1 - LEI DE HOOKE FEX 1001

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 - LEI DE HOOKE FEX 1001"

Transcrição

1 - LEI DE HOOKE FEX 00 Objetivo Determinar experimentalmente a constante elástica de uma mola e das molas idênticas associadas em série. Teoria Ao aplicarmos uma força em uma mola helicoidal, ao longo de seu eixo, ela será alongada ou comprimida. Se, ao cessar a atuação da força externa, a mola recuperar a sua forma e tamanho original, diz-se que a deformação é elástica. Dentro do limite elástico há uma relação linear entre a força externa aplicada e a deformação, ou seja, uma mola sofre uma deformação x proporcional a força F aplicada conhecida como Lei de Hooke, onde a magnitude da força é F = kx, () onde k é a constante elástica da mola. A Lei de Hooke também é utilizada no caso de associação de molas. Há dois tipos, como mostra a gura abaixo. Figura : (A) Associação de molas em paralelo. (B) Associação de molas em série. (A) Associação em paralelo Quando uma força F é aplicada na associação de molas, todas as molas são deformadas da mesma maneira x, e cada mola contribui com forças distintas F = k x, F = k x,... F N = k N x. Pela condição de equilíbrio, F = F +F + +F N. Se imaginarmos que a associação de molas possa ser substituída por uma mola equivalente, a força aplicada pode ser escrita como F = k eq x, onde k eq é constante elástica da mola equivalente e obtemos k eq x = (k + k + + k N )x, () que pode ser escrito como N k eq = k i. (3) i= Se as N molas forem idênticas, com constante elástica k e a força utilizada for devido a peso de uma determinada massa m, a deformação x da mola será x = mg N k. (4)

2 (B) Associação em série Quando uma força F é aplicada na associação de N molas a mesma força é aplicada em todas as molas, F = F = F = = F N, mas cada mola deforma de maneira diferente x, x,..., x N. Podemos a partir da Lei de Hooke () determinar a deformação de cada uma delas, nesse caso, x N = F/k N. Da mesma forma da associação anterior a força aplicada pode ser escrita como F = k eq x, e como a associação de mola estica x = x + x + + x N, obtemos que pode ser escrito como F k eq = F k + F k + + F k N, (5) k eq = N i= k i. (6) Se as N molas forem idênticas, com constante elástica k e a força utilizada for devido a peso de uma determinada massa m, a deformação x da mola será x = N mg k. (7) 3 Descrição do Experimento O equipamento a ser utilizado é um suporte vertical na qual uma associação de molas helicoidais idênticas são penduradas numa de suas extremidades, estando a outra livre. Nesta extremidade livre, pendura-se um suporte de massas com massa escolhida arbitrariamente para produzir deformações na mola, que são medida para cada conguração de molas. 4 Equipamento/Material. Uma régua milimetrada e barra de suporte.. Duas molas helicoidais idênticas. 3. Um suporte de massa de dez grama, quatro massas de dez grama cada e uma massa de cinquenta grama. 4. Balança digital. 5 Procedimento Experimental (a) A partir da Descrição do Experimento, responda a questão. (b) A associação de molas começa com uma mola (N = ). Pendure a associação de molas na haste de sustentação e ajuste o cursor superior da régua na extremidade inferior da mola. (c) Coloque no suporte de massas de dez grama uma massa de cinquenta grama (massa total de sessenta grama), meça na balança digital, anote na tabela correspondente e depois pendure na extremidade livre da associação de molas e ajuste o cursor inferior da régua na extremidade inferior. A deformação x da mola é a distância entre os cursores, anote o valor na tabela correspondente. Repita este procedimento três vezes. (d) Acrescente mais uma massa de dez grama na massa anterior, meça a massa total na balança digital e meça a deformação e anote na tabela correspondente. Repita este procedimento três vezes. (e) Repita o procedimento anterior, até atingir massa total de cem grama. (f) Pendure uma outra mola abaixo da conguração anterior, criando assim uma associação de molas em série com duas molas (N = ), como mostrado na Figura (B) e repita os procedimentos (c) à (e) e preencha a tabela correspondente. (g) Responda as demais questões.

3 LEI DE HOOKE FEX00 Data: / / Aluno : Assinatura: Aluno : Assinatura:. [,0] A variável dependente Y medida na experiência foi feita de acordo com a variável independente X escolhida arbitrariamente. Relacione para cada variável a quantidade física correspondente da experiência e a precisão sugerida ou da precisão do instrumento utilizado para medir cada uma delas e o erro de escala. Variável Quantidade Física (unidade) Precisão (unidade) Erro de escala(unidade) X Y. [,0] Valores experimentais. Tabela : Uma mola (N = ) X( ) Y ( ) Y ( ) Y 3 ( ) Y ( ) Tabela : Duas molas (N = ) em série. X( ) Y ( ) Y ( ) Y 3 ( ) Y ( ) 3. [,0] Calcule o valor médio Y, e complete as tabelas acima. 4. [4,0] Linearize a equação () e compare-a com a equação da reta y = a x + b. Complete os espaços e tabelas abaixo. (a) y =, x =, a =, b =. Tabela 3: (N = ) x ( ) y ( ) Tabela 4: (N = ) x ( ) y ( )

4 (b) A partir das Tabela 3 e 4 acima, faça um gráco linearizado y versus x em papel adequado. Indique os pontos lidos em cada gráco e calcule o valor de a e b. 5. [,0] Comparação do resultado experimental com a teoria. (a) A partir dos resultados da questão anterior, calcule o valor experimental da constante elástica k para uma mola (N = ) e para associação de duas molas (N = ) em série. (b) O valor de referência da constante elástica é a determinada para uma mola (N = ). Calcule o erro percentual experimental para associação de duas molas (N = ) em série.

5 - MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL FEX 00 Objetivo Determinar experimentalmente a aceleração de queda livre de uma esferinha metálica. queda de uma esferinha, quando presa a um disco, é afetado pela resistência do ar. Vericar que o movimento de Teoria Ao soltarmos um corpo, por exemplo uma esferinha metálica, vericamos que o mesmo encontra-se sujeito a ação de duas forças verticais (supondo que não tenha vento na direção transversal ao movimento) que são a força peso, produzida pela Terra, e a força de resistência do ar. Em geral, a força de resistência do ar é proporcional a alguma potência da velocidade do corpo, ou seja, quanto maior a velocidade, maior será a força de resistência do ar. Esta força também depende de uma série de fatores, como a área efetiva do corpo, e a densidade do ar a sua volta. Resumidamente, podemos escrever que F ar = αv β, () em que α é uma constante que depende da área do corpo e da densidade do ar, entre outras, e β é uma constante positiva. Considere uma esferinha de massa m em queda. Adotando um sistema de referência orientado verticalmente para baixo, a ª Lei de Newton dá ma = mg αv β. () Para o caso particular de queda relativamente pequeno, que é o caso desse experimento, a velocidade de queda também é pequena e podemos considerar β = 0. Nesse caso a equação () ca ma = mg α e podemos concluir que a aceleração é constante a = g α m, (3) ou seja é MRUV. Considerando que a esferinha parte do repouso e desloca uma altura h num referencial orientado verticalmente para baixo, as equações são: h = at, (4) v = at, (5) v = ah, (6) h = vt, (7) h = vt at. (8) Observe que valores diferentes de β levam a soluções diferentes e as equações resultante serão bastante diferentes daquelas características do MRUV. 3 Descrição do Experimento Neste experimento, uma esferinha de metal é solta de diferentes alturas h escolhidas arbitrariamente e o tempo de queda t é medido. São consideradas duas situações distintas: esferinha sozinha e esferinha com disco de papel. O disco de papel torna mais evidente o efeito da força resistiva do ar, durante a queda da esferinha. 4 Equipamento/Material. Contador digital com precisão de milisegundos.. Suporte com lançador e detector de queda. 3. Régua centimetrada com lançador. 4. Esfera de metal. 5. Disco de papel.

6 5 Procedimento Experimental (a) A partir da Descrição do Experimento, responda a questão. (b) Escolha cinco alturas h diferentes para o lançamento da esfera, começando de cinco centímetros, e os outros valores podem ser espaçados de intervalos de dez centímetros. Complete a Tabela na folha de questionário. (c) Prenda a esfera na altura escolhida. Zere o contador digital e prepare-o para o lançamento. Isto é feito, primeiramente, apertando o botão stop, seguido por reset e após, o botão start. Observe que uma luz verde acende no contador digital. Não altere as escalas do contador! Veja a gura abaixo. (d) Solte a esfera medindo o tempo de queda t diretamente no contador digital e anote o valor na Tabela. (e) Repita e medida do tempo três vezes para mesma altura h. (f) Repita os passos (c) à (e) anotando os tempos de queda para outras alturas até completar a tabela correspondente. (g) Prenda o disco de papel na esfera e repita os passos (c) à (f) até completar a Tabela. (h) Responda às questões da folha de questionário. Figura : Aparato experimental para estudo da queda livre e queda com resistência do ar.

7 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL FEX00 Data: / / Aluno : Aluno : Assinatura: Assinatura:. [,0] A variável dependente Y medida na experiência foi feita de acordo com a variável independente X escolhida arbitrariamente. Relacione para cada variável a quantidade física correspondente da experiência e a precisão sugerida ou da precisão do instrumento utilizado para medir cada uma delas e o erro de escala. Variável Quantidade Física (unidade) Precisão (unidade) Erro de escala (unidade) X Y. [,0] Valores experimentais. Tabela : Esfera sem disco X( ) Y ( ) Y ( ) Y 3 ( ) Y ( ) v( ) Tabela : Esfera com disco X( ) Y ( ) Y ( ) Y 3 ( ) Y ( ) v( ) 3. [,0] (a) Calcule o valor médio Y, e complete as tabelas acima. (b) A partir da equação (7), calcule a velocidade v e complete as tabelas acima. 4. [4,0] Linearize a equação (6) e compare-a com a equação da reta y = a x + b. Complete os espaços abaixo. (a) y =, x =, a =, b =,

8 (b) A partir das Tabelas e, faça um gráco linear v versus X no papel adequado. Indique os pontos lidos no gráco e calcule o valor de a e b. 5. [,0] Comparação do resultado experimental com a teoria. (a) No experimento, o objetivo é determinar a aceleração de queda livre de uma esferinha metálica. resultados da questão anterior, calcule os valores experimentais das da aceleração para cada caso. A partir dos (b) O valor de referência da aceleração sem resistência do ar é a = g = 9, 8 m/s. percentual experimental. Para cada caso, calcule o erro

9 3 - COLISÃO INELÁSTICA FEX 00 Objetivo Determinar experimentalmente o coeciente de restituição entre uma bola e o chão. Teoria Uma colisão entre dois corpos pode ser classicada considerando-se a energia cinética total antes e depois da colisão. Se a energia cinética se conserva, a colisão é chamada totalmente elástica; se parte da energia cinética se transforma em outra forma de energia, a colisão é inelástica. Quando os dois corpos permanecem unidos após a colisão, esta é dita totalmente inelástica. Considere uma bola que, sendo solta do repouso da altura inicial H i, chega ao chão com uma velocidade v i. Imediatamente após o contato com o chão, a bola se deforma e segue sofrendo uma compressão, até atingir o repouso (situação de compressão máxima). A partir desse instante, ela passa a se expandir e salta, deixando o chão com velocidade v f, indo até a altura H f. Observe que, em geral, a bola deixa o chão com uma velocidade menor que a velocidade que possuía quando atingiu o chão, visto que a altura H f é menor que a altura inicial da qual ela foi solta. A gura ilustra esta situação. H i H f v f v i Figura : A bola cai de uma altura H i e chega ao solo com velocidade v i. Após a colisão, ela sai com velocidade v f atingindo a altura H f. Pode-se denir o coeciente de restituição, r, de uma colisão deste tipo através da razão entre as velocidades de saída do solo e de chegada ao solo, ou seja r = v f. () v i O coeciente de restituição pode ser utilizado como um indicativo de quão elástico é o choque entre a bola e o chão. Em uma colisão totalmente elástica, v f = v e r = e a energia cinética é conservada durante a colisão. Numa colisão inelástica, devido a transformação de parte da energia cinética em outras formas de energia, a velocidade de saída do chão v f é menor do que a velocidade de chegada ao chão v i, o que dá r <. Vamos analisar a situação em termos de energia potencial gravitacional U. A energia potencial gravitacional no momento em que a bola é solta vale U i = mgh i e no momento antes de chegar ao solo, pelo princípio da conservação da energia mecânica, a energia potencial se transforma totalmente em energia cinética K i = mv i, ou seja, v i = gh i. () Após colidir com o chão, a bola sai do chão com velocidade de saída v f onde a energia cinética vale K f = mv f e retorna à altura H f, onde sua energia potencial gravitacional vale U f = mgh f, e podemos relacionar da mesma maneira a velocidade com a altura v f = gh f. (3) Ao utilizar as equações () e (3) na () obtemos, r = v f v i = H f H i, (4) dando o coeciente de restituição em termos da razão entre as alturas antes e após a colisão da bola com o chão. Desta forma, a altura que a bola atinge após colidir com o chão será sempre uma fração xa da altura inicial da qual ela caiu. Ao deixar uma bola cair de uma altura inicial H 0 (na qual chega ao chão com velocidade v 0 ) e medir a altura que ela Considerando-se o nível zero de energia potencial gravitacional no chão.

10 sobe após a colisão com o chão H (na qual sai do chão com velocidade v ) e a seguir soltar novamente a bola desta nova altura H (na qual chega ao chão com velocidade v ), medindo-se novamente a nova altura nal H (na qual sai do chão com velocidade v ) e assim sucessivamente, a relação das alturas após n colisões pode ser escrita como: e assim, obtemos a relação da n-ésima altura H n em função da altura inicial H 0 r = H = H = H 3 =... = H n, (5) H 0 H H H n H n = H 0 r n. (6) Da mesma maneira r = v = v = v 3 v 0 v v =... = v n, (7) v n e obtemos a relação da n-ésima velocidade de saída v n em função da velocidade inicial de chegada ao solo v 0 3 Descrição do Experimento v n = v 0 r n. (8) O experimento consiste em deixar uma bola cair de uma altura e medir a altura que ela sobe após a colisão com o chão. A seguir, solta-se novamente a bola desta nova altura, medindo-se novamente a nova altura nal. Podemos repetir esse processo n vezes de forma arbitrária e medir a altura em cada um dos processos. 4 Equipamento/Material. Régua decimetrada.. Bola. 5 Procedimento Experimental (a) A partir da Descrição do Experimento, responda a questão. (b) Antes de começar suas medidas, treine um pouco a maneira de observar e medir para possibilitar um melhor resultado, com menor erro. (c) Deixe a bola cair da uma altura H o acima de dezoito decímetros (anote na Tabela ) e usando a equação (), calcule a velocidade com a qual a bola atinge o solo, v o, e anote o valor na Tabela. Anote na Tabela a altura H atingida após a primeira colisão inelástica com o solo (n = ). Repita a operação três vezes e determine o valor médio da altura H atingida. Usando a equação (3) calcule a velocidade v com a qual a bola deixa o chão, após a colisão, am de atingir a altura H e calcule o coeciente de restituição r usando a equação (7) e anote na Tabela (d) Em seguida, solte a bola desta altura média H e meça o valor de H (n = ), repetindo o procedimento anterior am de determinar o valor médio H, v e r. (e) Repita o procedimento de soltar da altura média anterior H n para determinar o valor médio H n, v n e r para até cinco primeiras colisões (n = 5), anotando os dados nas correspondentes tabelas. (f) Responda as demais questões da folha de questionário.

11 3 COLISÃO INELÁSTICA FEX00 Data: / / Aluno : Assinatura: Aluno : Assinatura:. [,0] A variável dependente Y medida na experiência foi feita de acordo com a variável independente X escolhida arbitrariamente. Relacione para cada variável a quantidade física correspondente da experiência e a precisão sugerida ou da precisão do instrumento utilizado para medir cada uma delas e o erro de escala. Variável Quantidade Física (unidade) Precisão (unidade) Erro de escala (unidade) X Y. [,0] Valores experimentais. Tabela : H 0 = X( ) Y ( ) Y ( ) Y 3 ( ) Y ( ) Tabela : v 0 = X( ) H n ( ) v n ( )v n ( ) r 3. [,0] (a) Calcule o valor médio Y complete a Tabela acima. (b) A partir da Tabela, calcule o valor médio de r. 4. [4,0] Linearize a equação () e compare-a com a equação da reta y = a x + b. Complete os espaços abaixo. (a) y =, x =, a =, b =.

12 (b) A partir da Tabelas, faça um gráco linear v n versus X no papel adequado. Indique os pontos lidos no gráco e calcule o valor de a e b. 5. [,0] Comparação do resultado experimental com a teoria. (a) A partir da questão anterior, calcule o valor experimental do coeciente de restituição entre uma bola e o chão. (b) Considere como valor teórico de referência do coeciente de restituição entre uma bola e o chão o resultado da questão 3 (b). Calcule o erro percentual experimental.

13 4 - LEIS DE NEWTON - PARTE FEX 00 Objetivo Determinar experimentalmente o ângulo de inclinação de um plano através da medida da força necessária para manter um deslizador em repouso. Teoria Um corpo pode interagir com outros corpos através de forças, sendo estas classicadas em dois grupos: as forças de contato e as forças de ação a distância. Conhecendo como são as forças entre os corpos podemos, com base nas Leis de Newton, determinar o movimento dos referidos corpos. Podemos também saber sob quais condições os corpos estarão em equilíbrio, seja este um equilíbrio dinâmico ou estático. Para o equilíbrio estático, basta impor a condição de resultante de força nula, ou seja Σ F = 0, para os casos em que os corpos possam ser tratados como partículas. Caso sejam corpos extensos, a condição de torque resultante nulo também deve ser satisfeita. Consideramos um objeto de massa M em um plano inclinado sem atrito, conectado por um dinamômetro paralelo ao plano na extremidade superir do objeto e na outra extremidade uma corda paralela ao plano e esta conectada a outra massa m, como mostra a Figura. A massa m em equilíbrio aplica uma tensão na corda de magnitude igual a força peso mg, onde g é a aceleração da gravidade. A massa M em um plano inclinado, tem a força peso na componente paralela ao plano inclinado M gsenθ, e para que haja equilíbrio, o dinamômetro aplica uma força F = Mgsenθ + mg. () Figura : Deslizador com massa (M ) no trilho de ar com inclinação θ preso ao dinamômetro com leitura de força (F ) e a suporte com massa (m). 3 Descrição do Experimento A Figura mostra o aparato experimental. O equipamento a ser utilizado neste experimento é um trilho de ar que visa minimizar os efeitos das forças de atrito que atuam sobre uma conguração arbritária de deslizador com massas. Um suporte de massas é utilizado para se aplicar uma força adicional sobre o deslizador, que permanece em equilíbrio estático, por estar xo a um dinamômetro, onde é feita a leitura experimental da força no dinamômetro. 4 Equipamento/Material. Gerador de ar conectado ao trilho de ar com régua milimetrada.. Trena. 3. Deslizadores amarelo (cento e cinquenta grama), vermelho (trezentos grama) e azul (quatrocentos e cinquenta grama). 4. Dinamômetro (verde) de carga máxima de dois Newton graduado em cem escalas.

14 5. Suporte de massas (dez grama) e três massas de cinquenta grama. 6. Balança digital. 5 Procedimento Experimental (a) A partir da Descrição do Experimento, responda a questão. (b) Meça o comprimento total L do trilho de ar com trena e a diferença de altura h nas extremidades opostas do trilho. Calcule senθ = considerando o plano inclinado como um triângulo retângulo, anote na Tabela. cateto oposto hipotenusa = h L (c) Ligue o gerador de corrente de ar. Não ultrapasse a marca * e não arraste o deslizador sobre o trilho com o gerador de corrente de ar desligado. Prenda o dinamômetro numa das extremidades do trilho de ar, e a outra extremidade ao deslizador, como mostrado na gura abaixo. Observe que o trilho de ar está levemente inclinado e tente colocar o dinamômetro paralelo ao trilho. (d) Em um suporte de massas de dez grama, adicione uma a massa de cinquenta grama e meça na balança digital e anote o valor da massa m na Tabela. (e) Para cada conguração de deslizador com massa da Tabela, meça na balança digital a massa M e prenda na outra extremidade do deslizador, o o e a massa m. Leia diretamente no dinamômetro o valor da força e anote o valor na Tabela conforme a resposta dada na questão. Repita três vezes. Observe que o dinamômetro deve estar paralelo ao trilho de ar. (f) Repita o procedimento anterior para cada diferente conguração de deslizador com massa da Tabela, lembrando de medir as massas na balança digital. (g) Responda as questões da folha de questionário. suporte com massa m =sessenta grama Deslizador com massa Deslizador amarelo Deslizador vermelho Deslizador vermelho+ cinquenta grama Deslizador vermelho+ cem grama Deslizador azul M (grama) cento e cinquenta trezentos trezentos e cinquenta quatrocentos quatrocentos e cinquenta Tabela : Conguração de deslizador com massa (M).

15 4 LEIS DE NEWTON - PART FEX00 Data: / / Aluno : Aluno : Assinatura: Assinatura:. [,0] A variável dependente Y medida na experiência foi feita de acordo com a variável independente X escolhida arbitrariamente. Relacione para cada variável a quantidade física correspondente da experiência e a precisão sugerida ou da precisão do instrumento utilizado para medir cada uma delas e o erro de escala. Variável Quantidade Física (unidade) Precisão (unidade) Erro de escala (unidade) X Y. [,0] Valores experimentais. Tabela : h =, L =, sen θ = X( ) Y ( ) Y ( ) Y 3 ( ) Y ( ) 3. [,0] Calcule o valor médio Y, e complete a tabela acima. 4. [4,0] Linearize a equação () e compare-a com a equação da reta y = a x + b. Complete os espaços abaixo, (a) y =, x =, a =, b =, e preencha a Tabela 3. Tabela 3 x ( ) y ( )

16 (b) Para a Tabela 3, faça um gráco linearizado y versus x adequado. Indique os pontos lidos no gráco e calcule o valor de a e b. 5.[,0] Comparação do resultado experimental com a teoria. (a) A partir do resultado da questão anterior, calcule o valor experimental de sen θ. (b) O valor de referência da sen θ é o valor anotado na Tabela. Calcule o erro percentual experimental.

17 5 - DINÂMICA DA ROTAÇÃO FEX 00 Objetivo Determinar experimentalmente a aceleração da gravidade a partir do movimento de rolamento de um objeto circular. Teoria Quando um objeto circular de raio r é largado em um plano inclinado com ângulo θ, ela começa a rolar. Chamamos de movimento de rolamento quando acontece sem que o objeto deslize. Assim, podemos conceber um ponto de contato do objeto com o plano inclinado como sendo o eixo instantâneo de rotação, ou seja, imaginemos um eixo perpendicular ao plano da gura, passando pelo ponto de contato do objeto com o plano inclinado. A cada instante o objeto está girando em torno deste eixo (que se desloca plano abaixo). Nessa situação, a componente da força peso paralela ao plano inclinado mgsenθ, aplicada perpendicularmente a uma distância r a partir do eixo instantâneo de rotação, causa um torque τ e esta resulta em aceleração angular α do momento de inércia I do objeto em torno do eixo instantâneo de rotação. A gura abaixo mostra o diagrama do corpo isolado e a montagem experimental. Figura : A esquerda: Diagrama do corpo isolado. A direita: Aparato experimental. A dinâmica do movimento pode então ser obtida com a aplicação da ª Lei de Newton para rotação, Στ = Iα. () Pelo teorema dos eixos paralelos, I = I CM + mr, onde r é o raio, m é a massa e I CM é seu momento de inércia do objeto circular em torno de um eixo que passa pelo seu centro de massa. O momento de inércia em relação ao centro de massa I CM pode ser escrito de forma geral como sendo I CM = βmr, onde β é um valor adimensional que depende da distribuição de massa do objeto, como mostra a Tabela. Objeto circular I CM β = I CM mr Aro no mr Disco ou cilindro Esfera sólida Esfera oca mr 5 mr 5 3 mr 3 Tabela : Momento de inércia em relação à centro de massa de objeto circular de massa m, raio r. Dessa forma a equação () toma a forma Στ = ( βmr + mr ) α. () Observe que pelo fato do objeto não deslizar, existe uma relação de vínculo entre a aceleração do centro de massa a CM e o ângulo a aceleração angular α do objeto, a saber, a CM = rα. Com estas informações, a equação assume a forma rmgsenθ = ( βmr + mr ) a CM r,

18 ou seja, a aceleração do centro de massa do objeto ao descer pelo plano inclinado é a CM = ( ) g senθ, (3) + β uma aceleração constante para ângulo xo, ou seja, é MRUV. Se largar o objeto do repouso, a velocidade do centro de massa do volante depois de percorrer uma distância d em um tempo t, será v CM = d t = a CM t, (4) e obtemos [ ] ( + β) d t = g senθ. (5) 3 Descrição do Experimento Um objeto circular é solto a partir do repouso em um plano inclinado para que ele role plano abaixo, sem deslizar, a uma distância arbitrária e medido o tempo de percurso. 4 Equipamento/Material. Apoio para plano.. Plano inclinado com régua milimetrada. 3. Transferidor. 4. Contador digital e dois fotossensores. 5. Esfera. 5 Procedimento Experimental (a) A partir da Descrição do Experimento, responda a questão. (b) Consulte a Tabela, e anote o valor de β da esfera sólida na Tabela. (c) Escolha um ângulo de inclinação θ entre cinco graus à quinze graus com transferidor e anote na Tabela. Anote também o erro de escala do ângulo na Tabela. (d) Escolha cinco distâncias d ao longo do plano inclinado com o ângulo de inclinação escolhido no item anterior e preencha a Tabela. (e) Para cada distância d, ajuste os dois fotossensores em posições distintas para que tenham essa distância d entre eles ao longo do plano inclinado. (f) Zere o contador digital. Para isto, pressione o botão stop seguido do botão reset. Não altere a escala do contador digital! Solte o objeto bem próximo ao primeiro fotosensor, garantindo que o mesmo parta do repouso no início da contagem do tempo. Observe que, ao ser liberado, o objeto aciona a contagem do tempo ao passar pelo primeiro fotosensor e esta contagem é parada ao passar pelo segundo fotosensor. Cuide para que o objeto seja solto do repouso e role, sem deslizar. (g) Leia o intervalo de tempo para o objeto percorrer a distância d, diretamente no contador digital e anote o valor da Tabela da folha de questões. Repita este procedimento três vezes. (h) Responda as questões.

19 5 DINÂMICA DA ROTAÇÃO FEX00 Data: / / Aluno : Assinatura: Aluno : Assinatura:. [,0] A variável dependente Y medida na experiência foi feita de acordo com a variável independente X escolhida arbitrariamente. Relacione para cada variável a quantidade física correspondente da experiência e a precisão sugerida ou da precisão do instrumento utilizado para medir cada uma delas e o erro de escala. Variável Quantidade Física (unidade) Precisão (unidade) Erro de escala (unidade) X Y. [,0] Valores experimentais. Tabela : β =, θ = X( ) Y ( ) Y ( ) Y 3 ( ) Y ( ) 3. [,0] Calcule o valor médio Y e complete a tabela acima. 4. [4,0] Linearize a equação (5) e compare-a com a equação da reta y = a x + b. Complete os espaços abaixo, (a) y =, x =, a =, b =, e preencha a Tabela 3. Tabela 3 x ( ) y ( )

20 (b) Faça um gráco linearizado y versus x em papel adequado. Indique os pontos lidos no gráco e calcule o valor de a e b. 5. [,0] Comparação do resultado experimental com a teoria. (a) A partir dos resultados da questão anterior, calcule o valor experimental da aceleração da gravidade g. (b) O valor de referência da aceleração da gravidade é g = 9, 8 m/s. Calcule o erro percentual experimental.

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

G3 FIS /06/2013 MECÂNICA NEWTONIANA B NOME:

G3 FIS /06/2013 MECÂNICA NEWTONIANA B NOME: G3 FIS1026 17/06/2013 MECÂNICA NEWTONIANA B NOME: Matrícula: TURMA: QUESTÃO VALOR GRAU REVISÃO 1 3,0 2 3,5 3 3,5 Total 10,0 Dados: g = 10 m/s 2 ; Sistema de coordenadas y α constante: Δω = αt; Δθ = ω 0

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova Substitutiva - Gabarito 1. Dois blocos de massas 4, 00 kg e 8, 00 kg estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado de

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois pequenos discos (que podem ser considerados como partículas), de massas m e 2m, se deslocam sobre uma

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P3 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [2,5 pontos] Um bloco de massamestá pendurado por um fio ideal que está enrolado em uma polia fixa, mas que pode girar em torno

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P3 - Gabarito 1. Três partículas de massa m estão presas em uma haste fina e rígida de massa desprezível e comprimento l. O conjunto assim formado

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2017-2 Nota Q1 88888 Nota Q2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPE- ADAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

Parte 2 - P3 de Física I NOME: DRE Gabarito Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P3 de Física I NOME: DRE Gabarito Teste 1. Assinatura: Parte - P3 de Física I - 018-1 NOME: DRE Gabarito Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [,7 pontos] Uma barra de comprimento L e massa M pode girar livremente, sob a ação da gravidade, em torno de um eixo que

Leia mais

Apresentação: Movimento unidimensional

Apresentação: Movimento unidimensional Apresentação: Movimento unidimensional INTRODUÇÃO Um objeto em movimento uniformemente acelerado, ou seja, com aceleração constante, é um importante caso da cinemática. O exemplo mais comum desse tipo

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte - PF de Física I - 017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [,7 ponto] Dois corpos de massas m 1 = m e m = m se deslocam em uma mesa horizontal sem atrito. Inicialmente possuem velocidades de

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão discursiva [4,0 pontos] Uma esfera homogênea de massa M e raio R parte do repouso e rola sem deslizar sobre uma rampa que

Leia mais

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura:

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura: Segunda Chamada de Física I - 016- NOME: Assinatura: DE Nota Q1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [3,7 ponto] Um carretel é composto por um cilindro interno de raio r = R/2 e massa M, enrolado por um fio ideal, com 2 discos idênticos,

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

CURSO de FÍSICA - Gabarito

CURSO de FÍSICA - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA o semestre letivo de 8 e 1 o semestre letivo de 9 CURSO de FÍSICA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém: PROVA DE REDAÇÃO enunciada

Leia mais

BC 0208 Fenômenos Mecânicos. Experimento 3 - Roteiro

BC 0208 Fenômenos Mecânicos. Experimento 3 - Roteiro BC 008 Fenômenos Mecânicos Experimento - Roteiro Lei de Hooke Professor: Turma: Data: / /05 Introdução e Objetivos Os dois experimentos que realizamos neste curso até o momento nos permitiram observar

Leia mais

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2016-1 Nota Q1 Questão 1 Três átomos idênticos de massa m se deslocam no plano horizontal xy com velocidades de mesmo módulo v 0, de tal forma que os três colidem

Leia mais

EQUILÍBRIO ESTÁTICO. Material Utilizado:

EQUILÍBRIO ESTÁTICO. Material Utilizado: EQUILÍBRIO ESTÁTICO Material Utilizado: (arte A Calibração de um Dinamômetro) - 5 montagens FVE para dinamômetros constituidas de escala milimetrada em haste montada em tripé, com os acessórios: molas

Leia mais

Considerando a variação temporal do momento angular de um corpo rígido que gira ao redor de um eixo fixo, temos:

Considerando a variação temporal do momento angular de um corpo rígido que gira ao redor de um eixo fixo, temos: Segunda Lei de Newton para Rotações Considerando a variação temporal do momento angular de um corpo rígido que gira ao redor de um eixo fixo, temos: L t = I ω t e como L/ t = τ EXT e ω/ t = α, em que α

Leia mais

Física I Prova 2 25/10/2014

Física I Prova 2 25/10/2014 Nota Física I Prova 5/10/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 8 questões

Leia mais

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia O Plano inclinado m N Vimos que a força resultante sobre o bloco é dada por. F r = mg sin α i Portanto, a aceleração experimentada pelo

Leia mais

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000]

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000] Física I para a Escola Politécnica (330) - SUB (03/0/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/05/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA 2019 FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação, dois

Leia mais

(a) K A = 2K B, V A = 2V B (b) K A = K B, V A = 2V B. (e) K A = 2K B, V A = V B /2. (d) K A = K B /2, V A = 2V B. (d) m a /2. (b) m a (c) m a /4

(a) K A = 2K B, V A = 2V B (b) K A = K B, V A = 2V B. (e) K A = 2K B, V A = V B /2. (d) K A = K B /2, V A = 2V B. (d) m a /2. (b) m a (c) m a /4 Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Prova - 3/2/2016 Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada 1. Um tenista realiza um saque arremessando a bola verticalmente até uma altura máxima h em relação

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

F a superfície. R (b) Calcule o módulo da força de atrito e indique qual a direção e sentido da mesma,

F a superfície. R (b) Calcule o módulo da força de atrito e indique qual a direção e sentido da mesma, Parte 2 - P de Física I - 2018-2 NOME: DRE Gabarito Assinatura: Questão 1 - [2,7 ponto] Um disco homogêneo de massam e raiorépuxado por um fio ideal, que está preso no centro do disco e faz um ângulo θ

Leia mais

Múltipla escolha [0,5 cada]:

Múltipla escolha [0,5 cada]: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - INSTITUTO DE FÍSICA P de Física I - EQN - 015- Prof.: Gabriel Bié Alves Versão: A Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais;

Leia mais

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017 Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017 1. Um corpo de massa M e raio R está em repouso sobre a superfície de um plano inclinado de inclinação

Leia mais

a unidade de θ em revoluções e do tempo t em segundos (θ(rev.) t(s)). Também construa o gráfico da velocidade angular ω em função do tempo (ω( rev.

a unidade de θ em revoluções e do tempo t em segundos (θ(rev.) t(s)). Também construa o gráfico da velocidade angular ω em função do tempo (ω( rev. 30195-Física Geral e Exp. para a Engenharia I - 3 a Prova - 8/06/01 Nome: N o USP: Professor: Turma: A duração da prova é de horas. Material: lápis, caneta, borracha, régua. O uso de calculadora é proibido

Leia mais

BCJ Lista de Exercícios 7

BCJ Lista de Exercícios 7 BCJ0204-2016.1 Lista de Exercícios 7 1. Um dos primeiros métodos para se medir a velocidade da luz utilizava a rotação de uma roda dentada com velocidade angular constante. Um feixe de luz passava através

Leia mais

Física I para Engenharia IFUSP P3-18/07/2014

Física I para Engenharia IFUSP P3-18/07/2014 Física I para Engenharia IFUSP - 43195 P3-18/0/014 A prova tem duração de 10 minutos. Resolva cada questão na folha correspondente. Use o verso se necessário. Escreva de forma legível, a lápis ou tinta.

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 1. Dois corpos A e B, de massa 16M e M, respectivamente, encontram-se no vácuo e estão separados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Física Gleb Wataghin F o semestre Fernando Sato Prova 3 (Gabarito) - Diurno - 23/06/2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Física Gleb Wataghin F o semestre Fernando Sato Prova 3 (Gabarito) - Diurno - 23/06/2008 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Física Gleb Wataghin F 18-1 o semestre 008 - Fernando Sato Prova 3 (Gabarito) - Diurno - 3/06/008 Problema 1: No esquema da figura abaixo, uma bala (com massa

Leia mais

LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL - I (FEX 1001)

LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL - I (FEX 1001) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA FEX 1001 LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL - I (FEX 1001) 1 MEDIDAS FÍSICAS Objetivos Realizar medidas diretas

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 1. Uma partícula move-se em linha reta, partindo do repouso

Leia mais

Física I Prova 1 29/03/2014

Física I Prova 1 29/03/2014 Posição na sala Física I Prova 1 9/03/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: Todas as questões discursivas deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente. BOA PROVA

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois blocos se deslocam em linha reta sobre uma mesa horizontal sem atrito. O bloco A, de massa m, tem velocidade

Leia mais

Física I Prova 2 25/10/2014

Física I Prova 2 25/10/2014 Nota Física I Prova 5/10/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 8 questões

Leia mais

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 22/09/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016c

Física I Prova 1 04/06/2016c Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

Experimento 3 Rolamento

Experimento 3 Rolamento Experimento 3 Rolamento Determinar os tempos de queda de objetos cilíndricos rolando sem escorregamento em um plano inclinado e relacioná-los com a distribuição de massa dos objetos. Introdução Considere

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [2,7 pontos] Uma granada é deixada cair livremente de uma alturahapartir do repouso. Ao atingir a altura3h/4 ela explode em dois

Leia mais

Física I. Dinâmica de Corpos Rígidos Lista de Exercícios

Física I. Dinâmica de Corpos Rígidos Lista de Exercícios Física I Dinâmica de Corpos Rígidos Lista de Exercícios 1. Campo de Velocidades e Centro Instantâneo de Rotação Dados os itens abaixo, responda ao que se pede: a. O disco abaixo está preso a uma articulação

Leia mais

Mecânica e Ondas. Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear,

Mecânica e Ondas. Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear, Mecânica e Ondas Série 5 Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Av. & 1049-001 Lisboa, Portugal

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10. 2) O que ocorre com o ioiô inicialmente estacionário da Figura 2 se este é excitado por uma força (a) F 2, (b)

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10. 2) O que ocorre com o ioiô inicialmente estacionário da Figura 2 se este é excitado por uma força (a) F 2, (b) LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10 Questões 1) Na Figura 1, 3 forças de mesma magnitude são aplicadas em uma partícula que encontra-se na origem do sistema de referência. Ordene as forças de acordo com as magnitudes

Leia mais

3 a prova de F 128 Diurno 30/06/2014

3 a prova de F 128 Diurno 30/06/2014 30/06/2014 Nome: RA: Turma: Esta prova contém 14 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva. Não esqueça de passar as respostas das questões de múltipla escolha para o cartão de respostas. Obs:

Leia mais

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2 Segunda Prova de Física I - 019/1 Instituto de Física Nas questões onde for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; a resistência do ar é nula; a aceleração da gravidade tem módulo

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Entender o funcionamento de um pêndulo, correlacioná-lo com o pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade e o momento de inércia do corpo.

Entender o funcionamento de um pêndulo, correlacioná-lo com o pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade e o momento de inércia do corpo. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física Fone: (016) 3.3718/3693 Fax: (016) 3 949 USP EXPERIÊNCIA PÊNDULO Objetivos Entender o funcionamento

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Lista 9 : Dinâmica Rotacional

Lista 9 : Dinâmica Rotacional Lista 9 : Dinâmica Rotacional NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo

Leia mais

Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo

Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo Lembrete 11.1 Em equações rotacionais, deve usar ângulos expressos em radianos. Lembrete 11.2 Na resolução de problemas de rotação, deve especificar um

Leia mais

Deslocamento, velocidade e aceleração angular. s r

Deslocamento, velocidade e aceleração angular. s r Rotação Deslocamento, velocidade e aceleração angular s r s r O comprimento de uma circunferência é πr que corresponde um ângulo de π rad (uma revolução) ( rad) (deg ou graus) 180 Exemplo 0 60 3 rad Porque

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Oficinas de Física 2015/1 Gabarito Oficina 8 Dinâmica Angular

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Oficinas de Física 2015/1 Gabarito Oficina 8 Dinâmica Angular Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Oficinas de Física 2015/1 Gabarito Oficina 8 Dinâmica Angular 1) (a) A energia mecânica conserva-se pois num rolamento sem deslizamento a força

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

Física I Reposição 2 3/12/2014

Física I Reposição 2 3/12/2014 Nota Física I Reposição 3/1/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 14

Leia mais

Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/07/2012

Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/07/2012 4320195-Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/0/2012 Nome: N o USP: Professor: Turma: A duração da prova é de 2 horas. Material: lápis, caneta, borracha, régua. O uso de calculadora

Leia mais

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016 Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada 1. Um avião move-se com velocidade horizontal constante v A de módulo 200 m/s. Ao passar sobre uma

Leia mais

A fração vaporizada dos oceanos é igual a 1, %, ou seja, praticamente nula.

A fração vaporizada dos oceanos é igual a 1, %, ou seja, praticamente nula. COLÉGIO PEDRO II COLISÕES Prof. Sergio Tobias 1) Suponha que um meteorito de 1,0 10 12 kg colida frontalmente com a Terra (6,0 10 24 kg) a 36 000 km/h. A colisão é perfeitamente inelástica e libera enorme

Leia mais

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica Conservação da Energia o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica 1 Forças conservativas: o Uma força é dita conservativa se o trabalho que ela realiza

Leia mais

MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO

MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO Material Utilizado: - um conjunto para experimentos com trilho de ar composto de: - um trilho de ar (PASCO SF-9214) - um gerador de fluxo de ar (PASCO SF-9216) - um carrinho deslizante

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 03 - Trilho de Ar Movimento a Força Constante Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/11 03 - Trilho de

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P1-10/04/2008 - Gabarito 1. A luz amarela de um sinal de transito em um cruzamento fica ligada durante 3 segundos. A largura do cruzamento

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,0 pontos] Duas bolinhas idênticas, A e B, de dimensões desprezíveis e massa m são largadas do alto de um prédio de

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 6//26 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:. Prova

Leia mais

DISCURSIVAS. Solução: (a) Com os eixos escolhidos conforme a figura, a altura instantânea da caixa a partir do instante t=0 em que começa a cair é

DISCURSIVAS. Solução: (a) Com os eixos escolhidos conforme a figura, a altura instantânea da caixa a partir do instante t=0 em que começa a cair é DISCURSIVAS 1. Um pequeno avião monomotor, à altitude de 500m, deixa cair uma caixa. No instante em que a caixa é largada, o avião voava a 60,0m/s inclinado de 30,0 0 acima da horizontal. (a) A caixa atinge

Leia mais

Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME:

Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME: Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Apresentação: Trabalho e energia

Apresentação: Trabalho e energia Apresentação: Trabalho e energia INTRODUÇÃO Como enfatizado na comum definição de energia como a habilidade de realizar trabalho, os conceitos de trabalho e energia estão intimamente relacionados. Dizemos

Leia mais

FEDERAL Instituto. de Física. Pantoja. Apêndice. Rio de Janeiro

FEDERAL Instituto. de Física. Pantoja. Apêndice. Rio de Janeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física em Ensino de Física Mestrado GUIAS DE LABORATÓRIO: MECÂNICA INTRODUTÓRIA Fernanda Marques

Leia mais

Física 1. Rotação e Corpo Rígido Resumo P3

Física 1. Rotação e Corpo Rígido Resumo P3 Física 1 Rotação e Corpo Rígido Resumo P3 Fórmulas e Resumo Teórico Momento Angular - Considerando um corpo de massa m a um momento linear p, temos: L = r p = r mv Torque - Considerando uma força F em

Leia mais

6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações:

6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações: 6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações: a) em relação ao eixo que passa pelo centro e é perpendicular ao plano da régua; b) em relação

Leia mais

Física I Prova 3 29/11/2014

Física I Prova 3 29/11/2014 Nota Física I Prova 3 9/11/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 8 questões

Leia mais

Física I Prova 1 29/03/2014

Física I Prova 1 29/03/2014 Física I Prova 1 29/03/2014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: Todas as questões discursivas deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente. BOA PROVA Utilize: g = 9,80

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

Lista de Exercícios para a P1-2014

Lista de Exercícios para a P1-2014 Lista de Exercícios para a P1-2014 OBJETIVAS www.engenhariafacil.weebly.com 1)(Halliday-Adaptad Uma pessoa saltou do topo de um edifício de H m, caindo em cima da caixa de um ventilador metálico, que afundou

Leia mais

d) Determine a posição da partícula quando ela atinge o repouso definitivamente.

d) Determine a posição da partícula quando ela atinge o repouso definitivamente. QUESTÕES DE TRABALHO E ENERGIA DA UFPE DE FÍSICA 1 - PROVA 2 2002.2 1) Um bloco de massa M = 1,0 Kg é solto a partir do repouso no ponto A a uma altura H = 0,8 m, conforme mostrado na figura. No trecho

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

m 1 m 2 FIG. 1: Máquina de Atwood m 1 m 2 g (d) Qual a relação entre as massas para que o sistema esteja em equilíbrio?

m 1 m 2 FIG. 1: Máquina de Atwood m 1 m 2 g (d) Qual a relação entre as massas para que o sistema esteja em equilíbrio? 1 II.5. Corpo rígido (versão: 20 de Maio, com respostas) 1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações : (a) em relação ao eixo que passa

Leia mais

Notas de Física - Mecânica Trabalho e Energia. P. S. Volpiani

Notas de Física - Mecânica Trabalho e Energia. P. S. Volpiani Resumo Exercício 1 Exercício Exercício Exercício 4 Exercício 5 Exercício 6 Notas de Física - Mecânica Trabalho e Energia P. S. Volpiani www.psvolpiani.com Aula 05 P. S. Volpiani Física Mecânica www.psvolpiani.com

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 20 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma

Leia mais