PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA"

Transcrição

1 Unidade I PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA Profa. Mônica Cintrão

2 Ementa Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Lev S. Vygotsky ( ) e sua abordagem social do desenvolvimento e da aprendizagem. Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Henri Wallon ( ) e sua concepção dialética do desenvolvimento infantil.

3 Unidade I A obra de Lev Vygotsky em seu momento histórico: recordando a Revolução Russa, vida e obra de Vygotsky. O pensamento de Vygotsky: mediação simbólica, pensamento e linguagem. Desenvolvimento e aprendizado: zona de desenvolvimento iminente, relações entre desenvolvimento e brinquedo. Vygotsky e a educação.

4 Unidade II A obra de Henri Wallon em seu momento histórico. O pensamento de Wallon: concepção epistemológica do conhecimento, dinâmica do desenvolvimento infantil. Psicogênese da pessoa completa: o desenvolvimento psicológico infantil, períodos do desenvolvimento psicológico. Wallon e a educação: projeto Langevin-Wallon.

5 A obra de Lev Vygotsky em seu momento histórico Extraído do livro-texto.

6 Recordando a Revolução Russa No início do século XX, quando Vygotsky ainda era criança, a Rússia era um país muitíssimo atrasado economicamente em relação aos demais países europeus. A maior parte da população vivia no campo, era analfabeta e a desigualdade social e a distribuição de recursos eram muito semelhantes às da época do Feudalismo. A riqueza estava concentrada nas mãos da nobreza russa e os camponeses passavam fome, submetidos a condições de vida muito precárias em um país extremamente frio.

7 Recordando a Revolução Russa Apenas em Moscou e em São Petersburgo havia um tímido desenvolvimento industrial, sendo que os industriários, em sua maioria, eram estrangeiros. Essa condição era muito diferente da Europa Ocidental, onde algumas leis já garantiam melhores condições de vida e proteção social. Nessa época, o país era governado pelos czares (imperadores), que eram uma espécie de monarcas absolutistas. Na Rússia czarista não existia constituição nem partidos políticos, de modo que qualquer pessoa que discordasse do czar era severamente punida.

8 Recordando a Revolução Russa A Revolução Russa de 1917 foi uma tentativa de tratar desses problemas, sobretudo porque se opôs ao capitalismo, como modo de produção. Marx e Engels afirmavam que o capitalismo produz injustiça e desigualdade e propõem o socialismo científico. A proposta é construir uma sociedade socialista, sem propriedade privada. Nela, todos os bens (terras, bancos, fábricas, indústrias) seriam de todos e administradas pelos próprios trabalhadores. Instaurou um governo socialista na Rússia, que teve o seu nome modificado para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

9 Recordando a Revolução Russa Com a morte de Lênin, Stalin assume o poder e passa a controlar a economia, a política soviética, a vida social e a cultura: nas instituições educativas, só era permitido ensinar o que o Partido Comunista determinasse; até as obras de arte modernas eram proibidas; qualquer discordância com o regime era castigada com prisão; o governo fazia propaganda maciça de Stalin e seu governo. Assim, era adorado pelo povo. É nesse contexto que se insere a produção de Vygotsky, cuja vida e obra serão apresentadas a seguir.

10 Vida e obra Lev Semenovich Vygotsky Nasceu em 17 de novembro de 1896 em Orsha, Bielorrússia. Família muito culta, de origem judia. Seu pai era um homem de negócios e sua mãe, linguista. Era o segundo filho de um grupo de oito irmãos. Sua família era muito importante na cidade e Vygotsky teve acesso a todo o conhecimento ao qual se dedicou por toda a vida. Até os 15 anos, teve professores privados e, depois, ingressou em uma escola formal, concluindo-a em 1913, aos 17 anos. Iniciou Medicina na Universidade de Moscou, depois transferiu-se para o curso de Direito e, em paralelo, estudou História, Literatura e Psicologia. Conclui os estudos em 1917.

11 Vida e obra Lev Semenovich Vygotsky De 1917 a 1923 viveu em Gomel, na Bielorrússia, exatamente no auge da Revolução Russa, onde ensinou Psicologia e Literatura. Em 1924, após sua participação no II Congresso de Psiconeurologia, em Leningrado, foi convidado para trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Nessa época, conheceu Aleksander Luria e Alexei Leontiev, de quem se tornou muito amigo. Em 1925 iniciou os estudos sobre Defectologia, cujas contribuições são absolutamente relevantes para os estudos sobre Inclusão Social até os dias de hoje. Vygotsky morreu de tuberculose, aos 37 anos, em 11 de junho de 1934.

12 Interatividade Sobre a vida e obra de Vygotsky, é possível afirmar que: I. foi adepto do pragmatismo americano e seu trabalho foi convergente à autoridade estabelecida em seu país. II. nasceu em 1896 e faleceu em 1934 em Moscou, aos 37 anos, de tuberculose. III. O contexto em que viveu Vygotsky ajuda a explicar a forma como construiu suas ideias sobre o funcionamento psicológico humano. É verdadeiro o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

13 O pensamento de Vygotsky Psicologia Construção de uma nova psicologia que consiste na síntese entre duas fortes tendências presentes na psicologia do início do século XX: psicologia como ciência natural estudo dos processos elementares, sensoriais e reflexos (psicologia experimental); psicologia como ciência mental estudo dos processos psicológicos superiores, mente-consciência-espírito (psicologia mentalista).

14 Abordagem em Psicologia para Vygotsky Para superar essa crise da Psicologia, Vygotsky buscou uma abordagem que fosse uma síntese dessas duas. A abordagem que buscou essa síntese para a Psicologia integra, numa mesma perspectiva, o homem enquanto corpo e mente, ser biológico e ser social, enquanto membro da espécie humana, participante de um processo histórico.

15 Pilares da teoria vygotskyana: as funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral; o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico; a relação homem/mundo é mediada por sistemas simbólicos.

16 O pensamento de Vygotsky mediação simbólica Mediação simbólica: é o processo de intervenção provocado por um elemento intermediário entre outros dois. Do ponto de vista das relações de ensino e aprendizagem, concebe-se que entre o sujeito que aprende e os objetos a serem aprendidos, há outro sujeito ou instrumento mediador. Esse fenômeno pode ser representado pela seguinte fórmula: S R X mediador

17 Dois tipos de elementos mediadores Instrumentos: objeto social, mediador entre o homem e o mundo, carrega consigo a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. produtos/120/foto1.jpg modelos-de-cadeira-demadeira/

18 Dois tipos de elementos mediadores Signos: também chamados de instrumentos psicológicos, são orientados para o próprio sujeito, para dentro do sujeito. Dirigem-se ao controle de ações psicológicas, seja do próprio indivíduo, seja de outras pessoas. São ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos, e não nas ações concretas, como os instrumentos. Exemplos: lista de compras, mapa, nó em lenço etc. c/c7/bathroom-gender-sign.png

19 O pensamento de Vygotsky: pensamento e linguagem Fase pré-linguística do pensamento: utilização de instrumentos, inteligência prática. Fase pré-intelectual da linguagem: alívio emocional, comunicação simples. Aos 2 anos, o pensamento se torna verbal e a linguagem, racional. Funções da linguagem: intercâmbio social comunicação. pensamento generalizante agrupamento em classes.

20 Processo de internalização da linguagem Discurso socializado. Fala egocêntrica. Discurso interior.

21 Interatividade Em que fase da vida humana o percurso do pensamento encontra-se com o da linguagem, dando início a uma nova forma de funcionamento psicológico? a) Por volta dos 2 anos de idade, quando há um salto qualitativo em direção ao pensamento verbal. b) Na adolescência, quando a interação com membros mais maduros da cultura é mais significativa. c) Na fase da lactância, quando o bebê balbucia, chora e ri na busca de um alívio emocional. d) Na fase adulta, quando a noção de trabalho já foi devidamente internalizada. e) Não se pode dizer que o percurso do pensamento se encontra com o da linguagem em algum momento do desenvolvimento humano.

22 Desenvolvimento e aprendizado Nível de desenvolvimento potencial: realizar a tarefa com a ajuda de companheiros mais capazes. Zona de desenvolvimento proximal: mediadores. Nível de desenvolvimento real: realizar a tarefa de maneira independente.

23 Zona de desenvolvimento proximal O termo zona de desenvolvimento proximal também é mencionado em muitos textos disponíveis em língua portuguesa como zona de desenvolvimento iminente. Zona de desenvolvimento proximal é a distância entre dois níveis de desenvolvimento real, solução independente de problemas; e potencial, solução de problemas sob orientação de adultos mais capazes. Zona de desenvolvimento proximal é onde atuam os mediadores para o processo de internalização do conhecimento.

24 Importância da ZDP Quando se é capaz de perceber o que uma criança consegue fazer sozinha (real) e o que só consegue fazer com ajuda (potencial), podem-se conceber percursos de aprendizagem mais funcionais para a criança. Escolher os mediadores que possam atuar na ZDP do aluno é possibilitar a internalização do conhecimento.

25 O brincar no desenvolvimento psicológico A atividade de brincar é outro importante elemento no curso do desenvolvimento humano. A brincadeira é uma maneira de resolver problemas e satisfazer desejos que são impossíveis ou que não são permitidos à criança, como cozinhar, dirigir, costurar, cuidar de um bebê. Assim, quando brinca com panelinhas, de dirigir com a tampa de uma panela ou com uma boneca, a criança pode vivenciar e assumir os papéis sociais dos adultos que a cercam.

26 Brincadeira de faz de conta Essa é a brincadeira mais importante para o desenvolvimento psicológico na infância. O jogo simbólico ou exercício de faz de conta é fundamental para a constituição da imaginação, enquanto uma função psicológica superior. A brincadeira de faz de conta atua na ZDP como mediadora ao desenvolvimento psicológico.

27 ZDP e o brinquedo O brinquedo também cria uma ZDP na criança, tendo enorme influência no desenvolvimento psicológico infantil. O brinquedo, no faz de conta, é definido pelo significado estabelecido na brincadeira, e não pelos elementos reais concretamente presentes. Exemplo: um tijolinho de madeira serve como representação de uma realidade ausente. Assim, o brinquedo possibilita uma situação de transição entre a ação da criança com objetos concretos e suas ações com significados. Exemplos: vassoura como cavalinho de pau, tampa da panela como direção.

28 O brincar na teoria de Vygotsky Com o brinquedo a criança se comporta de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado. Por isso, a promoção de atividades que favoreçam o envolvimento da criança em brincadeira, principalmente aquelas que promovem a criação de situações imaginárias, tem nítida função pedagógica.

29 Interatividade Preocupada com o aproveitamento escolar de seus alunos, a professora Rita procurou avaliá-los de modo a identificar os conhecimentos que já dominavam em relação aos conceitos matemáticos que iria ensinar no bimestre. Por isso, deu vários exercícios com o objetivo de descobrir o que realmente já sabiam sobre o assunto para, em seguida, propor o novo conteúdo.

30 Interatividade Diante do exposto, podemos afirmar que a professora Rita segue os pressupostos de Vygotsky porque: a) acredita que a avaliação possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento. b) acredita que existem fases de desenvolvimento preestabelecidas e aposta no meio social como elemento essencialmente impulsionador do desenvolvimento. c) acredita que, como mediadora, irá interferir para que o desenvolvimento potencial se torne real. d) acredita na importância da dimensão sócio-histórica no funcionamento psicológico e nos aspectos inconscientes. e) acredita que tanto Vygotsky como Skinner consideram o desenvolvimento como mediador para a aprendizagem do aluno.

31 A evolução da escrita na criança Vygotsky tem uma abordagem genética da escrita: preocupa-se com o processo de sua aquisição, que inicia-se muito antes de a criança entrar na escola e se estende por muitos anos. Para compreender esse processo, é preciso estudar a pré-história da linguagem escrita.

32 Percurso para a pré-história da escrita Rabiscos mecânicos: imitação do formato da escrita do adulto (cobrinhas). Marcas topográficas: distribuição dos registros no espaço do papel. Representações pictográficas: desenhos estilizados, utilizados como forma de escrita. Escrita simbólica: língua escrita propriamente dita.

33 Vygotsky e a educação Todos os conhecimentos adquiridos na vida anterior à escola são preponderantes. Contudo, os saberes escolares promovem a apropriação dos conceitos científicos. E em relação a isso, Vygotsky também critica a transmissão mecânica e repetitiva dos conteúdos pela escola. Para ele, cabe a cada um o desafio de tornar seu, tornar próprios os conceitos científicos (daí vem o termo apropriação). A aprendizagem de conceitos requer reflexão e elaboração pessoal. Por isso, a memorização repetitiva e mecânica dos conteúdos é infrutífera e não garante a aprendizagem. Sem aprendizagem não há desenvolvimento.

34 Papel da escola É por isso que as práticas educativas precisam ser necessariamente desafiadoras. Caso contrário, a criança pode não alcançar níveis mais complexos de desenvolvimento. Nesse sentido, opõem-se à metodologia da escola tradicional, que preconiza a transmissão do conhecimento, a memorização e a repetição de conteúdo. Esse tipo de ação pedagógica não favorece o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

35 Atividades desafiadoras Ao propiciar atividades desafiadoras, a escolarização permite ao sujeito perceber que diferentes conteúdos são aprendidos de diferentes maneiras e, principalmente, permite a ele desenvolver a consciência em torno daquilo que sabe e que ainda não sabe, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura, ativa, investigativa e autônoma no processo de construção do conhecimento.

36 Escola para todos Os estudos de Vygotsky são relevantes para a construção de uma escola para todos, educação democrática e inclusiva. Extraído do livro-texto.

37 Interatividade Em relação ao desenvolvimento da escrita: I. Vygotsky possui uma compreensão genética e defende que se inicia bem antes da entrada da criança na escola. II. O fato de a criança estar imersa em uma cultura letrada não influenciará na relação que ela estabelecerá com a escrita. III. Suas ideias distanciam-se da concepção genética; acredita em um processo tradicional e mecânico para aprendizagem da escrita. Assinale a alternativa correta: a) Somente I está correta. b) Somente II está correta. c) Somente III está correta. d) Somente I e III estão corretas. e) Somente I e II estão corretas.

38 ATÉ A PRÓXIMA!

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky Profa. Elisabete Martins da Fonseca Recapitulando... Em nossa última aula apresentamos as contribuições de Jean Piaget. Lançamos uma reflexão

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Psicologia da Educação A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Objetivos Definir a Teoria Psicologica da aprendizagem Sócio-cultural Conceituar a Teoria de Vigostki e descrever os conceitos

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS 611 AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Amanda Rodrigues TAVARES Anyelle Vasconcelos REZENDE Fabiane Alves do VALE Marlene Barbosa de Freitas REIS

Leia mais

Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola

Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola Essa abordagem propõe que se trabalhe com os indicadores de desenvolvimento proximal, que revelariam os

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos SOCIOGÊNESE: estuda as interações sociais como sendo as raízes das funções mentais superiores, que só passam a existir no indivíduo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM Resumo do livro Bacabal 2011 A VIDA BREVE E INTENSA DE VYGOTSKY

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA Disciplina: Desenvolvimento Psicológico III Profª Ms. Luciene Blumer Pois nisto de criação literária cumpre não esquecer guardada a infinita distância que o mundo também

Leia mais

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014 Lev Semenovitch VYGOTSKY Paula Freire 2014 Bielo-Rússia. 17 de novembro de 1896. 11 de junho de 1934. Bacharel em Direito (1918). Psicologia sóciohistórica. enfatizava o processo histórico-social e o papel

Leia mais

4 - Vygotsky. Lev Semyonovitch Vygotsky. Influências. Vygotsky. Idéias. Importância do Meio Social. Estágio Curricular Supervisionado em Física I

4 - Vygotsky. Lev Semyonovitch Vygotsky. Influências. Vygotsky. Idéias. Importância do Meio Social. Estágio Curricular Supervisionado em Física I Lev Semyonovitch Vygotsky 4 - Vygotsky Estágio Curricular Supervisionado em Física I nasceu na Rússia em 1896 formou-se em Direito e Medicina e foi professor de Literatura e Psicologia grande produção

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

VYGOTSKY. IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: - Editora:

VYGOTSKY. IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição:  - Editora: CURSO ONLINE DE PEDAGOGIA ESPÍRITA VYGOTSKY IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: www.ide.org.br - Editora: www.ideeditora.com.br Lev Vygotsky Lev Semionovitch Vygotsky (Lev Semënovi

Leia mais

TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY

TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY Enquanto: As teorias do condicionamento reduzem o indivíduo às determinações dos objetos; A teoria da Gestalt reduz as possibilidades de conhecimento às estruturas pré-formadas.

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Psicologia da Educação III Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Conteúdos desta aula - continuação Três teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Piaget; Freud; Vygotsky; Fórum da próxima

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

+ Vygotsky ( )

+ Vygotsky ( ) + Vigotsky + Vygotsky (1896 1935) n Filosofia n Materialismo dialético marxista: n é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres

Leia mais

2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY

2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY 2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY O construtivismo é um movimento que se consolidou no início do século XX e tem suas raízes na filosofia. Os construtivistas de maior relevância são Piaget,

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 4º período TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: Psicologia Sócio-Interacionista CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas I EMENTA Estudo

Leia mais

Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola

Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola 785 Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola Rosana Niederauer Marques Universidade Federal de Santa Maria Xavéle Braatz Petermann

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal Pensadores da Educação Vygotsky e o conceito de pensamento verbal Para Vygotsky, é o pensamento verbal que nos ajuda a organizar a realidade em que vivemos Rodrigo Ratier Camila Monroe Voz do pensamento

Leia mais

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático.

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático. 1 LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O TRABALHO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Mara Cristina de Sylvio 1 Sandra Valéria Limonta 2 Pôster GT Didática, Práticas de Ensino

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A CONSTITUIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ESTUDOS SOBRE O CONTEXTO DE VIGOTSKI Vinícius Stein* (Departamento de Teoria e Prática da Educação. Universidade Estadual de Maringá, Maringá PR, Brasil); Marta

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Objetivo 2 Discutir diversas concepções sobre o desenvolvimento da

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA

FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA Ibaiti 2006 MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação,

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Gessiane Karla Ramos Martins Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: gessianekarla@hotmail.com Letícia

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica:

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Para iniciar uma proposta de atividades para a área de conhecimento linguagem na perspectiva histórico-cultural vale ressaltar a importância

Leia mais

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIAS DA APRENDIZAGEM TEORIAS DA APRENDIZAGEM Professora Mônica Caetano Vieira da Silva UNIDADE DE ESTUDO 08 HENRI WALLONS E A PSICOGÊNESE DA PESSOA Henri Wallon nasceu na França em 1879. Dedicou-se ao estudo da medicina, filosofia

Leia mais

CONCEITOS TEÓRICOS ACERCA DA APRENDIZAGEM INFANTIL PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

CONCEITOS TEÓRICOS ACERCA DA APRENDIZAGEM INFANTIL PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL CONCEITOS TEÓRICOS ACERCA DA APRENDIZAGEM INFANTIL PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra 1 Elaine Cristina Freitas Veiga 2 Eixo Temático 9. Prática de Ensino Resumo:

Leia mais

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO: Fernando Haddad SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Direito Educacional e Ética. Aula 4

Direito Educacional e Ética. Aula 4 Direito Educacional e Ética Aula 4 Revisando: o pensamento de Piaget Em relação à moral: dupla perspectiva - Pesquisando a experiência moral e estudando o pensamento moral teórico; Por ser psicólogo, alertou

Leia mais

VYGOTSKY, Lev S A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, Segunda Parte.

VYGOTSKY, Lev S A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, Segunda Parte. VYGOTSKY, Lev S. 1984. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, Segunda Parte. Capítulo 6 Interação entre aprendizado e desenvolvimento Para Vygotsky, as concepções sobre a relação entre

Leia mais

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Acessibilidade: mediação pedagógica Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Ementa: Funções Psicológicas Superiores; conceitos; Processos mentais aquisição da alfabetização

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL AOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL AOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL AOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO WATANABE, Yukie Ely yukie_ely@hotmail.com BERTO, Fabiane Gisele giselefberto@hotmail.com CHICARELLE,

Leia mais

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOTSKY & WALLON 01. De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis: (A) Trabalhar

Leia mais

+ Contribuições da psicologia

+ Contribuições da psicologia + Contribuições da psicologia do aprendizado Concepções sobre o Conhecimento e o Aprendizado + Aprender Aprehendere (latim) n Significa agarrar, pegar, apoderar-se de algo. n A aprendizagem é um processo

Leia mais

Bases Psicológicas da Educação. Prof. Msc.: Rodrigo Rodrigues

Bases Psicológicas da Educação. Prof. Msc.: Rodrigo Rodrigues Bases Psicológicas da Educação Prof. Msc.: Rodrigo Rodrigues Questão Discursiva (ENAP/MPOG 2015) Suponha que uma estudante de oito anos de idade, matriculada no segundo ano do ensino fundamental, apresente

Leia mais

Iris Maciel Pantoja

Iris Maciel Pantoja Iris Maciel Pantoja irismacielpantoja@gmail.com Modalidade de Ensino e Público Envolvido Anos finais do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos 3ª e 4ª etapa). 1472 Alunos. 73 Professores.

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sergio Celio Klamt * Lilian Kelly Brizolla Isquierdo Gonçalves** 1 Eduarda Oliveira *** 1 RESUMO O presente

Leia mais

UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação

UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação Atividade Profissional de Professor: Campo Teórico Complexo Prof. Dr. Otavio Aloisio Maldaner Professor do Quadro Sênior da UNIJUÍ,

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES

A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES 241 A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES Gislene de FREITAS GT3 Formação de Professores Resumo: Texto de revisão teórica embasado no referencial teórico dos autores

Leia mais

RESENHA. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educação Vitória v. 16 n. 2 Jul./dez. 2010

RESENHA. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educação Vitória v. 16 n. 2 Jul./dez. 2010 134 RESENHA 135 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOVAS CONTRIBUIÇÕES: PARA ALÉM DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA ANTUNES, Janaína Silva Costa janaina.antunes8@gmail.com MILANEZI, Cynthia Nunes cnmilanezi@hotmail.com

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Para J. Piaget, a aprendizagem é a alavanca dentro da reflexão construtivista sobre desenvolvimento e aprendizagem e tais conceitos

Leia mais

Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY

Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY 1. APRENDIZAGEM HUMANA NÃO PODE SER COMPREENDIDA INDEPENDENTE DAS FORÇAS HISTÓRICAS E CULTURAIS QUE INFLUENCIAM OS INDIVÍDUOS** 2. PAPEL CRÍTICO DA LINGUAGEM 3. IMPORTÂNCIA

Leia mais

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. OFICINA DE LUDICIDADE

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.  OFICINA DE LUDICIDADE OFICINA DE LUDICIDADE O QUE É LÚDICO?? O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

O que é uma criança? : Análise das conceções dominantes de infância no século XX, em Portugal

O que é uma criança? : Análise das conceções dominantes de infância no século XX, em Portugal 1 O que é uma criança? : Análise das conceções dominantes de infância no século XX, em Portugal Carla Vilhena, FCHS, UALg A Educação no Passado e no Presente em Portugal e no Brasil Faculdade de Psicologia

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2 BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION 1 Projeto de pesquisa 2 Egressa do curso de Pedagogia da Unijuí. Thaís Kinalski 2 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema o brincar

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

Principais Teorias da Aprendizagem

Principais Teorias da Aprendizagem INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Principais Teorias da Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques www.nelsonreyes.com.br

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Roberta Pires Corrêa; Lucas Higino de Morais Universidade Federal Fluminense; Universidade

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA: a mediação docente no desenvolvimento da criança na educação infantil

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA: a mediação docente no desenvolvimento da criança na educação infantil FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA: a mediação docente no desenvolvimento da criança na educação infantil

Leia mais

ESCOLA DO TRABALHO UMA PEDAGOGIA SOCIAL: UMA LEITURA DE M. M. PISTRAK

ESCOLA DO TRABALHO UMA PEDAGOGIA SOCIAL: UMA LEITURA DE M. M. PISTRAK Revista de Ed ucação ESCOLA DO TRABALHO UMA PEDAGOGIA SOCIAL: UMA LEITURA DE M. M. PISTRAK Vol. 1 nº 1 jan./jun. 2006 p. 77-81 Eliseu Santana 1 Orientador: André Paulo Castanha 2 Pistrak foi um grande

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES Karolina Guimarães de Oliveira; Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina; Londrina; Paraná, Brasil. Nadia Mara

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

EDUCAÇÃO INFANTIL VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS EDUCAÇÃO INFANTIL 01. A estrutura do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem como eixos principais: (A) ações de cuidar e proteger e promoção do brincar. (B) uso de diferentes linguagens

Leia mais

Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia. Suely Amaral Mello

Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia. Suely Amaral Mello Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia Suely Amaral Mello Concepção de educação Quem é o ser humano? Concepção naturalizante: o ser humano é biológico, o social é importante,

Leia mais

A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES

A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES 419 de 664 A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES Simone Neri da Siva (UESB) 127 Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB) 128 RESUMO Este trabalho objetiva investigar

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema Origem Os esperavam que depois de superadas as contradições do capitalismo apareceria naturalmente o socialismo, como uma nova fase de um sistema econômico, político e social mais avançado. O mesmo seguiria

Leia mais

O JOGO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OJCC

O JOGO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OJCC O JOGO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OJCC O LÚDICO EM SEUS ASPECTOS PSICOLÓGICOS As brincadeiras e os divertimentos ocupavam um lugar de destaque nas sociedades antigas de acordo com ÁRIES (1981). Essa

Leia mais

não conter informações referentes à Alfabetização e Letramento nas séries iniciais de escolarização.

não conter informações referentes à Alfabetização e Letramento nas séries iniciais de escolarização. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Ivonete Benedet Fernandes Coan UNIPLAC Agência Financiadora: Prefeitura Municipal de Lages (SC) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Leia mais

BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:

BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h: ARTES ENSINO FUNDAMENTAL Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Artes e educação, concepções teóricas. Histórico

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Marcela Francis Costa Lima; Márcia Denise Pletsch Universidade

Leia mais

Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural

Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE Elaine Sampaio Araújo USP Agência Financiadora: FAPESP Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural

Leia mais

Introdução à obra de Wallon

Introdução à obra de Wallon Henri Wallon Introdução à obra de Wallon A atividade da criança: conjunto de gestos com significados filogenéticos de sobrevivência. Entre o indivíduo e o meio há uma unidade indivisível. A sociedade é

Leia mais

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2 BRINQUEDOS MATEMÁTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO TÉCNICOS E FÍSICOS PARA A ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO EM CRIANÇAS André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018 II Turma: 417 Disciplina: PSI

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO.

AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Introdução Autor: José Fabiano de Araújo Oliveira 1 Instituição: Faculdade de Ciências Humanas da Paraíba E-mail:sprfabiano@hotmail.com A Educação,

Leia mais

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos 1 1.Perfil do Formando 2 Antes deste, fez outro Curso de Graduação? Em que área? Não fiz outro curso 74,4% Ciências Biológicas 0, Ciências da Saúde 2,6% Ciências Exatas e da Terra 5,1% Ciências Humanas

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Seminário Institucional PIBID - 2013 Aprendizagem : Um olhar sobre as Teorias e Práticas Prof. Dr. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector

Leia mais

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Mariana Roncarati Mestranda em Educação - UNIRio/ CAPES; Psicomotricista Uni-IBMR; Especialista em Educação Infantil PUC-Rio m_roncarati@hotmail.com

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 6 Professora: Nathália Bastos ROGERS. O professor orienta e facilita a aprendizagem. O aluno é dotado de liberdade e poder de escolha. Conhecimento de si

Leia mais

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY VYGOTSKY AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS NÃO ESTÃO PRESENTE DESDE O NASCIMENTO DO INDIVÍDUO, NEM SÃO

Leia mais