MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA"

Transcrição

1 ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA Susto, expectativa e medo

2 A PESQUISA Metodologia: Online, com hiperlink disponibilizado no site BabyCenter (brasil.babycenter.com) Amostra: casos (3.155 mulheres grávidas 466 que estão tentando engravidar e 137 que pretendem engravidar em breve) Período de campo: 29 de junho e 05 de julho de 2016 Objetivos: Entender como a gravidez vem sendo vivenciada em meio à epidemia de Zika, mapeando o grau de conhecimento sobre a doença, hábitos de prevenção e sentimentos associados à situação.

3 AS MULHERES ENTREVISTADAS Susto, expectativa e medo ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA

4 FALAMOS COM ENTREVISTADAS QUE MORAM EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL Região onde moram Norte 17% 3% Q2. Em qual Estado você mora? Centro-Oeste 8% Sul 14% Sudeste 58% Nordeste BRASIL (mulheres de 16 a 45 anos)) Norte 9% Nordeste 28% Centro-Oeste 8% Sudeste 42% Sul 14%

5 41% DAS ENTREVISTADAS TÊM ENSINO SUPERIOR OU MAIS % Escolaridade BRASIL (mulheres de 16 a 45 anos) Ensino Superior ou Acima Ensino Médio Até Ensino Fundamental Ensino superior 22% Ensino médio 46% Até fundamental 32% Q75. Qual é o seu grau de escolaridade?

6 43% SE DECLARAM NEGRAS (PRETAS OU PARDAS) E 57% NÃO NEGRAS (BRANCAS, AMARELAS OU INDÍGENAS) Negras % Raça / Cor Não Negras 43% 57% BRASIL (mulheres de 16 a 45 anos) Negras 54% Não Negras 46% Preta Parda Indígena Amarela Branca 72. Qual é a sua cor?

7 RESPONSABILIDADES E RISCOS DA EPIDEMIA Susto, expectativa e medo ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA

8 O SANEAMENTO BÁSICO NÃO É UMA REALIDADE PARA TODAS AS GRÁVIDAS DA PESQUISA 73% moram em casas Serviços públicos disponíveis Sim Não Água encanada Coleta de lixo Coleta de esgoto Rua asfaltada Retirada de entulho 20 Terreno baldio próximo Rio ou córrego sujo por perto Base: casos 67. A residência onde você mora tem...

9 22% DOS DOMICÍLIOS DO BRASIL NÃO TÊM COLETA DE ESGOTO BRASIL 65% dos domicílios têm ligação com a rede coletora de esgoto 22% não têm coleta de esgoto 13% têm fossa séptica mas não tem conexão com o sistema de esgoto Fonte: Instituto Locomotiva a partir da PNAD 2014

10 MAIORIA ENTENDE QUE NÃO TER SERVIÇOS BÁSICOS DE SANEAMENTO PODE CAUSAR DOENÇAS GRAVES À POPULAÇÃO % Doenças que a falta de saneamento básico pode causar Dengue Zika Leptospirose Chikungunya Diarreia / Vômitos Esquistossomose / Barriga d'agua Cólera Febre Hepatite A Não causa doenças Q68. Na sua opinião, a falta de serviço de água / esgoto e coleta de lixo pode causar alguma dessas doenças?

11 PARA 90%, O GOVERNO MUNICIPAL É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR PROPICIAR SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO % Quem acreditam ser os responsáveis pelos serviços de saneamento básico Governo Municipal Governo Estadual Governo Federal População Empresas privadas Não sei Q69. E pelo que você sabe ou ouviu falar, quem é/são responsável(eis) pelos serviços de saneamento básico (água / esgoto / coleta de lixo)?

12 2 EM CADA 3 ENTREVISTADAS AVALIAM QUE O GOVERNO GASTA DINHEIRO COM PROPAGANDA AO INVÉS DE TOMAR PROVIDÊNCIAS PARA ACABAR COM A ZIKA % Ao invés de tomar providências para acabar com a Zika, o governo prefere gastar dinheiro com propagandas que mandam a população limpar sua casa e seu bairro 64 Concordo Nem concordo, nem discordo Discordo Q62. Quanto você diria que concorda ou discorda com cada uma das frases abaixo?

13 PARA 76%, O GOVERNO CULPA A POPULAÇÃO QUANDO TEM UMA EPIDEMIA COMO ZIKA % Quando tem uma epidemia como a de Zika, o governo põe a culpa na população, mesmo onde não tem coleta de lixo e água encanada 76 Concordo Nem concordo, nem discordo Discordo Q62. Quanto você diria que concorda ou discorda com cada uma das frases abaixo?

14 24% DAS MULHERES GRÁVIDAS ENTREVISTADAS JÁ TIVERAM ALGUMA DAS 3 DOENÇAS CUJO VETOR É O AEDES AEGYPTI % A entrevistada e/ou alguém que mora com ela ou próximo a ela já teve % das mulheres já tiveram alguma das 3 doenças, sendo que 4% tiveram Zika. Dengue, zika e/ou chikungunya Dengue Zika Chikungunya No Nordeste, 12% das entrevistadas já tiveram Zika, 8% Chikungunya e 31% Dengue. Q35. Você já teve Dengue? Q36. Você já teve Chikungunya? Q37. Você já teve Zika?

15 RELATOS SOBRE A GRAVIDEZ Susto, expectativa e medo ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA

16 31% NÃO PLANEJARAM A GRAVIDEZ. ENTRE AS MULHERES COM BAIXA ESCOLARIDADE, O PLANEJAMENTO É MENOR % Você diria que a sua gravidez... Gravidez não planejada Foi totalmente planejada Foi planejada em parte Não foi planejada Por Escolaridade Superior: 19% Médio: 38% Fundamental: 41% Base: casos Q8. Você diria que a sua gravidez...

17 MUITAS GESTANTES AFIRMAM TER SENTIDO FELICIDADE E EMOÇÃO AO DESCOBRIR QUE ESTAVAM GRÁVIDAS, MAS METADE TAMBÉM SENTIU PREOCUPAÇÃO E SURPRESA E 46% TIVERAM MEDO % Outras reações que teve ao saber que estava grávida (RM) % das grávidas citaram alguma reação negativa Felicidade Emoção Preocupação Surpresa Medo Desespero Tranquilidade Segurança Insegurança Outros Q5. Quando soube que estava grávida, quais foram as reações que você teve?

