UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE FACTORING ALESSANDRA REGINA DOS SANTOS ALINE GONZAGA ANDRÉA GONÇALVES CLÁUDIA FOGAÇA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE FACTORING ALESSANDRA REGINA DOS SANTOS ALINE GONZAGA ANDRÉA GONÇALVES CLÁUDIA FOGAÇA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE FACTORING ALESSANDRA REGINA DOS SANTOS ALINE GONZAGA ANDRÉA GONÇALVES CLÁUDIA FOGAÇA PROFESSORA BEATRIZ REGINA BRANCO Direito Empresarial II JOINVILLE 2012

2 1. Histórico Factoring ou faturização, também denominado fomento mercantil, tem sua origem recente na prática de comercial norte-americana, tendo-se expandido grandemente em países da Europa Ocidental a partir da década de sessenta. Inicialmente, o instituto se destinava às duplicatas, único título de crédito que legalmente permite vendas a prazo. No entanto, o costume mercantil de cheques pré-datados fez com que os faturizadores operassem com essas cártulas, cujo controle e obediência aos prazos dependem exclusivamente da confiança das partes. 2. Conceito Segundo Gonçalves 1, é o contrato pelo qual uma instituição financeira ou empresa especializada (faturizadora) adquire créditos faturados por um comerciante ou industrial, prestando a este serviço de administração do movimento creditício e assumindo o risco de insolvência do consumidor ou comprador, sem direito de regresso contra o cedente (faturizado), recebendo uma remuneração ou comissão ou efetuando a compra dos créditos a preço reduzido. Assim, tem-se que a palavra faturização não é tradução do termo original, tratando-se de neologismo cujo som se aproxima do vocábulo inglês e dá ideia de fatura, faturamento, que, em sentido leigo, se aproxima do sentido do instituto. O facturing é um elemento de fomento comercial e mercadológico que visa facilitar a circulação de mercadorias e, por conseguinte, ampara principalmente pequenas e médias empresas. Sua identificação jurídica é complexa, pois o contrato jurídico atípico, pelo qual se formaliza o negócio, apenas recentemente vem obtendo reconhecimento legal esparso em nosso ordenamento. Há um projeto de lei em curso no legislativo pelo qual se pretende regulamentar a operação de n.º 3615/2000, que atualmente se encontra na Câmara dos Deputados Federais 2. 1 GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 3: contratos e atos unilaterais. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, Última redação em anexo.

3 Essa prática é empregada tanto na hipótese de venda de mercadorias, quanto como na prestação de serviços, sendo usualmente utilizada para créditos a curto prazo, embora não excluam também aqueles a médio e longo prazos. 3. Personagens Três são os personagens que envolvidos nessa modalidade contratual: 3.1. A faturizadora (empresa de factoring ou factor): cessionária dos créitos, que pode ser pessoa física ou jurídica, necessariamente comerciante, pois a operação não é privativa das instituições financeiras (Lei n.º 9294/95, art. 15, 1º, d; Resolução n.º 2144/95, do Conselho Monetário Nacional); 3.2. O faturizado (cedente ou fornecedor): pode ser um comerciante ou industrial, pessoa física ou jurídica, titular de créditos adquiridos; 3.3. O comprador da mercadoria ou adquirente do serviço que gerou o crédito (devedor): são cedidos à faturizadora os créditos que o faturizado tem contra ele, devendo-se notificá-lo do negócio para efetuar o pagamento à primeira. 4. Características Possui um conteúdo jurídico próprio e peculiar, cujo contrato é atípico e o cerne do negócio jurídico é a operação de cessão de crédito. O factoring é um contrato de troca, e as cessões de crédito possuem uma causa vendendi. O preço de aquisição do crédito é fixado em seu valor nominal, quer se recorra, quer não à garantia do pagamento, com subsistência ou não de direito de regresso, não se exaurindo, portanto, nas cessões de crédito, pois compreende também serviços oferecidos pelo factor. Não se confunde com a operação de desconto de título, porque inexiste responsabilidade regressiva contra o fornecedor, sendo modalidade contratual que se situa entre desconto mercantil de título cambial e a cessão de crédito. Assim, ainda que concorram em sua noção princípios do mandato, do desconto e do financiamento, sua classificação não se amolda a qualquer contrato típico. Trata-se de um contrato bilateral ou sinalagmático, porque gera obrigações para ambos os contratantes; oneroso, tendo em vista que os contraentes obtém proveito, ao qual corresponde um sacrifício; consensual, uma vez que se aperfeiçoa com o

4 acordo de vontades; informal, pois pode até ultimar-se verbalmente; e de trato sucessivo, pois a sua execução se prolonga com o tempo. É também um contrato atípico, cujo perfil ainda não foi regulado por lei específica, regendo-se pelas normas da cessão de crédito e da comissão (CC, arts. 286 a 289 e 693 a 709). 5. Obrigações das Partes O faturizador desempenha três funções: garantir os créditos, pois fica obrigado aos pagamentos mesmo na hipótese de insolvência dos devedores, salvo disposições em contrário no contrato; administrar os créditos da empresa futurizada, opinando sobre devedores duvidosos e providenciando a cobrança; financiar o faturizado quando lhe adianta recursos referentes aos títulos, subrrogando-se nos direitos creditícios do cedente por força dos princípios do endosso ou da cessão de crédito civil. Por outro lado, tem o direito de recusar, no todo ou em parte, os títulos apresentados pelo faturizado se julgar, por exemplo, que o devedor não é bom pagador, podendo, para tanto, examinar os livros daquele para conhecer o histórico de tal devedor. Tem também o direito de receber as obrigações devidas pelo faturizado, e de cobrar o terceiro devedor, inclusive judicialmente, em caso de inadimplência. Ao faturizado cabe a obrigação de pagar as comissões devidas ao faturizador, geralmente ocorrido no momento em que o faturizador liquida as faturas e deduz o montante da comissão. Como consequência da essência do contrato, deve o faturizado submeter as contas de seus clientes para seleção e aprovação, devendo remeter, nas épocas oportunas, borderôs dos títulos faturizados. Seu direito fundamental é receber o valor das faturas, deduzida a comissão. Tanto o faturizador quanto o faturizado devem notificar o cedido ou terceiro que se beneficiou da prestação de serviço da cessão do crédito, para que este pague ao faturizador, sendo que caso não ocorra à notificação, o pagamento efetuado ao credor originário será considerado válido (arts. 290 e 294, do CC). Ressalte-se que apesar do faturizado não se responsabilizar pela solvência do devedor (art. 296, do CC), fica responsável ao faturizador pela existência do crédito no momento da cessão (art. 295, do CC), podendo-se o contrato estabelecer o contrário.

5 6. Modalidades O factoring pode assumir várias formas, não existindo unanimidade na doutrina quanto à classificação. Tradicionalmente se tem três modalidades com sentido histórico: 6.1. Colonial factor: consiste na aquisição de mercadorias por uma empresa que se encarrega de colocá-las no mercado, agindo como depositária ou comissionaria. Essa modalidade confundida com a comissão ou representação mercantil, sendo hoje mera referência histórica Old line factor (faturização ao estilo antigo): o faturizador se encarrega de cobrar as faturas do faturizado, desempenhando atividade restrita de ordem financeira. Divide-se em três subespécies: Conventional factoring (faturização convencional): oferece ao faturizado um leque de serviços que inclui a aquisição dos créditos, sua gestão, administração de carteira e etc. É uma das modalidades mais comumente utilizadas no Brasil Maturity factoring (faturização de vencimento): a faturizadora não financia, não adianta numerário, mas se encarrega da cobrança dos créditos do faturizado, garantindo seu pagamento nos vencimentos e assumindo o risco pelo inadimplemento. É uma das modalidades mais comumente utilizadas no Brasil Import-export factoring: (faturização de importação e exportação): utiliza-se dos instrumentos supracitados no comércio internacional New line factor (faturização ao novo estilo): além da cobrança, o faturizador se encarrega de várias outras atividades em prol do faturizado, utilizando-se de várias técnicas financeiras Faturização a vista (sem financiamento): a empresa factor pode se comprometer a pagar as faturas somente à medida que os devedores do faturado liquidem suas dívidas, não assumindo a responsabilidade de cobrança e não cobrando por esse risco Faturização de vencimento (com financiamento): o faturado recebe do faturizador pagamento imediato, independente do vencimento dos títulos. Também é possível que o faturizador antecipe valores objetivando faturamento futuro. Essa modalidade não implica, necessariamente, que o factor assuma o risco pelos créditos, o que deve ser feito expressamente.

6 7. Extinção do contrato Extingue-se o factoring pelas causas comuns de a todos os contratos, como: vencimento do prazo previsto para sua duração; distrato ou resilição bilateral; mudança de estado de um dos contratantes, por ser intuitu personae; resilição unilateral, desde que precedida de aviso prévio; inadimplemento de obrigações contratuais; e morde de uma das partes, se ela for comerciante individual.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civilbrasileiro, volume 3: teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. 26ª ed. São Paulo: Saraiva, GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 3: contratos e atos unilaterais. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil: contratos em espécie. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Faturização. Realidade empresarial: necessidade de proteger e reforçar o capital de giro

Faturização. Realidade empresarial: necessidade de proteger e reforçar o capital de giro Realidade empresarial: necessidade de proteger e reforçar o capital de giro Como conseguir isso? Usando ativo realizável (= crédito contra terceiros) Forma tradicional: financiamento bancário + seguro

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

Fábio Vieira Figueiredo. Contrato de. Factoring. objeto, função e prática do fomento mercantil. 2ª edição revista e atualizada

Fábio Vieira Figueiredo. Contrato de. Factoring. objeto, função e prática do fomento mercantil. 2ª edição revista e atualizada Fábio Vieira Figueiredo Contrato de Factoring objeto, função e prática do fomento mercantil 2ª edição revista e atualizada 2019 CAPÍTULO 1 A RELAÇÃO JURÍDICA DE FACTORING FUNCIONALIZADA PARA A PROPULSÃO

Leia mais

CONTRATO DE FACTORING

CONTRATO DE FACTORING CONTRATO DE FACTORING REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BULGARELLI, Waldirio. Contratos Mercantis. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 1997. COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. vol. 3. 5ª ed. rev. atual. de

Leia mais

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Da Transmissão e Extinção das Obrigações I Prof. Marcio Pereira Da Transmissão das Obrigações A transmissão das obrigações é o género que comporta duas espécies: cessão de crédito e assunção

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor aos contratos de fomento mercantil (factoring) Orlando Luiz Zanon Junior* Existe controvérsia perante o Poder Judiciário sobre

Leia mais

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOMENTO COMERCIAL RECUPERAÇÃO JUDICIAL PALESTRANTE: LUIZ OSÓRIO MORAES PANZA

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOMENTO COMERCIAL RECUPERAÇÃO JUDICIAL PALESTRANTE: LUIZ OSÓRIO MORAES PANZA XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOMENTO COMERCIAL RECUPERAÇÃO JUDICIAL PALESTRANTE: LUIZ OSÓRIO MORAES PANZA RECUPERAÇÃO JUDICIAL E FOMENTO COMERCIAL Um diálogo entre fontes sob a perspectiva das decisões

Leia mais

TÍTULO: FACTORING COMO FERRAMENTA ADMINISTRATIVA PARA PEQUENAS EMPRESAS

TÍTULO: FACTORING COMO FERRAMENTA ADMINISTRATIVA PARA PEQUENAS EMPRESAS TÍTULO: FACTORING COMO FERRAMENTA ADMINISTRATIVA PARA PEQUENAS EMPRESAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): BÁRBARA OLIVEIRA

Leia mais

Contratos Bancários. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Contratos Bancários. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Contratos Bancários Instituições Financeiras Instituições financeiras são as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 1 Registro: 2014.0000066815 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2030746-60.2013.8.26.0000, da Comarca de Franca, em que é agravante CREDIT BRASIL FUNDO DE

Leia mais

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados DIFERENÇA ENTRE CONTRATO DE AGÊNCIA E DE DISTRIBUIÇÃO por Jacqueline Gottschalk Advogada de Almeida Guilherme Advogados Associados Podemos dizer que em função do fenômeno da globalização, cada vez mais

Leia mais

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPRA E VENDA EMPRESARIAL...6 Conceito...6 Elementos...6 Classificação da Compra e Venda Mercantil...6 Principais Obrigações...7 2. CLÁUSULAS

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Títulos Prof. Cláudio Alves As operações com títulos de crédito vieram facilitar a ocorrência de operações comerciais. Pode-se dizer que houve um enorme avanço nas

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O DIREITO DE REGRESSO POR SIMPLES INADIMPLEMENTO NAS OPERAÇÕES DE FOMENTO MERCANTIL AUTOR: Giovana de Lima Gonzaga ORIENTADOR:

Leia mais

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3 Sumário Prefácio à 7ªedição, xiii 1 Direito Comercial, 1 1.1 Antecedentes, 1 1.2 Fases do direito comercial, 2 1.3 Noção,3 IA Fontes, 3 2 Empresário, 5 2.1 Caracterização do empresário, 5 2.2 Capacidade

Leia mais

Títulos de Crédito. Decreto-Lei nº 167/67 (Títulos de Crédito Rural) e nº 261 (Sociedades de Capitalização).

Títulos de Crédito. Decreto-Lei nº 167/67 (Títulos de Crédito Rural) e nº 261 (Sociedades de Capitalização). Títulos de Crédito 1.3.1 Cartularidade: O crédito (direito, obrigação) é representado pela cártula (documento, papel), que deve estar na posse do credor. Exceção: Protesto da duplicata por indicação (art.

Leia mais

Acórdão GABINETE DA DESEMBARGADORA ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

Acórdão GABINETE DA DESEMBARGADORA ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO GABINETE DA DESEMBARGADORA ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO Órgão : 6ª Turma Cível Classe : APC - Apelação Cível Processo : 2006.01.1.004186-3 Apelante(s) : GESTÃO DF FOMENTO MERCANTIL LTDA Apelado(s) :

Leia mais

Estimados Congressistas sejam bem vindos ao. Palestrante: Maurício Prazak

Estimados Congressistas sejam bem vindos ao. Palestrante: Maurício Prazak Estimados Congressistas sejam bem vindos ao Palestrante: Maurício Prazak O NOVO COMERCIAL BRASILEIRO PL 1572/11 - INSTITUI O COMERCIAL Autoria: Dep. Vicente Cândido Criação da Comissão: 11/02/15 Constituição:

Leia mais

Transmissão das obrigações

Transmissão das obrigações Transmissão das obrigações Obrigação admite alteração nos elementos essenciais objetivo ou subjetivo Roma: pessoalidade da obrigação não admitia transferência de sujeitos, salvo por sucessão causa mortis

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000392841 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2251188-58.2016.8.26.0000, da Comarca de Itaquaquecetuba, em que é agravante BANCO DAYCOVAL S A,

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com -

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com - Curso de Legislação Societária TÍTULOS DE CRÉDITO Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC- ND Título de crédito documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele

Leia mais

O que é desconto? O que é factoring? Cessão de crédito Quando um banco precisa transferir créditos e débitos? Quando um banco cede créditos? Empréstimos sindicalizados Securitizações Quando clientes cedem

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: Endosso (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: Endosso (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35 ENDOSSO é a maneira tradicional pelo qual os títulos de crédito

Leia mais

Descontos. Prof: Fernando Aprato

Descontos. Prof: Fernando Aprato Descontos Prof: Fernando Aprato 1. Introdução No comércio, é usual a prática da concessão de descontos sobre o preço das mercadorias negociadas a clientes potenciais ou em função da quantidade ou da má

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Empresarial - 63 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Empresarial - 63 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Empresarial - 63 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina Aula 63 TÍTULOS DE CRÉDITO Securitização de recebíveis:

Leia mais

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES André Alia Borelli 1 RESUMO: AS OBRIGAÇÕES PODEM SER TRANSMITIDAS DE 3 MANEIRAS NO NOSSOORDENAMENTO JURIDICO, SÃO ELAS: CESSÃO DE CRÉDITO, ASSUNÇÃO DE DÉBITO E CESSÃO DE CONTRATO,

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas Instituições de Direito Público e Privado Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas 1. Títulos de Crédito Conceito e Generalidades Título de Crédito é um documento necessário para o exercício do direito

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 Noção de Crédito VENDA A PRAZO:

Leia mais

CONTRATO DE FRANQUIA. Profº Wanner Franco

CONTRATO DE FRANQUIA. Profº Wanner Franco CONTRATO DE FRANQUIA Profº Wanner Franco REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, José Pereira. Contrato de Franquia e Leasing. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2000 COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial

Leia mais

O DIREITO DE REGRESSO FRENTE À ATIVIDADE DAS FACTORING S

O DIREITO DE REGRESSO FRENTE À ATIVIDADE DAS FACTORING S O DIREITO DE REGRESSO FRENTE À ATIVIDADE DAS FACTORING S Angélica Wessling Martins 1 Fabricio Trevisol Bordignon 2 Sullivan Scott Wilson Demo Regiane Viana da Silva Resumo: O presente artigo científico

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

Fontes de Financiamento de Capital de Giro

Fontes de Financiamento de Capital de Giro FEA-RP/USP Fontes de Financiamento de Capital de Giro Fonte: Matias, 2012; Fortuna, 2014. 1 Objetivos Posssibilidades de financiamento: Fontes operacionais Fontes financeiras Fontes Operacionais de Capital

Leia mais

apresentação 9 siglas 11 CAPÍTULO I AUTONOMIA E OBJETO DO DIREITO BANCÁRIO

apresentação 9 siglas 11 CAPÍTULO I AUTONOMIA E OBJETO DO DIREITO BANCÁRIO apresentação 9 siglas 11 CAPÍTULO I AUTONOMIA E OBJETO DO DIREITO BANCÁRIO 1. Introdução 13 1.1. A doutrina 15 1.2. A crítica 17 2. O núcleo do Direito bancário 19 2.1. A receção de depósitos e a concessão

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

AVISO N.º 15/2011 de 19 de Dezembro

AVISO N.º 15/2011 de 19 de Dezembro AVISO N.º 15/2011 de 19 de Dezembro Havendo a necessidade de se estabelecer os termos e condições que devem obedecer a celebração dos contratos de factoring, de harmonia com o regulamentado no Decreto

Leia mais

Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam:

Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam: Classificação Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam: a) Quanto a forma de transferência ou circulação; b) Quanto ao modelo; c) Quanto à

Leia mais

REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I. Disposições Gerais

REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I. Disposições Gerais REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º Este Regulamento dispõe sobre o registro declaratório eletrônico, no Banco Central

Leia mais

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 Conceito Segundo Cesare Vivante: documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. 2 Princípios Cartularidade Literalidade Autonomia

Leia mais

Contrato de Comissão. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Contrato de Comissão. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Contrato de Comissão A comissão mercantil é o contrato do mandato relativo a negócios mercantis, quando, pelo menos, o comissário é comerciante, sem que nesta gestão seja necessário declarar ou mencionar

Leia mais

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Renda Fixa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Fundo de Investimento em Direitos Creditórios O produto O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que

Leia mais

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO ATOS COMUNS PAGAMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ACEITE ENDOSSO AVAL VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação

Leia mais

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial ATOS CAMBIÁRIOS ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial PROTESTO ato extrajudicial pelo qual o credor prova a falta de aceite

Leia mais

ACÓRDÃO. Belo Horizonte, 07 de março de DESª. SELMA MARQUES - Relatora NOTAS TAQUIGRÁFICAS A SRª. DESª. SELMA MARQUES: VOTO

ACÓRDÃO. Belo Horizonte, 07 de março de DESª. SELMA MARQUES - Relatora NOTAS TAQUIGRÁFICAS A SRª. DESª. SELMA MARQUES: VOTO Número do processo: 1.0378.01.000949-6/001(1) Relator: SELMA MARQUES Relator do Acordão: SELMA MARQUES Data do acordão: 07/03/2007 Data da publicação: 11/04/2007 Inteiro Teor: EMENTA: AÇÃO ORDINÁRIA -

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Títulos de Crédito Aula 31 20/11/2015 Endosso: Utilidade: Títulos de Crédito são em regra nominais à ordem; Indicam

Leia mais

GESTÃO DIFERENCIADA E EXPERTISE EM CADA SOLUÇÃO FINANCEIRA

GESTÃO DIFERENCIADA E EXPERTISE EM CADA SOLUÇÃO FINANCEIRA GESTÃO DIFERENCIADA E EXPERTISE EM CADA SOLUÇÃO FINANCEIRA O Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios Credit Brasil é especializado na originação de operações financeiras, com destaque para os recebíveis

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

NONA CÂMARA CÍVEL RELATOR DESEMBARGADOR CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

NONA CÂMARA CÍVEL RELATOR DESEMBARGADOR CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA APELAÇÃO CÍVEL nº 0020457- EMBARGOS À EXECUÇÃO. DUPLICATA. FACTORING. COMPROVAÇÃO DE NOTIFICAÇÃO DO SACADO ACERCA DA CESSÃO DO CRÉDITO. PAGAMENTO EFETUADO INDEVIDAMENTE AO CREDOR ORIGINÁRIO. SENTENÇA DE

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Teoria Geral dos Contratos. Formação

Leia mais

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda?

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 23 Da compra e venda empresarial Elementos da compra e venda: Consentimento; Objeto; Preço.

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 3. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 3. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 3 Prof. Cláudio Alves Duplicatas É um título de crédito comercial, usado em vendas a prazo. A duplicata é emitida pelo fornecedor

Leia mais

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio devedor) 4) Legitimidade devedor, terceiro interessado

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 6º Semestre DISCIPLINA: Contratos Civil e Empresarial CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Contratos em espécie.

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04 DATA 05/07/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR José Humberto Souto Júnior MONITOR Thaís da Mata AULA 04 - Títulos de Crédito (Cheque, Duplicata

Leia mais

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente?

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 22 De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma

Leia mais

CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS

CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS Anexo à Instrução nº 15/98 CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS As contas desta classe registam as responsabilidades ou compromissos assumidos pela instituição ou por terceiros perante esta e que não estão

Leia mais

Factoring. Afranio Carlos Moreira Thomaz Procurador do Banco Central do Brasil

Factoring. Afranio Carlos Moreira Thomaz Procurador do Banco Central do Brasil Factoring Afranio Carlos Moreira Thomaz Procurador do Banco Central do Brasil 1- Noções gerais Segundo o magistério de Fran Martins,... O contrato de faturização ou factoring é aquele em que um comerciante

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Regularizações - A cedência de créditos, a título definitivo Operações realizadas no domínio do cedente.

FICHA DOUTRINÁRIA. Regularizações - A cedência de créditos, a título definitivo Operações realizadas no domínio do cedente. Diploma: CIVA Artigo: 78º Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Regularizações - A cedência de créditos, a título definitivo Operações realizadas no domínio do cedente., por despacho de 2018-03-07, da Diretora de

Leia mais

Aspectos Jurídicos dos Títulos de Crédito. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Aspectos Jurídicos dos Títulos de Crédito. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Aspectos Jurídicos dos Títulos de Crédito Crédito A palavra crédito é derivada do latim "Creditum", Credere que significa, coisa emprestada, empréstimo, dívida, depositar confiança em, confiar em, dar

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) estipula a Demonstração do Resultado do Exercício.

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 2. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 2. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Parte 2 Profª. Estefânia Rossignoli - Questão importante é sobre a responsabilidade decorrente do endosso. - A Lei Uniforme de Genebra, no seu art. 15, diz que o

Leia mais

A Tributação do Factoring em Sede de IVA

A Tributação do Factoring em Sede de IVA Lisboa, 23 de junho de 2016 A Tributação do Factoring em Sede de IVA Congresso IVA 2016 Universidade Católica Portuguesa João Ascenso IVA e Factoring O que é o factoring? É ou não uma atividade económica?

Leia mais

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü 1 QUESTÕES SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO II 1. Como se opera a circulação das letras de câmbio? R.: Após o aceite do sacado, o beneficiário teria de, em tese, aguardar a data do vencimento para receber

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 Título de crédito É o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produzindo efeitos quando preenchidos

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. II Efeitos e Extinção das Obrigações

ÍNDICE SISTEMÁTICO. II Efeitos e Extinção das Obrigações ÍNDICE SISTEMÁTICO Capítulo Primeiro DAS OBRIGAÇÕES EMPRESARIAIS I Das Obrigações Empresariais 1. Noção 2. Conceito de obrigação 3. As regras do Direito Civil e as obrigações empresariais 4. O Código Comercial

Leia mais

GESTÃO BANCÁRIA (NOTAS DAS AULAS)

GESTÃO BANCÁRIA (NOTAS DAS AULAS) GESTÃO BANCÁRIA (NOTAS DAS AULAS) ANEXO 2 E S DAS INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO Fernando Félix Cardoso Ano Lectivo 2004-05 BANCOS Recepção de depósitos ou outros fundos reembolsáveis; Operações de crédito, concessão

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito)

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito) AULA 02 CESSÃO DE CRÉDITO CESSÃO DE CRÉDITO 1. Conceito Negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo

Leia mais

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Renda Fixa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Fundo de Investimento em Direitos Creditórios O produto O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que

Leia mais

Acesso ao Crédito Empresarial

Acesso ao Crédito Empresarial Acesso ao Crédito Empresarial 22.11.2017 Faturamento da empresa 1. MPE (Micro e Pequena Empresa) Empresa que possui faturamento fiscal, em 2016, até 30 milhões de Reais. 2. MGE (Média e Grande Empresa)

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações

Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações 0 Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI...

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI... Sumário Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL... 15 QUESTÕES... 15 1. Origem do Direito Empresarial... 15 2. Evolução histórica e autonomia do Direito Empresarial... 15 3. Princípios de

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie. Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie. Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança Prof. Vinicius Marques Corretagem: Conceito: contrato pelo qual uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica

UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica Industria Musical Edição Musical = direitos autorais Produção Fonográfica

Leia mais

Plano de Ensino. DCIVIL3 - Direito Civil III Período Letivo Anual Currículo Carga Horária Anual 160 Série 3a Série

Plano de Ensino. DCIVIL3 - Direito Civil III Período Letivo Anual Currículo Carga Horária Anual 160 Série 3a Série Página 1 de 5 Faculdade Curso Disciplina Faculdade de Direito Direito DCIVIL3 - Direito Civil III Período Letivo 2013 - Anual Currículo 11952009 Carga Horária Anual 160 Série 3a Série Ementa Estudo dos

Leia mais

- Apresentar uma visão crítica sobre os temas abordados e destacar seu impacto na sociedade contemporânea;

- Apresentar uma visão crítica sobre os temas abordados e destacar seu impacto na sociedade contemporânea; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-40 PERÍODO: 7º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Títulos

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO TÍTULOS DE CRÉDITO Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (65) 99352-9229 CONCEITO: forma de transmissão dos

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

CAPÍTULO I AGÊNCIA OU REPRESENTAÇÃO COMERCIAL Fernando Kuyven... 33

CAPÍTULO I AGÊNCIA OU REPRESENTAÇÃO COMERCIAL Fernando Kuyven... 33 SUMÁRIO CAPÍTULO I AGÊNCIA OU REPRESENTAÇÃO COMERCIAL Fernando Kuyven... 33 1. Considerações gerais sobre representação... 35 2. Gênese do contrato de agência ou representação comercial... 36 3. Identidade

Leia mais

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC)

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Conceito: título de crédito nominativo, transferível e de livre negociação, que representa promessa de pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial.

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO TÍTULOS DE CRÉDITO Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (65) 99352-9229 CONCEITO: forma de transmissão dos

Leia mais

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO:

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO: CONCEITO: CONTRATO DE MANDATO Art. 653 Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato. Assim,

Leia mais

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica:

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica: DUPLICATA MERCANTIL A DUPLICATA MERCANTIL É TITULO DE CRÉDITO CRIADO PELO DIREITO BRASILEIRO. A emissão da duplicata foi disciplina pela Lei 5474/68 O termo duplicata não pode ser interpretado ao Pé da

Leia mais

DA CESSÃO DE CRÉDITO

DA CESSÃO DE CRÉDITO DA CESSÃO DE CRÉDITO Ariane Fernandes de OLIVEIRA Andrea Ferreira Freire MORAIS Luciana de Fátima Santos HUDZINSKI RESUMO: A ideia principal de obrigação advinda do Direito Romano compreendia o mesmo como

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR322 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal

Programa Analítico de Disciplina DIR322 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR3 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Conforme vimos nos casos relativos às importações, no caso das exportações também será utilizado o regime da Competência para o registro

Leia mais

Cédula de crédito bancário

Cédula de crédito bancário Noções gerais CCB serve para qualquer tipo de operação financeira, não fica restrita à atividades produtivas, como as cédulas de crédito tradicionais (rural, industrial, exportação) Legislação aplicável

Leia mais

DAISY CLER FILLA DE OLIVEIRA

DAISY CLER FILLA DE OLIVEIRA DAISY CLER FILLA DE OLIVEIRA FA C T ORIN G - FOMENTO MERCANTIL E DIREITO DE REGRESSO Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito, Setor Ciências Jurídicas, Universidade

Leia mais

Indice. Introdução... 1 PARTE I

Indice. Introdução... 1 PARTE I .. Indice Introdução... 1 PARTE I Capítulo I - Incorporação imobiliária - Caracterização geral LI. Incorporação: conceito e definição legal... 9 1.2. Incorporador: caracterização... 14 1.3. A dinâmica

Leia mais

02/11/2016. Instrumentos Financeiros Renda Fixa. Instrumentos Financeiros Renda Fixa. Agenda da Aula Desconto de Duplicatas, Factoring e Leasing

02/11/2016. Instrumentos Financeiros Renda Fixa. Instrumentos Financeiros Renda Fixa. Agenda da Aula Desconto de Duplicatas, Factoring e Leasing Carlos R. Godoy 1 Agenda da Aula - 10 Carlos R. Godoy 2 1. Descontos de Duplicatas 2. Fomento Mercantil Factoring 3. D Duplicatas x Factoring, Factoring e Leasing 4. Arrendamento Mercantil - Leasing 5.

Leia mais