Portaria 279/2013 de 26.08

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portaria 279/2013 de 26.08"

Transcrição

1 Portaria 279/2013 de Em destaque : Alterações aos procedimentos para inclusão na lista pública de execuções Artºs 2º, 3º e 4º

2 Início do procedimento : Notificação/citação ( consoante o caso ), de acordo com o previsto nos nºs 1 e 3 do artº 750 CPC = para indicar bens à penhora ; Conclusão do procedimento : com o término do prazo de reclamação da decisão de extinção da instância prevista no nº 2 do citado artigo

3 O Executado é agora notificado em simultâneo com a notificação/citação previstas nos nºs 1 e 3 do artº 750 do CPC de que ( uma vez extinta a execução )tem 10 dias para : Pagar a quantia em dívida; Aderir a um plano de pagamento da dívida Com a cominação de que se não o fizer será incluído na lista pública das execuções.

4 Atenção : Se o Executado tiver constituído Mandatário esta notificação também é efectuada ao seu Mandatário. O texto desta notificação terá que ser o constante na própria Portaria ( no seu Anexo I ). Não sendo indicados bens penhoráveis ocorre a extinção da execução ( artº 750 nº2 CPC ).

5 Nestes casos, o artº 4º da dita Portaria refere que a notificação de extinção deve advertir o executado de que dispõe de 10 dias para dela reclamar e que, findo tal prazo, não tendo ocorrido o pagamento ou adesão a um plano de pagamento passa a estar incluído na Lista pública de Execuções. O texto desta notificação(extinção) terá que ser o constante na própria Portaria ( no seu Anexo II ).

6 Artº 4 nº 3 da referida Portaria : a competência para a inclusão na lista pública de execuções pertence ao Agente de Execução, logo que cumpridos todos os pressupostos legais. Nota : Entende-se que se deverá aguardar pela notificação oficiosa a realizar pela Secretaria ( artº 719 nº4 CPC ) de que não ocorreu reclamação da extinção e em seguida promover a inclusão do Executado.

7 Portaria 282/2013 de Principais destaques : Artº 11º Citação edital por incerteza do lugar Modo de a efectivar : Afixação de edital, na porta da última residência ou sede que o Executado teve no país; Publicação de anúncio em página informática de acesso público

8 Alteração em destaque : O agente de execução primeiro afixa o edital e, em seguida, dispõe do prázo máximo de 5 dias úteis após a sua afixação para promover a publicação do anúncio electrónico de citação edital ( nº 4 do citado artº ) O prazo de defesa é contado a partir da data de publicação do anúncio electrónico ( nº 7 do referido artº )

9 Artº 14º Dever de prestar informações Salienta-se o referido no seu nº 3 uma vez que, tratando-se de informações a Mandatário constituído, tal dever considera-se cumprido com o registo da informação no SISAAE, para consulta do acto no histórico electrónico do processo judicial.

10 Artº 15º- Informações a prestar após inserção na lista pública de execuções = consulta às bases de dados disponíveis para averiguação de eventual existência de património Pressupostos para a obtenção das informações referentes ao património do Executado, com o objectivo de permitir ao Exequente ponderar a renovação da instância, com base na existência de bens penhoráveis concretos ( artº 850 nº5 CPC ):

11 O Executado terá que estar incluído na Lista Pública de Execuções( o que implica que não tenha ocorrido o cumprimento da obrigação ou o decurso do prazo de cinco anos que determina a sua exclusão); Pagamento de uma tarifa ao AE ( 0,15 UC )

12 Nota : Salienta-se que, de acordo com o disposto na alínea b) do nº 2 do citado artigo, tais consultas não implicam a renovação da instância executiva. Renovação da instância executiva encontra-se prevista no artº 850 do CPC.

13 Artºs 20 a 26 - Venda em leilão electrónico A venda em leilão electrónico encontra-se identificada como modalidade de venda na alínea g) do artº 811 do CPC. Nos termos do diposto no nº 1 do artº 837 do CPC, salvo nas excepções aí indicadas, é a modalidade de venda preferencial para bens imóveis e móveis penhorados.

14 Estas vendas são publicitadas, com as devidas adaptações, de acordo com o disposto nos nºs 2 a 4 do artº 817 do CPC ( ou seja, sem editais, apenas com anúncio electrónico, sem prejuízo de outros meios de publicidade que se considerem adequados )- artº 837 nº2 do CPC A Portaria agora em análise regula o conteúdo do anúncio electrónico no seu artº 19º.

