Utilize o texto para responder às questões de número 1 e 2.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Utilize o texto para responder às questões de número 1 e 2."

Transcrição

1 QiD 4 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS Utilize o texto para responder às questões de número 1 e 2. O povo chinês Hanis, que vive na província de Yunnan, no sul da China, desenvolveu técnicas de cultivo de arroz em montanhas localizadas a 2000 metros de altitude. A agricultura desenvolvida por esses povos, cuja história tem mais de 1300 anos, é manual, sendo que o único instrumento de cultivo utilizado é a enxada. 1. (1,0) Observamos que na imagem o povo Hanis faz o cultivo de arroz em rampas ou degraus ao longo das inclinadas montanhas e isto diminui a erosão do solo. INDIQUE o nome desse tipo de técnica de plantio. 2. (1,0) EXPLIQUE por que cultivar vegetais dessa forma diminui a erosão do solo. 3. (1,0) Em grandes cidades, quando chove intensamente, muitas vezes ocorre o alagamento de ruas e avenidas. Esse fato está relacionado com a existência de grandes áreas pavimentadas, ou seja, revestidas de asfalto ou concreto. DESCREVA por que isso ocorre? 4. (1,0) Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando à produção agrícola extensiva. Estas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos (...). Fonte: COMENTE duas consequências negativas no ambiente causadas pelo uso de agrotóxicos. 5. (1,0) As matas ciliares são vegetações localizadas próximas aos rios. Atualmente, existe um conjunto de leis que proíbe o desmatamento dessas regiões. Rios cuja mata ciliar próxima foi retirada são mais sujeitos ao assoreamento e rios assoreados podem perder grande parte de sua profundidade ou mesmo secar. EXPLIQUE por que a retirada da mata ciliar pode ocasionar ou aumentar o assoreamento de um rio. 6. (1,0) A decomposição do lixo libera certas substâncias nocivas ao ambiente. ESCREVA o nome da principal substância líquida produzida nessa situação e INDIQUE por que ela é prejudicial ao ambiente.

2 QiD 4 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS Além dos aterros sanitários, podemos dar outras destinações ao lixo. Sobre isso, responda às questões de número 7 e (1,0) EXPLIQUE o que ocorre na compostagem, indicando duas substâncias produzidas nesse processo. 8. (1,0) DESCREVA o que é feito com o lixo na reciclagem. 9. Explique o que é a coleta seletiva e identifique a sua importância. 10. (1,0) LIXO HOSPITALAR É ENCONTRADO EM DEPÓSITO DE ENTULHO DE ARAÇATUBA, SP Seringas, bolsas de sangue e outros materiais foram achados em sacos. Prefeitura informou que área serve para descarte de entulho de construção. O lixo produzido pelos hospitais, em geral, deve ser conduzido a uma destinação específica: a incineração. EXPLIQUE por que é mais adequado direcionar o lixo hospitalar para a incineração, levando em consideração o que é realizado nesta destinação.

3 QiD 4 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS 1. Terraços. GABARITO 2. A construção de rampas ou degraus evita que a água da chuva que escoa pela montanha ganhe velocidade durante sua queda. Sem tanta força, a água da chuva carrega menos partículas do solo ao escoar e isto diminui a erosão. 3. Áreas pavimentadas tornam-se impermeáveis à água. Com isso, quando chove a água não consegue penetrar no chão, se acumula e causa enchentes. 4. Os agrotóxicos que permanecem nos vegetais podem acabar sendo consumidos por alguém; seu uso repetitivo estimula a sobrevivência e reprodução dos insetos mais resistentes, diminuindo sua eficácia ao longo do tempo; eles podem ser carregados pela água da chuva para os rios, poluindoos; etc. 5. Sem a mata ciliar, os grãos de solo ficam soltos e podem ser carregados pela água da chuva para o fungo dos rios, causando ou aumentando seu assoreamento 6. A principal substância líquida produzida pela decomposição do lixo é o chorume um líquido escuro, tóxico e fétido. O chorume contamina o solo e pode alcançar a água de rios e aquíferos. 7. Na compostagem a matéria orgânica, isto é, restos de seres vivos, é transformada em adubo, também chamado de composto. Além do adubo produzido, também ocorre produção de biogás. 8. Na reciclagem a matéria prima presente no lixo, como vidro, papel e metal, pode ser transformada em novos objetos. 9. Coleta seletiva é o ato de selecionar o lixo de acordo com o tipo de material do qual é feito, como plástico, vidro, papel, metal e matéria orgânica. A separação do lixo é importante para que cada material possa ser reciclado adequadamente. 10. A incineração, por ser uma queima controlada do lixo em altíssimas temperaturas, destrói os microrganismos causadores de doenças que estão presentes no lixo hospitalar.

