AULA 01 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS, INTERFACE HOMEM MÁQUINA (IHM) E PC INDUSTRIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 01 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS, INTERFACE HOMEM MÁQUINA (IHM) E PC INDUSTRIAL"

Transcrição

1 AULA 01 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS, INTERFACE HOMEM MÁQUINA (IHM) E PC INDUSTRIAL ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1026 PROFª. LETÍCIA CHAVES FONSECA

2 Pirâmide da Automação 2

3 1. Introdução 3 O desenvolvimento de software para automação industrial foi grandemente impulsionado pela adoção dos protocolos digitais, tanto sob a forma de software embarcado, dada a necessidade de drivers de comunicação para os dispositivos, quanto de ferramentas de software para supervisão, controle, calibração e configuração remota de instrumentos de campo.

4 1. Introdução 4 Surgiu também a oportunidade de criação de programas para tratamento da grande quantidade de dados que passou a ser transmitida do campo para a sala de controle, bem como para geração de informações úteis para outros setores da empresa.

5 1. Introdução 5 Os tipos de software mais comumente empregados no controle e na automação industrial são: A. Supervisório ou software de supervisão: Software que se presta a fazer a comunicação entre um computador e uma rede de automação, trazendo ferramentas padronizadas para a construção de interfaces entre o operador e o processo. Sua função básica é permitir a visualização e a operação do processo de forma centralizada;

6 1. Introdução 6 B. MES (Manufacturing Execution System): Controla todo o fluxo produtivo, incluindo estoques de matérias-primas, produtos em processamento e disponibilidade de máquinas. Através do MES, podem ser calculados os KPI (Key Performance Indicators), que contribuem para a melhoria do desempenho da planta;

7 1. Introdução 7 C. PIMS (Plant Information Management System): Software utilizado para armazenamento de todas as informações relevantes de processo. Coleta informações dos sistemas de supervisão e sistemas de controle (já existentes) e os armazena em uma base de dados, que se distingue dos bancos de dados convencionais por ter grande capacidade de compactação e alta velocidade de resposta a consulta;

8 1. Introdução 8 D. EAM (Enterprise Asset Management): Software empregado no gerenciamento dos equipamentos de uma planta; D. CMMS (Computerized Maintenance Management System): Software de gerenciamento da manutenção que aproveita os dados e sinais transmitidos pela rede de automação e controle para registrar anomalias de funcionamento de equipamentos e agilizar a atuação das equipes de manutenção.

9 1. Introdução 9 Existe a utilização também de outros tipos de software para, por exemplo, monitoramento e avaliação de desempenho das malhas de controle, tais como variabilidade da qualidade da produção, desgaste de atuadores e maior consumo de utilidades e matérias-primas. Podem ser incluídas nessa relação ainda as ferramentas de programação de CLPs e IHMs, bem como os softwares de auxílio ao projeto, à engenharia e à manufatura CAD/CAE/CAM.

10 A. Sistemas de Supervisão 10 Softwares de Supervisão são sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerenciam variáveis de processo. Estas são atualizadas continuamente e podem ser guardadas em banco de dados locais ou remotos para fins de registro histórico.

11 A. Sistemas de Supervisão 11 Um sistema de supervisão é responsável pelo monitoramento de variáveis de controle do sistema, com o objetivo principal de fornecer subsídios ao operador (homem-máquina) para controlar ou monitorar um processo automatizado mais rapidamente, permitindo a leitura das variáveis em tempo real e o gerenciamento e controle do processo automatizado.

12 A. Sistemas de Supervisão 12 Exemplo: imagine um circuito elétrico hipotético constituído de um interruptor e uma lâmpada piloto situada a 500 metros de distância

13 A. Sistemas de Supervisão 13 Estando o operador junto à lâmpada, esse circuito permite acompanhar a abertura ou o fechamento dos sensores e atuadores, instantaneamente, no processo industrial.

14 Imagine agora 2000 circuitos destes... 14

15 Painéis de sinóticos 15

16 A. Sistemas de Supervisão 16 No caso de haver muitos circuitos desses, onde seja preciso realizar a supervisão com a finalidade de sinalização da planta, é necessário que haja um processamento bastante rápido e em tempo real.

17 A. Sistemas de Supervisão 17

18 A. Sistemas de Supervisão 18 Os sistemas supervisórios podem ser classificados basicamente quanto a complexidade, robustez e número de entradas e saídas monitoradas. Os dois grandes grupos são: IHM / HMI (Interface Homem-Máquina / Human Machine Interface) SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition)

19 1.1 IHM - Interface Homem máquina 19

20 1.1 IHM - Interface Homem máquina 20 Uma IHM é um hardware industrial composto normalmente por uma tela de cristal líquido e um conjunto de teclas para navegação ou inserção de dados que utiliza um software proprietário para sua programação. São sistemas normalmente utilizados em automação no chão de fábrica, geralmente, caracterizado por um ambiente agressivo.

21 1.1 IHM - Interface Homem máquina 21 Converte a linguagem de baixo nível em imagem, e os comandos do operador para o acionamento do equipamento. Construção robusta e grau de proteção (IP) conforme necessidade do ambiente. É constituída por uma CPU, um display e um tipo de teclado (teclas ou touch screen). Várias aplicações: desde máq. lavar pratos até painéis de aeronaves.

22 1.1 IHM - Interface Homem máquina 22

23 1.1 IHM - Interface Homem máquina 23 Somente recebe e envia sinais aos CLPs Não guarda informações Pode ser desconectada, sem prejuízo.

24 1.1 IHM - Interface Homem máquina 24 Instalação próxima a linha de produção. Indicando sinais do CLP de forma gráfica, ou mensagens de texto. Controle da planta sempre feito pelo CLP.

25 1.1 IHM - Interface Homem máquina 25 Instalação próxima a linha de produção. Indicando sinais do CLP de forma gráfica, ou mensagens de texto. Controle da planta sempre feito pelo CLP.

26 1.1 IHM - Interface Homem máquina 26 O desenvolvimento das IHMs, com visores alfanuméricos, teclados de funções e comunicação serial (no lugar dos painéis de sinóticos), trouxe consigo os seguintes benefícios: Economia de fiação e acessórios; Redução da mão de obra para montagem; Eliminação física do painel de sinótico; Aumento da capacidade de comando e controle; Maior flexibilidade frente a alterações necessárias no campo; Operação amigável; Fácil programação e manutenção.

27 1.1 IHM - Interface Homem máquina 27 Há várias aplicações e utilizações para uma IHM: Visualização de alarmes e dados; Alteração de parâmetros do processo; Alteração de configurações de equipamentos; Operação em modo manual de componentes da máquina.

28 1.1 IHM - Interface Homem máquina 28 Em máquina automatizadas com o emprego de CNC Comando Numérico Computadorizado) é imprescindível o uso de IHMs dedicadas, pois existe uma necessidade real de que o operador interaja com a máquina diretamente nas seguintes situações: Referenciamento dos eixos; Ajuste de ferramentas; Carga de programa de uma peça a ser usinada; Visualização de alarmes; Ajuste de velocidades; Realização de movimentos manuais, etc.

29 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 29 Os sistemas de supervisão e controle comumente chamados de sistemas SCADA são sistemas configuráveis, destinados à supervisão, ao controle e à aquisição de dados de plantas industriais, apresentando custo menor que os SDCD (Sistemas Digitais de Controle Distribuído) e, por essa razão, sendo muito populares nas indústrias.

30 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 30

31 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 31 Um sistema SCADA permite a um operador, em uma localização central, controlar um processo distribuído em lugares distantes, como, óleo ou gás natural, sistemas de saneamento, ou complexos hidroelétricos, fazer set-point ou controlar processos distantes, abrir ou fechar válvulas ou chaves, monitorar alarmes, e armazenar informações de processo.

32 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 32 A interação do operador com o processo é garantida através de interfaces gráficas que permitem uma interação amigável. A base de hardware pode ser um PC comum, que facilita e otimiza os custos com hardware.

33 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 33 Esses sistemas possibilitam configurar os arquivos de alarmes e eventos, além de relatórios e interfaces para controle de receitas e funções avançadas através da escrita de scripts, que são trechos de programas que permitem ampliar as funcionalidades inerentes do produto.

34 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 34 Sistema SCADA fazendo a aquisição de dados de 4 CLPs

35 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) Funções básicas de um supervisório: 35 Aquisição de dados Retirada de informações do processo através da conexão que o computador tem com o CLP, controlador do processo. Gerenciamento de dados Apresentação, em tempo real de execução, dos dados do processo (telas, relatórios, históricos, etc.)

36 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 36 Comunicação entre Supervisório e CLP: Hardware: É utilizada uma via de comunicação, que pode ser uma porta serial, uma placa de rede, etc. Software: Para comunicação é necessário que o driver do equipamento esteja sendo executado simultaneamente com o supervisório.

37 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 37 O driver é um software responsável pela comunicação, ele possui o protocolo de comunicação do equipamento. Um dos grandes problemas de se interfacear equipamentos e sistemas no chão de fábrica reside em se compatibilizar os protocolos da camada de aplicação.

38 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 38 Benefícios: Informações instantâneas Redução no tempo de produção Redução de custos de produção Precisão das informações Detecção de falhas Aumento da qualidade Aumento da produtividade

39 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 39 Componentes do Sist. Supervisório TAGs Telas Alarmes Receitas Históricos Usuários

40 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 40 Enviando e recebendo sinais ao CLP: TAG Mensagens digitais entre SCADA e CLP Informações que estão nos endereços de memória do CLP

41 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 41 A grande maioria dos supervisórios utilizados é proprietário, logo deve-se pagar pela licença de uso. Forma de proteção do fabricante do software: Chave de Hardware (hardkey) - cada chave está associada a um único número de série. A chave é instalada na porta paralela do micro (não interfere nas operações com a impressora) ou porta USB.

42 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 42 Forma de proteção do fabricante do software: Chave de Software (softkey) normalmente estas chaves são associadas a uma característica do PC como MAC da interface de rede, serial do HD ou serial do processador.

43 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 43 Quando a licença não é adquirida, normalmente os softwares de supervisão possuem um modo demonstrativo com algumas limitações. Exemplos de limitações: Número máximo de janelas, número máximo de tags, tempo máximo em Run. Esta é uma forma marketing do fabricante do software de supervisão.

44 1.2 Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) 44 Os sistemas SCADA utilizam dois modos de comunicação: Comunicação por consulta (Polling) Comunicação por interrupção

45 1.2.1 Comunicação por Consulta (Polling) 45 Mestre/escravo Mestre (Master): tem controle absoluto das comunicações, efetuando sequencialmente a leitura dos dados de cada estação remota (escravo slave) Escravo (Slave): apenas responde à estação central após a recepção de um pedido; Cada escravo é identificado por um endereço único.

46 1.2.1 Comunicação por Consulta (Polling) 46 Vantagens: Simplicidade no processo de aquisição de dados Inexistência de colisões no tráfego da rede Permite calcular a largura de banda utilizada pelas comunicações e garantir tempos de resposta Facilidade na detecção de falhas de ligação; permite o uso de estações remotas não inteligentes

47 1.2.1 Comunicação por Consulta (Polling) 47 Desvantagens: Incapacidade, por parte das estações remotas, de comunicar situações que requeiram tratamento imediato por parte da estação central O aumento do número de estações remotas tem impactos negativos no tempo de espera A comunicação entre estações remotas tem obrigatoriamente que passar pela estação central

48 1.2.2 Comunicação por Interrupção 48 A estação remota monitora os seus valores de entrada e, quando detecta alterações significativas ou valores que ultrapassem os limites definidos, inicia a comunicação com a estação central e a consequente transferência de dados. O sistema é implementado de modo a permitir a detecção de erros e a recuperação de colisões.

49 1.2.2 Comunicação por Interrupção 49 Vantagens: Evita a transferência de informação desnecessária, diminuindo o tráfego na rede Permite uma rápida detecção de informação urgente Permite comunicação entre estações remotas, escravo para escravo

50 1.2.2 Comunicação por Interrupção 50 Desvantagens: A estação central apenas consegue detectar falhas na ligação após um determinado período de tempo, ou seja, quando efetua polling no sistema É necessária a existência de ação por parte do operador para obter os valores atualizados

51 1.2.3 Supervisão Através da Internet 51 Um recurso muito importante, para uma supervisão de caráter não-crítico, é disponibilizar parte dos dados do sistema supervisório por Intranet ou por Internet.

52 1.2.3 Supervisão Através da Internet 52 O usuário pode analisar esses dados on-line através de um browser como o Internet EXplorer ou Netscape. Os sistemas permitem troca bidirecional de informações entre o chão de fábrica e os sistemas de operação e gerenciamento de processos.

53 1.2.3 Supervisão Através da Internet 53 O browser comunica-se com o servidor Web através do protocolo HTTP. Após o envio do pedido referente à operação, o browser recebe a resposta na forma de uma página HTML.

54 2. Tipos de Operação dos sistemas SCADA 54 Modo de desenvolvimento Desenvolvimento das telas Elaboração dos desenhos Configuração de drivers Definição das TAGs Modo de execução Onde roda a aplicação desenvolvida Onde opera a planta ou equipamento. Tempo real.

55 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 1 Entendimento de um Processo: Reunião de informações oriundas de várias fontes O que deve ser feito? Conversar com operadores do sistema atual, especialistas no processo. (Registrar as informações por escrito); Conversar com Gerência e corpo administrativo; Quebrar o processo em etapas; Determinar as variáveis do processo que precisam ser monitoradas; Definir tipo de comunicação a ser utilizada.

56 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 2 Variáveis do Processo: Definir um número máximo: Preocupação com o tráfego de dados

57 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 3 Banco de Dados: Sistemas de médio e grande porte. Informações necessárias Fluxos dos processos Lista de endereços do CLP Lista de alarmes Desenvolver um sistema de nomes de variáveis.

58 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 4 Alarmes: Função dos alarmes Chamar a atenção do operador Sinalizar um objeto atingido Fornecer indicação global do processo Alarmes Normais ou pré-alarmes Sem necessidade de intervenção Não implica em situação perigosa

59 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 4 Alarmes: Intervenção em face de alarmes Sem carga adicional ao operador Tipos de intervenção Supressão do sinal sonoro Intervenção direta na tela Aceitação do alarme Não reconhecimento por parte do operador.

60 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 5 Hierarquia de Navegação nas telas: Boa organização torna o sistema claro e condizente com a realidade Telas de operação Modo manual Modo automático Telas de supervisão Telas de parametrização Telas de manutenção.

61 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 6 Desenho de telas: Consistência Símbolos e cores Nomes de botões Botões no mesmo local em todas as telas Clareza de entendimento Padronização de símbolos e nomes

62 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 7 Gráficos de Tendências: Levantar quais as variáveis devem ser plotadas Tempo real Históricos

63 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 8 Acesso e Segurança: Quem deve acessar o sistema? Quais telas devem ser protegidas?

64 3. Planejamento de um Sistema Supervisório Etapa 9 Padrão Industrial: Hoje em dia o que predomina em sistemas supervisórios é o padrão Windows, baseado no padrão Microsoft de interface homem-máquina, o qual possibilita redução no tempo de aprendizagem se o operador estiver familiarizado com outras aplicações Microsoft e seu ambiente de trabalho.

65 4. Exemplos de Sistemas Supervisórios 65 IGSS ELIPSE LABVIEW INDUSOFT CIMPLICITY RS VIEW WIZCON IFIX WINCC INTOUCH

66 5. PC Industrial 66 Imagine um processo industrial crítico que deva operar continuamente com o máximo de confiabilidade e, caso ocorra alguma falha, ela deva ser resolvida no menor tempo possível. Você confiaria essa operação a um computador comum projetado para uso em escritórios?

67 5. Por que utilizar um PC Industrial? 67 Computadores industriais (ou PC Industrial) são uma classe especial de sistemas microprocessados, projetados especialmente para operar em ambientes com as mais severas condições e, mesmo assim, apresentar ótima estabilidade e confiabilidade. Além disso, são construídos em módulos para permitir redundância em seus subsistemas e reduzir o tempo de manutenção.

68 5. Por que utilizar um PC Industrial? 68 Um computador utilizado em um escritório encontra um ambiente bastante amigável para seu funcionamento. Poucas variações de temperatura e umidade, muitas vezes com o recurso de ar condicionado, ausência de vibrações ou choques, pouca interferência eletromagnética e operação apenas durante o horário comercial.

69 5. Por que utilizar um PC Industrial? 69 Já um computador operando em um ambiente de chão de fábrica precisa conviver com variações, muitas vezes extremas, de temperatura e umidade, presença de atmosferas corrosivas ou inflamáveis além de diferentes tipos de poluentes e contaminantes.

70 5. Por que utilizar um PC Industrial? 70 A operação sob condições de vibração e choques, sob efeito de campos eletromagnéticos ou radiações ionizantes também pode ser necessária. Todas essas condições podem ser conjugadas com operação contínua, 24 horas por dia e sete dias por semana, com alta confiabilidade. Estes fatores obrigam o hardware de computadores industriais a ser projetado de forma diferente dos voltados para uso comum.

71 6. Formatos especiais de placas e gabinetes específicos 71 PC comum: padrões ATX ou microatx. PC industrial: mesmo padrão, porém atendendo aos requisitos especiais esperados para essa classe de equipamentos, como maior confiabilidade e durabilidade, por exemplo.

72 6. Formatos especiais de placas e gabinetes específicos 72 Outro aspecto que diferencia os computadores industriais dos comerciais refere-se gabinetes utilizados. Um gabinete robusto é voltado a aplicações de chão de fábrica, onde o design não privilegia a beleza ou criatividade, mas sim a durabilidade e funcionalidade. Um gabinete desse tipo pode ser fixado às paredes ou no próprio equipamento.

73 6. Formatos especiais de placas e gabinetes específicos 73

74 6. Formatos especiais de placas e gabinetes específicos 74 Junto a gabinetes mais robustos serão encontradas soluções de ventilação mais eficientes e fontes de alimentação de alta confiabilidade (redundantes).

75 6. Formatos especiais de placas e gabinetes específicos 75 PC integrado com um display: ideal para controle de processos industriais e pode ser integrado a uma máquina, permitindo seu controle ou monitoramento de suas funções.

76 7. Sistemas de Controle por PC 76 Utilizar computadores no controle de máquinas e processos não é novidade. Mesmo antes do desenvolvimento dos microprocessadores e do surgimento dos primeiros CLPs na década de 70, computadores já eram empregados no controle industrial.

77 7. Sistemas de Controle por PC 77 Com o surgimento dos CLPs e CNCs, equipamentos desenvolvidos com uma arquitetura mais adequada para estas aplicações, os computadores de uso geral perderam espaço na fábrica, a não ser em aplicações específicas como robôs e alguns tipos de máquinas

78 7. Sistemas de Controle por PC 78 Aplicação padrão: entradas e saídas ficam distribuídas pela planta e interligadas à CPU do CLP através de uma rede. CLP interligado a um microcomputador, responsável pela supervisão e operação da planta.

79 7. Sistemas de Controle por PC 79 PC hoje: por mais simples que seja, tem capacidade de processamento dezenas de vezes maior que a de um grande CLP, por isso é natural imaginar que seria muito mais vantajoso utilizar computadores e não CLPs para realizar o controle do processo e a supervisão.

80 7. Sistemas de Controle por PC 80 É exatamente isto que os Soft PLCs prometem. Inicialmente vistos com desconfiança pelos profissionais de Automação, esta nova categoria de software vem ganhando lentamente novos usuários.

81 8. Soft PLC 81 Podemos realizar o controle de processos através da utilização de aplicativos desenvolvidos especificamente para o controle dos equipamentos interligados ao PC. Em geral estes aplicativos são programados em C, C++ ou Pascal. Este enfoque é comum em robótica ou em máquinas com controle dedicado.

82 8. Soft PLC 82 Quando adotamos uma solução como a mostrada na figura do Sistema distribuído com controle diretamente no computador, é comum que os profissionais envolvidos já tenham vivência com CLPs e conheçam as linguagens de programação utilizadas nestes equipamentos. Para este tipo de aplicação foram desenvolvidos os Soft PLCs.

83 8. Soft PLC 83 Neste tipo de software, o controle de processo é feito em um ambiente de execução que emula um CLP (Run Time). A programação da tarefa de controle é feita através de um software de programação executado no Windows, que se comunica com o Run Time de forma semelhante ao que faria com um CLP.

84 8. Soft PLC 84 Este tipo de solução é o que se costuma chamar de Soft Logic ou Soft PLC, uma vez que a CPU do CLP é um software emulador. Como a memória do mecanismo de Run Time é protegida, é necessário transferir o programa para o ambiente de execução, da mesma forma que é feito o download para um CLP.

85 8. Soft PLC 85 Soft PLCs podem ser executados em Soft ou Hard Real Time. Quando configurados em Soft Real Time, o controle é executado por uma aplicação no próprio Windows NT ou Em Hard Real Time, é instalado uma extensão RTk compatível com o software utilizado. A decisão depende da criticidade dos prazos no processo a ser controlado.

86 8. Soft PLC 86 Em aplicações de controle de movimento, por exemplo, a grande velocidade de processamento de um PC possibilita um excelente desempenho a custos muito menores que os equipamentos dedicados a esta função, além de permitir que outras tarefas de controle sejam realizadas pelo mesmo equipamento.

87 8. Soft PLC 87 Entre os vários produtos deste segmento, a maioria pode ser programada de acordo com a IEC Entre eles destacam-se: CoDeSys produzido pela 3S Smart Software Solutions

88 8. Soft PLC 88 PC Worx da Phoenix Contatct

89 8. Soft PLC 89 WizPLC da Axeda, TwinCAT da Beckhoff, WinAC da Siemens, Família Multiprog e ProConOS da KW Software ISAGraf da ICS Triplex. Vários destes softwares possuem aplicações em funcionamento no Brasil.

90 8. Soft PLC 90 Com o desenvolvimento de computadores industriais de alta confiabilidade, com fontes e discos e conexões de rede redundantes, aliados às redes de chão de fábrica e softwares que já contam com versões bastante estáveis, a aplicação de controle de processos por PCs, se torna cada vez menos um modismo arriscado para se consolidar como mais uma opção a ser considerada quando se desenvolve um novo projeto de automação.

91 Bibliografia 91 MORAES, Cícero C. de; CASTRUCCI, Plinío de L. Engenharia de Automação Industrial. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, ROSÁRIO, J. M. Princípios de mecatrônica. São Paulo: Pearson, GUTIERREZ, Regina M. V.; PAN, Simon Shi Koo. Complexo Eletrônico: Automação do Controle Industrial. BNDES: Disponível em: uivos/conhecimento/bnset/set2807.pdf. Acesso em: 9 ago CUNHA, Roberto Luiz R. Revista Mecatrônica Atual. Ano 6. Edição 33. Abr/Mai/07. Disponível em: RALIZE, Carlos Henrique C. Revista Mecatrônica Atual. Nº17. Set/04. Disponível em:

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL Automação e Controle AR026 SUMÁRIO I. Sistemas Supervisórios... 3 II. Automação... 4 III. Arquitetura de Redes Industriais... 5 IV. Comunicação entre Supervisório e CLP...7 V. O Protocolo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO. Profª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO. Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO Profª Danielle Casillo Utilizar os mesmos processos do trabalho anterior (Ladder já existente). Implementar este sistema

Leia mais

O que são sistemas supervisórios?

O que são sistemas supervisórios? O que são sistemas supervisórios? Ana Paula Gonçalves da Silva, Marcelo Salvador ana-paula@elipse.com.br, marcelo@elipse.com.br RT 025.04 Criado: 10/09/2004 Atualizado: 20/12/2005 Palavras-chave: sistemas

Leia mais

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Engenharia de Controle e Automação Introdução Sistemas Supervisórios são sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerenciam as

Leia mais

Sistemas Supervisórios

Sistemas Supervisórios Sistemas Supervisórios Prof a. Michelle Mendes Santos michelle@cpdee.ufmg.br Sistemas Supervisórios Objetivos: Apresentação e posicionamento da utilização de sistemas supervisórios em plantas industriais;

Leia mais

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com Aula 02 Conceitos básicos elipse INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com 1. Introdução O Elipse E3 trabalha totalmente orientado para a operação

Leia mais

Automação de Locais Distantes

Automação de Locais Distantes Automação de Locais Distantes Adaptação do texto Improving Automation at Remote Sites da GE Fanuc/ Water por Peter Sowmy e Márcia Campos, Gerentes de Contas da. Nova tecnologia reduz custos no tratamento

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas

Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas administrativos da empresa. Nessa configuração, o PC é a

Leia mais

Guia de Especificação. Vijeo Citect

Guia de Especificação. Vijeo Citect Guia de Especificação Vijeo Citect Guia de Especificação Vijeo Citect > Este documento destina-se à auxiliar nas especificações do software SCADA Vijeo Citect. > Descreve as licenças disponíveis e mostra

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

PIMS Process Information Management System

PIMS Process Information Management System INTRODUÇÃO O setor industrial vem sofrendo constantes pressões para alcançar a excelência operacional, objetivando garantir sua competitividade. Algumas das principais pressões observadas são: redução

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS

TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA:

Leia mais

15 Computador, projeto e manufatura

15 Computador, projeto e manufatura A U A UL LA Computador, projeto e manufatura Um problema Depois de pronto o desenho de uma peça ou objeto, de que maneira ele é utilizado na fabricação? Parte da resposta está na Aula 2, que aborda as

Leia mais

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE AUTOMAÇAO DE UMA FABRICA DE CIMENTO

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE AUTOMAÇAO DE UMA FABRICA DE CIMENTO MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE AUTOMAÇAO DE UMA FABRICA DE CIMENTO Giancarlo Borges de Avelar - Automaton Integração de Sistemas Leopoldo José Naves Alves, AUTOMATON Marcio L Martins Neto - MULTIPLUS 19 a

Leia mais

Automação Industrial Parte 2

Automação Industrial Parte 2 Automação Industrial Parte 2 Prof. Ms. Getúlio Teruo Tateoki http://www.getulio.eng.br/meusalunos/autind.html Perspectiva Histórica Os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos durante a Revolução

Leia mais

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907 Uma ferramenta de inventario que automatiza o cadastro de ativos informáticos em detalhe e reporta qualquer troca de hardware ou software mediante a geração de alarmes. Beneficios Informação atualizada

Leia mais

1. Especificar a arquitetura dos controladores lógicos compatíveis a cada aplicação.

1. Especificar a arquitetura dos controladores lógicos compatíveis a cada aplicação. Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processo Industrial Habilitação

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA

INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA MANUAL DO USUÁRIO INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA OUT / 12 PBI-PLUS P B I P L U S M P smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas

Leia mais

Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA) Sistema de Execução da Manufatura MES Sistemas a Eventos Discretos (SED

Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA) Sistema de Execução da Manufatura MES Sistemas a Eventos Discretos (SED Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA) Sistema de Execução da Manufatura MES Sistemas a Eventos Discretos (SED Yuri Kaszubowski Lopes Roberto Silvio Ubertino Rosso Jr. UDESC 24 de Abril de

Leia mais

TACTIUM ecrm Guia de Funcionalidades

TACTIUM ecrm Guia de Funcionalidades TACTIUM ecrm Guia de Funcionalidades 1 Interagir com seus clientes por variados meios de contato, criando uma visão unificada do relacionamento e reduzindo custos. Essa é a missão do TACTIUM ecrm. As soluções

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Catálogo de Produtos - Gestão Gráfica

Catálogo de Produtos - Gestão Gráfica Catálogo de Produtos - Gestão Gráfica Flexibilidade, confiabilidade e segurança na detecção de incêndios. Sistemas Endereçáveis Analógicos Módulos e Cartões de Comunicação Dispositivo de Análise de Laço

