Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Bragança Paulista Plano de Gestão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Bragança Paulista Plano de Gestão"

Transcrição

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Bragança Paulista Plano de Gestão Candidatura a Diretor Prof. Ms. Mauricio Costa Carreira Abril/2013

2 Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender Paulo Freire

3 Sumário I. INTRODUÇÃO... 4 II. CORPO DISCENTE... 5 III. CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO... 7 IV. CORPO DOCENTE... 8 V. INFRA ESTRUTURA... 9 VI. AÇÕES ADMINISTRATIVAS VII. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO VIII. AÇÃO SOCIAL... 12

4 I. INTRODUÇÃO Como diretriz de nosso plano gestão para o Campus Bragança Paulista pretendemos nos próximos quatro anos, pautar-nos pelos seguintes princípios: Democracia: A comunidade acadêmica como um todo, traçando e decidindo os rumos de nossa instituição. Participação: Colaborando e atuando em conjunto, participando de todos os debates no que se refere aos rumos traçados e decisões. Transparência: Tornar pública todas as decisões de maneira clara, objetiva e eficiente. Este ponto se refere a todos os atos, informações e decisões tomadas. Diálogo: Acreditamos na necessidade de canais livres e democráticos, abertos e funcionando sempre em conjunto com os servidores docentes, servidores técnicos administrativos, alunos, pais de alunos, e comunidade Bragantina, no intuito de garantir o direcionamento do projeto pedagógico do IFSP campus Bragança Paulista, garantindo dessa forma uma Gestão transparente e democrática junto a todos os envolvidos no desenvolvimento de nosso campus. Dentro dos princípios descritos acima, propomos como objetivos gerais este plano de gestão de nossa candidatura à diretoria do IFSP Campus Bragança Paulista: 1- Discutir e firmar os compromissos assumidos e direcionar as futuras ações do novo diretor mediante exposição clara e objetiva à comunidade do campus; 2 - Nortear o conjunto de ações que serão desdobradas, aprofundadas e atualizadas dentro do período do mandato de quatro anos com suas devidas avaliações; 3 Expor e discutir frente à comunidade do campus, os aspectos que demandam mudanças, com base no processo democrático de participação; 4 - Balizar o detalhamento do cronograma em suas respectivas ações, objetivos e estratégias; 5 - Expor e nortear, sempre, os valores a serem seguidos por esta gestão.

5 Diretrizes Gerais II. CORPO DISCENTE Fomentar o debate e criação de ações concretas para a geração de um ambiente transparente e democrático. Desenvolver recursos e meios pra uma formação completa, visando que os alunos desta Instituição estejam realmente se formando e se fortalecendo como pessoas em todos os sentidos - tanto no que se refere aos aspectos técnicos e científicos, como em seu comportamento social, ético e humano. Criar e adequar espaços didáticos apropriados para estudos, experimentos, desenvolvimento e capacitação acadêmica dos alunos, visando às necessidades dos mesmos, de forma condizente com os horários de aulas. Apoiar e incentivar a criação do Grêmio de Representação Estudantil e Centro Acadêmico. Ampliar e fortalecer todos os canais de participação estudantil nas decisões institucionais. O corpo todo da instituição, participando de forma ativa da discussão, como por exemplo, na criação de novos cursos, alteração de grades curriculares e demais assuntos referentes às melhorias das condições de ensino. Fortalecer e ampliar o Programa de Bolsas de Iniciação Científica, com ênfase na transparência no processo de seleção. Criar, agilizar mecanismos e fortalecer o apoio institucional, visando a participação em eventos tais como Bragantec, Febrace, Concistec entre outros de interesse da comunidade acadêmica. Transformar os mecanismos de comunicação do IFSP-Campus Bragança Paulista, tornando estes canais mais eficientes, eficazes e democráticos, estabelecendo, por exemplo, O dia fale com o Diretor, além do horário de atendimento normal do cotidiano. Instituir um espaço no Campus com atividades sócio culturais diárias, aproveitando o horário do almoço.