4 QiD 4 6º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA 1. (1,0) O revezamento 4x100 da natação masculina é uma das grandes atrações do evento. O maior medalhista olímpico é o americano Michael Phelps, detentor de incríveis 22 medalhas. Nesta modalidade um nadador substitui outro de sua equipe quando o mesmo terminar seu percurso de 100 metros. Na final de 2012, em Londres, França ficou com o ouro, Estados Unidos com a prata e Rússia com o bronze. Brasil terminou em 9 lugar. Suponha que os nadadores saltem exatamente ao mesmo tempo e que os franceses saltam a cada 22 segundos, os americanos a cada 24 segundos e os russos a cada 28 segundos. CALCULE após quantos segundos os nadadores saltariam novamente, todos ao mesmo tempo, se a disputa se mantivesse indefinidamente. Estados Unidos, vice-campeão olímpico de natação 4x100 em Londres (1,0) Terezinha Aparecida Guilhermina é uma das grandes esperanças do Brasil para conquistar medalha paraolímpica em Atletismo nas categorias T11 e T12. A atleta é a velocista mais rápida do mundo nessa categoria ao correr 100m em incríveis 12 segundos e 01 centésimos de segundos (recorde conquistado nos jogos de Londres- 2012). DETERMINE todos os divisores de 100 e em seguida, USANDO a Lei do Expoente, a sua quantidade de divisores. Terezinha Aparecida Guilhermina 3. (1,0) A seleção da Argentina masculina de futebol é uma das maiores forças mundiais dessa modalidade e promete fazer grandes jogos. Argentina tem dois títulos olímpicos (2004 e 2008) e junto com França, é a única seleção do mundo a conquistar todos os títulos de futebol. MOSTRE que 251 é número primo e em seguida FAÇA a decomposição de 2008 em fatores primos. Argentina- Campeã Olímpica de futebol masculino 2008

5 QiD 4 6º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA 4. (1,0) PREENCHA a tabela abaixo de acordo com a figura a seguir: Nome do Polígono Triângulo Quadrado Retângulo Paralelogramo Trapézio Losango Letra(s) que identifica(m) o Polígono 5. (1,0) O número de alunos de uma sala de aula é maior que 35 e menor que 50. Formando-se equipes de 7 alunos, sobram 6. Formando-se equipes de 9 alunos, sobram 5. Nessas condições, DETERMINE o número de alunos da turma e o número de alunos que sobra se forem formadas equipes de 8 alunos. 6. (1,0) Rosa e Maria começam a subir uma escada de 100 degraus no mesmo instante. Rosa sobe 10 degraus a cada 15 segundos e Maria sobe 10 degraus a cada 20 segundos. DETERMINE quando uma delas chegar ao último degrau, quanto tempo faltará para a outra completar a subida. (Justifique sua resposta!) (A) meio minuto (B) 40 segundos (C) 45 segundos (D) 50 segundos (E) 1 minuto 7. (1,0) IDENTIFIQUE qual das figuras abaixo não é um polígono. JUSTIFIQUE sua resposta.

6 QiD 4 6º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA 8. (1,0) Vítor gosta de brincar de construtor. Ele pediu para sua mãe comprar sólidos geométricos com superfícies arredondadas. A figura abaixo mostra os blocos que estão à venda. INDIQUE quais dos sólidos acima a mãe de Vítor poderá comprar. 9. (1,0) Dizemos que dois números são amigos quando a soma dos divisores de um, excluindo o próprio número, resulta no outro número e vice versa. Veja a figura: Os números mostrados acima são amigos. Os divisores de 284 são 1, 2, 4, 71, 142 e 284. Excluindo o número 284, que é o próprio número que estamos estudando, restam 1, 2, 4, 71 e 142. A soma deles é 220. Somando agora os divisores de 220, excluindo ele próprio, que são 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110 teremos como resultado exatamente 284. MOSTRE que os números 166 e 190 não são amigos. 10. (1,0) OBSERVE a figura e ESCREVA quatro pares de retas concorrentes e um par de retas paralelas.

