Conteúdo: Demanda: Funções, Requisitos e Efeitos. Citação: Conceito, Funções, Natureza Jurídica, Espécies e Efeitos. Revelia: Conceito e Efeitos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdo: Demanda: Funções, Requisitos e Efeitos. Citação: Conceito, Funções, Natureza Jurídica, Espécies e Efeitos. Revelia: Conceito e Efeitos."

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 19 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Demanda: Funções, Requisitos e Efeitos. Citação: Conceito, Funções, Natureza Jurídica, Espécies e Efeitos. Revelia: Conceito e Efeitos. 3) Fase Instrutória: A produção de provas é requerida na fase postulatória, especificadas na fase ordinatória e efetivamente produzidas na fase instrutória. Na fase instrutória, teremos a produção das provas, bem como a apresentação de memoriais nas demandas de maior complexidade ( alegações finais no processo civil ). Destaca-se que os memoriais não são obrigatórios, ou seja, o juiz não está obrigado a deferir ou determinar de ofício a apresentação de memoriais. Para outra parte da doutrina, a fase instrutória abrangeria apenas a produção de provas, sendo denominada de fase de instrução probatória. 4) Fase Decisória: Na fase decisória teremos o julgamento do pedido formulado pelo autor Elementos Estruturais do Procedimento I) DEMANDA: O direito de ação é abstrato. A demanda é a materialização do direito de ação (concreta), que se instrumentaliza pela petição inicial. Demanda Petição Inicial (Instrumento) Funções: A demanda (petição inicial) possui uma dupla função: 1. Iniciar o processo, apresentando ao Estado-juiz a sua pretensão (pedido); 2. Identificar a demanda - partes, pedido e causas de pedir.

2 Evita a litispendência e a coisa julgada, bem como possibilita a identificação de casos de conexão e continência. Requisitos da Petição Inicial: Requisitos Estruturais: Os requisitos estruturais da petição inicial são aqueles definidos no art. 282 CPC e 39, I CPC: Art A petição inicial indicará: I - o juiz ou tribunal, a que é dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; III - o fato e os fundamentos jurídicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificações; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citação do réu. + Art. 39. Compete ao advogado, ou à parte quando postular em causa própria: I - declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço em que receberá intimação; Requisitos de Modo: É importante destacar que no RJ alguns doutrinadores (Alexandre Câmara) denominam de requisitos formais da petição inicial. Porém, para a doutrina em geral, os requisitos formais também são conhecidos como requisitos de modo da petição inicial: Ato escrito - Não existe petição inicial verbal, pois embora em alguns casos seja possível a sua apresentação verbalmente (Juizados), ela será reduzida a termo. Vernáculo língua portuguesa

3 Ato Assinado a falta de assinatura caracteriza a petição inicial como um ato inexistente. Porém, o juiz poderá conceder um prazo para que a parte regularize a petição inicial mediante a assinatura do advogado. Nesta hipótese peculiar, teremos um ato inicialmente inexistente dando ensejo a um ato existente, válido e eficaz. Requisitos Extrínsecos (art. 283 CPC): São os documentos que acompanham a petição inicial. São chamados de requisitos extrínsecos porque estão fora da petição inicial, apenas a acompanhando. Efeitos da Petição Inicial: 1) Delimitar o objeto litigioso do processo (pedido) O juiz fica restrito ao pedido formulado pelo autor na petição inicial, sob pena da caracterização da sentença ultra, infra ou citra petita. 2) Identificação da litispendência, coisa julgada e conexão/continência (reunião das causas para julgamento simultâneo) 3) Auxilia na definição da competência (partes envolvidas, pedido formulado, valor) 4) Verificar se estão presentes as condições da ação e os pressupostos processuais de existência e validade na ausência destes, o juiz deverá determinar a regularização ou extinção do processo sem resolução do mérito II) CITAÇÃO: Art. 213 CPC. Citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender. Há quem defenda que o conceito de citação previsto no art. 213 CPC está mais ligado à ideia de intimação. Funções: A citação possui uma dupla função: 1. Dar conhecimento ao réu da existência de uma demanda contra ele proposta, bem como de seu respectivo teor.

