GIARETA, Mariane Kneipp; ORO, Neuza Terezinha; QUEDI, Rejane Padilha; RICO, Rosa Maria Tagliari 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GIARETA, Mariane Kneipp; ORO, Neuza Terezinha; QUEDI, Rejane Padilha; RICO, Rosa Maria Tagliari 1"

Transcrição

1 GIARETA, Mariane Kneipp; ORO, Neuza Terezinha; QUEDI, Rejane Padilha; RICO, Rosa Maria Tagliari 1 RESUMO O presente trabalho é resultado do projeto de extensão Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas com o ensino de matemática desenvolvido pelos professores e acadêmicos do curso de Matemática da Universidade de Passo Fundo. Este projeto se justifica pela abrangência das olimpíadas em nível nacional e pelo interesse manifestado pelos professores da rede pública do município de Passo Fundo em discutir as questões e as estratégias para resolução de problemas das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP), bem como a utilização desses problemas no cotidiano escolar, tomando como base o material disponível pela OBMEP. A metodologia de trabalhos envolve encontros semanais de estudo com acadêmicos do curso de Matemática e encontros bimestrais com os professores da rede pública de ensino e oficinas direcionadas a alunos da rede pública. Palavras-chave: Educação matemática. Olimpíadas de matemática. Geometria. Leitura e escrita matemática. ABSTRACT This work is the result of the extension project Interaction of Brazilian Mathematics Olympics Public Schools with the teaching of mathematics developed by teachers and scholars of mathematics courses at the University of Passo Fundo. This project is justified by the scope of the Olympics at the national level and the interest expressed by public school teachers in the city of Passo Fundo in discussing issues and strategies for solving problems of proof of of Brazilian Mathematics Olympics Public Schools (OBMEP) and the use of these problems in school life, based on the material available for OBMEP. The methodology involves weekly meetings with academic study of mathematics courses and bimonthly meetings with the teachers of public schools and workshops aimed at public school students. 1 Professores do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG), Universidade de Passo Fundo(UPF). s: mariane@upf.br; neuza@upf.br; quedi@upf.br; rico@upf.br

2 Keywords: Mathematics Education. Math Olympics. Geometry. Reading and writing mathematics. Introdução A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2 teve sua primeira edição em 2005, ela é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática. Segundo o site da OBMEP, a olimpíada é dirigida aos alunos do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano), e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Visa estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas, bem como promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Desde 2005, as escolas públicas de Passo Fundo, RS, têm participado das provas da OBMEP com um número expressivo de alunos. Entretanto, os resultados não têm sido significativos, uma vez que, até o momento, no Município obtiveram-se somente dois medalhistas de bronze. Preocupados com os resultados alcançado pelas escolas públicas de Passo Fundo nas edições anteriores das Olimpíadas, o projeto de extensão Interação das olimpíadas brasileiras de matemática das escolas públicas com o ensino de matemática visa contribuir com os professores da rede pública nas suas práticas pedagógicas, oportunizando uma troca de saberes entre escola e universidade na 2 Disponível em < Acesso mar. 2011

3 discussão da proposta metodológica na leitura, resolução e análise das questões da OBMEP. Segundo o relato dos professores das escolas públicas que participaram dos encontros do projeto em 2010, na primeira fase das OBMEP as provas são objetivas e, na segunda fase dissertativas. Nessa fase muitos alunos apresentam dificuldade em expressar de forma escrita o raciocínio utilizado na resolução da questão, uma vez que não estão habituados com esse tipo de atividade. Os professores, por sua vez, justificam-se afirmando que esse tipo de abordagem, até o momento, não era uma prática comum em sala de aula. E comentam que os alunos não foram estimulados suficientemente a descrever, nas atividades trabalhadas em suas aulas, os procedimentos utilizados na resolução dos problemas propostos, o que, talvez, possa ter contribuído para a baixa pontuação na segunda fase da OBMEP. Nesse contexto, em 2010 o bloco de conteúdos escolhido para desenvolver as atividades do projeto foi espaço e forma, com enfoque na leitura e escrita matemática. As atividades foram executadas em dois momentos: encontros semanais de planejamento, escolha e discussão de questões da OBMEP com os acadêmicos e encontros semestrais com os professores da rede pública municipal de Passo Fundo. Além disso, na execução e discussão das atividades propostas nos encontros foi solicitado que os professores da educação básica participantes descrevessem todo o processo de resolução das questões, instigando a necessidade da leitura e escrita da linguagem matemática para a interpretação e a resolução dos problemas. Este artigo apresenta a proposta metodológica do projeto de extensão e suas contribuições para o ensino e aprendizagem matemática, destacando a importância da formação continuada dos professores de matemática, aspectos relativos ao ensino da geometria na educação básica enfatizando a necessidade da leitura e da escrita matemática na resolução dos problemas presentes no banco de dados da OBMEP.

