Fundo de Maneio. Cecília Moreira, Isabel Ribeiro. Lisboa, 26 de fevereiro de 2014 Anfiteatro PA3. 2/26/2014 Instituto Superior Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundo de Maneio. Cecília Moreira, Isabel Ribeiro. Lisboa, 26 de fevereiro de 2014 Anfiteatro PA3. 2/26/2014 Instituto Superior Técnico"

Transcrição

1 Fundo de Maneio Cecília Moreira, Isabel Ribeiro Lisboa, 26 de fevereiro de 2014 Anfiteatro PA3

2 Tudo o que deve saber sobre Fundo de Maneio e ainda não lhe disseram. ou não ousou perguntar

3 Fundo de Maneio (FM) no IST ÍNDICE Princípios Gerais Limitações Procedimentos para utilização do FM Nomenclatura Etapas do FM na Plataforma Perguntas frequentes FM no IST vs FM no IST-ID FM e Reembolsos no IST-ID Documentação de suporte

4 FM - Princípios gerais Pequena caixa para pagamentos de baixo montante, urgentes, imprevisíveis e inadiáveis. Deve apenas ser utilizado em situação excecionais, para pequenas aquisições (que devam ser pagas em numerário no ato da compra e ter fatura simplificada) nas quais não se possa seguir os trâmites normais a observar na aquisição de bens/serviços. Da exclusiva responsabilidade do responsável do FM. Os responsáveis pelos FMs respondem pelo cumprimento das formalidades legais aplicáveis à realização das despesas, bem como pelo respetivo pagamento.

5 FM - Princípios gerais Pequenas despesas de caráter urgente e inadiável, o Máximo de 400 mensais por cada tipo de despesas, o Máximo de 250 numa despesa individual. Considera-se integrado numa mesma despesa o conjunto de despesas da mesma natureza realizadas num intervalo de 30 dias. o Exemplo: almoços realizados num mês Só são atribuidos FM a projetos se estiverem regularizados na tesouraria todos os fundos de maneio anteriores.

6 FM Princípios gerais Toda a despesa tem que ter associada um documento de quitação (fatura simplificada) cumprindo todos os requisitos legais (emitido em nome do IST com o NIF do IST) o o Fatura e recibo não serve, porque FM é sempre pago em numerário. Tem que ser fatura simplificada A despesa tem de estar enquadrada na natureza do respetivo projeto. Toda a despesa carece sempre de uma justificação o Escrita junto ao documento e submetida na plataforma. O valor total anual de despesas feitas com FM não pode exceder o valor atribuído no início do ano.

7 FM Princípios gerais Até ao dia 5 de um mês devem ser submetidas todas as despesas efetuadas no mês imediatamente anterior. No fim do ano (atenção NI) é obrigatório entregar o saldo remanescente na tesouraria.

8 FM Algumas limitações Por FM não podem ser efetuadas despesas: o associadas a missões (inscrições, transportes, ajudas de custo) o de economato, correio, chaves (só devem ser adquiridas ao exterior caso não seja possível obtê-las internamente) o despesas de bens inventariáveis (ex: livros, equipamento informático..) o Justificados com recibos verdes o Regulares e/ou previsíveis Exemplo: manutenção mensal de uma máquina Exemplo: formação o Que não se enquadrem nos objetivos do projeto.

9 Procedimentos para utilização do FM Os FM são anuais e podem ser renovados anualmente. Todo o processo de FM é gerido numa plataforma informática própria. O pagamento de FM é efetuado por transferência bancária para uma conta com NIB autorizado pelo responsável do FM. Os montantes de FM não podem ser depositados numa conta bancária do IST. Os documentos relativos a aquisições por FM além de serem inserido na plataforma devem ser remetidos mensalmente à área de projetos (NPN, NPC ou NPCS ou contabilidade autónoma).

10 Procedimentos para utilização do FM A classificação atribuída a cada documento de despesa deve corresponder à despesa efetuada (ex: refeição não deve ser classificada como consumível). Após a reposição de um FM não se podem submeter documentos com datas anteriores a essa reposição. Todos os documentos devem estar assinados pelo responsável do FM, com indicação da justificação da despesa (ex: almoço de, deslocação a. no âmbito de ). Na restituição final de FM o saldo em caixa (valor indicado na plataforma) deve ser entregue na /transferido para tesouraria.

11 Nomenclatura (em FM para projetos) Valor em Caixa Requerido É o valor que o requerente pede. Valor em Caixa Corresponde ao valor máximo em caixa que pode ter em sua posse em cada momento do ano e que foi autorizado. Valor Anual Requerido Em projetos é calculado automaticamente como 6 vezes o valor em caixa requerido. Valor Anual Máximo Autorizado Corresponde a 6 vezes o valor em caixa autorizado. É o valor máximo que pode ser usado no ano com despesas usando FM. Requerente Pessoa que faz o pedido de FM na plataforma. Responsável da Unidade É o responsável do projeto e responsável do FM perante o IST. Responsável pela Movimentação Pessoa em quem o responsável do projeto delega a movimentação/gestão do FM.

12 Nomenclatura (em FM para projetos)

13 Etapas do FM na Plataforma Constituição Requerente faz pedido de constituição (qq pessoa com istid ). Indica: Nome do responsável pela movimentação Valor em caixa pretendido NIB da conta bancária para transferência de valores Parecer do IR do projeto = responsável do FM Quando clica na plataforma aceita o valor pedido, o responsável pela movimentação, e o NIB e fica responsável Verificação da Contabilidade (verifica o saldo e define valor para a constituição inicial) Despacho do CG O FM só fica formalmente constituído com o despacho favorável do CG Pagamento FM (tesouraria paga por transferência bancária)

14 Etapas do FM na Plataforma Movimentação ao longo do ano Registar a despesa (responsável pela movimentação do FM) Aprovar despesa (Responsável do FM, não delegável) Submeter despesa contabilidade (responsável pela gestão/movimentação do FM) Eventualmente pedir reembolso para reposição do valor em caixa Validar despesa (áreas de projetos, contabilidades) Transferir FM (Tesouraria) Terminar FM (responsável pela movimentação do FM).