6 Debater, buscar soluções e definir políticas transparentes e objetivas, no que se refere à política de redução da evasão escolar. Promover mecanismos institucionais que ofereçam e favoreçam a pratica de estudos do nosso meio de atuação, nas diversas áreas do conhecimento. Estabelecer um programa de acompanhamento de egressos. Estabelecer políticas culturais, sociais e educativas, na recepção de alunos novos e respectivos familiares (ensino médio) e na Semana dos Calouros (ensino superior). Fortalecer os mecanismos de aprendizagem, em auxílio aos alunos vestibulandos. Incentivar e apoiar a pratica de modalidades esportivas dentro do campus, bem como a criação e participação em olimpíadas escolares. Desenvolver campanhas de Saúde e Bem Estar.

7 III. CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO - Implantar o regime único de trabalho de 30 horas semanais. - Abrir debates em conjunto ao corpo dos Técnicos Administrativos, buscando soluções no que se refere à questão de novas formas de privilegiar o mérito dos servidores, buscando reduzir a prática de desvios de função, bem como melhor aproveitamento da capacidade, competência e preferência dos mesmos. - Fortalecer os mecanismos democráticos, no que se refere à escolha de suas lideranças, coordenadorias e gerências. - Adequar em número, gênero e grau, do quadro de funcionários administrativos desta Instituição. - Desenvolver políticas claras e objetivas, visando ampliação na quantidade de servidores, buscando desta forma, soluções e um atendimento eficiente da comunidade acadêmica em tempo integral. - Melhorar e dar maior eficiência no funcionamento dos diversos departamentos da Instituição laboratórios, biblioteca, secretaria e cantina. - Elaborar programas sobre políticas de auxílio, e no acolhimento de novos servidores. - Estabelecer políticas transparentes de capacitação em conformidade com o regimento geral da Instituição.

8 IV. CORPO DOCENTE - Encontrar soluções visando ampliar o quadro de servidores, garantindo desta forma um melhor desenvolvimento e crescimento acadêmico da Instituição; - Estimular e criar melhores condições de desenvolvimento no que refere à qualificação continuada dos professores; - Buscar soluções e apoio, visando o incentivo necessário e abrangente à participação de nosso corpo docente em eventos científicos, tecnológicos e comunitários. - Incentivar treinamentos a todos os docentes no CTI (Centro Tecnologia da Informação) gerando oportunidade de pesquisas em parcerias com outras instituições. - Democratizar e criar mecanismos de maior transparência, visando à escolha dos coordenadores de área/curso, através do debate e pleito democrático em todos os níveis - inclusive no que se refere aos novos cursos. - Melhorar e adequar os espaços físicos da instituição, para desenvolvimento das mais diversas atividades acadêmicas. - Elaborar procedimentos administrativos definidos, visando uma condução das diversas atividades acadêmicas de forma ágil e objetiva. - Estruturar a Semana de Planejamento, objetivando atender as necessidades do Campus e seus docentes. - Incentivar de modo amplo e irrestrito, cursos, palestras e workshops, no que se refere à capacitação dos docentes em relação à submissão de projetos frente às Instituições de Fomento de pesquisa científica e tecnológica.

9 V. INFRA ESTRUTURA - Fazer valer nossos direitos conquistados no que se refere ao uso dos Recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil PNAE. Além de buscar outros recursos e destinos possíveis aos recursos do plano descrito acima: Auxílio Alimentação. Auxílio Moradia. Auxílio Saúde. - Implantar e organizar laboratórios de informática, de forma que os mesmos possam ser abertos e utilizados de maneira otimizada em todo o período letivo, visando um melhor aproveitamento dos alunos na realização de seus trabalhos escolares e pesquisa. - Desenvolver ações para um melhor uso da Internet nas dependências do Campus, com a liberação do acesso ao Wi-Fi para todos os alunos. - Melhorar a infraestrutura e manutenção do patrimônio físico do Campus. - Reestruturar o layout da biblioteca, visando desta forma a melhor distribuição do atual acervo, bem como das novas aquisições. - Criar espaços para que se possam fazer refeições nas dependências do campus. - Melhorar e adequar as instalações das salas de aula, especialmente ao que diz respeito à quantidade e qualidade das carteiras e ao problema de ventilação/climatização. - Melhorar as instalações dos laboratórios, criando melhores condições, além de um melhor aproveitamento das aulas práticas, estudos e pesquisa desenvolvidos no local. - Implantar meios internos de comunicação mais eficientes, murais, melhor aproveitamento do site do campus e criação de institucional para todos os membros da comunidade acadêmica. - Ampliar e melhorar a banda larga Internet.

10 VI. AÇÕES ADMINISTRATIVAS - Atuar em defesa de ações, que venham a contribuir para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida dos professores, alunos e servidores. - Definir de forma clara, a visão e objetivos desta administração, que venha atender a toda comunidade, estabelecendo um planejamento transparente e estratégico, tanto a curto, como a médio e longo prazo. - Tornar claro e transparente, bem como gerar meios para facilitar o acesso e a divulgação do regimento interno, do organograma institucional para servidores e garantir melhorias e normalização nas rotinas e procedimentos internos. - Trabalhar por um eficiente sistema de avaliação institucional da unidade. - Criar canais para que os servidores de diversas áreas possam atuar dentro de sua responsabilidade na área de compras - Garantir a transparência ativa na administração orçamentária. - Aumentar e gerar recursos para produção de materiais institucionais, de melhor qualidade. - Cria um conselho deliberativo permanente com participação de todos os setores ligados a este Campus, visando maior caráter democrático às deliberações estabelecidas. - Promover reuniões gerais periódicas. - Informatizar o sistema de registro de notas e disponibilizar o mesmo na web. - Estabelecer um canal permanente aberto, visando aprofundar e estreitar o relacionamento e parcerias com as prefeituras e câmaras municipais da região Bragantina. - Liberar o uso de notebook em todos os laboratórios de informática. - Melhorar as condições de uso do estacionamento para servidores.

11 VII. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - Dar total apoio aos órgãos representativos e livremente eleitos pelo corpo de estudantes Centros Acadêmicos e Grêmio. - Incentivar e apoiar uma política transparente, efetiva de intercâmbio, com atualização permanente dos cursos oferecidos; - Buscar parcerias com empresas da região, para elaboração de projetos por nós desenvolvidos, atendendo à demanda interna das organizações, integrando nossa Instituição à comunidade produtiva da região. - Dar os primeiros passos efetivos, para criação do primeiro curso de Engenharia em Instituição Pública na Região Bragantina. - Formar uma comissão permanente, visando estudar e elaborar a criação/implantação de cursos de pós-graduação latu-sensu e stricto-sensu, que atenda aos interesses regionais. - Oferecer maior número de cursos de extensão nos diversos segmentos de interesses acadêmicos. - Promover ações visando um aumento expressivo da visualização de nosso Campus, nos diferentes meios de mídia e comunicação. - Melhorar a divulgação das oportunidades de intercâmbio de estudos aos servidores e alunos. - Melhorar os patamares de independência institucional, no que se refere aos acordos de pesquisa. - Ampliar e criar oportunidades de estágios, tanto no setor produtivo, quanto no setor educacional; - Estabelecer critérios transparentes e específicos, para maior e melhor capacitação dos professores, seguindo os interesses do IFSP em ciência e tecnologia.

12 VIII. AÇÃO SOCIAL - Gerar e estimular junto a nossa comunidade, ações de caráter socioambiental, visando o bem estar comum, colocando como prioridade, a prática de reciclagem, campanha de redução de gastos de materiais, energia, água, entre outros. - Ampliar parcerias e convênios com diferentes órgãos, visando a criação de um plano de estágios. - Criar um programa de acolhimento a novos servidores. - Ter como garantia uma gestão democrática com meritocracia. - Realizar reuniões periódicas em conjunto com pais, voluntários e comunidade em geral, para uma discussão mais ampla e democrática dos problemas de nossa comunidade (escola). Reunião, essa, extra à reuniões de pais/coordenação. Bragança, Paulista, 18 de abril de Prof. Ms. Maurício Costa Carreira Doutorando em Física pelo INPI Mestre em Física Médica pela USP Licenciado em Física pela UFSCAR Professor desde 1989.

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53 O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza no dia 19 de novembro as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 19 câmpus. Para a Reitoria, concorrem três candidatos: Jesué Graciliano

Leia mais

Ricardo Agostinho de Rezende Junior. Por um c ampus melhor

Ricardo Agostinho de Rezende Junior. Por um c ampus melhor Por um c ampus melhor PROPOSTA E PLANO DE GESTÃO (2017 2020) Prof. Ricardo Agostinho de Rezende Junior CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL Campus Guarulhos APRESENTAÇÃO Ensinar não é transferir conhecimento, mas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS

PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS Lúcio Mauro Souza Borges Em defesa do campus, por uma educação participativa Santo Antônio de Jesus 2019

Leia mais

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação?

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? Na Unidade Des. sei/ se Pós- Co você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? 90,06% 6,63% 2,76% 0,55% Possuir currículos interdisciplinares,

Leia mais

Quantificação das Metas com Cronograma:

Quantificação das Metas com Cronograma: Quantificação das Metas com Cronograma: O Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 da FAHE, o principal documento orientador de sua gestão atual, traça caminhos que orientarão a Administração Superior

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA. Proposta de Trabalho

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA. Proposta de Trabalho INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA Prof o : Epaminondas Silva Macêdo Proposta de Trabalho Gestão 2014-2017 - Jacobina/2013

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Câmpus São Paulo Pirituba PROPOSTA DE GESTÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Câmpus São Paulo Pirituba PROPOSTA DE GESTÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Câmpus São Paulo Pirituba PROPOSTA DE GESTÃO Agosto de 2018 a abril de 2021 Francisco Manoel Filho Candidato ao cargo de Diretor

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Pós-Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da UFV? 2 - Você conhece o Plano de Gestão da UFV? A

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação 1 Publicização dos resultados no sítio

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

Fonoaudiologia. Avaliação Acadêmica Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Fonoaudiologia. Avaliação Acadêmica Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 7.76 16 6.4 15 8.75 1 5 1 15 2 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Avaliação Acadêmica 2017

Avaliação Acadêmica 2017 geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 7.85 677 6.53 7 169 7.65 35 2k 4k 6k 8k por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Fisioterapia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Fisioterapia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 8.62 4 6.6 381 8.75 1 1 2 3 4 5 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Odontologia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Odontologia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 8.13 54 6.54 234 1 1 5 1 15 2 25 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO. Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês

PLANO DE TRABALHO. Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês PLANO DE TRABALHO Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês PROJETO: Gestão 2014-2018 TÍTULO DO PLANO: Por uma gestão de todos. NOME DO CANDIDATO: Natanaildo Barbosa Fernandes PERÍODO: 2014-2018 OBJETIVO

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 7 22/12/2016 11:06 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS IGUATU Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em cursos

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

CHAPA 1. Proposta Bienal de Trabalho Diretoria do Gemar Marques do Herval Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

CHAPA 1. Proposta Bienal de Trabalho Diretoria do Gemar Marques do Herval Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul Proposta Bienal de Trabalho Diretoria do Gemar Marques do Herval - 139 Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul CHAPA 1 Diretor Presidente: Ângelo Gamba (Chefe Fá) Diretor Administrativo: Vanderlei Cesca

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Gráficos comparativo da participação por segmento no triênio 2015 a 2017 8 7 6 5 4 Ano

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Plano de Gestão 2017 Unidade: CAMPUS TEFE

Plano de Gestão 2017 Unidade: CAMPUS TEFE INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE PLANEJAMENTO E DE PROJETOS EMITIDO EM 16/02/2018 14:19 PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS METAS Plano de Gestão 2017 Unidade: CAMPUS TEFE EN01-M1-A2 Diversificar

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional. Plano de Metas e Ações ( ) DIMENSÃO I - A Missão e o PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional. Plano de Metas e Ações ( ) DIMENSÃO I - A Missão e o PDI DIMENSÃO I - A Missão e o PDI Construir/redefinir a Identidade Corporativa > Missão, Visão e Valores Capacitar a instituição para atender ao Programa de Qualidade no Ensino Superior defendido pelo MEC

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS DA

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 9 22/12/2016 14:09 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS UBAJARA Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

Avaliação Institucional Coodernadores

Avaliação Institucional Coodernadores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade de

Leia mais

CARTA PROGRAMA. Marta de Lana e José Geraldo A. de A. Brito

CARTA PROGRAMA. Marta de Lana e José Geraldo A. de A. Brito CARTA PROGRAMA Marta de Lana e José Geraldo A. de A. Brito APRESENTAÇÃO É com entusiasmo e motivação que nos apresentamos como candidatos a Reitora e Vice-Reitor da Universidade Federal de Ouro Preto com

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL CHAPA: HUMANIDADE TRABALHO E TRANSPARÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL CHAPA: HUMANIDADE TRABALHO E TRANSPARÊNCIA CHAPA: HUMANIDADE TRABALHO E TRANSPARÊNCIA 1 APRESENTAÇÃO A Chapa Humanidade, Trabalho e Transparência é composta por integrantes de diferentes formações acadêmicas com visões que se complementam, e buscará,

Leia mais

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO Nesta proposta, que se enquadra perfeitamente no objetivo da Autoavaliação que é identificar o perfil e o significado de atuação da UFSJ, por meio de suas atividades, cursos,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETOR GERAL DO CAMPUS UMIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

PLANO DE AÇÃO PARA CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETOR GERAL DO CAMPUS UMIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PLANO DE AÇÃO PARA CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETOR GERAL DO CAMPUS UMIRIM DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Anderson Ibsen Lopes de Souza UMIRIM-CE Fevereiro de 2018 SUMÁRIO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS PALMAS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS PALMAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS PALMAS CANDIDATURA A DIRETOR- GERAL VALCI FERREIRA VICTOR PLANO DE AÇÃO PARA A GESTÃO 2014-2018 EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2018 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Quadriênio

PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Quadriênio PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS Quadriênio 2018-2022 Candidata: Prof. Dra. Dalva Maria de Castro Vitti SÃO CARLOS SP Março 2018 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 PERFIL PROFISSIONAL DA

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Quando se contempla a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se passe

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC)

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC) Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso Computação (CCLC) Planejamento Estratégico 2018 2022 Apresentação: O curso Computação da Universidade Federal do Paraná

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO CHAPA ÚNICA

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO CHAPA ÚNICA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO CHAPA ÚNICA ELEIÇÃO DE DIRETORES - CESU MANDATO 2018/2020 DIRETORA: Rosângela Campos VICE-DIRETORES: Sergio Oscar e Marta Britto Acreditamos que dentro da

Leia mais

CRESCER E EXPANDIR PLANO DE GESTÃO

CRESCER E EXPANDIR PLANO DE GESTÃO Anderson Barbosa CRESCER E EXPANDIR PLANO DE GESTÃO 2019-2023 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ IFPA - RESOLUÇÃO Nº 229/2018 PROCESSO DE CONSULTA À COMUNIDADE

Leia mais

PLANO ANUAL DE AÇÕES E METAS DE 2017 CAMPUS : BREVES. Captação de recursos em andamento

PLANO ANUAL DE AÇÕES E METAS DE 2017 CAMPUS : BREVES. Captação de recursos em andamento Objetivo Indicadores Metas Estratégias Valor Estimado (R$) 1 - Consolidar os cursos ofertados pelo IFPA. Quantidade de políticas implementada s em articulação com Próreitorias e. META 4 - Implementar 3

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Uma vez que se contemple a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se

Leia mais

Avaliação Institucional Professores

Avaliação Institucional Professores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 5 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade

Leia mais

Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas.

Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas. NOR001 Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas. NOR002 Capacitação de servidores para utilização de softwares educacionais

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018 SERVIÇO PÚBLICO FERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FERAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA SENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO SEVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI - 2019 a 2023) PLANEJAMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS TERESINA CENTRAL PLANO DE AÇÃO Em atendimento ao disposto no

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP REGULAMENTO DE PESQUISA SOBRAL-CEARÁ 2015 I- POLÍTICA DE PESQUISA Art.1º O Instituto Superior

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que?

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que? ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CCSH Questão Geral 1.1 Como você percebe a utilização dos resultados da autoavaliação como subsídio à revisão, proposição e implementação das ações

Leia mais

Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis PLANO DE GESTÃO 2011/2015 Universidade Pública, Qualidade e Compromisso Social Ivan Esperança Rocha (Diretor) Ana Maria Rodrigues

Leia mais

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo.

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILAGO Q1 A UNILAGO define com clareza sua missão 4,19 Q2 A UNILAGO define com clareza

Leia mais

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos DEFINIÇÃO MISSÃO E VISÃO Missão MISSÃO Atuar como uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108 PROGRAMA Nº- 108 AMPLIAÇÃO DO PROJETO VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA SUB-FUNÇÃO: 361 ENSINO FUNDAMENTAL Proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal de Volta Redonda atividades musicais diversas nos

Leia mais

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Maio/2016 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Leia mais

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos Regulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba IF SUDESTE MG Campus RP CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

PLANO DE GESTÃO PROFº PAULO DE TARSO VILARINHO CASTELO BRANCO. Eleição de Reitor e Diretor Geral de Campus. EDITAL 01/2016 Comissão Eleitoral Central

PLANO DE GESTÃO PROFº PAULO DE TARSO VILARINHO CASTELO BRANCO. Eleição de Reitor e Diretor Geral de Campus. EDITAL 01/2016 Comissão Eleitoral Central GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS TERESINA CENTRAL Eleição de Reitor e Diretor Geral de Campus EDITAL 01/2016 Comissão Eleitoral Central PLANO DE GESTÃO PROFº PAULO DE TARSO VILARINHO CASTELO

Leia mais

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica Plano Estratégico de Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção CÂMPUS REGISTRO DIAGNÓSTICO QUALITATIVO Nível de Ensino: Educação Básica Cursos Principais CAUSAS de Evasão e Retenção

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR ATUALIZAÇÃO DOS PPC s O PAPEL DOS DEPARTAMENTOS E DEMAIS AGENTES ENVOLVIDOS... ATUALIZAÇÃO DOS PPC s Contribuições da Comissão Central (DDE, DEP, DAEST,

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Avaliação Institucional 2013 (Síntese do Relatório Final) 2014

Leia mais

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO.

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2017 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009 1 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-14, de 2-3-2016, publicada no DOE de 03/03/2016, pág. 57 e 58 e republicada no DOE de 09/03/2016, pág. 60 Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes

Leia mais

PROPOSTA DE GESTÃO 2016 / 2019 Profº Vitor Silva Barbosa

PROPOSTA DE GESTÃO 2016 / 2019 Profº Vitor Silva Barbosa PROPOSTA DE GESTÃO 2016 / 2019 Profº Vitor Silva Barbosa Março/2016 1 Proposta de Gestão do Professor Vitor Barbosa ao cargo de Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 NATAL/RN MARÇO/2012

Leia mais

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento

Leia mais

PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR

PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR 2016-2019 Consolidar, Incluir e Unir com ética, transparência e responsabilidade SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 5 2 METODOLOGIA... 6 3 EQUIPE... 7 4 MAPA SITUACIONAL... 8 5 EIXOS

Leia mais

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio;

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio; RESOLUÇÃO UNESP Nº 14, DE 02 DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes do Sub-Programa Cursinhos pré-universitários da UNESP do Programa de Extensão Universitária "Divulgação, Orientação

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento Comissão Permanente de Avaliação Avaliação Departamental 2003 4 - ROTEIRO PARA AUTO-AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO Departamento: Responsável: Data: / / 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento 1.1.1.

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade Comissão Permanente de Avaliação Avaliação de Unidade 2003 2 - ROTEIRO PARA AUTO-AVALIAÇÃO UNIDADE DE ENSINO E PESQUISA Unidade: Responsável: Data: / / 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade 1.1.1.

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 - Bairro Pioneiros Ouro Branco

Leia mais

Chapa Prevenção & Trabalho: saudações a quem tem coragem

Chapa Prevenção & Trabalho: saudações a quem tem coragem Chapa Prevenção & Trabalho: saudações a quem tem coragem A chapa Prevenção & Trabalho: saudações a quem tem coragem foi criada pela observação de problemas levantados e apontados pelos discentes, docentes

Leia mais

Comissão do Planejamento Anual Propostas de Ações

Comissão do Planejamento Anual Propostas de Ações Comissão do Planejamento Anual 2018 Propostas de Ações Novembro de 2017 Comissão Diretor-geral JÉFERSON FERNANDO SOUZA WOLFF Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão GLÉDERSON LESSA DOS SANTOS

Leia mais

APÊNDICE A Questionários Aplicados

APÊNDICE A Questionários Aplicados APÊNDICE A Questionários Aplicados CPA Comissão Própria de Avaliação 60 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

PDI IFCE/PRPI

PDI IFCE/PRPI PDI 2014-2019 IFCE/PRPI Perspectiva dos Clientes da PRPI Expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica Captação de recursos externos para Pesquisa e Inovação Cronograma de Metas 01 R$ 34.000.000,00

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA - REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS COSTA RICA/MS 2009 I. IDENTIFICAÇÃO Entende-se por Atividades Complementares as atividades extracurriculares

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

Candidata: Adriana Rocha Silva PLANO DE AÇÃO Slogan: GESTÃO PRA VALER EDUCAÇÃO Cargo: Diretoria Geral do Campus Teresina Central

Candidata: Adriana Rocha Silva PLANO DE AÇÃO Slogan: GESTÃO PRA VALER EDUCAÇÃO Cargo: Diretoria Geral do Campus Teresina Central Candidata: Adriana Rocha Silva PLANO DE AÇÃO Slogan: GESTÃO PRA VALER EDUCAÇÃO Cargo: Diretoria Geral do Campus Teresina Central http://adrianaemcampanha.blogspot.com.br/ A. GESTÃO EM TODOS OS NÍVEIS E

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Planejamento Estratégico Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa 2015-2019 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PREMISSAS...

Leia mais

CARTA DE INTENÇÕES PARA A DIREÇÃO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CHAPA: PRA FRENTE DEF-2016

CARTA DE INTENÇÕES PARA A DIREÇÃO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CHAPA: PRA FRENTE DEF-2016 CARTA DE INTENÇÕES PARA A DIREÇÃO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CHAPA: PRA FRENTE DEF-2016 Na perspectiva de concorrer o processo eleitoral para escolha do Chefe e Vice-chefe do Departamento de Educação

Leia mais

Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005.

Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005. Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005. Curso Tecnólogo. em Processamento de Dados Autorização para Funcionamento Início do Funcionamento Autorizado pelo Dec.

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual nº 7.344, de CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual nº 7.344, de CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU Dispõe sobre o estabelecimento do Programa de Assistência Estudantil no âmbito da UESB e dá outras providências. O Conselho Universitário - CONSU da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, no

Leia mais