15 No seu artº 20º a presente Portaria define o conceito de leilão electrónico como sendo (...) a modalidade da venda de bens penhorados, que se processa em plataforma electrónica acessível pela Internet, concebida especificamente para permitir a licitação de bens a vender em processo de execução ( )

16 Artº 21 Regras gerais ( de utilização da plataforma ) : Sítio de internet de acesso público para consulta dos anúncios de venda e das regras do sistema; Acesso é restrito a utilizadores registados no sistema onde se processa a negociação dos bens a vender; Em cada leilão está permanente e publicamente visível o preço base dos bens a vender, o valor da última oferta e o valor de venda efectivo;

17 Só podem licitar utilizadores registados e após autenticação efectuada de acordo com as regras do sistema; A cada utilizador registado são fornecidas as credenciais de acesso descritas no nº 5 do citado artº.

18 A entidade gestora da plataforma estabelece a duração do leilão ( artº 22 ), promove a introdução das ofertas ( artº 23 ), sendo o resultado do leilão disponibilizado no sítio da Internet de acesso público ( artº 24 ). No entanto, compete ao agente de execução a decisão de adjudicação dos bens ( artº 26 ), devendo (também) ter em consideração o que se acha previsto no artº 25 para a falta de depósito do preço.

19 Artºs 27 a 35 Venda em depósito público ou equiparado Encontramos a definição de depósito público no artº 27 nº1 e de depósito equiparado no seu nº 2. Os bens que podem ser removidos para tais depósitos estão definidos nos artº 28 ( depósito público ) e 29 ( depósito equiparado ). A venda em tais depósitos encontra-se prevista no artº 836 do CPC.

20 O preço pela utilização de ambos os tipos de depósito encontra-se regulado no artº 30 da presente Portaria. Artº 31 Momento da venda ( dos bens removidos para tais depósitos ) : Assim que seja processualmente possível a venda, desde que a execução não esteja suspensa; Estando suspensa são vendidos os bens que estejam nas condicões referidas no artº 814 CPC ( venda antecipada de bens )

21 Necessidade de uma troca de informação actualizada e constante entre o depósitário e o agente de execução, devidamente regulada nos nºs 3 e 4 do artº 31 da presente Portaria. As modalidades de venda em ambos os tipos de depósito estão previstas no artº 32 da citada Portaria.

22 Sendo preferencial o leilão electrónico ( artº 32 nº2 ). Caso este se frustre serão vendidos na modalidade de leilão ( regulada na presente Portaria nos artº 33 e ss ) e por último, caso este também se frustre, serão vendidos por negociação particular, tudo de acordo com o artº 32 nº4, 5 e 6 desta Portaria.

23 O artº 33 nº 3 ( referente à venda em leilão ) refere que esta deve realizar-se, sempre que possível, na presença do agente de execução. Se assim não for, tal venda deverá respeitar o preceituado no artº 34 ( ou seja, não estando presente, o agente de execução deve definir as condições de concretização da venda ).

24 No entanto, se tal venda em leilão se realizar num depósito equiparado a depósito público, ou seja titulado pelo agente de execução, sendo o agente de execução o próprio depositário, por força do disposto no artº 720 nº 6 do CPC, suscitam-se-nos dúvidas se, neste caso, tal venda pode ser efectuada por outrém que não o próprio agente de execução.

25 Por último, ainda quando à breve apresentação preparada quanto à Portaria 282/2013 gostaria de chamar a atenção para o seguinte : o seu artº 60 revoga expressamente a Portaria 331-B/2009 de ( tarifas ); Os seus artºs 43 a 55 em conjunto com o artº 62 nº2 revogam tacitamente a Portaria 225/2013 de ( tarifas ) De acordo com o artº 62 nº1, à excepção dos ditos artigos 43 a 55, este normativo é aplicável aos procºs em curso.

26 Registo Predial ( DL 125/2013 de ) Artº 8º-B nº3 alínea c) Consagra a obrigatoriedade do agente de execução promover o registo das penhoras Artº 42-A Os pedidos devem ser preferencialmente comunicados por via electrónica Portaria nº 283/2013 de

27 Aditado o artº 48-B O registo de hipoteca, por conversão da penhora nos termos do nº1 do artº 807 do CPC é feito com base em comunicação do agente de execução, a qual deve conter, sendo o caso, declaração de que não houve renovação da instância nos termos do artº 809º do CPC Artº 101 nº2 alínea b) A conversão é feita por averbamento.

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Eduardo Paiva e Helena Cabrita Juízes de Direito TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Câmara dos Solicitadores 2009 1 APLICAÇÃO DA REFORMA NO TEMPO

Leia mais

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução ACÇÃO EXECUTIVA - 2009 NOVOS PROCEDIMENTOS E FUNCIONALIDADES H@BILUS - destino dos actos dos agentes de execução Lista Pública de Execuções (art.ºs 16.-A, 16.º-B e 16.º-C do DL n.º 201/2003, de 10/09,

Leia mais

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Natureza e finalidade: Procedimento Extrajudicial O Procedimento extrajudicial pré-executivo é um procedimento de natureza facultativa que se

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Versão 2 Setembro de 2013 - 2 - Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Alterada

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março DIPLOMAS - LEI N.º 41/2013, de 26 de junho: aprova o CPC - PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março - DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 36/2013, de 12 de

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Civil 2011 22ª Edição Actualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Actualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA

Leia mais

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010.

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010. Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA

INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA INFORMAÇÃO PREDIAL SIMPLIFICADA Disponíveis ou a disponibilizar no site www.predialonline.mj.pt os seguintes serviços: Certidão permanente Anúncio para a manifestação do direito legal de preferência Pedidos

Leia mais

HASTAS PÚBLICAS CAPÍTULO I. Artigo 1º

HASTAS PÚBLICAS CAPÍTULO I. Artigo 1º HASTAS PÚBLICAS CAPÍTULO I Artigo 1º 1- As hastas públicas de imóveis, cujo titular do direito de propriedade seja a Câmara Municipal, processam-se em conformidade com as presentes normas. 2- Compete ao

Leia mais

Código de Processo Civil de 2013

Código de Processo Civil de 2013 Acção executiva Código de Processo Civil de 2013 Paulo Pimenta Porto - 21 de Novembro de 2013 o novo regime das espécies de títulos executivos (art. 703º) princípio da tipicidade forte restrição à exequibilidade

Leia mais

Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis

Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis (2013) Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Errata

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Errata Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2017 19ª Edição Errata 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Errata ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA,

Leia mais

Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada)

Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada) [ Nº de artigos:8 ] Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada) SUMÁRIO Altera as Portarias n.os 312/2009 e 313/2009, de 30 de março, e 202/2011, de 20 de maio, no âmbito do novo Código

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Diário da República, 1.ª série N.º de agosto de

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Diário da República, 1.ª série N.º de agosto de Diário da República, 1.ª série N.º 166 29 de agosto de 2013 5209 2 A observância dos feriados facultativos previstos no Código do Trabalho, quando não correspondam a feriados municipais de localidades

Leia mais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais 1 Conceito de taxa de justiça no C.C.J. A taxa de justiça do processo corresponde ao somatório das taxas de justiça inicial e subsequente de cada

Leia mais

Diploma. Regulamenta vários aspetos das ações executivas cíveis

Diploma. Regulamenta vários aspetos das ações executivas cíveis Diploma Regulamenta vários aspetos das ações executivas cíveis Portaria n.º 282/2013 de 29 de agosto A entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, aprovado pela Lei n.º 41/2013, de 26 de junho,

Leia mais

Seminário Internacional

Seminário Internacional Seminário Internacional Reforma Judiciária: as leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA Armando A Oliveira Câmara dos Solicitadores As crises O agente de execução

Leia mais

Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis

Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis (REVOGADO) Todos os direitos reservados à DATAJURIS,

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO De boas MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO INTRODUÇÃO A instalação deste Juízo e a reunião de todas as acções executivas pendentes na Ilha da Madeira, impôs a necessidade de articular

Leia mais

Acção Executiva A Nova Reforma

Acção Executiva A Nova Reforma Acção de formação promovida pelo Conselho Geral e pelo Conselho de Especialidade Solicitador de Execução Câmara dos Solicitadores Lisboa, 13 de Dezembro de 2008 Porto, 20 de Dezembro de 2008 Acção Executiva

Leia mais

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Sintese de Diplomas CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Síntese dos Diplomas Decreto-Lei n.º 38/2003, de 8 de Março, que bem se pode apelidar de

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES

REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES O Estatuto da Câmara dos Solicitadores, aprovado pelo Decreto-Lei 88/2003, de 26 de Abril, no seu artigo 102º, prevê que os solicitadores podem

Leia mais

CÓDIGOS REGULAMENTA VÁRIOS ASPECTOS DAS ACÇÕES EXECUTIVAS CÍVEIS TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

CÓDIGOS REGULAMENTA VÁRIOS ASPECTOS DAS ACÇÕES EXECUTIVAS CÍVEIS TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO CÓDIGOS REGULAMENTA VÁRIOS ASPECTOS DAS ACÇÕES EXECUTIVAS CÍVEIS TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A seleção dos textos legislativos disponibilizados no sitio Home Page Jurídica (www.homepagejuridica.net)

Leia mais

REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES

REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES 3/4/2014 :::DL n.º 201/2003, de 10 de DL n.º 201/2003, de 10 de (versão actualizada) REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES [ Nº de artigos:20 ] Contém as seguintes alterações: - DL n.º 53/2004, de

Leia mais

ACTA DE REUNIÃO DE TRABALHO

ACTA DE REUNIÃO DE TRABALHO NOME Teresa Maria de Melo Madail Fátima Varela Agentes de Execução INTERVENIENTES FUNÇÃO Juiz de Direito titular do Juízo de Execução de Águeda Escrivã do Juízo de Execução de Águeda Agentes de Execução

Leia mais

CÓDIGO DO REGISTO PREDIAL

CÓDIGO DO REGISTO PREDIAL CÓDIGO DO REGISTO PREDIAL (14.ª Edição) Errata Código do Registo Predial 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DO REGISTO PREDIAL Errata BDJUR EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA Rua Fernandes Tomás, n.ºs 76, 78, 80 3000-167

Leia mais

Código de Processo Penal

Código de Processo Penal Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Penal 2019 19ª Edição Atualização nº 4 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 4 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes

Leia mais

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas.

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. 1ª Sessão a) conceito e fim da execução; b) formas do precesso de execução:

Leia mais

Introdução de Referencias MB em notificações de penhora

Introdução de Referencias MB em notificações de penhora Introdução de Referencias MB em notificações de penhora Implementação de referências MB nas notificações para penhora de créditos, salário, etc. Modelos no SISAAE/GPESE Data: 20 de Setembro de 2011 V1.1

Leia mais

Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública. Programa do Concurso

Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública. Programa do Concurso Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública Programa do Concurso ANCP Novembro de 2008 Índice Artigo 1.º Objecto do concurso... 3 Artigo 2.º Entidade pública contratante...

Leia mais

ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO

ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO (ACESSO ELECTRÓNICA CPEE SISAAE E CITIUS) - ENTRADA EM VIGOR DAS NORMAS

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR / CPC

LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR / CPC LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR CPC 1 LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR / CPC Versão: 1 Data: 14/05/2009 Compilação feita por Armando A Oliveira, não dispensando, em caso de dúvida, a consulta dos respectivos diplomas Conteúdo:

Leia mais

Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho

Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho DECRETO N.º 51/XI Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º

Leia mais

DECRETO N.º 281/XIII

DECRETO N.º 281/XIII DECRETO N.º 281/XIII Aplicação do processo de execução fiscal à cobrança coerciva das custas, multas não penais e outras sanções pecuniárias fixadas em processo judicial, procedendo à sétima alteração

Leia mais

Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro

Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro Diploma consolidado Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro O novo regime jurídico da acção executiva, aprovado pelo Decreto-Lei nº 38/2003, de 8 de Março, tem como objectivo claro a simplificação e

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º. Exposição de Motivos PL 53/2008 2008.02.12 Exposição de Motivos Com aplicação do Código das Expropriações, aprovado pela Lei n.º 168/99, de 18 de Setembro, com a redacção que lhe foi conferida pela Lei n.º 13/2002, de 19 de

Leia mais

SUBSECÇÃO II. Hasta pública. Artigo 86.º. Tramitação

SUBSECÇÃO II. Hasta pública. Artigo 86.º. Tramitação SUBSECÇÃO II Hasta pública Artigo 86.º Tramitação 1 A venda por hasta pública de bens imóveis do Estado ou dos institutos públicos é realizada através da Direcção -Geral do Tesouro e Finanças, das direcções

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Especial Revitalização Finalidade: Destina-se a devedores em comprovada situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente. O PER

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013 Paulo Pimenta 5 de Setembro de 2013 Etapas por que passou a reforma do processo civil - 1ª Comissão (Dezembro 2009 / Novembro 2010) - 2ª Comissão (Setembro 2011 / Dezembro

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º.

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º. REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº. 2 do artigo 17 º., conjugado com a alínea b) do nº. 5 do artigo 34 º.

Leia mais

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Os direitos e as garantias dos Contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas Lisboa e Faro 13 e 14 de Julho de 2007

Leia mais

Deliberação Interpretação do regulamento de delegações

Deliberação Interpretação do regulamento de delegações Deliberação pública Deliberação 20140510.11.6 Interpretação do regulamento de delegações Tendo em consideração que: a) A Senhora Agente de Execução xxxx solicitou à Câmara dos Solicitadores (CS), em 25.03.2014,

Leia mais

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS 1 Qual o diploma legal que regula a venda com redução de preços sob a forma de Promoções, Saldos e Liquidação? -

Leia mais

CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA. 10 de Julho de 2014

CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA. 10 de Julho de 2014 CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA 10 de Julho de 2014 Procedimento Extrajudicial Pré- Executivo Aprovado pela Lei n.º 32 de 2014, de 30 de Maio Entrada em vigor- 1 de Setembro de 2014 Objeto (arts. 2.º): Consiste

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto)

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto) REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Artigo 1.º (Objeto) 1 O presente diploma estabelece o regime aplicável à resolução de litígios em matéria societária com recurso à arbitragem. 2 Podem ser submetidos

Leia mais

(Redação dada pelo Decreto-Lei n.º 93/2017, de 1 de agosto. Com entrada em vigor no dia 1 de julho de 2017)

(Redação dada pelo Decreto-Lei n.º 93/2017, de 1 de agosto. Com entrada em vigor no dia 1 de julho de 2017) Lei Geral Tributária Artigo 19.º [...] 2 - O domicílio fiscal integra ainda o domicílio fiscal eletrónico, que inclui o serviço público de notificações eletrónicas associado à morada única digital, bem

Leia mais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Centro de Formação de Funcionários de Justiça Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º 52/2011, de 13 de Abril CFFJ Maio de 2011 Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º

Leia mais

Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro

Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro O novo regime jurídico da acção executiva, aprovado pelo Decreto-Lei nº 38/2003, de 8 de Março, tem como objectivo claro a simplificação e aperfeiçoamento do

Leia mais

REGULAMENTO PARA A VENDA DE BENS

REGULAMENTO PARA A VENDA DE BENS REGULAMENTO PARA A VENDA DE BENS SETEMBRO 2015 Índice Artigo 1.º... 2 Modalidades de venda... 2 Artigo 2.º... 2 Publicidade da venda... 2 Artigo 3.º... 2 Obrigação de mostrar os bens... 2 Artigo 4.º...

Leia mais

Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça

Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça DGAJ/Centro de Formação de Oficiais de Justiça - Todos os direitos reservados Av. 5 Outubro 125, 1º e 2º pisos, 1069-044 LISBOA Telef. 217 906 421 -

Leia mais

REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR VIA ELECTRÓNICA ÍNDICE

REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR VIA ELECTRÓNICA ÍNDICE REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR VIA ELECTRÓNICA ÍNDICE CAPÍTULO I Disposições gerais... 2 Artigo 1º - Objeto... 2 Artigo 2º - Imóveis... 2 Artigo 3º - Transparência... 2 Artigo 4º - Consulta

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 33

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 33 NOTA PRÉVIA 5 NOTA PRÉVIA DA 35ª EDIÇÃO 6 NOTA PRÉVIA DA 34ª EDIÇÃO 7 NOTA PRÉVIA DA 33ª EDIÇÃO 8 NOTA PRÉVIA DA 32ª EDIÇÃO 9 NOTA PRÉVIA DA 31ª EDIÇÃO 11 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 15 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Leia mais

Decreto-Lei n.º 62/99, de 2 de Março

Decreto-Lei n.º 62/99, de 2 de Março (não dispensa a consulta do Diário da República) Decreto-Lei n.º 62/99, de 2 de Março A Lei n.º 57/98, de 18 de Agosto, e o Decreto-Lei n.º 381/98, de 27 de Novembro, vieram operar uma profunda renovação

Leia mais

Direito Processual Civil. Da Execução por Quantia Certa

Direito Processual Civil. Da Execução por Quantia Certa Direito Processual Civil Da Execução por Quantia Certa Da Execução Por Quantia Certa A citação do devedor: Art. 827: Ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de dez por

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Janeiro/Fevereiro 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Março 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores

Leia mais

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa A desocupação do locado pelo oficial de justiça. - Síntese formativa - O oficial de justiça do tribunal da situação do locado será designado pelo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mealhada REGULAMENTO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL E ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEALHADA

Agrupamento de Escolas de Mealhada REGULAMENTO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL E ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEALHADA 1 Agrupamento de Escolas de Mealhada REGULAMENTO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL E ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEALHADA ARTIGO 1º Objecto O presente regulamento estabelece as regras a

Leia mais

Regulamento das Custas Processuais ADENDA

Regulamento das Custas Processuais ADENDA DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Regulamento das Custas Processuais 2013 9ª EDIÇÃO ALTERAÇÕES ADENDA I O Regulamento alterado pelo Decreto-Lei nº 126/2013, de 30 de agosto 1. Página 109, artigo

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO DA ACÇÃO EXECUTIVA (Decreto-Lei n.º 226/2008, de 20 de Novembro) DGPJ

SIMPLIFICAÇÃO DA ACÇÃO EXECUTIVA (Decreto-Lei n.º 226/2008, de 20 de Novembro) DGPJ SIMPLIFICAÇÃO DA ACÇÃO EXECUTIVA (Decreto-Lei n.º 226/2008, de 20 de Novembro) DGPJ Sumário 1) Objectivos da simplificação da acção executiva; 2) Aplicação da lei no tempo; 3) O novo regime jurídico do

Leia mais

«Anexo R.6 - Regulamento de Alienação e Construção no Loteamento da Zona. Sul/Poente do Aglomerado de Alter do Chão»

«Anexo R.6 - Regulamento de Alienação e Construção no Loteamento da Zona. Sul/Poente do Aglomerado de Alter do Chão» «Anexo R.6 - Regulamento de Alienação e Construção no Loteamento da Zona Sul/Poente do Aglomerado de Alter do Chão» Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece os princípios e as regras gerais

Leia mais

CURSO DE EMPREGADOS FORENSES

CURSO DE EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA E CONDIÇÕES CURSO DE EMPREGADOS FORENSES DE AGENTE DE EXECUÇÃO Candidatos a Empregados Forenses Fevereiro/Março 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Abril/Maio 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento

Leia mais

O PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO

O PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO O PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO - ALGUMAS REFLEXÕES DE ANÁLISE Rui Pinto, 2015 Rui Pinto / Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa VALORES DEVIDOS AO AGENTE DE EXEC. (ART. 20º) O QUE

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Civil 2017 31ª Edição Atualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA

Leia mais

61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES

61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES 61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES - 61 RECOMENDAÇÕES: 1. MEMBRO DO GOVERNO RESPONSÁVEL PELA ÁREA DA JUSTIÇA (26 Recomendações) A) APROVAÇÃO/PUBLICAÇÃO DA

Leia mais

II. Regime Jurídico do Processo de Inventário 463. III. Regime de marcações de audiências de julgamento 495

II. Regime Jurídico do Processo de Inventário 463. III. Regime de marcações de audiências de julgamento 495 55 Índice Índice sistemático 7 I. Código de Processo Civil 19 II. Regime Jurídico do Processo de Inventário 463 III. Regime de marcações de audiências de julgamento 495 IV. Tramitação electrónica dos processos

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Janeiro/Fevereiro 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Março 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES

CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES Página 1 de 8 PROGRAMA DE CONCURSO ÍNDICE Artigo 1.º - objeto do concurso Artigo

Leia mais

Guia Prático > > > Pág. 257

Guia Prático > > > Pág. 257 Guia Prático > > > Pág. 257 Nota Introdutória O novo regime introduzido pelo Decreto-Lei n. o 38/2003, de 8 de Março, vulgarmente designado por Reforma da Acção Executiva, constitui uma profunda inovação

Leia mais

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto:

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto: Legislação Portaria n.º 1327/2004, de 19 de Outubro Publicada no D.R. n.º 246, I Série-B, de 19 de Outubro de 2004 SUMÁRIO: Regulamenta os procedimentos administrativos previstos no Decreto-Lei n.º 211/2004,

Leia mais

Relato Financeiro e Código das Sociedades Comerciais

Relato Financeiro e Código das Sociedades Comerciais Relato Financeiro e Código das Sociedades Comerciais -Principais artigos referentes a relato financeiro no âmbito do Código Comercial e do Código das Sociedades Comerciais - Responsabilidade pela prestação

Leia mais

Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais. Preâmbulo

Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais. Preâmbulo Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (EOSAE), aprovado pela Lei n.º 154/2015,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO PARA CESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO BAR DO TÉNIS

PROGRAMA DE CONCURSO PARA CESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO BAR DO TÉNIS PROGRAMA DE CONCURSO PARA CESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO BAR DO TÉNIS 1. ENTIDADE PROMOTORA Município de Proença-a-Nova Av. do Colégio - 6150-401 Proença-a-Nova Telefone: +351.274.670.000 Fax: +351.274.672.697

Leia mais

REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO, LOURES

REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO, LOURES REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO, LOURES Objecto O presente regulamento, elaborado nos termos e ao abrigo do disposto nos artigos 21.º a 23.º do Decreto Lei

Leia mais

Última actualização em 04/03/2008

Última actualização em 04/03/2008 Portaria n.º 220-A/2008 de 4 de Março. - Cria uma secretaria-geral designada por Balcão Nacional de Injunções (BNI), Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Justiça, S.I, 1º SUPLEMENTO,

Leia mais

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas DL 204/97 ARTIGO 1º - Âmbito ARTIGO 2º - Estado ARTIGO 3º - Exigibilidade do imposto ARTIGO 4º - Opção pelas regras

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e f) do n.º1 do artigo 9º, conjugada com a alínea h) do n.º 1 do artigo 16º da Lei que estabelece

Leia mais

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!!

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ DeontologiaProfissional (10Valores) GRELHADECORRECÇÃO 10deAbrilde2013 QUESTÕES 1. Podia Álvaro assumir o patrocínio dos autores? Justifique, pormenorizadamente,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA REGULAMENTO DE ALIENAÇÃO DO DIREITO DE PROPRIEDADE DE IMÓVEIS PARA (A DEFINIR) (com as alterações aprovadas pela Assembleia Municipal em 22/02/2011) PARTE I REGRAS GERAIS Art. 1.º (Âmbito de aplicação)

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

É DA COMPETÊNCIA DA LEILON ATIVOS GARANTIR O REGULAR DESENVOLVIMENTO DO LEILÃO ELECTRÓNICO, QUE SE REGULA PELAS SEGUINTES CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA:

É DA COMPETÊNCIA DA LEILON ATIVOS GARANTIR O REGULAR DESENVOLVIMENTO DO LEILÃO ELECTRÓNICO, QUE SE REGULA PELAS SEGUINTES CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA: É DA COMPETÊNCIA DA LEILON ATIVOS GARANTIR O REGULAR DESENVOLVIMENTO DO LEILÃO ELECTRÓNICO, QUE SE REGULA PELAS SEGUINTES CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA: REGISTO NO PORTAL DE LEILÕES 1.O licitante deverá proceder

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

Regulamento para o Recrutamento do Director do Agrupamento de Escolas de Marinhas

Regulamento para o Recrutamento do Director do Agrupamento de Escolas de Marinhas Regulamento para o Recrutamento do Director do Agrupamento de Escolas de Marinhas Artigo 1º Objecto 1. O presente regulamento estabelece as condições de acesso e define as normas do concurso para a eleição

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0188/10 Data do Acordão: 07-07-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU EXECUÇÃO FISCAL CREDOR COM GARANTIA

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Abril/Maio 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores 2011 Avenida José Malhoa, 16-1B2 1070 159 Lisboa-Portugal

Leia mais

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL 30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL IVA- BALCÃO ÚNICO - MOSS Regime dos serviços de telecomunicações, rádio e tv e por via eletrónica Regime 1 Telecomunicações Rádio e Televisão Prestador Tributáveis em Portugal

Leia mais

Agenda da Sessão. 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis. 2. Processos Executivos Cíveis

Agenda da Sessão. 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis. 2. Processos Executivos Cíveis Agenda da Sessão 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis 2. Processos Executivos Cíveis 3. Aviso n.º 7530-A/2016 D.R., 2.ª Série, n.º 113, de 15 de junho de 2016 4. Novos Deveres dos Agentes

Leia mais

Regimento do Conselho Intermunicipal

Regimento do Conselho Intermunicipal Regimento do Conselho Intermunicipal Art.º 1º (Constituição) 1 O Conselho Intermunicipal é constituído pelos Presidentes das Câmaras Municipais dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do

Leia mais