4 Referencial Teórico A Universidade de Passo Fundo tem por missão produzir e difundir conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida e formar cidadãos competentes, com postura crítica, ética e humanista, preparados para atuar como agentes transformadores. Dessa forma, a instituição entende a extensão como parte inerente ao fazer acadêmico, buscando uma aproximação com a realidade social, que se efetiva por meio de ações educativas, sociais e culturais, desenvolvidas por professores e acadêmicos, interagindo diretamente com as comunidades. Como atividade extensionista, temos que salientar a importância da formação continuada no processo de profissionalização do professor de matemática, como agente formador na escola em que atua. Nesse sentido, não podemos desconsiderar a vivência docente dos professores, pois, segundo Tardif (2002, p.14), eles não são mais considerados alunos, mas parceiros de sua própria atuação, visto que cada um participa do projeto desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo, trazendo suas contribuições e discutindo suas experiências pedagógicas com o grupo. O papel do professor universitário, por sua vez, está na mediação desse processo, como alguém que orienta, apoiando e ajudando os professores da educação básica na sua formação em exercício (TARDIF, 2000, p.14). É preciso ainda uma rápida reflexão sobre o ensino da Geometria na educação básica, bem como da leitura e da escrita matemática. Como parte das competências matemáticas explicitadas nos PCNs, comunicar-se utilizando as diversas formas de linguagem empregadas na Matemática é uma competência que exige do professor e da escola a visão da importância didático-metodológica das diferentes representações matemáticas. A linguagem no ensino de representação do espaço geométrico está relacionada à língua materna, à linguagem simbólica, bem como fotos, anúncios e diagramas que garantem diversidade e articulação de representações (BRASIL, 2007, p.193).

5 A geometria tem sido negligenciada, muitas vezes, nas aulas de Matemática da educação básica; dessa forma, esse importante conhecimento matemático tornase inacessível para uma parcela da população. Por outro lado, as questões geométricas despertam o interesse dos adolescentes de modo natural e espontâneo, além de serer um campo fértil de situações problemas que favorece o desenvolvimento da capacidade de argumentar e construir demonstrações (BRASIL, 1998, p 122). De acordo com Sacovsky (2006, p. 176) : Acreditamos que há um modo de estudar geometria que permite que os alunos desenvolveram um modo de pensar, próprio da matemática, que somente existe se a escola o provoca e ao qual acreditamos que todos os alunos têm direito de ter acesso.. (apud BROITMAN, 2006, p.176) Nesse sentido, Broitman (2006, p. 175) destaca como objetivos do ensino de Geometria na educação básica: a construção de conhecimentos cada vez mais próximos de porções de saber geométricos elaborados ao longo da história da humanidade e a iniciação do modo de pensar próprio do saber geométrico. A leitura e a escrita matemática, nessa perspectiva, são fundamentais, pois quem escreve bem se comunica com facilidade, melhora a convicção nos próprios argumentos e apura o raciocínio. Segundo Smole (2010), é necessário que professores e alunos percebam a importância da prática de escrever no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Saber expressar as ideias de forma escrita é uma das ferramentas didáticas básicas requeridas de um docente. Além do mais, praticar a escrita é um excelente exercício de lógica. Reconhecemos que escrever textos matemáticos não é uma tarefa imediata; é processo que decorre do acúmulo de experiências vivenciadas da prática da leitura e escrita e também da observação de como autores escrevem seus textos.

6 Não há dúvida, o primeiro passo para aprender a escrever é escrevendo lendo, principalmente com o olhar observador que deve variar entre o de um aprendiz ao de um critico. Certamente, praticar esse exercício exige bem mais do simplesmente ler! Ao ler devemos analisar: analisar a maneira como os autores escreveram? O que esses autores podem ensinar nesse sentido? O que você mudaria nesse textos? (MORAIS FILHO, 2009, p.12) Acredita-se que a leitura e a escrita são elementos fundamentais para a resolução de problemas. Morais Filho (2009) destaca que o ato de reescrever os procedimentos utilizados na resolução dos problemas contribui para a compreensão e a aprendizagem de conceitos matemáticos, particularmente dos geométricos, visto que, além da escrita, temos a representação e leitura gráfica. Metodologia A proposta metodológica dos encontros com os professores do ensino fundamental de escolas municipais do município de Passo Fundo/RS foi desenvolver atividades que explorassem a composição e decomposição de objetos geométricos, permitindo aos participantes o desenvolvimento de habilidades de percepção espacial, a elaboração de sistema de propriedades geométricas, a compreensão de uma linguagem que possibilitasse agir sobre modelos, a codificação e decodificação de modelos, a apropriação de propriedades dos objetos geométricos, a fim de antecipar relações não conhecidas ou inferir sobre novas propriedades. A preparação, que ocorreu antes dos encontros de formação com os professores, iniciou com a elaboração de um cronograma de atividades dos encontros da equipe executora desse projeto. Na sequência foi divulgado o projeto nas salas de aula do curso de Matemática, fazendo o convite aos acadêmicos para participar das atividades do projeto e foi feita a publicação do edital. Realizou-se a seleção dos acadêmicos, aos quais foram explanados os objetivos, a metodologia e as atribuições de cada parte. Nesta reunião foi entregue o

7 livro Banco de dados das questões das OBMEP de 2005 a 2009, material necessário para as sessões de estudos. Na primeira sessão de estudos foi definido o tema a ser trabalhado, optandose pelas questões que envolviam geometria, pelo fato de esse bloco de conhecimentos ter sido negligenciado e se ter percebido as dificuldades por parte de professores em aplicar metodologias de construção para a compreensão das questões olímpicas. A partir da escolha do tema, foi realizada uma seleção das questões do livro banco de dados (OBMEP) sobre a temática para estudo e o planejamento de propostas metodológicas. Em cada sessão de estudo, a questão era resolvida, discutida e analisada no grupo, destacando-se as dificuldades de compreensão, resolução e de conceitos geométricos envolvidos nas mesmas. Como proposta metodológica para a resolução das questões selecionadas, foi construído material concreto (cartolina, EVA, folhas de ofício coloridas, entre outros materiais), discutindo-se a importância da utilização desse tipo de material na compreensão das questões. O projeto despertou nos acadêmicos a cooperação e a autonomia. Ainda o desenvolvimento de habilidades geométricas, de construção e reconstrução, visão espacial e interação. Segurança ao apresentarem-se para os professores, desenvoltura e o conhecimento matemático sob forma geométrica, o que está pouco contemplado na grade curricular do curso. Após foi feita nova seleção das questões a serem trabalhadas no encontro com os professores. Paralelamente, entrou-se em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, RS, e, no dia da Formação Continuada dos Professores de Matemática da rede municipal de Passo Fundo, foi feita a divulgação do projeto e o convite às escolas para participação.

8 Figura 1: Acadêmicos discutindo as diferentes formas de resolução das questões Durante os encontros de formação com os professores das escolas municipais do ensino fundamental de Passo Fundo, foi realizada a acolhida dos professores através da dinâmica da teia, a fim de propiciar a interação entre os participantes. Foram apresentados os fundamentos sobre o ensino de geometria, no qual foram destacadas e discutidas as habilidades do pensamento geométrico que seriam potencializadas nas atividades desenvolvidas naquele encontro. No segundo momento foram trabalhadas as questões propostas sobre geometria como atividade. Os professores podiam resolver as questões da maneira que lhes conviessem, a maioria optou pela resolução algébrica por meio de fórmulas. Outros optaram pela parte geométrica, para isso usando tesoura e papel colorido, conforme mostra a Figura 2.

