A utilização do Scrum para desenvolvimento de projetos organizacionais: Aplicação na gerência de uma Empresa Júnior.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A utilização do Scrum para desenvolvimento de projetos organizacionais: Aplicação na gerência de uma Empresa Júnior."

Transcrição

1 A utilização do Scrum para desenvolvimento de projetos organizacionais: Aplicação na gerência de uma Empresa Júnior. Diego R. M. da Silva¹, Gert U. Müller Neto², Thárcylla R. N. Clemente³, Thiago R. M. da Silva 4 Faculdade de Ciência e Tecnologia de Caruaru (FACITEC) - Universidade de Pernambuco UPE Curso de Sistemas de Informação - Campus Governador Miguel Arraes de Alencar Resumo diegormds@gmail.com¹, gertmuller88@gmail.com², thnegreiros@ymail.com³, thiago_rodrigo17@hotmail.com 4 O contexto atual das organizações apresenta a tendência de requisitar a utilização da tecnologia da informação. O objetivo desse estudo é apresentar uma metodologia para suprir a necessidade da flexibilidade dos processos organizacionais. A apresentação de uma metodologia de desenvolvimento ágil é significativa para a aplicação de conceitos estruturais sobre o contexto organizacional de uma Empresa Júnior. Como esse objetivo, o seguinte artigo aborda conceitos gerenciais sobre a utilização de metodologias ágeis para desenvolvimento de projetos aplicados a um contexto organizacional específico. Palavras-chave: Projetos Organizacionais, Scrum, Metodologia Ágil. Abstract The current context of organizations presents the tendency to request the use of information technology. The objective of this study is to present a methodology to meet the need for flexibility in organizational processes. The presentation of an agile development methodology is important for applying concepts on the structural context orgnizacional of a Junior Enterprise. Like this objective, the following article discusses management concepts on the use of agile methodologies to develop projects applied to a specific organizational context. Key-Words: Organizions Projects, Scrum, Agile Methodologies. Introdução Ao realizar um estudo sobre o ambiente organizacional atual, é notória a influência que a tecnologia da informação exerce sobre os processos de uma empresa, por exemplo. A utilização da tecnologia da informação vem sendo cada vez mais requisitada no desenvolvimento dos processos gerenciados pelas organizações numa

2 tentativa de manter os recursos atualizados e sob controle com relação as mudanças potenciais. Quando o aspecto de análise ambiental é postulado, devem ser consideradas não apenas o ambiente físico, mas as técnicas administrativas e o objetivo estratégico da organização também, no intuito de envolver todos os aspectos que exercem influência sobre os processos internos e externos da organização, bem como os agentes envolvidos e suas capacidades intelectuais e técnicas. A função administrativa é considerada por Fayol (1990) o conjunto de ações gerais da empresa, sendo formalizadas na gerência do pessoal envolvido, na coordenação dos esforços e na manutenção do controle sobre as demais funções. A essa função são requisitadas habilidades de administração e devem ser abordadas em todos os níveis da hierarquia organizacional, na intenção de definirem autoridades e responsabilidades proporcionais as posições e contribuições dos envolvidos. Por processos, entende-se o conjunto de etapas definidas para a realização de um objetivo estabelecido, em geral, pela administração. Enquanto que, projetos são constituídos de atividades processuais para realização de um objetivo. Com isso, podese concluir que os projetos são constituídos de processos para sua realização. Os projetos desenvolvidos pela maioria das organizações no contexto mercadológico atual, estão voltados a realização de atividades com aspectos de custo, velocidade e consistência. O custo é um aspecto relevante para a escolha da metodologia adotada para o desenvolvimento dos projetos, visto que o objetivo financeiro das organizações é estabelecido como um dos principais fins. A velocidade vem se tornando um requisito cada vez mais importante, vista a necessidade de flexibilidade e integração entre os processos internos. A consistência garante a integridade das ações, faz com que as atividades sejam realizadas em consonância com os acordos e regras de padrões estabelecidos. O desenvolvimento de projetos com metodologias que priorizam o cliente, propõe um produto de qualidade e valor agregado, pelo tempo de entrega. Metodologias de desenvolvimento ágil são utilizadas para agregar valor ao produto. A metodologia de desenvolvimento ágil é um conceito que utiliza de práticas aplicadas ao alcance de meios, métricas e métodos que priorizam a velocidade de resposta dentre as atividades desempenhadas nos processos. O presente artigo destina-se a explanar os conceitos da metodologia de desenvolvimento de processos ágeis e aplicá-los ao contexto organizacional de uma empresa júnior, além de demonstrar os benefícios e desvantagens da utilização da metodologia de desenvolvimento Scrum em relação as metodologias tradicionais de desenvolvimento de software. As seções são divididas em Metodologia, Apresentação

3 da Metodologia de Desenvolvimento Ágil, Conceitos Gerais sobre o Scrum, Composição do Scrum, Contextualização de uma Empresa Jr, A Empresa, Aplicações da Metodologia nos projetos da Empresa Júnior e uma Conclusão com resultados obtidos. Metodologia Os procedimentos a serem adotados para elaboração do estudo serão baseados em pesquisas a fontes secundárias, tais como artigos publicados, livros e informações disponíveis na internet. Para aplicação do proposto pelo estudo, o contexto da UPE Consultoria Júnior será analisado pela coerência e viabilidade com o projeto. A aplicação dos conceitos tratados pelo artigo será feita dentre um dos projetos desenvolvidos pela empresa. Metodologia de Desenvolvimento Ágil O atual contexto organizacional é caracterizado pela alta dinamicidade e formação de uma economia global e informacional onde o ambiente envolve a redefinição de processos e requisitos constante. As respostas são variadas e a complexidade e mutação dos processos é evidante. Esse contexto desencadeou uma inclinação por parte dos desenvolvedores de software a desenvolver metodologias ágeis para o processo de desenvolvimento, substituindo as metodologias tradicionais que são orientadas ao planejamento, consideradas pesadas. Essas metodologias são destinadas a aplicação de situações que os requisitos do sistema são estáveis e os requisitos do futuro são previsíveis. Ou seja, nos projetos onde há diversas mudanças, as equipes são pequenas, as datas de entrega são curtas e os requisitos e necessidades mudam constantemente. A demanda por utilização de metodologias ágeis de desenvolvimento rompem com uma regulamentação pesada das metodologias tradicionais que assumem características burocráticas. Portanto, tais metodologias atuam no sentido contrário das metodologias guiadas pelo planejamento (tradicionais), e possuem natureza adaptativa que procura se adequar as rápidas mudanças e transformações da realidade. A metodologia Scrum tem se destacado na utilização de projetos, bem como no gerenciamento de equipes de manutenção, sendo então o alvo de estudo e análise.

4 Conceitos Gerais sobre o Scrum O conceito moderno dos métodos ágeis de gerenciamento de projetos começou a tomar forma a partir da segunda metade da década de 1990, como parte de uma revolução contra métodos de grande overhead, caracterizados por uma grande e detalhista regulamentação, usando o modelo em cascata para desenvolvimento. A partir da visão burocrática de modelagem em cascata, os aspectos de lentidão e redundância foram postulados para estudo e potenciais minimizações. Essa visão proporcionaou o entendimento e atualização dos conhecimentos sobre métodos ágeis e iterativos de gerenciamento de projetos. O Scrum pode ser definido como um método ágil para gerenciamento de projetos. A sua função primária é gerenciar projetos de desenvolvimento de software. Ele tem sido usado com sucesso para isso, assim como o Xtreme Programming e outras metodologias de desenvolvimento. Mas suas características, porém teoricamente, podem ser aplicadas em qualquer contexto no qual as pessoas precisem trabalhar em conjunto em detrimento de um objetivo comum, como por exemplo, desde a fundação de uma empresa júnior, projetos de pesquisa científica, até o planejamento de um casamento. De acordo com os princípios fundamentais do Scrum, ele foi idealizado para ser usado em gestão de projetos de desenvolvimento de software, mas por algumas características inerentes a vários tipos de projetos, ele também pode ser usado para gerenciar equipes de manutenção de software ou até como uma abordagem de gestão de metodologia, o Scrum de Scrum. Essa metodologia ágil, e como se pode notar, também versátil, é iterativa e segue um ciclo PDCA acelerado. Ao final das iterações, são entregues incrementos do software, que são suplementos a itens de uma lista chamada Product Backlog. Essa lista é uma definição conceituada e priorizada pelo Product Owner mais conhecido como proprietário ou cliente em outras metodologias onde os itens são os requisitos do software. Quanto ao planejamento do software, existem duas ferramentas de apoio à desburocratização do processo no Scrum. São elas: Sprint Backlog e Sprint Planning. O backlog de sprint é uma interpretação de algum dos itens do Product Backlog e contém as tarefas técnicas que devem ser realizadas durante a iteração especificada. De outro lado, em suma, o planejamento do sprint é o conjunto de decisões e prioridades tomadas pelo Product Owner, Scrum Master e pela equipe. Como a equipe é dividida em subgrupos auto-gerenciados, eles decidem quanto de trabalho pode ser realizado e como será definida a arquitetura do sprint para satisfazer o item escolhido do backlog do produto.

5 Quanto à facilitação e à desburocratização realizadas pelo Scrum para transformá-lo num método ágil, temos duas práticas essenciais, caracterizadas como Standup Daily Meeting e Sprint Review Meeting. A reunião diária, como o próprio nome já diz, é realizada pela equipe, de pé. Nela, os objetivos são simples e claros como sua rapidez, disseminar o conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia. Ao final de um sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas e faz-se uma retrospectiva para dirimir ganho e aprendizado daquele ciclo realizado. Como figura essencial de apoio à facilitação e agilidade do processo de gerenciamento realizado pelo Scrum, aparece o Scrum Master. Essa figura tem por objetivo primordial remover qualquer impedimento à habilidade da equipe de entregar o objetivo do sprint. Ele se aproxima muito da figura do gerente de projeto, mas há uma diferença gritante: como no Scrum as equipes são auto-gerenciadas, ele não é o líder da equipe, e sim alguém que está para ajudar na realização e conciliação das decisões tomadas. Ele também atua como um bloqueio a qualquer influência desestabilizadora, até assegurando que a equipe esteja realizando corretamente as práticas do Scrum. A composição do Scrum O Product Owner define as funcionalidades do produto e as datas dos releases. É o responsável pelo retorno do investimento (ROI) do projeto, priorizando as funcionalidades de acordo com seu valor de negócio. Ajusta o Product Backlog a cada sprint, se necessário, além de aceitar o final do Sprint. O Time é multidisciplinar e é formado por um conjunto de 7 a 9 membros. É esse grupo que define o Sprint e a metodologia do trabalho a ser executado. O Time pertence o direito de fazer o que estiver ao seu alcance para alcançar o objetivo do processo através da autogerência, onde o Time se organiza em prol das atividades. E demonstra o que foi feito para o Product Owner ao fim de cada sprint. O Scrum Master é o responsável pelo processo, incluindo a realização do Daily Scrum e datas e horários das reuniões, removendo os impedimentos e garante que o Time está sempre funcionando em produtividade. Além de facilitar a cooperação entre todos os membros do Time, protege o Time das interrupções extrenas. como: Quanto as reuniões que definem a metodologia do Scrum, podem ser entendidas Sprint Planning: entendimento do escopo, estimativas de complexidade, definição do sprint.

6 Daily Scrum: o que foi feito, o que será feito e o que esta impedindo? Sprint review: apresentação das funcionalidades e aceitação do product owner. Sprint Retrospective: revisão e levantamento do que pode ser melhorado. Os artefatos podem ser definidos por: Product Backlog, Sprint Backlog e Burndown chart. Contextualização de uma Empresa Jr. No ano de 1967, em Paris, França, surge a primeira Empresa Júnior, a ESSEC (L Ecole Supérieure dês Sciences Economiques et Commerciales de Paris), motivada por alunos dessa instituição que perceberam uma necessidade de complementar os seus conhecimentos a partir de uma aplicação prática, de maneira a aproxima-los da realidade empresarial e de mercado, diferentemente de um programa de estágio, pois numa EJ o aluno possui alto grau de liberdade, estimulando assim sua capacidade de iniciativa, além do fato de ter que lidar com todos os processos organizacionais da Empresa Júnior. Podemos definir uma Empresa Júnior, como uma associação civil que possui, portanto um objetivo comum e claramente definido. Sua estrutura é composta, única e exclusivamente, por alunos da graduação. Para que essa associação seja considerada efetivamente uma Empresa Júnior, deve ser declaradamente considerada sem fins econômicos, onde a receita proveniente de suas atividades deve ser reinvestida na própria instituição, e não podendo ser distribuída entre os seus membros, exceto sob justificativa do reembolso das atividades. Uma Empresa Júnior, caracteriza-se também pela sua autonomia, não devendo sofrer intervenção externa, porém seja eventualmente necessária a orientação do corpo docente nas atividades e confecção de projetos da organização. Uma Empresa Júnior funciona como uma espécie de laboratório prático de conhecimento, porém possui estrutura e obrigações bastante idênticas às organizações que possuem fins econômicos. Porém, a condição de não remuneração dos seus membros, ou seja, a não distribuição da parcela do seu patrimônio a titulo de participação nos resultados, onde os recursos são aplicados de maneira a proporcionar a geração do conhecimento, a isenta de determinados impostos. A redução da burocracia e o baixo custo de suas atividades aliados a uma mãode-obra dotada de um bom nível intelectual e orientada algumas vezes pelos docentes da instituição, configuram a Empresa Júnior um diferencial competitivo em relação as organizações comerciais convencionais. A Empresa Júnior, pode assumir uma única

7 vertente se constituída por alunos de um mesmo curso de graduação, ou pode ser multidisciplinar, abrangendo diversos cursos de graduação. Não existe uma regra para a divisão macro da estrutura de uma Empresa Junior, porém a maioria das empresas dessa natureza adota uma macro-estrutura convencional que se baseia em quatro instâncias: Assembléia Geral, Conselho, Diretoria Executiva e Membros, podendo haver diversas outras ramificações a partir dessas instâncias, de maneira a facilitar os processos organizacionais. Assembléia Geral: Corresponde a instância máxima de deliberação da Empresa Júnior, sua função geralmente consiste na legitimação e validação das decisões da empresa. Conselho: O conselho é composto geralmente por pessoas que já participaram efetivamente das atividades da empresa, e que possui condições de orientar na gestão. Diretoria Executiva: Na diretoria executiva consistem as divisões dos departamentos da organização, tais como marketing, financeiro, etc. É responsável pela elaboração dos objetivos e por assegurar o cumprimento das atividades. Membros: Se enquadram os indivíduos que possuem qualquer vínculo com a Empresa Júnior. A Empresa O estudo apresentado se propõe a explanar conceitos sobre o contexto de uma organização sem fins lucrativos e formada com o intuito de aplicar conhecimentos teóricos na prática mercadológica através de simulações e tendências de estudo empresarial. Para esse fim, a empresa selecionada para estudo é uma Empresa Júnior que funciona com base na interação de núcleos para desenvolvimento de projetos, que possibilitam a comunicação rápida e eficaz dentre os processos. A estrutura organizacional é formada por uma hierarquia simples em que os núcleos são submetidos a supervisão de diretorias específicas e a direção. Os núcleos funcionam com a estratégia de independência, o que possibilita o progresso dos mesmos sem a dependência de uma atividade extra. Esse método sugere o funcionamento de sistemas dentro de cada núcleo, mas não impede que os núcleos se comuniquem e mantenham atividades em cooperação.

8 A comunicação é um quesito que se destaca dentre dessa organização. Formada por estudantes, a organização se mantém num nível de interação significativo, o que possibilita a geração de meios diversos para a comunicação. Os membros da organização são estudantes de cursos que aproximam o conhecimento de metodologias e tecnologias. Envolvidos em diversos meios, os integrantes dessa empresa apresentam significativa facilidade com a adoção de métricas de interação e metodologias para desenvolvimento de processos ágeis. Adotando a filosofia de desenvolvimento ágil, a empresa estudada se torna um objetivo de estudo que favorece a realização da proposta do artigo apresentado. Aplicações da Metodologia nos projetos da Empresa Júnior O contexto organizacional da empresa estudada favorece a aplicação de metodologias para melhoria dos processos e projetos internos. Vista a organização como uma simuladora de conceitos e práticas a serem desenvolvidas, o estudo proposto é facilitado e garante a satisfação dos resultados obtidos. Pela formação estrutural da organização em núcleos independentes na realização de seus projetos, a escolha de um núcleo para a aplicação da proposta do artigo se torna mais viável e favorável. O núcleo selecionado tem o objetivo de desenvolver e promover cursos de capacitação profissional para o público social diverso e interessado nas questões propostas. Assim, cursos das áreas de tecnologia e administração são comumente desenvolvidos para atração e capacitação do núcleo social participante. O núcleo tem a proposta de formar um banco de dados sobre seus clientes e manter contato regular para a melhoria do processo de divulgação e proporcionar a fidelização de clientela. Esse sistema de informação está em estado de informalização através do desenvolvimento de um software específico. A comunicação entre os componentes do núcleo é satisfatória e é facilitada pela metodologia adotada para desenvolvimento de projetos. Utilizando o intuito do estudo, a metodologia de desenvolvimento ágil, Scrum, foi aplicada para exração de resultados de desempenho dentro do núcleo apresentado. Os resultados obtidos garantem a vabilidade da proposta. Como a metodologia do Scrum sugere uma interação constante entre os membros do projeto, a comunicação deve ser gerenciada com atenções especiais, visto que as informações transitadas apresentam significativa importância durante todo o desenvolvimento dos processos.

9 Após a aplicação da metodologia do Scrum, a gerência da comunicação interna, utiliza meios como os post-it, que facilitam a interação assim como os s. As reuniões se tornaram diárias e em tempo resumido e as Sprints são realizadas regularmente. A proposta de cada reunião é estabelecer o que foi feito, o que pretende-se fazer para aquele dia e o que será feito nos para os próximos encontros. Esse mecanismo favorece o foco das atividades e um fluxo de informações facilitado para o desenvolvimento dos projetos. A presença do Scrum Master, representado pela figura do gerente do núcleo, é de fundamental importância, visto que, seguindo as contribuições de Fayol (1990), a unidade de comando proporciona direção e disciplina, requisitados para o bom funcionamento da equipe. A aplicação da metodologia de desenvolvimento ágil para projetos foi bem sucedida e certificou a conclusão do estudo proposto. A facilidade originou-se do alto índice de flexibilidade adotado pelo contexto cultura da empresa e de seus integrantes. Assim, a cultura organizacional é aspecto que deve ser considerado na tentativa de adotar uma mudança contextual. Conclusão As metodologias de desenvolvimento ágil para projetos organizacionais são uma tendência ascendente dentre a maioria dos contextos visualização em um ambiente de relações que prioriza o atendimento do cliente em velocidade e qualidade que satisfaçam suas necessidades. A utilização de métodos que integram a tecnologia e as atividades administrativas é satisfatória e proporciona embasamento para que os projetos e processos organizacionais sejam estimulados para a melhoria contínua. Ao concluir a análise da utilização da metodologia sobre os projetos organizacionais pode-se entender como a cultura organizacional pode influenciar na adoção de mudanças entre os processos internos. Em sentido oposto ao vivenciado, na caracterização de uma cultura rígida, a aplicação da metodologia para mudança nos processos poderia não ter tido resultados favoráveis, como o caso de uma cultura flexível. Contudo, os conceitos sobre metodologias de desenvolvimento de projetos ágeis de podem ser elaborados e implementados a diversos processos internos, frisando que a adaptação dos contextos é requisito fundamental.

10 Referências Bibliográficas. AGILE ALLIANCE BRASIL. Disponível pelo site < Acesso em Junho de ALMEIDA, Martinho I. Ribeiro de; ALMEIDA, Francisco Ribeiro de. Análise do Ambiente Organizacional: A peça chave para o desenvolvimento de um planejamento estratégico. Disponível Pelo Site: < /004adm%20-%20an%e1lise%20do%20ambiente%20organizacion...> Acesso em Junho de BALANCING AGILITY AND DISCIPLINE: A Guide for the Perplexed. Barry Boehm, Richard Turner. 2ª edição, Boston. MA: Addison-Wesley. ISBN DNA Júnior. Desenvolvido pela Confederação brasileira de empresas juniores. FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral. 10 a ed. São Paulo: Atlas, SCRUM ALLIANCE. Disponível pelo site < Acesso em Junho de SCRUM ALLIANCE USER GROUP Scrum Brazil. Disponível pelo site < groups.yahoo.com/group/scrum-brasil/> Acesso em Junho de SCRUM. Disponível pelo site < Acesso em Abril de SOARES, Michel Dos Santos. Comparação entre Metodologias Ágeis e Tradicionais e Ágeis para o Desenvolvimento de Software. Disponível pelo site < /Aside/ProjetoBitecIsaac/Met._Ageis.pdf> Acesso em Abril de 2009.

Scrum. Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE

Scrum. Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE Scrum Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE scrum Ken Schwaber - Jeff Sutherland http://www.scrumalliance.org/ Scrum Uma forma ágil de gerenciar projetos. Uma abordagem baseada em equipes autoorganizadas.

Leia mais

Wesley Torres Galindo. wesleygalindo@gmail.com

Wesley Torres Galindo. wesleygalindo@gmail.com Wesley Torres Galindo wesleygalindo@gmail.com Wesley Galindo Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Mestrado em Engenharia de Software Engenheiro de Software Professor Faculdade Escritor Osman

Leia mais

Wesley Torres Galindo

Wesley Torres Galindo Qualidade, Processos e Gestão de Software Professores: Alexandre Vasconcelos e Hermano Moura Wesley Torres Galindo wesleygalindo@gmail.com User Story To Do Doing Done O que é? Como Surgiu? Estrutura Apresentar

Leia mais

Géssica Talita. Márcia Verônica. Prof.: Edmilson

Géssica Talita. Márcia Verônica. Prof.: Edmilson Géssica Talita Márcia Verônica Prof.: Edmilson DESENVOLVIMENTO ÁGIL Técnicas foram criadas com o foco de terminar os projetos de software rapidamente e de forma eficaz. Este tipo de técnica foi categorizada

Leia mais

Módulo de projetos ágeis Scrum Módulo de Projetos Ágeis Scrum

Módulo de projetos ágeis Scrum Módulo de Projetos Ágeis Scrum Módulo de Projetos Ágeis Fevereiro 2015 Versão Módulo de Projetos Ágeis O nome vem de uma jogada ou formação do Rugby, onde 8 jogadores de cada time devem se encaixar para formar uma muralha. É muito importante

Leia mais

Proposta. Treinamento Scrum Master Gerenciamento Ágil de Projetos. Apresentação Executiva

Proposta. Treinamento Scrum Master Gerenciamento Ágil de Projetos. Apresentação Executiva Treinamento Scrum Master Gerenciamento Ágil de Projetos Apresentação Executiva 1 O treinamento Scrum Master Gerenciamento Ágil de Projetos tem como premissa preparar profissionais para darem início às

Leia mais

Uma introdução ao SCRUM. Evandro João Agnes evandroagnes@yahoo.com.br

Uma introdução ao SCRUM. Evandro João Agnes evandroagnes@yahoo.com.br Uma introdução ao SCRUM Evandro João Agnes evandroagnes@yahoo.com.br Agenda Projetos de Software O que é Scrum Scrum framework Estrutura do Scrum Sprints Ferramentas Projetos de software Chaos Report Standish

Leia mais

SCRUM: UM MÉTODO ÁGIL. Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com)

SCRUM: UM MÉTODO ÁGIL. Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com) SCRUM: UM MÉTODO ÁGIL Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com) Roteiro Motivação Manifesto Ágil Princípios Ciclo Papeis, cerimônias, eventos, artefatos Comunicação Product Backlog Desperdício 64% das features

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ÁGEIS

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ÁGEIS WESLLEYMOURA@GMAIL.COM INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ÁGEIS ANÁLISE DE SISTEMAS Introdução aos métodos ágeis Metodologias tradicionais Estes tipos de metodologias dominaram a forma de desenvolvimento de software

Leia mais

SCRUM. Desafios e benefícios trazidos pela implementação do método ágil SCRUM. Conhecimento em Tecnologia da Informação

SCRUM. Desafios e benefícios trazidos pela implementação do método ágil SCRUM. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação SCRUM Desafios e benefícios trazidos pela implementação do método ágil SCRUM 2011 Bridge Consulting Apresentação Há muitos anos, empresas e equipes de desenvolvimento

Leia mais

Metodologia SCRUM. Moyses Santana Jacob RM 63484. Stelvio Mazza RM 63117. Tiago Pereira RM 63115. Hugo Cisneiros RM 60900

Metodologia SCRUM. Moyses Santana Jacob RM 63484. Stelvio Mazza RM 63117. Tiago Pereira RM 63115. Hugo Cisneiros RM 60900 Metodologia SCRUM Hugo Cisneiros RM 60900 Moyses Santana Jacob RM 63484 Stelvio Mazza RM 63117 Tiago Pereira RM 63115 SCRUM? O que é isso? SCRUM é um modelo de desenvolvimento ágil de software que fornece

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CMP1141 Processo e qualidade de software I Prof. Me. Elias Ferreira Sala: 210 F Quarta-Feira:

Leia mais

Scrum. Gestão ágil de projetos

Scrum. Gestão ágil de projetos Scrum Gestão ágil de projetos Apresentação feita por : Igor Macaúbas e Marcos Pereira Modificada por: Francisco Alecrim (22/01/2012) Metas para o o Metas para treinamento seminário Explicar o que é Scrum

Leia mais

Aluna: Vanessa de Mello Orientador: Everaldo Artur Grahl

Aluna: Vanessa de Mello Orientador: Everaldo Artur Grahl Ferramenta web para gerenciamento de projetos de software baseado no Scrum Aluna: Vanessa de Mello Orientador: Everaldo Artur Grahl Introdução Roteiro da apresentação Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software

Desenvolvimento Ágil de Software Desenvolvimento Ágil de Software Métodos ágeis (Sommerville) As empresas operam em um ambiente global, com mudanças rápidas. Softwares fazem parte de quase todas as operações de negócios. O desenvolvimento

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Após completar este módulo você deverá ter absorvido o seguinte conhecimento: Uma ampla visão do framework Scrum e suas peculiaridades

Após completar este módulo você deverá ter absorvido o seguinte conhecimento: Uma ampla visão do framework Scrum e suas peculiaridades Objetivos da Aula 1 Após completar este módulo você deverá ter absorvido o seguinte conhecimento: Uma ampla visão do framework Scrum e suas peculiaridades Entendimento sobre os processos essenciais do

Leia mais

O Guia Passo-a-Passo para IMPLANTAR. Em seu próprio Projeto

O Guia Passo-a-Passo para IMPLANTAR. Em seu próprio Projeto O Guia Passo-a-Passo para IMPLANTAR Em seu próprio Projeto Aprenda como Agilizar seu Projeto! A grande parte dos profissionais que tomam a decisão de implantar o Scrum em seus projetos normalmente tem

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

SCRUM Gerência de Projetos Ágil. Prof. Elias Ferreira

SCRUM Gerência de Projetos Ágil. Prof. Elias Ferreira SCRUM Gerência de Projetos Ágil Prof. Elias Ferreira Métodos Ágeis + SCRUM + Introdução ao extreme Programming (XP) Manifesto Ágil Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o

Leia mais

Manifesto Ágil - Princípios

Manifesto Ágil - Princípios Manifesto Ágil - Princípios Indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas. Software funcionando é mais importante do que documentação completa e detalhada. Colaboração com o

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Disciplina: INF5008 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 8. Metodologias

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Scrum Guia Prático. Raphael Rayro Louback Saliba Certified Scrum Master. Os papéis, eventos, artefatos e as regras do Scrum. Solutions. www.domain.

Scrum Guia Prático. Raphael Rayro Louback Saliba Certified Scrum Master. Os papéis, eventos, artefatos e as regras do Scrum. Solutions. www.domain. Scrum Guia Prático Os papéis, eventos, artefatos e as regras do Scrum Solutions www.domain.com Raphael Rayro Louback Saliba Certified Scrum Master 1 Gráfico de Utilização de Funcionalidades Utilização

Leia mais

TUTORIAIS. Framework SCRUM. Rafael Buck Eduardo Franceschini. MSc., PMP, CSM MBA

TUTORIAIS. Framework SCRUM. Rafael Buck Eduardo Franceschini. MSc., PMP, CSM MBA TUTORIAIS Framework SCRUM Rafael Buck Eduardo Franceschini MSc., PMP, CSM MBA SCRUM vs. PMBOK SCRUM vs. PMBOK ESCOPO Restrições de um projeto (Tripla Restrição) TEMPO CUSTO Modelo de Contrato de projetos

Leia mais

Metodologias Ágeis. Aécio Costa

Metodologias Ágeis. Aécio Costa Metodologias Ágeis Aécio Costa Metodologias Ágeis Problema: Processo de desenvolvimento de Software Imprevisível e complicado. Empírico: Aceita imprevisibilidade, porém tem mecanismos de ação corretiva.

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

SCRUM. Fabrício Sousa fabbricio7@yahoo.com.br

SCRUM. Fabrício Sousa fabbricio7@yahoo.com.br SCRUM Fabrício Sousa fabbricio7@yahoo.com.br Introdução 2 2001 Encontro onde profissionais e acadêmicos da área de desenvolvimento de software de mostraram seu descontentamento com a maneira com que os

Leia mais

Ferramenta para gestão ágil

Ferramenta para gestão ágil Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl Agenda Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento Resultados e discussões

Leia mais

Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto

Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto 4. Gerenciamento de integração do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Versão 7 TraceGP Ágil

Versão 7 TraceGP Ágil Versão 7 Cadastro de Produtos Será possível cadastrar todos os produtos da empresa bem como descrever suas características particulares através da seleção de atributos dinâmicos para cada produto. Manutenção

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Manifesto Ágil e as Metodologias Ágeis (XP e SCRUM)

Manifesto Ágil e as Metodologias Ágeis (XP e SCRUM) Programação Extrema Manifesto Ágil e as Metodologias Ágeis (XP e SCRUM) Prof. Mauro Lopes Programação Extrema Prof. Mauro Lopes 1-31 45 Manifesto Ágil Formação da Aliança Ágil Manifesto Ágil: Propósito

Leia mais

Alexandre Lima Guilherme Melo Joeldson Costa Marcelo Guedes

Alexandre Lima Guilherme Melo Joeldson Costa Marcelo Guedes Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Graduação Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema Disciplina: Processo de Desenvolvimento de Software Scrum Alexandre Lima Guilherme Melo Joeldson

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM Peterson Vieira Salme 1, Claudete Werner 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil petersonsalme@gmail.com, claudete@unipar.br

Leia mais

Agenda. Visão Revolução Ágil EduScrum Visão Geral do Método Benefícios Projeto Scrum for Education Sinergias

Agenda. Visão Revolução Ágil EduScrum Visão Geral do Método Benefícios Projeto Scrum for Education Sinergias Agenda Visão Revolução Ágil EduScrum Visão Geral do Método Benefícios Projeto Scrum for Education Sinergias 1 Questão Central Como formar trabalhadores para o Século 21? 2 Visão Desafios do Cenário Atual

Leia mais

Expresso Livre Módulo de Projetos Ágeis

Expresso Livre Módulo de Projetos Ágeis Expresso Livre Módulo de Projetos Ágeis Desenvolvedor / Orientador Rafael Raymundo da Silva Guilherme Lacerda Out / 2010 1 Sumário 1.Conhecendo a ferramenta...3 2.Gerência de projetos ágeis...3 2.1Product

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 02/04/2014 1.0 Versão Inicial Ewertton Bravo 27/08/2014 1.1 Alteração da Imagem

Leia mais

PMO e Agile Team Um link forte e vital nos projetos O impacto da maturidade nos Projetos de TI

PMO e Agile Team Um link forte e vital nos projetos O impacto da maturidade nos Projetos de TI PMO e Agile Team Um link forte e vital nos projetos O impacto da maturidade nos Projetos de TI Introdução Este artigo é o resultado de minha experiência com projetos de software em empresas do setor público,

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Métodos Ágeis e Gestão de Dados Moderna

Métodos Ágeis e Gestão de Dados Moderna Métodos Ágeis e Gestão de Dados Moderna Bergson Lopes contato@bergsonlopes.com.br www.bergsonlopes.com.br Dados do Palestrante Bergson Lopes Rego, PMP é especialista em Gestão de Dados, Gerenciamento de

Leia mais

SCRUM. É um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto.

SCRUM. É um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto. SCRUM SCRUM É um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto. Ken Schwaber e Jeff Sutherland Transparência A transparência garante que

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software. Unidade V Modelagem de PDS. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com

Processo de Desenvolvimento de Software. Unidade V Modelagem de PDS. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Processo de Desenvolvimento de Software Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta aula Modelo Cascata (Waterfall) ou TOP DOWN. Modelo Iterativo. Metodologia Ágil.

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

Promoção especial para o III Congresso Cearense de Gerenciamento Certified ScrumMaster, Certified Scrum Product Owner e Management 3.

Promoção especial para o III Congresso Cearense de Gerenciamento Certified ScrumMaster, Certified Scrum Product Owner e Management 3. Promoção especial para o III Congresso Cearense de Gerenciamento Certified ScrumMaster, Certified Scrum Product Owner e Management 3.0 Sobre a GoToAgile! A GoToAgile é uma empresa Brasileira que tem seu

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0 O que é BABok? O BABok 2.0, Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é considerado como um Guia Referência de Práticas de Análise de Negócio. Este guia é publicado e mantido pelo IIBA. O guia BABok

Leia mais

A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI

A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI A era da informação Informação, palavra derivada do verbo latim "informare", que significa "disciplinar", "ensinar", "instruir", juntamente com o seu significado

Leia mais

Gerenciamento de Equipes com Scrum

Gerenciamento de Equipes com Scrum Gerenciamento de Equipes com Scrum Curso de Verão 2009 IME/USP www.agilcoop.org.br Dairton Bassi 28/Jan/2009 O que é Scrum? Processo de controle e gerenciamento Processo iterativo de inspeção e adaptação

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial SIG

Sistema de Informação Gerencial SIG Sistema de Informação Gerencial SIG O SIG abrange a empresa Estratégico Tático Operacional Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação

Leia mais

Scrum How it works. Há quatro grupos com papéis bem definidos:

Scrum How it works. Há quatro grupos com papéis bem definidos: Scrum É um processo de desenvolvimento iterativo e incremental. É utilizado quando não se consegue predizer tudo o que irá ocorrer. Em geral, utiliza-se em projetos complexos, de difícil abordagem pela

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Projeto de Sistemas I

Projeto de Sistemas I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Projeto de Sistemas I Professora: Kelly de Paula Cunha E-mail:kellypcsoares@ifsp.edu.br Requisitos: base para todo projeto, definindo o

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROJETOS. Lílian Simão Oliveira

PLANEJAMENTO E PROJETOS. Lílian Simão Oliveira PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lílian Simão Oliveira Contexto Gerentes lutam com projetos assustadores e com prazos finais difíceis de serem cumpridos Sistemas não satisfazem aos usuários Gastos

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Objetivos do Módulo 3

Objetivos do Módulo 3 Objetivos do Módulo 3 Após completar este módulo você deverá ter absorvido o seguinte conhecimento: Conceitos do Scrum O que é um Sprint Decifrando um Product backlog Daily Scrum, Sprint Review, Retrospectiva

Leia mais

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Objetivo dessa aula é mostrar a importância em utilizar uma metodologia de implantação de sistemas baseada nas melhores práticas de mercado

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

SCRUM. Otimizando projetos. Adilson Taub Júnior tecproit.com.br

SCRUM. Otimizando projetos. Adilson Taub Júnior tecproit.com.br SCRUM Otimizando projetos Adilson Taub Júnior tecproit.com.br Sobre mim Adilson Taub Júnior Gerente de Processos Certified ScrumMaster; ITIL Certified; Cobit Certified; 8+ anos experiência com TI Especialista

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

Profa. Celia Corigliano. Unidade IV GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI

Profa. Celia Corigliano. Unidade IV GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI Profa. Celia Corigliano Unidade IV GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI Agenda da disciplina Unidade I Gestão de Projetos Unidade II Ferramentas para Gestão de Projetos Unidade III Gestão de Riscos em TI Unidade

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO CAPÍTULO 02 ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO Simplificação Administrativa Planejamento da Simplificação Pré-requisitos da Simplificação Administrativa Elaboração do Plano de Trabalho Mapeamento Mapeamento

Leia mais

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO Estevanir Sausen¹, Patricia Mozzaquatro² ¹Acadêmico do Curso de Ciência da Computação ²Professor(a) do Curso de Ciência da Computação Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Profissões de TI Prof. MSc. Edilberto Silva edilms@yahoo.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES

UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES Marcelo Augusto Lima Painka¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil

Leia mais

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP.

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP. Cursos: Sistemas de Informação Disciplina: Administração ADM Prof. Jarbas Avaliação: Prova B1, 5º/6º semestres Data: 27/09/2010 Nome: Gabarito RA: Assinatura: Turma: 1) Segundo as afirmações a seguir,

Leia mais

Guia do Nexus. O Guia Definitivo para o Nexus: O exoesqueleto do desenvolvimento Scrum escalado. Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Scrum.

Guia do Nexus. O Guia Definitivo para o Nexus: O exoesqueleto do desenvolvimento Scrum escalado. Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Scrum. Guia do Nexus O Guia Definitivo para o Nexus: O exoesqueleto do desenvolvimento Scrum escalado Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Scrum.org Tabela de Conteúdo Visão Geral do Nexus... 2 O Propósito

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 2 INFRAESTRUTURA DE TI Para garantir o atendimento às necessidades do negócio, a área de TI passou a investir na infraestrutura do setor, ampliando-a,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais