Construção de Unidade Vibratória com peneiras para brita

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construção de Unidade Vibratória com peneiras para brita"

Transcrição

1 Construção de Unidade Vibratória com peneiras para brita

2 RESUMO: A brita, na ferrovia, é o elemento responsável por absorver os esforços aplicados pelo trem e distribuí-los sobre o sublastro, trabalhar como elemento elástico e prover drenagem. Durante o trabalho normal da ferrovia, a brita sofre o processo chamado de laqueamento, onde, devido aos esforços sofridos, a brita se degrada e transforma-se em pó, de modo que, após alguns anos de uso, a brita no trecho necessita ser substituída. Durante o processo, toda a brita é retirada da via e descartada, porém, parte dessa brita ainda possui condições de uso. A peneira possui duas malhas, que selecionam a brita por diâmetro máximo e mínimo, permitindo assim seu reúso, reduzindo custos e impacto ambiental. A peneira é acionada por dois motovibradores, que excitam a caixa interna para acelerar o processo. A alimentação é realizada diretamente através da pá carregadeira. Após o processo de peneiramento, a peneira descarrega a brita diretamente sobre o vagão de brita, para aplicação na via.

3 1. Histórico Como componente da superestrutura da via permanente, o lastro de pedras britadas tem como finalidade garantir a estabilidade da linha, possibilitar a rápida drenagem das á- guas pluviais e garantir a segurança no tráfego de trens, que é fator primordial nas empresas de transporte de passageiros, principalmente em linhas de Metrô, onde velocidade e aceleração são fatores de crucial importância. A vida útil do lastro é influenciada pelas cargas por eixo dos veículos, velocidades de tráfego e a periodicidade com que a manutenção é praticada. O trabalho de substituição de lastro pode ser feito de forma manual utilizando um grande número de operários, com um tempo enorme de serviço para um único trecho de via ou utilizando uma máquina auto-propelida denominada desguarnecedora de lastro, que devido ao seu sistema operacional com esteiras horizontais, não é aplicável a ferrovias onde a energia elétrica de tração dos trens é transmitida através de um trilho condutor chamado de terceiro trilho. No caso específico do Rio de Janeiro, que adquire brita em pequeno volume para lastro ferroviário, as pedreiras regionais não possuem estrutura para fornecer brita para lastro nos padrões necessários aos sistemas ferroviários. Contemplando essa dificuldade, a equipe de Estruturas da Gerência de Engenharia de Manutenção começou a estudar e promover diversas ações no sentido de otimizar todo o processo de troca de lastro. 2. O lastro de brita 2.1. A troca do lastro A operação de troca de brita é realizada no período noturno, após a operação comercial, visto que as linhas principais são formadas por duas vias que ficam em tráfego constante, não possibilitando a liberação de trechos para serviços de manutenção durante o dia. O período disponível para a manutenção é de aproximadamente 3 horas diárias, o que exige alta eficiência em todas as etapas do processo. O processo é composto basicamente por três fases: Desguarnecimento 1, reguarnecimento 2 e socaria 3. 1 Desguarnecimento: Processo de retirada da brita da via 2 Reguarnecimento: Processo onde a brita é recolocada na via para recompor o lastro ferroviário 3 Socaria: Processo onde a brita é empurrada para baixo dos dormentes e compactada para elevar a resistência mecânica do lastro à passagem do trem.

4 Figura 1 Distribuição das etapas para a operação de troca de brita O comboio utilizado no serviço é formado por uma esteira transportadora inclinada, vagão Hopper, trackmobile ou caminhão de linha. Desguarnecimento: O desguarnecimento é realizado manualmente, através de operadores que, utilizando garfos metálicos, também chamados de gadanhos, retiram a brita do leito da via e a lançam sobre a moega da esteira de brita, que por sua vez encaminha a brita para o vagão plataforma. Essa brita é descartada. Reguarnecimento: O vagão Hopper, carregado de brita nova é estacionado sobre o trecho desguarnecido, e então os operários lançam com os garfos a brita nova sobre o trecho. Socaria semi-mecanizada: Após o deslocamento do vagão hopper, é realizada a socaria semi-mecanizada no trecho, através de pés de pato acoplados a motovibradores. O processo completo possui rendimento aproximado de 3,07m³/h com a utilização de um efetivo de 10 pessoas Lastro Padrão O lastro padrão utilizado pela ferrovia necessita atender a uma série de propriedades físicas e mecânicas para garantir a estabilidade da via permanente durante as solicitações aplicadas pelo Material Rodante ao trecho. As características e normas aplicáveis estão descritas abaixo: Norma Ensaio Resultado esperado NBR-5564/11 Massa específica aparente > kg/m³ NBR-5564/11 Absorção de água máxima 0,80% NBR-5564/11 porosidade aparente < 1,5% NBR-5564/11 resistência ao desgaste abrasão Los Angeles < 30%

5 NBR-5564/11 resistência ao choque índice de tenacidade Treton < 25% NBR-5564/11 forma cúbica NBR-5564/11 resistência à compressão simples axial > kgf/cm² NBR-5564/11 Teor de fragmentos macios e friáveis máximo < 5% NBR-5564/11 Torrões de argila < 0,5% NBR-5564/11 teor de material pulverulento < 1% NBR-5564/11 partículas não cúbicas < 15% NBR-NM-248 Análise Granulométrica brita 3 NBR-5564/11 Resistência à intempérie máxima 10% Tabela 1 - Características da brita padrão (Fonte: Operadora) Do mesmo modo, a granulometria da brita é fundamental para a resistência do lastro e trabalhabilidade durante a manutenção e operação de troca de brita. A granulometria necessária à brita é a faixa abaixo: Figura 2 - Faixa granulométrica padrão de brita para lastro 2.3. Análise de fornecedores Após a definição do lastro padrão, foi iniciado o processo de busca por fornecedores para o atendimento das características necessárias ao lastro, porém, após visitarmos vários fornecedores, encontramos muita dificuldade para atender os requisitos preconizados. Enquanto alguns fornecedores não conseguiam atender à resistência, outros não conseguiam atender à granulometria, em função do pequeno volume e da inexistência de uma mineradora com séries de peneiras específicas para lastro ferroviário.

6 Figura 3 - Comparativo de granulometria entre padrão e mineradoras locais 2.4. Solução Em função da impossibilidade de alterar as características mecânicas das jazidas e o preço proibitivo do frete da remessa de brita de outros estados, a solução foi construir uma unidade vibratória com peneiras, de modo a segregar a brita que não se encaixa na faixa granulométrica necessária ao lastro ferroviário. A peneira foi projetada para ser estacionária próxima à baia de descarregamento de brita por caminhão e posicionada de forma a alimentar o vagão Hopper diretamente através da esteira transportadora, agilizando o processo de preparação da equipe para a manutenção. A peneira, acionada por dois motovibradores, é composta por uma caixa interna com duas séries de peneiras (limites inferior e superior da faixa granulométrica), montada em uma caixa externa, e fixada a esta através de molas helicoidais, que permitem a livre vibração da caixa interna e seu decorrente processo de peneiramento Desenvolvimento Figura 4 - Peneira de brita durante a fabricação Após a decisão pela construção da peneira, foi contratada uma empresa para a efetiva fabricação do equipamento. Durante o processo, nossa equipe visitou a fabricante diversas vezes, para evitar a necessidade de modificações no equipamento após a instalação.

7 Apesar desse cuidado, foram verificadas algumas necessidades de adequação para garantir a funcionalidade da peneira, como por exemplo, a instalação de um aparador para a brita, pois, durante o carregamento da brita pela pá carregadeira, parte da brita em condições de uso era descartada pelo lado dos rejeitos, em função do grande volume de brita descarregada evitar que a totalidade do material percorresse toda a superfície de peneiramento. Após essas modificações, a peneira foi entregue à manutenção 2.6. Benefícios Além da esperada solução para a segregação de brita que não atende aos parâmetros granulométricos, obtivemos alguns benefícios significativos. A contaminação da brita por pó é um problema recorrente com influência direta sobre a capacidade de suporte da via, pois a camada de pó depositada sobre a mesma, solidifica essa camada, comprometendo a flexibilidade e perfeita drenagem. Em função do peneiramento, grande parte desse pó é removido da brita. Figura 5 - Pó retirado da brita após peneiramento A brita retirada da via, após o tempo de uso, possui parte de sua composição a- inda em condições de ser reutilizada. Essa brita passa a ser peneirada e utilizada novamente em trechos da via, reduzindo os custos da operação e o impacto ambiental gerado pela retirada da brita das jazidas. A brita que resta do processo de peneiramento da brita nova pode ser utilizada pela equipe de manutenção predial, que a usa para traços de concreto sem função estrutural e para enchimento de vãos. Figura 6 - Peneira concluída, vista frontal Figura 7 - Peneira concluída, vista traseira (rejeitos)

8 Figura 8 - Peneiras Figura 9 - Acionamento Figura 10 - Motovibrador Figura 11 Mola helicoidal 3. Conclusão Depois de vencidas todas as etapas do trabalho que desenvolvemos em conjunto com os técnicos do Departamento de Manutenção da Via Permanente que englobou o acompanhamento das diversas etapas nas instalações do fabricante e, após a entrega e montagem, em nosso pátio de manutenção, o projeto de desenvolvimento e fabricação da peneira, resultou na garantia da colocação na via permanente, de brita com características compatíveis com a necessidade da via permanente.

Via Permanente UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D58 Superestrutura Ferroviária

Via Permanente UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D58 Superestrutura Ferroviária UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D58 Superestrutura Ferroviária Via Permanente Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2015 Superestrutura Plataforma

Leia mais

28/04/2017. Curso: Engenharia Civil - 9º Semestre Professor: Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni MÉTRICA NORMAL LARGA PADRÃO INTERNACIONAL

28/04/2017. Curso: Engenharia Civil - 9º Semestre Professor: Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni MÉTRICA NORMAL LARGA PADRÃO INTERNACIONAL 28/04/2017 GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS SEGUNDO NABAIS

Leia mais

Curso: Engenharia Civil - 9º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Civil - 9º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Civil -

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS. 1. DESCRIÇÃO. Os alimentadores vibratórios projetados e confeccionados, pela ZL Equipamentos, foram especialmente desenvolvidos para operar

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Agregados Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br AGREGADOS Material granular

Leia mais

O que são agregados? Agregados 2

O que são agregados? Agregados 2 AGREGADOS O que são agregados? Agregados 2 O que são agregados? Agregados 3 O que são agregados? Agregados 4 O que são agregados? ABNT NBR 9935/2005: Material sem forma ou volume definido, geralmente inerte,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PENEIRA VIBRATÓRIA M.I MODULARES - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PENEIRA VIBRATÓRIA M.I MODULARES - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PENEIRA VIBRATÓRIA M.I MODULARES - ZL EQUIPAMENTOS. 1. DESCRIÇÃO. As Peneiras Vibratórias projetadas e fabricadas em todos os lugares do mundo são desenvolvidas para serem utilizadas

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS SEMI MOVEIS PARA FABRICAÇÃO DE AREIA - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS SEMI MOVEIS PARA FABRICAÇÃO DE AREIA - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS SEMI MOVEIS PARA FABRICAÇÃO DE AREIA - ZL EQUIPAMENTOS. 1. APLICAÇÃO. A usina semimóvel, projetada e fabricada pela ZL Equipamentos, foi desenvolvida para fabricar areia

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DE VAGÃO TRADICIONAL DE LASTRO DE BRITA EM VAGÃO AUTOMÁTICO DE ACIONAMENTO HIDRÁULICO

TRANSFORMAÇÃO DE VAGÃO TRADICIONAL DE LASTRO DE BRITA EM VAGÃO AUTOMÁTICO DE ACIONAMENTO HIDRÁULICO TRANSFORMAÇÃO DE VAGÃO TRADICIONAL DE LASTRO DE BRITA EM VAGÃO AUTOMÁTICO DE ACIONAMENTO HIDRÁULICO RESUMO: A modernização do vagão Hopper de brita do sistema de Metrô englobou a mudança de sua estrutura

Leia mais

A indústria metroferroviária brasileira - investimentos e perspectivas

A indústria metroferroviária brasileira - investimentos e perspectivas A indústria metroferroviária brasileira - investimentos e perspectivas 7º Seminário sobre Ferrovias: Mobilização da Indústria para o Desenvolvimento do Setor Ferroviário Vicente Abate - Presidente da ABIFER

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Superestrutura de Ferrovias. Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Superestrutura de Ferrovias. Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 259 Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 259 Universidade Federal de Ouro Preto

Leia mais

CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG

CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Novembro de 2015 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 014 Rev.2 011/2015 ES 014 Rev2 pg 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS

APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS Rodney Cascaes Júnior 1 ; Msc. Lucimara Aparecida Schambeck Andrade 2 (orientadora) RESUMO: O uso de novos

Leia mais

Agregados. Agregados: Rochas CAPÍTULO 16

Agregados. Agregados: Rochas CAPÍTULO 16 Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I AGREGADOS CAPÍTULO 16 Anápolis, 2017/1. Agregados são fragmentos de

Leia mais

Definição. Agregados. Utilização. Importância no concreto. Funções 20/03/2017. Classificação quanto à origem (modo de produção)

Definição. Agregados. Utilização. Importância no concreto. Funções 20/03/2017. Classificação quanto à origem (modo de produção) Definição Agregados Material granular sem forma e volume definidos, geralmente inerte Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Utilização Lastros em vias férreas Bases para calçamento Pavimentação Argamassas

Leia mais

Alimentadores. Alimentadores vibratórios MV

Alimentadores. Alimentadores vibratórios MV Alimentadores Alimentadores vibratórios MV Alimentadores vibratórios MV Os Alimentadores MV operam com material de grande granulometria, sendo ideais para alimentação de britadores primários e secundários.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço 1. Página 1 de 6 DEFINIÇÃO É a camada complementar à base, que será executada quando, por circunstâncias técnicoeconômicas, não for aconselhável

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GRELHAS VIBRATÓRIAS - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GRELHAS VIBRATÓRIAS - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. 1. APLICAÇÃO. As grelhas vibratórias projetadas e confeccionadas, pela ZL Equipamentos, foram especialmente desenvolvidos para instalações onde o volume de finos do material bruto

Leia mais

Amassadura do betão preparado em central distribuidora

Amassadura do betão preparado em central distribuidora Amassadura do betão preparado em central distribuidora Pode ser amassado: a) Completamente amassado na central, donde passa por um camião transportador que o mantém em agitação a fim de evitar a segregação.

Leia mais

USO DE AR COMPRIMIDO PARA LIMPEZA DE LASTRO

USO DE AR COMPRIMIDO PARA LIMPEZA DE LASTRO USO DE AR COMPRIMIDO PARA LIMPEZA DE LASTRO 2 RESUMO Em todos os ramos de negócios, sejam eles indústria, comércio, prestação de serviços ou outro qualquer, as interrupções temporárias e periódicas do

Leia mais

Terraplenagem Equipamentos para a construção rodoviária, aeroportuária e ferroviária

Terraplenagem Equipamentos para a construção rodoviária, aeroportuária e ferroviária Terraplenagem Equipamentos para a construção rodoviária, aeroportuária e ferroviária Prof. José Tadeu Balbo Laboratório de Mecânica de Pavimentos Universidade de São Paulo Equipamentos de Terraplenagem

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Daniela Dolovitsch De Oliveira 2, Felipe Dalla Nora Soares 3, Giovanni Dos Santos Batista 4, Júlia Regina

Leia mais

MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular

MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Julho de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 025 Rev.00 Especificação Particular para Execução de Macadame

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. 1. DESCRIÇÃO. As Calhas Vibratórias projetadas e fabricadas pela ZL Equipamento foram desenvolvidas basicamente para serem instaladas embaixo de pilhas ou silos, promovendo a retomada

Leia mais

ISF 221: PROJETO DE PASSAGEM EM NÍVEL. O projeto de passagem em nível será desenvolvido em duas fases:

ISF 221: PROJETO DE PASSAGEM EM NÍVEL. O projeto de passagem em nível será desenvolvido em duas fases: ISF 221: PROJETO DE PASSAGEM EM NÍVEL 1. OBJETIVO Definir os requisitos de projeto na área de abrangência da travessia, no mesmo plano horizontal, da via férrea com a via rodoviária, bem como promover

Leia mais

3 Veículos Terrestres

3 Veículos Terrestres 3 Veículos Terrestres Por se tratar de uma das primeiras dissertações do Programa de metrologia com aplicação à área veicular, optou-se pela inclusão neste capítulo de conceitos básicos que serão utilizados

Leia mais

Aula 1 Apresentação do Curso

Aula 1 Apresentação do Curso Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 451 Aula 1 Apresentação do Curso PROGRAMA ANALÍTICO DA DISCIPLINA Carga horária: 45 aulas 15 aulas teóricas 30 aulas práticas Horário das aulas:

Leia mais

MACADAME SECO - MS Especificação Particular

MACADAME SECO - MS Especificação Particular MACADAME SECO - MS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Março de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 011 Rev.06 03/2017 ES 011 Rev6 pg 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Amassadura. Amassadura. Manual. Mecânica Equipamentos chamados betoneiras. Amassadura: Levar todos os componentes do betão a formar um todo homogéneo

Amassadura. Amassadura. Manual. Mecânica Equipamentos chamados betoneiras. Amassadura: Levar todos os componentes do betão a formar um todo homogéneo Amassadura Amassadura Levar todos os componentes do betão a formar um todo homogéneo Amassadura: Manual (fora de uso; só mesmo para quantidades muito pequenas) Mecânica Equipamentos chamados betoneiras

Leia mais

PÓRTICOS. Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares

PÓRTICOS. Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares PÓRTICOS a Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares Elaboração: Fabricio C., Gabriel S., Guilherme M., Lucas G., Kphefciana R., Mariana O., Raphael M., Ricardo A. Índice DEFINIÇÃO COMPONENTES

Leia mais

Gestão de Trilhos EFT - Estrada de Ferro Trombetas. Processo de implantação de esmerilhamento de trilhos em avaliação

Gestão de Trilhos EFT - Estrada de Ferro Trombetas. Processo de implantação de esmerilhamento de trilhos em avaliação Gestão de Trilhos EFT - Estrada de Ferro Trombetas Processo de implantação de esmerilhamento de trilhos em avaliação Sumário 1. Introdução 2. Gestão de Trilhos 3. Estudo de Contato Roda-Trilho FASE I 4.

Leia mais

Prof. Marcos Valin Jr. Prof. Marcos Valin Jr. O que é AGREGADO? Agregados. Prof. Marcos Valin Jr. 1

Prof. Marcos Valin Jr. Prof. Marcos Valin Jr. O que é AGREGADO? Agregados. Prof. Marcos Valin Jr.  1 a) O que é AGREGADO? b) c) www.mvalin.com.br 1 para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil,

Leia mais

Infraestrutura UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D58 Superestrutura Ferroviária

Infraestrutura UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D58 Superestrutura Ferroviária UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D58 Superestrutura Ferroviária Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2015 Resolução CONAMA 349, de 16 de agosto de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço 1. Página 1 de 5 DEFINIÇÃO São caixas intermediárias que se localizam ao longo da rede para permitir modificações de alinhamento, dimensões, declividades

Leia mais

ANÁLISE LABORATORIAL DE TRAÇOS DE CONCRETO PERMEÁVEL

ANÁLISE LABORATORIAL DE TRAÇOS DE CONCRETO PERMEÁVEL ANÁLISE LABORATORIAL DE TRAÇOS DE CONCRETO PERMEÁVEL 1. INTRODUÇÃO Conforme o crescimento das cidades e o processo de urbanização, tornam-se cada vez menores os espaços permeáveis dentro desse âmbito.

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia. Ciência e Tecnologia dos Materiais. Aula 12 Agregados

Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia. Ciência e Tecnologia dos Materiais. Aula 12 Agregados Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia Ciência e Tecnologia dos Materiais Aula 12 Agregados Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, novembro de 2017. Introdução

Leia mais

AGREGADOS. Conceito AGREGADOS AGREGADOS

AGREGADOS. Conceito AGREGADOS AGREGADOS Conceito Agregado é um material sem forma ou volume definido, de custo relativamente baixo, geralmente inerte, com dimensões e propriedades adequadas para a produção de argamassa e concreto. 1 Generalidades

Leia mais

Estabilidade. Marcio Varela

Estabilidade. Marcio Varela Estabilidade Marcio Varela Esforços internos O objetivo principal deste módulo é estudar os esforços ou efeitos internos de forças que agem sobre um corpo. Os corpos considerados não são supostos perfeitamente

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( X ) TECNOLOGIA CONTROLE

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO ESTRUTURAL DE VIAS SOBRE LASTRO

AVALIAÇÃO DO ESTADO ESTRUTURAL DE VIAS SOBRE LASTRO 11 a. SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA FÓRUM TÉCNICO AVALIAÇÃO DO ESTADO ESTRUTURAL DE VIAS SOBRE LASTRO AUTORES: (1) CÁSSIO EDUARDO LIMA DE PAIVA - UNICAMP (2) JOÃO DINI PIVOTO MRS LOGÍSTICA (3) FERNANDO

Leia mais

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA 1. Introdução O impacto ambiental gerado pela exploração dos recursos minerais

Leia mais

Análise Granulométrica. Análise Granulométrica. Análise Granulométrica

Análise Granulométrica. Análise Granulométrica. Análise Granulométrica Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II AGREGADOS AULA 06 - GRANULOMETRIA 2 Oprocessodedividirumaamostradeagregadoem

Leia mais

Efeito da Rigidez da Plataforma Ferroviária na Quebra do Agregado Pétreo do Lastro da Ferrovia Transnordestina

Efeito da Rigidez da Plataforma Ferroviária na Quebra do Agregado Pétreo do Lastro da Ferrovia Transnordestina Efeito da Rigidez da Plataforma Ferroviária na Quebra do Agregado Pétreo do Lastro da Ferrovia Transnordestina Gilberto Fernandes UFOP, Ouro Preto, Brasil, gilberto@em.ufop.br Jéssika Cosme UFOP, Ouro

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE FERROVIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE FERROVIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE FERROVIAS Í N D I C E ÍNDICE 1.0 APRESENTAÇÃO. 2.0 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE SUPERESTRUTURA. 3.0 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA OBRAS DE SUPERESTRUTURA

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE FORMA DE AGREGADOS UTILIZADOS EM LASTRO FERROVIÁRIO COM O USO DO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE FORMA DE AGREGADOS UTILIZADOS EM LASTRO FERROVIÁRIO COM O USO DO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE FORMA DE AGREGADOS UTILIZADOS EM LASTRO FERROVIÁRIO COM O USO DO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS Daianne Fernandes Diógenes Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade

Leia mais

PROJETO MECANIZAÇÃO HISTÓRICO

PROJETO MECANIZAÇÃO HISTÓRICO RENOVAÇÃO MECANIZADA DE LINHA NA EFVM / EFC PROJETO MECANIZAÇÃO HISTÓRICO 1968 Introdução da Renovadora de linha pela DB (Deutsche Bundesbahn) 1975 Desenvolvimento pela ÖBB (Österreichische Bundesbahn)

Leia mais

Seguindo corretamente as instruções deste manual, você terá garantida a qualidade e a durabilidade dos nossos produtos.

Seguindo corretamente as instruções deste manual, você terá garantida a qualidade e a durabilidade dos nossos produtos. Manual Técnico Seguindo corretamente as instruções deste manual, você terá garantida a qualidade e a durabilidade dos nossos produtos. 2 Sumário 1. O que é Concrefit...4 2. Carga e Descarga...4 2.1 Carga...4

Leia mais

BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular

BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Outubro de 2018 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 008 Rev.06 Especificação Particular para Execução de Brita Graduada

Leia mais

MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO

MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO Introdução Tipos de revestimentos asfálticos 2 Introdução Classificação dos materiais segundo seu comportamento frente aos esforços: Materiais granulares

Leia mais

III ENCONTRO DE FERROVIAS ANTF

III ENCONTRO DE FERROVIAS ANTF III ENCONTRO DE FERROVIAS ANTF Transporte Ferroviário - A Década dos Desafios e das Oportunidades Vicente Abate - Presidente da ABIFER Juiz de Fora, 27 de outubro de 2011 ABIFER, há 34 anos APRESENTAÇÃO

Leia mais

MRS Logística. Negócios nos Trilhos. Nov

MRS Logística. Negócios nos Trilhos. Nov MRS Logística Negócios nos Trilhos Nov - 2011 Quem somos Concessionária Pública de Transporte Ferroviário, que interliga os três principais centros industriais do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIO INTERESSADO REFERÊNCIA NATUREZA DO TRABALHO. Sistema de Gestão da Qualidade CHECK LIST - USINA

RELATÓRIO DE ENSAIO INTERESSADO REFERÊNCIA NATUREZA DO TRABALHO. Sistema de Gestão da Qualidade CHECK LIST - USINA Revisão: 00 Folha 1/9 RELATÓRIO DE ENSAIO Nº CENTRO DE CUSTO Nº PEDIDO DE ENSAIO Nº RELATÓRIO DE ENSAIO INTERESSADO REFERÊNCIA NATUREZA DO TRABALHO Check List - Controle de Concreto Pré-Misturado em Usinas

Leia mais

Estudo Comparativo de Custos e Rendimento Entre Granalha De Aço e Areia

Estudo Comparativo de Custos e Rendimento Entre Granalha De Aço e Areia INFORMES TECNICOS Estudo Comparativo de Custos e Rendimento Entre Granalha De Aço e Areia Nos sistemas modernos de projeção de partículas por ar comprimido, tantos os equipamentos de areia como os de granalha,

Leia mais

Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia. Prof. Dr. Gilberto Fernandes

Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia. Prof. Dr. Gilberto Fernandes Aplicação de Geossintéticos em Ferrovia Prof. Dr. Gilberto Fernandes INTRODUÇÃO O termo geossintético é usado para descrever uma família de produtos sintéticos utilizados para resolver problemas em geotecnia.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço Página 1 de 6 1. DEFINIÇÃO É a camada destinada a resistir e transmitir as solicitações oriundas do tráfego. Serão constituídas de camadas de solos ou produtos totais de britagem.

Leia mais

ISSN: ISSN online:

ISSN: ISSN online: Caracterização de rocha granítica para ser utilizada como lastro na Estrada De Ferro Carajás Characterization of granitic rock to be used as ballast in the Carajás Railroad Ronderson Queiroz Hilario Gilberto

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CCA NO TRAÇO DE CONCRETO PARA FABRICAÇÃO DE BLOCOS PRÉ-MOLDADOS

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CCA NO TRAÇO DE CONCRETO PARA FABRICAÇÃO DE BLOCOS PRÉ-MOLDADOS UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CCA NO TRAÇO DE CONCRETO PARA FABRICAÇÃO DE BLOCOS PRÉ-MOLDADOS FRANCIELLI PRIEBBERNOW PINZ 1 ; STAEL AMARAL PADILHA 2 CHARLEI MARCELO PALIGA 3 ; ARIELA DA SILVA TORRES 4 1 Universidade

Leia mais

Para poder obter diferentes cortes de separação, as peneiras vibratórias da MS estão disponíveis nas versões com uma ou duas redes:

Para poder obter diferentes cortes de separação, as peneiras vibratórias da MS estão disponíveis nas versões com uma ou duas redes: PENEIRAS INCLINADAS O princípio de funcionamento das peneiras "MS" de alto rendimento representa um avanço significativo no setor da separação industrial, que se traduz em performances melhores e mais

Leia mais

(11) TECNOLOGIA EM POLIURETANO

(11) TECNOLOGIA EM POLIURETANO (11) 2405 3476 TECNOLOGIA EM POLIURETANO As telas de poliuretano possuem uma vantagem em relação às telas convencionais ou de borracha, maiores resistência a abrasão. Essas telas substituem também as aplicações

Leia mais

(Equipamento reformado com aproximadamente h)

(Equipamento reformado com aproximadamente h) KOMATSU WA500-6 VERSÃO HIGH LIFT A Komatsu WA500-6 HIGH LIFT é a solução para quem exige flexibilidade e grande capacidade, quando se trata de manipulação de madeira em serrarias, fábricas de papel e terminais

Leia mais

LAMA ASFÁLTICA. Departamento Técnico

LAMA ASFÁLTICA. Departamento Técnico LAMA ASFÁLTICA Departamento Técnico Dez/2003 Introdução LAMA ASFÁLTICA SLURRY SEAL COULIS BETUMINEUX LECHADA ASFÁLTICA BITUME SCHLAME São as nomenclaturas utilizadas em diferentes países para designar:

Leia mais

9 SILA Seminário Internacional de Logística Agroindustrial

9 SILA Seminário Internacional de Logística Agroindustrial 9 SILA Seminário Internacional de Logística Agroindustrial Fonte de Dados de Infraestrutura de Transporte Vicente Abate - Presidente da ABIFER Piracicaba, 02 de abril de 2012 ABIFER, há 35 anos APRESENTAÇÃO

Leia mais

REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular

REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Junho de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 001 Rev.02 06/2017 ES 001 Rev0 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Propriedades Mecânicas dos Materiais

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Propriedades Mecânicas dos Materiais Ciências dos Materiais Propriedades Mecânicas dos Materiais IMPORTÂNCIA Aplicações onde são necessárias solicitações mecânicas. Atender as exigências de serviço previstas. POR QUÊ ESTUDAR? A determinação

Leia mais

Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Área de aplicação SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL INDUSTRIALIZAÇÃO

Leia mais

ESTRUTURAS DE PONTES

ESTRUTURAS DE PONTES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS DE PONTES Ações em Pontes Prof. MSc. Letícia Reis Batista

Leia mais

Venda a peso e limite legal. Gustavo Lanna Diretor Comercial

Venda a peso e limite legal. Gustavo Lanna Diretor Comercial Venda a peso e limite legal Gustavo Lanna Diretor Comercial A EMPRESA Situada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Martins Lanna tem mais de 35 anos de experiência na produção de agregados

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO DE FERROVIAS

MANUAL DIDÁTICO DE FERROVIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEP. DE TRANSPORTES MANUAL DIDÁTICO DE FERROVIAS - 2019 - Prof. Dr. Camilo Borges Neto, Eng. Civil. SUMÁRIO FERROVIAS I. APRESENTAÇÃO... 01 II. BILIOGRAFIA...

Leia mais

CORREÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO DE CURVAS REVERSAS DO ELEVADO DA LINHA 1A DO METRÔRIO

CORREÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO DE CURVAS REVERSAS DO ELEVADO DA LINHA 1A DO METRÔRIO CORREÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO DE CURVAS REVERSAS DO ELEVADO DA LINHA 1A DO METRÔRIO Nelson Walker 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária PALESTRANTE Nelson Walker MetrôRio Engenheiro mecânico, com pós-graduação

Leia mais

Peneiras Velopen. No geral podemos especificar as aplicações do peneiramento de tal forma:

Peneiras Velopen. No geral podemos especificar as aplicações do peneiramento de tal forma: Peneiras Velopen Peneiras vibratórias VELOPEN são usadas para a classificação de produtos em até 4 frações, utilizando-se telas de diferentes malhas ou chapas perfuradas de diferentes aberturas. Pode-se

Leia mais

CATEGORIA: Iniciativa Inovadora. Eletroímã nas Operações de Movimentação de Ferro Gusa

CATEGORIA: Iniciativa Inovadora. Eletroímã nas Operações de Movimentação de Ferro Gusa CATEGORIA: Iniciativa Inovadora Eletroímã nas Operações de Movimentação de Ferro Gusa Autor: Triunfo Logística Ltda1 1 A Triunfo Logística é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de

Leia mais

Operações no estaleiro

Operações no estaleiro Operações no estaleiro - Cuidados prestados no fabrico - Rigoroso cumprimento da fórmula da composição - Homogeneidade do betão mantida no transporte - Correcta compactação - Condições de cura nos primeiros

Leia mais

TECNOLOGIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA SEGUNDO ABNT NBR 7211:2005

TECNOLOGIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA SEGUNDO ABNT NBR 7211:2005 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TECNOLOGIA

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/24 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T6 Pavimentos Sumário da aula Pavimentos rodoviários: Tipos de pavimentos Funções das camadas do pavimento Materiais de pavimentação:

Leia mais

Máquinas para ENSILAGEM SILAGEM ENSILAGEM E FENAÇÃO. Otoniel Ferreira ENSILAGEM. ENSILAGEM e FENAÇÃO

Máquinas para ENSILAGEM SILAGEM ENSILAGEM E FENAÇÃO. Otoniel Ferreira ENSILAGEM. ENSILAGEM e FENAÇÃO Máquinas para E FENAÇÃO Permite armazenar grande quantidade de alimento em pouco espaço. Por que da necessidade de se armazenar forragem? Reserva de alimento devido: Otoniel Ferreira DER - FAEM - UFPel

Leia mais

Confecção de concreto com agregados reciclados

Confecção de concreto com agregados reciclados Confecção de concreto com agregados reciclados Iasmyn Beserra Campos de Oliveira¹, Maria Eduarda Ramos Silvestre¹, Jean Luís Gomes de Medeiros² ¹Pesquisadoras do curso técnico em edificações - IFAL. Email:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Controle tecnológico, materiais de construção, caracterização de materiais.

PALAVRAS-CHAVE Controle tecnológico, materiais de construção, caracterização de materiais. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/24 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T6 Pavimentos Sumário da aula Pavimentos rodoviários: Tipos de pavimentos Funções das camadas do pavimento Materiais de pavimentação:

Leia mais

SISTEMAS DE MANGUEIRA DE POLPA PARA MANUSEIO DE MATERIAIS REMA TIP TOP REMA TIP TOP INOVAÇÃO EM PRODUTOS 2016

SISTEMAS DE MANGUEIRA DE POLPA PARA MANUSEIO DE MATERIAIS REMA TIP TOP REMA TIP TOP INOVAÇÃO EM PRODUTOS 2016 REMA TIP TOP INOVAÇÃO EM PRODUTOS 2016 SERVIÇOS PROCESSAMENTO DE MATERIAIS PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIES SISTEMAS DE MANGUEIRA DE POLPA PARA MANUSEIO DE MATERIAIS REMA TIP TOP AUTOMOTIVO REMA TIP TOP Soluções

Leia mais

Pontes e Viadutos ferroviários

Pontes e Viadutos ferroviários 1 pág. 1/27 Pontes e Viadutos ferroviários As ferrovias têm muitos viadutos e túneis porque a declividade longitudinal da ferrovia é pequena. ( 1% ) As ferrovias não podem subir e descer montanhas como

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DE AGREGADOS PROVENIENTES DO RESÍDUO DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO ESTRUTURAL

AVALIAÇÃO DO USO DE AGREGADOS PROVENIENTES DO RESÍDUO DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO ESTRUTURAL AVALIAÇÃO DO USO DE AGREGADOS PROVENIENTES DO RESÍDUO DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO ESTRUTURAL ARAUJO, W. B. 1 ; D OLIVEIRA, M. C. P. E. 2 1 Acadêmico do curso de Engenharia

Leia mais

Instalação típica de uma tromba de carregamento fixa com sistema de dosagem e desempoeiramento

Instalação típica de uma tromba de carregamento fixa com sistema de dosagem e desempoeiramento A Haver & Boecker fornece a várias décadas instalações com tecnologia de vanguarda para: Carregamento a granel de caminhões, vagões e navios; livre de poeira, evitando assim contaminação do meio ambiente.

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO.

SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO. SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO. Rogério Carvalho da Silva 1 Fernando Resende de Oliveira 2 Diones de Jesus Silva 3 Victor

Leia mais

4 Desenvolvimento Experimental

4 Desenvolvimento Experimental 4 Desenvolvimento Experimental 4.1.Materiais Cimento O cimento utilizado na fabricação dos Cps (Corpos de Prova) para os ensaios de compressão, foi o CPII 32F (Cimento Portland Composto com adição de Filler).

Leia mais

GEOCOMPOSTO PARA REFORÇO UTILIZADO EM ATERRO DE CONQUISTA

GEOCOMPOSTO PARA REFORÇO UTILIZADO EM ATERRO DE CONQUISTA GEOCOMPOSTO PARA REFORÇO UTILIZADO EM ATERRO DE CONQUISTA Paulo Cesar Belesso Ferretti Engenheiro Civil Maccaferri do Brasil paulo.ferretti@maccaferri.com.br Leilo Luti de Lima Eng. Civil Gerente Unidade

Leia mais

VERIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE AGREGADOS BASÁLTICOS PARA LASTRO FERROVIÁRIO ORIUNDOS DE UMA MESMA JAZIDA EM DIFERENTES PROFUNDIDADES

VERIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE AGREGADOS BASÁLTICOS PARA LASTRO FERROVIÁRIO ORIUNDOS DE UMA MESMA JAZIDA EM DIFERENTES PROFUNDIDADES VERIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE AGREGADOS BASÁLTICOS PARA LASTRO FERROVIÁRIO ORIUNDOS DE UMA MESMA JAZIDA EM DIFERENTES PROFUNDIDADES George Wilton Albuquerque Rangel 1 Francisco Thiago Sacramento Aragão

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BRITADORES DE MANDÍBULAS MOVEIS TIPO TRAILER - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BRITADORES DE MANDÍBULAS MOVEIS TIPO TRAILER - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BRITADORES DE MANDÍBULAS MOVEIS TIPO TRAILER - ZL EQUIPAMENTOS. 1. APLICAÇÃO. Os britadores moveis projetados e fabricados pela ZL Equipamentos, foi concebido para atender a grande

Leia mais

AGREGADOS. FMC Profª Bárbara Silvéria

AGREGADOS. FMC Profª Bárbara Silvéria AGREGADOS FMC Profª Bárbara Silvéria Agregados Definição e produção Conceito Entende- se por agregado o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inertes, de dimensões e propriedades

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços MATERIAL TIPO DE ENSAIO DESCRIÇÃO Aço Resistência à tração Dobramento do aço Tração de materiais metálicos com determinação de: Alongamento a

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot 1 Introdução O presente trabalho trata do projeto, construção e teste preliminar de um novo compressor rotativo, com a tecnologia Kopelrot. A tecnologia Kopelrot diz respeito à máquina de deslocamento

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Parâmetros preliminares Generalidades Estudos preliminares Ensaios Geotécnicos Especificações Normatizadas 2 Generalidades Segundo o DNER

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço Página 1 de 6 1. DEFINIÇÃO São segmentos da plataforma da via, cuja implantação requer o depósito de materiais, quer proveniente de cortes, quer de empréstimos, sobre o terreno

Leia mais

ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS

ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS FEVEREIRO DE 2019 ENSAIOS DE CONTROLE DOS AGREGADOS O presente relatório tem o intuito de caracterizar os agregados produzidos na Pedreira Santo Antônio. Os resultados

Leia mais

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR 18 A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FISICA DA BRITA EXTRAIDA DA JAZIDA DA REGIÃO DE TRAIRÃO

CARACTERIZAÇÃO FISICA DA BRITA EXTRAIDA DA JAZIDA DA REGIÃO DE TRAIRÃO Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2017 Hangar Convenções e Feiras da Amazônia - Belém - PA 8 a 11 de agosto de 2017 CARACTERIZAÇÃO FISICA DA BRITA EXTRAIDA DA JAZIDA DA

Leia mais

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus A WIRTGEN GROUP COMPANY Vibroacabadoras Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus www.ciber.com.br ciberoficial 02 03 Facilidade de operação com o mais alto rendimento e qualidade na pavimentação.

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO Nome dos autores: Rafael dos Santos Cordeiro 1 ; Adão Lincon

Leia mais

22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE ABSORÇÃO DE IMPACTO NOS ENGATES PARA PROTEÇÃO DO TREM E SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS Renato Guimarães Aquino de Oliveira Lamarck Sobreira 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Leia mais

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS E DE DURABILIDADE DO CONCRETO COM BORRACHA

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS E DE DURABILIDADE DO CONCRETO COM BORRACHA ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS E DE DURABILIDADE DO CONCRETO COM BORRACHA Ruy José Aun Faculdade de Engenharia Civil CEATEC ruylius_erving@hotmail.com Ana Elisabete Paganelli Guimarães de Ávila Jacintho

Leia mais