9 Figura 2: Confecção de material manipulável pelos professores das escolas nos encontros No decorrer da atividade foram solicitadas aos participantes a leitura e compreensão de cada questão e, após, a construção e interpretação dessas. Depois de cada questão os participantes tiveram a oportunidade de responder aos seguintes questionamentos: a) o enunciado da questão é apresentado em uma linguagem acessível para os alunos? b) descreva as habilidades necessárias para a compreensão da questão; c) descreva as estratégias utilizadas para a resolução? d) quais as dificuldades encontradas na resolução? e) cite os conceitos ou conteúdos matemáticos envolvidos?

10 Figura 3: Professor respondendo a questão apresentada. Os questionamentos foram muito importantes para a compreensão das questões. Nos turnos da manhã e tarde foram trabalhadas quatro questões, sendo discutidas a metodologia empregada e a viabilidade da aplicação de tal metodologia em sala de aula. Ao final de cada questão foi mostrada a utilização do material e descreveram-se os procedimentos para a resolução das questões pelos acadêmicos. Resultados Obtidos Embora os resultados obtidos sejam ainda parciais, percebe-se que o projeto tem contribuído na formação acadêmica dos alunos voluntários ao despertar o interesse pela Matemática, o trabalho em equipe, a colaboração entre os participantes, a análise, interpretação e a argumentação, bem como por ampliar diferentes percepções de resolução de uma questão. Durante os estudos e nas construções de materiais há a participação efetiva dos alunos, uma vez que eles propõem alternativas criativas de resolução e na confecção de materiais, bem como discutem como as questões podem ser adaptadas aos diferentes níveis de ensino.

11 Ainda se percebe que os acadêmicos têm melhorado a sua desenvoltura e mostram maior segurança ao expor suas ideias e ao interagir com os colegas e professores. Um dos acadêmicos do projeto está trabalhando sobre o tema na monografia de trabalho de conclusão do curso de Matemática. Assim, o projeto tem se proposto a relacionar a pesquisa, o ensino e extensão, possibilitando, dessa forma, uma educação integral. Quanto aos professores executores do projeto, os resultados já são percebidos, uma vez que com o projeto promoveu uma discussão e ampliação na forma de interpretar as questões e percebeu-se a diversidade nos modos de resolução. A interação com os acadêmicos oxigena a troca de ideias e os diferentes modos de pensar, deixando o formal e algébrico e buscando a forma geométrica. Na academia tende-se a resolver problemas usando o ferramental algébrico com suas fórmulas, teoremas, enquanto que as questões da OBMEP avaliam aspectos descritivos, geométricos enfatizando a justificativa do processo de resolução em detrimento do resultado final. Nos grupos de estudos a troca de experiência tem possibilitado um novo olhar sobre diferentes modos de apresentação das questões, formas de abordagem de diferentes conceitos matemáticos, buscando investigar habilidades de decomposição, composição, percepção espacial, modelagem, entre outras. No decorrer do trabalho observamos que a maioria dos professores que participaram do encontro demonstrou interesse pelo projeto e comprometeu-se a levar o conhecimento adquirido para as suas aulas nas escolas em que trabalham. Considerações Finais Em síntese, acreditamos que os materiais elaborados no encontro venham oferecer recursos didáticos e fomentar a discussão sobre a importância do ensino de Geometria na educação básica, desenvolvendo habilidades específicas deste bloco

12 de conhecimentos, dentre os quais citamos: a visão espacial, o caráter antecipatório, a habilidade de argumentação e a habilidade da leitura em diferentes contextos. Acreditamos que o projeto tem contribuído de forma significativa na formação de todos os participantes e tem possibilitado um novo olhar às questões metodológicas do ensino e aprendizagem de Matemática. Dessa forma, pretende-se dar continuidade ao projeto fomentando discussões sobre os temas probabilidade e álgebra. Nesse contexto, em 2010 as atividades desenvolvidas pelo projeto fomentaram a discussão do tema Geometria, no qual foi possível observar vários elementos importantes, dos quais citamos: a predominância do raciocínio algébrico em detrimento do geométrico na resolução das questões realizadas inicialmente pelos professores; a dificuldade de registrar o pensamento por escrito, justificando o procedimento em vez da resolução por si mesma; as diferentes formas de resolver uma mesma questão; as possibilidades que a construção e reconstrução da questão com auxílio de materiais manipulativos oferecem para uma nova interpretação e resolução das questões, entre outras. REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Paramentos Nacionais Curriculares Nacionais: Matemática, Brasília :MEC,1998. BROIMAN, Claudia; ITZCOVICH, Horácio. Geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: problemas de seu ensino, problemas para seu ensino. In: PANIZZA, Mabel (Org.). Ensinar matemática a educação infantil e nas séries iniciais. Análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, MORAIS FILHO,Daniel Cordeiro. Manual de redação matemática. Campina Grande: RG, fábrica de ensino,2009. OBMEP,disponível em : Acesso em out.2009.

13 SMOLE, Kátia Stocco. Aprender a ler problemas em matemática. Disponível em < Acesso em: out TARDIFF, Maurice. Ambigüidade do saber docente nas reformas relativas à formação universitária para o magistério. Vertentes, São João Del_Rei, n.15, p.7-21, jan./jun.2000.

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP. Palavras-chave: Educação Matemática. Olimpíadas de Matemática. Leitura e Escrita Matemática.

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP. Palavras-chave: Educação Matemática. Olimpíadas de Matemática. Leitura e Escrita Matemática. SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP Mariane Kneipp Giareta 1 Neuza Terezinha Oro 1 Rosa Maria Tagliari Rico 1 Paula Boito 2 Juliano Zanon 2 RESUMO: A presente oficina é resultado do

Leia mais

Palavras-chave: formação continuada; prática docente; metodologia de ensino.

Palavras-chave: formação continuada; prática docente; metodologia de ensino. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MarianeKneippGiareta (mariane@upf.br) Neuza Terezainha Oro (neuza@upf.br) Rosa Maria Tagliari Rico (rico@upf.br) Universidade de Passo Fundo

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO

Leia mais

MARATONA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

MARATONA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental MARATONA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Neuza Terezinha Oro 1 Mariane Kneipp Giareta 2 Rosa Maria Tagliari Rico 3 Educação Matemática nos Anos Finais do

Leia mais

Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com o ensino de matemática: um projeto de extensão

Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com o ensino de matemática: um projeto de extensão Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com o ensino de matemática: um projeto de extensão Mariane Kneipp Giareta 1, Vanessa Dilda 2, Neuza Terezinha Oro 3, Géssica

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI Rafael Hahn 1 Elizandra Aguiar da Rosa 2 Catiane Paniz 3 Resumo: Este trabalho visa relatar brevemente o que é o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO COM FOCO NO LETRAMENTO MATEMÁTICO

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO COM FOCO NO LETRAMENTO MATEMÁTICO XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 Grace Dórea Santos Baqueiro gbaqueiro1@gmail.com.br Gabriele Souza

Leia mais

Identificação. Estrutura. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Trâmite Atual: Ano Base: 2013 Título: Coordenador:

Identificação. Estrutura. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Trâmite Atual: Ano Base: 2013 Título: Coordenador: PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação Ano Base: 2013 Título: Ensinando Matemática através

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

ENSINO MÉDIO INOVADOR: AS EXPERIÊNCIAS NA COMPREENSÃO DA BIOLOGIA

ENSINO MÉDIO INOVADOR: AS EXPERIÊNCIAS NA COMPREENSÃO DA BIOLOGIA ENSINO MÉDIO INOVADOR: AS EXPERIÊNCIAS NA COMPREENSÃO DA BIOLOGIA Adiene Silva Araújo Universidade de Pernambuco - UPE adienearaujo@hotmail.com 1- Introdução A Biologia como ciência, ao longo da história

Leia mais

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO 03549 PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO Dra. Dinah Vasconcellos Terra (UFF) Dra. Anne Michelle Dysman Gomes (UFF) Dra. Maura Ventura Chinelli (UFF) Resumo Este trabalho

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

TRAJETÓRIA DE ALGUNS ALUNOS PARTICIPANTES DO POTI (POLO OLÍMPICO DE TREINAMENTO INTENSIVO) NO POLO UEPG

TRAJETÓRIA DE ALGUNS ALUNOS PARTICIPANTES DO POTI (POLO OLÍMPICO DE TREINAMENTO INTENSIVO) NO POLO UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO TRAJETÓRIA DE ALGUNS

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Licenciatura em Matemática Missão O Curso de Licenciatura em Matemática tem por missão a formação de docentes com um novo perfil fundamentado na conexão de dois eixos,

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais

Leia mais

Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica

Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica Giselle Maria Carvalho da Silva Lima 1, Maria do Carmo Lima 1, Marlene Coelho de Araujo 1 1 Utec Gregório Bezerra Prefeitura

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: OBMEP E OIMSF 1

PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: OBMEP E OIMSF 1 PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: OBMEP E OIMSF 1 NEUMANN, Darlon Antonio Mendes 2 ; BORGES, Felipe Duck 3 ; GABBI, Renan 4 RESUMO: Este projeto de ensino tem como principal objetivo preparar

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG. Milton Ricardo G. de Lima RESUMO

RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG. Milton Ricardo G. de Lima RESUMO RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG CAMPINA GRANDE-PB Jacqueline Tavares Lúcio Milton Ricardo G. de Lima RESUMO O PIBID/UFCG/MATEMÁTICA-Campina Grande, atua em duas escolas, sendo

Leia mais

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) - SUBPROJETO FISICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS: UMA CONQUISTA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS: UMA CONQUISTA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS: UMA CONQUISTA Deise Maria Xavier de Barros Souza 33716013153 versão identificada deisexah@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Professor: Bruno Santos Nascimento

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Professor: Bruno Santos Nascimento Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 1ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO Adriano Cavalcante da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN adricat@bol.com.br Resumo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 1ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

Resolução de problemas não numéricos

Resolução de problemas não numéricos Resolução de problemas não numéricos Ler e buscar informações Em Panizza (2006), a didática da matemática define os problemas como aquelas situações que criam um obstáculo a vencer, que promovem a busca

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 2º 1. Ementa (sumário, resumo) História da Matemática. Introdução, construção,

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Paula Cristina Galdino de Oliveira Centro Universitário Luterano de Santarém

Leia mais

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS Rodovia BR 101-Norte Km 58 Bairro Litorâneo 29932-540 São Mateus ES 27 3767-7000 EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE EXTENSÃO ORO, Neuza Terezinha 1 ; GIARETA, Mariane Kneipp 2 ; RICO, Rosa Maria Tagliari 3 ; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz 4 RESUMO O artigo relata ações

Leia mais

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES RESUMO Prof. Dr. Flavio Rodrigues Campos SENAC- SP Este trabalho discute aspectos importantes de um projeto de formação

Leia mais

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA Elizabethe Gomes Pinheiro Secretaria Municipal de Educação- Cabo Frio - RJ bethematica@hotmail.com Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar um pouco

Leia mais

EXPLORANDO A GEOMETRIA: A MAQUETE ESPACIAL DA BANDEIRA NACIONAL

EXPLORANDO A GEOMETRIA: A MAQUETE ESPACIAL DA BANDEIRA NACIONAL EXPLORANDO A GEOMETRIA: A MAQUETE ESPACIAL DA BANDEIRA NACIONAL José Antônio de Oliveira Júnior Universidade Federal de Sergipe juniormat2007@hotmail.com Resumo: Os alunos do 3º ano A do ensino médio do

Leia mais

OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERÊNCIA VIVENCIADA EM CAÇAPAVA DO SUL

OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERÊNCIA VIVENCIADA EM CAÇAPAVA DO SUL ISSN 2316-7785 OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERÊNCIA VIVENCIADA EM CAÇAPAVA DO SUL André Martins Alvarenga andrealvarenga@unipampa.edu.br Andressa Sanches Teixeira andressaexatas2013@gmail.com

Leia mais

AS DOBRADURAS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMETRIA

AS DOBRADURAS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMETRIA AS DOBRADURAS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMETRIA Aline Alves Costa Universidade Federal de Sergipe liu.enila@hotmail.com Resumo: A presente proposta de mini-curso é destinada principalmente a

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO

PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO ISSN 2316-7785 PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO Ana Paula Uflacker Toja anapaulatoja@hotmail.com Eliane Aimi Rigon elianea_rigon@hotmail.com Vanius do Carmo Pinto

Leia mais

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD.

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Ana J. Acosta (ULBRA) Bianca D. C. Goulart

Leia mais

O PIBID E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1

O PIBID E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 O PIBID E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Rosângela Salles dos Santos 2 Resumo:Este artigo é resultado da minha participação no Programa PIBID 3, como

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

ANÁLISE DA UNIDADE PROBABILIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 1 ANALYZE OF THE PROBABILITY UNITY IN A MATHMATICS TEXTBOOK

ANÁLISE DA UNIDADE PROBABILIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 1 ANALYZE OF THE PROBABILITY UNITY IN A MATHMATICS TEXTBOOK ANÁLISE DA UNIDADE PROBABILIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 1 ANALYZE OF THE PROBABILITY UNITY IN A MATHMATICS TEXTBOOK Marcelo Wachter Maroski 2, Camila Bomhart 3, Isabel Koltermann Battisti 4

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Química Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

Identificação. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Trâmite Atual: Ano Base: 2013 Título:

Identificação. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Trâmite Atual: Ano Base: 2013 Título: PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação Ano Base: 2013 Título: ORMUB - Olimpíada Regional de

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA Raiane Evelyn Alves da Silva¹; Caio de Brito Reis¹; Diego Rabelo dos Santos¹; Paula Menezes dos Santos¹ 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

PIRULITOS, TORTAS E FRAÇÕES: HISTÓRIAS INFANTIS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

PIRULITOS, TORTAS E FRAÇÕES: HISTÓRIAS INFANTIS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PIRULITOS, TORTAS E FRAÇÕES: HISTÓRIAS INFANTIS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Reginaldo Fernando Carneiro 1 1 Universidade Federal de Juiz de Fora/Departamento de Educação, reginaldo.carneiro@ufjf.edu.br

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

EDITAL 05/2018 PIBID- FÍSICA E QUÍMICA /UFRR

EDITAL 05/2018 PIBID- FÍSICA E QUÍMICA /UFRR EDITAL 05/2018 PIBID- FÍSICA E QUÍMICA /UFRR A (UFRR), por intermédio da Coordenação de Área em Física e Química, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP

O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP Isaias Pereira de Araújo (1); Fabio Martinho da Silva (2); Eliene da Silva(3) (1) Secretaria de

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM MATEMÁTICA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM MATEMÁTICA Francisca Renata Silva Barbosa 1 Antônio Sergio Barbosa da Silva 2 Solonildo Almeida da Silva 3 Resumo O presente trabalho tem como

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 2ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS ANDRADE 1, Mariana Fernandes Ferreira de; MENESES 2, Danielle Barros Pires de Meneses; BARRETO 2, Djanilson Kleber da Rocha; MORAIS 3, Maria

Leia mais

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA.

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Dagma Ramos SILVA; Camila Caroline FERREIRA; Maria Bárbara

Leia mais

EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM

EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COORDENAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENSINO SUPERIOR Nilton Cezar Ferreira IFG Campus Goiânia

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENSINO SUPERIOR Nilton Cezar Ferreira IFG Campus Goiânia XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENSINO SUPERIOR Nilton Cezar Ferreira

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Maiane Lima Teles, Universidade Federal de Campina Grande- CFP maianelimat@gmail.com Astânia Ferreira Pessoa, Universidade

Leia mais

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS Anderson Daniel Stochero, aluno do IF Farroupilha Campus Santo Ângelo, curso Tecnológico em Sistemas para Internet, anderson_stochero@yahoo.com.br

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM MOVIMENTO

EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM MOVIMENTO Resumo EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM MOVIMENTO Ruth Portanova 1 A proposta pretende discutir, objetivamente, o que os alunos devem ou podem saber ao concluir o ensino fundamental

Leia mais

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário.

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO O PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo

Leia mais

DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP

DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP Carlos Henrique Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana chcwillis@hotmail.com

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG

O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG Érica Vicente de Souza (UFCG); Késia de Melo Hermenegildo (UFCG); Poliana Franque de Oliveira (UFCG); Severino

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA Ramon Lima Silva, Hélio Félix dos Santos Neto; Getúlio José de Carvalho Júnior; Marcela Bernardes Portela. Universidade Federal

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática A Matemática nos currículos deve constituir, em parceria com a língua materna, um recurso imprescindível para uma expressão

Leia mais

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A Zaqueu Vieira Oliveira z.zaqueu@usp.br Sala 128 do bloco A Disciplinas Pedagógicas Teoria (Educação e Matemática) Metodologia do Ensino de Matemática I Disciplinas Específicas Prática (Sala de aula) Concepções

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 39 Interessado: Campus de Marabá Assunto: Aprovação

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

EDM METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA I LIC. EM MATEMÁTICA 2017

EDM METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA I LIC. EM MATEMÁTICA 2017 EDM0427 - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA I LIC. EM MATEMÁTICA 2017 CONTATOS Docente: - z.zaqueu@usp.br - Sala 128 (bloco A) CRONOGRAMA Aula Dia 1ª Parte 2ª parte Textos/tarefas 1 08/03 Apresentação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS Edson Severino Campos da Silva (edsoncampos2010@hotmail.com) Clenilson dos

Leia mais

1 o Semestre. MATEMÁTICA Descrições das disciplinas. Didática para o Ensino de Números e Operações. Tecnologias para matemática

1 o Semestre. MATEMÁTICA Descrições das disciplinas. Didática para o Ensino de Números e Operações. Tecnologias para matemática Números e Operações 1 o Semestre Nesta disciplina os licenciandos dominarão a resolução de problemas com números naturais, inteiros e racionais envolvendo as quatro operações fundamentais, utilizando estratégias

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES 2014 TCC LETRAS BACHARELADO PORTUGUÊS/INGLÊS O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos que cursam o Bacharelado constituise como trabalho

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS Alessandra Natália dos Passos alessandrapassos@sou.faccat.br FACCAT Claudete Fischer da Silva claudetesilva@sou.faccat.br FACCAT Dionata Gustavo Schoenardie dionata.schoenardie@sou.faccat.br

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO

BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO (ISBN N. 978-85- 98092-14-0) Eixo temático: E4 Formação de Professores BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO Aline Alves DINIZ ICMC - USP (linediniz@grad.icmc.usp.br) Edna Maura ZUFFI ICMC - USP (edna@icmc.usp.br)

Leia mais

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas.

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas. AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Camilla da Rosa Leandro (Bolsista PUIC) 1 Diva Marília Flemming (Profa. Orientadora) 2 INTRODUÇÃO Na Educação é frequente,

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO Examinando o panorama internacional, constata-se, nos meios educativos dos países mais avançados, um crescimento da preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional de

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1.

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1. O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS Área Temática: Educação Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1. RESUMO: A matemática faz parte da vida das pessoas nas mais diversas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY Introdução Este artigo é resultado de uma experiência com formação continuada

Leia mais

Mostra de Projetos "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo"

Mostra de Projetos Programa A União Faz a Vida no município de Turvo Mostra de Projetos 2011 "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cooperativa de Crédito Rural

Leia mais

JOGOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL

JOGOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL JOGOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL Ranaí Gonçalves Sangic rgsangic@hotmail.com Daniela Lannes da Silva dani.annes@hotmail.com Evanildo Franco de Jesus evanildofj@yahoo.com.br Nóe Franco

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria CETEC - 774, de 24/09/2015 (atualizado 2º semestre/2016) Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais