Introdução Esta apostila foi elaborada ao longo da pesquisa A DIVISÃO POR ALUNOS SURDOS: ideias, representações e ferramentas matemáticas,

Leia mais

Exercícios de 1 ponto

Exercícios de 1 ponto 1. Qual é resultado correto? Exercícios de 1 ponto A) 444 44 = 488 B) 40 x 4 = 16 C) 44 : 4 = 11 D) 444 4 = 404 E) 404 + 4 =444 2. Qual o número que encaixa no espaço em branco? 45,60,75,90,, 120 A) 95

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) OUTUBRO/2016

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) OUTUBRO/2016 CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) OUTUBRO/2016 Observações: A utilizada será sem lactose. Oferecer água durante todo dia. Não oferecer bebida durante o almoço ou jantar somente depois de no

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Português Gramática e Ortografia 3 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Gramática e Ortografia Nome: Data: 1. Leia a piada abaixo e reescreva-a substituindo os substantivos circulados

Leia mais

20,00 MENU 1 ENTRADAS NA MESA QUENTES SOBREMESA BEBIDAS. Até. Dezembro

20,00 MENU 1 ENTRADAS NA MESA QUENTES SOBREMESA BEBIDAS. Até. Dezembro Almo os e Jantares de Natal desde 20,00 Até 23 Dezembro MENU 1 20,00 ENTRADAS NA MESA Queijo do Rabaçal Presunto laminado Salpicão de porco preto Salada de polvo com molho verde Salada de mexilhão em vinagrete

Leia mais

No princípio Deus criou o céu e a terra

No princípio Deus criou o céu e a terra No princípio Deus criou o céu e a terra No início Deus criou céu e terra. Ele sempre pensou em todos nós e impulsionado pelo seu grande amor, Deus quis criar o mundo. Como um pai e uma mãe que preparam

Leia mais

DONA NIMA DEU UM PATO AO SEU NETO EDU. EDU VIU A AVE E DISSE: VOVÓ, O PATO É TÃO BONITO! ELE SABE NADAR? SIM, EDU, ELE NADA MUITO BEM.

DONA NIMA DEU UM PATO AO SEU NETO EDU. EDU VIU A AVE E DISSE: VOVÓ, O PATO É TÃO BONITO! ELE SABE NADAR? SIM, EDU, ELE NADA MUITO BEM. BOLSÃO 2010 2º Ano do Ensino Fundamental Nome: TEXTO O PATO DE EDU GRAÇA BOQUET DONA NIMA DEU UM PATO AO SEU NETO EDU. EDU VIU A AVE E DISSE: VOVÓ, O PATO É TÃO BONITO! ELE SABE NADAR? SIM, EDU, ELE NADA

Leia mais

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se,

Leia mais

QUARTA-FEIRA 01/06. Suco, bolo de maçã. Arroz, feijão, bife de panela, abobrinha com cebolinha. Sopa de carne com legumes, arroz e espinafre

QUARTA-FEIRA 01/06. Suco, bolo de maçã. Arroz, feijão, bife de panela, abobrinha com cebolinha. Sopa de carne com legumes, arroz e espinafre 01/06 02/06 03/06 Suco, bolo de maçã Chá, pão de leite com manteiga Leite com farinha láctea e bolacha salgada com bife de panela, abobrinha com cebolinha assado, salada de peixe cozido no vapor com cenoura

Leia mais

O segredo do rio. Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Trabalho realizado no âmbito do PNL. (Plano Nacional de Leitura)

O segredo do rio. Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Trabalho realizado no âmbito do PNL. (Plano Nacional de Leitura) Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso Ano Lectivo 2009/2010 O segredo do rio Trabalho realizado no âmbito do PNL (Plano Nacional de Leitura) Era uma vez um rapaz que morava numa casa no campo.

Leia mais

Questionário. Parte I. Solteira Casada Separada/divorciada Viúva. Avó materna Avó paterna. Sim Não

Questionário. Parte I. Solteira Casada Separada/divorciada Viúva. Avó materna Avó paterna. Sim Não Questionário Parte I 1- Quantos anos tem? anos 2- Qual é o seu estado civil? Solteira Casada Separada/divorciada Viúva 3- Qual a sua condição? Avó materna Avó paterna 4- Os pais do seu neto/a vivem consigo?

Leia mais

Videók forgatókönyve. 1. Videó: Eszem-iszom 2. Videó: Mosolygós jó reggelt 3. Videó: Gyere, játszunk!

Videók forgatókönyve. 1. Videó: Eszem-iszom 2. Videó: Mosolygós jó reggelt 3. Videó: Gyere, játszunk! Videók forgatókönyve 1. Videó: Eszem-iszom 2. Videó: Mosolygós jó reggelt 3. Videó: Gyere, játszunk! 1. Videó: Eszem-iszom Videók forgatókönyve további információ a www.littlepim.hu oldalon Little Pim

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 12/09/2016

Disciplina: Matemática Data da realização: 12/09/2016 Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

QUESTÃO 01 (0,5 pt) ESCREVA, NO QUADRO ABAIXO, O SEU NOME COMPLETO: QUESTÃO 02 (1,0 pt) A PROFESSORA VAI LER O POEMA ABAIXO. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO!

QUESTÃO 01 (0,5 pt) ESCREVA, NO QUADRO ABAIXO, O SEU NOME COMPLETO: QUESTÃO 02 (1,0 pt) A PROFESSORA VAI LER O POEMA ABAIXO. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO! BOLSÃO 2014 1º Ano do Ensino Fundamental QUESTÃO 01 (0,5 pt) ESCREVA, NO QUADRO ABAIXO, O SEU NOME COMPLETO: QUESTÃO 02 (1,0 pt) A PROFESSORA VAI LER O POEMA ABAIXO. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO! CONVITE JOSÉ

Leia mais

PROPOSTAS DE ECO-EMENTAS

PROPOSTAS DE ECO-EMENTAS Eco-escolas PROPOSTAS DE ECO-EMENTAS Alunos do 3º ciclo Fevereiro 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR CARLOS PINTO FERREIRA Receitas saudáveis: Primavera/Verão Entrada SALADA DE 3 COUVES 2 chávenas de couve

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 01/05 A 31/05

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 01/05 A 31/05 CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 01/05 A 31/05 macarrão, agrião e ovo com Macarrão letras salada de pepino, a bolonhesa, couve flor refogada ovos mexidos com carne cozida. queijo. Melão Suco morango e biscoito

Leia mais

RESTAURANTE AS TÍLIAS

RESTAURANTE AS TÍLIAS RESTAURANTE AS TÍLIAS Entrada (s): Terrina de pernil com pickles de cereja (3,50 ) Fritters de queijo recheados com cereja (4,50 ) Sopa: (não tem) Peixe: (não tem) Carne: Supremo de frango com salame de

Leia mais

Ementas para grupos. Aperitivos. Sugestão 1 Sugestão 2. Sugestão 3. Amêndoa torrada, azeitonas recheadas, Batata frita, tapas variadas, Rissóis de

Ementas para grupos. Aperitivos. Sugestão 1 Sugestão 2. Sugestão 3. Amêndoa torrada, azeitonas recheadas, Batata frita, tapas variadas, Rissóis de Ementas para grupos Aperitivos Sugestão 1 Sugestão 2 Amêndoa torrada, azeitonas recheadas, Batata frita, tapas variadas Porto seco, sumo de laranja Amêndoa torrada, azeitonas recheadas, Batata frita, tapas

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/2016

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/2016 01/08/2016 02/08/2016 03/08/2016 04/08/2016 05/08/2016 Pão francês com queijo branco Suco de maracujá Bisnaguinha com geléia de morango Tostex (queijo e peito de peru) Banana Torrada com Leite com chocolate

Leia mais

BOLO DE CANECA Você prepara na própria caneca que irá consumir e em apenas 3 minutos no microondas.

BOLO DE CANECA Você prepara na própria caneca que irá consumir e em apenas 3 minutos no microondas. RECEITAS NA CANECA A brincadeira é que você bate os ingredientes na própria caneca com um garfo e põe no microondas por 3 minutos. A massa crua é mais mole que a de um bolo normal mas é assim mesmo. Não

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

"INDAGAÇÕES" Fausto F

INDAGAÇÕES Fausto F "INDAGAÇÕES" Fausto F Quem procura acha? Quem espera sempre alcança? Farinha pouca meu pirão primeiro? De cavalo dado não se olha os dentes? Melhor um pássaro que na mão que dois voando? Assim na terra

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Projecto Final de Licenciatura. Anexos. Volume II. Elaborado por Cláudia Parreira. Aluno nº

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Projecto Final de Licenciatura. Anexos. Volume II. Elaborado por Cláudia Parreira. Aluno nº Licenciatura em Ciências da Nutrição Avaliação dos conhecimentos e comportamentos nutricionais e alimentares e a imagem corporal de crianças em idade escolar no Concelho de Oeiras - Programa MUN-SI Projecto

Leia mais

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA.

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA. Este programa gratuito que irá ajudar você a conquistar o corpo que deseja faz parte de uma série de 3 etapas. A primeira etapa foi gravada em vídeo, mas devido a baixa qualidade, resolvemos fazer o mesmo

Leia mais

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale...

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale... Fichas de Português Bloco V Estruturas Gramaticais Números cardinais ; 101 a 1 000 000 000. Количественные числительные... Numerale cardinale... Preposição + pronomes pessoais. Пpeдлoг + мecтoимeниe. Prepoziţii

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012 Canguru Matemático sem Fronteiras 01 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Categoria: Mini-Escolar - nível II Destinatários: alunos do 3. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora.

Leia mais

MATERNAL FEVEREIRO 2012 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar

MATERNAL FEVEREIRO 2012 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar MATERNAL FEVEREIRO 2012 02/02 Leite com achocolatado Pão de forma com Tiras refogadas com ervilhas Salada de batatas Abacaxi Bolo de milho Iogurte Risoto de frango 03/02 Leite com café Pão de leite com

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 1 Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. Torta de Banana rápida 2 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 1 colher de sopa de

Leia mais