4 2. Trazer o réu para o processo, angularizando a relação processual. Antes da citação, o réu é somente parte da demanda e, somente a partir da citação, o réu passa a integrar a relação processual Formação gradual do processo: Juiz Autor Distribui a petição inicial Ou despacho com o juiz (art. 263 CPC) Réu Citação (art. 319 CPC) Parte do processo Natureza Jurídica da Citação: Há divergência sobre a natureza jurídica da citação: 1. Escola Clássica/Tradicional - Pressuposto processual de existência a citação seria o principal ato processual. Sem a citação do réu não existiria processo. 2. Pressuposto processual de validade o processo existe sem a citação, mas não será considerado válido, nos termos do art. 214 CPC. 3. Doutrina Moderna (Marinoni, Alexandre Câmara, Dinamarco) a citação não é pressuposto processual de existência nem de validade, pois existe processo sem a citação se o réu comparecer voluntariamente, assim como em alguns casos já existe processo antes da citação do réu (antecipação da tutela inaudita altera parte, regularização da petição inicial). O problema dessa corrente é que ela não define o que seria a citação. Fredie Didier Jr. tenta elucidar a questão defendendo que a citação seria uma condição de eficácia do processo para o réu e requisito de validade dos atos processuais posteriores. Recorribilidade do cite-se? A citação é passível de recurso? 1. Cite-se possui caráter decisório com natureza de decisão interlocutória, sendo cabível agravo. Isso porque para determinar a citação, o juiz deverá realizar uma análise dos requisitos da petição inicial. 2. Cite-se tem caráter de mero despacho, sendo portanto irrecorrível (art. 504 CPC).

5 Espécies de Citação: a) Citação Postal b) Citação por mandado c) Citação por edital d) Citação eletrônica a) Citação Postal. A citação postal é cabível, desde que autorizada pela lei. É preciso diferenciar: Citação postal de pessoa física necessária a assinatura do réu para a validade da citação. Súmula 429 STJ: recebimento. A citação postal, quando autorizada por lei, exige o aviso de Citação postal da pessoa jurídica Teoria da Aparência - basta que alguém receba citação no endereço da pessoa jurídica para que ela seja considerada válida e eficaz. b) Citação por mandado: É aquela realizada por oficial de justiça. É a mais comum das espécies de citação, pois o oficial de justiça tendo fé pública poderá descrever o ato e informar se conseguiu ou não realizar a citação do réu. Citação por hora certa é possível nos casos em que o oficial de justiça se dirigir por 3 vezes ao endereço do réu, não localizá-lo e desconfiar que ele está se ocultando. Destaca-se que a citação por hora certa não é uma espécie autônoma de citação, mas sim uma espécie de citação por mandado. c) Citação por edital: É realizada somente em situações excepcionais, quando não houver possibilidade de citação por outro modo. É considerada uma modalidade de citação ficta, pois presumese que o réu tomou conhecimento da demanda e de seu teor. d) Citação Eletrônica: Originalmente, a citação eletrônica foi criada com o objetivo de acelerar o processamento, porém, o grande problema é que não há uma certeza sobre a validade da eficácia da mesma. Diante disso, normalmente, ela vem sendo utilizada em questões incidentais (ex: oposição, denunciação da lide, ação declaratória incidental, etc).

6 Efeitos da Citação (art. 219 CPC): Efeitos Processuais Torna prevento o juízo (Juízos com competências territoriais diferentes Comarcas diversas) Efeitos Materiais Constitui em mora o devedor (Obrigação líquida sem vencimento certo interpelação judicial) Induz litispendência: Pendência da lide (acepção mais utilizada) Identidade entre as demandas Faz litigiosa a coisa existe uma lide acerca da coisa ou relação jurídica. É muito importante principalmente para fins de fraude à execução, que pressupõe a coisa litigiosa, ou seja, o alienante deve saber que existe contra ele uma demanda proposta acerca daquele bem, o que ocorre com a citação. Antes da citação, o ato poderia caracterizar apenas a fraude contra credores. Interrompe a prescrição (# art. 202, I CC interrupção da prescrição ocorre pelo despacho do juiz) Obsta a decadência Não interrompe a decadência, pois esta cuida de direitos potestativos. Obs1: Mora do devedor Obrigação Contratual - Obrigação líquida: Vencimento certo o simples descumprimento no vencimento da obrigação caracteriza a mora; Não possui vencimento certo interpelação ou comunicação extrajudicial ou judicial. Uma das hipóteses de interpelação judicial é o ajuizamento de uma demanda, o que leva à citação do réu. Portanto, a citação é uma das hipóteses através da qual é possível comunicar ao devedor que ele está em mora diante de uma dívida sem vencimento. Obrigação Extracontratual - normalmente oriunda da prática de atos ilícitos a mora ocorre desde o momento da prática do ato. Obs2: Interrupção da Prescrição despacho do juiz ou citação válida? Prepondera o entendimento de que deve ser respeitado o art. 202, I CC, segundo o qual o despacho do juiz de citação é que interrompe a prescrição. Argumentos: Código Civil é posterior ao

7 CPC; se coaduna com as normas novas acerca de prescrição - Lei de Execução Fiscal, CTN e LC). Obs3: Art. 219, 1º CPC - Para que ocorra a retroatividade da interrupção da prescrição é necessário que o 1º ato após a propositura da ação seja o despacho de cite-se. Caso contrário, a interrupção da prescrição não retroagirá. Obs4: Art. 219, 5º CPC Natureza Jurídica da Prescrição: 1. Questão de ordem pública - Em razão da possibilidade de pronúncia de ofício da prescrição pelo juiz, alguns autores defendem que a prescrição passou a ser questão de ordem pública. 2. Defesa de mérito indireta - o juiz precisa da manifestação das partes para saber se há alguma causa suspensiva ou interruptiva ou se a parte renunciou à prescrição. Sendo assim, o juiz poderia examinar a prescrição de ofício, mas não poderia decretá-la antes de ouvir as partes. III) REVELIA (art. 319 CPC): Art Se o réu não contestar a ação, reputar-se-ão verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. Há controvérsia acerca do alcance da revelia: 1. CPC e Doutrina Majoritária - Revelia consiste na ausência de contestação. 2. Minoritária (Dinamarco) revelia = ausência de resposta (mais amplo). Natureza Jurídica: Estado de fato a parte está revel em virtude da ausência de contestação.

8 Efeitos: Efeito Material Presunção de veracidade dos fatos afirmados pelo autor (art. 319 CPC) Efeitos Processuais Desnecessidade de intimação do réu dos demais atos processuais, desde que não possua patrono nos autos. Se houver advogado constituído, ele deverá ser intimado de todos os atos processuais, ainda que a parte seja revel (não apresentou contestação). Induz o julgamento antecipado da lide (art. 330, II CPC) não é automático, pois não há óbice que o juiz determine a produção de provas pelo autor para o seu convencimento.

Aula 81. Citação (Parte II):

Aula 81. Citação (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Citação (Parte II): Pessoalidade. Local. Impedimentos. Efeitos / 81 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 81 Citação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Citação Parte 4 Prof(a). Bethania Senra - A citação constitui em mora o devedor, então, no caso de cobrança de dívidas negociais sem termo certo de pagamento, em relação as quais

Leia mais

- Competência - 1ª fase: Jurisdição Interna x Jurisdição Externa (ou Internacional / Estrangeira) - art. 88 e seguintes do CPC:

- Competência - 1ª fase: Jurisdição Interna x Jurisdição Externa (ou Internacional / Estrangeira) - art. 88 e seguintes do CPC: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 06 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Competência: Busca do Juiz Competente (4 fases): Jurisdição Interna e Internacional; Critérios de

Leia mais

Causas Legais. Causas Voluntárias

Causas Legais. Causas Voluntárias Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Causas de Modificação da Competência / 19 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 19 Causas de Modificação da Competência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Comunicação dos Atos Processuais. Professor Rafael Menezes

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Comunicação dos Atos Processuais. Professor Rafael Menezes DIREITO PROCESSUAL CIVIL Comunicação dos Atos Processuais Professor Rafael Menezes Citações Intimações Cartas Tentativa Conceitual a) o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se

Leia mais

AULA 07 COMPETÊNCIA. 4) Causas de Modificação da Competência: OBS: Não sofreram modificações e são elas:

AULA 07 COMPETÊNCIA. 4) Causas de Modificação da Competência: OBS: Não sofreram modificações e são elas: Turma e Ano: Master A (2015) 30/03/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 07 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 07 CONTEÚDO DA AULA: Competência: Conexão, Continência,

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos.

Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos. Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos. (CPC, arts. 282 a 285-A) Petição Inicial Conceito: petição inicial é o ato formal do autor que introduz a causa em juízo (Vicente, 135). Características:

Leia mais

Aula 100. Providências preliminares:

Aula 100. Providências preliminares: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Providências preliminares. Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte I) / 100 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 08/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 18 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 18 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, contestação 10)

Leia mais

Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC) Fase Cognitiva

Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC) Fase Cognitiva Processo Civil de Conhecimento Aula VIII 04/05/2017 Extinção do Processo Extinção Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC)

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 PROCESSO CIVIL Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 1) Negócio jurídico processual Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição,

Leia mais

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II):

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte II) / 101 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 101 Julgamento conforme

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PROCESSO DE CONHECIMENTO (CÓD. ENEX 60123) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12 AULAS 12 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. Da distribuição e do registro. Dos Prazos Processuais Artigos 218

Leia mais

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas.

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Efetividade, Momento do Requerimento; Revogação e Modificação; Fungibilidade;

Leia mais

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial.

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial. Direito Processual Civil I EXERCÍCIOS - 2º BIMESTRE Professor: Francisco Henrique J. M. Bomfim 1. a) Explique como ocorre a formação da relação jurídica processual: R. Início do Processo: Por iniciativa

Leia mais

II - se o litígio versar sobre direitos indisponíveis;

II - se o litígio versar sobre direitos indisponíveis; Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 20 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Revelia: Não produção dos efeitos da revelia, Revelia Ulterior. Contestação: Conceito, Conteúdo,

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

Aula 98. Revelia (Parte II): Lembre-se que qualquer procedimento é composto por: demanda citação resposta instrução decisão final (sentença).

Aula 98. Revelia (Parte II): Lembre-se que qualquer procedimento é composto por: demanda citação resposta instrução decisão final (sentença). Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Art. 345 - Revelia sem o efeito material / 98 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 98 Revelia (Parte II): Lembre-se

Leia mais

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII):

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: ação autônoma do art. 304, CPC. Procedimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente. Tutela de evidência / 117 Professor:

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Clarisse Frechiani Lara Leite Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Mestre e doutora em

Leia mais

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2013 EMENTA DIREITO CIVIL: Noções gerais. Capacidade Civil e disponibilidade e indisponibilidade de direitos. Atos e negócios jurídicos. Vícios de consentimento. Prescrição

Leia mais

Aula 107. Instrução do processo: Momento de produção das provas.

Aula 107. Instrução do processo: Momento de produção das provas. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Teoria Geral da Prova: conceito, natureza jurídica, objeto / 107 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 107 Fase instrutória:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fase Ordinatória. Professor Rafael Menezes

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fase Ordinatória. Professor Rafael Menezes DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fase Ordinatória Professor Rafael Menezes Fase Ordinatória Providências Preliminares Julgamento Confome o Estado do Processo Audiência Preliminar / Saneamento do Feito Providências

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 08/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 17 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 17 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, demanda, citação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

Aula 105. Questões: A cognição do juiz envolve a análise das questões de fato e de direito que são apresentadas no curso do processo.

Aula 105. Questões: A cognição do juiz envolve a análise das questões de fato e de direito que são apresentadas no curso do processo. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Questões: acepções; questões prévias, preliminares e prejudiciais / 105 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 105

Leia mais

Petição inicial. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1

Petição inicial. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1 Petição inicial Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Petição inicial - conceito É o ato que dá início ao processo, e define os limites subjetivo e objetivo da lide, que deverão ser respeitados

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER 01 Penélope recebeu pessoalmente, em sua casa, em um domingo às 22 horas, um mandado de citação para responder à demanda contra si ajuizada. Em sua defesa,

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

Aula 116. Tutela provisória (Parte VII):

Aula 116. Tutela provisória (Parte VII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Estabilização da tutela provisória / 116 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 116 Tutela provisória (Parte VII):

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Parte 2 Prof(a). Bethania Senra Aspectos processuais: 1) Não é possível a instauração do incidente

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Sumário LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Capítulo 1 Da Jurisdição...3 1.1. Conceito de Jurisdição... 5 1.2. Exercício da Jurisdição Quem Exerce a Jurisdição?...15 1.3. Características da Jurisdição...17

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

Formação, suspensão e extinção do processo

Formação, suspensão e extinção do processo Formação, suspensão e extinção do processo Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios norteadores da formação do processo Art. 2 o O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve

Leia mais

Aula 76. O indeferimento da petição inicial ocorre no nascedouro/no início do processo.

Aula 76. O indeferimento da petição inicial ocorre no nascedouro/no início do processo. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Indeferimento da petição inicial / 76 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 76 Indeferimento da Petição Inicial arts.

Leia mais

- AÇÃO RESCISÓRIA - ensejo a um novo processo. Trata-se de uma extensão do. direito de ação, que inicia o procedimento no 2º grau.

- AÇÃO RESCISÓRIA - ensejo a um novo processo. Trata-se de uma extensão do. direito de ação, que inicia o procedimento no 2º grau. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Ação Rescisória: 1. Conceito; 2. Fases; 3. Natureza Jurídica; 4. Judicium Rescidens e Judicium Rescissorium;

Leia mais

Professora: Daiana Mito

Professora: Daiana Mito Professora: Daiana Mito DEFESA DO RÉU No novo CPC, existem duas formas de resposta do réu à uma petição inicial. Contestação É o meio pelo qual o réu apresenta sua defesa à uma petição inicial. Reconvenção

Leia mais

- TEORIA GERAL DAS PROVAS

- TEORIA GERAL DAS PROVAS Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Teoria Geral das Provas - Conceito, Objeto de Incidência, Natureza Jurídica das normas sobre prova,

Leia mais

Aula 16. Competência Internacional

Aula 16. Competência Internacional Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte I) / 16 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 16 Competência Internacional Na última

Leia mais

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 SUMÁRIO 1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 1.1. ARBITRAGEM (Lei nº 9.307/96) 19 1.1.1. Introdução 19 1.1.2. O Juízo Arbitral 20 1.1.3. Objeto da Arbitragem 20 1.1.4. O Árbitro 21 1.1.5. O Procedimento Arbitral

Leia mais

Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela em Pedido Incontroverso.

Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela em Pedido Incontroverso. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela

Leia mais

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 STJ00078574 M.ÁRIO PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 2. DA SOLUÇÃO DOS L1TiGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 23 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira... 23 2.2

Leia mais

CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO

CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO SUMARIO CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO I. Noções de processo civil. Diferença entre o processo de conhecimento e o processo de execução..................... 15 2. As divisões do processo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Citação Parte 3 Prof(a). Bethania Senra 5. Local da citação: CPC, art. 243. A citação poderá ser feita em qualquer lugar em que se encontre o réu, o executado ou o interessado.

Leia mais

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211 Curso Escrevente SP Atos processuais Código de Processo Civil - dos Atos Processuais (Livro IV): da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais (Título I), da Comunicação dos Atos Processuais (Título

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO

AGRAVO DE INSTRUMENTO MÓDULO 32 AGRAVO DE INSTRUMENTO Artigos 1.015 a 1.020 do Código de Processo Civil CONCEITO O agravo de instrumento é interposto contra as decisões interlocutórias previstas no artigo 1.015 do Código de

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE NOVO CPC COMUNICAÇÃO A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de informar aos envolvidos da movimentação do processo, em especial quando revestir-se

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) -

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) - Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Momento do requerimento da antecipação de tutela; Decisão na antecipação de

Leia mais

RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL VUNESP 2015 ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO 1. Incumbe ao escrivão a) estar presente às audiências e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem. b) efetuar avaliações e

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

Plano de Ensino 8. Reconvenção.

Plano de Ensino 8. Reconvenção. Plano de Ensino 8. Reconvenção. (arts. 315 a 318) Reconvenção Conceito: Reconvenção é uma forma do exercício do direito de ação, sob a forma de contra-ataque do réu contra o autor, ensejando processamento

Leia mais

2. Proibição da decisão surpresa Precedentes obrigatórios?... 28

2. Proibição da decisão surpresa Precedentes obrigatórios?... 28 Sumário APRESENTAÇÃO... 7 1 Capítulo 1 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO NOVO CPC... 15 1 Capítulo 2 VAMOS OBSERVAR AS PRINCIPAIS NORMAS FUNDAMENTAIS DO NOVO CPC... 19... 20 2. Proibição da decisão surpresa...

Leia mais

Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro.

Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro. Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro Aula 02 Continuação do tema fundamentação da sentença. Art. 489.

Leia mais

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : tutela

Leia mais

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil. [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil.   [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Descomplicando o Novo Código de Processo Civil www.carreiradoadvogado.com.br www.carreiradoadvogado.com.br [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Página 1 Página 2 Sobre a Autora Flávia Teixeira Ortega

Leia mais

São duas situações distintas que na prática são objeto de larga confusão.

São duas situações distintas que na prática são objeto de larga confusão. Turma e Ano: TURMÃO ESTADUAL FLEX B (2014) Matéria/ Aula: Processo Civil/ Aula 02 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: PUBLICAÇÃO E INTIMAÇÃO DA SENTENÇA / RETRATAÇÃO DA SENTENÇA / MOMENTO DE EFICÁCIA DAS

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO CÓDIGO CIVIL ARTS. 334 A 354 REFERÊNCIA LEGISLATIVA NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ARTS. 539 A 549 OBJETO DA CONSIGNAÇÃO

Leia mais

AULA 05 PROCESSO. 3) Pressupostos Processuais (art. 267, IV CPC):

AULA 05 PROCESSO. 3) Pressupostos Processuais (art. 267, IV CPC): Turma e Ano: Master A (2015) 16/03/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 05 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 05 CONTEÚDO DA AULA: Processo: Pressupostos processuais.

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO 1 Nomeação à autoria arts. 62 a 69, CPC. Intervenção de terceiros Mecanismo de correção do polo passivo Dever do réu, vide art. 69, CPC. 1.1 - A nomeação

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 DATA 30/5/16 DISCIPLINA Atos de Ofícios Cíveis PROFESSOR Ival Heckert Jr. MONITORA Gabriela Mendes AULA 01/11 Programa-base: extrato de licitação

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

Aula 17. Competência Internacional Parte II

Aula 17. Competência Internacional Parte II Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte II) / 17 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 17 Competência Internacional Parte

Leia mais

Comunicações Processuais Prof. Gladson Miranda

Comunicações Processuais Prof. Gladson Miranda Comunicações Processuais Prof. Gladson Miranda CITAÇÃO, INTIMAÇÃO E NOTIFICAÇÃO (Arts. 351 ao 372) CITAÇÃO Conceito Finalidade da Citação art. 396 do CPP FORMAS DE CITAÇÃO 1) Citação real realizada por

Leia mais

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura.

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura. 1. RECEBIMENTO DE PETIÇÃO INICIAL (Rito ordinário) Autos n. Comarca de Preparo efetuado. 1 282). Recebo a petição inicial, por ser a mesma apta (CPC, art. Cite-se o requerido para que, caso queira, apresente

Leia mais

AULA 14. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 14. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 11/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 14 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 14 CONTEÚDO DA AULA: denunciação da lide a) Assistência

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1.1 Estado e Ordenamento: Correlações Históricas 1.2 Teoria Geral do Processo: Histórico e Conceito 1.3 Direito Material e Direito Processual CAPÍTULO 2 FONTES

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Regra: foro do domicílio do devedor - competência territorial (relativa) Pode ser alterada em razão das modificações de competência causadas por

Leia mais

AQUIÉMONSTER ENCONTRO

AQUIÉMONSTER ENCONTRO Monster Concursos #AQUIÉMONSTER ENCONTRO 09 Monster.Concursos Prof_Davi_Ferraz Reconvenção Um breve comentário: Além da contestação, o réu poderá valer-se da reconvenção, que dela se distingue por não

Leia mais

COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE

COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Processo Coletivo - 15 Professor : Fabrício Bastos Monitor : Virgilio Frederich Aula 15 COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE 1. Serão abordados: -conceito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR Aula de n. 65 - Réplica 1 DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E DO SANEAMENTO Artigo 347 do Código de Processo Civil Findo o prazo para a contestação, o juiz tomará,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018). Tutela provisória de urgência. Conceito. É uma tutela jurisdicional sumária e não

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 11

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 11 AULAS 11 Dos Atos processuais. Da forma dos atos processuais. Dos atos das partes. Dos Atos do escrivão ou chefe de secretaria. Do tempo e do lugar dos atos processuais. Atos Processuais do Direito Processual

Leia mais

Prática Jurídica II Aula 10. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Prática Jurídica II Aula 10. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Prática Jurídica II Aula 10 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Tipos mais comuns: Especial Urbano: Posse mínima 5 anos, área urbana até 250m2, não possuir outro imóvel, animus

Leia mais

DICA> Na TUTELA COLETIVA pode ocorrer conexão entre uma ação popular e uma ação por improbidade movida por um órgão público.

DICA> Na TUTELA COLETIVA pode ocorrer conexão entre uma ação popular e uma ação por improbidade movida por um órgão público. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 05 ( em: 14/08/14 ) Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: RELAÇÃO ENTRE DEMANDAS

Leia mais

Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6

Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6 Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. 1 Dos Prazos Processuais

Leia mais

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Processo Civil 1. A audiência de instrução e julgamento pode ser suprimida em demanda na qual. a) Não for necessário provar o direito b) A

Leia mais

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças.

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças. Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 APELAÇÃO NOÇÃO Recurso cabível contra as sentenças. Art. 162, 1o, CPC atual:

Leia mais

Aula 04. Ação. Como direito a jurisdição. Refere-se à ação mencionada no art. 5º, XXXV da CRFB (inafastabilidade do controle jurisdicional).

Aula 04. Ação. Como direito a jurisdição. Refere-se à ação mencionada no art. 5º, XXXV da CRFB (inafastabilidade do controle jurisdicional). Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Ação. Acepções da Palavra Ação. Teorias do Direito de Ação. Condições da Ação. Teoria da Asserção / 04 Professor: Edward Carlyle Monitora:

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DO JUIZADO ESPECIAL...

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DO JUIZADO ESPECIAL... SUMÁRIO CAPÍTULO 1 SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DO JUIZADO ESPECIAL... 1 1. O mal maior do Judiciário: a demora na entrega da prestação jurisdicional... 1 2. As causas da demora... 2 2.1. A explosão de feitos

Leia mais

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER 01 Com referência ao processo, ao procedimento comum e à intervenção de terceiros, assinale a opção correta de acordo com o Código de Processo Civil (CPC).

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 5 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 5 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 5 (19.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Citação (cont.) Audiência de conciliação e a arbitragem Conciliadores

Leia mais

Resposta do Réu e o novo CPC

Resposta do Réu e o novo CPC Resposta do Réu e o novo CPC Resposta do Réu e o novo CPC. O momento para apresentação da resposta pelo réu é bastante relevante, já que nele se estabelece o contraditório de maneira efetiva. Apresentando

Leia mais

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 25/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 16 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: curiae AULA 16 Incidente de desconsideração

Leia mais

DPRCIV3 Direito Processual Civil III Plano de Ensino - 1. Petição inicial. Requisitos. (arts. 282 a 285-A)

DPRCIV3 Direito Processual Civil III Plano de Ensino - 1. Petição inicial. Requisitos. (arts. 282 a 285-A) Questões para Fixação da Aula 1. Segundo o art. 282, I, do CPC, a petição inicial indicará: I - o juiz ou tribunal, a que é dirigida, sendo dever do autor se guiar pelas regras de competência para tanto.

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

Aula 02. Tradicionalmente, falava-se em Trilogia processual do processo civil: ação -> jurisdição ->

Aula 02. Tradicionalmente, falava-se em Trilogia processual do processo civil: ação -> jurisdição -> Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Jurisdição Conceito, Características e Escopos da Jurisdição / 02 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 02 Jurisdição

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Petição Inicial Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação

Leia mais

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : AULA 23 12.7) Competência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRACISCO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRACISCO DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRACISCO INTERVENÇÃO LITISCONSORCIAL VOLUNTARIA 1.1 Intervenção de terceiros. Ex. Alunos movem ação contra a faculdade. Outra turma fica sabendo e fazem uma petição

Leia mais

Conteúdo: Litisconsórcio: Litisconsórcio Necessário e Facultativo; Litisconsórcio Simples e Unitário. Processamento do Litisconsórcio.

Conteúdo: Litisconsórcio: Litisconsórcio Necessário e Facultativo; Litisconsórcio Simples e Unitário. Processamento do Litisconsórcio. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 11 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Litisconsórcio: Litisconsórcio Necessário e Facultativo; Litisconsórcio Simples e Unitário. Processamento

Leia mais

2. No juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos.

2. No juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos. TURMA e ANO: TURMÃO ESTADUAL FLEX B 2014 Matéria / Aula: Processo Civil / Aula: 3 (Ministrada em 21/07/2014) Professor Edward Carlyle Conteúdo: Resolução Imediata do Mérito (Requisitos 2 Parte). Coisa

Leia mais