PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto Pedagógico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto Pedagógico"

Transcrição

1 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Projeto Pedagógico Coordenadora: Profa. Dra. Isabela Neves Drummond 2013

2 1. Introdução A área de Computação hoje está ligada às mais variadas atividades humanas. A Computação reúne o conhecimento acerca de computadores, tecnologias, sistemas e aplicações. Apresenta um desenvolvimento dinâmico diretamente influenciado pelas necessidades dos usuários dos sistemas de computação e recursos oferecidos. Este desenvolvimento depende também do desenvolvimento de outras áreas científicas, consolidando o caráter multidisciplinar da área, gerando comprometimentos com as áreas que interage. Esta diversidade de áreas que se interagem no desenvolvimento dos sistemas e aplicações de computação requer que a formação do profissional de Ciência da Computação seja dinâmica, atualizada e caminhe juntamente com a evolução da área de computação e das várias áreas do conhecimento humano com as quais se conecta. O curso de Ciência da Computação da (UNIFEI) foi implantado em 1998 e reconhecido em Até o ano de 2008, os ingressantes no curso cumpriam uma grade noturna num período mínimo de 10 semestres. Em 2009, o curso passou a ser integral, com período mínimo para integralização de 8 semestres. Buscando formar profissionais qualificados, o curso de Ciência da Computação da UNIFEI vem implantando modificações em seu projeto inicial de forma a atender o dinamismo desta área, as inovações do mercado de trabalho, além das Diretrizes Curriculares dos cursos de Bacharelado e Licenciatura da área de Computação. 2. Justificativa A UNIFEI se destaca regional e nacionalmente por sua atuação tecnológica. Na área de computação, além da Ciência da Computação, possui os cursos de Engenharia da Computação e Sistema de Informação os quais atraem estudantes das mais diferentes regiões do país. A demanda por profissionais qualificados com os diferenciados perfis que estes cursos proporcionam é evidente na região, que apresenta hoje um mercado que necessita mão de obra qualificada. Os profissionais de Ciência da Computação, dotados de um perfil inovador, criativo, versátil e completamente integrado com as novas tecnologias, são necessários ao desenvolvimento da nossa região, não somente, são fundamentais na atual situação de desenvolvimento da nossa economia. É necessária a presença de profissionais com qualificação específica na área de ciência da computação, promovendo a concatenação da ciência e da tecnologia tanto no mercado de trabalho quanto na área acadêmica e científica. A cidade de Itajubá possui um parque industrial já consolidado e que tende a crescer nos próximos anos. O mesmo se observa em diversas cidades do Sul de Minas e do Vale do Paraíba. Essa realidade demanda a formação de mão de obra qualificada que leve para o mercado de trabalho ideias inovadoras, alavancando e transformando este mercado. Estes profissionais devem ser capazes de promover o desenvolvimento científico e aplicar o conhecimento científico no desenvolvimento tecnológico.

3 3. Perfil do curso Baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Computação (Aprovado em 09/03/2012, aguardando homologação) (BRASIL, 2012) e o Currículo de Referência da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação (Proposta versão 2005) (SBC, 2005), o curso de Ciência da Computação da UNIFEI busca uma formação que possibilite o exercício do espírito crítico e da plena cidadania. Além disso, segue a missão da UNIFEI, que conforme seu Estatuto é gerar, sistematizar, aplicar e difundir conhecimento, ampliando e aprofundando a formação de cidadãos e profissionais qualificados, e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, visando a melhoria da qualidade de vida. O curso de Ciência da Computação da UNIFEI se preocupa com a formação de um profissional que se adapta, de forma crítica, às novas situações na sua área. Para tanto, apresenta em seu currículo, conteúdo e formas de aprendizado que estabelecem a relação entre teoria e prática. O conteúdo do curso procura garantir a aquisição e a construção do conhecimento, a aplicação, o desenvolvimento e a difusão de tecnologias, bem como o desenvolvimento da capacidade empreendedora. Em conjunto, os pontos enumerados proporcionam uma base sólida de conhecimento científico e tecnológico, visando: educação de excelência, habilidade de execução de tarefas e resolução de problemas para articulação e construção de novos conhecimentos. 4. Objetivos 4.1 Objetivo Geral O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo principal a formação de recursos humanos para atuar no desenvolvimento científico e tecnológico da Computação, de forma profissional, ética e social. Além da aquisição de conhecimento e capacitação para um trabalho específico, pretende-se preparar um indivíduo que seja capaz de construir sua trajetória profissional e de vida, contribuindo para o crescimento profissional e humano dos seus egressos. 4.2 Objetivos Específicos Para atingir seu objetivo geral, o curso de Bacharelado em Ciência da Computação deve desenvolver um conjunto de competências em seus egressos, que integre conhecimento. O objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos, que abrangem os aspectos técnico, científico, profissional, humano e social na preparação dos egressos do curso. Assim o curso pretende:

4 Formar profissionais que possuam domínio dos fundamentos da computação, habilidade e desenvoltura na construção de algoritmos, modelos e sistemas computacionais; conhecimento dos fundamentos da matemática necessários para desenvolver o raciocínio, estudo da lógica e Teoria da computação; e conhecimento das tecnologias e ferramentas. Preparar e motivar seus egressos para: aprender a aprender, desempenhando papel ativo na construção do conhecimento; saber relacionar a atuação profissional com a produção de conhecimento; conhecer o método científico para produção e difusão do conhecimento, produzir novas tecnologias, métodos e procedimentos. Incentivar a atuação profissional empreendedora e preparar seus alunos para saber identificar formar inovadoras de atuação profissional, conhecendo as diferentes funções profissionais que poderá exercer. Mostrar a importância do cumprimento dos deveres, respeito às regras, aos outros e aos direitos individuais e coletivos. Além de ressaltar o comprometimento com a responsabilidade social e ações que impactam na qualidade de vida. 5. Formas de Acesso e perfil do ingressante O curso Ciência da Computação está aberto à admissão de candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou equivalente, e que tenham sido classificados em processo seletivo de admissão. O preenchimento das vagas oferecidas no processo seletivo de admissão inicial segue a Lei No de 29/08/2012, regulamentada pelo Decreto No de 11/10/2012 e Portaria Normativa No 18 de 11/10/2012 e os procedimentos do Sistema de Seleção Unificada SISU. O edital de seleção é disponibilizado anualmente no site da UNIFEI ( descrevendo processo de inscrição, composição e utilização do ENEM e outras informações relevantes. No caso de vagas remanescentes, por meio de edital preparado pela Coordenação de Processos Seletivos da UNIFEI, semestralmente são publicadas as vagas a serem preenchidas por processos de transferência interna (entre cursos do mesmo campus), de transferência facultativa (entre instituições brasileiras de ensino superior) e para portadores de diploma de curso superior. Para essas vagas, o processo acontece apenas para alunos que já concluíram, pelo menos, um ano no curso de origem. Havendo vagas remanescentes, o edital de seleção também é disponibilizado no site da UNIFEI ( A UNIFEI também é participante do programa PEC-G (Programa de Estudante de Convênio - Graduação). Caso haja interessados, o curso poderá receber os alunos amparados pelo PEC-G. É permitido também o acesso através de transferência ex-officio, na forma da lei ou de outros países, por meio de convênio ou de acordo cultural.

5 6. Perfil do Egresso Competências e habilidades O trabalho do profissional em Ciência da Computação exige constante interação com a comunidade científica, de maneira a possibilitar o seu desenvolvimento e absorção do conhecimento. O papel do bacharel em Ciência da Computação é fundamental no planejamento, definição, implantação e manutenção de sistemas computacionais. Além disso, é necessária sua atuação em ensino e pesquisa, considerando os aspectos científicos da Computação, uma vez que o graduado nesta área possa prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação. De acordo com as diretrizes curriculares (BRASIL,2012), o perfil específico dos egressos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação envolve profissionais que: Possuam sólida formação em Ciência da Computação e Matemática, sendo capaz de construir aplicativos de propósito geral, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área se desenvolve; Possuam visão global e interdisciplinar de sistemas; Conheçam a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise; Conheçam os fundamentos teóricos da área de Computação e como esses fundamentos influenciam na prática; Sejam reflexivos na construção de sistemas de computação por entender que eles atingem direta ou indiretamente as pessoas; Possuam a capacidade de criar soluções para problemas complexos que têm muitas relações entre domínios de conhecimento e de aplicação; Reconheçam que é fundamental a inovação e a criatividade e entendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes. Desta forma, o bacharel em Ciência da Computação egresso da UNIFEI possui conhecimentos sólidos em Computação e Matemática, sendo capaz de desenvolver e analisar sistemas nas mais diversas áreas, interligando seu conhecimento prático e teórico. Trata-se de um profissional apto a identificar e criar soluções para problemas, construindo teorias, metodologias e tecnologias, de maneira a prover soluções inteligentes para atender da melhor maneira possível as exigências do mercado atual. Nosso profissional está preparado para investigar, pesquisar, interpretar, identificar problemas e soluções, analisar e criticar informações técnicas e científicas, consciente da sua função na sociedade e de acordo com valores éticos. Além disso, segundo as diretrizes curriculares (BRASIL, 2012), considerando que o profissional em Ciência da Computação deve ter flexibilidade para atender os mais diversos domínios de aplicação, o curso deve desenvolver competências e habilidades para:

6 Compreender conceitos, princípios e teorias relacionadas à Ciência da Computação e às aplicações de software e hardware; Reconhecer a importância do pensamento computacional no cotidiano e sua aplicação apropriada, identificando e gerenciando os riscos que podem estar envolvidos; Identificar e analisar requisitos e especificações para problemas específicos e planejar estratégias para suas soluções; Especificar, projetar, implementar, manter e avaliar sistemas baseados em computação, empregando teorias, práticas e ferramentas adequadas, construindo soluções computacionais a partir de decisões visando o equilíbrio de todos os fatores envolvidos; Empregar metodologias que visem garantir critérios de qualidade ao longo de todas as etapas de desenvolvimento de uma solução computacional; Analisar a adequabilidade do sistema computacional e gerenciar projetos de desenvolvimento; Aplicar temas e princípios recorrentes, como abstração, complexidade, princípio de localidade de referência (caching), compartilhamento de recursos, segurança, concorrência, evolução de sistemas, entre outros, e reconhecer que esses temas e princípios são fundamentais à área de Ciência da Computação; Escolher e aplicar boas práticas e técnicas que conduzam ao raciocínio rigoroso no planejamento, na execução e no acompanhamento, na medição e gerenciamento geral da qualidade de sistemas computacionais. 7. Fundamentos didático-pedagógicos e metodológicos No processo ensino-aprendizagem, o professor deve ser o facilitador do processo, enquanto que o aluno é o centro da metodologia empregada. Para isto, é necessário que ao longo do curso sejam empregadas diversas metodologias de aprendizagem, de maneira que o aluno possa aprender a resolver problemas, aprender a aprender, tornando-se independente e criativo. O professor tem, por outro lado, a função de estimular o aluno, mostrar as aplicações do conteúdo teórico, assim como ser mediador, estimular competições e provocar realização de trabalho em equipe, orientar o raciocínio e desenvolver a capacidade de comunicação e negociação (BRASIL,2012). São empregadas, ao longo do Curso de Ciência da Computação da UNIFEI, diversas metodologias para o processo de aprendizagem: Aulas expositivas; Aulas práticas em laboratório, com o intuito de desenvolver habilidades técnicas em programação de computadores, modelagem de sistemas e gerência de projetos;

7 Desenvolvimento de trabalhos (pesquisa, projetos, etc.) individuais e em grupos de temas específicos; Apresentação de seminários; Palestras; Avaliações individuais e em grupos (de natureza teórica e ou prática); Visitas técnicas; Realização de estágios. Os métodos de ensino e aprendizagem encontram-se especificados nos planos de ensino de cada disciplina. Esses métodos visam desenvolver e aprimorar as seguintes habilidades: Capacidade de abstração; Análise de problemas e proposição de soluções; Capacidade de trabalhar em grupo; Prática profissional; Planejamento; Socialização; Criatividade e avaliação crítica; Capacidade de pesquisa; Auto-aprendizado. 8. Sistema de Avaliação do projeto pedagógico, do discente e do docente 8.1 Sistema de avaliação do curso A avaliação do Curso de Ciência da Computação ocorre de duas formas: (a) avaliação externa à Universidade e (b) avaliação interna à Universidade (a) Avaliação Externa à Universidade Conforme calendário de avaliação nacional de cursos, os alunos devem participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ENADE, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências do profissional a ser formado. Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº /2004, o Enade é um componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

