Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA"

Transcrição

1 Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA

2 Oficina Etapas: 1. Formação das equipes (por escola); 2. Seleção de uma Unidade do Livro Integrado; 3. Identificar formas de utilização do Portal dentro da Unidade; 4. Ações que o Dinamizador (diretor, coordenador e monitor em informática) podem realizar em sua escola para que o Educador possa dar conta da Unidade/tema; 5. Publicação no Roteiro e apresentação das equipes;

3 Oficina Itens para a apresentação: Criar um documento* contendo: - Equipe: escola e integrantes. - Unidade, Nível/série, Área do conhecimento, Assunto/tema escolhido; - Listar e exemplificar os recursos do Portal que podem ser trabalhados na unidade; - Ações que os Dinamizadores podem realizar em sua própria escola para que o Educador possa dar conta da Unidade/tema e integrar Livro e Portal (e TICs em geral); - Postar no Roteiro.

4 Português -1º volume

5 Código do Livro Didático Integrado: para assistir a animação em Flash sobre a composição de imagens e fotografias.

6 Banco de Imagens: para pesquisar mais imagens de animas. Enciclopédia dos Animais: Para pesquisar mais informações sobre cada um dos animais citados na atividade.

7 Roteiros de aulas no Portal Aprende Brasil

8 Proposta de Trabalho Roteiros de aulas no Portal Aprende Brasil: Pesquisar Roteiros: Geral, por Habilidades e por Temas; Explorar Roteiros: Gerenciadores, Agendar e Adaptar roteiro; Oficina: Adaptar um roteiro já existente. Criação de Atividades e publicação de Roteiros no Portal Aprende Brasil. Criação e Publicação de Nova Atividade. Oficina: elaborar e publicar Atividade(s); Publicação e Publicação de Novo Roteiro. Oficina: elaborar e publicar Roteiro.

9 Roteiros de aulas no Portal Aprende Brasil

10 Pesquisar Roteiros

11 Pesquisar Roteiros e Atividades Existem 3 tipos de Pesquisa de Roteiros e Atividades: GERAL, por HABILIDADES e portemas.

12 Pesquisar Roteiros e Atividades: GERAL Permite pesquisar Roteiros por: palavra-chave, nível, disciplina e tipos: Roteiro ou Atividade.

13 Pesquisar Roteiros e Atividades: GERAL É possível alterar a ordem dos Roteiros apresentados: por Autor e por Detalhes

14 Pesquisar Roteiros: GERAL. Vamos praticar? Localize um Roteiro utilizando os seguintes parâmetros para a pesquisa: Palavra-chave: Matrizes Nível: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio Disciplina: Matemática

15 Pesquisar Roteiros: HABILIDADES Permite pesquisar por Habilidades, utilizando um filtro por: Nível, Área do Conhecimento, Disciplina, Normatizações e legislações.

16 Pesquisar Roteiros: HABILIDADES. Vamos praticar? Localize um Roteiro utilizando os seguintes parâmetros para a pesquisa: Nível: Ensino fundamental 2 Habilidade: Interpretar cartogramas, cartodiagramas, anamorfoses geográficas e mapas de isolinhas (isotermas, isoietas e isóbaras).

17 Pesquisar Roteiros: TEMAS Permite pesquisar por Temas: África Energia.

18 Pesquisar Roteiros: TEMAS. Vamos praticar? Localize um Roteiro utilizando os seguintes parâmetros para a pesquisa: Tema: Energia Nível: Ensino Fundamental 1 Disciplinas: Português, Matemática e Ciência Conteúdo: Energia Elétrica

19 Explorar Roteiros: AGENDAR

20 AGENDAR Se desejar, o Educador poderá agendar datas para a utilização de Roteiros e Atividades. E tem acesso a uma Agenda exclusiva!

21 AGENDAR. Vamos praticar? Localize um Roteiro a sua escolha; Clique no botão Agendar; Agende a utilização do mesmo para o dia de amanhã; Insira o seguinte comentário: Abrir e ler com atenção este roteiro!

22 Explorar Roteiros: GERAR PDF

23 Roteiros de aulas: Gerar PDF Gerar PDF: gera uma versão para impressão do Roteiro.

24 Roteiros de aulas: Gerar PDF

25 GERAR PDF. Vamos praticar? Localize um Roteiro a sua escolha; Clique no botão Gerar PDF; Clique em Baixar PDF; Leia e salve o arquivo em PDF.

26 Explorar Roteiros: GERAR PLAYER DE ALUNO

27 Roteiros de aulas: Gerar Player de aluno Gerar player de aluno: gera um link, com todos os itens do Portal e da Internet que o aluno poderá acessar.

28 Roteiros de aulas: Gerar Player de aluno

29 Roteiros de aulas: Gerar Player de aluno

30 GERAR PLAYER DE ALUNO. Vamos praticar? Localize um Roteiro a sua escolha; Clique no botão Gerar Player de Aluno; Clique na linha de Link criada; Clique nos links indicados e navegue pelas sessões do Portal conforme proposto pelo roteiro.

31 Explorar Roteiros: ADAPTAR

32 ADAPTAR Se desejar, o Educador poderá adaptar os Roteiros criados e compartilhados, criando uma cópia do original, alterando suas características e tornando-se co-autor do mesmo. Adaptado.

33 ADAPTAR Como adaptar um roteiro? Localize o roteiro que deseja, e clique em Adaptar roteiro.

34 ADAPTAR Etapa 1 CRIANDO UM ROTEIRO: Título: identifica o Roteiro. Meu roteiro será: temático (se relativo a um dos Temas já existentes em Roteiros), específico em outros casos. Nível de ensino: ao qual o roteiro será aplicado. Objetivo: objetivo da utilização do roteiro. Apresentação: texto que apresente o roteiro.

35 ADAPTAR Etapa 2 SELECIONE AS ATIVIDADES: Localize a atividade em Atividades Disponíveis e arraste a mesma para Atividades Selecionadas. Você também poderá Criar Nova Atividade.

36 ADAPTAR Etapa 3 Avaliação: Você pode descrever uma Sugestão de avaliação ou colar o Link de uma avaliação existente no Editor de Provas do Portal.

37 ADAPTAR Etapa 4: ROTEIRO Verifique se todas as alterações foram realizadas com sucesso. Se desejar realizar mais alterações clique em ANTERIOR para retornar a uma das 3 etapas anteriores. Se tudo estiver correto clique em PUBLICAR.

38 ADAPTAR: ROTEIRO inserido.

39 Explorar Roteiros: ADAPTAR - Oficina

40 ADAPTAR. Oficina 1. Formação de Equipes: preferencialmente duplas ou trios; 2. Seleção de um Roteiro: realizar a pesquisa entre os Roteiros, ler e selecionar 1 (um) para a adaptação; 3. Preparação dos itens a serem adaptados: a) ler com atenção o roteiro selecionado, b) analisar sua estrutura, c) debater acerca das atividades e itens que o mesmo oferece, d) navegar no Portal para conhecer as Atividades e Etapas que compõe o mesmo, e) discutir, criar e esboçar os aprimoramentos a serem feitos (digitar e salvar no Word); 4. Realização e Publicação das adaptações no Roteiro: clicar no botão Adaptar, preencher todos os itens necessários, e na Etapa 4, clicar no botão Publicar.

41 Criação de Atividades e publicação de Roteiros no Portal Aprende Brasil

42 Nova Atividade

43 NOVA ATIVIDADE Se desejar, o Educador criar as Atividades que serão utilizadas em seu roteiro. * Importante: primeiro crie todas as Atividades, e depois o Roteiro.

44 NOVO Etapa 1 CRIANDO UMA ATIVIDADE: Título: identifica a atividade. Nível de ensino: ao qual o roteiro será aplicado. Conteúdo: conteúdo programático. Tempo estimado: para o desenvolvimento da atividade. Palavras-chave: separadas por vírgula. Habilidades: até 2 relativas a esta atividade.

45 NOVO Etapa 2 ITENS DO PORTAL: Selecionando itens: permite adicionar até 5 itens do Portal. Pesquisar itens: permite selecionar itens do Portal. Criando etapas: para descrever passo a passo cada etapa da atividade. Concluir essa etapa: clique após concluída, no local surgirá o botão Incluir nova etapa.

46 NOVO Etapa 3 COMPLEMENTANDO AS INFORMAÇÕES: Dicas: sugestões para o desenvolvimento desta atividade. Referências: utilizadas na construção da atividade. Anexos: arquivos complementares. Recursos necessários para a realização da atividade. Clique em Próximo para continuar.

47 NOVO Etapa 4 ATIVIDADE: Etapa final: verifique se todos os itens estão corretos. Escolha para quem deseja disponibilizar a atividade: Somente eu; Todos da minha escola; Todo o Portal. Clique em Publicar para finalizar.

48 NOVA ATIVIDADE: inserida.

49 NOVA ATIVIDADE. Oficina 1. Formação de Equipes: sendo que cada equipe deverá ser formada preferencialmente por pelo menos 1 representante de cada função (coordenador, professor de informática e professor da área do conhecimento). 2. Preparação dos itens a serem elaborados: debater acerca das atividades, navegar no Portal em busca de Links e digitar (no Word) todos os itens necessários (título, conteúdo, objetivo, etc.); 3. Criação e Publicação da Nova Atividade: clicar no item Nova Atividade, preencher todos os itens necessários, e na Etapa 4, clicar no botão Publicar.

50 Novo Roteiro

51 NOVO ROTEIRO Após a criação das suas Atividades, o Educador poderá criar o seu próprio Roteiro. * Importante: pode-se utilizar Atividades de outros autores.

52 NOVO Etapa 1 CRIANDO UM ROTEIRO: Título: identifica o Roteiro. Meu roteiro será: temático (se relativo a um dos Temas já existentes em Roteiros), específico em outros casos. Nível de ensino: ao qual o roteiro será aplicado. Objetivo: objetivo da utilização do roteiro. Apresentação: texto que apresente o roteiro.

53 NOVO Etapa 2 SELECIONE AS ATIVIDADES: Localize a atividade em Atividades Disponíveis e arraste a mesma para Atividades Selecionadas.

54 NOVO Etapa 3 Avaliação: Você pode descrever uma Sugestão de avaliação ou colar o Link de uma avaliação existente no Editor de Provas do Portal (criado antecipadamente).

55 NOVO Etapa 4: ROTEIRO Verifique se todas as alterações foram realizadas com sucesso. Se desejar realizar mais alterações clique em ANTERIOR para retornar a uma das 3 etapas anteriores. Se tudo estiver correto clique em PUBLICAR.

56 NOVO ROTEIRO. Oficina 1. Preparação dos itens a serem elaborados: debater acerca das atividades a serem utilizadas (inclusive as de outros autores), as formas de Avaliação e digitar (no Word) todos os itens necessários (Título, Meu roteiro será, Nível de Ensino, Objetivo, Apresentação, Atividades e Sugestão de Avaliação); 2. Criação e Publicação do Novo Roteiro: clicar no item Novo Roteiro, preencher todos os itens (acima citados) necessários, e na Etapa 4, clicar no botão Publicar.

57 Muito obrigada! Cristina: Marileusa: Ottilia: Rossana:

Informática Educativa. Rossana Ghilardi

Informática Educativa. Rossana Ghilardi Informática Educativa Rossana Ghilardi RCARDOSO@POSITIVO.COM.BR 0800-7243536 http://blog.portalpositivo.com.br/areaie/ Avaliação de aprendizagem e programas de informática Algumas das ações avaliativas

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

ETAPA 5 TUTORIAL LMS ATIVIDADES DICA ATENÇÃO DEFINIÇÃO DE ATIVIDADES CRIAÇÃO DE ATIVIDADES

ETAPA 5 TUTORIAL LMS ATIVIDADES DICA ATENÇÃO DEFINIÇÃO DE ATIVIDADES CRIAÇÃO DE ATIVIDADES TUTORIAL LMS ETAPA 5 ATIVIDADES 5.1. DEFINIÇÃO DE ATIVIDADES Atividade é uma lição que deve ser realizada dentro do prazo estabelecido pelo professor, que fará sua avaliação assim que concluída. Ao final

Leia mais

Administrador. Portal Positivo Assessoria de Informática Educativa

Administrador. Portal Positivo Assessoria de Informática Educativa Administrador Portal Positivo Assessoria de Informática Educativa http://4.bp.blogspot.com/-cbbtu0acbyw/t720sf79ppi/aaaaaaaaa-w/3szbvnp7vao/s1600/hash_digital-m1.jpg Administrador Portal Positivo Neste

Leia mais

Guia de Uso Portal dos Alunos

Guia de Uso Portal dos Alunos Guia de Uso Portal dos Alunos Índice Primeiro Acesso... 01 Tela Inicial... 02 Seção de Arquivos... 02 Incluindo Arquivos... 03 Alterando Arquivos... 05 Apagando Arquivos... 06 Seção de Cadastro... 07 Financeiro...

Leia mais

1. Para acessar pela primeira vez, insira seu CPF como Login e também como Senha.

1. Para acessar pela primeira vez, insira seu CPF como Login e também como Senha. Guia do Usuário . Para acessar pela primeira vez, insira seu CPF como Login e também como Senha.. Se você já inseriu uma senha e não se recorda, clicando neste link você receberá o lembrete de senha por

Leia mais

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver V.2 1 O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver acesso a conexão com Internet. É um aplicativo

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

ROTEIRO 1: CADASTRO NO CAMPO ESCOLA VIRTUAL

ROTEIRO 1: CADASTRO NO CAMPO ESCOLA VIRTUAL CAMPO ESCOLA VIRTUAL ROTEIRO 1: CADASTRO NO CAMPO ESCOLA VIRTUAL CADASTRO NO CAMPO ESCOLA VIRTUAL Para realizar o cadastro no Campo Escola Virtual dos Escoteiros da Paraíba, siga os passos descritos a

Leia mais

Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC

Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC 2018-2019 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Janeiro de 2019 Informações gerais para

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube 1 TUTORIAL Como enviar vídeos para o Youtube 1 Nesse tutorial vamos aprender como criar uma conta no Gmail, criar uma conta no Youtube, fazer o upload de um vídeo no Youtube e copiar o link para compartilhamento.

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão Pearson Sistemas do Brasil

Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão Pearson Sistemas do Brasil Manual GA Mobile, Papel Aluno / 32 Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão.4. Pearson Sistemas do Brasil Manual GA Mobile, Papel Aluno 2/ 32 Manual Gerenciador de Aprendizagem Acessar o Programa Digital

Leia mais

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX.

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIEX Sistema de Extensão [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 5 1. Primeiros passos... 6 1.1 Acessar

Leia mais

Levantamento Patrimonial

Levantamento Patrimonial 68 4.9 Levantamento Patrimonial Usuários: Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio Perfil: Gestor Patrimônio Global, Gestor Patrimônio Unidade Gestora,

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP

MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP 1 Sumário Acesso ao Portal EEP.NET... 3 Login Portal EEP.NET... 4 Digitação de Notas... 5 Digitação de Faltas... 7 Digitação do Plano de Aula... 10 Emissão

Leia mais

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Inspeção Sanitária Agenda Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Objetivo Oferecer um processo automatizado Evitar retrabalho no

Leia mais

[SARGSUS MANUAL DO ACESSO PÚBLICO]

[SARGSUS MANUAL DO ACESSO PÚBLICO] 1 SUMÁRIO Capítulo 01 Acesso ao SargSUS...03 1.1. Como acessar o Sistema...03 Capítulo 02 Conhecendo o Menu principal...04 2.1. Opções disponíveis no Menu Principal...04 Capítulo 03 Acesso Público...08

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Criando site. Tutorial Webnode

Criando site. Tutorial Webnode Criando site Tutorial Webnode 1 Registrando Acesse o endereço: http://www.webnode.com.br/ e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie seu site. NOME DO SITE: artecsuz-nomedaescola 2

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

[OneDrive for Business]

[OneDrive for Business] 1 [OneDrive for Business] O OneDrive for Business é uma ferramenta de gerenciamento (armazenamento e compartilhamento) de arquivos. Através dela é possível, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa

Leia mais

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário Sumário Informações Iniciais Login no Portal AVA e acesso a disciplina Plano de Ensino Perfil Professor (AVA) Cadastro do Plano de Ensino Correção do Plano de Ensino Plano de Ensino Perfil Coordenador

Leia mais

ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO

ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO 1) Acessar a aba Vendas \ Rotas, no Gênesis. ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO 2) Surgirá a janela abaixo: 3) Clicar no botão 1 4) Definir um nome para a Rota: 5) Clicar em para iniciar a lista de clientes

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO

Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO Versão 3.0 FEV/2010 1 ÍNDICE INSTALAÇÃO Perguntas e respostas da versão 3.0 do catálogo Pág. 3 Quais os requisitos mínimos para instalação

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando uma

Leia mais

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante 4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio Muito importante O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não "rodar" corretamente

Leia mais

MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR

MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR GESTÃO DE PESSOAS Versão 4 ACESSO Faça seu login no Portal Acesse o endereço portal.utfpr.edu.br/login e digite seu login e senha Você será direcionado

Leia mais

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Vamos conhecer a estrutura da sua disciplina: A Tela inicial (Home) contém as suas disciplinas. Para acessa-la, basta selecionar uma disciplina, nesse

Leia mais

SUMÁRIO. 1- Acesso ao Sistema 2- Coordenador 3- Professor 4- Aluno 5- Usuário DAP

SUMÁRIO. 1- Acesso ao Sistema 2- Coordenador 3- Professor 4- Aluno 5- Usuário DAP SUMÁRIO 1- Acesso ao Sistema 2- Coordenador 3- Professor 4- Aluno 5- Usuário DAP 1- Acesso ao Sistema Para acessar o sistema digite o link http://sistemas2.uespi.br a tela abaixo será apresentada, digitar

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Orientações para o uso do sistema para cadastro de projetos 1 Índice Orientações iniciais...p.4

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

TUTORIAL REDEC-LOOK: Repositório Gestor de Objetos de Aprendizagem

TUTORIAL REDEC-LOOK: Repositório Gestor de Objetos de Aprendizagem TUTORIAL REDEC-LOOK: Repositório Gestor de Objetos de Aprendizagem Cadastrando, Editando, Excluindo, Gerando Versões e Criando Lições Aprendidas de Plugins, Estudo de Caso, Slides, Imagens, Textos, Vídeos,

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA Como acessar: http://bibliotecadigital.unicruz.edu.br/ Ou através do moodle ead > Bibliotecas > Biblioteca Digital http://ead.unicruz.edu.br/ Inserir RA/Usuário e senha

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Roteiro de acesso ao site: www.eja.educacao.org.br EXTERNA 1. Comece clicando no ícone: e em seguir selecione o navegador da internet predefinido (Internet

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão )

Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão ) Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão 12.05.09) Submissão de Ata de Defesa Sumário Introdução... 2 Elaboração da Ata de Defesa... 3 Submissão da Ata de Defesa... 12 Operação Retornar para Elaboração...

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SECRETÁRIOS E PROFESSORES - SGE

ORIENTAÇÕES PARA SECRETÁRIOS E PROFESSORES - SGE ORIENTAÇÕES PARA SECRETÁRIOS E PROFESSORES - SGE DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE COLINAS Setor Regional de Informação e Tecnologia da Educação Responsável: Maria Inácio da Rocha Silva Administrador Regional:

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI.

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Marketing Digital 02/10/2012 Índice 1. Noticia ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2018 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat Atendimento por Telefone: (11) 2175-3600 - E-mail: fornecedores@me.com.br - Atendimento via Chat www.me.com.br Atualizado em 08/08/2016 Sumário Cadastrando-se no Mercado Eletrônico...3,4,5,6,7,8,9. Primeiro

Leia mais

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO -PASSO 1: Acessar ao site ATENÇÃO: navegador da internet a ser utilizado para acessar ao SPA: Explorer -PASSO 2:

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal Treinamento Plataforma NearYou Faculdade São Luis Jaboticabal Sumário Web Site www.saoluis.br Entrada (login) Tela principal Turmas Atuais Tela de Entrada Quadro de avisos Fórum Chat Meus Recursos Conteúdo

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

E-Fácil Passo a passo

E-Fácil Passo a passo E-Fácil Passo a passo O que é a ferramenta E-Fácil? E-Fácil é uma ferramenta online criada para auxiliá-lo na escolha de produtos elétricos da Eaton. Para isso a ferramenta oferece diversas funções como:

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTA DE S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL

SUBIR LISTAS DE  S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTA DE  S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para cada envio que realizado pela ferramenta da All In Mail, é necessário que exista uma lista de e-mails armazenada. Sem a lista

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS FATURAMENTO FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS COMO ACESSAR O SISTEMA 1. Acesse o site da Fundação Copel (www.fcopel.org.br). 2. No Portal do Prestador, clique em SAÚDE CONNECT 3.02.

Leia mais

MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR

MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR GESTÃO DE PESSOAS V.3 ACESSO Faça seu login no Portal Acesse o endereço portal.utfpr.edu.br/login e digite seu login e senha Você será direcionado

Leia mais

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube TUTORIAL Como enviar vídeos para o Youtube Nesse tutorial vamos aprender como criar uma conta no Gmail, criar uma conta no Youtube, fazer o upload de um vídeo no Youtube e copiar o link para compartilhamento.

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Versão 2.0 Agosto/2015. SIGAMA Tutorial

Versão 2.0 Agosto/2015. SIGAMA Tutorial Versão 2.0 Agosto/2015 SIGAMA Tutorial Sumário 4 6 7 9 10 14 18 19 29 39 Acesso ao SIGAMA Menu Inicial Inclusão de Pré Cadastro Salvar Pré Cadastro Gerar Guia de Atendimento Vinculação dos exames nas guias

Leia mais

Oficina de Publicações

Oficina de Publicações q Ministério da Educação Colégio Pedro II Campus Realengo II Oficina de Publicações Centro de Inclusão Digital Prof. Wilson Choeri Setembro/2015 1 Apresentação Seja bem-vindo (a) ao Centro de Inclusão

Leia mais

TUTORIAL CONTROLE DE LIMITE E AGENDAMENTO

TUTORIAL CONTROLE DE LIMITE E AGENDAMENTO Últimas alterações Abaixo, descrição da criação e das últimas alterações efetuadas no documento especificando, a data, a versão e o comentário da alteração realizada. Data Versão Comentário 30/05/2014

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

Grupo CCR - Caminhos para a Cidadania Manual Certificados Coordenadores Municipais

Grupo CCR - Caminhos para a Cidadania Manual Certificados Coordenadores Municipais Grupo CCR - Caminhos para a Cidadania Manual Certificados Coordenadores Municipais Validação de Certificados 1 - DEFINIÇÕES: Admin: Sistema de geração/validação de certificados Login: Nome de acesso Perfis

Leia mais

Empresarial LMI Único Tutorial

Empresarial LMI Único Tutorial Tutorial Clique aqui para acessar o novo cotador de Empresarial LMI Único. Escolha o tipo de seguro. Insira os dados cadastrais do proponente. Insira o Valor em Risco do maior local e a vigência do cálculo.

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Edital 40/2014. Cadastro e Inscrição

Edital 40/2014. Cadastro e Inscrição Edital 40/2014 Cadastro e Inscrição Sumário Primeiros Passos Cadastro Acesso Tela Inicial Edital 40/2014 Criando propostas Elaborando propostas Identificação da ação Projeto de orientador Caracterização

Leia mais

-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar

-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar Acesso ao Sistema -Dê dois cliques no ícone do programa -Digite o Usuário: -Digite a Senha: -Clique em Acessar 1 o. Passo Cadastrar os Empregados ou Fornecedores PARA O BOLETO NÃO É NECESSÁRIO CADASTRAR

Leia mais

Manual Orçamentação Particular 05/2018

Manual Orçamentação Particular 05/2018 Manual Orçamentação Particular 05/08 Índice Tela de Login...... Pesquisando Peças no veículo.. 6 Quando gerar um orçamento particular.. 4 Atenção - Peças sem Operação.... 7 Gerando um novo orçamento particular..

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

Manual para acesso e realização das atividades: Disciplinas EAD para cursos presenciais

Manual para acesso e realização das atividades: Disciplinas EAD para cursos presenciais Manual para acesso e realização das atividades: Disciplinas EAD para cursos presenciais Caro aluno, seja muito bem às disciplinas EAD para cursos presenciais. Neste material você encontra orientações gerais

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

FLUXO ELETRÔNICO DE TCC Orientação de TCC

FLUXO ELETRÔNICO DE TCC Orientação de TCC FLUXO ELETRÔNICO DE TCC Orientação de TCC Orientação aos Alunos, Orientadores e Coordenadores Com a implantação do FLUXO ELETRÔNICO DE TCC, os alunos e professores participantes do processo de orientação

Leia mais

MANUAL PROFESSOR - PORTAL ACADÊMICO FACED

MANUAL PROFESSOR - PORTAL ACADÊMICO FACED MANUAL PROFESSOR - PORTAL ACADÊMICO FACED Mudança no sistema Portal do Professor. Não poderá mais utilizar o Internet Explorer para acessar o portal do Professor, deverá usar os navegadores: Google Chrome

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

Manual Guiado Plataforma. Versão 1.0

Manual Guiado Plataforma. Versão 1.0 Manual Guiado Plataforma Versão 1.0 Login Para acessar o sistema você deve utilizar o seu e-mail e senha fornecido, após o primeiro acesso você pode alterá-los na aba Perfil Home Acompanhe sua verba disponível

Leia mais

Sobre a plataforma O Google Sala de Aula

Sobre a plataforma O Google Sala de Aula Maio de 2018 Agenda 1. Introdução sobre a plataforma 2. Propósitos e usuários 3. Realizando o primeiro acesso 4. Navegação guiada 5. Resgate do material enviado na edição anterior 6. Normas de conduta

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Passo a passo para inscrição e submissão de trabalhos. Acesso ao Portal de Eventos IFRS

Passo a passo para inscrição e submissão de trabalhos. Acesso ao Portal de Eventos IFRS Passo a passo para inscrição e submissão de trabalhos Acesso ao Portal de Eventos IFRS http://eventos.ifrs.edu.br/ Acesso ao Portal de Eventos IFRS Entrar no site: http://eventos.ifrs.edu.br/ Clicar no

Leia mais

MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE. Sumário

MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE. Sumário MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE Sumário Endereços de Acesso/Usuários/Senhas ------------------------- 2 Imóveis ------------------------------------------------------------------ 3 Postagens/Notícias

Leia mais