A legitimidade entre os cativos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Franca - Século XIX

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A legitimidade entre os cativos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Franca - Século XIX"

Transcrição

1 A legitimidade entre os cativos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Franca - Século XIX Maísa Faleiros da Cunha* Introdução1 Com a expansão das áreas de agro-exportação no Sudeste, aumenta a necessidade de mão-de-obra na região. Durante o século XIX, o Brasil importa levas de africanos e mesmo após a proibição formal do tráfico em 1830, o comércio transatlântico não cessa, ao contrário, a partir da segunda metade desta década o número de escravos entrados no Brasil se eleva consideravelmente2. Com a abolição do tráfico em 1850, as províncias do Sudeste passam a adquirir escravos, principalmente, via o tráfico interprovincial e intraprovincial, apesar da entrada ilegal de escravos ter persistido alguns anos após Neste contexto mais amplo, procuramos verificar o comportamento sóciodemográfico da população escrava na Capitania/Província de São Paulo, em particular, em uma localidade do norte paulista, Franca. Os estudos sobre a população escrava em São Paulo concentram-se, em sua maioria, nas plantations localizadas no Vale do Paraíba e no Velho Oeste Paulista. Portanto, é nas localidades em que a produção é voltada para a exportação que mais se conhece as características e modos de vida da população escrava. Neste sentido, Franca apresenta especificidades: mesmo não estando inserido na grande lavoura de exportação, esse município possuía uma economia dinâmica voltada para o mercado interno - produção de bens alimentícios e pecuários e a posição como entreposto comercial, além de uma população considerável, tanto de livres quanto de escravos3. Em 1824, a população total da Vila Franca era de habitantes, dos quais livres, 954 escravos, 2 libertos e um em que não consta a condição social. A população escrava chegava a 33,5% da população total e apresentava razão de sexo de 138 homens para 100 mulheres (Rocha, 2002: 25). Segundo a Lista Nominativa de 1829, a população total da Vila era de habitantes, sendo livres, escravos e 6 libertos. A * Mestranda em Demografia (IFCH/INICAMP). 1 Trabalho originalmente submetido ao XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, a ser realizado em Caxambu - MG Brasil, de de Setembro de Segundo David Eltis (Apud Fragoso e Florentino, 1987: 158) entraram no Brasil escravos africanos entre Sobre a evolução histórica e econômica de Franca e sua população escrava ver Cunha, M. F. A população escrava no município de Franca. In XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Ouro Preto MG, 2002.

2 2 população escrava elevou sua participação no total da população para 37,2% e apresentou razão de sexo de 135 (Rocha, 2002: 30). Em 1836, o município de Franca4 apresentava cativos (32,3%), num total de habitantes. Como era de se esperar, havia no município muito mais homens (55,73%) que mulheres (44,27%) na população escrava. A razão de sexo entre os escravos chegava à cifra de 126. Cerca de 71,2% da população escrava tinha idade inferior a 30 anos, a faixa etária de 0 a 9 anos representava 25,1% da população cativa. Nesse período, Franca ainda não se enquadrava como um município agro exportador como os do Vale do Paraíba vinculados à cafeicultura ou os do quadrilátero do açúcar. As atividades desenvolvidas na região, nas primeiras décadas do século XIX, eram a pecuária e a produção de gêneros (arroz, milho, feijão, mamona, cana, algodão, dentre outros)5. Além destas, destacavam-se também a produção têxtil (tecelagem de algodão e tear) e o comércio do sal. Os gêneros alimentícios produzidos na localidade abasteciam viandantes que percorriam a Estrada dos Goyases, uma vez que a região de Franca exerceu a posição de entreposto comercial ao interligar Minas Gerais e São Paulo a Goiás e Mato Grosso. O gado era destinado ao comércio e consumo em Minas Gerais, à Corte, e ao Vale do Paraíba paulista. De acordo com os dados do Censo de 1872, no município de Franca6 havia escravos, dos quais homens (53,2%) e mulheres (46,8%) com razão de sexo igual a 114. As crianças de 3 a 10 anos7 correspondiam a 16,54% da população escrava no município de Franca e os menores de 30 anos, 57,56%. A participação de cativos no total da população declinou de 32,30% em 1836 para 16% em 1872 e em 1887 chega a 9,5%. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Franca, em 1887, apresentava escravos 685 homens (53,40%) e 598 mulheres (46,60%) e razão de sexo 115. A malha ferroviária da Mogiana atingiu primeiro Batatais, município vizinho, em 1886 e, um ano depois, Franca. A chegada da ferrovia e da nova ordem econômica agroexportadora, com a formação das grandes lavouras de café em Franca e nos 4 Em 1836, o município de Franca compreendia, além do distrito da Vila, os distritos de Santa Bárbara, do Chapadão, do Carmo, de Cana Verde e de Cajuru. 5 MÜLLER, Daniel Pedro (org.). Ensaio d um Quadro Estatístico da Província de São Paulo São Paulo, reedição Literal Secção de Obras d O Estado de São Paulo, Em 1872, o município de Franca era formado pelas Paróquias de N.S. do Carmo da Franca, Santa Bárbara de Macaúbas, Santa Rita do Paraíso e Santo Antonio da Rifaina. 7 A idade das crianças no Recenseamento de 1872 iniciam-se a partir dos 3 anos - já que os dados do Recenseamento foram recolhidos em 1874 e ao que tudo indica não se considerou a data de referência do Recenseamento (1872) após a promulgação da Lei do Ventre Livre (1871).

3 3 municípios circunvizinhos contribuíram para o declínio do comércio de sal e da pecuária no final do século XIX, num momento em que a escravidão já estava com seus dias contados. Neste trabalho, busca-se verificar que papel desempenhou o contexto sócioeconômico local e provincial no comportamento demográfico da população escrava - especificamente na legitimidade dos filhos de cativos - e num sentido mais amplo, na formação da família escrava. A Legitimidade entre os Cativos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Franca: A legitimidade entre os cativos da Paróquia N. S. Conceição de Franca é analisada a partir dos registros paroquiais, num total de batizados8 para o período entre 1805 e Consideramos os registros referentes aos escravos adultos, aos filhos de escravos e de ex-escravos9. Como legítimas, consideram-se as crianças nascidas após o casamento de seus pais perante a Igreja Católica, e ilegítimas - classificadas pela documentação eclesiástica de naturais - as crianças filhas de mães solteiras. Para a presente análise, dividimos os batizados em 3 sub-períodos: (compreende o início dos registros no livro de batizados até o fim do tráfico externo de escravos); (momento posterior ao encerramento do tráfico à promulgação da Lei do Ventre Livre); (período pós Lei do Ventre Livre e os últimos anos da escravidão). Os períodos considerados levam em conta o contexto sócio-econômico local e provincial, o conjunto de leis promulgado pelo Estado concernente ao elemento cativo, e, como esses fatores afetaram os interesses dos senhores e as possibilidades permitidas aos escravos. Como podemos verificar na tabela 1, os resultados indicam que, num contexto de economia voltada para a produção interna como o verificado em Franca, a legitimidade entre os escravos da paróquia N. Senhora da Conceição são expressivos, se aproximando mais de valores de legitimidade referentes às áreas de plantations no Rio de Janeiro e São Paulo do que em áreas como a localidade mineira de Montes Claros que apresenta um contexto econômico semelhante ao francano. 8 Não havia livros separados para escravos e livres. 9 Durante todo o período analisado, encontramos 30 escravos adultos e 55 registros referentes a pais exescravos (30 registros de filhos legítimos de forros/libertos e 25 registros de filhos naturais de mães forras/libertas).

4 4 Tabela 1 Proporção de legitimidade entre os filhos de escravos. Franca, Períodos Legítimos (%) Ilegítimos (%) Não consta* (%) Total N. registros ,9 52,7 2,4 100, ,5 0,5 100, ,1 62, , Total 45,1 53,6 1,3 100, Fonte: Arquivo da Cúria Diocesana de Franca. Livros de Batizados (*) Não consta = escravos adultos e crianças sem filiação A primeira metade do século XIX é o período em que ocorre a formação e povoamento efetivos da localidade estudada. A pecuária, o comércio do sal e a produção de gêneros alimentícios são as suas principais atividades econômicas. Os escravos, acompanhando seus senhores mineiros, passam a fazer parte do cenário local, e é neste momento que se formam as primeiras escravarias em Franca. A proporção de 44,9% de filhos legítimos de escravos, nesse período, é relativamente alta quando comparada com os resultados apresentados por Botelho (1999: 144) para Montes Claros, no qual 16,4% das crianças escravas eram legítimas entre e 11,3% entre , e com os de Faria (1994) para algumas freguesias do Rio de Janeiro. Para este intervalo temporal, as localidades que mais se aproximaram de Franca segundo o estudo de Faria são Marapicu (Nova Iguaçu) e São Salvador, ambas áreas rurais fluminenses, com os respectivos valores de legitimidade, 32,7% para os anos e 40,8% para o ano de 1830 (p. 338). Quais são as explicações possíveis para tais resultados? A localização geográfica de Franca como área fronteiriça com Minas Gerais, não teria estimulado o casamento de escravos em virtude da necessidade de povoamento do norte paulista? Segundo Chiachiri (1986), os limites entre São Paulo e Minas Gerais no norte paulista nem sempre foram claros. Na segunda metade do século XVIII, a descoberta de veios auríferos no Descoberto do Rio Pardo suscitou pedidos de anexação da área à Capitania de Minas Gerais. São Paulo tinha dificuldades em defender o sertão do rio Pardo por falta de população. No século XIX, os mineiros afluíram para a região de Franca em busca de novas terras para as atividades agropecuárias. E foram os mineiros, então moradores na Capitania paulista, que resistiram às investidas dos moradores de Jacuí para anexar o território francano a Minas Gerais. Em 1805, os moradores do arraial se empenharam em elevá-lo a freguesia, sendo necessária a intervenção do presidente da Província de São Paulo, Franca e Horta, homenageado através da nomeação da Freguesia com o seu nome.

5 5 O embate sobre as fronteiras entre o lado paulista e mineiro perdurou por longos anos. Em 1866, Franca perdeu uma parte de seu território para Jacuí. Somente no século XX os limites de São Paulo e Minas Gerais nessa região foram delimitados. Outro fator relevante para os casamentos entre os cativos é a razão de sexo. As escravarias nas áreas de plantation apresentavam elevado número de escravos e considerável desequilíbrio entre os sexos - com razões de masculinidade que se aproximavam de o que possibilitou a formação de um mercado matrimonial mais amplo para as mulheres escravas em razão da predominância masculina (e, conseqüentemente, muitos escravos não conseguiam arranjar parceiras). Já no município de Franca, segundo dados do Censo de 1836, a razão de masculinidade entre os escravos não era das mais altas, 126. Levando em conta que a grande maioria dos casamentos se realizavam entre os cativos de um mesmo proprietário10, as opções matrimoniais para os escravos não parecem ter sido tão restritas - apesar de Franca se caracterizar pela predominância de pequenas e médias escravarias11. Devemos considerar que fatores como a presença de párocos nas igrejas locais, assim como o zelo em anotar os registros, também contribuem para a proporção de legítimos entre os escravos. Há registros paroquiais de batismo para todo o período analisado, com exceção de 1831, o que indica a permanência de párocos em Franca. Neste período, acreditamos que houve interesse por parte dos senhores em promover o casamento de seus escravos, em parte para povoar a região e como forma de garantir a ampliação de suas posses, mesmo que isso não fosse uma preocupação, uma vez que o tráfico externo garantia a reposição de mão de obra Este período é peculiar na história da escravidão no Brasil por ser posterior ao fim do tráfico transatlântico de escravos. São também neste momento, que algumas leis passam a interferir na relação senhor-escravo, quais sejam, a Lei de 1869 que proibia a separação de famílias escravas perante venda ou doação, ou seja, a separação de escravos casados e de crianças pequenas de seus pais (esta lei impedia a separação de um pai ou uma mãe escravos de seus filhos menores de 15 anos, idade que caiu para 12 anos em 1872) e a Lei de 1871, conhecida como Lei do Ventre Livre, que considerava livre toda criança nascida de mãe escrava. 10 Verificamos a elevada freqüência dos casamentos endogâmicos ao analisar os registros paroquiais de batismo que anotam ambos os pais da criança. 11 Oliveira (1997: 107), ao analisar os inventários post-mortem entre 1875/1885, demonstra que 61,6% dos escravos estavam em plantéis de 1 a 10 escravos.

6 6 Entre que vislumbramos a maior proporção de filhos legítimos de escravos na Paróquia de Franca (51%), sendo superior ao conjunto dos anos anteriores ( ) e posteriores ( ). Na segunda metade do século XIX, Franca já ocupa a posição consolidada de entreposto comercial (comércio do sal e gado), com sua economia voltada para o mercado interno. De acordo com Faria (1994: 338), a única localidade fluminense que apresentou aumento da legitimidade entre foi São Salvador (de 18,9% em 1860 para 29,1% em 1870). A explicação para tal fato se encontra na concorrência de áreas açucareiras próximas, que devem ter contribuído para que a legalidade e estabilidade dos casamentos de escravos fossem permitidas, a fim de ampliar as posses de escravos. As áreas que produziam café no Velho Oeste paulista e no Vale do Paraíba concorriam para a compra de escravos de Franca? Ao que parece, os interesses dos senhores em ampliar suas posses parece ter estimulado o casamento de escravos tanto em São Salvador quanto em Franca. O estímulo aos casamentos pode ter diminuído com a lei de 1869, pois o tráfico inter e intraprovinciais seria prejudicado ao impedir a separação de casais escravos e de pais de seus filhos pequenos. No entanto, o efeito dessa lei será sentido no próximo período, Entre observamos uma considerável queda (13,9%) na proporção de legítimos entre os filhos de escravos em relação ao período anterior ( ). As crianças nascidas após a Lei do Ventre Livre (1871) eram consideradas livres. Neste período, levantamos a hipótese de que as leis sobre o elemento servil lei de 1869 e de 1871 influenciaram a postura senhorial e afetaram a vida dos escravos. A proporção de filhos legítimos de escravos em Franca (37,1%) é superior à encontrada em Montes Claros (16,7% entre ) (Botelho, 1994: 144). Em Montes Claros, a proporção de legítimos entre os filhos de escravos se eleva entre e , de 11,3% para 16,7%, ao contrário de Franca, que apresenta declínio entre e , respectivamente de 44,9% para 37,1%. Segundo pesquisa feita por Faria (1994), os valores mais baixos de legitimidade no século XIX são os verificados na década de Santa Rita (cidade carioca), por exemplo, em 1875, não apresenta sequer uma criança filha de escravos legítima. Campinas, em 1872, tem um dos mais altos valores de legitimidade, cerca de 80% das crianças de 1 a 9 anos presentes nas posses médias e grandes são legítimas (Slenes, 1999: 102). No entanto, se o valor de legitimidade fosse revisto alguns anos depois, poderia

7 7 declinar, uma vez que Slenes observa queda na proporção de escravos casados e viúvos entre De acordo com a análise das fontes, no período entre o casamento de escravos sacramentado pela Igreja não foi estimulado. Aparentemente, as leis de 1869 e 1871 diminuíram o interesse dos senhores de escravos em unir formalmente seus cativos, sem, no entanto, desestimulá-los a batizarem as crianças filhas de suas escravas. Os resultados para a Paróquia de Franca nos levam a concordar com Botelho (1994) sobre o fato de que a família escrava em Franca (assim como em Montes Claros) deve ser entendida desvinculada do casamento formal especialmente no último período analisado ( ). Concluímos que em Franca se corrobora o que Slenes (1999) e Rocha (2004) encontraram para Campinas, de que as mudanças na legitimidade escrava ocorreram no controlar branco e não no lar negro, ou seja, as mudanças estão mais ligadas à postura senhorial perante a oficialização das uniões cativas do que ao caráter passageiro de tais relacionamentos. Considerações Finais Franca apresenta uma economia voltada para o mercado interno nos períodos considerados. No entanto, ao contrastar a proporção de filhos legítimos de escravos com regiões que apresentam uma economia aparentemente semelhante, como Montes Claros, verificamos que as proporções são significativamente diferenciadas. Os valores apresentados pela legitimidade cativa na Paróquia de Franca se aproximam daqueles apresentados pelas áreas de plantation de São Paulo e Rio de Janeiro. O contexto econômico é um fator relevante para a compreensão da família escrava, entretanto, não é o único capaz de explicá-la. Desta forma, a localização geográfica de Franca região limítrofe com Minas Gerais, as leis que interfiram na relação senhor - escravo, destacando-se as de 1869 e 1871, assim como e a postura senhorial ou o controlar branco são importantes fatores explicativos dos resultados referentes à legitimidade entre os escravos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Franca. Bibliografia: Almanak da Província de São Paulo para Organizado e publicado por Antônio José Baptista de Lune e Paulo Delfino da Fonseca. Edição Fac-similar, Imprensa Oficial do Estado S. A. IESP, Almanaque Histórico da Franca - Obra de Compilação Histórica do Município em seus Vários Aspectos. Hygino Antônio do Nascimento e Eufrásio Moreira (orgs). Franca (SP): Tipografia Renascença, 1943.

8 8 AISSAR, A. G. Natalidade e Mortalidade em Franca: Estudo de Demografia Histórica ( ). Tese de Doutoramento, São Paulo: FLCH/USP, BACELLAR, C. A. & SCOTT, A. S. V. Sobreviver na Senzala: Estudo da Composição e Continuidade das Grandes Escravarias Paulistas, História e População - Estudos sobre a América Latina. São Paulo, P BASSANEZI, M. S. C. B. (org.). São Paulo do Passado: Dados Demográficos. Nepo/Unicamp, BATISTA, D. J. Cativos e Libertos: A Escravidão em Franca entre Dissertação de Mestrado, Franca: UNESP-FHDSS, BOTELHO, T. R. Famílias e escravarias: demogragfia e família escrava no Norte de Minas Gerais no século XIX. Dissertação de Mestrado, FFLCH/USP, São Paulo, CHIACHIRI FILHO, J. Do Sertão do Rio Pardo à Vila Franca do Imperador. Gráfica e Editora Ribeirão: Ribeirão Preto, FARIA, S. S. C. A colônia em movimento: fortuna e família no cotidiano colonial. Tese de Doutoramento, Niterói: UFF, FRAGOSO, J. L. R e FLORENTINO, M. G. Marcelino, Filho de Inocência Crioula, Neto de Joana Cabinda: Um Estudo sobre Famílias Negras em Paraíba do Sul ( ). In Estudos Econômicos 17 (2), Maio/Ago. 1987, Pp MOTTA, J. F. Corpos Escravos, Vontades Livres: posse de cativos e família escrava em Bananal ( ). São Paulo: FAPESP: Annablume, OLIVEIRA, L. L. Economia e História: Franca - Século XIX. Franca: UNESP-FHDSS: Amazonas Prod. Calçados S\A, Série História Local 7. ROCHA, I. P. Demografia Escrava em Franca: Trabalho de Conclusão do Curso de História, Franca: UNESP/FHDSS, ROCHA,C. M. Gerações da Senzala: Famílias e Estratégias no contexto dos tráficos africano e interno. Campinas, Século XIX. Tese de Doutoramento, Campinas: Unicamp, SLENES, R. W. Na Senzala Uma Flor: Esperanças e Recordações na Formação da Família Escrava. 1ª edição. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, TOSI, P. G. Capitais no Interior: Franca e a História da indústria coureiro-calçadista ( ). Tese de Doutoramento, Campinas: Unicamp/IE, Capítulos 1, 2, 3 e 4.

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira É a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam características que as individualizam. A regionalização

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer 2 Saúde reprodutiva: gravidez, assistência pré-natal, parto e baixo peso ao nascer SAÚDE BRASIL 2004 UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE INTRODUÇÃO No Brasil, as questões relativas à saúde reprodutiva têm

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil Número 24 Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 29 de julho de 2009 COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 2 1. Apresentação Este

Leia mais

Século XVIII e XIX / Europa

Século XVIII e XIX / Europa 1 I REVOLUÇÃO AGRÍCOLA Século XVIII e XIX / Europa! O crescimento populacional e a queda da fertilidade dos solos utilizados após anos de sucessivas culturas no continente europeu, causaram, entre outros

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA ESCRAVIDÃO ANTIGA A escravidão é um tipo de relação de trabalho que existia há muito tempo na história da humanidade. Na Antiguidade, o código

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Descrição do contexto

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas

Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas Ricardo Figueiredo Pirola Mestrando UNICAMP No ano de 1832 foi descoberto em Campinas um plano de revolta escrava,

Leia mais

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014 GEOGRAFIA QUESTÃO 1 A Demografia é a ciência que estuda as características das populações humanas e exprime-se geralmente através de valores estatísticos. As características da população estudadas pela

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO. Prof. Israel Frois

FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO. Prof. Israel Frois FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO Prof. Israel Frois SÉCULO XV Território desconhecido; Era habitado por ameríndios ; Natureza praticamente intocada Riqueza imediata: Pau-Brasil (Mata Atlântica) Seus limites

Leia mais

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década 1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR BAHIA TEXTO DE CULTURA GERAL FONTE: UOL COTIDIANO 24/09/2008 Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década Fabiana Uchinaka Do UOL Notícias

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

Economia e Sociedade Açucareira. Alan

Economia e Sociedade Açucareira. Alan Economia e Sociedade Açucareira Alan Características coloniais gerais Colônia de exploração Existência de Pacto Colonial Monopólio Economia de exportação de produtos tropicais Natureza predatória extrativista,

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

Estrutura Produtiva BOLETIM. Ribeirão Preto/SP. Prof. Dr. Luciano Nakabashi Rafael Lima

Estrutura Produtiva BOLETIM. Ribeirão Preto/SP. Prof. Dr. Luciano Nakabashi Rafael Lima O presente boletim trata da evolução da estrutura produtiva de regiões selecionadas, entre 2002 e 2014, a partir dos dados de empregos formais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA Alexandre Nunes de Almeida 1 ; Augusto Hauber Gameiro 2. (1) Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, CEPEA/ESALQ/USP,

Leia mais

População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil

População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil RELEASE 17 de JULHO de 2008. População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil Aumentos de riquezas e de habitantes nas cidades com 100 mil a 500 mil, neste século, superam a média

Leia mais

V Pedreiros e Vendedores. 1 Introdução

V Pedreiros e Vendedores. 1 Introdução V Pedreiros e Vendedores 1 Introdução No contexto da análise dos trabalhadores por conta própria, tendo em vista a destacada participação nos grupamentos de atividades da construção (17,4%) e do comércio

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157 ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157 PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM RIBEIRÃO PRETO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Renato Leite MARCONDES

Leia mais

Evolução da população do Rio Grande do Sul. Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística. 1 - Introdução

Evolução da população do Rio Grande do Sul. Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística. 1 - Introdução Evolução da população do Rio Grande do Sul. Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística Área Temática: Emprego e Mercado de Trabalho, Demografia Econômica. 1 - Introdução Este texto

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cabo Verde, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 368,15 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 13823 hab. Densidade

Leia mais

Ocupação da Força de Trabalho Feminina na Agropecuária Paulista 1

Ocupação da Força de Trabalho Feminina na Agropecuária Paulista 1 Análises e Indicadores do Agronegócio ISSN 1980-0711 Ocupação da Força de Trabalho Feminina na Agropecuária Paulista 1 As mulheres sempre participaram intensamente das atividades agropecuárias. Na estrutura

Leia mais

Dinâmica demográfica e qualidade de vida da população brasileira Parte II

Dinâmica demográfica e qualidade de vida da população brasileira Parte II Dinâmica demográfica e qualidade de vida da população brasileira Parte II A nova Pirâmide Etária do Brasil; Crescimento horizontal devido às migrações; É um tipo de gráfico que representa os dados sobre

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Natal 29/02/2012 1 Considerações Gerais; Principais conceitos demográficos; Gráficos de indicadores sociais; Estrutura das populações mundiais:

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA Rui Cidarta Araújo de Carvalho, Edson Aparecida de Araújo

Leia mais

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional 08/09/2010-10h00 Pesquisa visitou mais de 150 mil domicílios em 2009 Do UOL Notícias A edição 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2013 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

Notas técnicas. Introdução

Notas técnicas. Introdução Notas técnicas Introdução As Estatísticas do Registro Civil são publicadas desde 1974 e fornecem um elenco de informações relativas aos fatos vitais, casamentos, separações e divórcios ocorridos no País.

Leia mais

Redução do preço de alimentos básicos continua pelo terceiro mês

Redução do preço de alimentos básicos continua pelo terceiro mês 1 São Paulo, 04 de agosto de 2010. NOTA À IMPRENSA Redução do preço de alimentos básicos continua pelo terceiro mês Desde maio, na maioria das capitais onde é realizada mensalmente a Pesquisa Nacional

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guaranésia, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 294,28 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 18714 hab. Densidade

Leia mais

Cesta básica tem alta em janeiro

Cesta básica tem alta em janeiro 1 São Paulo, 11 de fevereiro de 2008. NOTA À IMPRENSA Cesta básica tem alta em janeiro Em janeiro, o preço dos gêneros alimentícios essenciais apresentou alta em 15 das 16 capitais onde o DIEESE Departamento

Leia mais

MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL

MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL Portugal: crises e dependências -Portugal: acordos comerciais com a Inglaterra; -Exportação de produtos brasileiros; -Tratado de Methuen: redução fiscal para os

Leia mais

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 Junho de 2010 2 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 O objetivo geral deste estudo foi investigar as percepções gerais

Leia mais

Cesta básica tem alta moderada na maioria das capitais

Cesta básica tem alta moderada na maioria das capitais 1 São Paulo, 06 de julho de 2009. NOTA À IMPRENSA Cesta básica tem alta moderada na maioria das capitais Em junho, a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, realizada pelo DIEESE - Departamento Intersindical

Leia mais

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Comparativo entre o rendimento médio dos beneficiários de planos de saúde individuais e da população não coberta por planos de saúde regional e por faixa etária Amanda Reis Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

A política de seguro desemprego no contexto do mercado de trabalho brasileiro

A política de seguro desemprego no contexto do mercado de trabalho brasileiro 1 A política de seguro desemprego no contexto do mercado de trabalho brasileiro Ernesto F. L. Amaral (amaral@fafich.ufmg.br) Aline N. M. Mourão (alinenmmourao@gmail.com) Mariana E. Almeida (mariana.almeida88@gmail.com)

Leia mais

Nome: n o : Geografia. Exercícios de recuperação

Nome: n o : Geografia. Exercícios de recuperação Nome: n o : Ensino: Fundamental Ano: 7 o Turma: Data: Professor(a): Maria Silvia Geografia Exercícios de recuperação 1) Para a geografia, qual é o conceito de região? 2) Entre os aspectos utilizados para

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

&(67$%É6,&$62%((0&$3,7$,6

&(67$%É6,&$62%((0&$3,7$,6 São Paulo, 02 de maio de 2005. &(67$%É6,&$62%((0&$3,7$,6 Apenas uma das 16 capitais onde o DIEESE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos realiza mensalmente a Pesquisa Nacional

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL Nubia C. Freitas - UFV nubia.freitas@ufv.br Estela S. Fonseca UFV estela.fonseca@ufv.br Alessandra V. Almeida UFV

Leia mais

EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL O QUE ERAM AS ENTRADAS E BANDEIRAS?

EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL O QUE ERAM AS ENTRADAS E BANDEIRAS? EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL Foi a conquista e ocupação do interior do território, além dos limites do Tratado de Tordesilhas. Essa expansão foi responsável pela extensão territorial do Brasil de hoje.

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São José do Rio Claro, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5074,56 km² IDHM 2010 0,682 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17124 hab.

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas

Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas As empresas Sampling Pesquisa de Mercado e Limite Pesquisa de Marketing saíram às ruas em Junho e Julho de 2005 para saber qual o sonho de consumo dos Paulistas.

Leia mais

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO 1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO A análise da evolução temporal (ou dinâmica) da economia constitui o objeto de atenção fundamental do desenvolvimento econômico,

Leia mais

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu a classificação do porte, com base no número de empregados de cada estabelecimento.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu a classificação do porte, com base no número de empregados de cada estabelecimento. QUEM SÃO AS EMPRESAS DE MICRO, PEQUENO E MÉDIO PORTES? Critérios de Classificação: São dois os principais critérios para classificação da empresa por porte. Um é baseado na receita operacional bruta anual,

Leia mais

Pesquisa revela o maior medo dos paulistas.

Pesquisa revela o maior medo dos paulistas. Pesquisa revela o maior medo dos paulistas. Pesquisa analisou o maior medo dos paulistas de acordo com seu sexo, faixa etária, estado civil, escolaridade, renda, ocupação e também por região. De acordo

Leia mais

Preços de alimentos básicos continuam em alta

Preços de alimentos básicos continuam em alta 1 São Paulo, 2 de junho de 2008. NOTA À IMPRENSA Preços de alimentos básicos continuam em alta Apenas duas, das 16 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

Leia mais

A reprodução da população escrava em Porto Alegre, na década de 1780

A reprodução da população escrava em Porto Alegre, na década de 1780 A reprodução da população escrava em Porto Alegre, na década de 1780 Luciano Costa Gomes 1 Na década de 1780, os escravos compunham um terço da população de Porto Alegre, capital da Capitania do Rio Grande

Leia mais

Comércio de escravos em Sant Anna de Mogy das Cruzes na segunda metade do século XIX - 1864-1887

Comércio de escravos em Sant Anna de Mogy das Cruzes na segunda metade do século XIX - 1864-1887 Comércio de escravos em Sant Anna de Mogy das Cruzes na segunda metade do século XIX - 1864-1887 Armando de Melo Servo Constante PUC-SP Na segunda metade do século XIX o tráfico de escravos ruma para o

Leia mais

Análise Setorial de Emprego

Análise Setorial de Emprego Análise Setorial de Emprego Maio de 2015 Ficha Técnica Governador do Estado de Minas Gerais Fernando Pimentel Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social André Quintão Secretária Adjunta

Leia mais

O QUE ESTÃO FAZENDO OS JOVENS QUE NÃO ESTUDAM, NÃO TRABALHAM E NÃO PROCURAM TRABALHO?

O QUE ESTÃO FAZENDO OS JOVENS QUE NÃO ESTUDAM, NÃO TRABALHAM E NÃO PROCURAM TRABALHO? O QUE ESTÃO FAZENDO OS JOVENS QUE NÃO ESTUDAM, NÃO TRABALHAM E NÃO PROCURAM TRABALHO? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** 1 INTRODUÇÃO As fases da vida são marcadas tanto por eventos biológicos, como

Leia mais

Relatório da Pessoa Idosa

Relatório da Pessoa Idosa Relatório da Pessoa Idosa 2012 O Relatório da Pessoa Idosa 2012, com base nos dados de 2011, se destina à divulgação dos dados de criminalidade contra a pessoa idosa (idade igual ou superior a 60 anos),

Leia mais

MIGRANTES EM UBERLÂNDIA/MG NO PERÍODO RECENTE

MIGRANTES EM UBERLÂNDIA/MG NO PERÍODO RECENTE 1 MIGRANTES EM UBERLÂNDIA/MG NO PERÍODO RECENTE Adir A. Juliano 1 e Beatriz Ribeiro Soares 2 Universidade Federal de Uberlândia 1 adir@ufu.br 2 brsoares@ufu.br INTRODUÇÃO Nas últimas décadas, o processo

Leia mais

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010)

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010) Rio Grande do Sul Em 21, no estado do Rio Grande do Sul (RS), moravam 1,7 milhões de pessoas, onde parcela importante (9,3%, 989,9 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 496 municípios,

Leia mais

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE INDICADORES DEMOGRÁFICOS E SOCIAIS E ECONÔMICOS DO NORDESTE Verônica Maria Miranda Brasileiro Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento

Leia mais

Em janeiro, preço da cesta só cai em duas capitais

Em janeiro, preço da cesta só cai em duas capitais 1 São Paulo, 06 de fevereiro de 2012. NOTA À IMPRENSA Em janeiro, preço da cesta só cai em duas capitais Apenas duas, das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos

Leia mais

INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO

INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO Neste número apresentamos dados alentadores sobre o mercado de trabalho em nossa região metropolitana. Os dados referentes ao desemprego em

Leia mais

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / /

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 8ºhist301r ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 2015 8º ano do Ensino Fundamental II HISTÓRIA 1º TRIMESTRE 1. Conteúdos Objetivo 1: Africanos no Brasil (Cap.

Leia mais

Censo Demográfico 2010. Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo

Censo Demográfico 2010. Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo Censo Demográfico 2010 Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2012 Identificação da população indígena nos Censos Demográficos do Brasil 1991 e 2000

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Mundo, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5826,18 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 7332 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vera, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 2962,4 km² IDHM 2010 0,680 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10235 hab. Densidade demográfica

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 7º ANO PROFESSOR: MAGDA e ROSI

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL Projeto apresentado e desenvolvido na

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto Alegre do Norte, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3994,51 km² IDHM 2010 0,673 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10748 hab.

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese 2014 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese Dieese Subseção Força Sindical 19/09/2014 PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICILIOS - PNAD 2013 Síntese dos Indicadores POPULAÇÃO A Pesquisa

Leia mais

EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL

EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL Foi a conquista e ocupação do interior do território, além dos limites do Tratado de Tordesilhas. Essa expansão foi responsável pela extensão territorial do Brasil de hoje.

Leia mais

Fase 2 (setembro 2012) Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012

Fase 2 (setembro 2012) Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 Apresentação A sondagem Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário 2012 Fase 2 apresenta a visão do empresário do transporte

Leia mais

A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud

A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud May 12, 2015 O investimento privado vem desacelerando em todos os mercados emergentes desde meados de 2011, e a

Leia mais

CAUSAS DE MORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO

CAUSAS DE MORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO CAUSAS DE MORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO Morrem mais brancos por causa naturais e negros por motivos externos. A s estatísticas de morbidade e mortalidade têm sido utilizadas por epidemiologistas, demógrafos

Leia mais

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre geografia Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia o trecho da letra da música abaixo e, em seguida, responda às questões. [...] Eu já cantei no Pará Toquei sanfona em Belém

Leia mais

3Apesar dos direitos adquiridos pelas

3Apesar dos direitos adquiridos pelas objetivo. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres mulheres ao longo do século 20, ainda há considerável desigualdade entre os gêneros no mundo. Em geral, as mulheres sofrem com a

Leia mais

Comentários sobre os Indicadores de Mortalidade

Comentários sobre os Indicadores de Mortalidade C.9 Taxa de mortalidade por causas externas O indicador mede o número de óbitos por causas externas (conjunto de acidentes e violências) por 1. habitantes, estimando o risco de morrer por essas causas.

Leia mais

1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como:

1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como: 1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como: a) incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Outubro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Outubro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Outubro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Outubro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007

Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007 Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007 revela um número menor de habitantes do que se esperava e mostra um maior consumo per capita de carnes. Luciano

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Estudo Estratégico n o 4. Como anda o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro? Valéria Pero Adriana Fontes Luisa de Azevedo Samuel Franco

Estudo Estratégico n o 4. Como anda o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro? Valéria Pero Adriana Fontes Luisa de Azevedo Samuel Franco Estudo Estratégico n o 4 Como anda o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro? Valéria Pero Adriana Fontes Luisa de Azevedo Samuel Franco PANORAMA GERAL ERJ receberá investimentos recordes da ordem

Leia mais

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres O TERRITÓRIO BRASILEIRO 6. Fronteiras Terrestres Até o começo do século XVII, os colonizadores se concentraram em cidades fundadas na região litorânea do Brasil, principalmente no Nordeste. A principal

Leia mais