Utilize o texto para responder às questões de número 1 e 2.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Utilize o texto para responder às questões de número 1 e 2."

Transcrição

1 QiD 4 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS Utilize o texto para responder às questões de número 1 e 2. O povo chinês Hanis, que vive na província de Yunnan, no sul da China, desenvolveu técnicas de cultivo de arroz em montanhas localizadas a 2000 metros de altitude. A agricultura desenvolvida por esses povos, cuja história tem mais de 1300 anos, é manual, sendo que o único instrumento de cultivo utilizado é a enxada. 1. (1,0) Observamos que na imagem o povo Hanis faz o cultivo de arroz em rampas ou degraus ao longo das inclinadas montanhas e isto diminui a erosão do solo. INDIQUE o nome desse tipo de técnica de plantio. 2. (1,0) EXPLIQUE por que cultivar vegetais dessa forma diminui a erosão do solo. 3. (1,0) Em grandes cidades, quando chove intensamente, muitas vezes ocorre o alagamento de ruas e avenidas. Esse fato está relacionado com a existência de grandes áreas pavimentadas, ou seja, revestidas de asfalto ou concreto. DESCREVA por que isso ocorre? 4. (1,0) Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando à produção agrícola extensiva. Estas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos (...). Fonte: COMENTE duas consequências negativas no ambiente causadas pelo uso de agrotóxicos. 5. (1,0) As matas ciliares são vegetações localizadas próximas aos rios. Atualmente, existe um conjunto de leis que proíbe o desmatamento dessas regiões. Rios cuja mata ciliar próxima foi retirada são mais sujeitos ao assoreamento e rios assoreados podem perder grande parte de sua profundidade ou mesmo secar. EXPLIQUE por que a retirada da mata ciliar pode ocasionar ou aumentar o assoreamento de um rio. 6. (1,0) A decomposição do lixo libera certas substâncias nocivas ao ambiente. ESCREVA o nome da principal substância líquida produzida nessa situação e INDIQUE por que ela é prejudicial ao ambiente.

2 QiD 4 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS Além dos aterros sanitários, podemos dar outras destinações ao lixo. Sobre isso, responda às questões de número 7 e (1,0) EXPLIQUE o que ocorre na compostagem, indicando duas substâncias produzidas nesse processo. 8. (1,0) DESCREVA o que é feito com o lixo na reciclagem. 9. Explique o que é a coleta seletiva e identifique a sua importância. 10. (1,0) LIXO HOSPITALAR É ENCONTRADO EM DEPÓSITO DE ENTULHO DE ARAÇATUBA, SP Seringas, bolsas de sangue e outros materiais foram achados em sacos. Prefeitura informou que área serve para descarte de entulho de construção. O lixo produzido pelos hospitais, em geral, deve ser conduzido a uma destinação específica: a incineração. EXPLIQUE por que é mais adequado direcionar o lixo hospitalar para a incineração, levando em consideração o que é realizado nesta destinação.

3 QiD 4 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS 1. Terraços. GABARITO 2. A construção de rampas ou degraus evita que a água da chuva que escoa pela montanha ganhe velocidade durante sua queda. Sem tanta força, a água da chuva carrega menos partículas do solo ao escoar e isto diminui a erosão. 3. Áreas pavimentadas tornam-se impermeáveis à água. Com isso, quando chove a água não consegue penetrar no chão, se acumula e causa enchentes. 4. Os agrotóxicos que permanecem nos vegetais podem acabar sendo consumidos por alguém; seu uso repetitivo estimula a sobrevivência e reprodução dos insetos mais resistentes, diminuindo sua eficácia ao longo do tempo; eles podem ser carregados pela água da chuva para os rios, poluindoos; etc. 5. Sem a mata ciliar, os grãos de solo ficam soltos e podem ser carregados pela água da chuva para o fungo dos rios, causando ou aumentando seu assoreamento 6. A principal substância líquida produzida pela decomposição do lixo é o chorume um líquido escuro, tóxico e fétido. O chorume contamina o solo e pode alcançar a água de rios e aquíferos. 7. Na compostagem a matéria orgânica, isto é, restos de seres vivos, é transformada em adubo, também chamado de composto. Além do adubo produzido, também ocorre produção de biogás. 8. Na reciclagem a matéria prima presente no lixo, como vidro, papel e metal, pode ser transformada em novos objetos. 9. Coleta seletiva é o ato de selecionar o lixo de acordo com o tipo de material do qual é feito, como plástico, vidro, papel, metal e matéria orgânica. A separação do lixo é importante para que cada material possa ser reciclado adequadamente. 10. A incineração, por ser uma queima controlada do lixo em altíssimas temperaturas, destrói os microrganismos causadores de doenças que estão presentes no lixo hospitalar.

4 QiD 4 6º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA 1. (1,0) O revezamento 4x100 da natação masculina é uma das grandes atrações do evento. O maior medalhista olímpico é o americano Michael Phelps, detentor de incríveis 22 medalhas. Nesta modalidade um nadador substitui outro de sua equipe quando o mesmo terminar seu percurso de 100 metros. Na final de 2012, em Londres, França ficou com o ouro, Estados Unidos com a prata e Rússia com o bronze. Brasil terminou em 9 lugar. Suponha que os nadadores saltem exatamente ao mesmo tempo e que os franceses saltam a cada 22 segundos, os americanos a cada 24 segundos e os russos a cada 28 segundos. CALCULE após quantos segundos os nadadores saltariam novamente, todos ao mesmo tempo, se a disputa se mantivesse indefinidamente. Estados Unidos, vice-campeão olímpico de natação 4x100 em Londres (1,0) Terezinha Aparecida Guilhermina é uma das grandes esperanças do Brasil para conquistar medalha paraolímpica em Atletismo nas categorias T11 e T12. A atleta é a velocista mais rápida do mundo nessa categoria ao correr 100m em incríveis 12 segundos e 01 centésimos de segundos (recorde conquistado nos jogos de Londres- 2012). DETERMINE todos os divisores de 100 e em seguida, USANDO a Lei do Expoente, a sua quantidade de divisores. Terezinha Aparecida Guilhermina 3. (1,0) A seleção da Argentina masculina de futebol é uma das maiores forças mundiais dessa modalidade e promete fazer grandes jogos. Argentina tem dois títulos olímpicos (2004 e 2008) e junto com França, é a única seleção do mundo a conquistar todos os títulos de futebol. MOSTRE que 251 é número primo e em seguida FAÇA a decomposição de 2008 em fatores primos. Argentina- Campeã Olímpica de futebol masculino 2008

5 QiD 4 6º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA 4. (1,0) PREENCHA a tabela abaixo de acordo com a figura a seguir: Nome do Polígono Triângulo Quadrado Retângulo Paralelogramo Trapézio Losango Letra(s) que identifica(m) o Polígono 5. (1,0) O número de alunos de uma sala de aula é maior que 35 e menor que 50. Formando-se equipes de 7 alunos, sobram 6. Formando-se equipes de 9 alunos, sobram 5. Nessas condições, DETERMINE o número de alunos da turma e o número de alunos que sobra se forem formadas equipes de 8 alunos. 6. (1,0) Rosa e Maria começam a subir uma escada de 100 degraus no mesmo instante. Rosa sobe 10 degraus a cada 15 segundos e Maria sobe 10 degraus a cada 20 segundos. DETERMINE quando uma delas chegar ao último degrau, quanto tempo faltará para a outra completar a subida. (Justifique sua resposta!) (A) meio minuto (B) 40 segundos (C) 45 segundos (D) 50 segundos (E) 1 minuto 7. (1,0) IDENTIFIQUE qual das figuras abaixo não é um polígono. JUSTIFIQUE sua resposta.

6 QiD 4 6º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA 8. (1,0) Vítor gosta de brincar de construtor. Ele pediu para sua mãe comprar sólidos geométricos com superfícies arredondadas. A figura abaixo mostra os blocos que estão à venda. INDIQUE quais dos sólidos acima a mãe de Vítor poderá comprar. 9. (1,0) Dizemos que dois números são amigos quando a soma dos divisores de um, excluindo o próprio número, resulta no outro número e vice versa. Veja a figura: Os números mostrados acima são amigos. Os divisores de 284 são 1, 2, 4, 71, 142 e 284. Excluindo o número 284, que é o próprio número que estamos estudando, restam 1, 2, 4, 71 e 142. A soma deles é 220. Somando agora os divisores de 220, excluindo ele próprio, que são 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110 teremos como resultado exatamente 284. MOSTRE que os números 166 e 190 não são amigos. 10. (1,0) OBSERVE a figura e ESCREVA quatro pares de retas concorrentes e um par de retas paralelas.

7 QiD 4 6º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA GABARITO 1. mmc(22; 24; 28)= Logo, após 1848 segundos todos irão saltar novamente juntos. 2. D (100) = {1; 2; 4; 5; 10; 20; 25; 50; 100} 100 = Pela Lei do Expoente temos, (2+1)(2+1)=3*3= 9 divisores. 3. Para mostrar que 251 é primo devemos efetuar a divisão de 251 pelos números primos, consecutivos, até encontrar uma das situações a seguir: Obter um quociente exato; Quociente aproximado, menos ou igual ao divisor. Se for menor ou igual é primo. Se for maior seguimos as divisões. Ao dividirmos 251 por 17 encontramos quociente 14 e resto 13. Logo 251 é primo = Nome do Polígono Triângulo Quadrado Retângulo Paralelogramo Trapézio Losango Letra(s) que identifica(m) o Polígono A, F, G H D, M, N E C, I, J, L B 5. O número de alunos da turma é 41 e sobra um aluno quando divididos em equipes de 8 alunos. 6. Letra d. Como 100 degraus = 10 x 10 degraus, Rosa gastará 15 x 10 = 150 segundos para chegar ao último degrau da escada. Do mesmo modo, Maria levará 20 x 10 = 200 segundos para atingir o topo da escada. Assim, quando Rosa terminar de subir a escada, faltarão = 50 segundos para Maria completar a subida. 7. A figura C, pois não é linha poligonal. 8. Os blocos A e B. 9. Os divisores próprios de 166 são: 1, 2 e Portanto 166 e 190 não são amigos. 10.Concorrentes > conjuntos com quatro dos seguintes pares: r e u; s e u; r e t; s e t; t e u. Paralelas > r e s

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo SOLO CONSERVAÇÃO Erosão Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo Assoreamento: Depósito de acúmulo de sedimentos nos cursos d água, geralmente provocada, principalmente, pela

Leia mais

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza.

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ. Disciplina: MATEMÁTICA

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 8 Ọ. Disciplina: MATEMÁTICA Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 017 Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO NOTA: QUESTÃO 16 O trapézio ABCD e o paralelogramo MNPQ

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 O SOLO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 O SOLO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão.

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. c) Fotossíntese. _ d) Um atleta

Leia mais

Manejo do solo e preservação ambiental

Manejo do solo e preservação ambiental Manejo do solo e preservação ambiental O solo fértil É o que permite o bom desenvolvimento de certas plantas. Manejo do solo É o conjunto de medidas que devem ser tomadas durante o cultivo que visam a

Leia mais

Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo.

Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo. Nacho Doce/Reuters/Latinstock Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo. Para onde vai o lixo recolhido das casas e das indústrias? Por que a reciclagem do

Leia mais

Observe o esquema de uma Estação de Tratamento de Água para responder as questões de número 1, 2 e 3.

Observe o esquema de uma Estação de Tratamento de Água para responder as questões de número 1, 2 e 3. QiD 6 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS Observe o esquema de uma Estação de Tratamento de Água para responder as questões de número 1, 2 e. 1. (1,0) A água que vai para as estações de tratamento passa por uma série

Leia mais

Conjunto dos números inteiros

Conjunto dos números inteiros E. M. E. F. MARIA ARLETE BITENCOURT LODETTI DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSORA: ADRIÉLE RÉUS DE SOUZA Conjunto dos números inteiros O conjunto dos números inteiros é formado pelos algarismos inteiros

Leia mais

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1 Poluição do Solo Trabalho elaborado por: Diana Dinis Nº7 Inês Marques Nº9 Sónia Nunes Nº20 Vera Oliveira Nº23 Turma: Disciplina: Ciências Naturais Professora: Raquel Soares 1 Índice Poluição do Solo...

Leia mais

Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA

Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA 1- O aluno Marcos do 6º ano do Ensino Fundamental, por não ter comparecido à aula na qual sua professora de Matemática explicou a matéria sobre Múltiplos e Divisores

Leia mais

à situação. à situação.

à situação. à situação. Unidade 1 Números naturais 1. Números naturais 2. Sistemas de numeração 3. Tabela simples Reconhecer os números naturais. Identificar o antecessor e o sucessor numa sequência de números naturais. Identificar

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

Colégio Nomelini Anglo Barretos - Ensino Fundamental II. CIÊNCIAS PROFª Íris. LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:6º A

Colégio Nomelini Anglo Barretos - Ensino Fundamental II. CIÊNCIAS PROFª Íris. LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:6º A LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:6º A Disciplina : Ciências Professora : Íris Data : 01/08/2011 Nº 1. Observe o gráfico abaixo que representa a distribuição de gases que compõem a atmosfera

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 4ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 10 / 2016

Leia mais

QUESTÃO 4 (Ciências - Jornadas.cie - 6º ano - Adaptada) Jogar lixo nas ruas contribui para a ocorrência de enchentes nos meses de chuvas fortes? Como?

QUESTÃO 4 (Ciências - Jornadas.cie - 6º ano - Adaptada) Jogar lixo nas ruas contribui para a ocorrência de enchentes nos meses de chuvas fortes? Como? Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Ornelas e Isabela Monteiro Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 7

Leia mais

Apontamentos de Matemática 6.º ano

Apontamentos de Matemática 6.º ano Revisão (divisores de um número) Os divisores de um número são os números naturais pelos quais podemos dividir esse número de forma exata (resto zero). Exemplos: Os divisores de 4 são 1, e 4, pois se dividirmos

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências Atividades de Recuperação Paralela de Ciências 6º ano Ensino Fundamental II Conteúdos para estudos: Livro: 1) Unidade 3 O AR *Capítulo. 6 Dos Componentes do ar (SOMENTE pág. 110) Os seres vivos e o ar.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de da Natureza Disciplina: Série: 6ª - Ensino Fundamental Professora: Flávia Lage Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a) aluno(a),

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 2º Bimestre Nome: Ano: 6º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 2: Solo e vida Poluição do solo. 1) O solo é um componente

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO O SOLO E OS SERES HUMANOS O solo é formado pelo desgaste de rochas formadas a milhões de anos; O solo é responsável pela moradia fixa do ser humano, pois, é dele que é produzido

Leia mais

ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA.

ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA. Atividade de Estudo 4º ano ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA. a) EM QUE ESTADO a água está presente, em cada uma das reservas identificadas nessa lustração?

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos autônomos são referentes aos capítulos de As rochas e os solos (Capítulo 6 do livro didático) e O ar e o Universo (capítulos 11,

Leia mais

Teste de Matemática A 2015 / 2016

Teste de Matemática A 2015 / 2016 Teste de Matemática A 2015 / 2016 Teste N.º 2 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: Turma: Grupo I Os cinco itens deste grupo são de escolha múltipla. Em cada

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM Disciplina: MATEMÁTICA

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM Disciplina: MATEMÁTICA Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 017 Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO NOTA: QUESTÃO 16 (OBMEP) Colocando sinais de adição entre

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 LIXO 2º ENCONTRO OBJETIVO: Relatar a composição química do lixo e os prováveis danos causados, além de discutir principais

Leia mais

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos?

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? 1 Observe as fotos: Zeljko Radojko/Shutterstock Maxim Tupikov/Shutterstock Empire331/Dreamstime a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? b) Que componente pode ser visto nas três fotos? Descreva

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica:

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica: . Números Inteiros Sempre que estamos no inverno as temperaturas caem. Algumas cidades do Sul do Brasil chegam até mesmo a nevar. Quando isso acontece, a temperatura está menor do que zero. Em Urupema,

Leia mais

1) (SIMAVE). A logomarca de uma empresa é formada por um hexágono regular, um trapézio retângulo e um quadrado, como mostra a figura abaixo.

1) (SIMAVE). A logomarca de uma empresa é formada por um hexágono regular, um trapézio retângulo e um quadrado, como mostra a figura abaixo. 1) (SIMAVE). A logomarca de uma empresa é formada por um hexágono regular, um trapézio retângulo e um quadrado, como mostra a figura abaixo. Quanto mede o ângulo α, indicado nessa figura? (A) 30º (B) 45º

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características SOLOS DO BRASIL Tipos de solo e suas características O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de chão ou terra. É um elemento natural e de fundamental importância para

Leia mais

MMC, MDC, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E GEOMETRIA. Profª Gerlaine Alves

MMC, MDC, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E GEOMETRIA. Profª Gerlaine Alves MMC, MDC, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E GEOMETRIA Profª Gerlaine Alves Múltiplos e Divisores Divisores: dizemos que um número é divisor do outro número quando a divisão for exata, ou seja, quando o resto

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro e/ou no caderno. Livro didático Língua Portuguesa

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas. Conteúdo: Constituição do Solo mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas água húmus ar Solo é o nome dado à parte superficial da litosfera constituída pela mistura de matéria

Leia mais

O lixo. Média de lixo produzida por dia. Disposição final do lixo

O lixo. Média de lixo produzida por dia. Disposição final do lixo O lixo Lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade. Não podemos dizer que é lixo é aquilo que não tem mais valor, pois o que não tem valor para mim pode ter para outra pessoa. Média de lixo produzida

Leia mais

QUESTÃO 16 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de papel de 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, formando a figura que segue:

QUESTÃO 16 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de papel de 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, formando a figura que segue: Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 207 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos: Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas

Leia mais

Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A afirmação é falsa ou verdadeira e porque? Todo divisor de 12 é múltiplo de 3 Questão 2 O mês de abril pode

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

R.: b) 1,003 na forma de número misto. R.: R.: R.:

R.: b) 1,003 na forma de número misto. R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - PARTE 1 ============================================================================================== 01-

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 014/15 Ficha 4 Revisão NOME N.º Turma 1. Observe a figura seguinte, na qual está representada: - uma circunferência de centro O ; - duas retas

Leia mais

UFRGS MATEMÁTICA

UFRGS MATEMÁTICA - MATEMÁTICA 6) O Estádio Nacional de Pequim, construído para a realização dos Jogos Olímpicos de 008, teve um custo de 500 milhões de dólares, o que representa 1,5% do investimento total feito pelo país

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro e/ou no caderno. Livro didático Língua Portuguesa

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: 13/12/2017 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Exercício para recuperação Final ( X ) Aluno(a): Número: Turma: 1 Leia

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2016/2017 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 1) 6º Ano / Ensino Fundamental. Questão 1

CONCURSO DE ADMISSÃO 2016/2017 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 1) 6º Ano / Ensino Fundamental. Questão 1 Questão 1 Os relógios abaixo (Figura 1) marcam, respectivamente, os horários de início e término da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que teve início em 05 de agosto de 2016. Os organizadores

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2016/2017 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 3) 6º Ano / Ensino Fundamental. Questão 1

CONCURSO DE ADMISSÃO 2016/2017 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 3) 6º Ano / Ensino Fundamental. Questão 1 Questão 1 Os relógios abaixo (Figura 1) marcam, respectivamente, os horários de início e término da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que teve início em 05 de agosto de 2016. Os organizadores

Leia mais

DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS

DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS 2º EM Biologia Professor João DESEQUILÍBRIOS EM ECOSSISTEMAS POLUIÇÃO Qualquer alteração nas propriedades físicas, químicas ou biológicas de um ecossistema, ocasionada ou não pela ação humana; Pode ser:

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: Matemática Série/Ano: 6º ANO Professora Fernanda S. Hamerski Conteúdos Exame Final. Frações * Comparação de frações e representação por desenho * Operações com frações (adição, subtração,

Leia mais

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário A gestão de resíduos sólidos Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário O que são os resíduos? Lixos, lixos de grande porte, cinzas, lodo, dejetos, óleo usado, resíduos ácidos e alcalinos, animais mortos, e

Leia mais

5. De um bloco formado por cubos retiraram-se alguns cubos como mostra a figura. Quantos cubos foram retirados?

5. De um bloco formado por cubos retiraram-se alguns cubos como mostra a figura. Quantos cubos foram retirados? AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 014/1 NOME N.º Turma Nas questões 1 a, assinale com x a opção correta. 1. O valor de 4 : 4 10. A soma de dois números negativos é um número: Positivo

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS O Caos Ambiental das Cidades Brasileiras

IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS O Caos Ambiental das Cidades Brasileiras IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS O Caos Ambiental das Cidades Brasileiras PROF.: ROBERT OLIVEIRA robertgeografia@gmail.com POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: INVERSÃO TÉRMICA E SMOG PROF.: ROBERT OLIVEIRA robertgeografia@gmail.com

Leia mais

Problemas Ambientais O R I G E N S, C A U S A S E C O N S E Q U Ê N C I A S

Problemas Ambientais O R I G E N S, C A U S A S E C O N S E Q U Ê N C I A S Problemas Ambientais O R I G E N S, C A U S A S E C O N S E Q U Ê N C I A S Origens... Desde os tempos mais remotos o homem atua sobre o meio buscando a sobrevivência. As sociedade agrícolas se desenvolveram

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ

Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ VALLEJO, F. M. A. a,*, MONTEIRO, L. P. C. b a. Universidade

Leia mais

1º BIMESTRE MOMENTO 2

1º BIMESTRE MOMENTO 2 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1 - MATEMÁTICA (Álgebra e Geometria) Nome: Nº 6º ano Data: / / 2018 Professores: Décio, Leandro e Regis. Nota: (Valor 2,0) 1º semestre Caro aluno, aqui está a compilação

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

OBMEP NA ESCOLA Soluções

OBMEP NA ESCOLA Soluções OBMEP NA ESCOLA 016 - Soluções Q1 Solução item a) A área total do polígono da Figura 1 é 9. A região inferior à reta PB é um trapézio de área 3. Isso pode ser constatado utilizando a fórmula da área de

Leia mais

Profª Coordenadora: Selma Maria de Araujo. Docência Assistida 2009: Allan Tavares Carvalho, Lívia Wanderley Pimentel e Márcio Camargo de Melo

Profª Coordenadora: Selma Maria de Araujo. Docência Assistida 2009: Allan Tavares Carvalho, Lívia Wanderley Pimentel e Márcio Camargo de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADÊMCIA DE ENGENHARIA CIVIL CIÊNCIAS DO AMBIENTE Profª Coordenadora: Selma Maria de Araujo Docência Assistida 2009:

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOTIRAS

ATIVIDADES COM GEOTIRAS ATIVIDADES COM GEOTIRAS 1. Material: Geotiras i. Represente varias retas paralelas. ii. Represente duas retas concorrentes em um ponto. 2. Material: Geotiras Represente as seguintes poligonais: i. Poligonal

Leia mais

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre Tô na área! Reforço escolar M ate mática Dinâmica 6 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e áreas de figuras planas Aluno

Leia mais

MATEMÁTICA NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES

MATEMÁTICA NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES MATEMÁTICA ATIVIDADE DE NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO VALOR: 3,5 PONTOS ALUNO(A): Nº: DATA: /09/2017 ASSINATURA DO RESPONSÁVEL: INSTRUÇÕES 1.

Leia mais

27/11 Valéria (Ciências) Matéria Recuperação final -Astronomia -Sistema Solar -Planetas do Sistema Solar -A lua, nosso satélite natural -A terra, por

27/11 Valéria (Ciências) Matéria Recuperação final -Astronomia -Sistema Solar -Planetas do Sistema Solar -A lua, nosso satélite natural -A terra, por ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 29/11 Leandro (História) Conteúdo Recuperação Final e REA -Esparta e Atenas -Roma Republicana e Imperial 28/11 Fabrício (Geografia)

Leia mais

Revisional 3 Bim - MARCELO

Revisional 3 Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 3 Bim - MARCELO 1) Represente no papel quatro pontos distintos e, por eles, determine dois segmentos de reta distintos. 2) Observe os segmentos de reta na figura. Escreva quantos são

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS À MATRÍCULA NO 6 O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS NOME

Leia mais

5. Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna.

5. Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 7 1.1. Energia e Movimentos 1. Determine a energia cinética de uma bola de ténis de massa 200 g num serviço com

Leia mais

Prova Final de Matemática. Caderno 1: 45 minutos. Tolerância: 15 minutos. 1.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 42/Época Especial

Prova Final de Matemática. Caderno 1: 45 minutos. Tolerância: 15 minutos. 1.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 42/Época Especial Prova Final de Matemática 1.º Ciclo do Ensino Básico Prova 42/Época Especial/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação Assinatura do Aluno

Leia mais

ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO Prof. Marcos Colégio Sta. Clara 1. CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS - Observe um objeto perto de você. Você já parou para pensar do que ele é feito e quantas etapas foram necessárias

Leia mais

Apontamentos de matemática 6.º ano Decomposição de um número em fatores primos

Apontamentos de matemática 6.º ano Decomposição de um número em fatores primos Divisores de um número (revisão do 5.º ano) Os divisores de um número são os números naturais pelos quais podemos dividir esse número de forma exata (resto zero). Exemplos: Os divisores de 4 são 1, 2 e

Leia mais

Matemática. Fichas de 5MATEMÁTICA 5.º ANO. Sandra Teixeira Filipe Galego. soluções destacáveis. Explora o teu livro com o telemóvel.

Matemática. Fichas de 5MATEMÁTICA 5.º ANO. Sandra Teixeira Filipe Galego. soluções destacáveis. Explora o teu livro com o telemóvel. Fichas de Matemática Sandra Teixeira Filipe Galego 5MTEMÁTIC 5.º NO soluções destacáveis Explora o teu livro com o telemóvel pp EV Smart ook d Índice Números e Operações Geometria e Medida Organização

Leia mais

a) de Curitiba b) de Salvador c) de Porto Alegre d) de São Paulo e) do Rio de Janeiro f) de São Joaquim

a) de Curitiba b) de Salvador c) de Porto Alegre d) de São Paulo e) do Rio de Janeiro f) de São Joaquim MATEMÁTICA 7º ANO - PARTE 1 Conjunto dos números inteiros 1. A figura seguinte indica a temperatura de algumas cidades brasileiras em um determinado dia. Observando-a e usando números inteiros positivos

Leia mais

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de de 4ª Série Fundamental TEMA I ESPAÇO E FORMA A compreensão do espaço com suas dimensões e formas de constituição são elementos necessários

Leia mais

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima O que é lixo? Latim Lix : cinza ; Europa : resíduos domésticos

Leia mais

Comentários sobre a oficina Abrindo problemas 4. Encontro da Revista do Professor de Matemática IME/USP 29 e 30 de maio de 2009

Comentários sobre a oficina Abrindo problemas 4. Encontro da Revista do Professor de Matemática IME/USP 29 e 30 de maio de 2009 Comentários sobre a oficina Abrindo problemas 4 Encontro da Revista do Professor de Matemática IME/USP 29 e 30 de maio de 2009 Seguem duas páginas com tarefas apresentadas aos participantes Introdução

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 205 EXAME DE MATEMÁTICA Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: material de escrita

Leia mais

TRABALHO 2 o TRIMESTRE

TRABALHO 2 o TRIMESTRE TRABALHO 2 o TRIMESTRE Disciplina: Matemática 1 Série: 3 o Turma: Azul Data: 16.08.18 Professor: Sérgio Tambellini Ensino: Médio Trimestre: 2 o Valor: 1,5 pto. Nome: n o : Nome: n o : Nota: Nome: n o :

Leia mais

Apontamentos de Matemática 6.º ano

Apontamentos de Matemática 6.º ano Aplicação da decomposição de números em fatores primos para determinar o máximo divisor comum Exemplo: Determinar m. d. c. (60,36) 60 = 3 5 e 36 = 3 Qual é o maior número pelo qual podemos dividir 60 e

Leia mais

PB DE MATEMÁTICA (tarde) UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / /

PB DE MATEMÁTICA (tarde) UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / / PB DE MATEMÁTICA (tarde) 1/6 Nota UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / / Total: 100 pontos A T E N Ç Ã O Preencha o cabeçalho de todas as páginas

Leia mais

Prova da primeira fase - Nível 2

Prova da primeira fase - Nível 2 1. Quantos números inteiros existem entre 20,12 e 201,2? a) 180. d) 183. b) 181. e) 184. c) 182. 2. O conjunto dos números inteiros pares é: {... 4; 2; 0; 2; 4;...} Se o produto de quatro inteiros pares

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º teste sumativo de FQA 24. novembro. 2014 Versão 1 11º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 11 páginas

Leia mais

Aventura 4 Figuras no plano e sólidos geométricos. Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos. pág. 72. pág.

Aventura 4 Figuras no plano e sólidos geométricos. Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos. pág. 72. pág. SOLUÇÕES pág. Aventura Figuras no plano e sólidos geométricos. Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos pág.. Lá em casa vivem cinco pessoas e um cão. Cada pessoa tem 0

Leia mais

Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Explique com as suas palavras por que zero é chamado de elemento neutro da adição. Questão 2 Qual é a única

Leia mais

Matemática. x : módulo do número x. 29. Com base nos dados do gráfico, que fração das mulheres viviam na zona rural do Brasil em 1996?

Matemática. x : módulo do número x. 29. Com base nos dados do gráfico, que fração das mulheres viviam na zona rural do Brasil em 1996? Matemática Nesta prova serão utilizados os seguintes símbolos com seus respectivos significados: x : módulo do número x i: unidade imaginária sen x: seno de x 9. Com base nos dados do gráfico, que fração

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1) Descreva: NÚMERO DE OURO OU RAZÃO ÁUREA RETÂNGULO

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio a Série do Ensino Médio Regular

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio a Série do Ensino Médio Regular COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio - 2013 1ª QUESTÃO 1,0 0,5 1,5 Nos últimos anos, ocorreu uma mudança no cenário nacional dos fluxos migratórios: o estado

Leia mais

935 MATEMÁTICA Prova escrita

935 MATEMÁTICA Prova escrita 935 MATEMÁTICA Prova escrita PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Duração: 120 minutos Ano: 2014 1ª fase - Junho 11º e 12º anos Identifique claramente os grupos e os itens a que responde e apresente o seu

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - Energia Mecânica

LISTA DE EXERCÍCIOS - Energia Mecânica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ - CURSO: TÉCNICO INTEGRADO EM MECÂNICA PROFESSORES:

Leia mais

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura.

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. ESTUDO DIRIGIDO PROVA MENSAL 1ºEM 1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. Qual foi o trabalho

Leia mais

ESPAÇO E FORMA. CURSO: Pró-Letramento. TURMA: Revezamento. ÁREA: Matemática. CONTEÚDO: Espaço e Forma. TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos

ESPAÇO E FORMA. CURSO: Pró-Letramento. TURMA: Revezamento. ÁREA: Matemática. CONTEÚDO: Espaço e Forma. TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos ESPAÇO E FORMA CURSO: Pró-Letramento TURMA: Revezamento ÁREA: Matemática CONTEÚDO: Espaço e Forma TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos DATA DO ENCONTRO: 22/08/2012 a 24/08/2012 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Profª

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017

Leia mais