Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos"

Transcrição

1 Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA

2 Objetivos da Aula A aplicação deste Objeto de Aprendizagem tem a finalidade de apresentar aos alunos as partes que compõem um computador: hardwares e softwares. Ao final desse Objeto o aluno deverá conhecer e saber diferenciar tipos de dispositivos de entrada, saída, armazenamento e processamento, sabendo também para que serve cada um desses dispositivos. O aluno também deverá estar apto a utilizar o teclado conhecendo suas principais teclas e funcionalidades. Entretanto, é necessário salientar que o recurso aqui utilizado não é capaz de oferecer e instruir o aprendiz quanto às bases conceituais do assunto. Portanto, é importante que o professor respeite os pré-requisitos estabelecidos logo a seguir. Duração das Atividades Duas horas-aula de 45 minutos. Pré-requisitos O aluno deverá: Ler e interpretar textos de maneira satisfatória;

3 Requisito Técnico É necessário um navegador com acesso à Internet que também tenha o componente Flash instalado; Em caso de ausência de conexão com a Internet é necessário que se tenha disponível em arquivo o Objeto de Aprendizagem: Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos. Motivação O conteúdo de Introdução à Informática deve ser apresentado de uma forma bastante clara, mostrando ao usuário a verdadeira importância utilizar o computador em seu dia-a-dia. Enfatize ao usuário a importância de aprender como utilizar o teclado, apresente a ele situações reais que o computador pode facilitar em sua vida como comunicar-se com outras pessoas e fazer documentos. Lembre-se que o Objeto de Aprendizagem e o computador são também recursos motivacionais muito importantes. Estratégias Objeto de Aprendizagem Endereço Introdução à Informática: O Computador e seus dispositivos PORTAL GIED Categoria Inclusão Digital Duração Aproximadamente 90 minutos Objetivo: Apresentar ao usuário as partes que compõem o computador e o funcionamento das principais teclas do teclado.

4 Métodos No laboratório de Informática: 1º: O objeto de aprendizagem utilizado nesta aula não dispensa aulas tradicionais sobre o assunto. É importante que antes de conduzir os alunos até o laboratório de informática, eles já tenham conhecimentos sobre o ele. 2º: Peça para que os alunos se arranjem em duplas ou trios e distribua os grupos formados pelo laboratório, a fim de que cada grupo ocupe um computador; Observação: Caso haja números equivalentes de máquinas e crianças, é preferível que a turma seja disposta um aluno por máquina. 3º: Recomenda-se que antes de acomodar a turma no laboratório, os computadores já estejam ligados e com os objetos acessados, a fim de adiantar algumas tarefas que poderiam tomar os primeiros minutos da aula. 4º: Portanto, ligue as máquinas acesse o Portal GIED cujo endereço eletrônico é acesse a opção Guia do professor, em seguida clique na opção Objetos de aprendizagem e escolha o Objeto Introdução à Informática: O computador e seus dispositivos ; 5º: Após preparar todas as máquinas, convide a classe a se instalar no laboratório e relembre as aulas anteriores, pois é importante que o aluno relacione o conteúdo aprendido em sala de aula com o objeto de aprendizagem. 6º: Permita que os alunos naveguem pelo objeto e estimule-os a voltar às telas que por ventura não tenham sido compreendidas, assim como também animações que requerem mais atenção.

5 7º: A navegação do objeto pode ser consultada no manual que acompanha o material. 8º: Quando todos estiverem alcançado a etapa das atividades, comente que serão testados os conhecimentos adquiridos. Isto é o suficiente. Dê liberdade a cada grupo agir conforme julgar melhor. Apenas oriente-os e ofereça ajuda se necessário. Observação: As instruções de como resolver as atividades do Objeto está contida no manual que acompanha o mesmo. 9º: Ao final da aula, interaja com os alunos, incitando um debate informal sobre o tema aprendido. Avaliação Observe o desempenho de cada aluno individualmente e se possível, compare-os com o da turma de modo genérico. Analise as dúvidas levantadas pelos alunos. Julgue se são pertinentes ao tema trabalhado. Durante as atividades, observe se há muita dificuldade em responder os exercícios e se eles trabalham em grupo, discutindo e argumentando sobre as respostas sugeridas, ou se utilizam o método de tentativa-e-erro para avançar as atividades a fim de terminá-las rapidamente.

6 Material Adicional Logicomix Apostolos Doxiadis; Christos H. Papadimitriou. Editora WMF Martins Fontes. Esta história em quadrinhos conta a vida do filósofo Bertrand Russell e seu objetivo de estabelecer os fundamentos lógicos dos princípios matemáticos. Nessa sua busca pela verdade absoluta, Russell cruzou com pensadores como Gottlob Frege, David Hilbert, Kurt Gödel e Ludwig Wittgenstein. 'Logicomix' é ao mesmo tempo um romance histórico e uma introdução às ideias do campo da Matemática e da Filosofia Moderna. Novas Criações com o Bits Sanmya Feitosa Tajra. Editora Érica/2007. A finalidade do livro é o convívio dos usuários, em ambientes que dispõem de computadores, onde eles aprendem os cuidados que se deve ter com o computador; como ligá-lo e desligá-lo; as semelhanças entre outras máquinas e os computadores; a apresentação do celular como um equipamento de convergência; a história da evolução das máquinas até o computador na modalidade atual; as utilidades do computador na sociedade e alguns momentos da história da escrita na humanidade.

7 Ameaça Virtual (Antitrust): Um filme sobre a computação, envolvendo conceitos e discussões da área. Ameaça Virtual aborda assuntos como software livre e o monopólio de empresas como a Microsoft. Cria um suspense em torno de sua história à medida que o seu personagem principal, um programador de sistemas, vai descobrindo grandes fraudes e ilegalidades cometidas pelo dono da empresa para conseguir atingir seu objetivo. Ano: 2001/ Duração: 108 minutos. O Homem Bicentenário (Bicentennial Man): Uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew programado com as Três Leis da Robótica, para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai apresentando traços característicos de um ser humano, como curiosidade, inteligência, emoções e personalidade própria. O filme mostra a saga de Andrew em busca da liberdade e de se tornar, na medida do possível, um ser humano. Ano: 1999/ Duração: 130 minutos.

8 No site da Fundação Bradesco, é possível encontrar materiais eletrônicos sobre informática, materiais esses que são relevantes para o tema: O computador e seus dispositivos. Para visualizar esse material, basta clicar sobre o link apresentado abaixo: Ao acessar esse link, você se deparará com a Figura 1. Figura 1 - Curso de Microinformática da Fundação Bradesco. Essa tela apresenta o sumário referente aos temas abordados, para visualizar o material escolha um dos conceitos e clique com o botão esquerdo do mouse sobre o mesmo.

9 No site da Discovery Channel é possível encontrar materiais referentes a história da tecnologia, sendo esses interessantes saber um pouco mais sobre o tema: O computador e seus dispositivos. Para visualizar esse material, basta clicar sobre o link a seguir: Ao acessar esse link, você será direcionado para a tela indicada na Figura 2. Figura 2 - Site Discovery Channel. A página apresentada na figura 2 mostra a introdução do assunto: Marcos da Tecnologia, para dar continuidade a leitura basta clicar sobre o próximo tópico no menu esquerdo na tela, intitulado: Motor a vapor, e assim sucessivamente até finalizar no tema: O computador.

10 Atividades Complementares Utilizando o mouse O principal objetivo dessa atividade é que o usuário se familiarize com o dispositivo mouse. Atividade: Com a ajuda do mouse vamos utilizar a ferramenta calculadora para resolver algumas operações? Primeiramente, vamos abrir a ferramenta calculadora, para tanto clique em Aplicativos, Acessórios, Calculadora. Feito isso, utilize o mouse para calcular as somas, subtrações, multiplicações e divisões apresentadas na Figura 3. Calcule: * / 5 Figura 3 - Cálculos para utilizar na ferramenta calculadora. Ao utilizar essa ferramenta você estará treinando a manipulação correta do mouse. Lembre-se. Utilize o botão esquerdo do mouse para clicar sobre os números e os sinais das operações, para visualizar o resultado de cada calculo clique no botão =.

11 Agora, após utilizar o mouse para resolver as operações na ferramenta calculadora vamos utilizar o teclado para calcular as operações apresentadas na Figura 4. Calcule: 653 * * / 5 Figura 4 - Cálculo para utilizar na ferramenta calculadora. Ao utilizar o teclado você estará treinando a inserções corretas de números e símbolos, pois para as operações básicas na Figura 4 você utilizará o * para multiplicar, - para subtrair, + para somar e / para dividir, além dos números e do sinal de = para visualizar o resultado de cada calculo.

12 Referências ADORO Cinema. Ameaça Virtual. Disponível em: < Acesso em: 24 ago ADORO Cinema. O Homem Bicentenário. Disponível em: < Acesso em: 24 ago DISCOVERY Brasil. Marcos da Técnologia. Disponível em: < html>. Acesso em: 30 ago DOXIADIS, A.; PAPADIMITRIOU, C. H. Logicomix: Uma Jornada Épica em Busca da Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 352 p., FUNDAÇÃO Bradesco. Microinformática. Disponível em: < Acesso em: 23 ago PAES, M. Meu amigo computador. Disponível em: < m>. Acesso em: 05 mar TAJRA, F. S. Série Informática na Escola - NOVAS CRIAÇÕES COM O "BITS". São Paulo: Érica, 2007.

13 Créditos GIED Grupo de Informática Educativa Equipe de desenvolvimento Programação em Flash Vitor Rezende Equipe Pedagógica do OA Aline Mendes Vasco Kethure Oliveira Responsáveis pela Apostila Aline Mendes Vasco Daniele Ribeiro Coordenação/Orientação Profª Dra. Marília A. Amaral Profª Msc. Viviane de F. Bartholo O Usuário não poderá infringir direitos de terceiros, sobretudo os direitos autorais tais como reproduzir, modificar divulgar, ou visar fins lucrativos sobre a obra alheia sem autorização prévia do titular.

Operações com Números Decimais

Operações com Números Decimais Operações com Números Decimais Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos adquiridos em aaulas

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Atmosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Cálculos Fracionários

Cálculos Fracionários Cálculos Fracionários Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos adquiridos em aulas passadas

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Polígonos. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Polígonos. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Polígonos Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos adquiridos em aaulas passadas Conhecimentos

Leia mais

Introdução à Informática: Mouse

Introdução à Informática: Mouse Introdução à Informática: Mouse Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA 1. Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático 2. Conhecimentos adquiridos

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa Poliedros Resumo Iconográfico LEGENDA

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa Poliedros Resumo Iconográfico LEGENDA Poliedros Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Frações. Resumo Iconográfico LEGENDA. Uma hora-aula de 45 minutos. Livro Didático. Conhecimentos adquiridos em aulas passadas. Objeto de Aprendizagem

Frações. Resumo Iconográfico LEGENDA. Uma hora-aula de 45 minutos. Livro Didático. Conhecimentos adquiridos em aulas passadas. Objeto de Aprendizagem Frações Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Editor de Texto Parte II

Editor de Texto Parte II Editor de Texto Parte II Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Objetivos da Aula A aplicação deste Objeto de Aprendizagem tem a finalidade de

Leia mais

Operações com Números Naturais Multiplicação e Divisão

Operações com Números Naturais Multiplicação e Divisão Operações com Números Naturais Multiplicação e Divisão Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos

Leia mais

Introdução à Informática: Sistemas Operacionais

Introdução à Informática: Sistemas Operacionais Introdução à Informática: Sistemas Operacionais Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Objetivos da Aula A aplicação deste Objeto de Aprendizagem

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Movimentos da Terra Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Arquitetura das Escadas

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Arquitetura das Escadas Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Arquitetura das Escadas Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Adição e subtração. Séries indicadas: 6ª série/ 7º ano, 8ª série/ 9º ano do ensino

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Biodiesel

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Biodiesel Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Biodiesel Dados de identificação Disciplina: Ciências Assunto: Energia Séries indicadas: 5ª Série/6º Ano e 6ª Série/7º Ano Material utilizado: Objeto de Aprendizagem

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Água. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Água. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Água Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Sistema Solar Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Pontos em Batalha

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Pontos em Batalha Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Pontos em Batalha Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Geometria analítica. Séries indicadas: 1/ 2/ 3º ano do ensino médio. Material utilizado:

Leia mais

Como desbloquear o POP-UP

Como desbloquear o POP-UP Como desbloquear o POP-UP Manual do Usuário GIED 2009 Grupo de Informática Educativa. COMO DESBLOQUEAR O POP-UP: Para que os objetos funcionem corretamente é necessário desativar os bloqueadores de pop-up

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Biosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Biosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Biosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Vendo o mundo com outros olhos

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Vendo o mundo com outros olhos Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Vendo o mundo com outros olhos Dados de identificação Disciplina:Biologia Assunto: Genética Séries indicadas: 2º e 3º ano (Ensino Médio) Material utilizado: Objeto

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Kig

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Kig Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Kig Dados de identificação Disciplina: Matemática Assunto: Geometria Plana e Formas Geométricas Séries indicadas: 5ª e 8ª séries Material utilizado: Objeto de Aprendizagem

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Representação de Formas Geométricas/ Gráficos no Plano. Série indicada: 5ª Série do Ensino Fundamental.

Leia mais

Operações com números naturais: Adição e Subtração

Operações com números naturais: Adição e Subtração Operações com números naturais: Adição e Subtração Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Livro Didático Conhecimentos

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem KmPlot

Plano de aula Objeto de Aprendizagem KmPlot Plano de aula Objeto de Aprendizagem KmPlot Dados de identificação Disciplina: Matemática Assunto: Funções no plano cartesiano Séries indicadas: 6ª a 8ª séries Material utilizado: Objeto de Aprendizagem

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KWordQuiz

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KWordQuiz Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KWordQuiz Dados de identificação Disciplina: Multidisciplinar Assunto: Matemática, Português, Biologia, Química, Historia, Geografia, Atualidades, entre outros. Séries

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula.

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula. Plano de aula Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula. Dados de identificação Disciplina: Língua Portuguesa. Assunto: Pontuação. Séries indicadas: 6ª Série/ 7º Ano. Material utilizado: Objeto de Aprendizagem

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch Dados de identificação Disciplina: Inclusão Digital Assunto: Digitação Séries indicadas: 5ª a 8ª séries Material utilizado: Objeto de Aprendizagem (OA): Inclusão

Leia mais

Tutorial de uso do Objeto de Aprendizagem. MÃOS LIMPAS: Higiene para um cuidado seguro

Tutorial de uso do Objeto de Aprendizagem. MÃOS LIMPAS: Higiene para um cuidado seguro 1 Tutorial de uso do Objeto de Aprendizagem MÃOS LIMPAS: Higiene para um cuidado seguro O MÃOS LIMPAS: Higiene Para um Cuidado Seguro é um objeto de aprendizagem digital que trata sobre a higienização

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Primeiros Passos.

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Primeiros Passos. Ambiente Virtual de Aprendizagem Primeiros Passos www.eadcetacvet.com.br Primeiro Acesso Este é um pequeno manual para que você possa interagir com o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da CETACVET.

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Manual de Instruções de uso: Marcos Geográficos

Manual de Instruções de uso: Marcos Geográficos Manual de Instruções de uso: Marcos Geográficos O que são Marcos Geográficos? Marcos Geográficos são unidades de informação sobre acontecimentos em diversos contextos (geográficos, históricos, políticos,

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Operações com Números Naturais:

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Orientações sobre a apostila eletrônica

Orientações sobre a apostila eletrônica Orientações sobre a apostila eletrônica A apostila eletrônica é uma cópia praticamente exata da apostila impressa que enviamos para os alunos através dos correios. A apostila eletrônica está disponível

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 14/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Como acessar então? Figura 1

Como acessar então? Figura 1 Acessando Seu Sistema de Câmeras Remotamente Através do Internet Explorer. Khronos disponibiliza em seu WebSite, uma maneira fácil para seus clientes acessarem o sistema de câmeras, utilizando qualquer

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor Página 1 de 7 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Página 1 de 6 Guia do Professor Caro(a) professor(a) A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como uma forma

Leia mais

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 Guia de instalação software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 INTRODUÇÃO O telefone celular de mesa 3G também pode ser utilizado como um modem 3G, proporcionando acesso a internet ao seu

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Página 1 de 7 Guia do Professor Caro (a) professor(a) A utilização de jogos digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como

Leia mais

Manual de Acesso para o Aluno AVA /01

Manual de Acesso para o Aluno AVA /01 Manual de Acesso para o Aluno AVA - 2013/01 ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DE ACESSO PARA O ALUNO 2013/01 Vice-Presidente Acadêmica Ana Maria Costa de Sousa Diretora

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares 2015 Manual do Aluno Universidade Mastermaq Softwares Índice Apresentação...3 1 - Pré requisitos para o acesso...4 1.1 - Matrícula...4 2 - Como acessar a plataforma primeiro acesso...4 3 - Acesso ao treinamento...7

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando uma Matrícula em um Treinamento

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN VERSÃO 5 Atualizado em 23/05/2016 Página 1 de 16 Verificando versão do Windows (32 ou 64 Bits) MENU INICIAR > CLIQUE

Leia mais

Manual do Aluno. A carga horária do curso não é exata. Dependerá do tempo de assimilação de cada aluno.

Manual do Aluno. A carga horária do curso não é exata. Dependerá do tempo de assimilação de cada aluno. Manual do Aluno Este pequeno manual tem o objetivo de orientá-lo na utilização básica do Ambiente Virtual de Ensino SIENGE. Se alguma dúvida não for sanada por este material, entre em contato conosco através

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ACESSO AOS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS Pelo Computador (online) ACESSE O SITE EDU.EDEBE.COM.BR Entrar com Usuário e Senha Caso não tenha, solicitar no e-mail ti@auxiliadora.g12.br,

Leia mais

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias.   4 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva

Leia mais

Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional

Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional ROTEIRO: CONFIGURANDO O WINDOWS 7 OBJETIVO Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional Windows 7. INTRODUÇÃO Devido à necessidade de de auxilio nesta configuração.

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1 Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Unidades de Medida: Capacidade.

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP.

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP. INFORMÁTICA A figura acima mostra uma janela do Windows XP, contendo informações acerca de uma lista de arquivos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, responda a questão 01. 01. Ao se clicar o menu,

Leia mais

Aula 1 Introdução e Lógica. Bruno Orlandi

Aula 1 Introdução e Lógica. Bruno Orlandi Bem-vindos! Aula 1 Introdução e Lógica Bruno Orlandi 2 O curso Apresentação dos Professores O que nós queremos? Interação na aula Comentários sobre aulas Curiosidade em aprender mais 3 O curso Apresentação

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela inicial

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

SCRIPT ATENDIMENTO BENEFICIÁRIOS E CREDENCIADOS

SCRIPT ATENDIMENTO BENEFICIÁRIOS E CREDENCIADOS SCRIPT ATENDIMENTO BENEFICIÁRIOS E CREDENCIADOS Acesso correto para o site da UNAFISCO SAÚDE e o sistema TOP SAÚDE: 1º - Entrar no site da www.unafiscosaude.org.br com navegador Internet Explore 7 ou Superior.

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Módulo 04 Trabalhando com gráficos

Módulo 04 Trabalhando com gráficos Módulo 04 Trabalhando com gráficos Apresentação do módulo 04 Boas vindas ao módulo 04 do curso Primeiros Passos no Excel. Chegou a hora de aprendermos a mostrar os valores em forma gráfi ca. Agora vamos

Leia mais

O perigo na rede. Alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. 7 aulas de 50 minutos cada. Ensino Médio - Transversal

O perigo na rede. Alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. 7 aulas de 50 minutos cada. Ensino Médio - Transversal O perigo na rede Navegar no mundo digital com segurança não está sendo uma tarefa fácil para as pessoas em geral, mas os jovens demostram estar mais vulneráveis diante dos perigos que surgem frequentemente

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO JOGO DIGITAL EDUCACIONAL: AS AVENTURAS DE SIMON BILE

MANUAL OPERACIONAL DO JOGO DIGITAL EDUCACIONAL: AS AVENTURAS DE SIMON BILE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PEDRO LEALDINO FILHO

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Acesse o Portal do Professor, a partir do Site Institucional do IPOG < Insira as seguintes informações na tela de login:

Acesse o Portal do Professor, a partir do Site Institucional do IPOG <  Insira as seguintes informações na tela de login: 1. ACESSO Acesse o Portal do Professor, a partir do Site Institucional do IPOG . Insira as seguintes informações na tela de login: Usuário veterano: Usuário: Informar número de

Leia mais

Explorando a Internet

Explorando a Internet ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos Internet: a grande rede digital Explorando a Internet Autoras: Leticia Machado Sabrina E. A. Da Luz Sibele Pedroso Loss Começaremos hoje a descobrir muito

Leia mais

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br Índice Apresentação 3 1 Cadastro de Empresa 4 1.1 Cadastro dos Parâmetros Gerais 4 2 Cadastros Auxiliares 4 3 Cadastros Auxiliares Apropriações Gerenciais: 7 4 Cadastros Auxiliares Definições para Impressão

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Guia de acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho

Guia de acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Guia de acesso ao AVA Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Revisão 06 03/04/2017 Introdução Este guia apresenta os procedimentos iniciais para acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que será

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA WINDOWS

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA WINDOWS WINDOWS Agosto, 2006 Apresentação O Windows é um Sistema Operacional popular, desenvolvido pela Microsoft. O Windows é um software proprietário, com preços diferenciados para cada versão. Um sistema operacional

Leia mais

Como utilizar o OA Futebol no país da matemática

Como utilizar o OA Futebol no país da matemática Como utilizar o OA Futebol no país da matemática 1. Clicando no botão indicado por, uma breve animação, introduzindo o contexto das atividades que serão desenvolvidas é demonstrada. 2. O botão indicado

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Não envie este material para clientes Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUED CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUED CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL Professor tutor/assessor da CRTE: Nilton Sérgio Rech Nome do Cursista: Jaci Germano Colégio: Santa Helena Data: 11/07/2011 Atividade: Projeto UTILIZAÇÃO. CONHECENDO OS DISPOSITIVOS DO PARANÁ DIGITAL E

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11 Manual GA, Papel Responsável / Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Versão 2.5.3 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Manual GA, Papel Responsável 2/ ACESSAR O GERENCIADOR

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Probabilidade Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Probabilidade Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Probabilidade Guia do Professor Página 1 de 7 Guia do Professor Caro(a) professor(a) A utilização de jogos digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como uma

Leia mais

USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES

USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO SISTEMA OCTADECIMAL Sistema Octal é um sistema de numeração cuja base é 8, ou seja, utiliza 8 símbolos para a representação de quantidade. No

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais