Educando para o bom uso das ferramentas digitais

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1 Educando para o bom uso das ferramentas digitais

2 Afinal, o que é L.E.R.? Como podemos educar para a prevenção? Adolescentes e adultos não conseguem mais imaginar esse mundo sem o uso da internet em celulares, computadores e tablets. As crianças usam os aplicativos desde bem pequenas, muitas vezes sem a supervisão adequada,e cedo começam a reclamar de dor nos olhos, membros superiores e costas. Veja a entrevista que o médico especialista dr. António País, do Hospital da Lagoa (RJ) nos concedeu, e confiranossas dicas para um bom uso dos aparatos digitais! 1- O que é L.E.R.? Lesão por Esforço Repetitivo, que se encaixa melhor como uma "síndrome clínica", caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não por alterações específicas como inflamação, e que se manifesta por causa da repetição do mesmo movimento em uma frequência elevada ou fora do normal.

3 2- O que é DORT? Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho 3- As duas são a mesma coisa? Elas são termos usados de uma maneira generalizada e que abrangem os distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético-ligamentar, podendo as mesmas estar ou não relacionadas ao trabalho. 4-Quais são as principais causas da L.E.R? Repetição de movimentos, Postura inadequada por um longo período de tempo, atividades de trabalho com força excessiva com as mãos, atividades esportivas que com muito esforço em membros superiores, ritmo intenso de trabalho, falta de postura com o uso de uma cadeira inadequada para a função, e trabalho muscular estático, em sua maioria, com repetições intensas.

4 5- Que sintomas ela pode apresentar? Muitas dores com formigamentos, dormência nos membros, insensibilidade ou falta de força para segurar objetos. As inflamações podem se tornar também um processo degenerativo que afeta nervos e vasos sanguíneos de maneira prejudicial, podendo causar deformidades como cistos, inchaços, perda de potência, sendo que a dor pode se tornar insuportável e tarefas da nossa rotina diária. 6-Qual é o tipo de tratamento indicado? Normalmente os anti-inflamatórios fazem efeito momentâneo, mas o ideal é uma equipe interdisciplinar que envolve médico, fisioterapeuta e até mesma uma terapia ocupacional.é bom fazer caminhadas diárias, pois assim há liberação da endorfina no organismo estimulando o alívio das dores..

5 7- Que dicas você daria para a prevenção da L.E.R? Para pessoas que trabalham com atividades repetitivas, é preciso que a cada 25 minutos se faça uma pausa de 5 minutos para descanso, e a cada hora de trabalho, saia da cadeira e se movimente; durante o tempo de pausa faça exercícios de alongamento para manter os tecidos irrigados; beba muita água regularmente durante o dia;mantenha uma postura adequada, com os ombros relaxados, apoiando-se no encosto da cadeira, e os pulsos retos; mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão; sente-se de forma que o assento da cadeira e as suas costas formem um ângulo reto; use uma cadeira que se ajuste à mesa de trabalho, de forma que ela se ajuste a você;caso trabalhe com computadores, prefira que o monitor fique a altura dos olhos, e a uma distância equivalente à distância do seu braço; ar condicionado muito forte no ambiente de trabalho afeta a circulação e pode contribuir para a ocorrência de LER; prefira teclados e mouse que possuam apoiadores, que evitam a obstrução da circulação sanguínea.

6 8- Em que faixa etária há mais casos? Ela atinge qualquer faixa etária mas é bem mais comum em pessoas acima de vinte anos. 9- Há áreas mais comuns em que ela se manifesta? Sim, membros superiores, mãos, braços, cotovelos, ombros, punhos, além dela causar doenças como: tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico e síndrome do pronador redondo.

7 DICAS para evitar os vários tipos de lesões por esforço repetitivo ao usar os equipamentos digitais Na hora de digitar... Quando possível, opte por um teclado ergonômico, que oferece mais conforto ao digitador, com apoios para os punhos, teclas mais espaçadas, teclas extras de atalho e com toque mais macio. Importante que o teclado seja projetado para destros e canhotos! Os profissionais de informática ainda dão uma dica extra: usar as duas mãos para as teclas combinadas ( exemplo: CTRL + V) para não provocar uma distensão desnecessária dos músculos da mesma mão. Abrace o rato! Na hora de usar o mouse, o correto é deixar o cotovelo apoiado na mesa e deixar o punho em posição neutra. Fazer com que a mão abrace o mouse, relaxando o pulso e usando o antebraço para movê-lo, ao invés de só movimentar o periférico com o punho.

8 Usando o celular de forma inteligente! Para evitar mialgias (dor nos músculos das mãos), artrites (inflamações das articulações dos dedos) e tendinites (inflamação dos tendões, principalmente do polegar), a dica do ortopedista Mateus Saito é segurar o celular com uma das mãos apenas e digitar com o indicador da outra mão. Importante conhecer e aproveitar as facilidades que podem tornar a atividade de digitar no celular menos penosa; recursos como o Gboard para Iphones e Ipads, permitem formar palavras apenas arrastando a ponta do dedo na tela. Os Androids oferecem o mesmo recurso, como o nome de Swipe. Interessante também é, sempre que possível, substituir o ato da digitação mecânica pela digitação por voz, outro recurso oferecido pelos aparelhos modernos.

9 Cuidado com o "Text Neck"! A síndrome do Pescoço de Texto surge com o hábito de inclinar-se a cabeça para frente, para olhar o celular ( Ocorre também com os tablets e outras ferramentas digitais portáteis). Projetar a cabeça para frente faz com os músculos pescoço e da coluna se esforcem mais para sustentá-la. Pode prejudicar o aparelho digestivo, já que o esôfago passa pelo pescoço e causar também disfunções visuais, já que o s músculos oculares precisam fazer mais força para se adaptar a nova posição da cabeça. Além de policiar sua postura, levantando o celular à altura do rosto, o usuário pode ainda lançar mão do aplicativo gratuito dos Text neck indicator, que faz o aparelho vibrar quando o usuário adotar a postura errada da cabeça.

10 FONTES DE CONSULTA: nheca-recursos-imperdiveis-do-gboard-o-teclado-dogoogle-para-iphone.html r-recursos-teclado-android orto-para-digitar-veja-modelos-de-tecladosergonomicos-a-venda-no-brasil.html https://drauziovarella.com.br/ https://pt.wikipedia.org/wiki/les%c3%a3o_por_esfor% C3%A7o_repetitivo epetitivo/ AUTORAS: Adriana Barbato Cristina Padilha Luciana Melo

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