Em Laboratório de Física Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em Laboratório de Física Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas"

Transcrição

1 1 Em Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas físicas mensuráveis (comprimento, tempo, massa, temperatura etc.) obtidas através de instrumentos de medida. Busca-se o valor verdadeiro de uma grandeza física específica, porém valores verdadeiros são, por natureza, indeterminados. Fala-se, então, em melhor estimativa. O texto a seguir trata da obtenção e da comunicação dessa melhor estimativa. 1. Anatomia de uma medida Mensurando é uma grandeza física específica submetida à medição, sendo que o valor do mensurando é consistente com a definição de uma dada grandeza física (*). Um instrumento de medida possibilita uma estimativa da medida procurada, isto é, do valor do mensurando. A qualidade de tal estimativa depende da escala e da precisão do instrumento de medida. Dada a limitação deste, a estimativa vem acompanhada de uma incerteza. 2. Propriedades Exatidão (ou Acurácia): grau de concordância entre o resultado de uma medição (estimativa) e um valor verdadeiro do mensurando. Inverso da Dispersão (fisicamente Repetitividade ou Reprodutibilidade): grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando, efetuadas sob as mesmas condições de medição. A dispersão está relacionada com a incerteza. Escala (): ordenação de uma grandeza física em acordo com a magnitude (na Engenharia, múltiplos de 10 3 ). Em geral um instrumento de medida opera em determinada escala de medidas. Ex.: Escala de balança de farmácia e de laboratório são quilograma (kg) e grama (g), respectivamente. Precisão (p): quantidade de algarismos decimais fornecidos pelo instrumento de medida operando em determinada escala. Em geral coincide com a unidade de medida do instrumento de medida. Algarismos significativos (a.s.): a quantidade de algarismos significativos de uma medida de determinada grandeza física específica tem origem na leitura desta em um instrumento de medida operando em determinada escala. (**) Define-se a quantidade de algarismos significativos de uma medida como a quantidade de algarismos contados da esquerda para a direita, a partir do primeiro algarismo não nulo. Obs.: A escala e a precisão de um instrumento são estruturais, de modo que não podem ser alterados. O desgaste do equipamento, a não calibragem, o uso equivocado, podem alterar a reprodutibilidade da medição, o que nos leva a entender que a dispersão é funcional. (*) A unidade de medida de uma grandeza física específica é determinada em relação a um padrão de referência, o qual é tomado como valor verdadeiro convencional (1 m, 1 s, 1 kg etc.). (**) Um algarismo ou dígito é um dos algarismos indu-arábicos 0, 1 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

2 2 3. Composição de uma medida do mensurando Toda e qualquer medida experimental é composta de uma estimativa e de uma incerteza ou (estimativa incerteza) unidade de medida a. Estimativa da medida (x x) u.m. A estimativa de uma medida pode ser determinada basicamente de três formas: Instrumental : deriva da leitura de um instrumento. Fala-se em medida direta. Ex.: dimensões e massa do corpo, espaço e tempo, temperatura etc. Estatística : análise de um conjunto de medidas referentes a uma grandeza física específica de um mesmo objeto em um mesmo estado (mesmas condições de medição: pressão, temperatura etc.). Em geral tal conjunto é composto por medidas diretas. Combinada : deriva da combinação de duas ou mais grandezas físicas específicas via operações matemáticas (adição e/ou potenciação). Fala-se em medida indireta. Ex.: área e volume e densidade do corpo, velocidade etc. b. Incerteza da medida Incerteza Direta A incerteza da medida direta é composta por três incertezas básicas como segue Incerteza residual sistemática ou aleatória x res incerteza residual sistemática ou aleatória, ocorre devido à desvios na calibragem do equipamento, condições físicas inadequadas (como temperatura/umidade inconstantes, ruídos/vibrações externas etc.). Incerteza devido ao experimentador x exp incerteza devido ao experimentador, resulta das limitações humanas em relação aos sentidos (visão e audição, principalmente). Mas a incerteza também vem do reflexo do operador, da paralaxe, da qualidade do treinamento etc. Incerteza calculada x calc incerteza calculada, determinada por meio da estatística e/ou da propagação de erro. Também engloba a incerteza instrumental (x inst). Verifica-se sempre Incerteza Instrumental ou digital x calc x inst. : deriva da leitura do instrumento de medida, o qual pode ser analógico Em instrumentos analógicos, sem a presença do nônio x inst = p/2 A incerteza é igual à metade da precisão (unidade de medida) Ex.: régua, trena, balança etc. com a presença do nônio x inst = p. Ex.: paquímetro, micrômetro etc. Em instrumentos digitais é importante consultar o manual, principalmente aqueles que operam em diferentes escalas de medida. Porém, na ausência do manual, pode-se adotar a incerteza sobre o último dígito do painel (aquele que oscila ou flutua ) x inst = p. Ex. paquímetro, cronômetro, multímetro. Essa incerteza instrumental também origina-se na qualidade das instalações, na calibragem e manutenção dos instrumentos.

3 3 Incerteza Indireta : A incerteza da medida indireta (aritmética) é definida pelas regras de propagação da incerteza. Ex.: áreas, volumes, densidades etc. Incerteza Estatística : deriva da análise estatística de um conjunto de medidas que podem sofrer algum tipo de variação; esta está relacionada fisicamente à Repetitividade ou Reprodutibilidade das medidas. Ex.: Muitas medidas do diâmetro de um pistão (à mesma temperatura e pressão), ou única medida do diâmetro de muitos pistões (todos à mesma temperatura e pressão). NOTA: Verifica-se sempre que x x inst! Há situações em que x res = x exp = 0. Característica da Incerteza A incerteza é escrita com um ou dois algarismos significativos no máximo (máx. 2 a.s.). Em geral um instrumento de medida fornece a incerteza com um algarismo significativo. 4. Determinação da melhor estimativa do valor de um mensurando (Tipo 1) Objetiva-se quantificar propriedades e/ou estados (tomados como constantes) de um dado mensurando. Formulário Estatística: muitas medidas de uma mesma grandeza, com o mensurando no mesmo estado Estatística Estimativa Incerteza (quadrática) Muitas Medidas (N >> 2)

4 4 Aritmética: diferentes medidas combinadas, com o mensurando no mesmo estado Algébrica Estimativa Incerteza (quadrática) Adição Potenciação A incerteza é concluída fazendo onde incerteza calculada,, é determinada pela incerteza estatística,, e/ou aritmética,, as quais surgem sobrepondo a incerteza instrumental,, ou seja, Jogo Rápido: sobre a estimativa de medidas provenientes de operações aritméticas (combinadas) Adição/Subtração: a precisão do resultado (de N parcelas na mesma escala) é determinada pela parcela de menor precisão. Multiplicação/Potenciação: a quantidade de algarismos significativos do resultado (de N fatores) é igual à do fator com menos algarismos significativos. Critério de Arredondamento Arredondar ou truncar um número... analisa-se o algarismo seguinte ao último a ser mantido NOTA: a calculadora também opera dessa forma. 5. Determinação da melhor estimativa do valor de um mensurando (Tipo 2) Objetiva-se quantificar propriedades, particulares ou gerais, de artefatos materiais, a partir arranjos de calibração. Ex.: gravidade, constante elástica, calor específico, massa padrão etc. Arranjo de calibração consiste na construção de tabelas com valores das grandezas físicas específicas, das quais a propriedade procurada depende, tomadas em diferentes estados. x Y x 1 y 1 x 2 y 2 x 3 y 3 x N y N A melhor estimativa da grandeza física específica é determinada via método qualitativo (gráfico) ou estatístico (método dos mínimos quadrados, m.m.q.). O fluxograma a seguir ilustra isso.

5 5 a. Qualitativo: Gráfico (reta média) Na tabela de dados (x i, y i), os pontos x i e y i representam medidas diretas ou indiretas, subentendendo-se uma relação linear entre tais medidas: y = A + Bx onde B é a inclinação (coeficiente angular) e A é o intercepto (coeficiente linear). Porém, dada a origem experimental dos pontos, é esperado, para todo i = 1, 2,, N. Busca-se uma equação de reta média, a qual tem a função de minimizar coletivamente os desvios das medidas experimentais, permitindo a obtenção (confiável) dos parâmetros procurados (A e B). Gráfico Para se determinar os parâmetros A e B da equação da reta média, considere a análise a seguir. A incerteza de uma medida altera sua representação gráfica, de um ponto para um segmento de reta (de comprimento 2x i), conforme figura ao lado. Em um Gráfico (x, y), por sua vez, cada ponto (x i, y i) tem a ele associado uma área (de incerteza) de tamanho (2x i)(2y i). As quatro figuras abaixo ilustram o processo para a obtenção da reta média. Em (a) os pontos (x i, y i) são marcados com as respectivas áreas de incerteza. O ponto baricêntrico aparece na figura (b). Não há preocupação em marcar sua área de incerteza porque a reta média deverá passar por ele.

6 6 As retas máxima e mínima devem passar por todas as áreas a partir do ponto central (baricentro), conforme figura (c). As inclinações máxima e mínima são limitas pelo vértice do quadrado (área de incerteza) de um dos pontos. A partir do exemplo dado acima se verifica os pontos e. Conhecendo-se as retas máxima e mínima determina-se a reta média, indicada na figura (d), conforme tabela abaixo. Parâmetros: Baricentro, Inclinação (B) e Intercepto (A) O baricentro é um ponto central para a análise e determinação da melhor estimativa do mensurando estudado. Tem a propriedade de satisfazer a função acima, isto é, Baricentro Estimativa Incerteza Abscissa Ordenada CASO ESPECIAL Em algumas situações experimentais tem-se que as incertezas são iguais para todas as medidas, (medidas tomadas com o mesmo instrumento e/ou pelo mesmo operador). Nestes casos o baricentro pode ser simplificado como segue. Baricentro Estimativa Incerteza Abscissa

7 7 Ordenada Determinação dos parâmetros da reta média: inclinação (B B) e intercepto (A A). A reta média é determinada a partir do Gráfico (x, y), construído em papel milimetrado (ou em monolog ou dilog). Conhecendo os pontos P max = (x max, y max) e P min = (x min, y min), então Estatística Estimativa Inclinação (coeficiente angular) Intercepto (coeficiente linear) Cabe notar que as incertezas B e A devem ser determinadas via propagação de erro. CASO ESPECIAL Em certos experimentos a reta média deve passar pela origem (0, 0). Nestes casos, impõe-se A = 0 e determina-se B como segue, Estatística Estimativa Inclinação (coeficiente angular) Cabe notar que a incerteza B é determina via propagação de erro. b. Quantitativo: Método dos Mínimos Quadrados (M.M.Q.) O Método dos Mínimos Quadrados é um método quantitativo para se determinar os coeficientes de uma função. Para tanto deve supor uma relação entre as grandezas x e y, a qual é assumida linear. Cálculo dos parâmetros B (inclinação) e A (intercepto) da função y = Bx + A Estatística Estimativa Incerteza (quadrática) Inclinação (coeficiente angular) Intercepto (coeficiente linear) onde são as médias aritméticas dadas por e

8 8 A construção de uma tabela auxiliar agiliza os cálculos Ponto x i y i B B A A N Considerando que a reta passa pela origem: y = Bx Estatística Estimativa Incerteza (quadrática) Inclinação (coeficiente angular) onde são as médias aritméticas dadas por e 6. Expressão da Melhor Estimativa do Mensurando (x x) u.m. A estimativa, x, e a incerteza, x, estão na mesma escala (), com a mesma precisão (p). A incerteza é escrita com até dois algarismos significativos (2 a.s.) no máximo. Ex.: (275 3) mm, (82,80 0,15) g, (9,79 0,01) m/s 2 Alternativamente, pode-se escrever x(a.s. x) u.m. Ex.: 275(3) mm, 82,80(15) g, 9,79(1) m/s 2 Note que convencionou que os dígitos entre parênteses, isto é, a incerteza, atua sobre os últimos dígitos do número fora dos parênteses, isto é, a medida estimada. 7. Referências [1] Guia Para a Expressão da Incerteza de Medição. 3ª Ed. Rio de Janeiro: ABNT, INMETRO, [2] Gordon Leslie SQUIRES. Practical Physics. 4th ed. Cambridge, [2] [3] International vocabulary of metrology Basic and general concepts and associated terms (VIM) [

Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente

Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente aa.felix@unesp.br vinicius.valente@unesp.br www.iq.unesp.br/laboratoriodefisica Número 1 Grandeza

Leia mais

Laboratório de Física I. Prof. Paulo Vitor de Morais

Laboratório de Física I. Prof. Paulo Vitor de Morais Laboratório de Física I Prof. Paulo Vitor de Morais Introdução Inicialmente vamos abordar: Grandezas físicas e o Sistema Internacional de Unidades (SI); Conceito de exatidão e precisão; Algarismos significativos;

Leia mais

Medidas em Laboratório

Medidas em Laboratório Medidas em Laboratório Prof. Luis E. Gomez Armas Lab. de Física Unipampa, Alegrete 1 o Semestre 2014 Sumário O que é fazer um experimento? Medidas diretas e indiretas Erros e sua classificação Algaritmos

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Introdução ao curso de Física Experimental I Cronograma do curso Método de avaliação Método para confecção dos relatórios Horário de atendimento aos alunos Disponibilização

Leia mais

Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física. Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis

Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física. Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis AULA 2 Tomada de dados e estimativa de incertezas Propagação de incertezas Atividades

Leia mais

Metrologia e Controle Geométrico Aula 3 PROF. DENILSON J. VIANA

Metrologia e Controle Geométrico Aula 3 PROF. DENILSON J. VIANA Metrologia e Controle Geométrico Aula 3 PROF. DENILSON J. VIANA Medição direta É aquela em que o sistema de medição já indica naturalmente o valor do mensurando. Tipos de acordo com a variabilidade do

Leia mais

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição Instrumentação Industrial Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição Introdução a Metrologia O que significa dizer: O comprimento desta régua é 30cm. A temperatura

Leia mais

Erros e Medidas. Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental. Profº Carlos Alberto

Erros e Medidas. Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental. Profº Carlos Alberto Erros e Medidas Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental Medindo grandezas Físicas Medir é comparar duas grandezas sendo uma delas previamente definida como padrão e a outra desconhecida.

Leia mais

4 ABORDAGENS METROLÓGICAS

4 ABORDAGENS METROLÓGICAS 4 4 ABORDAGENS METROLÓGICAS Neste capitulo são apresentados os termos metrológicos utilizados neste documento. Estes conceitos foram selecionados do Vocabulário Internacional de termos fundamentais e gerais

Leia mais

Prof. Paulo Vitor de Morais

Prof. Paulo Vitor de Morais Física Experimental I Prof. Paulo Vitor de Morais paulovitordmorais91@gmail.com Cronograma de práticas P1 tem 19 dias letivos; P2 tem 17 dias letivos; Serão aproximadamente 11 experimentos; A princípio

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Medidas de grandezas físicas Valor numérico e sua incerteza, unidades apropriadas Exemplos: - Velocidade (10,02 0,04) m/s - Tempo (2,003 0,001) µs - Temperatura (273,3

Leia mais

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS Introdução Na leitura de uma medida física deve-se registrar apenas os algarismos significativos, ou seja, todos aqueles que a escala do instrumento permite ler mais um único

Leia mais

Introdução à Instrumentação

Introdução à Instrumentação Introdução à Instrumentação Tipos de Instrumentos de medida Instrumentos analógicos Instrumentos baseados numa agulha com movimento angular ou linear que se desloca sobre uma escala. Instrumentos digitais

Leia mais

MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO

MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO Medição e medida de grandezas físicas Uma grandeza física é uma propriedade de um corpo ou uma característica de um fenómeno que pode ser medida. A medição é a operação pela qual

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL C ( )

FÍSICA EXPERIMENTAL C ( ) FÍSICA EXPERIMENTAL C (4323301) REPRESENTAÇÃO DE INCERTEZAS EM RESULTADOS EXPERIMENTAIS Medida, erro e incerteza Qualquer medida física possui sempre um valor verdadeiro, que é sempre desconhecido, e um

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Aula 2: Organização e descrição de dados e parâmetros de dispersão e correlação

Física Geral - Laboratório. Aula 2: Organização e descrição de dados e parâmetros de dispersão e correlação Física Geral - Laboratório Aula 2: Organização e descrição de dados e parâmetros de dispersão e correlação 1 Física Geral - Objetivos Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de compreender as principais

Leia mais

7 Resultados de Medições Diretas. Fundamentos de Metrologia

7 Resultados de Medições Diretas. Fundamentos de Metrologia 7 Resultados de Medições Diretas Fundamentos de Metrologia Motivação definição do mensurando procedimento de medição resultado da medição condições ambientais operador sistema de medição Como usar as informações

Leia mais

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos.

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos. MNPEF Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Medidas e Incertezas Medir é um procedimento experimental em que o valor de uma grandeza é determinado em termos do valor de uma unidade definida através

Leia mais

Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais

Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais Medida, erro e incerteza Qualquer medida física sempre possui um valor verdadeiro, que é sempre desconhecido e um valor medido.

Leia mais

Coordenação de Engenharia de Alimentos Química Analítica - QA32A Professora: Ailey Ap. Coelho Tanamati MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Coordenação de Engenharia de Alimentos Química Analítica - QA32A Professora: Ailey Ap. Coelho Tanamati MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Coordenação de Engenharia de Alimentos - QA32A Professora: Ailey Ap. Coelho Tanamati MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Processo de determinar o valor, a quantidade, o grau ou a capacidade de uma grandeza

Leia mais

Erros e tratamento de dados experimentais

Erros e tratamento de dados experimentais Erros e tratamento de dados experimentais Química Geral Experimental Profa. Daniela Gonçalves de Abreu Profa. Glaucia Maria da Silva 1º semestre de 2016 1 É possível obter o valor verdadeiro de uma grandeza

Leia mais

Instrução de Trabalho

Instrução de Trabalho Instrução para Cálculo de Incerteza de Medição IT - 002 04 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5 REGISTROS 6 RESPONSABILIDADES 7 CONTROLE DE ALTERAÇÕES 8 ANEXOS

Leia mais

TRATAMENTO ESTATÍSTICO DE DADOS EXPERIMENTAIS

TRATAMENTO ESTATÍSTICO DE DADOS EXPERIMENTAIS TRATAMENTO ESTATÍSTICO DE DADOS EXPERIMENTAIS I. INTRODUÇÃO Profa. Dra. Lúcia Helena Seron I. 1. Algarismos Significativos O número de algarismos significativos numa medida pode ser definido como o número

Leia mais

Física Geral. Incertezas em Medidas Diretas

Física Geral. Incertezas em Medidas Diretas Física Geral Incertezas em Medidas Diretas Experimento Simples Medidas diretas: valores resultantes de medições de uma mesma grandeza, realizadas por um mesmo experimentador, com o mesmo instrumento de

Leia mais

Aula 4: Gráficos lineares

Aula 4: Gráficos lineares Aula 4: Gráficos lineares 1 Introdução Um gráfico é uma curva que mostra a relação entre duas variáveis medidas. Quando, em um fenômeno físico, duas grandezas estão relacionadas entre si o gráfico dá uma

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 3 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 3 a Aula * Introdução às Medidas em Física 3 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/fap015_011/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 006 sala 16 ramal 6811 1 Experiência II: Densidade de Sólidos!

Leia mais

Lista de revisão para a prova

Lista de revisão para a prova Turma: Licenciatura em Física Período: 1º Disciplina: Introdução à Física Experimental Profª Marcia Saito Lista de revisão para a prova I) Leitura de equipamentos 1) Fazer a leitura dos seguintes instrumentos:

Leia mais

Tratamento estatístico de observações geodésicas

Tratamento estatístico de observações geodésicas Tratamento estatístico de observações geodésicas Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal OBJETIVO: parâmetros estatísticos são utilizados para avaliar os métodos empregados ou para o controle de qualidade dos trabalhos.

Leia mais

Aula II Estatística Aplicada à Instrumentação Industrial -Avaliação da Incerteza de Medição

Aula II Estatística Aplicada à Instrumentação Industrial -Avaliação da Incerteza de Medição Aula II Estatística Aplicada à Instrumentação Industrial -Avaliação da Incerteza de Medição Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Disciplina: Instrumentação e Automação Industrial I(ENGF99)

Leia mais

CÁLCULO DA INCERTEZA

CÁLCULO DA INCERTEZA CÁLCULO DA INCERTEZA O resultado de uma medição é somente um valor aproximado ou uma estimativa do Mensurando. ele é completo somente quando acompanhado do valor declarado de sua incerteza. A incerteza

Leia mais

Erros e tratamento de dados experimentais. Fundamentos de Química Experimental

Erros e tratamento de dados experimentais. Fundamentos de Química Experimental Erros e tratamento de dados experimentais Fundamentos de Química Experimental 1º semestre de 2017 1 É possível obter o valor verdadeiro de uma grandeza através de medidas experimentais? NÃO Limitação das

Leia mais

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Setembro/2018 Medidas de uma grandeza Uma medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o

Leia mais

Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia

Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia Como a metrologia possui interferência em quase todas as áreas da sociedade, torna-se imperativo que exista uma linguagem comum em todas elas, de forma que

Leia mais

CORRETO DUVIDOSO. Introdução. Algarismo Significativo

CORRETO DUVIDOSO. Introdução. Algarismo Significativo Teoria de Erros Introdução As grandezas físicas são determinadas experimentalmente, por medidas ou combinações de medidas, as quais têm uma incerteza intrínseca advinda dos métodos de medidas, das características

Leia mais

Física Experimental I

Física Experimental I Medidas em Física Teoria do Erro Física Experimental I Medidas Físicas Diretas: leitura de uma magnitude mediante o uso de instrumento de medida, ex: Comprimento de uma régua, a corrente que passa por

Leia mais

Teoria dos Erros. Figura 1 - Medida de um objeto com uma régua graduada em centímetros

Teoria dos Erros. Figura 1 - Medida de um objeto com uma régua graduada em centímetros 3 Teoria dos Erros 1. Introdução As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas tem uma incerteza intrínseca que advém das características

Leia mais

Metrologia e Controle Geométrico Aula 2 PROF. DENILSON J. VIANA

Metrologia e Controle Geométrico Aula 2 PROF. DENILSON J. VIANA Metrologia e Controle Geométrico Aula 2 PROF. DENILSON J. VIANA Erro de Medição É a diferençaentre o valor medido de uma grandeza e um valor de referencia (valor verdadeiro) E=I-VV E=Erro de medição I=Indicação

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral - Laboratório. Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral - Laboratório Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Experimentos: medidas diretas Experimento de medidas diretas de uma grandeza: Aquisição de um conjunto de dados através de

Leia mais

1- Medidas Simples e Diretas

1- Medidas Simples e Diretas 1- Medidas Simples e Diretas Três regras básicas: 1) A incerteza (ou erro) associada a uma medida simples e direta é dada por: a) metade da menor divisão da escala do instrumento de medida, quando esta

Leia mais

definição do mensurando condições ambientais

definição do mensurando condições ambientais Motivação definição do mensurando procedimento de medição resultado da medição condições ambientais operador sistema de medição Como usar as informações disponíveis sobre o processo de medição e escrever

Leia mais

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Prof. José Antonio Souza CCNH UFABC

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Prof. José Antonio Souza CCNH UFABC MNPEF Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Prof. José Antonio Souza CCNH UFABC Apresentação da Disciplina Proposta Propor e realizar experimentos de física moderna e clássica O conteúdo pode ser

Leia mais

Capítulo I Noções básicas sobre incertezas em medidas

Capítulo I Noções básicas sobre incertezas em medidas Capítulo I Noções básicas sobre incertezas em medidas Verdadeiro valor de uma grandeza Erros de observação: erros sistemáticos e acidentais Precisão e rigor Algarismos significativos e arredondamentos

Leia mais

RESUMO TRAÇADO DE RETAS, ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E PROPAGAÇÃO DE ERROS

RESUMO TRAÇADO DE RETAS, ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E PROPAGAÇÃO DE ERROS RESUMO TRAÇADO DE RETAS, ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E PROPAGAÇÃO DE ERROS Dados experimentais em um gráfico. Quando se obtém dados experimentais em um gráfico nunca pode se contentar com quantidade de dados

Leia mais

Mecânica experimental Lima Junior, P.; Silva, M.T.X.; Silveira, F.L.

Mecânica experimental Lima Junior, P.; Silva, M.T.X.; Silveira, F.L. ATIVIDADE 01 Texto de Apoio III Medições indiretas e propagação da incerteza Medições indiretas Os instrumentos de medida realmente necessários em um laboratório de mecânica são poucos Porém, munidos de

Leia mais

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS 1.0 Objetivos Utilizar algarismos significativos. Distinguir o significado de precisão e exatidão. 2.0 Introdução Muitas observações na química são de natureza

Leia mais

Física Geral - Agronomia

Física Geral - Agronomia Física Geral - Agronomia O que é Física? Como todas as outras ciências, a física é baseada em observações experimentais e medições quantitativas. O principal objetivo da física é descobrir um número limitado

Leia mais

unidades das medidas para as seguintes unidades: km 2, hm 2, dam 2, m 2, dm 2,

unidades das medidas para as seguintes unidades: km 2, hm 2, dam 2, m 2, dm 2, Estudo Dirigido de Física Experimental 1 1ª FASE 1. A notação científica facilita a transformação de unidades. Faça as transformações lembrando de manter o mesmo número de algarismos significativos. a)

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert 2 Disponível em: http://www.bipm.org/en/publications/ guides/ 3 INMETRO. Vocabulário Internacional de Metrologia: conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM

Leia mais

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade Medição e medida Medição: conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza. Medida:

Leia mais

Lista de revisão para a prova

Lista de revisão para a prova Turma: Licenciatura em Física Período: 1º Disciplina: Introdução à Física Experimental Profª Marcia Saito Lista de revisão para a prova I) Leitura de equipamentos 1) Fazer a leitura dos seguintes instrumentos:

Leia mais

Avaliação e Expressão de Medições e de Suas Incertezas

Avaliação e Expressão de Medições e de Suas Incertezas Avaliação e Expressão de Medições e de Suas Incertezas INTRODUÇÃO A Física assim como todas as outras ciências é baseada em observações e medições quantitativas. A partir de observações e dos resultados

Leia mais

Tratamento estatístico de observações

Tratamento estatístico de observações Tratamento estatístico de observações Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal OBSERVAÇÃO: é o valor obtido durante um processo de medição. DADO: é o resultado do tratamento de uma observação (por aplicação de uma

Leia mais

Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas

Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas A medida de uma grandeza é obtida, em geral, através de uma experiência, na qual o grau de complexidade do processo de medir está relacionado com a grandeza em questão

Leia mais

Métodos Estatísticos em Física Experimental

Métodos Estatísticos em Física Experimental Métodos Estatísticos em Física Experimental Compilação de termos e definições gerais de metrologia. Os termos e definições apresentadas a seguir foram extraídos da 1ª edição brasileira do Guia para Expressão

Leia mais

Universidade de Mogi das Cruzes

Universidade de Mogi das Cruzes Universidade de Mogi das Cruzes Relatório de Física I/Instruções TEORIA DE ERROS São Paulo - 2014 INTRODUÇÃO As grandezas físicas são determinadas experimentalmente, por medidas ou combinações de medidas,

Leia mais

Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB

Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB Aula 2 Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB Unesp campus de Rio Claro, SP Erros 1. Algarismos Significativos: Na matemática 3 é igual a 3,0000...

Leia mais

Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos

Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos 1 - O Sistema Internacional de Unidades (SI) No SI, a Mecânica utiliza três grandezas físicas fundamentais das quais são derivadas várias outras. São

Leia mais

1.Trabalho Prático Medidas e Erros

1.Trabalho Prático Medidas e Erros 1.Trabalho Prático Medidas e Erros 1.1 Introdução O processo científico é iniciado com observações, embora estas sejam algumas vezes acidentais, são normalmente realizadas sob condições rigorosamente controladas

Leia mais

Noções de Exatidão, Precisão e Resolução

Noções de Exatidão, Precisão e Resolução Noções de Exatidão, Precisão e Resolução Exatidão: está relacionada com o desvio do valor medido em relação ao valor padrão ou valor exato. Ex : padrão = 1,000 Ω ; medida (a) = 1,010 Ω ; medida (b)= 1,100

Leia mais

Tratamento estatístico de observações

Tratamento estatístico de observações Tratamento estatístico de observações Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal OBSERVAÇÃO: é o valor obtido durante um processo de medição. DADO: é o resultado do tratamento de uma observação (por aplicação de uma

Leia mais

Física Experimental III

Física Experimental III Física Experimental III Sumário Parte I: Cronograma de aula Avaliação Parte II: Tratamento de dados experimentais Medidas Algarismos Significativos e Notação Científica Erros de uma medida Propagação de

Leia mais

Medições indiretas e propagação da incerteza. umas às outras e podemos inferir uma a partir das medidas de outras.

Medições indiretas e propagação da incerteza. umas às outras e podemos inferir uma a partir das medidas de outras. Medições indiretas e propagação da incerteza Medições indiretas Os instrumentos de medida realmente necessários em um laboratório de mecânica são poucos. Porém, munidos de uma trena, um cronômetro e uma

Leia mais

Apostila de Metrologia (parcial)

Apostila de Metrologia (parcial) Apostila de Metrologia (parcial) Introdução A medição é uma operação muito antiga e de fundamental importância para diversas atividades do ser humano. As medições foram precursoras de grandes teorias clássicas

Leia mais

Medidas Físicas. 1. Introdução

Medidas Físicas. 1. Introdução 1. Introdução Medidas Físicas Quando se afirma que a Física é o estudo dos fenômenos naturais, está implícita sua característica fundamental: a natureza como o parâmetro de referência desse conhecimento.

Leia mais

Medição e Erro. Luciano Lettnin Março/2013

Medição e Erro. Luciano Lettnin Março/2013 Medição e Erro Luciano Lettnin Março/2013 Definição: o O processo de medição, envolve a utilização de um instrumento como meio físico para determinar uma grandeza ou o valor de uma variável. o O procedimento

Leia mais

MEDIDAS EXPERIMENTAIS

MEDIDAS EXPERIMENTAIS Experiência 0 MEDIDAS EXPERIMENTAIS Laboratórios de Física Medidas Experimentais 8 Medir e Comparar Para descrever os fenómenos naturais temos de fazer medições. Cada medição está associada com uma propriedade

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 2019/01. Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Exatas - CCE Departamento de Física - DFIS

FÍSICA EXPERIMENTAL 2019/01. Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Exatas - CCE Departamento de Física - DFIS FÍSICA EXPERIMENTAL 019/01 Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Exatas - CCE Departamento de Física - DFIS Revisão Propagação de Incerteza Determinação da densidade de uma esfera metálica-aparentemente

Leia mais

Objetivo: Determinar experimentalmente a resistividade elétrica do Constantan.

Objetivo: Determinar experimentalmente a resistividade elétrica do Constantan. Determinação da resistividade elétrica do Constantan Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba Departamento Acadêmico de Física Física Experimental Eletricidade Prof. Ricardo Canute Kamikawachi

Leia mais

Medição em Química e Física

Medição em Química e Física Medição em Química e Física Hás-de fazê-la desta maneira: o comprimento será de trezentos côvados; a largura, de cinquenta côvados; e a altura, de trinta côvados. Génesis, VI, 15 Professor Luís Gonçalves

Leia mais

Esclarecimento: VARIÁVEL: as variações do mensurando são maiores que a incerteza expandida do SM

Esclarecimento: VARIÁVEL: as variações do mensurando são maiores que a incerteza expandida do SM Esclarecimento: VARIÁVEL: as variações do mensurando são maiores que a incerteza expandida do SM INVARIÁVEL: as variações do mensurando são inferiores à incerteza expandida do SM O resultado da medição

Leia mais

Física Geral (2013/1) Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral (2013/1) Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral (2013/1) Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Experimentos: medidas diretas Experimento de medidas diretas de uma grandeza: Aquisição de um conjunto de dados através de medições

Leia mais

Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Parâmetros de correlação Resumo da última aula i) Covariância: média dos produtos dos desvios nas duas variáveis (δxi e

Leia mais

MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS

MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS FACULDADES OSWALDO CRUZ FÍSICA I - ESQ MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS 1. INTRODUÇÃO - A medida de uma grandeza qualquer é função do instrumental empregado e da habilidade e discernimento do operador. Definiremos

Leia mais

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS PET FÍSICA SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Aula 2 TATIANA MIRANDA DE SOUZA ANA CAROLINA DOS SANTOS LUCENA LARISSA NOLDING NICOLAU FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ AGRADECIMENTOS

Leia mais

Seleção de um Método Analítico. Validação e protocolos em análises químicas. Validação de Métodos Analíticos

Seleção de um Método Analítico. Validação e protocolos em análises químicas. Validação de Métodos Analíticos Seleção de um Método Analítico Capítulo 1 SKOOG, D.A.; HOLLER, F.J.; NIEMAN, T.A. Princípios de Análise Instrumental. 5 a edição, Ed. Bookman, Porto Alegre, 2002. Validação e protocolos em análises químicas

Leia mais

QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 - Estatística

QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 - Estatística Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 - Estatística Prof. Dr. Julio C. J. Silva Juiz de For

Leia mais

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica sistemáticos aleatórios Breve introdução ao tratamento de dados e representação gráfica Departamento de Física Universidade da Beira Interior 2018 / 19 Outline sistemáticos 1 Normas de funcionamento e

Leia mais

UFPR - Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM Laboratório de Engenharia Térmica Data : / / Aluno :

UFPR - Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM Laboratório de Engenharia Térmica Data : / / Aluno : UFPR - Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM-58 - Laboratório de Engenharia Térmica Data : / / Aluno : Tabela de controle de presença e entrega de relatórios Data Assinatura Entrega

Leia mais

NOTA I MEDIDAS E ERROS

NOTA I MEDIDAS E ERROS NOTA I MEDIDAS E ERROS O estudo de um fenômeno natural do ponto de vista experimental envolve algumas etapas que, muitas vezes, necessitam de uma elaboração prévia de uma seqüência de trabalho. Antes de

Leia mais

Aula I -Introdução à Instrumentação Industrial

Aula I -Introdução à Instrumentação Industrial Aula I -Introdução à Instrumentação Industrial UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL I (ENGF99) PROFESSOR: EDUARDO SIMAS (EDUARDO.SIMAS@UFBA.BR)

Leia mais

Experimento 0. Medida, exatidão, precisão e apresentação de dados experimentais.

Experimento 0. Medida, exatidão, precisão e apresentação de dados experimentais. PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA BACHARELADO EM QUÍMICA / LICENCIATURA

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA V 2S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula:

QUÍMICA ANALÍTICA V 2S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula: QUÍMICA ANALÍTICA V 2S 2011 Aulas 1 e 2 Estatística Aplicada à Química Analítica Prof. Rafael Sousa Departamento de Química - ICE rafael.arromba@ufjf.edu.br Notas de aula: www.ufjf/baccan Discussão dos

Leia mais

Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Experimentos: medidas diretas Experimento de medidas diretas de uma grandeza: Aquisição de um conjunto de dados através

Leia mais

MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS 1. Introdução A química é uma ciência cujo objeto de estudo é a Natureza. Assim, ocupa-se das ações fundamentais entre os constituintes elementares da matéria, ou seja,

Leia mais

Medições e incertezas associadas

Medições e incertezas associadas Medições e incertezas associadas Adaptado pelo Prof. Luís Perna Medições diretas e indiretas Quais são as diferenças entre medir, medição e medida de uma grandeza? Medir é comparar uma grandeza com uma

Leia mais

Estimativas e Erros. Propagação de erros e Ajuste de funções

Estimativas e Erros. Propagação de erros e Ajuste de funções Estimativas e Erros Propagação de erros e Ajuste de funções 1 Algumas referências Estimativas e Erros em Experimentos de Física - Vitor Oguri et al (EdUERJ) Fundamentos da Teoria de Erros - José Henrique

Leia mais

Régua ou trena. Régua ou trena 28/08/2018. Laboratório de Física I. Instrumentos de Medidas e Propagação de Erros

Régua ou trena. Régua ou trena 28/08/2018. Laboratório de Física I. Instrumentos de Medidas e Propagação de Erros Laboratório de Física I Instrumentos de Medidas e Propagação de Erros Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente aa.felix@unesp.br vinicius.valente@unesp.br www.iq.unesp.br/laboratoriodefisica

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Erros sistemáticos Limites de erro em instrumentos de medida (Multímetros analógicos e digitais)

Física Geral - Laboratório. Erros sistemáticos Limites de erro em instrumentos de medida (Multímetros analógicos e digitais) Física Geral - Laboratório Erros sistemáticos Limites de erro em instrumentos de medida (Multímetros analógicos e digitais) 1 Incertezas do Tipo A e incertezas do Tipo B Até agora, nos preocupamos em estimar

Leia mais

Incerteza em Medições. Introdução. ECV-5240 Instrumentação de Ensaios

Incerteza em Medições. Introdução. ECV-5240 Instrumentação de Ensaios Incerteza em Medições Fonte: BIPM International Bureau of Weights and Measures OIML International Organization of Legal Metrology ISO International Organization for Standardization IEC International Electrotechnical

Leia mais

Escrita correta de resultados em notação

Escrita correta de resultados em notação Notas de Aula Laboratório de Física 1 e A Escrita correta de resultados em notação científica e confecção de gráficos 1 Prof. Alexandre A. C Cotta 1 Departamento de Física, Universidade Federal de Lavras,

Leia mais

MEDIÇÃO EM QUÍMICA MEDIR. É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade.

MEDIÇÃO EM QUÍMICA MEDIR. É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade. MEDIR É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade. Medir o comprimento de uma sala É verificar quantas vezes a sala é mais comprida do que a unidade

Leia mais

FSC Exercício preparatório para experiências Lei de Hooke e a constante elástica da mola

FSC Exercício preparatório para experiências Lei de Hooke e a constante elástica da mola FSC5122 - Exercício preparatório para experiências Lei de Hooke e a constante elástica da mola Diz a lei de Hooke que uma mola deslocada (esticada ou comprimida) uma distância x de sua posição de equilíbrio

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA ACELERAÇÃO DE CORPOS EM QUEDA SELEÇÃO DE INSTRU- MENTOS

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA ACELERAÇÃO DE CORPOS EM QUEDA SELEÇÃO DE INSTRU- MENTOS DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA ACELERAÇÃO DE CORPOS EM QUEDA SELEÇÃO DE INSTRU- MENTOS Sandra Maria Couto Moreira Ronaldo Luiz Neves Pinheiro Luiz Carlos de Alvarenga Depto. de Física UFV Viçosa MG I. Introdução

Leia mais

Precisão, Exatidão, e a Terminologia das Medições

Precisão, Exatidão, e a Terminologia das Medições Precisão, Exatidão, e a Terminologia das Medições Adaptado de: V. Thomsen. Precision and The Terminology of Measurement. The Physics Teacher, Vol. 35, pp.15-17, Jan. 1997. Por: Prof. J. Humberto Dias da

Leia mais

METROLOGIA E ENSAIOS

METROLOGIA E ENSAIOS METROLOGIA E ENSAIOS MEDIÇÃO E ERRO Prof. Alexandre Pedott pedott@producao.ufrgs.br Medição É o conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza. Grandeza é o atributo de um

Leia mais

Erro de Medição. O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do. medição).

Erro de Medição. O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do. medição). Erro de Medição O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do mensurando (objeto da medição -grandeza específica submetida à medição). Erro de

Leia mais