Informática Aplicada. Prof. MSc. Fábio Hipólito

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática Aplicada. Prof. MSc. Fábio Hipólito"

Transcrição

1 Informática Aplicada Prof. MSc. Fábio Hipólito

2 Aula 2 Trabalhando com Funções Lógicas

3 Adicionando inteligência com funções lógicas No mundo da computação, definimos bem vagamente algo como inteligente se isso puder realizar testes no ambiente e agir de acordo com os resultados desses testes. No entanto, os computadores são bestas binárias, portanto, agir de acordo com os resultados de um teste significa que a máquina só pode fazer uma das duas coisas. Ainda assim, mesmo com essa gama limitada de opções, você ficará impressionado ao saber quanta inteligência poderá adicionar às suas planilhas.

4 Funções lógicas do Excel

5 Utilizando a Função SE()

6 Utilizando a Função SE() Outro uso comum do teste simples da função SE() é sinalizar valores que satisfazem uma condição específica. Por exemplo, suponha que você tenha uma planilha que mostre o aumento ou a redução percentual nas vendas de uma lista grande de produtos. Nesse caso, é útil conseguir sinalizar apenas aqueles produtos que tiveram uma redução nas vendas. Uma fórmula básica para fazer isso se pareceria com esta: =SE(célula< 0; indicador) Aqui, célula é a célula que você deseja testar, e indicador é um tipo de texto que você utiliza para destacar um valor negativo. Veja um exemplo: =SE(B2 < 0; <<<<< )

7 Utilizando a função REPT() REPT( <, B2 * 100) Esta expressão multiplica o valor de porcentagem por 100 e, em seguida, utiliza o resultado como o número de vezes que o sinal de menor do que é repetido. Veja abaixo a fórmula SE() revisada: =SE(B2 < 0, REPT( <, B2 * 100)) A Figura 8.1 mostra como ela funciona na prática.

8 Utilizando a função REPT() Figura 8.1 Esta planilha utiliza a função SE() para testar valores negativos e então utiliza a função REPT() para exibir um indicador desses valores.

9 Tratando um resultado FALSO Se o resultado da condição SE() for FALSO, a função retornará FALSO como resultado. Isso não é inerentemente ruim, mas a planilha pareceria estar mais organizada e seria mais útil se, em vez disso, a fórmula retornasse a sequência de caracteres nula ( ). Por exemplo, considere a fórmula a seguir: =SE(A1 >= 1000; É grande! ; Não é grande! ) Desta vez, se a célula A1 contiver um valor que é menor do que 1.000, a fórmula retornará uma sequência de caracteres "Não é grande!".

10 Tratando um resultado FALSO Para o exemplo do indicador de valor negativo, utilize a versão revisada a seguir da fórmula para retornar nenhum valor se a célula contiver um número não negativo: =SE(B2 < 0; REPT( < ; B2 * 100); ) Como pode ser visto na Figura 8.2, a planilha resultante parece bem mais organizada do que a primeira versão

11 Realizando vários testes lógicos Aninhando Funções SE() Ao criar modelos utilizando a função SE(), é comum encontrar uma segunda bifurcação no caminho ao avaliar os argumentos valor_se_verdadeiro ou valor_se_falso. Por exemplo, considere a variação da nossa fórmula que gera uma descrição com base no valor na célula A1: =SE(A1 >= 1000; Grande! ; Não grande ) E se você quiser retornar uma sequência de caracteres diferente para valores maiores do que, digamos, ? =SE(A1 >= 1000; SE(A1 >= 10000; Bem grande!! ; Grande! ); Não grande )

12 Calculando Bônus Diferenciados Exemplo: suponha que você queira calcular um bônus diferenciado para uma equipe de vendas desta forma: Se o vendedor não atingir a meta de vendas, nenhum bônus será concedido. Se o vendedor exceder a meta de vendas em menos de 10%, um bônus de R$ será concedido. Se o vendedor exceder a meta de vendas em 10% ou mais, um bônus de R$ será concedido. Supondo que a célula D2 contenha a porcentagem que as vendas reais de cada vendedor estivessem abaixo ou acima das metas. Veja a fórmula utilizada: =SE(D2 < 0; ; SE(D2 < 0,1; 1000; 10000))

13 Calculando Bônus Diferenciados Figura 8: Esta planilha utiliza funções SE() aninhadas para calcular pagamento de bônus diferenciado.

14 A Função E() Muitas vezes, é necessário realizar uma ação se e somente se duas condições forem verdadeiras. Por exemplo, você pode querer pagar um bônus a um vendedor se e somente se o total de vendas exceder a meta e as vendas unitárias também o fizerem. Se o total de vendas ou as vendas unitárias estiverem abaixo da meta, ou se ambas ficarem abaixo da meta, nenhum bônus será pago. Na lógica booleana, isso recebe o nome de condição E porque uma expressão e outra devem ser verdadeiras para um resultado positivo.

15 A Função E() No Excel, as condições E são tratadas, de forma suficientemente apropriada, pela função lógica E(): E(lógica1 [;lógica2;...]) lógica1 lógica2;... A primeira condição lógica a testar. A segunda condição lógica a testar. O resultado de E() é calculado desta forma: Se todos os argumentos retornarem VERDADEIRO, ou qualquer número diferente de zero, E() retornará VERDADEIRO. Se um ou mais dos argumentos retornarem FALSO, ou 0, E() retornará FALSO.

16 A Função E() Por exemplo, suponha que você só queira pagar o bônus se um vendedor exceder a meta tanto nas vendas totais quanto nas vendas unitárias. Supondo que a diferença acumulada entre a quantidade de vendas real e a projetada esteja na célula B2 e a diferença unitária real e a projetada esteja na célula C2, segue abaixo um exemplo que determina se o bônus será pago: =SE(E(B2 > 0; C2 > 0); 1000; Nenhum bônus ) Se o valor em B2 for maior do que 0 e o valor em C2 for maior do que 0, a fórmula retornará 1000; do contrário, ela retornará "Nenhum bônus".

17 Atribuindo valores a categorias Um bom uso para a função E() é atribuir itens a categorias que consistem de um intervalo de valores. Por exemplo, suponha que você tem um conjunto de resultados de uma votação ou pesquisa e que quer categorizar esses resultados com base nos seguintes intervalos por idade: 18 34, 35 49, e 65+. Supondo que a idade de cada participante esteja na célula B9, a função E() a seguir pode servir como o teste lógico para a entrada na categoria 18 34: E(B9 >= 18; B9 <= 34) Se a resposta estiver em C9, a fórmula a seguir a exibirá se o participante estiver no grupo de faixa etária entre 18 e 34: =SE(E(B9 >= 18; B9 <= 34); C9; )

18 Atribuindo valores a categorias A Figura 8.4 testa isso em alguns dados. Aqui estão as fórmulas utilizadas para outras faixas etárias: 35-49: =SE(E(B9 >= 35; B9 <= 49); C9; ) 50-64: =SE(E(B9 >= 50; B9 <= 64); C9; ) 65+: =SE(B9 >= 65; C9; )

19 A Função OU() Uma situação parecida com a condição E acontece quando você precisa tomar uma ação se uma coisa ou outra for verdadeira. Por exemplo, você pode querer pagar o bônus a uma vendedora se ela ultrapassou a meta de vendas totais ou se ela ultrapassou a meta de venda unitária. Na lógica booleana, isso recebe o nome de condição Ou.

20 A Função OU() Você não ficará surpreso em saber que as condições Ou são tratadas no Excel pela função OU(): OU(lógica1 [;lógica2;...]) lógica1 lógica2;... A primeira condição lógica a testar. A segunda condição lógica a testar. O resultado de OU() é calculado desta forma: Se um ou mais argumentos retornarem VERDADEIRO, ou qualquer número diferente de zero, OU() retorna VERDADEIRO. Se todos os argumentos retornarem FALSO, ou 0, OU() retornará FALSO.

