Informática Aplicada. Prof. MSc. Fábio Hipólito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática Aplicada. Prof. MSc. Fábio Hipólito"

Transcrição

1 Informática Aplicada Prof. MSc. Fábio Hipólito

2 Aula 2 Trabalhando com Funções Lógicas

3 Adicionando inteligência com funções lógicas No mundo da computação, definimos bem vagamente algo como inteligente se isso puder realizar testes no ambiente e agir de acordo com os resultados desses testes. No entanto, os computadores são bestas binárias, portanto, agir de acordo com os resultados de um teste significa que a máquina só pode fazer uma das duas coisas. Ainda assim, mesmo com essa gama limitada de opções, você ficará impressionado ao saber quanta inteligência poderá adicionar às suas planilhas.

4 Funções lógicas do Excel

5 Utilizando a Função SE()

6 Utilizando a Função SE() Outro uso comum do teste simples da função SE() é sinalizar valores que satisfazem uma condição específica. Por exemplo, suponha que você tenha uma planilha que mostre o aumento ou a redução percentual nas vendas de uma lista grande de produtos. Nesse caso, é útil conseguir sinalizar apenas aqueles produtos que tiveram uma redução nas vendas. Uma fórmula básica para fazer isso se pareceria com esta: =SE(célula< 0; indicador) Aqui, célula é a célula que você deseja testar, e indicador é um tipo de texto que você utiliza para destacar um valor negativo. Veja um exemplo: =SE(B2 < 0; <<<<< )

7 Utilizando a função REPT() REPT( <, B2 * 100) Esta expressão multiplica o valor de porcentagem por 100 e, em seguida, utiliza o resultado como o número de vezes que o sinal de menor do que é repetido. Veja abaixo a fórmula SE() revisada: =SE(B2 < 0, REPT( <, B2 * 100)) A Figura 8.1 mostra como ela funciona na prática.

8 Utilizando a função REPT() Figura 8.1 Esta planilha utiliza a função SE() para testar valores negativos e então utiliza a função REPT() para exibir um indicador desses valores.

9 Tratando um resultado FALSO Se o resultado da condição SE() for FALSO, a função retornará FALSO como resultado. Isso não é inerentemente ruim, mas a planilha pareceria estar mais organizada e seria mais útil se, em vez disso, a fórmula retornasse a sequência de caracteres nula ( ). Por exemplo, considere a fórmula a seguir: =SE(A1 >= 1000; É grande! ; Não é grande! ) Desta vez, se a célula A1 contiver um valor que é menor do que 1.000, a fórmula retornará uma sequência de caracteres "Não é grande!".

10 Tratando um resultado FALSO Para o exemplo do indicador de valor negativo, utilize a versão revisada a seguir da fórmula para retornar nenhum valor se a célula contiver um número não negativo: =SE(B2 < 0; REPT( < ; B2 * 100); ) Como pode ser visto na Figura 8.2, a planilha resultante parece bem mais organizada do que a primeira versão

11 Realizando vários testes lógicos Aninhando Funções SE() Ao criar modelos utilizando a função SE(), é comum encontrar uma segunda bifurcação no caminho ao avaliar os argumentos valor_se_verdadeiro ou valor_se_falso. Por exemplo, considere a variação da nossa fórmula que gera uma descrição com base no valor na célula A1: =SE(A1 >= 1000; Grande! ; Não grande ) E se você quiser retornar uma sequência de caracteres diferente para valores maiores do que, digamos, ? =SE(A1 >= 1000; SE(A1 >= 10000; Bem grande!! ; Grande! ); Não grande )

12 Calculando Bônus Diferenciados Exemplo: suponha que você queira calcular um bônus diferenciado para uma equipe de vendas desta forma: Se o vendedor não atingir a meta de vendas, nenhum bônus será concedido. Se o vendedor exceder a meta de vendas em menos de 10%, um bônus de R$ será concedido. Se o vendedor exceder a meta de vendas em 10% ou mais, um bônus de R$ será concedido. Supondo que a célula D2 contenha a porcentagem que as vendas reais de cada vendedor estivessem abaixo ou acima das metas. Veja a fórmula utilizada: =SE(D2 < 0; ; SE(D2 < 0,1; 1000; 10000))

13 Calculando Bônus Diferenciados Figura 8: Esta planilha utiliza funções SE() aninhadas para calcular pagamento de bônus diferenciado.

14 A Função E() Muitas vezes, é necessário realizar uma ação se e somente se duas condições forem verdadeiras. Por exemplo, você pode querer pagar um bônus a um vendedor se e somente se o total de vendas exceder a meta e as vendas unitárias também o fizerem. Se o total de vendas ou as vendas unitárias estiverem abaixo da meta, ou se ambas ficarem abaixo da meta, nenhum bônus será pago. Na lógica booleana, isso recebe o nome de condição E porque uma expressão e outra devem ser verdadeiras para um resultado positivo.

15 A Função E() No Excel, as condições E são tratadas, de forma suficientemente apropriada, pela função lógica E(): E(lógica1 [;lógica2;...]) lógica1 lógica2;... A primeira condição lógica a testar. A segunda condição lógica a testar. O resultado de E() é calculado desta forma: Se todos os argumentos retornarem VERDADEIRO, ou qualquer número diferente de zero, E() retornará VERDADEIRO. Se um ou mais dos argumentos retornarem FALSO, ou 0, E() retornará FALSO.

16 A Função E() Por exemplo, suponha que você só queira pagar o bônus se um vendedor exceder a meta tanto nas vendas totais quanto nas vendas unitárias. Supondo que a diferença acumulada entre a quantidade de vendas real e a projetada esteja na célula B2 e a diferença unitária real e a projetada esteja na célula C2, segue abaixo um exemplo que determina se o bônus será pago: =SE(E(B2 > 0; C2 > 0); 1000; Nenhum bônus ) Se o valor em B2 for maior do que 0 e o valor em C2 for maior do que 0, a fórmula retornará 1000; do contrário, ela retornará "Nenhum bônus".

17 Atribuindo valores a categorias Um bom uso para a função E() é atribuir itens a categorias que consistem de um intervalo de valores. Por exemplo, suponha que você tem um conjunto de resultados de uma votação ou pesquisa e que quer categorizar esses resultados com base nos seguintes intervalos por idade: 18 34, 35 49, e 65+. Supondo que a idade de cada participante esteja na célula B9, a função E() a seguir pode servir como o teste lógico para a entrada na categoria 18 34: E(B9 >= 18; B9 <= 34) Se a resposta estiver em C9, a fórmula a seguir a exibirá se o participante estiver no grupo de faixa etária entre 18 e 34: =SE(E(B9 >= 18; B9 <= 34); C9; )

18 Atribuindo valores a categorias A Figura 8.4 testa isso em alguns dados. Aqui estão as fórmulas utilizadas para outras faixas etárias: 35-49: =SE(E(B9 >= 35; B9 <= 49); C9; ) 50-64: =SE(E(B9 >= 50; B9 <= 64); C9; ) 65+: =SE(B9 >= 65; C9; )

19 A Função OU() Uma situação parecida com a condição E acontece quando você precisa tomar uma ação se uma coisa ou outra for verdadeira. Por exemplo, você pode querer pagar o bônus a uma vendedora se ela ultrapassou a meta de vendas totais ou se ela ultrapassou a meta de venda unitária. Na lógica booleana, isso recebe o nome de condição Ou.

20 A Função OU() Você não ficará surpreso em saber que as condições Ou são tratadas no Excel pela função OU(): OU(lógica1 [;lógica2;...]) lógica1 lógica2;... A primeira condição lógica a testar. A segunda condição lógica a testar. O resultado de OU() é calculado desta forma: Se um ou mais argumentos retornarem VERDADEIRO, ou qualquer número diferente de zero, OU() retorna VERDADEIRO. Se todos os argumentos retornarem FALSO, ou 0, OU() retornará FALSO.

21 A Função OU() Por exemplo, suponha que você só quer pagar o bônus se o vendedor ultrapassar a meta de vendas totais ou a de vendas unitárias (ou as duas). Supondo que a diferença entre as vendas totais reais e as projetadas esteja na célula B2 e a diferença entre as vendas unitárias reais e as projetadas esteja na célula C2, veja abaixo um exemplo que determina se o bônus será pago: =SE(OU(B2 > 0; C2 > 0); 1000; Nenhum bônus ) Se o valor em B2 for maior do que 0, ou o valor em C2 for maior do que 0, a fórmula retornará 1000; do contrário, ela retornará "Nenhum bônus".

22 Aplicando formatação condicional com fórmulas O Excel vem com outro componente de formatação condicional que torna esse recurso ainda mais poderoso: você pode aplicar formatação condicional com base nos resultados de uma fórmula. Em particular, você pode definir uma fórmula lógica como critério de formatação condicional. Se essa fórmula retornar VERDADEIRO, o Excel aplicará a formatação às células; se ela retornar FALSO, o Excel não aplicará nenhuma formatação. Na maioria dos casos, você utiliza uma função SE(), frequentemente combinada com outra função lógica como E() ou OU().

23 Aplicando formatação condicional com fórmulas Antes de partir para o exemplo, veja abaixo os passos básicos para configurar uma formatação condicional baseada em fórmula: 1. Selecione as células às quais você deseja aplicar a formatação condicional. 2. Selecione Página Inicial, Formatação Condicional, Nova Regra. O Excel exibirá a caixa de diálogo Nova Regra de Formatação. 3. Clique em Usar uma Fórmula para Determinar quais Células Devem ser Formatadas. 4. Na caixa Formatar Valores em que Esta Fórmula é Verdadeira, digite sua fórmula lógica. 5. Clique em Formatar para abrir a caixa de diálogo Formatar Células. 6. Utilize as guias Número, Fonte, Borda e Preenchimento para especificar a formatação que deseja aplicar e, em seguida, clique em OK. 7. Clique em OK.

24 Aplicando formatação condicional com fórmulas Por exemplo, suponha que você tem um intervalo ou tabela de itens e deseja destacar os itens que têm os valores máximo e mínimo em uma coluna específica. Primeiro, você pode utilizar a função de planilha MÁXIMO() para determinar o valor máximo em uma coluna. Por exemplo, se a coluna for D2:D10, então, a função a seguir retornará o máximo: MÁXIMO($D$2:$D$10) Contudo, uma fórmula de formatação condicional só funciona se ela retornar FALSO ou VERDADEIRO, por isso você precisa criar uma fórmula de comparação: =MÁXIMO($D$2:$D$10)=$D2

25 Aplicando formatação condicional com fórmulas Em seguida, você pode utilizar a função MÍNIMO() para determinar o mínimo e, assim, você cria uma fórmula de comparação similar: =MÍNIMO($D$2:$D$10)=$D2 Por fim, você quer verificar cada célula na coluna para ver se é o mínimo ou o máximo, e para isso você precisa combinar essas expressões utilizando a função OU(), desta forma: =OU(MÁXIMO($D$2:$D$10)=$D2; MÍNIMO($D$2:$D$10)=$D2)

26 Aplicando formatação condicional com fórmulas A Figura 8.5 mostra um intervalo de resultados de vendas que estão formatados condicionalmente utilizando a fórmula precedente.

27 Combinando funções lógicas com matrizes Ao combinar as fórmulas de matriz com SE(), você pode realizar algumas operações bastante sofisticadas. Matrizes permitem fazer coisas como, por exemplo, aplicar a condição lógica SE() a todo um intervalo ou somar somente as células em um intervalo que satisfazem a condição SE().

28 Aplicando uma condição a um intervalo inteiro Utilizar E() como condição lógica em uma função SE() talvez seja útil para três ou quatro expressões. Depois disso, torna-se muito incômodo inserir todas essas expressões lógicas. Se você estiver essencialmente executando o mesmo teste lógico em uma quantidade de células diferentes, uma solução melhor é aplicar E() a um intervalo e inserir a fórmula como uma matriz. Por exemplo, suponha que você queira somar as células no intervalo B3:B7, mas somente se todas as células contiverem valores maiores do que 0. Veja uma fórmula de matriz que faz isso: {=SE(E(B3:B7 > 0); SOMA(B3:B7); )}

29 Aplicando uma condição a um intervalo inteiro

30 Operando apenas nas células que atendem uma condição Por exemplo, você pode querer somar somente os valores positivos. Para fazer isso, você precisará mover a operação fora da função SE(). Veja aqui uma fórmula de matriz que soma somente os valores no intervalo B3:B7 que contêm valores positivos: {=SOMA(SE(B3:B7 > 0; B3:B7; 0))} A função SE() retorna uma matriz de valores baseados na condição (o valor da célula se positivo, 0 do contrário), e a função SOMA() adiciona esses valores retornados.

31 Operando apenas nas células que atendem uma condição Por exemplo, suponha que você tem uma série de investimentos com vencimento em vários anos. Seria legal configurar uma tabela que liste esses anos e informe o valor total dos investimentos que vencem a cada ano.

32 Operando apenas nas células que atendem uma condição As datas de vencimento dos investimentos estão na coluna B, os valores de investimento no vencimento são exibidos na coluna C e os diversos anos de vencimento estão na coluna E. Por exemplo, para calcular o total de vencimento para 2012, a fórmula de matriz a seguir é utilizada: {=SOMA(SE(ANO($B$3:$B$18) = E3; $C$3:$C$18; 0))} A função SE() compara o valor do ano na célula E3 (2012) com o componente ano das datas de vencimento no intervalo B3:B18. Para as células em que estes são iguais, SE() retorna o valor correspondente na coluna C; do contrário, ele retorna 0. A função SOMA() então adiciona esses valores retornados.

33 Determinando se um valor aparece em uma lista Muitos aplicativos de planilha exigem que você localize um valor em uma lista. Por exemplo, você pode ter uma tabela de desconto para clientes na qual o percentual de desconto está baseado na quantidade de unidades encomendadas. Para cada encomenda, você precisa localizar o desconto apropriado, com base nas unidades totais do pedido. De maneira semelhante, um professor pode converter as pontuações de um teste em uma letra referenciando uma tabela de conversões. Por exemplo, suponha que você queira saber se determinado valor existe em uma matriz. Você poderá utilizar a seguinte fórmula geral, inserida em uma única célula como uma matriz: {=OU(valor = intervalo)}

34 Determinando se um valor aparece em uma lista Veja abaixo a fórmula na célula B2: {=OU(B1 = B6:B29)}

35 Contando ocorrências em um intervalo Agora você sabe como descobrir se um valor aparece em uma lista, mas e se você precisar saber quantas vezes o valor aparece? A fórmula a seguir faz esse trabalho: {=SOMA(SE( valor = intervalo ; 1; 0))} Aqui está uma fórmula digitada na célula B3 que faz isso para a nossa lista de contas vencidas: =SOMA(SE(B1 = B6:B29; 1; 0))

36 Contando ocorrências em um intervalo

37 Determinando onde um Valor Aparece em uma Lista E se você quiser saber não só se um valor aparece em uma lista, mas onde ele aparece? Você pode ter esse resultado fazendo a função SE() retornar o número de linhas para um resultado positivo: SE(valor = intervalo ; LINHA (intervalo); ) Para obter a primeira instância do valor, utilize função MÍNIMO() em uma fórmula de matriz, como, por exemplo: {=MÍNIMO(SE(valor = intervalo ; LIN(intervalo); ))} Para obter a última instância do valor, utilize função MÁXIMO() em uma fórmula de matriz, como, por exemplo: {=MÁXIMO(SE(valor = intervalo; LIN(intervalo); ))}

38 Determinando onde um Valor Aparece em uma Lista Aqui estão as fórmulas que você utiliza para encontrar a primeira e a última ocorrências na lista anterior das faturas vencidas: =MÍNIMO(SE(B1 = B6:B29; LIN(B6:B29); )) =MÁXIMO(SE(B1 = B6:B29; LIN(B6:B29); )) A Figura 8.10 mostra os resultados; a linha da primeira ocorrência está na célula D2, e a linha da última ocorrência aparece na célula D3.

