Património do Xisto. Promotor PINUS VERDE Parceiro RØROS MUSEUM em colaboração com a cidade de Røros Patrimonio da Humanidade, Norway

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Património do Xisto. Promotor PINUS VERDE Parceiro RØROS MUSEUM em colaboração com a cidade de Røros Patrimonio da Humanidade, Norway"

Transcrição

1 Património do Xisto um projecto EEAgrants Promotor PINUS VERDE Parceiro RØROS MUSEUM em colaboração com a cidade de Røros Patrimonio da Humanidade, Norway

2 Património cultural memórias culturais Que memórias? Como lidar com elas?

3 Memória da vida vivida: Habitantes O primeiro proprietário: porque planeou a casa daquele modo (que necessidades, que economia, quantos membros na familia?) Novas gerações, novas necessidades alterações na casa

4 Artesãos artes e ofícios O artesão que construiu a casa Os materiais, ferramentas e técnicas usadas na construção da casa, (vestígios das ferramentas?) Que conhecimentos tinham ( estamos conscientes de quanto já perdemos?)

5 A casa e a aldeia como um livro de Historia: Memórias pessoais ( Eu cresci nesta casa ) Memórias familiares (os meus avôs viveram nesta casa, e a minha mãe nasceu aqui) Memórias da aldeia (à noite fechavam-se as cancelas para que os lobos não entrassem) Memórias regionais e nacionais (como era a aldeia 100 anos antes)

6 Convenções: - Pensarmos que o patrimonio cultural são os grandes monumentos pode ter uma consequência: Daqui a 1000 anos apenas as guerras e as orações serão recordadas. Quando a vida e as condições de vida mudam muito rapidamente as memórias do quotidiano tornam-se mais importantes ainda.

7 Quem define o que é património cultural? Os especialistas? E quanto vão durar essas definições? Que será importante para os nossos filhos?

8 Os desafios (1) Encontrar um uso amigo para as casas com valor patrimonial, no futuro, reforçando os valores patrimoniais. Proceder com calma para ganharmos apoios para esta prioridade cultural. Ganhar experiência com projectos de pequena escala antes de nos lançarmos em experiências de maior envergadura. Ir construindo uma atitude, capacidades e conhecimento através de experiências em pequena escala.

9 Os desafios (2) Reconhecer e compreender que a conservação tem uma história e uma filosofia. Compreender que a abordagem patrimonial pode ser um fenómeno em permanente processo. Ir construindo uma abordagem comum baseada em argumentos patrimoniais e num diálogo crítico entre artesãos, arquitectos e engenheiros, políticos e proprietários.

10 Acreditar num diálogo internacional entre artesãos e arquitectos enquanto profissionais do patrimonio - provenientes de diferentes culturas e tradições - tão rico e poderoso que possa envolver todos os actores do património e ser apoiado por estratégias políticas. Os desafios (3)

11 Os desafios (4) Construir um projecto baseado numa consciência patrimonial implica: Dar prioridade aos valores patrimoniais e deixar outras prioridades para outros projectos. Construir uma abordagem em que cada casa é um caso que pede soluções adapatadas e individuais. Ver tudo isto à distância, com uma perspectiva que ultrapasse esta casa ou aquela casa.

12 Desafios (5) Para conseguir um projecto de grande qualidade é necessário: Identificar artesãos e arquitectos que demonstrem capacidade e uma verdadeira motivação para o trabalho patrimonial. Criar um cenário de acção que dê aos artesãos e arquitectos uma oportunidade para ver, discutir e aprender entre si, quer com as boas soluções quer com os erros. Estabelecer um sistema e uma estrutura de apoio que dê força aos artesãos no seu trabalho diário, esteja atento às ferramentas e aos materiais, e que propicie a realização de uma boa documentação do trabalho realizado. Criar uma rede entre arquitectos interessados no trabalho patrimonial, de modo a que possam potenciar este domínio de trabalho específico, que mantenha sempre presente os princípios dos artesãos.

13 Challenges (6) Criar e implementar um modelo que permita a passagem destes desafios à realidade, no território e na rede das Aldeias do Xisto e que se transforme numa ferramenta de trabalho para as Câmaras Municipais, que num futuro próximo, queiram cuidar o património construído seja ele rural ou urbano.

14 Princípios gerais que regem a selecção das casas Dar prioridade às casas que necessitam de reparação; As ruinas não devem ter prioridade neste projecto que tem recursos limitados; no entanto é aceitável intervenções de primeiros socorros, ver critério 3. As principais estruturas internas tais como os soalhos e os telhados devem ser mantidos. Aceitam-se novas camadas por exemplo para o isolamento dos telhados (que não são reparação de património no sentido estrito). É importante formar a consciência patrimonial dos proprietários e demonstrar os custos envolvidos nestas novas adições. Por vezes elas podem pôr em risco a salvaguarda de património, atitude que este projecto não subscreve.

15 Critérios para selecção 1. Casas com janelas e portas originais que possam ser reparadas; 2. Casas onde seja possivel a reutilização das telhas; 3. Projectos primeiros socorros proteger temporariamente a casa de infiltrações melhorando por exemplo, a cobertura ou vedando os vãos sem caixilharia. Casas que estão num processo de decadência mas que evidenciam valores patrimoniais intrínsecos ou valores para o contexto onde se inserem, serão contempladas. Também são contempladas nesta categoria casas de intervenção complexa e que serão atendidas numa fase posterior de desenvolvimento do projecto. 4. Casas ou construções ligadas às actividades tradicionais do meio rural como sendo a agricultura e pastorícia.

16 Note bem Deve ser contemplada uma certa diversidade nas casas seleccionadas, de modo a proteger a diversidade patrimonial e assegurar um maior leque de oportunidades de formação. Isto pode querer dizer em certos casos que poderão ser aceites alterações aos critérios estabelecidos de modo a ter em conta casos especiais. Também deve ser equacionado um equilibrio financeiro entre projectos de maior e menor envergadura, quer na tolidade do projecto, quer no seio de cada aldeia a intervir.

17 A ter em conta 1 - Organizar a ordem das intervenções no território da rede do projecto, de um modo sensível e racional tendo em conta os artesãos disponíveis, as oportunidades de formar mais artesãos e desenvolver a sensibilidade dos arquitectos, outros técnicos, politicos locais de modo a que esta experiência cresça. 2 - Esperar que esta metodologia seja discutida e apropriada antes da selecção de todo o universo das casas previstas.

18 3 A formação dos artesãos deste projecto está em processo: a filosofia que lhe está subjacente é aprender com o contexto em que se realiza o trabalho. Só empreiteiros e artesãos que foram previamente expostos a esta filosofia e aos principios do projecto podem ser envolvidos. 4 A documentação da obra antes, durante e depois das intervenções deve ser realizada também pelo artesão tendo esta valor patrimonial, pois está ao serviço da recuperação dos conhecimentos dos ofícios tradicionais e sua evolução. A recuperação destes conhecimentos deve merecer atenção por parte das instituições envolvidas. 5 É de extrema importância estabelecer relações de cooperação entre o promotor do projecto e seus co-parceiros (quadros políticos e técnicos), artesãos e propritários.

19

DOCUMENTO DE NARA SOBRE A AUTENTICIDADE Pág. 1 de5. DOCUMENTO DE NARA sobre a AUTENTICIDADE (1994)

DOCUMENTO DE NARA SOBRE A AUTENTICIDADE Pág. 1 de5. DOCUMENTO DE NARA sobre a AUTENTICIDADE (1994) Pág. 1 de5 DOCUMENTO DE NARA sobre a AUTENTICIDADE (1994) Tradução por António de Borja Araújo, Engenheiro Civil IST Fevereiro de 2007 Pág. 2 de5 Preâmbulo 1. Nós, os especialistas reunidos em Nara (Japão),

Leia mais

PROGRAMA Quinta do Bom Sucesso Barro Loures Tel: Fax:

PROGRAMA Quinta do Bom Sucesso Barro Loures Tel: Fax: www.sosazulejo.com PROGRAMA 1 PROGRAMA ÍNDICE SUMÁRIO (Projecto e Acções)... p.3 MOTIVAÇÃO... p.5 PARCERIAS e APOIOS... p.6 OBJECTIVOS... p.7 2 SUMÁRIO O Património Azulejar português é de uma riqueza

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 15-1999 181 CARTA DE TURISMO CULTURAL * ICOMOS, 1976 INTRODUCÇÃO 1. ICOMOS tem como objectivo promover os meios para salvaguardar e garantir a conservação, realce e apreciação

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA O REGISTO DE MONUMENTOS, GRUPOS DE EDIFÍCIOS E SÍTIOS (1996)

PRINCÍPIOS PARA O REGISTO DE MONUMENTOS, GRUPOS DE EDIFÍCIOS E SÍTIOS (1996) Pág. 1 de6 PRINCÍPIOS PARA O REGISTO DE MONUMENTOS, GRUPOS DE EDIFÍCIOS E SÍTIOS (1996) (Texto ratificado pela 11.ª Assembleia Geral do ICOMOS, reunida em Sofia, Bulgária, de 5 a 9 de Outubro de 1996)

Leia mais

LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D.

LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D. LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D. SUMÁRIO LEED Planejamento, localização e sites sustentáveis Eficiência hídrica Atmosfera e energia Materiais

Leia mais

Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / USO 1.1. original 1.2. actual 2. TIPOLOGIA

Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / USO 1.1. original 1.2. actual 2. TIPOLOGIA Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / 6 Edificação 1 N Vias Caminhos de terra batida Curso de Água Planta de Localização Escala 1:5000 1. USO 1.1. original habitação 1.2. actual armazém 2. TIPOLOGIA

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESTRUTURAS HISTÓRICAS EM MADEIRA (1999)

PRINCÍPIOS PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESTRUTURAS HISTÓRICAS EM MADEIRA (1999) Pág. 1 de5 PRINCÍPIOS PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESTRUTURAS HISTÓRICAS EM MADEIRA (1999) Adoptada pelo ICOMOS na 12.ª Assembleia Geral no México, em Outubro de 1999 Tradução por António de Borja Araújo, Engenheiro

Leia mais

Declaração de Lubeque

Declaração de Lubeque Declaração de Lubeque Conferência Sítios Património Mundial da UNESCO na Europa Uma Rede para o Diálogo Cultural e o Turismo Cultural, 13 e 14 de Junho de 2007, Lubeque, Alemanha Nós, os participantes

Leia mais

A importância da preservação da identidade territorial

A importância da preservação da identidade territorial A importância da preservação da identidade territorial TAGUS Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior índice TAGUS-RI: quem somos? Objectivos estratégicos; Implementação da ELD

Leia mais

Loulé no Algarve Concelho situado no centro do Algarve, a 18km do Aeroporto Internacional de Faro e 75 km do sul de Espanha

Loulé no Algarve Concelho situado no centro do Algarve, a 18km do Aeroporto Internacional de Faro e 75 km do sul de Espanha Loulé no Algarve - Concelho situado no centro do Algarve, a 18km do Aeroporto Internacional de Faro e 75 km do sul de Espanha - Maior e mais populoso concelho do Algarve com uma área de 760km2 e com cerca

Leia mais

Paisagens Históricas Urbanas: Arqueologia e cidadania

Paisagens Históricas Urbanas: Arqueologia e cidadania Sessão Tema 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Painel Salvaguardar o património cultural e natural II Paisagens Históricas Urbanas: Arqueologia e cidadania Paisagens Históricas Urbanas: Arqueologia

Leia mais

CARTA SOBRE A PROTECÇÃO E A GESTÃO DO PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO (1990)

CARTA SOBRE A PROTECÇÃO E A GESTÃO DO PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO (1990) Pág. 1 de7 CARTA SOBRE A PROTECÇÃO E A GESTÃO DO PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO (1990) Preparada pelo International Commitee for the Management of Archqeologic Heritage (ICAHM) e aprovada pela 9.ª Assembleia

Leia mais

TERRITÓRIO, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E REABILITAÇÃO URBANA Rui Loza, Arq.

TERRITÓRIO, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E REABILITAÇÃO URBANA Rui Loza, Arq. Rui Loza, Arq. NAS ÚLTIMAS DÉCDAS ABANDONAMOS OS CASCOS HISTÓRICOS DAS CIDADES E CRIAMOS EXTENSAS URBANIZAÇÕES EM PRIFERIAS URBANAS E EM ÁREAS RURAIS TERRITÓRIO, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS CRIAMOS URBANIZAÇÕES

Leia mais

Critérios de Mérito. Critério Sub critério Descrição e regras de avaliação Pontuação CRITÉRIOS QUALITATIVOS

Critérios de Mérito. Critério Sub critério Descrição e regras de avaliação Pontuação CRITÉRIOS QUALITATIVOS Critérios de Selecção A fim de assegurar um nível mínimo de qualidade das candidaturas, os candidatos seleccionados têm de pontuar pelo menos 30 pontos nos critérios qualitativos, sob pena de exclusão.

Leia mais

PROJECTO. UROK OSHENI! conservação, desenvolvimento e soberania nas ilhas Urok

PROJECTO. UROK OSHENI! conservação, desenvolvimento e soberania nas ilhas Urok PROJECTO UROK OSHENI! conservação, desenvolvimento e soberania nas ilhas Urok introdução O Projecto Urok Osheni! Conservação, Desenvolvimento e Soberania nas Ilhas Urok, com uma duração de 3 anos, é executado

Leia mais

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas Plano de Adaptação às Alterações Climáticas O Município de Alfândega da Fé tem vindo a desenvolver ações no sentido alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental, que têm expressão em áreas

Leia mais

Notícias de Vouzela -Terra Amada em Covas do Monte

Notícias de Vouzela -Terra Amada em Covas do Monte Notícias de Vouzela -Terra Amada em Covas do Monte http://www.noticiasdevouzela.com/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=5576&i... Page 1 of 2 03-06-2013 Início Grupo Media Centro Contactos

Leia mais

LINHAS DE ORIENTAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE MONUMENTOS, CONJUNTOS E SÍTIOS (1993)

LINHAS DE ORIENTAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE MONUMENTOS, CONJUNTOS E SÍTIOS (1993) Pág. 1 de5 LINHAS DE ORIENTAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE MONUMENTOS, CONJUNTOS E SÍTIOS (1993) Tradução por António de Borja Araújo, Engenheiro Civil IST Janeiro de 2007 Pág. 2 de5

Leia mais

CARTA PARA A PROTECÇÃO E VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE EDIFICADO

CARTA PARA A PROTECÇÃO E VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE EDIFICADO Pág. 1 de 5 CARTA PARA A PROTECÇÃO E VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE EDIFICADO CARTA DE APPLETON Publicada pelo ICOMOS Canadá sob os auspícios do Comité Anglófono, Ottawa, Canadá Agosto de 1983 Tradução por António

Leia mais

O papel do Turismo na revitalização dos nossos centros históricos: O sítio de Palmela. Flávio Lopes. IGESPAR

O papel do Turismo na revitalização dos nossos centros históricos: O sítio de Palmela. Flávio Lopes. IGESPAR O papel do Turismo na revitalização dos nossos centros históricos: O sítio de Palmela. Flávio Lopes. IGESPAR A chegada de turistas internacionais aos diversos destinos mundiais cresceu cerca de 4,5% alcançando

Leia mais

Cen e t n r t o r o U rbano o do o Futu t ro

Cen e t n r t o r o U rbano o do o Futu t ro Centro Urbano do Futuro Parcerias para a Regeneração Urbana Dezembro 2010 Centro Urbano do Futuro - Parcerias para a Regeneração Urbana Índice Geral 1. Plano de trabalho 9 1.1. Fase 1 Análise do levantamento

Leia mais

Educação Visual III ciclo do ensino básico. Professor: José Manuel Pereira Ano lectivo 2013/2014 AULAS METODOLOGIA RECURSOS

Educação Visual III ciclo do ensino básico. Professor: José Manuel Pereira Ano lectivo 2013/2014 AULAS METODOLOGIA RECURSOS EDV 9º Ano Turmas A e B Educação Visual III ciclo do ensino básico TEMA, METAS CURRICULARES, OBJECTIVOS, CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Estagiária: Andrea Monteiro Vicente Professor:

Leia mais

Medida de apoio à inovação

Medida de apoio à inovação Medida de apoio à inovação Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 Maria Pedro Silva Organização: Apoio Institucional: Grupos Crescimento Valor Acrescentado Rentabilidade Económica Inovação Capacitação

Leia mais

Desenvolvimento de experiencia piloto em terras individuais dentro de uma comunidade rural

Desenvolvimento de experiencia piloto em terras individuais dentro de uma comunidade rural Desenvolvimento de experiencia piloto em terras individuais dentro de uma comunidade rural Apresentado por: Development Workshop - Huambo Dezembro 2009 Introdução A apresentação é baseada na colaboração

Leia mais

Minuta para discussão (Versão de 05/08/2010)

Minuta para discussão (Versão de 05/08/2010) CARTA EMPRESARIAL PELA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE Minuta para discussão (Versão de 05/08/2010) A Organização das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade,

Leia mais

Experiência Supraconcelhia do Tâmega e Sousa

Experiência Supraconcelhia do Tâmega e Sousa Experiência Supraconcelhia do Tâmega e Sousa conjunto de ações e comportamentos estabelecidos através da interação social que permite aos parceiros, a capacidade de agir, participar e provocar mudança

Leia mais

União das Freguesias de Évora (S. Mamede, Santo Antão e Sé e S. Pedro)

União das Freguesias de Évora (S. Mamede, Santo Antão e Sé e S. Pedro) Página1 Opções do Plano 2015 Introdução: Após o primeiro ano de mandato, a Junta de Freguesia da, apresenta o Plano de Atividades para 2015, cujo principal objetivo será o de fortalecer e concluir os projetos

Leia mais

Soluções de controlo externo no sistema de acção social: reflexões

Soluções de controlo externo no sistema de acção social: reflexões Soluções de controlo externo no sistema de acção social: reflexões 1. Enquadramento Correspondendo ao convite que me foi formulado para apresentar uma reflexão sobre soluções de controlo externo no sistema

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO. Código de Ética e Conduta

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO. Código de Ética e Conduta CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO Código de Ética e Conduta Índice 1. Introdução --------------------------------------------------------------------------------------------------2 2. Objeto--------------------------------------------------------------------------------------------------------3

Leia mais

ISEL. termos de património

ISEL. termos de património termos de património anastilose quando se trata de ruínas, impõe-se uma conservação escrupulosa, com a recolocação nos seus lugares dos elementos originais encontrados (anastilose), cada vez que o caso

Leia mais

Projeto de lei n.º 416/XIII

Projeto de lei n.º 416/XIII Projeto de lei n.º 416/XIII Estabelece mecanismos de proteção do património azulejar, procedendo à 13.ª alteração ao Regime Jurídico de Urbanização e Edificação São inúmeros os cidadãos e entidades, públicas

Leia mais

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento turístico da Região Norte constitui uma aposta fundamental e distintiva do ON.2 O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Essa aposta

Leia mais

GESTÃO E CONTROLO DA QUALIDADE NA OBRA 1. INTRODUÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE. Como obter a qualidade ao custo mínimo? PLANO DE QUALIDADE

GESTÃO E CONTROLO DA QUALIDADE NA OBRA 1. INTRODUÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE. Como obter a qualidade ao custo mínimo? PLANO DE QUALIDADE TEMAS GESTÃO E CONTROLO DA QUALIDADE NA OBRA Nuno Almeida 3. CUSTOS DA NÃO QUALIDADE 6. PREPARAÇÃO DA OBRA 1 2 GESTÃO DA QUALIDADE Como obter a qualidade ao custo mínimo? 3 4 GESTÃO DA QUALIDADE PLANO

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS A SITUAÇÃO DAS ÁGUAS: PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE RIOS URBANOS 12 de junho

Leia mais

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da ESEG

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da ESEG Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da ESEG De acordo com o documento orientador de 2005 e o An para o 1º e 2º anos, 2 B elaborados pela Comissão de

Leia mais

município de viana do castelo "fazer acontecer a regeneração urbana" cip - confederação empresarial portugal

município de viana do castelo fazer acontecer a regeneração urbana cip - confederação empresarial portugal muni neração revitalização urbana "fazer acontecer a regeneração urbana" cip - confederação empresarial portugal síntese - estratégia - ação sector centro histórico - ações materializadas - incentivos

Leia mais

Reabilitação e Reforço de Estruturas

Reabilitação e Reforço de Estruturas Mestrado em Engenharia Civil 2011 / 2012 Reabilitação e Reforço de Estruturas Aula 23.1: Conservação do Património. Slides de Pedro Santos (IPLeiria) a partir de Recomendações do ICOMOS para a Conservação

Leia mais

ICCER Rede para as Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural Valença relatório de enquadramento e preparação da rede

ICCER Rede para as Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural Valença relatório de enquadramento e preparação da rede ICCER Rede para as Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural Valença 2010 relatório de enquadramento e preparação da rede Questões de partida para o trabalho A - Conhecer o fenómeno das industrias

Leia mais

Assim, são convidados aos interessados a submeterem as suas respectivas candidaturas, sendo:

Assim, são convidados aos interessados a submeterem as suas respectivas candidaturas, sendo: ANÚNCIO DE RECRUTAMENTO A Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde pretende contratar um Gestor para o projecto " Construindo cidades seguras e sustentáveis: Um desafio às Autoridades Locais com

Leia mais

Campos do Lis Criação e Selecção do Cão de Castro Laboreiro

Campos do Lis Criação e Selecção do Cão de Castro Laboreiro NEWSLETTER Nº 54 / 19 Junho 2012 Esta newsletter destina-se a ser um espaço de informação e divulgação dos Cães de Castro Laboreiro, detentores do afixo de criador "", bem como um espaço de informação

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2 O cibercidadão é. Página2 Página3 Para mim é um cidadão que utiliza a Net como forma de estar na sociedade, em geral, e da sociedade da informação, em particular. Não utiliza somente a Internet e as Tecnologias

Leia mais

Compras Públicas Ecológicas: o papel do consumidor Estado. Paula Trindade LNEG

Compras Públicas Ecológicas: o papel do consumidor Estado. Paula Trindade LNEG Compras Públicas Ecológicas: o papel do consumidor Estado Paula Trindade LNEG Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas Alfragide, 26 Novembro 2009 Potencial das Compras Públicas Sustentáveis

Leia mais

André Miguel Gestor de projecto

André Miguel Gestor de projecto André Miguel Gestor de projecto andre.miguel@cm-cascais.pt A Agricultura Urbana (AU) é a agricultura praticada no interior (agricultura intra-urbana) ou na periferia (agricultura periurbana) de uma localidade

Leia mais

INVESTIGAÇÃO EM ECO SUSTENTABILIDADE DA HABITAÇÃO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA PRINCÍPIOS DE EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL

INVESTIGAÇÃO EM ECO SUSTENTABILIDADE DA HABITAÇÃO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA PRINCÍPIOS DE EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL INVESTIGAÇÃO EM ECO SUSTENTABILIDADE DA HABITAÇÃO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA PRINCÍPIOS DE EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL ESTRATÉGIAS DE ACTUAÇÃO Arq. Joana Mourão 28.11.2011 Solo Recursos Naturais

Leia mais

GABINETE DE RELAÇÕES EXTERNAS. Preâmbulo

GABINETE DE RELAÇÕES EXTERNAS. Preâmbulo GABINETE DE RELAÇÕES EXTERNAS Preâmbulo A Ordem dos Engenheiros, enquanto associação representativa dos Engenheiros portugueses, deve assumir, de forma proactiva, a projecção institucional da sua missão,

Leia mais

12 ª CLAD Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local

12 ª CLAD Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local 12 ª CLAD - 2007 Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local RESULTADOS DE UMA ABORDAGEM DE CIDADE DIGITAL PARA A ADMINISTRAÇÃO LOCAL Joaquim Borges Gouveia, UAveiro, Portugal

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 03/04 PLANIFICAÇÃO ANUAL º CICLO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 6ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC,aprovado pela Comissão

Leia mais

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso CURRÍCULO PAULISTA Versão 1 Encontros Regionais 22 a 30 de outubro Ensino Religioso São Paulo Outubro de 2018 TEXTO INTRODUTÓRIO ENSINO RELIGIOSO O Ensino Religioso vem sendo fundamentado na Constituição

Leia mais

PARTE A APRESENTAÇÃO DO CONCURSO

PARTE A APRESENTAÇÃO DO CONCURSO MOZ174 TERMO DE REFERÊNCIAS Relativos ao concurso de obras para a construção de redes de distribuição de água por conectar em unidades de dessalinização, na Província de Gaza PARTE A APRESENTAÇÃO DO CONCURSO

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS ANO LECTIVO: 2010/2011 INTRODUÇÃO O PROGRAMA EDUCAÇÃO 2015 lançado pelo Ministério da Educação a partir do ano lectivo de 2010-2011 pretende,

Leia mais

Roteiros Turísticos do Património Mundial. Alcobaça~Batalha ~Tomar

Roteiros Turísticos do Património Mundial. Alcobaça~Batalha ~Tomar Roteiros Turísticos do Património Mundial Alcobaça~Batalha ~Tomar O Turismo Cultural hoje 44 milhões de turistas procuram turismo cultural na Europa O património cultural aproxima civilizações e motiva

Leia mais

CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DO IPL

CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DO IPL CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DO IPL Programa de Ação Novembro de 2015 Filipe Montargil APRESENTAÇÃO O presente programa de ação encontra-se estruturado em torno de um conjunto de prioridades, consideradas

Leia mais

por quem habita, por quem visita, por quem parte, por quem regressa

por quem habita, por quem visita, por quem parte, por quem regressa TERRA AMADA por quem habita, por quem visita, por quem parte, por quem regressa ORGANIZAÇÃO: CURSO DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS A Iniciativa TERRA AMADA

Leia mais

Princípios conjuntos do ICOMOS-- TICCIH para a Conservação de Sítios, Estruturas, Áreas e Paisagens de Património Industrial

Princípios conjuntos do ICOMOS-- TICCIH para a Conservação de Sítios, Estruturas, Áreas e Paisagens de Património Industrial Princípios conjuntos do ICOMOS-- TICCIH para a Conservação de Sítios, Estruturas, Áreas e Paisagens de Património Industrial Os Princípios de Dublin Aprovados na 17.ª Assembleia Geral do ICOMOS em 28 de

Leia mais

Regulamento Cidade do Vinho 2017

Regulamento Cidade do Vinho 2017 Regulamento Cidade do Vinho 2017 CIDADE DO VINHO 2017 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO A designação de "Cidade do Vinho" tem o objectivo de contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as características

Leia mais

ROTEIRO PARA TRILHAS INTERPRETATIVAS INTERDISCIPLINARES

ROTEIRO PARA TRILHAS INTERPRETATIVAS INTERDISCIPLINARES ROTEIRO PARA TRILHAS INTERPRETATIVAS INTERDISCIPLINARES SERRA DE MARACAJU/AQUIDAUANA/MS TRILHAS INTERPRETATIVAS INTERDISCIPLINARES EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO INFORMAL DE CIÊNCIAS As trilhas interpretativas

Leia mais

Debate sobre as Estratégias de Desenvolvimento e os Modelos da Governança na Região Alentejo. Apresentação do Projecto

Debate sobre as Estratégias de Desenvolvimento e os Modelos da Governança na Região Alentejo. Apresentação do Projecto Debate sobre as Estratégias de Desenvolvimento e os Modelos da Governança na Região Alentejo Apresentação do Projecto Teresa Pinto-Correia e José da Veiga ICAAM Universidade de Évora e Direcção Regional

Leia mais

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de acionamento

Leia mais

Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 107 Alvito para todos

Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 107 Alvito para todos Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 107 Alvito para todos Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

Direito à Cidade e Justiça Ambiental

Direito à Cidade e Justiça Ambiental Direito à Cidade e Justiça Ambiental Marcio Pontual Analista de Políticas - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Londrina 10 de junho de 2015 Centro RIO+ www.riopluscentre.org Legado da Rio +20 Criado

Leia mais

ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO

ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO Sustentável no Espaço Rural: Experiências de sucesso em Portugal e na Europa Desafios dos territórios rurais no Século XXI: A importância do Castro Verde,

Leia mais

QUADRO LEGAL DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA ILHA DE MOÇAMBIQUE, PATRIMÓNIO CULTURAL DA HUMANIDADE (UNESCO 1991)

QUADRO LEGAL DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA ILHA DE MOÇAMBIQUE, PATRIMÓNIO CULTURAL DA HUMANIDADE (UNESCO 1991) QUADRO LEGAL DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA ILHA DE MOÇAMBIQUE, PATRIMÓNIO CULTURAL DA HUMANIDADE (UNESCO 1991) DECRETO N 27/ 2006 DE 13 DE JULHO Tornando-se necessário estabelecer os princípios e regras

Leia mais

Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO. Paris, 8 de Novembro de 2013

Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO. Paris, 8 de Novembro de 2013 DELEGAÇÃO PERMANENTE DE PORTUGAL JUNTO DA UNESCO Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO Paris, 8 de Novembro de 2013 Senhor Presidente da Conferência Geral,

Leia mais

CARTA DE ÓBIDOS PACTO PARA A CRIATIVIDADE

CARTA DE ÓBIDOS PACTO PARA A CRIATIVIDADE CARTA DE ÓBIDOS PACTO PARA A CRIATIVIDADE Reuniram-se um conjunto de autarcas de Portugal, Espanha, Hungria, Roménia, Reino Unido e Itália no 1º Encontro de Autarcas para a Criatividade, que teve lugar

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS ANO LECTIVO: 2012/2013 INTRODUÇÃO O PROGRAMA EDUCAÇÃO 2015 lançado pelo Ministério da Educação a partir do ano lectivo de 2010-2011 pretende,

Leia mais

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL Desenvolver as condições facilitadoras da criação de emprego, combate ao desemprego e incentivo à iniciativa local referente ao empreendedorismo

Leia mais

Circuito B4F 1º torneio 2011

Circuito B4F 1º torneio 2011 I PROVA CIRCUITO 2011 19 Janeiro 2011 Agradecemos o apoio do Amazónia Jamor Hotel que, gentilmente, nos cedeu as suas magníficas instalações e o apoio da Nestlé para os nossos prémios mais doces Para começar

Leia mais

Os desafios da Biodiversidade Urbana em Lisboa. Fernando Louro Alves Grupo de Missão Biodiversidade 2020 CML DMAU DAEP - DGMPFM

Os desafios da Biodiversidade Urbana em Lisboa. Fernando Louro Alves Grupo de Missão Biodiversidade 2020 CML DMAU DAEP - DGMPFM Os desafios da Biodiversidade Urbana em Lisboa Grupo de Missão Biodiversidade 2020 CML DMAU DAEP - DGMPFM Biodiversidade em Lisboa 1. Lisboa, Portugal e a Biodiversidade 2. A Biodiversidade como indicador

Leia mais

Produção Local: Estratégias e Desafios Agroal, 18 de Maio de 2016 Um projeto promovido por: Cofinanciado por: Em parceria com: Com o apoio de:

Produção Local: Estratégias e Desafios Agroal, 18 de Maio de 2016 Um projeto promovido por: Cofinanciado por: Em parceria com: Com o apoio de: Políticas globais e estratégias locais para o desenvolvimento sustentável Produção Local: Estratégias e Desafios Agroal, 18 de Maio de 2016 Um projeto promovido por: Cofinanciado por: Em parceria com:

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL Dr. FRANCISCO GONÇALVES CARNEIRO PROJECTO ARTYLÍNGUA PROPONENTES: - Marta Medeiros - Fátima Torre - Isaura Sousa

AGRUPAMENTO VERTICAL Dr. FRANCISCO GONÇALVES CARNEIRO PROJECTO ARTYLÍNGUA PROPONENTES: - Marta Medeiros - Fátima Torre - Isaura Sousa AGRUPAMENTO VERTICAL Dr. FRANCISCO GONÇALVES CARNEIRO PROJECTO ARTYLÍNGUA PROPONENTES: - Marta Medeiros - Fátima Torre - Isaura Sousa Junho 2011 Introdução Um Novo Sentido de Escola Hoje é tido pela generalidade

Leia mais

Sistemas Colabora<vos Fundamentos e Aplicações

Sistemas Colabora<vos Fundamentos e Aplicações Laboratório de Engenharia de SoIware Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Sistemas Colabora

Leia mais

1º Ciclo - Ano letivo 2018 / 2019

1º Ciclo - Ano letivo 2018 / 2019 Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. Identificar o núcleo central do cristianismo e do catolicismo.

Leia mais

1º Ciclo. Educação Moral e Religiosa Católica 2016/ º Ano. 4º Ano. 1º Ano. 2º Ano

1º Ciclo. Educação Moral e Religiosa Católica 2016/ º Ano. 4º Ano. 1º Ano. 2º Ano 1º Ciclo Religiosa Cultura Cristã e Visão Cristã Ética e Moral A. Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa. B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 15-1999 215 CARTA DE FLORENÇA CARTA DOS JARDINS HISTÓRICOS ICOMOS, 1981 O Comité Internacional dos Jardins Históricos do ICOMOS-IFLA reunido em Florença em 21 de Maio de

Leia mais

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE URBANO

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE URBANO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE URBANO PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA ECO XXI PERCURSO. O Município do Fundão iniciou a sua participação no programa ECO XXI no ano 2007.. Participou nos anos 2008, 2009,

Leia mais

Caracterização da sala Pré II 1

Caracterização da sala Pré II 1 1 Caracterização da sala Pré II 1 Projeto Curricular de Grupo O Projeto Curricular Grupo desenvolvido para a Pré II surge no âmbito do projeto Educativo de Escola Crescer a Aprender. Não está definida

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

"A "A G ESTÃO Ã D E D C O C NFL F I L TO T S - CO C MO M O GESTO T R R D E D VE V E STA T R A R P RE R PA P R A A R D A O D " Susane Zanetti

A A G ESTÃO Ã D E D C O C NFL F I L TO T S - CO C MO M O GESTO T R R D E D VE V E STA T R A R P RE R PA P R A A R D A O D  Susane Zanetti "A GESTÃO DE CONFLITOS - COMO O GESTOR DEVE ESTAR PREPARADO" Susane Zanetti O QUE É CONFLITO? O QUE É CONFLITO? Um problema? Uma situação problema? Uma disputa de poder? Uma divergência? Visões de conflitos

Leia mais

1º Ciclo - Ano letivo 2017/2018

1º Ciclo - Ano letivo 2017/2018 1º Ciclo - Ano letivo 2017/2018 A. Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa. B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. E. Identificar o núcleo

Leia mais

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Objectivos de aprendizagem Valorizar a planificação da bacia hidrográfica como um processo que coordena

Leia mais

CÓDIGO DO MOVIMENTO OLÍMPICO PARA A PREVENÇÃO DA MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS 1

CÓDIGO DO MOVIMENTO OLÍMPICO PARA A PREVENÇÃO DA MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS 1 Preâmbulo CÓDIGO DO MOVIMENTO OLÍMPICO PARA A PREVENÇÃO DA MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS 1 a. Reconhecendo o perigo que a manipulação de resultados representa para a integridade do desporto, todas as organizações

Leia mais

Políticas APPACDM de Soure

Políticas APPACDM de Soure Políticas APPACDM de Soure Políticas APPACDM Soure Política da qualidade Política da ética Política de parcerias Política de responsabilidade social Política da participação Política dos recursos humanos

Leia mais

ANEXO VI. Proposta de projecto e textos de apoio

ANEXO VI. Proposta de projecto e textos de apoio ANEXO VI Proposta de projecto e textos de apoio Proposta O documento que se apresenta é uma simples proposta para discutir, alterar, acrescentar e não um programa acabado para ser aplicado a professores.

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas º Ciclo ENSINO BÁSICO Planificação Anual de EMRC 5 º Ano º Periodo Unidade Letiva - Viver juntos Competências chave Metas Curriculares B. Construir

Leia mais

Uma Agemda para o Interior. Teresa Pinto Correia ICAAM / University of Évora - PORTUGAL

Uma Agemda para o Interior. Teresa Pinto Correia ICAAM / University of Évora - PORTUGAL Conferências de Aljustrel Cidadania, Inovação e Território Uma Agemda para o Interior 1º Painel: Inovação de Base Económica Teresa Pinto Correia ICAAM / University of Évora - PORTUGAL a paisagem como?

Leia mais

CONFERÊNCIA Reabilitação Urbana

CONFERÊNCIA Reabilitação Urbana Como financiar a reabilitação urbana CONFERÊNCIA Reabilitação Urbana Fundação Bissaya Barreto 12 de novembro 2015 Sidónio Simões, Eng.º ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA PARA O CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE

Leia mais

Uso de meios digitais no contexto do ensino superior

Uso de meios digitais no contexto do ensino superior Uso de meios digitais no contexto do ensino superior Luis Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Evento Ensino Virtual e e-learning 28 de Janeiro de 2005 Ensino, formação e treino Ensino: pendor mais

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

ACORDO DE CONSÓRCIO. (denominação), Pessoa Colectiva n.º. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de. na (morada), representada por (nome),

ACORDO DE CONSÓRCIO. (denominação), Pessoa Colectiva n.º. matriculada na Conservatória do Registo Comercial de. na (morada), representada por (nome), ACORDO DE CONSÓRCIO ENTRE (denominação), Pessoa Colectiva n.º matriculada na Conservatória do Registo Comercial de (local) sob o n.º (entidades sujeitas a registo comercial), com sede na (morada), representada

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL PARA A SALVAGUARDA DAS CIDADES HISTÓRICAS ICOMOS; 1987

CARTA INTERNACIONAL PARA A SALVAGUARDA DAS CIDADES HISTÓRICAS ICOMOS; 1987 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 15-1999 227 CARTA DE WASHINGTON CARTA INTERNACIONAL PARA A SALVAGUARDA DAS CIDADES HISTÓRICAS ICOMOS; 1987 Preâmbulo e Definições Em resultado de um desenvolvimento mais

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

VOLUNTÁRIOS NO PROJETO DOS AVIEIROS A LIMPEZA DO PATACÃO

VOLUNTÁRIOS NO PROJETO DOS AVIEIROS A LIMPEZA DO PATACÃO Ano 5; N.º172; Periodicidade (média): semanal VOLUNTÁRIOS NO PROJETO DOS AVIEIROS A LIMPEZA DO PATACÃO É um facto evidente que o valor histórico e a riqueza etnográfica do património avieiro, evidências

Leia mais

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Muito embora o discurso oficial seja, e deva sê-lo sempre, o que refere que às famílias compete a principal

Leia mais