21 A Função OU() Por exemplo, suponha que você só quer pagar o bônus se o vendedor ultrapassar a meta de vendas totais ou a de vendas unitárias (ou as duas). Supondo que a diferença entre as vendas totais reais e as projetadas esteja na célula B2 e a diferença entre as vendas unitárias reais e as projetadas esteja na célula C2, veja abaixo um exemplo que determina se o bônus será pago: =SE(OU(B2 > 0; C2 > 0); 1000; Nenhum bônus ) Se o valor em B2 for maior do que 0, ou o valor em C2 for maior do que 0, a fórmula retornará 1000; do contrário, ela retornará "Nenhum bônus".

22 Aplicando formatação condicional com fórmulas O Excel vem com outro componente de formatação condicional que torna esse recurso ainda mais poderoso: você pode aplicar formatação condicional com base nos resultados de uma fórmula. Em particular, você pode definir uma fórmula lógica como critério de formatação condicional. Se essa fórmula retornar VERDADEIRO, o Excel aplicará a formatação às células; se ela retornar FALSO, o Excel não aplicará nenhuma formatação. Na maioria dos casos, você utiliza uma função SE(), frequentemente combinada com outra função lógica como E() ou OU().

23 Aplicando formatação condicional com fórmulas Antes de partir para o exemplo, veja abaixo os passos básicos para configurar uma formatação condicional baseada em fórmula: 1. Selecione as células às quais você deseja aplicar a formatação condicional. 2. Selecione Página Inicial, Formatação Condicional, Nova Regra. O Excel exibirá a caixa de diálogo Nova Regra de Formatação. 3. Clique em Usar uma Fórmula para Determinar quais Células Devem ser Formatadas. 4. Na caixa Formatar Valores em que Esta Fórmula é Verdadeira, digite sua fórmula lógica. 5. Clique em Formatar para abrir a caixa de diálogo Formatar Células. 6. Utilize as guias Número, Fonte, Borda e Preenchimento para especificar a formatação que deseja aplicar e, em seguida, clique em OK. 7. Clique em OK.

24 Aplicando formatação condicional com fórmulas Por exemplo, suponha que você tem um intervalo ou tabela de itens e deseja destacar os itens que têm os valores máximo e mínimo em uma coluna específica. Primeiro, você pode utilizar a função de planilha MÁXIMO() para determinar o valor máximo em uma coluna. Por exemplo, se a coluna for D2:D10, então, a função a seguir retornará o máximo: MÁXIMO($D$2:$D$10) Contudo, uma fórmula de formatação condicional só funciona se ela retornar FALSO ou VERDADEIRO, por isso você precisa criar uma fórmula de comparação: =MÁXIMO($D$2:$D$10)=$D2

25 Aplicando formatação condicional com fórmulas Em seguida, você pode utilizar a função MÍNIMO() para determinar o mínimo e, assim, você cria uma fórmula de comparação similar: =MÍNIMO($D$2:$D$10)=$D2 Por fim, você quer verificar cada célula na coluna para ver se é o mínimo ou o máximo, e para isso você precisa combinar essas expressões utilizando a função OU(), desta forma: =OU(MÁXIMO($D$2:$D$10)=$D2; MÍNIMO($D$2:$D$10)=$D2)

26 Aplicando formatação condicional com fórmulas A Figura 8.5 mostra um intervalo de resultados de vendas que estão formatados condicionalmente utilizando a fórmula precedente.

27 Combinando funções lógicas com matrizes Ao combinar as fórmulas de matriz com SE(), você pode realizar algumas operações bastante sofisticadas. Matrizes permitem fazer coisas como, por exemplo, aplicar a condição lógica SE() a todo um intervalo ou somar somente as células em um intervalo que satisfazem a condição SE().

28 Aplicando uma condição a um intervalo inteiro Utilizar E() como condição lógica em uma função SE() talvez seja útil para três ou quatro expressões. Depois disso, torna-se muito incômodo inserir todas essas expressões lógicas. Se você estiver essencialmente executando o mesmo teste lógico em uma quantidade de células diferentes, uma solução melhor é aplicar E() a um intervalo e inserir a fórmula como uma matriz. Por exemplo, suponha que você queira somar as células no intervalo B3:B7, mas somente se todas as células contiverem valores maiores do que 0. Veja uma fórmula de matriz que faz isso: {=SE(E(B3:B7 > 0); SOMA(B3:B7); )}

29 Aplicando uma condição a um intervalo inteiro

30 Operando apenas nas células que atendem uma condição Por exemplo, você pode querer somar somente os valores positivos. Para fazer isso, você precisará mover a operação fora da função SE(). Veja aqui uma fórmula de matriz que soma somente os valores no intervalo B3:B7 que contêm valores positivos: {=SOMA(SE(B3:B7 > 0; B3:B7; 0))} A função SE() retorna uma matriz de valores baseados na condição (o valor da célula se positivo, 0 do contrário), e a função SOMA() adiciona esses valores retornados.

31 Operando apenas nas células que atendem uma condição Por exemplo, suponha que você tem uma série de investimentos com vencimento em vários anos. Seria legal configurar uma tabela que liste esses anos e informe o valor total dos investimentos que vencem a cada ano.

32 Operando apenas nas células que atendem uma condição As datas de vencimento dos investimentos estão na coluna B, os valores de investimento no vencimento são exibidos na coluna C e os diversos anos de vencimento estão na coluna E. Por exemplo, para calcular o total de vencimento para 2012, a fórmula de matriz a seguir é utilizada: {=SOMA(SE(ANO($B$3:$B$18) = E3; $C$3:$C$18; 0))} A função SE() compara o valor do ano na célula E3 (2012) com o componente ano das datas de vencimento no intervalo B3:B18. Para as células em que estes são iguais, SE() retorna o valor correspondente na coluna C; do contrário, ele retorna 0. A função SOMA() então adiciona esses valores retornados.

33 Determinando se um valor aparece em uma lista Muitos aplicativos de planilha exigem que você localize um valor em uma lista. Por exemplo, você pode ter uma tabela de desconto para clientes na qual o percentual de desconto está baseado na quantidade de unidades encomendadas. Para cada encomenda, você precisa localizar o desconto apropriado, com base nas unidades totais do pedido. De maneira semelhante, um professor pode converter as pontuações de um teste em uma letra referenciando uma tabela de conversões. Por exemplo, suponha que você queira saber se determinado valor existe em uma matriz. Você poderá utilizar a seguinte fórmula geral, inserida em uma única célula como uma matriz: {=OU(valor = intervalo)}

34 Determinando se um valor aparece em uma lista Veja abaixo a fórmula na célula B2: {=OU(B1 = B6:B29)}

35 Contando ocorrências em um intervalo Agora você sabe como descobrir se um valor aparece em uma lista, mas e se você precisar saber quantas vezes o valor aparece? A fórmula a seguir faz esse trabalho: {=SOMA(SE( valor = intervalo ; 1; 0))} Aqui está uma fórmula digitada na célula B3 que faz isso para a nossa lista de contas vencidas: =SOMA(SE(B1 = B6:B29; 1; 0))

36 Contando ocorrências em um intervalo

37 Determinando onde um Valor Aparece em uma Lista E se você quiser saber não só se um valor aparece em uma lista, mas onde ele aparece? Você pode ter esse resultado fazendo a função SE() retornar o número de linhas para um resultado positivo: SE(valor = intervalo ; LINHA (intervalo); ) Para obter a primeira instância do valor, utilize função MÍNIMO() em uma fórmula de matriz, como, por exemplo: {=MÍNIMO(SE(valor = intervalo ; LIN(intervalo); ))} Para obter a última instância do valor, utilize função MÁXIMO() em uma fórmula de matriz, como, por exemplo: {=MÁXIMO(SE(valor = intervalo; LIN(intervalo); ))}

38 Determinando onde um Valor Aparece em uma Lista Aqui estão as fórmulas que você utiliza para encontrar a primeira e a última ocorrências na lista anterior das faturas vencidas: =MÍNIMO(SE(B1 = B6:B29; LIN(B6:B29); )) =MÁXIMO(SE(B1 = B6:B29; LIN(B6:B29); )) A Figura 8.10 mostra os resultados; a linha da primeira ocorrência está na célula D2, e a linha da última ocorrência aparece na célula D3.

39 Determinando onde um Valor Aparece em uma Lista

40 Bibliografia utilizada

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação

Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação 17.0 Introdução Fórmulas lógicas testam se uma condição é verdadeira (nesse caso a fórmula retornará o valor VERDADEIRO) ou falsa (quando a mesma retornará FALSO).

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo Página de 6 SE (Função SE) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função SE (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação e

Leia mais

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel.

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Página 1 de 8 TEXTO (Função TEXTO) Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Descrição A função TEXTO converte um valor numérico em texto e permite especificar

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Os operadores lógicos são:

Os operadores lógicos são: As funções condicionais no Excel nos ajudam nas tomadas de decisões. Elas podem ser combinadas e aninhadas (você pode colocar uma função dentro de outra função) dependendo da situação. Vamos conhecer cada

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

Cálculos Simples em Planilha Excel

Cálculos Simples em Planilha Excel Cálculos Simples em Planilha Excel Ordem de cálculo As fórmulas calculam valores segundo uma ordem específica. Uma fórmula no Excel sempre começa com um sinal de igual (=). O sinal de igual informa ao

Leia mais

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas. Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

Leia mais

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional.

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Excel Intermediário Prof. Wagner Machado do Amaral Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Conteúdo Importação de Dados Classificação Formatação Condicional Importação de Dados

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

Processo: Vendas. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entradas. Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais

Processo: Vendas. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entradas. Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais Desenvolvimento BM-1423 Direitos autorais - Comissão para autores Versão 5 Release 28 Autor Jaciara Silva Processo: Vendas Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais Acesso Vendas\Movimentações Motivação

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Aplicável a: Excel 2016 IMPORTANTE : Os resultados calculados de fórmulas e algumas funções de planilha do Excel podem diferir ligeiramente entre um PC

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Deadline para controle de datas Outras funções avançadas Formatação Condicional Tabelas Dinâmicas

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3 OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3 Sumário Aula 1...3 Ordenação ou Classificação de Dados...3 Definir e Criar Nomes...4 Regras para os Nomes...4 Definir Nome...4 Excluir Nome...5 Aula 2...6 Teste Condicional...6

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido.

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Símbolos: Este símbolo destaca uma informação adicional. Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito importante. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Guia

Leia mais

Dispor e organizar folhas de cálculo

Dispor e organizar folhas de cálculo Dispor e organizar folhas de cálculo O Excel fornece várias funcionalidades para o ajudar a trabalhar e visualizar com as folhas de cálculo. Fixar linhas e colunas Pode fixar (ou bloquear) linhas e colunas

Leia mais

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary Informática básica Microsoft Office - Excel Professor: Francisco Ary Introdução A parti desta aula iremos aprender o que é e para que serve o Microsoft Excel. O Microsoft Excel é mais um aplicativo do

Leia mais

Sintaxe e estrutura da função SE

Sintaxe e estrutura da função SE Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Básicas Ver 10 posts dessa série A função SE Excel foi criada para retornar resultados de testes lógicos. Por oferecer ao usuário a possibilidade de estabelecer

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre os grupos de desconto.

Bem-vindo ao tópico sobre os grupos de desconto. Bem-vindo ao tópico sobre os grupos de desconto. Nesse tópico, você aprenderá a configurar grupos de desconto. Imagine que sua empresa quer introduzir alguns novos descontos. Algumas dessas propostas estarão

Leia mais

Introdução a Informática LibreOffice Calc

Introdução a Informática LibreOffice Calc Introdução a Informática LibreOffice Calc Apresentando o LibreOffice CALC Célula A1 Barra de Fórmulas Colunas Linhas Planilhas O que são Planilhas Eletrônicas? Planilhas eletrônicas são programas que permitem

Leia mais

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha.

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações

Leia mais

Trabalhando com Datas no Excel

Trabalhando com Datas no Excel Trabalhando com Datas no Excel Visão Geral Uma das mais poderosas características do Excel é a sua habilidade de trabalhar com datas. Neste curto curso técnico explicaremos como usar datas no Excel. 1.

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

Versão do documento agosto Usando recursos avançados de geração de relatórios Soluções Ariba On-Demand

Versão do documento agosto Usando recursos avançados de geração de relatórios Soluções Ariba On-Demand Versão do documento agosto 2012 Usando recursos avançados de geração de relatórios Soluções Ariba On-Demand Conteúdo Modificando opções de exibição....3 Formatando dados de campo....5 Analisando a variação

Leia mais

Para começar, vamos começar vendo alguns exemplos do uso da SOMASE na gestão de empresas:

Para começar, vamos começar vendo alguns exemplos do uso da SOMASE na gestão de empresas: Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Esse é o meu segundo post da série Como gerir melhor usando uma função do Excel (veja o meu post sobre a PROCV função

Leia mais

Criar uma Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac

Criar uma Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac Criar a Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac IMPORTANTE : Este artigo foi traduzido por sistema de tradução automática, leia o aviso de isenção de responsabilidade. Para sua referência, veja a versão

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Guia do Cliente Novembro de 2016 Este guia mostra-lhe como criar, salvar, visualizar e exportar relatórios padrão e personalizados no Centro de Negócios da Microsoft. Para

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

MÓDULO 03 DESAFIOS #01 EDUARDO TOGNON

MÓDULO 03 DESAFIOS #01 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO MÓDULO 03 DESAFIOS #01 EDUARDO TOGNON INTRODUÇÃO Começando... Desafios de novo No módulo anterior, tivemos uma dessas etapas também e creio que você se lembra de como funciona, não

Leia mais

Informática. Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT EXCEL, BROFFICE.ORG E LIBREOFFICE CALC MICROSOFT EXCEL LIBRE

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011 AULA Nº 13 (29/06/2011) MANUAL Criar Tabela em Excel (folha de cálculo) 1ª Regra p/ utilizar o Excel: Por defeito em o Excel encosta à esquerda o texto e os números à direita Iniciar a tabela colocando

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

Mas afinal, existe alguma regra para decorar os atalhos para Excel? Quais são os principais atalhos? A seguir, maiores detalhes sobre o assunto:

Mas afinal, existe alguma regra para decorar os atalhos para Excel? Quais são os principais atalhos? A seguir, maiores detalhes sobre o assunto: Atalhos são basicamente comandos emitidos pelo teclado do computador no qual resultam em determinada ação. No geral, os atalhos são pouco utilizados pelos usuários, devido à complexidade em decorar determinados

Leia mais

1. Entendendo os erros que aparecem no Excel:

1. Entendendo os erros que aparecem no Excel: Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Todo mundo que usa o Excel, desde o básicão até as funções mais avançadas pode ter tido a experiência de ver as mesmas

Leia mais

Excel

Excel Excel Conceitos básicos Quem perguntou? X X X X 2 18 1. Conceitos básicos O que é?...é um programa de software que lhe permite criar tabelas e calcular e analisar dados. Este tipo de software é denominado

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 3

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 3 Microsoft Excel Aula 3 Funções O que são funções? Funções são fórmulas prontas, que efetuam cálculos usando muitas células na planilha. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre procedimentos de autorização no SAP Business One.

Bem-vindo ao tópico sobre procedimentos de autorização no SAP Business One. Bem-vindo ao tópico sobre procedimentos de autorização no SAP Business One. 1 Após a conclusão deste tópico, você estará apto a descrever o fluxo do processo empresarial quando é utilizado um procedimento

Leia mais

Como usar Tabela Dinâmica (Pivot Table) Exemplo Prático. Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série

Como usar Tabela Dinâmica (Pivot Table) Exemplo Prático. Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série O Excel é um aplicativo poderoso do pacote Microsoft Office que pode ser empregado em diversas áreas do conhecimento:

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Formatação condicional

Formatação condicional Formatação condicional Formatar condicional é estabelecer condições para que um evento ocorra. Clicando em FORMATAR e escolhendo FORMATAÇÃO CONDICIONAL abrirá a seguinte tela: Nessa tela determinamos quais

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

TUTORIAL. Formatação condicional no QGIS: um exemplo de simbologia baseada em regra QGIS.

TUTORIAL. Formatação condicional no QGIS: um exemplo de simbologia baseada em regra QGIS. TUTORIAL Formatação condicional no QGIS: um exemplo de simbologia baseada em regra QGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Aula de Informática (disponível em Sumário

Aula de Informática (disponível em  Sumário Aula de Informática (disponível em http://www.hylson.com) Assunto: Fórmulas de texto Sumário EXERCÍCIO SEQUENCIAL DE INFORMÁTICA...2 Função Texto: MUDAR...3 Sintaxe...3 Exemplos...3 Função Texto: PRI.MAIÚSCULA...4

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

8. Inserir senha no arquivo

8. Inserir senha no arquivo 8. Inserir senha no arquivo Algumas vezes, o documento que você elaborou pode conter informações confidenciais e você não gostaria que fosse visualizado por qualquer um. Para evitar que outras pessoas

Leia mais

Este recurso pode ser utilizado com números, letras, datas, referências, etc.

Este recurso pode ser utilizado com números, letras, datas, referências, etc. RECURSO ARRASTAR E SOLTAR Um dos recursos que o Excel oferece é o de podermos arrastar o conteúdo de uma célula e este conteúdo ir se alterando conforme um padrão préestabelecido. Este recurso pode ser

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL 1. INTRODUÇÃO Este tutorial apresenta, passo-a-passo, o processo de implementação e resolução de modelos matemáticos na planilha

Leia mais

Graphing Basic no Excel 2007

Graphing Basic no Excel 2007 Graphing Basic no Excel 2007 Tabela de Conteúdos 1. Inserindo e formatando os dados no Excel 2. Criando o gráfico de dispersão inicial 3. Criando um gráfico de dispersão de dados de titulação 4. Adicionando

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica.

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica. Tabelas Dinâmicas Ao utilizar o Excel para manipulação de Banco de Dados, é possível gerencia-las com o uso de tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados

Leia mais

Chegou a hora de entender como funcionam as fórmulas e as funções do Excel. Ao término desse material, você será capaz de:

Chegou a hora de entender como funcionam as fórmulas e as funções do Excel. Ao término desse material, você será capaz de: Professor: Alessandro Borges E-mail: alessandroborgesbsb@gmail.com Facebook: facebook.com/alessandroborgesbr Youtube: youtube.com/alessandroborgesbr EXCEL 213 Fórmulas e Funções Chegou a hora de entender

Leia mais

O campo demarcado em vermelho indica a fórmula que foi inserida na célula A1.

O campo demarcado em vermelho indica a fórmula que foi inserida na célula A1. Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui diversas funções para realizar das operações simples até as mais complexas. Uma das funções essenciais no

Leia mais

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 MS EXCEL 2010... 2 Interface... 3 Guias de Planilha... 3 Movimentação na planilha... 4 Entrada de

Leia mais

SE(Algo for Verdadeiro, faça tal coisa, caso contrário, faça outra coisa)

SE(Algo for Verdadeiro, faça tal coisa, caso contrário, faça outra coisa) Função SE A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera. Em sua forma mais simples, a função SE diz: SE(Algo

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL

A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL ENTRANDO NO EXCEL Como o MS Excel faz parte da família Office, é bem provável que você o encontre diretamente abrindo o botão iniciar, e depois dentro do menu programas. A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL FORMATANDO

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Já vimos entrada, processamento e saída, que compõem os algoritmos puramente

Leia mais

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores 1- Faça um programa que preencha um vetor com seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: a.

Leia mais

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários.

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMULÁRIOS Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. A Barra de Ferramentas de Formulário contém objectos gráficos

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Até o momento da disciplina vimos comandos de entrada, processamento e saída

Leia mais

Figura 3.42 Resultados das medidas de tendência central.

Figura 3.42 Resultados das medidas de tendência central. Figura 3.42 Resultados das medidas de tendência central. Atividade 2 Ao longo dos próximos exercícios nós trabalharemos com uma planilha de dados a ser fornecida durante a aula. A planilha contém dados

Leia mais

Aula 2: BrOffice Calc Trabalhando com planilhas em grupo

Aula 2: BrOffice Calc Trabalhando com planilhas em grupo Aula 2: BrOffice Calc Trabalhando com planilhas em grupo Você verá por aqui... Nesta aula, iremos continuar nosso estudo sobre o BrOffice Calc e: aprender a ganhar produtividade, trabalhando com planilhas

Leia mais

Temos os seguintes botões a nossa disposição na Barra de Ferramentas Formulários: Rótulo, cria um rótulo de texto no gráfico ou folha de diálogo.

Temos os seguintes botões a nossa disposição na Barra de Ferramentas Formulários: Rótulo, cria um rótulo de texto no gráfico ou folha de diálogo. Um recurso muito interessante do Excel é a possibilidade de utilizarmos os formulários directamente na Folha de Cálculo, para facilitar o trabalho de digitação ou de simulação de dados. Com o auxilio destes

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

1 Revisão: Construção de fórmulas

1 Revisão: Construção de fórmulas 1 Revisão: Construção de fórmulas Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Como efetuar uma operação...3 Construindo

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1; núm2;... são de 1 a 255 argumentos numéricos cuja média você deseja obter.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1; núm2;... são de 1 a 255 argumentos numéricos cuja média você deseja obter. MÉDIA Mostrar tudo Retorna a média aritmética dos argumentos. Sintaxe MÉDIA(núm;núm;...) Núm; núm;... são de a 55 argumentos numéricos cuja média você deseja obter. Comentários Os argumentos podem ser

Leia mais

1. Passo a passo de como Remover Duplicatas

1. Passo a passo de como Remover Duplicatas Existem duas maneiras principais para você descobrir se existem valores duplicados na sua tabela de dados do Excel. A primeira e mais direta é a funcionalidade de remover duplicatas, que depois de usada,

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Objetivos Inserir funções lógicas. Trabalhar com formatação condicional. Aplicar autofiltro nos dados de uma planilha.

Objetivos Inserir funções lógicas. Trabalhar com formatação condicional. Aplicar autofiltro nos dados de uma planilha. Aula 4: BrOffice Calc Funções lógicas Você verá por aqui... Nesta aula, iremos finalizar o BrOffice Calc, aprender a trabalhar com funções da categoria lógica. Com essas funções, temos a possibilidade

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Introdução ao Excel 2007

Introdução ao Excel 2007 Status Habilitado Conteúdo Introdução ao Excel 2007 Iniciar Todos os Programas e Microsoft Excel. Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade.

Leia mais

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5 HISTOGRAMA O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências.

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Fórmulas Funções Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo Funções Maior e Menor Função Se Exercício... 9

Fórmulas Funções Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo Funções Maior e Menor Função Se Exercício... 9 Por Márcio Raphael ÍINDICE Fórmulas... 3 Funções... 6 Funções Soma, Média, Máximo e Mínimo... 6 Funções Maior e Menor... 7 Função Se... 8 Exercício... 9 Função Se Aninhada... 10 Função Concatenada... 10

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) INTRODUÇÃO AO EXCEL

Leia mais

Exemplo do uso da função SOMARPRODUTO em planilha de Custos de Serviços

Exemplo do uso da função SOMARPRODUTO em planilha de Custos de Serviços Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série O Excel é uma ótima ferramenta a ser utilizada na hora de calcular custos ou até mesmo saber quanto você gasta na folha

Leia mais

Menu Dropdown com Validação de Dados

Menu Dropdown com Validação de Dados Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série O menus em dropdown, também conhecidos popularmente como lista suspensa, são maneiras de organizar informações que são frequentemente

Leia mais

Unidade 15: Funções de Texto

Unidade 15: Funções de Texto Unidade 15: Funções de Texto 15.0 Introdução Funções de texto lhe ajudam a manipular dados textuais da forma que você preferir por exemplo, para organizar dados brutos que contém erros de digitação ou

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Página 1 de 7 Excel > Fórmulas > Criando fórmulas Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Colunas Mostrar tudo Use o Assistente para Conversão de Texto em Colunas para separar conteúdo

Leia mais

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo])

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo]) Página 1 de 8 PROCV (Função PROCV) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais