FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo"

Transcrição

1 FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 1: Apresentação Plano de Ensino Introdução Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp.

2 Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Semestre: Corpo Docente: DANIEL FUNCHAL Coordenador: GRACELI APARECIDA POLIDORO Carga Horária: Total: 60,00h Semanal: 3,00h Atividades de Aprendizagem Teórico/Prática: 48,00h Atividades de Aprendizagem Orientada: 12,00h

3 Ementa Método para representação planificada dos objetos tridimensionais. Objetivo da Geral Plano de Ensino Compreender a teoria sobre as projeções e perceber as consequências da aplicação dela na obtenção de representações utilizadas habitualmente na comunicação de dados espaciais no ambiente técnico; Experimentar a aplicação da teoria das projeções em exercícios de complexidade variada. Isso se fará através dos usos dos métodos mais comumente utilizados ou os mais adaptados ao tipo de raciocínio e/ou habilidade desejada ao profissional de arquitetura; Desenvolver critérios de avaliação do método mais eficiente e vantajoso para conseguir produzir uma representação que comunique com a clareza adequada a solução de problemas geométrico-espaciais; Encontrar-se apto a desenvolver a sua capacidade de interpretação e de solução de problemas espaciais nas demais disciplinas do curso, usando métodos básicos e avançados.

4 Objetivo Específico Conhecer a Geometria Descritiva e de sua razão objetiva no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo. Conhecer em linhas gerais o método descritivo formulado por Gaspard Monge, origem da Geometria descritiva enquanto ciência. Conhecer o método de Thomas French, fundamentado no método mongeano, que servirá de base para a disciplina. Representar no plano (vistas) as superfícies paralelas a algum dos planos de projeção, e reproduzir no espaço (isométrica) as figuras planificadas. Utilizar planos adicionais de projeção, auxiliares na descrição de superfícies não paralelas à quaisquer dos planos principais de projeção. Utilizar planos de projeção secantes aos objetos, visando descrever os seus interiores. Desconstruir objetos através de seccionamentos diversos, para sua posterior reconstrução e descrição através do método descritivo estudado.

5 Unidades de Ensino 1. Introdução a Geometria Descritiva Apresentação da Geometria Descritiva e de sua razão objetiva no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo 2. O método de Thomas French Conhecer o método de Thomas French, fundamentado no método mongeano, que servirá de base para a disciplina 3. Estudo das vistas do cubo Conhecer em linhas gerais o método descritivo formulado por Gaspar Monge, origem da Geometria descritiva enquanto ciência 4. Vistas planos ortogonais Representar no plano (vistas) as superfícies paralelas a algum dos planos de projeção 5. Isometria planos ortogonais Reproduzir no espaço (isométrica) as figuras planificadas

6 Unidades de Ensino 6. Vistas planos inclinados Representar no plano (vistas) as superfícies inclinadas aos planos de projeção 7. Isometria planos inclinados Reproduzir no espaço (isométrica) as figuras planificadas 8. Vista auxiliar Utilização de planos adicionais de projeção, auxiliares na descrição de superfícies não paralelas à quaisquer dos planos principais de projeção 9. Vistas superfícies curvas Representar no plano (vistas) as superfícies curvas 10. Isometria com superfícies curvas Reproduzir no espaço (isométrica) as figuras planificadas

7 Metodologia O processo ensino-aprendizagem será conduzido adotando o conceito de Aula Invertida, subdividida em três momentos: A Pré-Aula, a Aula e a Pós-Aula. Na primeira etapa o discente, atende as orientações do docente preparando-se, antecipadamente, para a Aula e volta a fazê-lo nas proposições que busquem fixar os conteúdos ministrados (a Pós-Aula). Proposta Metodológica - Atividades de Aprendizagem Teórico/Práticas O momento Aula utilizará, em consonância com o tipo de conteúdo, os procedimentos de ensino, que visam ao desenvolvimento de competências, além dos conteúdos conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais. As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma interativa, com projeção multimídia, exposição dialogada, utilização diversificada de recursos didáticos e audiovisuais, estudos em grupo, seminários e outros que se revelarem adequados, objetivando a construção de espaços potenciais de ensino-aprendizagem. As aulas práticas serão desenvolvidas em laboratórios e/ou espaços específicos à disciplina em questão.

8 Proposta Metodológica - Atividades de Aprendizagem Orientadas Para os momentos Pré e Pós-Aula, serão utilizados textos, vídeos, fóruns ou exercícios cujos objetivos são contribuir como estímulo à aprendizagem e como diagnóstico (Pré- Aula) ou fixação (Pós-Aula) da aprendizagem. Todo o material ficará disponível para o aluno no ambiente virtual de aprendizagem. Proposta de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem A avaliação incide sobre a frequência e a nota, mediante acompanhamento contínuo do discente e dos resultados por ele obtidos. Poderão ser realizadas prova escrita, prova prática, projetos, relatórios, trabalhos individuais e em grupo, arguições orais, estudos de casos e outras formas de avaliação, cujo resultado irá culminar com a atribuição de uma nota.

9 Proposta de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem A frequência será verificada 15min após o horário de início de cada módulo da aula, sendo de responsabilidade do aluno a presença em sala para validação da presença. As avaliações oficiais e parciais serão cumulativas, dos assuntos abordados na disciplina no decorrer do semestre. Avaliação parcial: Trabalhos (Peso 0,3) Avaliação oficial: Prova escrita com questões objetivas e subjetivas ou trabalho (Peso 0,7) Composição da NOTA: Nota do bimestre 1 = (Avaliação parcial x 0,3) + (Avaliação oficial x 0,7) Nota do bimestre 2 = (Avaliação parcial x 0,3) + (Avaliação oficial x 0,7) Nota do semestre (NS) = (Nota do B1 x 0,4) + (Nota do B2 x 0,6) / 2 Sendo (NS) >= 6,96: Aprovado Sendo (NS)>=4 e <= 6,95: Exame OU < 4: Reprovado No exame: Nota do exame + Nota do Semestre / 2 Sendo >= 6,00: Aprovado e < 6,00: Reprovado

10 Referências Básicas STEINBRUCH, Alfredo, WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica Plana. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, p. WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Pearson Makron Books, p. PRINCIPE JUNIOR, Alfredo dos Reis. Noções de geometria descritiva. v ed. Sao Paulo: Nobel, 1988.

11 Bibliografia complementar MACHADO, Ardevan. Geometria descritiva: teoria e exercícios. 25. ed. São Paulo: McGraw- Hill, SIMMONS, George F. Cálculo com Geometria Analítica. vol. 1. São Paulo: McGraw-Hill, 829 p. LACOURT, Helena. Noções e fundamentos de geometria descritiva. Rio de Janeiro: LTC, VARGAS, Saulo; SOUZA, André Marcelo Santos de. Geometria descritiva: caderno de estudos. Indaial: ASSELVI, FLEMMING, Diva Marília. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

12 Outras fontes de consulta RABELLO, Paulo Sérgio Brunner. Geometria Descritiva Básica I. Cabo Frio/RJ CRUZ, Dennis Coelho; AMARAL, Luís Gustavo Henriques do. Apostila de Geometria Descritiva. UFBA Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável. Barreiras/BA. 2012

13 Introdução BREVE HISTÓRIA A Geometria Descritiva surgiu no século XVIII, criada pelo matemático francês Gaspard Monge ( ). Convidado a trabalhar na Escola Militar de Mèzières, na tentativa de resolver um complicado problema de construção de fortificações, Monge inventou um novo método, muito mais simples que os até então conhecidos que viria a ser o alicerce da Geometria Descritiva. Monge conquistou, de imediato, um cargo docente, encarregando-se de instruir os futuros engenheiros militares no novo método considerado, por 15 anos, segredo militar, que ninguém estava autorizado a divulgar. A Geometria Descritiva se propõe a resolver no plano problemas de geometria espacial, mediante a projeção dos objetos em dois planos.

14 Introdução O QUE É A GEOMETRIA DESCRITIVA? A Geometria Descritiva é um sistema de projeções que utiliza figuras geométricas, tendo por objetivo treinar o raciocínio lógico e a visualização mental. Na prática, o que se pretende com esta disciplina é passar as figuras geométricas do espaço para representação bidimensionais. Nesta disciplina não se efetuam operações aritméticas para se resolver os exercícios; estes resolvem-se através de traçados com base na lógica geométrica. O mais importante é levar o aluno a desenvolver a capacidade de visão espacial. O treino que a Geometria Descritiva proporciona é uma ferramenta importante para o estudo doutros métodos de representação, como as Axonometrias, a Perspetiva Cônica ou o a Múltipla Projeção Ortogonal (sistema de alçados, cortes, etc.).

15 Introdução CONCEITOS BÁSICOS A Geometria é um ramo da Matemática, e pode ser definida como a ciência que investiga as formas e as dimensões das figuras existentes na natureza. A Geometria Descritiva, por sua vez, é o ramo da Matemática Aplicada que tem como objetivo o estudo de objetos tridimensionais mediante projeções desses sólidos em planos. Em Geometria, é comum utilizarmos os conceitos de forma e dimensão. Forma é o aspecto, ou configuração, de um determinado objeto (forma arredondada, elíptica, etc.), enquanto dimensão é a grandeza que caracteriza uma determinada medida desse objeto (largura, comprimento, etc.). Os elementos fundamentais da geometria são o ponto, a reta e o plano. O ponto é o elemento mais simples, pois não possui forma nem dimensão. Contudo, a partir do ponto é possível obter-se qualquer outra forma geométrica.

16 Para o objeto abaixo, desenhar a projeção das vistas indicadas. Atividade

17 Atividade

18 FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL E ENGENHARIA DE TRÁFEGO FAMEBLU Engenharia Civil Aula 1: Apresentação Plano de Ensino Estratégia Corporativa Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Curso: ENGENHARIA CIVIL

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 2: Conceitos Básicos Sistemas de Projeção Método da Dupla Projeção de Monge Professor: Eng. Daniel Funchal,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Geometria Descritiva

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Geometria Descritiva Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004115A - Geometria Descritiva Docente(s) Thaís Regina Ueno Yamada Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

Projeção de Pontos. Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto

Projeção de Pontos. Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto Geometria Descritiva Projeção de Pontos Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto Programação GD - 2018 6 Introdução. Projeção mongeana e projeção de ponto Março 13 Revisão pontos e atitude

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso: CST em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia Nome da disciplina: Álgebra Vetorial Código: CEE.002 Carga horária: 67 horas Semestre previsto: 1 Pré-requisito(s):

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Engenharia Mecânica DISCIPLINA: Desenho técnico SIGLA: DTE0004/T: C PRÉ-REQUISITOS: CARGA HORÁRIA TOTAL : 72 h/aulas CURSO(S): Engenharia Mecânica SEMESTRE/ANO :

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º Semestre EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º Semestre EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso superior em Matemática/Licenciatura FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSORA: Katiani da Conceição Loureiro katiani.loureiro@udesc.br DISCIPLINA: Geometria Analítica SIGLA: GAN 0001 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA:

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Expressão Gráfica Código: ARQ051 Carga horária: 136h Pré-requisito: Nenhum Semestre letivo: 2017.1 e 2 Turma: 040400 Horário: 2ª/4ª/6ª 13h - 14h50min Conhecimento prévio desejável:

Leia mais

Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1:

Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1: Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1: Revisão de Geometria Descritiva: Vistas Ortográficas Antonio Pedro Carvalho Aula baseada em: CARVALHO, A. P. A.; FONSECA, A. A. S. E.; PEDROSO, G. M. (orgs) Geometria

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

PLANEJAMENTO SEMESTRAL PERÍODO LETIVO 2018/01

PLANEJAMENTO SEMESTRAL PERÍODO LETIVO 2018/01 PLANEJAMENTO SEMESTRAL PERÍODO LETIVO 2018/01 1. IDENTIFICAÇÃO Nome da Atividade de ensino: SNP33D05/1 GEOMETRIA ANALÍTICA Curso de Oferecimento: LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA Caráter: Obrigatório Pré-requisitos:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia 1604 / Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia 1604 / Física. Ênfase Curso 1701 - Bacharelado em Meteorologia 1604 / 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0007003A - Cálculo Vetorial e Geometria Analítica Docente(s) Maria Ednéia Martins Salandim Unidade Faculdade

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral IV

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral IV Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004219A - Cálculo Diferencial e Integral IV Docente(s) Alexys Bruno Alfonso Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

Plano de Ensino Docente. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º

Plano de Ensino Docente. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: MATEMÁTICA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X ) Presencial

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru Curso 2902 / 2903B - Bacharelado em Química Ambiental Tecnológica 2802 - Bacharelado em Sistemas de Informação Ênfase Identificação Disciplina 0007101A - Geometria Analítica e Álgebra Linear Docente(s)

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2902B / 2903B - Bacharelado em Química Bacharelado em Ciência da Computação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2902B / 2903B - Bacharelado em Química Bacharelado em Ciência da Computação. Curso 2902B / 2903B - Bacharelado em Química 2103 - Bacharelado em Ciência da Computação Ênfase Identificação Disciplina 0007136A - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Valter Locci Unidade Faculdade

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática DISCIPLINA: Geometria Analítica PROFESSORA: Viviane Maria Beuter SIGLA: GAN0001 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 CURSO(S): Engenharia

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º Semestre EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º Semestre EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Matemática Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso superior em Matemática/Licenciatura FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x ) licenciatura ( )

Leia mais

Como a geometria descritiva é aplicada ao desenho de arquitetura?

Como a geometria descritiva é aplicada ao desenho de arquitetura? Como a geometria descritiva é aplicada ao desenho de arquitetura? Projeto de monitoria de Sistemas geométricos de representação Por: Giovanna M. Costa Orientadoras: Denise Nunes e Júlia Benayon Por que

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase Curso 4402 - Engenharia de Produção Ênfase Identificação Disciplina 0002001EP2 - Geometria Analítica e Álgebra Linear Docente(s) Tatiana Miguel Rodrigues de Souza Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ141 Comunicação e Expressão Gráfica

Programa Analítico de Disciplina ARQ141 Comunicação e Expressão Gráfica 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Guaratinguetá. Curso PROKPRO - Engenharia de Produção Mecânica. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Guaratinguetá. Curso PROKPRO - Engenharia de Produção Mecânica. Ênfase Curso PROKPRO - Engenharia de Produção Mecânica Ênfase Identificação Disciplina KMA1005CDI I-111T - Cálculo Diferencial e Integral I Docente(s) Luís Rodolfo dos Santos Filho, Andre Amarante Luiz Unidade

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenharia Mecânica Período/Módulo: 1º Período Disciplina/Unidade Curricular: Geometria Analítica Código:

Leia mais

Matéria. Tecnologia T13

Matéria. Tecnologia T13 Departamento Curso Formação Básica Tecnologia Disciplina Código Matemática I T13 Docentes Maria Aparecida de Oliveira (Prof. Responsável) Matéria Carga Horária (horas-aula) Qualificação Especialista Matemática

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA VETORIAL CÓDIGO: 2DB.004 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Matemática Carga Horária: Total: 75 horas/ 90 horas-aula Semanal: 06 aulas Créditos: 6 Modalidade:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 06 horas

