Slide 1 Deitel/Deitel, 8e. Java Como programar Copyright 2010 Pearson Education

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Slide 1 Deitel/Deitel, 8e. Java Como programar Copyright 2010 Pearson Education"

Transcrição

1 Java Como Programar, 8/E Slide 1

2 Slide 2 (C) 2010 Pearson Education, Inc. Todos os direitos reservados.

3 Slide 3

4 Slide 4 Neste capítulo, discutimos: Componentes e gerenciadores de layout adicionais e projetamos a base para construir GUIs mais complexas. Sliders que permitem selecionar a partir de um intervalo de valores inteiros. Detalhes adicionais de janelas. Menus que permitem realizar tarefas eficientemente no programa. Interface plugável (pluggable look-and-feel, PLAF) do Swing. Interface de múltiplos documentos (multiple document interface, MDI) uma janela principal (frequentemente chamada janela-pai) contendo outras janelas (frequentemente chamadas janelas-filhas) para gerenciar vários documentos abertos em paralelo.

5 Slide 5 Jsliders permitem a um usuário selecionar a partir de um intervalo de valores inteiros. A Figura 25.1 mostra um JSlider horizontal com marcas de medidas e a caixa de rolagem que permitem ao usuário selecionar um valor. Podem ser personalizadas para exibir marcas de medida principais, marcas de medida secundárias e rótulos para as marcas de medida. Também suportam marcas de aderência, que fazem a miniatura, quando posicionada entre duas marcas, aderir à marca mais próxima.

6 Slide 6

7 Slide 7 A tecla da seta para baixo e a tecla da seta para cima também fazem com que a caixa de rolagem do JSlider diminua ou aumente por 1, respectivamente. A tecla PgDn (page down) e a tecla PgUp (page up) fazem com que o marcador do JSlider diminua ou aumente por incrementos de bloco de um décimo do intervalo de valores, respectivamente. A tecla Home move a caixa de rolagem para o valor mínimo do JSlider, e a tecla End move a caixa de rolagem para o valor máximo do JSlider.

8 Slide 8 JSliders têm uma orientação horizontal ou uma orientação vertical. Para um JSlider horizontal, o valor mínimo está na extremidade esquerda do JSlider e o valor máximo está na extremidade direita. Para um JSlider vertical, o valor mínimo está na parte inferior e o valor máximo na parte superior. As posições de valor mínimo e máximo em um JSlider podem ser alternadas chamando o método JSlider setinverted com argumento boolean true.

9 Slide 9

10 Slide 10

11 Slide 11

12 Slide 12

13 Slide 13

14 Slide 14

15 Slide 15 O método JSlider setmajortickspacing indica que cada marca de medida principal representa 10 valores no intervalo de valores suportados pelo JSlider. O método JSlider setpaintticks com um argumento true indica que as marcas de medida devem ser exibidas (elas não são exibidas por padrão). JSliders geram ChangeEvents (o pacote javax.swing.event) em resposta a interações de usuário. Tratado por um ChangeListener (pacote javax.swing.event) que declara o método statechanged. O método JSlider getvalue retorna a posição da caixa de rolagem atual.

16 Slide 16 Um JFrame é uma janela com uma barra de título e uma borda. JFrame é uma subclasse de Frame, que é uma subclasse de Window. Estes são componentes Swing GUI de maior peso. Uma janela é fornecida pelo kit de ferramentas da plataforma local. Por padrão, quando o usuário fecha uma janela JFrame, ela é oculta, mas é possível controlar isso com o método JFrame setdefaultcloseoperation. A interface WindowConstants (pacote javax.swing), que a classe JFrame implementa, declara três constantes DISPOSE_ON_CLOSE, DO_NOTHING_ON_CLOSE e HIDE_ON_CLOSE (o padrão) para usar com esse método.

17 Slide 17 A classe Window (uma superclasse indireta de JFrame) declara o método dispose para retornar os recursos de uma janela para o sistema. Quando uma janela não é mais necessária em um aplicativo, você deve descartá-la explicitamente. Pode ser feito chamando o método dispose de Window ou chamando o método setdefaultcloseoperation com o argumento WindowConstants.DISPOSE_ON_CLOSE. Uma janela não é exibida até o programa invocar o método setvisible da janela com um argumento true. O tamanho de uma janela deve ser configurado com uma chamada para o método setsize. A posição de uma janela quando aparece na tela é especificada com o método setlocation.

18 Slide 18

19 Slide 19

20 Slide 20

21 Slide 21 Quando o usuário manipula a janela, ocorrem eventos de janela. Os ouvintes de evento são registrados para eventos de janela com o método Window addwindowlistener. A interface WindowListener fornece sete métodos de tratamento de evento de janela. windowactivated (chamado quando o usuário torna uma janela ativa). windowclosed (chamado depois que a janela é fechada). windowclosing (chamado quando o usuário inicia o fechamento da janela). windowdeactivated (chamado quando o usuário torna outra janela ativa). windowdeiconified (chamado quando a janela é restaurada a partir do estado minimizado). windowiconified (chamado quando a janela está minimizada). windowopened (chamado logo que a janela é aberta pela primeira vez).

22 Slide 22

23 Slide 23 Os menus são uma parte integrante das GUIs. Permitem que o usuário realize ações sem poluir desnecessariamente uma GUI com componentes extras. Em GUIs Swing, os menus podem ser anexados somente aos objetos das classes que fornecem o método setjmenubar. Duas dessas classes são JFrame e JApplet. As classes usadas para declarar menus são JMenuBar, JMenu, JMenuItem, JCheckBoxMenuItem e a JRadioButtonMenuItem.

24 Slide 24 A classe JMenuBar (uma subclasse de JComponent) gerencia uma barra de menu, que é um contêiner para menus. A classe JMenu (uma subclasse do javax.swing.jmenuitem) contém os métodos necessários para gerenciar menus. Os menus contêm itens de menu e são adicionados a barras de menus ou a outros menus como submenus. Classe JMenuItem (uma subclasse do javax.swing.abstractbutton) contém os métodos necessários para gerenciar itens de menu. Um item do menu causa um evento de ação quando clicado. Pode ser também um submenu que fornece mais itens de menu a partir dos quais o usuário pode selecionar.

25 Slide 25 Classe JCheckBoxMenuItem (uma subclasse de javax.swing.jmenuitem) itens de menu que podem ser ativados e desativados. Classe JRadioButtonMenuItem (uma subclasse de javax.swing.jmenuitem) itens de menu que podem ser ativados e desativados como JCheckBoxMenuItems. Quando múltiplos JRadioButtonMenuItems são mantidos como parte de um ButtonGroup, somente um item no grupo pode ser selecionado em determinado momento. Mnemônicos podem fornecer acesso rápido a um menu ou ao item de menu do teclado. Pode ser usado com todas as subclasses de javax.swing.abstractbutton. O método JMenu setmnemonic (herdado da classe AbstractButton) indica o mnemônico de um menu.

26 Slide 26

27 Slide 27

28 Slide 28

29 Slide 29

30 Slide 30

31 Slide 31

32 Slide 32

33 Slide 33

34 Slide 34

35 Slide 35

36 Slide 36

37 Slide 37

38 Slide 38 Na maioria das utilizações anteriores de showmessagedialog, o primeiro argumento era null. O primeiro argumento especifica a janela-pai que ajuda a determinar onde a caixa de diálogo será exibida. Se especificada como null, a caixa de diálogo aparece no centro da tela. Caso contrário, ela aparece centralizada na janela-pai especificada. Ao utilizar a referência this em uma classe interna, especificar this sozinha faz referência ao objeto da classe interna. Para referir-se à referência this dos objetos da classe externa, qualifique this com o nome da classe externa e um ponto (.).

39 Slide 39 Em geral, as caixas de diálogo são modais não permitem que nenhuma outra janela do aplicativo seja acessada até que a caixa de diálogo seja fechada. A classe JDialog pode ser utilizada para criar seus próprios diálogos modais ou não modais. O método JMenuBar add anexa um menu a um JMenuBar. O método AbstractButton setselected seleciona o botão especificado. O método JMenu addseparator adiciona uma linha separadora horizontal a um menu. O método AbstractButton isselected determina se um botão está selecionado.

40 Slide 40

41 Slide 41

42 Slide 42

43 Slide 43

44 Slide 44

45 Slide 45 Menus pop-up sensíveis ao contexto são criados com a classe JPopupMenu (uma subclasse de JComponent). Fornecem opções que são específicas ao componente para o qual o evento de gatilho pop-up foi gerado. Em geral, ocorre quando o usuário pressiona e libera o botão direito do mouse. O método MouseEvent ispopuptrigger retorna true se o evento de gatilho pop-up ocorrer. O método JPopupMenu show exibe um JPopupMenu. O primeiro argumento especifica o componente de origem. Sua posição ajuda a determinar onde o JPopupMenu aparecerá na tela. Os dois últimos argumentos são as coordenadas x-y (medidas a partir do canto superior esquerdo do componente de origem) em que o JPopupMenu deve aparecer.

46 Slide 46

47 Slide 47

48 Slide 48

49 Slide 49

50 Slide 50

51 Slide 51

52 Slide 52

53 Slide 53 Componentes AWT GUI do Java (pacote java.awt) assumem a aparência e comportamento da plataforma em que o programa executa. Introduz questões de portabilidade interessantes. Componentes GUI leves do Swing fornecem funcionalidade uniforme pelas plataformas e definem uma aparência e comportamento uniformes por diversas plataformas. A partir do Java SE 6 Update 10, essa é a aparência e funcionamento do Nimbus (Seção 14.2). As versões anteriores do Java utilizavam a aparência e comportamento metal, que ainda são o padrão. Podem personalizar a aparência e comportamento. As aparências e funcionamentos instalados irão variar entre uma e outra plataforma.

54 Slide 54

55 Slide 55

56 Slide 56

57 Slide 57

58 Slide 58

59 Slide 59

60 Slide 60

61 Slide 61

62 Slide 62

63 Slide 63

64 Slide 64 A classe UIManager (pacote javax.swing) contém a(uma) classe (aninhada) LookAndFeelInfo aninhada(cortar) (uma classe public static) que mantém informações sobre a aparência e comportamento. O método getinstalledlookandfeels da classe UIManager static obtém um array de objetos UIManager.LookAndFeelInfo que descrevem cada aparência e comportamento disponível no seu sistema. O método setlookandfeel estático da classe UIManager muda a aparência e comportamento. O método getclassname da classe UIManager.LookAndFeelInfo determina o nome da classe de aparência e comportamento que corresponda ao objeto UIManager.LookAndFeelInfo. O método updatecomponenttreeui estático do SwingUtilities muda a aparência e comportamento de cada componente associado ao seu argumento Component para a nova aparência e comportamento.

65 Slide 65

66 Slide 66 Interface de múltiplos documentos (multiple document interface MDI) uma janela principal (chamada de janela-pai) contendo outras janelas (chamadas de janelas-filhas), para lidar com vários documentos abertos que estão em processamento paralelo. As classes JDesktopPane e JInternalFrame do Swing implementam interfaces de vários documentos.

67 Slide 67

68 Slide 68

69 Slide 69

70 Slide 70

71 Slide 71

72 Slide 72

73 Slide 73

74 Slide 74 O construtor JInternalFrame usado aqui aceita cinco argumentos uma String para a barra de título da janela interna. um boolean que indica se o quadro interno pode ser redimensionado pelo usuário. um boolean que indica se o quadro interno pode ser fechado pelo usuário. um boolean que indica se o quadro interno pode ser maximizado pelo usuário. um boolean que indica se o quadro interno pode ser minimizado pelo usuário. Para cada um dos argumentos boolean, um valor true indica se a operação deve ser permitida (como é caso aqui).

75 Slide 75 Um JInternalFrame tem um painel de conteúdo ao qual componentes GUI podem ser anexados. O método JInternalFrame pack configura o tamanho da janela-filha. Utiliza os tamanhos preferidos dos componentes para determinar o tamanho da janela. As classes JInternalFrame e JDesktopPane fornecem muitos métodos para gerenciar janelas-filhas.

76 Slide 76 Um JTabbedPane organiza componentes GUI em camadas, das quais somente uma é visível por vez. Usuários acessam cada camada clicando na guia. As guias aparecem na parte superior por padrão, mas também podem ser posicionadas à esquerda, direita ou parte inferior do JTabbedPane. Qualquer componente pode ser posicionado em uma guia. Se o componente for um contêiner, como um painel, ele poderá utilizar qualquer gerenciador de layout para organizar vários componentes na guia. A classe JTabbedPane é uma subclasse de JComponent.

77 Slide 77

78 Slide 78

79 Slide 79

80 Slide 80

81 Slide 81 O método JTabbedPane addtab adiciona uma nova guia. Na versão com quatro argumentos: O primeiro argumento é uma String que especifica o título da guia. O segundo é uma referência Icon que especifica um ícone a ser exibido na guia pode ser null. O terceiro é um Component a ser exibido quando o usuário clicar na guia. O último é uma String que especifica a dica de ferramenta da guia.

82 Slide 82 Esta seção apresenta dois gerenciadores adicionais de layout (resumidos na Figura 25.15).

83 Slide 83

84 Slide 84 O gerenciador BoxLayout (no pacote javax.swing) organiza os componentes GUI horizontalmente ao longo do eixo x ou verticalmente ao longo do eixo y de um contêiner.

85 Slide 85

86 Slide 86

87 Slide 87

88 Slide 88

89 Slide 89

90 Slide 90

91 Slide 91 O método static Box createverticalbox retorna referências aos contêineres Box com um BoxLayout vertical no qual componentes GUI são organizados de cima para baixo. Antes de adicionar cada botão, a linha 33 adiciona uma estrutura vertical ao contêiner com um método static createverticalbox da classe Box. Uma estrutura vertical é um componente GUI invisível que tem uma altura fixa em pixels e é utilizada para garantir uma quantidade fixa de espaço entre componentes GUI. Criada com o método static Box createverticalstrut. Quando o contêiner é redimensionado, a distância entre os componentes GUI separados por estruturas (struts) não muda. A classe Box também declara o método createhorizontalstrut para BoxLayouts horizontais.

92 Slide 92 A cola horizontal é um componente GUI invisível que pode ser utilizado entre componentes GUI de tamanho fixo para ocupar espaço adicional. Criado com o método static da classe Box createverticalstrut. Quando o contêiner é redimensionado, componentes separados por componentes de cola permanecem no mesmo tamanho, mas a cola se expande ou se contrai para ocupar o espaço entre eles. A classe Box também declara o método createverticalglue para BoxLayouts verticais.

93 Slide 93 Uma área rígida é um componente GUI invisível que tem sempre a largura e altura fixas em pixels. Criada com o método static da classe Box createrigidarea O construtor BoxLayout recebe uma referência ao contêiner cujo layout ele controla, e uma constante indicando se o layout é horizontal (BoxLayout.X_AXIS) ou vertical (BoxLayout.Y_AXIS). O método static da classe Box createglue cria um componente que expande ou contrai com base no tamanho de Box. JTabbedPane.TOP enviado ao construtor indica que as guias devem aparecer na parte superior do JTabbedPane. JTabbedPane.SCROLL_TAB_LAYOUT especifica que as guias devem recorrer para uma nova linha se houver muitos espaços para se ajustarem em uma única linha.

94 Slide 94 Um dos gerenciadores de layout predefinidos mais poderosos é GridBagLayout (no pacote java.awt). Semelhante ao GridLayout, mas muito mais flexível. Os componentes podem variar de tamanho e podem ser adicionados em qualquer ordem.

95 Slide 95 O primeiro passo na utilização de GridBagLayout é determinar a aparência da GUI. Desenhe a GUI e depois desenhe uma grade sobre ela, dividindo os componentes em linhas e colunas. Os números iniciais de linhas e colunas devem ser 0, de modo que o gerenciador de layout GridBagLayout possa utilizar os números de linha e coluna para posicionar adequadamente os componentes na grade. A Figura demonstra como desenhar linhas e colunas sobre uma GUI.

96 Slide 96

97 Slide 97 Um objeto GridBagConstraints descreve como um componente é posicionado em um GridBagLayout. Vários campos GridBagConstraints estão resumidos na Figura O método GridBagLayout setconstraints aceita um argumento Component e um argumento GridBagConstraints.

98 Slide 98

99 Slide 99

100 Slide 100

101 Slide 101

102 Slide 102

103 Slide 103

104 Slide 104

105 Slide 105

106 Slide 106 Uma variação de GridBagLayout usa as constantes GridBagConstraints RELATIVE e REMAINDER. RELATIVE especifica que o penúltimo componente em uma linha particular deve ser posicionado à direita do componente anterior na linha. REMAINDER especifica que um componente é o último componente em uma linha.

107 Slide 107

108 Slide 108

109 Slide 109

110 Slide 110

111 Slide 111

112 Slide 112

8. Interfaces Gráficas de Usuário

8. Interfaces Gráficas de Usuário Vamos discutir como construir aplicações com interface gráfica de usuário (conhecida como GUI - Graphical User Interface). Numa interface gráfica existem botões, caixas de texto, painéis, barras de rolagem,

Leia mais

Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de

Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de Parte I Entender princípios de projeto. Capacitação para construir GUIs. Entender os pacotes que contém componentes de GUI, e as classes e interfaces de tratamentos de eventos. Criar e manipular botões,

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Pacotes: Swing, AWT Janelas de diálogo: JOptionPane Formulários: JFrame Etiquetas: JLabel Caixas de texto simples: JTextField Botões: JButton Menus: JMenuXXX Tratamento

Leia mais

Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas (GUIs- Graphical User Interface)

Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas (GUIs- Graphical User Interface) Interface Gráfica Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br Programação Orientada a Objetos JFC Java Foundation Classes Coleção de pacotes para criação de aplicações completas Desktop Interfaces gráficas

Leia mais

API Swing Java. 1. Introdução. 2. Objetivos. 3. Surgimento do Swing. André Scarmagnani 1, Matheus Madalozzo 1, Miguel Diogenes Matrakas 1

API Swing Java. 1. Introdução. 2. Objetivos. 3. Surgimento do Swing. André Scarmagnani 1, Matheus Madalozzo 1, Miguel Diogenes Matrakas 1 API Swing Java André Scarmagnani 1, Matheus Madalozzo 1, Miguel Diogenes Matrakas 1 1 UDC ANGLO Faculdade Anglo Americano (FAA) Av. Paraná, 5661, CEP: 85868-030 Foz do Iguaçu PR Brasil andre-scar@hotmail.com,

Leia mais

Programação III. Interface Gráfica - Swing. Interface Gráfica Swing Jocélio Passos joceliodpassos@bol.com.br. Interface Gráfica - Swing

Programação III. Interface Gráfica - Swing. Interface Gráfica Swing Jocélio Passos joceliodpassos@bol.com.br. Interface Gráfica - Swing Programação III Interface Gráfica Swing Jocélio Passos joceliodpassos@bol.com.br Deitel Capítulo 11 : Imagens gráficas e Java 2D Capítulo 12 : Componentes Básicos Capítulo 13 : Componentes Avançados GUI

Leia mais

Programação Gráfica em Java.

Programação Gráfica em Java. Programação Gráfica em Java. Objetivo: Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de desenvolver a aplicação gráfica ilustrada ao lado. A interface gráfica será simples, composta por elementos de menus.

Leia mais

Interface Gráfica com o Usuário (GUI) Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas da Profa. Luciana Nedel e do Prof.

Interface Gráfica com o Usuário (GUI) Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas da Profa. Luciana Nedel e do Prof. Interface Gráfica com o Usuário (GUI) Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas da Profa. Luciana Nedel e do Prof. Julio Machado) GUI (Graphical User Interface) Containers e Componentes

Leia mais

Objectivos:. Construir programas com interfaces gráficas Graphical User Interface (GUI) application programs

Objectivos:. Construir programas com interfaces gráficas Graphical User Interface (GUI) application programs Interfaces Gráficas e Eventos - 1 Objectivos:. Construir programas com interfaces gráficas Graphical User Interface (GUI) application programs - Utilizar as classes JFrame, JButton, JLabel, ImageIcon,

Leia mais

Swing. Page 1. Swing. Prof. Anderson Augustinho Uniandrade

Swing. Page 1. Swing. Prof. Anderson Augustinho Uniandrade Page 1 API A API renderiza/desenha por conta própria todos os componentes visuais, ao invés de delegar essa tarefa ao sistema operacional, como a maioria das outras APIs de interface gráfica trabalham.

Leia mais

JFC/Swing. Java Avançado Interface Gráfica JFC/Swing. Introdução JFC / Swing. Introdução JFC / Swing

JFC/Swing. Java Avançado Interface Gráfica JFC/Swing. Introdução JFC / Swing. Introdução JFC / Swing JFC/Swing Java Avançado Interface Gráfica JFC/Swing Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Introdução Organização das Aplicações Containers Swing Hierarquia de Componentes Swing Componentes Swing Look-and-Feel

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II Interfaces Márcio Alves de Macêdo Baseado no material de: ime.usp Cronograma Pacotes gráficos da linguagem Java Container AWT Component AWT Pacotes gráficos A linguagem

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Servidor de Aplicações WEB Tomcat Servidor Tomcat Foi desenvolvido

Leia mais

Programação de Interfaces Gráficas. Aula 1. Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.

Programação de Interfaces Gráficas. Aula 1. Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress. Programação de Interfaces Gráficas Aula 1 Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.com "Use o seu tempo para melhorar a si mesmo através dos escritos

Leia mais

UNIPAC-TO POOII. Java NetBeans. Aplicações visuais e componentes. Giovanni Camargo Silva giovanni@unipato.com.br

UNIPAC-TO POOII. Java NetBeans. Aplicações visuais e componentes. Giovanni Camargo Silva giovanni@unipato.com.br UNIPAC-TO POOII Java NetBeans Aplicações visuais e componentes Giovanni Camargo Silva giovanni@unipato.com.br TEÓFILO OTONI 2009 UNIPAC-TO POOII Java NetBeans Aplicações visuais e componentes Giovanni

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Introdução à Tecnologia Java 02/2012. Java Aula 04 MDI. 05/09/2012 Celso Olivete Júnior. olivete@fct.unesp.br

Introdução à Tecnologia Java 02/2012. Java Aula 04 MDI. 05/09/2012 Celso Olivete Júnior. olivete@fct.unesp.br Java Aula 04 GUI Swing MDI 05/09/2012 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br 1 Exercício para aquecimento...utilize o pacote Swing C = (F-32)*5 ------------ 9 Celso Olivete Júnior 2 Dialog Windows (Swing)

Leia mais

Capítulo 29. Menus. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 29. Menus. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 29 Menus Objetivos do Capítulo Analisar os conceitos de menu suspenso e de menu de contexto. Apresentar exemplos práticos de janelas que utilizam estes dois tipos de menu. Explorar os diversos

Leia mais

Gerenciadores de Layouts

Gerenciadores de Layouts Gerenciadores de Layouts João Carlos Pinheiro jcpinheiro@cefet-ma.br Versão: 1.1 Última Atualização 04 / 2005 1 Objetivos Apresentar os gerenciadores de layouts FlowLayout BorderLayout GridLayout BoxLayout

Leia mais

Interface Gráficas Parte I. Bruno Crestani Calegaro

Interface Gráficas Parte I. Bruno Crestani Calegaro Interface Gráficas Parte I Bruno Crestani Calegaro Conteúdo da Aula GUI, Graphical User Interface, é nada mais que a tela que um programa apresenta para um usuário Até o agora nossos programas foram desenvolvidos

Leia mais

Slide 1 Deitel/Deitel, 8e. Java Como programar Copyright 2010 Pearson Education

Slide 1 Deitel/Deitel, 8e. Java Como programar Copyright 2010 Pearson Education Java Como Programar, 8/E Slide 1 Slide 2 Slide 3 Slide 4 Slide 5 Uma interface gráfica com usuário (graphical user interface GUI) apresenta um mecanismo amigável ao usuário para interagir com um aplicativo.

Leia mais

Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br. 25 de julho de 2010. SCC0604 - Programação Orientada a Objetos

Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br. 25 de julho de 2010. SCC0604 - Programação Orientada a Objetos Interface Gráca com Swing SCC0604 - Programação Orientada a Objetos Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Capítulo 31. Outros Recursos para Interfaces Gráficos. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 31. Outros Recursos para Interfaces Gráficos. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 31 Outros Recursos para Interfaces Gráficos Objetivos do Capítulo Introduzir recursos úteis à construção de grande variedade de interfaces gráficas e que não foram abordados antes. Apresentar

Leia mais

Basicão de Estatística no EXCEL

Basicão de Estatística no EXCEL Basicão de Estatística no EXCEL Bertolo, Luiz A. Agosto 2008 2 I. Introdução II. Ferramentas III. Planilha de dados 3.1 Introdução 3.2 Formatação de células 3.3 Inserir ou excluir linhas e colunas 3.4

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais

Pacote Java Swing Parte 1

Pacote Java Swing Parte 1 Pacote Java Swing Parte 1 José Gustavo de Souza Paiva Introdução GUI (Graphical User Interface) Mecanismo amigável ao usuário para interagir com um aplicativo Proporciona a um aplicativo uma aparência

Leia mais

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER 1 1 Editor de Texto BrOffice Writer O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, que corresponde ao Microsoft Word. Um editor de texto é um programa com recursos para formatação de texto que poderá

Leia mais

Interface Gráfica. Prof. Marcelo Cohen. (material da Profa. Luciana Nedel) Graphical User Interface (GUI)

Interface Gráfica. Prof. Marcelo Cohen. (material da Profa. Luciana Nedel) Graphical User Interface (GUI) Interface Gráfica Prof. Marcelo Cohen (material da Profa. Luciana Nedel) 1 Graphical User Interface (GUI) Existe uma infinidade de funcionalidades disponíveis nas bibliotecas de classes Java, destinadas

Leia mais

Construção de Interfaces Gráficas

Construção de Interfaces Gráficas Construção de Interfaces Gráficas Mário Antonio Meireles Teixeira DEINF UFMA Baseado em material original de João Carlos Pinheiro CEFET/MA 1 Objetivos Apresentar Os fundamentos da construção GUI em Java

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Curso básico de LibreOffice/Impress

Curso básico de LibreOffice/Impress Curso básico de LibreOffice/Impress O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família BrOffice.org que possibilita realizar as seguintes tarefas: Criação de gráficos vetoriais (imagens);

Leia mais

Interfaces Gráficas: Interações Complexas

Interfaces Gráficas: Interações Complexas Interfaces Gráficas: 21 Interações Complexas 21.5 O contexto gráfico Os componentes de uma interface gráfica são desenhados na tela do computador a partir de primitivas que permitem a construção de linhas,

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Licenciamento de Uso

Licenciamento de Uso Licenciamento de Uso Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

Aplicações Gráficas com AWT

Aplicações Gráficas com AWT Aplicações Gráficas com AWT O AWT fornece um conjunto de elementos de interface gráfica padrão (botões, janelas, menus, campos de edição, campos de seleção e outros) incluindo o sistema de tratamento de

Leia mais

Capítulo 23. às s Interfaces Gráficas. Introdução. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 23. às s Interfaces Gráficas. Introdução. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 23 Introdução às s Interfaces Gráficas Objetivos do Capítulo Apresentar as duas APIs aplicáveis ao desenvolvimento de interfaces gráficas: o AWT e o Swing. Explorar algumas classes do AWT aplicáveis

Leia mais

Componentes da Interface Gráfica da Linguagem Java

Componentes da Interface Gráfica da Linguagem Java UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Componentes da Interface Gráfica da Linguagem Java Wanderson Rigo Versão 1.1 Florianópolis, Outubro de 2004 .

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II Interfaces Gráficas Componentes Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com www.bolinhabolinha.com Ementa Introdução ao Desenvolvimento de Interfaces Gráficas Herança

Leia mais

Estatística Usando EXCEL

Estatística Usando EXCEL Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Estatística Usando EXCEL Distribuição de alunos segundo idade e sexo > =23 60% 40% 21 ---23 67% 33% 19 ---21

Leia mais

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Sumário Os elementos de uma Janela Menu de Controle Título da Janela Guias Barras de Rolagem Botões de Acesso Rápido Barra de Status Movendo e Dimensionando

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 2. Programação visual com a IDE Netbeans Projetos Tipos de projetos Desenvolvimento

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. Interface Gráfica em Java (GUI)

JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. Interface Gráfica em Java (GUI) JAVA Marcio de Carvalho Victorino 1 Interface Gráfica em Java (GUI) 1 2 Introdução Java fornece um forte suporte para a construção de interfaces gráficas através do pacote java.awt GUI inicial do Java:

Leia mais

Comportamento das janelas. Mike McBride Jost Schenck Tradução: Marcus Gama

Comportamento das janelas. Mike McBride Jost Schenck Tradução: Marcus Gama Mike McBride Jost Schenck Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Comportamento das janelas 4 1.1 Foco.............................................. 4 1.1.1 Política de Foco...................................

Leia mais

JCheckbox JRadioButton JComboBox JList JMenu... Alguns componentes já vistos em aula JButton JLabel JTextField

JCheckbox JRadioButton JComboBox JList JMenu... Alguns componentes já vistos em aula JButton JLabel JTextField Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas dos Profs: Luciana Nedel,Bernardo Copstein,Leandro Pompermaier,Júlio Machado) JCheckbox JRadioButton JComboBox JList JMenu Alguns componentes já

Leia mais

Como usar a documentaçã

Como usar a documentaçã Java 2 Standard Edition Como usar a documentaçã ção da API Java 2 Helder da Rocha www.argonavis.com.br 1 Documentação Aprender a usar a documentação é essencial para quem deseja desenvolver aplicações

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Microsoft. Power Point 97

Microsoft. Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Índice INTRODUÇÃO... 1 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE SLIDES... 2 Tela Inicial... 3 Tipos de layouts para formatar slides:... 3 AS BARRAS DE FERRAMENTAS...

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Interfaces Gráficas. Componentes Gráficos Gestores de Posicionamento Manipuladores de Eventos. (Livro Big Java, Late Objects Capítulos 10 e 11)

Interfaces Gráficas. Componentes Gráficos Gestores de Posicionamento Manipuladores de Eventos. (Livro Big Java, Late Objects Capítulos 10 e 11) PPROG Paradigmas da Programação Interfaces Gráficas Componentes Gráficos Gestores de Posicionamento Manipuladores de Eventos (Livro Big Java, Late Objects Capítulos 10 e 11) Nelson Freire (ISEP DEI-PPROG

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Alexandre César Muniz de Oliveira Entrada e Saída Parte IV Entrada e Saída Módulo de Interface com o usuário Dividir trabalho Separar processamento de E/S Entrada e Saída

Leia mais

Teclas de Atalho - Microsoft Access

Teclas de Atalho - Microsoft Access Abrir bancos de dados Imprimir e salvar Atalho Função CTRL+O Para abrir um novo banco de dados CTRL+A Para abrir um banco de dados existente ALT+F4 Para sair do Microsoft Access CTRL+P Para imprimir o

Leia mais

Interface Gráfica Swing. Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br

Interface Gráfica Swing. Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Interface Gráfica Swing Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Aula de hoje Criação de interface gráfica via biblioteca Swing Containers Componentes Menu Layout Bordas Eventos Leonardo Murta

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

1) De acordo com o trecho de código escrito na linguagem JAVA, responda a questão abaixo:

1) De acordo com o trecho de código escrito na linguagem JAVA, responda a questão abaixo: 1) De acordo com o trecho de código escrito na linguagem JAVA, responda a questão abaixo: boolean[][] bool = new boolean[5][5]; for(int v = 0; v < bool.length; v++) { for(int f = 0; f < bool[v].length;

Leia mais

JTABLE STUDENT CONTROL JSC Gil Eduardo de Andrade / Emílio Rudolfo Fey Neto

JTABLE STUDENT CONTROL JSC Gil Eduardo de Andrade / Emílio Rudolfo Fey Neto JTABLE STUDENT CONTROL JSC Gil Eduardo de Andrade / Emílio Rudolfo Fey Neto INTRODUÇÃO / DESCRIÇÃO O sistema JTable Student Control - JSC disponibiliza uma interface gráfica em Java que possibilita ao

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Office Word 2007 William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO O Word 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office 2007, que sucedeu ao Office 2003. Ao contrário

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Java Linguagem de programação

Java Linguagem de programação APLICAÇÕES GUI COM AWT Aplicações gráficas são aquelas destinadas à execução dentro dos ambientes gráficos oferecidos por vários sistemas operacionais. Uma GUI [Graphical User Interface é um ambiente pictórico

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Interface com o Usuário (UI) UIs Desacopladas (2/3) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos

Interface com o Usuário (UI) UIs Desacopladas (2/3) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Interface com o Usuário (UI) BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida hmossri_cursos@yahoo.com.br Marcelo Nassau Malta nassau_cursos@yahoo.com.br

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA A 1 2 3 4 F 1 2 3 4 B 1 2 3 4 G 1 2 3 4 C 1 2 3 4 H 1 2 3 4 D 1 2 3 4 I 1 2 3 4

CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA A 1 2 3 4 F 1 2 3 4 B 1 2 3 4 G 1 2 3 4 C 1 2 3 4 H 1 2 3 4 D 1 2 3 4 I 1 2 3 4 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 3º PERÍODO - 6º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 16/07/2009 PROGRAMAÇÃO Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO

Leia mais

Java - Swing. Raphaela Galhardo raphaela@j2eebrasil.com.br http://www.j2eebrasil.com.br http://javarn.dev.java.net

Java - Swing. Raphaela Galhardo raphaela@j2eebrasil.com.br http://www.j2eebrasil.com.br http://javarn.dev.java.net Java - Swing Raphaela Galhardo raphaela@j2eebrasil.com.br http://www.j2eebrasil.com.br http://javarn.dev.java.net Conteúdo Interface com Usuário; Eventos; Swing. Introdução Interface com Usuário Grande

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

Acesso do teclado à faixa de opções

Acesso do teclado à faixa de opções Excel > Acessibilidade Atalhos do teclado no Excel 2010 Ocultar tudo Este artigo descreve o que são Dicas de Teclado e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Ele também lista as teclas

Leia mais

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 Trabalhar com dois monitores no Windows tem diversas utilidades. Dentre elas podemos destacar a possibilidade de visualizar mais itens ao mesmo tempo, exibir o conteúdo

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Microsoft Excel 2010 - estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE Tutorial SweetHome3D Trabalho apresentado ao Prof. Carlo na Disciplina de Software Livre no curso Pós Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a

Leia mais

OpenOffice.org Planilha

OpenOffice.org Planilha Sumário 1.Introdução ao OpenOffice.org...3 1.1.Visão Geral do OpenOffice.org...3 1.1.1.Os Formatos de Arquivo do OpenOffice.org...3 1.1.2.O...4 1.2.Iniciando o...5 1.3.A Tela do...6 1.4.As Barras da Tela

Leia mais

JAVA APLICAÇÕES GRÁFICAS Propriedades Utilizadas: imagecomposite FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

JAVA APLICAÇÕES GRÁFICAS Propriedades Utilizadas: imagecomposite FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS JAVA APLICAÇÕES GRÁFICAS Propriedades Utilizadas: imagecomposite FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Nome do aluno: Diego Silva de Oliveira Identificação da Turma: 070801805 Data: 16/05/2010 imagecomposite

Leia mais

AULA 3 Ferramentas de Análise Básicas

AULA 3 Ferramentas de Análise Básicas 3.1 AULA 3 Ferramentas de Análise Básicas Neste capítulo serão apresentadas algumas ferramentas de análise de dados com representação vetorial disponíveis no TerraView. Para isso será usado o banco de

Leia mais

Sistemas Eletrônicos de Apresentação. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 47p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Sistemas Eletrônicos de Apresentação. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 47p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação - UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Apostila de Windows XP

Apostila de Windows XP Table of Contents Introdução...1 Area de trabalho...5 Ícones...7 Barra de tarefas...8 O Botão Iniciar...10 Todos os programas...14 Logon e Logoff...16 Desligando o Windows XP...18 Acessórios do Windows...20

Leia mais

Curso Java Starter. www.t2ti.com 1

Curso Java Starter. www.t2ti.com 1 1 Apresentação O Curso Java Starter foi projetado com o objetivo de ajudar àquelas pessoas que têm uma base de lógica de programação e desejam entrar no mercado de trabalho sabendo Java, A estrutura do

Leia mais

Word 2007 Microsoft Word

Word 2007 Microsoft Word Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br WOR20.0 Word 2007 Microsoft Word 2007 K O M E D I Copyright by Editora Komedi, 2010 Dados para Catalogação Rimoli, Monica Alvarez

Leia mais

BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller

BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller BrOffice Impress FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta Objetivos: Apresentar conceitos básicos sobre software livre e informática. Apresentar a interface do BrOffice

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais