Manual Prático de Operação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Prático de Operação"

Transcrição

1 Manual Prático de Operação STORE MANAGER

2 Índice Introdução Store Manager Abertura de caixa e operações 2.1. Abertura de caixa Venda sem identificação de cliente e pagamento em dinheiro Venda c/ identificação de cliente, pgto em dinheiro e s/ atualização de cadastro Venda c/ identificação de cliente, pgto em dinheiro e com atualização de cadastro Venda com cadastramento de cliente Venda à vista com cheque Venda parcelada com cheque Venda mista Venda com cancelamento de item Venda com desconto Venda com troco Venda com dinheiro e utilizando o cartão fidelidade Venda com dinheiro e utilizando o vale desconto Venda com cartão de débito à vista

3 Índice Venda com cartão de débito pré-datado Venda com cartão de débito parcelado Venda com cartão de crédito rotativo Venda com cartão de crédito parcelado Venda mista - cartão de débito à vista e cartão de crédito parcelado Venda mista - cartão de débito e vale desconto Venda mista - dinheiro, cartão fidelidade e vale desconto Venda mista - desconto, cartão fidelidade e cartão de crédito Troca sem saldo a pagar Troca com saldo a pagar Venda de campanha Venda de kits de produtos Venda para funcionário Sangria Reforço... 71

4 Índice 3. Consultas 3.1. Consulta movimentação Consulta produto Consulta Preço Fechamento de Caixa Conclusão

5 Introdução Bem vindo ao Manual de Operação do Store Manager. O intuito deste trabalho é apresentar ao usuário as operações possíveis de serem realizadas a fim de registrar as movimentações de vendas e atividades afins, como consulta de preços, cadastramento de clientes e cancelamentos de cupons. As operações estão descritas passo a passo e acompanhadas por figuras que ilustram cada situação para maior clareza dos procedimentos a serem seguidos. Os profissionais envolvidos na elaboração deste documento simularam o maior número possível de situações previstas nas rotinas de vendas e configuraram o sistema para atendê-las e automatizá-las facilitando e agilizando o lançamento das vendas realizadas. Os procedimentos descritos adiante devem ser seguidos na íntegra, sob pena de não atingirem o resultado desejado caso haja, por parte do operador, alguma ação não prevista na programação do sistema.

6 Sobre a Millennium Network A Millennium Network é uma empresa de desenvolvimento e fornecimento de tecnologia ERP vertical para indústria e varejo. Sua experiência de mais de 15 anos de atuação oferecendo ao mercado soluções de software inovadoras e com o suporte de competentes equipes de implantação, consultoria e pós-venda, é a maior garantia de sua capacidade, presente hoje em mais de 400 implantações em todo o território nacional. Na última década, a globalização e o surgimento de novas tecnologias criaram um mercado mais competitivo. Para permanecerem atuantes e manterem o crescimento, as empresas foram obrigadas a otimizar seus processos, buscando a excelência na administração e controle do negócio com agilidade na tomada de decisões. O conceito Fashion Business Solutions adotado pela Millennium traduz exatamente essas necessidades do mercado atual, oferecendo aos seus clientes pacotes de software e serviços moldados especificamente para o setor de moda com a melhor relação custo benefício e que superam todas as expectativas em termos de recursos, tecnologias e resultados. Focadas principalmente na melhoria dos processos atuais da empresa através da educação e o uso de melhores práticas, as soluções Millennium permitem ao seus clientes tomadas de decisões estratégicas extremamente precisas e bem fundamentadas, através da rápida visualização das informações que refletem o desempenho do seu negócio.

7 1. O que é o Store Manager É um sistema que controla e administra todos os processos de uma rede de lojas de varejo. Com funções avançadas e parametrizáveis, o módulo de ponto de venda traz as melhores práticas de mercado e a mais avançada tecnologia em software para garantir maior eficiência ao seu negócio. Acessando o banco de dados da matriz em tempo real, viabiliza aos gestores poder de tomada de decisão na velocidade necessária. Em caso de falta de comunicação com o sistema de retaguarda, o Store Manager assume imediatamente o modo de contingência permitindo a continuidade das operações de venda até que a conexão seja restabelecida. Os módulos de ponto de venda do Store Manager são totalmente integrados com as demais funcionalidades do sistema na retaguarda, respondendo rapidamente as configurações realizadas. Todos os processos são interligados e facilmente implementados nas lojas.

8 1.1 Store Manager O Store Manager estará presente nas lojas como ferramenta a ser utilizada no registro das operações realizadas no ponto de venda. A partir das informações geradas nas movimentações de vendas, será feita a integração com o sistema Millennium BM, que, por sua vez, estará integrado com o sistema de retaguarda. Rotinas diárias como abertura e fechamento de caixa, sangria, reforço, troca de mercadorias, descontos concedidos nas vendas, parcelamento de pagamentos e vendas para funcionários serão registradas no sistema de frente de loja. O Millennium BM ficará responsável pelas operações de retaguarda administrando as áreas de faturamento, controle de estoque, contas a pagar e receber, fiscal, cadastro de clientes e produtos, compras e gerenciamento de vendas, incluindo relatórios de análises. Portanto, é fundamental que o usuário do Store Manager esteja ciente da importância de seguir corretamente as orientações deste manual, fazendo os lançamentos dentro dos parâmetros configurados para que os resultados sejam aqueles traçados pela empresa.

9 1.2 Botões de operação O Store Manager possui um teclado gráfico que será utilizado para realizar as movimentações de vendas. O teclado é elaborado de acordo com as necessidades operacionais do cliente e cada botão corresponde a um tipo de ação que poderá ser tomada pelo operador. Para acionar o botão, basta clicar sobre ele com o ponteiro do mouse. Os botões de menu, ao serem acionados, exibirão outros botões com sub funções que deverão ser acessadas pelo operador para completar uma ação anterior. Por exemplo, para completar a ação de venda, será necessário acionar o Menu Formas de Pagamento para visualizar e selecionar a forma de pagamento que efetivará a venda. O teclado gráfico elaborado contempla todas as ações previstas nas rotinas de vendas do franqueado.

10 1.2 Botões de operação MENU FISCAL Esta tecla dá acesso direto aos comandos do ECF Emissor de Cupom Fiscal. Para executar qualquer função, basta selecionar a tecla respectiva.

11 1.3 Acessando o Store Manager Para dar início às operações de venda utilizando o Store Manager, o usuário terá à disposição dois caminhos: 1. Iniciar Programas Millennium Store Manager 2. Clicando no ícone de atalho disponibilizado na área de trabalho do computador.

12 2.1 Abertura de caixa Operação: Selecione o Menu Caixa Selecione a tecla Abrir Caixa Digite o código do usuário <ENTER> Digite a senha do usuário <ENTER> Digite o código do funcionário autorizado a fazer abertura de caixa <ENTER> Digite a senha do funcionário autorizado a fazer abertura de caixa <ENTER> Digite o valor de abertura do caixa <ENTER> Este valor é o mesmo valor do fechamento do caixa anterior Tecle <ENTER> para confirmar a abertura do caixa Após a confirmação da abertura de caixa, a impressora emitirá a Leitura x e o sistema estará pronto para registrar as movimentações do dia.

13 2.1 Abertura de caixa Ao selecionar o Menu Caixa, o submenu será exibido para a seleção da operação de abertura.

14 2.2 Venda sem identificação de cliente e pagamento em dinheiro Neste tipo de movimentação, não serão informados os dados do cliente para incluir no cadastro. O sistema registrará a venda para o cliente que estiver configurado como sendo padrão. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha <ESC> para não digitar o nome do cliente <ESC> para não digitar o CPF do cliente <ESC> para não digitar o código do cliente <ESC> para não digitar o telefone do cliente <ESC> para não consultar o cliente novamente * Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione o menu Forma de Pagamento Selecione a opção Dinheiro Digite o valor pago pelo cliente ou <ENTER> para aceitar o valor exibido na tela <ENTER> para confirmar a finalização A operação será encerrada e o sistema estará pronto para uma nova venda. * Perceba, no topo da tela, que o sistema deixou o campo Cliente vazio para registrar a venda.

15 2.2 Venda sem identificação de cliente e pagamento em dinheiro Ao selecionar o Menu Formas de Pagamento, o sistema exibirá os tipos de pagamento cadastrados que podem ser utilizados nas vendas.

16 2.3 Venda com identificação de cliente, pagamento em dinheiro e sem atualização de cadastro Neste tipo de movimentação, o sistema fará uma busca no banco de dados para selecionar e vincular o cliente à venda realizada. A configuração do sistema definiu que a busca será feita de acordo com a seqüência: NOME, CPF, CÓDIGO e TELEFONE. Qualquer uma dessas opções servirá para selecionar o cliente, bastando que o operador digite a informação assim que for solicitada na tela. No final da operação, o sistema perguntará ao operador se deseja atualizar o cadastro do cliente. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Digite o nome do cliente <ENTER> ou <ESC> para buscar por CPF Digite o número do CPF <ENTER> ou <ESC> para buscar por código de cliente Digite o código do cliente <ENTER> ou <ESC> para buscar por número de telefone Digite o número do telefone <ENTER> Digite o DDD <ENTER> <ENTER> para confirmar o cliente * Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione o menu Forma de Pagamento Selecione a opção Dinheiro Digite o valor pago pelo cliente ou <ENTER> para aceitar o valor exibido na tela <ENTER> para confirmar a finalização <ESC> para não acessar o cadastro do cliente, encerrar a operação e retornar à tela de venda. * Perceba, no topo da tela, que o sistema preencheu o campo cliente com o nome do cliente selecionado, para registrar a venda.

17 2.3 Venda com identificação de cliente, pagamento em dinheiro e sem atualização de cadastro O campo Cliente é preenchido assim que o consumidor é identificado e no final da operação, o usuário tem a opção de atualizar o cadastro do cliente.

18 2.4 Venda com identificação de cliente, pagamento em dinheiro e com atualização de cadastro A configuração do sistema definiu que a busca será feita de acordo com a seqüência: NOME, CPF, CÓDIGO e TELEFONE. Qualquer uma dessas opções servirá para selecionar o cliente, bastando que o operador digite a informação assim que for solicitada na tela. No final da operação, o sistema perguntará ao operador se deseja atualizar o cadastro do cliente. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Digite o nome do cliente <ENTER> ou <ESC> para buscar por CPF Digite o número do CPF <ENTER> ou <ESC> para buscar por código de cliente Digite o código do cliente <ENTER> ou <ESC> para buscar por número de telefone Digite o número do telefone <ENTER> Digite o DDD <ENTER> <ENTER> para confirmar o cliente * Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento DINHEIRO Digite o valor pago pelo cliente ou <ENTER> para aceitar o valor exibido na tela <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para acessar a tela de cadastro do cliente Na tela de cadastro do cliente, preencha os campos com as alterações necessárias. <F12> para gravar as alterações realizadas <ESC> para finalizar a operação e retornar à tela de venda

19 2.4 Venda com identificação de cliente, pagamento em dinheiro e com atualização de cadastro Na tela de cadastro do cliente, o operador poderá realizar as alterações necessárias.

20 2.5 Venda com cadastramento de cliente Nesta movimentação, a venda é realizada para um cliente que ainda não pertence ao banco de dados da empresa, portanto, antes de incluir a venda, será necessário fazer o cadastramento do cliente. O processo de inclusão de clientes é o mesmo para qualquer tipo de venda realizada. Operação: Selecione a opção Cadastro de Clientes <INSERT> para incluir o cliente Digite nos campos as informações solicitadas <F12> para confirmar a inclusão do cliente <ESC> para retornar à tela de venda <ESC> para retornar à tela de seleção de vendedor Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione o menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento, por exemplo, DINHEIRO Digite o valor pago pelo cliente ou <ENTER> para aceitar o valor exibido na tela <ENTER> para confirmar a finalização <ESC> para retornar à tela de venda

21 2.5 Venda com cadastramento de cliente No cadastro de clientes, é recomendável preencher todos os campos para os casos em que forem realizados pagamentos com cheques.

22 2.6 Venda à vista com cheque Obrigatoriamente, todas as vendas realizadas com cheques devem ter a identificação do cliente. Portanto, se o cliente não estiver no banco de dados, providencie o seu cadastro conforme visto anteriormente. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CHEQUE <ENTER> Para confirmar o valor do cheque Selecione a opção de pagamento À VISTA <ENTER> Digite o número da praça de compensação do cheque ou <ENTER> para confirmar Digite o número do banco <ENTER> Digite o número da agência <ENTER> Digite o número da conta corrente (sem o dígito verificador) <ENTER> Digite o número do cheque <ENTER> Digite a data de vencimento para o cheque ou <ENTER> para confirmar Digite o número do CPF/CNPJ ou <ENTER> para confirmar Digite o DDD ou <ENTER> para confirmar Digite o número do telefone ou <ENTER> para confirmar <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

23 2.6 Venda à vista com cheque Ao selecionar a opção cheque, o sistema exibirá as opções de condições de pagamento

24 2.7 Venda parcelada com cheque (2 parcelas) Nesta movimentação, os dados dos cheques deverão ser fornecidos individualmente, considerando a diversidade de situações que podem ocorrer com este tipo de pagamento. O sistema calculará as datas de vencimento e os valores de acordo com a quantidade de parcelas selecionada. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CHEQUE <ENTER> Para confirmar o valor do cheque Selecione a condição de pagamento 30\60 DD <ENTER> O sistema exibirá o valor do primeiro cheque <ENTER> Para confirma ou digite o valor do primeiro cheque Digite o número da praça de compensação ou <ENTER> para confirmar Digite o número do banco <ENTER> Digite o número da agência <ENTER> Digite o número da conta corrente (sem o dígito verificador) <ENTER> Digite o número do cheque <ENTER> Digite a data de vencimento para o cheque ou <ENTER> para confirmar Digite o número do CPF/CNPJ ou <ENTER> para confirmar Digite o DDD ou <ENTER> para confirmar Digite o número do telefone <ENTER>

25 2.7 Venda parcelada com cheque (2 parcelas) Continuação da operação: Próximo cheque Digite o número da praça de compensação ou <ENTER> Digite o número do banco ou <ENTER> Digite o número da agência ou <ENTER> Digite o número da conta corrente (sem o dígito verificador) ou <ENTER> Digite o número do cheque ou <ENTER> O sistema exibirá na tela, o valor dos cheques e os respectivos vencimentos <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para voltar à tela de venda Ao selecionar a condição de pagamento parcelada para os cheques, o sistema calcula a data de vencimento de acordo com a configuração.

26 2.8 Venda mista (com pagamento em dinheiro e cheque) Por tratar-se de venda que envolve pagamento com cheque, será necessário providenciar o cadastramento do cliente, caso este ainda não faça parte do banco de dados. Este tipo de movimentação poderá envolver cheques à vista, pré-datados ou parcelamento com cheques. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento DINHEIRO Digite o valor a ser pago em dinheiro <ENTER> Selecione o menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento CHEQUE Digite o valor a pagar em cheque ou <ENTER> para confirmar Selecione a condição de pagamento para o cheque, que poderá ser à vista ou a prazo <ENTER> Digite o número da praça de compensação ou <ENTER> para confirmar Digite o número do banco <ENTER> Digite o número da agência <ENTER> Digite o número da conta corrente (sem o dígito verificador) <ENTER> Digite o número do cheque <ENTER> Digite a data de vencimento para o cheque ou <ENTER> para confirmar Digite o número do CPF/CNPJ ou <ENTER> para confirmar Digite o DDD ou <ENTER> para confirmar

27 2.8 Venda mista (com pagamento em dinheiro e cheque) Continuação da Operação: Digite o número do telefone <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

28 2.8 Venda mista (com pagamento em dinheiro e cheque) Ao selecionar formas de pagamento diferentes, o sistema lança os valores separadamente e exibe na tela para conferência do operador

29 2.9 Venda com cancelamento de item O cancelamento de itens, durante a operação de venda, poderá ser feito em transações com ou sem identificação do cliente e independe da forma de pagamento utilizada. O funcionário com autorização para cancelar itens da movimentação deverá estar previamente configurado no sistema, ou o cancelamento não será permitido. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Para cancelar o item da movimentação, selecione a tecla CANCELA ITEM Digite o código do supervisor ou funcionário autorizado <ENTER> Digite a senha do supervisor ou funcionário autorizado a fazer cancelamento de item <ENTER> Digite o código dos itens a serem cancelados <ENTER> Selecione o menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento <ENTER> Digite o valor pago pelo cliente ou <ENTER> para aceitar o valor exibido na tela <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

30 2.9 Venda com cancelamento de item O sistema marcará o item cancelado na cor vermelha e com o sinal negativo ( - )

31 2.10 Venda com desconto A aplicação de descontos, durante a operação de venda, poderá ser feita em transações com ou sem identificação do cliente e independe da forma de pagamento utilizada. O desconto poderá ser aplicado na forma de percentual ou valor. O funcionário com autorização para conceder descontos nas movimentações deverá estar previamente configurado no sistema, ou a aplicação do desconto não será permitida. Operação: Desconto em percentual Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla DESCONTO Digite o percentual de desconto a ser aplicado <ENTER> O sistema exibirá na tela o subtotal da venda e o valor total com o desconto aplicado Selecione o menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento Digite o valor pago pelo cliente ou <ENTER> para aceitar o valor exibido na tela <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

32 2.10 Venda com desconto Continuação da Operação: Desconto em valor Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla DESCONTO <ENTER> para visualizar a opção de desconto por valor Digite o valor do desconto a ser aplicado <ENTER> O sistema exibirá na tela o subtotal da venda e o valor total com o desconto aplicado Selecione o menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento Digite o valor pago pelo cliente ou <ENTER> para aceitar o valor exibido na tela <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

33 2.10 Venda com desconto Ao conceder desconto sobre a venda, serão exibidos: o valor bruto da venda e valor líquido.

34 2.11 Venda com troco O cálculo do troco será feito automaticamente em qualquer tipo de operação de venda, com ou sem identificação do cliente e independe da forma de pagamento utilizada. O tempo que a mensagem de troco permanecerá exibida na tela dependerá da configuração prévia do sistema. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha <ESC> para não digitar o nome do cliente <ESC> para não digitar o CPF do cliente <ESC> para não digitar o código do cliente <ESC> para não digitar o telefone do cliente <ESC> para não consultar o cliente novamente Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione o menu Forma de Pagamento Selecione a opção Dinheiro Digite o valor pago pelo cliente <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

35 2.11 Venda com troco O sistema calcula e exibe o valor do troco após a finalização da operação

36 2.12 Venda com dinheiro e utilizando cartão fidelidade A utilização do cartão fidelidade poderá ser associada a qualquer outra forma de pagamento aceita nas movimentações de venda, com ou sem a identificação do cliente. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO FIDELIDADE Digite o valor a ser pago com o cartão fidelidade <ENTER> Selecione a tecla Menu Forma de Pagamento Selecione a forma de pagamento DINHEIRO Digite o valor a ser pago em dinheiro <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

37 2.12 Venda com dinheiro e utilizando cartão fidelidade Após selecionar a forma de pagamento Cartão Fidelidade, o sistema lança o valor do cartão na tela e fica guardando a digitação do valor a ser pago em dinheiro.

38 2.13 Venda com dinheiro e utilizando vale desconto A utilização do vale desconto poderá ser associada a qualquer outra forma de pagamento aceita nas movimentações de venda, com ou sem a identificação do cliente. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento VALE DESCONTO Digite o valor a ser pago com o vale desconto <ENTER> Selecione a tecla Menu Forma de Pagamento Selecione a forma de pagamento DINHEIRO Digite o valor a ser pago em dinheiro <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

39 2.13 Venda com dinheiro e utilizando vale desconto Após selecionar a forma de pagamento Vale Desconto, o sistema lança o valor do vale na tela e fica aguardando a digitação do valor a ser pago em dinheiro.

40 2.14 Venda com cartão de débito à vista As movimentações de vendas com cartões de débito podem ser feitas com ou sem a identificação do cliente e podem ser associadas a outras formas de pagamento. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE DÉBITO Digite o valor a ser pago com o cartão de débito <ENTER> Selecione o cartão <ENTER> Digite a quantidade de parcelas ou <ENTER> para confirmar Digite a data de vencimento ou <ENTER> para confirmar <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

41 2.14 Venda com cartão de débito à vista Esta tela será exibida para seleção do cartão

42 2.14 Venda com cartão de débito à vista Após a seleção do cartão, o sistema solicitará que o operador digite informações como número e valor a ser pago.

43 2.15 Venda com cartão de débito pré-datado Neste tipo de movimentação, ao selecionar a forma de pagamento com cartão de débito, o operador deverá digitar a senha que autorize a prorrogação da data de vencimento sugerida pelo sistema. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE DÉBITO Digite o valor a ser pago com o cartão de débito ou <ENTER> para confirmar Selecione o cartão <ENTER> <ENTER> para não informar a quantidade de parcelas Digite a data para pré-datar o débito <ENTER> Digite o código do supervisor <ENTER> Digite a senha do funcionário autorizado a pré-datar cartão de débito <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

44 2.15 Venda com cartão de débito pré-datado No momento que o sistema exibir a data de pagamento, digite a data para pré-datar o débito do cartão

45 2.16 Venda com cartão de débito parcelado Neste tipo de movimentação, ao selecionar a forma de pagamento com cartão de débito, o operador deverá digitar a senha que autorize o parcelamento da venda realizada. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE DÉBITO Digite o valor a ser pago com o cartão de débito ou <ENTER> para confirmar Selecione o cartão <ENTER> Digite a quantidade de parcelas <ENTER> <ENTER> para confirmar a data <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

46 2.16 Venda com cartão de débito parcelado Após informar o número do cartão de débito, digite a quantidade de parcelas para que o sistema gere as datas de vencimento e os valores

47 2.17 Venda com cartão de crédito rotativo As movimentações de vendas com cartões de crédito podem ser feitas com ou sem a identificação do cliente e podem ser associadas a outras formas de pagamento. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE CRÉDITO Digite o valor a ser pago com o cartão de crédito <ENTER> Selecione o cartão <ENTER> Digite o número do cartão <ENTER> Digite a quantidade de parcelas ou <ENTER> para confirmar <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

48 2.17 Venda com cartão de crédito rotativo Esta tela será exibida para seleção do cartão.

49 2.17 Venda com cartão de crédito rotativo Após a seleção do cartão, o sistema solicitará que o operador digite informações como número e valor a ser pago.

50 2.18 Venda com cartão de crédito parcelado Nas movimentações de vendas, que utilizarem pagamento parcelado com cartão de crédito, o sistema irá gerar as datas de vencimento das parcelas de acordo com as condições de pagamento previamente cadastradas no sistema. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE CRÉDITO Digite o valor a ser pago ou <ENTER> para confirmar Selecione o cartão <ENTER> Digite o número do cartão de crédito <ENTER> Digite a quantidade de parcelas <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

51 2.18 Venda com cartão de crédito parcelado Após informar o número do cartão de crédito, digite a quantidade de parcelas para que o sistema gere as datas de vencimento e os valores

52 2.19 Venda mista - cartão de débito à vista e cartão de crédito parcelado Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE DÉBITO Digite o valor a ser pago com o cartão de débito <ENTER> Selecione o cartão <ENTER> <ENTER> para não informar a quantidade de parcelas Digite a data de vencimento ou <ENTER> para confirmar Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE CRÉDITO Digite o valor a ser pago com o cartão de crédito <ENTER> Selecione o cartão <ENTER> Digite o número do cartão <ENTER> Digite a quantidade de parcelas ou <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

53 2.19 Venda mista - cartão de débito à vista e cartão de crédito parcelado Após selecionar as formas de pagamento, o sistema exibe os respectivos valores na tela, para a conferência do operador.

54 2.20 Venda mista - cartão de débito e vale desconto Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de pagamento Selecione a forma de pagamento VALE DESCONTO Digite o valor do vale desconto <ENTER> Selecione novamente o menu Forma de Pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE DÉBITO <ENTER>Para digitar a autorização Digite o código do supervisor ou funcionário autorizado <ENTER> Digite a senha do funcionário <ENTER> Digite o valor a ser pago com o cartão de débito <ENTER> Selecione o cartão <ENTER> <ENTER> para não informar a quantidade de parcelas Digite a data de vencimento <ENTER> <ENTER> para finalização da operação <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

55 2.20 Venda mista - cartão de débito e vale desconto Após selecionar as formas de pagamento, o sistema exibe os respectivos valores na tela para a conferência do operador

56 2.21 Venda mista - dinheiro, cartão fidelidade e vale desconto Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla Menu de Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento VALE DESCONTO Digite o valor do vale desconto <ENTER> Selecione novamente a tecla Menu Forma de Pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO FIDELIDADE Digite o valor a pagar com o cartão fidelidade <ENTER> Selecione novamente a tecla Menu Forma de Pagamento Selecione a forma de pagamento DINHEIRO <ENTER>Para digitar a autorização Digite o código do supervisor ou funcionário autorizado <ENTER> Digite a senha do funcionário <ENTER> Digite o valor a ser pago em dinheiro <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

57 2.21 Venda mista - dinheiro, cartão fidelidade e vale desconto Após selecionar as formas de pagamento, o sistema exibe os respectivos valores na tela para a conferência do operador

58 2.22 Venda mista - desconto, cartão fidelidade e cartão de crédito Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código dos produtos <ENTER> Selecione a tecla DESCONTO Digite o percentual de desconto ou <ENTER> para digitar o valor <ENTER> Selecione a tecla Menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento CARTAÕ FIDELIDADE Digite o valor a ser pago com o cartão fidelidade <ENTER> Selecione novamente a tecla Menu de Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento CARTÃO DE CRÉDITO Digite o valor a ser pago com cartão de crédito <ENTER> Selecione o cartão <ENTER> Digite o número do cartão <ENTER> Digite a quantidade de parcelas <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

59 2.22 Venda mista - desconto, cartão fidelidade e cartão de crédito O sistema calcula o valor do desconto concedido e exibe na tela os valores referentes às formas de pagamento selecionadas

60 2.23 Troca sem saldo a pagar Neste tipo de movimentação, o cliente troca o produto por outro de igual valor. Na finalização da operação, o usuário deverá selecionar a forma de pagamento DINHEIRO para zerar o valor da venda. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Selecione a tecla TROCA para ativar o recurso Digite o número do cupom da venda ou 00 se não tiver o cupom da venda <ENTER> Digite o código do produto devolvido <ENTER> para confirmar o valor do produto Selecione novamente a tecla TROCA para desativar o recurso Digite o código do produto que está saindo <ENTER> Selecione a tecla Menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento DINHEIRO <ENTER> para confirmar o valor <ENTER> para confirmar a mensagem de aproveitamento de crédito Digite o código do supervisor ou funcionário autorizado a fazer troca <ENTER> Digite a senha do funcionário autorizado a fazer troca <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

61 2.23 Troca sem saldo a pagar O sistema exibirá o valor a pagar zerado.

62 2.24 Troca com saldo a pagar Neste tipo de movimentação, o cliente troca o produto por outro de maior valor. Na finalização da operação, poderá ser utilizada qualquer uma das formas de pagamento para registrar o valor da diferença a ser pagar, desde que esteja configurada no sistema. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Selecione a tecla TROCA para ativar o recurso Digite o número do cupom da venda ou 00 se não tiver o cupom da venda <ENTER> Digite o código do produto devolvido <ENTER> para confirmar o valor do produto Selecione novamente a tecla TROCA para desativar o recurso Digite o código do produto que está vendendo <ENTER> Selecione a tecla Menu Forma de Pagamento Selecione uma das formas de pagamento (por exemplo, DINHEIRO) Digite o valor a ser pago em dinheiro <ENTER> <ENTER> para confirmar a mensagem de aproveitamento de crédito Digite o código do supervisor ou funcionário autorizado a fazer troca <ENTER> Digite a senha do funcionário autorizado a fazer troca <ENTER> <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

63 2.24 Troca com saldo a pagar O sistema exibirá o valor do saldo a pagar

64 2.25 Venda de campanha Este tipo de movimentação, consiste na venda que foi realizada para clientes levados à loja a partir de campanhas promocionais, como a distribuição de folhetos e amostras, por exemplo. Ao informar que uma venda foi realizada a partir de campanhas, será possível mensurar o resultado das estratégias de vendas utilizadas pela rede. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> Selecione a campanha <ENTER> Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código do produto <ENTER> Selecione a tecla Menu Formas de Pagamento Selecione uma das formas de pagamento (por exemplo, DINHEIRO) Digite o valor a pagar em dinheiro ou <ENTER> para confirmar <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

65 2.25 Venda de campanha O sistema exibirá a lista de todas as campanhas cadastradas

66 2.26 Venda de kits de produtos Este tipo de movimentação, mostra os itens de forma diferente. Ao digitar o código de um kit, o sistema exibirá na tela todos os produtos que compõem o kit. Operação: Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> Selecione a campanha <ENTER> ou <ESC> para não selecionar Escolha uma das opções de identificação de cliente (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código do kit <ENTER> Selecione a tecla Menu Formas de Pagamento Selecione uma das formas de pagamento (por exemplo, DINHEIRO) Digite o valor a pagar em dinheiro ou <ENTER> para confirmar <ENTER> para confirmar a finalização <ENTER> para atualizar o cadastro do cliente ou <ESC> para retornar à tela de venda

67 2.26 Venda de kits de produtos O sistema exibirá todos os itens que fizerem parte do kit digitado.

68 2.27 Venda para funcionário Este tipo de movimentação, somente será realizada por funcionário previamente autorizado. Operação: <ESC> para acessar a tela de operações Selecione a opção Venda Funcionário Digite o código do supervisor <ENTER> Digite a senha do responsável autorizado a fazer venda para funcionário <ENTER> <ENTER> para confirmar a venda para funcionário Selecione o vendedor <ENTER> Digite o número da comanda <ENTER> <ESC> para não selecionar a campanha Escolha uma das opções de identificação do funcionário (NOME, CPF, CÓDIGO ou TELEFONE) <ENTER> <ENTER> para confirmar Digite o código do produto <ENTER> Selecione a tecla Menu Formas de Pagamento Selecione a forma de pagamento DINHEIRO Digite o valor a pagar em dinheiro ou <ENTER> para confirmar <ENTER> para confirmar a finalização e retornar à tela de venda

69 2.27 Venda para funcionário O sistema pergunta se o operador realmente deseja fazer uma venda para funcionário

70 2.28 Sangria Operação: Selecione a tecla Menu Caixa Selecione a tecla Sangria Digite o código do funcionário autorizado a fazer sangria no caixa <ENTER>. Digite a senha do funcionário <ENTER>. Selecione um tipo de lançamento <ENTER> Digite uma observação para a sangria ou <ENTER> para continuar Digite o valor <ENTER> Digite o CPF do funcionário <ENTER> <ENTER> para prosseguir com as vendas Após digitar a senha do funcionário autorizado, será aberta a tela de para seleção do tipo do tipo de lançamento

71 2.29 Reforço Operação: Selecione a tecla Menu Caixa Selecione a tecla Reforço Digite o código do funcionário autorizado a fazer reforço no caixa. Digite a senha do funcionário. Digite uma observação para o reforço ou <ENTER> para continuar Digite o valor <ENTER> Digite o CPF do funcionário <ENTER> Digite o código do funcionário <ENTER> <ENTER> para prosseguir com as vendas Aguarde a mensagem de confirmação do reforço para reiniciar as vendas

72 3.1 Consulta - Movimentações Operação: Selecione a tecla Menu Consultas Selecione a tecla Consulta Movimentações Digite o código do supervisor ou funcionário autorizado a fazer consulta de movimentações <ENTER> Digite a senha do funcionário autorizado a consultar as movimentações <ENTER> Consulta vendas A pesquisa às movimentações realizadas no Store Manager pode ser feita por tipo, período, caixa, *movimentos em aberto, vendedor, comanda, tipo de pagamento, bandeira do cartão e status. *Movimentações de caixas abertos e fechados. Procurar Preencha um ou mais campos de seleção para orientar a busca e clique em Procurar.

73 3.1 Consulta - Movimentações Ao preencher os campos de seleção, o sistema exibe somente os registros que atendam às condições pedidas

74 3.1 Consulta - Movimentações Visualizar Selecione um dos itens resultantes da busca e clique em Visualizar para ver todas as informações referentes à movimentação. Ao consultar a movimentação, o sistema mostra que parte da venda foi realizada em dinheiro e parte em cheque

75 3.1 Consulta - Movimentações Mudar vendedor Faça uma busca nas movimentações, selecione a movimentação e clique em Mudar Vendedor. O sistema abrirá uma janela para seleção do novo vendedor, faça a seleção e confirme. Após a confirmação da alteração, o sistema muda imediatamente o nome do vendedor que efetuou a venda. Transfere orçamento Transfere o orçamento cadastrado para uma venda efetiva e já imprime o cupom fiscal sem necessidade de digitar a venda novamente. Faça uma busca nas movimentações, selecione o orçamento e clique em Tansf. Orçamento. Cancela orçamento Faça uma busca nas movimentações, selecione o orçamento a ser cancelado e clique em Cancela Orçamento. Digite o código do supervisor ou funcionário autorizado a cancelar movimentações <ENTER> Digite a senha do funcionário autorizado a cancelar movimentações <ENTER> O sistema enviará uma mensagem confirmando o cancelamento.

76 3.1 Consulta - Movimentações Consulta caixa-financeiro Permite visualizar as entradas e saídas de caixa. A consulta de caixa pode ser feita por tipo, período ou cartão. Procurar Selecione um tipo e clique em Procurar. O sistema exibirá as sangrias e os reforços feitos no período selecionado. Excluir Faça uma busca nos lançamentos do caixa, selecione o lançamento e clique em Excluir. Digite o código do funcionário autorizado a excluir lançamentos de caixa. Digite a senha do funcionário.

77 3.1 Consulta - Movimentações O sistema exibe todas as movimentações do tipo selecionado

78 3.2 Consulta - Produtos A consulta no cadastro de produtos poderá ser feita por código, descrição ou referência. Selecione a tecla Menu Consultas Selecione a tecla Consulta Produtos Digite o código do produto <ENTER> Digite a descrição do produto <ENTER> Digite a referência do produto <ENTER> <ENTER> na tela do produto para visualizar os detalhes como cor e tamanho <ENTER> para sair da tela de detalhes e fazer outra consulta Visualiza o produto Visualiza detalhes do produto

79 3.3 Consulta - Preços Operação: Selecione a tecla Menu Consultas Selecione a tecla Consulta Preço Digite o código do produto <ENTER> <ENTER> para sair da tela de preço do produto e fazer outra consulta O sistema mostra o preço de venda do produto

80 4. Fechamento de caixa Operação: Selecione a tecla Menu Caixa Selecione a tecla Fechar Caixa Digite o código do funcionário autorizado a fazer fechamento de caixa <ENTER> Digite a senha do funcionário <ENTER> Digite o valor de pagamentos efetuados em dinheiro <ENTER> Digite o valor de pagamentos efetuados em cheque <ENTER> Digite o valor de pagamentos efetuados com cartão fidelidade <ENTER> Digite o valor de pagamentos efetuados com vale desconto <ENTER> Digite o valor de pagamentos efetuados com cartão de crédito <ENTER> Digite o valor de pagamentos efetuados com POS Crédito <ENTER> Digite o valor de pagamentos efetuados com POS Débito <ENTER> Digite o valor de pagamentos efetuados com cartão de débito <ENTER> <F12> para confirmar o fechamento do caixa Digite o código do funcionário autorizado a fazer fechamento de caixa <ENTER> Digite a senha do funcionário <ENTER> Após o fechamento do caixa, o sistema fará a impressão da Redução Z. O sistema exibirá automaticamente a diferença entre o valor digitado pelo operador e o valor registrado nas movimentações de entrada e saída de caixa.

81 4. Fechamento de caixa O sistema calcula e exibe na tela todos os tipos de recebimento para que o operador possa conferir

82 4. Fechamento de caixa

83 5. Conclusão Com este trabalho, esperamos ter esclarecido todas as dúvidas referentes ao Store Manager e suas operações pertinentes às rotinas de vendas. A Millennium Network coloca à disposição de seus clientes um departamento de Help Desk para sanar possíveis dúvidas que possam ocorrer no início das atividades com o novo sistema. Atendimento Store Manager: Telefone (11)

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV POST Sistemas Manual do Módulo PDV Sumário Histórico de Modificações... 4 Introdução... 5 Imagem da Tela... 5 Disponibilidade... 6 Restrição / Permissão de Operações... 6 Como Operar... 6 Registrar Produtos...

Leia mais

NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão

NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0.1.2 ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 SOBRE ESTE MANUAL...4 INTRODUÇÃO...5 NOÇÕES INICIAIS...5 ACESSANDO O PDV...6 MENUS DO SISTEMA...8 OPERAÇÕES DO PDV...10

Leia mais

Manual Fechamento de Caixa. Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Fechamento de Caixa. Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Fechamento de Caixa Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 07.10.11 O fechamento de caixa é uma opção em que você encerrará os lançamentos financeiros feitos durante o dia e fará a conferência do

Leia mais

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 08.06.12 Neste manual você entenderá como realizar uma venda através do Gestor. Além disso, através do botão é

Leia mais

Manual do Usuário ppaf

Manual do Usuário ppaf Manual do Usuário ppaf Versão 1.1.1 Página 1 ÍNDICE 1. Histórico de Atualizações... 03 2. patende... 04 2.1 Cadastro de Clientes... 04 2.2 Cadastro de Endereço... 06 2.3 Registrando uma Pré-venda... 06

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

Manual Venda de Produtos Gestor Loja - Versão 5.8 atualização

Manual Venda de Produtos Gestor Loja - Versão 5.8 atualização Manual Venda de Produtos Gestor Loja - Versão 5.8 atualização 23.05.11 Neste Manual você aprenderá a vender produtos em sua loja. Além disso, através do botão é possível selecionar

Leia mais

BemaTECH. Manual do Usuário Procedimentos de Rotina para TEF Discado PROCEDIMENTOS DE ABERTURA DE CAIXA DIÁRIA:

BemaTECH. Manual do Usuário Procedimentos de Rotina para TEF Discado PROCEDIMENTOS DE ABERTURA DE CAIXA DIÁRIA: Manual do Usuário Procedimentos de Rotina para TEF Discado BemaTECH Tecnologia em Automação PROCEDIMENTOS DE ABERTURA DE CAIXA DIÁRIA: Acessar função Administrativa, aparecerá às opções: Selecionar módulo

Leia mais

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente;

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente; Como trabalhar com o controle de caixas? 1. Conceitos básicos O Módulo controle de caixa permite que a escola controle seu fluxo de caixa: entradas e saídas. Com ele é possível registrar as movimentações

Leia mais

Manual Entrega Futura. 2 Requisitos. 1 Conceito. Sumário

Manual Entrega Futura. 2 Requisitos. 1 Conceito. Sumário Manual Entrega Futura 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.1 Plano de Contas 3.1.1 Duplicatas a Pagar 3.1.2 Faturamento Antecipado 3.1.3 Duplicatas a Receber 3.2 Natureza da Operação 3.2.1 Remessa

Leia mais

CLIPP CHEFF. Clipp Cheff 2016 MÓDULO PARA GERENCIAMENTO DE COMADAS PARA RESTAURANTES, BARES, CAFETERIAS, LANCHONETES, PANIFICADORAS E SIMILARES

CLIPP CHEFF. Clipp Cheff 2016 MÓDULO PARA GERENCIAMENTO DE COMADAS PARA RESTAURANTES, BARES, CAFETERIAS, LANCHONETES, PANIFICADORAS E SIMILARES CLIPP CHEFF MÓDULO PARA GERENCIAMENTO DE COMADAS PARA RESTAURANTES, BARES, CAFETERIAS, LANCHONETES, PANIFICADORAS E SIMILARES Controla o fluxo do estabelecimento (mesa, comanda, ficha) Permite consultar

Leia mais

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Atendimento/ Beneficiários Atendimento Avulso / Orçamento Atendentes Agenda de Atendimento Relatórios Menu ATENDIMENTO AO

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos

Manual de Normas e Procedimentos Manual do PDV Online - Atalho para PDV. - Tela de login Página 1 de 27 - Tela Inicial Botão Iniciar Venda (direciona para a tela de cupom fiscal) Botão Sangria (permite sangrar o total do dia vendido em

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização UNIPaf Manual de utilização Outubro/2011 Índice Acessando o sistema...3 Suprimento inicial...4 Tela Caixa Disponível...5 Menu fiscal...6 Realizando uma venda...11 Subtotalizando uma venda ou um recebimento...12

Leia mais

Nº Nome Telefone

Nº Nome Telefone PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0027 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) Lojas/PDV MÓDULO/MENU Financeiro/PDV Versão do Documento Nº 1.0 Data da Revisão 09/03/2016

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1

GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1 GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1 Módulo Caixa Iniciando um novo turno no sistema Para abrir o caixa: Abra o módulo caixa; Informe o usuário e senha; Informe o troco inicial; Clique no botão Abrir novo caixa;

Leia mais

MANUAL DO FRENTE DE LOJA (Vendas Caixa)

MANUAL DO FRENTE DE LOJA (Vendas Caixa) MANUAL DO FRENTE DE LOJA (Vendas Caixa) Sumário 1 - Introdução 4 2 - Instalação 4... 8 Atualização ERP 8.9.0 3 - Configurações 9... 10 3.1 - Cadastros de Bancos... 12 3.2 - Cadastro de Agências... 13 3.3

Leia mais

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Apucarana 2014 LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana FAP,

Leia mais

Master 2017 Profissional PAF Edition

Master 2017 Profissional PAF Edition Manual de Uso PDV Master 2017 Profissional PAF Edition Descreve o aplicativo Homologado: Master PDV que está incluído no Pacote Especificação PAF versão 2.03 Todos os direitos reservados à: EVELINK Produção

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO CAPACITAÇÃO SIGRH. Portal do Servidor

TUTORIAL MÓDULO CAPACITAÇÃO SIGRH. Portal do Servidor TUTORIAL MÓDULO CAPACITAÇÃO SIGRH Boa Vista RR, 19 março de 2014. As atividades apresentadas neste tutorial especificam quais usuários poderão realizar as operações: Sistema Módulo Usuários Perfil SIGRH

Leia mais

Manual PDV AgoraOS Milenial Multimedia

Manual PDV AgoraOS Milenial Multimedia Manual PDV AgoraOS Versão 31/05/2017 Contents Introdução 3 4 Conhecendo... a Tela do PDV 4 Configurações do PDV na Retaguarda 5 Lista... de PDV 5 Configuração... de Modelo Fiscal 10 Financeiro... 11 Iniciando

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO TERMINAL VIRTUAL - AVPOS

GUIA DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO TERMINAL VIRTUAL - AVPOS GUIA DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO TERMINAL VIRTUAL - AVPOS Bem vindo ao CDL-CARD, este guia tem como finalidade básica auxiliar o usuário na instalação e operação do software AVPos, Terminal Virtual de

Leia mais

Manual de Operação do Pdv

Manual de Operação do Pdv Manual de Operação do Pdv USUARIO: Nº. e dê ENTER. SENHA: Nº. e dê SUBTOTAL (F12). Numero do Operador do caixa. Numero do Operador do caixa. Para ENTRAR Ex: CAIXA01: 1 ENTER, 1 SUBTOTAL (F12). CAIXA02:

Leia mais

Manual de operação PDV. Índice. Página 1 de 26

Manual de operação PDV. Índice. Página 1 de 26 Manual de operação PDV Índice Página 1 de 26 Capitulo I ElloTech Gerenciador PDV. 1. Executando o ElloTech Gerenciador PDV... 03 2. Cadastros... 04 Capitulo II ElloTech PDV. 1. Executando o ElloTech PDV...

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 4 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 6 4. Transferir Itens da Mesa... 9 5. Transferir Contas de uma Mesa pra Outra...

Leia mais

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: MANUAL CORRETORA Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: Administradoras; Clientes/ Seguradoras; Entidades; Produtores/ Vendedores; Matriz/ Filiais; Produtos; Regiões; Usuários;

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes Manual Compensação de Adiantamento de Clientes 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Plano de Contas 3.2 Motivos de Movimentação 3.2.1 Baixa de Crédito de Clientes 3.2.2 Crédito de Clientes 3.2.3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel CONSULTAR DOCUMENTOS Esta funcionalidade permite que o usuário realize uma consulta por um determinado documento previamente cadastrado no sistema da Instituição. CAMINHO Para

Leia mais

MANUAL MÓDULO VENDAS

MANUAL MÓDULO VENDAS MANUAL MÓDULO VENDAS 1- ACESSO AO PROGRAMA DE VENDAS. Através do PROGRAMA 6000 podem-se efetuar os processos desde a abertura do caixa até o seu fechamento. Cada usuário que entrar no sistema deverá informar

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

TransactionCentre - Client.exe Estabelecimento - Funções Administrativas

TransactionCentre - Client.exe Estabelecimento - Funções Administrativas . Introdução A finalidade deste documento é descrever as ferramentas disponibilizadas para que o estabelecimento acompanhe o andamento das transações realizadas com as Administradoras. No caso de dúvidas

Leia mais

Fechamento de Caixa e Acerto Versão: 2.3

Fechamento de Caixa e Acerto Versão: 2.3 Fechamento de Caixa e Acerto Caso necessite de auxilio ou tenha dúvidas sobre as funcionalidades aqui apresentadas, entre em contato com a nossa central de treinamento através do e-mail: treinamento@raffinato.inf.br

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

Ao clicar no menu indicado, é possível realizar a movimentação do caixa fazendo

Ao clicar no menu indicado, é possível realizar a movimentação do caixa fazendo Sistema: Gourmet Referência: FG02 Versão: 2016.03.14 Como funciona: Ao clicar na opção Caixa, será aberta a tela com as opções de Movimento Caixa, Fechamento Caixa, Abrir Gaveta, Comandos ECF e Reimpressão

Leia mais

Manual Corrigir Venda Gestor - Versão (PAF) atualização

Manual Corrigir Venda Gestor - Versão (PAF) atualização Manual Corrigir Venda Gestor - Versão 13.2.19 (PAF) atualização 28.07.14 - Gestor Na opção de Corrigir Venda você poderá realizar ajustes em vendas realizadas. Mais especificamente, você poderá alterar

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que

Leia mais

Trocas e Devoluções - PDV

Trocas e Devoluções - PDV Trocas e Devoluções - PDV F u t u r a S i s t e m a s Trocas e Devoluções Neste Manual Acessando o 3 Funcionalidades do 5 Efetuando uma Venda 6 Inserindo um Cliente na Venda 10 Menu Fiscal 11 Localizar

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

TransactionCentre - Módulo ClientWEB Funções Administrativas

TransactionCentre - Módulo ClientWEB Funções Administrativas . Introdução A finalidade deste documento é descrever as ferramentas disponibilizadas para que o estabelecimento acompanhe o andamento das transações realizadas pela matriz (somatória das filiais) ou individualmente

Leia mais

SISTEMA MINIERP - MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA MINIERP - MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA MINIERP - MANUAL DO USUÁRIO 1 QUEM SOMOS... 2 2 APRESENTAÇÃO DO MINIERP TELAS DE ACESSO... 2 3 CADASTROS... 3 4 ESTOQUE...14 5 REALIZANDO VENDAS...18 6 CAIXAS E FECHAMENTOS...22 7 FINANCEIRO...23

Leia mais

ESTA OPÇÃO É A ÚNICA EM USO ATUALMENTE

ESTA OPÇÃO É A ÚNICA EM USO ATUALMENTE Desenvolvimento STOREMANU-277 Novo processo de troca Versão Store Manager Release 44 Autor Jaciara Silva Processo: Vendas Varejo Nome do Processo: Troca / Devolução de mercadorias Acesso Store Manager\Vendas

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS PANCRED

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS PANCRED MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS ÍNDICE 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO...3 1.2.1. Digitando o Nome de Usuário e Senha...4 2 MENU CADASTRO... 5 2.1 SIMULAÇÃO

Leia mais

RCKY INFORMÁTICA TEF DEDICADO MANUAL LOJISTA MASTER RETAIL ROTINAS VENDAS

RCKY INFORMÁTICA TEF DEDICADO MANUAL LOJISTA MASTER RETAIL ROTINAS VENDAS RCKY INFORMÁTICA TEF DEDICADO MANUAL LOJISTA MASTER RETAIL ROTINAS VENDAS 2017 Sumário 1.0 - Rotinas Vendas... 3 1.1 - Fechamento de venda com Cartão... 3 1.2 - Parcelamento de Venda... 6 2.0 - Operações

Leia mais

SAIBA COMO UTILIZAR O MICROTERMINAL COM A NOVA FUNCIONALIDADE

SAIBA COMO UTILIZAR O MICROTERMINAL COM A NOVA FUNCIONALIDADE SAIBA COMO UTILIZAR O MICROTERMINAL COM A NOVA FUNCIONALIDADE 1. Todas as lojas que possuem o microterminal poderão fazer a consulta dos pontos e do valor máximo de desconto do Clube Viva durante o início

Leia mais

Detalhamento dos lançamentos do Caixa

Detalhamento dos lançamentos do Caixa PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0028 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) Lojas/PDV MÓDULO/MENU Bancos/Caixa/PDV Versão do Documento Nº 2.0 Data da Revisão 12/05/2016

Leia mais

Manual Cuidados Pela Vida Autorizador Integrado Versão

Manual Cuidados Pela Vida Autorizador Integrado Versão Manual Cuidados Pela Vida Autorizador Integrado Versão 6.0.0.0 ÍNDICE 1 Introdução ---------------------------------------------------------------------------------Página 03 1.1 O que é o Autorizador Vidalink?

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Rua Laura Deschmaps nº 61 Cep: Bairro Agua Verde Blumenau/SC Telefone/Fax: (047) /

Rua Laura Deschmaps nº 61 Cep: Bairro Agua Verde Blumenau/SC Telefone/Fax: (047) / No módulo Principal do insig é possível ter acesso a todos os outros Módulos; É possível fazer bloqueios por usuário para restringir o acesso aos usuários apenas aos módulos que o mesmo precisa para executar

Leia mais

Manual PDV Jet Oil by Linx

Manual PDV Jet Oil by Linx Manual PDV Jet Oil by Linx Sumário 1 Conceito O sistema Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão.

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Centro de ajuda ao cliente VHSYS Vendas Balcão - PDV Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Índice 1. Lançar venda 2. Gerenciando suas Vendas Balcão 2.1 Busca Avançada

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

MANUAL TOTALBUS. Sistema de Venda de Passagem. Pág. 1 de 31

MANUAL TOTALBUS. Sistema de Venda de Passagem. Pág. 1 de 31 MANUAL TOTALBUS Sistema de Venda de Passagem Pág. 1 de 31 Sumário 1. Acessando o Sistema... 3 2. Vendendo Passagens... 3 2.1. Venda Impressão Posterior... 7 2.2. Impressão da Passagem... 8 2.3. Venda de

Leia mais

Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus

Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Help Desk Unidade de Negócios D. Center 1 Índice INTRODUÇÃO...3 ENVIAR E RECEBER...4 DIGITAR PEDIDO...6 VISUALIZAR OS ITENS DO PEDIDO... 9 ENVIAR PEDIDOS...10

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos

Manual de Normas e Procedimentos Manual de Processos do Eris Lojas Off-line - Acessar Eris_Offline - Acessar PDV Página 1 de 37 Emissão de Cupom Fiscal (venda) - Selecionar Emitir Cupom Fiscal (Pedido) Página 2 de 37 Abrirá a tela abaixo:

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

ITQ InForm Recebimentos

ITQ InForm Recebimentos 7 ITQ InForm Recebimentos Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 O ITQ InForm Recebimentos...3 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA 1 Índice Pág. Características Técnicas... 3 Atalho Módulo Financeiro... 4 Contas à Pagar... 5 Contas à Receber...

Leia mais

Manual do sistema SGE 8

Manual do sistema SGE 8 Manual do sistema SGE 8 1. Cadastro... 4 Produtos... 4 Dados principais:... 6 Informações complementares:... 6 Informações Fiscais:... 6 Estoque:... 6 Preços:... 6 Ferramentas:... 7 Clientes... 8 Crédito...

Leia mais

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Pedido de Vendas ML-01 Versão 4_7_3 Departamento: Módulo: Coordenador de Projetos: Data: Número de Controle: Desenvolvido por: ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012

Leia mais

Manual Básico do Estoque

Manual Básico do Estoque LM Informatica Ltda. 2002-2015 Manual Básico do Estoque Tela Principal Na tela principal, temos acesso aos Cadastros, Lançamentos, Relatórios, Ferramentas e Sobre. Nota: Lembramos que mesmo sendo um ambiente

Leia mais

Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Representante

Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Representante Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Representante Help Desk Unidade de Negócios D. Center 1 Índice INTRODUÇÃO...3 ENVIAR E RECEBER...4 DIGITAR PEDIDO...6 VISUALIZAR OS ITENS DO PEDIDO... 9 FLEX...

Leia mais

Manual. - Sic Control -

Manual. - Sic Control - Manual Instruções básicas de uso - Sic Control - - 2016 - Introdução O Manual a seguir visa orientar o usuário do Sistema de Gestão Empresarial Sic Control, de forma detalhada; no que se refere a operação

Leia mais

1. ACESSO Internação A. Solicitação B. Abertura C. Prorrogação D. Alta Solicitação de Lote Anexo...

1. ACESSO Internação A. Solicitação B. Abertura C. Prorrogação D. Alta Solicitação de Lote Anexo... 1. ACESSO...03 1.1. Internação...04 A. Solicitação...04 B. Abertura...07 C. Prorrogação...08 D. Alta...09 1.2. Solicitação de Lote Anexo...10 A. Anexo OPME...11 B. Anexo Quimioterapia...11 C. Anexo Radioterapia...12

Leia mais

Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17

Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17 Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17 Sistema: Gourmet Server Caminho: Cadastros>Restaurante>Comandas Extraviadas Referência: FGS17 Versão: 2016.04.11 Como funciona: A tela de Comandas

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0 0 MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0 MAQSERVICE FEVEREIRO DE 2015 1 Sumário APRESENTAÇÃO... 2 TELA DE CAIXA LIVRE... 3 CONSULTANDO UM PRODUTO... 4 POR DESCRIÇÃO POR CÓDIGO...

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

Gerenciamento Fiscal do Linx POS

Gerenciamento Fiscal do Linx POS Gerenciamento Fiscal do Linx POS Nesta opção são realizadas as operações de caráter fiscal como a Leitura X e a Redução Z, geração do Sintegra, leitura da memória fiscal, cancelamento de cupons, dentre

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Script Treinamento ao Usuário (Lojista) Setor: DAT

Script Treinamento ao Usuário (Lojista) Setor: DAT Script Treinamento ao Usuário (Lojista) Setor: DAT Versão: 1.02 Histórico de atualizações Versão Data Autor Comentários 1.0.0 15/10/2014 Wagner Augusto Primeira Versão do documento. 1.0.1 24/10/2014 Adriano

Leia mais

DO USUÁRIO. Relatórios de Atividades da Lei Pilhas e Baterias Fabricante Nacional

DO USUÁRIO. Relatórios de Atividades da Lei Pilhas e Baterias Fabricante Nacional MANUAL DO USUÁRIO Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Pilhas e Baterias Fabricante Nacional IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATU- RAIS RENOVAVÉIS Elaborado por Priscila Pivante

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Página 1 de 21 AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Conheça o Autorizador Eletrônico da ELOSAÚDE. Mais facilidade para o seu dia-a-dia, mas agilidade para os beneficiários. Índice Pré-requisitos de sistema

Leia mais

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver V.2 1 O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver acesso a conexão com Internet. É um aplicativo

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

Atualizações da Versão Introdução aos Contratos de Netting... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos botões das telas... 6

Atualizações da Versão Introdução aos Contratos de Netting... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos botões das telas... 6 Versão: 03/12/2007 Atualizado em: 22/06/2016 Conteúdo Atualizações da Versão... 3 Introdução aos... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos botões das telas... 6 Lançamentos... 7 Incluir um novo Contrato...

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema Administrativo Fazendário Superintendência Adjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação Manual do Usuário Sistema de Notas

Leia mais

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339 CONTAS A PAGAR Conforme a Regras de Negócio da Empresa o Contas a Pagar pode ter os títulos gerados a partir da entrada de Notas Fiscais de entrada nos seus programas específicos ou então pelo cadastramento

Leia mais

PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE

PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE 1 Para acesso do novo sistema de aprovação continua o mesmo site www.uniodontosjc.com.br acesse o Portal cooperado, Clique em aprovação Online. Irá acessar essa pagina Login

Leia mais

[TREINAMENTO BÁSICO]

[TREINAMENTO BÁSICO] [TREINAMENTO BÁSICO] Sumário Módulo administrativo... 3 Gerência do Estoque... 3 Cadastro de produtos... 3 Entrada no estoque... 4 Controle de Contas... 4 Baixa de contas a receber... 4 Baixa de contas

Leia mais