SUSTENTABILIDADE. Julho/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUSTENTABILIDADE. Julho/2015"

Transcrição

1 SUSTENTABILIDADE Julho/2015

2 DINÂMICA O QUE É SUSTENTABILIDADE? PARA VOCÊ

3 VIDEO Sustentabilidade (Roberto)

4 O CONCEITO Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades ( Comissão Brundtland, - Comissão Mundial sobre o Ambiente e o Desenvolvimento Nações Unidas, 1987)

5 CONCEITO Uma nova sociedade exige um novo jeito de fazer negócios. Economia Sociedade Meio ambiente Um jeito que integre as dimensões sociais, econômicas e ambientais em todas as decisões e considere a interdependência para promover o Desenvolvimento Sustentável.

6 PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES Fonte:

7 PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES Fonte:

8 COMO REDUZIR O IMPACTO DOS PROCESSOS E OPERAÇÕES, CONSIDERANDO QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS

9 PROCESSOS E OPERAÇÕES CASE: PADARIA Padaria do Manoel Especialidades da casa: Pão francês Bolo de aniversário Pizzas

10 PROCESSOS E OPERAÇÕES CASE: PADARIA Entradas Fornecedore s Produção Saídas

11 PROCESSOS E OPERAÇÕES Nova forma de fazer negócios Oportunidades Sustentáveis Entradas Eficiência no uso de matéria-prima / redução de desperdício Maior utilização de produtos naturais Fornecedores locais Seleção criteriosa de fornecedores Padaria do Manoel Produção Eficiência no uso da água Eficiência no uso de energia Diversidade na contratação dos funcionários Reforma das instalações considerando requisitos de construção sustentável (painel solar, aproveitamento da luz natural, captação de água da chuva, etc.) Reaproveitamento de resíduos Saídas Coleta seletiva e parceria com cooperativas Oferta de novos produtos Eliminação da oferta de sacolas Parcerias com a comunidade

12 PROCESSOS E OPERAÇÕES Operação Operação Sustentável Impacto pelo fato de existir Consumo de Recursos Naturais (água, madeira) Geração de Resíduos (papel, embalagens) Manutenção e gestão predial Contratação de pessoas Contratação de fornecedores (limpeza, adm condomínio, courier) Pagamento de impostos Impacto pelo fato de produzir Entrada Origem e forma de extração de matéria prima Produção Consumo de Energia Pessoal qualificado Saúde e Segurança Saída Destinação de resíduos provenientes do processo produtivo Redução no consumo de recursos naturais e energia Reutilização de resíduos da fábrica e do escritório Otimização da logística no transporte de matérias primas e produtos acabados Seleção criteriosa de fornecedores Diversidade na contratação e gestão de pessoas Abertura para o diálogo com os sindicatos Relacionamento com a comunidade do entorno Financeiro: Redução de custos e riscos Ambiental: Controle das emissões e consumo de ativos da natureza Social: inclusão social, geração de renda e respeito aos direitos humanos

13 VIDEO WWF

14 PRÁTICAS ÁGUA Captar água da chuva; Utilizar equipamentos de uso racional (válvulas de descarga com duplo acionamento, redutores de vazão e arejadores); Instalar medidores de consumo, evitando possivos vazamentos; Deixar a decisão de troca de roupas de banho seja dos hospedes. Benefícios: Redução de custos com água. Hotéis Pousadas Supermercados Padarias Comércios em geral ENERGIA Fontes de energia limpa ou renováveis (solar, eólica); Favorecimento da entrada de luz natural; Lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas LED; Circuitos de iluminação independentes e/ou com sensores de presença; Cartão-chave que ativa o controle de luz e regula a temperatura do ambiente. Benefícios: Redução de custos com energia; Diminuição de despesas com manutenção de equipamentos. RESÍDUOS Adotar os 3 Rs (reduzir, reutilizar, reciclar); Recipientes fixos para xampu, condicionador e sabonete nos banheiros; Realizar coleta seletiva e destinação para cooperativas de reciclagem (incluindo óleo de cozinha); Reaproveitar resíduos orgânicos como adubo. Benefícios: Redução de custos com matérias-primas (reutilização de produtos); Menor impacto ambiental. Fonte dos dados:

15 PRÁTICAS Outras ações Valorizar a economia local, privilegiando o consumo de bens produzidos em sua região. Dar preferência a produtos orgânicos, recicláveis, reutilizáveis e provenientes de redes de comércio justo. Criar horta coletiva (produtos orgânicos) Organizar-se com outros empreendedores para a realização de compras coletivas, que podem reduzir custos e otimizar transporte. Adotar critérios de consumo consciente, ou seja, que levem em consideração os impactos provocados pelo consumo (da fabricação ao descarte do produto). Hotéis Pousadas Supermercados Padarias Comércios em geral Adaptar instalações para hóspedes com deficiência física. Disponibilizar bicicletas para os hóspedes. Fazer parcerias com poder público e Ongs locais. Realizar ações de conscientização da comunidade local, colaboradores e hóspedes. Participar, apoiar e divulgar o movimento cultural da região.

16 PRÁTICAS POUSADA BECO DE NORONHA Energia Sistema Solar de Energia (aquecer a água dos banhos dos hóspedes) Sensores para Iluminação Chaveiro Economizador de Energia Lâmpadas fluorescentes Arquitetura Inteligente (aproveitamento da luz e ventilação naturais, telhas de vidro na área social da pousada) Aparelho de ar condicionado split com selo (A) do Inmetro Resíduos Coleta seletiva (lixo reciclável encaminhado à usina de processamento, disponibilização de coletores) Reciclagem de Embalagens Plásticas e Vidro (peças de artesanato para venda, decoração da pousada) Substituíram os saches de adoçante pelo o líquido; e os de açúcar pelo o açucareiro (redução de resíduos). Água Sistema de Economia de Água (vasos sanitários onde é utilizado 3 ou 6 litros de água,; torneira e duchas com sistema controlado de vazão e/ou temporizador) Placas de informação para economia de água (colocadas nos lavatórios e duchas) Outras ações: Instalação de exaustor eólico na cozinha Fonte:

17 PRÁTICAS ECOFIT ACADEMIA A Ecofit criou uma proposta de bem-estar e qualidade de vida e não apenas um lugar para malhar, além de uma estrutura ecoeficiente. Água Aproveitamento da água de chuva e do gotejamento do ar condicionado Piscina tratada com ozônio Resíduos Coleta seletiva de pilhas, baterias, isopor e óleo de cozinha usado Composteira e o minhocário Energia Iluminação natural Aquecimento solar Outros Utilização de madeira certificada Bicicletário Atendimento a estudantes e empresários com visita orientada nas instalações Parcerias com diversas ONGs Resultados Diminuição dos gastos gerais, em média 4% menores do que em uma academia convencional Mensalidades com o valor de 20% a 30% mais baixo que o mercado 2,7 mil alunos matriculados, dos quais 600 são crianças.

18 RESIDUOS

19 Empresas podem encontrar Oportunidades de Negócio para atender a questões sociais, econômicas e ambientais relevantes para a sociedade. INOVAÇÃO

20 DINÂMICA POR ONDE EU COMEÇO

21 VIDEO IBM

22 NEGÓCIOS E PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO Oportunidades que posso colocar em prática agora Quais são as pessoas que poderão te ajudar no movimento?

23 ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1) Quais os recursos naturais (Ex.: água) seu negócio utiliza no processo de produção ou prestação de serviços? Você conhece a origem destes recursos? Como reduzir o consumo destes recursos naturais? 2) Que tipos de resíduos (Orgânicos Ex.: alimentos, Recicláveis Ex.: embalagens plásticas, Materiais Ex.: sobra matéria prima, etc.) seu negócio gera e como é feita a destinação? Como reduzir o impacto destes resíduos no meio ambiente? 3) Seu negócio possui diretrizes ambientais (declaração, missão, código de ética, etc.) que inclui educação de funcionários e certificações (Ex.: NBR *)? *Gestão de Sustentabilidade em Meios de Hospedagem

24 ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO 4) Considerando seus principais fornecedores, quais são suas práticas de sustentabilidade (Ex.: valorizar a economia local, conhecer a procedência dos produtos adquiridos, etc.)? 5) Além dos critérios de qualidade e preço, seu negócio considera critérios socioambientais na contratação de fornecedores Ex.: não utilização de trabalho análogo ao escravo e, trabalho infantil, etc.)? 6) Seu negócio possui um canal de dialogo com os fornecedores (Ex.: espaço para reclamações e/ou sugestões? Possui alguma iniciativa visando possíveis melhorias de processos e qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos?

25 ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO 7) Seu negócio apoia projetos sociais? Existe um acompanhamento dos benefícios gerados pelos projetos apoiados? Se sim, como é realizado? 8) Há um estimulo para a pratica do voluntariado com seus funcionários? De que forma? 3) Seu negócio possui diretrizes sociais (Ex.: contratação de funcionários pela CLT, condições de trabalho adequada, equipamentos de segurança quando necessário, não utilização de trabalho infantil, etc.)? Se sim, o que é feito?

26 O BANCO PODE AJUDAR Portal de sustentabilidade Desenvolvemos uma série de conteúdos sobre as praticas de sustentabilidade do banco que podem auxiliar empresas e pessoas a incluírem esse tema no dia a dia. Acesse o Portal de Sustentabilidade e encontre materiais como: Cursos online: Negócios Sustentáveis, Vida Financeira, Sustentabilidade, etc. Guias e cartilhas: Sustentabilidade em Meios de Hospedagem, Consumo Consciente, entre outros. Casos práticos: casos sistematizados de empresas que estão incorporando a sustentabilidade em suas atividades.

27 O BANCO PODE AJUDAR - Portal Santander Negócios e Empresas Soluções Financeiras para: Comércio, Serviços, Indústria, Agronegócios e Franquias Apoio para Desenvolvimento do Negócio através de: Vídeos, Cursos Online, Workshops de Ideias, Palestras e Conexões Soluções de Internacionalização por meio de: Intercâmbio (presencial e virtual), Palestras, International Desk, Santander Trade e Clube Santander Construindo Equipes: Anuncie suas vagas e Programa de Estagiários

28 VIDEO Mudanças Climáticas

29 O BANCO PODE AJUDAR Reduza e Compense

30 APRENDIZADOS Clientes Sustentabilidade é um vetor de inovação. Tangibilizar através de resultados. Mudanças afetam a concorrência. Funcionários Capacitar os funcionários. Educação pode demorar, mas é mais efetiva na mudança cultural. Fornecedores Oportunidade de gerar melhores resultados socioambientais e econômicos com mudanças de processos. Meio Ambiente Porta de entrada para falar sobre sustentabilidade nos negocios. Foco na redução, depois compensação. Sociedade Comunicação frequente com a comunidade. Fazer junto amplia vínculo e alavanca o negócio.

31

32 ANEXOS

33 PRÁTICAS POUSADA BECO DE NORONHA Sistema Solar de Energia Utilizam a energia do sol para aquecer a água dos banhos dos hóspedes, com o uso do sistema solar em 50% dos apartamentos. Uso de Sensores para Iluminação Com o uso de sensores, não deixam luzes desnecessárias acesas em horários em que não há tanta circulação. Chaveiro Economizador de Energia Utilizam o chaveiro em todos apartamentos, fazendo com que não ocorra o consumo desnecessário de energia, quando os hóspedes não estiverem na pousada. Uso de lâmpadas fluorescentes Todas as nossas lâmpadas são fluorescentes, diminuindo ainda mais o consumo de energia. Sistema de Economia de Água Instalaram vasos sanitários onde é utilizado 3 ou 6 litros de água, de acordo com a necessidade, em 60% da pousada, para um uso mais consciente da água. Placas de informação para economia de água Lembram da necessidade de economia de água, através de placas informativas em todos lavatórios e duchas. Uso de torneira e duchas com sistema controlado de vazão e/ou temporizador. Utilizam esse sistema para não termos o consumo excessivo de água, já que esse recurso é escasso na ilha. Fonte:

34 PRÁTICAS POUSADA BECO DE NORONHA Reciclagem de Lixo Fazem a coleta seletiva do lixo reciclável e encaminham à usina de processamento. Reciclagem de Embalagens Plásticas e Vidro A proprietária Silvana Rondelli reaproveita frascos e garrafas vazios para que sirvam de base no desenvolvimento das Bonecas sem Face, artesanato feito de papel machê e que faz muito sucesso junto aos turistas. Além disso, a decoração da pousada foi toda feita com peças rústicas e reaproveitadas, as luminárias dos apartamentos e da sala de estar foram feitas com papel higiênico (não reciclado), pigmento, cola e galhos encontrados na natureza, e a passarela de entrada foi toda trabalhada com garrafas de vidro reaproveitadas. Arquitetura Inteligente A pousada foi construída priorizando o aproveitamento da luz e ventilação naturais, tendo paredes vazadas, confeccionadas com material reciclado. O teto do escritório e da cozinha também contou com reforma para uma abertura de ventilação e iluminação. E garrafas foram reutilizadas na passarela na entrada. Atitude Consciente Mesmo sem a coleta seletiva ativa, são disponibilizados na pousada latões para a separação do lixo. O que pode viabilizar a reciclagem. Substituíram os saches. Os de adoçante pelo o líquido e os de açúcar pelo o açucareiro, desta forma diminuindo a redução de resíduos. Trocaram os equipamentos de ar condicionado de janela por split, que possuem o selo (A) do Inmetro. E sempre dão prioridade, na hora da compra de equipamentos, aos que possuem este selo consciente do Inmetro. Adotam telhas de vidro na área social da pousada, e instalaram exaustor eólico na cozinha. Fonte :

35 PRÁTICAS POUSADA ZÉ MARIA CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA: Recurso natural bastante escasso na ilha, pois não existem rios ou afluentes, várias ações são realizadas para promover seu consumo racional. A pousada possui uma estação de tratamento de efluentes que além cuidar do esgoto gerado, proporciona o reuso da água tratada nos vasos sanitários CONSUMO CONSCIÊNTE DE ENERGIA: Essa é outra preocupação ambiental da pousada. Todos os bangalôs possuem placas solares que geram o aquecimento das águas dos chuveiros, além de economizadores de energia que desligam as luzes e equipamentos quando não estão sendo utilizados. O biodigestor com capacidade de produção de 6m3 (metros cúbicos) de biogás usando os resíduos orgânicos. O gás metano resultante da biodigestão é queimado em um fogão industrial e usado na cozinha da própria pousada. HORTA HIDROPÔNICA: Verduras, hortaliças e legumes frescos são dificilmente encontradas nos supermercados da ilha. Para garantir a qualidade dos alimentos no restaurante da pousada, nós temos uma grande horta hidropônica, que economiza até 90% de água na produção. Para que as crianças da ilha também tenham uma alimentação mais saudàvel, a Pousada Zé Maria implantou e mantém uma horta hidropônica na escola. CERTIFICAÇÃO ISO 14001: Pousada Zé Maria implantou um Sistema de Gestão Ambiental, baseado nas normas internacionais ISO 14001, buscando alcançar padrões de excelência em desempenho ambiental. A norma comprova a capacidade de uma empresa em atingir seus objetivos ambientais e econômicos, priorizando a proteção da natureza, prevenção à poluição, mas também garantindo o crescimento sócio-econômico Fonte:

36 PRÁTICAS POUSADA TEJU - AÇU Rodeada por vegetação nativa da Mata Atlântica, seu arrojado projeto arquitetônico previu o mínimo de interferência no solo e o uso de madeira de reflorestamento. Os abastecimentos de água, energia e a rede de esgoto também tiveram o cuidado com a preservação da natureza. Fontes:

37 OPORTUNIDADES - Reconhecimentos Para ganhar o selo de Sustentabilidade do Guia, as hospedagens devem seguir boa parte das medidas listadas abaixo, elaboradas a partir de parâmetros do Leadership in Energy Environmental Design (LEED), dos Estados Unidos, e do Green Star Accreditation, da Austrália, certificações que são referências mundiais na avaliação de empreendimentos sustentáveis: Utiliza lâmpadas fluorescentes, em vez de incandescentes, para economizar energia Os chuveiros e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água, para evitar o desperdício Em substituição a embalagens descartáveis, há recipientes fixos para xampu, condicionador e sabonete nos banheiros Usa equipamentos eletroeletrônicos com baixo consumo de energia Os objetos que decoram os ambientes, entre eles carpetes, cortinas e luminárias, são feitos com material reciclado A construção tem madeira de origem certificada (de reflorestamento), azulejos ou pisos reciclados Adota o sistema de energia solar ou eólica, mesmo que seja para alimentar apenas parte das tomadas Reaproveita o lixo orgânico como adubo em alguns casos, há até uma estação de tratamento e compostagem no terreno Promove o tratamento de esgoto Reaproveita a água da chuva na lavanderia, na piscina e na irrigação dos jardins Tem sistema de reciclagem de lixo, mesmo que seja terceirizado O sistema para abertura das portas dos quartos funciona com um cartão-chave que ativa o controle de luz e regula a temperatura do ambiente. Em alguns casos, há sensores liga-desliga O projeto arquitetônico aproveita a iluminação natural, com paredes envidraçadas e ambientes abertos e bem-ventilados, dispensando (quando possível) a luz artificial e o ar-condicionado Os funcionários são treinados para praticar as medidas sustentáveis desde o gerente até as camareiras. Eles também têm a função de explicar ao hóspede por que o hotel adotou tais normas Investe na comunidade local: contrata e treina os moradores das redondezas, aplica parte do lucro na capacitação dos empregados, patrocina projetos sociais do entorno e incentiva os hóspedes a colaborar com tais iniciativas O hóspede escolhe se prefere não ter as toalhas e os lençóis trocados diariamente e, assim, ajudar na economia de água e também de produtos químicos Utiliza alimentos produzidos na região muitas vezes, orgânicos para compor o cardápio de seu restaurante Fonte:

38 OPORTUNIDADES - Reconhecimentos A Associação de Hotéis Roteiros de Charme congrega atualmente 65 Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos situados, do Norte ao Sul do Brasil, em 16 estados e 55 destinos turísticos. Fundada em 1992 como entidade privada sem fins lucrativos, seus membros são selecionados anualmente pela variedade de suas características e personalidades independentes, segundo rígidos critérios quanto ao conforto, qualidade de serviços e responsabilidade sócio-ambiental, sempre de forma economicamente viável e sustentável. Desenvolveu um Código de Ética e de Conduta Ambiental para a associação, aplicável também à toda indústria hoteleira, com as seguintes diretrizes: Assegurar o apoio e a participação dos principais sócios e administradores na implementação de práticas ambientais e envolver no programa todos que trabalham ou prestam serviços à empresa, bem como seus familiares. Identificar e reduzir os impactos e riscos ambientais, até mesmo no planejamento de novos projetos e construções, visando à preservação do cenário, da fauna e da flora locais. Controlar e diminuir o uso de produtos adversos ao meio ambiente, como asbesto, CFCs, pesticidas e materiais tóxicos, corrosivos, infecciosos, explosivos e inflamáveis. Respeitar os locais e objetos religiosos e históricos, a população anfitriã, seus valores culturais e suas tradições. Conservar energia, eliminando a iluminação supérfula e utlizando, sempre que possível, fontes alternativas, lâmpadas de baixo consumo e equipamentos de controle automático, como temporizadores, sensores e termostatos. Evitar o desperdício e reduzir o consumo de água, verificando a existência de vazamentos, coletando e aproveitando, quando possível, a água da chuva, procurando utilizar duchas, válvulas e equipamentos que possibilitam melhor controle e redução de sua necessidade. Adotar os três Rs da consciência ambiental: reduzir, reutilizar e reciclar. Analisar a demanda de materiais recicláveis e o fluxo dos resíduos sólidos da empresa, identificando os principais componentes do lixo produzido, para fins de estocagem apropriada e reciclagem. Evitar o uso de produtos descartáveis e de recipientes plásticos não recicláveis. Eliminar a queima indiscriminada de lixo, pastagens e o desmatamento. Impedir qualquer vazamento de esgoto não tratado ou de químicos prejudiciais à saúde, no mar, nas nascentes e nos reservatórios de água. Adicionar bactérias consumidoras de matéria orgânica às fossas tradicionais existentes e prever fossas ecológicas para novos projetos, situados em locais não atendidos pela rede municipal de esgoto. Reduzir a poluição sonora e atmosférica, diminuindo a emissão de ruídos e sempre que possível, instalando filtros nos exaustores e substituindo os gases refrigerantes por tipos que não prejudiquem a camada de ozônio. Fonte:

39 O BANCO PODE AJUDAR Outras ações Destinação de IR aos fundos municipais do idoso e da criança e do adolescente (sem desembolso algum) Segundo os estatutos, pessoas físicas que declaram IR pelo formulário completo podem destinar até 6%, do IR devido para Fundos Municipais da Criança e do Adolescente. Além disso, empresas que operam pelo lucro real podem destinar até 1% do IR devido para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e mais 1% para Fundos Municipais do Idoso. Recomendamos que essa destinação seja feita para o município em que a sua empresa atua ou para um daqueles apoiados pelo Banco, por meio do Programa Amigo de Valor (nesse caso, nós garantimos o acompanhamento e a aplicação deste recurso). Reduza e Compense Você pode calcular e compensar suas emissões de gases de efeito estufa, comprando créditos de carbono de projetos certificados que reduzem emissões e ainda geram outros benefícios sociais, ambientais e econômicos.

40 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

41 USO RACIONAL DE ÁGUA

42 PRATICAS: Roteiros do Charme e Quatro Rodas Água Energia Resíduo Avaliar a eficiencia no uso deste recurso, estimando custo e economia potencial Instalar medidores de consumo, evitando possivos vazamentos Deixar a decisão de troca de roupas de banho seja dos hospedes Utilizar água de chuva quando possivel Conscientização através de manuais Força tarefa com gestores responsaveis Utilizar energia alternativa (solar e eólica) Evitar aquecedores eletricos individuais Instalação de controles automaticos (ex: sensores de presença) Substituir lâmpadas convencionais pelas de baixo consumo Cartão-chave que ativa o controle de luz e regula a temperatura do ambiente Adotar os 3 Rs (reduzir, reutilizar, reciclar) Verificar demandas de materiais reciclaveis (sucateiros, catadores de papel, etc) Determinar local correto para destinação dos residuos Monitorar possiveis vazamentos na rede de esgoto Recipientes fixos para xampu, condicionador e sabonete nos banheiros Reaproveitar o lixo orgânico como adubo Fonte dos dados:

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMINIOS

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMINIOS EM CONDOMINIOS Miguel Tadeu Campos Morata Engenheiro Químico Pós Graduado em Gestão Ambiental Considerações Iniciais Meta - A sobrevivência e perpetuação do seres humanos no Planeta. Para garantir a sobrevivência

Leia mais

AGENDA AMBIENTAL Escola Parque

AGENDA AMBIENTAL Escola Parque ALIMENTAÇÃO RESÍDUOS MATERIAIS ENERGIA ÁGUA TRANSPORTE BIODIVERSIDADE AGENDA AMBIENTAL Escola Parque AÇÕES SOLIDÁRIAS EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE \ ENTORNO EXTERI\\OR ENRAIZAMENTO PEDAGÓGICO ENRAIZAMENTO

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Sustentabilidade faz parte do Negócio. Nasser Takieddine

Sustentabilidade faz parte do Negócio. Nasser Takieddine Sustentabilidade faz parte do Negócio Nasser Takieddine O CONCEITO Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Compromisso com o Mundo Sustentável

Compromisso com o Mundo Sustentável Compromisso com o Mundo Sustentável Está em nossa Visão Ser um empresa global e sustentável até 2012. Para nossa empresa ser sustentável, é fundamental a busca de resultados financeiros e o comprometimento

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Práticas de sustentabilidade Ações que tenham como objetivo a construção de um novo modelo de cultura institucional visando a inserção de critérios de sustentabilidade

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

As Diretrizes de Sustentabilidade a serem seguidas na elaboração dos projetos dos sistemas de abastecimento de água são:

As Diretrizes de Sustentabilidade a serem seguidas na elaboração dos projetos dos sistemas de abastecimento de água são: OBJETIVO A SANEPAR busca prestar serviços de Saneamento Ambiental de forma sustentável, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade de vida. Portanto evidencia-se a necessidade de considerar o conceito

Leia mais

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente.

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente. Implementar ações voltadas ao uso racional de recursos sustentabilidade naturais para promover a ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. A Esplanada terá metas de racionalização do

Leia mais

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l Viva Melhor! Campanha Institucional CAMPANHA VIVA MELHOR! Camisetas garrafa squeeze saco lixo para carro FOLHETO PROMOCIONAL CAMPANHA Viva Melhor! JUNTOS, PODEMOS CONSTRUIR UM CAMINHO MAIS SOLIDÁRIO E

Leia mais

Convenção de Condomínio para prédios verdes

Convenção de Condomínio para prédios verdes Convenção de Condomínio para prédios verdes Por Mariana Borges Altmayer A tendência mundial da sustentabilidade na construção civil tem levado cada vez mais as empresas deste mercado a desenvolver empreendimentos

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COLÓQUIO EMPREGOS VERDES E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS 20.08.2009

Leia mais

Práticas Verdes Para Condomínios

Práticas Verdes Para Condomínios Guia de Práticas Verdes Para Condomínios A economia que faz bem para o seu bolso e para o meio ambiente Com o objetivo de incentivar e disseminar práticas sustentáveis em condomínios, o Secovi Rio criou

Leia mais

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School Escola verde Green School Sobre o Colégio Positivo Início das aulas: 18 de fevereiro de 2013 Lançamento oficial: 26 de março de 2013 Proposta de ensino bilíngue (português/inglês) Cerca de 350 alunos,

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

46º Congresso da SBPC/ML terá ações de sustentabilidade

46º Congresso da SBPC/ML terá ações de sustentabilidade 46º Congresso da SBPC/ML terá ações de sustentabilidade Durante o 46º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial serão desenvolvidas ações com o objetivo de conscientizar os participantes

Leia mais

Magazine Meio Ambiente

Magazine Meio Ambiente Página 1 de 5 Magazine Meio Ambiente MEIO AMBIENTE Dez atitudes domésticas ecologicamente corretas Publicado a 28 Janeiro 2011 por Danielrox01 Substituir sacolas de plástico A sacola de plástico é a atual

Leia mais

Barra/Gávea 2012 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE. Plano de Metas EP+20 +5. O O que diz a AGENDA AMBIENTAL. Reaproveitamento de águas de chuva METAS:

Barra/Gávea 2012 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE. Plano de Metas EP+20 +5. O O que diz a AGENDA AMBIENTAL. Reaproveitamento de águas de chuva METAS: Barra/Gávea 2012 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE Plano de Metas EP+20 +5 O O que diz a AGENDA AMBIENTAL ÁGUA Reaproveitamento de águas de chuva Tratamento de águas cinzas Fitodepuração do Rio Rainha 1.

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos PROCESSOS VERDES Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos anteriormente, mas podemos iniciar o processo

Leia mais

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 4, DE 2013.

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 4, DE 2013. ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 4, DE 2013. Institui a Política de Responsabilidade Socioambiental do Senado Federal. A COMISSÃO DIRETORA DO SENADO FEDERAL, no uso da competência que lhe foi conferida pelo

Leia mais

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Pousada Almlan Itaguaí / RJ INFORMAÇÕES DO ESTABELECIMENTO Nome: Pousada Almlan Cnpj: 15.780.689/0001-91 Cadastur: Ramo de Atividade: Restaurantes

Leia mais

Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens

Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens Fórum Varejo Sustentável Alternativas de Embalagens no Varejo Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens Eloísa E. C. Garcia CETEA / ITAL VISÃO DE SUSTENTABILIDADE Consumo Sustentável é saber

Leia mais

Eficiencia Energética e Sustentabilidade

Eficiencia Energética e Sustentabilidade Eficiencia Energética e Sustentabilidade Sorocaba Setembro 2010 Linda Murasawa Superintendente de Desenvolvimento Sustentavel Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

Critérios de classificação:

Critérios de classificação: É com enorme satisfação que informamos que foi atribuído pelo ICNF o reconhecimento da ArcosHouse como Empreendimento de Turismo de Natureza. Critérios de classificação: Critérios para Reconhecimento (nº

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Texto: Agua: pague menos Engenheiro Plinio Tomaz 22 de fevereiro de 2014. Agua: pague menos

Texto: Agua: pague menos Engenheiro Plinio Tomaz 22 de fevereiro de 2014. Agua: pague menos Agua: pague menos A melhor maneira de o usuário da rede pública de abastecimento de água potável diminuir o seu consumo mensal, isto é, pagar menos, é tomar uma das quatro atitudes ou várias delas na seguinte

Leia mais

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade Política de Sustentabilidade Síntese O Compromisso ALIANSCE para a Sustentabilidade demonstra o nosso pacto com a ética nos negócios, o desenvolvimento das comunidades do entorno de nossos empreendimentos,

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E CERTIFICAÇÃO AQUA EM EMPREENDIMENTO COMERCIAL

SUSTENTABILIDADE E CERTIFICAÇÃO AQUA EM EMPREENDIMENTO COMERCIAL FICHA TÉCNICA Empresa: Syene Empreendimentos Projeto: Syene Corporate Área Construída: 77.725,45 m² Data de implementação: 01/09/2010 Responsável: Jealva Fonseca Contato: jealva@syene.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM?

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? 1. Matéria Bruta Representa a vontade de melhorar o 6. Reciclagem mundo e construir um futuro mais próspero. É o equilíbrio econômico, social e ambiental que garante a qualidade

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Tecnologia e Sustentabilidade

Tecnologia e Sustentabilidade Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade Robério Fernandes Alves de Oliveira 1 Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade As dimensões da sustentabilidade Econômica Social AMBIENTAL 2 Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

SUSTENTABILIDADE 2014

SUSTENTABILIDADE 2014 SUSTENTABILIDADE 2014 Rutivo de no CONSTRUIR, PLANTAR E TRANSFORMAR Nosso objetivo vai além de ser responsável pelo processo construtivo de nossas obras, procuramos estimular e disseminar o conceito de

Leia mais

dicas sustentáveis Como crescer com práticas responsáveis

dicas sustentáveis Como crescer com práticas responsáveis dicas sustentáveis Como crescer com práticas responsáveis Um desafio que envolve você! Compartilhamos os mesmos espaços e problemas, mas também as soluções. É fundamental ter atitudes responsáveis, suprindo

Leia mais

Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis

Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis Viabilidade, Projeto e Execução Análise de Investimento em Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis São Paulo, 19 de agosto de 2008 Luiz Henrique Ceotto Tishman

Leia mais

Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos. Teresópolis, RJ - Brasil. Práticas de Sustentabilidade

Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos. Teresópolis, RJ - Brasil. Práticas de Sustentabilidade Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos Teresópolis, RJ - Brasil Práticas de Sustentabilidade 1º de maio de 2013 HOTEL ROSA DOS VENTOS Teresópolis, RJ Brazil Apresentação O presente documento destina-se a relacionar

Leia mais

Livro: Agua: pague menos Engenheiro Plinio Tomaz 12 de dezembro de 2010

Livro: Agua: pague menos Engenheiro Plinio Tomaz 12 de dezembro de 2010 Capitulo 01- Peças que economizam água 1.1 Objetivo A primeira atitude de autoridade que quer economizar água é a instalação de peças que economizem água, sem criar problemas com a segurança da qualidade

Leia mais

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental PROJETO AMIGOS DO PLANETA Autor Rose Mariah de Souza Ferreira Gestora Ambiental Gravataí, março de 2011. Introdução Pensar em tornar o ambiente em que se vive sustentável, é direcionar ações capazes de

Leia mais

Autores: DIEGO WINNER DE OLIVEIRA NUNES ELAINE FRANCIANY MARQUES DOS SANTOS GIOVANNA CARLA CASSARO KATIUCY SANTOS FREITAS LUANNA VIEIRA DIAS

Autores: DIEGO WINNER DE OLIVEIRA NUNES ELAINE FRANCIANY MARQUES DOS SANTOS GIOVANNA CARLA CASSARO KATIUCY SANTOS FREITAS LUANNA VIEIRA DIAS Autores: DIEGO WINNER DE OLIVEIRA NUNES ELAINE FRANCIANY MARQUES DOS SANTOS GIOVANNA CARLA CASSARO KATIUCY SANTOS FREITAS LUANNA VIEIRA DIAS Este trabalho busca desenvolver ideias sustentáveis para pequenas

Leia mais

Consumo Consciente e Criação de Valor Compartilhado

Consumo Consciente e Criação de Valor Compartilhado Nestlé Brasil Ltda. Consumo Consciente e Criação de Valor Compartilhado ALAS Agosto, 2010 CSV - Responsabilidade Social Corporativa na Nestlé Além da sustentabilidade: criar valor CRIAR VALOR COMPARTILHADO

Leia mais

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER?

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER? O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O futuro é uma incógnita. As tendências são preocupantes, mas uma coisa é certa: cada um tem de fazer sua parte. Todos somos responsáveis. A atual forma de relacionamento da humanidade

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Automação para desempenho ambiental e desenho universal

Automação para desempenho ambiental e desenho universal Automação para desempenho ambiental e desenho universal 58 pontos providos por sistemas de e equipamentos periféricos Eng. Gabriel Peixoto G. U. e Silva Selos verdes AQUA (selo francês HQE) Alta Qualidade

Leia mais

DICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ILUMINAÇÃO

DICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ILUMINAÇÃO DICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ILUMINAÇÃO INTRODUÇÃO A energia elétrica é um recurso importante e indispensável em nossas vidas. Além de proporcionar conforto e segurança à população, garante

Leia mais

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental Cronograma finalização da disciplina GA I Instrumentos de Gestão Ambiental São ferramentas que auxiliam o gestor no seu plano de gestão ambiental Política e Legislação Ambiental Licenciamento Ambiental

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: Ana.duartemendonca@gmail.com RESUMO

Leia mais

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis Engenharia A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis A construção sustentável é um novo conceito que está surgindo dentro da engenharia civil. A construção sustentável além de tornar a obra ecológica,

Leia mais

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como:

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Luigi - 1º ano A A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Coleta seletiva, economia de água (banhos mais curtos, fechar a torneira

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL "PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, fundado em 1992, o CEMPRE se dedica à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaboticabal

Prefeitura Municipal de Jaboticabal LEI Nº 4.715, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. RAUL JOSÉ SILVA GIRIO, Prefeito Municipal de Jaboticabal, Estado de São Paulo, no

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

DICAS PARA UM MUNDO MELHOR

DICAS PARA UM MUNDO MELHOR DICAS PARA UM MUNDO MELHOR Cartilha do Meio Ambiente Mobilização Energia Transporte Água CUIDANDO DO FUTURO Desenvolvimento sustentável define-se como aquele que atende às necessidades do presente sem

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br O QUE É A ASSOCIAÇÃO RECICLE A VIDA A Recicle a Vida, é uma Associação de Catadores sem fins lucrativos, de direito

Leia mais

INCA. coleta seletiva de lixo e gestão de resíduos, coletor solar para pré-aquecimento da água, células fotovoltaicas

INCA. coleta seletiva de lixo e gestão de resíduos, coletor solar para pré-aquecimento da água, células fotovoltaicas Durante a execução dos projetos de hospitais como Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Santa Catarina, a MHA instituiu a sua área de Gerenciamento de Obras, até hoje um importante serviço oferecido

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) Institui o Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A presente lei tem por

Leia mais

Sustentabilidade do planeta. Este assunto diz respeito a todos nós!

Sustentabilidade do planeta. Este assunto diz respeito a todos nós! Sustentabilidade do planeta Este assunto diz respeito a todos nós! Situação no mundo atual O Planeta pede socorro!!! A atividade humana tem impactado negativamente o meio ambiente Os padrões de consumo

Leia mais

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO Economia de Água Um universo de possibilidades ao seu alcance COMO EVITAR O DESPERDÍCIO Nossas casas, edifícios e indústrias desperdiçam água, antes mesmo do seu consumo. Aplicar os princípios do uso racional

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS MARCO LEGAL Diálogo do Governo Federal com Sociedade Civil (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis MNCR). Código Brasileiro de Ocupações - 2002 Reconhecimento a Categoria profissional

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário Luiz Antônio Jaeger (21) 9702 9194 luizantonio@parme.com.br parme@parme.com.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário Luiz Antônio Jaeger (21) 9702 9194 luizantonio@parme.com.br parme@parme.com. PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Pleno Dados da empresa Razão Social Franquipar Franqueadora e Licenciadora de Marcas Ltda. Nome fantasia Parmê

Leia mais

Produto mais sustentável

Produto mais sustentável Produto mais sustentável De maneira geral, um produto pode ser considerado mais sustentável por diversas razões: a) processo de fabricação com baixo impacto: consiste em produtos que eliminaram ingredientes

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, que visa apoiar

Leia mais

Critérios de Sustentabilidade Ambiental de Produtos. Luciana Betiol FGVCes Centro de Estudos em Sustentabilidade Outubro/2007

Critérios de Sustentabilidade Ambiental de Produtos. Luciana Betiol FGVCes Centro de Estudos em Sustentabilidade Outubro/2007 Critérios de Sustentabilidade Ambiental de Produtos Luciana Betiol FGVCes Centro de Estudos em Sustentabilidade Outubro/2007 Agenda Origem do estudo de Critérios de Sustentabilidade Ambiental de Produtos

Leia mais

Ações de Ecoeficiência na Caixa

Ações de Ecoeficiência na Caixa Ações de Ecoeficiência na Caixa Marcos Históricos 2003 Adesão ao Pacto Global 2004 Aprovada Política Ambiental CAIXA 2005: Instalação do Comitê de Política Ambiental; 2007 Criação das GN Meio Ambiente

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Conviver Rural Jaíba. Para se ter eficiência energética é preciso ter inteligência. Grandes resultados para os pequenos produtores do Jaíba.

Conviver Rural Jaíba. Para se ter eficiência energética é preciso ter inteligência. Grandes resultados para os pequenos produtores do Jaíba. Para se ter eficiência energética é preciso ter inteligência Desde 1998, por lei, toda distribuidora de energia precisa investir em ações que reduzam o desperdício de energia elétrica. Uma determinação

Leia mais

Soluções sustentáveis para a vida.

Soluções sustentáveis para a vida. Soluções sustentáveis para a vida. A Ecoservice Uma empresa brasileira que está constantemente em busca de recursos e tecnologias sustentáveis para oferecer aos seus clientes, pessoas que têm como conceito

Leia mais

Caixa Econômica Federal! "#$%&&'

Caixa Econômica Federal! #$%&&' Caixa Econômica Federal! "#$%&&' $! % & ' (! " # )*+),&- $ ./', 0'12' 2003 2004 2004 2005 2007 2008 2009 Adesão ao Pacto Global; Projeto Corporativo Responsabilidade Social : Incorporação dos princípios

Leia mais

Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo

Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo IDHEA Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica www.idhea.com.br idhea@idhea.com.br (disponível na íntegra para clientes) Introdução O conceito

Leia mais

"Água e os Desafios do. Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO.

Água e os Desafios do. Setor Produtivo EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. "Água e os Desafios do Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PAPEL DE CADA UM É o desenvolvimento que atende às necessidades

Leia mais

Viver Confortável, Morar Sustentável

Viver Confortável, Morar Sustentável Viver Confortável, Morar Sustentável A Verde Lar foi criada em Março de 2009, dando início a uma jornada com o compromisso e ética das questões ambientais no mercado habitacional oferecendo soluções para

Leia mais

São José dos Campos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

São José dos Campos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos São José dos Campos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Este sistema garante tratamento e destino adequado aos resíduos gerados na cidade, de modo que eles não

Leia mais

Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção

Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção siderúrgica. Ontário Canadá GESTÃO AMBIENTAL Sistema de gestão

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE 12:43 Page 1 INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE Jardins é Page 2 LIXO UM PROBLEMA DE TODOS Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos. Uma pessoa é capaz

Leia mais

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa Índice 3 Resultados da pesquisa 17 Conclusão 19 Questionário utilizado na pesquisa Esta pesquisa é uma das ações previstas no Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense,

Leia mais

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL ÍNDICE O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE ENERGIA SOLAR NA ARQUITETURA VERDE ENERGIA SOLAR VANTAGENS

Leia mais

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades.

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. professor Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. Também serão produzidos, dentro de sala de aula, cartazes

Leia mais

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares Faculdade de ciências e tecnologia do maranhão-facema Caxias/MA pedroftb@hotmail.com.br/coor.educacaoambiental@facema.edu.br

Leia mais

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011 RECURSOS SOLÍDOS AQUECEDOR SOLAR COM MATERIAIS RECICLAVEIS

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011 RECURSOS SOLÍDOS AQUECEDOR SOLAR COM MATERIAIS RECICLAVEIS CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011 RECURSOS SOLÍDOS AQUECEDOR SOLAR COM MATERIAIS RECICLAVEIS Tapera-RS 2012 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. NOME DA AABB: Programa AABB Comunidade Tapera 1.2. TÍTULO: Aquecedor

Leia mais

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL SOUZA,I.C. ;BUFAIÇAL,D.S.S;SANTOS,M.D.;ARANTES,S.S.;XAVIER,L.;FERREIRA,G.K.S; OLIVEIRA,B.A.;PAGOTTO,W.W.B.S.;SILVA,R.P.;SANTOS.L.G.;SANTOS.F.F.S.;FRANCO,R.

Leia mais

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER.

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. Na verdade você corre o risco de molhar o medidor e causar Curto-circuito.

Leia mais

COLETÂNEA DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE I - PRÁTICAS IMEDIATAS E PERMANENTES PARA PROMOVER O USO RACIONAL DA ENERGIA ELÉTRICA:

COLETÂNEA DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE I - PRÁTICAS IMEDIATAS E PERMANENTES PARA PROMOVER O USO RACIONAL DA ENERGIA ELÉTRICA: COLETÂNEA DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE I - PRÁTICAS IMEDIATAS E PERMANENTES PARA PROMOVER O USO RACIONAL DA ENERGIA ELÉTRICA: 1 Sobre a utilização de aparelhos de ar condicionado: a) Desligar o aparelho

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

Sustentabilidade do Planeta. Todo mundo deve colaborar!

Sustentabilidade do Planeta. Todo mundo deve colaborar! Sustentabilidade do Planeta Todo mundo deve colaborar! Situação no mundo atual O Planeta pede socorro!!!! A atividade humana tem impactado negativamente o meio ambiente. Os padrões atuais de consumo exploram

Leia mais

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 1. APRESENTAÇÃO Com o objetivo de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira

Leia mais