7 QiD 4 6º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA GABARITO 1. mmc(22; 24; 28)= Logo, após 1848 segundos todos irão saltar novamente juntos. 2. D (100) = {1; 2; 4; 5; 10; 20; 25; 50; 100} 100 = Pela Lei do Expoente temos, (2+1)(2+1)=3*3= 9 divisores. 3. Para mostrar que 251 é primo devemos efetuar a divisão de 251 pelos números primos, consecutivos, até encontrar uma das situações a seguir: Obter um quociente exato; Quociente aproximado, menos ou igual ao divisor. Se for menor ou igual é primo. Se for maior seguimos as divisões. Ao dividirmos 251 por 17 encontramos quociente 14 e resto 13. Logo 251 é primo = Nome do Polígono Triângulo Quadrado Retângulo Paralelogramo Trapézio Losango Letra(s) que identifica(m) o Polígono A, F, G H D, M, N E C, I, J, L B 5. O número de alunos da turma é 41 e sobra um aluno quando divididos em equipes de 8 alunos. 6. Letra d. Como 100 degraus = 10 x 10 degraus, Rosa gastará 15 x 10 = 150 segundos para chegar ao último degrau da escada. Do mesmo modo, Maria levará 20 x 10 = 200 segundos para atingir o topo da escada. Assim, quando Rosa terminar de subir a escada, faltarão = 50 segundos para Maria completar a subida. 7. A figura C, pois não é linha poligonal. 8. Os blocos A e B. 9. Os divisores próprios de 166 são: 1, 2 e Portanto 166 e 190 não são amigos. 10.Concorrentes > conjuntos com quatro dos seguintes pares: r e u; s e u; r e t; s e t; t e u. Paralelas > r e s

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo SOLO CONSERVAÇÃO Erosão Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo Assoreamento: Depósito de acúmulo de sedimentos nos cursos d água, geralmente provocada, principalmente, pela

Leia mais

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza.

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

Conjunto dos números inteiros

Conjunto dos números inteiros E. M. E. F. MARIA ARLETE BITENCOURT LODETTI DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSORA: ADRIÉLE RÉUS DE SOUZA Conjunto dos números inteiros O conjunto dos números inteiros é formado pelos algarismos inteiros

Leia mais

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão.

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. c) Fotossíntese. _ d) Um atleta

Leia mais

Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA

Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA Cuiabá, de de. REVISÃO DE MATEMÁTICA 1- O aluno Marcos do 6º ano do Ensino Fundamental, por não ter comparecido à aula na qual sua professora de Matemática explicou a matéria sobre Múltiplos e Divisores

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 4ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 10 / 2016

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

Observe o esquema de uma Estação de Tratamento de Água para responder as questões de número 1, 2 e 3.

Observe o esquema de uma Estação de Tratamento de Água para responder as questões de número 1, 2 e 3. QiD 6 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS Observe o esquema de uma Estação de Tratamento de Água para responder as questões de número 1, 2 e. 1. (1,0) A água que vai para as estações de tratamento passa por uma série

Leia mais

Apontamentos de Matemática 6.º ano

Apontamentos de Matemática 6.º ano Revisão (divisores de um número) Os divisores de um número são os números naturais pelos quais podemos dividir esse número de forma exata (resto zero). Exemplos: Os divisores de 4 são 1, e 4, pois se dividirmos

Leia mais

5. De um bloco formado por cubos retiraram-se alguns cubos como mostra a figura. Quantos cubos foram retirados?

5. De um bloco formado por cubos retiraram-se alguns cubos como mostra a figura. Quantos cubos foram retirados? AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 014/1 NOME N.º Turma Nas questões 1 a, assinale com x a opção correta. 1. O valor de 4 : 4 10. A soma de dois números negativos é um número: Positivo

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de da Natureza Disciplina: Série: 6ª - Ensino Fundamental Professora: Flávia Lage Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a) aluno(a),

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 LIXO 2º ENCONTRO OBJETIVO: Relatar a composição química do lixo e os prováveis danos causados, além de discutir principais

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF

ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Problemas Ambientais O R I G E N S, C A U S A S E C O N S E Q U Ê N C I A S

Problemas Ambientais O R I G E N S, C A U S A S E C O N S E Q U Ê N C I A S Problemas Ambientais O R I G E N S, C A U S A S E C O N S E Q U Ê N C I A S Origens... Desde os tempos mais remotos o homem atua sobre o meio buscando a sobrevivência. As sociedade agrícolas se desenvolveram

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Água

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Água Água Água a) Faça a relação entre a quantidade de água disponível e a distribuição da população. b) Indique os principais fatores que, nas regiões Sul e Sudeste, comprometem negativamente a qualidade da

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

QUESTÃO 16 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de papel de 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, formando a figura que segue:

QUESTÃO 16 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de papel de 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, formando a figura que segue: Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 207 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio a Série do Ensino Médio Regular

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio a Série do Ensino Médio Regular COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio - 2013 1ª QUESTÃO 1,0 0,5 1,5 Nos últimos anos, ocorreu uma mudança no cenário nacional dos fluxos migratórios: o estado

Leia mais

Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A afirmação é falsa ou verdadeira e porque? Todo divisor de 12 é múltiplo de 3 Questão 2 O mês de abril pode

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS À MATRÍCULA NO 6 O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS NOME

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 205 EXAME DE MATEMÁTICA Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: material de escrita

Leia mais

Revisional 3 Bim - MARCELO

Revisional 3 Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 3 Bim - MARCELO 1) Represente no papel quatro pontos distintos e, por eles, determine dois segmentos de reta distintos. 2) Observe os segmentos de reta na figura. Escreva quantos são

Leia mais

ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO Prof. Marcos Colégio Sta. Clara 1. CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS - Observe um objeto perto de você. Você já parou para pensar do que ele é feito e quantas etapas foram necessárias

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 8 ano do Ensino Fundamental II Data 16/setembro 18/setembro 19/setembro 23/setembro 25/setembro 26/setembro

Leia mais

Aventura 4 Figuras no plano e sólidos geométricos. Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos. pág. 72. pág.

Aventura 4 Figuras no plano e sólidos geométricos. Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos. pág. 72. pág. SOLUÇÕES pág. Aventura Figuras no plano e sólidos geométricos. Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos pág.. Lá em casa vivem cinco pessoas e um cão. Cada pessoa tem 0

Leia mais

OBMEP NA ESCOLA Soluções

OBMEP NA ESCOLA Soluções OBMEP NA ESCOLA 016 - Soluções Q1 Solução item a) A área total do polígono da Figura 1 é 9. A região inferior à reta PB é um trapézio de área 3. Isso pode ser constatado utilizando a fórmula da área de

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS O Caos Ambiental das Cidades Brasileiras

IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS O Caos Ambiental das Cidades Brasileiras IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS O Caos Ambiental das Cidades Brasileiras PROF.: ROBERT OLIVEIRA robertgeografia@gmail.com POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: INVERSÃO TÉRMICA E SMOG PROF.: ROBERT OLIVEIRA robertgeografia@gmail.com

Leia mais

GRUPO V 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO V 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 16/6/2010 PROVA GRUPO GRUPO V 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

MAT Laboratório de Matemática I - Diurno Profa. Martha Salerno Monteiro

MAT Laboratório de Matemática I - Diurno Profa. Martha Salerno Monteiro MAT 1511 - Laboratório de Matemática I - Diurno - 2005 Profa. Martha Salerno Monteiro Representações decimais de números reais Um número real pode ser representado de várias maneiras, sendo a representação

Leia mais

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) COMPOSTAGEM. Profa. Margarita María Dueñas Orozco

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) COMPOSTAGEM. Profa. Margarita María Dueñas Orozco TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) COMPOSTAGEM Profa. Margarita María Dueñas Orozco margarita.unir@gmail.com TRATAMENTO Série de procedimentos destinados a reduzir a quantidade ou o potencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física CINEMÁTICA DAS CORRIDAS: ROTEIRO DIDÁTICO PARA OS ALUNOS

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima O que é lixo? Latim Lix : cinza ; Europa : resíduos domésticos

Leia mais

ESPAÇO E FORMA. CURSO: Pró-Letramento. TURMA: Revezamento. ÁREA: Matemática. CONTEÚDO: Espaço e Forma. TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos

ESPAÇO E FORMA. CURSO: Pró-Letramento. TURMA: Revezamento. ÁREA: Matemática. CONTEÚDO: Espaço e Forma. TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos ESPAÇO E FORMA CURSO: Pró-Letramento TURMA: Revezamento ÁREA: Matemática CONTEÚDO: Espaço e Forma TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos DATA DO ENCONTRO: 22/08/2012 a 24/08/2012 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Profª

Leia mais

27/11 Valéria (Ciências) Matéria Recuperação final -Astronomia -Sistema Solar -Planetas do Sistema Solar -A lua, nosso satélite natural -A terra, por

27/11 Valéria (Ciências) Matéria Recuperação final -Astronomia -Sistema Solar -Planetas do Sistema Solar -A lua, nosso satélite natural -A terra, por ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 29/11 Leandro (História) Conteúdo Recuperação Final e REA -Esparta e Atenas -Roma Republicana e Imperial 28/11 Fabrício (Geografia)

Leia mais

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de de 4ª Série Fundamental TEMA I ESPAÇO E FORMA A compreensão do espaço com suas dimensões e formas de constituição são elementos necessários

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ( AULA 02)

DESENHO TÉCNICO ( AULA 02) DESENHO TÉCNICO ( AULA 02) Posições da reta e do plano no espaço A geometria, ramo da Matemática que estuda as figuras geométricas, preocupa-se também com a posição que os objetos ocupam no espaço. A reta

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO REGULARES RETO POLIEDROS OBLÍQUO PRISMA REGULAR IRREGULARES RETA OBLÍQUA PIRÂMIDE

GEOMETRIA ESPACIAL TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO REGULARES RETO POLIEDROS OBLÍQUO PRISMA REGULAR IRREGULARES RETA OBLÍQUA PIRÂMIDE GEOMETRIA ESPACIAL SÓLIDOS GEOMÉTRICOS POLIEDROS REGULARES SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO IRREGULARES CONE TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO ESFERA CILINDRO PRISMA PIRÂMIDE RETO OBLÍQUO RETO RETO

Leia mais

Profª Coordenadora: Selma Maria de Araujo. Docência Assistida 2009: Allan Tavares Carvalho, Lívia Wanderley Pimentel e Márcio Camargo de Melo

Profª Coordenadora: Selma Maria de Araujo. Docência Assistida 2009: Allan Tavares Carvalho, Lívia Wanderley Pimentel e Márcio Camargo de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADÊMCIA DE ENGENHARIA CIVIL CIÊNCIAS DO AMBIENTE Profª Coordenadora: Selma Maria de Araujo Docência Assistida 2009:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar os principais poluentes atmosféricos; Identificar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS À MATRÍCULA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR DIURNO PROVA DE MATEMÁTICA 2013 CAMPUS

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: Matemática Série/Ano: 6º ANO Professora Fernanda S. Hamerski Conteúdos Exame Final. Frações * Comparação de frações e representação por desenho * Operações com frações (adição, subtração,

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila de Revisão n 5 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 1 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 5. Trabalho e Energia 5.1. Trabalho realizado por forças constantes. 5.2. Energia cinética. 5.3.

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2016/2017 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 1) 6º Ano / Ensino Fundamental. Questão 1

CONCURSO DE ADMISSÃO 2016/2017 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 1) 6º Ano / Ensino Fundamental. Questão 1 Questão 1 Os relógios abaixo (Figura 1) marcam, respectivamente, os horários de início e término da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que teve início em 05 de agosto de 2016. Os organizadores

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2016/2017 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 3) 6º Ano / Ensino Fundamental. Questão 1

CONCURSO DE ADMISSÃO 2016/2017 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 3) 6º Ano / Ensino Fundamental. Questão 1 Questão 1 Os relógios abaixo (Figura 1) marcam, respectivamente, os horários de início e término da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que teve início em 05 de agosto de 2016. Os organizadores

Leia mais

Lista de Exercícios de Matemática. 01-) Quantos números naturais há na sequência {103, 104, 105,..., 827, 828}?

Lista de Exercícios de Matemática. 01-) Quantos números naturais há na sequência {103, 104, 105,..., 827, 828}? Lista de Exercícios de Matemática 01-) Quantos números naturais há na sequência {10, 104, 105,..., 87, 88}? 0-) V ou F: a) Todo número natural é inteiro. Todo número racional é inteiro. c) Existe número

Leia mais

Unidade 4 A Terra e o solo

Unidade 4 A Terra e o solo Sugestões de atividades Unidade 4 A Terra e o solo 6 CIÊNCIAS 1 Ciências Solo e erosão 1. Apesar da exuberância da Floresta Amazônica, é comum dizer que o solo amazônico não contém grande quantidade de

Leia mais

A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas

A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas Dentro da geometria quando nos é requerido o cálculo que envolve a área de uma figura plana, primeiro é preciso reconhecer qual a figura estamos trabalhando

Leia mais

Unidade 3 Geometria: semelhança de triângulos

Unidade 3 Geometria: semelhança de triângulos Sugestões de atividades Unidade Geometria: semelhança de triângulos 9 MTEMÁTI 1 Matemática 1. (Unirio-RJ) eseja-se medir a distância entre duas cidades e sobre um mapa, sem escala. Sabe-se que 80 km e

Leia mais

Lauralice de C. F. Canale Prof. Associada EESC/USP

Lauralice de C. F. Canale Prof. Associada EESC/USP LUBRIFICANTES&LUBRIFICAÇÃO INDUSTRIAL R. Carreteiro P.N. Belmiro ASM Handbook Volume 18 CURSO DE GESTÃO DE ÓLEO LUBRIFICANTE AUTOMOTIVO USADO Eng. Mecânico Carlos Alexandre Thalheimer Lauralice de C. F.

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Problemas Ambientais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Problemas Ambientais Problemas Ambientais Problemas Ambientais 1. A emissão de CO2 na atmosfera é uma das principais causas do aquecimento global. O mapa a seguir apresenta as emissões de dióxido de carbono per capita em alguns

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

Lista de exercícios 04

Lista de exercícios 04 Lista de exercícios 04 Aluno (a) : Série: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio Disciplina: Matemática No Anhanguera você é + Enem Observações: Data da entrega: 29/05/2015. A lista deverá apresentar

Leia mais

Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Explique com as suas palavras por que zero é chamado de elemento neutro da adição. Questão 2 Qual é a única

Leia mais

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 Disciplina: MATEMÁTICA

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 Disciplina: MATEMÁTICA Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 016 Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO NOTA: QUESTÃO 16 Uma adição possui três parcelas. Se aumentarmos

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

Com base no texto e assuntos ligados a ele, marque a alternativa correta nas questões 02 e 03.

Com base no texto e assuntos ligados a ele, marque a alternativa correta nas questões 02 e 03. 1º BIM P2 HABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS MATEMÁTICA 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno:... Data: / /2014 Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte

Leia mais

Geometria e Medida: Figuras Geométricas

Geometria e Medida: Figuras Geométricas ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 2º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre

Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre 08/08 (Segunda- feira) Avaliação de Português UNIDADE 06 09/08 (Terça feira) Avaliação de Ciências UNIDADE 06 Separação silábica; Números de sílabas; Alfabeto; Formação

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 97 / 98 1ª QUESTÃO MÚLTIPLA ESCOLHA

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 97 / 98 1ª QUESTÃO MÚLTIPLA ESCOLHA 1 1ª QUESTÃO MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES A ESQUERDA. Item 01. Dos conjuntos abaixo especificados, o conjunto unitário é o conjunto a. ( ) dos rios

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2015/16 MATEMÁTICA 5.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2015/16 MATEMÁTICA 5.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2015/16 MATEMÁTICA 5.º ANO Nome N º Turma 1. Observe os números seguintes: 12, 14 e 15. a) Determine os divisores de 14 e de 15 Divisores de 14: Divisores de 15: b) Escreva

Leia mais

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21.

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21. MATEMÁTICA NÍVEL FUNDAMENTAL I. PORCENTAGEM 1.Fração Percentual 20%= 0,2 35%= 0,35 4%= 0,04 2. Cálculo da porcentagem de um número Exs: a) Calcular 25% de 600 0,25 x 600 = 150 b) Calcular 8% de 50 0,08

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF. LUCAS SIQUEIRA CAMADA DE OZÔNIO (I) A camada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - Energia Mecânica

LISTA DE EXERCÍCIOS - Energia Mecânica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ - CURSO: TÉCNICO INTEGRADO EM MECÂNICA PROFESSORES:

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO À 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO /10/2007 INSTRUÇÕES:

EXAME DE SELEÇÃO À 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO /10/2007 INSTRUÇÕES: Admissão 008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLÉGIO DE APLICAÇÃO SETOR CURRICULAR DE MATEMÁTICA EXAME DE SELEÇÃO À 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 008 1/10/007 INSTRUÇÕES:

Leia mais

PB DE MATEMÁTICA (tarde) UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / /

PB DE MATEMÁTICA (tarde) UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / / PB DE MATEMÁTICA (tarde) 1/6 Nota UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / / Total: 100 pontos A T E N Ç Ã O Preencha o cabeçalho de todas as páginas

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 4 ano - 3 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 4 ano - 3 bimestre Avaliação Unidade 3 - Muitos materiais Leia a letra da canção abaixo. B -I-C-I-C-L-E-T-A Sou sua amiga bicicleta Sou eu que te levo Pelos parques a correr Te ajudo a crescer E em duas rodas deslizar [...] Sou eu

Leia mais

7 a Série (8 o Ano) Avaliação Diagnóstica Matemática (Saída) Ensino Fundamental. Gestão da Aprendizagem Escolar. Nome da Escola.

7 a Série (8 o Ano) Avaliação Diagnóstica Matemática (Saída) Ensino Fundamental. Gestão da Aprendizagem Escolar. Nome da Escola. Gestão da Aprendizagem Escolar Avaliação Diagnóstica Matemática (Saída) 7 a Série (8 o Ano) Ensino Fundamental Nome da Escola Cidade Estado Nome do Aluno Idade Sexo feminino masculino Classe Nº 1. Observe

Leia mais

1. Converta para a forma decimal: (a) (b) (c) (d) (e)

1. Converta para a forma decimal: (a) (b) (c) (d) (e) UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Coordenação de Matemática 1 a Lista de Exercícios - Ângulos Matemática Básica II - 2015.1 Professor Márcio Nascimento Fontes: Practice Makes Perfect - Trigonometry

Leia mais

Tabelas e Gráficos: o olhar da matemática no dia a dia

Tabelas e Gráficos: o olhar da matemática no dia a dia Reforço escolar M ate mática Tabelas e Gráficos: o olhar da matemática no dia a dia Dinâmica 1 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Tratamento da Informação.

Leia mais

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre Tô na área! Reforço escolar M ate mática Dinâmica 6 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e áreas de figuras planas Aluno

Leia mais

Aula 31.1 Conteúdo: Fundamentos da Geometria: Ponto, Reta e Plano. FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA MATEMÁTICA

Aula 31.1 Conteúdo: Fundamentos da Geometria: Ponto, Reta e Plano. FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA MATEMÁTICA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 31.1 Conteúdo: Fundamentos da Geometria: Ponto, Reta e Plano. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Identificar

Leia mais

Cultura do lixo. Premissas. Modelo Linear

Cultura do lixo. Premissas. Modelo Linear Premissas Ecossistemas naturais Produção de bens e serviços Sociedade: uso e descarte Modelo Linear O modelo de produção e gestão de resíduos pode ser definido como linear, onde extraímos os recursos naturais

Leia mais

ATIVIDADES COM VARETAS

ATIVIDADES COM VARETAS ATIVIDADES COM VARETAS Em todas as atividades é usado o Material: Varetas. Nos casos específicos onde o trabalho é realizado com varetas congruentes será especificado como Material: varetas do mesmo comprimento.

Leia mais

RAZÃO & PROPORÇÃO MÓDULO 5 RAZÃO & PROPORÇÃO

RAZÃO & PROPORÇÃO MÓDULO 5 RAZÃO & PROPORÇÃO RAZÃO & PROPORÇÃO MÓDULO 5 RAZÃO & PROPORÇÃO RAZÃO & PROPORÇÃO RAZÃO A razão entre dois números a e b, com b diferente de zero, é o quociente de a para b. Na razão a b (ou a : b) a é o primeiro termo ou

Leia mais

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE GEOGRAFIA Av. José Celso Claudio J. Camburi Tel.: (27) 33395-3000 ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D DATA: E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO - Conteúdos prioritários: Cap.

Leia mais

TOPOGRAFIA II CÁLCULO DE VOLUMES

TOPOGRAFIA II CÁLCULO DE VOLUMES TOPOGRAFIA II CÁLCULO DE VOLUMES 2 Cálculo de volume de prismas e sólidos Volume de Prismas Alguns dos cálculos que serão vistos estarão baseados no conceito de volumes de prisma. Considerando dois planos

Leia mais

Lista de Recuperação de Ciências 2013

Lista de Recuperação de Ciências 2013 1 Nome: nº 6ºano Manhã e Tarde Profa :Estefânia Lista de Recuperação de Ciências 2013 Conteúdo da recuperação: A Terra: Um planeta do sistema solar, Conhecendo a Terra,O solo e a vida,a água e a vida,o

Leia mais

Lista de PA/PG. Escola SESC de Ensino Médio. 9. (UEL) Uma progressão aritmética de n termos tem. razão igual a 3. Se retirarmos os termos de ordem

Lista de PA/PG. Escola SESC de Ensino Médio. 9. (UEL) Uma progressão aritmética de n termos tem. razão igual a 3. Se retirarmos os termos de ordem Lista de PA/PG Aluno(a): Turma: Professores: Data: André/Edu Vicente/Ulício. PA 1) Calcule sabendo que ( 2x 1; 3x 1; 15x uma P.A. 2) formam, nessa ordem, 2) Calcule o 18º termo de uma progressão aritmética

Leia mais

sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus lixos

sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus lixos 49 Figura 14 - Deposição de lixo. Na área estudada, é comum outra prática inadequada de tratamento dos resíduos sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus

Leia mais

PROFESSORA: Bárbara. c) a difração. d) o arco-íris.

PROFESSORA: Bárbara. c) a difração. d) o arco-íris. NOME: TURMA: 1T2 Nº PROFESSORA: Bárbara AVALIAÇÃO DE: Física NOTA do Trabalho 1. (FUVEST) Suponha que exista um outro universo no qual há um planeta parecido com o nosso, com a diferença de que a luz visível

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

8º ANO. Lista extra de exercícios

8º ANO. Lista extra de exercícios 8º ANO Lista extra de exercícios 1. Calcule a média dos seguintes números. a) 1; 4; 5 e 9 b) 13; 16; 18; 1 e 91 c) 1; 34; 5,6; 7,8 e 90 d) 3,; 5,6; 4,8; 57,5 e 8,8 e) 1,9;,3; 3,43; 104,65; 105, e 06. Encontre

Leia mais

Relevo e vegetação na paisagem / A água na paisagem

Relevo e vegetação na paisagem / A água na paisagem 1 A superfície terrestre possui formas variadas. Responda: a) Como são denominadas essas diferentes formas? b) Quais são as formas mais conhecidas que podemos observar na superfície terrestre? 2 Associe

Leia mais

Estudo sobre a Água 1

Estudo sobre a Água 1 Estudo sobre a Água 1 Índice - Introdução - Mapa Conceitual; - Análise do consumo de água da Moppe; - Trabalho de campo; - Análise da água no laboratório da Moppe - Conclusão 2 INTRODUÇÃO Neste trabalho

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOTIRAS

ATIVIDADES COM GEOTIRAS ATIVIDADES COM GEOTIRAS 1. Material: Geotiras i. Represente varias retas paralelas. ii. Represente duas retas concorrentes em um ponto. 2. Material: Geotiras Represente as seguintes poligonais: i. Poligonal

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO. 1- Ângulos Definição: Chama-se ângulo à porção de plano limitada por duas semirretas com a mesma origem.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO. 1- Ângulos Definição: Chama-se ângulo à porção de plano limitada por duas semirretas com a mesma origem. ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO 1ª Ficha Informativa MATEMÁTICA - A 10º Ano 2012/2013 1- Ângulos Definição: Chama-se ângulo à porção de plano limitada por duas semirretas com a mesma origem. Definição:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15 Ficha A1 Números Naturais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15 Ficha A1 Números Naturais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 014/15 Ficha A1 Números Naturais NOME N.º Turma Nas questões 1 a 5, assinale com x a opção correta sem apresentar qualquer justificação. 1. A

Leia mais

O PROBLEMA DO LIXO. Autores: Marco Aurélio Gattamorta Cintia Rocini Simone Soares Gregório Verônica Rodrigues Teixeira Viviane Schulz

O PROBLEMA DO LIXO. Autores: Marco Aurélio Gattamorta Cintia Rocini Simone Soares Gregório Verônica Rodrigues Teixeira Viviane Schulz Autores: Marco Aurélio Gattamorta Cintia Rocini Simone Soares Gregório Verônica Rodrigues Teixeira Viviane Schulz O PROBLEMA DO LIXO Contexto: A aula será ministrada para a 5 a série (3 o ciclo do Ensino

Leia mais

3 ÁREAS E VOLUME DO TRONCO DE PIRÂMIDE 1 TRONCO DE PIRÂMIDE 2 SEMELHANÇA ENTRE AS PIRÂMIDES. 3.1 Área lateral. 3.2 Área das bases. 3.

3 ÁREAS E VOLUME DO TRONCO DE PIRÂMIDE 1 TRONCO DE PIRÂMIDE 2 SEMELHANÇA ENTRE AS PIRÂMIDES. 3.1 Área lateral. 3.2 Área das bases. 3. Matemática Pedro Paulo GEOMETRIA ESPACIAL VIII 1 TRONCO DE PIRÂMIDE Chamaremos de tronco de pirâmide de bases paralelas a porção da pirâmide limitada por sua base e por uma secção transversal qualquer

Leia mais

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS]

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] ATERROS SANITÁRIOS [DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] 2013 O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? É O LIXO QUE PRODUZIMOS. NOSSO LIXO DE TODOS OS DIAS. E ESSES RESÍDUOS OU LIXO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Leia mais

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 ******************************************************** ************ No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e

Leia mais