CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - ASPECTOS PATRIMONIAIS OFICINA 20 Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação do Ativo Imobilizado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - ASPECTOS PATRIMONIAIS OFICINA 20 Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação do Ativo Imobilizado"

Transcrição

1 1 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - ASPECTOS PATRIMONIAIS OFICINA 20 Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação do Ativo Imobilizado AUTOR: PROF. FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA glauberlimamota@yahoo.com.br Objetivos da Oficina 20 - Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação de Ativo Imobilizado: - Distinguir reconhecimento e mensuração - Diferenciar valor recuperável, valor líquido contábil, valor líquido de venda etc - Identificar os procedimentos para reconhecimento de ativo imobilizado - Segregar os gastos incorporáveis ao ativo imobilizado dos que são tratados como despesa - Indicar os elementos de custo do ativo imobilizado - Classificar os bens de uso comum - Apontar o tratamento contábil dos bens de uso comum - Identificar as exigências de evidenciação do ativo imobilizado - Mensurar o custo de aquisição e de produção de itens do ativo imobilizado - Registrar itens do ativo imobilizado adquiridos ou produzidos.

2 2 Introdução: A Contabilidade como Ciência GRANDES QUESTÕES CONTÁBEIS Identificação: O QUÊ? Caracterizar objetos que satisfaçam os critérios de elemento integrante de balanço. Reconhecimento: QUANDO? Definir o momento adequado para incorporar elementos em balanço. Mensuração: QUANTO? Determinar o valor pelo qual elementos de balanço devem ser reconhecidos e divulgados nesse balanço. Evidenciação: COMO? Organizar itens de balanço de modo a atender a necessidades comuns de informação de um grande número de usuários. GRANDES QUESTÕES CONTÁBEIS NO MUNDO ORÇAMENTÁRIO: Identificação: O QUÊ? O que são receitas e despesas orçamentárias? Reconhecimento: QUANDO? Quando reconhecer as receitas e despesas orçamentárias? Mensuração: QUANTO? Por quanto mensurar as receitas e despesas orçamentárias? Evidenciação: COMO? Como demonstrar as receitas e as despesas orçamentárias?

3 3 RESPOSTAS ÀS QUESTÕES CONTÁBEIS NO MUNDO ORÇAMENTÁRIO: Identificação: O QUÊ? O que é receita e despesa orçamentária? Receita: tributos, taxas, serviços, operações de crédito etc. Despesa: salários, custeio, investimentos, amortização etc. Reconhecimento: QUANDO? Quando reconhecer a receita orçamentária? Na data do documento de arrecadação. Quando reconhecer a despesa orçamentária? Na data do empenho. Mensuração: QUANTO? Por quanto mensurar a receita orçamentária? Pelo valor arrecadado. Por quanto mensurar a despesa orçamentária? Pelo valor empenhado. Evidenciação: COMO? Como demonstrar a receita e a despesa orçamentárias? Por meio do balanço orçamentário. GRANDES QUESTÕES CONTÁBEIS NO MUNDO PATRIMONIAL: Identificação: O QUÊ? O que é ativo, passivo, receita e despesa patrimoniais? Reconhecimento: QUANDO? Quando reconhecer ativos, passivos, receitas e despesas patrimoniais? Mensuração: QUANTO? Por quanto mensurar ativos, passivos, receitas e despesas patrimoniais? Evidenciação: COMO? Como demonstrar ativos, passivos, receitas e despesas patrimoniais?

4 4 IDENTIFICAÇÃO PATRIMONIAL: O QUÊ? ATIVO Recurso controlado pela entidade, resultante de evento passado, e do qual se espera futuros benefícios econômicos para a entidade ou potencial de serviço. PASSIVO Obrigação presente da entidade, derivada de evento passado, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. DESPESA Decréscimo nos benefícios econômicos, no período contábil, sob a forma de redução de ativos ou incremento de passivos, resultando em redução do patrimônio líquido, sem representar distribuição aos proprietários. RECEITA Acréscimo nos benefícios econômicos, no período contábil, sob a forma de aumento de ativos ou redução de passivos, resultando em aumento do patrimônio líquido, sem representar aporte dos proprietários. RECONHECIMENTO PATRIMONIAL: QUANDO? - Quando reconhecer ativos e passivos? Ativos: quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser determinado em base confiável. Passivos: quando for provável uma saída de recursos envolvendo benefícios econômicos para liquidação de obrigação presente e o valor possa ser determinado em base confiável. - Quando reconhecer receitas e despesas patrimoniais? Receitas: quando há acréscimo nos benefícios econômicos (fato gerador), determinado em base monetária confiável, com consequente aumento no PL, independentemente do seu recebimento. Despesas: quando há decréscimo nos benefícios econômicos (fato gerador), determinado em base monetária confiável, com consequente redução no PL, independentemente do seu pagamento.

5 5 MENSURAÇÃO PATRIMONIAL: QUANTO? - Por quanto mensurar ativos e passivos? Pelo valor original, pelo valor de aquisição, pelo custo de produção ou construção, pelo valor justo etc - Por quanto mensurar receitas e despesas patrimoniais? Pelos efetivos valores das variações patrimoniais aumentativas e diminutivas, respectivamente. EVIDENCIAÇÃO PATRIMONIAL: COMO? - Como demonstrar ativos e passivos? Por meio do balanço patrimonial. - Como demonstrar receitas e despesas patrimoniais? Por meio da demonstração do resultado. Conceitos Básicos Ativo imobilizado: compreende itens tangíveis mantidos pela entidade para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para fins administrativos, e que se espera utilizar por mais de um período, inclusive os decorrentes de operações que transfiram para a entidade os benefícios, riscos e controle. Bens móveis: bens corpóreos que têm existência material e que podem ser transportados por movimento próprio ou removidos por força alheia sem alteração da substância ou da destinação econômico-social, para a produção de outros bens ou serviços, tais como: máquinas, aparelhos, equipamentos de informática, móveis e utensílios, veículos etc. Bens imóveis: os vinculados ao terreno e que não podem ser retirados sem destruição ou dano. Além dos próprios terrenos, compõem esse tipo de imobilizado os edifícios, casas, apartamentos, pontes, viadutos etc.

6 6 Conceitos Básicos Avaliação patrimonial: atribuição de valor monetário a itens do ativo e do passivo decorrentes de julgamento fundamentado em consenso entre as partes e que traduza, com razoabilidade, a evidenciação dos atos e fatos. Mensuração: constatação de valor monetário para itens do ativo e do passivo decorrente da aplicação de procedimentos técnicos suportados em análises qualitativas e quantitativas. Valor de aquisição: soma do preço de compra de um bem com os gastos suportados direta ou indiretamente para colocá-lo em condição de uso. Valor recuperável: é o maior valor entre o preço líquido de venda e seu valor em uso. Valor justo (fair value): preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado, ou ainda: Conceitos Básicos Preço líquido de venda: o valor justo de um ativo não gerador de caixa menos os custos de venda. Valor em uso: valor que a entidade do setor público espera recuperar pelo uso futuro de um ativo nas suas operações, estimado com base nos fluxos de caixa ou potencial de serviços futuros trazidos a valor presente por meio de taxa de desconto.ar Custo do ativo: é o montante gasto ou o valor necessário para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção. Classe de ativo imobilizado: é um agrupamento de ativos de natureza ou uso semelhantes nas operações da entidade, que é demonstrada como um único item para fins de divulgação, tais como: terrenos, edifícios operacionais, estradas, maquinário, navios, aeronaves, veículos, móveis e utensílios, equipamentos de escritório etc.

7 7 AVALIAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS NA LEI 4.320/64 (ARTIGO 106) DÉBITOS E CRÉDITOS E TÍTULOS DE RENDA VALOR NOMINAL, CONVERTIDO À TAXA DE CÂMBIO VIGENTE NA DATA DO BALANÇO BENS MÓVEIS E IMÓVEIS VALOR DE AQUISIÇÃO OU CUSTO DE PRODUÇÃO OU CONSTRUÇÃO BENS DE ALMOXARIFADO PREÇO MÉDIO PONDERADO DAS COMPRAS OBS: PODERÃO SER FEITAS REAVALIAÇÕES DOS BENS MÓVEIS E IMÓVEIS 13/7/2015 Permitida a reprodução desde que citada a fonte 13 Antes de efetuar a avaliação ou mensuração de ativos, faz-se necessário o reconhecimento do bem como ativo. Princípio geral do reconhecimento: A entidade deve aplicar esse princípio para os ativos imobilizados no momento em que os custos são incorridos, incluindo os custos iniciais e os subsequentes (exceto os relativos à manutenção periódica), e desde que seja: - provável que benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviços associados ao item fluirão para a entidade; e - possível mensurar com segurança o custo ou valor justo do item. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 14

8 8 O custo de reposição de partes do imobilizado deve ser reconhecido: - quando houver melhoria significativa ou adição complementar significativa; e - desde que o custo possa ser mensurado com segurança. Melhoria significativa: decorre do aumento de vida útil de um imobilizado, do incremento da capacidade produtiva ou da diminuição do custo operacional, Adições complementares significativas: não envolvem substituições, mas aumentam o tamanho físico do ativo por meio de expansão, extensão etc. A incorporação no imobilizado do custo de substituição de partes dele implica baixar o valor contábil das partes substituídas. Caso não seja praticável a determinação do seu valor contábil, pode-se utilizar o custo de substituição como indicador do custo da parte substituída, na época em foi adquirida ou construída (IPSAS 17 Ativo Imobilizado). 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 15 CASO PRÁTICO: Incorporação de custo de substituição de peças, quando não é praticável a determinação do valor contábil da peça substituída: Hipótese: um veículo no valor de R$60.000,00 foi depreciado em 80% e o valor contábil líquido dele é R$12.000,00 (R$60.000,00 R$48.000,00). Houve substituição do motor velho por um motor novo, o que custou R$10.000,00. Como proceder para baixar o valor da peça substituída? Utiliza-se como referência o custo de substituição do motor novo (R$10.000,00). Considerando que o motor velho foi depreciado em 80%, o valor a ser baixado como referência ao motor velho seria...? R$2.000,00, representando a parcela ainda não depreciada. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 16

9 9 Os registros contábeis poderiam ser representados assim: I incorporação do custo de substituição: D: Ativo Imobilizado Veículos...R$10.000,00 C: Passivo Fornecedores...R$10.000,00 II baixa do custo da parte substituída: D: VPD...R$2.000,00 C: Ativo Imobilizado Veículos...R$2.000,00 O imobilizado passaria a ser evidenciado assim: Veículos...R$68.000,00 (-) Depreciação Acumulada...R$48.000,00 = Valor contábil líquido...r$20.000,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 17 Critério do valor agregado Aplicar no reconhecimento como imobilizado a itens que individualmente seriam considerados insignificantes, mas no conjunto possam ser representativos. Exempo: livros de biblioteca, periféricos de computadores e pequenos itens de equipamentos. Tratamento individualizado de partes significativas: Terrenos e edifícios são ativos separáveis e são contabilizados separadamente, mesmo quando sejam adquiridos conjuntamente. Os edifícios têm vida útil limitada e por isso são ativos depreciáveis. Para que um item do imobilizado seja depreciado separadamente, cada componente com custo significativo deve ser registrado individualmente. Pode ser apropriado depreciar separadamente a estrutura de uma aeronave e os motores da aeronave. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 18

10 10 Tratamento de gastos com o imobilizado (custos do produto ou custos do período?) No tratamento dos gastos com o imobilizado, a entidade deve observar: - as normas nacionais e internacionais; - o princípio geral do reconhecimento; - a materialidade dos gastos; e - o nível de detalhe dos registros mantidos pela entidade. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 19 Especificação Procedimento Observações e Exemplos Partes sobressalentes principais e equipamentos em espera Itens individualmente insignificantes, mas de valor representativo no conjunto Custo de reposição de partes significativas do imobilizado Custo de adições complementares TRATAMENTO DOS GASTOS COM O IMOBILIZADO Estimativa inicial de custos de remoção, desmontagem e de restauração do local Reconhecer como ativo imobilizado Reconhecer como ativo imobilizado Incorporar no item do imobilizado e baixar o valor contábil das partes substituídas Incorporar no item do imobilizado Incorporar no item do imobilizado Se a entidade espera utilizá-los por mais de um período. Desde que haja benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços e o custo ou valor justo possa ser mensurado confiavelmente. (Livros em bibliotecas) Desde que haja benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços e o custo ou valor justo possa ser mensurado confiavelmente. Representa melhoria significativa. Aumentam o tamanho físico do ativo por meio de expansão ou extensão. A estimativa inicial de tais custos representa obrigação da entidade ao adquirir o item ou como consequência de usar o imobilizado durante determinado período e deve ser reconhecida e mensurada de acordo com as IPSAS 19 (Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes).

11 11 TRATAMENTO DOS GASTOS COM O IMOBILIZADO Especificação Procedimento Observações e Exemplos Somente se associados diretamente à Custos de empréstimos Incorporar no item do aquisição, construção ou produção de imobilizado ativo imobilizado de longa maturação (edifícios de escritórios, hospitais etc.) Custos diretamente atribuíveis à aquisição Incorporar no item do imobilizado Gastos com impostos de Incorporar no item do importação e tributos não imobilizado recuperáveis Abatimentos e descontos comerciais Quantias anormais de material, mão de obra e recursos desperdiçados Deduzir do custo de aquisição Reconhecer como despesa do período Faz parte do custo de aquisição: frete, seguro, manuseio, mão de obra decorrente diretamente da aquisição, honorários profissionais e preparação do local. Compõe o custo de aquisição do imobilizado em razão de que estão diretamente relacionados à aquisição. Não faz parte do custo de aquisição porque são estranhos ao conceito de ativo, em razão de não representarem benefício econômico futuro ou potencial de serviço. Não são incluídos no custo de produção ou construção do imobilizado em razão de não representarem o efetivo consumo de insumos para a produção ou construção dele. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 21 TRATAMENTO DOS GASTOS COM O IMOBILIZADO Especificação Procedimento Observações e Exemplos Não incrementa a capacidade de prestação de serviços do imobilizado ou Gastos de manutenção aumenta sua vida útil ou diminui seu custo Reconhecer como operacional. Portanto, não representa despesa do período melhoria significativa. Produtos consumíveis, mão de obra, pequenas peças etc. Gastos incorridos no uso ou na transferência ou reinstalação Gastos administrativos, financeiros e outros gastos indiretos Reconhecer como despesa do período Reconhecer como despesa do período O reconhecimento de custos no valor contábil do imobilizado cessa quando ele está no local e em condições de operar. Esses gastos não são facilmente associados ao processo de aquisição, produção ou construção do imobilizado. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 22

12 12 O ativo imobilizado, incluindo os gastos adicionais ou complementares, será avaliado inicialmente com base no valor de aquisição, custo de produção ou construção. Quando seus elementos tiverem vida útil econômica limitada, ficam sujeitos à depreciação, amortização ou exaustão sistemática durante esse período, sem prejuízo das exceções expressamente consignadas. Quando forem itens obtidos a título gratuito, será considerado o valor justo, resultante da avaliação obtida com base em procedimento técnico, ou valor patrimonial definido nos termos da doação. O critério de avaliação do imobilizado obtido a título gratuito e a eventual impossibilidade de sua mensuração serão evidenciados em notas explicativas. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 23 No caso de bens imóveis específicos (prédios históricos, palácios, edifícios-sede de governo entre outros), o valor justo pode ser estimado utilizando-se o valor de reposição do ativo devidamente depreciado. O valor de reposição de um ativo depreciado é estabelecido por referência ao preço de compra ou construção de um ativo com similar potencial de serviço. Ele é depreciado para refletir o ativo na sua condição de usado. Essa técnica chama-se abordagem do custo de reposição depreciado (*), o qual é mensurado a partir do custo de reprodução ou o custo de reposição do ativo, o que for mais baixo, menos a depreciação acumulada calculada com base neste custo para refletir o potencial de serviço já consumido ou esgotado do ativo. (*) Técnica utilizada também para mensurar a Redução a Valor Recuperável de ativo não gerador de caixa e o Valor Justo de ativos de infraestrutura. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 24

13 13 Caso Prático: apuração de perda por irrecuperabilidade via técnica do custo de reposição depreciado Hipótese: certa prefeitura é proprietária de um prédio escolar registrado por R$ ,00, com depreciação acumulada de R$ ,00. Transcorridos 25 anos de uso, ele é destinado a funcionar como armazém. A estimativa de sua vida útil é de 50 anos e o valor residual é 20%. Dados necessários para apurar perda por irrecuperabilidade: - custo de reposição atual de um armazém com a mesma capacidade oferecida pelas instalações disponíveis do prédio escolar; - preço de mercado do prédio escolar; e - custo de alienação do prédio escolar. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 25 Caso Prático: Considerando que a prefeitura teve acesso a esses dados, os cálculos da perda por redução ao valor recuperável seriam assim desenvolvidos: I Dados do imóvel na contabilidade: Valor contábil bruto (histórico):...r$1.000,000,00 (-) Depreciação Acumulada no 25º ano:...(r$ ,00) = Valor líquido contábil:... R$ ,00 II Valor de serviço recuperável do prédio escolar: II.a Valor em uso Custo de reposição de armazém similar:...r$ ,00 Menos a depreciação acumulada no 25º ano:...(r$ ,00) = Custo de reposição depreciado:...r$ ,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 26

14 14 Caso Prático: II.b Valor líquido de venda: Preço de mercado do prédio escolar:...r$ ,00 Menos custos de alienação: - corretagem (5%):...(R$23.500,00) - divulgação:... (R$2.000,00) - outros custos:... (R$3.500,00) = Valor líquido de venda:...r$ ,00 II.c Maior valor entre o valor em uso e o valor líquido de venda: R$ ,00 III Perda por redução ao valor recuperável: Valor líquido contábil:...r$ ,00 Menos valor de serviço recuperável:...(r$ ,00) = Perda por redução ao valor recuperável:...r$ ,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 27 Formas de Obtenção Compra Produção ou Construção Permuta Transação sem Contraprestação Transferência Arrendamento BASES DE MENSURAÇÃO DO IMOBILIZADO Critérios de Mensuração Valor de Aquisição Custo de Produção ou Custo de Construção Valor justo do ativo cedido Valor justo Valor contábil líquido Valor justo Exemplos de Elementos do Custo e Observações Preço de compra, acrescido de impostos de importação e tributos não recuperáveis, líquido de abatimentos e descontos comerciais. Incluir os custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condições de operação: frete, manuseio e seguro, mão de obra decorrente da aquisição, honorários profissionais e preparação do local. Material direto. Mão de obra direta. Custos indiretos de produção ou construção. Se a operação não tiver natureza comercial ou os valores justos não puderem ser mensurados com segurança, será usado o valor contábil do ativo cedido. Apurado na data da transação (doação, confisco, legado, dação em pagamento). Constante nos registros da entidade de origem. Se o valor justo for superior ao valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil financeiro, este valor será adotado, ou seja: valor justo ou valor presente, o menor dos dois. Isso decorre da preocupação de não superestimar os ativos.

15 15 Os elementos do custo de um ativo imobilizado compreendem: I. Seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e tributos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos; II. Quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessários para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração. Não se consideram custo de um item do ativo imobilizado os administrativos e outros custos indiretos. A entidade deve escolher o modelo de custo ou o modelo de reavaliação como sua política contábil e deve aplicar tal política para uma classe inteira de ativos imobilizados. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 29 Após o reconhecimento como ativo, o imobilizado deve ser evidenciado pelo custo(valor de aquisição, produção ou construção) menos depreciação e redução ao valor recuperável acumuladas. (MCASP). Valor Justo (Valor de Mercado)...$ (-) Depreciação Acumulada...($) (-) Redução ao Valor Recuperável...($) Valor de Aquisição...$ (-) Depreciação Acumulada...($) (-) Redução ao Valor Recuperável...($) Adotado o método da reavaliação para um item do ativo imobilizado, tal item, cujo valor justo possa ser mensurado confiavelmente, deve ser apresentado pelo seu valor reavaliado, ou seja, pelo valor justo à data da reavaliação menos depreciação e redução ao valor recuperável acumuladas subsequentes. A reavaliação é uma alternativa em relação ao custo, útil para assegurar que o valor contábil de determinados ativos não difira do seu valor justo na data do BP. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 30

16 16 Os gastos posteriores à aquisição ou ao registro do imobilizado (adicionais ou complementares) serão incorporados, quando houver possibilidade de geração de benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviços; e se o custo ou valor justo do item puder ser mensurado com segurança (*). Qualquer outro gasto que não gere benefícios futuros será reconhecido como despesa do período (VPD), como os custos de manutenção periódica. * Baseado no MCASP 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 31 Transferências de itens do imobilizado: No caso de transferências de ativos, o valor a atribuir será o valor contábil líquido constante nos registros da entidade de origem. Em caso de divergência com o fixado no instrumento de autorização da transferência, o fato deverá constar em notas explicativas. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 32

17 17 Baixa de itens do imobilizado A baixa do valor contábil de um item do ativo imobilizado deve ocorrer por sua alienação ou quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços com a sua utilização ou alienação. Quando o item é baixado, os ganhos ou perdas decorrentes desta baixa devem ser reconhecidos no resultado patrimonial. Os ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser determinados pela diferença entre o valor líquido da alienação, se houver, e o valor contábil do item. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 33 De acordo com a NICSP (IPSAS 17 Ativo Imobilizado), o valor justo de terrenos, edifícios, veículos, instalações e equipamentos é normalmente determinado por referência aos preços praticados em mercado ativo e líquido, porque se tratam de bens cujos preços correntes de mercado são encontrados em publicações impressas de fácil acesso, bem como na rede mundial de computadores, onde há inclusive portais específicos para o mercado de usados. Se eventualmente não houver mercado ativo e líquido para esses itens do imobilizado, o valor justo do item pode ser estabelecido por referência a outros itens com características semelhantes, em circunstâncias e locais semelhantes. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 34

18 18 Bens de Uso Comum Os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos públicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doação, serão incluídos no ativo não circulante da entidade responsável pela sua administração ou controle, estejam ou não afetos a sua atividade operacional. A avaliação dos bens de uso comum será efetuada, sempre que possível, ao valor de aquisição, produção ou construção. Os ajustes serão reconhecidos no resultado do exercício em que ocorrerem, incluindo os ganhos de reavaliação e as perdas por imparidade*. Os bens de uso comum do povo podem ser encontrados em duas classes de ativos: ativos de infraestrutura e bens do patrimônio cultural*. * Baseado no MCASP 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 35 Bens de Uso Comum Ativos de Infraestrutura Os ativos de infraestrutura são ativos que normalmente podem ser conservados por um número significativamente maior de anos do que a maioria dos bens de capital. Para serem classificados como ativos de infraestrutura, eles deverão ser partes de um sistema ou de uma rede, especializados por natureza e não possuírem usos alternativos. Exemplos desses ativos incluem redes rodoviárias, sistemas de esgoto, sistemas de abastecimento de água e energia, rede de comunicação, pontes, calçadas, calçadões, dentre outros. O reconhecimento e a mensuração dos ativos de infraestrutura seguem a mesma base utilizada para os demais ativos imobilizados. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 36

19 19 Bens de Uso Comum Patrimônio Cultural Os bens do patrimônio cultural caracterizam-se pela sua significância histórica, cultural ou ambiental. Exemplos incluem monumentos e prédios históricos, sítios arqueológicos, áreas de conservação e reservas naturais. Estes ativos são raramente mantidos para gerar entradas de caixa e pode haver obstáculos legais ou sociais para usá-los em tais propósitos. São características gerais dos bens do patrimônio cultural, mas não exclusivas: - valor cultural, ambiental, educacional e histórico não refletido no valor de mercado; - obrigações legais ou estatutárias podem impor proibições ou restrições severas na venda; - são insubstituíveis e os valores podem aumentar mesmo se houver deterioração; - pode ser difícil estimar sua vida útil, a qual em alguns casos pode ser centenas de anos. O reconhecimento e a mensuração desses ativos são facultativos e podem seguir bases outras que não as utilizadas para os ativos imobilizados. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 37 Divulgação Mensuração, Depreciação e Impairment Recomenda-se divulgar, para cada grupo de ativo imobilizado reconhecido nas demonstrações contábeis: (*) 1) critérios de mensuração usados para determinar o valor contábil bruto; 2) métodos de depreciação; 3) vidas úteis ou taxas de depreciação; 4) valor contábil bruto, depreciação acumulada e as perdas por redução ao valor recuperável acumuladas no início e no final do período; e * Baseado 13/7/2015 no MCASP Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 38

20 20 Divulgação Depreciação e Impairment Recomenda-se divulgar ainda, para cada grupo de ativo imobilizado reconhecido nas demonstrações contábeis a conciliação do valor contábil no início e no final do período, demonstrando os aumentos e reduções decorrentes de: - adições, baixas, aquisições por meio de combinações de negócios (fusão, p.e.); - reavaliações e perdas por redução ao valor recuperável; - perdas por desvalorização de ativos; e - depreciações. Terrenos Prédios Máquinas Saldo Inicial Adições Baixas Reavaliação Depreciação Red. Valor Recuperável Saldo Final 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 39 Divulgação Depreciação É necessário também divulgar: a) a depreciação quer seja reconhecida no resultado, quer como parte do custo de outros ativos, durante o período; e b) a depreciação acumulada no final do período. Recomenda-se que a entidade divulgue a natureza e o efeito de uma mudança de estimativa contábil que tenha impacto no período corrente ou que seja esperada por afetar períodos subsequentes. Para ativos imobilizados, tal divulgação pode resultar de mudanças de estimativas relativas a: a) valores residuais; b) custos estimados de desmontagem, remoção ou restauração de itens do ativo imobilizado; c) vidas úteis; e d) métodos de depreciação. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 40

21 21 Divulgação Reavaliação Caso uma classe do ativo imobilizado seja contabilizada a valores reavaliados, recomendase a seguinte divulgação: a) a data efetiva da reavaliação; b) o responsável ou os responsáveis (no caso de uma equipe interna de servidores); c) os métodos e premissas significativos aplicados à estimativa do valor justo dos itens; d) se o valor justo dos itens foi determinado diretamente a partir de preços observáveis em mercado ativo ou baseado em transações de mercado recentes realizadas sem favorecimento entre as partes ou se foi estimado usando outras técnicas de avaliação. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 41 Divulgação Outros tópicos Os usuários das demonstrações contábeis também podem entender que as informações seguintes são relevantes para as suas necessidades: a) O valor contábil do ativo imobilizado que esteja temporariamente ocioso; b) O valor contábil bruto de qualquer ativo imobilizado totalmente depreciado que ainda esteja em operação; c) O valor contábil de ativos imobilizados retirados de uso ativo; e d) O valor justo do ativo imobilizado, quando este for materialmente diferente do valor contábil apurado pelo método do custo. * Baseado no MCASP 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 42

22 22 Caso Prático: Contabilização no Reconhecimento Inicial Hipótese: Após levantamento de inventário visando identificar as existências físicas de itens do imobilizado, ainda não contabilizadas, certa entidade percebe que há diversos itens não registrados no patrimônio, em razão de doações recebidas de terceiros e não incorporadas. Como contabilizar o item do imobilizado no reconhecimento inicial? D: Ativo Imobilizado C: Patrimônio Líquido Resultados Acumulados Ajustes de Exercícios Anteriores 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 43 Caso Prático: Contabilização na Aquisição Hipótese: Aquisição de 100 cadeiras giratórias ao preço unitário de R$280,00. I Dados da DANFE: - preço unitário (com quatro dígitos de centavos): R$269, preço total: R$26.923,08 - valor de IPI (4% x preço total): R$1.076,92 - valor total da nota: R$28.000,00 - valor de ICMS (12% x valor total da nota, já embutido nele): R$3.360,00. II Demais dados: - preço unitário de tabela: R$300,00 - desconto comercial concedido pelo fornecedor (6,6667%): R$20,00 - desconto comercial total: R$2.000,00 - frete e seguro: R$350,00 e R$200,00 - gastos com publicação de edital de licitação: R$50,00 - custos administrativos gerais: R$37.000,00. 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 44

23 23 Caso Prático: Contabilização na Aquisição: Qual o valor de incorporação dos itens do imobilizado? Observe a memória de cálculo do valor de aquisição das 100 cadeiras giratórias: Preço de tabela:... R$30.000,00 - Desconto comercial:... R$2.000,00 = Preço de compra, incluídos IPI e ICMS:... R$28.000,00 + Gastos com frete:... R$350,00 + Gastos com seguro:... R$200,00 + Gastos com publicação do edital:... R$50,00 = Valor de aquisição do imobilizado:... R$28.600,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 45 Caso Prático: Contabilização na Aquisição Roteiro de contabilização para aquisição do imobilizado: I pelo valor de compra constante da nota fiscal eletrônica: D: Ativo Imobilizado Mobiliário em Geral...R$28.000,00 C: Ativo - Caixa e Equivalentes de Caixa...R$28.000,00 II pelo valor de pagamento do frete, seguro e publicação de edital, constante em documentos específicos: D: Ativo Imobilizado Mobiliário em Geral...R$600,00 C: Ativo - Caixa e Equivalentes de Caixa...R$600,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 46

24 24 Caso Prático: Contabilização na Produção Própria Hipótese: confecção de um armário em compensado, revestido em fórmica, medindo 2,10x0,31x0,47cm, conforme Guia de Produção de Material Permanente nº 25/2015. Sistema de acumulação: ordem de produção. Método de custeio: custeio por absorção. Posição patrimonial inicial da entidade: ATIVO PASSIVO Contas Posição Posição Contas Inicial Inicial Caixa 1.000,00 Equipamentos 3.000,00 (-) Depreciação Acumulada (500,00) Patrimônio Líquido 3.500,00 Ativo Total 3.500,00 Passivo Total 3.500,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 47 Caso Prático: Contabilização na Produção Própria Compra de materiais para atender à demanda: R$700,00. D: Ativo Estoque...R$700,00 C: Passivo Contas a Pagar...R$700,00 A posição patrimonial da entidade após a compra de materiais: ATIVO PASSIVO Contas Momento Posição Momento Posição Contas 1 Inicial 1 Inicial Caixa 1.000, ,00 Contas a Pagar 700,00 - Estoques 700,00 - Equipamentos 3.000, ,00 (-) Depreciação Acumulada (500,00) (500,00) Patrimônio Líquido 3.500, ,00 Ativo Total 4.200, ,00 Passivo Total 4.200, ,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 48

25 25 Caso Prático: Contabilização na Produção Própria Material direto estocado, consumido no processo de produção, requisitado ao almoxarifado: R$500,00. D: Ativo Produtos em Elaboração...R$500,00 C: Ativo Estoques...R$500,00 Balanço patrimonial após a apropriação do material direto: ATIVO PASSIVO Contas Momento Posição Momento Posição Contas 2 Inicial 2 Inicial Caixa 1.000, ,00 Contas a Pagar 700,00 - Estoques 200,00 - Produtos em Elaboração 500,00 - Equipamentos 3.000, ,00 (-) Depreciação Acumulada (500,00) (500,00) Patrimônio Líquido 3.500, ,00 Ativo Total 4.200, ,00 Passivo Total 4.200, ,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 49 Caso Prático: Contabilização na Produção Própria Mão de obra direta, apurada em Ficha de Controle de Tempo: R$600,00. Folha de pagamento total: R$3.000,00, incluindo a mão de obra direta (reconhecida como custo do produto): D: Ativo Produtos em Elaboração... R$600,00 D: VPD Pessoal e Encargos Sociais...R$2.400,00 C: Passivo Salários a Pagar...R$3.000,00 Balanço patrimonial após a apropriação da mão de obra direta: ATIVO PASSIVO Contas Momento Posição Momento Posição Contas 3 Inicial 3 Inicial Caixa 1.000, ,00 Salários a Pagar 3.000,00 - Estoques 200,00 - Contas a Pagar 700,00 - Produtos em Elaboração 1.100,00 - Equipamentos 3.000, ,00 (-) Depreciação Acumulada (500,00) (500,00) Patrimônio Líquido 1.100, ,00 Ativo Total 4.800, ,00 Passivo Total 4.800, ,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 50

26 26 Caso Prático: Contabilização na Produção Própria Levantamento dos custos indiretos de produção, por meio de rateio, atribuídos à confecção do item do imobilizado: - depreciação dos equipamentos da produção: R$20,00 - energia elétrica da produção: R$10,00 - material indireto da produção consumido: R$40,00. - mão de obra indireta da produção: R$50,00 I - Apropriação da depreciação dos equipamentos da produção: D: Ativo Produtos em Elaboração...R$20,00 C: Ativo (-) Depreciação Acumulada...R$20,00 II - Apropriação de gastos de energia elétrica ao produto em elaboração: D: Ativo Produtos em Elaboração...R$10,00 C: Passivo Contas a Pagar (energia elétrica)...r$10,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 51 Caso Prático: Contabilização na Produção Própria III - Apropriação dos materiais indiretos ao produto em elaboração: D: Ativo Produtos em Elaboração...R$40,00 C: Ativo Estoques...R$40,00 IV - Apropriação da mão de obra indireta ao produto em elaboração: D: Ativo Produto em Elaboração...R$50,00 C: Passivo Salários a Pagar...R$50,00 Balanço patrimonial após a apropriação dos custos indiretos ao produto: ATIVO PASSIVO Contas Momento Posição Momento Posição Contas 4 Inicial 4 Inicial Caixa 1.000, ,00 Salários a Pagar 3.050,00 - Estoques 160,00 - Contas a Pagar 710,00 - Produtos em Elaboração 1.220,00 - Equipamentos 3.000, ,00 (-) Depreciação Acumulada (520,00) (500,00) Patrimônio Líquido 1.100, ,00 Ativo Total 4.860, ,00 Passivo Total 4.860, ,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 52

27 27 Caso Prático: Contabilização na Produção Própria Finalizado o processo de produção, os valores apropriados na conta Produtos em Elaboração são transferidos para a conta Produtos Acabados: D: Ativo Produtos Acabados...R$1.220,00 C: Ativo Produtos em Elaboração...R$1.220,00 O balanço patrimonial irá evidenciar a finalização do processo de produção: ATIVO PASSIVO Contas Momento Posição Momento Posição Contas 5 Inicial 5 Inicial Caixa 1.000, ,00 Salários a Pagar 3.050,00 - Estoques 160,00 - Contas a Pagar 710,00 - Produtos em Elaboração - - Produtos Acabados 1.220,00 - Equipamentos 3.000, ,00 (-) Depreciação Acumulada (520,00) (500,00) Patrimônio Líquido 1.100, ,00 Ativo Total 4.860, ,00 Passivo Total 4.860, ,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 53 Caso Prático: Contabilização na Produção Própria Após o tombamento do imobilizado, é efetuada sua reclassificação para a conta específica do ativo imobilizado: D: Ativo Imobilizado Mobiliário em Geral...R$1.220,00 C: Ativo Produtos Acabados...R$1.220,00 Balanço patrimonial com a posição final do processo de produção interna: ATIVO PASSIVO Contas Momento Posição Momento Posição Contas 6 Inicial 6 Inicial Caixa 1.000, ,00 Salários a Pagar 3.050,00 - Estoques 160,00 - Contas a Pagar 710,00 - Mobiliário em Geral 1.220,00 - Equipamentos 3.000, ,00 (-) Depreciação Acumulada (520,00) (500,00) Patrimônio Líquido 1.100, ,00 Ativo Total 4.860, ,00 Passivo Total 4.860, ,00 13/7/2015 Prof. Glauber Mota (DISTRIBUIÇÃO GRATUITA) 54

28 28 DEPRECIAÇÃO, REAVALIAÇÃO E IMPAIRMENT DO IMOBILIZADO É possível estimar o tempo de uso dos benefícios econômicos ou potencial de serviços do imobilizado? Não A vida útil é indefinida. Sim Rever anualmente. A vida útil é definida. Não deve ser depreciado. Delimitada com precisão? Sim Não Fazer o teste de recuperabilidade Usar método de depreciação compatível com o padrão de uso. Usar método de depreciação cotas constantes. Avaliado pelo Modelo de custo? Sim Não Fazer Reavaliação (*) 13/7/ EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Julgue as afirmativas a seguir e aponte as verdadeiras e as falsas: 1. ( ) Valor recuperável é o valor a ser obtido pela venda de um ativo em transações em bases comutativas, entre partes conhecedoras e interessadas, menos as despesas estimadas de venda. Falso. O valor a ser obtido pela venda de um ativo em transações em bases comutativas, entre partes conhecedoras e interessadas, menos as despesas estimadas de venda é o valor líquido de venda. 2. ( ) Os gastos posteriores ao registro do imobilizado serão incorporados somente no caso de haver possibilidade de obtenção de benefícios econômicos futuros. Falso. Os gastos posteriores ao registro do imobilizado podem ser incorporados também no caso de serem capazes de gerar potencial de serviços. 3. ( ) O ativo imobilizado será avaliado ao longo de sua vida útil econômica com base no valor de aquisição, produção ou construção. Falso. Ao longo de sua vida útil, o imobilizado será também avaliado considerando a depreciação, a redução ao valor recuperável, a reavaliação etc. 4. ( ) O princípio do reconhecimento não se aplica a custos subsequentes à obtenção do imobilizado relativos à manutenção periódica dele. Verdadeiro. 5. ( ) Uma entidade deve reconhecer no valor contábil do imobilizado o custo de reposição de partes dele, sempre que houver uma melhoria significativa ou adição complementar significativa e desde que o custo possa ser mensurado com segurança. Verdadeiro.

29 29 6. Com referência aos critérios de mensuração do imobilizado, indique a alternativa correta. A) O valor de aquisição inclui o preço de compra, acrescido de impostos de importação e tributos não recuperáveis, bem com abatimentos e descontos comerciais. B) Quando um item do imobilizado é obtido por meio de transação sem contraprestação, deve-se utilizar o valor justo apurado na data da transação. C) Na mensuração de itens do imobilizado obtidos por produção própria são computados os custos de material direto, de mão de obra direta e os custos indiretos relacionados ao processo de produção, tais como gastos administrativos e de venda. D) Na permuta de itens do imobilizado será utilizado o valor justo do ativo cedido, mesmo que a operação não tenha natureza comercial. A) Falso. O valor de aquisição inclui o preço de compra, acrescido de impostos de importação e tributos não recuperáveis, líquido de abatimentos e descontos comerciais. B) Verdadeiro. C) Falso. Na mensuração de itens do imobilizado obtidos por produção própria não são computados os gastos administrativos e de venda. D) Falso. Na permuta de itens do imobilizado será utilizado o valor justo do ativo cedido, exceto se a operação não tiver natureza comercial ou os valores justos não puderem ser mensurados com segurança. 7. Assinale as alternativas em que os custos ou gastos devem ser incorporados ao ativo imobilizado: A) Gastos com partes sobressalentes principais e equipamentos em espera, se a entidade tenciona utilizá-los por mais de um período. B) Gastos com itens individualmente insignificantes, mas de valor representativo no conjunto, em que há potencial de serviços e o custo é mensurado confiavelmente. C) Custo de reposição de partes significativas do imobilizado, em que há benefícios econômicos futuros e o valor justo pode ser mensurado confiavelmente. D) Custos com inspeções regulares importantes em busca de falhas, se necessárias para o item funcionar adequadamente e desde que os critérios de reconhecimento sejam satisfeitos e independentemente de substituição de peças. Todas as alternativas são verdadeiras. 8. Com relação ao método de custo e ao método de reavaliação, analise as afirmativas a seguir e aponte a falsa: A) Uma entidade deve escolher o modelo de custo ou o método de reavaliação como sua política contábil e deve aplicar tal política para uma classe inteira do ativo imobilizado. B) O modelo de custo consiste em valorar um item do imobilizado com base no valor de aquisição, custo de produção ou de construção menos a depreciação acumulada e a redução ao valor recuperável acumulada. C) De acordo com as NICSP (IPSAS 17 Ativo Imobilizado), o método de reavaliação implica manter um item do imobilizado pelo valor justo à data da reavaliação menos a depreciação acumulada. D) A reavaliação é uma alternativa em relação ao custo, útil para assegurar que o valor contábil de determinados ativos não difira do seu valor justo na data do balanço patrimonial. Letra C. De acordo com as NICSP (IPSAS 17 Ativo Imobilizado), o método de reavaliação implica manter um item do imobilizado pelo valor justo à data da reavaliação menos a depreciação acumulada e a redução ao valor recuperável acumulada. 9. Quanto às características dos bens de uso comum, examine as afirmativas a seguir e aponte as falsas: A) Os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos públicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doação, serão incluídos no ativo não circulante da entidade responsável pela sua administração ou controle, estejam ou não afetos a sua atividade operacional. B) Os bens de uso comum podem ser encontrados em duas classes de ativos: ativos de infraestrutura e bens do patrimônio cultural. C) Os bens do patrimônio cultural são bens imóveis que normalmente podem ser conservados por um número significativamente maior de anos que os demais imóveis. Além disso, eles podem estar sujeitos a restrições na alienação. D) Os ativos de infraestrutura caracterizam-se pela sua significância histórica, cultural ou ambiental. Estes ativos são raramente mantidos para gerar entradas de caixa e pode haver obstáculos legais ou sociais para usálos em tais propósitos. Falsa: C. Os bens imóveis que normalmente podem ser conservados por um número significativamente maior de anos que os demais imóveis e que podem estar sujeitos a restrições na alienação são ativos de infraestrutura. Falsa: D. Os bens que se caracterizam pela sua significância histórica, cultural ou ambiental e que são raramente mantidos para gerar entradas de caixa e pode haver obstáculos legais ou sociais para usá-los em tais propósitos são bens do patrimônio cultural.

CPC 27 - IMOBILIZADO A Lei nº 6.404/76, mediante seu art. 179, inciso IV,conceitua como contas a serem classificadas no Ativo Imobilizado:

CPC 27 - IMOBILIZADO A Lei nº 6.404/76, mediante seu art. 179, inciso IV,conceitua como contas a serem classificadas no Ativo Imobilizado: CPC 27 - IMOBILIZADO A Lei nº 6.404/76, mediante seu art. 179, inciso IV,conceitua como contas a serem classificadas no Ativo Imobilizado: Os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.10 AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS EM ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO Conteúdo

Leia mais

CPC 27 - IMOBILIZADO. Prof. Ms. Maurício F. Pocopetz

CPC 27 - IMOBILIZADO. Prof. Ms. Maurício F. Pocopetz CPC 27 - IMOBILIZADO Prof. Ms. Maurício F. Pocopetz OBJETIVO É estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários possam discernir a informação sobre o investimento da

Leia mais

Palestra. Ativo Imobilizado Regras Atualização. Maio Elaborado por: Alvaro Augusto Ricardino Filho

Palestra. Ativo Imobilizado Regras Atualização. Maio Elaborado por: Alvaro Augusto Ricardino Filho Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

IMOBILIZADO CPC - 27

IMOBILIZADO CPC - 27 IMOBILIZADO CPC - 27 Prof. Ms. Maurício F. Pocopetz OBJETIVO É estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários possam discernir a informação sobre o investimento da

Leia mais

MCASP ESQUEMATIZADO 1 Parte II Procedimentos Contábeis Patrimoniais

MCASP ESQUEMATIZADO 1 Parte II Procedimentos Contábeis Patrimoniais MCASP ESQUEMATIZADO 1 Parte II Procedimentos Contábeis Patrimoniais COMPOSIÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS (MCASP Parte II) O patrimônio público é estruturado em três grupos:

Leia mais

CPC 28. Propriedade para Investimento. Balanço Patrimonial - Grupos. Definição de PI. Investimentos Participações Permanentes em outras sociedades

CPC 28. Propriedade para Investimento. Balanço Patrimonial - Grupos. Definição de PI. Investimentos Participações Permanentes em outras sociedades CPC 28 Propriedade para Investimento PAULA NARDI Balanço Patrimonial - Grupos Ativo Circulante ATIVO Ativo Não Circulante Ativo Realizável a Longo Prazo Investimento Propriedade para Investimento Imobilizado

Leia mais

CURSO DA NOVA CONTABILDIADE DISCIPLINA DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS Profa. Angelita Adriane de Conto EXERCÍCIOS

CURSO DA NOVA CONTABILDIADE DISCIPLINA DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS Profa. Angelita Adriane de Conto EXERCÍCIOS CURSO DA NOVA CONTABILDIADE DISCIPLINA DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS Profa. Angelita Adriane de Conto EXERCÍCIOS 1 Relacione cada alternativa: a) Neste primeiro momento, por se tratar de uma

Leia mais

ATIVO IMOBILIZADO. Prof. Me. Reiner Botinha. Doutorando em Contabilidade Financeira PPGCC-FACIC/UFU

ATIVO IMOBILIZADO. Prof. Me. Reiner Botinha. Doutorando em Contabilidade Financeira PPGCC-FACIC/UFU Prof. Me. Reiner Botinha Doutorando em Contabilidade Financeira PPGCC-FACIC/UFU 1 Item de grande expressividade e importância para a empresa; Importante conhecer o objetivo da norma que orienta o processo

Leia mais

Quais são os objetivos do tópico... DETALHAMENTO DOS REGISTROS CONTÁBEIS 6. Imobilizado, Intangível e Impairment.

Quais são os objetivos do tópico... DETALHAMENTO DOS REGISTROS CONTÁBEIS 6. Imobilizado, Intangível e Impairment. USP-FEA Curso de Administração Disciplina: EAC0111-Contabilidade e Análise de Balanço DETALHAMENTO DOS REGISTROS CONTÁBEIS 6., Intangível e Impairment Profa. Dra. Joanília Cia (joanilia@usp.br) 1 Quais

Leia mais

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS 10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS Os principais critérios adotados na elaboração das demonstrações financeiras são como segue: (a) Apuração do resultado O resultado

Leia mais

Bicicletas Monark S.A.

Bicicletas Monark S.A. Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2018 e 2017 (Em milhares de Reais) ATIVO Notas 2018 2017 Circulante Caixa e equivalentes de caixa 3 150.534 158.553 Contas a receber de clientes - 4.209 5.598

Leia mais

Oficina Técnica. Imobilizado, Intangível e Impairment. Maio/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Oficina Técnica. Imobilizado, Intangível e Impairment. Maio/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Normas

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS CPC. CPC 27 Ativo Imobilizado e Depreciação. Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS CPC. CPC 27 Ativo Imobilizado e Depreciação. Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27 Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27 O Ponto chave a ser considerado com o Pronunciamento Técnico CPC 27 referente a contabilização dos ativos imobilizado, são exatamente o reconhecimento

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 12. Mudanças em Passivos por Desativação, Restauração e Outros Passivos Similares

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 12. Mudanças em Passivos por Desativação, Restauração e Outros Passivos Similares COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 12 Mudanças em Passivos por Desativação, Restauração e Outros Passivos Similares Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRIC

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

CPC 27 ATIVO IMOBILIZADO

CPC 27 ATIVO IMOBILIZADO CPC 27 ATIVO IMOBILIZADO Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 16 Considerações Iniciais Conceito de imobilizado Reconhecimento inicial do custo Critério de avaliação dos ativos imobilizados

Leia mais

Ativo Imobilizado. Lista de Exercícios 3

Ativo Imobilizado. Lista de Exercícios 3 Ativo Imobilizado Lista de Exercícios 3 1. (CFC 2012) Uma sociedade empresária apresentou os seguintes dados relativos a um bem registrado no Imobilizado da empresa: Descrição Saldos em 31.12.2011 Custo

Leia mais

Contabilidade Orçamentária e Patrimonial

Contabilidade Orçamentária e Patrimonial Contabilidade Orçamentária e Patrimonial EVOLUÇÃO LEGAL 4320/64 LRF NBCT S ENFOQUES DA CONTABILIDADE EFEITOS NO PATRIMÔNIO IMPACTO NO FLUXO DE CAIXA RECEITAS E DESPESAS (BASE MODIFICADA) Contabilidade

Leia mais

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E 2010 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi criado pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, com alterações, e tem como principais atividades:

Leia mais

CPC 31 ATIVO NÃO CIRCULANTE MANTIDO PARA VENDA. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 31 ATIVO NÃO CIRCULANTE MANTIDO PARA VENDA. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 31 ATIVO NÃO CIRCULANTE MANTIDO PARA VENDA Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento Técnico é estabelecer a contabilização de ativos não circulantes mantidos para venda (colocados

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6 QUESTIONÁRIO 6 (Questões Exame de Suficiência 1 2013) 2. Relacione os grupos do Ativo descritos, na primeira coluna, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção

Leia mais

Proposta de NBC TSP 08 Ativo Intangível. Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (GA/NBC TSP)

Proposta de NBC TSP 08 Ativo Intangível. Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (GA/NBC TSP) Proposta de NBC TSP 08 Ativo Intangível Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (GA/NBC TSP) Contexto NBC TSP 08 Ativo Intangível: Norma Internacional Convergida

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.9 DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO Conteúdo Item DISPOSIÇÕES GERAIS 1 OBJETIVOS E

Leia mais

Imobilizado. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato

Imobilizado. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato Imobilizado Contabilidade - Prof: Fernando Aprato De acordo com o art. 179, IV, da Lei 6.404/76, são classificados no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção

Leia mais

A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO

A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO Lei nº 6.404/76 art. 176 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos

Leia mais

Palestra do Projeto Saber Contábil: CPC 27 Ativo Imobilizado e sua aplicação

Palestra do Projeto Saber Contábil: CPC 27 Ativo Imobilizado e sua aplicação Palestra do Projeto Saber Contábil: CPC 27 Ativo Imobilizado e sua aplicação Instrutor Prof. Marcelo Muzy do Espirito Santo Vice Coordenador CEDFC São Bernardo Sindcont SP 18/05/2017 CPC 27 Ativo Imobilizado

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal nos termos da Lei n 4.324/64

Leia mais

CPC 32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO

CPC 32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO CPC 32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO INTRODUÇÃO No Brasil os impostos incidentes sobre o lucro são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ; 15% sobre o lucro; 10% de adicional de IRPJ sobre o lucro de R$ 20.000,00

Leia mais

Ajuste a valor justo dos ativos imobilizados da empresa XYZ LTDA na adoção inicial das IFRS

Ajuste a valor justo dos ativos imobilizados da empresa XYZ LTDA na adoção inicial das IFRS Ajuste a valor justo dos ativos imobilizados da empresa XYZ LTDA na adoção inicial das IFRS Caso real Sobre o estudo No estudo realizado, aplicou-se o CPC PME - NBC TG 1000 Contabilidade para Pequenas

Leia mais

Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos.

Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos. CPC 30 - RECEITAS OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é: Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos. A questão primordial na contabilização

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE

ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 CONTEÚDO

Leia mais

ANO XXVI ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2015

ANO XXVI ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2015 ANO XXVI - 2015-3ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2015 ASSUNTOS CONTÁBEIS ASSINATURA DE JORNAIS E REVISTAS CONTABILIZAÇÃO... Pág. 705 ATIVO IMOBILIZADO - CONSIDERAÇÕES GERAIS... Pág.

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018 (Em Reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018 (Em Reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018 (Em Reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal nos termos da Lei n 4.324/64

Leia mais

Prof. Esp. Salomão Soares

Prof. Esp. Salomão Soares Prof. Esp. Salomão Soares A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27. Ativo Imobilizado. Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 16

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27. Ativo Imobilizado. Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 16 COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27 Ativo Imobilizado Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 16 Conteúdo Item OBJETIVO 1 ALCANCE 2 5 DEFINIÇÕES 6 RECONHECIMENTO

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em Reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em Reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em Reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal nos termos da Lei n 4.324/64

Leia mais

APÊNDICE NORMAS COMPLEMENTERES SOBRE DEPRECIAÇÃO TABELA 1 TABELA DE REFERÊNCIA PARA DEPRECIAÇÃO

APÊNDICE NORMAS COMPLEMENTERES SOBRE DEPRECIAÇÃO TABELA 1 TABELA DE REFERÊNCIA PARA DEPRECIAÇÃO APÊNDICE NORMAS COMPLEMENTERES SOBRE DEPRECIAÇÃO TABELA 1 TABELA DE REFERÊNCIA PARA DEPRECIAÇÃO CONTA TÍTULO VIDA ÚTIL (ANOS) VALOR RESIDUAL 1.2.2.2.01 BENS MÓVEIS 10 10% 1.2.2.2.01.01.001 MÓVEIS E UTENSÍLIOS

Leia mais

CPC 28 PROPRIEDADE PARA INVESTIMENTO. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 28 PROPRIEDADE PARA INVESTIMENTO. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 28 PROPRIEDADE PARA INVESTIMENTO Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil de propriedades para investimento e respectivos requisitos de

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 11. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 11. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 11 Valter Ferreira 4.17. A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios

Leia mais

Caderno de Prova A01, Tipo 005

Caderno de Prova A01, Tipo 005 PROVA OBJETIVA P2 CONHECIMENTOS BÁSICOS Contabilidade Geral 1. Em 30/11/2017, a empresa TecnoBite, que atua no setor de revenda de computadores, apresentava a seguinte situação patrimonial: Caixa e Equivalentes

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27. Ativo Imobilizado. Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 16

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27. Ativo Imobilizado. Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 16 COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27 Ativo Imobilizado Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 16 Sumário Item OBJETIVO 1 ALCANCE 2 5 DEFINIÇÕES 6 RECONHECIMENTO

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Estoques Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Estoques Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Estoques Parte 2 Prof. Cláudio Alves À luz do Pronunciamento CPC 16 (R1), temos as seguintes definições: Estoques são ativos: a) mantidos para venda no curso normal

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 29 Sumário Item ALCANCE 1 4 ATUALIZAÇÃO

Leia mais

OBJETIVOS. O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques.

OBJETIVOS. O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. 1 CPC 16 ESTOQUES OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido

Leia mais

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 CONTEÚDO

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Patrimônio Público Prof. Cláudio Alves De acordo com o que preconiza o Princípio de Contabilidade da Entidade, o objeto da Contabilidade é o patrimônio,

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 23/2018. Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis

NOTA TÉCNICA Nº 23/2018. Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis NOTA TÉCNICA Nº 23/2018 Brasília, 11 de setembro de 2018. ÁREA: TÍTULO: Contabilidade Pública Procedimentos Contábeis de Depreciação e Reavaliação de Bens Móveis e Imóveis REFERÊNCIAS: Lei nº 4.320/1964

Leia mais

Caderno de Prova 04, Tipo 001

Caderno de Prova 04, Tipo 001 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Em 31/12/2016 a Cia. das Flores apresentava os seguintes saldos para as contas componentes do seu Patrimônio Líquido: Capital Social... R$ 500.000,00 Reservas de Capital...

Leia mais

CPC 06 LEASING. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 06 LEASING. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 06 LEASING Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVO Este pronunciamento estabelece os princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de arrendamentos. O objetivo é garantir que arrendatários

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 (Em Reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 (Em Reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 (Em Reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal nos termos da Lei n 4.324/64

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. Conceito... 17 2. Técnicas contábeis... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

COSIF Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade editadas pelo IASB URA 03 Maio/10

COSIF Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade editadas pelo IASB URA 03 Maio/10 COSIF Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade editadas pelo IASB URA 03 Maio/10 1- Normas Editadas pelo CMN -Resolução nº 3.533 -Resolução nº 3.534 -Resolução nº 3.565 -Resolução nº 3.566

Leia mais

Oficina Técnica. Demonstrações dos Fluxos de Caixa. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Oficina Técnica. Demonstrações dos Fluxos de Caixa. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos e o reflexo nas DCASP. Lucy Fátima de Assis Freitas

Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos e o reflexo nas DCASP. Lucy Fátima de Assis Freitas Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos e o reflexo nas DCASP. Lucy Fátima de Assis Freitas CASP : CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO ASPECTOS: ORÇAMENTÁRIO PATRIMONIAL FISCAL CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira 1.1 Introdução... 1 1.2 Objetivos da contabilidade... 1 1.3 Usuários e suas necessidades de informação... 2 1.4 Principais

Leia mais

NBC TG 32 (R4) IAS 12 CPC 32 NBC TG 32 (R4)

NBC TG 32 (R4) IAS 12 CPC 32 NBC TG 32 (R4) Tributos sobre o lucro Aplicação Prática envolvendo a NBC TG 32 (R4) IAS 12 CPC 32 NBC TG 32 (R4) Programa Introdução Definições de lucros pelas Normas Contábeis e pelo Regulamento Fiscal Exemplos práticos

Leia mais

Contabilidade Geral. Estoques. Professor Rodrigo Machado.

Contabilidade Geral. Estoques. Professor Rodrigo Machado. Contabilidade Geral Estoques Professor Rodrigo Machado www.acasadoconcurseiro.com.br Contabilidade Geral CPC 16 (R1) ESTOQUES Objetivo Alcance Definições Mensuração de estoque Reconhecimento no resultado

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.136/08 Aprova a NBC T 16.9 Depreciação, Amortização e Exaustão. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalização

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2017 (Valores expressos em reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2017 (Valores expressos em reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2017 (Valores expressos em reais) 1. Contexto Operacional A Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança ABRACE é uma organização

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 2 Prof. Cláudio Alves Segundo o CPC 03, a apresentação da demonstração dos fluxos de caixa se assemelha bastante com a ditada

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

DEPRECIAÇÃO

DEPRECIAÇÃO 1 de 6 31/01/2015 14:53 DEPRECIAÇÃO Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil (NBC T 19.1 - Ativo Imobilizado), ou seja, o registro da redução do valor

Leia mais

Ativo Não Circulante Mantido para Venda (CPC 31 / IFRS 5). Por Ivandro Oliveira [1]

Ativo Não Circulante Mantido para Venda (CPC 31 / IFRS 5). Por Ivandro Oliveira [1] Ativo Não Circulante Mantido para Venda (CPC 31 / IFRS 5). Por Ivandro Oliveira [1] O CPC 31 / IFRS 5 compreende os ativos não circulante mantidos para venda e as operações descontinuadas mas vamos falar

Leia mais

Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN

Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN Demonstrações Contábeis Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Demonstrações Contábeis O artigo 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece : Ao final de cada exercício

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Contas Natureza da Conta Saldo Aumenta Diminui Patrimoniais Ativo Devedora D C Passivo Credora C D PL Credora C D Resultado Receita

Leia mais

CPC 01 - VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 01 - VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 01 - VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS Prof. Mauricio Pocopetz APLICAÇÃO Observação O CPC 01 não se aplica somente ao ativo imobilizado; Praticamente todo ativo está sujeito ao teste de recuperação; OBJETIVOS

Leia mais

Práticas Contábeis e Neutralidade Tributária

Práticas Contábeis e Neutralidade Tributária III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/FDUSP-DEF Práticas Contábeis e Neutralidade Tributária Essência econômica ou Forma Jurídica Subjetivismo responsável x Objetividade jurídica

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4 Tópico 4 1. (ESAF/CVM/2001/Analista/Adaptada) Para a Contabilidade Pública, variação patrimonial decorre de alteração de valor de qualquer elemento integrante do patrimônio público. Dito isso, não se pode

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 6

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 6 Tópico 6 1. (ESAF/APO/2010) Assinale a opção cujo fato administrativo é objeto da contabilidade aplicada ao setor público e que afeta positivamente a situação patrimonial líquida do ente. a) Recebimento,

Leia mais

Curso intensivo CFC

Curso intensivo CFC Curso intensivo CFC 2018.1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS Contabilidade Geral Prof. Osvaldo Marques 1 Q. 1 Utilizando a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), temos: Custo dos Produtos Vendidos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 14. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 14. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 14 Valter Ferreira Reconhecimento de despesas 4.49. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo

Leia mais

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas:

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas: Objeto, objetivo e finalidade Contabilidade Conceitos iniciais - Ativo Objeto: o patrimônio Objetivo: estudo, controle e apuração do resultado Finalidade: Fornecer informações econômicas e financeira sobre

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Prof. Cláudio Alves De acordo com o MCASP, a redução ao valor recuperável (impairment) representa a redução nos benefícios econômicos futuros

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL Profª. Camila Gomes Balanço Patrimonial Ativo Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo: III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012 Publicada no D.O.U nº 223, de 20/11/2012 Seção 1 p. 140 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 428, de 19 de novembro de 2012 Cria o Manual de Procedimentos para a Depreciação dos Bens Patrimoniais no âmbito do Sistema

Leia mais

Propriedades para Investimento CPC 28/ IAS 40

Propriedades para Investimento CPC 28/ IAS 40 Propriedades para Investimento CPC 28/ IAS 40 EAC 0481 Contabilidade Intermediária II 1 Propriedades para Investimento O que é e como deve ser avaliada? 2 Propriedades para Investimento É a propriedade

Leia mais

CPC 06 LEASING. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 06 LEASING. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 06 LEASING Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVO Este pronunciamento estabelece os princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de arrendamentos. O objetivo é garantir que arrendatários

Leia mais

Nome: Prontuáro. Curso: PÓS EM IFRS- NORMAS INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE

Nome: Prontuáro. Curso: PÓS EM IFRS- NORMAS INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE Nome: Prontuáro Curso: PÓS EM IFRS- NORMAS INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE 1. Suponha-se que a Tamborzé-se tenha adquirido um equipamento por 1.000.000,00 e encontra-se com uma depreciação acumulada de

Leia mais

Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017

Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (FUFSCar) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017 As Demonstrações Contábeis (DCON) são regidas pela NBC TSP Estrutura Conceitual

Leia mais

2 o Simulado de Contabilidade com Questões Comentadas

2 o Simulado de Contabilidade com Questões Comentadas Caros alunos, temos muito o interesse na sua aprovação. Por conta disso, estamos disponibilizando um simulado inteiramente gratuito para você. O interesse é que vocês vejam o tempo gasto para responder

Leia mais

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... Sumário Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 15 1. CONCEITO... 15 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 15 2.1. Escrituração... 16 2.2. Demonstrações contábeis... 16 2.3. Análise de balanços... 16 2.4.

Leia mais

ATIVO NÃO CIRCULANTE - IMOBILIZADO -

ATIVO NÃO CIRCULANTE - IMOBILIZADO - ATIVO NÃO CIRCULANTE - IMOBILIZADO - (Cap 11 CPCs 27) EAC-106 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Prof. Renê Coppe Pimentel Renê Coppe Pg. 1 ATIVO NÃO CIRCULANTE - IMOBILIZADO Compõe-se de bens corpóreos destinados

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 18. Custos de Remoção de Estéril (Stripping) de Mina de Superfície na Fase de Produção

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 18. Custos de Remoção de Estéril (Stripping) de Mina de Superfície na Fase de Produção COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 18 Custos de Remoção de Estéril (Stripping) de Mina de Superfície na Fase de Produção Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade

Leia mais

O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques.

O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. 1 CPC 16 ESTOQUES OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido

Leia mais

CPC 33 BENEFÍCIOS A EMPREGADOS

CPC 33 BENEFÍCIOS A EMPREGADOS CPC 33 BENEFÍCIOS A EMPREGADOS OBJETIVOS 1. O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer a contabilização e a divulgação dos benefícios concedidos aos empregados. Para tanto, este Pronunciamento requer

Leia mais

Teste de Recuperabilidade (Impairment)

Teste de Recuperabilidade (Impairment) Teste de Recuperabilidade (Impairment) Elsa Martins dos Reis Geysa Amanda Pereira Martins Karina Teixeira Pires Milena Vieira Soares Thyálita Dyalean Ribeiro Rocha Em que consiste o Teste de Recuperabilidade?

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Parte 2 Prof. Cláudio Alves A questão primordial na contabilização das receitas é determinar quando reconhecê-las. A receita deve ser reconhecida quando

Leia mais

Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas)

Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas) Módulo 2 Egbert 1 Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas) 2 1. Provisões São contas de natureza credora, que podem representar:

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE... 21 1. Conceito de contabilidade... 21 2. Objeto... 22 3. Campo de aplicação... 23 4. Objetivos... 23 5.

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 23 (IASB BV 2011) Sumário OBJETIVO 1 Item ALCANCE 2

Leia mais

PROVA DE CONTABILIDADE. Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO:

PROVA DE CONTABILIDADE. Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO: 18 PROVA DE CONTABILIDADE QUESTÃO 41 Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO: a) Compreende os recebimentos efetuados e os provenientes de apropriação da despesa orçamentária,

Leia mais

Contabilidade Avançada para a CVM. Ativo Imobilizado. Gabriel Rabelo Luciano Rosa

Contabilidade Avançada para a CVM. Ativo Imobilizado. Gabriel Rabelo Luciano Rosa Ativo Imobilizado Gabriel Rabelo Luciano Rosa 8 Ativo Imobilizado: Reconhecimento inicial. Depreciação. Mensuração subseqüente (reavaliação). Gastos subseqüentes e alteração na vida útil. Alienação. ÍNDICE

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 34. Exploração (*) e Avaliação de Recursos Minerais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 34. Exploração (*) e Avaliação de Recursos Minerais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 34 Exploração (*) e Avaliação de Recursos Minerais (*) exploração, no contexto deste Pronunciamento, se refere à fase entre a obtenção do

Leia mais

Positivo Informática da Amazônia Ltda.

Positivo Informática da Amazônia Ltda. Positivo Informática da Amazônia Ltda. Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil, apurado por meio dos Livros Contábeis, na data-base de 31 de maio de 2015 Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Leia mais

Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1

Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1 Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1 Objetivos dos Relatórios Financeiros Desem -penho Fluxos de Caixa Posição Financeira e Patrimonial Usuário Externo Propriedade X Gestão Projeção do Futuro Fluxos

Leia mais