Leia o caderno especial sobre a Era Vargas no jornal "O Globo".

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Leia o caderno especial sobre a Era Vargas no jornal "O Globo"."

Transcrição

1 EravargasOGlobo21Ago04.doc Link: Acesso em 22 agosto /08/ h34m Era Vargas, um legado que até hoje marca o país O Globo RIO - Meio século atrás, um tiro no coração pôs o ponto final na trajetória do mais importante político da História brasileira. Protagonista de um tempo apaixonante, da transformação do Brasil numa nação industrializada, Getúlio Vargas suicidou-se no auge de uma crise política, na manhã da terça-feira 24 de agosto de 1954, mas deixou um legado que até hoje marca o país - embora nunca tenha estado tão em xeque - além da assinatura em empresas importantes para a economia nacional, como Petrobras, Companhia Siderúrgica Nacional e Eletrobrás, todas criadas por ele. Uma saga de cartas e conspirações, comícios e conchavos, paixões e lágrimas. Em um caderno especial, o jornal "O Globo" reconta a história da Era Vargas, analisando seus atos e esquadrinhando sua personalidade. A revelação de que o caudilho começou na vida pública como promotor, em Porto Alegre; as reflexões que fez com a filha, Alzira, durante o desterro político, e as cartas que falavam em morte; o relato até hoje emocionado daqueles que assistiram aos últimos momentos do líder; e a discussão sobre a culpa de Vargas por ter mandado a judia comunista Olga Benário Prestes para a prisão na Alemanha de Hitler são alguns temas abordados. Leia o caderno especial sobre a Era Vargas no jornal "O Globo". Rio, 22 de agosto de 2004 Getúlio Vargas Versão impressa Meio século atrás, um tiro no coração pôs o ponto final na trajetória do mais importante político da História brasileira. Protagonista de um tempo apaixonante, da transformação do Brasil numa nação industrializada, Getúlio Vargas suicidou-se no auge de uma crise política, na manhã da terça-feira 24 de agosto de 1954, mas deixou um legado que até hoje marca o país embora nunca tenha estado tão em xeque além da assinatura em empresas importantes para a

2 economia nacional, como Petrobras, Companhia Siderúrgica Nacional e Eletrobrás, todas criadas por ele. Uma saga de cartas e conspirações, comícios e conchavos, paixões e lágrimas. Neste caderno especial, O GLOBO reconta a história da Era Vargas, analisando seus atos e esquadrinhando sua personalidade. A revelação de que o caudilho começou na vida pública como promotor, em Porto Alegre; as reflexões que fez com a filha, Alzira, durante o desterro político, e as cartas que falavam em morte; o relato até hoje emocionado daqueles que assistiram aos últimos momentos do líder; e a discussão sobre a culpa de Vargas por ter mandado a judia comunista Olga Benário Prestes para a prisão na Alemanha de Hitler são alguns temas abordados nestas 16 páginas. Nas reportagens foram entrevistados 22 especialistas, entre cientistas políticos, sociólogos, economistas, historiadores e arquitetos, das mais prestigiadas instituições do Brasil, empenhadas no estudo da Era Vargas. O mergulho no mundo acadêmico foi complementado por depoimentos de parentes, amigos e assessores que conviveram até os últimos instantes com o presidente. Os confrades dos tempos de São Borja também foram entrevistados para o relato das primeiras histórias de Vargas, um personagem que, morto no meio da década de 50, segue vivo século XXI adentro. As muitas mortes de Vargas O político que se suicidou no poder desaparece e renasce em diversos momentos da vida brasileira até hoje Aydano André Motta e Chico Otavio mito político que nasceu num suicídio e deixou seguidores pelos anos afora é apenas uma das mortes sofridas por Getúlio Vargas ao longo de sua trajetória. A se considerar homem e pensamento, o pêndulo varguista continua, em controvérsias como a reforma trabalhista e a intensidade da presença do Estado na economia. Por toda a História brasileira contemporânea, Vargas morre e ressuscita, num vaivém que se mantém até os dias de hoje. O político que, entre ditadura e eleições indiretas, passou 15 anos no poder, para depois voltar, em 1951, aclamado democraticamente, suicidou-se três anos depois, mas reviveu com seu herdeiro, João Goulart. Morreu de novo na deposição de Jango pelos militares em 1964; renasceu com a eleição indireta de seu ministro da Justiça e articulador político, Tancredo Neves, para morrer de novo na ascensão do globalizador Fernando Collor. A volta se dá com o nacionalista Itamar Franco e a nova morte, esta proclamada, na Era Fernando Henrique.

3 Mas não acaba, diante da chegada ao poder do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, migrante nordestino filho da política de industrialização iniciada por Vargas, responsável pela criação do BNDES e de empresas como Petrobras, Eletrobrás e CSN. Apesar de modificadas por privatizações e alterações profundas em sua gestão, são todas ainda protagonistas da economia nacional. Historiadores enxergam a sucessão de mortes e ressurreições dentro da coleção de contradições que marcam a saga do político gaúcho. Apesar das mudanças no seu percurso biográfico (por exemplo: de chefe do Estado Novo a dono da retórica trabalhista radical do seu segundo governo), ele não deixava de ser ambíguo, ou mesmo contraditório analisa Antonio Luigi Negro, professor do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia. Equilibrando-se no ABC Ele lembra, numa prova entre muitas, a visita de Vargas ao ABC paulista, em 1943, quando o pai dos pobres precaveu-se como ditador para se avistar com o povo. Segundo um sindicalista da época, Philadelpho Braz, todo o pessoal foi recolhido e a polícia política tinha permissão para limpar a área. O presidente foi à inauguração da Cerâmica São Caetano, a primeira usina de refratários do país e, interessado em quebrar o gelo dos paulistas uma ameaça a seu poder, ficou em pé sobre uma telha produzida na fábrica. Sorridentes com o malabarismo, empresários e trabalhadores se uniram no entusiasmo desenvolvimentista. Enfim, Vargas sabia que era preciso se equilibrar entre o apelo ao trabalhismo, a imagem de mãe dos ricos e o combate ao sindicalismo independente. Não hesitava ele em governar, para tal, com os recursos da espionagem, da polícia, da propaganda e da truculência. E isso em ambos os governos ensina Negro. A ambiguidade também surge no estilo de fazer política adotado por Getúlio Vargas a vida inteira. A imagem de firmeza e radicalismo cevada pela trajetória de outro herdeiro, Leonel Brizola é uma falácia que o tempo ajudou a consolidar. O culto à personalidade típico do caudilho restringia-se às aparições públicas. No cotidiano do poder, Vargas era conciliador, um negociante nato que preferia aglutinar, jeito que valeu a ele até um rótulo quase excludente: o mais mineiro dos gaúchos.

4 Ou o mais gaúcho dos mineiros arremata o economista Sérgio Besserman Vianna, diretor do Instituto Pereira Passos (IPP), outro especialista na Era Vargas. Em todas as atitudes, ele tinha a postura de negociar, ser prático, pelos seus objetivos. Ex-eleitor de Vargas, em quem afirmou ter votado em 1950, o expresidente Fernando Henrique apontou o caudilho como um presidente contraditório, por ter criado os direitos trabalhistas e, por outro lado, promovido a repressão e o autoritarismo no Estado Novo ( ). Naquele momento, o nacional-estatismo era muito importante, mas o Brasil mudou muito. Não dá mais para manipular a sociedade e o sistema partidário, nem há condições para uma sociedade nacional total, estatizante ponderou, em Controvérsia ainda viva A Era Vargas sofreu em junho outro revés com a morte de seu último herdeiro declarado, Leonel Brizola. O ex-governador do Estado do Rio e do Rio Grande do Sul foi enterrado em São Borja, cidade ícone do trabalhismo, ao lado de Vargas e Jango. Mas está longe de ser o fim, na avaliação da professora Maria Luíza Tucci Carneiro, do Departamento de História da USP. Morte não pressupõe o fim. Morre Vargas, mas o que se tem é a persistência de um pensamento autoritário, que ressurge em diferentes momentos. Tem horas que recua, tem horas que se fortalece sustenta ela. O momento do Lula é o retorno, mascarado de pensamento democrático, que se vale de censura para controlar a informação. Pelo que consultei em documentos históricos, quando se fala em controle da informação, controle do cidadão, o discurso de vigilância por parte do Estado nos alerta para o perigo do autoritarismo. A pesquisadora também enxerga defeitos na doutrina trabalhista: Houve desenvolvimento, mas Vargas privilegia uma elite industrial e em nenhum momento fala em reforma agrária. Não conseguiu derrubar a barreira entre ricos e pobres. Favorece o técnico da indústria, mas deixa de fora o trabalhador rural e o braçal critica ela, pondo lenha numa controvérsia, como se vê, mais viva do que nunca.

5 A vida como barganha política Misturando-se ao personagem que criou, Vargas utilizou a morte para resolver as crises e tornar-se imortal Aydano André Motta e Chico Otavio o apontar o Colt 32 de cabo de madrepérola contra o próprio coração e puxar o gatilho, Getúlio Vargas estava fazendo política. Pelo menos três cartas, escritas em momentos diferentes, separados por décadas, mostram o presidente usando a própria vida como trunfo nos duelos do exercício do poder. Nos textos pontilhados de amargura, Vargas demonstra, com todas as letras, não admitir a traição ou felonia, como dizia e, contra ela, estava sempre pronto ao martírio. Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas analisaram, a pedido do GLOBO, as três cartas, escritas em 10 de agosto de 1932 (início da Revolução Constitucionalista), 13 de abril de 1945 (dias antes do fim do Estado Novo) e a carta-testamento, de agosto de 1954, na versão manuscrita, divulgada pela família anos após o suicídio. Da leitura dos especialistas, emerge uma certeza: para Vargas, ou a vida ficava do jeito que ele desejava, ou, como reza a frase lendária, o caminho era entrar para a História. A morte, para Getúlio, era uma forma de não morrer traduz a psicanalista Tânia Leão Pedrozo, professora da PUC carioca e integrante da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Ele se apresenta como alguém que não admite ser julgado, a não ser pelo Criador. A idéia da morte é muito glorificada, sinalizando que se toda a entrega não fosse feita, só ela preservaria seu poder acrescenta Tânia, lembrando que o suicídio escondia, no caso dele, uma fantasia grandiosa. O padrão dos suicidas Coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto da PUC de São Paulo, Maria Helena Pereira Franco ressalva que o conjunto de cartas é pequeno para uma análise mais profunda, mas comenta as três peças. Na de 1932, a queixa de traição chega a ser redundante enquanto ele se elege vítima de si mesmo, naquilo que considera o maior valor: Não cair em desonra, nem sair pelo ridículo. No documento de 1945, o ensaio é ainda mais sólido.

6 E nela talvez se delineie o sentido dado ao gesto do suicídio, nove anos depois: Ao mesmo tempo que mostro minha indignação, puno os traidores e alço-me a patamares inatingíveis aos olhos do povo observa Maria Helena. Para ela, a idéia se ratifica em 1954, na primeira sentença da carta: Deixo à sanha dos meus inimigos o legado da minha morte. A psicóloga reencontra a atitude no trecho em que Vargas deseja que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus. Mais uma vez na posição de vítima de si mesmo, ele apresenta interpretações paranóicas acerca dos movimentos políticos, inclusive com falhas no pensamento lógico: por que prestar contas ao Senhor de ações positivas que teria tomado como governante? É claramente a carta de quem pretende punir com sua morte os que o traíram analisa ela, detectando um padrão encontrado em documentos de suicidas, que buscam gerar culpa nos outros, pelo seu ato, de modo a não se responsabilizar. Nas cartas, a morte rivaliza, em aparições, com outro sentimento que Vargas odiava ao extremo: a traição. A ignomínia duma revolução branca não m o permitiu. Escolho a única solução digna para não cair em desonra, nem sair pelo ridículo, escreveu o caudilho, em 1932, a respeito das notícias assustadoras sobre a Revolução Constitucionalista. Alguns meses antes da deposição, numa conspiração militar contra o Estado Novo, o presidente ensaia uma resistência que se revelaria impossível: Resistir à violência para me depor é um dever. Primeiro, porque não resistir seria um ato de franqueza, incompatível com a dignidade do cargo e a felonia dos agressores. Segundo, porque constituiria um mau exemplo para o futuro. Lúcido e consciente, estou resolvido a esse sacrifício, marcando a consciência dos traidores. O suicídio eutanásico A consciência completa do que fazia está presente também na carta derradeira, assinala Ray Pereira, mestre em psicologia social. Ele considera que o ato de Vargas foi, na verdade, um suicídio eutanásico. Os poucos elementos que permitem alguma análise demonstram que o presidente estava seguro, embora muito angustiado e tenso. Sua opção pelo suicídio aconteceu pelo entendimento que o

7 sofrimento, a perseguição e a humilhação que o aguardavam seriam da ordem do insuportável aponta o psicólogo. Para Fátima Vasconcellos, chefe do serviço de psiquiatria clínica da Santa Casa, Vargas desfila uma depressão melancólica no três textos e mistura o homem e o personagem o pai dos pobres. Os textos, raciocina ela, mostram que a idéia do suicídio pode ter surgido muito antes de 1954, alimentada pela certeza de que a vida carregava uma missão inescapável. Lendo de forma retrospectiva, vê-se que era muito provável que ele pensasse concretamente no suicídio. Getúlio se achava portador de uma missão e não é incomum pessoas assim se suicidarem diante do fracasso explica ela. Como gesto político, foi um ato de frieza, que teve também como motivação a desesperança. A psicanalista Eliana Helsinger, da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, concorda que a saída política pela via da própria morte sempre esteve nas cartas, com status de única alternativa possível. Ele era um ditador, um estadista, mas antes de tudo um personagem dele mesmo. Quando se sentiu, como nos diz na cartatestamento, abandonado pelos amigos, perseguido pelos inimigos, acusado de um crime que não cometeu, só lhe restou prestar contas ao Senhor. Não poderia ser diferente. Sentindo-se traído, foi fiel a ele mesmo conclui a psicanalista. Para sacramentar o ato político de alvejar o próprio coração, os especialistas lembram que o sacrifício tem muito de agressão aos adversários. Por mais encurralado que estivesse, Vargas mantinha-se implacável com os inimigos sobretudo os traidores. A carta-testamento é forma inconsciente de agressão diz Fátima Vasconcellos. O ato suicida tem muito de destrutivo com os outros referenda Tânia Pedrozo, confirmando que, na odisséia de Getúlio Vargas, a política sobreviveu à morte. COLABOROU Carter Anderson Foi uma noite bárbara Testemunhas reconstroem os momentos derradeiros e lamentam até hoje não ter impedido suicídio

8 Cláudia Lamego e Daniela Name ram 4h30m da madrugada de 24 de agosto. À porta do elevador que o levaria ao seu quarto, no Palácio do Catete, Getúlio Vargas recomenda a seu secretário particular, Guilherme Arinos de Mello Franco: Garoto, vai embora para casa, depois tua noiva vai dizer que estou atrapalhando o casamento. Ele havia deixado a reunião ministerial que decidiria seu destino no governo e, com insuspeito bom humor, despedia-se do amigo. Estávamos esperando o elevador, naquele momento trágico, mas doutor Getúlio não perdeu o humor. Deu uma gargalhada e me mandou embora, dizendo que não queria atrapalhar o meu noivado. Um homem que, quatro horas depois, iria se matar relembra Arinos, 50 anos depois. Com 89 anos, Arinos guarda na memória o passo-a-passo daquela noite. Trabalhando diretamente com Vargas desde 1942, tendo até morado no sítio do presidente em São Borja durante seu exílio, o secretário ouviu o tiro fatal de uma sala anexa ao quarto, em que estava, segundo ele, com o ajudante-de-ordens Hernani Fittipaldi, major da Aeronáutica. Ficamos conversando, eu e o Fittipaldi, depois vieram poucas pessoas. Um homem chamado doutor Macedo, criador de ovelhas no Rio Grande do Sul, que era amigo íntimo dele, daqueles poucos que tratavam doutor Getúlio de você. O patrão foi dormir e ficamos ali, olhando pela janela o público, espicaçado pelas campanhas do Carlos Lacerda, vociferando contra o presidente. Foi dali que ouvi o tiro, por volta das 8h, e pensei que era da rua. Olhei pela janela e vi que não era. Voltei, a Alzira (Vargas, filha de Getúlio) entrou no quarto, entrei atrás dela. Foi uma noite bárbara. Fittipaldi, que hoje mora em Brasília, diz não se lembrar da presença de Arinos no quarto. Ao falar dele, o ajudante-de-ordens revive a velha rixa com os civis, dizendo que os militares eram as pessoas mais próximas de Vargas: Eu não tinha relações com Arinos. Mas do presidente era muito próximo, uma das pessoas mais íntimas. O ajudante-de-ordens é uma espécie de secretário, tratado como se fosse da família. Arinos e Fittipaldi concordam, pelo menos, num ponto: a última reunião ministerial foi feita no primeiro andar do Palácio do Catete. Em

9 visita ao local, em dias diferentes, os dois chegaram a apontar para historiadores do Museu da República em quais cadeiras alguns ministros estavam sentados. Arinos conta que, a certa altura, um dos generais presentes foi à cozinha pedir a um funcionário que providenciasse sanduíches para os presentes. O funcionário disse que não era possível porque não havia pão no palácio. Todos iam ter que agüentar a fome. Quer dizer, se resolvêssemos resistir, como Tancredo Neves e Alzirinha queriam, iríamos todos morrer de fome brincou Arinos. Cada um tem, no entanto, uma observação diferente sobre a disposição do presidente de se suicidar. Arinos lamenta não ter feito nada para impedir: Eu deveria ter percebido que ele estava prestes a fazer aquilo, foi uma estupidez minha. Alzira me pediu para não deixá-lo subir sozinho. Havia uma preocupação sobre o que ele poderia fazer. Essa disposição do tudo ou nada era antiga no presidente. Ele até aceitava que se falasse mal dele, mas não se podia atacar o seu cargo. Fortunato, o Anjo Negro Outro personagem próximo ao presidente, Gregório Fortunato era chamado de Anjo Negro, mas caiu do céu para o inferno ao ser culpado pela morte do homem que mais adorava. Chefe da guarda pessoal de Vargas, ele é a peça-chave que liga os dois tiros que mudaram a História: o que assassinou o major Rubem Vaz no atentado contra Carlos Lacerda e o que Vargas disparou contra o próprio peito. Cria da fazenda dos Vargas em São Borja, Fortunato era um homem rude, que fora soldado na luta dos gaúchos contra os argentinos. Alto e fortíssimo, foi convocado às pressas para o Rio em 1938, depois que a família Vargas tinha resistido praticamente sozinha ao ataque integralista ao Palácio do Catete. Gregório cumpriu seu papel à risca. Era completamente apaixonado por Getúlio e chegava a carregá-lo no colo quando era necessário diz o secretário municipal de Meio Ambiente Alfredo Sirkis, autor do roteiro de Anjo da guarda, filme que vai contar a saga de Fortunato, sob a direção de Roberto Farias.

10 Pelo atentado da Tonelero, Fortunato foi julgado, condenado e preso na penitenciária Lemos de Brito. Seria solto por bom comportamento em 1962, mas foi assassinado na prisão. Antes de morrer, dizia que estava recebendo a ajuda de um colega de cela para escrever a verdadeira versão do atentado em papéis avulsos, que divulgaria quando fosse solto. Vi o revólver cuspindo fogo quatro vezes Armando Nogueira testemunhou atentado que deflagrou a crise Aydano André Motta e Chico Otavio Rio de Janeiro dos anos 50 era um paraíso a salvo de tragédias urbanas contemporâneas, como a violência. Assim, uma troca de tiros naquela Copacabana de cartão-postal seria surpreendente, mesmo que fosse um assalto comum. Mas era pior, era a tentativa de matar o jornalista e deputado Carlos Lacerda, na porta de casa, na Rua Tonelero, o atentado que conduziria Getúlio Vargas ao suicídio. Numa dessas coincidências decisivas, a cena foi testemunhada por Armando Nogueira, à época copidesque do Diário Carioca. Ele chegava em casa, bem na hora do acontecimento que virou o Brasil do avesso. Vi o revólver cuspindo fogo quatro vezes. Eram oito, dez metros de distância recorda Armando, que acabara de sair da redação. De um botequim liguei para o editor-chefe, Pompeu de Souza, pedindo que segurasse o fechamento diz ele, contando uma espécie de Parem as máquinas. Dias de paixão política Isso depois de quase ser preso, como suspeito, com os colegas Deodato Maia e Otávio Bonfim, que foram deixá-lo em casa. Os três só escaparam porque Maia, lacerdista xiita era um tempo de enlouquecidas paixões políticas mostrou sua carteira do Clube da Lanterna, de apoio ao jornalista. Os tiros disparados pelo pistoleiro João Alcino do Nascimento e respondidos por Lacerda e pelo seu segurança, o major-aviador Rubens Vaz, terminaram com a morte do militar e o opositor de Getúlio ferido no pé. Quando chegou à redação, Armando foi orientado a escrever o texto no inédito formato de primeira pessoa. Na verdade, Pompeu queria cristalizá-lo como principal testemunha do crime e garantir, por isso, acesso privilegiado à investigação. O jornalista circulava pelas

11 entranhas da República do Galeão, monstruosidade jurídica abrigada no inquérito policial-militar iniciado pela Aeronáutica para investigar o crime. O Rio parou à espera de um desfecho. E a crise que andava adormecida renasceu com força conta Armando, falando de uma cidade onde a política semeava paixões de magnitude semelhante às do futebol. O parceiro dele na cobertura do caso foi Gilson Campos, à época repórter e fotógrafo do Diário Carioca. Na noite dos tiros na Tonelero, ele fazia companhia a uma mulher, no ponto do lotação no Centro. Um carro do jornal passou para levá-lo ao Hospital Miguel Couto, onde estavam as vítimas. Gilson usava uma máquina americana Speed Graphic, com lâmpadas. No hospital, ele conseguiu três fotografias, a mais famosa, mostrando Lacerda ferido no pé, carregado por soldados. A outra era do corpo do major Vaz e a terceira, do vigilante ferido na ação. Voltei às carreiras para a redação. Foi um furaço. Não sobrou um exemplar. Desde então, Gilson Campos passou a cobrir a agonia do governo Vargas, do velório de Vaz aos interrogatórios na Base Aérea do Galeão. O jornalista disse que chegou a entrevistar Gregório Fortunato, na cela da Aeronáutica, levado pelo então coronel Délio Jardim de Mattos (futuro ministro da arma). Também acompanhou a tensão no Catete, lugar que não lhe era estranho: Estava acostumado a cobrir as recepções, porque era o único que tinha smoking na redação. No 24 de agosto, Gilson chegou ao Palácio às 2h30m, quase no momento da famosa reunião ministerial. Na entrada, encontrou o general Caiado de Castro, e o oficial informou-lhe que estava tudo bem e que o presidente iria dormir. - Voltei ao jornal. Dormi lá, numa mesa grande, com dois catálogos como travesseiro, até ser despertado com a notícia de que Getúlio se matara. No Catete, a confusão reinava. Fui ao jardim, onde ficava o Corpo da Guarda, e Jango me chamou para mostrar a cartatestamento descreve ele, como Armando Nogueira testemunha ocular da história que mudou os rumos do Brasil.

12 Em São Borja, guisado de ovelha e doce de figo Conterrâneos lembram histórias do homem simples que amava os pampas Leticia Helena les saíram da vida cotidiana de São Borja para entrar na história de uma das mais fascinantes personalidades do país. Conterrâneos de Getúlio Vargas, dona Amanda, seu Viriato e seu Bijuja trazem, na ponta da língua, causos dos tempos em que o presidente trocava os salamaleques do Palácio do Catete pelas bombachas, o chimarrão, o doce de figo, o guisado de ovelha e a prosa embaixo da árvore nos pampas gaúchos. Ele nunca deixou de ser um gaúcho de fronteira, que gosta mais de ouvir do que de falar conta o sobrinho-neto, o advogado Viriato Vargas, de 67 anos. O Getúlio, sempre que vinha aqui, mandava guardar o doce de figo da minha avó. Ela dizia que guardava o doce, mas que queria a embalagem de vidro de volta. E ele devolvia conta Deoclécio Barros Motta, o seu Bijuja, de 81 anos, cuja avó, dona Zulmira, era irmã da mãe do presidente. Um dos dias mais felizes da minha vida foi quando ele mandou fazer uma mesa enorme e pediu a todos os empregados que almoçassem com ele, com as mesmas comidas que servia para as visitas. Isso, a gente não esquece diz dona Amanda da Rosa Soares, de 91 anos, que trabalhou na casa do irmão do presidente, Benjamin Vargas, onde ajudava a fazer o guisado de ovelha. Ainda hoje falar de Vargas leva dona Amanda às lágrimas. E é com um misto de emoção e orgulho que ela vai desfiando suas histórias: os elogios ao cafezinho que preparava, a casa sempre cheia de visitas, as risadas no jardim de orquídeas, os aviões com gente importante que não paravam de chegar, a rede pendurada numa árvore. Uma vez, ele chamou as gurias e perguntou se a gente queria andar de avião. Ele era assim, tratava a todos de igual para igual. lembra dona Amanda, que, em pânico, recusou-se a entrar no tal avião. Quando ele morreu, foi uma coisa horrível. E nem gosto de falar nisso. Susto na família Vargas

13 A morte de Vargas deixou outra vítima na família de seu Bijuja. Sua tia Alda, cunhada do presidente, morreu do coração ao saber que Vargas se matara. Uma vez, ele chegou para mim e falou: Bijuja, vamos para o Rio que eu quero pagar seus estudos, como retribuição aos favores que devo a seu pai. Respondi que não ia. Ele me disse então: Dá para perceber que você é filho de quem é. É tão orgulhoso quanto o pai conta ele, que, por falta de dinheiro, acabou não completando os estudos. Bijuja também foi amigo de infância de João Goulart, outro sãoborjense ilustre. Da convivência com duas personalidades tão ilustres, guardou uma lição: A grandeza deles estava na simplicidade diz ele. Já Viriato, presidente da Sociedade Cultural Getúlio Vargas, administradora do museu em homenagem ao presidente, usa uma história para ir além: A última vez que nos encontramos foi no Natal de Era engraçado ver que aquele homem, que ficara quase 20 anos no poder, tinha a mesma fala descansada e o mesmo jeito simples de ouvir os outros. Getúlio foi uma personalidade única na História do Brasil. As inéditas cartas do exílio Afastado do poder, Vargas articulou volta com a filha Carter Anderson ma seqüência de cerca de 200 cartas trocadas entre Getúlio Vargas e sua filha Alzira Vargas do Amaral Peixoto, entre 1946 e 1950, revelam como ele costurou sua volta ao poder nos anos vividos no exílio de São Borja, como é chamado o período em que esteve ausente fisicamente dos acontecimentos políticos. Guardadas pela pesquisadora Regina da Luz Moreira, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, as cartas mostram um homem impaciente por receber notícias sobre aliados e adversários. Também evidenciam como Alzira tornou-se peça importante nas negociações que levaram Vargas à Presidência, em 1951.

14 Eleito nas eleições de dezembro de 1945, Vargas assumiu o mandato de senador pelo PSD gaúcho. Com vários pedidos de licença, só exerceu o mandato em dois dos cinco anos seguintes. Na maior parte do tempo, retirou-se nas estâncias de Itu e Santos Reis. Alzira era o braço direito e esquerdo de Getúlio, que confiava inteiramente nas informações dela. O marido de Alzira, Amaral Peixoto, era deputado federal pelo PSD, membro da direção do partido e a ajudava com muitas informações diz Regina. Em carta de 24 de dezembro de 1947, Vargas já pedia a Alzira, a quem chamava de rapariguinha e minha querida filha, uma série de dados para tomar decisões: Desejo que me informe todas as coisas que te perguntei em cartas anteriores (...) e que me informes também outros assuntos que ainda não perguntei (...) como quais os vereadores petebistas que renunciaram, quais pularam a cerca, que efeito produziu minha resposta ao Baeta, escreveu Vargas, referindose a Paulo Baeta Neves, então presidente do PTB. A babá do PTB Alzira cumpre a missão. Em 11 de agosto de 1948, por exemplo, conta como a possível volta de Vargas alarmou os adversários: Há novamente um esboço de reação dos círculos oficiais e da imprensa contra ti (...) Em parte, pode-se atribuir isso a mais um erro de tática de alguns dos nossos (...) Iniciaram uma campanha de folhetos e discursos com o slogan ele voltará. O entusiasmo com que o público recebeu a campanha assustou a caça, que está novamente tentando se unir contra o grande inimigo, que és tu, escreve Alzira. Receosos de que as cartas fossem interceptadas, Vargas e Alzira contaram com uma rede de emissários, incluindo o vizinho de estância João Goulart. Os dois criaram códigos para referir-se a certas pessoas, como o presidente Eurico Gaspar Dutra, chamado de G. do B. (grãode-bico). Por vezes, Vargas impacienta-se com a demora da filha em lhe responder. Em 6 de agosto de 1949, demonstra sua irritação com a falta de informações de Alzira sobre a movimentação dos três grandes. Segundo Regina, essa é uma referência a PSD, PTB e UDN. Enfim, você cochilou e eu, não preparado pelo conhecimento dos antecedentes, não poderei também responder, diz Vargas, referindose a um pedido de audiência de aliados. Alzira também teve momentos de irritação. Em 5 de outubro de 1949, desabafou: Peço vênia para declarar que a partir desta efeméride

15 entro, por conta própria e em benefício da minha sanidade física e mental, em férias prolongadas e indeterminadas de meu cargo não reconhecido, nem criado, de babá do PTB. As cartas revelam ainda um Vargas entregue aos prazeres do exílio. Ele fala com entusiasmo do seu viveiro de plantas e pede encomendas de charutos, sementes, remédios e até de um par de óculos. As cartas integram um acervo de seis mil documentos de Alzira, que morreu em Para catalogar e organizar esse material, o CPDOC está em busca de parceiros que ajudem a financiar o trabalho. A longa trajetória do homem que ocupou por mais tempo a Presidência no Brasil.PRIMEIRO GOVERNO 1930 Março Eleição de Júlio Prestes Julho Assassinato de João Pessoa Outubro Revolução: o movimento que sepultou a Primeira República originou-se da união entre os políticos e tenentes derrotados nas eleições de 1930 que decidiram pôr fim ao sistema oligárquico pelas armas. Após dois meses de articulações, o movimento eclodiu simultaneamente no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, na tarde do dia 3 de outubro; Outubro Deposição de Washington Luís Novembro Posse de Vargas Março Lei de sindicalização 1932 Fevereiro Voto feminino Julho Revolução Constitucionalista: Desencadeada em São Paulo, a revolta de forças rebeldes contra legalistas alertou o governo de que

16 era chegado o momento de pôr um fim ao caráter revolucionário do regime. Em maio do ano seguinte, finalmente se realizaram as eleições para a Assembléia Nacional Constituinte. Outubro Fundação da Ação Integralista Brasileira 1933 Maio Eleição para a Assembléia Constituinte Novembro Instalação da Assembléia Constituinte 1934 Julho Promulgação da Constituição: a importância dos estados foi garantida pelo princípio federalista. No plano social foram aprovadas medidas que favoreceram os trabalhadores, como a criação da Justiça do Trabalho, o salário-mínimo, a jornada de oito horas, férias anuais remuneradas e descanso semanal; Julho Eleição indireta de Getúlio Vargas Julho Criação da Justiça do Trabalho 1935 Março Fundação da Aliança Nacional Libertadora Novembro Levantes comunistas Novembro Instalação do governo popular revolucionário 1936 Abril Prisão de Pedro Ernesto Setembro Criação do Tribunal de Segurança Nacional 1937 Fevereiro Lançamento da candidatura de Armando Sales Oliveira Maio Lançamento das candidaturas de Plínio Salgado e José Américo de Almeida

17 Julho Divulgação do Plano Cohen Novembro Golpe de Estado: o Congresso Nacional foi cercado por tropas da PM e fechado. No mesmo dia Vargas anunciou à nação, pelo rádio, o início de uma nova era, orientada por nova Constituição. Começava ali o Estado Novo. Novembro Outorga da Constituição Dezembro Fechamento da Ação Integralista Brasileira 1938 Março Levante integralista Abril Regulamentação do salário-mínimo Abril Criação do Conselho Nacional do Petróleo Dezembro Início do programa radiofônico Hora do Brasil 1939 Janeiro Missão Aranha: convencido de que a guerra era inevitável e se alastraria, o governo americano elaborou um plano para assegurar o apoio político e ideológico dos governos latino-americanos. Foi nesse contexto que, no início de 1939, foi enviada a Washington a Missão Aranha; Abril Liberação do câmbio e alta no preço do café Dezembro Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) 1940 Agosto Criação do Serviço de Alimentação da Previdência Social (Saps) 1941 Janeiro Criação do Ministério da Aeronáutica

18 Março Lançamento da revista Cultura Política Abril Criação da Companhia Siderúrgica Nacional Julho Autorização aos EUA para utilizar bases aéreas e navais no Nordeste 1942 Janeiro Reunião de chanceleres no Rio de Janeiro Janeiro Navios brasileiros são torpedeados na costa e o Brasil rompe com o Eixo Junho Criação da Companhia Vale do Rio Doce Agosto Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial 1943 Maio Aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho Agosto Criação da Força Expedicionária Brasileira Outubro Manifesto dos Mineiros: membros da elite liberal mineira defendem o fim da ditadura do Estado Novo e a redemocratização do país 1944 Julho Primeiro desembarque da FEB na Itália 1945 Maio Início do movimento queremista Outubro Nomeação de Benjamin Vargas como chefe de polícia do Distrito Federal Outubro Queda de Getúlio Vargas e fim do Estado Novo: a entrada do Brasil na guerra teve efeitos contraditórios. De um lado, representava um bom argumento para o governo adiar por tempo indeterminado a consulta popular que deveria validar a Constituição de De outro, a opção por lutar contra o nazismo colocou em xeque

19 a manutenção de uma ditadura no país. Foi nesse quadro que o Estado Novo entrou em crise e caiu;.segundo GOVERNO 1950 Abril Getúlio Vargas aceita o lançamento de sua candidatura à Presidência da República Agosto Início da campanha de Vargas, em Porto Alegre Outubro Vitória de Vargas: Getúlio Vargas é eleito para a Presidência da República com 3,8 milhão de votos (64% do total) contra 2,3 milhão de Eduardo Gomes e 1,6 milhão de Cristiano Machado; 1951 Janeiro Vargas toma posse Junho Lançada a Última Hora, de Samuel Wainer Dezembro Vargas envia mensagem ao Congresso, acompanhada de projeto de lei, que trata da constituição da Petrobras 1952 Fevereiro Chega ao Congresso projeto de criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) 1953 Junho Instauradas as CPIs sobre os empréstimos à Última Hora e à imprensa em geral: o jornal, de cunho popular, era o único a assumir uma posição pró-getúlio e foi combatido pelos opositores do governo. Carlos Lacerda afirmou que Samuel Wainer, seu fundador, era estrangeiro, portanto não poderia possuir ou dirigir qualquer órgão de imprensa no Brasil. O jornal foi acusado de receber financiamentos ilícitos Outubro Vargas sanciona a lei n 2.004, que cria a Petrobras 1954

20 Janeiro Vargas denuncia as excessivas remessas de lucros para o exterior Fevereiro Publicação do Manifesto dos Coronéis Abril Congresso Nacional reprova a moção de impedimento contra Vargas Maio Vargas anuncia a concessão do aumento de 100% do saláriomínimo Junho Câmara rejeita o pedido de impeachment para Vargas Julho O Supremo Tribunal Federal decide pela constitucionalidade do decreto que elevou o salário-mínimo Agosto, dia 5 Atentado na Rua Tonelero contra Carlos Lacerda em que morre o major Rubens Vaz Agosto, dia 6 Reunião no Clube da Aeronáutica Agosto, dia 7 Climério Eurides de Almeida, da guarda pessoal de Vargas, é acusado de ser o autor do atentado a Lacerda Agosto, dia 8 Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Vargas, confessa ter sido o mandante do crime Agosto, dia 9 Vargas dissolve a guarda pessoal e manda deter Gregório Fortunato Agosto, dia 10 Chefes das Forças Armadas decidem convencer Zenóbio da Costa a solicitar ao presidente sua renúncia Agosto, dia 12 Instaurado IPM relativo ao crime da Tonelero. Vargas inaugura a Mannesmann em Minas Gerais Agosto, dia 13 João Alcino do Nascimento confessa ter matado o major Vaz Agosto, dia 14 Assembléia no Clube Militar exige a renúncia de Vargas

Getúlio Vargas e a Era Vargas

Getúlio Vargas e a Era Vargas Getúlio Vargas e a Era Vargas http://www.suapesquisa.com/vargas/ AGOSTO RUBEM FONSECA Getúlio Vargas e a Era Vargas: ASPECTOS A RESSALTAR Vida de Getúlio Vargas; Revolução

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

Período Democrático e o Golpe de 64

Período Democrático e o Golpe de 64 Período Democrático e o Golpe de 64 GUERRA FRIA (1945 1990) Estados Unidos X União Soviética Capitalismo X Socialismo Governo de Eurico Gaspar Dutra (1946 1950) Período do início da Guerra Fria Rompimento

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições.

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Revolução de 1930 Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Responsável pelo fim da chamada Política café com leite Política café com leite

Leia mais

CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA. Os últimos anos da República Velha

CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA. Os últimos anos da República Velha CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA Os últimos anos da República Velha Década de 1920 Brasil - as cidades cresciam e desenvolviam * Nos grandes centros urbanos, as ruas eram bem movimentadas, as pessoas

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Produção: Ação conjunta: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso Parceiro:

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca PROGRAMA DO MUTIRÃO HABITACIONAL

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Prof. Thiago Oliveira

Prof. Thiago Oliveira Prof. Thiago Oliveira Depois da 2ª Guerra Mundial o Brasil passou por um período de grandes transformações no campo da política, economia e sociedade, superando o Estado Novo de Getúlio e experimentando

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Competência da Justiça Militar Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* A Justiça Militar é um dos órgãos do Poder Judiciário, com previsão constitucional e Lei de Organização Judiciária que

Leia mais

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor:

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor: Projeto ESCOLA SEM DROGAS Interpretando o texto Por trás das letras Nome: Escola: Série: Título: Autor: O que a capa do livro expressa para você? Capitulo 1 - Floresta Amazônia Por que a autora faz uma

Leia mais

PESQUISA MAIORIDADE PENAL

PESQUISA MAIORIDADE PENAL PESQUISA MAIORIDADE PENAL OBJETIVOS Entender o pensamento da população do Rio sobre a redução da maioridade penal; Saber se ela é favorável a mudança das penalidades aplicadas ao menor infrator; Buscar

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS Cohab B Data: 29/04/2015 Pedro Lima, Gabriel Landal, Lorenzo Silveira e Leonardo Souza. Turma 101 A COHAB

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 5 Unidade 7 Nome: Data: 1. As sentenças a seguir se referem ao segundo governo de Getúlio Vargas. Marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 21 Discurso na cerimónia de instalação

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Valentim e mais 23 arguidos vão a Julgamento

Valentim e mais 23 arguidos vão a Julgamento Valentim e mais 23 arguidos vão a Julgamento Fonte: anti-corrupcao.150m.com e Correio da Manhã O juiz Pedro Miguel Vieira validou as mais de 16 mil horas de escutas do caso Apito Dourado e decidiu levar

Leia mais

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ:

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: Quando Sérgio Arouca assumiu a Secretaria Municipal de Saúde do RJ, publicou um decreto colocando o sistema funerário para controle dos assistentes sociais.

Leia mais

Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil

Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte em 1947. Presidência é seu primeiro cargo eletivo. Marília Juste Do G1, em São Paulo Dilma Rousseff

Leia mais

UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA

UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA Entrevista realizada em: 5.6.2013 Hora: 16h30min. Local: Sala do prof. Almir Bueno CERES Caicó/RN

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #25 Nã Po o s s o c s on c o ig lo o c á cuidar dos m - l os e m u m a e u cl s ín p ic ais a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só esperando a sua boa vontade. Felipe tentou voltar a dormir,

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Constituição da República Portuguesa. Artigo 65.º (Habitação e urbanismo)

Constituição da República Portuguesa. Artigo 65.º (Habitação e urbanismo) Constituição da República Portuguesa Artigo 65.º (Habitação e urbanismo) 1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que

Leia mais

VERBOS E SUBSTANTIVOS MAIS FREQUENTES NOS JORNAIS DIÁRIO GAÚC

VERBOS E SUBSTANTIVOS MAIS FREQUENTES NOS JORNAIS DIÁRIO GAÚC VERBOS E SUBSTANTIVOS MAIS FREQUENTES NOS JORNAIS DIÁRIO GAÚCHO E MASSA! Anexo do trabalho de M.J.B. Finatto "Lexicologia no Projeto PorPopular: usos de verbos e de substantivos no jornal popular brasileiro.

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA MCC

REVOLUÇÃO FRANCESA MCC REVOLUÇÃO FRANCESA MCC REVOLUÇÃO FRANCESA. MOVIMENTO BURGUÊS França antes da revolução TEVE APOIO DO POVO Monarquia absolutista Economia capitalista.(costumes feudais) sociedade estamental. 1º Estado-

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009

Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009 Depoimento Sem Dano Depoimento Sem Dano Porto Alegre, AGOSTO de 2009 Texto DR. Breno Beutler Júnior DR. José Antônio Daltoé Cezar Expediente projeto gráfico e Ilustrações Paulo Guilherme Marques Taylor

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Visita às Obras da Vila Brejal Minha

Leia mais

Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Pastora Gabriela Pache de Fiúza Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 8: A ovelha perdida Principio da lição: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro. Base bíblica:

Leia mais

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 INTERVENÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS Dr. Isaltino Afonso Morais Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 LOCAL: Figueirinha, Oeiras REALIZADO

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Reportagem do portal Terra sobre o Golpe de 1964

Reportagem do portal Terra sobre o Golpe de 1964 Reportagem do portal Terra sobre o Golpe de 1964 http://noticias.terra.com.br/brasil/golpe-comecou-invisivel-diz-sobrinho-de-substitutode-jango,bc0747a8bf005410vgnvcm4000009bcceb0arcrd.html acesso em 31-03-2014

Leia mais

O Bêbado. O Alcoolismo visto pelas suas vítimas. S. Esteves

O Bêbado. O Alcoolismo visto pelas suas vítimas. S. Esteves O Bêbado O Alcoolismo visto pelas suas vítimas S. Esteves [ 2 ] Tente esquecer tudo o que pensa saber sobre as pessoas que bebem descontroladamente, abra sua mente e acompanhe a vida deste personagem.

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

16/03/2033. R$ 2,90 Marina Belisario. Novo modelo de carro voador é

16/03/2033. R$ 2,90 Marina Belisario. Novo modelo de carro voador é 16/03/2033 Ana Carolina Haddad Edição 01 Diego Zancaneli R$ 2,90 Marina Belisario Pombo Eletrônico Zâmbia sai da extrema pobreza com a ajuda de diplomata brasileiro Diplomata brasileiro ajudou o governador

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

AULA 23.1 Conteúdos: Governo Collor Governo Itamar Franco Governo Fernando Henrique

AULA 23.1 Conteúdos: Governo Collor Governo Itamar Franco Governo Fernando Henrique AULA 23.1 Conteúdos: Governo Collor Governo Itamar Franco Governo Fernando Henrique 2 AULA 23.1 Habilidades: Conhecer as mudanças políticas no Brasil decorrentes do processo de redemocratização Conhecer

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Lançamento da Campanha Contra a Poliomielite

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver.

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. ANTES DE OUVIR A VERDADE FADE IN: CENA 01 - INT. SALA DE ESTAR NOITE Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. Plano aberto revelando o revólver nas mãos de, um homem de 35 anos, pele clara

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 HISTÓRIAS COM GENTE DENTRO REFUGIADOS À procura da paz Testemunho de Ibraim (nome fictício) O meu nome é Ibraim, sou natural de um país africano, tenho 25 anos, e estou alojado

Leia mais

FUNDEP. Pesquisa de Opinião Pública Nacional

FUNDEP. Pesquisa de Opinião Pública Nacional FUNDEP Pesquisa de Opinião Pública P Nacional Junho de 2008 ROTEIRO I. METODOLOGIA II. PERFIL DOS ENTREVISTADOS III. PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO IV. INTERESSE PÚBLICO E CORRUPÇÃO V. COMBATE À CORRUPÇÃO: POLÍCIA

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Eleição. para o Presidente da República

Eleição. para o Presidente da República Eleição para o Presidente da República O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos na melhor pessoa para defender os nossos interesses. Podemos decidir votar numa pessoa porque concordamos com as

Leia mais