Disciplina de Gestão de Operações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina de Gestão de Operações"

Transcrição

1 Disciplina de Gestão de Operações Exame Final 23 de Abril de 2005 MBA 2005 Duração 2h30m Professor: Francisco Veloso Por favor escreva o nome e número em todas as folhas de resolução do exame. É bom ler o enunciado todo no início para planear a resolução. Boa sorte! Grupo 1: Análise de Processos e Filas Espera (5 Valores) Assuma que o tempo entre a chegada de duas encomendas sucessivas no Littlefield são 119m, com encomendas de 60 unidades cada. Os tempos de set-up (fixos) e de processamento para cada etapas do processo estão listados abaixo (em horas). Passo Estação T. Setup (por lote) T. Setup (por unidade) Com duas máquinas na estação de trabalho 2, qual vai ser a utilização média esperada desta estação se cada encomenda for processada apenas num lote? E se cada encomenda for dividida em três lotes idênticos? 2. Qual o número máximo de lotes que podem ser considerados para cada encomenda para garantir que a procura é efectivamente processada com recurso apenas a duas máquinas na estação de trabalho 2? 3. No final dos 50 dias iniciais de simulação observa os seguintes resultados: Estação No. de Máquinas Comp. médio da fila (encom.) Utilização Média Qual é o tempo médio de throughput para uma encomenda do cliente?

2 4. Na segunda simulação, decide fazer uma experiência para tentar calcular o tempo de set-up na estação de trabalho 3. Antes de fazer a experiência, havia determinado que o tempo médio de processamento de uma encomenda, se esta fosse processada como um lote integral de 60 eram 1.8 horas. Na experiência, decide mudar a dimensão do lote para 30 unidades (2 lotes por encomenda) e observar a simulação dirante dois dias simulados. Neste período, 22 encomendas chegam ao sistema, 25 encomendas são acabadas, e a utilização média das duas máquinas que estão na estação 3 é Qual é a sua estimativa to tempo de setup nesta estação? Grupo 2: Filas de Espera (5 valores) Acabado o MBA, conseguiu um bom emprego na AiTiCuerni. O primeiro projecto em que participa é o dimensionamento de um call center de assistência a clientes business da empresa Pessimus. A indicações que tem é que cada chamada de assistência demora em média 4m e espera-se que chegue uma chamada ao sistema cada 30 segundos. O custo de um posto de atendimento, incluindo pessoa e equipamento são 15 por hora. 1. Se desejar que, em média, o cliente não espere mais do que 3 minutos até que a sua chamada seja atendida, quantos operadores é que deverão existir em cada momento no centro para atender telefones (considere as distribuições habituais)? Em média, quantos clientes é que estão à espera de ser atendidos? 2. Imagine agora que sabe também que os clientes VIP apenas estão dispostos a esperar um máximo de 1 minuto antes de começarem a penalizar a qualidade de serviço. Sendo clientes importante que a empresa deseja satisfazer, estão a ser equacionadas as seguintes opções para dar resposta a este requisito: a. Aumentar o número de servidores no sistema para que todos os clientes que ligam para a empresa tenham um tempo de espera igual ou inferior a 1 minuto independentemente do seu estatuto VIP. b. Criar um serviço com um número de telefone e recursos dedicados para os clientes VIP, cerca de 20% da procura total de assistência. Qual das duas opções é mais desejável? Justifique numericamente e procure também explicar qualitativamente a conclusão a que chega 3. Os estudos sugerem que o sistema de apoio dedicado aos clientes VIP pode trazer receitas adicionais, formando os agentes da assistência para que actuem também como vendedores de produtos complementares. Quanto é que o serviço teria que gerar em média por chamada de assistência para que a opção de implementar um serviço VIP dedicado se pagasse completamente (face à solução base com um tempo de espera de 3min por cliente da alínea 1.)?

3 Grupo 3: Gestão de Stocks e Qualidade (5 Valores) O porto de Sines tem uma zona de consolidação de contentores que desempenha um papel importante no seu funcionamento. A esta zona de consolidação chegam os contentores que são depois encaminhados em comboios para Lisboa e Porto onde são depois recolhidos pelos clientes. O valor médio de cada contentor cheio são e o custo de hold na indústria são normalmente 20%. Assuma que o porto trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano, sendo descarregados, em média, 50 contentores por hora, sendo cerca de 70% para Lisboa e 30% para o Porto. Neste momento, o um comboio é enviado cada duas horas para Lisboa e cada quatro horas para o Porto. O custo dos comboios é fixo, sendo de 1500 para o Porto e 750 para Lisboa. Os custos de envio dos comboios para Lisboa e Porto são assumidos pelo próprio Porto. 1. Pensa que a actual política de expedição de comboios é a adequada? O que faria para melhorar a actual política e quais os potenciais ganhos de custos Alguns dos clientes têm vindo a queixar-se dos tempos de entregas na cidade do Porto, referindo os atrasos sistemáticos face ao horário de previsto. A indicação dada pela CP aponta para que os comboios demorem 12 horas desde Sines até ao Porto. No entanto, a informação sobre as chegadas revela que existe uma probabilidade de 16% de o comboio se atrasar pelo menos uma hora. 2. A Conteplus, uma das importantes empresas de importação da região do Porto, queixa-se de estar a gastar 9.1 adicionais por contentor em stock de segurança apenas para absorver os atrasos da CP na chegada ao Porto. Se a procura para a Conteplus for uma média de 12 contentores por dia e os atrasos dos comboios tiverem uma distribuição normal, qual o nível de serviço que a Conteplus está neste momento a procurar assegurar aos seus clientes? Devido às queixas dos clientes mais importantes, a CP decidiu fazer um estudo de qualidade sobre os atrasos dos comboios. Para isso, recolheu dados sobre as chegadas dos comboios s contruiu gráficos empiricos de Xbar e Rbar para as chegadas dos comboios ao Porto. 3. Construidos estes gráficos, verifica-se que todas as observações estavam dentro dos limites de controlo superior e inferior.esta situação é compatível com o facto de haver muitos clientes a reclamarem dos atrasos? Porquê? Com base na informação disponível, quais pensa serem os actuais limites de controlo inferior e superior das chegadas de comboios ao Porto? Se quisermos duplicar a Capacidade do processo, o que é que tem que acontecer estes limites de controlo?

4 Grupo 4: Escolha Múltipla (5 valores) Exercício 1 Para cada uma das afirmações escolha Verdadeiro (V), Falso (F), ou Indeterminado (I). Justifique brevemente a escolha (máximo 2 linhas). A maioria do valor da resposta é dada pela justificação. 1. O 6 sigma traz para as organizações um conjunto novo de ferramentas de qualidade 2. Os aspectos críticos num sistema de gestão de projectos são a variabilidade da procura e o tempo de throughput 3. A principal razão pela qual uma política de stocks tipo P é mais cara do que um sistema Q alternativo é a necessidade de manter um maior nível de pipeline stock no primeiro modelo 4. Num sistema jobshop os trabalhadores podem ter qualificações muito baixas porque, tipicamente, são responsáveis por apenas uma tarefa muito específica. 5. É sempre uma estratégia superior converter um sistema de produção tipo josbshop num sistema tipo celular 6. A linha de visibilidade refere-se à fronteira ente as componentes push e pull de uma cadeia de valor. 7. A análise de pareto serve para identificar as causas para os problemas identificados no contexto de um sistema de qualidade 8. Em modelos de gestão de stocks tipo Q com ruptura, a quantidade óptima de encomenda pode chegar ao dobro do que seria no modelo equivalente sem ruptura quando o custo de hold é o triplo do custo de ruptura 9. Um sistema build-to-order é sempre capaz de responder melhor à variabilidade nas encomendas dos clientes do que um sistema build-to-stock 10. O stock é sempre o melhor instrumento para absorver variabilidade num sistema

5 Exercício 2 Escolha apenas a opção correcta. Justifique brevemente a escolha (máximo 2 linhas). A maioria do valor da resposta é dada pela justificação. 1. Num sistema com utilização de 100%, a fila de espera a. Está estável b. Está sempre a crescer c. Cresce se houver variabilidade nas taxas de chegada d. Estabiliza depois das perdas iniciais de capacidade 2. Considere um sistema JIT em que o tempo é o buffer de absorção de variabilidade. Se o meu cliente dá uma janela entre o pedido e a entrega de 2 horas, exigindo um nível de serviço de 99%, o meu sistema terá que ter as seguintes características: a. Um lead time médio de 30m, com um desvio padrão de 45h b. Uma lead time médio de 1 hora, com um desvio padrão de 25m c. Uma média de entregas de 1.5 hora e um desvio padrão de 15m d. Nenhum dos anteriores 3. Um artigo recente comparava as filas de espera para consultas nos serviços de pulmonologia e ortopedia de um hospital. Segundo o artigo, apesar de haver o dobro dos doentes a requerer consultas de ortopedia relativamente a pulmonologia, o número de pessoas à espera para consultas nos dois serviços é o mesmo. Acha que esta situação: a. É impossível b. Acontece se a capacidade da ortopedia for o dobro da capacidade da pulmonologia c. Pode acontecer desde que o tempo no hospital, incluindo as consultas, seja igual para os pacientes dos dois serviços d. Pode acontecer, mas a capacidade da ortopedia tem que ser de certeza superior à raiz quadrada de dois vezes a capacidade da pulmonologia 4. O Professor de Operações esta á pensar como deverá fazer para atribuir as notas de participação dos alunos na aula. Qual dos seguintes critérios ou métodos pensa que deverá ser incluido no processo de avaliação: a. Criar uma folha de cálculo que gera um valor aleatório para cada aluno b. Contruir um gráfico tipo p em que é dada pontuação máxima aos alunos fora de controlo nas suas participações. c. Fazer discriminação positiva das minorias d. Criar um indicador que penaliza os alunos que dão muita graxa ao prof.

APLICAÇÃO PRÁTICA SOBRE DIMENSIONAMENTO DE

APLICAÇÃO PRÁTICA SOBRE DIMENSIONAMENTO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL -º Ciclo Disciplina de TRANSPORTES Ano Lectivo de 006/007 º Semestre APLICAÇÃO PRÁTICA SOBRE DIMENSIONAMENTO DE COMPONENTES DE SISTEMAS DE TRANSPORTES Considere uma empresa

Leia mais

Sistemas de Produção: Estudos de Casos

Sistemas de Produção: Estudos de Casos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 4 O Sistema Kanban - Puxar x Empurrar Objetivo: Este estudo de caso tem por finalidade

Leia mais

Sistemas de Produção: Estudos de Casos

Sistemas de Produção: Estudos de Casos Objetivo: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 3 Planejamento e Controle da Produção JIT Nivelamento do Plano-mestre

Leia mais

Exame 2ª Época. Nº: Nome:

Exame 2ª Época. Nº: Nome: Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa 34 Análise de Dados e Probabilidade º Semestre 28/29 Fernando Brito Soares Cátia Fernandes Erica Marujo Daniel Monteiro Nº: Nome: Data: 2 de Janeiro

Leia mais

1. Como é sabido a TRANSPORTO disporá, muito brevemente, já a partir de Março, de

1. Como é sabido a TRANSPORTO disporá, muito brevemente, já a partir de Março, de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Investigação Operacional 2 a chamada 2001.01.24 Duração: 2 horas Com Consulta Responda a cada questão numa folha separada 1. Como é sabido a

Leia mais

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 20

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 20 Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais Aula 20 Magnos Martinello Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia

Leia mais

2º Semestre 2002/2003

2º Semestre 2002/2003 1. Um operário especializado em reparações de escavadoras verificou que o tempo gasto por reparação seguia uma distribuição exponencial negativa com média 30 minutos. A reparação é feita pela ordem de

Leia mais

Avaliação Quantitativa de Sistemas

Avaliação Quantitativa de Sistemas Avaliação Quantitativa de Sistemas Contexto A Avaliação Quantitativa de Sistemas permite a avaliação de sistemas antes mesmo da sua implementação física. Dessa forma, é possível avaliar um sistema projetado

Leia mais

O Papel da Logística na Organização Empresarial e na Economia LOGÍSTICA. Amílcar Arantes 1

O Papel da Logística na Organização Empresarial e na Economia LOGÍSTICA. Amílcar Arantes 1 LOGÍSTICA Capítulo 5 (Gestão de Stocks) Objectivos Explorar como o investimento em inventário pode influenciar o lucro da empresa Explorar como a gestão de inventário pode contribuir para o custo total

Leia mais

Avaliação e Desempenho Aula 18

Avaliação e Desempenho Aula 18 Avaliação e Desempenho Aula 18 Aula passada Fila com buffer finito Fila com buffer infinito Medidas de interesse: vazão, número médio de clientes na fila, taxa de perda. Aula de hoje Parâmetros de uma

Leia mais

Sistemas de Produção: Estudos de Casos

Sistemas de Produção: Estudos de Casos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 6 Padronização das Operações - Polivalência Objetivo: Este estudo de caso tem

Leia mais

EAD Simulação. Aula 3 Parte 1: Framework. Profa. Dra. Adriana Backx Noronha Viana

EAD Simulação. Aula 3 Parte 1: Framework. Profa. Dra. Adriana Backx Noronha Viana EAD0652 - Simulação Aula 3 Parte 1: Framework Profa. Dra. Adriana Backx Noronha Viana Situação Problema 2 Exemplo Simulação Monte Carlo Um vendedor de jornais deve decidir quantos jornais ele deve comprar

Leia mais

Sistemas de Produção: Estudos de Casos

Sistemas de Produção: Estudos de Casos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 2.1 Focalização nos Processos de Produção Repetitivos em Lotes Objetivo: Este

Leia mais

Por favor, responda a cada grupo numa folha separada e boa sorte! Duração: 1h45m (em cada grupo sugere-se o tempo que lhe deve ser dedicado)

Por favor, responda a cada grupo numa folha separada e boa sorte! Duração: 1h45m (em cada grupo sugere-se o tempo que lhe deve ser dedicado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Economia Teste Intermédio Finanças I 16 de Abril de 2004 Paula Antão Maria Manuel Correia Ana Isabel Lacerda Por favor, responda a cada grupo numa folha separada

Leia mais

Processos Estocásticos aplicados à Sistemas Computacionais

Processos Estocásticos aplicados à Sistemas Computacionais Processos Estocásticos aplicados à Sistemas Computacionais Magnos Martinello Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia

Leia mais

Sistemas de Produção: Estudos de Casos

Sistemas de Produção: Estudos de Casos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 2.2 Focalização nos Processos de Montagem Objetivo: Este estudo de caso tem por

Leia mais

o comprimento de cada barra seja proporcional ao valor da variável; a barra relativa a Portugal tenha 10 cm de comprimento.

o comprimento de cada barra seja proporcional ao valor da variável; a barra relativa a Portugal tenha 10 cm de comprimento. Exemplo B O documento que se segue é um recorte da revista Única, do jornal Expresso, de 18 de Fevereiro de 2005, e contém gráficos onde estão registados alguns dados sobre a educação em dezanove países

Leia mais

Queixas dos transportes Operadores aceitam desafio de melhorar serviço

Queixas dos transportes Operadores aceitam desafio de melhorar serviço 4/19/2016 Queixas dos transportes Operadores aceitam desafio de melhorar serviço Um sistema de transportes coletivo eficiente, bem articulado e intermodal, permitiria as deslocações diárias com um custo

Leia mais

D i s c i p l i n a : P e s q u i s a O p e r a c i o n a l I I T e o r i a d a s F i l a s - L i s t a d e E x e r c í c i o s : 0 2

D i s c i p l i n a : P e s q u i s a O p e r a c i o n a l I I T e o r i a d a s F i l a s - L i s t a d e E x e r c í c i o s : 0 2 01. Um lava rápido Automático funciona com somente uma baia. Os carros chegam, conforme uma distribuição de Poisson, em média a cada 12 minutos e podem esperar no estacionamento oferecido se a baia estiver

Leia mais

Modelagem e Análise Aula 9

Modelagem e Análise Aula 9 Modelagem e Análise Aula 9 Aula passada Equações de fluxo Tempo contínuo Aula de hoje Parâmetros de uma fila Medidas de desempenho Cálculo do tempo de espera Resultado de Little Parâmetros da Fila chegada

Leia mais

Introdução à Empresa

Introdução à Empresa Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Introdução à Empresa 2º Semestre - 2010/2011 - Exame de 1ª Época NÃO VIRE ESTA FOLHA NEM NENHUMA DAS OUTRAS QUE CONSTITUEM A PROVA ANTES DE RECEBER

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 12º Ano Turma A - C.C.H. de Ciências e Tecnologias - 1ª Teste de Avaliação de Matemática A V1 Duração: 90 min 05 Nov. 09 Prof.: Na folha de respostas, indicar de forma legível

Leia mais

IV.4 Análise de Dados da Avaliação

IV.4 Análise de Dados da Avaliação Melhor e Pior? IV - Avaliação IV.4 Análise de Dados da Avaliação Interactive System Design, Cap. 10, William Newman 2 Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior! Avaliação com utilizadores!local (Laboratório,

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 06

Evandro Deliberal     Aula 06 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 06 Agenda Lei de Little Fila Pilha Lei de Little Já parou para pensar em quantos

Leia mais

Aplicação. Controlo Óptimas. 23º Seminário de Engenharia Mecânica - 4 Junho de Nuno Manuel R. S. Órfão

Aplicação. Controlo Óptimas. 23º Seminário de Engenharia Mecânica - 4 Junho de Nuno Manuel R. S. Órfão Aplicação de Cadeias de Markov em Redes de Filas de Espera Políticas de Controlo Óptimas 23º Seminário de Engenharia Mecânica - 4 Junho de 2003 - Nuno Manuel R. S. Órfão nmorfao@estg.ipleiria.pt 1 Sumário

Leia mais

First exam October 23, 2006 Statistics II

First exam October 23, 2006 Statistics II First exam October 3, 006 Statistics II 1. (7 points) Numa determinada empresa de recursos humanos um teste de aptidão é realizado por um elevado número de candidatos a um emprego. A pontuação obtida nesse

Leia mais

Ema Isabel Modesto Marques. Modelos de localização com filas de espera em rede. Orientador Prof. Doutor Francisco José Ferreira Silva.

Ema Isabel Modesto Marques. Modelos de localização com filas de espera em rede. Orientador Prof. Doutor Francisco José Ferreira Silva. Ema Isabel Modesto Marques Modelos de localização com filas de espera em rede Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Gestão (MBA) Orientador Prof. Doutor Francisco José Ferreira Silva Coorientador

Leia mais

2 Distribuições Teóricas Discretas

2 Distribuições Teóricas Discretas 2 Distribuições Teóricas Discretas Exercício 2.1 Seja X B (n, p) e Y B (n, 1 p), verifique que P (X = r) =P (Y = n r). InterpreteoresultadoemtermosdeprovasdeBernoulli. Exercício 2.2 Utilizando as tabelas

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas

Avaliação de Desempenho de Sistemas Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução à Teoria das Filas Prof. Othon Batista othonb@yahoo.com Notação de uma fila Para analisar um dado sistema é necessário a definição das seguintes características:

Leia mais

1. Duma vez por todas, e já que se trata dum novo hotel da Sonhos e Companhia Limitada,

1. Duma vez por todas, e já que se trata dum novo hotel da Sonhos e Companhia Limitada, Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Investigação Operacional Recurso 000.0.7 Duração: horas e 0 minutos Com Consulta. Duma vez por todas, e já que se trata dum novo hotel da Sonhos

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 1 009 A PREENCHER PELO ALUNO

Leia mais

1 Dimensionamento de Frota

1 Dimensionamento de Frota 1 Dimensionamento de Frota DESENVOLVA UM MODELO DE SIMULAÇÃO COM N CAMINHÕES QUE CIRCULAM ENTRE UMA FÁBRICA E PORTO. TANTO NA FÁBRICA COMO NO PORTO ESSES CAMINHÕES PASSAM POR UM PROCESSO DE PESAGEM NA

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. 1ª. Lista de Exercícios

SISTEMAS OPERACIONAIS. 1ª. Lista de Exercícios SISTEMAS OPERACIONAIS Prof a. Roberta Lima Gomes (soufes@gmail.com) 1ª. Lista de Exercícios Data de Entrega: não há. O objetivo da lista é ajudar no estudo individual dos alunos. Soluções de questões específicas

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2009-10) 1E207 - MACROECONOMIA II 2ºTeste (21 de Junho de 2010) Duração: 40 minutos (escolha múltipla) + 1 hora (exercícios). As respostas às questões de escolha múltipla serão

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE. P Aulas Prof. Dr. Regina Meyer Branski

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE. P Aulas Prof. Dr. Regina Meyer Branski PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE P Aulas 13-14-15 - Prof. Dr. Regina Meyer Branski Objetivos da Aula O que é estoque? Por que o estoque é necessário? Quais são as vantagens de se manter estoque? Quanto

Leia mais

Metodologias de Investigação Científica

Metodologias de Investigação Científica Metodologias de Investigação Científica Edição de 2010/2011 Docentes: Eugénio Oliveira Augusto Sousa Objectivos Questões: PORQUÊ estão vocês a fazer um Doutoramento? estudo; investiga; especializa; O que

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 1 a. Lista Redes de Comunicações I pg. 1/5 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 1 Prof. Flávio Alencar 1 a. LISTA (Assuntos: Filas, probabilidade e estatística aplicada a redes

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06 Nome: Ano: º Ano do E.M. Escola: Data: / / 3º Ano do Ensino Médio Aula nº06 Assunto: Noções de Estatística 1. Conceitos básicos Definição: A estatística é a ciência que recolhe, organiza, classifica, apresenta

Leia mais

7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA

7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA 7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA 7 DESPERDÍCIOS 1 WWW.VALUESTREAM.PT VSTREAM.WORDPRESS.COM EXCESSO DE PRODUÇÃO Produzir quantidades que o cliente não pediu e/ou antes de serem precisas Grandes quantidades são

Leia mais

Gestão de Stocks. Estudo realizado por: Dulce Varandas e Lídia Teixeira. Orientação:

Gestão de Stocks. Estudo realizado por: Dulce Varandas e Lídia Teixeira. Orientação: Implementação de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) numa empresa do sector metalúrgico Gestão de Stocks Estudo realizado por: Orientação: Dulce Varandas e Lídia Teixeira Prof. Jorge Pinho de Sousa

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer o que são estratégias de posicionamento logístico Compreender as políticas

Leia mais

EXAME DE 2ª ÉPOCA DE INTRODUÇÃO À EMPRESA

EXAME DE 2ª ÉPOCA DE INTRODUÇÃO À EMPRESA Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Economia 1º semestre 2007/2008 EXAME DE 2ª ÉPOCA DE INTRODUÇÃO À EMPRESA DATA: 29/01/2008 DURAÇÃO: 2 HORAS IMPORTANTE: Escreva o nome e número no cimo de cada folha.

Leia mais

Gestão de Operações II Teoria das Filas. Prof Marcio Cardoso Machado

Gestão de Operações II Teoria das Filas. Prof Marcio Cardoso Machado Gestão de Operações II Teoria das Filas Prof Marcio Cardoso Machado Filas O que é uma fila de espera? É um ou mais clientes esperando pelo atendimento O que são clientes? Pessoas (ex.: caixas de supermercado,

Leia mais

Porque fazer o gerenciamento de riscos em um projeto é importante?

Porque fazer o gerenciamento de riscos em um projeto é importante? Como fazer o gerenciamento em projetos com uma matriz Este conteúdo faz parte da série: Gerenciamento de Projetos Ver 6 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque fazer o gerenciamento em um

Leia mais

Exame de Cálculo II 2ª Época 14/06/2010 Duração: 2h30m

Exame de Cálculo II 2ª Época 14/06/2010 Duração: 2h30m Exame de Cálculo II 2ª Época 14/06/2010 Duração: 2h30m Leia com atenção todas as perguntas. Justifique sucintamente as suas respostas sempre que for pedido e apresente todos os calculos necessários. Não

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 7 A Cadeia Logística JIT

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 7 A Cadeia Logística JIT Objetivo: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 7 A Cadeia Logística JIT Este estudo de caso tem por finalidade analisar

Leia mais

CP poderá poupar cinco milhões com condução económica

CP poderá poupar cinco milhões com condução económica 6/16/2016 CP poderá poupar cinco milhões com condução económica Tese de Mestrado em Planeamento e Operação de Transportes no IST desenvolve protótipo de sistema de apoio à condução ferroviária que, dando

Leia mais

CAPÍTULO 1. Conceitos sobre Planeamento e Escalonamento

CAPÍTULO 1. Conceitos sobre Planeamento e Escalonamento CAPÍTULO 1 Conceitos sobre Planeamento e Escalonamento Eugénio Oliveira and Scheduling, FEUP/PRODEI /MIEIC 1 Planeamento e Escalonamento : Processo de tomada de decisão quanto à selecção e (sequenciação)/ordenação

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 1º Semestre 2º Folha Nº8 Testes de hipóteses paramétricos 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de

Leia mais

Teste Intermédio. Nº: Nome:

Teste Intermédio. Nº: Nome: Faculdade de Economia da Universidade ova de Lisboa 1304 Análise de Dados e Probabilidade A 1º Semestre 2009/2010 Fernando Brito Soares Graça Silva Erica Marujo António Rua º: ome: Data: 23 de Outubro

Leia mais

1. A empresa de transportes fluviais RioAcimaRioAbaixo vai fazer uma alteração de tarifas

1. A empresa de transportes fluviais RioAcimaRioAbaixo vai fazer uma alteração de tarifas Mestrado em Transportes Processos de Decisão Exame 2006.02.07 Duração: 2 horas Com consulta Das 3 questões que constituem este exame deverá escolher apenas 2 para responder e entregar 1. A empresa de transportes

Leia mais

EAD Simulação. Aula 2 Parte 2: Tipos de Simulação. Profa. Dra. Adriana Backx Noronha Viana

EAD Simulação. Aula 2 Parte 2: Tipos de Simulação. Profa. Dra. Adriana Backx Noronha Viana EAD0652 - Simulação Aula 2 Parte 2: Tipos de Simulação Profa. Dra. Adriana Backx Noronha Viana Tipos de Simulação Pergunta relacionada ao que se está simulando): O problema a ser considerado na simulação

Leia mais

TÓPICO 8 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE. P Aulas Prof. Dr. Regina Meyer Branski

TÓPICO 8 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE. P Aulas Prof. Dr. Regina Meyer Branski TÓPICO 8 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE P Aulas 13-14-15 - Prof. Dr. Regina Meyer Branski Objetivos da Aula O que é estoque? Por que o estoque é necessário? Quais são as vantagens de se manter estoque?

Leia mais

Prova Final de Estatística I

Prova Final de Estatística I Curso: ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Graduação Data: Junho / 2011 Professores: Prova Final de Estatística I Felipe Zambaldi, Francisco Aranha, Nelson Barth Nome

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº 5: Testes Paramétricos Probabilidades e Estatística 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas

Leia mais

Gestão de Operações. Ano lectivo 2008/09. Frequência 12 de Janeiro de 2009

Gestão de Operações. Ano lectivo 2008/09. Frequência 12 de Janeiro de 2009 Ano lectivo 2008/09 Frequência 12 de Janeiro de 2009 Instruções 1. Leia atentamente todo o exame. 2. Escolha as questões: a) responda apenas às questões que é requerido em cada grupo; b) atribua tempos

Leia mais

ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO Thiago Marzagão DISTRIBUIÇÕES CONTÍNUAS DE PROBABILIDADE Thiago Marzagão (IDP) ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO 2/2016 1 / 35 variáveis discretas vs variáveis contínuas

Leia mais

-- INSTRUÇÕES Leia com atenção antes de iniciar a sua prova

-- INSTRUÇÕES Leia com atenção antes de iniciar a sua prova Ministério da Educação e Ciência U.C. 1076 Investigação Operacional 3 de junho de 017 -- INSTRUÇÕES Leia com atenção antes de iniciar a sua prova O tempo de duração da prova de exame é de horas, acrescida

Leia mais

PARTE 2. Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini

PARTE 2. Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini PARTE 2 Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini Conteúdo Introdução a Probabilidade Conceito de Experimento Conceito de Espaço Amostral Conceito de Variável Aleatória Principais Distribuições de Probabilidade

Leia mais

Final exam June 25, 2007 Statistics II

Final exam June 25, 2007 Statistics II Final exam June 25, 2007 Statistics II 1. 7 points o Hospital Medecis, o número de doentes que recorrem ao serviço de urgências pediátricas e o número de doentes que recorrem ao serviço de urgências para

Leia mais

Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos

Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos Probabilidades e Estatística + Probabilidades e Estatística I Colectânea de Exercícios 2002/03 LEFT + LMAC Capítulo 5 Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos Exercício 51 Uma loja de electrodomésticos

Leia mais

LEC206 - MACROECONOMIA II

LEC206 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2007-08) LEC206 - MACROECONOMIA II Avaliação Distribuída 2º Teste (30 de Maio de 2008) Duração: 60 minutos Não é permitido o uso de máquinas de calcular. Não é permitida qualquer

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Exame 1 a Chamada Prova com consulta

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Exame 1 a Chamada Prova com consulta Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Investigação Operacional 2012.01.09 Exame 1 a Chamada Prova com consulta Duração: 1h30min 1. (40%) A fim de garantir cuidados médicos de emergência aos espetadores

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Cientifica Matemática Curso Electrotécnica º Semestre º Folha Nº3 Seja X uma variável aleatória cuja função de probabilidade é dada na guinte tabela: a) Calcule o valor de k b) Calcule P(X ), P(X

Leia mais

LEIC/LERC 2007/08 Segundo Teste de Sistemas Distribuídos

LEIC/LERC 2007/08 Segundo Teste de Sistemas Distribuídos LEIC/LERC 2007/08 Segundo Teste de Sistemas Distribuídos 27 de Junho de 2008 Responda no enunciado, apenas no espaço fornecido. Identifique todas as folhas. Duração: 1h30m Grupo I Um número de telefone

Leia mais

ESTUDO DOS TEMPOS. Ritmo de trabalho. Factor de actividade:

ESTUDO DOS TEMPOS. Ritmo de trabalho. Factor de actividade: ESTUDO DOS TEMPOS Ritmo de trabalho Factor de actividade: relaciona o ritmo de trabalho do operador com o ritmo de trabaho normal um trabalhador normal é um trabalhador representativo e qualificado Exemplo:

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Estatística II - Licenciatura em Gestão Época de Recurso - Parte prática (14 valores) 24/01/2011.

INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Estatística II - Licenciatura em Gestão Época de Recurso - Parte prática (14 valores) 24/01/2011. INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Estatística II - Licenciatura em Gestão Época de Recurso - Parte prática (14 valores) 24/01/2011 Nome: Nº Espaço reservado para a classificação (não escrever aqui)

Leia mais

Excel - Funções Estatísticas

Excel - Funções Estatísticas Excel - Funções Estatísticas DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO 1 Descrição geral: Utilizar funções e fórmulas estatísticas Obtenha informações sobre como utilizar funções e fórmulas

Leia mais

Estruturando o Fluxo Puxado Entendendo os Estoques

Estruturando o Fluxo Puxado Entendendo os Estoques 1 GESTÃO DE S EM ESTÁGIO ÚNICO EXERCÍCIO CONCEITUAL P O R Q U E M A N T E R E S T O Q U E S? Q U A L D E V E S E R O E S T O Q U E? Vamos responder essa pergunta realizando um exercício simples de Gestão

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. LEGI (Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial) FUNDAMENTOS DE INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL. Repescagem do 2º Teste

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. LEGI (Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial) FUNDAMENTOS DE INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL. Repescagem do 2º Teste INSTITUTO SUPRIOR TÉCNICO LGI (Licenciatura em ngenharia e Gestão Industrial) FUNDAMNTOS D INVSTIGAÇÃO OPRACIONAL Data: 8 de Junho de 016 Duração: 1h30 Repescagem do º Teste Resolução indicativa 1. [3

Leia mais

FORMULÁRIO E ANEXO NO VERSO!

FORMULÁRIO E ANEXO NO VERSO! . INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL Exame de Época Normal 6 de Janeiro de 2010 Duração: 3 h ATENÇÃO : QUALQUER FRAUDE DETECTADA NESTE EXAME IMPLICARÁ A REPROVAÇÃO NO CORRENTE ANO LECTIVO NESTA DISCIPLINA

Leia mais

ESTUDO DE CASO PARA DIMENSIONAMENTO DO PRAZO DE ENTREGA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE GARRAFAS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE

ESTUDO DE CASO PARA DIMENSIONAMENTO DO PRAZO DE ENTREGA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE GARRAFAS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE ESTUDO DE CASO PARA DIMENSIONAMENTO DO PRAZO DE ENTREGA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE GARRAFAS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE Jônatas Araújo de Almeida (UFPE) jonatasaa@hotmail.com Renata Zarzar Pinheiro

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 1º Ano Turma A - C.C.H. de Ciências e Tecnologias - Teste de Avaliação de Matemática A V1 Duração: 90 min 01 Fev. 010 Prof.: Na folha de respostas, indicar de forma legível

Leia mais

D i s c i p l i n a : P e s q u i s a O p e r a c i o n a l I I T e o r i a d a s F i l a s - L i s t a d e E x e r c í c i o s : 0 4

D i s c i p l i n a : P e s q u i s a O p e r a c i o n a l I I T e o r i a d a s F i l a s - L i s t a d e E x e r c í c i o s : 0 4 0. Uma estação de serviço é formada por um único servidor que pode atender um cliente em 0,5 minutos, em média. Os clientes chegam solicitando serviço a um intervalo médio de oito minutos e 24 segundos.

Leia mais

Organização da Produção MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR

Organização da Produção MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR Organização da Produção MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR Jorge Muniz J. Muniz 2011 1 Mapeamento do Fluxo de Valor - Video J. Muniz 2 Mapeamento do Fluxo de Valor Mapear o fluxo de valor significa andar pela

Leia mais

Importância da consultoria

Importância da consultoria Importância da consultoria Recomendações sobre o processo de planejamento estratégico 1 Referência Leitura para a aula: CONTADOR, J.C. Recomendações sobre o processo de planejamento estratégico. Revista

Leia mais

Simulação de Sistemas. Adaptado de material de Júlio Pereira Machado (AULA 17)

Simulação de Sistemas. Adaptado de material de Júlio Pereira Machado (AULA 17) Simulação de Sistemas Adaptado de material de Júlio Pereira Machado (AULA 17) Análise dos Dados de Saída Além das tarefas de modelagem e validação, devemos nos preocupar com a análise apropriada dos resultados

Leia mais

4 Simulação da localização em microcélulas

4 Simulação da localização em microcélulas 4 Simulação da localização em microcélulas Neste capítulo é apresentado o ambiente de simulações desenvolvido, composto pelo programa de traçado de raios em ambientes 3D e o programa desenvolvido para

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A Número: Nome: Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de 2006 3 o Teste A Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

Sugestões 1: Sugestões e informações gerais.

Sugestões 1: Sugestões e informações gerais. Exame MACS 2014 Matemática aplicada às Ciências sociais código: 835 Sugestões 1: Sugestões e informações gerais. Duração A prova tem a duração de 150 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Redes de Telecomunicações (2006/2007)

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Redes de Telecomunicações (2006/2007) FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Redes de Telecomunicações (2006/2007) Engª de Sistemas e Informática Trabalho nº4 (1ª aula) Título: Modelação de tráfego utilizando o modelo de Poisson Fundamentos teóricos

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo do

Leia mais

Redes de Computadores (LTIC) 2014/15. Parte 1 (8 valores) Exame Final (1ª Época) 24 de junho de Nome:

Redes de Computadores (LTIC) 2014/15. Parte 1 (8 valores) Exame Final (1ª Época) 24 de junho de Nome: Redes de Computadores (LTIC) 2014/15 Exame Final (1ª Época) 24 de junho de 2015 ATENÇÃO: A duração da prova é de 2,5 horas (150 minutos). Só poderá haver desistências após 60 minutos. Todas as respostas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 1º Semestre 2º Folha Nº8 Testes de hipóteses paramétricos 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de

Leia mais

Trunking e Grau de Serviço

Trunking e Grau de Serviço Trunking e Grau de Serviço Os sistemas de comunicações rádio-celulares são baseados no conceito de trunking, o qual permite o acesso sob demanda a um grande número de usuários do espectro de rádio (limitado,

Leia mais

Teste Intermédio. Nº: Nome:

Teste Intermédio. Nº: Nome: Faculdade de Economia da Universidade ova de Lisboa 1304 Análise de Dados e Probabilidade B 1º Semestre 2009/2010 Fernando Brito Soares Graça Silva Erica Marujo António Rua º: ome: Data: 23 de Outubro

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 1 009 A PREENCHER PELO ALUNO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

AULÃO EXTRA01 (PROFA. MÔNICA ROBERTA) DE ADM. PRODUÇÃO & PCP (1 a 30)

AULÃO EXTRA01 (PROFA. MÔNICA ROBERTA) DE ADM. PRODUÇÃO & PCP (1 a 30) AULÃO EXTRA01 (PROFA. MÔNICA ROBERTA) DE ADM. PRODUÇÃO & PCP (1 a 30) (CESG/PETROBRAS/2005/ADP/APO/PCP) 01/51- Uma empresa de instalação de carpetes tem 5 instaladores, que colocam, juntos, 400 m2 de carpete

Leia mais

Microeconomia I Exame Final, 2006/07

Microeconomia I Exame Final, 2006/07 Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I Exame Final, 006/07 6 de Janeiro de 007 Duração: h + 30 min Fernando Branco, Fernando Machado, Ana F. Antunes, João Granja,

Leia mais

MRP - Material Requirement Planning

MRP - Material Requirement Planning MRP e MRP II Introdução MRP e MRP II são estratégias de integração incremental de informações de processos de negócio que são implementados utilizando computadores e aplicações modulares de software conectadas

Leia mais

SCX5005 Simulação de Sistemas Complexos II. Problemas em Simulação

SCX5005 Simulação de Sistemas Complexos II. Problemas em Simulação SCX5005 Simulação de Sistemas Complexos II Alguns Marcelo S. Lauretto Referências: Morris DeGroot, Mark Schervish. Probability and Statistics. 4th Ed. - 4o capítulo Ilya M. Sobol. A Primer for the Monte

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N. O 9

FICHA DE TRABALHO N. O 9 FICHA DE TRABALHO N. O 9 ASSUNTO: Modelos de probabilidade: probabilidade condicional 1. Sejam A e B dois acontecimentos tais que: P (A) = 0,3 e P (B ) = 0,7 Determine P (A B ), sabendo que: 1.1 Os acontecimentos

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 5 CARTAS DE CONTROLE PARA VARIÁVEIS

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 5 CARTAS DE CONTROLE PARA VARIÁVEIS ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 5 CARTAS DE CONTROLE PARA VARIÁVEIS PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN ROGÉRIO FEROLDI MIORANDO KARINA ROSSINI Tópicos desta aula Cartas de Controle para Variáveis

Leia mais

Microeconomia I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia

Microeconomia I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Microeconomia I Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 008-009 º Semestre Fernando Branco 31 de Março de 009 Francisco Silva Teste Intermédio Sebastião Brito e Abreu O teste

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 12º Ano Turma A - C.C.H. de Ciências e Tecnologias - 1ª Teste de Avaliação de Matemática A Duração: 90 min 07 Nov. 2011 Prof.: Maria João Mendes Vieira Na folha de respostas,

Leia mais

COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO. Aula 1. Simulação Discreta de Sistemas - Prof. Paulo Freitas - UFSC/CTC/INE

COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO. Aula 1. Simulação Discreta de Sistemas - Prof. Paulo Freitas - UFSC/CTC/INE COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO Aula 1 1 Tópicos Introdução Um Exemplo Simples Como Tratar e Analisar Problemas Tratando a Variabilidade dos Sistemas Incorporando a Variabilidade aos Modelos Computacionais Terminologia

Leia mais