V ENLEPICC EXCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO QUANTITATIVO NA CIDADE DE MONTES CLAROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "V ENLEPICC EXCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO QUANTITATIVO NA CIDADE DE MONTES CLAROS"

Transcrição

1 1 V ENLEPICC EXCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO QUANTITATIVO NA CIDADE DE MONTES CLAROS MARILÉE PATTA E SILVA * (marileep@unimontes.br) ANTÔNIO EUGÊNIO SILVA ** (eugenio@fasa.edu.br) Percebendo-se o contexto social e tecnológico, ações para a diminuição da exclusão e o aumento da inclusão digital devem ser implementadas. Nesse contexto, realizou-se um estudo para detectar os cidadãos excluídos digitalmente, na cidade de Montes Claros. Junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística obtiveram-se, a divisão da cidade em setores e bairros, a população parcial e a total. Utilizando-se a teoria estatística da amostragem, foi calculado o número de pessoas entrevistadas (992) na cidade e nos dezoito bairros sorteados. Para a difusão dos resultados, há um site no endereço Exibem-se os resultados por sexo, escolaridade, renda, bairros e total geral. A análise por sexo aponta que as mulheres são mais excluídas que os homens. Quanto à faixa salarial, os que possuem maiores rendimentos, utilizam mais os recursos de tecnologia da informação. Quanto maior a escolaridade, maior o nível de inclusão. Na cidade, 40% das pessoas não sabem usar computadores, 55% não usam, 57% não têm computadores disponíveis para uso, 57% não sabem usar Internet, 43% não usam serviços bancários com facilidade, 97% não participam de projetos de inclusão digital, 93% nunca ouviram falar desses projetos, 76% não utilizam computadores em casa, 76% não navegam na Internet, 34% entendem que a inclusão digital aumenta a qualidade de vida das pessoas, 67% entendem que a inclusão digital é de responsabilidade dos governos municipal, estadual e federal e 80% não tem nenhum receio quanto à inclusão digital. Conhecendo-se tal mapeamento, ações personalizadas podem ser traçadas para a diminuição da exclusão e o aumento da inclusão digital. Palavras-chave: exclusão digital, sociedade da informação. * Mestre em Ciência da Informação, Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES. ** Mestre em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES.

2 2 1.INTRODUÇÃO Os impactos da informática são capazes de levar uma sociedade a transformar-se. Em vários setores da vida cotidiana, as ações das pessoas dependem das tecnologias da informação e da comunicação, e da competência em utilizá-las. Assim, o conhecimento se torna um dos principais fatores de superação de desigualdades, de agregação de valor, de criação de emprego qualificado, e de propagação do bem-estar. Uma sociedade soberana e autônoma necessita de conhecimento, educação e desenvolvimento científico e tecnológico. Em todo o mundo há troca de valores simbólicos, do dinheiro à informação, cada vez mais, valorizando a aprendizagem e o conhecimento, o que altera o conceito do trabalho e influencia a economia. O advento da Sociedade da Informação influencia as novas formas de produção em escala mundial. O computador passa a ser o veículo de transporte de informação e de conhecimento, sendo, em vários segmentos, um instrumento essencial de trabalho. Diante das transformações observadas no mundo, as novas gerações não devem ser preparadas para a subalternidade, tanto do ponto de vista individual quanto na perspectiva da nação. Se ações eficazes e massivas, para promoção da inclusão digital - ID, não forem sendo planejadas e executadas, os excluídos digitais serão cada vez mais excluídos. Em diversos países, a gestão da Sociedade da Informação é uma realidade. No Brasil, ações que alcancem a todos os brasileiros, deveriam ser propostas pelo governo e pela sociedade. A universalização do acesso com o uso das tecnologias da informação, e a definição de políticas de inclusão social, são consideradas ações para que o avanço tecnológico reflita, positivamente, nas dimensões, humana, ética e econômica, de forma quantitativa e qualitativa. Recentemente, puderam-se verificar iniciativas do governo federal e de alguns governos estaduais brasileiros, que buscaram desenvolver projetos para viabilizar a inclusão, com o objetivo de reduzir a exclusão digital. Estas iniciativas vislumbram novas perspectivas de vida às pessoas, como esperança de educação, trabalho e renda. Novas habilidades dos indivíduos podem ser evidenciadas. Quando aplicadas, podem refletir na economia de forma positiva. Para a implantação de ações voltadas para a população entende-se que deve haver um estudo dos excluídos digitalmente. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE tem disponível este mapeamento referente ao Estado de Minas Gerais, não oferecendo dados por regiões, assim, desconsiderando as suas particularidades.

3 3 Dentro deste contexto, realizou-se um estudo para conhecer a exclusão digital, a quantidade e o perfil dos cidadãos, no âmbito da cidade de Montes Claros, situada no norte de Minas Gerais. Assim, em seguida, descrevem-se, o trabalho desenvolvido, os resultados obtidos quais sejam, excluídos por sexo, por nível de escolaridade, por faixa de renda, por bairros e setores, o total geral da cidade, e por fim, tecem-se os comentários finais. 2. O TRABALHO DESENVOLVIDO Junto ao IBGE, obtiveram-se, a divisão da cidade em setores e bairros, a população dos bairros, e a população total do município que conta com habitantes. Foram escolhidos aleatoriamente, os bairros pesquisados. Assim, utilizando-se a teoria estatística da amostragem, obtiveram-se os números de pessoas pesquisadas no âmbito geral da cidade (992), nos bairros e nos setores. No setor Centro com uma amostra de 188 pessoas, estão os bairros Centro, São José, Vila Santa Maria e Todos os Santos. No setor Leste está o bairro Delfino Magalhães com 122 entrevistados. No setor Nordeste, com 168 pessoas, estão os bairros, Guarujá, Interlagos e Independência. No setor Oeste com 52 pessoas, se encontram os bairros, Vila Mauricéia e Vila Oliveira. No setor Sudeste com 199 pessoas, estão os bairros Distrito Industrial, Vila Sion e Santo Antônio. No setor Sudoeste com 88 pessoas, estão os bairros Ibituruna, Morada de Sol e São Luiz. No setor Sul com 175 pessoas, estão os bairros, Morada do Parque e Maracanã. Foi construído um instrumento de pesquisa que foi aplicado, de julho a dezembro de Um site hospedado no endereço apresenta os resultados. 3. OS RESULTADOS OBTIDOS Descrevem-se os totais, por sexo, por faixa salarial, por escolaridade, por bairros e setores, e ainda, o total geral da cidade de Montes Claros. 3.1 Totais por sexo Daqueles que não têm computadores disponíveis para uso seja em casa, no trabalho ou na escola predomina o sexo feminino com 59%, seguido de 53% do sexo masculino. Dos que não sabem usar computadores, predominam também as mulheres com 67%. Os homens aparecem com 54%. Dos que sabem usar computadores parcialmente, aparecem as mulheres com 23% e os homens com 18%. Dos que efetivamente não usam computadores, aparecem, as mulheres com 61% e os homens com 47%.

4 4 Quanto ao uso da Internet, também as mulheres, com 71% que não usam, estão à frente dos homens que aparecem com 59%. Dos que não usam os serviços bancários com facilidade, as mulheres com 60%, outra vez, tem menos facilidade que os homens, com 48%. No caso da participação de projeto de inclusão digital, 97% das mulheres e 95% dos homens não participam. Também, predominando as mulheres, 95% delas nunca ouviram falar de projeto de inclusão digital, seguido de 90% de homens que nunca ouviram falar de tais projetos. Quanto aos locais onde as pessoas acessam a Internet, 71% dos homens responderam que não acessam na própria residência, o que evidencia que 71% deles não possuem computadores em casa. No caso das mulheres, 79% não acessam a Internet em casa. Somente 4% dos homens e 3% das mulheres acessam a Internet em locais públicos de acesso gratuito, sendo que 96% dos homens e 97% das mulheres não utilizam este serviço. Dos entrevistados, 83% dos homens e 87% das mulheres não acessam a Internet na escola ou na faculdade. Ainda, 88% dos homens e 95% das mulheres não acessam a Internet no trabalho. Quanto ao uso que se faz da informática e da Internet, no que tange o sexo masculino, os serviços de navegação e pesquisa na Internet (31%), de bate-papo e de s (26%), de multimídia (25%), de processador de textos e trabalhos e pesquisas escolares (24%) são os mais utilizados. Os serviços mais utilizados pelas mulheres são o processador de textos, a navegação na Internet e a pesquisa escolar, todos com 20%. No caso das contribuições da inclusão digital, nos itens como geração de renda (26%, homens e 24%, mulheres), qualidade de vida dos indivíduos (ambos 34%), geração de oportunidades as pessoas (28%, homens e 30%, mulheres), capacitação e profissionalização (29%, homens e 27%, mulheres), uso de computadores para resolver problemas pessoais e profissionais (20%, homens e 19%, mulheres) houve quase uma igualdade de pensamento entre as pessoas entrevistadas. Quanto a quem é atribuída a responsabilidade da inclusão digital, houve um consenso entre homens e mulheres, com 67%, que a mesma é de responsabilidade do governo municipal, estadual e federal. Ainda, tal responsabilidade, com 26% dos homens e 30% das mulheres é atribuída à universidade ou escola. Aparecem também, com até 9%, os organismos internacionais, as fundações e organizações não governamentais ONG, e as empresas privadas. Não sabem a quem deve ser atribuída tal responsabilidade, 13% dos homens e 12% das mulheres. No caso do receio que se tem quanto à inclusão digital, 78% dos homens, e 81% das mulheres, responderam que não têm nenhum receio. Ainda foram respondidos, de forma

5 5 quase insignificante, que existem outras prioridades para o governo (14%, homens, 10%, mulheres), que a inclusão digital é uma nova forma de criar consumidores (7%, homens, 3%, mulheres), que a mesma desumanize a relação entre pessoas (5%, homens, 5%, mulheres), que ela seja mera propaganda para fins eleitorais (3%, homens, 2%, mulheres), e, por fim, que a identidade cultural seja enfraquecida (4%, homens, 4%, mulheres), de forma a retratar, também, quase o mesmo pensamento de homens e de mulheres. Os totais por sexo, leva a considerar a possibilidade de os homens terem mais oportunidades de serem incluídos digitalmente e socialmente do que as mulheres. Entende-se que, apesar da evolução da humanidade, as questões sociais, culturais, econômicas, religiosas, dentre outras, podem estar influenciando nos resultados. 3.2 Totais por Faixa Salarial Para este item de estudo foram consideradas as faixas salariais em salários mínimos: 1) menos de um; 2) um; 3) dois; 4) de três a quatro; 5) de cinco a seis; 6) de sete a oito; 7) de nove a dez; 8) de onze a quinze; 9) de dezesseis a vinte; 10) acima de vinte. Dos entrevistados, os percentuais respectivos às faixas com 81%, 88%, 80%, 65%, 44%, 26%, 10%, 12%, 7% e 11% não têm computadores disponíveis para uso, seja em casa, no trabalho ou na escola. Cresce a proporção de se ter computadores disponíveis para uso até vinte salários mínimos (19%, 12%, 20%, 35%, 56%, 74%, 90%, 88%, 93%) decrescendo, discretamente, quando a faixa salarial ultrapassa vinte salários mínimos (89%). No caso das pessoas que não sabem usar computadores, verifica-se uma curva descendente, da faixa de menos um até vinte salários mínimos (72%, 73%, 61%, 36%, 31%, 12%, 7%, 8%, 7%), subindo para 11% na faixa acima de vinte. Quanto se pergunta se as pessoas usam computadores, de menos de um, até vinte salários mínimos (19%, 28%, 58%, 44%, 52%, 77%, 86%, 88%, 87%), percebe-se que cresce o uso de computadores. Na faixa acima de vinte, há uma tendência de decréscimo no uso (72%). Não usam, respectivamente, 81%, 72%, 42%, 56%, 48%, 23%, 14%, 12%, 13% e 28%. O mesmo acontece quando se pergunta se as pessoas sabem buscar informações na Internet. Há uma tendência de acréscimo até vinte salários mínimos (19%, 11%, 15%, 31%, 40%, 61%, 64%, 85%, 87%) e diminui com faixa superior (67%). Não sabem usar a Internet, respectivamente, 78%, 86%, 77%, 59%, 52%, 21%, 14%, 12%, 13%, 17%. Há também aqueles que sabem usar parcialmente.

6 6 No caso dos serviços bancários informatizados, há uma tendência de facilidade de uso pelas pessoas de menos de um até a faixa vinte salários mínimos (38%, 30%, 44%, 47%, 49%, 56%, 67%, 58%, 67%). Na faixa de acima de 20, há um decréscimo na facilidade de uso (61%). Não usam serviços bancários com facilidade, respectivamente, 59%, 64%, 48%, 35%, 31%, 35%, 21%, 31%, 13%, 33%. Há também aqueles que, parcialmente, usam os serviços bancários com facilidade. Quanto à participação em projetos de inclusão digital verificou-se, em geral, no máximo, 4% de participação, sendo que 96% não participam, havendo exceções nas faixas de onze a quinze salários mínimos, com 19%, e de dezesseis a vinte, com 7% que participam. Nessas faixas não participam, portanto, 81% e 93% respectivamente. O mesmo acontece quando se pergunta se as pessoas já ouviram falar de algum projeto de inclusão digital. Percebe-se que a grande maioria da população, 93%, não conhece, nem participa de projetos de inclusão digital. Ainda, as pessoas de faixas salariais de onze a quinze salários mínimos mostram ter mais conhecimento desses projetos (19%). Quando a faixa salarial sobe a partir deste ponto, os percentuais caem, ou seja, as pessoas com maior renda, em geral não conhecem os projetos de inclusão digital. Quanto aos locais de acesso à Internet, de onze até mais de vinte salários mínimos, utilizam, em torno de 15%, os locais públicos de acesso gratuito. As demais faixas salariais, neste quesito, apresentam uso próximo de zero. O acesso na residência sofre uma ascendência, desde a faixa de menos de um salário mínimo, até a faixa de nove a dez salários mínimos (3%, 0%, 5%, 17%, 38%, 47%, 67%), sofrendo um decréscimo na faixa de onze a quinze (50%) e novamente crescendo nas faixas de dezesseis a vinte, e acima de vinte (73%, 74%). As pessoas que mais tem computadores em casa são as da faixa de nove a dez, com 67%, de dezesseis a vinte, com 73% e acima de vinte salários mínimos com 74%. No caso do acesso na casa de parentes e amigos, há uma ascendência até oito salários mínimos (6%, 7%, 11%, 15%, 20%, 30%) e decresce na faixa de nove a dez (24%), obtendo-se, 38% na faixa de onze a quinze, 27% na faixa de dezesseis a vinte e 44% na faixa superior a vinte salários mínimos. Nos locais públicos de acesso pago verifica-se uma evidência de uso nas faixas de onze a quinze (19%) e acima de vinte salários mínimos (17%). No caso do acesso na escola ou faculdade, há uma leve ascendência até cinco a seis salários mínimos, alcançando 14%, subindo para 37% na faixa sete a oito salários mínimos, e decrescendo, na faixa de nove a dez (19%), crescendo novamente nas faixas de onze a quinze (23%), dezesseis a vinte (40%) e acima de vinte salários mínimos (39%). As faixas de nove a dez, de onze a quinze, e acima de

7 7 vinte salários mínimos, utilizam, em torno de 20%, o acesso à Internet no local de trabalho. As demais faixas salariais apresentam percentuais menores de 9%. Quanto ao uso que se faz da informática e da Internet, no item busca de empregos, quanto mais cresce a faixa de renda, há um crescimento discreto no uso deste serviço, obtendo-se 14% na faixa de nove a dez. O bate-papo é mais utilizado pelas pessoas que possuem faixa de renda acima de seis salários mínimos, com 26%, obtendo-se, 45%, na faixa de nove a dez. O é muito utilizado por pessoas que possuem faixa de renda a partir de sete salários mínimos, com 63%, atingindo, 73%, na faixa acima de vinte. O processador de textos é mais utilizado por pessoas da faixa de três a quatro, com 21%, até mais de vinte salários mínimos, com 50%, sendo esse serviço, mais utilizado, pelas pessoas da faixa de dezesseis a vinte salários mínimos, com 67%. Os bancos de dados são ainda muito pouco utilizados, ressaltando a faixa de onze a quinze, com 27% de uso. A navegação e a pesquisa são itens que sofrem um crescimento, desde a primeira até a última faixa, com respectivamente, 16%, 7%,13%, 15%, 29%, 47%, 60%, 62%, 73% e 72%. Os cursos on-line são mais utilizados a partir de cinco a seis salários mínimos, com 4%, crescendo até a faixa de vinte, com 11%, ressaltando o seu uso por 15% das pessoas de faixa salarial de dezesseis a vinte. O acesso às informações em CD aparece da faixa de três a quatro, com 10%, crescendo até a faixa acima de vinte, alcançando 39%. O uso de multimídia aparece de forma crescente até 50%, sendo os percentuais encontrados, respectivamente 3%, 3%, 7%, 20%, 23%, 35%, 38%, 46%, 47% e 50%. Também a pesquisa de preços sofre um acréscimo da primeira até a última faixa, com respectivamente, 3%, 2%, 2%, 3%, 8%, 14%, 24%, 27%, 13% e 39%. Os serviços do governo eletrônico são utilizados até a faixa acima de vinte, obtendo-se 20% na faixa de dezesseis a vinte, com os percentuais 3%,1%,1%,9%,8%,12%,14%,8%,20%,11%. A planilha eletrônica começa a ser utilizada a partir da faixa de um até mais de vinte com respectivamente, 2%, 4%, 8%, 8%, 11%, 17%, 8%, 20% e 39%. Os trabalhos e pesquisas escolares são utilizados a partir da faixa de um até a faixa acima de vinte, obtendo-se 72% na faixa de dezesseis a vinte, com os percentuais, 6%, 4%, 12%, 20%, 28%, 39%, 36%, 42%, 73% 72%. Os jogos são utilizados em todas as faixas com os percentuais 3%, 6%, 7%, 10%, 19%, 26%, 24%, 27%, 53%, 50%. Os serviços criação de pastas, gravação de arquivos, e de cópias são também utilizados em todas as faixas com os percentuais 3%, 3%, 5%, 11%, 14%, 18%, 17%, 42%, 33%, 56%. Praticamente, todos os serviços sofrem uma curva ascendente da menor para a maior faixa salarial, ou seja, quanto maior for a faixa de renda familiar, dos que usam tecnologia da informação, mais as pessoas utilizam os recursos da informática.

8 8 As pessoas que não sabem se a inclusão digital oferece alguma contribuição à sociedade, nas faixas salariais são, respectivamente, 25%, 27%, 22%, 22%, 18%, 19%, 24%, 8%, 7%, 11%. Observa-se que, quanto maior a faixa de renda, maior importância se dá à inclusão digital, com uma discreta exceção na faixa acima de vinte. Em torno de 80%, a população apontou a responsabilidade da inclusão digital, desde a faixa de menos de um salário mínimo até a faixa acima de vinte, aos governos, municipal, estadual e federal. Ficou também evidenciada pelas pessoas com faixas salariais mais altas (89% com faixas acima de vinte), a responsabilidade também da universidade e da escola, seguida das fundações e ONG (44%), e das empresas privadas (33%). Não sabem de quem é a responsabilidade da inclusão digital, respectivamente, 9%, 7%, 12%, 19%, 14%, 14%, 14%, 8%, 7% e 0%. Quanto menor o nível de escolaridade da população, menos receio tem quanto à inclusão digital, como mostram os percentuais daqueles que não tem receio, em suas respectivas faixas com 90%, 85%, 77%, 74%, 76%, 65%, 33%, 39%. De dezesseis (47%) até mais de vinte salários mínimos (53%), foi explicitada a idéia de que existem outras prioridades para o governo. Neste quesito, observa-se que até quinze salários mínimos, o interesse pela inclusão digital é evidente pela maioria da população. Na análise por faixa salarial, em geral, verifica-se um aumento gradativo de inclusão, até vinte salários mínimos. Após esta faixa há um decréscimo discreto de valores percentuais. Percebe-se que nas menores faixas as pessoas são mais excluídas por falta de oportunidade, e nas faixas salariais mais altas encontram-se excluídos por opção. 3.3 Totais por Escolaridade Para este item de estudo, foram encontradas, nos dados coletadas, as seguintes escolaridades: 1) analfabeto; 2) ensino fundamental; 3) ensino médio; 4) ensino superior; 5) pós-graduação; 6) mestrado. Quanto a se ter computadores disponíveis para uso, detectou-se que não, em 100% dos analfabetos, 76% dos de ensino fundamental, 55% dos de ensino médio, 14% dos de ensino superior. Percebe-se que cresce a proporção de se ter computadores disponíveis para uso, chegando-se a 100% tanto entre os pós-graduados (lato sensu) e mestres. Não sabem usar os computadores, 100% dos analfabetos, 67% dos de ensino fundamental, 30% dos do ensino médio, e 10% dos de nível superior. Na pós-graduação, 50% sabem usar parcialmente e 100% dos mestres sabem usar. Quanto se pergunta se as pessoas usam computadores, do ensino fundamental até o mestrado, percebe-se o crescimento dos

9 9 percentuais, chegando-se a 100% tanto na pós-graduação quanto no mestrado. Não usam, 100% dos analfabetos, 77% do ensino fundamental, 48% dos de nível médio, 21% dos de nível superior. Praticamente, a mesma situação acontece quando se pergunta se as pessoas sabem buscar informações na Internet. No caso do uso dos serviços bancários informatizados, não possuem facilidade de uso, 88% dos analfabetos, 69% dos de ensino fundamental, 22% dos de nível médio, 16% dos de nível superior. No caso da pós-graduação e mestrado, 100% das pessoas utilizam os serviços bancários com facilidade. Quanto à participação em projetos de inclusão digital, participam, somente, 10% daqueles que possuem nível superior. As demais pessoas, independente do nível de escolaridade não participam de tais projetos. Somente 15% dos que possuem nível superior e 50% dos pós-graduados ouviram falar de projetos de inclusão digital. Os entrevistados dos demais níveis de escolaridade, na totalidade, não têm conhecimento desses projetos. Quanto aos locais de acesso à Internet, os que possuem mestrado, utilizam, em torno de 50%, os locais públicos de acesso gratuito. As demais pessoas, neste quesito, quase não usam, apresentando um percentual próximo de zero. O acesso na residência sofre um acréscimo desde o ensino fundamental até o mestrado, sendo evidenciados os pós-graduados e os mestres com 100%. Os analfabetos aparecem com 0%, os de ensino fundamental aparecem com 11%, os de ensino médio aparecem com 24%, os de nível superior aparecem com 59%. No caso do acesso na casa de parentes e amigos, aparece, em evidência, as pessoas de nível médio com até 23%. Os demais níveis aparecem com percentuais próximos de zero ou zero. Nos locais públicos de acesso pago verifica-se uma evidência de uso dos mestres com 50%, sendo que as pessoas dos demais níveis de escolaridade usam muito pouco, como no caso dos de nível superior com 10%, ou não usam. Não realizam o acesso na escola ou faculdade, 93% dos de nível fundamental, 85% dos de nível médio, 68% dos de superior. O acesso pelos mestres aparece com 50%. As demais pessoas não utilizam acesso na escola ou faculdade. Das pessoas que não acessam a Internet no local de trabalho aparecem, 98% do nível fundamental, 90% do nível médio, 78% do nível superior. Os mestres, 100%, utilizam Internet no local de trabalho. Quanto ao uso que se faz da informática e da Internet, o item busca de empregos é usado somente por 4% dos de ensino médio e 8% por aqueles de curso superior. O bate-papo

10 10 é usado por 12% daqueles do ensino fundamental, 25% do médio, e 23% do superior. As demais categorias não utilizam o bate-papo. O processador de texto não é usado por 100% dos analfabetos, 88% dos de ensino fundamental, 77% dos de nível médio, 55% dos de nível superior, 50% da pós-graduação, evidenciando o seu uso entre os mestres com 100%. A navegação na Internet não é um serviço utilizado por 100% dos analfabetos, 91% dos de ensino fundamental, em 62% dos de ensino médio, 49% dos de nível superior, sendo igualmente utilizada, com 50%, entre aqueles de pós-graduação lato sensu e de mestrado. Os banco de dados são pouco difundidos, não sendo utilizados por 100% dos analfabetos, 99% dos de ensino fundamental, 95% dos de ensino médio, 78% dos de ensino superior. È mais utilizado por pós-graduados, com 50%, e também por mestres, com até 100% deles. Predominam os pós-graduados e os mestres no uso de cursos on-line ou de softwares educacionais com 50%. Os de ensino médio aparecem com 4% e superior com 8%. Não utilizam softwares educacionais ou cursos on-line, 100% dos analfabetos, 99% dos de ensino fundamental, 96% dos de ensino médio e 92% dos de nível superior, 50% dos pós-graduados e 50% dos mestres. A Internet é mais utilizada entre os mestres com 50%. È um serviço pouco utilizado entre as pessoas dos demais níveis de escolaridade. As pessoas que não usam a Internet são 100% dos analfabetos, 95% dos de ensino fundamental, 88% dos de nível médio, 89% dos de nível superior e em torno de 100% dos de pós-graduação lato sensu. Os recursos multimídia não são usados por 100% dos analfabetos, 89% dos de ensino fundamental, 79% dos de ensino médio, 73% dos de nível superior e 100% dos pósgraduados, evidenciando o seu uso entre os mestres, com até 50% deles. Nos serviços de compra e de pesquisa de preços predomina a utilização entre os pós-graduados e mestres com até 50% deles. Não utilizam o serviço, 100% dos analfabetos, 99% dos de ensino fundamental, 94% dos de ensino médio e 81% dos de ensino superior. Os serviços do governo eletrônico não são usados por 100% dos analfabetos, 99% dos de nível fundamental, 93% dos de nível médio, 84% dos de nível superior e em 100% dos pós-graduados. Evidencia o uso entre os mestres, com até 50% deles. Predomina o uso da planilha eletrônica, entre os pós-graduados e os mestres, com até 50% deles. Não utilizam, 100% dos analfabetos, 97% dos de ensino fundamental, 92% do médio e 79% dos de superior.

11 11 Os trabalhos e pesquisas escolares não são utilizados por 100% dos analfabetos, 90% dos de ensino fundamental, 75% dos de ensino médio, 61% dos de nível superior, 50% dos pós-graduados e 50% dos mestres. Os jogos eletrônicos são pouco utilizados. Não utilizam jogos, 100% dos analfabetos, 87% dos de nível fundamental, 84% dos de nível médio, 87% dos de nível superior, 100% dos pós-graduados e mestres. Os recursos de criar pastas, gravar arquivos e fazer cópias não são usados por 100% dos analfabetos, 94% dos de nível fundamental, 83% dos de nível médio, 77% dos de nível superior, 100% dos pós-graduados e 50% dos mestres. Praticamente, todos os serviços sofrem uma curva ascendente da menor para a maior escolaridade, ou seja, quanto maior for o nível de escolaridade, em geral, mais as pessoas utilizam os serviços da informática. Há um decréscimo de percentuais, desde os analfabetos até os de nível superior quanto à contribuição da inclusão digital. Assim, quanto menor o nível de escolaridade, menos noção se tem em relação à contribuição da inclusão digital e quanto maior a escolaridade, maior importância se dá à inclusão digital. Os analfabetos com 62%, 34% dos de ensino fundamental, 16% dos de nível médio, 7% dos de nível superior, não sabem se a inclusão digital traz alguma contribuição para a sociedade. Os pós-graduados e os mestres, 100% deles responderam que a inclusão digital contribui para o crescimento individual e social. Responderam que a inclusão digital contribui para a geração de renda, 12% dos analfabetos, 20% dos de ensino fundamental, 28% dos de nível médio, 32% dos de nível superior, 0% dos pós-graduados, e 50% dos mestres. No caso da influência da inclusão digital para a disseminação da informática, aparece os de nível fundamental com 11%, os de nível médio com 22%, até os de nível superior com 29%, caindo para 0% o percentual de pósgraduados e atingindo os mestres com 50%. Quanto à contribuição da inclusão digital para a qualidade de vida, 27% dos de ensino fundamental, 35% dos de nível médio, 44% dos de nível superior, 50% dos pós-graduados e mestres responderam que a inclusão digital pode aumentar a qualidade de vida. A geração de oportunidade às pessoas também aparece de forma ascendente entre os níveis de escolaridade, desde os do nível fundamental com 25%, os do médio com 31%, os do superior com 41%, e 100% dos mestres. Nenhum dos pós-graduados pesquisados, 0%, entende que a inclusão digital pode gerar oportunidades às pessoas. Desde os analfabetos, com 12%, os do ensino fundamental com 17%, os do ensino médio com 32%, os do nível superior com 41%, 0% dos pós-graduados e 50% dos mestres, a população respondeu que a

12 12 inclusão digital contribui para a capacitação e para a profissionalização das pessoas. No caso do fortalecimento de pequenas e médias empresas, houve uma ascendência desde os de ensino fundamental com 9%, os de ensino médio com 19%, os de nível superior com 28%, os pósgraduados com 50%, subindo ainda mais, entre os mestres com até 100%. Em linhas gerais, fica evidente que quanto mais o nível de escolaridade, mais as pessoas entendem que a inclusão digital contribui, de alguma forma, na vida dos indivíduos e da sociedade. Quanto a quem é atribuída a responsabilidade da inclusão digital, 0% dos analfabetos, 5% dos de ensino fundamental, 9% dos de ensino médio, 10% dos de nível superior, 0% dos pós-graduados e 50% dos mestres que entendem que a mesma é de responsabilidade dos organismos internacionais. Ainda, 0% dos analfabetos, 3% dos de nível fundamental, 7% dos de nível médio, 15% dos de nível superior, 0% dos pós-graduados e 50% dos mestres entendem que a inclusão digital é de responsabilidade das fundações e ONG. No caso da responsabilidade da inclusão digital ser das empresas privadas, os percentuais, em todos os níveis, ficam muito próximos das fundações e ONG. Quando se trata da responsabilidade ser da universidade ou escola, verifica-se uma ascendência, desde os analfabetos com 12%, os de nível fundamental com 18%, os de nível médio com 30%, os de nível superior com 43% os e os mestres com 100%, sendo que os pós-graduados aparecem com 0%. As pessoas de todos os níveis de escolaridade, de forma significativa, de 50% a 100%, entendem que a responsabilidade da inclusão digital é do governo municipal, estadual e federal, sendo verificados 50% dos analfabetos e dos mestres, 66% dos de ensino fundamental e médio, 71% dos de ensino superior, 100% dos pós-graduados. Portanto, quanto menos escolaridade as pessoas possuem, mais elas não tem noção a quem atribuir a responsabilidade da inclusão digital, com algumas exceções no nível de pósgraduação lato sensu. Nos níveis de escolaridade, 88% dos analfabetos, 85% dos de ensino fundamental, 77% dos de ensino médio, 81% dos de nível superior, 100% de pós-graduação e 50% dos mestres não tem receio quanto à inclusão digital. Também foi explicitado, entre 50% dos mestres e entre os demais níveis de escolaridade, com no máximo 8%, o receio de que a identidade cultural seja enfraquecida. O estudo realizado por escolaridade leva a observar que, em geral, quanto maior a escolaridade, maior é o nível de inclusão digital.

13 Totais por Setores e Bairros Para os itens pesquisados foi realizado um ranking entre os setores e bairros da cidade. A tabela mostra, de forma descendente, por setores e bairros, os percentuais de pessoas que não tem computadores disponíveis para uso. Tabela Pessoas não têm computadores disponíveis para uso Setor Bairro Ordem Setor % Ordem Bairro % 1º Leste 80% 1º Santo Antônio 100% Sudeste 2º Sudoeste 79% 2º Independência 90% 3º Nordeste 70% 3º Vila Sion 87% 4º Centro 55% 4º Delfino Magalhães 80% 5º Sul 45% 5º Guarujá Distrito Industrial 60% 6º Oeste 31% 6º Morada do Parque 56% 7º Centro 48% São José 8º Vila Santa Maria 42% 9º Interlagos 41% 10º Vila Mauricéia 40% 11º Maracanã 38% 12º São Luiz 27% 13º Vila Oliveira 25% 14º Morada do Sol 21% 15º Ibituruna 14% 16º Todos os Santos 10% A tabela mostra, de forma descendente, por setores e bairros, os percentuais de pessoas que não sabem usar computadores. Tabela Pessoas que não sabem usar computadores Setor Bairro Ordem Setor % Ordem Bairro % 1º Sudeste 60% 1º Vila Sion 71% 2º Leste 55% 2º Independência 61% 3º Nordeste 49% 3º Delfino Magalhães 55% 4º Centro 32% 4º Guarujá 43% Sul 5º Sudoeste 14% 5º São José 39% 6º Oeste 8% 6º Morada do Parque Centro 38% 7º Distrito Industrial 32% 8º Interlagos 31% 9º Santo Antônio 29% 10º Maracanã 27% 11º Morada do Sol 18% 12º Vila Santa Maria 16% 13º São Luiz 15% 14º Vila Mauricéia 15% 15º Todos os Santos 10% 16º Ibituruna 7% 17º Vila Oliveira 3%

14 14 A tabela mostra, de forma descendente, por setores e bairros, os percentuais de pessoas que não usam computadores. Tabela Pessoas que não usam computadores Setor Bairro Ordem Setor % Ordem Bairro % 1º Sudeste 76% 1º Vila Sion 84% 2º Leste 67% 2º Independência 73% 3º Nordeste 59% 3º Delfino Magalhães 66% 4º Oeste 46% 4º Santo Antônio 57% 5º Sul 45% 5º Distrito Industrial 56% 6º Centro 41% 6º Guarujá 52% 7º Sudoeste 30% 7º Maracanã 50% 8º Vila Mauricéia 45% 9º Morada do Parque 44% Vila Oliveira São José 10º Vila Santa Maria 42% 11º Centro 40% 12º São Luiz 35% 13º Interlagos 34% 14º Morada do Sol 32% 15º Todos os Santos 31% 16º Ibituruna 21% A tabela mostra, de forma descendente, por setores e bairros, os percentuais de pessoas que não sabem buscar informações na Internet. Tabela Pessoas que não sabem buscar informações na Internet Setor Bairro Ordem Setor % Ordem Bairro % 1º Leste 79% 1º Vila Sion 83% 2º Sudeste 76% 2º Independência 80% 3º Nordeste 63% 3º Delfino Magalhães 78% 4º Sul 58% 4º Santo Antônio 71% 5º Centro 36% 5º Morada do Parque 59% 6º Oeste 27% 6º Distrito Industrial 58% 7º Sudoeste 16% 7º Maracanã 57% 8º Guarujá 53% 9º São José 45% 10º Vila Mauricéia 40% Centro 11º Morada do Sol 31% Interlagos 12º São Luiz 23% 13º Vila Santa Maria 21% 14º Vila Oliveira 19% 15º Todos os Santos 14% 16º Ibituruna 11% A tabela mostra, de forma descendente, por setores e bairros, os percentuais de pessoas que não usam os serviços bancários com facilidade.

15 15 Tabela Pessoas que não usam os serviços bancários com facilidade Setor Bairro Ordem Setor % Ordem Bairro % 1º Sudeste 59% 1º Vila Sion 69% 2º Leste 55% 2º Santo Antônio 57% 3º Nordeste 42% 3º Delfino Magalhães 56% 4º Sul 41% 4º Guarujá 52% 5º Centro 35% 5º Centro 46% Sudoeste 6º Oeste 16% 6º Independência 43% 7º São Luiz 42% 8º Maracanã 41% 9º Morada do Parque 38% 10º Morada do Sol 35% 11º São José 33% 12º Ibituruna 29% 13º Distrito Industrial 28% 14º Vila Santa Maria 26% 15º Interlagos 17% 16º Vila Oliveira 16% 17º Vila Mauricéia 15% 18º Todos os Santos 14% A tabela mostra, de forma descendente, por setores e bairros, os percentuais de pessoas que não participam de projetos de inclusão digital. Tabela Pessoas que não participam de projetos de inclusão digital Setor Bairro Ordem Setor % Ordem Bairro % 1º Sudoeste 100% 1º Centro 100% Ibituruna Morada do Sol Santo Antônio São Luiz Todos os Santos Vila Oliveira Vila Sion 2º Sudeste 98% 2º São José 98% Oeste 3º Leste 97% 3º Guarujá 97% Centro 4º Nordeste 94% 4º Distrito Industrial 96% 5º Sul 93% 5º Delfino Magalhães 95% Vila Mauricéia 6º Maracanã 93% Morada do Parque 7º Independência 92% 8º Interlagos 90% 9º Vila Santa Maria 84% A tabela mostra, de forma descendente, por setores e bairros, os percentuais de pessoas que nunca ouviram falar de projetos de inclusão digital.

16 16 Tabela Pessoas que nunca ouviram falar de projetos de inclusão digital Setor Bairro Ordem Setor % Ordem Bairro % 1º Sudoeste 100% 1º Morada do Sol 100% Santo Antônio Todos os Santos 2º Sudeste 98% 2º Vila Sion 99% 3º Leste 95% 3º Centro 98% 4º Sul 91% 4º Distrito Industrial 96% Centro São Luiz 5º Nordeste 90% 5º Delfino Magalhães 95% Guarujá 6º Oeste 79% 6º Ibituruna 93% 7º Maracanã 92% 8º Morada do Parque 89% 9º São José 88% 10º Independência 87% 11º Interlagos 86% 12º Vila Mauricéia 80% 13º Vila Oliveira 78% 14º Vila Santa Maria 74% 3.5 Totais gerais no âmbito da cidade de Montes Claros Descrevem-se os resultados da pesquisa no âmbito geral da cidade, tecendo-se alguns comentários. O percentual de pessoas que não possuem computadores para uso se mostra em 57%, contra 43% daqueles que possuem. Dos entrevistados, 40% não sabem usar computadores, 39% sabem e 21% sabem usar parcialmente. O percentual de pessoas que não usam, computadores predomina, com 55%, em relação aos que não usam, com 45%. Quanto ao uso da Internet, 57% não sabem utilizar, 35% sabem e 8% sabem parcialmente. No caso das pessoas que utilizam os serviços bancários com facilidade, há quase um empate entre aqueles que não utilizam com facilidade, com 43%, e aqueles que utilizam com facilidade, com 46%. Ainda há os que utilizam, de forma parcialmente fácil, os serviços bancários, com 11%. Em âmbito geral, o percentual de pessoas que possuem computadores disponíveis para uso é maior e bem próximo do percentual de pessoas que usam computadores. Porém, o percentual dos que não usam é superior aos que usam. Além disso, detectou-se um percentual inferior de pessoas que sabem usar a Internet em relação aos que usam computadores. Isto pode indicar que as pessoas usam os serviços de informática de forma precária. Faz-se relevante destacar que a busca de informação, com o uso das tecnologias da informação e comunicação, na atualidade, se faz de suma importância para a resolução dos problemas pessoais e profissionais. Também o número de pessoas que usam computadores é próximo daqueles que usam os serviços bancários com facilidade.

17 17 Dos entrevistados, 97% não participam de nenhum projeto de inclusão digital e 93% nunca ouviram falar de tais projetos. Quanto aos locais onde as pessoas acessam a Internet, 24% responderam que acessam na própria residência, o que evidencia, que 24% da população, possui computadores em casa, contra 76% que não. Somente 4% dos entrevistados acessam a Internet em locais públicos de acesso gratuito. Este fato pode implicar numa maior divulgação destes locais, e até a expansão dos mesmos, de forma a estimular o uso pela população. Dos entrevistados, 14% acessam a Internet na escola ou na faculdade e 86% não, o que remete a idéia de se propor mais projetos de inclusão digital em escolas públicas, considerando-se não só as instalações de hardware, software e de rede, mas também, programas de socialização do conhecimento. Dos entrevistados, 9% acessam a Internet no trabalho e 91% não. Observa-se que as informações estão trafegando pela rede, seja em portais, em s ou em outros serviços. Dos entrevistados, 4% acessam a Internet em locais de acesso pago e 96% não, fato que pode antecipar a explosão de uso, principalmente na população de classe média ou alta. Quanto ao uso que se faz da informática e da Internet, os entrevistados mais utilizam, 24%, os serviços de navegação e pesquisa, 23%, os s, 22%, o processador de textos, 22%, os trabalhos e pesquisas escolares, e 20%, o bate-papo. Os jogos, com 15%, e a utilização do sistema operacional, com 14%, são medianamente utilizados. A busca de empregos, com 4%, o banco de dados, com 6%, os cursos on-line, com 4%, o uso de CD, com 10%, o uso de multimídia, com 10%, a compra e a pesquisa de preços, com 6%, os serviços do governo eletrônico, com 6% e a planilha eletrônica, com 6%, são menos utilizados. Isto pode implicar na necessidade treinamentos especializados para a utilização da tecnologia da informação. Quanto à contribuição que a inclusão digital pode trazer, a qualidade de vida aos indivíduos foi a mais importante na visão dos entrevistados, com 34%. Em seguida, aparece a geração de oportunidades às pessoas, com 29% e, com 28%, está a capacitação e a profissionalização das pessoas, seguida da geração de renda, com 26%. Ainda, 21% dos entrevistados, responderam que não sabem se a inclusão digital traz algum benefício, 19% entendem que a inclusão digital contribui para a disseminação da informática, 19% entendem que a mesma contribui para a resolução de problemas pessoais e profissionais, 17%, para o fortalecimento de pequenas e médias empresas e, por último, 15%, para a divulgação de informações para os indivíduos com necessidades especiais. Percebe-se um número expressivo de pessoas que não tem idéia dos benefícios da inclusão digital.

18 18 Quanto a quem é atribuída a responsabilidade da inclusão digital, 67% dos entrevistados responderam que a mesma é de responsabilidade dos governos, municipal, estadual e federal, e 28% pensam que a responsabilidade é da escola ou faculdade. Ainda, 13%, não sabem de quem é a responsabilidade da inclusão digital, o que remete a uma situação de necessidade de maiores esclarecimentos à população. Além disso, a população atribui a responsabilidade da inclusão digital, aos organismos internacionais, às fundações e ONG e às empresas privadas, atingindo-se 8%. Uma última pergunta que foi feita à população se refere ao receio que se tem quanto à inclusão digital. Dos entrevistados, 80% responderam que não tem nenhum receio. Ainda foram respondidos, de forma menos significativa, que existem outras prioridades para o governo (12%), que a inclusão digital é uma nova forma de criar consumidores (5%), que a mesma desumanize as relações entre pessoas (5%), que seja mera propaganda para fins eleitorais (3%), e, por fim, que a identidade cultural seja enfraquecida (4%). Parece haver, pela maioria das pessoas, uma receptividade quanto à existência de programas de inclusão digital. Praticamente, a população, na totalidade, não manifestou receios quanto à inclusão digital. Ao contrário, percebeu-se a influência positiva da participação da população em projetos educacionais de inclusão digital. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste trabalho, as análises não foram exaustivas. Com a base de dados criada, não se esgotaram as combinações para a produção de informações inovadoras. Porém, as informações produzidas são de extrema importância para a cidade de Montes Claros. Com os resultados obtidos pode-se verificar que há muito trabalho a ser desenvolvido, para a diminuição da exclusão digital. Considerando-se o panorama mundial de informatização se torna necessário aumentar o número de pessoas, de forma drástica, com acesso direto ou indireto às tecnologias de informação, especificamente, o uso da informática e da Internet no Brasil. Especialmente, no norte de Minas Gerais, a cidade de Montes Claros, possui riquezas naturais que podem ser exploradas com o uso da tecnologia de informação. A inclusão digital pode vislumbrar tendências de redução de pobreza e de aumento do nível de renda da população. Percebendo-se as especificidades aqui apresentadas, sugere-se que governo, universidade, empresas privadas reflitam o estado da exclusão digital e percebam o impacto da mesma no mundo atual. Parcerias são sugeridas para se pensar em desenvolver um plano de ações qualitativas e quantitativas, de forma quase que personalizada, para a diminuição da

19 19 exclusão digital. Não se pode deixar de mencionar a adoção de métodos educacionais, as ações de educação continuada, às pessoas que são excluídas ou não totalmente incluídas. Todo progresso tecnológico é, por definição, um progresso. Assim, o crescimento de uma civilização faz-se relevante ao contexto. Caso as pessoas se encontrem incapazes de atuar, ou mesmo conviver, junto a todo o aparato tecnológico disponível no mundo, o progresso tecnológico pode vir a se neutralizar. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CASTELLS, Manuel. The internet galaxy: Reflections on the Internet, Business, and Society. Estado de Minas Gerais. Artigos Diversos. Acessado em 15/08/2003. IBGE. Artigos Diversos. Acessado em 14/08/2003. LÉVI, Pierre. Cibercultura. São Paulo SEABRA, Carlos. Inclusão digital: desafios maiores que as simples boas intenções. Acessado em 15/08/2003. SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Editora Perseu Abramo TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da informação no Brasil. USP. Artigos diversos. Acessado em 14/08/2003.

TIC Domicílios 2007 Habilidades com o Computador e a Internet

TIC Domicílios 2007 Habilidades com o Computador e a Internet TIC Domicílios 007 Habilidades com o Computador e a Internet DESTAQUES 007 O estudo sobre Habilidades com o Computador e a Internet da TIC Domicílios 007 apontou que: Praticamente metade da população brasileira

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 Junho de 2010 2 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 O objetivo geral deste estudo foi investigar as percepções gerais

Leia mais

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial 29 Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial Gabriel Barreto Correa (*) Isabel Opice (**) 1 Introdução Não é novidade que o Brasil apresenta, além de índices educacionais muito baixos

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

6 Análise de necessidades

6 Análise de necessidades 55 6 Análise de necessidades Este capítulo apresenta os dados obtidos através do questionário mencionado no capítulo 5. Discuto o propósito de utilizá-lo para identificar as necessidades dos alunos. Em

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO 552 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO Silvio Carvalho Neto (USP) Hiro Takaoka (USP) PESQUISA EXPLORATÓRIA

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica Munic 2014: 45% dos municípios tinham política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais

Leia mais

1º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira

1º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira 1º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira ENVOLVIDOS EXECUÇÃO COORDENAÇÃO Mario Mattos Wladimir Machado Mariel Deak Claudia Donega Yael Sandberg PATROCÍNIO 2 OBJETIVOS DO MAPEAMENTO

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional 08/09/2010-10h00 Pesquisa visitou mais de 150 mil domicílios em 2009 Do UOL Notícias A edição 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. INCLUSÃO DIGITAL

Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. INCLUSÃO DIGITAL Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. Resumo INCLUSÃO DIGITAL Leandro Durães 1 A inclusão digital que vem sendo praticada no país tem abordado, em sua

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2013

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2013 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Censo da Educação Superior 2013 Quadro Resumo- Estatísticas gerais da Educação Superior, por Categoria Administrativa-

Leia mais

Panorama da Avaliação. de Projetos Sociais de ONGs no Brasil

Panorama da Avaliação. de Projetos Sociais de ONGs no Brasil Panorama da Avaliação de Projetos Sociais de ONGs no Brasil Realização Parceria Iniciativa Este documento foi elaborado para as organizações que colaboraram com a pesquisa realizada pelo Instituto Fonte,

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014 Objetivo Metodologia Perfil da Empresa de Consultoria Características das Empresas Áreas de Atuação Honorários Perspectivas e Percepção de Mercado

Leia mais

Comentários gerais. consultoria em sistemas e processos em TI, que, com uma receita de R$ 5,6 bilhões, participou com 14,1% do total; e

Comentários gerais. consultoria em sistemas e processos em TI, que, com uma receita de R$ 5,6 bilhões, participou com 14,1% do total; e Comentários gerais Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação - PSTI A investigou, em 2009, 1 799 empresas de TI com 20 ou mais Pessoas Ocupadas constantes do cadastro de empresas do IBGE e os produtos

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Comparativo entre o rendimento médio dos beneficiários de planos de saúde individuais e da população não coberta por planos de saúde regional e por faixa etária Amanda Reis Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

3Apesar dos direitos adquiridos pelas

3Apesar dos direitos adquiridos pelas objetivo. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres mulheres ao longo do século 20, ainda há considerável desigualdade entre os gêneros no mundo. Em geral, as mulheres sofrem com a

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro

SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, NOVEMBRO DE 2012 17 2012

Leia mais

Gustavo Noronha Silva. Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital

Gustavo Noronha Silva. Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital Gustavo Noronha Silva Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES junho / 2003 Gustavo Noronha Silva Projeto de Pesquisa: Impactos

Leia mais

Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados São Paulo, 23 de maio de 2013

Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados São Paulo, 23 de maio de 2013 Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação Pesquisa TIC Educação 2012 Pesquisa sobre o uso das TIC nas escolas brasileiras Coletiva de Imprensa Apresentação de resultados

Leia mais

Mapa da Educação Financeira no Brasil

Mapa da Educação Financeira no Brasil Mapa da Educação Financeira no Brasil Uma análise das iniciativas existentes e as oportunidades para disseminar o tema em todo o País Em 2010, quando a educação financeira adquire no Brasil status de política

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA

INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA Daniele Pinto Andres RESUMO Este artigo aborda uma análise das atividades realizadas na ULBRA de Guaíba sobre os cursos de informática

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer 2 Saúde reprodutiva: gravidez, assistência pré-natal, parto e baixo peso ao nascer SAÚDE BRASIL 2004 UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE INTRODUÇÃO No Brasil, as questões relativas à saúde reprodutiva têm

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar INCT Observatório das Metrópoles Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar As mudanças desencadeadas pelo avanço da tecnologia digital hoje, no Brasil, não tem precedentes.

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes.

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Por Palmira Santinni No Brasil, nos últimos anos, está ocorrendo um significativo aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo

Leia mais

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 2014 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais

Leia mais

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010)

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010) Rio de Janeiro Em, no estado do Rio de Janeiro (RJ), moravam 16 milhões de pessoas, onde 8,9% (1,4 milhões) tinham 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 92 municípios, dos quais sete (7,6%)

Leia mais

TÍTULO: A EXPECTATIVA DOS PROFESSORES COM A IMPLANTAÇÃO DAS LOUSAS DIGITAIS

TÍTULO: A EXPECTATIVA DOS PROFESSORES COM A IMPLANTAÇÃO DAS LOUSAS DIGITAIS TÍTULO: A EXPECTATIVA DOS PROFESSORES COM A IMPLANTAÇÃO DAS LOUSAS DIGITAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES):

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013

RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013 1 RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013 Pesquisa realizada pelo Uni-FACEF em parceria com a Fe-Comércio mede o ICC (Índice de confiança do consumidor) e PEIC (Pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor)

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

O panorama do mercado educativo em saúde no Brasil

O panorama do mercado educativo em saúde no Brasil Indicadores das Graduações em Saúde Estação de Trabalho IMS/UERJ do ObservaRH O panorama do mercado educativo em saúde no Brasil Como consequência de políticas governamentais implementadas com o objetivo

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa)

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa) CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa) A categoria SUSTENTABILIDADE é a antiga categoria Indústria

Leia mais

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA Relatório Anual: Avaliação Continuada 5 - Ano Base INTRODUÇÃO. Optou-se neste relatório por manter na introdução, os dados históricos da área de Pós-graduação em Geografia, constante no relatório do triênio

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA Bernadeth Rocha de Araujo bernarocha2006@yahoo.com.br Bacharel em Humanidades e Licencianda

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional A Capes abrirá, nos próximos dias, uma chamada para proposição de cursos de Mestrado Profissional, em várias áreas do conhecimento. Os requisitos

Leia mais

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital Olá telecentrist@s e amig@s! Esta é a terceira pesquisa elaborada pelo ONID. Ela tem como objetivo captar demandas de formação e capacitação de agentes de inclusão digital (monitores, funcionários e trabalhadores

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015 AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015 METAS AÇÕES PRAZOS Expansão do número de vagas do curso de Engenharia de Produção. SITUAÇÃO MARÇO DE 2015 AVALIAÇÃO PROCEDIDA EM 12.03.2015 CPA E DIRETORIA

Leia mais

1. INSTRUÇÕES GERAIS:

1. INSTRUÇÕES GERAIS: 1. INSTRUÇÕES GERAIS: Art.1º A VI MIC constitui-se em um evento acadêmico anual organizado pela Faculdade La Salle Estrela com os objetivos de: a) Promover a integração dos diversos níveis de ensino da

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica Francisco Aparecido Cordão Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE facordao@uol.com.br 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras TIC Educação

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras TIC Educação Pesquisa TIC Educação 2010 Coletiva de Imprensa Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras TIC Educação São Paulo, 09 de Agosto de 2011 CGI.br Comitê Gestor

Leia mais

Jus>fica>va. Obje>vos

Jus>fica>va. Obje>vos Jus>fica>va O Brasil está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo e a cada ano os brasileiros de Norte a Sul do país são mais afetados pelas consequências das mudanças climá>cas

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Quadro Resumo- Estatísticas Gerais da Educação Superior por Categoria Administrativa - - 2012 Categoria

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional.

Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional. O que é o GESAC? Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional. Plataforma com diversas facilidades que possibilitam apoiar outras iniciativas no

Leia mais

FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA. Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade da indústria

FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA. Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade da indústria SONDAGEM ESPECIAL INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO E EXTRATIVA Ano 3 Número 1 ISSN 2317-7330 outubro de www.cni.org.br FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade

Leia mais

TIC Domicílios 2007 Comércio Eletrônico

TIC Domicílios 2007 Comércio Eletrônico TIC Domicílios 2007 Comércio Eletrônico DESTAQUES 2007 O Estudo sobre Comércio Eletrônico da TIC Domicílios 2007 apontou que: Quase a metade das pessoas que já utilizaram a internet declarou ter realizado

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 *

RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 * RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 * Os resultados aqui apresentados foram extraídos do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, elaborado pelo Instituto

Leia mais

Redução do Trabalho Infantil e Suas Repercussões no Ceará (2001-2011)

Redução do Trabalho Infantil e Suas Repercussões no Ceará (2001-2011) Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp.

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAS ADAPTATIVAS E A PRÁTICA DOCENTE. Débora

Leia mais

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem?

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem? FIES + P ROUNI A UNA, uma Instituição que faz diferença no tempo e no espaço que está inserida, que participa da comunidade e sabe da sua importância na formação de profissionais e de cidadãos, oferece

Leia mais

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil Martina Rillo Otero 1 Sumário Objetivos da pesquisa Metodologia Quem foram as organizações que responderam à pesquisa? O que elas pensam

Leia mais

OS DESAFIOS DO RH BRASILEIRO EM 2015. Pantone 294 U

OS DESAFIOS DO RH BRASILEIRO EM 2015. Pantone 294 U Pantone 294 U C 95 R 10 M 70 G 50 HEX 0A3278 Sob uma forte demanda de assumir um papel mais estratégico dentro da organização, pesquisa exclusiva realizada pela Efix revela quais são as principais preocupações

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais

Cenário sobre a integração das tecnologias às escolas brasileiras. Diretrizes para o desenvolvimento do uso das tecnologias no ensino-aprendizagem

Cenário sobre a integração das tecnologias às escolas brasileiras. Diretrizes para o desenvolvimento do uso das tecnologias no ensino-aprendizagem Cenário sobre a integração das tecnologias às escolas brasileiras Diretrizes para o desenvolvimento do uso das tecnologias no ensino-aprendizagem Maio, 2014 1 Índice 1. Introdução 3 2. Cenário do acesso

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÃNDIA 2009-2010

RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÃNDIA 2009-2010 RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÃNDIA 2009-2010 UBERLÂNDIA, MG JANEIRO, 2011 1 Este relatório aqui apresentado foi elaborado pela Comissão Própria de Avaliação da Faculdade

Leia mais