39 Determinando onde um Valor Aparece em uma Lista

40 Bibliografia utilizada

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 1 MS-Excel Melhorando a aparência da sua planilha Alinhando dados digitados Quando você digita textos muitos longos, eles

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel.

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Página 1 de 8 TEXTO (Função TEXTO) Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Descrição A função TEXTO converte um valor numérico em texto e permite especificar

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação

Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação Unidade 17: Funções Lógicas e de Informação 17.0 Introdução Fórmulas lógicas testam se uma condição é verdadeira (nesse caso a fórmula retornará o valor VERDADEIRO) ou falsa (quando a mesma retornará FALSO).

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo Página de 6 SE (Função SE) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função SE (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação e

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Funções Avançadas. Microsoft Excel Funções ÍNDICE e CORRESP

Funções Avançadas. Microsoft Excel Funções ÍNDICE e CORRESP Microsoft Excel 2010 Funções ÍNDICE e CORRESP Função ÍNDICE (forma matricial) Retorna o valor de uma célula, em uma tabela ou matriz de células (intervalo), selecionado pelos índices de número de linha

Leia mais

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional.

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Excel Intermediário Prof. Wagner Machado do Amaral Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Conteúdo Importação de Dados Classificação Formatação Condicional Importação de Dados

Leia mais

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I Sumário Introdução Formulário Inserindo um registro Excluindo um registro Filtrando e pesquisando registros AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL:

EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL: Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 22 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 22 EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL: Funções mais conhecidas 1)

Leia mais

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], )

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], ) Página de SOMASES (Função SOMASES) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Os operadores lógicos são:

Os operadores lógicos são: As funções condicionais no Excel nos ajudam nas tomadas de decisões. Elas podem ser combinadas e aninhadas (você pode colocar uma função dentro de outra função) dependendo da situação. Vamos conhecer cada

Leia mais

Localizar e corrigir erros em fórmulas

Localizar e corrigir erros em fórmulas Página 1 de 14 Excel > Fórmulas > Corrigindo fórmulas Localizar e corrigir erros em fórmulas Mostrar tudo Às vezes, fórmulas podem resultar em valores de erro além de retornarem resultados indesejados.

Leia mais

Cálculos Simples em Planilha Excel

Cálculos Simples em Planilha Excel Cálculos Simples em Planilha Excel Ordem de cálculo As fórmulas calculam valores segundo uma ordem específica. Uma fórmula no Excel sempre começa com um sinal de igual (=). O sinal de igual informa ao

Leia mais

Retorna a média (média aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios.

Retorna a média (média aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios. Página 1 de 5 MÉDIASE (Função MÉDIASES) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma

Leia mais

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº.

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 20 EXCEL MANIPULAÇÃO DE CELULAS ENTRE PLANILHAS Você

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Tabela Dinâmica MS-Excel

Tabela Dinâmica MS-Excel Tabela Dinâmica MS-Excel Sumário Tabela Dinâmica... 3 Antes de começar... 5 Criar uma Tabela Dinâmica... 6 Trabalhando com a lista Campos da Tabela Dinâmica... 8 Valores da Tabela Dinâmica... 10 Mostrar

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO Filtro e formatação condicional com parâmetros EDUARDO TOGNON Resumo Olá! Na terceira aula do terceiro módulo aprendemos um

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Aplicativos para edição de textos,

Leia mais

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer.

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer. Informática LibreOffice Calc Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LibreOffice Calc Prof. Rodrigo Schaeffer LIBREOFFICE CALC 5 O LibreOffice é uma suíte de produtividade

Leia mais

Processo: Vendas. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entradas. Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais

Processo: Vendas. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entradas. Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais Desenvolvimento BM-1423 Direitos autorais - Comissão para autores Versão 5 Release 28 Autor Jaciara Silva Processo: Vendas Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais Acesso Vendas\Movimentações Motivação

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de

Leia mais

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas. Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

Leia mais

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Aplicável a: Excel 2016 IMPORTANTE : Os resultados calculados de fórmulas e algumas funções de planilha do Excel podem diferir ligeiramente entre um PC

Leia mais

AULA. Calc. LibreOffice INSERINDO FUNÇÕES

AULA. Calc. LibreOffice INSERINDO FUNÇÕES LibreOffice Calc AULA INSERINDO FUNÇÕES 4 "Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção". Steve Jobs Autor: Emerson Luiz Florentino Borges

Leia mais

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Informática b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento

Leia mais

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II Professor: João Victor Rocha Araújo Funções Financeiras NPER Retorna o número de períodos para um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos, e uma taxa de

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 3 3. Funções avançadas, condicionais, de procura e referência 3.1 Funções avançadas 3.1.1 Arredondar

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Enfermagem UniRio 2016

Enfermagem UniRio 2016 Enfermagem UniRio 2016 Informática 2 Excel Sucesso é o impulso com que você pula depois que bateu no fundo. (George Patton) MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! 1 FÓRMULAS EM PLANILHAS DO EXCEL UTILIZANDO

Leia mais

Aula 04 - Trabalhando com listas de dados II. Aula 04 - Trabalhando com listas de dados II. Sumário. Filtro avançado

Aula 04 - Trabalhando com listas de dados II. Aula 04 - Trabalhando com listas de dados II. Sumário. Filtro avançado Sumário Filtro avançado Removendo o Filtro Avançado Usando caracteres curinga Critérios Múltiplos (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Campos Numéricos e Data/Hora Campos Numéricos e Data/Hora (cont.) Filtro avançado

Leia mais

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas.

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas. ms-help://ms.excel.1.106/excel/content/hp10321.htm Página 1 de 8 BDMÁX (Função BDMÁX) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função BDMÁX (função: um fórmula pré-desenvolvida

Leia mais

Unidade 21: Resumindo Dados

Unidade 21: Resumindo Dados Unidade 21: Resumindo Dados 21.0 Introdução Grandes (ou mesmo não tão grandes) tabelas de dados e textos no Excel podem parecer assustadoras. Mas o Excel tem a habilidade de fazer descrições simples dessas

Leia mais

Introdução a Informática LibreOffice Calc

Introdução a Informática LibreOffice Calc Introdução a Informática LibreOffice Calc Apresentando o LibreOffice CALC Célula A1 Barra de Fórmulas Colunas Linhas Planilhas O que são Planilhas Eletrônicas? Planilhas eletrônicas são programas que permitem

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3 OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 3 Sumário Aula 1...3 Ordenação ou Classificação de Dados...3 Definir e Criar Nomes...4 Regras para os Nomes...4 Definir Nome...4 Excluir Nome...5 Aula 2...6 Teste Condicional...6

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Formulas em Planilhas Eletrônicas. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Aulas 16, 17, e 18

Formulas em Planilhas Eletrônicas. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:   Aulas 16, 17, e 18 Formulas em Planilhas Eletrônicas Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas/formulascalc.pptx Aulas 16, 17, e 18 1 Todas as fórmulas são introduzidas por um sinal de igual.

Leia mais

Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material*

Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material* Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material* 29.0 Introdução A formatação condicional é a formatação que depende do valor de uma célula ou seus conteúdos. Por exemplo, em um banco de dados de salários

Leia mais

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Prof. Diego Pereira Informática Informática Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Objetivos Conhecer os principais pontos referentes a formatação de

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 Módulo 4 Microsoft Office Excel 2007 Projeto Unifap Digital Sumário Aula 1... 5 Microsoft Office Excel 2007... 5 Conhecendo a Planilha... 5 Pasta De Trabalho... 5 Linhas e colunas... 5 Célula... 6 Formatar

Leia mais

EXCEL AVANÇADO FUNÇÕES AVANÇADAS. Luciana Falcão.

EXCEL AVANÇADO FUNÇÕES AVANÇADAS. Luciana Falcão. EXCEL AVANÇADO FUNÇÕES AVANÇADAS Luciana Falcão lf@lucianafalcao.com.br www.lucianafalcao.com.br Agenda da Aula Função SomaSe Função SomaSes Função - SOMASE A função SOMASE faz uma soma condicional. Por

Leia mais

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido.

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Símbolos: Este símbolo destaca uma informação adicional. Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito importante. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Guia

Leia mais

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 02 Fórmulas e Funções Básicas

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 02 Fórmulas e Funções Básicas Excel Intermediário Prof. Wagner Machado do Amaral Aula 02 Fórmulas e Funções Básicas Conteúdo Fórmulas Algumas Funções Básicas Operadores Aritméticos Precedência de Operadores Aritméticos Funções com

Leia mais

Criar uma Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac

Criar uma Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac Criar a Tabela Dinâmica no Excel 2016 para Mac IMPORTANTE : Este artigo foi traduzido por sistema de tradução automática, leia o aviso de isenção de responsabilidade. Para sua referência, veja a versão

Leia mais

Unidade 20: Funções Matemáticas

Unidade 20: Funções Matemáticas Unidade 20: Funções Matemáticas 20.0 Introdução O Excel inclui uma grande variedade de funções matemáticas de diferentes complexidades, indo do sinal de + até testes estatísticos de correlação. Seja qual

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary Informática básica Microsoft Office - Excel Professor: Francisco Ary Introdução A parti desta aula iremos aprender o que é e para que serve o Microsoft Excel. O Microsoft Excel é mais um aplicativo do

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS CURSO EXCEL NÍVEL I As fórmulas são operações relacionando-se valores ou diferentes células. Sempre que o usuário quiser inserir uma fórmula ou função, deve se lembrar que a mesma deve ser precedida pelo

Leia mais

RESUMO. Exercício Resolvido Iniciando o Documento

RESUMO. Exercício Resolvido Iniciando o Documento RESUMO O principal interesse de uma folha de cálculo é permitir automatizar cálculos, ou seja, utilizar células para efetuar operações em função dos valores de outras células. A folha de cálculo calcula

Leia mais

Sintaxe e estrutura da função SE

Sintaxe e estrutura da função SE Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Básicas Ver 10 posts dessa série A função SE Excel foi criada para retornar resultados de testes lógicos. Por oferecer ao usuário a possibilidade de estabelecer

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno Introdução ao Excel Prof. Alexei Bueno Definição Software para desenvolvimento de planilhas eletrônicas Exemplos de uso prático: Folha de pagamento Cálculos para engenheiros Estatísticas Controles financeiros/administrativo

Leia mais

Para começar, vamos começar vendo alguns exemplos do uso da SOMASE na gestão de empresas:

Para começar, vamos começar vendo alguns exemplos do uso da SOMASE na gestão de empresas: Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Esse é o meu segundo post da série Como gerir melhor usando uma função do Excel (veja o meu post sobre a PROCV função

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Deadline para controle de datas Outras funções avançadas Formatação Condicional Tabelas Dinâmicas

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4097 - Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 1.1. Novidades do Excel 2010... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Janela do Excel

Leia mais

PROC (Função PROC) Descrição. Forma vetorial. Ocultar tudo

PROC (Função PROC) Descrição. Forma vetorial. Ocultar tudo Página 1 de 7 PROC (Função PROC) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

Aula 08 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 08 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 08 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 Gráficos no Excel Para início de conversa temos de ter dados, certo? Afinal, você não pode criar um gráfico sem ter o que exibir. No meu exemplo

Leia mais

Informática. Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Excel, BrOffice.org e LibreOffice Calc Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT EXCEL, BROFFICE.ORG E LIBREOFFICE CALC MICROSOFT EXCEL LIBRE

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 28/02/2018 Silvio Fagundes

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 28/02/2018 Silvio Fagundes Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 28/02/2018 Silvio Fagundes Versão inicial adequada à realidade observada em sala de aula. Sumário 1 Operações com dados... 2 1.1 Classificação de

Leia mais

Tipos de Comissões. Atalhos. Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões

Tipos de Comissões. Atalhos. Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões Tipos de Comissões Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões Atalhos Tipos de Comissões Ativadas via Tools Comissão Padrão Fórmula aplicada: Parametrização Utiliza Múltiplos Vendedores: Cadastros Auxiliares:

Leia mais

Trabalhando com Datas no Excel

Trabalhando com Datas no Excel Trabalhando com Datas no Excel Visão Geral Uma das mais poderosas características do Excel é a sua habilidade de trabalhar com datas. Neste curto curso técnico explicaremos como usar datas no Excel. 1.

Leia mais

Aprenda como construir consultas

Aprenda como construir consultas Treinamento Aprenda como construir consultas EXERCÍCIO 1: CRIAR UMA CONSULTA DE SELEÇÃO A PARTIR DE UMA ÚNICA TABELA O banco de dados de prática abre mas não exibe tabelas ou objetos. Estas etapas introduzem

Leia mais

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados Página 1 de 5 Excel > Planilhas > Exibindo dados Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos

Leia mais

Dispor e organizar folhas de cálculo

Dispor e organizar folhas de cálculo Dispor e organizar folhas de cálculo O Excel fornece várias funcionalidades para o ajudar a trabalhar e visualizar com as folhas de cálculo. Fixar linhas e colunas Pode fixar (ou bloquear) linhas e colunas

Leia mais

1. Entendendo os erros que aparecem no Excel:

1. Entendendo os erros que aparecem no Excel: Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Todo mundo que usa o Excel, desde o básicão até as funções mais avançadas pode ter tido a experiência de ver as mesmas

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora)

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) 6272 - Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o Programa...23 1.1.1. Abrir uma

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre os grupos de desconto.

Bem-vindo ao tópico sobre os grupos de desconto. Bem-vindo ao tópico sobre os grupos de desconto. Nesse tópico, você aprenderá a configurar grupos de desconto. Imagine que sua empresa quer introduzir alguns novos descontos. Algumas dessas propostas estarão

Leia mais

Aula de Informática (disponível em Sumário

Aula de Informática (disponível em  Sumário Aula de Informática (disponível em http://www.hylson.com) Assunto: Fórmulas de texto Sumário EXERCÍCIO SEQUENCIAL DE INFORMÁTICA...2 Função Texto: MUDAR...3 Sintaxe...3 Exemplos...3 Função Texto: PRI.MAIÚSCULA...4

Leia mais

Curso Apresentações em EXCEL

Curso Apresentações em EXCEL Curso Apresentações em EXCEL Professora Marcia Santos Agenda 1. Introdução 2. Formatação Personalizada 3. Funções de Procura e Referência 4. Fórmulas Matriciais 5. Células Macro 6. Ferramenta Câmera 7.

Leia mais

Unidade 26: Técnicas de modelagem

Unidade 26: Técnicas de modelagem Unidade 26: Técnicas de modelagem 26.0 Introdução Esta unidade ensina uma série de técnicas que formam um conjusto de ferramentas para a criação de modelos no Excel (consulte a Unidade 25 para ver o que

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo])

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo]) Página 1 de 8 PROCV (Função PROCV) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 2 2. Testes e funções lógicas, referências e filtros A partir deste capítulo você aprenderá as operações

Leia mais

8. Inserir senha no arquivo

8. Inserir senha no arquivo 8. Inserir senha no arquivo Algumas vezes, o documento que você elaborou pode conter informações confidenciais e você não gostaria que fosse visualizado por qualquer um. Para evitar que outras pessoas

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

Tabela Dinâmica. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha

Tabela Dinâmica. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha Tabela Dinâmica Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha Agenda Tabela Dinâmica Validação de Dados Gráficos Dinâmicos Tabela Dinâmica Conhecendo

Leia mais

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha.

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações

Leia mais

Formatação condicional

Formatação condicional Formatação condicional Formatar condicional é estabelecer condições para que um evento ocorra. Clicando em FORMATAR e escolhendo FORMATAÇÃO CONDICIONAL abrirá a seguinte tela: Nessa tela determinamos quais

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1; núm2;... são de 1 a 255 argumentos numéricos cuja média você deseja obter.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I Excel. Núm1; núm2;... são de 1 a 255 argumentos numéricos cuja média você deseja obter. MÉDIA Mostrar tudo Retorna a média aritmética dos argumentos. Sintaxe MÉDIA(núm;núm;...) Núm; núm;... são de a 55 argumentos numéricos cuja média você deseja obter. Comentários Os argumentos podem ser

Leia mais