ADUBAÇÃO VERDE E MANEJO SUSTENTÁVEL DA BIOMASSA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADUBAÇÃO VERDE E MANEJO SUSTENTÁVEL DA BIOMASSA"

Transcrição

1 UNIVESIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS I Encontro de Agroecologia do Vale do São Francisco ( Diretório Acadêmico do DTCS/UNEB a ) ADUBAÇÃO VERDE E MANEJO SUSTENTÁVEL DA BIOMASSA PAULO AUGUSTO DA COSTA PINTO 1 Juazeiro Bahia Outubro de Eng o. Agr o., D.Sc. em Solos e Nutrição de Plantas, Prof. Titular UNEB/DTCS, Cx.Postal171, pacostapinto@gmail.com; fone/fax; ; ; Juazeiro BA.

2 Tendências mundiais e suas implicações para o desenvolvimento do espaço rural e do agronegócio A demanda mundial de alimentos crescerá significativamente na próxima década, em especial nos países em desenvolvimento (China, Brasil e Índia, entre outros).

3 A tendência é de melhoramento da renda e do padrão de consumo, com aumento da demanda e desenvolvimento de novos mercados de consumo de massa, principalmente com referência a alimentos.

4 São previstas mudanças nos hábitos e preferências alimentares dos consumidores, tanto no Brasil como internacionalmente, decorrentes de fatores como: envelhecimento da população, a busca por uma vida melhor e mais saudável, o aumento da participação das mulheres na força de trabalhos. a redução do tamanho das famílias, a homogeneização dos padrões de consumo decorrentes da globalização e da difusão de produtos regionais.

5 Os países desenvolvidos atingiram um nível de saturação de consumo de alimentos e buscam novos produtos, como alimentos funcionais, produtos diferenciados, NATURAIS E ORGÂNICOS, frutas e hortaliças, carne branca e magra, Há maior disposição em pagar um preço mais elevado pela diferenciação do produto e pela qualidade associada a um processo produtivo sustentável, RASTREABILIDADE, segurança e certificação dos alimentos exigências ambientais, prevenção ao bioterrorismo

6 A globalização da produção e do fluxo de capitais altera a natureza da concorrência, eliminando setores do agronegócio com menor vantagem competitiva. A tendência de longo prazo de queda dos preços internacionais de commodities deverá continuar. Novas cultivares permitirão a progressiva diminuição no uso de agrotóxicos, que serão parcialmente substituídos por cultivares resistentes a pragas. (IV PLANO DIRETOR DA EMBRAPA, 2004 A 2007)

7 ADUBAÇÃO VERDE E O MANEJO SUSTENTÁVEL DA BIOMASSA

8

9 SUMÁRIO. A adubação verde e as bactérias do solo. Adubação verde: princípios e ações. Adubos verdes e o manejo sustentável da biomassa 4. Métodos de adubação verde 5. Neutralização da acidez do perfil do solo por resíduos vegetais 6. Coquetel de adubos verdes 7. Estudo de caso: adubação verde intercalar como fonte de nutrientes para a cultura do milho orgânico

10

11 Nódulos radiculares em leguminosas

12 1. A ADUBAÇÃO VERDE E AS BACTÉRIAS DO SOLO A fixação biológica do N atmosférico é um processo enzimático realizado pela nitrogenase. Somente algumas bactérias, cianobactérias e um gênero de actinomicetos possuem nitrogenase.

13

14

15 Nódulos radiculares Nódulos caulinares

16 Nódulos radiculares de Actinomcetos em Alder (Alnus): Similares nódulos podem fixar mais N atmosférico do que nódulos de Rhizobium em leguminosas.

17 Alguns desses microrganismos formam associações com plantas e animais (principalmente térmitas e ruminantes). A associação com rizobios é a mais conhecida. O interior dos nódulos é um nicho protegido onde o rizóbio sofre modificações morfo-fisiológicas, transformando-se em bacterioides. Somente nesta forma o rizóbio sintetiza a nitrogenase. Os bacterioides promovem o rompimento da da ligação tripla covalente da molécula de N gasoso, produzindo NH 3. Esta reação consome uma grande quantidade de energia sob forma de ATP que é fornecida pela planta hospedeira ao rizóbio na forma de fotossintatos.

18 Os fotossintatos também são utilizados como esqueleto de C para a assimilação da amônia em compostos nitrogenados (aminoácidos, amidas, ou ureídeos). O rizobio em seu nódulo utiliza energia solar. No manejo orgânico a FBN é a fonte primordial de N capaz de garantir a produtividade das culturas e a sustentabilidade dos sistemas de produção.

19 ADUBAÇÃO VERDE: PRINCÍPIOS PIOS E AÇÕA ÇÕES A ação de uma adubação verde é menos efêmera que a de uma adubação química, porém requer repetição periódica, a fim de manter alto patamar de fertilidade de um solo.

20 Espera-se que um adubo verde seja capaz de: Produzir grande quantidade de biomassa em pouco tempo Cobrir o solo com rapidez e eficiência Alto poder de competição e inibição do crescimento de ervas invasoras Muitas folhas e poucos talos lenhosos Capacidade de solubilizar nutrientes Enraizamento profundo Fixar N

21 Robusticidade e praticabilidade fitossanitária Alta afinidade com micorrizas Alta resistência a doenças Demandar pouca mão de obra e ser de fácil cultivo Sementes disponíveis, baratas e de fácil produção Não ser planta hospedeira das mesmas doenças das culturas agrícolas locais População de fácil controle Qualidades forrageiras e outras (pasto apícola, comestível, extrativo, fibras,...)

22 AÇÕES DE ADUBOS VERDES aptação de energia solar -- útil ao sistema solo-planta-animal. Principais ações dos adubos verdes: Proteção ao solo do impacto das chuvas Proteção ao solo do excesso de raios solares Rompimento de camadas adensadas, compactadas Amento do teor de Matéria Orgânica do solo > capacidade de infiltração de água do solo > capacidade de retenção de água do solo

23 Arrasto de bases a camadas mais profundas do solo Diminuição da toxicidade de Al e Mn esgate e reciclagem de nutrientes de fácil lixiviação (N, S, K, micros) Extração e mobilização de nutrientes das camadas mais profundas do solo e do subsolo (Ca, Mg, K, P, micros) Extração de P fixado, tornando-o disponível na forma orgânica Fixação de N atmosférico simbioticamente e sustentando a fixação assimbiótica de N por bactérias e algas (vida livre) Inibição da germinação e do crescimento de ervas invasoras (alelopatia e competição por luz,...) Ex: capim papua ou marmelada (Brachiária plantaginea) inibido por aveia preta; tiririca inibida por mucuna preta; Apresentação de diversas utilidades para a propriedade agrícola

24 Efeitos sobre as condições químicas, físicas e biológicas do solo Adubos verdes aportam: Substâncias orgânicas (exsudatos de raízes, biomassa radicular e foliar, celulose, lignina, ácidos orgânicos, aminoácidos, fitormônios,...)

25 Disponibilização de micros indisponibilizados por NPK e alagem excessivos. Química do solo + C e > CTC CTC do solo dependente de ph (1 g de húmus = 700 m 2 de uperfície de exposição ativa) + P disponível Complexação orgânica de Al e Mn Melhoria do desenvolvimento dos cultivos + N para o sistema

26 Física do Solo s adubos verdes podem influenciar: Estruturação e agregação CRA (H 2 O) Densidade do solo Aeração Capacidade de infiltração da água

27 Efeitos Biológicos O plantio de adubos verdes pode produzir mais biomassa que o pousio A qualidade da fitomassa influi sobre todos os processos biológicos do solo + P e + fixação biológica do N < oscilação térmica, beneficiando e estabilizando a população de organismos do solo Associações mutualistas e associativas de fungos benéficos com as raízes dos adubos verdes... micorrizas,.. Minhoca agrega o solo com seus coprólitos. > Macroporosidade

28 Minhoca agrega o solo com seus coprólitos. > Macroporosidade > controle preventivo de doenças radiculares e pragas do solo > controle de nematóides (se a espécie cultivada for antagônica ao infestante) O plantio de uma só espécie de adubo verde repetidamente pode especializar a população e trazer problemas Fazer ampla rotação A prática de uso de COQUTÉIS com 5, 10 ou 15 espécies diferentes permite um ciclo de rotação mais curto O manejo da biomassa de ervas invasoras em rotação com adubos verdes permite estreitar a rotação de

29 3. ADUBOS VERDES E O MANEJO SUSTENTÁVEL DA BIOMASSA A Adubação verde é uma prática agrícola milenar, cujo efeito foi reconhecido nos escritos de Teofrasto, Xenofonte, Catão ( a.c.) Columela e Virgílio (Malavolta, 1976). O objetivo da adubação verde é melhorar a capacidade produtiva do solo, mediante a adição de material vegetal não decomposto de plantas cultivadas especialmente para este fim. Essas plantas podem ou não ser produzidas no próprio local e são utilizadas antes de completarem o ciclo vegetativo. Modernamente no Brasil, o termo adubo verde tem sido utilizado como sendo a planta que bem se encaixa no sistema de culturas vigente, contribuindo para sua proteção e fertilidade. Dessa forma, engloba também culturas de cobertura (Khatouniam, 2002).

30 Escolha da Espécie Escolhe-se a espécie objetivando-se obter o maior o maior benefício possível. Em geral busca-se: 1) A máxima produção de biomassa, quanto mais lignificada, melhor; 2) A máxima fixação de N; 3) O controle de pragas, doenças e invasoras. Para soja orgânica, busca-se controle de ervas e produção de biomassa. Para milho, o mais importante é a fixação de N. No caso de olericultura infestada com nematóides de galhas, importa o controle desses vermes.

31 Formas de manejo: clima temperado X clima tropical Na maior parte dos casos no Brasil é melhor deixar o adubo verde completar o ciclo e deixa-lo como cobertura sobre o solo, protegendo o solo por mais tempo e alimentando a mesofauna. Fixação ótima de N A máxima fixação ocorre ao redor do florescimento. Até o florescimento são fixados 50 a 70 % do N.

32 Teor de Húmus Quando se deseja aumentar o teor de húmus no solo, é melhor aumentar a massa de raízes no solo, a quantidade de material orgânico sobre o solo e não arar.

33 Rotaçã ção o de Culturas A leguminosa ao produzir transloca a maior parte dos seus nutrientes para as sementes. Estima-se que nas leguminosas de grãos a fração de N encapsulada seja ao redor de 70%. Logo, é maior a quantidade de N disponibilizada logo após o corte no florescimento das leguminosas, do que quando o ciclo é completado.

34 Características das Espécies Como simular a natureza? Cultivar espécies com hábitos de crescimento e necessidades contrastantes, de nichos complementares. Adubos verdes agressivos usados no Brasil: De inverno: Nabo forrageiro. De verão: Mucunas de cipó (preta, cinza, branca, ajada). Crotalária júncea. Ao se encaixar o coquetel no sistema de rotação, observar: Tempo disponível para os adubos verdes Equipamentos disponíveis para o manejo da massa Pragas e doenças dos cultivos principais Não utilizar plantas que multiplicam nematóides de galhas e doenças de difícil controle Cuidado com Labelabe, feijão-de-corda, tremoços e girassol

35 Balanços entre Leguminosas e Gramíneas Restos de leguminosas são mais ricos em nutrientes minerais que os de gramíneas. Mas se decompõem mais rápido, liberam mais N, mas contribuem menos para a recuperação biológica do solo.

36 Importância da Biomassa Nos ecossistemas naturais, é através da biomassa que os nutrientes são ciclados, é dela que se alimentam as complexas teias de vida que controlam as populações de cada espécie, impedindo sua transformação em praga. Essa biomassa constitui um complexo de materiais de origem biológica, com variada composição química, estrutura física, cor, resistência mecânica e reação ao ataque de microrganismos.

37 Manejo das Populações de Pragas Cobertura vegetal diversificada alimenta um complexo diversificado de organismos, dentre eles os antagônicos às pragas. Matas ciliares, cercas vivas e faixas de vegetação espontânea funcionam nos agroecossistemas como reservas naturais de organismos para o controle biológico. As medidas de manejo da fertilidade de agroecossistemas devem otimizar a produção de biomassa e/ou a desaceleração de sua decomposição.

38 Manejo de Biomassa O ideal é produzir cada forma de biomassa no local onde será utilizada. Gramíneas perenes do Ciclo C4, nas condições de verões tropicais, são mais eficientes que plantas do Ciclo C3. Evitar exposição e revolvimento do solo os quais declinam a sua fertilidade.

39 4. MÉTODOS DE ADUBAÇÃO VERDE Guerreiro (2002) 1. ADUBAÇÃO VERDE EM ROTAÇÃO O adubo verde é plantado durante uma estação inteira, cobrindo o solo por um período de 4 a 6 meses.

40

41 1.1. Adubação verde exclusiva de primavera/verão É a modalidade mais antiga. Consiste no plantio de adubos verdes entre outubro e janeiro, apresentando crescimento durante o verão (Mucunas, feijão-de-porco, guandu, crotalárias, labe-labe e caupi). Vantagens Grande incorporação de N ao sistema Elevada produção de massa verde Desvantagem Ocupação do solo durante o período de cultivo econômico.

42 1.2. Adubação verde exclusiva de outono/inverno Principais espécies: aveia preta, azevém, nabo forrageiro, ervilhaca, chícharro, sarradela, gorga.

43 2. Adubação verde em consórcio Há competição por água e por nutrientes, mas a cultura principal se beneficia com a presença do adubo verde (+N e invasoras e > proteção do solo) 2.1 Adubação verde consorciada com culturas anuais Milho + labe-labe,...

44 Adubação verde intercalada a culturas perenes O adubo verde não deve ser muito agressivo. Vantagens Controle de erosão < perdas por lixiviação < incidência de ervas daninhas < variação térmica do solo Desvantagens Acréscimo do efeito das geadas Abrigo para pragas e moléstias

45 Bananeiras em consórcio com feijão-de-porco, soja perene, siratro, guandu, mucunas, calopogônio; Videira com ervilhaca, ervilha forrageira, chícharro, indigófora, amendoim rasteiro; Café com mucuna anã e cinza, crotalárias e leucena; Goiabeiras, Abacateiros e Caquizeiros com indigófora e mucunas.

46 2.3 Adubação verde em faixas As faixas devem ser translocadas anualmente. Milho ou feijão intercalados com faixas de leucena Mandioca com faixas de crotalárias e guandu. Milho e arroz de sequiero com faixas de leucena e guandu; Trigo com faixas de tremoço. Algodão com faixa de soja.

47 3. Adubação verde em áreas de pousio temporário Em áreas degradadas ou em áreas não incorporadas ao processo produtivo. Guandu, leucena, indigófora são recuperadoras e alimentam animais.

48 4. Adubo verde em sucessão O adubo verde é plantado na meia estação, logo após a cultura comercial. Ex: Mucuna preta após a safra do Milho.

49 5. NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ DO PERFIL DO SOLO POR RESÍDUOS VEGETAIS Mattana, Calagem Neutralização de H e Al, desobstruindo e gerando novas cargas, a serem ocupadas por Ca e Mg. Revolvimento do solo e baixa incorporação de resíduos vegetais degradação da MOS, responsável por cerca de 80% da CTC nos solos brasileiros < potencial produtivo.

50 A capacidade de neutralização da acidez do solo por resíduos vegetais está associada aos seus CÁTIONS e ao CARBONO SOLÚVEL. Restos vegetais com idade fisiológica avançada < teores de cátions e de C solúvel.

51 Forma de Ação A redução da toxidez de Al após aplicação de resíduos vegetais é devida a: Hidrólise de Al devido ao aumento do ph Complexação do Al por ácidos orgânicos

52 Características dos Ácidos Orgânicos 1. Constante de estabilidade (pk) dos complexos Al-L (L= Ligantes orgânicos) 2. Moléculas de ácidos orgânicos formando anéis com 5 ou 6 átomos, incluindo o Al, apresentam > estabilidade.

53 6. COQUETEL DE ADUBOS VERDES rincípio isturar espécies de plantas de várias famílias, com hábitos iferentes, ocupando diferentes estratos, com diferentes rquiteturas radiculares e da parte aérea, proporcionando aior diversidade ao sistema. unções + MO para o solo onte de renda (frutos e sementes) limento mais pleno para a biodiversidade do solo

54 Preparo das Sementes Com semeadora Homogeneizar no tambor evitando segregação das sementes. Inoculação das sementes de leguminosas com Rhizobium Aplicação de pó rocha (5kg) (Basalto, MB4 ou fosfato de rocha) para cada 100 kg de sementes. Semeadura A Lanço 110 kg/ha seguida de incorporação leve com gradagem ou com rastelo.

55 Incorporação da massa verde Pequenas áreas: roçagem manual com foice cobertura morta. Grandes áreas: com roçadeira ou ensiladora. A incorporação é feita na época do florescimento.

56 Avaliação Em lavoura conduzida em Latossolo arenoso de Botucatu, SP, o coquetel teve o seguinte desempenho: Sucessão de desenvolvimento: 1 o o girassol e o milho, depois as leguminosas (labe-labe, mucuna, feijão-de-porco e catador) e por último as crotalárias; Análise de solo revelou: ph de 5,2 para 7,5 P, de 0,7 para 2,0 mg dm -3 Mg, de 12 para 24 mmol c dm -3 ; Colheita de frutos (parcelas de 900 m 2 ): 300 cx/ha de milho verde; 250 kg/ha de semente de girassol; 90 kg/ha de trigo sarraceno (2 colheitas); 50 a 70 t/ha de massa verde (20 t/ha são considerados bons) Colheita de sementes: kg/ha de grãos de Milho; 450 kg/ha de crotalária; 950 kg/ha de feijão de porco.

57 ADUBAÇÃO VERDE E O CONTROLE DE NEMATÓIDES Princípios no controle: 1. Morte por falta de alimento. 2. A decomposição da massa verde libera ácidos graxos voláteis (acético, propiônico e butírico). 3. Liberação da decomposição da massa verde de Substrato propício ao desenvolvimento de microrganismos que são inimigos naturais. (espécies de fungos Formam estruturas capazes de capturar nematóides. 4. Adubos verdes estimulam o desenvolvimento radicular proporcionando à planta maior tolerância ao ataque de nematóides

58 7. ESTUDO DE CASO dubação verde intercalar como fonte de nutrientes para a cultura o milho orgânico Alvarenga, Ensaio instalado no campo experimental da Embrapa Milho e Sorgo Sete Lagoas, MG Latossolo Vermelho típico, distrófico, muito argiloso Área experimental era cultivada com milho (Zea mays) em monocultivo e fertilizada quimicamente até o ano agrícola de 1994/1995.

59 Em outubro de 1995, a área foi preparada com grade aradora e instalado o ensaio, com cinco leguminosas, mucuna-preta (Mucuna aterrima), guandu (Cajanus cajan), feijão-de-porco (Canavalia ensiformes), feijãobravo do Ceará (Canavalia brasiliensis), labe-labe (Dolichos lablab), e um tratamento testemunha, com pousio. Dois níveis de controle de plantas daninhas foram avaliados, com e sem capina.

60 Essa primeira fase foi de conversão à agricultura orgânica, com duração de dois anos agrícolas. Foi instalado, em dezembro de 1997, a segunda fase do ensaio, que consistiu no cultivo do milho orgânico, consorciado com adubação verde intercalar como fonte de nutrientes para o milho, com ou sem o controle de plantas daninhas, utilizando-se o mesmo delineamento experimental e disposição dos tratamentos.

61 Aproximadamente 40 dias após o plantio do milho, foram semeadas as espécies de adubos verdes, inoculadas com rizóbio específico, nas entrelinhas. Após a maturidade fisiológica, as plantas de milho foram quebradas e permaneceram no campo até a época de florescimento dos adubos verdes. Nessa ocasião, as espigas foram colhidas e as leguminosas manejadas, ou seja, cortadas e deixadas em cobertura sobre o solo até a época do próximo plantio, quando a fitomassa seca foi triturada e o preparo de solo feito com arado de discos, o terreno sulcado e iniciado novo ciclo de cultivos. No ano 2000, o labe-labe, devido ao intenso ataque de vaquinha (Diabrotica speciosa), foi substituído pela crotalária (Crotalaria juncea).

62

63 Tabela 1- Teor foliar de macronutrientes na cultura do milho consorciado com adubos verdes em comparação ao teor considerado adequado. Sete Lagoas, *Teores foliares considerados adequados para culturas produtivas de milho, compilados por vários autores, citados por BÜLL(1993).

64 Tabela 2- Resultados das análises químicas do solo na profundidade de 0 a 20 cm, no início do ensaio (1995), no primeiro ano (1998) e no terceiro ano (2000) do consórcio milho+adubo verde. Sete Lagoas, MG, 2000.

65

66 CONCLUSÃO O controle de plantas daninhas é indispensável à cultura do milho e que a adubação verde exclusiva como fonte de nutrientes para o milho orgânico não se mostra uma prática sustentável devendo ser associada a outras fontes orgânicas de nutrientes.

67 8. BIBLIOGRAFIA Agroecologia hoje. Coquetel de adubos verdes. Agroecologia hoje, Botucatu, n.14, p. 25, Alvarenga, R. C. Adubação verde intercalar como fonte de nutrientes para a cultura do milho orgânico. Guerreiro, C. P. V. Diferentes métodos de adubação verde. Agroecologia hoje, Botucatu, n.14, p , Khatounian, C. A. Sobre adubos verdes e o manejo sustentável da biomassa. Agroecologia hoje, Botucatu, n.14, p. 7-8, 2002.

68 Mattana, R. S. Neutralização da acidez do perfil do solo por resíduos vegetais. Agroecologia hoje, Botucatu, n.14, p , Osterroht, M. V. O que é uma adubação verde: princípios e ações. Agroecologia hoje, Botucatu, n.14, p. 9-11, Pinto, P. A. da C. Adubação verde. Roteiros de Aulas Práticas da disciplina Química e Fertilidade do Solo. Primavesi, A. Manejo ecológico do solo; agricultura nas regiões tropicais. São Paulo, Nobel, Rossi, C. E. Adubação verde no controle de nematóides. Agroecologia hoje, Botucatu, n.14, p. 26 e 27, 2002.

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

1O que é. A adubação verde é uma prática agrícola utilizada há

1O que é. A adubação verde é uma prática agrícola utilizada há Milton Parron Padovan Rogério Ferreira da Silva Adubação Verde - Opções para Outono/Inverno, Primavera/Verão e Espécies Perenes 1O que é. A adubação verde é uma prática agrícola utilizada há milhares de

Leia mais

ADUBAÇÃO VERDE. Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira (UAGRA/CCTA/UFCG) AGRICULTURA GERAL. Objetivos principais. Objetivos específicos

ADUBAÇÃO VERDE. Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira (UAGRA/CCTA/UFCG) AGRICULTURA GERAL. Objetivos principais. Objetivos específicos CONCEITOS: ADUBAÇÃO VERDE AGRICULTURA GERAL ADUBAÇÃO VERDE POMBAL PB 1) Consiste no aproveitamento de plantas cultivadas ou crescidas espontaneamente no próprio local ou importadas de outras áreas 2) É

Leia mais

Produção de sementes Espaçamento entre as linhas (cm)

Produção de sementes Espaçamento entre as linhas (cm) Adubação Verde ADUBAÇÃO VERDE O que é adubação verde Consiste no cultivo e na incorporação ao solo de plantas (principalmente as leguminosas) que contribuem para a melhoria das condições físicas, químicas

Leia mais

Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar. Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger

Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar. Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger Adubação Verde Utilização dos Adubos Verdes - Em pré-cultivo ou rotação de culturas: quando são utilizadas

Leia mais

Adubos verdes para Cultivo orgânico

Adubos verdes para Cultivo orgânico Adubos verdes para Cultivo orgânico Introdução A técnica conhecida como adubação verde é a utilização de plantas com finalidades específicas para melhorar o solo. A principal diferença da adubação verde

Leia mais

O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi

O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi O manejo da matéria orgânica esta adequado visando a sustentabilidade dos sistemas de produção? Julio Franchini Henrique Debiasi 15/01/2009 15/01/2009 Comportamento da soja na safra 2008/2009 na região

Leia mais

Manejo de solo e de plantas de cobertura. Madalena Boeni

Manejo de solo e de plantas de cobertura. Madalena Boeni Manejo de solo e de plantas de cobertura Madalena Boeni Termodinâmica do Sistema Solo Troca Ɛ e M com o ambiente Addiscotti (1995) Termodinâmica do Sistema Solo Troca Ɛ e M com o ambiente 400 cal/cm 2

Leia mais

Orgânico Aplicados às Tuberosas Tropicais. Prof. Francisco L. A. Câmara Unesp FCA, Campus de Botucatu

Orgânico Aplicados às Tuberosas Tropicais. Prof. Francisco L. A. Câmara Unesp FCA, Campus de Botucatu Princípios e Técnicas T de Cultivo Orgânico Aplicados às Tuberosas Tropicais Prof. Francisco L. A. Câmara Unesp FCA, Campus de Botucatu chicocamara@fca.unesp.br No uso dos recursos naturais, será que não

Leia mais

Uso de Adubação Verde em Videira no Submédio São Fran is o

Uso de Adubação Verde em Videira no Submédio São Fran is o Uso de Adubação Verde em Videira no Submédio São Fran is o Clementino Marcos Batista de Faria José Monteiro Soares Patrícia Coelho Souza Leão Os solos do Vale do Submédio São Francisco são, de um modo

Leia mais

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores.

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. 74 Fotos: Milton Parron Padovan SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. SAF de base pecuária com árvores nativas implantadas em linhas. SAF com arranjo de espécies vegetais

Leia mais

Melhoria sustentável das condições biológicas, químicas e físicas do solos dos Cerrados

Melhoria sustentável das condições biológicas, químicas e físicas do solos dos Cerrados Melhoria sustentável das condições biológicas, químicas e físicas do solos dos Cerrados Eng. Agr. Nilvo Altmann Sócio Proprietário e Diretor Técnico SIGMA SOLUÇÕES AGRONÔMICAS LTDA FOCO: ROTEIRO DA PALESTRA

Leia mais

Cultura da Cana-de-açúcar. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim

Cultura da Cana-de-açúcar. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Cultura da Cana-de-açúcar Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Degradação dos solos Erosão: principal causa da degradação do solo Correlacionada: Tipo de solo Manejo para conservação do solo Época de plantio

Leia mais

MATÉRIA SECA DE PLANTAS DE COBERTURA DO SOLO DE PRIMAVERA/VERÃO 1 DRY MATTER OF COVER CROPS PLANTS OF SPRINGER/SUMMER

MATÉRIA SECA DE PLANTAS DE COBERTURA DO SOLO DE PRIMAVERA/VERÃO 1 DRY MATTER OF COVER CROPS PLANTS OF SPRINGER/SUMMER MATÉRIA SECA DE PLANTAS DE COBERTURA DO SOLO DE PRIMAVERA/VERÃO 1 DRY MATTER OF COVER CROPS PLANTS OF SPRINGER/SUMMER Jackson Eduardo Schmitt Stein 2, Jéssica Tais Kerkhoff 3, Eduardo Canepelle 4, Darlan

Leia mais

Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade

Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade B.Sc. Agronomia José Eduardo de Macedo Soares Júnior Fazenda Capuaba / Lucas do Rio Verde-MT Fazenda Capuaba Lucas do Rio Verde

Leia mais

5ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 24 a 27 de Outubro de 2016, Botucatu São Paulo, Brasil

5ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 24 a 27 de Outubro de 2016, Botucatu São Paulo, Brasil AVALIAÇÃO DA LIBERAÇÃO DE NUTRIENTES DE ADUBOS VERDES Luis Eduardo Pontes Stefanelli 1 José Lucas Tavares Leite Moreno 2 1 Engenheiro Agrônomo UNESP-Botucatu. Email: agronomiastefanelli@hotmail.com 2 MestrandoPrograma

Leia mais

Estratégias de manejo do solo e fertilidade

Estratégias de manejo do solo e fertilidade Estratégias de manejo do solo e fertilidade Rotação de culturas; Utilização de adubaçao verde; Consorciação entre espécies; Plantio direto; Cobertura morta e viva; Mineralização do solo; Inserção de espécies

Leia mais

NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ DO PERFIL DO SOLO POR MATERIAL VEGETAL

NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ DO PERFIL DO SOLO POR MATERIAL VEGETAL NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ DO PERFIL DO SOLO POR MATERIAL VEGETAL MARIO MIYAZAWA MARCOS A. PAVAN JÚLIO C. FRANCHINI julho/2003 Instituto Agronômico do Paraná INTRODUÇÃO Guandu, nabo, aveia ADUBOS VERDES reciclagem

Leia mais

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido Manejo do solo em ambiente protegido Cultivo de espécies hortícolas no Brasil Cultivos Protegidos Manejo do solo em cultivos protegidos Meio de cultivo mais utilizado é o solo Outros países (Europa) Meio

Leia mais

Adubação Verde como Fonte Exclusiva de Nutrientes para a Cultura do Milho Orgânico

Adubação Verde como Fonte Exclusiva de Nutrientes para a Cultura do Milho Orgânico Adubação Verde como Fonte Exclusiva de Nutrientes para a Cultura do Milho Orgânico XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Ramon C. ALVARENGA1, Ivo JUCKSH2,

Leia mais

Adubação verde no sistema de cultivo orgânico Discentes: Cassio Batista Mendes Júnior, Cleber, Danillo Oliveira Silva, Eder Correia dos Santos, Lucas

Adubação verde no sistema de cultivo orgânico Discentes: Cassio Batista Mendes Júnior, Cleber, Danillo Oliveira Silva, Eder Correia dos Santos, Lucas Adubação verde no sistema de cultivo orgânico Discentes: Cassio Batista Mendes Júnior, Cleber, Danillo Oliveira Silva, Eder Correia dos Santos, Lucas Loures Nunes Disciplina: Cultivo Orgânico Professora:

Leia mais

Impactos do manejo de um SPD sobre os atributos do solo e na sucessão de culturas: Conceitos Básicos

Impactos do manejo de um SPD sobre os atributos do solo e na sucessão de culturas: Conceitos Básicos Impactos do manejo de um SPD sobre os atributos do solo e na sucessão de culturas: Conceitos Básicos Equipe de Trabalho Vagner do Nascimento e Epitácio José de Souza Doutorandos em Sistemas de Produção,

Leia mais

PRODUÇÃO DE FITOMASSA DE ADUBOS VERDES DE VERÃO EM CULTIVO EXCLUSIVO E CONSORCIADO

PRODUÇÃO DE FITOMASSA DE ADUBOS VERDES DE VERÃO EM CULTIVO EXCLUSIVO E CONSORCIADO PRODUÇÃO DE FITOMASSA DE ADUBOS VERDES DE VERÃO EM CULTIVO EXCLUSIVO E CONSORCIADO Josiane dos Santos (1), Izabel Cristina dos Santos (2), Anastácia Fontanétti (3), Débora da Silveira Toledo (4) (1) Bolsista

Leia mais

CALAGEM COMPACTA O SOLO? FATOS E HIPÓTESES

CALAGEM COMPACTA O SOLO? FATOS E HIPÓTESES DIAGNOSE NUTRICIONAL, FISIOLOGIA E ADUBAÇÃO PARA ALTA PRODUTIVIDADE DE MILHO E SOJA Julho 2001 CALAGEM COMPACTA O SOLO? FATOS E HIPÓTESES José Eloir Denardin Rainoldo Alberto Kochhann Norimar D'Ávila Denardin

Leia mais

Manejo do solo AGRICULTURA GERAL ESCOLHA DO LOCAL ESCOLHA DO LOCAL ESCOLHA DO LOCAL LIMPEZA DA ÁREA POMBAL PB

Manejo do solo AGRICULTURA GERAL ESCOLHA DO LOCAL ESCOLHA DO LOCAL ESCOLHA DO LOCAL LIMPEZA DA ÁREA POMBAL PB AGRICULTURA GERAL Manejo do solo POMBAL PB ESCOLHA DO LOCAL - Mercado Quem vai comprar ou consumir o nosso produto? Proximidade e tamanho do meu centro consumidor ou indústria Quanto devo produzir? - Logística

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU unesp SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Rogério Peres Soratto Carlos

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURA PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO

IMPORTÂNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURA PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO IMPORTÂNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURA PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO Garibaldi Batista de Medeiros garibald@iapar.br INTRODUÇÃO A produtividade do algodoeiro guarda relação estreita

Leia mais

Adubo Verde/Restos Culturais

Adubo Verde/Restos Culturais Adubo Verde/Restos Culturais COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE ALGUNS ADUBOS VERDES CULTURAS N P K Ca Mg % NA MATÉRIA SECA Crotalaria juncea 2,01 0,36 2,43 1,43 0,44 Feijao de porco 2,73 0,57 2,11 2,58 0,40 Mucuna-preta

Leia mais

Manejo da biota do solo

Manejo da biota do solo Manejo da biota do solo Princípio da AO e da Agroecologia Aumento da Matéria Orgânica do Solo Manejo da Biota do Solo Uso da Fixação Biológica do Nitrogênio Diversidade para controle biológico Equilíbrio

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Carlos Alexandre C. Crusciol UNESP/Botucatu (SP) Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem IMPORTÂNCIA DA COBERTURA DO

Leia mais

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS Vinícius Macedo Msc. em Agroecologia SOLO Ao longo da história da humanidade, o homem sempre conviveu com o solo. No começo, ele apenas colhia os produtos da

Leia mais

Desafios do SPD na região dos Cerrados. José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018

Desafios do SPD na região dos Cerrados. José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018 Desafios do SPD na região dos Cerrados José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018 Lucas do Rio Verde Fazenda Capuaba - Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) 1. SATURAÇÃO DE CÁLCIO

Leia mais

Adubação Verde no Controle de Doenças de Hortícolas e Frutícolas. Henrique Rasera Raniro; Hugo Pichon; João Carlos Pacheco

Adubação Verde no Controle de Doenças de Hortícolas e Frutícolas. Henrique Rasera Raniro; Hugo Pichon; João Carlos Pacheco Adubação Verde no Controle de Doenças de Hortícolas e Frutícolas Henrique Rasera Raniro; Hugo Pichon; João Carlos Pacheco DEFINIÇÃO Aveia Preta Cultivo de plantas em: Rotação; Sucessão; Consorciação; Fonte:

Leia mais

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO José C. Cruz 1 ; Israel A. Pereira Filho 1 ;

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA

VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA VIABILIDADE ECONÔMICA DO ALGODÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ATUAL E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A CULTURA ALEXANDRE CUNHA DE BARCELLOS FERREIRA EMBRAPA ALGODÃO ANÁLISE DAS VULNERABILIDADES E PROPOSTAS PARA

Leia mais

PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO

PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO Consequências -Degradação do atributos - Físicos - Químicos - Biológicos Redução do potencial produtivo Queda da produtividade SISTEMA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Curso on-line de Aperfeiçoamento em Agricultura Orgânica Prof. Silvio Penteado Aula 14 MANEJO DAS ERVAS INVASORAS

Curso on-line de Aperfeiçoamento em Agricultura Orgânica Prof. Silvio Penteado Aula 14 MANEJO DAS ERVAS INVASORAS Curso on-line de Aperfeiçoamento em Agricultura Orgânica Prof. Silvio Penteado Aula 14 MANEJO DAS ERVAS INVASORAS 14.1. Princípios O princípio da agricultura orgânica quanto as ervas invasoras é que elas

Leia mais

Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde

Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde Julio Cezar Franchini Eleno Torres Luiz Gustavo Garbelini Mario

Leia mais

MANEJO CONSERVACIONISTA DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA JOÃO MIELNICZUK

MANEJO CONSERVACIONISTA DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA JOÃO MIELNICZUK MANEJO CONSERVACIONISTA DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA JOÃO MIELNICZUK Departamento de Solos/UFRGS Porcentagem da área Mudança de sistemas de preparo de solo no Planalto Médio (RS) em função de programas de manejo

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU unesp SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Carlos A. C. Crusciol Rogério

Leia mais

Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes

Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes Eduardo Fávero Caires Professor Associado - Fertilidade do Solo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SIMPÓSIO

Leia mais

MICHELLE TRAETE SABUNDJIAN

MICHELLE TRAETE SABUNDJIAN Programa de Pós Graduação em Agronomia Sistemas de Produção ARTIGO DE DIVULGAÇÃO TÉCNICA Projeto AGRISUS Nº 1140/13 Período Relacionado: 03 de maio de 2013 a 01 de dezembro de 2014. TÍTULO ARTIGO: BIOTECNOLOGIA

Leia mais

A PRODUTIVIDADE DA ERVA-MATE EM CINCO SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO NO MINICíplO DE ÁUREA, RS

A PRODUTIVIDADE DA ERVA-MATE EM CINCO SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO NO MINICíplO DE ÁUREA, RS A PRODUTIVIDADE DA ERVA-MATE EM CINCO SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO NO MINICíplO DE ÁUREA, RS 1 INTRODUÇÃO Honorino Roque Rodigheri 1 Renato Antonio Oedecek 1 Sérgio Henrique Mosele 2 A erva-mate, apesar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO Prof. Dr. Tácio Oliveira da Silva MANEJO DO SOLO determina

Leia mais

DOSSIÊ FOTOS. Document obtenu sur le site Cirad du réseau

DOSSIÊ FOTOS. Document obtenu sur le site Cirad du réseau DOSSIÊ FOTOS A DESTRUIÇÃO DO P A TRIMÔNIO SOLO TROPICAL OU O FRACASSO DA TRANSFERÊNCIA NORTE SUL DA GESTÃO DOS SOLOS A EROSÃO DOS SOLOS PREP ARADOS NOS TRÓPICOS ÚMIDOS - TU - (1700 > 2500 mm) Ecologia

Leia mais

Quantidade de resíduos vegetais. Espécies vegetais, e sistemas de cultivos.

Quantidade de resíduos vegetais. Espécies vegetais, e sistemas de cultivos. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina Quantidade de resíduos vegetais. Espécies vegetais, e sistemas de cultivos. USP/Esalq Piracicaba/SP agosto - 2017 Prof. José

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ

INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ III Reunião Paranaense de Ciência do Solo, Londrina-PR INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA NO NORTE DO PARANÁ Alvadi Antonio Balbinot Junior Julio Franchini Henrique Debiasi Pesquisadores da Embrapa Soja Roteiro

Leia mais

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho Atualmente, pode-se dizer que um dos aspectos mais importantes no manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho refere-se à época de aplicação e

Leia mais

USO DE LEGUMINOSAS NA RECUPERAÇÃO DE SOLOS SOB PASTAGENS DEGRADADAS, EM GURUPI-TO. Danilo Silva Machado¹; Saulo de Oliveira Lima²

USO DE LEGUMINOSAS NA RECUPERAÇÃO DE SOLOS SOB PASTAGENS DEGRADADAS, EM GURUPI-TO. Danilo Silva Machado¹; Saulo de Oliveira Lima² USO DE LEGUMINOSAS NA RECUPERAÇÃO DE SOLOS SOB PASTAGENS DEGRADADAS, EM GURUPI-TO. Danilo Silva Machado¹; Saulo de Oliveira Lima² 1 Aluno do Curso de AGRONOMIA; Campus de GURUPI-TO; e-mail: danilosilvamachado@hotmail.com;

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Produtividade e proteína bruta do feijão guandu (Cajanus cajan cv. Mandarin) sob diferentes adubações e períodos de corte cultivado em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio

Leia mais

Teores Foliares de Nutrientes e Produção de Milho Orgânico com Cultivo Simultâneo Intercalar de Leguminosas

Teores Foliares de Nutrientes e Produção de Milho Orgânico com Cultivo Simultâneo Intercalar de Leguminosas Teores Foliares de Nutrientes e Produção de Milho Orgânico com Cultivo Simultâneo Intercalar de Leguminosas Luciano R. Queiroz 1, João Carlos C. Galvão 2, José Carlos Cruz 3, Ramon C. Alvarenga 3, Antonio

Leia mais

NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ DO PERFIL DO SOLO POR MATERIAL VEGETAL MARIO MIYAZAWA MARCOS A. PAVAN JÚLIO CESAR FRANCHINI IAPAR

NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ DO PERFIL DO SOLO POR MATERIAL VEGETAL MARIO MIYAZAWA MARCOS A. PAVAN JÚLIO CESAR FRANCHINI IAPAR NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ DO PERFIL DO SOLO POR MATERIAL VEGETAL MARIO MIYAZAWA MARCOS A. PAVAN JÚLIO CESAR FRANCHINI IAPAR - 21 COBERTURA do SOLO por MATERIAL ORGÂNICO QUÍMICOS - nutrientes (N, P, K, Ca,

Leia mais

Consórcio Milho-Braquiária

Consórcio Milho-Braquiária Gessí Ceccon Consórcio Milho-Braquiária 1Oque é. É o cultivo simultâneo de milho safrinha com braquiária utilizando a semeadora de soja, ajustando-a para uma linha de milho safrinha e outra de braquiária.

Leia mais

Adubação do Milho Safrinha. Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas

Adubação do Milho Safrinha. Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas Adubação do Milho Safrinha Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas Produtividade, kg/ha Área (milhões ha) AUMENTO DA ÁREA E PRODUTIVIDADE 8000,0 7000,0 6000,0 Total MT 7.012 5000,0

Leia mais

MANEJO DE NUTRIENTES NO ALGODOEIRO Solos de Goiás

MANEJO DE NUTRIENTES NO ALGODOEIRO Solos de Goiás MANEJO DE NUTRIENTES NO ALGODOEIRO Solos de Goiás Ana Luiza Dias Coelho Borin Engenheira agrônoma, D.Sc. em Ciência do Solo Pesquisadora da Embrapa Algodão Adubação de sistemas intensivos de produção Conceitos

Leia mais

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia

Leia mais

Manejo do Nitrogênio como percussor de melhoria nas produtividades de Milho

Manejo do Nitrogênio como percussor de melhoria nas produtividades de Milho Manejo do Nitrogênio como percussor de melhoria nas produtividades de Milho Elevadas produtividades de grãos de milho são possíveis a partir do conhecimento da fisiologia, fenologia e manejo da cultura.

Leia mais

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Luanna de Andrade Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo²; 1 Aluna do Curso de Agronomia da UFT; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

Rafael de Souza Nunes, Embrapa Cerrados Djalma Martinhão G. de Sousa, Embrapa Cerrados Maria da Conceição S. Carvalho, Embrapa Arroz e Feijão

Rafael de Souza Nunes, Embrapa Cerrados Djalma Martinhão G. de Sousa, Embrapa Cerrados Maria da Conceição S. Carvalho, Embrapa Arroz e Feijão Rafael de Souza Nunes, Embrapa Cerrados Djalma Martinhão G. de Sousa, Embrapa Cerrados Maria da Conceição S. Carvalho, Embrapa Arroz e Feijão Palestra realizada no dia 28 de setembro de 2017 no 12 CONAFE

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE LEGUMINOSAS PARA ADUBAÇÃO VERDE

UTILIZAÇÃO DE LEGUMINOSAS PARA ADUBAÇÃO VERDE Nº 15, nov./96, p.1-5 UTILIZAÇÃO DE LEGUMINOSAS PARA ADUBAÇÃO VERDE Júlio Cesar Salton 1 INTRODUÇÃO A agricultura moderna, para ser viável, necessita alcançar elevados índices de produtividade, o que geralmente

Leia mais

ADUBAÇÃO DO SISTEMA SOJA-MILHO- ALGODÃO

ADUBAÇÃO DO SISTEMA SOJA-MILHO- ALGODÃO 64º SIMPAS Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável Barra do Garças/MT 5/11/13 ADUBAÇÃO DO SISTEMA SOJA-MILHO- ALGODÃO Dr. Eros Francisco Dr. Valter Casarin Dr. Luís Ignácio Prochnow

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO, EM NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO RACIONAL DE CULTURAS DE LAVOURA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO, EM NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO RACIONAL DE CULTURAS DE LAVOURA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO, EM NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO RACIONAL DE CULTURAS DE LAVOURA PROMOÇÃO Instituto de Ciências Agronômicas Professor Elmar Luiz Floss Instituto Incia Passo Fundo-RS

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA FERTILIDADE E MANUTENÇÃO DE AMBIENTES DE ELEVADO POTENCIAL PRODUTIVO. Álvaro Resende

CONSTRUÇÃO DA FERTILIDADE E MANUTENÇÃO DE AMBIENTES DE ELEVADO POTENCIAL PRODUTIVO. Álvaro Resende CONSTRUÇÃO DA FERTILIDADE E MANUTENÇÃO DE AMBIENTES DE ELEVADO POTENCIAL PRODUTIVO Álvaro Resende ROTEIRO O solo: alicerce do potencial produtivo Importância da fertilidade no perfil Construindo ambientes

Leia mais

Coberturas vegetais vivas do solo para bananeira

Coberturas vegetais vivas do solo para bananeira Coberturas vegetais vivas do solo para bananeira Ana Lúcia Borges 1 Luciano da Silva Souza 2 1 Pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Caixa Postal 007, CEP 44380-000 Cruz das Almas BA. E-mail:

Leia mais

Relatório de pesquisa de utilização de basalto na agricultura biodinâmica em parceria com o Grupo Siqueira.

Relatório de pesquisa de utilização de basalto na agricultura biodinâmica em parceria com o Grupo Siqueira. Relatório de pesquisa de utilização de basalto na agricultura biodinâmica em parceria com o Grupo Siqueira. Efeito de basalto e preparados biodinâmicos na produtividade de aveia preta e milho em cultivo

Leia mais

BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE ROTAÇÃO DE CULTURAS. Autores: Mariel Fernando Arnhold¹. Ariel Fernando Schoenhals Ritter². Marciano Balbinot³.

BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE ROTAÇÃO DE CULTURAS. Autores: Mariel Fernando Arnhold¹. Ariel Fernando Schoenhals Ritter². Marciano Balbinot³. BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE ROTAÇÃO DE CULTURAS Autores: Mariel Fernando Arnhold¹. Ariel Fernando Schoenhals Ritter². Marciano Balbinot³. Palavras-chave: Plantas de cobertura. Qualidade do solo. Plantio direto.

Leia mais

Gestão dos solos em viticultura de encosta

Gestão dos solos em viticultura de encosta Workshop Gestão dos solos em viticultura de encosta Pinhão, 28 de outubro de 2013 Sérgio Vieira Inicio de atividade no ano de 2005 Localizada na Zona Industrial de Vila Real Atua na comercialização de

Leia mais

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO Corretivos Adubos e Adubações Prof. ELOIR MISSIO ADUBAÇÃO ORGÂNICA Fertilidade dos solos e manejo da adubação de culturas. Carlos A. Bissani; Clesio Gianello; Marino J. Tedesco; Flávio A. O. Camargo. Porto

Leia mais

Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia. Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão

Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia. Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão Guandu + B. ruziziensis Crotalaria ochroleuca + B. ruziziensis Crotalaria

Leia mais

ADUBAÇÃO DE CULTURAS ANUAIS EM SOLOS ARENOSOS. Heitor Cantarella

ADUBAÇÃO DE CULTURAS ANUAIS EM SOLOS ARENOSOS. Heitor Cantarella ADUBAÇÃO DE CULTURAS ANUAIS EM SOLOS ARENOSOS Heitor Cantarella INSTITUTO AGRONÔMICO - CAMPINAS Solos arenosos Definições variáveis. Assumindo esta < 25% de argila CTC < 60 mmol c /dm 3 Solos arenosos??

Leia mais

DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DE PALHA DE MILHO, AVEIA E NABO FORRAGEIRO EM SISTEMA CONVENCIONAL E PLANTIO DIRETO

DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DE PALHA DE MILHO, AVEIA E NABO FORRAGEIRO EM SISTEMA CONVENCIONAL E PLANTIO DIRETO DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DE PALHA DE MILHO, AVEIA E NABO FORRAGEIRO EM SISTEMA CONVENCIONAL E PLANTIO DIRETO Rogerio Klein 1, Marcos Paulo Zambiazi 1, Joel Hennecka 1, Danilo Pavan 1, Neuri Antônio Feldmann

Leia mais

BENEFÍCIOS DAS PLANTAS DE COBERTURA E ADUBOS VERDE PARA O SOLO. Palavras-Chaves: Fitomassa. Nitrogênio. Propriedades do Solo. Leguminosas.

BENEFÍCIOS DAS PLANTAS DE COBERTURA E ADUBOS VERDE PARA O SOLO. Palavras-Chaves: Fitomassa. Nitrogênio. Propriedades do Solo. Leguminosas. BENEFÍCIOS DAS PLANTAS DE COBERTURA E ADUBOS VERDE PARA O SOLO Alfredo José Martini 1, Jardel Mateus Cavalheiro 1, Juliane Buss 1, Marciano Balbinot 2, Fabiana Raquel Mühl 3, Neuri Antônio Feldmann 4,

Leia mais

Preparo convencional e Preparo reduzido do solo. Prof. Dr. Amauri N. Beutler

Preparo convencional e Preparo reduzido do solo. Prof. Dr. Amauri N. Beutler Preparo convencional e Preparo reduzido do solo Prof. Dr. Amauri N. Beutler PREPARO CONVENCIONAL Conceito Consiste no preparo do solo com aração ou subsolagens e gradagens (aradora e niveladora), cujos

Leia mais

Manejo Regenerativo de Solos para Citricultura.

Manejo Regenerativo de Solos para Citricultura. Manejo Regenerativo de Solos para Citricultura. Marco Valério Ribeiro Engº Agrônomo E-mail marcovalerio@pvai.com.br Tel. (44) 9974 1838 3423 6851 Degradação de solos sob plantio direto e sob preparo con

Leia mais

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS 23 Fevereiro Aumento da população Alterações climáticas Aumento da produção https://www.jornaldobaixoguadiana.pt Aumento do Consumo alimentos

Leia mais

RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Carlos Hissao Kurihara (1), João Vitor de Souza Silva (2), Bruno Patrício Tsujigushi (3) Introdução

Leia mais

MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS (MIPD)

MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS (MIPD) MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS (MIPD) Envolve a seleção, integração, e implementação de táticas de manejo de plantas daninhas, levando em consideração as conseqüências econômicas, ecológicas e sociológicas

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA 11 17

RELATÓRIO DE PESQUISA 11 17 AVALIAÇÃO DA RESPOSTA DA LINHA DE FERTILZIANTES FOLIARES BIOSUL NA PRODUTIVIDADE DA SOJA SAFRA 2017 / 2018 OBJETIVO: O manejo da adubação nos solos, é fundamental para alcançar altas produtividades na

Leia mais

MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso

MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso Leandro Zancanaro FUNDAÇÃO MT Foz do Iguaçu, 03 de

Leia mais

Impacto Ambiental do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto: Descrição do Estudo

Impacto Ambiental do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto: Descrição do Estudo 1 Impacto Ambiental do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto: Descrição do Estudo Wagner Bettiol; Otávio Antonio de Camargo; José Abrahão Haddad Galvão e Raquel Ghini Introdução O desconhecimento dos efeitos

Leia mais

A adubação nitrogenada é necessária para sustentar altos rendimentos de grãos de soja?

A adubação nitrogenada é necessária para sustentar altos rendimentos de grãos de soja? Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPG Ciência do Solo Relação Solo-Planta A adubação nitrogenada é necessária para sustentar altos rendimentos de grãos de soja? Apresentador: Vítor Gabriel Ambrosini

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ROTA CÃO COM CULTURAS ,(, PRODUTORAS DE GRAOS NO INVERNO E NO VERÃO

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ROTA CÃO COM CULTURAS ,(, PRODUTORAS DE GRAOS NO INVERNO E NO VERÃO 158 Resultados de soja da Embrapa Trigo ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ROTA CÃO COM CULTURAS,(, PRODUTORAS DE GRAOS NO INVERNO E NO VERÃO Henrique Pereira dos Santos1,2 Ivo Ambrosi'

Leia mais

Condicionadores de solo - Uso eficiente do gesso agrícola

Condicionadores de solo - Uso eficiente do gesso agrícola UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO LSO-526 Adubos e Adubação Condicionadores de solo - Uso eficiente do gesso agrícola Prof. Dr. Paulo

Leia mais

Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária 1. Paulo A. Viana 2 e Maria C. M.

Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária 1. Paulo A. Viana 2 e Maria C. M. Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária Paulo A. Viana e Maria C. M. Viana 3 Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo, pviana@cnpms.embrapa.br. CP. 5, CEP 357-97,

Leia mais

Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira Eloísa Leão Cassiano Mylena Rodrigues Oliveira Souza Tamire Brito das Chagas

Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira Eloísa Leão Cassiano Mylena Rodrigues Oliveira Souza Tamire Brito das Chagas Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Campus IX Disciplina: Integração Agricultura Pecuária Docente: Danilo Gusmão Discentes: Ângela Bernardino Barbosa Denise Leão Cassiano Vieira

Leia mais

Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP. José Ednilson Miranda Embrapa Algodão

Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP. José Ednilson Miranda Embrapa Algodão Palestra apresentada no 1º Simpósio de Pragas de Solo, Pindorama, SP José Ednilson Miranda Embrapa Algodão Conhecimentos de bioecologia 3 São polífagos se alimentam de soja, milho, algodão, pastagens,

Leia mais

Fertilidade do solo para culturas de inverno

Fertilidade do solo para culturas de inverno VII SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM GRANDES CULTURAS CULTIVOS DE INVERNO De 22 a 24 de agosto de 2017 CCR UFSM Fertilidade do solo para culturas de inverno RENAN COSTA BEBER VIEIRA renan.vieira@uffs.edu.br

Leia mais

Manejo do Material Orgânico

Manejo do Material Orgânico 4 Manejo do Material Orgânico Ademir Calegari Iapar Luis Carlos Hernani Embrapa Agropecuária Oeste Carlos Pitol Fundação MS Odo Primavesi Embrapa Pecuária Sudeste Dimas Vital Siqueira Resk Embrapa Cerrados

Leia mais

Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul

Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária em Mato Grosso do Sul Julio Cesar Salton Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Dourados/MS É consenso afirmar que o Sistema Plantio Direto (SPD)

Leia mais

Flutuação Populacional de Artrópodes no Milho em Áreas de Transição Para Produção Orgânica

Flutuação Populacional de Artrópodes no Milho em Áreas de Transição Para Produção Orgânica Flutuação Populacional de Artrópodes no Milho em Áreas de Transição Para Produção Orgânica ELIANE D. QUINTELA 1, GRACIELA S. CHAVES 1,, CARMEM I. LOPES 1,, JOSÉ A. F. BARRIGOSSI 1 JOSÉ A. A. MOREIRA 1,

Leia mais

Experiências em Recuperação Ambiental. Código Florestal. Desempenho de Espécies Arbóreas Implantadas por Semeadura Direta em Sistemas Agroflorestais

Experiências em Recuperação Ambiental. Código Florestal. Desempenho de Espécies Arbóreas Implantadas por Semeadura Direta em Sistemas Agroflorestais Experiências em Recuperação Ambiental Código Florestal Desempenho de Espécies Arbóreas Implantadas por Semeadura Direta em Sistemas Agroflorestais Desempenho de Espécies Arbóreas Implantadas por Semeadura

Leia mais

ADUBOS E ADUBAÇÃO HAMILTON SERON PEREIRA

ADUBOS E ADUBAÇÃO HAMILTON SERON PEREIRA ADUBOS E ADUBAÇÃO HAMILTON SERON PEREIRA INTRODUÇÃO O GRANDE DESAFIO MUNDIAL 1990 2000 2025 POPULAÇÃO MUNDIAL (BILHÕES) 5,2 6,2 8,3 DEMANDA DE ALIMENTOS (BILHÕES t) 1,97 2,45 3,97 PRODUTIVIDADE (t/ha)

Leia mais

PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO EM DIFERENTES SISTEMAS DE ROTAÇÃO E SUCESSÃO DE CULTURAS EM GOIÂNIA, GO

PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO EM DIFERENTES SISTEMAS DE ROTAÇÃO E SUCESSÃO DE CULTURAS EM GOIÂNIA, GO PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO EM DIFERENTES SISTEMAS DE ROTAÇÃO E SUCESSÃO DE CULTURAS EM GOIÂNIA, GO Adriana de Oliveira Rocha (UFG / adrianinhaor@yahoo.com.br), Juarez Patrício de Oliveira Júnior (UFG), Wilson

Leia mais

Matéria Orgânica do Solo. Everlon Cid Rigobelo

Matéria Orgânica do Solo. Everlon Cid Rigobelo Matéria Orgânica do Solo Everlon Cid Rigobelo 1 Solo receptáculo final Recebedor Resíduos orgânicos de origem Vegetal, animal Produtos de suas transformações 2 Solo receptáculo final Vegetação Responsável

Leia mais

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO Página 1495 ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 Maria da Conceição Santana Carvalho 1 ; Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira 2 ; Ana Luiza Borin 2 1 Embrapa Arroz e

Leia mais

ATRIBUTOS AGRONÔMICOS DA CULTURA DO MILHETO EM SISTEMA AGROECOLÓGICO SUBMETIDAS A DIFERENTES ADUBAÇÕES ORGÂNICA

ATRIBUTOS AGRONÔMICOS DA CULTURA DO MILHETO EM SISTEMA AGROECOLÓGICO SUBMETIDAS A DIFERENTES ADUBAÇÕES ORGÂNICA ATRIBUTOS AGRONÔMICOS DA CULTURA DO MILHETO EM SISTEMA AGROECOLÓGICO SUBMETIDAS A DIFERENTES ADUBAÇÕES ORGÂNICA Edelson Costa de SOUZA* 1, Carla Fonseca Alves CAMPOS 1, Laudinete Ferreira da SILVA 1, Apolo

Leia mais

VAGNER DO NASCIMENTO. UNESP / Ilha Solteira (SP)

VAGNER DO NASCIMENTO. UNESP / Ilha Solteira (SP) Processo: 2012/05945-0 CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Faixa C ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA E BIOLÓGICA DO SOLO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO CONSOLIDADO VAGNER DO NASCIMENTO Doutorando em Sistemas de Produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. José Ribamar Silva Conceituação: D MATÉRIA ORGÂNICA. Todo material de origem vegetal ou animal que se encontre no solo independentemente de seu estado de decomposição.

Leia mais

CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis

CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis Bruno Patrício Tsujigushi, Carlos Hissao Kurihara (2), Laércio Alves de Carvalho (3) Introdução A adoção

Leia mais