Acelere Seus Projetos Descubra os Novos Recursos do Vectorworks 2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acelere Seus Projetos Descubra os Novos Recursos do Vectorworks 2012."

Transcrição

1 Acelere Seus Projetos Descubra os Novos Recursos do Vectorworks 2012.

2 2 Para maiores informações, visite:

3 Índice O Melhor em Modelagem 3D... 4 Mlehor BIM... 6 Melhor Render Integrado Melhor Colaboração Seus Desejos Atendidos Líder em Projetos de Paisagem Líder em Projetos na Área de Entretenimento Legendas Por favor, consulte o guia para descobrir quais recursos estão em seu Vectorworks: F A L S D Vectorworks Fundamentals Vectorworks Architect Vectorworks Landmark Vectorworks Spotlight Vectorworks Designer R Renderworks Acelere Seus Projetos Perguntando-se o que há de novo? Nós adicionamos mais de 100 novos recursos e melhorias para poupar seu tempo e ajudá-lo a transformar suas idéias em realidade. Com a nova tecnologia do Vectorworks 2012, você poderá criar o que quiser com mais eficiência e maior produtividade. Nossos recursos flexíveis, intuitivos e inteligentes continuam a tornar o Vectorworks referência em modelagem 3D, BIM e render integrado, com melhor colaboração, usabilidade e recursos de fato eficientes. Então, para onde você quer levar seus projetos? Onde os seus projetos te levarão? Comece aqui. Acelere seus projetos em Imagem cortesia de Marcelo Maia.

4 4 Para maiores informações, visite: O Melhor em Modelagem 3D Não existe concorrência quando se trata das nossas capacidades em 3D. Alguns dos nossos novos recursos calculam dados como coordenadas e fuso horário para você não perder tempo com isso; outros criam planos de trabalho à medida que você desliza seu cursor em seu projeto; e alguns ainda revelam objetos escondidos atrás de outros para que você consiga selecioná-los facilmente. Tudo foi desenvolvido para que você possa modelar de maneira fácil, como sempre quis. Plano de Trabalho Automático Melhore suas capacidades de modelagem utilizando modos nas ferramentas de modelagem para criar planos de trabalho à medida que move o seu cursor em seu projeto. Simplesmente selecione uma ferramenta e clique para criar objetos em qualquer superfície 3D. Modo Empurrar/Puxar Automático Adicionamos esse recurso para nosso conjunto de ferramentas de plano para que você possa empurrar ou puxar qualquer geometria sem passar por nenhum outro procedimento. Cotas em 3D Otimizadas É fácil dimensionar recursos 3D sentindo os planos de trabalho com o mouse. Simplesmente clique em um objeto 3D com a ferramenta de dimensão de cotas lineares, angulares ou radiais para dimensioná-los. Ferramentas de modelagem modificam automaticamente o plano em que você quer trabalhar. Dimensione em qualquer plano 3D Modo Empurrar/Puxar Automático. É tão fácil quanto o A, B, C.

5 Novos Recursos - Vectorworks Heliodon Com esta ferramenta de fácil uso, você não precisa mais saber as coordenadas ou a zona horária para posicionar um objeto Heliodon com uma luz direcional que contém dados adicionais como a região e a cidade. Você pode gerar animações do trajeto do sol em formato QuickTime e também gerar animações de visualização desde o sol. Ferramenta Remodelagem Unificada As ferramentas de redimensionamento 2D e 3D foram agrupadas em uma única ferramenta poderosa que redimensiona ambos ao mesmo tempo. Remodelagem de Múltiplos Vértices de Curvas NURBS Com apenas um arrastão, você poderá remodelar com precisão curvas NURBS, movendo vértices individualmente ou em conjunto. Uma única ferramenta redimensiona objetos 2D e 3D. Posicione um objeto Heliodon para visualizar sombras precisas em relação ao horário real e localização do seu projeto. Modelo cortesia de Modo Forma.