Leia mais

Rodrigo Baleeiro Silva Engenheiro de Controle e Automação. Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Rodrigo Baleeiro Silva Engenheiro de Controle e Automação. Introdução à Engenharia de Controle e Automação Rodrigo Baleeiro Silva Engenheiro de Controle e Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) ; Uso de máquinas para controlar e executar suas tarefas quase sem interferência humana, empregando

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Augusto Ribeiro Mendes Filho Assessor de Comunicação da Elipse Software NECESSIDADE

Augusto Ribeiro Mendes Filho Assessor de Comunicação da Elipse Software NECESSIDADE ELIPSE E3 AGREGA AGILIDADE AOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DA FÁBRICA DE MOTORES DA AV MANUFACTURING Solução da Elipse Software permite executar comandos rapidamente, sem o auxílio de uma mão-de-obra especializada,

Leia mais

esip- Sistema Integrado de Processo

esip- Sistema Integrado de Processo esip- Sistema Integrado de Processo Geração Distribuição Transmissão www.ecilenergia.com.br Integração dos dispositivos da SE na rede do esip Criação de uma Base de Dados Unificada Otimização no Deslocamento

Leia mais

Sistemas de Automação

Sistemas de Automação Sistemas de Automação Introdução Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Automação Industrial Porto Alegre, Outubro de 2014 Revisão: B Conhecer os principais conceitos e aplicações de um Software Supervisório; Conhecer

Leia mais

Sistemas supervisórios

Sistemas supervisórios Sistemas supervisórios O software supervisório utiliza a representação de objetos estáticos e animados para representar todo o processo de uma planta, assim como uma interface IHM. Ela opera em dois modos:

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA

A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA FINALMENTE. CONEXÃO DE REDES SEM FIO DE ALTO DESEMPENHO DE CLASSE EMPRESARIAL SIMPLIFICADA PARA EMPRESAS MENORES. Por menor que seja sua empresa, com certeza tem muitas

Leia mais

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO software livre desenvolvido pela Dataprev Sistema de Administração

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram

Leia mais

Gerência de Redes. Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com

Gerência de Redes. Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com Gerência de Redes Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com Plano de Aula Histórico Introdução Gerenciamento de Redes: O que é Gerenciamento de Redes? O que deve ser gerenciado Projeto de Gerenciamento

Leia mais

Gerência da Informação nos Processos de Automação Industrial

Gerência da Informação nos Processos de Automação Industrial Gerência da Informação nos Processos de Automação Industrial Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Redes Industriais Professor Affonso Alessandro J. de Souza / Affonso Guedes Objetivos Discorrer

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 FileMaker Pro 14 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 2007-2015 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

O uso do CP em sinalização de ferrovias

O uso do CP em sinalização de ferrovias O uso do CP em sinalização de ferrovias Introdução Um Sistema de Sinalização e Controle ferroviário é responsável por garantir a segurança das operações de movimentação dos trens, permitindo a operação

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura

Leia mais

Evolução na Comunicação de

Evolução na Comunicação de Evolução na Comunicação de Dados Invenção do telégrafo em 1838 Código Morse. 1º Telégrafo Código Morse Evolução na Comunicação de Dados A evolução da comunicação através de sinais elétricos deu origem

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação Manual de Instalação e Operação MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER

EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER Host On-Demand - HOD Versão 6.0 Fev/2002 Suporte Técnico: Central de Atendimento SERPRO CAS 0800-782323 Gilson.Pereira@serpro.gov.br Marcio.Nunes@serpro.gov.br O que é o serviço

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Fundamentos de Automação. Controladores

Fundamentos de Automação. Controladores Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Controladores

Leia mais

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Visão geral do Serviço Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Os Serviços de gerenciamento de dispositivos distribuídos ajudam você a controlar ativos

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Professor: João Fábio de Oliveira jfabio@amprnet.org.br (41) 9911-3030 Objetivo: Apresentar o que são os Sistemas Operacionais, seu funcionamento, o que eles fazem,

Leia mais

Cabeça de Rede de Campo PROFIBUS-DP

Cabeça de Rede de Campo PROFIBUS-DP Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, é uma cabeça escrava para redes PROFIBUS-DP do tipo modular, podendo usar todos os módulos de E/S da série. Pode ser interligada a IHMs (visores

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 1)

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 1) Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 1) Administração A palavra administração vem do latim

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: COMPONENTE CURRICULAR: CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (CLPs) E DISPOSITIVOS INDUSTRIAIS UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: SIGLA:

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática Aula 06 Redes de Computadores francielsamorim@yahoo.com.br 1- Introdução As redes de computadores atualmente constituem uma infraestrutura de comunicação indispensável. Estão

Leia mais

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms Treinamentos 2014 GE Intelligent Platforms Curso de Configuração e Operação Painel de Operação IHM Quick Panel Permitir ao aluno conhecer o Painel de Operação Quick Panel View IHM, suas características

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

Relatorio do trabalho pratico 2

Relatorio do trabalho pratico 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA INE5414 REDES I Aluno: Ramon Dutra Miranda Matricula: 07232120 Relatorio do trabalho pratico 2 O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

possível até impedir o funcionamento do Windows. Faz-scuidado redobrado ao ativar determinados recursos.

possível até impedir o funcionamento do Windows. Faz-scuidado redobrado ao ativar determinados recursos. AULA 4: DIRETIVAS DE GRUPO Objetivo: Conhecer e aplicar conceitos sobre restrições de acesso ao sistema operacional Windows através de diretivas de grupo. Diretivas de Grupo: Computadores com mais de um

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Positivo Network Manager v.2.0.10

Positivo Network Manager v.2.0.10 Positivo Network Manager v.2.0.10 O Positivo Network Manager é um sistema de gerenciamento remoto de desktops desenvolvido pela própria Positivo Informática. Foi especialmente projetado para trabalhar

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

PowerCommand iwatch. 100

PowerCommand iwatch. 100 PowerCommand iwatch. 100 Monitoração Remota de Rede Descrição O sistema PowerCommand. iwatch. 100 proporciona os meios convenientes de monitoração remota de grupos geradores e de chaves de transferência

Leia mais

Monitoramento, Controle, Registro e Supervisão de Processos Industriais

Monitoramento, Controle, Registro e Supervisão de Processos Industriais L I N H A D E P R O D U T O S PA R A Monitoramento, Controle, Registro e Supervisão de Processos Industriais Índice Apresentação 03 Características Individuais Controlador de Processos C702 Aquisitor de

Leia mais

MODULO SERVIDOR DE GERENCIAMENTO DE CHAVES DE ENCRIPTAÇÃO AÉREA OTAR P25, FASE 2

MODULO SERVIDOR DE GERENCIAMENTO DE CHAVES DE ENCRIPTAÇÃO AÉREA OTAR P25, FASE 2 MODULO SERVIDOR DE GERENCIAMENTO DE CHAVES DE ENCRIPTAÇÃO AÉREA OTAR P25, FASE 2 Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea (Criptofonia) OTAR (Over The Air Rekeying), para emprego na rede

Leia mais

Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394)

Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394) Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394) histórico Tudo começou em 1980 quando a IBM estava desenvolvendo seu primeiro micro PC. Já haviam definido que o barramento ISA seria usado para permitir que o IBM

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio Competências da aula 3 Servidor de DHCP. Servidor de Arquivos. Servidor de Impressão. Aula 04 CONCEITOS

Leia mais

Geral: Manual de Utilização do Software de Teste Gradual Windows

Geral: Manual de Utilização do Software de Teste Gradual Windows Manual de Utilização do Software de Teste Gradual Windows Geral: Este aplicativo é utilizado para testar os Microterminais Gradual Tecnologia Ltda. Para tanto deve ter as Dll s necessárias para controlar

Leia mais

APLICAÇÕES E ANÁLISE DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS "SCADA"

APLICAÇÕES E ANÁLISE DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS SCADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E

Leia mais

DESCRITIVO SISTEMA MASTER

DESCRITIVO SISTEMA MASTER DESCRITIVO SISTEMA MASTER O Sistema Master foi configurado para possibilitar sinalização e atendimento do paciente no Posto de Enfermagem, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT NBR 5410 e da Agência

Leia mais

VS Display Horizontal

VS Display Horizontal VS Display Horizontal O Terminal VS Display Horizontal O VS Display Horizontal é um terminal multifuncional, perfeito para representar a sua empresa de forma moderna e inovadora. Com excelente impacto

Leia mais

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS Aulas : Terças e Quintas Horário: AB Noite [18:30 20:20hs] PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 1 Conteúdo O que Rede? Conceito; Como Surgiu? Objetivo; Evolução Tipos de

Leia mais

O Terminal. VS Window

O Terminal. VS Window VS Window O Terminal VS Window O VS Window é um terminal com design diferenciado, que foi especialmente projetado para ambientes compactos, podendo inclusive ser fixado em paredes. Sua estrutura em aço

Leia mais

RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN DE LIMA, TAMIRES RODRIGUES FERREIRA

RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN DE LIMA, TAMIRES RODRIGUES FERREIRA Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática FRANCIS RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN

Leia mais

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI)

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) 1. Funcionamento do EDI 2. EDI tradicional X WEB EDI 3. EDI Tradicional 4. WEB EDI Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) EDI: Electronic Data Interchange Troca

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Software Industrial: Ativo a ser Gerenciado

Software Industrial: Ativo a ser Gerenciado Software Industrial: Ativo a ser Gerenciado Change Management Aplicação : Ocorrências Comuns Você já teve problemas em encontrar um programa ou uma configuração quando precisava colocar uma máquina para

Leia mais