Relatório de vivência no sertão do Pajeú

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de vivência no sertão do Pajeú"

Transcrição

1 Relatório de vivência no sertão do Pajeú Do dia 08 a 21 de janeiro de 2015, houve o primeiro estágio de vivência do ano o qual tive o privilegio de participar. Este estágio ocorreu no sertão do Pajeú na cidade de serra talhada. O deslocamento ate lá foi custeado por cada vivente mas, após a chegada tudo custeado pelo projeto. Chegando na rodoviária de serra talhada, os facilitadores( pessoas destinadas a nos orientar e responsáveis pela organização) já nos esperavam com nosso transporte, onde nos deslocamos para a XI GERES( Gerência regional de saúde), onde lá foi apresentada a os coordenadores que a compõem, também me apresentando assim como todos dizendo o nome e curso, onde ai já pode ver a variedade de cursos e a socialização entre eles. Cada coordenador em sua área mostrou a realidade em saúde de serra e das cidades vizinhas, também relataram os lugares que iriamos conhecer e como funcionavam. Após esta reunião fomos para o assentamento Virgulino Ferreira do MST (movimento sem terra) assim que chegamos fui recepcionada com uma calorosa ciranda, quebrando aquele clima de tensão. Fui direcionada as salas da escola onde fui alojada.

2 Ao amanhecer fui acordada com a alvorada ( lá no versus quer dizer, grupo de pessoas que acordam as outras de forma suave, mas impactante para que não voltem a dormi). Houve uma dinâmica de socialização onde pode conhecer um pouco da historia de cada vivente, facilitador e participantes o MST que ia nos acompanhar. Foi conversado as regras de convivência e nos dividiram em NBs ( Núcleos de Base), que eram os grupos que realizavam as atividades : lavar banheiros, lavar as panelas, alvorada, mística ( expressado em objetos num pano vermelho representa sentimentos), plenária( ambiente em que interagimos), relatoria, limpeza dos alojamento e debates. Meu NB foi o terceiro denominado por senso comum flor de mandacaru, fizemos ate grito de guerra : Esperança pra lutar; Esperança pra lutar; Com força e resistência sociedade transformar 3X Sertão forte, sertão ardente, sertão de luta, sertão de gente FLOR DE MANDACARU!

3 Mais tarde também nos dividimos em GV (grupos de vivencia) no qual fiz parte do terceiro, não colocamos nome, éramos apenas GV3. Um morador do assentamento nos deu a honra de contar um pouco sobre o seu dia a dia, como fazia pra sobreviver, o que era o movimento, a historia do movimento e sua historia. Convidamos os moradores para ficarem a vontade, se quisessem ir para olhar ou ate acrescentar, pois depois de um debate ao redor de uma fogueira íamos ter uma festinha de socialização dos viventes com os moradores. Nosso primeiro debate foi sobre as Impressões que tínhamos sobre o SUS (sistema único de saúde) com intuito não só de desabafo, mas sim de aprendizado sobre nossos direitos e deveres. Com o intuito maior de quebra dos preconceitos criados pela sociedade, tudo trabalhado em forma de debate e dinâmica. Entender o SUS e seu funcionamento não é possível sem entendemos à sociedade em que estamos inseridos, sendo a assim sociedade nosso próximo debate. O debate sobre sociedade foi de forma comparativa com o texto se os tubarões fossem homes de Bertold Brecht. Onde podemos ver claramente quem são os tubarões da nossa sociedade e fizemos uma dinâmica aprendendo a fazer um peixe de origami e colarmos em direção da boca no tubarão assim como é ensinado por eles. Podemos também debater sobre o Estado, politicas publicas e lutas sociais. Aonde vimos o dever do governo, estado e município

4 relacionando com a saúde e de forma bem dinâmica para não nos cansarmos. Nossa primeira visita externa foi num terreiro de candomblé, onde pode culturalmente conhece-los e ver como anda a saúde deles como eles se tratam etc... Após esse dia comecei a olha SUS não só com o olhar hospitalocêntrico e sim geral, ou seja, cultural. Por exemplo; se eu tenho um paciente que esta com um câncer no pulmão, mas ele não fuma, mesmo assim apresenta todas as características de um fumante. Antes do versus poderia não ter explicação, mas agora tem e é fácil, pessoas que fazem parte do candomblé recebem muita fumaça de fumo podendo então o considerar um fumante passivo. Isso levarei pra minha vida e para as dos profissionais que conheço, pois uma religião, uma cultura pode mudar ou determinar o quadro clinico do paciente levando ao surgimentos de algumas doenças. Espero que fique comum numa consulta perguntar a religião a que o paciente pertence. Mesmo pra mim sendo um choque muito grande de cultura, pois fui criada no evangelho, mas no fim pode entende que cada um tem a sua cultura e que nisso não pode haver superioridade, somos todos iguais. Aprendi muito e continuei aprendendo só que com um novo tema, o do dia, as Opressões que se manifestam de varias formas sendo algumas delas racismo, religiosa, machismo e LGBT fobia. A mística desse dia foi tudo de bom, podemos gritar o que nos oprimia isso emocionou muito. O preconceito a religião, o racismo é desumano e mata o coração de muita gente. Não sei, nem expressar tanta revolta os LGBTs são humanos, ignorantes os desconsideram, mas eles são iguais a nós heterossexuais e as vezes somos menos felizes que eles. Desde sempre levantei estas bandeira e hoje as coloco no céu, pois o que o mundo grita é por amor e igualdade.

5 No dia de Determinantes sociais da saúde fui a comunidade quilombola que foi fundada no ano de 19010, a principio a terra era de um fazendeiro, ele vendeu pra uma mulher cuja o nome não me recordo que facilitou a ida deles para la. De noventa casas apenas três tem banheiro. O saneamento básico passou por longe e ai me bateu uma duvida sobre igualdada. La não tem posto de saúde, cadê o SUS de todos? Espero que os tubarões não pensem q igualdade é todos de régios vizinha se locomover horas pra se consultar no mesmo hospital. vai ser criado o museu quilombola em breve, espera-se que com isso haja um reconhecimento governamental trazendo mais projetos de saúde pro quilombo. No fim do dia teve um debate sobre a comunidade quilombola e indígena, pois o grande grupo se dividiu em dois grupos para visitar e como fiquei no quilombo não fui a tribo.

6 Atenção básica promoção da saúde e educação popular,foi um dos eixos que nos apresentaram, em forma estrutural de debate, depois nos dividimos em nos GVS e fomos as visitas no NASF(núcleo de apoio a saúde da família e USF( unidade de saúde da família) que foi onde visitei. A estrutura encontrada não estava muito de acordo com a proposta pela lei 8080 mas era composta por treze profissionais e nenhum farmacêutico. Saúde mental integralidade foi o tema da visita do dia meu GV ficou na CAPS (centro de atenção psicossocial) de São José do Belmonte e os outros foram pra outras CAPS e CREAS( centro de referencia especializado em assistência social). Adorei a integralidade do local, a atenção e o cuidado que eles tem com cada paciente. Só não foi de admirar a pergunta que me angustia cade o farmacêutico?. como é que eles liberam medicamentos controlados sem o responsável por eles. Dados mostram e segundo a gerente de lá 38 mil habitantes e só tem 1 farmacêutico no município e talvez tenha um no hospital. Como é que ele pode fazer atenção farmacêutica ou aparecer para a população se o predem a tanta

7 papelada é impossível 1 dar conta de 38mil ele não existe ele subsiste. Por isso que minha profissão é pouco reconhecida ninguém nos vê só o papel e a caneta. Na volta ainda colocamos os pontos positivo e negativos para o grande grupo assim como eles em nos. Saúde publica x privada. Foi mais um debate e nos dividimos nos GVs para visita no hospital, CEO (centro especializado em odontologia) e cta.meu GV ficou no hospital Agamenon Magalhães, lá aparentemente tinha um senso de organização gigantesco, mas houve algumas controversas. O hospital foi apresentado pela assistente social de lá onde ela disse que tinha farmacêutico 24 h, um rendia o outro e nunca fica sem. Segundo o hospital, mas veja que coincidência logo no dia que eu fui ele não estava, tinha ocorrido algo com os dois e eles não poderão comparecer a seu plantão. Movimentos sociais, produção do assentamento. A esse dia foi maravilhoso, foi um de muita construção de conceito e caráter para muita gente, aprendi sobre os movimentos sociais e principalmente sobre o MST. Olha ai a horta linda e o amor com que eles tratam a terra.

8 Foi imposto num dos últimos dias uma reflexão sobre o Papel dos graduandos. Trocamos ideias em duplas, sendo essa dupla a pessoa que você pouco tinha falado, e todos os objetivos, sonhos e historias foram expressos, um pelo outro em forma de pintura. Nada acontece se a gente ficar parado. A saúde é nossa, a saúde é do povo e só lutando construímos SUS pra todos.

9 LEVANTE E LUTE! Visita cultural no museu do cangaço em Serra Talhada. O versus é feito não só para estagiarmos de forma hospitalocêntrica, mas sim e principalmente cultural, levo comigo conhecimentos dali que nenhum outro estagio poderá me oferecer. Conheci o SUS e seus pilares sim, eu conheci, mas fui além conheci o objetivo do SUS, conheci o povo, me alimentei com eles, eles me ofereceram oque eles tinha de melhor e não há relatório no mundo que resuma minha vivência. La tomei banho no rio, sentei na urtiga, lá eu vi a seca, lá eu vi a dor, lá eu vi o quanto o mundo precisa de amor e mesmo eles sem ser amados, sendo abandonados. O amor que eu tanto falo que o mundo precisa, eles me ofereceram e isso está aqui guardado em mim e ninguém tira. Foi em serrinha, no assentamento Virgulino Ferreira que conheci mais uma vez o significado da palavra Amor e sei que vou levar cada um

10 desses distribuidores de amor no meu coração. Voltar lá com todas aquelas pessoas é impossível, mas em troca vou proporcionar esse ambiente onde eu passar. Retorno foi triste, depois de tanto conhecimento adquirido e sede de mais a vontade é ficar, o que nos incentiva a ir é a vontade de passar para as outras pessoas. Quem tiver a oportunidade de ir não perca, ganhamos mais desconstruindo coisas ruins do que as construindo insensatamente devido a nossa sociedade. E QUE DEUS ABENÇÕE O SERTÃO!

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação Como dizer que foi só um curso? No dia oito de Janeiro de 2015 embarquei em uma viagem, uma viagem que não imaginava que aprenderia tanto, que conheceria belíssimos lugares e pessoas maravilhosas. Fomos

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS DO VER-SUS SERTÃO DO PAJEÚ, SERRA TALHADA PE

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS DO VER-SUS SERTÃO DO PAJEÚ, SERRA TALHADA PE RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS DO VER-SUS 2015.1 SERTÃO DO PAJEÚ, SERRA TALHADA PE A versão do VER-SUS 2015.1 iniciou na XI GERES (Gerência Regional de Saúde) no município de Serra Talhada PE com as boas vindas

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição 2016.2 / Cidade: Moreno Portfólio: Experiência Do Projeto Versus 2016 Vivente: Amanda Rodrigues Lima dos Santos Discente do 7 período

Leia mais

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru C onstrução o de um SUS Popular. " Os sonhos verdadeiros são coerentes; espalham em cada passo um bocado de sementes, para fazer o jardim do amanhecer.

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO 2018.1 VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO QUINTO DIA (05.02.2018) TEMA: CENÁRIO DO SUS E REALIDADES INSTITUCIONAIS MANHÃ Inicialmente

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

Eu quero ver, se você não se mexe... Eu quero ver quem se mexe por você!

Eu quero ver, se você não se mexe... Eu quero ver quem se mexe por você! Eu quero ver, se você não se mexe... Eu quero ver quem se mexe por você! O VER SUS RMR Nossa rebeldia é VER um SUS popular foi singular! Foram 13 dias de muito aprendizado, sorrisos, papos, trocas, abraços,

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 Viviane Correia da Silva Enfermeira/Discente de Educação Física pela UFPE/CAV Facilitadora do NB 5 Vivência realizada na cidade de Vitória de Santo Antão no espaço do Centro

Leia mais

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN 2016.1 ANDRÉ FELIPE BANDEIRA CAVALCANTE 1 Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. Manoel de Barros 1 Estudante graduando

Leia mais

Natal, janeiro de Olá Sus!

Natal, janeiro de Olá Sus! Natal, janeiro de 2016 Olá Sus! Tenho muitas coisas pra te contar sobre você. Sim, isso mesmo, sobre você. Acredita que passei onze dias com mais cinqüenta e nove pessoas discutindo, vivendo, convivendo,

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PESERICO, Anahlú 2 ; COLOMÉ, Juliana Silveira 3 RESUMO O trabalho tem como objetivo socializar

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

A mulher que matou os peixes 14/11/12 14:49 Página 9

A mulher que matou os peixes 14/11/12 14:49 Página 9 14/11/12 14:48 Página 8 14/11/12 14:49 Página 9 Essa mulher que matou os peixes infelizmente sou eu. Mas juro a vocês que foi sem querer. Logo eu! que não tenho coragem de matar uma coisa viva! Até deixo

Leia mais

Integração entre Serviços e Benefícios. VI Seminário Estadual de Gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social Santa Catariana/ 2015

Integração entre Serviços e Benefícios. VI Seminário Estadual de Gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social Santa Catariana/ 2015 Integração entre Serviços e Benefícios VI Seminário Estadual de Gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social Santa Catariana/ 2015 A desproteção e a vulnerabilidade são multidimensionais

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível.

Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível. Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível. A visita ao Instituto do Câncer INCA sempre envolve uma variedade de fortes sentimentos e cada momento que

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

VER SUS ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16

VER SUS ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16 VER SUS 2016.1 ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16 Vivente: Luiza Maria Parise Morales RG: 2002006016612 SEDS/AL Curso: Ciências Biomédicas Instituição: USP Universidade de São Paulo

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Igor Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 05 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

Mais uma Prece (Marcelo Daimom)

Mais uma Prece (Marcelo Daimom) INTRODUÇÃO Bm7 4x Bm7 Mais uma Prece Nesse momento, e sempre eu quero lembrar Bm7 O que a vida me fez acreditar Bm7 Que existe uma chama que nos conduz Bm7 Nos ensina a viver meu Jesus Em Bm7 Que em toda

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

VER-SUS Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016

VER-SUS Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016 VER-SUS 2016.2 Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016 Portfólio VER-SUS 2016.2 O acolhimento dos viventes foi bastante dinâmico

Leia mais

ESSÊNCIAS DE POESIAS. Cristina Goulart

ESSÊNCIAS DE POESIAS. Cristina Goulart ESSÊNCIAS DE POESIAS Cristina Goulart 1ª EDIÇÃO LONDRINA- PARANÁ 2013 1 TUDO SE MOVE EM TORNO DAS PALAVRAS. SUA VIDA, SEU MOMENTO E SUA CRIATIVIDADE. TUDO SE TRANSFORMA ATRAVÉS DE DEUS, SEU BEM MAIOR.

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS

RELATÓRIO VERSUS RELATÓRIO VERSUS 2015.1 Natália Luiza Matos de Sousa Discente em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba Vivente e facilitadora do VERSUS João Pessoa-2015.1 João Pessoa 2015 Portfolio como

Leia mais

Relatório VERSUS Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória.

Relatório VERSUS Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória. Relatório VERSUS 2016.1 Vitória de Santo Antão Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória. Posso afirmar que o VERSUS foi uma oportunidade linda e única em minha vida, pois entre

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais

Vera Lúcia Gomes Rocha

Vera Lúcia Gomes Rocha Vera Lúcia Gomes Rocha Relatório da vivência VER-SUS/ 2016.1 Arapiraca Maceió- AL 04-01-16: O período da manhã foi disponibilizado para a chegada dos viventes e para a organização das acomodações no prédio

Leia mais

1º Edição

1º Edição Sensações 1º Edição WWW.Perse.com.br Página 1 Codinome: Tabrao Email: Tania_morenagata@hotmail.com Nasceu no dia 09 de Agosto de 1984 Natural da cidade de Lapa - PR Reside a Rua Francisco Veloso, 282 Ponta

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

VER SUS. Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. João Pessoa Paraíba

VER SUS. Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. João Pessoa Paraíba VER SUS Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde João Pessoa Paraíba [...] Assim a terra se converte em causa, a liberdade se converte em sonho, o grito forte se converte em guerra e

Leia mais

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 Relatório final VER SUS 2015.1 Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de 2015 Vivente:Deyse dos Santos Oliveira Enfermagem Centro Universitário Tiradentes - Unit 1º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 O VER SUS

Leia mais

Publicado em:

Publicado em: Publicado em: http://www.escolovar.org Aqui vai o postal e o molde: Agora, imprime e recorta o molde. Depois, copia-o para uma cartolina ao teu gosto, recorta-o e cola-o sobre outra cartolina A4 dobrada

Leia mais

PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS

PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS VIVENTE: DINORAH DE FRANÇA LIMA NATAL/ RN Primeiro dia de vivência (08/01) A partir do momento da concentração do grupo percebi a diversidade dos viventes, de como

Leia mais

Portfólio VER-SUS Uberlândia Vivente: Raiza Rangel Alves de Oliveira

Portfólio VER-SUS Uberlândia Vivente: Raiza Rangel Alves de Oliveira Portfólio VER-SUS Uberlândia 2016-2 Vivente: Raiza Rangel Alves de Oliveira Dia 11 de novembro de 2016, hoje se inicia o VER-SUS Uberlândia no Acampamento Sem-Terra 1º de Maio. Ao acordar as 6 horas da

Leia mais

Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria

Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Há alguns anos, o Centro de Uberaba foi presenteado por uma personalidade marcante, de sorriso largo, que gosta de dançar, conversar, rir e tenta

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S)

VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S) VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S) Lanniely Sousa Lima 1º Dia - 23/01/2016 As primeiras impressões ao adentra no campo de vivencia

Leia mais

) ) .,. MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ~ )

) ) .,. MEB- 50 ANOS ;.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA!  MARIA ALICE ~ ) ) 1 ) ) ).,. I ) I MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ) ) ~ ) ( ' A MUSICA DA CAMPANHA DAS ESCOLAS RADIOFONICAS LEVANTO JUNTO COM O SOL

Leia mais

Essa data sempre será inesquecível. Seis de Março, 2016

Essa data sempre será inesquecível. Seis de Março, 2016 Essa data sempre será inesquecível. Seis de Março, 2016 Digamos onde acordou tudo alegre e assim permaneceu. Acho completamente impossível tentar descrever nas palavras o sentimento que sinto aqui dentro

Leia mais

BRILHO DO PASSADO, QUE RELUZ NO PRESENTE!

BRILHO DO PASSADO, QUE RELUZ NO PRESENTE! O BRILHO DO PASSADO, QUE RELUZ NO PRESENTE! Autor Antônio José Cordeiro de Freitas. cordeiro_freitas@netsite.com.br cordeirodefreitas.wordpress.com 24/03/2004 Foi um dia nesta vida, Uma vida se mostrou,

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO "CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO"

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO "CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO" AÇAILÂNDIA MA NOV A FEV 2018 Coordenação: Iniciativa: Apropriação Estou colhendo, todos os dias, muitas verduras da minha horta. A família toda

Leia mais

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis ISRC BR MKP 0400448 No meu viver, quero buscar e conhecer O amor sem par de de um certo alguém Que soube amar e perdoar como ninguém Meu coração, já entreguei Se sou

Leia mais

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário MINHAS PALAVRAS 1 Ebook EscreviNoMeuDiário Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que abrir a imaginação

Leia mais

Em Círculos. Mateus Milani

Em Círculos. Mateus Milani Em Círculos Mateus Milani Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas Ariano Suassuna. Sinopse Círculos. A vida

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

Relatório de Vivência 206.1

Relatório de Vivência 206.1 Relatório de Vivência 206.1 Larissa Raianne Sanguinete Monteiro dos Santos Graduanda em Saúde Coletiva, UFPE. RECIFE, PE. 2016 No primeiro dia da vivência, fomos recebidos no NAE ( Núcleo de Apoio a Eventos)

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO THAYSSA CARVALHO SOUZA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço:

Leia mais

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS Portifólio de Vivência Belém, 09 de Fevereiro de 2018 Relato de Experiência de um acadêmico de direito e usuário do SUS a respeito da

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA MINISTÉRIO DA SAÚDE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS PROJETO: VER- SUS/NATAL-RN PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA Carol Rebouças da Silva NATAL/RN Janeiro de 2016 08/01/2016 Primeiro dia de vivência Meu dia

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 2 CENA 01. DELEGACIA INT. / NOITE Sargento

Leia mais

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Sou Ana Flavia Fontes, acadêmica de Nutrição na Universidade Federal do Paraná e venho através deste, descrever a minha experiência de vivente no VER- SUS. Ocorreu na cidade

Leia mais

TEMA: ROMPENDO AS BARREIRAS PARA VIVERMOS O MAIS QUE BASTANTE EM DEUS!

TEMA: ROMPENDO AS BARREIRAS PARA VIVERMOS O MAIS QUE BASTANTE EM DEUS! TEMA: ROMPENDO AS BARREIRAS PARA VIVERMOS O MAIS QUE BASTANTE EM DEUS! DEUS ME DISSE QUE O DESAPONTAMOS QUANDO PENSAMOS PEQUENO. DEUS QUER QUE ACREDITEMOS NELE PARA TERMOS RESULTADOS MÁXIMOS. (SALMOS 121:1-8)

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

(Cristiane Pedra aspirante à Enfermeira do SUS)

(Cristiane Pedra aspirante à Enfermeira do SUS) O meu olhar depois do VER-SUS (Cristiane Pedra aspirante à Enfermeira do SUS) Diante das necessidades da saúde pública brasileira, percebe-se a importância de formar estudantes que atuem de forma construtiva

Leia mais

HINOS DE DESPACHO. Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva

HINOS DE DESPACHO. Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva HINOS DE DESPACHO Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva 1 www.hinarios.org 2 01 O DAIME É O DAIME O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana O Daime é o Daime O

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 2 CENA 01. CAPELA / CASAMENTO. INTERIOR.

Leia mais

MEB/ Recife Aula para monitor. CONTEÚDO LINGUAGEM Escrita de ditado. ARITMÉTICA: 4 operações PROMOÇÃO HUMANA

MEB/ Recife Aula para monitor. CONTEÚDO LINGUAGEM Escrita de ditado. ARITMÉTICA: 4 operações PROMOÇÃO HUMANA MEB/ Recife 09.06.65 Aula para monitor CONTEÚDO LINGUAGEM Escrita de ditado. ARITMÉTICA: 4 operações PROMOÇÃO HUMANA Jornada de Trabalho Horas extras Boa noite, monitores de Nazaré da Mata, Serra Talhada,

Leia mais

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu. PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS 14/01/2018 Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

Portfólio VER-SUS TERESINA, 2016

Portfólio VER-SUS TERESINA, 2016 VER-SUS TERESINA, 2016 VIVENTE: Jhonatta Oliver Pires de Araújo Portfólio Primeira foto oficial VER-SUS Teresina 2016 E assim começa o VER-SUS Teresina 2016 - rostos desconhecidos, de lugares e cursos

Leia mais

Saúde Popular, combina com você é pra mudar o SUS e fazer acontecer. Alyne Silva Macedo, Vivência

Saúde Popular, combina com você é pra mudar o SUS e fazer acontecer. Alyne Silva Macedo, Vivência Saúde Popular, combina com você é pra mudar o SUS e fazer acontecer Alyne Silva Macedo, Vivência 2016.2 RELATÓRIO VER SUS 2016.2 10 a 23 de dezembro de 2016, Moreno Região Metropolitana do Recife. INTRODUÇÃO

Leia mais

Ex-catadora de caranguejo faz mestrado na Uenf em Campos, RJ

Ex-catadora de caranguejo faz mestrado na Uenf em Campos, RJ Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Gerência de Comunicação Jornal: Cidade: Data: Página: Seção: Globo.com Brasil 28/05/2013 WEB 28/05/2013 12h00 - Atualizado em 28/05/2013 12h32 Ex-catadora

Leia mais

Metanoia. arrependimento. mais do que sentir culpa

Metanoia. arrependimento. mais do que sentir culpa Metanoia arrependimento mais do que sentir culpa Metanoia nova consciência + nova disposição do coração Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Albert Einstein 2 Coríntios

Leia mais

* Nascimento: 22/01/39

* Nascimento: 22/01/39 História de Antônio Vicente Ceretta * Nascimento: 22/01/39 Falecimento: 09/10/11 Antônio Vicente Ceretta, filho de Augusto Ceretta e Paulina Puntel Ceretta, teve seis irmãos, são eles: Maria, Ivo, Celestino,

Leia mais

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II 2018 Informática Educativa e Língua Portuguesa Clique na palavra para saber o que a turma 603 quer para o CPII. Retribuição é quando alguém te faz

Leia mais

14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia +

14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia + AQUECIMENTO 14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia + Redefinição Desafio 16:50 17:00 D.Brief em grupos

Leia mais

UM DIA CHEIO. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara

UM DIA CHEIO. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara UM DIA CHEIO Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara Tudo começou quando eu queria pescar com meu avô. Ele tinha

Leia mais

O Clamor dos Povos e da Terra Ferida

O Clamor dos Povos e da Terra Ferida CÂNTICOS O Clamor dos Povos e da Terra Ferida Pelas dores deste mundo Rodolfo Gaede Neto https://www.youtube.com/watch?v=jn1beqgwza Pelas dores deste mundo, Ó Senhor, imploramos piedade A um só tempo geme

Leia mais

Setembro 2017 A D A E A D A Amor, vim te buscar em pensamento, cheguei agora no vento Amor, não chora de sofrimento

Setembro 2017 A D A E A D A Amor, vim te buscar em pensamento, cheguei agora no vento Amor, não chora de sofrimento www.oficinadeviolao.com.br Setembro 07 0 - SERRA DO LUAR ( Walter Franco ) 0 - VASO-CORAÇÃO ( Ulisses Higino ) 03 - PRA DESPERTAR O AMOR (Ulisses Higino ) UM VIOLEIRO TOCA ( Almir Satter ) Baixaria 04

Leia mais

QUANDO EU TINHA VOCÊ!

QUANDO EU TINHA VOCÊ! QUANDO EU TINHA VOCÊ! Local: Salvador(BA) Data: 02/02/1997 Estúdio:24/12/10 Estilo:Forró arrastapé Tom: C//(Dó sustenido) QUANDO EU TINHA VOCÊ A VIDA ERA TÃO BOA HOJE QUE TE PERDI VIVO COMO UM À TOA. VOCÊ

Leia mais

voce e meu ate na morte

voce e meu ate na morte voce e meu ate na morte era um serto dia ela era tao alegre tao feliz paresia que vivia no conte de fadas mais em um dia ela conheceu um menino ela se apaixonor por palavras pessoas falava que ele nao

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conduzir a criança a uma reflexão histórica de sua própria vida, para que ela se perceba inserida num contexto familiar, escolar e comunitário,

Leia mais

Amor & Sociologia Cultural - Oswaldo Montenegro & Raul Seixas

Amor & Sociologia Cultural - Oswaldo Montenegro & Raul Seixas Page 1 of 6 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

Page 1 of 5. Amor & Sociologia Cultural - Caetano Veloso & Cazuza

Page 1 of 5. Amor & Sociologia Cultural - Caetano Veloso & Cazuza Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com

Leia mais

Positivo e Negativo Mudar agora

Positivo e Negativo Mudar agora Positivo e Negativo Mudar agora Equilíbrio é a base da Vida! Quase todo veneno tem seu antídoto e a cada ato negativo, temos um positivo para contrabalancear. É nesse sentido que lhe apresento um tratamento

Leia mais

Tema: Todas As Nações

Tema: Todas As Nações Texto Bíblico: Gênesis 11.1-9 Tema: Todas As Nações Versículo para memorizar: Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Gênesis 11.9a. Princípio Bíblico: Semear

Leia mais

Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando. Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento

Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando. Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento Sumário 1. A VERDADE ESCONDIDA... 2 2. O CICLO DO PENSAMENTO ANSIOSO... 4 3. QUEBRANDO O CICLO DA ANSIEDADE...

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018 Novos horizontes começam a serem vistos por nós nesse mês de abril. Abrindo e ampliando nossos olhos para um novo desafio. Experimentando novos caminhos

Leia mais

1) Como começou essa luta toda, ligada às questões manicomiais?

1) Como começou essa luta toda, ligada às questões manicomiais? Entrevista com as psicólogas Beatriz Adura (CRP 05/34879), assessora técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ (Crepop) e militante do movimento antimanicomial,

Leia mais