6 6 Para maiores informações, visite: Melhor BIM Possuir poderosas capacidades de BIM é apenas parte da história. Nos esforçamos para melhorar significativamente nossas capacidades com novas tecnologias assim que são descobertas. Quer estejamos lhe proporcionando maior liberdade para criar escadas, portas e janelas personalizadas, ou automatizando tarefas de tal forma que mova com o seu cursor, melhor BIM tem tudo a haver com tornar seu trabalho mais eficiente e mais produtivo. Apesar de serem revolucionários em suas tecnologias, estes recursos são ainda mais impressionantes em sua simplicidade de uso. Enquanto o poder real do BIM está por trás da cena, os resultados irão brilhar através de seu trabalho. Andares Agora está ainda mais fácil realizar mudanças que movem com seu projeto. Você pode expressar a elevação de camadas de projeto com relação à elevação de um andar. Assim, ao editar a elevação de um andar, todas as camadas de projeto com relação ao andar irão mudar sua elevação na mesma medida. Opcionalmente, camadas de projeto com qualquer andar pode mudar para cima ou para baixo. Quando você insere objetos sensíveis ao andar tais como paredes, colunas, lajes e escadas em uma camada, as elevações de seus topos ou bases podem ser ligadas a elevação de qualquer camada de projeto do mesmo andar, ou se espalhar para qualquer camada de projeto com um andar adjacente. Suporte às Atualizações de IFC O Vectorworks Architect suporta o formato de arquivo padrão em OpenBIM, o IFC, que permite que dados e geometria sejam definidos ou importados, armazenados, recuperados e exportados de uma forma muito mais elegante e simples. As atualizações no suporte a IFC proporcionam grande eficiência e simplicidade na entrada, armazenamentos e na troca de dados de modelos no padrão de arquivos OpenBIM. Administre com facilidade as elevações de elementos construtivos com o recurso de Andares. O padrão de arquivo OpenBIM, o IFC, permite uma troca clara e de grande valia das informações de sua edificação no Vectorworks Architect e outros softwares usados no processo de construção e projeto, tais como o Scia Engineer para modelagem e análise estrutural e também o DDS-CAD para projetos de M/E/P.

7 Novos Recursos - Vectorworks Junção de Componentes em Junções de Paredes em Y Com uma junção de paredes mais robusta você não terá mais que consertar as junções de componentes. Agora você poderá juntar rapidamente paredes e componentes de paredes em qualquer tipo de conexão. Suporte às Lajes na Criação de Nervuras desde Polígonos O comando Criar Nervuras de Polígonos pode agora ser usado com objetos de lajes permitindo ter um polígono de contorno para as lajes. Deslocamentos de Caixilhos e Vidros em Janelas Você pode exercer um maior controle sobre a geometria e a inserção de janelas. Especificamente, agora você pode deslocar o vidro nos caixilhos e também deslocar os caixilhos dentro dos montantes de um objeto janela. Opções de Bandeiras em Janelas Agora você pode escolher diferentes configurações de montantes em bandeiras. Deslocamento de vidro em caixilhos e deslocamento de caixilhos em montantes de janelas. Nova Opção nas Preferências de Conta-Gotas: Dados IFC Oferecendo suporte aos dados IFC, esta ferramenta agora permite transferir dados IFC entre objetos enquanto mantém o identificador único de cada objeto. Suporte de IFC na ferramenta Conta-Gotas torna muito mais eficiente a aplicação de dados em seu modelo. Junte rapidamente as paredes e componentes de paredes independente do tipo de junção que você deseja realizar.

8 8 Para maiores informações, visite: Portas e Janelas: Controle de Visibilidade de Classes Defaults Ficou mais fácil atribuir classes aos diferentes componentes em portas e janelas especificando seus próprios padrões de classes para componentes como peitoril, bases, abertura, lintel, soleiras e outros. Novos Tipos de Aberturas para Portas e Janelas Amplie a definição e a visualização de suas portas e janelas com opções para detalhar a abertura usando a medida da dimensão da folha, dimensão da unidade ou a medida da abertura do vão. Melhores Capacidades de Portas Com estes novos recursos, você poderá criar a porta exata que você está visualizando. Use novas opções para criar folhas desiguais bi-partidas e diversas configurações de portas de duas folhas e vai-vem. Defina se a soleira da porta deve alinhar ou até mesmo se estender além dos batentes. Defina as profundidades dos montantes para folhas de vidro, bandeiras e luzes laterais. Escolha a partir de diversos novos atributos para portas que também lhe dão controles adicionais de estilo sobre estilos de linhas e opções de classes. Nossa nova configuração abertura simples para portas e janelas permite que você desenhe quebras limpas em 2D e aberturas de medidas certas sem quais geometrias adicionais. Você pode agora ver as marcas de dobradiças nos lados internos das portas e janelas no Vectorworks Architect, para uma nova opção de documentação simplificada. Melhores capacidades de portas. Objetos de escada são referenciadas ao andar sendo assim calculadas automaticamente na sua altura e mostram conexões entre as camadas. Imagem cortesia de Erick Recke, DATENLAND. Controle a visibilidade de componentes em portas e janelas especificando seus próprios padrões de classes.

9 Novos Recursos - Vectorworks Escadas com Ligação Piso-a-Piso Usufrua de um objeto escada com maiores capacidades e mais eficiente que pode calcular sua altura total baseada nas camadas as quais a escada está conectada. Você também verá a representação 2D da escada nas duas camadas da conexão. Melhorias na Estrutura de Telhados Nós aumentamos a precisão e detalhamento geral da estrutura de telhados oferecendo a você a possibilidade de especificar tamanhos, elevações, posicionamento e método de criação das travessas. Melhores Opções de Escada Adicionamos alguns novos recursos de fácil uso que vão tornar os seus projetos de escadas ainda mais notáveis. Com um simples clique, você pode agora especificar estilos de classes para todos os componentes da escada atributos individuais ou para todos os atributos para realizar rapidamente mudanças significativas em todas as escadas de seu projeto. Defina qual o ângulo máximo através da janela de ajustes para aderir a um padrão ou norma determinada de projeto. Porém se você deseja obter total liberdade na modelagem de escadas, você pode agora desligar completamente os ajustes Mínimo/Máximo e definir a escada exatamente da forma que desejar. Com nossa nova opção Criar Espelho e Bocel do Topo você pode especificar se estes elementos do último degrau da escada deverão ser desenhados. Atualizamos também as janelas de ajustes de preenchimentos em objetos escadas e objetos de espaço para que sejam idênticas as opções que você já conhece das janelas de ajustes de hachuras, Mosaicos, Gradientes e Imagem de Preenchimento. Nós também aprimoramos os ajustes de escadas para que possuam todos os modos de apresentação disponíveis na aba de ajustes gerais. E melhores mensagens de problemas de inconsistências de parâmetros eliminam a necessidade de ter que adivinhar quais valores são inválidos. Geramos, para isto, mensagens de erros com fáceis opções para poder resolvê-los. Muitas das novas opções da escada atualizada tornam o controle da visualização gráfica e sua construção muito mais fácil. Especifique o tamanho, elevação, posição e método de criação de travessas e caibros de estruturas de telhados. Gerenciamento Mais Claro de Símbolos de Rótulos para Espaços Nós simplificamos significativamente a criação, edição e o armazenamento dos símbolos de rótulos de espaços. Você pode agora criar diretamente rótulos de espaços usando a janela de ajustes de rótulos não há mais a necessidade de criar símbolos específicos para os rótulos. Também, você pode editar rótulos de espaço existentes para rapidamente ajustar as definições e atributos das etiquetas de textos em seu rótulo. Os rótulos de espaços são agora definidos como símbolos de página, assim você pode editar os rótulos de espaços usando uma janela de diálogo inteligente que especifica novas definições e atributos das etiquetas de textos de seu rótulo. Tanto se você está criando um novo rótulo ou atualizando Símbolos de Rótulos de Espaço existentes, você notará que o processo é muito mais fácil em 2012.

10 10 Para maiores informações, visite: Melhores Ajustes de Contornos para Espaços de Auto-Contorno Agora você possui maior controle de edição com os espaços de autocontorno. Nós os definimos como espaços baseados em polilinhas para que você possua mais alças de edução e opções de remodelagem. Melhor ODBC Com as melhorias na base de dados ODBC você encontrará maior flexibilidade e facilidade de uso para conexão com bases de dados. Nós melhoramos o suporte a drivers, adicionamos um novo botão de reconexão à base de dados, e proporcionamos maior controle sobre a conexão com a possibilidade de editar e remover manualmente os queries de leitura e escrita. Melhorias no Administrador de Anotações Usufrua de maior flexibilidade ao criar e posicionar anotações. Você pode realizar múltiplas seleções, rotacionar as chamadas, e especificar caminho relativo ou absoluto para conexões com a base de dados ativa. Alturas de Topos e Bases das Paredes Personalize o topo e altura da base de cada componente de parede para suas próprias definições. Preenchimento de Isolamento Você já demorou para desenhar preenchimentos de isolamento? Com nosso rápido e flexível preenchimento mosaico, ficou mais fácil criar esses preenchimentos, pois agora eles se dimensionam automaticamente para preencher a espessura de um componente de parede.

11 Novos Recursos - Vectorworks Imagem cortesia de Stephan Mönninghoff, extragroup GmbH.

12 12 Para maiores informações, visite: Melhor Render Integrado Como você sabe, nenhuma palavra pode dizer mais que uma única imagem incrível. Há anos, nós somos os líderes em apresentação graças ao nosso software estado-da-arte: Renderworks. Agora com novos avanços, você pode personalizar sua iluminação e planos de fundo para suas especificações, empregar estilos artísticos e incorporar shaders ainda melhores para tornar seu trabalho mais realista. Crie gráficos fantásticos para chamar a atenção das pessoas e valorizar seu trabalho. Estilos Renderworks R Crie sua própria identidade com os estilos de apresentação. Você pode criar configurações personalizadas de luz, plano de fundo e opções de apresentação, como recursos reutilizáveis e compartilháveis. Quando estiver pronto para apresentar, apenas arraste e solte seu recurso personalizado para que todas as suas definições sejam aplicadas. Sombras Reais em OpenGL R Melhor precisão e melhor qualidade. Precisa dizer mais? Apenas arraste e solte um Estilo Renderworks personalizado para que ele seja aplicado em seu projeto exatamente como você espera.

13 Novos Recursos - Vectorworks Opções Visuais de Apresentação em Vistas Salvas É ainda mais fácil salvar opções de apresentação com o novo check-box que permite especificar se você está salvando um modo render, uma vista de orientação, ou ambos. Dimensões Shader Tijolos R Crie shader de tijolos perfeitos editando largura, altura e parâmetros baseados em coordenadas utilizadas no mundo real. Novos controles de estilo te dá flexibilidade quando estiver criando Estilos de Renderworks Artísticos personalizados. Estilos de Renderworks Artísticos R Experimente os controles de edição de estilo intuitivos. Você pode salvar definições artísticas com o recurso de estilo para utilizar facilmente apenas arrastando e soltando. Novos Shaders de Metais R Você vai se impressionar com a definição e aparência real de metais brilhantes, escovados ou texturizados. Melhorias na Ferramenta de Mapeamento Gráfico R Nós simplificamos a ferramenta através da capacidade de resposta da atração se superfície com a nova opção de escala pelo centro na barra de modo, e abordamos as complexidades adicionais da interface tornando o mapeamento de atributo mais intuitivo e confiável. Tenha maior controle de personalização das dimensões do shader tijolos.

14 14 Para maiores informações, visite: Melhor Colaboração À medida que o uso da tecnologia aumenta, é cada vez mais importante comunicar-se eficientemente com seus colegas. O que é perdido em uma tradução pode significar a diferença entre um projeto bem sucedido e um prejudicado por mudanças desnecessárias e perda de produtividade. Por isso realizamos um grande avanço com o suporte e compatibilidade DXF/DWG com outros aplicativos, assim como em versões anteriores do Vectorworks, para que você possa colaborar com mais facilidade. As comunicações integradas permitirão colher os verdadeiros benefícios do trabalho em equipe. Exportação Vectorworks para Cinco Versões Anteriores Agora é muito mais fácil colaborar com usuários do Vectorworks de versões anteriores com a habilidade de exportar até ao Vectorworks 12. Novo Número de Versão Parasolid na Exportação Parasolid X_T Use essa nova opção para especificar o número da versão do arquivo formato Parasolid X_T a exportar. Maior Suporte DXF/DWG Descubra as vantagens de uma colaboração eficiente. Você terá maior suporte na importação/exportação de imagens preenchidas, transparências e gradiente, somado a uma nova habilidade de salvar configurações definidas pelo usuário para exportação DXF/DWG. Você poderá pegar e escolher os objetos que deseja exportar para DXF/DWG, assim como hachuras. Você interagirá perfeitamente com arquivos AutoCAD 2012 e até mesmo importar blocos recortados como viewports em camada de projeto recortada ou como símbolos sem cortes. Também tornamos as suas definições de mapeamento de cor DXF/DWG para espessura de linha no Vectorworks a serem salvas mais simplificadamente. O Vectorworks dispõe de suporte de alta qualidade a uma vasta variedade de formatos de arquivos, tornando fácil a colaboração com muitos softwares. Modelo cortesia de Modo Forma.

15 Novos Recursos - Vectorworks Seus Desejos Atendidos Você pediu, e vai receber. Nós perguntamos aos usuários sobre a funcionalidade e eficiência global de nossas aplicações. Desde um clique a menos no mouse, até mudar mais rapidamente de vista, para conceder-lhe liberdade em seu projeto sem restrições. Nossa meta é ajudá-lo no processo de seus projetos e na realização de suas maiores inspirações. Acesso Mais Rápido a Parâmetros de Uso Frequente Prepare-se para economizar tempo. Agora você pode acessar ajustes de ferramentas usados frequentemente diretamente da barra de ferramentas, sem precisar abrir uma janela de definição. Modificar por Valor de Registro Agora você possui um conjunto muito poderoso de opções para aplicar alterações em objetos selecionados ou em todo o desenho a partir de valores de registros. Com este comando você pode modificar os atributos de objetos, redimensionar objetos e até mesmo criar extrusões para objetos que compartilhem um valor específico de registro. Modo Raio X 2D Chega de pique esconde! Pressione B quando estiver utilizando a ferramenta de seleção e poderá ver e selecionar com facilidade os objetos que estiverem escondidos atrás de objetos preenchidos. O comando Modificar por Valor de Registro torna fácil realizar alterações na geometria ou nos atributos de objetos de acordo com um valor comum de registro. Acesse as ferramentas mais utilizadas diretamente na barra de ferramentas. O modo Raio X 2D é um grande economizador de tempo. Simplesmente utilize B para ver, selecionar, e modificar objetos escondidos.

16 16 Para maiores informações, visite: Seleção Coincidente Passe o mouse sobre múltiplas bordas ou vértices de objetos, e seu cursor lhe dará uma indicação visual de que têm mais de um objeto disponível para seleção. Você pode usar o comando do clique com botão direito ou J para navegar até o objeto de sua escolha. Visualização de Bordas de Intersecção em Linhas Escondidas Uma nova opção de Apresentação em Linhas Escondidas faz o Vectorworks calcular e desenhar as linhas entre geometrias interseccionadas. Visibilidade e Navegação Mais Rápida em Viewports Nós melhoramos significativamente a velocidade de navegação entre folhas e entre camadas de folha para camadas de projeto com arquivos maiores. Agora a apresentação com linhas escondidas tem a opção de desenhar linhas para interseção de geometria. Você perceberá a grande melhora na velocidade de zoom no Vectorworks Desenho original cortesia de Jeffrey Brauer. Zoom Otimizado Consiga um melhor zoom WYSIWYG, com menos distorção em arquivos não complexos. Novas Opções de Fundo de Trabalho Com este novo recurso, você pode especificar cores de fundo personalizadas para vistas 3D, Topo/Planta e camadas de folha para distingui-las e reconhecê-las facilmente. Edição de Símbolos de Página Agora você pode editar símbolos de página baseados no tamanho da folha. Use a nova opção de Fundos de Trabalho para identificar a vista em que está trabalhando. Vectorworks 2011 Vectorworks 2012 Criação de Formas Fechadas a Partir de Curvas Abertas Crie formas fechadas a partir de curvas abertas utilizando a Ferramenta de Deslocamento. Imagem cortesia de GDP Architects Sdn Bhd.

17 Novos Recursos - Vectorworks Suporte a Objetos Planos em Edição de Símbolos Aproveite o novo comportamento padrão intuitivo para edições básicas como colar em objetos 2D. Mais Preferências Rápidas Atendendo a pedidos, nós aprimoramos um dos recursos favoritos do Vectorworks As Preferências Rápidas suportam as opções Mostrar/Esconder Grade e Mostrar Limites de Página. Opção de Visualização de Corte de Viewport Com uma simples opção na paleta de Informação de Objeto, você irá controlar facilmente as definições de visibilidade dos objetos com corte de viewport. Novas Opções de Planilhas Nossa nova planilha de dados remove barreiras e torna todo o processo de sua criação mais eficiente. Você terá contagem de caracteres ilimitados, maiores limites de orientação e soma de coluna, além de cálculos mais precisos para unidades e funções de documento. Preservação de Registros em Desagrupamento Você ganhará tempo mantendo suas informações associadas aos objetos, até mesmo quando desagrupá-los. Edição de Polilinhas em Arco Otimizada Editing polylines (and plug-in objects based on polylines) A edição de polilinhas (e objetos paramétricos baseados em polilinhas) nunca foi tão fácil. Utilize os controles de remodelagem e a paleta de Informação de Objeto para editar controles específicos de vértices como arcos, raios, cantos e cubos. Suporte a caracteres ilimitados com grandes limites para cálculos. Nova Hachura a Partir de Hachura Personalizada Salve seus mosaicos e hachuras personalizados como padrões para reutilizá-los facilmente. Criação de Curva Normal e Tangente com a Ferramenta de Análise Ficou fácil criar curvas NURBS tangentes é só utilizar a Ferramenta de Análise para criar uma forma curva a partir de um ponto em uma curva ou superfície NURBS. Planilha de Desenvolvimento Integrada Nós te demos mais espaço para nomes. Agora, os campos de registro de nome suportam até 63 caracteres e campos de descrição caracteres são ilimitados. A planilha integrada também pode lidar com funções e cálculos de unidades com maior precisão. Mais Níveis no Menu Classe Nós expandimos a hierarquia de classes para suportar até quarto níveis. Opção A Partir da Classe para Janelas de Diálogos Agora você pode controlar a visibilidade gráfica A Partir da Classe para cores, estilos de linha e marcadores de controles de diálogo popup. Alterações de Configuração de Tela em 2012 Como o 2D e 3D se tornaram cada vez mais integrados, nós consolidamos ferramentas para que a remodelagem, inserção de símbolo, ferramentas de círculos e arcos NURBS, ferramenta de retângulo extrudado, ferramenta de polígono extrudado e ferramenta cilindro, funcionem como uma só: 2D e 3D.

18 18 Para maiores informações, visite: Líder em Projetos de Paisagismo Nossas capacidades de GIS são as melhores que você pode encontrar em qualquer solução CAD/BIM. Com o Vectorworks, você pode facilmente georeferenciar com a mais precisa informação disponível. O programa irá lhe informar quando o modelo do terreno está desatualizado, e nós lhe proporcionamos mais controle sobre o design da área pavimentada ou calçada do projeto. Com estes avanços, você pode projetar com maior confiança. GIS Com nossas novas capacidades de GIS, você pode georeferenciar informação em cada camada de projeto do Vectorworks, transformar geometria em uma projeção diferente do mapa ou sobre o sistema de coordenadas georeferenciado, e usufrua também das funções melhoradas de importação e exportação de Shapefile. Melhorias na Modelagem de Terreno Novo feedback visual irá notificá-lo quando o modelo está desatualizado. Nós também adicionamos diálogos de alerta para informá-lo se você está perdendo contornos quando as faixas de elevações são atualizadas. Imagem cortesia de Geodaten Landesamt für Vermessung und Geoinformation Bayern, 3754/10. Armazene facilmente informação georeferenciada em Camadas de Projeto, ou ainda transforme geometria existente para uma projeção de mapa específica. Você pode realizar tudo isto agora mesmo no Vectorworks Landmark.

19 Novos Recursos - Vectorworks Mudanças Diversas do Landmark Agora o Objeto de Área de Paisagismo possui controle mais claro sobre os percentuais de taxa de distribuição e cobertura personalizada. Também, nós aprimoramos os ajustes de deslocamento para o comando Criar Parede Escalonada e nós melhoramos os campos de Novas Necessidades de Água e Zona Climática no banco de dados de Plantas. Melhores Objetos de Estaca Entre outros avanços inteligentes, você notará os seguintes novos parâmetros e novos valores para parâmetros existentes no deslocamento de marca de Estaca e campos de rotação de marcador: para os estilos de marcador Nenhum e Triângulo Preenchido, e opções de Coordenada de Pontos XY e XYZ. Avanços do Modificador de Muros de Retenção Personalize a forma e a elevação dos pads base dos modificadores de terreno. Adicionalmente, as laterais do modificador de terreno podem ser remodeladas em torno dos muros de retenção. Melhorias em Áreas de Piso Graças às diversas sugestões em áreas pavimentadas, nós realizamos mudanças significativas. Você notará um controle melhor sobre a criação de áreas pavimentadas, uma nova opção de conversão entre configurações de contorno e de caminho, e a possibilidade de especificar diferentes tamanhos de tamanhos de padrões para pavimentos Grade e de Corrida. Usufrua do melhor comando de Muros Escalonados, Objeto de Área de Paisagismo, e a habilidade de incluir informação de necessidade de água e informação de zona climática na base de dados de plantas. Imagem cortesia de Tamsin Slatter.

20 20 Para maiores informações, visite: Imagem cortesia de Jim Woodward, Exhibit Logic LLC

21 Novos Recursos - Vectorworks Líder em Projetos na Área de Entretenimento Temos orgulho se ser a referência em software para projetos de iluminação de eventos e shows. Nós ganhamos a confiança de premiados designers de todo o mundo, e nós trabalhamos continuamente para mantê-lo. Desenvolvemos nesta nova versão uma intuitiva ferramenta de Foco, introduzimos um inteligente Objeto de Acessórios de Tecidos e ainda melhoramos a já fácil de usar integração com Lightwright. Aqui estão algumas recentes melhorias que manterão seu trabalho no topo. Nomes de Cores para Dispositivos de Iluminação Para economizar seu tempo, cores de gel atribuídos a dispositivos de luz são agora automaticamente adicionadas como cores nomeadas no documento. Utilize qualquer uma das escolhas ilimitadas de cores nas paletas de cores. Faça uso do novo objeto de Cortina para criar seus próprios elementos de cortinas, bordas e divisórias. Objeto de Cortinas Criado por Landru Design, o novo Objeto de Cortinas permite criar facilmente cortinas, bordas e modelos de divisórias, tanto em configurações retas como curvas. Foco de Dispositivos de Iluminação em Multi-circuitos Dispositivos de iluminação de multi-circuitos agora se re-orientam automaticamente para pontos de foco. Simplesmente mova seu ponto de foco e observe seu instrumento se atualizar para acompanhar o foco. Atualização da Troca de Dados com Lightwright Nós otimizamos a conexão com o Lightwright, o padrão em documentação de iluminação. Agora o arquivo de troca de dados não apenas atualiza quando o documento recebe um foco, como também se atualiza quando uma camada é removida. Nós adicionamos suporte para o comando desfazer, incluída documentação apropriada para dispositivos de iluminação duplicados, e removidas as limitações de caminho de arquivo. Melhor Manipulação de Dispositivos de Iluminação Duplicados e Posições Faça uso mais eficiente de operações de espelhamento e duplicação sabendo que os dispositivos de luzes e os objetos de posição possuem dados únicos que não são duplicados.

22 22 Para maiores informações, visite: Objetos de Tela de Vídeo Modernizados Os poderosos objetos de Tela de Vídeo agora provêm ainda mais flexibilidade para posicionamento e visualização das Telas de Vídeo. Você pode posicionar lentes baseando-se na distância, faça suas telas acenderem, e calcule a medida das lentes baseando-se na localização do projetor e da tela. Tela de Vídeo LED Um novo objeto de Tela de Vídeo LED, originalmente criado pela Landru Design, lhe permite modelar e representar telas LED de baixa resolução, em uma série de configurações e formatos. Especifique a altura e largura da forma do modulo, formato da matriz, e a estrutura base para a criação do objeto. Foco dos Instrumentos no Próximo Clique O foco dos instrumentos é ainda mais intuitivo. Simplesmente clique com botão direito no instrumento ou instrumentos selecionados e escolha o novo comando para focá-los no próximo clique. Simplesmente clique com botão direito para focar seus instrumentos de iluminação. Imagem cortesia de Jim Woodward, Exhibit Logic LLC. Acelere Seus Projetos em 2012 Aumente sua eficiência. Eleve sua produtividade. Vá aonde quiser. O Vectorworks 2012 possui as ferramentas para você criar os projetos mais sofisticados em menos tempo. Saiba mais em Vectorworks Realize Suas Maiores Inspiraçãoes Adicione telas de LED em seus projetos usando a nova ferramenta de tela de vídeo LED. Imagem cortesia de Jim Woodward, Exhibit Logic LLC. Faça sua tela acender, posicione lentes baseando-se na distância, ou calcule a medida da lente baseando-se na localização do projetor e da tela.

23 Novos Recursos - Vectorworks

24 Nemetschek Vectorworks, Inc Riverwood Drive, Columbia, MD USA T F Nemetschek Vectorworks, Inc. Vectorworks e Renderworks são marcas registradas de Nemetschek Vectorworks, Inc. Requisitos do Sistema Mac OS X ou superior QuickTime Processador Intel Core 2GHz ou superior Unidade DVD-ROM de dupla camada Resolução de tela 1280 x bit de profundidade de cor ou superior Distribuidor e Centro Autorizado de Treinamento CAD Technology Sistemas Rua Helena 218 cj 1305 São Paulo - Brasil comercial@cadtec.com.br Tel: (11) Fax: (11) Windows XP SP 3 Windows Vista SP 2 Windows 7 QuickTime até (versões superiores não são recomendadas) Pentium 2GHz ou superior Unidade DVD-ROM de dupla camada Resolução de tela 1280 x bit de profundidade de cor ou superior Vectorworks Mínimo de 1GB de memória; recomendado 4GB 10GB de espaço livre em disco Vectorworks com Renderworks Mínimo de 2GB de memória, recomendado 4GB 10GB de espaço livre em disco Vectorworks Designer Mínimo de 1GB de memória; recomendado 2GB 10GB de espaço livre em disco Vectorworks Designer com Renderworks Mínimo de 2GB de memória, recomendado 4GB 10GB de espaço livre em disco Acesse para informações atualizadas. FPO

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

Kobo Desktop. Manual do Usuário

Kobo Desktop. Manual do Usuário Kobo Desktop Manual do Usuário Kobo Desktop Manual Do Usuário Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o

Leia mais

Composição de Layout no Terraview

Composição de Layout no Terraview MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior DEPEM MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Executiva Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2.

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2. 1. Introdução ao Adobe Illustrator CC 1.1. Novidades do Illustrator CC 1.2. Abrir o Programa 1.3. Criar um Novo Documento 1.4. Área de Trabalho 1.4.1. Paletas e Painéis 1.4.2. Menus de Contexto 1.4.3.

Leia mais

Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes

Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes 1 Índice Introdução............................................... 3 Conexão do software ao Computador de Desempenho Wattbike tela padrão Polar e edição

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda.

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tipos de Conexões Veremos nestes exemplos os Tipos de Conexões entre obejtos existentes no Active3D, o objetivo é mostrar de uma forma bem prática a aplicação

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Esse guia de prático de acompanhamento e consulta visa balizar as aulas apresentadas através das vídeo aulas. É fundamental que você assista em

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Apresentação Prática

Apresentação Prática Apresentação Prática Este curso contém exercícios com editor de texto Word e também exemplos de acesso à Internet e deve ser utilizado para a apresentação do Método de ensino a pessoas que já tenham tido

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Alternar entre o

Leia mais

Educação Digital... 41... 19

Educação Digital... 41... 19 Versão 1.1 ... 3... 3... 3... 3... 3... 4... 4... 6... 9... 9... 10... 13... 15... 16... 16... 17... 18... 19... 21... 23... 27... 41... 42... 43... 44... 46... 60... 65 2 A aplicação 20 Manual é um novo

Leia mais

Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5. Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 6. Como classificar a sua biblioteca...

Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5. Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 6. Como classificar a sua biblioteca... Kobo Desktop Manual Do Utilizador Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 6 Como

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 - Informática Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView Essa aula apresenta o software TerraView apresentando sua interface e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados neste documento bem como o executável

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos 3D, maquetes

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional O Sistema GeoOfficeGPS é uma ferramenta de automação desenvolvida pela Solution Softwares LTDA-ME para auxiliar no armazenamento e manipulação de dados

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS O que compõe o software: O Promob éum software pago. A Procad eventualmente oferece preços promocionais para alunos da Universidade em função da parceria travada entre elas.

Leia mais

CRIANDO MDT. Para criar o MDT Selecione o botão Modelagem ou clique na área esquerda da do programa onde se terá a opção criar Nova Modelagem.

CRIANDO MDT. Para criar o MDT Selecione o botão Modelagem ou clique na área esquerda da do programa onde se terá a opção criar Nova Modelagem. CRIANDO MDT Um MDT no programa AutoGeo tem como finalidade servir como base de dados para informações que servirão para os cálculos a serem realizados tudo que se for projetado a base vem do modelo digital

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

Diferenças da versão 6.3 para a 6.4

Diferenças da versão 6.3 para a 6.4 Release Notes Diferenças da versão 6.3 para a 6.4 Melhorias Comuns ao Sistema Help O Help Online foi remodelado e agora é possível acessar os manuais de cada módulo diretamente do sistema. Mapeamento de

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

REVIT ARQUITECTURE 2013

REVIT ARQUITECTURE 2013 REVIT ARQUITECTURE 2013 O Revit 2013 é um software de Tecnologia BIM, que em português significa Modelagem de Informação da Construção. Com ele, os dados inseridos em projeto alimentam também um banco

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online.

O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online. Webconference Wittel O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online. Com ele você poderá fazer vídeoconferência, compartilhar arquivos, aplicativos e conteúdo do desktop, além de realizar

Leia mais

Manual do Usuário. Sumário. 1. Introdução...2. 2. Utilização do site...2. 2.1. Mapa de Vitória...3. 2.2. Aplicativos...14. 2.3. Downloads...

Manual do Usuário. Sumário. 1. Introdução...2. 2. Utilização do site...2. 2.1. Mapa de Vitória...3. 2.2. Aplicativos...14. 2.3. Downloads... GEOWEB VITÓRIA MANUAL DO USUÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFA / SUBTI Manual do Usuário Projeto GeoWeb Vitória Analista Luiz Felipe de Lima Pinto Data 04/11/2013

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais