TURISMO: EMPRÉSTIMOS A MÉDIO LONGO PRAZO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TURISMO: EMPRÉSTIMOS A MÉDIO LONGO PRAZO"

Transcrição

1 TURISMO: EMPRÉSTIMOS A MÉDIO LONGO PRAZO O Turismo de Portugal (TP), em parceria com o sistema bancário, disponibiliza um instrumento financeiro com um orçamento global de 6 milhões de euros para o financiamento a médio e longo prazo de projetos de investimento de empresas do Turismo, que se traduzam, sobretudo: na criação de empreendimentos turísticos inovadores, na requalificação de empreendimentos turísticos, no desenvolvimento de projetos na área da animação turística e da restauração. TIPOLOGIA DOS PROJETOS Projetos autorizados pelas entidades competentes, quando exigíveis legalmente, ou, nos casos em que careçam de projetos de arquitetura, encontrarem-se estes devidamente aprovados; Sempre que os projetos tenham por objeto empreendimentos já existentes, deverão encontrar-se devidamente licenciados; Deverão estar devidamente asseguradas as respetivas fontes de financiamento do projeto, incluindo o adequado financiamento do investimento elegível por, pelo menos, 25% de capitais próprios; Os projetos deverão contribuir para a melhoria económico-financeira das respetivas empresas.

2 São enquadráveis os seguintes projetos de investimento: a) Requalificação de empreendimentos turísticos existentes, incluindo a ampliação dos mesmos, por via da introdução de melhorias significativas ao nível dos serviços, instalações ou equipamentos, para posicionamento em segmentos de maior valor acrescentado; b) Projetos especiais (deverá ser solicitado parecer prévio ao Turismo de Portugal): 1) Criação de empreendimentos turísticos, desde que: Sejam diferenciadores em relação à oferta existente na região e importantes para o posicionamento competitivo do destino. Sejam adequados à procura turística atual ou potencial e supram carências de oferta e, preferencialmente. Resultem da adaptação de património cultural edificado classificado, ou de intervenções de reabilitação urbana em áreas de interesse turístico. São classificados como projetos de empreendedorismo, os que reúnam as seguintes caraterísticas: Apresentem um investimento elegível máximo de 5 mil euros; Sejam promovidos por pequenas ou médias empresas a criar ou com, no máximo, 2 anos de atividade completos. 2) Projetos de animação turística que visem a dinamização de centros urbanos; 3) Outros projetos de reabilitação urbana em áreas de interesse turístico; 4) Projetos que contribuam para o aumento da estadia média dos turistas e para a redução da sazonalidade ou que se traduzam como demonstradores e diferenciadores ao nível da sustentabilidade ambiental ou energética. c) Criação e requalificação de empreendimentos, equipamentos ou atividades de animação, desde que de interesse para o turismo e se diferenciem da oferta existente na região. d) Criação e requalificação de estabelecimentos de restauração, desde que de interesse para o turismo, e se afigurem diferenciadores em relação à oferta existente na região. e) Outros projetos considerados de relevante interesse para o turismo (deverá ser solicitado parecer prévio ao TP).

3 INVESTIMENTOS ELEGÍVEIS Para efeitos de cálculo do financiamento a conceder são consideradas as despesas de investimento, corpóreas e incorpóreas, que façam parte integrante do projeto e que concorram para alcançar os seus objetivos, acrescido de até 1% para fundo de maneio. O financiamento da parcela respeitante ao fundo de maneio é enquadrado no regime de minimis, com os limites que daí decorrem. A elegibilidade das despesas com ativos incorpóreos depende do cumprimento das seguintes condições: a) Os ativos a que dizem respeito serem exclusivamente utilizados no estabelecimento beneficiário do financiamento; b) Serem amortizáveis; c) Serem adquiridos em condições de mercado a terceiros não relacionados com o adquirente; d) Serem incluídos nos ativos da empresa beneficiária e permanecerem associados ao projeto financiado durante, pelo menos, cinco anos ou três anos no caso de PME. Não são suscetíveis de financiamento as despesas efetuadas com: a) Aquisição de edifícios e de terrenos; b) Aquisição de viaturas automóveis e outro material circulante, exceto quando o mesmo corresponder à própria atividade de animação turística objeto de enquadramento no presente Protocolo; c) Despesas inerentes à participação em feiras; d) Trespasses e direitos de utilização de espaços; e) Trabalhos para a própria empresa; f) Estudos, projetos e assistência técnica que, no seu conjunto, exceda 7% do investimento elegível; g) O IVA, desde que recuperável, ainda que não tenha sido, ou não venha ser, efetivamente recuperado pelo beneficiário.

4 NATUREZA DOS BENEFICIÁRIOS/DESTINATÁRIOS 1) Empresas turísticas de qualquer dimensão, natureza e sob qualquer forma jurídica que cumpram as seguintes condições de acesso: Cumprirem até à data de celebração do contrato de financiamento as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade, nomeadamente encontrarem-se devidamente licenciadas para o efeito, assim como devidamente regularizadas em matéria de registo no Registo Nacional do Turismo; Possuírem uma situação económico-financeira equilibrada e a situação regularizada perante a Administração Fiscal, a Segurança Social e o TP; Disporem de contabilidade organizada nos termos da legislação aplicável; Declararem que não têm salários em atraso; Declararem não estarem sujeitas a uma injunção de recuperação, ainda pendente, na sequência de uma decisão anterior da Comissão que declare um auxílio ilegal e incompatível com o mercado interno. 2) Pretendam desenvolver projetos enquadráveis e possuam uma das seguintes CAE: 551 Estabelecimentos hoteleiros 5522 Turismo no espaço rural 553 Parques de campismo e de caravanismo 561 Restaurantes 563 Estabelecimentos de bebidas 771 Aluguer de veículos automóveis 79 Agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas Outras atividades desportivas, n. e. (1) 9321 Atividades de parques de diversão e temáticos (1) Atividades dos portos de recreio (marinas) (1) Organização de atividades de animação (1) Outras atividades de diversão e recreativas, n. e. (1) (1) Atividades enquadráveis, desde que desenvolvidas por empresas de animação turística Nota: Poderão ser aceites empresas que operem sob diferente CAE se o projeto for considerado enquadrável por parecer prévio solicitado ao TP (como são exemplo as tipologias b) e e) apresentadas anteriormente).

5 CONDIÇÕES DO APOIO O montante de financiamento não pode exceder 75% do investimento elegível. A participação do TP tem o limite de 2,5 milhões euros, salvo no caso de projetos desenvolvidos em cooperação entre empresas ou em resultado de processos de concentração de empresas, em que esse limite é de 3,5 milhões de euros. Operação com período máximo de 15 anos, incluindo um período de carência de até 4 anos. Dotação: 6M, repartido entre os bancos aderentes e o TP; CONDIÇÕES DA LINHA // Capitais Próprios Mínimo de 25% do investimento elegível // Estrutura de Financiamento e Taxas de Juro ESTRUTURA DE FINANCIAMENTO TAXAS DE JURO PME NÃO PME PROJETOS ESPECIAIS 6% - Turismo de Portugal Não vence juros* 4% - Instituições de Crédito A resultar da análise de risco** 4% - Turismo de Portugal Não vence juros* 6% - Instituições de Crédito A resultar da análise de risco** 75% - Turismo de Portugal Não vence juros* 25% - Instituições de Crédito A resultar da análise de risco** * Parcela Turismo de Portugal: Sem cobrança de juros, com exceção das operações criação de estabelecimentos de alojamento turístico que não se traduzam na recuperação de património classificado como monumento nacional ou imóvel de interesse público, em que a taxa será Euribor a 12 meses (base 36 dias), adicionada de spread correspondente a 5% do valor do spread aplicado à parcela do financiamento da instituição de crédito. ** Parcela Instituição de Crédito: A que resultar da análise de risco. Taxa correspondente à média aritmética simples das taxas Euribor a 12 meses (base 36 dias), apurada com referência ao mês imediatamente anterior ao do início de cada período de contagem de juros, arredondada para a milésima de ponto percentual mais próxima e acrescida de um spread a determinar casuisticamente de acordo com o normativo do pricing ajustado ao risco (PARE).

6 // Comissões e Garantias Comissões conforme previstas no preçário em vigor da instituição de crédito, não podendo tais comissões, em qualquer caso, ultrapassar, no seu conjunto,,5% ao ano sobre o montante do financiamento em dívida. Poderão ser aceites quaisquer garantias normalmente admitidas em direito, partilhando a Instituição de Crédito e o TP estas garantias nas proporções dos créditos concedidos por cada um. Estas garantias assumem o caráter de senioridade em relação a quaisquer outras que a Instituição de Crédito venha a aceitar sobre o mesmo bem para contragarantia de qualquer outra operação que seja aprovada para o mesmo investimento. O TP reserva-se o direito de acionar autonomamente a garantia prestada, mediante aviso prévio à Instituição de Crédito de pelo menos 3 dias, desde que o incumprimento das obrigações por parte da empresa mutuária se estenda por mais de seis meses. // Reembolso Prestações mensais, trimestrais, semestrais ou anuais de capital e juros, devendo o respetivo plano prever a simultaneidade das prestações de capital e juros, as quais poderão revestir uma das seguintes modalidades: prestações constantes de capital e juros ou prestações constantes de capital, a que acrescem os respetivos juros. As amortizações antecipadas, a ocorrerem, não serão objeto de qualquer penalização e incidirão proporcionalmente sobre as parcelas financiadas pela Instituição de Crédito e pelo TP. OUTRAS CONDIÇÕES Os financiamentos concedidos ao abrigo da presente linha de crédito são cumuláveis com quaisquer incentivos ou apoios, desde que dessa cumulação não sejam excedidos os limites máximos de auxílio regional definidos para cada região. A parcela de financiamento disponibilizada pelo TP é concedida ao abrigo do Regime de auxílios compatíveis com o mercado interno, ao abrigo do Regulamento (UE) N.º 651/214 da Comissão, de 16 de junho. Os financiamentos disponibilizados a Grandes Empresas em Lisboa, assim como a projetos já iniciados, são concedidos ao abrigo do regime de minimis. Caso o TP verifique que, da aplicação do disposto nos números anteriores, resulta uma intensidade de auxílio superior à permitida pelo Mapa de Auxílios Regionais proceder-se-á à redução da parcela de financiamento da responsabilidade do TP na exata medida em que tal seja necessário para cumprimento dos limites máximos de auxílio permitidos. A Instituição de Crédito poderá reduzir, manter ou alterar na mesma proporção a sua parcela de financiamento. ENCERRAMENTO DA LINHA Previsto no dia 31/12/217 (ou até ao comprometimento total da sua dotação orçamental).

7 YUNIT CONSULTING Apoio no enquadramento de projetos turísticos no âmbito da presente linha. Elaboração do pedido de parecer prévio ao TP, nos casos em que seja aplicável. Elaboração do Plano de Negócios que apresenta o negócio, analisa o mercado, enquadra o projeto nas tipologias, concretiza a formulação da estratégia e estuda a viabilidade económica e financeira do projeto no contexto desta linha de financiamento; este documento serve de suporte à candidatura, com toda a planificação necessária ao pedido de financiamento junto da Instituição de Crédito protocolada.

8 SIMULAÇÃO (EXEMPLO) Considerando por hipótese um projeto de requalificação de um estabelecimento hoteleiro, de empresa de média dimensão (certificado PME) que opera sob a CAE Hotéis com restaurante, com um projeto de arquitetura aprovado para a ampliação do estabelecimento e requalificação da oferta existente tendo em vista o aumento da qualidade dos serviços prestados. O Valor de Investimento elegível ascende a 75 mil euros. Face às características apresentadas, este projeto possui enquadramento automático na Linha de Apoio à Qualificação da Oferta (não havendo necessidade de solicitar parecer prévio de enquadramento ao TP). // Estrutura exemplificativa Capitais Próprios (mínimo 25% Investimento Elegível) 187 5, Financiamento Total (máximo 75% Investimento Elegível) 562 5, Financiamento Turismo de Portugal (6% do Financiamento Total) 7 5, Financiamento Instituição de Crédito (4% do Financiamento Total) 225, Face à análise de risco, por hipótese, a Instituição de Crédito considerou as seguintes condições para o Financiamento: 1) Início do Financiamento (desembolso) em ; 2) Prestações/Rendas (Capital + Juros) fixas; 3) Euribor 12m + Spread 2,5%; 4) Financiamento a 12 anos com 3 de carência de capital. PERÍODO DE CARÊNCIA PARCELA FINANCIADA PELO TURISMO DE PORTUGAL DURANTE APÓS Montante 7 5, Euribor 12 Meses -,69% Spread,% Taxa de Juro (Ri),% Prazo do Empréstimo (meses) 36 Data de Início do Financiamento Renda Mensal, , -,69% ,%,% anos 3 125,

9 PARCELA FINANCIADA PELO TP Capital Inicial Renda Juros Imposto Selo (,6%) Amortização de Capital Capital Final PERÍODO DE CARÊNCIA PARCELA FINANCIADA PELA INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO DURANTE APÓS Montante 225, Euribor 12 Meses -,69% Spread 2,5% Taxa de Juro (Ri) 2,431% Prazo do Empréstimo (meses) 36 Data de Início do Financiamento Renda Mensal 455, , -,69% ,5% 2,431% anos 2 321,

10 PARCELA FINANCIADA PELA INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO Capital Inicial Renda Juros Imposto Selo (,6%) Amortização de Capital Capital Final FINANCIAMENTO TOTAL Capital Inicial Renda Juros Imposto Selo (,6%) Amortização de Capital Capital Final Para mais informações, contacte-nos através do número ou do comercial@yunit.pt.

TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA

TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA 2017-2018 TIPOLOGIA E ENQUADRAMENTO Instrumento financeiro disponibilizado pelo Turismo de Portugal (TP), em parceria com o sistema bancário e a Portugal

Leia mais

Turismo. Linha de Apoio à Qualificação da Oferta

Turismo. Linha de Apoio à Qualificação da Oferta Turismo Linha de Apoio à Qualificação da Oferta PSZ CONSULTING 2018 1 Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 1.1 Enquadramento O presente apoio resulta de uma parceria do turismo de Portugal com o sistema

Leia mais

Linha de Apoio à Qualificação da Oferta PSZ CONSULTING

Linha de Apoio à Qualificação da Oferta PSZ CONSULTING Turismo Linha de Apoio à Qualificação da Oferta PSZ CONSULTING 1 Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 1.1 Enquadramento O presente apoio resulta de uma parceria do turismo de Portugal com o sistema

Leia mais

O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS. Linha de Apoio à Qualificação da Oferta

O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS. Linha de Apoio à Qualificação da Oferta O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS Linha de Apoio à Qualificação da Oferta CENTRO O Financiamento da Atividade Turística LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA 23 Maio 2017 Miguel Mendes Beneficiários

Leia mais

Protocolo Bancário BES/Turismo de Portugal (Linha de Apoio à Qualificação da Oferta) Apresentação a clientes

Protocolo Bancário BES/Turismo de Portugal (Linha de Apoio à Qualificação da Oferta) Apresentação a clientes Protocolo Bancário BES/Turismo de Portugal (Linha de Apoio à Qualificação da Oferta) Apresentação a clientes Gestão da Poupança Linha de crédito para apoio à Qualificação da Oferta (1/6) Beneficiários

Leia mais

LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA

LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA VANTAGENS FINANCEIRAS PARA EMPREENDEDORES Enquadramento As Soluções de Apoio ao Turismo resultantes de Protocolos celebrados entre o EuroBic e o Turismo de Portugal

Leia mais

LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA

LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA VANTAGENS FINANCEIRAS PARA EMPREENDEDORES Linha de Apoio à Qualificação da Oferta - setembro 2018 Enquadramento As Soluções de Apoio ao Turismo resultantes de Protocolos

Leia mais

LINHA APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURISMO DE PORTUGAL 2018

LINHA APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURISMO DE PORTUGAL 2018 LINHA APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURISMO DE PORTUGAL 2018 ENQUADRAMENTO E SÍNTESE No âmbito do protocolo entre o Turismo de Portugal e o BPI, foi disponibilizada a nova Linha de Apoio à Qualificação

Leia mais

Linha Apoio à Qualificação da Oferta 2017 Turismo de Portugal

Linha Apoio à Qualificação da Oferta 2017 Turismo de Portugal Linha Apoio à Qualificação da Oferta 2017 Turismo de Portugal 2017 ENQUADRAMENTO E SÍNTESE No âmbito do protocolo assinado em Março de 2016 entre o Turismo de Portugal (TP) e o BPI, foi disponibilizada

Leia mais

Luís Coito Turismo de Portugal, I.P. Albufeira, 7 de abril de 2015

Luís Coito Turismo de Portugal, I.P. Albufeira, 7 de abril de 2015 Luís Coito Turismo de Portugal, I.P. Albufeira, 7 de abril de 2015 AGENDA 1 Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2 Linha de Apoio à Qualificação da Oferta Apoio ao Empreendedorismo 3 Circuito de Decisão

Leia mais

LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA

LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA A P O I O À Q U A L I F I C A Ç Ã O D A O F E R T A T U R Í S T I C A Page 1 LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA 2017 www.mentorgest.pt A P O I O À Q U A L I F I C A Ç Ã O D A O F E R T A

Leia mais

PME INVESTE CRESCIMENTO GERAL

PME INVESTE CRESCIMENTO GERAL PME INVESTE CRESCIMENTO GERAL INFORMAÇÃO SINTETIZADA OBJETO Facilitar o acesso ao crédito por parte das PME, nomeadamente através da bonificação de taxas de juro e da minimização do risco das operações

Leia mais

Turismo. JESSICA Holding Fund Portugal

Turismo. JESSICA Holding Fund Portugal Turismo JESSICA Holding Fund Portugal PSZ CONSULTING 2015 1 Jessica - Holding Fund Portugal 1.1 Enquadramento O presente apoio corresponde à operacionalização da iniciativa JESSICA em Portugal, consistindo

Leia mais

Sistema de Incentivos à Inovação

Sistema de Incentivos à Inovação Sistema de Incentivos à Inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado até concursos abertos 26 de abril de 2012 sistema de incentivos à inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado

Leia mais

APOIOS FINANCEIROS AO TURISMO

APOIOS FINANCEIROS AO TURISMO APOIOS FINANCEIROS AO TURISMO I) LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA 2017/2018 (FUNDO DE TURISMO) II) PROGRAMA CAPITALIZAR: LINHA DE CRÉDITO (PME INVESTIMENTOS) III) PROGRAMA VALORIZAR: PROGRAMA DE

Leia mais

FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE LUIS COITO

FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE LUIS COITO FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE LUIS COITO Financiamento Quadro Integrado de Apoios às Empresas CRÉDITO INCENTIVOS FINANCEIROS Linha Capitalizar Turismo

Leia mais

PME Investe VI. Linha de Crédito Geral

PME Investe VI. Linha de Crédito Geral PME Investe VI Linha de Crédito Geral Montante da Linha de Crédito 900 Milhões de euros, sendo o montante a tomar pelo Banco definido em função da ordem de entrada das operações por si propostas no âmbito

Leia mais

Linha de Crédito CAPITALIZAR

Linha de Crédito CAPITALIZAR A Linha de Crédito Capitalizar é uma Linha de Crédito Protocolado disponibilizada pelo Banco BIC para as empresas poderem aceder a crédito bancário em condições mais favoráveis que lhes permita prosseguir

Leia mais

APOIOS FINANCEIROS AO INVESTIMENTO ALOJAMENTO TURÍSTICO

APOIOS FINANCEIROS AO INVESTIMENTO ALOJAMENTO TURÍSTICO APOIOS FINANCEIROS AO INVESTIMENTO ALOJAMENTO TURÍSTICO MIGUEL MENDES 22.02.2018 08.03.2018 FARO ÉVORA Financiamento - alojamento turístico CRÉDITO Linha de Apoio à Qualificação da Oferta INCENTIVOS FINANCEIROS

Leia mais

AGENDA. Portugal 2020 Enquadramento Geral. Sistema de Incentivos às Empresas. Concursos

AGENDA. Portugal 2020 Enquadramento Geral. Sistema de Incentivos às Empresas. Concursos Luís Coito Turismo de Portugal, I.P. Sintra, 13 de abril de 2015 AGENDA 1 Portugal 2020 Enquadramento Geral 2 Sistema de Incentivos às Empresas 3 Concursos 1 2020 Enquadramento Geral PORTUGAL 2020 ESTRATÉGIA

Leia mais

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM Sistema de Apoio às Iniciativas empresariais das micro e pequenas empresas da Região Autónoma da Madeira INICIE + 23-05-2019 INICIE + PROGRAMA INTERVIR

Leia mais

O TURISMO NO PORTUGAL 2020

O TURISMO NO PORTUGAL 2020 O TURISMO NO PORTUGAL 2020 Carlos Abade 30 de janeiro de 2016 AGENDA 1 A importância do Turismo em Portugal 2 Portugal 2020: O estado das coisas 3 Desafio: Melhorar os resultados 1 A importância do turismo

Leia mais

através da transferência e aplicação de conhecimento; anteriormente no estabelecimento;

através da transferência e aplicação de conhecimento; anteriormente no estabelecimento; OBJETIVOS: Inovação Produtiva Não PME: - Produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção atual através da transferência e aplicação de conhecimento, sendo necessária a valorização

Leia mais

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA SI INOVAÇÃO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) TURISMO QREN QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL 2007-2013 INFORMAÇÃO SINTETIZADA 1 ÍNDICE

Leia mais

Licenciamento e Financiamento da Atividade Turística

Licenciamento e Financiamento da Atividade Turística Licenciamento e Financiamento da Atividade Turística Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R. Santa Maria da Feira, 21 de novembro de 2016 TURISMO NA REGIÃO NORTE OFERTA TURÍSTICA DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL

Leia mais

Lisboa, 25 de novembro de 2011

Lisboa, 25 de novembro de 2011 Lisboa, 25 de novembro de 2011 A reabilitação urbana constitui um fator essencial no desenvolvimento do setor do turismo, enquanto elemento integrante da nossa oferta turística A regeneração urbana estabelece

Leia mais

Linha Regressar Venezuela

Linha Regressar Venezuela Linha Regressar Venezuela I - CONDIÇÕES GERAIS 1. Beneficiários: São considerados como beneficiários, Pequenas e Médias Empresas (PME), localizadas em território nacional, que desenvolvam atividade enquadrada

Leia mais

Novos concursos QREN/Turismo 2015 apostam na Inovação e Qualificação do setor turístico

Novos concursos QREN/Turismo 2015 apostam na Inovação e Qualificação do setor turístico Novos concursos QREN/Turismo 2015 apostam na Inovação e Qualificação do setor turístico Abertura de três novos concursos Encontram-se em curso três novos concursos ao abrigo do Pólo Turismo 2015: um no

Leia mais

APOIOS FINANCEIROS AO INVESTIMENTO

APOIOS FINANCEIROS AO INVESTIMENTO APOIOS FINANCEIROS AO INVESTIMENTO ALOJAMENTO TURÍSTICO MIGUEL MENDES 22.02.2018 FARO Financiamento - alojamento turístico CRÉDITO Linha de Apoio à Qualificação da Oferta INCENTIVOS FINANCEIROS Sistemas

Leia mais

TURISMO CENTRO DE PORTUGAL. Incentivos para o setor do Turismo

TURISMO CENTRO DE PORTUGAL. Incentivos para o setor do Turismo TURISMO CENTRO DE PORTUGAL Incentivos para o setor do Turismo Figueira da Foz 03-05-2018 Turismo Centro de Portugal atribuições Assegurar a realização da promoção da região, enquanto destino turístico

Leia mais

Linha de Microcrédito (FINICIA II)

Linha de Microcrédito (FINICIA II) Linha de Microcrédito (FINICIA II) 2016 ENQUADRAMENTO E SÍNTESE Linha de Microcrédito Linha criada pelo Banco BPI e pelas Sociedades de Garantia Mútua (SGM) no âmbito do Programa FINICIA II do IAPMEI,

Leia mais

PROTOCOLO DE ECOSSISTEMA DE FINANCIAMENTO À ECONOMIA

PROTOCOLO DE ECOSSISTEMA DE FINANCIAMENTO À ECONOMIA PROTOCOLO DE ECOSSISTEMA DE FINANCIAMENTO À ECONOMIA FICHAS TÉCNICAS I - FICHA DE PRODUTO TURISMO - LINHA DE APOIO À TESOURARIA A - CONDIÇÕES GERAIS DA LINHA 1. ENTIDADES BENEFICIÁRIAS Empresas do sector

Leia mais

TURISMO CENTRO DE PORTUGAL

TURISMO CENTRO DE PORTUGAL TURISMO CENTRO DE PORTUGAL Promoção do Espírito Empresarial na Região do Oeste OesteCIM Caldas da Rainha 27-10-2016 Turismo Centro de Portugal território Turismo Centro de Portugal atribuições Assegurar

Leia mais

VALORIZAR E QUALIFICAR O DESTINO Carlos Abade Leiria, 29 de maio de 2017

VALORIZAR E QUALIFICAR O DESTINO Carlos Abade Leiria, 29 de maio de 2017 VALORIZAR E QUALIFICAR O DESTINO Carlos Abade Leiria, 29 de maio de 2017 2016 dinâmica de forte crescimento 53 526m Dormidas 19 059m Hóspedes 12 681M 9,6% 9,8% Receitas Turís4cas 10,7% 16,7% Peso das Receitas

Leia mais

Valorizar, criar e estimular a oferta de produtos turísticos de excelência;

Valorizar, criar e estimular a oferta de produtos turísticos de excelência; SIVETUR SISTEMA DE INCENTIVOS A PRODUTOS TURÍSTICOS DE VOCAÇÃO ESTRATÉGICA FICHA DE MEDIDA Apoia projectos turísticos com elevado potencial de crescimento, efeitos indutores, externalidades, inovação e

Leia mais

Inovação Produtiva Não PME

Inovação Produtiva Não PME Inovação Produtiva Não PME Objetivos 1. Reforçar o investimento empresarial em atividades inovadores, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo

Leia mais

Financiamento e Capitalização das Empresas Turísticas Um setor competitivo e com relevância crescente na economia 45,3%

Financiamento e Capitalização das Empresas Turísticas Um setor competitivo e com relevância crescente na economia 45,3% Financiamento e Capitalização das Empresas Turísticas 08-07-2016 Turismo: um setor em crescimento Um setor competitivo e com relevância crescente na economia 11,4Mm Receitas Turísticas (2015, BdP) 45,3%

Leia mais

Create value with public funding. Portugal 2020: Inovação Produtiva - Aviso N.º 13/SI/2018. Inovação Produtiva Aviso N.º. 22 de janeiro de 2018

Create value with public funding. Portugal 2020: Inovação Produtiva - Aviso N.º 13/SI/2018. Inovação Produtiva Aviso N.º. 22 de janeiro de 2018 22 de janeiro de 2018 Create value with public funding Portugal 2020: Inovação Produtiva - Aviso N.º 13/SI/2018 Foi publicado, no sítio do Portugal 2020, o Aviso para a Apresentação de Candidaturas (AAC)

Leia mais

Simulação de Crédito Pessoal

Simulação de Crédito Pessoal Simulação de Crédito Pessoal 19-08-2018 Agradecemos o seu contacto. Considerando os elementos apresentados e a atual situação de mercado, propomos-lhe as seguintes condições de crédito: Dados do crédito

Leia mais

Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives

Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives Portugal 2020 Investir no futuro R&D and Government Incentives 1 Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) Síntese Tipologias e atividades elegíveis Critérios de seleção e concursos Investigação

Leia mais

PAECPE (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO)

PAECPE (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO) PAECPE (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO) Condições de Acesso (Portaria n.º 985/2009 de 4 de Setembro) 0 PAECPE (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO

SISTEMA DE INCENTIVOS EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO SISTEMA DE INCENTIVOS EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO Fase de candidaturas POR Lisboa: 16 de janeiro de 2018 a 05 de março de 2018 (19h) Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha, 9º Andar, Sala

Leia mais

Turismo 2015_Folheto Aviso_Concurso_SI_Inovação_Inovação Produtiva e Empreededorismo Qualificado

Turismo 2015_Folheto Aviso_Concurso_SI_Inovação_Inovação Produtiva e Empreededorismo Qualificado Tipologias de Projectos a Apoiar na Inovação Produtiva: Região NUTS II do Centro, Norte e Alentejo e Requalificação - Aldeamentos Turísticos [de 4 ou 5 estrelas] - Parques de Campismo [desde que resultem

Leia mais

Sistemas de Incentivos do QREN

Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN 1. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME 2. Sistema de Incentivos à Inovação 3. Sistema de Incentivos à Investigação

Leia mais

Inovação Produtiva PME Qualificação das PME

Inovação Produtiva PME Qualificação das PME Sistema de Incentivos Inovação Empresarial e Empreendedorismo Qualificação das PME Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) Inovação Empresarial e Empreendedorismo Qualificação e Internacionalização

Leia mais

Simulação de Crédito Pessoal

Simulação de Crédito Pessoal Simulação de Crédito Pessoal 13-08-2018 Agradecemos o seu contacto. Considerando os elementos apresentados e a atual situação de mercado, propomos-lhe as seguintes condições de crédito: Dados do crédito

Leia mais

Simulação de Crédito Pessoal

Simulação de Crédito Pessoal Simulação de Crédito Pessoal 15-06-2018 Agradecemos o seu contacto. Considerando os elementos apresentados e a atual situação de mercado, propomos-lhe as seguintes condições de crédito: Dados do crédito

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS AO INVESTIMENTO NO TURISMO. Porto, 28 de março de 2012 Miguel Mendes

SISTEMAS DE INCENTIVOS AO INVESTIMENTO NO TURISMO. Porto, 28 de março de 2012 Miguel Mendes SISTEMAS DE INCENTIVOS AO INVESTIMENTO NO TURISMO Porto, 28 de março de 2012 Miguel Mendes SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO INOVAÇÃO PRODUTIVA Aviso N.º 02/SI/2012 SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO PROGRAMA

Leia mais

ENQUADRAMENTO E SÍNTESE

ENQUADRAMENTO E SÍNTESE LINHA CAPITALIZAR 2017 2017 ENQUADRAMENTO E SÍNTESE LINHA CAPITALIZAR 2017 Linha de crédito bonificada com Garantia Mútua, gerida pela PME Investimentos, destinada a Micro, Pequenas, Médias e Grandes Empresas

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO

SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS n.º 15/SI/2011 INOVAÇÃO PRODUTIVA - PROVERE Elisabete Félix Turismo de Portugal, I.P. - Direção de Investimento PRIORIDADE Fomento

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020

INTERNACIONALIZAÇÃO PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020 Página 1 de 5 INTERNACIONALIZAÇÃO PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020 Página 2 de 5 1. Proposta de Projeto Projeto Individual Internacionalização PME, no âmbito dos Sistemas de Incentivos (SI) Portugal

Leia mais

Quadro de Referência Estratégico Nacional. SI Inovação SI Qualificação PME

Quadro de Referência Estratégico Nacional. SI Inovação SI Qualificação PME Quadro de Referência Estratégico Nacional SI Inovação SI Qualificação PME Faro, 18 de Março de 2009 Índice 1. SI Qualificação PME Dados Gerais Resultados das primeiras fases Principais motivos de inelegibilidade

Leia mais

Linha Capitalizar Mais Reformulação das Condições da Linha de Crédito (inclusão do Financiamento a Projetos P2020 SI Inovação)

Linha Capitalizar Mais Reformulação das Condições da Linha de Crédito (inclusão do Financiamento a Projetos P2020 SI Inovação) Linha Capitalizar Mais Reformulação das Condições da Linha de Crédito (inclusão do Financiamento a Projetos P2020 SI Inovação) Apresentação a Clientes 18 de dezembro de 2018 AGENDA 1 ENQUADRAMENTO 2 CONDIÇÕES

Leia mais

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT)

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) (Regime Contratual de Investimento RCI) Esta candidatura insere-se no Regime Contratual de Investimento (RCI), sendo que as

Leia mais

SI INOVAÇÃO INOVAÇÃO PRODUTIVA E EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO

SI INOVAÇÃO INOVAÇÃO PRODUTIVA E EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO SI INOVAÇÃO INOVAÇÃO PRODUTIVA E EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO CRITÉRIOS DE INSERÇÃO DE PROJECTOS NO PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA TURISMO 2015 TIPOLOGIAS DE INVESTIMENTO ELEGÍVEIS 1. No âmbito dos

Leia mais

Create value with public funding. Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização - Sétima Alteração

Create value with public funding. Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização - Sétima Alteração 11 de dezembro de 2018 Create value with public funding Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização - Sétima Alteração Foi publicada a Portaria n.º 316/2018, de 10 de dezembro,

Leia mais

Não se aplica Não se aplica Não se aplica Não se aplica. Conta Salário Kwanza. Conta Corrente Caucionada

Não se aplica Não se aplica Não se aplica Não se aplica. Conta Salário Kwanza. Conta Corrente Caucionada FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição de crédito 1.1. Denominação 1.2. Endereço

Leia mais

Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo

Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo PSZ CONSULTING 2018 1 - Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo 1.1 O Que são? Regime de benefícios fiscais, em regime contratual,

Leia mais

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 CONSELHO DIRECTIVO C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 DATA DE EMISSÃO: 22-03-2011 ENTRADA EM VIGOR: 23-03-2011 Âmbito: Continente Através da Circular nº 01/2010, de 04-01-2010, foi divulgada a criação de

Leia mais

INOVAÇÃO PRODUTVA PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020

INOVAÇÃO PRODUTVA PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020 Página 1 de 10 PROSPETO DE PROJETO INOVAÇÃO PRODUTVA PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020 Página 2 de 10 1. Proposta de Projeto Portugal 2020: Inovação produtiva PME O incentivo ao investimento empresarial

Leia mais

LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2019 ÍNDICE Enquadramento Beneficiários e Projetos Elegíveis Tipo de Despesas Investimentos Elegíveis Sumário das Características da Linha Vantagens para o Cliente 2

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (Portaria 57-A/2015 de 27 de fevereiro)

SISTEMA DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (Portaria 57-A/2015 de 27 de fevereiro) Página 1 de 5 Objetivos SISTEMA DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (Portaria 57-A/2015 de 27 de fevereiro) Área: Projetos I&D empresas (PI 1.2) Modalidade: Projetos individuais

Leia mais

Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola PSZ CONSULTING

Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola PSZ CONSULTING PDR 2014-2020 10.2.1.3 Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola PSZ CONSULTING 1 Apresentação do Apoio 1.1 Descrição da Operação Medida gerida pelos Grupos de Ação Local (GAL) que pretende apoiar

Leia mais

Divulgação. Candidaturas DLBC Rural GAL LITORALRURAL

Divulgação. Candidaturas DLBC Rural GAL LITORALRURAL Divulgação Candidaturas DLBC Rural GAL LITORALRURAL Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola Esta operação visa contribuir para a diversificação e o reforço da economia rural 2 10.2.1.3 Descrição

Leia mais

Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA

Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA Preçário MONTEPIO INVESTIMENTO SA Instituição de Crédito com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras Consulte o FOLHETO

Leia mais

QUALIFICAÇÃO PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020

QUALIFICAÇÃO PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020 Página 1 de 5 PROSPETO DE PROJETO QUALIFICAÇÃO PME, Sistema de Incentivos PORTUGAL 2020 Página 2 de 5 1. Proposta de Projeto Projeto Individual Internacionalização PME, no âmbito dos Sistemas de Incentivos

Leia mais

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES)

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES) 20.1. Linhas de crédito e contas correntes Taxa anual nominal (TAN) Taxa anual efetiva (TAE) Outras condições Empréstimos a taxa variável 1. Conta Corrente Conta Corrente 2. Linha Protocolo SAFIAGRI -

Leia mais

INVESTIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

INVESTIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS INVESTIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS A submissão de candidaturas poderá ser efetuada de 09 de dezembro de 2016 a 28 de abril de

Leia mais

Linha de Crédito Investe QREN. Apresentação a clientes

Linha de Crédito Investe QREN. Apresentação a clientes Linha de Crédito Investe QREN Linha de Crédito Bonificada com Garantia Mútua Apresentação a clientes UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Enquadramento Pretende-se com esta Linha beneficiar

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO (SI2E) FSE

SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO (SI2E) FSE SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO (SI2E) FSE Este documento não dispensa a consulta de todos os normativos regulamentares que estão subjacentes à respetiva tipologia de apoio. V01_Julho

Leia mais

PROGRAMA INVESTE JOVEM APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

PROGRAMA INVESTE JOVEM APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO PROGRAMA INVESTE JOVEM APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO DE TEMA 1.1. Objeto 3 1.2. Objetivo 3 1.3. Destinatários do Apoio 3 1.4. Requisitos do Projeto 3 1.5. Requisitos das Novas

Leia mais

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES)

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES) 20.1. Linhas de crédito e contas correntes Taxa anual nominal (TAN) Taxa anual efetiva (TAE) Outras condições Empréstimos a taxa variável 1. Conta Corrente Conta Corrente 2. Linha IFAP - Campanha / Curto

Leia mais

O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS. Sistemas de Incentivos Portugal 2020

O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS. Sistemas de Incentivos Portugal 2020 O FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS Sistemas de Incentivos Portugal 2020 CENTRO O Financiamento da Atividade Turística Sistemas de Incentivos Portugal 2020 23 Maio 2017 Luís Coito ATIVIDADES ECONÓMICAS

Leia mais

Linha de Crédito PME CRESCIMENTO 2014 (Condições da Linha)

Linha de Crédito PME CRESCIMENTO 2014 (Condições da Linha) Linha de Crédito PME CRESCIMENTO 2014 (Condições da Linha) Linha de Crédito Bonificada com Garantia Mútua (atualizado a 30 de abril de 2014) UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Enquadramento

Leia mais

Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo

Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo PSZ CONSULTING 2016 1 - Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo 1.1 O Que são? Regime de benefícios fiscais, em regime contratual,

Leia mais

Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo da Região Autónoma da Madeira - Portaria n.º 85/2015 de 12 de maio

Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo da Região Autónoma da Madeira - Portaria n.º 85/2015 de 12 de maio FICHA TÉCNICA EMPREENDER 2020 Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo da Região Autónoma da Madeira - Portaria n.º 85/2015 de 12 de maio Objectivo O EMPREENDER2020 tem por objectivo reforçar a competitividade

Leia mais

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES)

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES) 20.1. Linhas de crédito e contas correntes Taxa anual nominal (TAN) Taxa anual efetiva (TAE) Outras condições Empréstimos a taxa variável 1. Conta Corrente Conta Corrente 2. Linha Protocolo SAFIAGRI -

Leia mais

EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO

EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO CONCURSO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º 09/SI/2017 1 Introdução Enquadramento Pretende-se reforçar os níveis de empreendedorismo qualificado e criativo, através de apoios diretos aos empreendedores

Leia mais

Powered by IFD PME CRESCIMENTO 2015

Powered by IFD PME CRESCIMENTO 2015 PME CRESCIMENTO 2015 ÍNDICE Condições Gerais da Linha de Crédito Condições Gerais das Linhas Específicas.. Operações de Crédito. 3 4 5 2 CONDIÇÕES GERAIS DA LINHA DE CRÉDITO Beneficiárias Pequenas e Médias

Leia mais

INSTRUMENTOS DE APOIO ÀS EMPRESAS. Linha de Crédito PME Investe V

INSTRUMENTOS DE APOIO ÀS EMPRESAS. Linha de Crédito PME Investe V INSTRUMENTOS DE APOIO ÀS EMPRESAS Linha de Crédito PME Investe V Linhas Geral Outras Empresas Micro e Pequenas Empresas Montante global 500 M (Limite 1.400 M ) 250 M (Limite 600 M ) Montante máximo por

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS À VALORIZAÇÃO TURÍSTICA DO INTERIOR FICHA DE MEDIDA

SISTEMA DE INCENTIVOS À VALORIZAÇÃO TURÍSTICA DO INTERIOR FICHA DE MEDIDA SISTEMA DE INCENTIVOS À VALORIZAÇÃO TURÍSTICA DO INTERIOR FICHA DE MEDIDA Despacho Normativo n.º 9/2016 Despacho Normativo n.º 16/2016 0 SISTEMA DE INCENTIVOS À VALORIZAÇÃO TURÍSTICA DO INTERIOR Prazos

Leia mais

Create value with public funding. Portugal 2020: Aviso N.º 12/SI/ Inovação Produtiva. Aviso N.º 12/SI/ Inovação Produtiva

Create value with public funding. Portugal 2020: Aviso N.º 12/SI/ Inovação Produtiva. Aviso N.º 12/SI/ Inovação Produtiva 4 de julho de 2016 Create value with public funding Portugal 2020: Aviso N.º 12/SI/2016 - Inovação Produtiva Foi publicado, no sítio do Portugal 2020, o Aviso para a Apresentação de Candidaturas (AAC)

Leia mais

INICIATIVA JESSICA. Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo. Região Algarve. Faro, 13 de fevereiro de 2012

INICIATIVA JESSICA. Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo. Região Algarve. Faro, 13 de fevereiro de 2012 INICIATIVA JESSICA Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo Região Algarve Faro, 13 de fevereiro de 2012 O Turismo na economia Peso no PIB Peso no Emprego Peso nas Exportações Peso dos Mercados O Algarve

Leia mais

PROJETOS AUTÓNOMOS DE FORMAÇÃO

PROJETOS AUTÓNOMOS DE FORMAÇÃO PROJETOS AUTÓNOMOS DE FORMAÇÃO Fase de candidaturas: 10 de Novembro de 2017 a 31 de Março de 2018 Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha, 9º Andar, Sala 1 3720-232 Oliveira de Azeméis - Portugal Lisboa

Leia mais

TERMO DE ADESÃO Ação: 1. Dados de Identificação:

TERMO DE ADESÃO Ação: 1. Dados de Identificação: TERMO DE ADESÃO Ação: Participação na Feira 100% Design Londres Reino Unido 20 a 23 Setembro 2017 1. Dados de Identificação: Entidade Morada da Sede Localidade Nº Contribuinte Pessoa de contacto Telefone

Leia mais

POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização. Inovação Empresarial e Empreendedorismo

POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização. Inovação Empresarial e Empreendedorismo POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização Inovação Empresarial e Empreendedorismo Rua Carlos Alberto Morais, 122 B bwsconsulting@outlook.pt 4450-349 Leça da Palmeira http://bwsconsulting.wix.com/site

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME

SISTEMA DE INCENTIVOS INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME SISTEMA DE INCENTIVOS INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME VALE OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO Fase de candidaturas: 23 de junho de 2017 a 15 de setembro de 2017 Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha,

Leia mais

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME AAC 15/SI/2017 Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME Projetos Conjuntos Formação-ação Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das

Leia mais

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. Missões Empresariais AIP-CCI

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. Missões Empresariais AIP-CCI CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Missões Empresariais AIP-CCI 1 DESCRIÇÃO: O Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) tem previsto no seu Eixo II o reforço da competitividade

Leia mais

LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA LINHA BPI/BEI EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO 2. BENEFICIÁRIOS E PROJECTOS ELEGÍVEIS 3. TIPO DE DESPESAS 4. INVESTIMENTOS ELEGÍVEIS 5. SUMÁRIO DAS CARACTERÍSTICAS DA LINHA 6. VANTAGENS PARA

Leia mais

Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM PORTUGAL

Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM PORTUGAL Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM PORTUGAL INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE CRÉDITO COM SEDE EM ESTADO-MEMBRO DA UNIÃO EUROPEIA Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Consulte

Leia mais

BPI P2020. Setembro 2017

BPI P2020. Setembro 2017 Setembro 2017 ENQUADRAMENTO E SÍNTESE Linha de crédito que tem como principal objectivo garantir as necessidades de financiamento das empresas com candidaturas já submetidas ao Portugal 2020. Produto adaptado

Leia mais

Sistema de apoio à compensação dos custos das empresas da Região Autónoma da Madeira- Funcionamento 2020

Sistema de apoio à compensação dos custos das empresas da Região Autónoma da Madeira- Funcionamento 2020 FICHA TÉCNICA FUNCIONAMENTO 2020 Sistema de apoio à compensação dos custos das empresas da Região Autónoma da Madeira- Funcionamento 2020 Objetivo Este sistema de incentivos tem por alvo direto as micro,

Leia mais

Assistência técnica especializada de apoio à elaboração candidaturas ao Programa Portugal 2020

Assistência técnica especializada de apoio à elaboração candidaturas ao Programa Portugal 2020 SERVIÇOS DE APOIO AOS ASSOCIADOS: Assistência técnica especializada de apoio à elaboração candidaturas ao Programa Portugal 2020 Maria Fernanda Carmo O QUE FAZEMOS Criamos soluções de consultoria integradas,

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Beneficiários a) Desempregados, à procura de primeiro ou de novo emprego, com idade igual ou superior a 18 anos, sem condições para o acesso ao crédito bancário pelas vias normais; b) Trabalhadores, com

Leia mais

Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM PORTUGAL

Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM PORTUGAL Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE CRÉDITO COM SEDE EM ESTADO-MEMBRO DA UNIÃO EUROPEIA Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Consulte o FOLHETO

Leia mais

Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM PORTUGAL

Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM PORTUGAL Preçário UNION DE CREDITOS INMOBILIARIOS, S.A., EFC - SUCURSAL EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE CRÉDITO COM SEDE EM ESTADO-MEMBRO DA UNIÃO EUROPEIA Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Consulte o FOLHETO

Leia mais