Conheça os Tipos de Vidros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conheça os Tipos de Vidros"

Transcrição

1 Conheça os Tipos de Vidros Vidro Float (também conhecido por Monolítico, Liso, Plano ou Comum) O sistema Float surgiu por volta dos anos 1950, na Grã-Bretanha. O processo inovador, criado por sir Alastair Pilkington, tinha por base fazer o vidro (ou sua massa), ainda não derretido, flutuar em estanho derretido. Depois, o vidro ganha a espessura desejada, é recozido, resfriado e recortado. Também chamados de Vidros Planos, os Floats são de excelente uniformidade e não possuem quase nenhuma distorção óptica. Geralmente utilizados na construção civil, automóveis, eletrodomésticos, móveis e objetos de decoração, os Vidros Planos são considerados, hoje, dominantes na indústria vidreira mundial, disponível nas espessuras de 2 a 19 mm, nas dimensões de 1605 x 2200 mm e 3210 x 6000 mm. (Vidros de Segurança) Há três tipos de Vidros de Segurança: Temperado, Laminado e Aramado. O que determina a escolha é, primordialmente, o tipo de risco existente para cada situação. A NBR 7199, que está em processo de revisão, regulamenta o uso na construção civil e fornece os parâmetros tanto para a elaboração do projeto quanto para a execução e aplicação dos produtos. Vidro Temperado O Vidro Temperado é obtido pela passagem do vidro Float por um forno de têmpera horizontal ou vertical, recebendo um tratamento térmico à temperatura de 650/700ºC, recebendo logo após, choque térmico provocado por jatos de ar, conferindo ao produto resistência mecânica a flexão a impactos muito maiores que a do vidro convencional, e resistência térmica em relação ao seu vidro de origem. É considerado vidro de segurança pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como sendo "aqueles que, quando fraturados, produzem fragmentos menos suscetíveis de causar ferimentos graves". Em caso de quebra, seja qual for o ambiente, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços de bordas pouco cortantes, minimizando o risco de ferimento profundo. A finalidade da têmpera é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonas superficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro, suporta variações de temperatura de até 227 C, conforme ABNT NBR 14698:2001.

2 Vidro Laminado O Vidro Laminado foi inventado em 1903 pelo químico francês Edouard Benedictus, inspirado por um acidente em seu laboratório. Um frasco de vidro com um revestimento plástico caiu e quebrou, mas seus estilhaços se mantiveram unidos. A primeira utilização generalizada de vidro laminado foi nas máscaras de gás durante a Primeira Guerra Mundial. O Vidro Laminado é composto por duas ou mais chapas de vidros intercaladas por uma película resinada acrílica de grande resistência PVB (Polivinil Butiral), que podem ser Transparentes, Coloridas ou Impressas. É considerado vidro de segurança pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pois em caso de quebra, os cacos ficam presos na película de PVB, evitando ferimentos e mantendo a área fechada até que a substituição do vidro seja realizada. Além disso, o Vidro Laminado possui outros benefícios, como a redução da entrada de ruídos externos (quando comparado aos vidros comuns), e a proteção contra os raios UV (Ultravioleta), pois o PVB barra 99,6% dos raios solares UV (ultravioleta), protegendo as pessoas dos danos causados por esse tipo de raio, principal responsável pelo desbotamento e envelhecimento dos móveis, cortinas, tapetes e outros objetos. O Vidro Laminado é o produto adequado para diversas aplicações, como coberturas, fachadas, sacadas, guarda-corpos, portas, janelas, divisórias, vitrines, pisos e outros. Vidro Laminado de Impressos Está acontecendo no mercado uma nova descoberta do Vidro Impresso. Esse vidro que era limitado a poucas aplicações, na construção civil está ganhando, nos últimos anos, espaço cada vez maior na arquitetura e na decoração de ambientes. Vidro Laminado de Temperados Com as exigências da arquitetura moderna de utilizar o vidro como elemento de estrutura, como pavimentos, pilares e vigas, o Laminado de Temperados está ganhando grande importância. A laminação de duas ou mais chapas de vidro Temperado permite unir as qualidades desses dois tipos de vidros de segurança. Vidro Aramado O Aramado foi o primeiro vidro de segurança a ser utilizado na construção civil e na decoração de ambientes. É um vidro impresso, translúcido, disponível em várias cores. Nele é incorporada uma rede metálica de malha quadrada. É considerado vidro de segurança, segundo as normas da Associação Brasileira de NormasTécnicas (ABNT).

3 Vidro Insulado (também conhecido por Duplo, Termoacustico) O Vidro Insulado, também chamado de Vidro Duplo, em alemão (DOPPELGLAS), é obtido por meio da inclusão de uma câmara de ar entre duas ou mais lâminas de vidro, sendo que o conjunto recebe uma dupla selagem, tornando-se hermeticamente vedado. Essa câmara de ar entre vidros torna o produto um excelente isolante térmico e acústico. É recomendado que o espaço entre as duas chapas de vidro seja igual ou superior de 10 mm. O ar entre os dois vidros circulam e oferecem o isolamento térmico. Com relação ao isolamento acústico, o desempenho pode ser melhorado utilizando vidros mais espessos e laminados. È indicado usar vidros de diferentes massas, ou seja, com espessuras diferentes, pois isto auxilia na quebra da onda sonora, durante a passagem dos diferentes meios. Além disso, pode ser equipado com micro persianas orientáveis internas denominadas Screenline, que dão ao conjunto um efeito estético diferenciado. O Sistema de isolamento das persianas em uma câmara lacrada entre dois vidros, sem entrada ou saída de ar garante que não exista condensação ou pó dentro da câmara onde as persianas ficam protegidas, mantendo-as como novas, por décadas. O sistema de acionamento magnético da Screenline (único capaz de manter uma câmara totalmente estanque) permite que não haja nenhum contato mecânico entre as persianas no interior dos vidros e o exterior, o que garante um funcionamento sem falhas. Vidro Acidato Chama-se de Vidro Acidado aquele que é submetido à solução ácida, ficando com aparência esbranquiçada. Estes vidros são muito requisitados por designers de ambientes porque combinam a leveza do vidro com a delicadeza da translucidez. A produção de um Acidado se dá de duas maneiras: artesanal e industrial. Todas as duas formas submetem o vidro a uma solução ácida que, de forma controlada, age no vidro e cria desde desenhos, texturas até formas geométricas. Quando produzidos no sistema industrial possibilitam criar uma série de imagens padrões ou mesmo a opacação total, com ou sem adição de cores. Além da textura suave ao toque, são vidros que difundem a luz, promovem privacidade parcial e são de fácil limpeza. O vidro acidado não restringe mais possibilidades de otimização, pois ele também pode ser cortado, bisotado, curvado ou temperado.

4 Vidro Pirolítico (conhecido também por Vidro Espelhado ou Refletivo) Desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para os ambientes internos, os Vidros Refletivos, são grandes aliados do conforto ambiental e da eficiência energética nas edificações. A transformação do vidro Float em Refletivo consiste na aplicação de uma camada metalizada numa de suas faces, feita pelos processos pirolítico (on-line) ou de câmara a vácuo (off-line). Pelo sistema online, a camada metalizada é pulverizada com óxidos metálicos durante a fabricação do Float. No processo off-line, a chapa de vidro passa por uma câmara mantida a vácuo, na qual recebe a deposição de átomos de metal sobre uma de suas faces. Vidro Habitat (conhecido também por Vidro de Proteção Solar) O Vidro Habitat é formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, que reduzem a passagem dos raios do sol por meio deste, garantindo maior conforto térmico aos ambientes e melhor controle da luminosidade. Diminuem a entrada de calor para o interior do ambiente entre 30 e 70%, permitindo que a temperatura fique sempre agradável. Oferece uma solução arquitetônica contemporânea, sendo indicado para locais onde há grande incidência de raios solares, como fachadas de prédios, janelas, portas, sacadas e coberturas, pois proporciona melhor conforto térmico. Eles têm a função de reduzir a entrada de calor para o interior do ambiente, além de produzir um controle na entrada da luz para o interior das edificações. Da radiação solar que passa pelo envidraçamento, parte é automaticamente refletida para o ambiente externo, e parte é absorvida pelo vidro, minimizando a quantidade de calor que atinge Efetivamente o ambiente interno. Com isso a temperatura interna fica mais agradável e você reduz o consumo de energia elétrica com o ar condicionado e a luz artificial. Produtos ideais dentro do conceito de sustentabilidade, por proporcionar condições para obtenção de certificações tais como LEED, Aqua e outras. Habitat Refletivo (Champanhe Cinza Verde) possui um aspecto espelhado. Isso oferece privacidade, pois inibe a visão de fora para dentro durante o dia, sem prejudicar a visibilidade de quem está no interior do ambiente. Habitat Neutro (Incolor Azul Verde) tem uma aparência semelhante ao vidro comum, e com isso deixa a casa mais iluminada e integrada com o ambiente externo. Vidro Refletivo Metalizado a Vácuo O Vidro Refletivo Metalizado a Vácuo é um produto desenvolvido para que através do controle de entrada de calor no ambiente, proporcione maior conforto e economia ao usuário. É o vidro que possui melhor desempenho para controle do calor solar em sua forma monolítica (sem a combinação com outros vidros ou com sistemas com câmara de ar interna).

5 Vidro Low-E (também conhecido por Vidro Baixo Emissivo) LOW-e é a abreviação do termo low emissivity, expressão em inglês que traduzida para o português significa baixa emissividade. A emissividade é uma característica do vidro quantificada através do fator UV; quanto menor este valor, menor será a transmissão de calor através do vidro, o contrário também ocorre, ou seja, quanto maior a emissividade de um vidro, maior a sua capacidade de trocar energia (calor) com o ambiente externo. Um dos maiores benefícios do vidro Low-e é permitir a entrada de luz, com menor transferência de energia por condução, preservando a luminosidade desejada no ambiente interno e, principalmente, economizando custos com ar condicionado, sendo um investimento sustentável, visto que essa economia paga o valor do investimento no vidro especial. Para efeito ilustrativo, o vidro comum tem emissividade em torno de 0,39 W/m² (Watts por metro quadrado), enquanto Low-e apresenta até 0,03 W/m². Vidro Curvo Esta nova série de vidros direcionados a construção civil, demonstra os avanços tecnológicos no campo da indústria dos componentes translúcidos e transparentes, visando atender um mercado promissor e carente de novos produtos. Para se obter um Vidro Curvo, parte-se de um vidro plano comum, no qual se aplica uma curvatura durante o processo de têmpera. A forma da curvatura do vidro depende da regulagem dos rolos da máquina que moldam as peças conforme as especificações do cliente. As dimensões do Vidro Curvo são variáveis em função dos parâmetros: raio, flecha, espessura, arco, formas. Hoje, praticamente, é possível conseguir todas as formas possíveis de curvatura sobre um eixo central, sendo que o maior arco atinge 1800 mm e a maior altura 2700 mm (com flecha máxima de 650 mm). Outras medidas são possíveis, sob encomenda. Vidro Anti Reflexo A fabricação do Vidro Antirreflexo se inicia pela retirada do brilho da superfície. Sobre este aspecto, obtemos duas especialidades de vidro, os que diminuem a reflexão (produto importado) e, os que apresentam textura, (produtos nacionais). O nacional é composto de microtexturas e contém alta capacidade de difusão de luz. Quanto ao importado, lhe é atribuído uma película invisível durante sua fabricação para suavizar os reflexos de luz natural ou artificial do ambiente. Quando laminado com outra especialidade de antirreflexo lhe traz aspecto opaco e assemelha-se ao Vidro Acidado. O Antireflexo proveniente do vidro impresso não possui o mesmo grau de transparência do vidro Float comumente utilizado em vitrines. O Antireflexo importado, por sua vez,

6 apresenta total transparência e pode ser aplicado em quadros e também em janelas e vitrines. Para quadros e fotografias é a proteção ideal contra a ação do tempo. Vidro Anti Riscos O Vidro Anti-riscos é uma novidade implantada no Brasil. O produto possui um revestimento especial aplicado durante o processo de fabricação do vidro, que lhe confere resistência a riscos e arranhões 10 vezes mais que os comuns. A norte-americana Guardian é referência na fabricação com 03 modelos em destaque: Cristal DiamondGuard, EbonY DiamondGuard e Espelho Diamond-Guard. Vidro Bioclean (também conhecido por Auto Limpante) O Vidro Bioclean é feito através de um processo que usa a Nanotecnologia, com aplicação de uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) na superfície externa do vidro, aplicados, usam os raios UV (ultravioleta) e água da chuva para combater os resíduos que com o tempo ficam acumulados na superfície do mesmo. Muitos projetos criativos têm limitado a utilização de vidros unicamente pela dificuldade de limpeza. Com certeza, vidro sujo desvaloriza a obra, e mantê-los sempre limpos pode representar um custo de manutenção extra. O Vidro Bioclean é visualmente idêntico aos vidros normais, ele garante uma visão nítida em todas as situações, mesmo em dias de chuva, e a camada autolimpante é integrada ao próprio vidro e por isso tem um alto nível de durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo. Deve ser aplicado sempre na parte externa das edificações como fachadas, coberturas, janelas, portas, sacadas e outros e em áreas altamente poluídas. Vidro Craquelado São Vidros Laminados compostos por uma lâmina interna de vidro Temperado com duas lâminas externas de vidros Comuns (Float). No processo de produção do Craquelado, o vidro Temperado interno é quebrado e fragmenta-se, ficando aderido à película plástica (PVB) e preso às lâminas externas, dando o efeito Craquelado. Espelho Espelhos sempre foram utilizados por arquitetos e decoradores para ampliar ambientes e proporcionar maior aproveitamento da luz natural. Essas possibilidades foram ampliadas com o desenvolvimento das técnicas de espelhação, que garantiram a produção de espelhos mais resistentes e nas cores Prata, Verde, Cinza e Bronze.

7 O método mais comum de fabricação é a galvanização, na qual uma das superfícies do vidro recebe camadas metálicas de Prata, Cobre e de Tinta protetora (anticorrosiva). Métodos mais modernos permitem produzir espelhos sem o Cobre, tornando-os mais resistentes à corrosão. Recentemente, a multinacional norte-americana Guardian lançou no mercado um espelho que além de resistente a manchas, é também 10 vezes mais resistente a riscos e arranhões. O produto foi idealizado para ser utilizado em tampos de mesa, aparadores, revestimento de mesas e paredes. Vidro Colorido Além da aplicação artesanal de tintas especiais para vidros e do processo de serigrafia, existem três formas de produção industrial de Vidro Colorido: aplicação de aditivos na massa, deposição de camada refletiva, laminação de película PVB colorida. Os vidros Impressos e Float coloridos na massa distinguem-se dos incolores pelo fato de aditivos minerais serem incorporados em suas composições, conferindo-lhes de um lado coloração e, de outro, proporcionando-lhes o poder de barrar um mínimo de radiação solar. São produzidos nas cores Fumê (cinza), Bronze, Verde e Azul. Também oferecem maior resistência à oxidação ao longo do tempo, preservando sua qualidade por décadas, graças à tecnologia utilizada no processo fabril, no qual a Prata é revestida com uma camada especial que impede qualquer contato com o ar, evitando a oxidação. Vidro Impresso (também conhecido como Vidro Fantasia) É produzido a partir dos mesmos materiais de um vidro Float, sendo que no estagio final de fabricação, passa por dois rolos metálicos a 900º C, um dos rolos é liso, enquanto que o outro possui desenhos em relevo, marcando a superfície do vidro. A distância entre estes dois rolos será a espessura do vidro produzido. O padrão de Vidro Impresso mais conhecido no Brasil é o Canelado, por ser mais barato e promover a privacidade dos ambientes. Atualmente o vidro Impresso é um belo material amplamente utilizado na decoração. As empresas investiram na criação de novas texturas e padronagens, desenvolvendo produtos interessantes, diferenciados e que trazem beleza e conforto para projetos Residenciais e Comerciais.

8 Vidro Serigrafado O Vidro Serigrafado, também conhecido como vidro pintado a quente, é um material que recebe desenhos ou cores por meio de telas de silkscreen com uma tinta especial (esmalte cerâmico), cujo conteúdo é fixado no vidro em altíssimas temperaturas, gerando, basicamente, um processo de pintura e têmpera. Esse processo, que termina em um forno para que a tinta fixe na chapa a quase 600 graus, produz um material resistente a riscos e manchas de gordura, um vidro que também ganha resistência após o processo de têmpera. Obs: Para o processo de pintura o vidro deve ser obrigatoriamente temperado. Vidro Fotoenergetico São denominados Vidros Fotoenergéticos os painéis de diversos fabricantes, que captam a energia do sol e a transforma em energia elétrica. No Brasil existem poucos casos de aplicação desses vidros e somente em faculdades de arquitetura e engenharia. Entretanto, pelo apelo ecológico que propõem, podem se transformar em projetos viabilizados em um futuro muito próximo. Vidro Fusing Vidro Fusing significa o vidro utilizado em decoração ou em peças utilitárias feitas a partir do sistema de fusão de vidros ou de cacos moídos que utiliza o mesmo nome. Nas vidraçarias, o sistema Fusing permite o aproveitamento de sobras, transformando-se em alguns casos na atividade principal da empresa. Os produtos que recebem toques artísticos deixam de ser comparados com similares do mercado e podem proporcionar uma margem de lucro maior, principalmente se forem direcionados a um público que exige e valoriza essa personificação. Vidro Extra Clear É um vidro extremamente transparente, ou seja, sem o tom esverdeado comum nos vidros incolores. Isso ocorre porque em sua composição há uma concentração menos de óxido de ferro. Utilizado na construção civil, decoração e eletrodoméstico. O uso de novas fórmulas de matérias-primas e novas técnicas de produção fazem do Extra Clear o vidro perfeito para quem procura nitidez sem abrir mão da segurança, pois garante a transmissão da luz e neutralidade das cores com clareza máxima, mesmo em maior espessura.

9 Indicado para projetos em que a qualidade estética, óptica e transparência são procuradas, ele pode ser aplicado em mobiliários, divisórias, portas e mesas. Vidro Jateado A técnica de jatear vidros é antiga e já passou por diversas evoluções. O vidro era trabalhado com jatos de grãos de areia, que agrediam mecanicamente o vidro, transformando-o em translúcido e levemente áspero. Atualmente é feita em cabine fechada, sem contato com o artista. Não existe mais a utilização da areia, mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos. Vidro Lapidado ou Bisotado Biselado ou Bisotê (corte obtuso) e a técnica que dá um tratamento diferenciado e sofisticado à borda dos vidros e espelhos, com lapidação e polimento por meio das biseladoras (maquinas especiais e rebolos diamantados). O acabamento de Bisotê é muito usado no vidro e espelho destinado à construção civil, à indústria moveleira e à decoração, refletindo a arte contemporânea. Vidro Opacado Eletronicamente (controle de transparência) São os vidros Laminados com sistema no qual perdem ou ganham opacidade imediatamente, ao simples apertar de um botão (controle remoto). Esse vidro com controle de transparência é uma solução para divisão de ambientes que possibilita bloquear ou permitir a visão através do vidro. Graças a sua avançada tecnologia, que combina eletricidade e cristal líquido (LCD), o vidro passa do estado transparente ao opaco com um simples acionamento, eliminando a necessidade do uso de persianas. Vidro Antivandalismo (também conhecido como Vidro Multilaminado) O vidro Antivandalismo é um vidro Multilaminado que pode ter até 60mm de espessura, é composto por duas ou mais lâminas de vidro intercaladas com Polivinil Butiral (PVB) ou resina, sua composição pode variar de acordo com o fabricante. Ele difere-se do Blindado por suas características e uso, o Blindado possui resistência balística (certificado por órgão do Exercito), já o Vidro Antivandalismo possui apenas a proteção contra o vandalismo, podendo aumentar sua resistência utilizando na composição Vidros Temperados.

10 Vidro Blindado (chamados também de vidros a Prova de Bala) O Vidro Blindado é composto por laminas de cristais interligadas sob calor e pressão (autoclave), através do Polivinil Butiral (PVB), material plástico extremamente resistente. A quantidade, a natureza e a espessura de cada um dos materiais empregados, definem o grau de segurança indicado pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Vidro blindado nível III A Espessura 38 mm (atestado e aprovado pelo Ministério da Defesa Exercito Brasileiro ReTEx RAT nº 2062;05 de acordo com a norma NIJ STD e ABNT NBR ). Vidro blindado nível III Espessura 51 mm (atestado e aprovado pelo Ministério da Defesa Exercito Brasileiro ReTEx ; RAT nº 2131;06 de acordo com a norma NIJ STD e ABNT NBR ). Vidro Resistente ao fogo Os custos mais altos e a dificuldade de adequação às normas brasileiras estão entre os principais fatores que limitam a difusão dos Vidros Resistentes a Fogo no Brasil. Por ainda serem importados, esses vidros acabam sendo mais caros do que as soluções tradicionais. A concorrência com o aço e a não exigência desse material por parte do corpo de bombeiros são outros aspectos que limitam a expansão do produto. Os Vidros Resistentes ao Fogo sem malha metálica são vidros laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente, que se funde e dilata em caso de incêndio. Essa reação se ativa quando a temperatura de uma das faces do vidro atinge 120ºC. Agora que você viajou na historia do vidro, está preparado para definir o tipo de vidro a ser usado em seu projeto. Quaisquer duvida, favor consultar um técnico da Ponto de Apoio Casa & Construção.