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 06 horas PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear CÓDIGO: MAT 135 DURAÇÃO

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenharia Mecânica Período/Módulo: 1º Período Disciplina/Unidade Curricular: Geometria Analítica Código:

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Bacharelado em arquitetura e urbanismo FORMA/GRAU:( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( X ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Manual de. Geometria Descritiva. António Galrinho

Manual de. Geometria Descritiva. António Galrinho Manual de Geometria Descritiva António Galrinho FICHA TÉCNICA Título Manual de Geometria Descritiva Autor António Galrinho Grafismo Do autor Edição 2ª - 2012 APRESENTAÇÃO Este livro apresenta uma compilação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática 1603 1604 1605 - Física 1701 - Bacharelado em Meteorologia 2103 - Bacharelado em Ciência da Computação 2902B 2903B - Bacharelado em Química Ambiental Tecnológica

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h DEPARTAMENTO: Tecnologia Industrial DISCIPLINA: Cálculo B SIGLA: 2CALB03 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h CURSO: Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica PRÉ-REQUISITOS: 1ALE003,

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 06 horas

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 06 horas PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear CÓDIGO: MAT 135 DURAÇÃO

Leia mais

EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24

EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24 EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24 COMPETENCIAS ESPECÍFICAS Interpretação de formas tridimensionais e desenvolvimento da percepção

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 06 horas

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 06 horas PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear CÓDIGO: MAT 135 DURAÇÃO

Leia mais

2. Dados de Identificação Período letivo: 2009 Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica - ALGA Professor: Milton Procópio de Borba

2. Dados de Identificação Período letivo: 2009 Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica - ALGA Professor: Milton Procópio de Borba UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA Missão do Curso: Propiciar, ao Engenheiro de Produção Mecânica, o conhecimento

Leia mais

Componente Curricular: ÁLGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ÁLGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA PLANO DE CURSO C U R S O D E E N G E N H A R IA C IVIL Autorizado pela Portaria nº 276, de 30/05/15 DOU de 31/03/15 Componente Curricular: ÁLGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA Código: Pré-requisito: ----- Período Letivo:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: CÁLCULO II CÓDIGO: 2DB014 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Matemática Carga Horária: Total: 75 horas/ 90 horas-aula Semanal: 6 aulas Créditos: 6 Modalidade: Teórica Integralização:

Leia mais

2. Dados de Identificação Período letivo: 2009 Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica - ALGA Professor: Milton Procópio de Borba

2. Dados de Identificação Período letivo: 2009 Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica - ALGA Professor: Milton Procópio de Borba UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Missão do Curso: Formar engenheiros mecânicos com sólida formação técnica-científica, capazes

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: GEOMETRIA ANALÍTICA Código da Disciplina: NDC222 Curso: Engenharia Civil Semestre de oferta da disciplina: 1º Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC)

Leia mais

. Vistas ortográficas: desenhos resultantes das projeções ortogonais do objeto

. Vistas ortográficas: desenhos resultantes das projeções ortogonais do objeto 1 Curso: Engenharia Disciplina: Desenho Técnico Prof.ª Me. Aline Ribeiro PROJEÇÕES ORTOGONAIS 1. GEOMETRIA DESCRITIVA. Método desenvolvido por Gaspard Monge no século XVIII com o objetivo de representar

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0

P L A N O D E E N S I N O. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSORA: Ivanete Zuchi Siple DISCIPLINA: Álgebra I SIGLA: ALG1001 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a PRÁTICA: 0 CURSO(S): turma não exclusiva

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral III

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral III Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004213A - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Valter Locci Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

A. 01 REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS - CCE0887 GEOMETRIA DESCRITIVA E REPRESENTAÇÕES PROF. ALINE CANCELA APRESENTAÇÃO

A. 01 REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS - CCE0887 GEOMETRIA DESCRITIVA E REPRESENTAÇÕES PROF. ALINE CANCELA APRESENTAÇÃO REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS - CCE0887 GEOMETRIA DESCRITIVA E REPRESENTAÇÕES PROF. ALINE CANCELA A N C. E S TAC I O @ G M A I L. C O M A. 01 APRESENTAÇÃO 1 EMENTA Estudo da Geometria Descritiva; Planificação

Leia mais

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão.

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão. PERSPECTIVA GEOMÉTRICA OU EXATA A. Introdução B. Elementos C. Tipos: paralela ou axonométrica / cônica D. Projeção paralela: isométrica, militar, cavaleira. A. Na perspectiva geométrica Utilizamos os sistemas

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 00/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0006311A - Álgebra Linear e Geometria Analítica Docente(s) Julio Ricardo Sambrano, Nair Cristina Margarido Brondino Unidade Faculdade

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Elementos da Álgebra Linear

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Elementos da Álgebra Linear Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004223A - Elementos da Álgebra Linear Docente(s) Alexys Bruno Alfonso Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Plano de Ensino

UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Plano de Ensino UFSCar - Universidade Federal de São Carlos Plano de Ensino 89206 - CÁLCULO 2 (Turma C) 2017/2 - Presencial - Semestral - Regular - Campus São Carlos Ministrante(s) Francisco Braun Equipe de Apoio Curso(s)

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: FABIO LUIS BACCARIN Telefones: (43) 3422-0725 / 9116-4048 E-mail: fbaccarin@fecea.br Nome da Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II Curso: Licenciatura em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2010 Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2010 Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2010 Plano de Ensino Disciplina: Introdução ao Cálculo Ementa Conjuntos numéricos: números

Leia mais

Algoritmos Lógica e Programação Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira

Algoritmos Lógica e Programação Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira Algoritmos Lógica e Programação 2016-2 Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira E-mail: adelson.nogueira@pitagoras.com.br Plano de Ensino MÓDULOS: 1.Conceitos iniciais de Algoritmos: 2.Desenvolvimento de

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA ENGº CIVIL. Dr. Luciano Mendes Caixeta

ESCOLA DE ENGENHARIA ENGº CIVIL. Dr. Luciano Mendes Caixeta ESCOLA DE ENGENHARIA ENGº CIVIL Nome da Disciplina EXPRESSÃO GRÁFICA BÁSICA - ENG1070 Carga Horária 60, 4 créditos Profº Dr. Luciano Mendes Caixeta Ementa Representação gráfica no espaço tridimensional.

Leia mais

Resumo. Maria Bernardete Barison apresenta Perspectivas em Geometria Descritiva. Geométrica vol.2 n PERSPECTIVAS

Resumo. Maria Bernardete Barison apresenta Perspectivas em Geometria Descritiva. Geométrica vol.2 n PERSPECTIVAS 1 PERSPECTIVAS PERSPECTIVAS A palavra perspectiva vem do latim - Perspicere (ver através de). Se você se colocar atrás de uma janela envidraçada e, sem se mover do lugar, riscar no vidro o que está "vendo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0006311A - Álgebra Linear e Geometria Analítica Docente(s) Julio Ricardo Sambrano, Nair Cristina Margarido Brondino Unidade Faculdade

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS Aplicação da Geometria Descritiva e da Carta Solar para determinação do Sombreamento

Leia mais

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Expressão Gráfica

Universidade Federal do Paraná - Departamento de Expressão Gráfica Universidade Federal do Paraná - Departamento de Expressão Gráfica Projeto de Extensão - 2015/2016: PRODUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO NA ÁREA DE PROJETOS GRÁFICOS TRIDIMENSIONAIS Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE SEMESTRE 2017/2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE SEMESTRE 2017/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE SEMESTRE 2017/2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Código: EMB5005 Nome: Geometria Analítica Carga horária:

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA. Dr. Luciano Mendes Caixeta

ESCOLA DE ENGENHARIA. Dr. Luciano Mendes Caixeta ESCOLA DE ENGENHARIA Nome da Disciplina EXPRESSÃO GRÁFICA BÁSICA - ENG1070-A01 Carga Horária 60h/a, 4 créditos A01 Profº Dr. Luciano Mendes Caixeta Ementa Representação gráfica no espaço tridimensional.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática 1603 1604 1605 - Física 1701 - Bacharelado em Meteorologia 2103 - Bacharelado em Ciência da Computação Ênfase Identificação Disciplina 0005009A - Álgebra

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 09/2012 PROGRAD

SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 09/2012 PROGRAD SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 09/2012 PROGRAD A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC Goiás faz saber a todos os interessados as seguintes alterações no Edital N. 9/2012 Prograd,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia Física Licenciatura em Matemática.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia Física Licenciatura em Matemática. Curso 1701 - Bacharelado em Meteorologia 1605 - Física 1504 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0007011A - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Edilaine Martins Soler

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519

PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 519 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 075/09 COEPP, de 21 de agosto de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2011 PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2011 PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2011 PLANO DE ENSINO Disciplina: Introdução ao Cálculo Ementa Conjuntos numéricos: números

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 8: Revisão Geral Exercícios Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Revisão PLANOS Um plano pode ser determinado

Leia mais

PLANO DE ENSINO / PLANO DE TRABALHO. TURMA: 5º semestre EMENTA. Vetores. Espaços Vetoriais. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores.

PLANO DE ENSINO / PLANO DE TRABALHO. TURMA: 5º semestre EMENTA. Vetores. Espaços Vetoriais. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. PLANO DE ENSINO / PLANO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Licenciatura em Matemática CURSO: Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (X) licenciatura

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral III

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Cálculo Diferencial e Integral III Curso 1604 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004213A - Cálculo Diferencial e Integral III Docente(s) Valter Locci Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Matemática Créditos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD COD

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Geometria Descritiva do 11º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 ETEC Prof. Massuyuki Kawano de Tupã - Sede Ensino Técnico Código: 136 Município: Estância Turística de Tupã - SP Eixo Tecnológico: INFRAESTRUTURA Habilitação Profissional;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horária Seriação ideal

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horária Seriação ideal Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática 2802 - Bacharelado em Sistemas de Informação Ênfase Identificação Disciplina 0005003A - Matrizes e Cálculo Vetorial Docente(s) Nair Cristina Margarido

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Cálculo I Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1 1 - Ementa (sumário, resumo) Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 2ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/27

EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/27 EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/27 COMPETENCIAS ESPECÍFICAS Interpretação de formas tridimensionais e desenvolvimento da percepção

Leia mais

MAT Geral. 2.2 Específicos. Ao término do período letivo, o aluno será capaz de:

MAT Geral. 2.2 Específicos. Ao término do período letivo, o aluno será capaz de: Plano de ensino 2015/2 1 - Bacharelados Nome do Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Nome da Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II Período: 3º Nome Professor (a): Elke Dias de Sousa Curso de vinculação

Leia mais

Desenho Técnico. Aula 02

Desenho Técnico. Aula 02 Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka Email: jaquematsuoka@gmail.com Geometria Descritiva A geometria descritiva e a base do desenho técnico.

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA. Dr. Luciano Mendes Caixeta

ESCOLA DE ENGENHARIA. Dr. Luciano Mendes Caixeta ESCOLA DE ENGENHARIA Nome da Disciplina EXPRESSÃO GRÁFICA BÁSICA - ENG1070-A01 Carga Horária 60h/a, 4 créditos A01 Profº Dr. Luciano Mendes Caixeta Ementa Representação gráfica no espaço tridimensional.

Leia mais

Curso Técnico em Eletromecânica

Curso Técnico em Eletromecânica Curso Técnico em Eletromecânica Edição 2009-2 2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS DE ARARANGUÁ

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Departamento de Expressões Ano Letivo 2018/2019 Escola Secundária de Caldas das Taipas Departamento de Expressões Ano letivo 2017-2018 Planificação Anual de Geometria

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s) 4, 5, 6 Duração da Prova: 135 minutos

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s) 4, 5, 6 Duração da Prova: 135 minutos ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL / AVALIAÇÃO DE RECURSO ÉPOCA DE ABRIL / 2016 MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s)

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores/Conteúdos Aulas previstas

Metas/Objetivos Descritores/Conteúdos Aulas previstas 1º Período Apresentação Levar os alunos a descobrir conceitos essenciais ao programa da disciplina através da Metodologia de Resolução de Problemas. Despertar nos alunos a curiosidade, o prazer da aprendizagem

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica Disciplina Geometria Analítica e Vetores Professor(es) Solange dos Santos Nieto Eneida Pescadinha Carga horária Teoria: 04 Prática:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Disciplina: Período: º Ano: 2018/02 Docente: 2. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA Carga horária semestral

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso: Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações Nome da disciplina: Cálculo Diferencial e Integral I Código: TEL015 Carga horária: 83 horas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 1ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

GEOMETRIA DESCRITIVA. Método de representação por projeções ortogonais.

GEOMETRIA DESCRITIVA. Método de representação por projeções ortogonais. Método de representação por projeções ortogonais. APLICAÇÃO - Século XIX - normatização da Geometria Descritiva em nível internacional Comissão Técnica TC 10, da International Organization for Standardization

Leia mais

DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear SIGLA: ALGA001 T/A. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a

DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear SIGLA: ALGA001 T/A. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72 h/a P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Rafael Camargo Rodrigues de Lima DISCIPLINA: Geometria Analítica e Álgebra Linear SIGLA: ALGA001 T/A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h/a TEORIA: 72

Leia mais

ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA

ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA Álgebra Linear e Geometria Analítica Prof. Aline Paliga EMENTA Vetores Dependência Linear Bases Produto Escalar Produto Vetorial Produto Misto Coordenadas Cartesianas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

DISCIPLINA: Cálculo II. Semanal Semestral PROFESSOR (A): Prof. Dr. Judes Gonçalves dos Santos MAT. SIAPE

DISCIPLINA: Cálculo II. Semanal Semestral PROFESSOR (A): Prof. Dr. Judes Gonçalves dos Santos MAT. SIAPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CAMPUS PORTO VELHO DISCIPLINA: Cálculo II CÓDIGO: Carga Horária: Teórica Prática Presen Dist Total Semanal 4 4 4 Semestral 80 80 80 PROFESSOR (A):

Leia mais

Tempo Conteúdos Atividades/Estratégias Objetivos Gerais

Tempo Conteúdos Atividades/Estratégias Objetivos Gerais Escola Secundária Homem Cristo ANO LETIVO 2018/2019 PLANIFICAÇÃO Disciplina: Geometria Descritiva A 11º ANO Tempo Conteúdos Atividades/Estratégias Objetivos Gerais 1º Período 2 aulas 1.Revisão de conteúdos

Leia mais

PLANO DO CURSO. CARGA HORÁRIA SEMANAL Bacharelado em Engenharia Mecânica Geral 3 h NOME DA DISCIPLINA. Ano / Semestre / 3º

PLANO DO CURSO. CARGA HORÁRIA SEMANAL Bacharelado em Engenharia Mecânica Geral 3 h NOME DA DISCIPLINA. Ano / Semestre / 3º ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL DE CAMAÇARI FAMEC Faculdade Metropolitana de Camaçari Autorizada a funcionar pela Portaria Ministerial nº 231/98 publicada no Diário Oficial da União em 27/04/98 CURSO PLANO

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Curso: Engenharia Mecânica Período/Módulo: 1 o Período Disciplina/Unidade Curricular: Cálculo I Código: CE375

Leia mais