PROCESSO SELETIVO 2012 EDITAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO SELETIVO 2012 EDITAL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROCESSO SELETIVO 2012 Especialização em Medicina Veterinária sob a forma Residência Médico-Veterinária EDITAL A coordenação do Curso de Especialização sob a forma Residência Médico-Veterinária (ERMV) faz saber que no período de 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012 estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para a Residência em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia. O processo seletivo será realizado de 27 de fevereiro a 02 de março de I. São oferecidas 09 (nove) vagas distribuídas nas seguintes áreas de atuação: Clínica Médica de Carnívoros Domésticos (03 vagas), Clínica Médica de Ruminantes e Equídeos (01 vaga), Clínica Cirúrgica de Carnívoros Domésticos (03 vagas), Patologia Clínica Veterinária (01 vaga), Patologia Veterinária (01 vaga). II. As provas de seleção serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira eliminatória, e constará de prova escrita sobre conhecimentos básicos na área pretendida, no dia 27 de fevereiro de 2012, na sala do mestrado (Hospital de Medicina Veterinária da UFBA), às 9 horas. Para a aprovação, o candidato deverá obter no mínimo 60% dos pontos na prova escrita. O resultado da prova escrita será divulgado no dia 28 de fevereiro de 2012 na secretaria do Departamento de Patologia e Clínicas, às 12 horas e somente os candidatos aprovados farão a segunda etapa. A segunda etapa do processo seletivo será classificatória e o candidato será avaliado através de entrevista e exame do curriculum vitae. As entrevistas serão realizadas a partir das 09 horas do dia 29 de fevereiro de 2012 avaliando-se o interesse (30%), disponibilidade para dedicação exclusiva (30%) e compromisso (40%) do candidato com o programa de Residência. O exame de currículo será feito pela Comissão examinadora, que avaliará a formação acadêmica (40%) e a experiência profissional (60%). Para aprovação, o candidato deverá obter no mínimo 60% dos pontos em cada prova, com exceção da entrevista. Cada candidato só poderá optar por uma área de estudo.

2 III. A inscrição deverá ser feita na Secretaria da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA ou pelo correio para o endereço: Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia UFBA, Av. Adhemar de Barros, 500 Ondina Salvador Bahia CEP , com registro de postagem até 10 de fevereiro de O candidato deverá enviar a seguinte documentação identificando no envelope Seleção Residência Médico-Veterinária 2012 : a) Formulário de inscrição obtido nos endereços eletrônicos e devidamente preenchido; b) Cópia do diploma de graduação em Medicina Veterinária ou documento que comprove a obtenção do grau antes da data de início da Residência (até três anos da data de colação de grau); c) Cópia dos seguintes documentos pessoais: CPF, CIC, título de eleitor, certificado militar, certidão de nascimento ou casamento. Se estrangeiro, apresentar passaporte, carteira de identidade estrangeira e cópia legível do visto de permanência no país; d) Duas fotografias 3 x 4; e) Histórico escolar oficialmente emitido pela instituição na qual o candidato obteve sua graduação; f) Comprovante de cumprimento com as obrigações militares e eleitorais até o presente; g) Curriculum vitae comprovado; h) Carta de apresentação, preferencialmente de ex-orientadores ou superiores hierárquicos do âmbito acadêmico ou profissional; i) Declaração de leitura e concordância com o regimento da Residência e as normas deste Edital. IV. Os conteúdos e a bibliografia para a prova escrita estão relacionados ao final deste Edital. V. O processo de admissão será feito pela Coordenação da Residência da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA que designará um professor preceptor com disponibilidade de orientação e dentro do número de vagas distribuídas para a área escolhida após análise dos resultados da comissão examinadora, composta de três professores. VI. Não será permitida mudança de área de concentração e linha de pesquisa após iniciada a seleção. VII. Os resultados serão divulgados no dia 02 de março de 2012 no Hospital de Medicina Veterinária da UFBA e o início das atividades dar-se-á em 05 de março de VIII. O candidato terá até 10 dias para entrar com recursos, a partir da data de divulgação do resultado do processo seletivo. Durante o período de recurso, o candidato terá acesso às suas prova/avaliações.

3 IX. É vedado o registro acadêmico simultâneo da Residência com outro curso de graduação, de pósgraduação, ou em ambos os níveis, seja na UFBA ou outra instituição. X. A apuração do resultado será feita pela soma das notas obtidas em cada avaliação obtendo-se a média de cada candidato. A média mínima para aprovação será de 6.0. XI. As notas finais de cada avaliação serão apresentadas junto ao resultado final da seleção. XII. O número de candidatos aprovados poderá superar o número de vagas oferecidas, entretanto a matrícula está condicionada ao número de vagas oferecidas neste Edital, respeitando a ordem classificatória. Os nomes dos demais candidatos aprovados e não selecionados na 1ª chamada entrarão em um cadastro de reserva e poderão ser convocados em casos desistência dos selecionados pela ordem classificatória. XIII. Como critério de desempate, serão consideradas as maiores notas na prova escrita e no currículo. XIV. O regimento do curso será disponibilizado para leitura na secretaria da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA: 1. Clínica médica de Carnívoros Domésticos 1) Doenças infecciosas zoonóticas em animais de companhia. 2) Doenças do sistema tegumentar. 3) Doenças do sistema respiratório. 4) Doenças do tubo digestivo e glândulas exócrinas do sistema digestivo. 5) Oftalmopatias em cães e gatos. 6) Doenças do sistema locomotor. 7) Doenças do sistema gênito-urinário. 8) Doenças do sistema endócrino. 9) Fisiologia e abordagem preventiva e terapêutica da dor. 10) Urgências e emergências clínicas.

4 2. Clínica Cirúrgica de Carnívoros Domésticos 1) Fisiologia do parto. 2) Patologias do parto origem materna e fetal. 3) Cirurgias do sistema geniturinário. 4) Cirurgias do esôfago, estômago e intestinos. 5) Cuidados na manipulação dos tecidos. 6) Fundamentos de anestesia local e geral. 7) Cirurgia do sistema genital feminino. 8) Desordens do desenvolvimento e fraturas. 9) Urgências e emergências cirúrgicas. 10) Fisiologia e abordagem preventiva e terapêutica da dor. 3. Clínica Médica de Ruminantes e Equídeos 1) Afecções gerais do sistema digestivo. Síndrome cólica dos equídeos. 2) Afecções gerais do sistema respiratório. 3) Afecções gerais do sistema circulatório. 4) Afecções gerais do sistema locomotor. Laminites. 5) Afecções gerais do sistema nervoso. 6) Afecções gerais do sistema urinário. 7) Afecções da glândula mamária de ruminantes. 8) Antimicrobianos na clínica de ruminantes e equídeos. 9) Doenças carenciais e metabólicas dos ruminantes. 10) Neonatologia de ruminantes e equídeos. 4. Patologia Clínica 1) Hemograma. 2) Urinálise. 3) Provas de hemostasia. 4) Exame dos líquidos cavitários. 5) Bioquímica clínica (eletrólitos, função renal, hepática e pancreática). 6) Citologia aspirativa. 7) Exame do raspado cutâneo.

5 5. Patologia Veterinária 1) Alterações Circulatórias. 2) Alterações Inflamatórias. 3) Distúrbios do Crescimento e da Diferenciação Celular. 4) Patologias do Sistema Respiratório. 5) Patologias do Sistema Cardiovascular. 6) Patologias do Sistema urinário. 7) Patologias do Sistema digestório. BIBLIOGRAFIA Clínica médica de carnívoros domésticos: BIRCHARD, STEPHEN J. Manual Saunders: Clínica de Pequenos Animais. São Paulo: Roca, CHRISMAN, C.L. Neurologia dos pequenos animais. São Paulo: Roca, p. CHRISTIANSEN, I.J. Reprodução no cão e gato. São Paulo: Manole, p. DUNN, E.K. Tratado de Medicina Interna de Pequenos Animais. Editora Roca ETTINGER, S.J. FELDMAN, E.C. Tratado de Medicina Interna Veterinária, São Paulo: Editora Guanabara Koogan v. FOX, M.W. Canine pediatrics. Development, neonatal and congenital diseases. Springfield: Charles C. Thomas, p. HOLT, PETER E. Color Atlas Of Small Animal Urology. Mosky Wolfe, KIRK, R.W., BISTNER, S.L. Manual de procedimentos e tratamento de emergência em medicina veterinária. 3.ed., São Paulo, Manole, p. KIRK, R.W. (ed). Kirk s Current Veterinary Therapy XII. Small Animal Practice. WB Saunders Company, LAUS, J.L. (ed). Oftalmologia Clínica e Cirúrgica em Cães e Gatos. 1 ed. Rio de Janeiro: Roca, 2009.

6 LORENZ, M.D., CORNELIUS, L.M.; FERGUSSON, D.C. Terapêutica Clínica em Pequenos Animais. Rio de Janeiro, Interlivros, p. NELSON, R.W., COUTO, C.G. Medicina Interna de Pequenos Animais. 3ed Editora Mosby Elsevier OVERALL, K. L., Clinical Behavioral medicine for small animals.morky, HARVEY R., WILKINSON G. Color atlas of small animal dermatology. 2 ed.wolfe, SHAW, D. H. Medicina Interna de Pequenos Animais. Artmed: Porto Alegre, STADES, F. C. Fundamentos de Oftalmologia Veterinária. Manole: São Paulo,1999 SCOOT, MILLER e KIRK. Small Animal Dermatology, 6ed. Saunders STROMBECK D. R., GUILORFORD, W. G. Small animal Gastroenterology. 2 ed. Wolfe, STROMBECK D. R. The Healthful alternative home prepared dog & cat diets, TILLY, L. P. Canine and feline cardiac arrhytmias. 2 ed. Philadelphia: Willian & Wilkins, WADE I. Atlas de clínica oftalmológica do cão e do gato. 2 ed. Manole: São Paulo, WILLEMSE T. Dermatologia Clínica de cães e gatos. 2 ed. Manole: São Paulo, Clínica cirúrgica de carnívoros domésticos: ARCHIBALD, J. (ed). Canine surgery. Santa Barbara: American Veterinary Publication, p. ARTHUR, G. H., NOAKES, D. E., PEARSON, H. Veterinary Reproduction and Obstetrics.7.ed BOJRAB, M. J. (ed). Pathophysiology in small animal surgery. Philadelphia: Lea & Febiger, p. BRINKER, W. O., PIERMATEI, D. L., FLO, G. L. Handbook of small animal orthopedics and fracture treatment. Philadelphia: W. B. Saunders, p. DAVID, T. Atlas de cirurgia de pequenos animais. São Paulo: Manole, p.

7 Clínica médica de ruminantes e equídeos: ANDREWS, A.AH. Medicina Bovina. São Paulo: Roca, 2008, 1067p. PUGH, D.G. Clínica de ovinos e caprinos. São Paulo: Roca, 2004, 513p. RADOSTITS, O.M.; GAY, C.C.; BLOOD, D.C.; HINCHCLIFF, K.W. Veterinary Medicine. A textbook of diseases of cattle, sheep, pigs, goats and horses. 9 ed. W.B. Saunders, 2000, 1877p. RIET-CORREA, F; SCHILD, A.L.; LEMOS, R.A.A.; BORGES, J.R.J. Doenças de ruminantes e eqüídeos. 3ed. Rio Grande do Sul: Equali, 2007, 694p. ROSENBERGER, G. Exame clínico dos bovinos. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 419p. THOMASSIAN, A. Enfermidades dos Cavalos. 4 ed. São Paulo: Varela, 2005, 643p. S. M. REED; W. M. BAYLI; D. SELLON. Equine Internal Medicine rd. Ed. Saint Louis: Saunders,2010, 1659 p. SMITH, B.P. Medicina Interna de Grandes Animais. 3ed. São Paulo: Manole, 2006, 1728p. Patologia clínica: BUSH, B.M. Interpretação de Resultados Laboratoriais para Clínicos de Pequernos Animais, Roca, ed., 2004, 375p. FELDMAN,B., ZINKI, J., JAIN, N.C. Schalm S Veterinary Hematology. 5 Ed. Lippincott Williams & Wilkins: Philadelphia, p. JAIN, H.C. Essentials of Veterinary Hematology, Lea & Febiger, Philadelphia, 1993, 417p. KANEKO, J.J. Clinical Biochemistry of Domestic Animals, Academic Press, San Diego, 1989, 932p. RASKIN, R., MEYER, D. Atlas de Citologia de Cães e Gatos, Roca, 2003, 354p. WILLARD, TVEDTEN, TURNWALD. Small Animal Clinical Diagnosis by Laboratory Methods. W.B. Saunders Company, 2 ed., 2004, 377p.

8 Patologia Veterinária: FILHO, GERALDO BRASILEIRO. Bogliolo Patologia. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, 8 ª ed., 2011, 1492p. JUBB, K.V.; KENNEDY, PC.; PALMER, N. Pathology of domestic animals. 5.ed. San Diego:Saunders, volumes. CHEVILLE, N.F. Introdução à patologia veterinária. Manole, 3ª ed., 2009, 482p. COTRAN, R.S. et al. Patologia Estrutural e Funcional. 4ª ed. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, JONES,T.C. et. al. Patologia Veterinária. 6ªed., São Paulo, Ed. Manole, 2000, 1415p. MCGAVIN, M. D. & ZACHARY, J.F. Bases da Patologia Veterinária. 5ed., Rio de Janeiro: Elsevier. 2009, 1476 p. FRANCO, M.; MONTENEGRO, M. R.; BRITO, T.; BACHI, C.E.; ALMEIDA, P.C. Patologia (Processos Gerais), 5ªed., São Paulo, Ed. Atheneu, 2010, 331p. ROBBINS, S. L., et. al. Fundamentos de Patologia Estrutural e Funcional. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, 1991, 249p. THOMSON, R. G. Patologia Geral Veterinária, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, Santos, R.L; Alessi, A.C. Patologia Veterinária. 1 ed, São Paulo, Rocca, p SANTOS, J.A. Patologia especial dos animais domésticos (mamíferos e aves). 2.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, p. MEULTEN DJ. Tumors in Domestic Animals. 4th edition. Edited by: Meuten DJ. Iowa State: University of California; Salvador, 25 de outubro de Stella Maria Barrouin Melo Coordenadora do Curso de Especialização sob a Forma de Residência Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade Federal da Bahia

Programa Analítico de Disciplina VET375 Clínica Médica de Cães e Gatos

Programa Analítico de Disciplina VET375 Clínica Médica de Cães e Gatos Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Universidade Estadual De Maringá Curso De Medicina Veterinária Coordenação Do Colegiado De Curso

Universidade Estadual De Maringá Curso De Medicina Veterinária Coordenação Do Colegiado De Curso Universidade Estadual De Maringá Curso De Medicina Veterinária Coordenação Do Colegiado De Curso O Coordenador do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá, Prof. Dr.

Leia mais

Concurso: Clínica Médica de Animais de Produção Edital Nº 08 de 19 de fevereiro de 2018

Concurso: Clínica Médica de Animais de Produção Edital Nº 08 de 19 de fevereiro de 2018 Concurso: Clínica Médica de Animais de Produção Edital Nº 08 de 19 de fevereiro de 2018 Área: Clínica e Cirurgia Animal (Código CNPq 5.05.01.00-3) Subárea: Clínica Veterinária (CNPq 5.05.01.06-2) Titulação:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET171 Semiologia Veterinária

Programa Analítico de Disciplina VET171 Semiologia Veterinária 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

O item 3 do Edital n.º01/2018, publicado em 21 de dezembro de 2018, passa a ter a seguinte

O item 3 do Edital n.º01/2018, publicado em 21 de dezembro de 2018, passa a ter a seguinte RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 01/2018, QUE TRATA DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL A Universidade de Caxias do Sul,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIDADE JATOBÁ. Carga Horária Total Carga Horária Semestral Ano Letivo 48 hs Teórica: 32 Prática:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIDADE JATOBÁ. Carga Horária Total Carga Horária Semestral Ano Letivo 48 hs Teórica: 32 Prática: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIDADE JATOBÁ 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: LABORATÓRIO CLÍNICO VETERINÁRIO DEPARTAMENTO: CAMPUS JATAÍ PRÉ-REQUISITO: disciplina

Leia mais

EDITAL Nº 002/2019/CAV EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA.

EDITAL Nº 002/2019/CAV EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA. EDITAL Nº 002/2019/CAV EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA. O Diretor Geral do Centro de Ciências Agroveterinárias, no uso de suas atribuições legais e com base na

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET362 Laboratório Clínico Veterinário

Programa Analítico de Disciplina VET362 Laboratório Clínico Veterinário 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO N O 002/14 PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA NÍVEL R1 / TURMA2015

EDITAL DE SELEÇÃO N O 002/14 PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA NÍVEL R1 / TURMA2015 EDITAL DE SELEÇÃO N O 002/14 PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA NÍVEL R1 / TURMA2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA PARA O PERÍODO LETIVO

Leia mais

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E N.º DE VAGAS:

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E N.º DE VAGAS: 1 E D I T A L/2015 A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Medicina Veterinária - Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal, níveis Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

ANEXO IV CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS E RESPECTIVAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXO IV CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS E RESPECTIVAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXO IV CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS E RESPECTIVAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. CLÍNICA E CIRURGIA DE RUMINANTES E EQUÍDEOS Saúde pública, terapêutica, técnicas anestésicas, diagnóstico por imagem

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO N O 003/2014 PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA NÍVEL R1 / TURMA 2014

EDITAL DE SELEÇÃO N O 003/2014 PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA NÍVEL R1 / TURMA 2014 EDITAL DE SELEÇÃO N O 003/2014 PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA NÍVEL R1 / TURMA 2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA PARA O PERÍODO

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS E RESPECTIVAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS E RESPECTIVAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXO IV CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS E RESPECTIVAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. CLÍNICA E CIRURGIA DE RUMINANTES E EQUÍDEOS Saúde pública, terapêutica, técnicas anestésicas, diagnóstico por imagem

Leia mais

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E N.º DE VAGAS:

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E N.º DE VAGAS: 1 E D I T A L n.º 2/2017 A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Medicina Veterinária - Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal, níveis de Doutorado da Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº005/2017 PROPG/UENP

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº005/2017 PROPG/UENP EDITAL Nº005/2017 PROPG/UENP A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Doutora Teresinha Esteves da Silveira Reis, e a Vice-Coordenadora do Programa de Residência em Medicina Veterinária, modalidade Pós

Leia mais

N.º de vagas para candidatos estrangeiros. para candidatos portadores de necessidades especiais Doutorado

N.º de vagas para candidatos estrangeiros. para candidatos portadores de necessidades especiais Doutorado 1 A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Medicina Veterinária - Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal, nível Doutorado da Universidade Federal Fluminense, considerando o que estabelece

Leia mais

DISCIPLINA CLÍNICA MÉDICA I DEPARTAMENTO DE MEDICINA E CIRURGIA VETERINÁRIA

DISCIPLINA CLÍNICA MÉDICA I DEPARTAMENTO DE MEDICINA E CIRURGIA VETERINÁRIA CÓDIGO: IV 303 CRÉDITOS: 06 (4T-2P) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA

Leia mais

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E N.º DE VAGAS:

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E N.º DE VAGAS: 1 E D I T A L/2014 A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Medicina Veterinária - Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal, níveis Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Criada pela Lei Estadual nº /06 Autorizada pelo Decreto Estadual nº 3909/08 CAMPUS LUIZ MENEGHEL

Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Criada pela Lei Estadual nº /06 Autorizada pelo Decreto Estadual nº 3909/08 CAMPUS LUIZ MENEGHEL EDITAL 035/2016 PROPG/UENP A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Dra. Teresinha Esteves dos Reis Silveira, resolve DAR CONHECIMENTO da abertura do processo seletivo para ingresso no Programa de Residência

Leia mais

N.º de vagas candidatos brasileiros. N.º de vagas candidatos portadores de necessidades especiais Doutorado

N.º de vagas candidatos brasileiros. N.º de vagas candidatos portadores de necessidades especiais Doutorado 1 EE D I TT A LL // 22 00 11 88 A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Medicina Veterinária - Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal, nível de Doutorado da Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EM ANATOMIA PATOLÓGICA

Leia mais

Edital Nº 15 de 12 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União de 18/02/2014.

Edital Nº 15 de 12 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União de 18/02/2014. Edital Nº 15 de 12 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União de 18/02/2014. Área: Reprodução Animal (Cód. CNPq 5.05.04.00-2), Clínica e Semiologia Veterinária Titulação Exigida: Graduação

Leia mais

N.º de vagas candidatos portadores de necessidades especiais Mestrado Doutorado N.º de vagas candidatos brasileiros

N.º de vagas candidatos portadores de necessidades especiais Mestrado Doutorado N.º de vagas candidatos brasileiros 1 EE D I TT A LL // 22 00 11 88 A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Medicina Veterinária - Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal, níveis Mestrado e Doutorado da Universidade

Leia mais

Edital PRPPGI Nº 10/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS HOSPITALARES EM CÃES E GATOS (LATO SENSU) Ano 2015

Edital PRPPGI Nº 10/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS HOSPITALARES EM CÃES E GATOS (LATO SENSU) Ano 2015 A Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF, por intermédio do Hospital Veterinário Universitário HVU, realizará seleção para o curso de pósgraduação lato sensu denominado de Práticas Hospitalares

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA DISCIPLINA DE SÍNDROMES CLINICOPATOLÓGICAS DE CÃES E GATOS PTG 1012 Prof. Rafael Fighera Módulo I Insuficiência

Leia mais

Nome do Componente Curricular: Curso: Semestre: Carga Horária: Horas Teóricas: Horas Práticas: Docente Responsável Ementa Objetivos Geral

Nome do Componente Curricular: Curso: Semestre: Carga Horária: Horas Teóricas: Horas Práticas: Docente Responsável Ementa Objetivos Geral Plano de Ensino Dados do Componente Curricular Nome do Componente Curricular: Patologia e Clínica Médica de Ruminantes Curso: Bacharelado em Medicina Veterinária Semestre: 7º Carga Horária: 140hs/r Horas

Leia mais

3. Dermatologia: a. Dermatopatias dos equinos. b. Fotossensibilização. c. Eczema facial dos ovinos. d. Dermatopatias dos Eqüinos, ruminantes e suínos

3. Dermatologia: a. Dermatopatias dos equinos. b. Fotossensibilização. c. Eczema facial dos ovinos. d. Dermatopatias dos Eqüinos, ruminantes e suínos Subárea: CLÍNICA MÉDICA DE GRANDES ANIMAIS 1. Terapêutica Clínica Geral: a. Equilíbrio ácido-básico e hidro-eletrolítico. b. Princípios gerais da fluidoterapia. c. Terapêutica hematológica (transfusões).

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO N O 001/2017 Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária Nível AP1 / Turma 2017

EDITAL DE SELEÇÃO N O 001/2017 Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária Nível AP1 / Turma 2017 EDITAL DE SELEÇÃO N O 001/2017 Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária Nível AP1 / Turma 2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA PARA O PERÍODO

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N. 21/ de julho de 2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N. 21/ de julho de 2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N. 21/2018 25 de julho de 2018 Dispõe sobre o Processo Seletivo de Professor integrante da carreira docente da FATENE para o Semestre 2018.2 A DIRETORIA ACADÊMICA da Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/PROPP/2013 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO-VETERINÁRIA - PRMV R1 TURMA 2013 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Anhanguera-Uniderp, no uso de suas atribuições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL Nº 035/PRPGP/UFSM, de 20 de junho de 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL Nº 035/PRPGP/UFSM, de 20 de junho de 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 035/PRPGP/UFSM, de 20 de junho de 2011 INSCRIÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICO-VETERINÁRIA R1 O Coordenador do Curso e o Pró-Reitor de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP EDITAL DE SELEÇÃO Nº 003/PROPP/2013 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO-VETERINÁRIA - PRMV R1 TURMA 2013 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Anhanguera-Uniderp, no uso de suas atribuições

Leia mais

ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO SELEÇÃO 2014

ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO SELEÇÃO 2014 ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO SELEÇÃO 2014 Solicito inscrição para a seleção na Residência em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Federal do Pará, turma de 2014.

Leia mais

PLANO DE ENSINO Ficha nº 1 (permanente) EMENTA

PLANO DE ENSINO Ficha nº 1 (permanente) EMENTA PLANO DE ENSINO Ficha nº 1 (permanente) Departamento: Setor: Disciplina: Ciências Agrárias Análises Clínicas e Toxicológicas na Medicina Veterinária Código: AV 083 Natureza: Semestral Optativa Número de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE VETERINÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE VETERINÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE VETERINÁRIA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL-COREMU RETIFICAÇÃO DO EDITAL/01 PARA EXAME DE SELEÇÃO 2012 Curso

Leia mais

Requisitos de Inscrição

Requisitos de Inscrição UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Pelo presente edital, estarão abertas as inscrições, no período de 16 de novembro a 01 de dezembro de 2009, para o processo de seleção do Programa

Leia mais

N.º de vagas para candidatos portadores de necessidades especiais Mestrado Doutorado

N.º de vagas para candidatos portadores de necessidades especiais Mestrado Doutorado 1 EE D I TT A LL // 22 00 11 99 A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Medicina Veterinária - Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal, níveis Mestrado e Doutorado da Universidade

Leia mais

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Pós- Graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco- Maxilo- Facial Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Pós- Graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco- Maxilo- Facial Secretaria da Saúde do Estado da Bahia EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAIS / 2013 A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em conformidade com o regimento Lato Sensu da Pró-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1/2019 PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS - TURMA 2019/1 A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Regional de Montes Claros da Universidade

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAIS / 2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAIS / 2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAIS / 2017 A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em conformidade com o regimento dos cursos lato sensu

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO VETERINÁRIA EM CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS EDITAL No. 1/2011

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO VETERINÁRIA EM CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS EDITAL No. 1/2011 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO VETERINÁRIA EM CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS EDITAL No. 1/2011 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO VETERINÁRIA EM CLÍNICA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO N O 001/2017. Curso de Medicina Veterinária

EDITAL DE SELEÇÃO N O 001/2017. Curso de Medicina Veterinária UNIVERSIDADE BRASIL RECONHECIDA PELA PORTARIA MINISTERIAL Nº 374 DE 14/06/89 D.O.U : 16/06/89 EDITAL DE SELEÇÃO N O 001/2017 Curso de Medicina Veterinária SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDITAL N.

INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDITAL N. INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDITAL N.º 01/2018 A Universidade de Caxias do Sul, por meio do Pró-reitor

Leia mais

FACULDADE DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA

FACULDADE DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA 1. Formação, diferenciação, maturação e funções dos eritrócitos e leucócitos. 2. Citomorfologia dos eritrócitos e leucócitos (normalidade citomorfológica e alterações mais

Leia mais

Universidade Estadual De Maringá Curso De Medicina Veterinária Coordenação Do Colegiado De Curso

Universidade Estadual De Maringá Curso De Medicina Veterinária Coordenação Do Colegiado De Curso Universidade Estadual De Maringá Curso De Medicina Veterinária Coordenação Do Colegiado De Curso O Coordenador do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá, Prof. Dr.

Leia mais

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS Santos, Março de 2014. Nível do Curso Pós-graduação Lato Sensu em nível de especialização. Titulação Especialista em Clinica Médica de Pequenos Animais Direção e Coordenação

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE EDITAL DE CONCURSO PARA VAGA DE PROFESSOR (CADASTRO RESERVA)

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE EDITAL DE CONCURSO PARA VAGA DE PROFESSOR (CADASTRO RESERVA) CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE EDITAL DE CONCURSO PARA VAGA DE PROFESSOR (CADASTRO RESERVA) A COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA E O NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE),

Leia mais

EDITAL 018/2013 RETIFICAÇÃO

EDITAL 018/2013 RETIFICAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS COREMU/UFT COORDENAÇÃO DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UFT

Leia mais

EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP

EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP Mestrado recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

2. Identificação: Nome completo: Endereço: Rua/Av. CEP: Bairro: Cidade: UF: Fone: Celular:

2. Identificação: Nome completo: Endereço: Rua/Av. CEP: Bairro: Cidade: UF: Fone: Celular: 1 ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIA ANIMAL Av. Antônio Carlos 6627 Pampulha CEP 31270-901 Belo Horizonte- MG Fones (0XX) 31 3409 2057-3409 2059 - Fax (0XX) 3409 2059 e-mail

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/PROPP/2014 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO-VETERINÁRIA - PRMV R1 TURMA 2014 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Anhanguera-Uniderp, no uso de suas atribuições

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 6 de agosto de 010) EDITAL PPPG Nº. 33/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO Ficha nº 1 (permanente) EMENTA

PLANO DE ENSINO Ficha nº 1 (permanente) EMENTA PLANO DE ENSINO Ficha nº 1 (permanente) Departamento: Medicina Veterinária Setor: Ciências Agrárias Disciplina: Patologia Clínica Veterinária Código: AV 062 Natureza: Semestral Obrigatória Número de Créditos:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Curso Pós-Graduação Lato Sensu - Mediação em Arte, Cultura e Educação 2012 *CONSULTE O ADENDO AO FINAL *

EDITAL DE SELEÇÃO Curso Pós-Graduação Lato Sensu - Mediação em Arte, Cultura e Educação 2012 *CONSULTE O ADENDO AO FINAL * *CONSULTE O ADENDO AO FINAL * A Coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MEDIAÇÃO EM ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO faz saber que estarão abertas as inscrições para admissão no curso. I Inscrição: As

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 093/2018/CAV EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA.

EDITAL Nº 093/2018/CAV EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA. EDITAL Nº 093/2018/CAV EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA. O Diretor Geral do Centro de Ciências Agroveterinárias, no uso de suas atribuições legais e com base na

Leia mais

EDITAL PRPPG Nº. 036/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO DE RUMINANTES

EDITAL PRPPG Nº. 036/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO DE RUMINANTES EDITAL PRPPG Nº. 036/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO DE RUMINANTES O Reitor da UNOPAR, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna público o Processo

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 2193-8000 Volume 126 - Número 141 -

Leia mais

PLANOS DE ESTUDOS INDEPENDENTES

PLANOS DE ESTUDOS INDEPENDENTES PLANOS DE ESTUDOS INDEPENDENTES ACADÊMICO: CURSO: Medicina Veterinária DISCIPLINA: Clinica Medica de grandes animais Equinos PROFESSOR RESPONSÁVEL: Giancarlo T.R.M. Coutinho 1) CONTEÚDO Equinos : Alterações

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O CONCURSO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA, PARA INÍCIO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014, DA FACULDADE Dr. FRANCISCO MAEDA- FAFRAM/FE, MANTIDA PELA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 25 de maio de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 25 de maio de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 5 de maio de 010) EDITAL PPPG Nº. 30/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

Área de concentração: PATOLOGIA VETERINÁRIA

Área de concentração: PATOLOGIA VETERINÁRIA Área de concentração: PATOLOGIA VETERINÁRIA Patologia Geral 1. Introdução ao estudo da Patologia Alterações que cursam com a morte Alterações cadavéricas 2. A célula normal Constituição ultra-estrutural

Leia mais

EDITAL PRPPG Nº. 019/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO DE RUMINANTES

EDITAL PRPPG Nº. 019/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO DE RUMINANTES EDITAL PRPPG Nº. 019/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO DE RUMINANTES O Reitor da UNOPAR, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna público o Processo

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 2193-8000 Volume - Número - São Paulo,

Leia mais

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 132/2017 MEDICINA VETERINÁRIA

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 132/2017 MEDICINA VETERINÁRIA INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 132/2017 MEDICINA VETERINÁRIA Anestesiologia Animal/ Farmacologia e Terapêutica Animal Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de EDITAL N.º 064/2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de EDITAL N.º 064/2011 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 064/2011 SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ALUNO REGULAR DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE

Leia mais

EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW

EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões faz saber aos interessados que estão abertas, de 11/08/2014

Leia mais

Prática Hospitalar II em Clínica Médica de Carnívoros Domésticos

Prática Hospitalar II em Clínica Médica de Carnívoros Domésticos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO MEV.C09 NOME Prática Hospitalar II em Clínica Médica

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 2193-8000 Volume 128 - Número 136 -

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP Coordenação do Curso de Medicina Veterinária Anhanguera Uniderp Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP Coordenação do Curso de Medicina Veterinária Anhanguera Uniderp Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária Anhanguera Uniderp PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA - PAMV A1 / TURMA 2017 A da Universidade Anhanguera Uniderp, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Resolução Nº. 053/CONEPE/2008,

Leia mais

20 a 31 de maio de às 11 horas e das 13 às 16h30 Mestrado 19 (dezenove) vagas Doutorado 9 (nove) vagas DA INSCRIÇÃO

20 a 31 de maio de às 11 horas e das 13 às 16h30 Mestrado 19 (dezenove) vagas Doutorado 9 (nove) vagas DA INSCRIÇÃO FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG/FMVZ/USP - 06/2019 A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, na Secretaria

Leia mais

EDITAL Nº 67/ GR/UEMA

EDITAL Nº 67/ GR/UEMA EDITAL Nº 67/2016 - GR/UEMA A Universidade Estadual do Maranhão, torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 06/06/2016 a 22/07/2016, estarão abertas as inscrições para os Concursos

Leia mais

CIRURGIA GERAL E OBSTETRÍCIA (GRANDES ANIMAIS) 36 (2)* 1 (uma)

CIRURGIA GERAL E OBSTETRÍCIA (GRANDES ANIMAIS) 36 (2)* 1 (uma) COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL n º 3 do 1º Semestre/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA E EXTERNA DE DOCENTES Por determinação do Diretor Geral da FEAD, a Coordenação Pedagógica torna público aos interessados

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO EM CARDIOLOGIA PARA ANO DE 2018 A Equipamentos Cardiovasculares Rio Preto Ltda, CNPJ/MF

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO EM CARDIOLOGIA PARA ANO DE 2018 A Equipamentos Cardiovasculares Rio Preto Ltda, CNPJ/MF EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO EM CARDIOLOGIA PARA ANO DE 2018 A Equipamentos Cardiovasculares Rio Preto Ltda, CNPJ/MF 45.111.077/0001-77, com a denominação de Instituto de Moléstias

Leia mais

Seleção para Doutorado

Seleção para Doutorado EDITAL PRPG 021/2014 Centro de Saúde e Tecnologia Rural- CSTR Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária PPGMV Campus de Patos - PB Seleção para Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Fone: (64) RESOLUÇÃO PPGEDUC/RC-UFG nº 001/2018

Fone: (64) RESOLUÇÃO PPGEDUC/RC-UFG nº 001/2018 1 RESOLUÇÃO PPGEDUC/RC- nº 001/2018 Regulamenta a realização de Processo Seletivo para o Mestrado em Educação PPGEDUC/RC/, define as atribuições da comissão de seleção e disciplina a realização do Exame

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES

PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO MEVA06 NOME PATOLOGIA CIRÚRG

Leia mais

EDITAL Nº 042 /2015 PROPG/UENP DAR CONHECIMENTO

EDITAL Nº 042 /2015 PROPG/UENP DAR CONHECIMENTO EDITAL Nº 042 /2015 PROPG/UENP A Doutora Teresinha Esteves da Silveira Reis, PRÓ- REITORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UENP, e o Doutor Francisco Armando de Azevedo Souza, COORDENADOR do Programa de

Leia mais

Edital de Seleção Mestrado

Edital de Seleção Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ppgep@dep.ufmg.br - http://www.dep.ufmg.br/pos Edital

Leia mais

EDITAL PRPPG Nº. 042/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL

EDITAL PRPPG Nº. 042/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL EDITAL PRPPG Nº. 042/2018 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL O Reitor da UNOPAR, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna público este Edital em substituição

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017 Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017 A Coordenação da Pós-Graduação Ciências Médicas (PGCM-MG) da Faculdade Ciências Médicas - MG (FCM-MG)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais

Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais - Princípios cirúrgicos básicos: assepsia/antissepsia; pré, trans e pós-operatório; instrumentação cirúrgica; fundamentos em esterilização

Leia mais

Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Criada pela Lei Estadual nº /06 Autorizada pelo Decreto Estadual nº 3909/08 CAMPUS LUIZ MENEGHEL

Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Criada pela Lei Estadual nº /06 Autorizada pelo Decreto Estadual nº 3909/08 CAMPUS LUIZ MENEGHEL EDITAL Nº07 /2016 PROPG/UENP A Doutora Teresinha Esteves da Silveira Reis, PRÓ-REITORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UENP e o Doutor Francisco Armando de Azevedo Souza, COORDENADOR do Programa de Residência

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE ANEXO I Folha 1 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NOME COMPLETO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO CPF Nº

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 008/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 008/2014 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Anhanguera-Uniderp, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós- Graduação Stricto

Leia mais

1 QUALIFICAÇÃO EXIGIDA

1 QUALIFICAÇÃO EXIGIDA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO-VETERINÁRIA R-1 R-2, DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PARA O PERÍODO DE 02/05/11

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE EDITAL Nº 07, DE 04 DE ABRIL DE 2012.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE EDITAL Nº 07, DE 04 DE ABRIL DE 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE EDITAL Nº 07, DE 04 DE ABRIL DE 2012. O Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, no uso

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL SOCOR 2011

EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL SOCOR 2011 EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL SOCOR 2011 Inscrições: 03 de novembro a 19 de novembro de 2010 Informações: Centro de Estudos do Hospital Socor Tel.: (31) 3330.3093

Leia mais

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015 CÂMPUS IPORÁ EDITAL LATO SENSU Nº 001/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E ESCRITA Nº 01/2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 88/2017 20 de setembro de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

FACULDADE CIDADE DE COROMANDEL Mantenedora: Associação Educacional de Coromandel EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2017

FACULDADE CIDADE DE COROMANDEL Mantenedora: Associação Educacional de Coromandel EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2017 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2017 Dispõe sobre abertura do Processo Seletivo para contratação de Docentes para Disciplinas da Educação Superior. A Direção Geral e Coordenação de Recursos Humanos da Faculdade

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 EDITAL Nº 001/2015 PROPESP/NUPG/PAMV/UNICENTRO ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em conjunto com

Leia mais

Instituto Espírita Nosso Lar - Hospital Ielar

Instituto Espírita Nosso Lar - Hospital Ielar Hospital IELAR C.B.C. Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Hospital IELAR de São José do Rio Preto-SP Rua Presciliano Pinto 1811 Boa Vista Cep: 15025-100 São José do Rio Preto-SP Fone (17) 2139.1200 Ramal:

Leia mais