15 1º - Registar Despesa Interveniente - Responsável pela movimentaçã

16 1º - Registar Despesa Interveniente - Responsável pela movimentação A opção escolhida deve refletir o tipo de despesa. Classificar bem. Exemplo: refeições não são consumíveis

17 2º - Aprovar Despesa Interveniente - Responsável do Projeto

18 3º - Submeter despesa Interveniente - Responsável pela movimentação Todas as despesa de um mês têm que ser submetidas à área de projetos (NPN, NPC, NPCS, contabilidades autonomas) até ao dia 5 do mês seguinte

19 3º - Submeter despesa Interveniente - Responsável pela movimentação

20 Etapas do FM na Plataforma Reforço - Reforço de FM (segue os passos apresentados para a constituição inicial do FM). Encerramento Terminar FM (responsável pela movimentação do FM) o Atenção que muitas vezes se esquecem desse passo Entregar saldo na Tesouraria (responsável pelo FM) Registar a restituição do FM (tesouraria).

21 4º - Terminar Fundo Maneio Interveniente - Responsável pela movimentação Atenção. Muitas vezes esquecem.

22 FM (IST) Consulta de Logs Responsável pela movimentação Responsável Unidade Pagadora Responsável Contabilidade Gestor de Conta Responsável Conselho de Gestão Tesouraria Responsável pela movimentação Responsável Unidade Pagadora Responsável pela movimentação Responsável pela movimentação Gestor de Conta Gestor de Conta Tesouraria

23 FAQs Quem pode pedir? Qualquer pessoa. O responsável pelo FM tem sempre validar o pedido antes da autorização do CG. E se for uma pessoa que não tenha nada a ver com o responsável do projeto? O IR tem a possibilidade de não autorizar (porque não concorda com o valor, não aceita que outra pessoa movimente, não conhece o NIB da conta bancária indicada, etc). Passos até o dinheiro estar disponível Responsável projeto autoriza esta é a pessoa responsável pelo FM perante o IST. Responsável contabilidade autoriza. Responsável CG (Vice-Presidente) autoriza Só depois há a transferência do dinheiro.

24 FAQs Pedi 1000 em caixa e só me autorizaram 500. Mas 500 para todo o ano é muito pouco! O valor em caixa pode ser reposto todos os meses. Com 500 em caixa pode gastar no máximo 3000 em despesa suportadas por FM num ano. Como? Quando submeter os documentos de despesa tem opção de pedir para repor o valor em caixa. Também pode fazer esse pedido apenas quando o saldo em seu poder já for baixo Posso fazer despesas antes do FM autorizado? Não, a menos que seja autorizado excecionalmente pelo CG Posso em dezembro submeter despesas de fevereiro desse ano? Não, e o CG muito dificilmente autorizará As despesas têm que ser enviadas à contabilidade até ao dia 05 do mês seguinte.

25 FAQs FM pode pagar? Despesas com aviões e alojamentos? Não. Se pago pelo próprio tem que ser por processo de reeembolso associado a um processo de missão. Despesas com ajudas de custo Não. Despesas com inscrição em conferência? Não. Para isso, processo na plataforma e se necessário pedido de pagamento antecipado. Despesas regulares, p.e., manutenção do robot todos os meses Não. FM é para despesas inesperadas e não regulares. Despesas com material que exista no economato? Não, exceto se não houver stock no economato e devidamente autorizado pelo CG.

26 FAQs O FM pode pagar? Despesas com almoços? Sim. Razoabilidade. Não pode ser todos os dias do mês, todos os meses. Não deve exceder 25 por refeição por pessoa. Tem que estar indicado o motivo do almoço. Exemplo: fui almoçar sozinha à Versailles. Não posso pedir reembolso por FM. Documento de despesa ou anexo deve indicar quem participou na refeição (nome e nº mec), que pertença ao IST. Se almoço, documento de despesa ou anexo deve indicar nº mec dos docentes/investigadores para lhes ser retirado o subsídio de refeição. Despesas com táxis? Sim, devidamente justificada a necessidade. Não pode ser pago o táxi de casa para o IST porque o carro próprio avariou!

27 FAQs Situações urgentes Tenho que desalfandegar um equipamento (que já está pago). Na alfândega exigem pagamento imediato e tudo isto tem que ser feito em dois dias. Pode usar FM, se a despesa for inferior a 250 Estava numa conferência (cuja inscrição já estava paga) e resolvi inscrever-me num workshop adicional e paguei a inscrição. Posso ser reembolsado? Não, nem por FM. Se o projeto for do IST-ID é diferente Crashou um disco, preciso de comprar um novo e custa 500. Posso usar FM? Não, por ser equipamento e por ser superior a 250 O que faço então? Pede orçamento e submete processo na plataforma. Sinalize a urgência. Se for preciso peça pagamento antecipado.

28 FAQs Quando posso pedir a constituição de FM? Usualmente pede-se no início do ano. Mas não são negadas autorizações a pedidos feitos em qualquer altura do ano. Posso pedir um valor qualquer de FM para um projeto? Sim, pode é não ser autorizado pelo CG. Qual é a duração do FM? O FM é anual. Pode ser terminado a qualquer altura do ano. Tem que ser terminado forçosamente no fim do ano civil. Para o valor limite do FM inclui-se IVA? Sim.

29 FAQs Tenho que devolver o saldo do FM que tenho comigo? É obrigado a fazê-lo no fim do ano na data definida pelo CG. Já executei despesa por FM de valor igual ao valor anual autorizado, e ainda preciso de mais. Que fazer? Pedir reforço do FM ao CG. Pedido feito na plataforma. Não confundir com pedir cheque para reembolso de despesas. Posso colocar despesas com data anterior ao pedido de constituição do fundo de maneio? Não, não são aceites despesas com data anterior à autorização da constituição do fundo de maneio a não ser as que forem autorizadas pelo Conselho de Gestão.

30 FAQs Quando devo submeter as despesas de fundo de maneio à contabilidade/projetos? Mensalmente, ou seja os documentos (do mês imediatamente anterior) devem ser entregues até ao dia 5 do mês seguinte.

31 FM no IST vs FM no IST-ID FM IST-ID = FM IST exceto: Podem comprar-se livros Valor máximo anual é 6000 A direção pode não autorizar este valor nalgum tipo de projetos

32 Reeembolsos no IST-ID Reembolsos no IST-ID Contrariamante ao IST, no IST-ID são permitidos reeembolsos (não é FM) de: Inscrições em conferências Aquisições efetuadas no estrangeiro e < 300 Não serão autorizados, exceto em situações excecionais, infrequentes e devidamente justificadas, reembolsos referentes a aquisições de imobilizado (incluindo material informático, revistas, móveis e outro equipamento), despesas com refeições que excedam 25 por participante, quaisquer outras despesas com refeições ou transportes que não se enquadrem no âmbito estrito da execução dos projectos ou despesas efetuadas por investigadores que não pertençam à equipa do projecto.

33 Documentação Suporte Manual de FM IST em Manuais (versão revista em ) o manual da plataforma n=attachfile&do=view&target=manual_fm.pdf IST-ID As regras do FM estão inseridas no Regulamento de Funcionamento do IST-ID DE-FUNCIONAMENTO-DO-IST-ID-_v2_republicado2.pdf Neste Regulamento de Funcionamento também estão as regras de reeembolsos.

MANUAL D0 FUNDO DE MANEIO

MANUAL D0 FUNDO DE MANEIO Versão12 Revisão00.2017 MANUAL D0 FUNDO DE MANEIO Aprovada em Reunião do CG a 12 de Dezembro de 2017 (Nota Informativa CG/34/2017) ÍNDICE I - Enquadramento legal... 2 II - Notas explicativas... 3 III Criação...

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS ANEXO III REGIMENTO DO FUNDO DE MANEIO E.B. de Alvares E.B. de Vila Nova do Ceira J.I. de Ponte do Sótão REGIMENTO DO FUNDO DE MANEIO 1- Enquadramento Legal do Fundo de Maneio

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO DE MANEIO

REGULAMENTO DO FUNDO DE MANEIO REGULAMENTO DO FUNDO DE MANEIO Enquadramento legal De acordo com o POC-E, a conta 118 Fundo Maneio destina-se a registar os movimentos relativos ao fundo de maneio criado pelas entidades nos termos legais,

Leia mais

FUNDOS PERMANENTES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

FUNDOS PERMANENTES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA FUNDOS PERMANENTES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA REGULAMENTO NOTA EXPLICATIVA A existência de um sistema de controlo interno adequado e eficaz é fundamental, em qualquer entidade, para o exercício da sua

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO MANEIO

REGULAMENTO DO FUNDO MANEIO REGULAMENTO DO FUNDO MANEIO Enquadramento legal De acordo com o POC-E, a conta 118 Fundo Maneio destina-se a registar os movimentos relativos ao fundo de maneio criado pelas entidades nos termos legais,

Leia mais

MANUAL DE FUNDO DE MANEIO

MANUAL DE FUNDO DE MANEIO MANUAL DE FUNDO DE MANEIO REV01/2014 ÍNDICE I. Apresentação... 3 II. Enquadramento legal... 3 III. Fundo de Maneio - Notas Explicativas... 4 IV. Criação de Fundo de Maneio... 6 V. Reposição de Fundo de

Leia mais

Plataforma informática para a Gestão do Fundo de Maneio

Plataforma informática para a Gestão do Fundo de Maneio Plataforma informática para a Gestão do Fundo de Maneio 1. Introdução Este documento tem por finalidade apresentar de forma sucinta a nova plataforma informática para a gestão dos processos de Fundo de

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNDO DE MANEIO

REGULAMENTO DE FUNDO DE MANEIO REGULAMENTO DE FUNDO DE MANEIO ORIGINAL Rev. 1 Aprovada em Reunião de Executivo no dia 18 de Dezembro de 2018 Dezembro de 2018 ÍNDICE Preâmbulo...3 Capítulo I Objeto, definição e caracterização...4 Artigo

Leia mais

Plataforma informática para a Gestão do Fundo de Maneio

Plataforma informática para a Gestão do Fundo de Maneio Plataforma informática para a Gestão do Fundo de Maneio 1. Introdução Este documento tem por finalidade apresentar de forma sucinta a nova plataforma informática para a gestão dos processos de Fundo de

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO DE MANEIO

REGULAMENTO DO FUNDO DE MANEIO REGULAMENTO DO FUNDO DE MANEIO Enquadramento legal De acordo com o POC-E, a conta 118 Fundo Maneio destina-se a registar os movimentos relativos ao fundo de maneio criado pelas entidades nos termos legais,

Leia mais

REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDO DE MANEIO

REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDO DE MANEIO REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDO DE MANEIO Em conformidade com a Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro e Decreto-Lei n.º 127/2012, de 21 de junho Aprovado na reunião de Junta de Freguesia

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO para o ano Preâmbulo

REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO para o ano Preâmbulo REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO para o ano 2018 Preâmbulo Na gestão municipal podem surgir despesas, urgentes, inadiáveis e de pequeno montante. O tempo, modo e lugar da exigibilidade da realização

Leia mais

MUNICÍPIO DA NAZARÉ Câmara Municipal REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO

MUNICÍPIO DA NAZARÉ Câmara Municipal REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO Aprovado em Reunião de Câmara de / 2017 Preâmbulo Na gestão municipal podem surgir despesas, urgentes, inadiáveis e de pequeno montante. O tempo, modo e lugar da

Leia mais

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de )

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de ) Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações (Versão de 5-2-2014) Os membros do Centro de Matemática e Aplicações (CMA) podem solicitar financiamento para

Leia mais

NORMAS DE TESOURARIA 2018/2019

NORMAS DE TESOURARIA 2018/2019 NORMAS DE TESOURARIA 2018/2019 As Normas de Tesouraria da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) são aprovadas na primeira Reunião Geral de Alunos (RGA) ordinária de cada mandato

Leia mais

Objeto e Enquadramento Legal do Regulamento:

Objeto e Enquadramento Legal do Regulamento: Proposta de Regulamento para a Gestão de Fundo de Maneio, Fundo de Caixa e Fundo de Viagens e Alojamento do Instituto Politécnico de Coimbra 7 de Junho, versão de consulta publica Objeto e Enquadramento

Leia mais

Manual de Procedimentos ADENDA_1 IRC. Ver. A Mar.25

Manual de Procedimentos ADENDA_1 IRC. Ver. A Mar.25 Manual de Procedimentos ADENDA_1 IRC Ver. A0.1 2015.Mar.25 I DO FINANCIAMENTO PASSÍVEL DE IRC A1 Fontes de financiamento Meios de financiamento das atividades desenvolvidas nas Unidades de Investigação

Leia mais

Formação de funcionários administrativos dos centros do IST

Formação de funcionários administrativos dos centros do IST Formação de funcionários administrativos dos centros do IST Iria Fernandes Rogério Colaço Lisboa, 26 de Fevereiro de 2014 Anfiteatro PA3 Procedimento em que a entidade adjudicante convida diretamente uma

Leia mais

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de )

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de ) Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações (Versão de 23-1-2015) Os investigadores do Centro de Matemática e Aplicações (CMA) podem solicitar financiamento

Leia mais

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO DA FREGUESIA DO TORRÃO

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO DA FREGUESIA DO TORRÃO F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO DA FREGUESIA DO TORRÃO Artigo 1º Objeto 1 O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as regras, métodos e procedimentos de controlo

Leia mais

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de )

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de ) Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações (Versão de 15-4-2015) Os investigadores do Centro de Matemática e Aplicações (CMA) podem solicitar financiamento

Leia mais

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Workflow PAD Sigarra FCUP_ Gabinete Projetos > Intervenientes no workflow do PAD (Pedido de Autorização de Despesa): : Autor do PAD -------------------------------------------------------------->

Leia mais

GUIA DE APOIO AOS AUTARCAS na elaboração do REGULAMENTO do FUNDO DE MANEIO para as Freguesias da Região Centro

GUIA DE APOIO AOS AUTARCAS na elaboração do REGULAMENTO do FUNDO DE MANEIO para as Freguesias da Região Centro GUIA DE APOIO AOS AUTARCAS na elaboração do REGULAMENTO do FUNDO DE MANEIO para as Freguesias da Região Centro cooperação técnica entre a CCDRC e as FREGUESIAS da REGIÃO CENTRO CCDRC, 2016 INDÍCE Preâmbulo

Leia mais

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece os procedimentos e documentos necessários à verificação das despesas elegíveis para

Leia mais

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de )

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de ) Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações (Versão de 09-11-2017) Os investigadores do Centro de Matemática e Aplicações (CMA) podem solicitar financiamento

Leia mais

Procedimentos OBRIGATÓRIOS a adotar na solicitação de cabimentação de despesas ANO DE 2017

Procedimentos OBRIGATÓRIOS a adotar na solicitação de cabimentação de despesas ANO DE 2017 Procedimentos OBRIGATÓRIOS a adotar na solicitação de cabimentação de despesas ANO DE 2017 Para efetuar qualquer pedido de cabimento nos centros de custo do tipo 2.11.xxx devem verificar, previamente,

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DO FUNDO DE REESTRUTURAÇÃO

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DO FUNDO DE REESTRUTURAÇÃO REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DO FUNDO DE REESTRUTURAÇÃO Março 2015 Avaliação e Financiamento de Unidades de Investigação Regulamento para atribuição do Fundo de Reestruturação Nos termos das alíneas c),

Leia mais

Procedimentos OBRIGATÓRIOS a adotar na solicitação de cabimentação de despesas ANO DE 2018

Procedimentos OBRIGATÓRIOS a adotar na solicitação de cabimentação de despesas ANO DE 2018 Procedimentos OBRIGATÓRIOS a adotar na solicitação de cabimentação de despesas ANO DE 2018 Todos os pedidos de cabimentação/compromisso deverão ser efetuados pelo menos 4 (quatro) dias úteis antes da data

Leia mais

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. Artigo 1.º. Objeto

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. Artigo 1.º. Objeto REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece os procedimentos e documentos necessários à verificação das despesas elegíveis necessárias

Leia mais

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão 2 de )

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão 2 de ) Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações (Versão 2 de 31-3-2017) Os investigadores do Centro de Matemática e Aplicações (CMA) podem solicitar financiamento

Leia mais

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de )

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de ) Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações (Versão de 14-06-2018) Os investigadores do Centro de Matemática e Aplicações (CMA) podem solicitar financiamento

Leia mais

Regulamento para atribuição do Fundo de Reestruturação

Regulamento para atribuição do Fundo de Reestruturação Regulamento para atribuição do Fundo de Reestruturação Nos termos das alíneas c), d) e e) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto- lei n.º 55/2013, de 17 de Abril, que aprova a lei orgânica da Fundação para

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E TRANSPORTES

REGULAMENTO DO PROCESSAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E TRANSPORTES REGULAMENTO DO PROCESSAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E TRANSPORTES Artigo 1.º Objetivo Considerando que as deslocações de funcionários (trabalhadores da função pública) por motivo de serviço público, em território

Leia mais

VALORES A ATRIBUIR A JUÍZES EM COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE PORTUGAL E PROCEDIMENTOS A ESTES ASSOCIADOS

VALORES A ATRIBUIR A JUÍZES EM COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE PORTUGAL E PROCEDIMENTOS A ESTES ASSOCIADOS VALORES A ATRIBUIR A JUÍZES EM COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE PORTUGAL E PROCEDIMENTOS A ESTES ASSOCIADOS Desde 2017 que a FGP tem vindo a pugnar, juntamente com outros organismos,

Leia mais

Política de Pagamentos

Política de Pagamentos Razão de ser: Objectivos: Esta política visa implementar metodologias coerentes e convergentes relativas a pagamentos e descontos financeiros, com vista ao cumprimento de responsabilidades e garantindo

Leia mais

Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António TAXA TURÍSTICA DO MUNICÍPIO FAQ 1. VALOR DA TAXA... 2 2. APLICAÇÃO NO TEMPO... 3 3. A QUEM SE APLICA?... 3 4. EM QUE SITUAÇÕES É DEVIDA A TAXA?... 3 5. QUEM COBRA A TAXA?...

Leia mais

Ficha de Inscrição I Semana de Férias Inclusiva do CRIA

Ficha de Inscrição I Semana de Férias Inclusiva do CRIA Ficha de Inscrição I Semana de Férias Inclusiva do CRIA Inscrição nº (A preencher pela organização) Data: / / 1.Dados Pessoais do Participante Nome Completo: Data de Nascimento: / / Idade: Nº BI/C. do

Leia mais

ESCLARECIMENTOS E PROCEDIMENTOS A ADOTAR

ESCLARECIMENTOS E PROCEDIMENTOS A ADOTAR 1. OBJETIVO E LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ESCLARECIMENTOS E PROCEDIMENTOS A ADOTAR RELATIVOS AO ABONO DE AJUDAS DE CUSTO E TRANSPORTE NO IPLEIRIA O presente documento, aplicável a todos os trabalhadores que exercem

Leia mais

INSTRUÇÃO RELATIVA À APRESENTAÇÃO DE DESPESAS DE COLABORADORES

INSTRUÇÃO RELATIVA À APRESENTAÇÃO DE DESPESAS DE COLABORADORES Nº : Versão : 24 Agosto 2012 INSTRUÇÃO RELATIVA À APRESENTAÇÃO DE DESPESAS DE COLABORADORES 1I ENQUADRAMENTO A presente instrução define as regras de tratamento de despesas, que nos termos dos Regulamentos

Leia mais

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de )

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de ) Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações (Versão de 25-02-2019) Os investigadores do Centro de Matemática e Aplicações (CMA) podem solicitar financiamento

Leia mais

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Artigo 1º Obrigação de pagamento de propina 1. Nos termos da Lei da Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior Público (Lei

Leia mais

Manual de Procedimentos. Volume 2.3 Área de Projetos

Manual de Procedimentos. Volume 2.3 Área de Projetos Manual de Procedimentos Volume 2.3 Área de Projetos Índice Princípios Gerais... 4 Abreviaturas e Acrónimos... 8 Legislação Aplicável... 10 Mapa de Atualização do Documento... 13 Capítulo 1 Assessoria Técnica

Leia mais

PT02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras. Pedidos de Pagamento - Instruções

PT02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras. Pedidos de Pagamento - Instruções PT02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras Pedidos de Pagamento - Instruções 1. Modalidades de Pedidos de Pagamento Após a concessão de uma subvenção, e após a assinatura do contrato de financiamento

Leia mais

RELATÓRIO PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA 2017

RELATÓRIO PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA 2017 RELATÓRIO PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA 2017 Considerações prévias Nos termos do disposto nos art.ºs n.º 52.º e na alínea c) do 58.º, do Estatuto da Ordem dos Advogados, foi submetido à Assembleia Regional

Leia mais

PROPOSTA FUNDO MANEIO. Enquadramento legal

PROPOSTA FUNDO MANEIO. Enquadramento legal FUNDO MANEIO Enquadramento legal De acordo com o POC-E a conta 118 Fundo Maneio destina-se a registar os movimentos relativos ao fundo de maneio criado pelas entidades nos termos legais, devendo ser criadas

Leia mais

GUIA PRÁTICO REEMBOLSO DE DESPESAS DE FUNERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REEMBOLSO DE DESPESAS DE FUNERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REEMBOLSO DE DESPESAS DE FUNERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Reembolso de Despesas de Funeral (7007 V4.13) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social,

Leia mais

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece os procedimentos e documentos necessários à verificação das despesas elegíveis necessárias à concretização

Leia mais

GUIA PRÁTICO REEMBOLSO DE DESPESAS DE FUNERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REEMBOLSO DE DESPESAS DE FUNERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REEMBOLSO DE DESPESAS DE FUNERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Reembolso de Despesas de Funeral (7007 V4.14) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social,

Leia mais

NIB Transferência: NOTAS: CENTRO DE APOIO AO ESTUDO

NIB Transferência: NOTAS: CENTRO DE APOIO AO ESTUDO 7 NOTAS: NIB Transferência: 0010 0000 3434 9410 0063 0 REGULAMENTO INTERNO CENTRO DE APOIO AO ESTUDO RAÍZES ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA E AO JOVEM 2013/2014 Capitulo I Disposições Gerais 1 Artigo 1º

Leia mais

PASSO A PASSO CONSULTA DA POSIÇÃO ATUAL PERANTE A SEGURANÇA SOCIAL. Passo a Passo instalar o SKYPE ÍNDICE. Manual de

PASSO A PASSO CONSULTA DA POSIÇÃO ATUAL PERANTE A SEGURANÇA SOCIAL. Passo a Passo instalar o SKYPE ÍNDICE. Manual de Manual de PASSO A PASSO CONSULTA DA POSIÇÃO ATUAL PERANTE A SEGURANÇA SOCIAL ÍNDICE Capítulo 1... Erro! Marca Título... Erro! Marcado Capítulo 2... Erro! Marca Título... Erro! Marcado Capítulo 3... Erro!

Leia mais

AJUDAS DE CUSTO E SUBSÍDIO DE TRANSPORTE

AJUDAS DE CUSTO E SUBSÍDIO DE TRANSPORTE DOMÍNIO 03. Recursos Humanos TEMA 03.02. Despesas com o pessoal ASSUNTO 03.02.04. Ajudas de Custo e subsídio de transporte UO RESPONSÁVEL REVISTO EM: APROVADO EM: ENTRADA EM VIGOR: 05.05.2014 AJUDAS DE

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ s) FÉRIAS

Perguntas Frequentes (FAQ s) FÉRIAS Perguntas Frequentes (FAQ s) FÉRIAS (Publicitado em Janeiro de 2011) 1/6 Como posso saber se o documento de Perguntas Frequentes da URH é a última versão? No rosto do documento, está assinalado o mês e

Leia mais

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas 1º- O cartão é pessoal e intransmissível. Em caso algum pode alguém utilizar o cartão pertencente a outrem. 2º- O mesmo cartão é válido para todos os anos que um aluno ou funcionário frequente ou trabalhe

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL Aquisição de bens, serviços e empreitadas de obras públicas

PROCEDIMENTO GERAL Aquisição de bens, serviços e empreitadas de obras públicas Página 1 de 7 I ÂMBITO Engloba as atividades desenvolvidas para a sustentabilidade do funcionamento da EEP no que se refere a aquisição de bens, serviços e. II OBJETIVO Aplicar os princípios e regras para

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO MAGNÉTICO

REGULAMENTO DO CARTÃO MAGNÉTICO REGULAMENTO DO CARTÃO MAGNÉTICO 1. Objeto e Âmbito O cartão escolar é um cartão de leitura magnética, utilizado por todos os alunos, professores e funcionários do Agrupamento e tem como objetivo aumentar

Leia mais

PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL

PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL 5º Aviso de abertura de candidaturas (Aviso Convite) PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL ooooooo 23 de abril de 2019 PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA

Leia mais

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM Finalidade Estabelecer procedimentos para o reembolso consistente de despesas comerciais de colaboradores incorridas em nome da WMCCANN, empresa do

Leia mais

Política de Compras e Contratação de Serviços

Política de Compras e Contratação de Serviços Política de Compras e Contratação de Serviços Versão 1.0 Elaborada em dezembro de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DIRETRIZES... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 4.1 Processo de Compra

Leia mais

Comparticipação nos encargos da campanha eleitoral das listas candidatas à eleição 2019 dos órgãos da Região Sul

Comparticipação nos encargos da campanha eleitoral das listas candidatas à eleição 2019 dos órgãos da Região Sul Comparticipação nos encargos da campanha eleitoral das listas candidatas à eleição 2019 dos órgãos da Região Sul (com base no n.º de membros efetivos em 30 de setembro de 2018) Âmbito da candidatura Nº

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processam as aquisições de bens e serviços

Leia mais

COMUNICAR SAÚDE. Regulamento

COMUNICAR SAÚDE. Regulamento COMUNICAR SAÚDE Regulamento Artigo1º Âmbito e objeto Através do presente Regulamento, o COMUNICAR SAÚDE define as condições de acesso a financiamento para projetos de promoção da literacia em saúde em

Leia mais

Exmo. Sr. S/ Refª Data Unidade

Exmo. Sr. S/ Refª Data Unidade Exmo. Sr. S/ Refª Data Unidade Assunto: Normas para o encerramento de Operações cofinanciadas pelo Programa Operacional Valorização do Território (POVT): principais obrigações a cumprir pelas entidades

Leia mais

GESTÃO ECONÓMICO - FINANCEIRO APROVISIONAMENTO

GESTÃO ECONÓMICO - FINANCEIRO APROVISIONAMENTO 1. OBJETIVO Estabelecer o fluxograma da atividade de Aprovisionamento. 2. ÂMBITO Aplica-se à atividade de Aprovisionamento de bens, serviços e empreitadas do IPVC 3. MODO DE PROCEDER 3.1 FLUXOGRAMA - PSN

Leia mais

NORMA TÉCNICA DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS ÍNDICE EMISSOR. NÚMERO 006/2018/Versão n.º 001 DATA: 29/11/2018 ASSUNTO

NORMA TÉCNICA DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS ÍNDICE EMISSOR. NÚMERO 006/2018/Versão n.º 001 DATA: 29/11/2018 ASSUNTO ASSUNTO FUNDO FLORESTAL PERMANENTE EIXO II DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS E AGENTES BIÓTICOS AÇÃO APOIO AO EQUIPAMENTO DE EQUIPAS DE SAPADORES FLORESTAIS (ANÚNCIO N.º 2018-0201-01) DISTRIBUIÇÃO INTERNA

Leia mais

Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP

Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Página 1 de 32 Manual de Processos dos Serviço Integrados nos SPUP Serviço Económico-Financeiro Unidade de Contabilidade e Tesouraria: Núcleo de Tesouraria Página 2 de 32 NT: Núcleo de Tesouraria A Unidade

Leia mais

MODELO DE REGULAMENTO DE BOLSAS NOTA EXPLICATIVA

MODELO DE REGULAMENTO DE BOLSAS NOTA EXPLICATIVA MODELO DE REGULAMENTO DE BOLSAS NOTA EXPLICATIVA O Decreto-Lei nº 123/99, de 20 de Abril, que aprovou o estatuto do bolseiro de investigação científica, refere no seu preâmbulo que tal estatuto visa assegurar

Leia mais

Regulamento 1. Objetivos 2. Destinatários Verão na ULisboa 3. Direitos e deveres dos participantes Verão na ULisboa Verão na ULisboa

Regulamento 1. Objetivos 2. Destinatários Verão na ULisboa 3. Direitos e deveres dos participantes Verão na ULisboa Verão na ULisboa Regulamento 1. Objetivos 1.1. O Verão na ULisboa é um programa de ocupação de tempos livres para estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário, que pretende divulgar as atividades em curso nas diferentes

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL - ATA N.º 1/2016 -

CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL - ATA N.º 1/2016 - - ATA N.º 1/2016 - ---------- Aos seis dias do mês de janeiro do ano de dois mil e dezasseis, na Sala de Sessões do Edifício dos Paços do Concelho, reuniu ordinariamente a Câmara Municipal de Aljustrel,

Leia mais

NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/ Rev 2

NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/ Rev 2 NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/2015 1 Rev 2 [Operações públicas FEDER e FSE] 1 Não aplicável a operações enquadradas no Sistema de Incentivos às Empresas. CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data de aprovação

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno Página 2 de 12 ORIGINAL Emissão Aprovação Data Data / / (Orgânica Responsável) / / (Presidente da Câmara) REVISÕES REVISÃO N.º PROPOSTO APROVAÇÃO

Leia mais

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR REGULAMENTO

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL ESCOLAR REGULAMENTO SUBSIDIOS AÇÃO SOCIAL ESCOLAR I. CANDIDATURAS i. As candidaturas aos subsídios de Ação Social Escolar decorrem, impreterivelmente, de 1 a 31 de maio do ano escolar imediatamente

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mêda

Agrupamento de Escolas de Mêda CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO 0 REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO Artigo 1º Âmbito e função 1. O

Leia mais

TERMO DE ADESÃO. Ação: Missão Empresarial: Japão Tóquio 3 a 7 de Julho. 1. Dados de Identificação: Entidade. Morada da Sede.

TERMO DE ADESÃO. Ação: Missão Empresarial: Japão Tóquio 3 a 7 de Julho. 1. Dados de Identificação: Entidade. Morada da Sede. TERMO DE ADESÃO Ação: Missão Empresarial: Japão Tóquio 3 a 7 de Julho 1. Dados de Identificação: Entidade Morada da Sede Localidade Nº Contribuinte E-mail Geral Telefone Geral Pessoa de Contacto 2. Condições

Leia mais

10º ano (34 semanas) Tempos semanais (60 minutos) Total de horas

10º ano (34 semanas) Tempos semanais (60 minutos) Total de horas 870 Diário da República, 1.ª série N.º 31 13 de fevereiro de 2015 Componentes de Formação 10º ano (34 semanas) 11º ano (33 semanas) 12º ano (33 semanas) De horas (Ciclo de formação) Formação em Contexto

Leia mais

Não aplicável (conta não remunerada). Não aplicável (conta não remunerada).

Não aplicável (conta não remunerada). Não aplicável (conta não remunerada). Referência: 400016_NZD_20171001_001 DEPÓSITOS À ORDEM MOEDA ESTRANGEIRA Designação Depósitos à Ordem Moeda Estrangeira Condições de acesso Modalidade Clientes pessoas singulares Clientes pessoas coletivas

Leia mais

Manual da Aplicação. REVVASE - Programa Leite Escolar. DGEstE

Manual da Aplicação. REVVASE - Programa Leite Escolar. DGEstE Data do Manual: 20/11/2014 Atualizado em: Verifique a sua versão Manual da Aplicação REVVASE - Programa Leite Escolar O Registo de Verbas e Valores da Ação Social Escolar (REVVASE) é uma plataforma de

Leia mais

Capítulo I - Disposições Gerais Artigo 1.º - Objeto

Capítulo I - Disposições Gerais Artigo 1.º - Objeto 1 Capítulo I - Disposições Gerais Artigo 1.º - Objeto O presente articulado estabelece regras e procedimentos complementares necessários ao cumprimento das disposições constantes do decreto lei n.º 192/2015

Leia mais

ORGANOGRAMA DA FMH. Reitor. Conselho de Escola. Presidente (1) Conselho Pedagógico. Conselho Científico. Vice - Presidente. Vice - Presidente (1)

ORGANOGRAMA DA FMH. Reitor. Conselho de Escola. Presidente (1) Conselho Pedagógico. Conselho Científico. Vice - Presidente. Vice - Presidente (1) ORGANOGRAMA DA FMH Reitor Conselho de Escola Presidente (1) Conselho Pedagógico Vice - Presidente Vice - Presidente (1) Conselho Científico Secretário (1) ( ) (1) Membros do Conselho de Gestão 2.1 - Gestão

Leia mais

Não aplicável (conta não remunerada). Não aplicável (conta não remunerada).

Não aplicável (conta não remunerada). Não aplicável (conta não remunerada). Referência: 400016_JPY_20171001_001 DEPÓSITOS À ORDEM MOEDA ESTRANGEIRA Designação Depósitos à Ordem Moeda Estrangeira Condições de acesso Modalidade Clientes pessoas singulares Clientes pessoas coletivas

Leia mais

A ESTRUTURA DE CUSTOS DO IST

A ESTRUTURA DE CUSTOS DO IST A ESTRUTURA DE CUSTOS DO IST Isabel Ribeiro INSTITUTO DE SISTEMAS E ROBÓTICA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO António Cruz Serra INSTITUTO DE TELECOMUNICAÇÕES INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Sumário da Apresentação

Leia mais

CHILE 2 A 6 OUTUBRO 2016

CHILE 2 A 6 OUTUBRO 2016 23 CHILE 2 A 6 OUTUBRO 2016 MISSÃO EMPRESARIAL AO CHILE SANTIAGO DO CHILE 02 a 06 de OUTUBRO 2016 2 DESCRIÇÃO: A Missão encontra-se integrada no Projeto Conjunto da AIDA, INOV_MARKET, que tem como principais

Leia mais

Formação Aplicação Tesouraria. Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009

Formação Aplicação Tesouraria. Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009 Formação Aplicação Tesouraria Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009 Agenda Introdução Objectivo Âmbito Aplicações Emissão de documentos Resumo Ideias-chave 2 Introdução Nova Allianz Principais

Leia mais

Não aplicável (conta não remunerada). Não aplicável (conta não remunerada).

Não aplicável (conta não remunerada). Não aplicável (conta não remunerada). Referência: 400016_CNY_20171001_001 DEPÓSITOS À ORDEM MOEDA ESTRANGEIRA Designação Depósitos à Ordem Moeda Estrangeira Condições de acesso Modalidade Clientes pessoas singulares Clientes pessoas coletivas

Leia mais

Manual de Processos e Procedimentos Serviços de Manutenção

Manual de Processos e Procedimentos Serviços de Manutenção Manual de Processos e Procedimentos Serviços de Manutenção DOCUMENTO ATUAL Referência: PC.S.SM Versão: 2.0 Data: 15/03/2016 Criado por: Inês Reis de Almeida / Maria José Letras / Edite Pinho Aprovado por:

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL Gestão financeira e orçamental

PROCEDIMENTO GERAL Gestão financeira e orçamental Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável às atividades de elaboração, execução e controlo orçamental e às atividades financeiras, que asseguram que a ESEP atinja e mantenha um nível desejado de atividade. II OBJETIVOS

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL Aquisição de bens, serviços e empreitadas de obras públicas

PROCEDIMENTO GERAL Aquisição de bens, serviços e empreitadas de obras públicas Página 1 de 7 I ÂMBITO Aplicável às atividades desenvolvidas para a sustentabilidade do funcionamento da EEP no que se refere a aquisição de bens, serviços e. II OBJETIVO Aplicar os princípios e regras

Leia mais

GUIA PRÁTICO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE INCAPACIDADE TEMPORÁRIA

GUIA PRÁTICO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE INCAPACIDADE TEMPORÁRIA GUIA PRÁTICO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE INCAPACIDADE TEMPORÁRIA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Serviço de Verificação de Incapacidade Temporária

Leia mais

Regulamento da Biblioteca do IST (aprovado em CG )

Regulamento da Biblioteca do IST (aprovado em CG ) Regulamento da Biblioteca do IST (aprovado em CG 23.11.2016) 1. Biblioteca do IST A Biblioteca do IST (BIST) compreende vários espaços distribuídos pelos Campi do IST. O presente Regulamento define as

Leia mais

Av. da Cooperação. Ed. Inditrans, Lote A1, n.º Outeiro Seco. Tel Fax Site:

Av. da Cooperação. Ed. Inditrans, Lote A1, n.º Outeiro Seco. Tel Fax Site: Av. da Cooperação. Ed. Inditrans, Lote A1, n.º2. 5400-673 Outeiro Seco. Tel. 276340920 Fax. 276340929. E-mail: geral@adrat.pt Site: www.adrat.pt Programa de Desenvolvimento Rural e Pescas (2020) Termo

Leia mais

MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE CÂMARA MUNICIPAL MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE CÂMARA MUNICIPAL ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA 2 DE JANEIRO DE 2014. Nº. 1/2014 Estiveram presentes para o efeito os eleitos:

Leia mais

Manual de Apoio ao Membro do CCMar PÁG: 1 de 14

Manual de Apoio ao Membro do CCMar PÁG: 1 de 14 Manual de Apoio ao Membro do CCMar PÁG: 1 de 14 Índice 1. Dados de identificação do CCMar... 2 2. Acesso a saldos, encomendas e missões... 2 2.1. Requisitos técnicos... 2 2.2. Ligações (links)... 2 3.

Leia mais