18 23% DAS MULHERES QUE SENTIRAM PREOCUPAÇÃO, MEDO, SURPRESA OU DESESPERO AO SABER QUE ESTAVAM GRÁVIDAS ATRIBUEM SENTIMENTO AO MEDO DO BEBÊ TER ALGUMA DOENÇA % Motivo pelo qual sentiu preocupação, medo, surpresa ou desespero ao saber que estava grávida (entre quem teve este tipo de sentimento) Eu não estava planejando Medo de o bebê ter alguma doença Medo de contar para a minha família Medo de contar para o pai do bebê Medo de ter outro aborto / Perder o bebê Não estava esperando / Muito rápido Já estava tentando há muito tempo Medo de não ser uma boa mãe Outros Base: casos Q7. Por que você sentiu...?

19 96% JÁ INICIARAM O PRÉ-NATAL. 31% FAZEM O ACOMPANHAMENTO SOMENTE NO SUS E 54% SOMENTE EM HOSPITAIS E LABORATÓRIOS PRIVADOS % O local onde você está fazendo o acompanhamento da gravidez Acompanhamento no SUS No SUS No SUS E em um laboratório / hospital privado Somente em um laboratório / hospital privado Ainda não iniciei o acompanhamento Classe DE: 65% Acompanhamento privado Classe AB: 79% Q11. O local onde você está fazendo o acompanhamento da gravidez é...

20 APENAS 1/3 DAS MULHERES AFIRMA QUE O PAI DO BEBÊ A ACOMPANHA EM TODOS OS EXAMES E CONSULTAS DE PRÉ-NATAL % Participação do pai do bebê no acompanhamento do pré-natal (Entre quem afirmou % Possui ``já filhos ter iniciado o acompanhamento``) Ele vai a todas as consultas e exames Ele vai à maioria das consultas e exames Ele vai apenas a algumas consultas e exames Ele nunca vai às consultas e exames Base: casos Q17. Qual tem sido a participação do pai do seu bebê no acompanhamento do pré-natal?

21 7 EM CADA 10 GESTANTES GOSTARIAM QUE O PAI DO BEBÊ PARTICIPASSE MAIS DO ACOMPANHAMENTO DO PRÉ-NATAL % Você gostaria que o pai do seu bebê participasse mais do acompanhamento pré-natal? (Exceto para quem afirmou que ``não iniciou o acompanhamento ainda`` ou que não tem contato com o pai do bebê) 8 20 Sim, gostaria Para mim é indiferente 72 Não, não gostaria Base: casos Q19. Você gostaria que o pai do seu bebê participasse mais do acompanhamento do pré-natal?

22 O ATENDIMENTO NO PRÉ-NATAL É AVALIADO POSITIVAMENTE, E A AVALIAÇÃO DAS PACIENTES DA REDE PRIVADA É AINDA MAIS POSITIVA % Avaliação do atendimento que está tendo no pré-natal (Entre quem afirmou % Possui ``já ter filhos iniciado o acompanhamento``) Acompanhamento no SUS Ótimo + Bom Ótimo + Bom 88% 49 Ótimo Bom Regular 76% 39 Ruim Acompanhamento privado % Base: casos. Acompanhamento SUS: 965. Particular / convênio: Q13. De modo geral, como você avalia o atendimento que está tendo em seu pré-natal?

23 70% DAS MULHERES QUE FAZEM ACOMPANHAMENTO DA GRAVIDEZ NO SUS GOSTARIAM DE TER FEITO MAIS EXAMES DE ULTRASSOM % Você gostaria de ter feito mais exames de ultrassom até o momento? (Entre quem % afirmou Possui ``já filhos ter iniciado o acompanhamento``) Acompanhamento no SUS (Sim) 70% Sim Não Acompanhamento Particular (sim) 43% Base: casos Q15. Você gostaria de ter feito mais exames de ultrassom até o momento?

24 CONHECIMENTO E PREVENÇÃO CONTRA A ZIKA Susto, expectativa e medo ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA

25 APENAS 27% DAS GRÁVIDAS DIZEM SABER MUITO SOBRE ZIKA. O DESCONHECIMENTO É MAIOR ENTRE AS MULHERES DE MENOR ESCOLARIDADE % Conhecimento sobre a doença Zika Sei muito sobre isso Sei algo sobre isso Sei muito pouco sobre isso Sabe muito pouco + não sabe quase nada Por Escolaridade Superior: 12% Médio: 28% Fundamental: 46% 24% 17 7 Já ouvi falar, mas não sei quase nada sobre isso Q27. Quanto você conhece sobre uma doença chamada zika?

26 É PRATICAMENTE UNÂNIME O CONHECIMENTO DE QUE SE A MULHER TIVER ZIKA GRÁVIDA O BEBÊ PODE TER MICROCEFALIA Microcefalia Problemas neurológicos Má-formação % Consequências para o bebê se a mãe pegar Zika grávida % das gestantes citaram consequências para o bebê além de microcefalia Problemas motores Problemas de visão Citaram algo além de microcefalia Problemas auditivos / Surdez 25 Por Escolaridade Síndrome congênita Não sei 1 11 Superior: 74% Médio: 65% Fundamental: 58% Q30. Qual(is) consequências o bebê pode ter se a mãe pegar zika grávida?

27 45% ASSOCIAM A MICROCEFALIA A OUTROS FATORES ALÉM DE ZIKA. 21% ASSOCIAM MICROCEFALIA A VACINAS % Motivos podem acarretar em microcefalia no bebê A grávida ter Zika A grávida ter Chikungunya A grávida tomar vacina de rubéola vencida % citaram vacinas como causa da microcefalia A grávida ter Dengue A grávida tomar vacina de gripe vencida Outros % citaram algum outro motivo que não a Zika Q26. Do que você sabe ou ouviu falar, qual(is) desses motivos podem dar microcefalia no bebê?

28 HÁ MUITAS DÚVIDAS SOBRE ATÉ QUANTOS MESES DE GRAVIDEZ EXISTE RISCO DE SEQUELAS PARA O BEBÊ CASO A MÃE TENHA ZIKA % Até quantos meses de gravidez o bebê pode ter problema se a mãe tiver Zika Mesmo antes de engravidar Nos primeiros 3 meses A gravidez toda Não sei Q31. Do que você sabe ou ouviu falar, o bebê pode ter problema se a mãe pegar zika até quantos meses de gravidez?

29 É QUASE UNÂNIME A ASSOCIAÇÃO ENTRE ZIKA E A PICADA DO AEDES AEGYPTI. 45% NÃO ASSOCIAM A DOENÇA À TRANSMISSÃO SEXUAL % Meios pelo qual uma pessoa pode ter Zika Picada do mosquito Aedes aegypti Relação sexual (sexo desprotegido) Da mãe para o bebê, na gravidez Pela saliva Amamentação (pelo leite materno) Picada de qualquer mosquito Através de vacinas vencidas Alimentos contaminados Tendência genética Não sei Q28. Pelo que você sabe ou ouviu falar, por qual(is) dos seguintes meios uma pessoa pode pegar zika?

30 PARA PREVENÇÃO CONTRA ZIKA, MUITAS MEDIDAS SÃO CONHECIDAS, PORÉM NEM TODAS SÃO PRATICADAS. 11% NÃO TOMAM NENHUMA MEDIDA % Medidas que conhecem e que praticam contra a zika Uso de repelente sempre Retirar focos de água parada Tela contra mosquito nas janelas Areia nos vasos de plantas Uso de roupas compridas Uso de repelente de tomada / elétrico Uso de preservativo com parceiro Uso de inseticida em spray no ambiente Uso de roupas claras Manter ventiladores ligados Uso de repelentes às vezes Medidas que conhecem Medidas que praticam 80% das moradoras do Nordeste dizem usar repelente sempre Nenhuma 11 Q32. Do que você sabe ou ouviu falar, quais das seguintes precauções podem ajudar a não pegar zika? Q33. E qual(is) dessas precauções você está tomando especificamente para não pegar zika?

31 64% DISCORDAM DA AFIRMAÇÃO QUEM DECIDE SE O BEBÊ VAI TER MICROCEFALIA OU NÃO É DEUS, POR ISSO NÃO ADIANTA MUITO EU ME CUIDAR % Quem decide se o bebê vai ter microcefalia ou não é Deus, por isso não adianta muito eu me cuidar Concorda Nem concorda nem discorda Discorda % Discordância por escolaridade Ensino fundamental: 44% Ensino médio: 56% Ensino superior: 77% Q59. Quanto você diria que concorda ou discorda com cada uma das frases abaixo?

32 MAIS DA METADE CONCORDA QUE A MAIOR PREOCUPAÇÃO COM A GRAVIDEZ É SABER O TAMANHO DA CABEÇA DO BEBÊ % A minha maior preocupação com a gravidez é saber o tamanho da cabeça do meu bebê Concordo Nem concordo, nem discordo Discordo 30 Q59. Quanto você diria que concorda ou discorda com cada uma das frases abaixo?

33 6 EM CADA 10 GRÁVIDAS TÊM MEDO DE FAZER UM EXAME DE ULTRASSOM E DESCOBRIR QUE O BEBÊ TEM MICROCEFALIA % Eu tenho muito medo de fazer ultrassom e descobrir que meu bebê tem microcefalia 61 Concordo Nem concordo, nem discordo 11 Discordo 26 Q59. Quanto você diria que concorda ou discorda com cada uma das frases abaixo?

34 9 EM CADA 10 GRÁVIDAS GOSTARIAM DE FAZER O TESTE DE DETECÇÃO DE ZIKA SE TIVESSEM ACESSO % Se pudesse ter acesso ao exame para saber tem ou teve Zika durante a gravidez, gostaria de fazer Sim Não Não sabe Q48. Se você pudesse ter acesso ao exame para saber se você tem ou teve zika durante a gravidez, você gostaria de fazer?

35 27% AFIRMAM ENTENDER UMA MÃE QUE OPTA POR INTERROMPER A GESTAÇÃO AO SABER QUE O BEBÊ TEM MICROCEFALIA % Eu entendo uma mãe que opta por interromper a gestação ao saber que o bebê tem microcefalia Concordo Nem concordo, nem discordo Discordo 53 Q59. Quanto você diria que concorda ou discorda com cada uma das frases abaixo?

36 9 EM CADA 10 MULHERES GRÁVIDAS CONCORDAM QUE CUIDAR DE UM BEBÊ COM MICROCEFALIA É RESPONSABILIDADE DE TODA A FAMÍLIA % É responsabilidade de toda família cuidar do bebê com microcefalia 88 Concordo Nem concordo, nem discordo Discordo 6 6 Q59. Quanto você diria que concorda ou discorda com cada uma das frases abaixo?

37 3 EM CADA 10 MULHERES ACREDITAM QUE HÁ RISCO PARA O BEBÊ CASO A MÃE TENHA ZIKA E O AMAMENTE METADE NÃO SABE RESPONDER % Do que sabe, existe algum perigo de o bebê ser prejudicado se a mãe tiver Zika e amamentá-lo Sim Não Não sabe Q49. Do que você sabe ou ouviu falar, existe algum perigo de o bebê ser prejudicado se a mãe tiver zika e amamentá-lo?

38 30% DIZEM QUE PARARIAM DE AMAMENTAR O BEBÊ CASO TIVESSEM ZIKA E 54% NÃO SABEM O QUE FARIAM % Se tivesse Zika, pararia de amamentar seu bebê Sim Não Não sabe Q50. Se você tivesse zika, você pararia de amamentar seu bebê?

39 COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE ZIKA Susto, expectativa e medo ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA

40 3 EM CADA 4 MULHERES PROCURAM SE INFORMAR SOBRE CUIDADOS COM ZIKA NA GRAVIDEZ % Procura se informar sobre cuidados com Zika na gravidez 25 Q60. Atualmente você procura se informar sobre cuidados com zika na gravidez? 75 Sim Não Nunca ouviu falar sobre zika

41 EMBORA INTERNET SEJA O CANAL MAIS CITADO PARA INFORMAÇÃO, METADE DAS MULHERES CITARAM O MÉDICO COMO FONTE % Onde você se informa (entre quem se informa sobre os cuidados com Zika na gravidez) Na internet (sites e buscas) TV Com o médico Redes sociais Em grupos de mães Com agente comunitário Com enfermeiras Outro Nenhum desses Base: casos Q61. Hoje, onde você se informa sobre cuidados com zika na gravidez?

42 A FONTE PREFERIDA PARA INFORMAÇÕES SOBRE A ZIKA É O MÉDICO, SEGUIDO DE TV % Melhor meio para se informar sobre cuidados com Zika na gravidez Com meu médico Na TV Na internet (sites e buscas) Com agente comunitário Pelas redes sociais Com a enfermeira Em grupos de mães Outro Não desejo me informar sobre esse assunto Base: casos Q63. E na sua opinião, qual seria o melhor meio para você se informar sobre cuidados com zika na gravidez?

43 33% DAS GRÁVIDAS DISSERAM QUE NÃO TIVERAM ORIENTAÇÃO SOBRE COMO EVITAR A ZIKA NO PRÉ-NATAL % Teve alguma orientação no pré-natal sobre como evitar pegar Zika (entre quem já iniciou o pré-natal) Teve orientação Acompanhamento no SUS 33 58% 67 Sim Não Acompanhamento na rede privada 72% Base: casos Q46. Você já teve alguma orientação no seu pré-natal sobre como evitar pegar zika

44 ENTRE QUEM TEVE ORIENTAÇÃO, 55% A CONSIDERARAM ÓTIMA OU BOA % Avaliação do atendimento que está tendo no pré-natal em relação à Zika (entre quem teve alguma orientação no pré-natal sobre como evitar pegar Zika) Ótimo + Bom 55% Ótimo Bom Regular Ruim Péssimo Acompanhamento no SUS 44% Ótimo + Bom Acompanhamento na rede privada 63% Base: casos Q47. Como você avalia o atendimento que está tendo em seu pré-natal em relação à zika?

45 PRINCIPAIS SENTIMENTOS DAS GRÁVIDAS AO VER UMA MATÉRIA SOBRE MICROCEFALIA SÃO TRISTEZA E MEDO % Sentimentos que tem quando vê uma notícia sobre microcefalia Tristeza Medo Sente-se interessada Incômodo Sente-se informada Sente-se brava Sente-se desrespeitada É indiferente Culpa Nunca ouvi falar de microcefalia Q52. Em geral, quando você vê uma notícia sobre microcefalia, qual(is) desses sentimentos você tem?

46 METADE DAS MULHERES CONSIDERA QUE A INFORMAÇÃO SOBRE COMO EVITAR MICROCEFALIA DEVERIA SER O PRINCIPAL FOCO DAS NOTÍCIAS SOBRE O TEMA % Qual gostaria que fosse o principal foco das notícias sobre microcefalia Informar as mulheres sobre como evitar a microcefalia nos bebês Mostrar quais são as razões para os bebês terem microcefalia Mostrar como é a vida de um bebê com microcefalia Mostrar o que o governo oferece para as famílias com bebê 9 11 Mostrar as dificuldades de uma família com bebê com microcefalia 5 Mostrar o sentimento das mães com bebês com microcefalia Deixar as mulheres grávidas / que querem engravidar com medo 2 1 Q56. E desses, qual você gostaria que fosse o foco principal das notícias sobre microcefalia?

47 ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA Susto, expectativa e medo

MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA

MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA Susto, expectativa e medo A PESQUISA Metodologia: Online, com hiperlink disponibilizado no site BabyCenter (brasil.babycenter.com)

Leia mais

Zika Vírus e Gravidez

Zika Vírus e Gravidez Gravidez e o Zika Vírus Zika Vírus e Gravidez Impacto da doença no planejamento familiar Julho, 2016 Metodologia e Objetivos O objetivo da pesquisa foi medir o nível de preocupação das mulheres em relação

Leia mais

MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA

MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA ZIKA E OS DIREITOS DAS MULHERES MULHERES GRÁVIDAS EM FACE DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA Susto, expectativa e medo METODOLOGIA Quantidade Cidade 2 São Paulo Foram realizados 6 grupos de discussão com mulheres

Leia mais

Causas Microcefalia é o resultado do crescimento abaixo do normal do cérebro da criança ainda no útero ou na infância. A microcefalia pode ser

Causas Microcefalia é o resultado do crescimento abaixo do normal do cérebro da criança ainda no útero ou na infância. A microcefalia pode ser Microcefalia Microcefalia Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente

Leia mais

Vírus da zika: entenda transmissão, sintomas e relação com microcefalia

Vírus da zika: entenda transmissão, sintomas e relação com microcefalia Vírus da zika: entenda transmissão, sintomas e relação com microcefalia Identificado pela primeira vez no país em abril, o vírus da zika tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país.

Leia mais

Objetivo, metodologia e amostra

Objetivo, metodologia e amostra Objetivo, metodologia e amostra Com objetivo de mensurar o conhecimento da população sobre o Pantanal, o WWF-Brasil e o Ibope realizaram um estudo nacional e regional para subsidiar as iniciativas do WWF-Brasil,

Leia mais

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2016 2 Objetivo Conhecer a opinião da População sobre a realização de

Leia mais

O site do Ministério da Saúde disponibilizou em seu Blog, algumas perguntas e respostas acerca da Febre Amarela, que podem ser conferidas nos links:

O site do Ministério da Saúde disponibilizou em seu Blog, algumas perguntas e respostas acerca da Febre Amarela, que podem ser conferidas nos links: DE OLHO NO MOSQUITO Hoje vamos nos estender um pouco mais, mas é por um bom motivo: falar da Febre Amarela. Quando abrimos qualquer site na Internet, muito raramente não vemos notícias relacionadas a esta

Leia mais

3. Como chegou ao Brasil?

3. Como chegou ao Brasil? 1. Que doença é Zika? É uma doença infecciosa aguda causada por um vírus da mesma família que o da febre amarela e da dengue (família Flaviviridae), e é também uma arbovirose (doença viral transmitida

Leia mais

Wolba chia e o boato de que vacinas causam microcefalia.

Wolba chia e o boato de que vacinas causam microcefalia. OPAS/OMS esclarece boatos sobre vírus zika e microcefalia Baseada nas mais atuais evidências científicas, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) esclarece os rumores

Leia mais

Objetivos. Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira

Objetivos. Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira Nov / 2016 Objetivos Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira Metodologia Técnica A pesquisa foi realizada através de metodologia quantitativa,

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /09/2015 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II 3 a Etapa Exercícios ( ) Prova:( ) ESTUDO DIRIGIDO P1 3 a ETAPA - GABARITO 1 Analise

Leia mais

Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão

Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão Novembro / 2016 METODOLOGIA Metodologia: Pesquisa Quantitativa

Leia mais

sumário O que é Zika Vírus? causas sintomas tratamento e cuidados Complicações possíveis Prevenção identificação bibliografia

sumário O que é Zika Vírus? causas sintomas tratamento e cuidados Complicações possíveis Prevenção identificação bibliografia sumário O que é Zika Vírus? causas sintomas tratamento e cuidados Complicações possíveis Prevenção identificação bibliografia o que é zika virus? Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida

Leia mais

Vereador quer disponibilizar repelente gratuito para grávidas

Vereador quer disponibilizar repelente gratuito para grávidas DINO - Divulgador de Notícias Vereador quer disponibilizar repelente gratuito para grávidas Crescente aumento no número de casos de Zika faz vereador de Goiás requerer aos órgãos de saúde do país a distribuição

Leia mais

ZIKA Dra. Flávia Trench. I Congresso Paranaense de Infectologia, Londrina PRI Congresso Paranaense de Infectologia, Londrina PR I CON

ZIKA Dra. Flávia Trench. I Congresso Paranaense de Infectologia, Londrina PRI Congresso Paranaense de Infectologia, Londrina PR I CON ZIKA Dra. Flávia Trench I Congresso Paranaense de Infectologia, Londrina PRI Congresso Paranaense de Infectologia, Londrina PR I CON2017 2017 O que é o zika? O zika vírus é transmitido para as pessoas

Leia mais

Cliente: SBIm Data: 17/02/2016 Dia: Qua Assunto: Zika Veículo: Folha de S Paulo Seção: Cotidiano Site: folha.uol.com.br RM

Cliente: SBIm Data: 17/02/2016 Dia: Qua Assunto: Zika Veículo: Folha de S Paulo Seção: Cotidiano Site: folha.uol.com.br RM http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/02/1740219-boatos-em-redes-sociais-causam-medo-e-confundem-apopulacao-sobre-zika.shtml#article-aside Boatos sobre zika causam medo e confundem a população Em

Leia mais

FEBRE AMARELA VACINE-SE PREVENIR SAIBA COMO CONHEÇA OS SINTOMAS E

FEBRE AMARELA VACINE-SE PREVENIR SAIBA COMO CONHEÇA OS SINTOMAS E FEBRE AMARELA VACINE-SE CONHEÇA OS SINTOMAS E SAIBA COMO PREVENIR O que é A febre amarela é uma doença viral, febril, transmitida por mosquitos, que pode acometer um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Leia mais

Dimensões da cidade: favela e asfalto

Dimensões da cidade: favela e asfalto Dimensões da cidade: favela e asfalto FGV Opinião Rio de Janeiro, maio de 2009 Nota Metodológica Realização de uma pesquisa quantitativa para: Identificar a percepção dos cidadãos carioca com relação à

Leia mais

Apoio. Apoio: Apoio Institucional: núcleo

Apoio. Apoio: Apoio Institucional: núcleo Apoio Apoio: Apoio Institucional: núcleo dengue chikungunya zika Introdução O que todas essas doenças têm em comum? Seu transmissor: O mosquito Aedes Aegypt Nessa cartilha da CNTur (Confederação Nacional

Leia mais

Trabalho voluntário. : : : : Menu Principal : : : :

Trabalho voluntário. : : : : Menu Principal : : : : Trabalho voluntário : : : : Menu Principal : : : : Metade (51%) dos brasileiros afirma que acredita muito nas entidades que utilizam o serviço de voluntários. Dizem acreditar um pouco nessas entidades

Leia mais

AMOSTRA. 800 entrevistas. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de cada região e o perfil da amostra.

AMOSTRA. 800 entrevistas. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de cada região e o perfil da amostra. 1 Metodologia LOCAL DA PESQUISA Município de São Paulo. UNIVERSO Moradores de 16 anos ou mais de São Paulo/SP, equivalente 9.807.023 paulistanos Fonte: IBOPE Inteligência com base em dados oficiais do

Leia mais

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções Dengue, Chikungunya, Zika O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções 1 DENGUE O que é? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira

Leia mais

RESP - Registro de Eventos em Saúde Pública

RESP - Registro de Eventos em Saúde Pública RESP - Registro de Eventos em Saúde Pública Monitoramento integrado de vigilância e atenção à saúde de condições relacionadas às infecções durante a gestação, identificadas no pré-natal, parto e puericultura.

Leia mais

Escrito por Assessoria de Comunicação Sex, 13 de Maio de :23 - Última atualização Sex, 13 de Maio de :56

Escrito por Assessoria de Comunicação Sex, 13 de Maio de :23 - Última atualização Sex, 13 de Maio de :56 O verão acabou, mas a luta contra o mosquito Aedes aegypti está longe de terminar. Com casos cada vez mais frequentes de doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela,

Leia mais

NOTA TECNICA SAÚDE-N. 25-2015

NOTA TECNICA SAÚDE-N. 25-2015 NOTA TECNICA SAÚDE-N. 25-2015 Brasília, 30 de novembro de 2015. Área: Área Técnica em Saúde Título: Surto de Microcefalia- o que você precisa saber. Fonte: Dab/MS/SAS 1- Cenário atual O Ministério da Saúde

Leia mais

Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo!

Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo! Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo! DENGUE: O PERIGO REAL A Dengue é uma doença infecciosa, de gravidade variável, causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes

Leia mais

Corrupção, PT e a Lava Jato IPSOS PUBLIC AFFAIRS 2016

Corrupção, PT e a Lava Jato IPSOS PUBLIC AFFAIRS 2016 Corrupção, PT e a Lava Jato IPSOS PUBLIC AFFAIRS 2016 PULSO BRASIL O relatório político e econômico da Ipsos POLÍTICA ECONOMIA SOCIAL Rumo do país Aprovação da presidente Preferência e rejeição partidária

Leia mais

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2015 Índice Introdução Planos de saúde SUS X Plano de saúde Perfil da amostra Principais

Leia mais

Origem da Zika. pode provocar febre, manchas verme lhas no corpo e outros sintomas parecidos com os da gripe ou da dengue.

Origem da Zika. pode provocar febre, manchas verme lhas no corpo e outros sintomas parecidos com os da gripe ou da dengue. Xô Zika TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SE PREVENIR Origem da Zika Azika é uma virose causada pelo vírus zika, que pode provocar febre, manchas verme lhas no corpo e outros sintomas parecidos com os da

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas OBJETIVO Especificações Técnicas Datas de Campo De 16 a 20 de agosto de 2018 Levantar a importância das políticas públicas no âmbito do Governo Federal para a promoção da igualdade de gênero Seleção da

Leia mais

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Coordenação: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); os questionários foram aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Objetivos:

Leia mais

A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal

A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal Índice Introdução...03 À espera da cegonha...04 Peito ou mamadeira?...05 Alimentação na gestação...08 Introdução A gravidez não é uma fase fácil. Durante este

Leia mais

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_ Desigualdade: _8 Classe social: 9_8 Sociedade: 9_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 M E T O D O L O G I A 3 METODOLOGIA Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus Zika vírus Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os

Leia mais

Estado da Bahia Prefeitura Municipal de Porto Seguro Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Planejamento

Estado da Bahia Prefeitura Municipal de Porto Seguro Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Planejamento Estado da Bahia Prefeitura Municipal de Porto Seguro Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Planejamento Diagnóstico Sócioparticipativo/Mobilização Social/Plano de Saneamento Plano Municipal de Saneamento

Leia mais

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva 1.Nome do Projeto 2.Nome da ONG INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS 3.Gênero da/o respondente Masculino Feminino Outro 6.Qual o seu

Leia mais

Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. Metodologia 2 Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário estruturado com

Leia mais

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Colégio Energia Barreiros 1º Ano Professor João DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Arboviroses (transmitidas por artrópodes) DENGUE Agente etiológico: flavivírus; Vetor: mosquito Aedes aegypti (principal); Transmissão:

Leia mais

São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas:

São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas: São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas: Ingestão dessa água; Contato com água contendo fezes ou urina; Falta de higiene pessoal; Comer frutas e verduras

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de São Paulo/SP,

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PARA LIMPAR O NOME. Março de 2016

CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PARA LIMPAR O NOME. Março de 2016 CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PARA LIMPAR O NOME Março de 2016 OBJETIVOS DO ESTUDO Conhecer o negócio de contratação de empresas para limpar o nome: abordagem, promessas e resultados sobre a vida dos endividados;

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 130 18 a 21 de fevereiro de 2016 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 ELEIÇÕES 2018... 12 4.2

Leia mais

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença A febre amarela vem preocupando a sociedade brasileira. O número de casos no Brasil é o maior desde 1980. A OMS (Organização Mundial de Saúde) incluiu

Leia mais

Imagem do SEBRAE junto a sociedade

Imagem do SEBRAE junto a sociedade Imagem do SEBRAE junto a sociedade 2017 Objetivo: Avaliar a imagem da sociedade em geral perante o SEBRAE Amostra: 10.120 entrevistas por telefone (C.A.T.I) Período de coleta: De 06/09 a 20/10 de 2017

Leia mais

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017 CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 07 Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas

Leia mais

cesop OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. XI, nº 2, Outubro, 2005, Encarte Tendências. p

cesop OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. XI, nº 2, Outubro, 2005, Encarte Tendências. p cesop OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. XI, nº 2, Outubro, 05, Encarte Tendências. p.469-499 O encarte de dados Tendências dedica-se à questão do e racismo. Os dados apresentados concentram-se em duas principais

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO JULHO DE 2014 JOB1107 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é a percepção da população sobre a Copa

Leia mais

Communication strategies: Effective messaging and campaigns

Communication strategies: Effective messaging and campaigns IMMUNIZATION IN THE CONTEXT OF ADOLESCENT HEALTH Communication strategies: Effective messaging and campaigns Estratégias de Comunicação: Campanhas e mensagens efetivas Ricardo Machado O A D O L E S C E

Leia mais

Creches. Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão. Nobody s Unpredictable. São Paulo 29/02/2012

Creches. Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão. Nobody s Unpredictable. São Paulo 29/02/2012 Creches Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão São Paulo 29/02/2012 Nobody s Unpredictable Índice 1. Caracterização da amostra 2. Percepção sobre o cuidado da Criança 3. Importância das creches 4. Avaliação

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING Recife 06/03/2016 1 Nos últimos anos, com a integração dos países devido à globalização, houve um aumento da

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PERCEPÇÃO DE EMPREGADOS E PRESTADORES DE SERVIÇO PARA A INDÚSTRIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PERCEPÇÃO DE EMPREGADOS E PRESTADORES DE SERVIÇO PARA A INDÚSTRIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PERCEPÇÃO DE EMPREGADOS E PRESTADORES DE SERVIÇO PARA A INDÚSTRIA BRASÍLIA 2008 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI Armando de Queiroz Monteiro

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS MAIO DE 2015 JOB0635 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é levantar opiniões relacionadas

Leia mais

Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados. Maio de 2012

Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados. Maio de 2012 1 Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados Maio de 2012 índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Hábitos de compra em supermercados Posicionamento

Leia mais

Aedes: criadouros e soluções

Aedes: criadouros e soluções Aedes: criadouros e soluções Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores Porto Alegre - 2016

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA. João Saleme

QUALIDADE DE VIDA. João Saleme QUALIDADE DE VIDA João Saleme No dia 8 de setembro a cidade de Vitória completa 457 anos, mas apenas 26% dos moradores da Grande Vitória sabiam que nessa data a capital espírito-santense comemora aniversário.

Leia mais

Brasil está sentado em bomba-relógio, diz especialista sobre febre amarela

Brasil está sentado em bomba-relógio, diz especialista sobre febre amarela Brasil está sentado em bomba-relógio, diz especialista sobre febre amarela O aumento de casos de febre amarela silvestre (transmitida em regiões rurais e de mata) em Minas Gerais pode ser um surto cíclico

Leia mais

Terceirização. Conquistando maior participação no mercado de Saúde Pública

Terceirização. Conquistando maior participação no mercado de Saúde Pública Conquistando maior participação no mercado de Saúde Pública Definição e Conveniência Empenho em congregar instituições ou empresas excelentes, nas mais diversas áreas de tecnologia que, possam ofertar,

Leia mais

Curitiba contra o Aedes aegypti

Curitiba contra o Aedes aegypti Curitiba contra o Aedes aegypti Quem já pegou zika, dengue e chikungunya pode pegar essas doenças novamente? A infecção pelos vírus zika e chikungunya confere imunidade permanente a pessoa só pega a doença

Leia mais

Representações das mulheres nas propagandas na TV. Apoio Fundação Ford. (11)

Representações das mulheres nas propagandas na TV. Apoio Fundação Ford. (11) 1 Representações das mulheres nas propagandas na TV Apoio Fundação Ford (11) 3218-2222 datapopular@datapopular.com.br Metodologia do estudo 2 Pesquisa quantitativa domiciliar com aplicação presencial de

Leia mais

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção.

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção. Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR Roteiro para Entrevista : Seleção. 1. Nome do entrevistado: 2. Endereço/ Rua: nº 3. Bairro: Telefone: Celular : 4. Cidade: Referência: 5. Data da entrevista: / /. Parte

Leia mais

SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Secretaria da Saúde Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo www.saude.ribeiraopreto.sp.gov.br BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Quadro 1: Casos notificados de Dengue,

Leia mais

VILA NOVA ESPerança. INFORMações e dados da comunidade

VILA NOVA ESPerança. INFORMações e dados da comunidade VILA NOVA ESPerança INFORMações e dados da comunidade A vila nova esperança Localizada na Zona Oeste de São Paulo, a comunidade Vila Nova Esperança é formada por cerca de 500 famílias, muitas delas presentes

Leia mais

A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO

A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO percepção de moradores sobre a ocupação das forças armadas na maré O que pensam as pessoas que vivem, trabalham, estudam e criam seus filhos na Maré, sobre a

Leia mais

9º ano em AÇÃO. Assunção contra o mosquito!

9º ano em AÇÃO. Assunção contra o mosquito! Paz e Bem 9º ano em AÇÃO Assunção contra o mosquito! Informações sobre o mosquito Mosquito doméstico Hábitos Reprodução Transmissão vertical DENGUE Transmissão: principalmente pela picada do mosquito

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jitaúna publica:

Prefeitura Municipal de Jitaúna publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1871 Prefeitura Municipal de publica: Resolução CMS nº 001/2019- Aprova o Projeto Todos Juntos no combate a dengue,aprova a VI Conferência Municipal de Saúde e Calendário

Leia mais

ANS faz inclusão extraordinária de exames para detecção do vírus zika

ANS faz inclusão extraordinária de exames para detecção do vírus zika A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu a incorporação extraordinária de exames para detecção de vírus zika ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista que estabelece a cobertura obrigatória

Leia mais

TODOS PELA EDUCAÇÃO Pesquisa de Opinião Pública

TODOS PELA EDUCAÇÃO Pesquisa de Opinião Pública TODOS PELA EDUCAÇÃO Pesquisa de Opinião Pública Novembro de 2006 ÍNDICE 1. METODOLOGIA E PERFIL DA AMOSTRA 2. A EDUCAÇÃO NA AGENDA NACIONAL 3. ESTADO E SOCIEDADE NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO 4. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Dengue. Zika vírus. A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes Aegypti.

Dengue. Zika vírus. A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes Aegypti. Alguns sintomas da Dengue A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes Aegypti. Zika vírus O mosquito que já transmitia a dengue agora pode transmitir também

Leia mais

Perfil sócio-demográfico

Perfil sócio-demográfico Capítulo Perfil sócio-demográfico [em %] Macro regiões Norte Natureza e porte do Município 6 Centro-oeste 5 Sul 4 Sudeste Nordeste Onde viveu a maior parte da vida Na cidade No campo/ áreas rurais Meio

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS ZIKA VIRUS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE informação sobre doença, complicações, modos de prevenção

Leia mais

Imagem do SEBRAE junto a sociedade

Imagem do SEBRAE junto a sociedade Imagem do SEBRAE junto a sociedade 2018 Objetivo da pesquisa Monitorar a percepção da sociedade em geral em relação ao SEBRAE, seu nível de lembrança e conhecimento de sua atuação. Metodologia e Amostra

Leia mais

VIROSES...as doenças causadas pelos vírus

VIROSES...as doenças causadas pelos vírus VIROSES..as doenças causadas pelos vírus VIROSES ASSOCIADAS À PELE ASSOCIADAS AO SISTEMA NERVOSO ASSOCIADAS AOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR E LINFÁTICO ASSOCIADAS AOS SISTEMAS DIGESTÓRIO ASSOCIADAS AO SISTEMA

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A CONFIANÇA E CREDIBILIDADE EM PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES. População brasileira, 16 anos ou mais

PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A CONFIANÇA E CREDIBILIDADE EM PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES. População brasileira, 16 anos ou mais PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A CONFIANÇA E CREDIBILIDADE EM PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES População brasileira, 16 anos ou mais Objetivo Conhecer a opinião dos brasileiros sobre: o grau de confiança

Leia mais

PESQUISA VIOLÊNCIA SEXUAL Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil

PESQUISA VIOLÊNCIA SEXUAL Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil PESQUISA VIOLÊNCIA SEXUAL Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil Apoio: Dezembro/2016 Metodologia e objetivos Metodologia: Pesquisa pessoal em pontos de fluxo Abrangência: Nacional

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI ISSN 2317-7012 Ano 7 Número 44 Junho 2018 RETRATOS DA 44 SOCIEDADE BRASILEIRA Saúde pública Avaliação da saúde pública é ruim e vem piorando Avaliação dos sistemas de saúde Página 6 Ações

Leia mais

Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti

Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti Aedes Aegypti Informações Importantes - O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti

Leia mais

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado JOB 18_1194 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais

Leia mais

Objetivo. Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C.

Objetivo. Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C. Objetivo Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C. 1 Metodologia Amostra Foram realizadas 2.125 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 120 municípios. A margem de erro

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 119 08 a 12 de agosto de 2014 Registro TSE: BR - 00389/2014 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014... 04 3 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 12 4 EXPECTATIVA...

Leia mais

PROJETO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ENSINO FUNDAMENTAL II

PROJETO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ENSINO FUNDAMENTAL II PROJETO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ENSINO FUNDAMENTAL II PROJETO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI - ENSINO FUNDAMENTAL II ESCOPO Conscientizar os alunos a respeito da importância da prevenção ao mosquito Aedes

Leia mais

Pesquisa da Copa das Confederações

Pesquisa da Copa das Confederações Pesquisa da Copa das Confederações Maio 2013 Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Associativo Gerência de Pesquisas / DIVIP Objetivos Analisar hábitos, atitudes e opiniões dos torcedores adultos em

Leia mais

Apresentação...3. O mosquito...4. Dengue...6. Chikungunya...8. Zika Qual meu papel na eliminação do mosquito...14

Apresentação...3. O mosquito...4. Dengue...6. Chikungunya...8. Zika Qual meu papel na eliminação do mosquito...14 1 Sumário: Apresentação...3 O mosquito...4 Dengue...6 Chikungunya...8 Zika...10 Vírus Zika x microcefalia...12 Qual meu papel na eliminação do mosquito...14 Como a CASSI pode me auxiliar?...16 Onde consigo

Leia mais

INFORMATIVO CIEVS 003/2018

INFORMATIVO CIEVS 003/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORMATIVO CIEVS 003/2018 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

Principais resultados do Monitoramento dos Insetos Transmissores de Doenças nas. áreas de influência da UHE Jirau 2011 a 2013

Principais resultados do Monitoramento dos Insetos Transmissores de Doenças nas. áreas de influência da UHE Jirau 2011 a 2013 Principais resultados do Monitoramento dos Insetos Transmissores de Doenças nas áreas de influência da UHE Jirau 2011 a 2013 Principais resultados do Monitoramento dos Insetos Transmissores de Doenças

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA FEVEREIRO DE 2016 JOB0112 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é investigar o conhecimento e percepção

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Março 2019

Pesquisa XP com a População. Março 2019 Pesquisa XP com a População Março 2019 Destaques A quinta pesquisa mensal da série XP Ipespe mostra que piorou a percepção da população em relação ao governo Jair Bolsonaro. Com dois meses e dez dias de

Leia mais

METODOLOGIA. Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada considerando sexo, idade, escolaridade, classe e região do país.

METODOLOGIA. Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada considerando sexo, idade, escolaridade, classe e região do país. METODOLOGIA Público alvo: residentes em todas as capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, ambos os sexos e todas as classes sociais. Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada

Leia mais

INFORMATIVO CIEVS 006/2017

INFORMATIVO CIEVS 006/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORMATIVO CIEVS 006/2017 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES Informativo da EEL/SUBE/CED/GPEC (Gerência de Projetos de Extensão Curricular) Ano XI Março abril - 2017 Coordenação: Denise Palha Redação: Waleria de Carvalho JUNTOS SOMOS MAIS FORTES Diga não ao mosquito

Leia mais

Emergência do Zika vírus no Brasil: Consequências, Enfrentamento e Processo de Produção de Conhecimento

Emergência do Zika vírus no Brasil: Consequências, Enfrentamento e Processo de Produção de Conhecimento Emergência do Zika vírus no Brasil: Consequências, Enfrentamento e Processo de Produção de Conhecimento Junho 2017 Maria Glória Teixeira Roteiro Reconhecimento do ZIKV Consequências Epidemiológicas Enfrentamento

Leia mais

INFORMATIVO CIEVS 016/2017

INFORMATIVO CIEVS 016/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORMATIVO CIEVS 016/2017 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017

CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017 CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017 1 OBJETIVO 2 O estudo investigou, entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama, o grau de informação em relação à doença, tratamentos e direitos

Leia mais

MEIOS ELETRÔNICO S DE PAGAMENTO. MERCADO Opinião DE dos. paulistas sobre o atendimento. público na área. de saúde

MEIOS ELETRÔNICO S DE PAGAMENTO. MERCADO Opinião DE dos. paulistas sobre o atendimento. público na área. de saúde MERCADO Opinião DE dos MEIOS paulistas sobre o atendimento ELETRÔNICO S público na área DE PAGAMENTO de saúde População do estado de São Paulo, 16 anos ou mais Julho de 2014 Objetivo 2 Conhecer as opiniões

Leia mais

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético,

Leia mais

OS VÍRUS. Um Caso à Parte

OS VÍRUS. Um Caso à Parte OS VÍRUS Um Caso à Parte CARACTERÍSTICAS São extremamente pequenos (medem menos que 0,2 um) e acelulares São considerados como a nova descoberta de seres vivos, porém possuem muitas características de

Leia mais

INFORMATIVO CIEVS 015/2017

INFORMATIVO CIEVS 015/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORMATIVO CIEVS 015/2017 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

Os vírus 06/03/2018. Características dos vírus. Estrutura do vírus

Os vírus 06/03/2018. Características dos vírus. Estrutura do vírus Características dos vírus Os vírus Características Viroses Visíveis apenas em microscópio eletrônico; Acelulares; Parasitas intracelulares obrigatórios - Não apresentam atividade metabólica; Especificidade;

Leia mais