Introdução à Tecnologia 1º Módulo. Introdução à Informática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Tecnologia 1º Módulo. Introdução à Informática"

Transcrição

1 Introdução à Tecnologia 1º Módulo Introdução à Informática

2 Pagina 1 Introdução à Tecnologia - 1º Módulo 1. História da computação 2. Computadores Pré-modernos 3. Computação moderna 4. Gerações de computadores 5. Computação de bolso e tablets

3 Pagina 2 História da Computação. Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de 7 mil anos. * Por este motivo, desenvolvemos este artigo que conta a história e a evolução da computação e dos computadores em geral, desde a antiguidade até os dias de hoje. Desta maneira, você poderá ficar por dentro das principais formas de computação utilizadas pela humanidade. O texto está dividido em quatro partes e vai abordar temas diversos, como ábaco, Máquina de Pascal, Lógica de Boole, computadores mainframes, Steve Jobs e Bill Gates, entre vários outros. Para começar, vamos falar sobre uma forma de calcular muito simples, mas que também foi muito útil nas culturas antigas: o ábaco.

4 Pagina 3 Ábaco, a primeira calculadora da História Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente nas áreas de comércio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis.

5 Pagina 4 Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela que contém pequenas bolas que realizam a contagem. Seu primeiro registro é datado do ano de a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão etc. Cada um desses povos possui uma versão de específica dessa máquina, entretanto, preservando a sua essência original. Seu nome na Roma Antiga era "Calculus", termo de onde a palavra cálculo foi derivada. Nota:

6 Pagina 5 O fato deste instrumento ter sido difundido entre todas essas culturas se deve principalmente a dois fatores. O contato entre povos distintos é o primeiro deles, o que fez com que o ábaco fosse copiado de um lugar para vários outros no mundo. Por outro lado, a necessidade da representação matemática fez com que os sistemas de contagem utilizados no cotidiano fossem implementados de forma mais prática. * Sobre as operações matemáticas, ele é bastante útil para a soma e subtração. Já para a multiplicação e divisão, o ábaco comum não é muito recomendado, somente algumas versões mais complexas que a padrão. Régua de Cálculo Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, se tornando a principal ferramenta de cálculo por muito tempo. Entretanto, os principais intelectuais da época do Renascimento precisavam descobrir maneiras mais eficientes de efetuar cálculos. Logo, em 1638 depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred, criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes. A base de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos, realizadas pelo escocês John Napier.

7 Régua de Cálculo Pagina 6 Até o momento, a multiplicação de números muito grandes era algo muito trabalhoso e demorado de ser realizado. Porém, Napier descobriu várias propriedades matemáticas interessantes e deu a elas o nome de logaritmos. Após o fato, multiplicar valores se tornou uma tarefa mais simples. O mecanismo consistia em uma régua que já possuía uma boa quantidade de valores pré-calculados, organizados de forma que os resultados fossem acessados automaticamente. Uma espécie de ponteiro indicava o resultado do valor desejado.

8 Pagina 7 Nota:

9 Pagina 8 Máquina de Pascal Apesar da régua de cálculo de William Oughtred ser útil, os valores presentes nela ainda eram prédefinidos, o que não funcionaria para calcular números que não estivessem presentes na tábua. Pouco tempo depois, em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da História, a Máquina de Pascal. Seu funcionamento era baseado no uso de rodas interligadas que giravam na realização dos cálculos. A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma máquina que realizasse as quatro operações matemáticas básicas, o que não aconteceu na prática, pois ela era capaz apenas de somar e subtrair. Por esse motivo, a tecnologia não foi muito bem acolhida na época. Alguns anos após a Máquina de Pascal, em 1672, o alemão Gottfried

10 Leibnitz conseguiu o que Pascal não tinha conseguido: criar uma calculadora que efetuava a soma e a divisão, além da raiz quadrada.

11 Pagina 9 A programação funcional Em todas as máquinas e mecanismos mostrados, as operações já estavam previamente programadas, não sendo possível inserir novas funções. Contudo, no ano de 1801, o costureiro Joseph Marie Jacquard desenvolveu um sistema muito interessante nesta área. A indústria de Jacquard atuava no ramo de desenhos em tecidos, tarefa que ocupava muito tempo de trabalho manual. Vendo esse problema, Joseph construiu a primeira máquina realmente programável, com o objetivo de recortar os tecidos de forma automática. Tal mecanismo foi chamado de Tear Programável, pois aceitava cartões perfuráveis com entrada do sistema. Dessa maneira, Jacquard perfurava o cartão com o desenho desejado e a máquina o reproduzia no tecido. * A partir desse momento, muitos esquemas foram influenciados pelo tear, incluindo o que vamos explicar logo abaixo.

12 Pagina 10 A Máquina de Diferenças e o Engenho Analítico No ano de 1822, foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo o que existia até então no ramo do cálculo eletrônico. O seu autor, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) de forma muito simples. Esse projeto possuía o nome de Máquina de Diferenças. A Teoria de Boole Se Babbage é o avô da computador do ponto de vista de arquitetura de hardware, o matemático George Boole pode ser considerado o pai da lógica moderna. Boole desenvolveu, em 1847, um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou 1. * Em sua teoria, o número 1 tem significados como: ativo, ligado, existente, verdadeiro. Por outro lado, o 0 representa o inverso: não ativo, desligado, não existente, falso.

13 Pagina 11 Para representar valores intermediários, como mais ou menos ativo, é possível usar dois ou mais algarismos (bits) para a representação. Por exemplo: 00 desligado 01 carga baixa 10 carga moderada 11 carga alta Nota:

14 Pagina 12 Máquina de Hollerith O conceito de cartões desenvolvidos na máquina de Tear Programável também foi muito útil para a realização do censo de 1890, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados. Em vez da clássica caneta para marcar X em sim e não para perguntas como sexo e idade, os agentes do censo perfuravam essas opções nos cartões. Uma vez que os dados fossem coletados, o processo de computação da informação demorou aproximadamente 1/3 do comum. Foi praticamente uma revolução na maneira de coleta de informações. Aproveitando todo o sucesso ocasionado por sua máquina, Hollerith fundou sua própria empresa, a Tabulation Machine Company, no ano de Após algumas fusões com outras empresas e anos no comando do empreendimento, Hoolerith veio a falecer. Quando um substituto assumiu o seu lugar, em 1916, o nome da empresa foi alterado para Internacional Business Machine, a mundialmente famosa IBM.

15 Pagina 13 Computadores pré-modernos Na primeira metade do século XX, vários computadores mecânicos foram desenvolvidos, sendo que, com o passar do tempo, componentes eletrônicos foram sendo adicionados aos projetos. Em 1931, Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária propriamente dita, usando os bits 0 e 1. A base decimal exigia que a eletricidade assumisse 10 voltagens diferentes, o que era muito difícil de ser controlado. Por isso, Bush fez uso da lógica de Boole, onde somente dois níveis de voltagem já eram suficientes. A Segunda Guerra Mundial foi um grande incentivo no desenvolvimento de computadores, visto que as máquinas estavam se tornando mais úteis em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e criação de novas armas mais inteligentes. Entre os projetos desenvolvidos nesse período, o que mais se destacou foi o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing.

16 Pagina 14 Computação moderna A computação moderna pode ser definida pelo uso de computadores digitais, que não utilizam componentes analógicos com base de seu funcionamento. Ela pode ser dividida em várias gerações. Primeira geração ( ) A primeira geração de computadores modernos tinha com principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que frequentemente causava problemas de funcionamento. Normalmente, todos os programas eram escritos diretamente na linguagem de máquina. Existiram várias máquinas dessa época, contudo, vamos focar no ENIAC, que foi a mais famosa de todas. Nota:

17 Pagina 15 ENIAC No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento do computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Esta máquina era em torno de mil vezes mais rápida que qualquer outra que existia na época. A principal inovação nesta máquina é a computação digital, muito superior aos projetos mecânicos-analógicos desenvolvidos até então. Com o ENIAC, a maioria das operações era realizada sem a necessidade de movimentar peças de forma manual, mas sim pela entrada de dados no painel de controle. Cada operação podia ser acessada através de configurações-padrão de chaves e switches. * As dimensões desta máquina são muito grandes, com aproximadamente 25 metros de comprimento por 5,50 metros de altura. O seu peso total era de 30 toneladas. Esse valor representa algo como um andar inteiro de um prédio. Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da ordem de 100 khz e possuia apenas 200 bits de memória RAM.

18 Pagina 16 Segunda geração ( ) Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminuiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar. É possível dividir os computadores desta geração em duas grandes categorias: supercomputadores e minicomputadores. O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Ele era utilzado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época. Esta máquina executava cálculos na casa dos microssegundos, o que permitia até um milhão de operações por segundo. *Dessa maneira, um novo patamar de velocidade foi atingido. Comparado com os da primeira geração, os supercomputadores, como o IBM 7030, eram mais confiáveis.

19 Pagina 17 Várias linguagens foram desenvolvidas para os computadores de segunda geração, como Fortran, Cobol e Algol. Assim, softwares já poderiam ser criados com mais facilidade. Muitos mainframes (modo como as máquinas dessa época são chamadas) ainda estão em funcionamento em várias empresas no dias de hoje, como na própria IBM. PDP-8 PDP-8 foi um dos minicomputadores mais conhecidos da segunda geração. Basicamente, foi uma versão mais basica do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro (centenas de milhões de dólares a menos). Eram menores do que os supercomputadores, mas mesmo assim ainda ocupavam um bom espaço no cômodo. Terceira geração ( ) Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo.

20 Pagina 18 Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente. Um dos principais exemplos da terceira geração é o IBM 360/91, lançado em 1967, sendo um grande sucesso em vendas na época. Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel. O IBM 360/91 foi um dos primeiros a permitir programação da CPU por microcódigo, ou seja, as operações usadas por um processador qualquer poderiam ser gravadas através de softwares, sem a necessidade do projetar todo o circuito de forma manual. *No final deste período, houve um preocupação com a falta de qualidade no desenvolvimento de softwares, visto que grande parte das empresas estava só focada no hardware.

21 Pagina 19 Quarta Geração ( ) Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores unidade central de processamento. Os sistemas operacionais como MSDOS, UNIX, Apple s Macintosh foram construídos. Linguagens de programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas. Discos rígidos eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais, e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época. Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior capacidade de armazenamento. *Esta geração é marcada pela venda de computadores pessoais O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores. O projeto usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou todo esse desempenho. Com todo o boom do Altair, um jovem programador chamado Bill Gates se interessou pela máquina, criando a sua linguagem de programação Altair Basic. O Altair funcionava através de cartões de entradas e saída, sem uma interface gráfica propriam

22 Pagina 20 Microsoft e os processadores Intel Paralelamente à Apple, Bill Gates fundou a Microsoft, que também desenvolvia computadores principiais. No começo de sua existência, no final dos anos 70 e até meados dos anos 80, Gates usou as ideias contidas nas outras máquinas para construir a suas próprias. Utilizando processadores 8086 da Intel, o primeiro sistema operacional da Microsof, MS-DOS, estava muito aquém dos desenvolvidos por Steve Jobs. *Por esse motivo, Bill Gates acabou criando uma parceria com Jobs e, após algum tempo, copiou toda a tecnologia gráfica do Macintosh para o seu novo sistema operacional, o Windows. Desta forma, em meados dos anos 80, O Machintosh e o Windows se tornaram fortes concorrentes. Com a demisão de Steve Jobs da Apple, a empresa acabou muito enfraquecida. Assim, a Microsoft acabou se tornando a líder do mercado de computadores pessoais. Desde aquela época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows. Entre os modelos da Intel, podemos citar: 8086, 286, 386, 486, Pentium, Pentium 2, Pentium 3, Pentium 4, Core 2 Duo e i7. A AMD entrou no ramo de processadores em 1993, com o K5, lançando posteriormente o K6, K7, Athlon, Duron, Sempron, entre outros. Todos os computadores pessoais que são lançados atualmente são bastante derivados das ideias criadas pela Apple e pela Microsoft.

23 Pagina 21 Quinta Geração (1991 dias atuais) Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pendrives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento. A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos como geladeira e câmeras de segurança. Multi-core Uma das principais tendências dos últimos anos do mercado de desktops é a chamada multicore, que consiste em vários processadores trabalhando paralelamente. Assim, as tarefas podem ser divididas e executadas de maneira mais eficiente. No início da década de 2000, os transístores usados no processador já estavam muito pequenos, causando um aquecimento maior que o normal.

24 Pagina 22 Desta maneira, foi necessário dividir a CPU em vários núcleos. Computação de bolso e tablets Finalizando este artigo, vamos falar sobre a computação de bolso, que está cada vez mais presente nas nossas vidas. De alguns anos para cá, cada vez mais computadores móveis são lançados no mercado, os quais podem ser carregados dentro do bolso por isso o seu nome. Entre esses dispositivos, podemos citar primeiramente os celulares, que cada vez mais executam funções existentes nos computadores, possuindo sistemas operacionais completos, além de palmtops, pendrives, câmeras fotográficas, TVs portáteis etc. Na verdade, a principal tendência do futuro, que já está ocorrendo agora, é a união de muitas funcionalidades em um mesmo aparelho. Por isso, após alguns anos, vai ser muito comum que as pessoas tenham somente um único dispositivo portátil, que vai executar todas as tarefas desejadas. A chegada dos tablets ao mercado foi outro grande passo para que isso se tornasse realidade. Coordenação 2º TEN YURI DE ALMEIDA MARTINS Técnico em Informática - Instrutor

25 Cb Esp HEDUARDO FRANÇA JERONIMO

Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação

Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Invenção do computador Quem teve a ideia? Qual seria a necessidade de se criar um computador? Como seria este computador(fisicamente)?

Leia mais

A História dos computadores e da computação

A História dos computadores e da computação A História dos computadores e da computação Conheça os principais computadores usados desde a antiguidade até os dias de hoje. Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry FEVEREIRO/2016 O QUE É INFORMÁTICA? INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA 2 Ábaco 3 Ábaco Criado em 5500 a.c.; Seu nome original era Calculus

Leia mais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais O primeiro computador digital foi projetado pelo matemático Charles Babbage (1792-1871). Embora Babbage tenha dispendido muito de sua vida e de sua fortuna

Leia mais

Informática Aplicada a Administração UNIDADE 1:Fundamentos Básicos de Informática

Informática Aplicada a Administração UNIDADE 1:Fundamentos Básicos de Informática Informática Aplicada a Administração UNIDADE 1:Fundamentos Básicos de Informática Prof. Adolfo Colares Prof. Msc. Adolfo Colares Informática Aplicada a Administração A origem da computação está diretamente

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary Informática, ou ainda, automação da informação. Sem dúvida, se não a maior, uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Presente em todos

Leia mais

História e evolução dos computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

História e evolução dos computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares Professor Leonardo Cabral da R. Soares Até chegar as nossas casas, os computadores modernos passaram por um grande processo evolutivo. Não há uma resposta breve para a pergunta: Quem inventou o computador?

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary A era da computação; Informática, ou ainda, automação da informação. Uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Uso para trabalho e pessoal;

Leia mais

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Ábaco (5500 a.c.): Utilizado para o cálculo em áreas de comércio de mercadorias e construção civil.

Leia mais

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador.

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. Primeiras Máquinas de Calcular O ábaco foi criado há aproximadamente 4.000 a.c., um aparelho

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (História da Informática) 1 Necessidade de realizar cálculos matemáticos Ábaco criado por volta de 2000 A.C., foi a primeira calculadora

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 03 Informática Básica Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 03 Informática Básica Softwares, Aplicativos

Leia mais

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares As Gerações dos Computadores Professor Leonardo Cabral da R. Soares Primeira Geração (1946 1954) A primeira geração de computadores utilizava válvulas eletrônicas e possuía dimensões gigantescas. Um dos

Leia mais

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

HISTÓRIA DO COMPUTADOR HISTÓRIA DO COMPUTADOR Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Já há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos, entre os quais estão

Leia mais

Manutenção de Computadores e Redes

Manutenção de Computadores e Redes Manutenção de Computadores e Redes Cleidson Souza Fundação Educacional Montes Claros FEMC Técnico em Informática para Internet Geração zero Computadores Mecânicos (1642 1945) Época de surgimento dos primeiros

Leia mais

INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AULA I. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AULA I. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE - 2014.1 AULA I de Albuquerque A história da evolução dos computadores Objetivo: entender como foi a invenção computador e sua evolução no decorrer do tempo. Definição

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Histórico. Gerações

Arquitetura e Organização de Computadores. Histórico. Gerações Histórico Gerações 00001 As gerações dos computadores Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e de entrada e saída.

Leia mais

Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira

Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira Unidade I ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Antônio Palmeira Apresentação da disciplina Conhecer as estruturas de hardware de um sistema computacional. Entender o funcionamento dos vários módulos que compõem

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição I Formador: Nélia Calisto José Serrano Fevereiro 2012 Índice

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Professora: Sheila Cáceres 2 3 História do Computador Fonte: http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/caldeira/paginas%2007-08/tic/material/acetatos/01%20-%20historia%20computadores.pdf

Leia mais

1. Introdução à informática: histórico e evolução

1. Introdução à informática: histórico e evolução 1. Introdução à informática: histórico e evolução Fabiano Cavalcanti Fernandes 1.1 Histórico O monumento pré-histórico de Stonehenge, localizado na Inglaterra e construído por volta de 3.500 a.c., ou seja,

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Prof. Marcos A. Guerine mguerine@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~mguerine 1 Introdução Capítulo 1 Livro do Mário Monteiro Conceitos Básicos Processamento de

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade Histórico da evolução dos computadores Ermeson Andrade Histórico A evolução dos computadores tem sido caracterizada pelo: Aumento da velocidade dos Processadores Diminuição do Tamanho dos Componentes Aumento

Leia mais

A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO COMPUTADOR Definição 1. que computa; calculador, calculista; 2. máquina destinada ao processamento de dados; dispositivo capaz de obedecer a instruções. INTRODUÇÃO Utilização dos

Leia mais

Introdução e Conceitos Básicos

Introdução e Conceitos Básicos Computacional Disciplina de Computacional para a Física Introdução e Conceitos Básicos 1 Computacional Computadores História dos computadores: Ábaco: seu primeiro registro é datado do ano de 5500 a.c.,

Leia mais

Evolução e Desempenho. Alberto Felipe Friderichs Barros

Evolução e Desempenho. Alberto Felipe Friderichs Barros Evolução e Desempenho Alberto Felipe Friderichs Barros Anterior a 1946 dispositivos mecânicos e manuais para contas. Ábaco Existiu em diversas versões/civilizações: Criado na Mesopotâmia por volta de 2400

Leia mais

O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos

O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos Gerações dos computadores O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos Com a troca de mercadorias no passado surgiu a necessidade de realizar cálculo, com isso novos mecanismos

Leia mais

Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Computadores Componentes mecânicos dos (Geração computadores 0) - 1642 a 1945 Características

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA. Histórico. Gerações

INFORMÁTICA APLICADA. Histórico. Gerações INFORMÁTICA APLICADA Histórico Gerações 00001 As gerações dos computadores Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (I P D)

Introdução ao Processamento de Dados (I P D) Introdução ao Processamento de Dados (I P D) O ponto mais significativo da evolução dos computadores, começou na década de 40, durante a 2ª guerra mundial, onde vários equipamentos foram desenvolvidos.

Leia mais

Histórico e Conceitos

Histórico e Conceitos Histórico e Conceitos Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Julho, 2016 1 / 30 Sumário 1 Computadores e máquinas de computar 2 Algoritmos 2 / 30 Computadores

Leia mais

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com 1.Introdução a Informática e Tecnologia A Informáticae

Leia mais

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Disciplina de Informática Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia

Leia mais

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de:

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: 1 Introdução 1.1 Objetivos: Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: Definir o modelo de Turing de um computador; Definir o modelo de von Neumann do computador; Descreve os três

Leia mais

GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC

GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC fantastic 7 8 GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC São vários os marcos históricos que contribuíram para evolução da tecnologia e da comunicação como hoje a conhecemos. O ábaco é considerado o primeiro instrumento

Leia mais

Introdução. Tecnologia

Introdução. Tecnologia Introdução à Tecnologia ÍNDICE Introdução à Tecnologia 1. História da Computação 2. Inicio da Computação 3. Programação Funcional 4. Computadores pré-modernos 5. Computação Moderna 6. 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Geração

Leia mais

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação PC Ábaco Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Email: Marconitorquato@catolicadocariri.edu.br PRINCIPAIS MARCOS 2 CONSTANTES DA EVOLUÇÃO 3 ÁBACO

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação. Prof. Jonatas Bastos

Introdução a Tecnologia da Informação. Prof. Jonatas Bastos Introdução a Tecnologia da Informação Prof. Jonatas Bastos Conteúdo 1. Introdução a Computação: a. Histórico e evolução do computador e da informática; b. Arquitetura dos computadores 2. Componentes básicos:

Leia mais

Objetivos. Relacionar as gerações da tecnologia da computação. Identificar as principais inovações que caracterizam cada uma delas.

Objetivos. Relacionar as gerações da tecnologia da computação. Identificar as principais inovações que caracterizam cada uma delas. Fundamentos da Computação: História da Computação Alfio Martini Facin - PUCRS Charles Babbage Objetivos Relacionar as gerações da tecnologia da computação. Identificar as principais inovações que caracterizam

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro

Leia mais

IAC001 - Arquitetura e Organização de Computadores.

IAC001 - Arquitetura e Organização de Computadores. IAC001 - Arquitetura e Organização de Computadores. Professor: Milton Rocha Auxiliares Docentes: Milene Conceição e Júlio Francisco Horário de aulas: Quarta-feira 7:20 Sexta-feira: 11:00 Histórico e evolução

Leia mais

Introdução histórica. José Delgado. Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1

Introdução histórica. José Delgado. Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1 Introdução histórica Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1 Primeiro objeto de cálculo Ábaco - desde 3000 A.C. Usado ainda hoje (China, por exemplo) Arquitetura de Computadores Introdução histórica

Leia mais

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Curso de Montagem e Manutenção de Computadores FORM A ÇÃ O P R O F IS S I O N A L Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues História da Informática O que é computador? Pode se dizer que o "Computador é

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Primeiros computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Relógios mecânicos Século VIII: 2 Computadores mecânicos (Geração 0) 1642 a 1945 Características principais

Leia mais

Fat-Uerj: Introdução à computação

Fat-Uerj: Introdução à computação Fat-Uerj: Introdução à computação Profa Pryscilla Pires Aula 1: Apresentação da disciplina Uma breve história da computação Apresentação da disciplina UNIDADE: Faculdade de Tecnologia DEPARTAMENTO: Matemática,

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 C / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO - MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS(2º Período)

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO - MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS(2º Período) INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO - MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS(2º Período) RONILDO PAULINO DE SOUZA LONGO KLEYSSON RONFIM MARALHA ALGORÍTIMOS

Leia mais

Informática Aplicada. Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Informática Aplicada. Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Informática Aplicada Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Objetos da Aula Conhecer a evolução do computador; Definir o que é informática, analógico e digital, hardware, software e os equipamentos de energia.

Leia mais

História do Computador. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola

História do Computador. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola História do Computador Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola Invenção dos números Necessidades de contar E contar números cada vez maiores... Surgimento do Ábaco Ábaco muito antigo Ábaco moderno

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ AS GERAÇÕES DOS COMPUTADORES Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir

Leia mais

Informática I. Aula 1. Aula 1-30/08/2006 1

Informática I. Aula 1.  Aula 1-30/08/2006 1 Informática I Aula 1 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-30/08/2006 1 Ementa O objetivo da disciplina é dar ao aluno uma visão geral sobre a área de ciência da computação: Histórico dos Computadores

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br Março/2008 1 Conteúdo 1. O que é computação 2. O que é informática 3. Componentes de um sistema de computação 4. Histórico e evolução 5.

Leia mais

Divisão da disciplina nos seguintes módulos:

Divisão da disciplina nos seguintes módulos: Divisão da disciplina nos seguintes módulos: Introdução à informática Segurança da informação Sistemas operacionais Sistema de numeração Internet Software de edição de texto Software de planilha eletrônica

Leia mais

A história da computação. Prof: Diego Medeiros

A história da computação. Prof: Diego Medeiros A história da computação Prof: Diego Medeiros O que é a computação? Computação (latim computatio, -onis) 1. Ato ou efeito de computar. Cálculo, cômputo 2. Conjunto de conhecimentos e técnicas referentes

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAMPUS SANTO ANDRÉ CELSO CANDIDO SEMESTRE 2014-1 1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 2 Ábaco: Aproximadamente 4.000 a.c. Palavra que vem do Latim, que significa Quadro. No início o Ábaco era

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Primeira Aula Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte1.pdf Organização de Computadores I Primeira Aula 1/57 Conteúdo Básicas. Básicos... Organização

Leia mais

Máquinas de Calcular Mecânicas

Máquinas de Calcular Mecânicas Máquinas de Calcular Mecânicas Seu surgimento e sua evolução Alunos : Érico, Gladson, Marcela Ábaco Chinês Introdução John Napier-Bastões ou Ossos de Napier Willian Oughtred-Réguas de Cáculo Blaise Pascal

Leia mais

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Ensino Médio Integrado Técnico em Informática 2013 Professor Eduardo Alberto Felippsen Definição de computador: Dicionário Michelis com.pu.ta.dor

Leia mais

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Introdução a Informática Introdução Para que serve o computador? Word, Filme, Facebook,... Resolver problemas do usuário Coletar, manipular e fornecer os resultados Processamento eletrônico

Leia mais

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br Fundamentos da Informática História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br História da Computação Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista

Leia mais

A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.

A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao. Imprimir A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm Sexta-Feira 6 de Março de 2009 Conheça os principais

Leia mais

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com MATÉRIA: APRESENTAÇÃO / CONCEITOS Aula N : 01 Tema: Apresentação da

Leia mais

Evolução da Informática: a Origem da Computação

Evolução da Informática: a Origem da Computação Evolução da Informática: a Origem da Computação INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 2 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Introdução Origem da Informática Preocupação

Leia mais

Informática I. Aula 9. Aula 9-24/09/2007 1

Informática I. Aula 9.  Aula 9-24/09/2007 1 Informática I Aula 9 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 9-24/09/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com A Informática

Leia mais

Sistemas de Computação

Sistemas de Computação A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR O ÁBACO é um calculador decimal manual. Médio Oriente. CALCULADORA MECÂNICA - Atribui-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira calculadora mecânica capaz de fazer

Leia mais

Aula 1: Introdução à Organização de Computadores

Aula 1: Introdução à Organização de Computadores BC1503: Arquitetura de Computadores 1o Trimestre / 2009 Aula 1: Introdução à Organização de Computadores Prof. Raphael Y. de Camargo raphael.camargo@ufabc.edu.br Roteiro da Aula Introdução História da

Leia mais

Informática. História da Informática. O que é Informática? 02/03/2011. História da Informática 1ª Geração. História da Informática 1ª Geração

Informática. História da Informática. O que é Informática? 02/03/2011. História da Informática 1ª Geração. História da Informática 1ª Geração INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Informática UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA Deriva da associação entre as palavras Informação

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de Microprocessadores Aula nº 3 e 4 1º Período Ano letivo 2017/2018 Lição nº 5 e 6 09-10-2017 Sumário Resumo histórico Evolução dos microprocessadores

Leia mais

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos Fundamentos em Informática 01 - Introdução e Conceitos Subsequente / 2011 - Disciplina: Fundamentos ago/2011 em Informática - 1 Introdução Informática: ciência do tratamento automático das informações

Leia mais

Micr c o r co c ntr t o r lad a or o es

Micr c o r co c ntr t o r lad a or o es Microcontroladores O que é um computador? O computador é basicamente uma máquina, eletrônica automática. tica. Lê dados,, efetua cálculos e fornece resultados. Máquina que recebe dados, compara valores,

Leia mais

I n f o r m á t i c a

I n f o r m á t i c a Prof. Dr. Rogério R. de Vargas I n f o r m á t i c a História e evolução da informática Itaqui - RS, 2º Semestre de 2014. Aula 1 História da computação e dos computadores 2 Histórico da Computação Conceituação

Leia mais

Histórico - Evolução INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

Histórico - Evolução INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definição 2. Primeiras máquinas de calcular 3. Cartões-perfurados 4. Máquina Diferencial 5. Primeiros computadores

Leia mais

Arquitetura de Um Computador

Arquitetura de Um Computador Arquitetura de Um Computador José Costa Introdução à Arquitetura de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico 2013-09-20 José Costa (DEI/IST) Arquitetura de Um

Leia mais

Máquinas de Calculo Mecânicas

Máquinas de Calculo Mecânicas IFSP Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnlogia de São Paulo Akio Tanaka - 1580302 Leonardo Matheus - 1580221 William de Paula 1580256 Sabrina Tavera - 1580248 Máquinas de Calculo Mecânicas Como

Leia mais

Módulo 1. Introdução à Tecnologia Web I. A evolução Tecnológica

Módulo 1. Introdução à Tecnologia Web I. A evolução Tecnológica Introdução à Tecnologia Web I A evolução Tecnológica Módulo 1 Objetivos dessa aula Entender a evolução dos computadores e seu papel na sociedade atual Onde e quando tudo começou? 2400ac- Ábaco 1642- Pascal

Leia mais

Introdução à computação

Introdução à computação Aula 01 Introdução à computação Vamos iniciar nossos estudos tendo uma introdução à computação. Durante esta apostila, iremos aprender mais sobre a parte física do computador, ou seja, sobre hardware da

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Tudo começou com o Sr. Charles Babbage no início do século XIX. Charles Babbage dedicou sua vida a construção de duas máquinas calculadoras. Ambas as tentativas foram fracassadas.

Leia mais

Apostila: a história dos computadores e da computação

Apostila: a história dos computadores e da computação Apostila: a história dos computadores e da computação Autor: Gabriel Gugik Conheça os principais computadores usados desde a antiguidade até os dias de hoje. Obs.: O conteúdo aqui disponível foi publicado

Leia mais

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado 1.Introdução O computador ou dispositivo é capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica (ex.: realizar

Leia mais

Informática I. Aula 2. Aula 2-04/09/2006 1

Informática I. Aula 2.  Aula 2-04/09/2006 1 Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-04/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Departamento de Ciência da Computação - UFF Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br http://www.midiacom.uff.br/debora/ Objetivos ü Dar

Leia mais

Sistema numérico decimal

Sistema numérico decimal Sistema numérico decimal No sistema numérico decimal, há dez dígitos, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Cada dígito representa um múltiplo de uma potência de dez de acordo com a posicão ocupada pelo dígito

Leia mais

Máquinas Multiníveis Aula 04. Prof. Jadir Eduardo Souza Lucas Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática

Máquinas Multiníveis Aula 04. Prof. Jadir Eduardo Souza Lucas Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática Máquinas Multiníveis Aula 04 Evolução... Computadores Mecânicos Geração Zero Mecânicos (1642-1945) Blaise Pascal (1623-1662) - máquina de calcular, adições e subtrações Leibniz (1646-1716) - mesmo estilo,

Leia mais

Universidade de Brasília Histórico e Introdução

Universidade de Brasília Histórico e Introdução Universidade de Brasília Histórico e Introdução Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo Apresentar a evolução dos computadores, sua estrutura em termos de componentes básicos e funções principais.

Leia mais

Histórico e Introdução

Histórico e Introdução Universidade de Brasília Histórico e Introdução Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo Apresentar a evolução dos computadores, sua estrutura em termos de componentes básicos e funções principais.

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon Conceitos Básicos de Informática Profª Patricia Schiavon O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA (UNIDADE 1- Introdução a Informática)

INFORMÁTICA BÁSICA (UNIDADE 1- Introdução a Informática) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARACATU INFORMÁTICA BÁSICA (UNIDADE 1- Introdução a Informática) Versão

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática 1 Computação Em termos gerais, computação envolve os seguintes elementos ou etapas: Dados Processamento Resultados Onde: DADOS = correspondem à entrada para o processamento, originados

Leia mais

INE5223 Informática para Secretariado

INE5223 Informática para Secretariado INE5223 Informática para Secretariado Prof. A. G. Silva 10 de março de 2015 Prof. A. G. Silva INE5223 Informática para Secretariado 10 de março de 2015 1 / 26 Disciplina INE5223 Informática para Secretariado

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Plano de Curso e Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Plano de Curso Ementa Noções básicas sobre os componentes de

Leia mais

William A. Zacariotto

William A. Zacariotto Computação e Sociedade www.zacariotto.com.br zacariotto@hotmail.com www.colunaregional.com.br William A. Zacariotto O que é a Informação? Fatos ou dados susceptíveis de transportar conhecimento. Automatizaveis

Leia mais

Introdução: Histórico dos Computadores

Introdução: Histórico dos Computadores Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação - EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Introdução: Histórico dos Computadores Aula 1 responsável: Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Leia mais

EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO MODERNA Arquitetura de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br

EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO MODERNA Arquitetura de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO Arquitetura de Computadores Prof. Gabriel F. C. Campos gabriel.campos@ifpr.edu.br camposg.com.br ARQUITETURA DE COMPUTADORES Horário de atendimento: Segunda e Sexta, 9:45-10:45 RETOMANDO

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Filipe Arantes Fernandes

Introdução aos Sistemas Operacionais. Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Filipe Arantes Fernandes Introdução aos Sistemas Operacionais Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Filipe Arantes Fernandes filipe.arantes@ifsudestemg.edu.br Agenda O que é um Sistema Operacional? As Gerações dos Computadores

Leia mais