A Importância do ovo na saúde da população O ovo não é mais vilão- O que mostram os artigos cientificos e o que fazer com o tabu?

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1 A Importância do ovo na saúde da população O ovo não é mais vilão- O que mostram os artigos cientificos e o que fazer com o tabu? Lucia Endriukaite Nutricionista - CRN XVII SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA PECNORDESTE 2013 FORTALEZA - CE

2 1 ovo = 70 calorias Proteína Selênio Zinco Acido fólico Colina Ferro Magnésio Vitamina K Luteína e Zeaxantina Vit. B12 Vitamina D Riboflavina

3 Ovo como benefício à saúde Sistema imunológico: Vit A, D, E, selênio, zinco, proteina Colina, ácido fólico, Mg, B3 Mg Colina, B6, triptofano Luteína e zeaxantina Colina Cálcio, Mg, Cl, K Colina Zinco, Vit. A Ossos: Ca, vit D, Mg Para caminhar: B2, B3, biotina, Mg

4 70 calorias Proteína = albumina Proteínas Gorduras Vitaminas Minerais carotenóides

5 100 g = 20 g de gordura 100g = 27g de gordura 100g = 2 ovos = 9 g de gordura

6 As Gorduras do Ovo Gorduras do bem: 63% (mono e polinsaturadas) Gorduras do Mal: 37% ( saturadas)

7 As Gorduras do Ovo Monoinsaturadas Poliinsaturadas Saturadas Ac. Miristoleico Ac. Linoleico Ac. Caprilico Ac. Palmitoleico Ac. Araquidonico Ac. Caprico Ac. Oleico EPA Ac. Miristico DPA Ac. Palmitoleico DHA Ac. Palmitico Ac. Estearico Ac. Araquidico Ac. Behenico Ac. Lignocerico USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23 (2010)

8 As Gorduras do Ovo Composição Básica: 3,80g monoinsaturados ( 46,05%) 1,36g poliinsaturados (16,48%) 3,09g saturados (37,45%) USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23 (2008/2010)

9 As gorduras Manutenção das membranas celulares Função cerebral e impulso nervoso Fonte de energia Modulação dos processos inflamatórios. Transporte de Vitaminas lipossoluveis.

10 Colesterol 1 ovo tamanho médio extra ( 50g 60g) 186 mg mg USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23 (2010)

11 Colesterol Hormônios sexuais Integrante da membrana Celular Cérebro Vitamina D Síntese de Secreção biliar

12 Colesterol Produção endógena : 70%

13 Ovo é excluído da alimentação pelo seu teor de colesterol (AHA) + 25 anos de pesquisas Estudos provam que o ovo faz bem

14 Podemos comer 1 ovo/ dia mil profissionais de saúde no período entre 1980 e 1994 Objetivo: Associação entre o consumo de ovo e risco doenças cardiovasculares e isquêmica entre homens e mulheres Resultado: 1 ovo/dia não apresenta risco para DAC e cardiopatia isquêmica em homens e mulheres saudáveis pessoas com idade entre 40 e 59 anos Objetivo: Associação entre consumo de ovos e concentração de colesterol e risco cardiovascular Resultados: não houve relação entre o consumo de ovos e risco cardiovascular Nakamura et AL, 2006 British Journal of nutrition, vol 96,No 5, pp Hu,F. et al. Jama vol. 281 N15,1999

15 BMJ 2013;346:e8539 doi: /bmj.e8539 (Published 7 January 2013

16 BMJ 2013;346:e8539 doi: /bmj.e8539 (Published 7 January 2013

17 BMJ 2013;346:e8539 doi: /bmj.e8539 (Published 7 January 2013

18 O consumo de 1 ovo/ dia não eleva o risco de doenças coronarianas e acidente vascular cerebral em indivíduos saudáveis.

19

20 Estudos N =28 (Sobrepeso/obesos anos), Aplicação do estudo: 12 semanas Estudo Consumo de 3 ovos/dia ou ovos substitutos Restrição calórica e de carboidrato Resultados: Redução de peso Aumento do HDL Redução de marcadores de síndrome metabólica Mutungi at al, Dietary cholesterol from eggs increases plasma HDL cholesterol in overwheght men consuming a carboydrate restriictied diet, Journal of Nutrition, vol138, No2,pp.272-6, 2008

21 Podemos comer 2 ovos/ dia Estudo controle randomizado. 49 participantes (20 mulheres e 29 homens consumiram 2 ovos ou aveia por 6 semanas Objetivo: efeitos da ingestão do ovo na função endotelial e relação com risco cardiovascular Resultado: Ingestão de 2 ovos diários não teve efeito adverso na função endotelial e elevação do colesterol em adultos saudáveis Katz,DL et AL. Int J.cardiol 2005, mar10: 99(01): Estudo 12 semanas : 2 grupos voluntários entre 18 e 55 anos e consumo de 2 ovos/dia Objetivo: determinar os efeitos da combinação do aumento do colesterol alimentar e perda de peso Resultado: Perda de peso Redução do colesterol plasmático em ambos os grupos. Não houve diferença entre triglicérides, HDL e apoliproteinas Harman N et al. European journal Nutrition (2008) 47:

22 Ainda, 382 pacientes submetidos a Angiografia coronária Associação inversa entre o consumo Acima 1 ovo /semana e carga Aterosclerótica Recomendação de 2 a 4 ovos/ semana

23 Alimentos mais consumidos no Brasil Inquérito Nacional de alimentação Rev. Saúde Pública, 2013

24 Ovo Ácidos graxos essenciais. Fonte de proteína Arginina Precursor de oxido nítrico Vitamina E, B12, Folato - risco cardiovascular Colina manutenção de homocisteína Zn, Mg, Mn, Se Antioxidantes

25 Proteínas 1 ovo = 6,5 g Clara = 3,8g N= 30 mulheres Objetivo: verificar a ação do ovo sobre o processo de emagrecimento Resultado: Aumento da saciedade Redução na ingestão de calorias Perda de peso Gema = 2. 7 g Vander Wal JS,Marth JM,short-termeffect of eggs on satiety in overweight and obese subjectis. J.Am.Coll. Nutr.24(6);

26 Colina e sua importância para a saúde 2 ovos oferecem Necessidades diárias Crianças 4-8 anos - 250mg Mulheres adultas 425mg 251 mg Gestantes 450 mg Lactantes 550 mg IOM (Institute of Medicine). Food and Nutrition Board, Dietary reference Intake for Thiamin, Riboflavin, Niacin, Vitamin B6, Folate, vitamin B12, Pantothenic acid, Biotin and Cholin. National Academy of Sciences. Washington, DC

27 Estudos... N = 5812 pessoas Faixa etária 47 a 49 anos e 71 a 74 anos Coorte Health Study Hordaland Objetivo: Estudo populacional para verificar preditores de colina entre os indivíduos recrutados Resultados: associação positiva entre o aumento de colina plasmática e ingestão de ovos. Konstantinova SV, Am J Clin Nutr 2008;88:

28 Colina na Gestação Essencial para o desenvolvimento fetal reduz risco de defeitos do tubo neural. Formação da memória (hipocampo) N: 180mil gestantes ( ) 80 casos de DTN Resultados: Elevados riscos associados a DTN com menor nível de colina total Shaw,G. Choline and risk of neural tube defects in a folatefortified population Epidemiology Sep;20(5):714-9.

29 Colina para os idosos Produção de acetilcolina para condução de circuitos de neurônios relacionados à memória que declinam com idade. Deficiência de colina está relacionada a processos inflamatórios responsáveis pelas doenças cardiovasculares. Zeisel SH. The fetal origins of memory: the role of dietary choline in optimal brain development. Pediatr. 2006; 149(5 Suppl):S131-6

30 Cor amarela da gema Luteína e zeaxantina Antioxidante Protegem os olhos dos raios solares Evitam a degeneração macular relacionada à idade

31 Luteína e Zeaxantina Mácula: filtra a luz protegendo os olhos ao longo da vida Retina

32 Degeneraçao Macular Relacionada a Idade - DMRI Fatores : Idade Pele e olhos claros Tabagismo Alimentacão irregular Exposicão a luz solar 10% pessoas >65 anos 30% pessoas >75 anos

33 Ovos e a Saúde dos Olhos 33 pessoas acima de 60 anos Fase 1-4 semanas sem consumo de ovos Fase 2- grupo dividido: 5 semanas 1grupo com 1 ovo/ dia e outro sem consumo de ovos Fase 3-4 semanas sem consumo de ovos Fase 4-5 semanas: inversão dos grupos com consumo de 1 ovo/ dia Resultados: O consumo de 1 ovo/dia por 5 semanas aumentou a concentração de luteína e zeaxantina sérico sem elevar os níveis de colesterol. Goodrow,E et al.consumption of one egg per day increases serum lutein and zeaxanthin concentrations in older adults without altering serum lipids and lipoprotein cholesterol concentrations. Journal of Nutrition. 136: Grupo de 24 pessoas consumiram 6 ovos/ semana durante 12 semanas Avaliado: Colesterol, Carotenóides plasmáticos Densidade óptica macular Resultado: Sem alterações do colesterol, Elevação da zeaxantina no soro, Aumento da densidade optica. Wenzel et al. Journal of Nutrition :

34 Vitaminas da Gema Lipossolúveis: A, D, E, K Hidrossolúveis: B2, Niacina, B5,B12, acido fólico, biotina, colina

35 Minerais da Gema Selênio 30,7 mcg Cálcio 56 mg Fósforo 128 mg Magnésio- 12 mg Manganês 0,028 mg Ferro- 1,75 mg Zinco 1,29 mg Cobre 0,072 mg USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23 (2010)

36 OVO - Um Alimento Completo Casca Clara Gema

37

38 Ovo - Um alimento completo Informação Profissional de saúde População

39 Ovo - um alimento completo Informação Mitos Esclarecimento

40 Porque Cozinhar o ovo Neutralizar as propriedades antinutricionais da proteína: Ovomucóide e ovoinibidor (inibidores de enzimas digestivas) Ovotransferrina (quelante de ferro) Avidina (complexante de biotina)

41 Ovo Um alimento completo Rico em Nutrientes Saudável Seguro

42 Ovo Um alimento completo

43

44

45 Ovo e alimentação equilibrada Prático e Versátil Saboroso Nutritivo Seguro

46 Muito Obrigada!

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