Catálogo de Produtos 2016

Catálogo de Produtos 2016 Catálogo de Produtos 2016 Navegue usando a barra de rolagem lateral Habitat Float Space Color Impressos Extra Clear Acidado Espelho Espelho Space Glass Laminados Anti Reflexo Ou clicando nas imagens Linha

Leia mais

catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR!

catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR! catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR! www.unoglass.com.br apresentação Presente no segmento vidreiro, há mais de 20 anos, a é sinônimo de referência no bene ciamento

Leia mais

Especialista em vidros há mais de 30 anos.

Especialista em vidros há mais de 30 anos. Especialista em vidros há mais de 30 anos. Viminas: Soluções em vidro com qualidade e tecnologia Atuando em quase toda a região sudeste e parte da Bahia, a Viminas oferece as melhores soluções em beneficiamento

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VIDROS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VIDROS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VIDROS DEFINIÇÃO É o produto resultante da fusão de óxidos inorgânicos ou seus derivados e misturados, tendo como constituinte primordial a sílica. CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A COMPISIÇÃO

Leia mais

INTERIORES E ARQUITETURA RESIDENCIAL

INTERIORES E ARQUITETURA RESIDENCIAL INTERIORES E ARQUITETURA RESIDENCIAL INTERIORES E ARQUITETURA RESIDENCIAL O MAIS LEMBRADO. O MAIS DESEJADO. O MAIS VENDIDO. O Espelho Guardian, referência de qualidade para os grandes nomes da decoração

Leia mais

APLICAÇÃO DO VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Aplicação do Vidro na Construção Civil #TamoJuntoVidraceiro, uma campanha Abravidro

APLICAÇÃO DO VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Aplicação do Vidro na Construção Civil #TamoJuntoVidraceiro, uma campanha Abravidro APLICAÇÃO DO VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO CORRETA DOS VIDROS vidro é tão comum em nosso dia a dia que muitas vezes não notamos a sua presença, graças O à sua principal característica:

Leia mais

Por que utilizar vidros para projetos de arquitetura, design de interiores, móveis e divisórias?

Por que utilizar vidros para projetos de arquitetura, design de interiores, móveis e divisórias? A preservação do meio ambiente está na cultura da A2 Vidros: 90% de nossa água é reutilizada no processo de beneficiamento do vidro e os nossos descartes de matéria prima são enviados para reciclagem.

Leia mais

5. PROPRIEDADES. O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro?

5. PROPRIEDADES. O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro? 5. PROPRIEDADES O que são propriedades? Você conhece alguma propriedade dos vidro? As propriedades intrínsecas e essenciais do vidro são transparência e durabilidade. Outras propriedades tornam-se significantes

Leia mais

SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE INSTITUCIONAL 01 CONSTRUÇÃO CIVIL 03 DECORAÇÃO 11 ESPESSOS 19 MOVELEIRO 15

SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE SGG DECOR-LITE INSTITUCIONAL 01 CONSTRUÇÃO CIVIL 03 DECORAÇÃO 11 ESPESSOS 19 MOVELEIRO 15 INSTITUCIONAL 01 SGG DECOR-LITE CONSTRUÇÃO CIVIL 03 SGG DECOR-LITE DECORAÇÃO 11 SGG DECOR-LITE MOVELEIRO 15 SGG DECOR-LITE ESPESSOS 19 SGG DECOR-LITE LINHA BRANCA 23 SGG FOCUS ANTIREFLEXO 25 SGG SATINOVO

Leia mais

CATÁLOGO DE VIDROS. Perto de você. SEMPRE.

CATÁLOGO DE VIDROS. Perto de você. SEMPRE. CATÁLOGO DE VIDROS Perto de você. SEMPRE. UMA NOVA MARCA A JJI Vidros ganhou uma nova marca em março de 2017. A identidade visual reflete os diferenciais da empresa, como sua agilidade na entrega, qualidade

Leia mais

Vidros de proteção solar por quem mais entende de vidro.

Vidros de proteção solar por quem mais entende de vidro. Vidros de proteção solar por quem mais entende de vidro. Mais do que um nome. Uma referência. Com mais de 40 anos de experiência e 5 unidades espalhadas pelo País, a Cebrace é a maior produtora de vidros

Leia mais

Vidros de proteção solar, por quem mais entende de vidro.

Vidros de proteção solar, por quem mais entende de vidro. Vidros de proteção solar, por quem mais entende de vidro. Mais do que um nome. Uma referência. Com mais de 40 anos de experiência e 5 unidades espalhadas pelo país, a Cebrace é a maior produtora de vidros

Leia mais

MATERIAIS E REVESTIMENTOS CST DESIGN DE INTERIORES

MATERIAIS E REVESTIMENTOS CST DESIGN DE INTERIORES MATERIAIS E REVESTIMENTOS CST DESIGN DE INTERIORES DOCENTE: Márcia Silva VIDRO O VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Luminosidade Aquecimento Garante leveza aos ambientes Relação entre os meios externo e interno

Leia mais

A Solução completa e diferenciada para seu projeto de envidraçamento

A Solução completa e diferenciada para seu projeto de envidraçamento Comércio de Vidros, Cristais e Espelhos LTDA. A Solução completa e diferenciada para seu projeto de envidraçamento Jateados Temperados Laminados Termo-acústico Cristais Espelhos Guarda-corpo Vidros Comuns

Leia mais

DESENVOLVIDOS NO BRASIL, PERFEITOS PARA O NOSSO CLIMA.

DESENVOLVIDOS NO BRASIL, PERFEITOS PARA O NOSSO CLIMA. V I D R O S D E C O N T R O L E S O L A R SunGuard Neutral, Blue e Chrome. DESENVOLVIDOS NO BRASIL, PERFEITOS PARA O NOSSO CLIMA. Especialmente criados para responder às necessidades do mercado brasileiro,

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 2 O que é Vidro?

USO E APLICAÇÕES. Módulo 2 O que é Vidro? USO E APLICAÇÕES Módulo 2 O que é Vidro? O QUE É VIDRO? O VIDRO É Substância inorgânica Homogênea Amorfa (sem forma definida) Obtida através do resfriamento de uma massa em fusão entorno de 1500ºC QUALIDADES

Leia mais

ARQUITETURA COMERCIAL

ARQUITETURA COMERCIAL ARQUITETURA COMERCIAL ARQUITETURA COMERCIAL TECNOLOGIA TRUE COLOR Desenvolvida pela Guardian do Brasil, a exclusiva tecnologia True Color elimina os efeitos de distorção de cor, garantindo maior pureza

Leia mais

e design ao prazer de viver bem.

e design ao prazer de viver bem. DESIGN SOFISTICAÇÃO OUSADIA CONCEITO ESTILO INOVAÇÃO ELEGÂNCIA PRIVACIDADE TRADIÇÃO MODERNIDADE NOBREZA SUAVIDADE BELEZA REQUINTE LUMINOSIDADE CLASSE PERSONALIDADE FORMA CRIATIVIDADE CHARME DELICADEZA

Leia mais

PAINEL STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB DA ARCHICOM TM

PAINEL STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB DA ARCHICOM TM STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB ESTAMOS COMPROMETIDOS COM O VALOR E COM A QUALIDADE ARQUITETURA IDENTIDADE CORPORA TIVA EXIBIÇÃO TRANSPORTE INDÚSTRIA SOBRE A SUSTENTABILIDADE RIGIDEZ As estruturas prensadas

Leia mais

O vidro na construção civil

O vidro na construção civil VIDRO O que é vidro? O vidro é uma substância inorgânica, amorfa e fisicamente homogênea, obtida por resfriamento de uma massa em fusão que endurece pelo aumento contínuo de viscosidade até atingir a condição

Leia mais

TODA A QUALIDADE, ACABAMENTO E A PROTEÇÃO QUE O SEU PROJETO PRECISA.

TODA A QUALIDADE, ACABAMENTO E A PROTEÇÃO QUE O SEU PROJETO PRECISA. TODA A QUALIDADE, ACABAMENTO E A PROTEÇÃO QUE O SEU PROJETO PRECISA. /ptoldosecoberturas www.toldosprotecao.com.br Quem Somos Somos uma empresa com profissionais especializados em diversos tipos de coberturas,

Leia mais

Vidros Vidro Acidado Submetido à solução ácida que age no vidro, de maneira controlada, criando texturas, desenhos e letras e promovendo um aspecto de translucidez. Pode ser fabricado artesanal ou industrialmente

Leia mais

MAKROLON 15 DATASHEET

MAKROLON 15 DATASHEET Revisão 1. 12/Novembro/213 Pág. 1 / 5 A chapa Makrolon 15 é um produto de policarbonato que oferece alta resistência à impacto, longa vida útil climática e qualidade ótica. Fornece uma clara vantagem estética

Leia mais

Colunas com vidros. Colunas com painéis. Colunas de Saída. Colunas de tecidos. Colunas Slim. Colunas Slim Plus e em PVC

Colunas com vidros. Colunas com painéis. Colunas de Saída. Colunas de tecidos. Colunas Slim. Colunas Slim Plus e em PVC Boletim Técnico Colunas com painéis Colunas com vidros Chapas únicas ou duplas, de 15 mm, de saque frontal em MDP ou MDF com revestimento melaminico. Disponíveis em diversos tipos de chapas e acabamentos

Leia mais

Apresentação. eficiência energética e conforto acústico.

Apresentação. eficiência energética e conforto acústico. Apresentação A construção civil responde por cerca de 2/3 do mercado brasileiro de vidros planos, o que faz do setor um foco de atenção especial tanto para a indústria e suas instâncias de representação

Leia mais

Vidros. 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos.

Vidros. 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos. 1 Vidros 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos. Sec. III A.C.- O vidro é considerado jóia e cobiçado pelos poderosos. 100 a.c.- Os romanos desenvolveram a técnica do

Leia mais

Basicamente brilhante Vanceva White Collection. Películas de alto desempenho para vidro laminado

Basicamente brilhante Vanceva White Collection. Películas de alto desempenho para vidro laminado Basicamente brilhante Vanceva White Collection Películas de alto desempenho para vidro laminado Branco bem feito Desde antigamente, o branco era uma cor importante em arquitetura. Hoje, tornou-se o ideal

Leia mais

Metais. informativo técnico

Metais. informativo técnico Metais informativo técnico METAIS Móveis de metal são uma escolha de materiais para mobília, usados tanto em área interna quanto em área externa. A variedade de ligas metálicas existentes permite o uso

Leia mais

NOVAS APLICAÇÕES EM CONCRETO DECORATIVO

NOVAS APLICAÇÕES EM CONCRETO DECORATIVO NOVAS APLICAÇÕES EM CONCRETO DECORATIVO A Strutturare é um fabricante de revestimentos cimentícios com finalidade de acabamento, tanto para paredes quanto pisos. O que é o Cimentício? O termo Cimentício

Leia mais

Cobertura Quadra Poliesportiva Escola Batista Timóteo - MG Foto: Edmar Silva. Inox é a solução para coberturas e fachadas

Cobertura Quadra Poliesportiva Escola Batista Timóteo - MG Foto: Edmar Silva. Inox é a solução para coberturas e fachadas Inox é a solução para coberturas e fachadas Cobertura Quadra Poliesportiva Escola Batista Timóteo - MG Foto: Edmar Silva Cobertura Quadra Poliesportiva Sesi Timóteo - MG Foto: Edmar Silva Beleza e durabilidade

Leia mais

catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR! /unoglasstemperadoselaminados

catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR! /unoglasstemperadoselaminados catálogo de produtos VIDROS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM UM ÚNICO LUGAR! comercial@unoglass.com.br 41 2108.1000 /unoglasstemperadoselaminados apresentação Presente no segmento vidreiro, há mais de 20 anos,

Leia mais

Inclua em seu projeto, o fator de proteção solar LLumar Arquitetura PELÍCULAS ARQUITETÔNICAS DE ALTA PERFORMANCE

Inclua em seu projeto, o fator de proteção solar LLumar Arquitetura PELÍCULAS ARQUITETÔNICAS DE ALTA PERFORMANCE Inclua em seu projeto, o fator de proteção solar LLumar Arquitetura PELÍCULAS ARQUITETÔNICAS Mais estilo e conforto para qualquer ambiente A linha LLumar Arquitetura foi desenvolvida pela maior fabricante

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 6 Conhecendo e Medindo

USO E APLICAÇÕES. Módulo 6 Conhecendo e Medindo USO E APLICAÇÕES Módulo 6 Conhecendo e Medindo SEGMENTAÇÃO DO MERCADO ESQUADRIAS FACHADAS BOX ESPELHOS DIVISÓRIAS MÓVEIS COBERTURA GUARDA CORPOS REVESTIMENTOS MOLDURAS DECORAÇÃO OUTROS... COMO ESCOLHER

Leia mais

EMPRESA. Cobrimos todo território nacional com frota própria.

EMPRESA. Cobrimos todo território nacional com frota própria. EMPRESA Fundada em 1994, na cidade de Ribeirão Preto, a Aço Riber é referência no mercado de aços e laminados. Hoje a empresa conta com um estoque de produtos que garante a seus clientes segurança e tranquilidade.

Leia mais

Vidros de Controle Solar: Conforto Térmico e Eficiência Energética

Vidros de Controle Solar: Conforto Térmico e Eficiência Energética Vidros de Controle Solar: Conforto Térmico e Eficiência Energética Prof. Dr. Fernando Simon Westphal Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Laboratório de Conforto

Leia mais

DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL ARQ5658 Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações Prof. Fernando Simon Westphal Departamento de Arquitetura

Leia mais

USO E APLICAÇÕES. Módulo 4 Conhecendo o Vidro

USO E APLICAÇÕES. Módulo 4 Conhecendo o Vidro USO E APLICAÇÕES Módulo 4 Conhecendo o Vidro SEGMENTAÇÃO DO MERCADO ESQUADRIAS FACHADAS BOX ESPELHOS DIVISÓRIAS MÓVEIS COBERTURA GUARDA CORPOS REVESTIMENTOS MOLDURAS DECORAÇÃO OUTROS... COMO ESCOLHER O

Leia mais

Regra de Categoria do Produto para Vidro Laminado

Regra de Categoria do Produto para Vidro Laminado Pág. Nº 1/5 SUMÁRIO 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Escopo 6 Critérios de comparação 7 Fluxograma geral de processos 8 Requisitos metodológicos Histórico das revisões

Leia mais

Domínio Vidros. Elegância e transparência em seu ambiente! Vidros Temperados e Laminados

Domínio Vidros. Elegância e transparência em seu ambiente! Vidros Temperados e Laminados Domínio Vidros Box de Vidro Divisórias de Vidro Corrimão de Vidro Guarda-Corpo de Vidro Fechamento de Área Janela de Vidro Porta de Vidro Espelhos Envidraçamento de Sacadas Vidros Temperados e Laminados

Leia mais

ACM DATASHEET CARACTERÍSTICAS. Material moderno e inovador Resistência Durabilidade Estabilidade Anticorrosão Isolamento Térmico Isolamento Acústico

ACM DATASHEET CARACTERÍSTICAS. Material moderno e inovador Resistência Durabilidade Estabilidade Anticorrosão Isolamento Térmico Isolamento Acústico Pág.1/4 Os Painéis de Alumínio Composto (ACM) são ideias para revestimentos com excelente qualidade, que produzirão resultados sofisticados, criativos e personalizados na fachada de seu projeto. As chapas

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE Professora ROSELI VALLE MARINGÁ 2015 VIDRO: HISTÓRIA Não há data e lugar específicos da descoberta do vidro; Alguns historiadores afirmam que: * o 1º vidro veio da Síria em

Leia mais

DETALHAMENTO BÁSICO DE MOBILIÁRIO. Arq. Emerson Penso

DETALHAMENTO BÁSICO DE MOBILIÁRIO. Arq. Emerson Penso DETALHAMENTO BÁSICO DE MOBILIÁRIO Arq. Emerson Penso CRONOGRAMA O Mobiliário Atualidade Antes do Detalhe Decisões O Traço Sustentável O MOBILIÁRIO A principal função dos móveis é responder às necessidades

Leia mais

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO.

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. Indicados para aplicação em áreas de grande afluência de público, os Forros Isover atendem principalmente a projetos

Leia mais

ARGON. libus.com.br DESCRIÇÃO CA N

ARGON. libus.com.br DESCRIÇÃO CA N ARGON CA N 35.765 DESCRIÇÃO Óculos de segurança, constituídos de um arco de material plástico preto com pino central e duas fendas nas extremidades utilizadas para o encaixe de um visor de policarbonato

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM)

MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM) MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM) J-BOND Os painéis de Alumínio (ACM), são compostos de duas chapas de alumínio unidas por uma camada de polietileno de baixa densidade. São fabricadas em processo contínuo

Leia mais

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA 4 Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA A LINHA OPTIMA 4 é composta por painéis e feltros em uma nova geração de lã de vidro. Sua cor remete ao tom natural da terra e reforça

Leia mais

ECOLINE. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N

ECOLINE. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N ECOLINE CA N 36.032 DESCRIÇÃO Óculo de segurança com armação e lente curva, confeccionados em uma única peça de policarbonato cor incolor, amarelo, cinza, verde, incolor com revestimento externo espelhado,

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE CARACTERÍSTICAS DE MATERIAIS TRANSPARENTES DE MESMA COLORAÇÃO

ANÁLISE COMPARATIVA DE CARACTERÍSTICAS DE MATERIAIS TRANSPARENTES DE MESMA COLORAÇÃO I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 24, São Paulo. ISBN 85-89478-8-4. ANÁLISE COMPARATIVA DE CARACTERÍSTICAS DE

Leia mais

ARGON ELITE. libus.com.br DESCRIÇÃO CA N

ARGON ELITE. libus.com.br DESCRIÇÃO CA N ARGON ELITE CA N 35.773 DESCRIÇÃO Óculos de segurança, constituídos de um arco de material plástico azul com pino central e duas fendas nas extremidades utilizadas para o encaixe de um visor de policarbonato

Leia mais

TABELA DE PREÇOS 2014 ARMACELL. tabela de preços 2014 ARMAFLEX TUBOLIT OKA -PRODUCTS ARMA-CHEK ARMASOUND

TABELA DE PREÇOS 2014 ARMACELL. tabela de preços 2014 ARMAFLEX TUBOLIT OKA -PRODUCTS ARMA-CHEK ARMASOUND TABELA DE PREÇOS 2014 ARMACELL tabela de preços 2014 ARMAFLEX TUBOLIT OKA -PRODUCTS ARMA-CHEK ARMASOUND ISOLAMENTO FLEXÍVEL DE ALTO RENDIMENTO PARA CONTROLO DE CONDENSAÇÃO COM 40 ANOS DE EXPERIÊNCIA COMPROVADA

Leia mais

Linha Prestige Exterior

Linha Prestige Exterior Linha Prestige Dados Técnicos Setembro / 2016 Descrição A M oferece uma ampla opção de películas para vidros que não só bloqueiam ou reduzem a incidência do brilho solar dentro do ambiente como ainda bloqueiam

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit MANUAL DE INSTALAÇÃO Pilkington Profilit SUMÁRIO 01. CONCEITO... 03 02. COMPOSIÇÃO... 04 03. TIPOS DE INSTALAÇÃO... 05 04. VISTA EXPLODIDA... 05 05. PROPRIEDADES DO SISTEMA... 06 06. PERFIS... 06 07. EPI

Leia mais

brisa solar informação técnica do brisa c60/80

brisa solar informação técnica do brisa c60/80 brisa solar Estamos perante a gama de estores mais eficaz e flexivel no controle dos raios solares. Instalados no exterior obtêm os melhores coeficientes de protecção Solar, permitindo uma enorme redução

Leia mais

PORTAS DE ALUMÍNIO PARA MÓVEIS E COMPONENTES

PORTAS DE ALUMÍNIO PARA MÓVEIS E COMPONENTES PORTAS DE ALUMÍNIO E COMPONENTES PARA MÓVEIS perfis PUXADORES Perfis puxadores para portas e gavetas em mdf ou alumínio, com acabamento anodizado fosco. PX035 PX007 40 50 1 22 40 PX08 PX009 37 9 37 perfis

Leia mais

Éde consenso geral que,

Éde consenso geral que, Especial Vidros contra as chamas Resistentes ao fogo, eles evitam sua propagação em caso de incêndio Éde consenso geral que, somada à estética, a segurança é um dos maiores benefícios fornecidos pelo vidro

Leia mais

MIG. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N

MIG. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N MIG CA N 35.762 DESCRIÇÃO Óculos de segurança, com armação convencional constituídos de um arco de material plástico preto separado em duas partes pela ponte e apoio nasal, com quatro pinos localizados

Leia mais

Portas seccionais Ventiladas

Portas seccionais Ventiladas www.inovadoor.com.br Sistema inovador em proteção & ventilação Portas seccionais Ventiladas Fachadas com ventilação sem abrir mão da segurança. Conciliar sistemas de ventilação natural com a proteção do

Leia mais

Prof. Fernando Simon Westphal. Vidros de controle solar: conforto e eficiência

Prof. Fernando Simon Westphal. Vidros de controle solar: conforto e eficiência Palestrante: Prof. Fernando Simon Westphal Tema: Vidros de controle solar: conforto e eficiência Evolução do uso de vidro em fachadas 1929-1960 Evolução do uso de vidro em fachadas 1968-2017 Ventura Corporate

Leia mais

O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE

O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE Cada detalhe é fundamental para compor o design. A sensação de experimentar uma tecnologia no manuseio das mãos, é algo que aproxima o seu espaço com a liberdade do

Leia mais

Índice. Vidro Temperado Blindex 01. Linha de Boxes Blindex 04. Cuide bem do seu Blindex 08

Índice. Vidro Temperado Blindex 01. Linha de Boxes Blindex 04. Cuide bem do seu Blindex 08 CATÁLOGOS BLINDEX Índice Vidro Temperado Blindex 01 Linha de Boxes Blindex 04 Cuide bem do seu Blindex 08 01 Vidro Temperado Blindex O Vidro Temperado Blindex é um vidro de segurança, ou seja, em caso

Leia mais

FRAME Índice 1 - Introdução 3 - Estrutura 4 - Fundação 5 - Paredes 6-2 Pavimento 7 - Telhado 8 - Instalações Elétricas e Hidráulicas 9 - Isolações 13 - Vedação vertical 15 - Esquadrias 16 - Acabamentos

Leia mais

PORTA SECCIONADA PAINEL DUPLO

PORTA SECCIONADA PAINEL DUPLO PORTA SECCIONADA PAINEL DUPLO Constituído por vários painéis duplos de 500 e 600 mm com espessura 40 mm, estes painéis são constituídos pelo lado exterior e interior por chapa de aço pré-pintada com enchimento

Leia mais

Desempenho térmico de materiais e componentes construtivos

Desempenho térmico de materiais e componentes construtivos Desempenho térmico de materiais e componentes construtivos Profa. Dra. Denise Duarte Prof. Dr. Leonardo Marques Monteiro Modelo de cálculo de desempenho térmico da edificação 1 caracterizar ambiente Renovação:

Leia mais

PromaPiso 4mm PromaPiso 2mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje 4 mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções

PromaPiso 4mm PromaPiso 2mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje 4 mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções SOLUÇÕES COMPLETAS EM PROTEÇÃO PARA SUA OBRA PromaPiso mm PromaPiso mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções Aluminizadas

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE AO SEU ALCANCE

A SUSTENTABILIDADE AO SEU ALCANCE SISTEMA SKYLUX PRISMÁTICO SISTEMA SKYLUX PRISMÁTICO DUPLO VENEZIANAS LUXVENT SISTEMA DE VENTILAÇÃO NATURAL EXHAUST SISTEMA SKYLUX ESTRUTURADO SISTEMA INTRALUX A SUSTENTABILIDADE AO SEU ALCANCE ENGENHARIA

Leia mais

ESTÚDIO DE ARQUITETURA. Sustentabilidade ambiental COMPONENTES INDUSTRIALIZADOS BANCADAS MÁRIO LUCAS LOPES ROCHA

ESTÚDIO DE ARQUITETURA. Sustentabilidade ambiental COMPONENTES INDUSTRIALIZADOS BANCADAS MÁRIO LUCAS LOPES ROCHA ESTÚDIO DE ARQUITETURA Sustentabilidade ambiental COMPONENTES INDUSTRIALIZADOS BANCADAS MÁRIO LUCAS LOPES ROCHA TIPOS DE BANCADAS BANCADA DE SOBREPOR BANCADA DE ENCAIXE BANCADA DE SEMI-ENCAIXE DIMENSIONAMENTO

Leia mais

Acrílico. O Acrílico tem elevado índice de transparência, atinge até 92% de transmitância luminosa (cristal).

Acrílico. O Acrílico tem elevado índice de transparência, atinge até 92% de transmitância luminosa (cristal). Acrílico Denominação Química: Polimetil-Metacrilato (PMMA) O Acrílico (Polimetil-metacrilato) é um termoplástico rígido e transparente (aceita pigmento colorido). É um dos polímero moderno e com grandes

Leia mais

50% SYSTEM K-FLEX COLOR K-FLEX COLOR SYSTEM ECONOMIZA NO TEMPO DE INSTALAÇÃO. isolamento elastomérico com protecção UV e revestimento basf

50% SYSTEM K-FLEX COLOR K-FLEX COLOR SYSTEM ECONOMIZA NO TEMPO DE INSTALAÇÃO. isolamento elastomérico com protecção UV e revestimento basf ECONOMIZA NO TEMPO DE INSTALAÇÃO ATÉ 50% isolamento elastomérico com protecção UV e revestimento basf Isolamento com acabamento a cores Camadas uniformes Melhoria na flexibilidade e na aplicação Excelente

Leia mais

NEON. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N

NEON. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N NEON CA N 35.746 DESCRIÇÃO Óculo de segurança com armação e lente curva, confeccionados em uma única peça de policarbonato cor incolor, amarelo, cinza e verde, com ponte e apoio nasal confortável, com

Leia mais

Window Film Neutral 35

Window Film Neutral 35 Window Film Neutral 35 Dados Técnicos Novembro/ 2011 Descrição A 3M oferece uma ampla opção de películas para vidros que rejeitam o calor e bloqueiam praticamente todos os raios infravermelhos e ultravioletas

Leia mais

Vidro comun ou vidro Float

Vidro comun ou vidro Float Vidros Vidro comun ou vidro Float O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio

Leia mais

A Total Selantes e Fixadores acaba de chegar ao mercado para fazer a diferença. Com uma linha completa de Selantes, atende aos mais variados

A Total Selantes e Fixadores acaba de chegar ao mercado para fazer a diferença. Com uma linha completa de Selantes, atende aos mais variados A Total Selantes e Fixadores acaba de chegar ao mercado para fazer a diferença. Com uma linha completa de Selantes, atende aos mais variados mercados, desde o uso geral aos mais profissionais. Alta tecnologia,

Leia mais

Para todos os ambientes, todas as possibilidades.

Para todos os ambientes, todas as possibilidades. Para todos os ambientes, todas as possibilidades. A tecnologia Reiki para fechamento de sacadas e varandas possibilita a liberdade de decidir a melhor forma de aproveitar o ambiente. Da abertura ao fechamento

Leia mais

LINHA MBI Isolação para coberturas

LINHA MBI Isolação para coberturas LINHA MBI Isolação para coberturas FACEFELT Isolação para coberturas Feltro constituído por lã de vidro aglomerada com resina vegetal e possui características termoacústicas. Revestido em uma das faces

Leia mais

IMPACT. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N

IMPACT. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N IMPACT CA N 35.759 DESCRIÇÃO Óculo de segurança com armação e lente curva, confeccionados em uma única peça de policarbonato cor incolor, amarelo e cinza, com ponte e apoio nasais injetados na mesma peça

Leia mais

Pensou em fornecedor de telas expandidas e chapas perfuradas, pensou Experte Metais. Catálogo Experte

Pensou em fornecedor de telas expandidas e chapas perfuradas, pensou Experte Metais. Catálogo Experte O cliente em 1º lugar desde 1991 Fundada em 1991 na cidade de São Paulo a Experte iniciou suas atividades com telas para antena parabólica. Hoje é uma empresa especializada em telas expandidas e perfuradas,

Leia mais

Pensou em fornecedor de telas expandidas e chapas perfuradas, pensou Experte Metais. Catálogo Experte

Pensou em fornecedor de telas expandidas e chapas perfuradas, pensou Experte Metais. Catálogo Experte O cliente em 1º lugar desde 1991 Fundada em 1991 na cidade de São Paulo a Experte iniciou suas atividades com telas para antena parabólica. Hoje é uma empresa especializada em telas expandidas e perfuradas,

Leia mais

Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza

Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Ligas não ferrosas Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Dentre as mais importantes na construção civil estão incluídas as ligas de Alumínio Cobre Zinco Alumínio É o terceiro elemento

Leia mais

Cortina de PVC / Lençol de PVC

Cortina de PVC / Lençol de PVC Cortina de PVC / Lençol de PVC As Cortinas e Lençóis em PVC Plastplex são ótimas para locais que necessitam de isolamento térmico, físico e sonoro, além de reduzir a quantidade de ar refrigerado perdido

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A ideal Engenharia de Superfície

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A ideal Engenharia de Superfície APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A ideal Engenharia de Superfície ÍNDICE 1- Organograma -------------------------------------------------- Pág. 01 2- Quem somos ---------------------------------------------------

Leia mais

Película Scotchcal MR Série BR 6300

Película Scotchcal MR Série BR 6300 Película Scotchcal MR Série BR 6300 Dados Técnicos Novembro/2005 Substitui: Julho/2005 Revisão 08 Barras pretas nas margens indicam as alterações Descrição Descrição e usos As películas Scotchcal MR Série

Leia mais

Catálogo de produtos

Catálogo de produtos Catálogo de produtos Galvanização a fogo (zincagem por imersão a quente) - Conforme NBR 6323 O processo de zincagem por imersão a quente é o mesmo que qualquer produto, podendo variar na espessura da camada

Leia mais

Hospitais e Laboratórios com esquadrias em PVC

Hospitais e Laboratórios com esquadrias em PVC Hospitais e Laboratórios com esquadrias em PVC O que poderia ser mais um obra inacabada se transformou em um aliado no tratamento do câncer infantil. O prédio do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DO VIDRO PLANO PARA EDIFICAÇÕES

MANUAL TÉCNICO DO VIDRO PLANO PARA EDIFICAÇÕES Fernando Simon Westphal MANUAL TÉCNICO DO VIDRO PLANO PARA EDIFICAÇÕES ABI APRESENTAÇÃO BREVE HISTÓRICO TIPOS DE VIDRO Processo de Fabricação e Cadeia Produtiva no Brasil 20 Vidros Produzidos nas Fábricas

Leia mais

tesa ACXPlus Fixação Inteligente Produtos e Aplicações Folder de Produtos e Aplicações

tesa ACXPlus Fixação Inteligente Produtos e Aplicações Folder de Produtos e Aplicações tesa ACXPlus Fixação Inteligente Produtos e Aplicações Folder de Produtos e Aplicações Um mundo de aplicações em fixações construtivas Grupos de Aplicações Soluções inteligentes para suas demandas em fixações

Leia mais

ALU REVEST ALU REVEST

ALU REVEST ALU REVEST Características Gerais Alurevest é um revestimento em chapa 100% aluminio para fachadas e interiores em construções novas ou reformas também podendo usar em mobiliarío, sinalização ou decoração. Alurevest

Leia mais

Fundamental em uma residência e complemento

Fundamental em uma residência e complemento apa Espelho: chuva de prata que cai sem parar Conheça detalhes dos dois processos de fabricação do material refletivo que encanta usuários Dario de Freitas Fundamental em uma residência e complemento indispensável

Leia mais

COMPONENTES DE EDIFÍCIOS Aspectos de segurança e resistência mecânica do vidro. Índice

COMPONENTES DE EDIFÍCIOS Aspectos de segurança e resistência mecânica do vidro. Índice COMPONENTES DE EDIFÍCIOS Aspectos de segurança e resistência mecânica do vidro Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 - Aspectos gerais... 1 1.2 Vidro... 2 1.2.1 - Vidro na construção... 2 1.2.2 - Vidro temperado...

Leia mais

NEW CLASSIC. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N

NEW CLASSIC. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N NEW CLASSIC CA N 35.774 DESCRIÇÃO Óculos de segurança, modelo ampla-visão, constituídos de armação confeccionada em uma única peça de elastômero flexível (TPE) com sistema de ventilação indireta composto

Leia mais

A tabela 9 apresenta os valores máximos permitidos para a esbeltez. Tabela 9 Valores máximos do índice de esbeltez de paredes e pilares

A tabela 9 apresenta os valores máximos permitidos para a esbeltez. Tabela 9 Valores máximos do índice de esbeltez de paredes e pilares 31.(TRE-RR/FCC/2015) No dimensionamento de estruturas de alvenaria de blocos de concreto, a altura máxima, em metros, de uma parede não armada, com espessura efetiva de 14 cm e com travamentos que restrinjam

Leia mais

3 Película Scotchcal MR Série BR 3700

3 Película Scotchcal MR Série BR 3700 3 Película Scotchcal MR Série BR 3700 Dados Técnicos Abril/2003 Substitui: nenhum Descrição Descrição e usos As películas Scotchcal MR Série BR 3700 são vinílicas, auto adesivas, translúcidas com acabamento

Leia mais

BOLHA. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS. CA N (com suporte) CA N (acoplado aos capacetes)

BOLHA. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS. CA N (com suporte) CA N (acoplado aos capacetes) BOLHA CA N 36.024 (com suporte) CA N 37.738 (acoplado aos capacetes) DESCRIÇÃO Protetor facial, constituído de coroa e carneira de material plástico, com regulagem de tamanho através de catraca e visor

Leia mais

ECO SPORT. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N

ECO SPORT. libus.com.br DESCRIÇÃO CARACTERISTICAS CA N ECO SPORT CA N 36.161 DESCRIÇÃO Óculo de segurança com armação e lente curva, confeccionados em uma única peça de policarbonato cor incolor e cinza, com ponte e apoio nasais injetados na mesma peça. É

Leia mais

Para todos os ambientes, todas as possibilidades.

Para todos os ambientes, todas as possibilidades. Para todos os ambientes, todas as possibilidades. A tecnologia Reiki para fechamento de sacadas e varandas possibilita a liberdade de decidir a melhor forma de aproveitar o ambiente. Da abertura ao fechamento

Leia mais

Com uma linha completa de Selantes, a Total Selantes e Fixadores atende aos mais variados mercados, desde o uso geral aos mais profissionais.

Com uma linha completa de Selantes, a Total Selantes e Fixadores atende aos mais variados mercados, desde o uso geral aos mais profissionais. Com uma linha completa de Selantes, a Total Selantes e Fixadores atende aos mais variados mercados, desde o uso geral aos mais profissionais. Alta tecnologia, qualidade de seus produtos, preços competitivos

Leia mais

Para todos os ambientes, todas as possibilidades.

Para todos os ambientes, todas as possibilidades. Para todos os ambientes, todas as possibilidades. A tecnologia Reiki para fechamento de sacadas e varandas possibilita a liberdade de decidir a melhor forma de aproveitar o ambiente. Da abertura ao fechamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA APRESENTAÇÃO CORPORATIVA FEVEREIRO 2019 Quem Somos Início das Atividades Com 18 anos de mercado a empresa inicia suas atividades na Cidade de Campinas, atendendo a clientes físicos e corporativos Atendimento

Leia mais