8 No ano de 2012, foram considerados habilitados ao Enade todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, somente os estudantes concluintes participaram da prova realizada. Os alunos da Ciência da Computação realizaram o último ENADE em 2011, e espera-se a participação do curso novamente em O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área é trienal. A Nota Enade do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico. A parte referente à Formação Geral contribui com 25% da nota final, enquanto a referente ao Componente Específico contribui com 75%. O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área. O resultado do ENADE é utilizado como parâmetro de estudo e aprimoramento do curso, na sua avaliação interna. Além disso, esta nota tem impacto direto no Conceito Preliminar de Curso (CPC), cujo cálculo combina diversas medidas relativas à qualidade do curso: as informações de infra-estrutura e instalações físicas, recursos didático-pedagógicos e corpo docente; o desempenho obtido pelos estudantes concluintes e ingressantes no Enade; e os resultados do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). (b) Avaliação Interna à Universidade (b1) Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação - CPA da UNIFEI tem como atribuição propor e conduzir os processos de avaliação interna da instituição, sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES. A CPA tem por objetivo: desenvolver a avaliação emancipatória na UNIFEI; articular comunidade interna e externa num trabalho de avaliação contínua das atividades inerentes à instituição; produzir conhecimento; questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição; identificar as causas de problemas e deficiências; aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários; fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais; julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição. O Curso de Ciência da Computação faz uso dos mecanismos e informações coletadas pela CPA para o acompanhamento e avaliação do cursos. A proposta de avaliação da CPA visa a definir os caminhos de uma auto-avaliação da instituição pelo exercício da avaliação participativa. As avaliações da CPA são feitas tomando por princípio as dimensões já estabelecidas em legislação: 01) A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional; 02) A política para o ensino, a pesquisa, a pósgraduação e a extensão; 03) A responsabilidade social da instituição; 04) A comunicação

9 com a sociedade; 05) As políticas de pessoal; 06) Organização e gestão da instituição; 07) Infra-estrutura física; 08) Planejamento e avaliação; 09) Políticas de atendimento aos estudantes e 10) Sustentabilidade financeira. Compõe a metodologia da CPA: atividades de sensibilização visando obter grande número de adesões ao processo, aplicação de questionários, análise dos dados obtidos, elaboração de relatório e divulgação. O ciclo de avaliações é anual e realizado por meio de questionário eletrônico, disponibilizado no site na Universidade, e processamento das informações obtidas pelos membros da CPA. No processo de coleta de dados são abordadas questões sobre o processo de ensino e aprendizagem e o desempenho didático-pedagógico do docente nas disciplinas. O relatório final do período avaliado é disponibilizado a todos os segmentos (docentes, servidores técnico-administrativos, discentes, ex-discentes e comunidade externa) e também encaminhado para o INEP/MEC. Cada coordenador de curso e diretor de Unidade Acadêmica recebe as avaliações de itens específicos relacionados ao curso. De posse dos dados, é função do Colegiado do curso analisar os resultados da avaliação e estabelecer diretrizes, ou consolidá-las, conforme o resultado da avaliação. (b2) Indicadores dos cursos De acordo com a Norma para os Programas de Formação em Graduação da UNIFEI (estabelecida pela Resolução n. 218, de 27/10/2010) são estabelecidos os indicadores dos cursos de graduação. Um conjunto de informações, expressas em fórmulas matemáticas, que visa subsidiar a tomada de decisão por diferentes órgãos da Universidade. Estes indicadores são objetos de estudo do Colegiado do Curso. Os Indicadores definem: a) Número de Alunos Ideal por curso; b) Número de Alunos Admitidos por curso; c) Sucesso na Admissão; d) Sucesso na Formação; e) Evasão; f) Taxa de Evasão; g) Retenção; h) Taxa de Retenção; i) Vagas Ociosas e j) Taxa de Vagas Ociosas. (b3) Núcleo Docente Estruturante - NDE O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação conta com um Núcleo Docente Estruturante (NDE), presidido pelo Coordenador do Curso e composto por outros 6 professores do corpo docente fixo do Curso, cobrindo as mais diversas áreas da Computação. De acordo com a Resolução Nº01, de 17 de Junho de 2010, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso. As atribuições do

10 NDE englobam: contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso; zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo; indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação. O NDE do Curso de Ciência da Computação vem trabalhando de forma efetiva na atualização e melhoria do curso, incluindo estrutura curricular e propostas de medidas que buscam fortalecer a atuação dos docentes na formação de um profissional qualificado. 8.2 Sistema de avaliação do discente De acordo com a Norma para os Programas de Formação em Graduação da UNIFEI (estabelecida pela Resolução n. 218, de 27/10/2010), o curso de Ciência da Computação apresenta como componentes curriculares: disciplinas, classificadas em obrigatórias, optativas e eletivas, Trabalho Final de Graduação TFG, estágio supervisionado e atividades de complementação. A verificação do rendimento escolar desses componentes e o sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos também estão estabelecidos na referida Norma, como se segue. A verificação do rendimento escolar será feita por componente curricular, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento, ambos eliminatórios. A verificação do rendimento escolar será de responsabilidade dos docentes. Entende-se por frequência o comparecimento às atividades didáticas de cada componente curricular. Será considerado aprovado em frequência o aluno que obtiver pelo menos 75% de assiduidade nas atividades teóricas e pelo menos 75% nas atividades práticas previstas. Nos componentes curriculares é obrigatória a proposição de atividades de avaliação. A forma, a quantidade e o valor relativo das atividades de avaliação constarão obrigatoriamente dos planos de ensino. Para cada atividade de avaliação será atribuída uma nota de 0 a 100, em números inteiros. Os lançamentos de notas dos componentes curriculares serão definidos como: - Tipo M: as notas são bimestrais. A média das notas será calculada por meio de média aritmética;

11 - Tipo N: o docente atribui uma única nota no período que corresponde à média das notas das disciplinas do tipo M. Essas definições são estabelecidas pelo Colegiado de Curso para cada disciplina. Para o Trabalho Final de Graduação e para o Estágio Supervisionado, o lançamento de notas seguirá o Tipo N. Para aprovação nos componentes curriculares, o aluno deverá obter a média das notas igual ou superior a 60, além da frequência mínima prevista na legislação. Para as disciplinas com lançamento de notas do tipo M, o aluno que obtiver média das notas inferior a 60 e a frequência mínima terá direito a uma nota de Exame. Para ser aprovado com Exame, o aluno deverá obter média aritmética igual ou superior a 60 entre a média das notas e o Exame. A média calculada desta forma é considerada a Média Final. Para efeito de classificação do aluno, durante o curso, serão calculados, ao final de cada período, coeficientes de desempenho acadêmico conforme segue: Coeficiente de desempenho acadêmico do período: calculado pela média ponderada das médias obtidas nas disciplinas constantes da estrutura curricular cursadas no período, tendo como peso as respectivas cargas horárias totais; Coeficiente de desempenho acadêmico geral: calculado pela média ponderada das médias obtidas nas disciplinas constantes da estrutura curricular cursadas, tendo como peso as respectivas cargas horárias totais. 8.3 Sistema de avaliação do docente Conforme apresentado no item 8.2 (b2), o curso faz uso da coleta de informações realizada pela CPA (Comissão Própria de Avaliação), no que se refere ao docente do curso, como forma de analisar e avaliar seu desempenho. 9. Perfil do docente Os docentes que compõem o curso de Ciência da Computação atendem aos núcleos de matérias da área de Computação: Fundamentos e Tecnologia; e aos núcleos das outras áreas: matemática, ciências básicas e contexto social e profissional. Cada um destes núcleos apresenta suas especificidades e o curso direciona a escolha do corpo docente priorizando suprir todas as necessidades do curso. O curso se preocupa em analisar a atuação de cada profissional no que se refere a atuação nos conjuntos de disciplinas específicas de cada área, assim como verificar possíveis lacunas e ou deficiências, buscando resolvê-las quando da contratação de novos profissionais.

12 10. Colegiado de curso O Colegiado do Curso de Ciência da Computação tem sua formação e funções estabelecidas de acordo com Regimento Geral da, Título V, Capítulo I, Seção VI Dos Colegiados dos Cursos de Graduação. É composto por 5 (cinco) docentes responsáveis por disciplinas das áreas que caracterizam a atuação profissional do graduado, 1 (um) docente da área de Matemática e 1 (um) representante discente, num total de 7 integrantes. O fórum tem reuniões periódicas buscando manter o acompanhamento, planejamento, controle e avaliação do curso. 11. Infraestrutura A estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UNIFEI apresenta disciplinas oferecidas pelos núcleos da Matemática e da Computação, além disso, ao longo do curso outros departamentos colaboram na formação do aluno, com o oferecimento de disciplinas que são optativas ou eletivas para o currículo do aluno. O Instituto de Matemática e Computação, onde está abrigado o curso de Ciência da Computação, dispõe de laboratórios didáticos e de pesquisa. São 5 laboratórios didáticos de Computação (LDC-1, LDC-2, LDC-3, LDC-4 e LDC-5), e 3 laboratórios de pesquisa (Laboratório de Visão Computacional Aplicada, Laboratório de Multimídia e o Centro de Estudo e Desenvolvimento de Software Livre). Os laboratórios didáticos são utilizados para ensino e práticas de atividades de programação, arquitetura e redes de computadores, entre outras áreas específicas da Computação. As aulas práticas do curso são realizadas nos laboratórios didáticos, que também apresentam horários disponíveis para que os alunos possam realizar trabalhos práticos, estudo extraclasse, grupos de estudo e pesquisa. Os laboratórios específicos de pesquisa mencionados abrigam projetos de pesquisa e desenvolvimento coordenados por professores da divisão de Computação, onde também trabalham alunos de iniciação científica ligados a estes projetos. 12. Estrutura Curricular O programa de formação em Ciência da Computação da UNIFEI oferece 35 vagas no período integral, com ingresso anual. O regime de matrícula é seriado/semestral e o tempo para integralização do programa é de 4 a 7 anos. O número de semanas e dias letivos por semestre são 16 e 100, respectivamente. A grade curricular do curso é composta por disciplinas obrigatórias e optativas, além de atividades complementares, estágio supervisionado e um trabalho final de graduação. A grade curricular foi recentemente reformulada. As modificações propostas visam promover a atualização dos profissionais que pretendemos formar. A Tabela 1 apresenta um resumo das componentes curriculares, juntamente com a respectiva carga horária.

13 Tabela 1 Componentes Curriculares do Curso de Ciência da Computação Carga Horária: Horas-aula Horas Disciplinas obrigatórias ,66 Disciplinas optativas ,33 Trabalho Final de Graduação ,33 Estágio supervisionado 327, Atividades complementares 218, TOTAL 3.541, ,33 As disciplinas obrigatórias encontram-se distribuídas ao longo de 7 semestres. No oitavo semestre, a carga horária está associada às disciplinas optativas e ao Trabalho Final de Graduação, que se inicia no sétimo período. O aluno deve cursar 128 horas/aula em disciplinas optativas, que podem ser cursadas a partir do primeiro semestre, em qualquer ordem, desde que os pré-requisitos sejam respeitados. Não há semestre fixo para cursar qualquer disciplina optativa, apesar de terem sido alocadas no último período da grade. O estágio supervisionado, o trabalho final de graduação e as atividades complementares são detalhados nas seções seguintes Estágio Supervisionado O Estágio é o componente curricular que compreende as atividades de aprendizagem profissional, cultural e social proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais, na comunidade nacional ou internacional, junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado. A interação do graduando com atividades profissionais é estimulada através da obrigatoriedade da realização do estágio supervisionado. O estágio curricular tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos adquiridos no curso, proporcionando realização profissional, empregabilidade e meios de progressão na carreira. Para a integralização do curso de Ciência da Computação, o aluno deve cumprir o estágio com no mínimo 300 horas de atividades registradas, que pode pode ser realizado a partir do quinto semestre letivo. Espera-se que o aluno atue no desenvolvimento e/ou gestão de Ciência da Computação durante seu estágio supervisionado. Para a realização do estágio supervisionado o aluno faz o contato inicial com a empresa. A empresa formaliza com a UNIFEI o contrato de estágio. O controle e acompanhamento do estágio são realizados pela Coordenação de Estagio. Um docente da área de computação deverá coordenar as atividades de estágio. O docente terá como atribuição coordenar, avaliar e registrar a atividade desenvolvida pelo aluno. Ao aluno é atribuída uma nota, em escala de 0 (zero) a 100 (cem), em números inteiros, a carga horária registrada e o status "aprovado" ou "reprovado". Está aprovado o aluno que tiver seu estágio avaliado com nota igual ou superior a 60 (sessenta). O detalhamento das normas para o estágio supervisionado está disponível nas Normas de Estágio Supervisionado do Curso de Ciência da Computação.

14 12.2 Trabalho Final de Graduação O Trabalho Final de Graduação (TFG) constitui atividade acadêmica de sistematização de conhecimentos e deverá ser elaborado pelo discente, sob orientação e avaliação docente. O colegiado de curso elege a cada 2 anos o docente que terá a atribuição de coordenar as atividades relacionadas ao TFG. O TFG tem como objetivo possibilitar ao aluno: vivência de um processo de iniciação profissional em uma temática de interesse, na área do curso; associar teoria e prática na formação de nível técnico; e contribuir com a formação profissional e técnica do aluno. Neste trabalho, que será na modalidade monografia, o aluno é estimulado a utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na solução de problemas reais da área de Ciência da Computação. A carga horária total destinada à execução do TFG é de 260 horas/aula e está distribuída entre as atividades relacionadas à elaboração do Projeto de Pesquisa, abrangendo a elaboração da proposta, revisão bibliográfica, desenvolvimento e redação da monografia, além da apresentação final para uma banca avaliadora. Estas atividades são divididas ao longo dos dois semestres que o aluno se dedica ao desenvolvimento do projeto, sendo o cronograma divulgado no início de cada semestre pelo Coordenador de TFG. A nota final é definida pela avaliação do desenvolvimento, monografia final e apresentação oral para uma banca composta por 2 docentes da área de formação do curso. Após a avaliação, o aluno receberá uma nota, que obedece a escala de 0 a 100, em números inteiros e o status "aprovado" se obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) ou "reprovado", se inferior a 60. Caso a banca julgue necessária outra apresentação do trabalho, pode solicitar a revisão ao aluno ainda dentro do prazo de entrega para aquele período. As normas para a elaboração do TFG estão detalhadas nas Normas de Trabalho Final de Graduação Atividades complementares O projeto pedagógico do curso prevê ainda 200 horas de atividades complementares. Tais atividades visam propiciar ao aluno uma formação transversal e empreendedora. A formação complementar tem como objetivo estimular a formação integral do aluno, desenvolvendo sua capacidade de inserção social. São atividades adicionais, paralelas às demais atividades acadêmicas estritas do curso, e estão englobadas nos seguintes tópicos: cursos, trabalhos de iniciação científica/pesquisa, atividades de cultura e extensão e atuação em órgãos representativos da UNIFEI. As atividades de formação complementar estão detalhadas nas Normas de Atividades Complementares.

15 13. Matriz curricular e ementário Na grade curricular, as disciplinas obrigatórias aparecem com os seguintes prefixos: CIC Disciplina de formação Fundamental, Tecnológica ou Complementar específica do curso de Ciência da Computação COM Disciplina de formação Fundamental, Tecnológica ou Complementar comum aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação MAT Disciplina da área de Matemática A grade curricular com ementário, dividida por período, encontra-se apresentada a seguir: 1º Período Código Disciplina Teoria Prática CH Total COM110 Fundamentos de Programação CIC130 Introdução à Ciência da Computação CIC510 Fundamentos de Física para Computação COM310 Metodologia Científica para Informática MAT050 Fundamentos da Matemática MAT011 Geometria analítica e Álgebra Linear TOTAL COM110 Fundamentos de Programação Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos. Introdução às linguagens de programação. Mapeamento de algoritmos em programas computacionais. Estruturas de dados básicas: vetores, matrizes e registros. Noções de recursividade. CIC130 Introdução à Ciência da Computação Evolução histórica da computação. Representação digital da informação: números, códigos, sons, imagens, etc. Sistemas de numeração. Aritmética binária. Noções de arquitetura e organização de computadores. Noções de sistemas operacionais. Noções de redes de computadores e sistemas distribuídos. Noções de Internet. Noções de máquinas abstratas. CIC510 Fundamentos de Física para Computação Fundamentos de mecânica, ondas, termodinâmica, eletromagnetismo, óptica, Física Moderna e conceitos de semicondutores aplicados em Computação. COM310 Metodologia Científica para Informática Ciência e conhecimento científico. Pesquisas em computação. Planejamento de pesquisas. Formulação do problema de pesquisa. Métodos de Pesquisa. Relatórios de pesquisa. MAT050 - Fundamentos da Matemática Estudo de Funções; gráficos, zeros. Funções Quadráticas. Função Exponencial. Função Logarítmica. Funções inversas. Funções Trigonométricas. Noções de Equações Algébricas.

16 MAT011 Geometria Analítica e Álgebra Linear Vetores. Retas e planos. Cônicas e quádricas. Espaços Euclidianos. Matrizes e sistemas de equações lineares. 2º Período Código Disciplina Teoria Prática CH Total COM111 Algoritmos e Estruturas de Dados I (1) CIC120 Organização e Arquitetura de Computadores I CIC310 Economia da Informação MAT001 Cálculo I (2) MAT015 Matemática Discreta TOTAL (1) PRP COM110; (2) PRP MAT050 (PRP = Pré Requisito Parcial) COM111 - Algoritmos e Estruturas de Dados I Introdução às estruturas de dados. Tipos abstratos de dados. Pilhas. Recursividade. Avaliação de expressões. Filas e Listas. Árvores Binárias. Alocação Dinâmica. CIC120 - Organização e Arquitetura de Computadores I Introdução ao projeto de circuitos digitais. Simplificação de circuitos digitais. Circuitos combinatórios e sequenciais. Descrição da organização interna de computadores. Modos de endereçamento. Conjunto de instruções. Mecanismos de interrupção e de exceção. Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memória. CIC310 - Economia da Informação Conceitos básicos de micro e macroeconomia. Entendimento da nova economia com a informação como principal ativo. Criação e administração de valores a partir da informação. MAT001 - Cálculo I Funções. Limite e continuidade. Derivada. Integral. Integral imprópria. MAT015 - Matemática Discreta Conjuntos e o princípio da indução, princípios aditivo e multiplicativo, aplicações, o princípio da inclusão e exclusão, funções geradoras, relações de recorrências, o princípio da casa dos pombos.

17 3º Período Código Disciplina Teoria Prática CH Total COM112 Algoritmos e Estruturas de Dados II (1) CIC121 Organização e Arquitetura de Computadores II (2) CIC250 Cálculo Numérico para Computação (3) CIC131 Lógica para Computação MAT002 Cálculo II (3) MAT013 Probabilidade e Estatística (3) TOTAL (1) PRP COM111; (2) PRP CIC120; (3) PRP MAT001 COM112 - Algoritmos e Estruturas de Dados II Métodos de Ordenação; Pesquisa de Dados: árvores de pesquisa (AVL, Red-Black, Splay, B). Organização de arquivos. Noções de Complexidade. CIC121 - Organização e Arquitetura de Computadores II Linguagem de Montagem. Aritmética de ponto fixo e ponto flutuante. Arquiteturas RISC e CISC. Processadores vetoriais, multiprocessadores e multicomputadores. Arquiteturas não convencionais. Tendências em arquitetura de computadores. CIC250 - Cálculo Numérico para Computação Conceitos e princípios gerais em cálculo numérico. Raízes de equações. Sistemas de equações lineares. Interpolação e aproximação de funções a uma variável real. Integração numérica. Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Ambientes computacionais. CIC131 - Lógica para Computação Relação entre Lógica, Matemática e Computação. Sintaxe e semântica da Lógica Proposicional. Sintaxe e Semântica da Lógica de Predicados. Sistemas de dedução. Aplicações da Lógica na Computação. Introdução ao PROLOG. MAT002 - Cálculo II Sequencias e series. Series de potencias. Series de Taylor. Abertos no Rn. Função de uma variável real a valores em Rn. Curvas. Funções reais de varias variáveis reais a valores reais. Derivadas Parciais. Diferenciabilidade. Gradiente e sua interpretação geométrica. Max imos e mínimos. MAT013 - Probabilidade e Estatística Noções básicas de probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Teoremas limite. Introdução à estatística. Descrição, exploração e comparação de dados. Estimativas e tamanhos de amostras. Teste de hipóteses.

18 4º Período Código Disciplina Teoria Prática CH Total CIC110 Análise e Projeto de Algoritmos I (1) COM120 Sistemas Operacionais (2) COM210 Engenharia de Software I COM220 Computação Orientada a Objetos I (3) MAT021 Equações Diferenciais I (4) TOTAL (1) PRP COM112; (2) PRP CIC120; (3) PRP COM111; (4) PRP MAT001 CIC110 - Análise e Projeto de Algoritmos Noção de complexidade. Análise de correção, desempenho e técnicas de projeto (indução, divisão e conquista, programação dinâmica, método guloso, backtraking). Algoritmos em Grafos: representação, buscas em profundidade e largura, ordenação topológica, árvore geradora mínima, caminhos mínimos com uma única fonte, fluxos em redes. Problemas NP. COM120 - Sistemas Operacionais Histórico, conceito e tipos de sistemas operacionais. Estrutura de sistemas operacionais. Gerenciamento de memória. Memória virtual. Conceito de processo. Gerência de processador: escalonamento de processos, monoprocessamento e multiprocessamento. Concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de arquivos. Gerenciamento de dispositivos de entrada e saída. COM210 - Engenharia de Software I Sistemas, sistemas de informação e sistemas de software. Conceitos e princípios fundamentais da engenharia de software. Modelos de processo de software. Processo de desenvolvimento de software: engenharia de requisitos, projeto, avaliação, manutenção, implantação e operação. Paradigmas de desenvolvimento de software. Desenvolvimento de sistemas de software. COM220 - Computação Orientada a objetos I Projeto orientado a objetos. Encapsulamento e ocultação de informação. Separação de comportamento e implementação. Classes e subclasses. Herança. Polimorfismo. Hierarquias de classes. Classes de coleções e métodos de iteração. MAT021 - Equações Diferenciais I Equações diferenciais de ordem um. Equações diferenciais lineares de ordem dois. Equações diferenciais lineares de ordem mais alta. Solução em série para equações lineares de segunda ordem. Sistemas de equações diferenciais lineares de ordem um.

19 5º Período Código Disciplina Teoria Prática CH Total CIC111 Análise e Projeto de Algoritmos II (1) CIC132 Linguagens Formais e Autômatos (1,2) COM211 Engenharia de Software II (3) COM221 Computação Orientada a Objetos II (4) COM230 Banco de Dados I (3,5) COM240 Redes de Computadores (6) COM311 Análise de Investimento em Informática TOTAL (1) PRP CIC110; (2) PRP CIC131; (3) PRP COM210; (4) PRP COM220; (5) PRP COM112; (6) PRP COM120. CIC111 - Análise e Projeto de Algoritmos II Aplicação dos paradigmas de força-bruta, dividir e conquistar, transformar e conquistar, reduzir e conquistar, programação dinâmica e backtracking na solução de problemas. CIC132 - Linguagens Formais e Autômatos Linguagens regulares, livres de contexto e recursivas. Operações e propriedades de linguagens. Geradores de linguagens: expressões regulares, gramáticas livres de contexto, gramáticas irrestritas. Reconhecedores de linguagens: autômatos finitos, autômatos de pilha, Máquina de Turing. Problema da Parada. COM211 - Engenharia de Software II Fundamentos de qualidade de software. Qualidade do produto e do processo. Modelos, normas e padrões de qualidade de software. Métricas de software. Inspeção de software. Modelos de melhoria contínua de processos de software. Estudos empíricos em avaliação de software. Projeto de avaliação de software. COM221 - Computação Orientada a objetos II Visão geral dos métodos para análise e projeto orientados a objetos, em particular do Processo Unificado. Modelagem orientada a objetos usando a notação UML: modelo conceitual e modelo comportamental. Padrões de projeto (design patterns) aplicados ao desenvolvimento orientado a objetos. Conceitos de componentes de software; categorias de componentes; desenvolvimento de componentes reusáveis. COM230 - Banco de Dados I Noções Básicas sobre Sistema de Banco de Dados. Modelo de dados. Projeto conceitual e Projeto lógico do banco de dados. Linguagens Formais de Banco de Dados. Linguagem de Banco de Dados (SQL - comandos básicos). COM240 - Redes de Computadores Evolução e organização das redes de computadores. A Internet. Modelo OSI e a arquitetura TCP/IP. Padrões da ISO e do IETF. Meios físicos de transmissão de dados. Mecanismos de Comutação. Redes ATM. Qualidade de Serviço. Redes Locais. Controle

20 de Acesso ao Meio físico. Equipamentos de conectividade. Algoritmos e protocolos de roteamento na Internet. Multicast e Broadcast. Protocolos de Transporte TCP e UDP. Protocolos de Aplicação. Redes P2P. Programação de Aplicações de Redes com Sockets API. COM311 - Análise de Investimento em Informática Conceitos básicos de matemática financeira e engenharia econômica aplicados a projetos na área de informática. Análise econômica de projetos com risco. Análise de módulos de sistemas de informação voltados para finanças. 6º Período Código Disciplina Teoria Prática CH Total CIC133 Paradigmas de Programação (1) CIC220 Compiladores (2) CIC260 Inteligência Artificial (3) CIC270 Computação Gráfica (1,4) COM231 Banco de Dados II (1,5) COM241 Adm. e Gerência de Redes de Computadores (6) COM312 Informática e Sociedade TOTAL (1)PRP COM220; (2)PRP CIC132; (3)PRP CIC131; (4)PRP MAT011;(5)PRP COM230; (6) PRP COM240; CIC133 - Paradigmas de Programação Valores e Tipos. Armazenamento. Associações. Encapsulamento, Sobrecarga e Polimorfismo. Paradigmas de linguagens de programação. Comparativo de Linguagens. Projeto de linguagens de programação. CIC220 - Compiladores Compiladores e Interpretadores. Análise Léxica e Sintática. Tabelas de Símbolos. Esquemas de Tradução. Ambientes de Tempo de Execução. Representação Intermediária. Análise Semântica. Geração de Código. Otimização de Código. Bibliotecas e Compilação em Separado. CIC260 - Inteligência Artificial Introdução à Inteligência Artificial; Resolução de problemas; modelos de busca; representação de conhecimento; Sistemas especialistas; Formas de raciocínio; Lógica Fuzzy; Técnicas de aprendizado; Sistemas conexionistas e evolucionistas. CIC270 - Computação Gráfica Dispositivos gráficos: entrada e saída. Representação e estruturação de informação gráfica. Algoritmos de primitivas gráficas. Estudo de técnicas para modelagem e representação de objetos geométricos utilizados em aplicações de Computação Gráfica. Aplicações Gráficas.

21 COM231 - Banco de Dados II Processamento de Consultas. Técnicas de programação de banco de dados. Segurança em Banco de Dados. Conectividade de banco de dados. Indexação e Hashing. Recuperação e Atomicidade. Controle de Concorrência. Metodologia prática de projeto de banco de dados. Modelos, sistemas e aplicações de bancos de dados avançados. COM241 - Administração e Gerência de Redes de Computadores Introdução à Administração de Redes (sistemas de administração de redes, fontes, e fluxos de informação para administração e objetivos estratégicos). Administração Inovadora de Redes. Tecnologias e Suporte à Administração de Redes (TMN do ITU-T, OSI/NM da ISO, SNMP da Internet ou assemelhadas). Forças do Mercado de Administração de Redes (gerência proprietária, redes locais, e redes heterogêneas). Tendências em Administração e Gerência de Redes. Avaliação de plataformas de gerência, segurança da gerência de redes. COM312 - Informática e Sociedade Aspectos Sociais, Econômicos, Legais e Profissionais de Computação. Mercado de Trabalho. Aplicações da Computação. Previsões de Evolução da Computação. Ética Profissional. Segurança. Privacidade. Direitos de Propriedade. Acesso não Autorizado. Códigos de Ética Profissional. Doenças Profissionais. 7º Período Código Disciplina Teoria Prática CH Total CIC271 Processamento Digital de Imagens (1) COM212 Gerência de Projeto de Software (2) COM213 Interação Humano-Computador (2) COM222 Desenvolvimento de Sistemas na Web (3,4) COM242 Sistemas Distribuídos (5) TOTAL Trabalho Final de Graduação I 100 (1) PRP MAT001; (2) PRP COM210; (3) PRP COM231; (4) PRP COM220; (5) PRP COM240. CIC271 - Processamento Digital de Imagens Conceitos básicos do processamento de imagem digital. Estudo e análise de algoritmos de pré-processamento e processamento digital de imagens. Noções de Visão Computacional. Aplicações em Processamento de Imagens. COM212 - Gerencia de projetos de Software Conceito e objetivos da gerência de projetos. Abertura e definição do escopo de um projeto de software. Planejamento de um projeto. Execução, acompanhamento e controle de um projeto. Revisão e avaliação de um projeto. Fechamento de um projeto. Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos. Modelo de gerenciamento de projeto do PMI (Project Management Institute). Metodologias Ágeis.

22 COM213 - Interação Humano-Computador Fundamentos e evolução da interação entre usuário e computador. Fatores humanos e interdisciplinaridade na interação humano-computador. Estilos de interação. Usabilidade de software. Acessibilidade de software. Interação Humano-Computador no ambiente web. Paradigmas avançados de interação: multimídia, realidade virtual e aumentada, interação natural. Ferramentas de suporte. COM222 - Desenvolvimento de Sistemas na WEB Conceitos básicos; programação para web; banco de dados na web; desenvolvimento de websites; segurança na web; computação nas nuvens; inteligência na Internet; sistemas baseados na web. COM242 - Sistemas Distribuídos Introdução e caracterização de sistemas computacionais distribuídos. Evolução histórica. Modelos de Arquiteturas de Sistemas Distribuídos, suas aplicações e tendências modernas. Redes locais e suas aplicações em sistemas computacionais distribuídos. Comunicação e sincronização em Sistemas computacionais distribuídos. Servidores remotos. Serviços: diretório, impressão, nomes, correio eletrônico, etc. Sistema de Arquivos Distribuídos. Estudo de Casos. 8º Período Código Disciplina Teoria Prática CH Total Optativa 1 (1) 64 Optativa 2 (1) 64 TOTAL 128 Trabalho Final de Graduação II 160 (1) Conforme quadro de disciplinas optativas a seguir. Código Demais Componentes Curriculares Teoria Prática CH Total Atividades Complementares 200 h Estágio Supervisionado 300 h TOTAL 500 h

23 Disciplinas Optativas Código Disciplina Teoria Prática CH Total COM910 Sistemas Multiagentes (1) COM911 Sistemas Multimídia COM912 Computação Móvel e Ubíqua (1) COM913 Web Semântica, Ontologias e Sistemas de Informação (2) COM914 Banco de Dados Distribuídos (3) COM915 Avaliação de Sistemas (4) COM916 Trabalho Cooperativo Baseado em Computador (4) COM917 Realidade Virtual e Aumentada COM918 Gestão da Informação e do Conhecimento COM919 Tópicos Especiais em Programação COM920 Tópicos Especiais em Sistemas de Informação COM921 Tópicos Especiais em Banco de Dados COM922 Tópicos Especiais em Engenharia de Software COM923 Tópicos Especiais em Inteligência Artificial COM924 Tópicos Especiais em Redes de Computadores COM925 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos COM926 Tópicos Especiais em Arquitetura de Computadores COM927 Tópicos Especiais em Computação Gráfica COM928 Tópicos Especiais em Sistemas Operacionais COM929 Tópicos Especiais em Computação SIN410 Introdução aos Sistemas de Informação SIN411 Comportamento Organizacional SIN310 Introdução a Administração SIN311 Contabilidade em Informática SIN312 Empreendedorismo em Informática (5) SIN210 Governança em TI (4) SIN412 Desenvolvimento de Aplicações em SI (2,3) SIN413 Inteligência de Negócio (6) SIN414 Auditoria e Segurança de Sistemas de Inform. (7) SIN313 Organização e Métodos LET007 LIBRAS Língua Brasileira de Sinais CY-070 África-Brasil: Cartografias Identitárias da Diáspora EAM007 Educação Ambiental EPR704 Planejamento e Controle de Produção EPR705 Pesquisa Operacional EPR803 Logística Empresarial EPR804 Simulação (1) PRP COM242; (2) PRP COM220; (3) PRP COM231; (4) PRP COM210; (5) PRP COM311; (6) PRP COM230; (7) PRP COM240.

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação Comissão de Curso e NDE do BCC Fevereiro de 2015 Situação Legal do Curso Criação: Resolução CONSU no. 43, de 04/07/2007. Autorização: Portaria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MISSÃO DO CURSO A concepção do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está alinhada a essas novas demandas

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (Currículo 2006.2) Agosto de 2010 Hodiernamente não mais se concebe que a formação do futuro profissional

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: Redes de Computadores MISSÃO DO CURSO Com a modernização tecnológica e com o surgimento destes novos serviços e produtos, fica clara a necessidade de profissionais

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO INTRODUÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) Articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Projeto Político Pedagógico Indissociabilidade entre ensino, pesquisa

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO

CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO DISCIPLINA: Metodologia Científica H111900 Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia no âmbito das ciências. Metodologia de estudos. O

Leia mais

NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO

NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO PROVÍNCIA LA SALLE BRASIL - CHILE APRESENTAÇÃO O Setor de Educação Superior da Província

Leia mais

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores possui flexibilidade para atender dois tipos de certificações intermediárias, que são:

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores possui flexibilidade para atender dois tipos de certificações intermediárias, que são: 1) Formas de participação do Corpo Discente: O Colegiado do Curso é um órgão consultivo, deliberativo e normativo, onde é possível a participação do corpo discente nas decisões que competem a exposição

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

Portaria Inep nº 190 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 13

Portaria Inep nº 190 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 13 Portaria Inep nº 190 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 13 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Legislação Interna, tendo como princípio a compreensão da informática em suas bases epistemológicas de

Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Legislação Interna, tendo como princípio a compreensão da informática em suas bases epistemológicas de RESOLUÇÃO Nº 014/2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática, da Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas. O REITOR, EM EXERCÍCIO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº09/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Administração do Centro de

Leia mais

ANEXO III. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Capítulo I Da admissão

ANEXO III. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Capítulo I Da admissão ANEXO III ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica

Leia mais

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Perguntas frequentes 1. ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao ENADE? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SISTEMAS PARA INTERNET INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: SISTEMAS DA INFORMAÇÃO MISSÃO DO CURSO Os avanços da ciência, a melhoria dos processos produtivos e a abertura de mercado, são exemplos de fatores que contribuíram

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Construção coletiva a partir das experiências, coordenada pelo Colegiado do Curso de Graduação (art. 34 do Regimento Geral

Leia mais

Regulamento do Curso de. Mestrado Integrado em Engenharia Informática

Regulamento do Curso de. Mestrado Integrado em Engenharia Informática Regulamento do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática (Ciclo integrado de estudos superiores) (Registado na DGES através do n.º R/A-Cr 21/2013) Artigo 1.º Regulamento geral aplicável O Curso

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO Curso: Bacharelado em Administração de Empresas São Paulo 2014 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 3 3. Política de Nivelamento... 3 4. Diretrizes do Nivelamento...

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 70/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática Computacional, Bacharelado

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 88/2009

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 88/2009 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 88/2009 O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado na 80ª. Reunião Ordinária do CONSEPE, realizada

Leia mais

MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010

MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Prof. Laércio Augusto Baldochi Júnior Adaptações de Profa Melise M. V. Paula

Prof. Laércio Augusto Baldochi Júnior Adaptações de Profa Melise M. V. Paula PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto Pedagógico Prof. Laércio Augusto Baldochi Júnior Adaptações de Profa Melise M. V. Paula 1. Introdução No mercado de alta competição no

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP)

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) Dezembro de 2012 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos Estágios da Faculdade Capivari,

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM Coerência do sistema de avaliação Os instrumentos de avaliação, como provas, trabalhos, resolução de problemas, de casos, além das manifestações espontâneas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA) MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: ) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÍNIMO:

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL. Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL. Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2010 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL FACSUL Sociedade de Ensino Superior do Leste do Paraná Ltda Diretor Geral Prof. Antonio

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

Curso: Bacharelado em Informática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Curso: Bacharelado em Informática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Curso: Bacharelado em Informática Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Informações Básicas do Currículo Duração Ideal 8 semestres Mínima 6 semestres Máxima 14 semestres Carga Horária Aula

Leia mais

PROFIAP Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

PROFIAP Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional 1 PROFIAP Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FAE Blumenau.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FAE Blumenau. RESOLUÇÃO CSA N.º 12/2010 APROVA O REGULAMENTO DE PROJETO INTEGRADOR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA DA FAE BLUMENAU. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG Avaliação Institucional Processos de avaliação institucional Interna Relatórios da CPA Externa

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL PERFIL 3001 - Válido para os alunos ingressos a partir de 2002.1 Disciplinas Obrigatórias Ciclo Geral Prát IF668 Introdução à Computação 1 2 2 45 MA530 Cálculo para Computação 5 0 5 75 MA531 Álgebra Vetorial

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E ETENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 72/2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação, modalidade

Leia mais

Curso Técnico em Informática Organização Curricular. A carga horária total dos módulos é oferecida conforme quadro síntese abaixo:

Curso Técnico em Informática Organização Curricular. A carga horária total dos módulos é oferecida conforme quadro síntese abaixo: FEDERAÇÃO DOS CÍRCULOS OPERÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA TÉCNICA SANTO INÁCIO Estrada Costa Gama, nº 1009 Belém Velho - Porto Alegre RS Fone: (51) 3374-2858 escola@stoinacio.com.br www.stoinacio.com.br

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60 h 1º Evolução histórica dos computadores. Aspectos de hardware: conceitos básicos de CPU, memórias,

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação 1. Público Alvo Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado principalmente a alunos graduados em cursos da área de Educação (Pedagogia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)?

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE - MT 2011 Apresentação Articulado com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015)

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

C.E.S.A.R Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife Regimento Interno do Mestrado Profissional em Engenharia de Software

C.E.S.A.R Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife Regimento Interno do Mestrado Profissional em Engenharia de Software C.E.S.A.R Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife Regimento Interno do Mestrado Profissional em Engenharia de Software Junho 005 Capítulo I DA ESTRUTURA E DO OBJETIVO Art. º Este Regimento estabelece

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 Dispõe sobre a aplicação das Leis n. 9.394/96 e n. 9.678/98, a periodização do ano letivo, a caracterização das disciplinas e dos requisitos curriculares complementares,

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 1 FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q) ENGENHARIA CIVIL GOIÂNIA/GO 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores e complementadores do

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA. Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA CURSO DE ZOOTECNIA Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso I e II Presidente Prudente 2009 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1. o - O Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS

RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS O Conselho Acadêmico Superior (CAS), no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto da Universidade Positivo (UP), dispõe sobre as normas acadêmicas dos cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007 RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 040/2007 Aprova a Reformulação do Regimento da Educação a Distância O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 25 do Estatuto da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais