I V S E N A M. ISSQN Serviços Provenientes ou Iniciados no Exterior e o SISCOSERV. Ricardo Almeida Ribeiro da Silva 13 de setembro de 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I V S E N A M. ISSQN Serviços Provenientes ou Iniciados no Exterior e o SISCOSERV. Ricardo Almeida Ribeiro da Silva 13 de setembro de 2013"

Transcrição

1 I V S E N A M ISSQN Serviços Provenientes ou Iniciados no Exterior e o SISCOSERV 13 de setembro de 2013

2 ROTEIRO 1) ISSQN sobre serviços oriundos (do) ou destinados ao exterior. Disciplina na Constituição e na Lei Complementar n. 116/2003 A) Constitucionalidade da previsão. B) Definição da incidência: a questão do RESULTADO DO SERVIÇO. C) Problema da doutrina na definição do núcleo do fato gerador. 2) Critérios para definição de aspectos do fato gerador A) Responsável: contribuinte ou responsável em sentido estrito? B) Base de Cálculo e demais aspectos da incidência 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. SISCOSERV: requisitos, possibilidades e limites para os Fiscos Municipais e Contribuintes. 4) CONCLUSÃO

3 1) ISSQN sobre serviços oriundos (do) ou destinados ao exterior. Disciplina na Constituição e na Lei Complementar 116/2003 A) Constitucionalidade da previsão do 1ºdo art. 1ºe do inciso I e único do artigo 2ºda LC 116/2003 Art. 1. (...) 1 o O imposto incide também sobre o serviço provenientedo exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciadono exterior do País. Art. 2 o O imposto não incide sobre: I as exportações de serviços para o exterior do País; (...) Parágrafo único. Não se enquadram no disposto no inciso I os serviços desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior. Bitributação das importações de serviços?

4 1) ISSQN sobre serviços oriundos (do) ou destinados ao exterior. Disciplina na Constituição e na Lei Complementar 116/2003 A) Constitucionalidade da previsão do 1ºdo art. 1ºe do inciso I e único do artigo 2ºda LC 116/2003 Art. 1. (...) 1 o O imposto incide também sobre o serviço provenientedo exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciadono exterior do País. Art. 2 o O imposto não incide sobre: I as exportações de serviços para o exterior do País; (...) Parágrafo único. Não se enquadram no disposto no inciso I os serviços desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior. Distinções: * materialidade tributária na Constituição e na LC 116 * impostos fiscal -extrafiscal * RE (2ªTurma STF)

5 1) ISSQN sobre serviços oriundos (do) ou destinados ao exterior. Disciplina na Constituição e na Lei Complementar 116/2003 A) Constitucionalidade da previsão do 1ºdo art. 1ºe do inciso I e único do artigo 2ºda LC 116/2003 Igualdade Tributária entre prestadores de serviços nacionais e estrangeiros -> Isonomia Tributária Normas de Tributação da Constituição Brasileira e da OCDE Tributação no Destino: Tributação das importações <-> Desoneração das Exportações!

6 1) ISSQN sobre serviços oriundos (do) ou destinados ao exterior. Disciplina na Constituição e na Lei Complementar n. 116/2003 B) Definição da incidência: a questão do RESULTADO DO SERVIÇO. Obrigação de fazer? Atividade ou Conduta Humana prestada a terceiro? Nova Proposta: Realização eficiente de serviço oneroso a terceiro Vide: RDDT 110 e FESDT 7 >> Ex.: Empreitada subcontratada pelo incorporador imobiliário, desde que ele tenha se responsabilizado pela prestação perante os adquirentes. Importância para o tema dos serviços oriundos ou provenientes do exterior: >> Ex.: Softwares customizados baixados por meios eletrônicos pelo próprio usuário ou up date automático. Inexistência de atos materiais ( fazer humano ) praticados no país pelo prestador de serviço não afasta a incidência do ISSQN.

7 2) Critérios para definição de aspectos do fato gerador A) Responsável: contribuinte ou responsável em sentido estrito? Art. 6 o Os Municípios e o Distrito Federal, mediante lei, poderão atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação, inclusive no que se refere àmulta e aos acréscimos legais. 1 o Os responsáveis a que se refere este artigo estão obrigados ao recolhimento integral do imposto devido, multa e acréscimos legais, independentemente de ter sido efetuada sua retenção na fonte. 2 o Sem prejuízo do disposto nocapute no 1 o deste artigo, são responsáveis: I o tomador ou intermediário de serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País; II a pessoa jurídica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediária dos serviços descritos nos subitens 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.12,7.14, 7.15, 7.16, 7.17, 7.19, 11.02, e da lista anexa. Doutrina majoritária: Responsável seria na verdade o Contribuinte >> Lei não pode eleger contribuinte fora da sua jurisdição >> L. E. Schoueri: exceção ao caput e ao 1ºque permite esta interpretação

8 2) Critérios para definição de aspectos do fato gerador A) Responsável: contribuinte ou responsável em sentido estrito? 2 o Sem prejuízo do disposto nocapute no 1 o deste artigo, são responsáveis: I o tomador ou intermediário de serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País; Art. 3 o O serviço considera-se prestadoe o imposto devido no local do estabelecimento prestadorou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, excetonas hipóteses previstas nos incisos I a XXII, quando o imposto serádevido no local: I do estabelecimento do tomador ou intermediário do serviço ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hipótese do 1 o do art. 1 o desta Lei Complementar; Divergência: ISSQN e o SISCOSERV >> 2ºédiferente porque jádefine as pessoas ali identificadas como RESPONSÁVEIS TRIBUTÁRIOS, não prevendo apenas tal possibilidade pela lei do ente local tributante. Exerce aqui função própria da Lei Complementar Tributária, prevenindo conflitos de competência.

9 2) Critérios para definição de aspectos do fato gerador Divergência: REPONSÁVEL OU CONTRIBUINTE? >> Contribuinte pode ser estrangeiro sem estabelecimento no pais (vide incidência do IRPJ (IRRF) nas importações de serviços. Não háqualquer extraterritorialidade desta previsão da lei brasileira. Possibilidade de exigência de inscrição fiscal no país ou de representante estrangeiro, mesmo sem estabelecimento (vide, v.g., IN 1187/2012 da RFB CNPJ). >> Textualidade da LC 116/2003. Lei Complementar não precisaria falar em responsável querendo falar de Contribuinte. A questão da imunidade tributária. >> Inciso I do art. 3ºtrata de DÉBITOe não de incidência (considera-se prestado) No caso das demais hipóteses previstas nos incisos II a XXIII, a LC 116 visou a cobrar no local junto ao tomador do serviço. No caso da importação, pode-se eleger o tomador ou intermediário, mas tem que ter estabelecimento ou domicílio, não basta o local para determinar a retenção. >> Definição do Distrito Federal (Memo COTRI/SUREC/SEF n. 74/2013) >> OT 03/2013 ABRASF ainda não concluída

10 2) Critérios para definição de aspectos do fato gerador B) Base de Cálculo e demais aspectos da incidência Art. 7 o A base de cálculo do imposto éo preço do serviço. Valor da fatura? Correção da base de cálculo do ISSQN na importação de serviços? Distrito Federal: inclusão do valor devido do ISSQN (por dentro) para correção da base de cálculo para fins de recolhimento do imposto relativo a prestações iniciadas ou provenientes do exterior.

11 2) Critérios para definição de aspectos do fato gerador B) Base de Cálculo e demais aspectos da incidência Aspecto Espacial: Estabelecimento do tomador ou do intermediário (ou domicílio) >> Definição em havendo mais de um estabelecimento beneficiário. >> Existência de estabelecimento contratante (tomador formal mas não material dos serviços). Aspecto Temporal Quando ingressa como resultado (utilidade efetiva ou potencial) nas atividades do tomador.

12 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. Fiscalização antes do SISCOSERV Busca de informações junto à: ISSQN e o SISCOSERV RFB: Recolhimentos para PIS/COFINS importação de serviços (que tem código próprio no DARF) BANCOS: Contratos de câmbio relativo àimportação de serviços (incluídos aíbens imateriais enquadráveis na LC 116) ou de bens tangíveis que contemplem serviços anexos, tais como assistência técnica, manutenção, etc. A questão do Leasing na importação (RE ) precedente do STF (2ªTurma RE ) Municipais e Contribuintes.

13 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. SISCOSERV: requisitos, possibilidades e limites para os Fiscos Municipais e Contribuintes. Momento econômico > aumento das importações de serviços:

14 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços. Momento econômico > aumento das importações de serviços: Brasil apresenta um dos maiores déficits na balança comercial de serviçosem comparação com os principais países exportadores/importadores

15 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. SISCOSERV: requisitos, possibilidades e limites para os Fiscos Municipais e Contribuintes. Momento econômico > aumento das importações de serviços:

16 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. SISCOSERV: requisitos, possibilidades e limites para os Fiscos Municipais e Contribuintes. Quem éo dono do SISCOSERV? Acordo de Cooperação Técnica 36/2008 RFB/SCS ISSQN e o SISCOSERV Conteúdo: NoSISCOSERV serão registrados dados sobre as operações, entre residentes ou domiciliados no País e residentes ou domiciliados no exterior, envolvendo serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das entidades, inclusive operações de importação e exportação de serviços, com base na NBS que considera esse comércio nas três principais categorias: >Serviços: Serviços de engenharia, serviços de gerenciamento de redes, serviços fotográficos, etc > Intangíveis: Licenciamento de patentes e de marcas, entre outros > Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio: Fornecimento de refeições, leasing, etc

17 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. SISCOSERV: requisitos, possibilidades e limites para os Fiscos Municipais e Contribuintes. LEGISLAÇÃO LEI N /2011: AUTORIZA A INSTITUIR A NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços) Regulamento: Decreto 7708/2012 da NBS/NEBS e Portaria MDIC 113/2012 A NBS éo classificador nacional para a identificação dos serviços e intangíveis como Produtos viabiliza a adequada elaboração, fiscalização e avaliação de políticas públicas de forma integrada. Visando a competitividade do setor, propicia a harmonização de ações voltadas ao fomento empreendedor, àtributação, às compras públicas, ao comércio exterior, entre outras. >> Questões: conflitos com a lista de serviços da LC 116/2003? >> A questão dos intangíveis (que estão na LC 116/2003)

18 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. SISCOSERV: requisitos, possibilidades e limites para os Fiscos Municipais e Contribuintes. LEGISLAÇÃO Instrução Normativa 1277/2012 RFB/MF Portarias Conjuntas da SCS/MDIC e da RFB/MF 1.908/2012 e 1.965/2012 Mecanismos de FISCALIZAÇÃO: >> ACESSO VIA e-cac (da RFB) >>CONSULTA NÃO SÓAO MÓDULO DE AQUISIÇÃO (IMPORTAÇÃO), mas TAMBÉM Do EXPORTAÇÃO (pois háhipóteses em que o resultado éverificado no país, mesmo que o pagamento seja feito por fonte estrangeira). E o SISCOSERV (IMP/EXP) vincula-se àfonte de pagamento.

19 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. SISCOSERV: requisitos, possibilidades e limites para os Fiscos Municipais e Contribuintes.

20 3) Fiscalização do ISSQN sobre serviços importados/exportados. Ferramentas atuais. SISCOSERV: requisitos, possibilidades e limites para os Fiscos Municipais e Contribuintes. Mecanismos de FISCALIZAÇÃO: ACESSO AO SISCOSERV DEPENDE DE CONVÊNIO COM A RFB, nos termos do artigo 199 do Código Tributário Nacional ABRASF e outras entidades representativas, a par dos Municípios individualmente, tem buscado não sóa interlocução com a RFB mas elaboraram proposta de lei complementar tribútária assegurando o direito dos fiscos reciprocamente REQUISITAREMinformações detidas por outros órgãos da Administração Fiscal, caso pertinentes àsua esfera de competência tributária.

21 I V S E N A M ISSQN Serviços Provenientes ou Iniciados no Exterior e o SISCOSERV OBRIGADO! ricardoalmeida@abrasf.org.br 13 de setembro de 2013

Ricardo Almeida R O T E I R O

Ricardo Almeida R O T E I R O ISSQN sobre serviços iniciados ou provenientes do exterior e o SISCOSERV Ricardo Almeida TÍTULO ISSQN sobre serviços iniciados ou provenientes do exterior e o SISCOSERV R O T E I R O 1) ISSQN sobre serviços

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais ISS Parte I Real Direto Fiscal Proporcional Instantâneo Legislação Básica Constituição Federal, art. 156, III CTN, artigos 71 a 73 revogados LC 116/03 Previsão constitucional

Leia mais

Organização: Confederação Nacional da Indústria

Organização: Confederação Nacional da Indústria Videoconferência do Grupo Técnico do Siscoserv com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) Organização: Confederação Nacional da Indústria CNI, Brasília, 19 de Abril de 2012

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL

SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL ISS - OS FATORES QUE ALTERAM A BASE DE CÁLCULO PALESTRANTE: Ricardo Cavalcante Antas Auditor Fiscal SMF Maceió/AL. 07 e 08 de agosto 2012. FATORES QUE ALTERAM A B.C. Imunidade

Leia mais

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.002, DE 26.01.2017 SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS Nas operações de comércio exterior de bens e mercadorias, os serviços conexos (p.ex.:

Leia mais

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Siscoserv

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Siscoserv Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Siscoserv Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP São Paulo, 18 de

Leia mais

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS.

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.070, DE 20.03.2017 SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS. Nas operações de comércio exterior de bens e mercadorias, os serviços conexos (p.ex.:

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 52 - Data 5 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE AÉREO.

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 108 - Data 3 de fevereiro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SOBRE-ESTADIA DE CONTÊINERES. INCLUSÃO NO VALOR

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.076, DE 19.09.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia. Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.044, DE 22.02.2017 SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar coisas (tomador do serviço)

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE 30.01.2017 SISCOSERV. RESPONSABILIDADE PELO REGISTRO. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. AGENTE DE CARGA. IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM. IMPORTAÇÃO POR ENCOMENDA.

Leia mais

SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES.

SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.002, DE 21.02.2019 Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. A responsabilidade pelo registro no Sistema Integrado de Comércio

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.055, DE 13.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA. 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio CIRCULAR Nº 28/2012 São Paulo, 30 de Julho de 2012. SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Prezado Cliente,

Leia mais

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013.

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013. SISCOSERV Janeiro/2013 Vicente Sevilha Junior Definição O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) foi instituído

Leia mais

Normas - Sistema Gestão da Informação

Normas - Sistema Gestão da Informação Normas - Sistema Gestão da Informação Visão Anotada INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1277, DE 28 DE JUNHO DE 2012 (Publicado(a) no DOU de 29/06/2012, seção, pág. 40) Institui a obrigação de prestar informações

Leia mais

expert PDF Trial SISCOSERV Atualização Agosto 2014 Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos

expert PDF Trial SISCOSERV Atualização Agosto 2014 Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA

SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.078, DE 28.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA A pessoa jurídica domiciliada no Brasil

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Atos Normativos Os principais atos que regem o registro no Siscoserv estão

Leia mais

Dr. Daniel Mariz Gudiño Dr. José Henrique Vasi Werner

Dr. Daniel Mariz Gudiño Dr. José Henrique Vasi Werner SISCOSERV - Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que produzam variações no patrimônio Por: Daniel Mariz Gudiño Dannemann Siemsen Advogados dmg@dannemann.com.br

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº , DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº , DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016 SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.092, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016 ASSUNTO:Obrigações Acessórias EMENTA:SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. O agente de carga, domiciliado

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.059, DE 15.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA. 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar

Leia mais

CIRCULAR Nº 13/2012. Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior. São Paulo, 12 de setembro de 2012.

CIRCULAR Nº 13/2012. Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior. São Paulo, 12 de setembro de 2012. São Paulo, 12 de setembro de 2012. CIRCULAR Nº 13/2012 Prezado Cliente, Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior A Lei nº 12.546/2011 instituiu a obrigação

Leia mais

SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13

SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13 SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13 Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio João Simonette Sirlene Silva

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.083, DE 29.09.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.080, DE 26.09.2016 EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade pelo registro no Sistema Integrado de Comércio Exterior

Leia mais

MANUAL SISCOSERV. SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços

MANUAL SISCOSERV. SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços MANUAL SISCOSERV SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços 1. INTRODUÇÃO O Siscoserv é um Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no

Leia mais

- Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

- Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio - Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Cenário do comércio exterior de serviços: Déficits constantes na balança

Leia mais

5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário

5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário Comércio Exterior em Pauta Diretoria de Negócios Internacionais 18 de Abril de 2018 5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário Dione Regina Nizzola Pioner Diretora da WTM Rio Grande do Sul 18 de Abril de 2018 Quem

Leia mais

Tributos aduaneiros. I- Imposto sobre importação de produtos estrangeiros II (art.

Tributos aduaneiros. I- Imposto sobre importação de produtos estrangeiros II (art. Tributos aduaneiros Os tributos sobre o comércio exterior têm natureza predominantemente extrafiscal, ou seja, de interferência no domínio econômico, com importante papel no desempenho das exportações,

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. SERVIÇOS CONEXOS. CLIENTE DO AGENTE DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. SERVIÇOS CONEXOS. CLIENTE DO AGENTE DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.063, DE 17.08.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. SERVIÇOS CONEXOS. CLIENTE DO AGENTE DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.094, DE 02.12.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IOF. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IOF. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais IOF Previsão constitucional Art. 153, CRFB - Compete à União instituir impostos sobre: V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores

Leia mais

SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS

SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS RESENHA: A nova obrigatoriedade acessória denominada Siscoserv demanda algum imposto? Quais aspectos fiscais devem ser observados? Onde o SAP pode contribuir com as organizações?

Leia mais

e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A.

e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A. e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A. SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços,

Leia mais

Comércio Exterior de Serviços no Brasil

Comércio Exterior de Serviços no Brasil Comércio Exterior de Serviços no Brasil Exportando a Arquitetura Brasileira SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS SUMÁRIO Tópicos Importância do Setor de Serviços no Brasil Nomenclatura Brasileira de Serviços

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Fl. 52 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Solução de Consulta nº 9.019 - Data 30 de maio de 2016 Processo **** Interessado **** CNPJ/CPF **** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações Premissas Básicas do SISCOSERV Estruturado em conformidade com os conceitos previstos na legislação tributária.

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços. Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços. Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC SISCOSERV Florianópolis, 19 de agosto de 2014 Cenário

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA À SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 57, DE 13 DE MAIO DE 2016.

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA À SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 57, DE 13 DE MAIO DE 2016. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.060, DE 10.08.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. REGISTRO. O tomador de serviços residente ou domiciliado no País não está sujeito a

Leia mais

O Parecer Normativo SF 04/2016 e a exportação de serviços

O Parecer Normativo SF 04/2016 e a exportação de serviços O Parecer Normativo SF 04/2016 e a exportação de serviços Murilo Galeote Procurador do Município de São Paulo Vice-Presidente do Conselho Municipal de Tributos (2016-2018) Assessor Jurídico na Secretaria

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos IRRF Título financeiro em dólar

Parecer Consultoria Tributária Segmentos IRRF Título financeiro em dólar IRRF 30/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Da Tributação na Fonte - RIR/99... 3 3.2. Ato Declaratório Interpretativo...

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF Fls. 2 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF Solução de Consulta nº 8.098 - Data 9 de setembro de 2015 Processo ***** Interessado ***** CNPJ/CPF ***** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Responsabilidade Tributária e Retenção do ISS Sorocaba/SP

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Responsabilidade Tributária e Retenção do ISS Sorocaba/SP 16/10/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1 Regra Geral ISS do Município do Prestador... 3 3.2 Exceção ISS Devido

Leia mais

SISCOSERV SISCOSERV. Lucia Regiane Rodrigues PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA AUTORA 1. Uma Viagem sem Volta!

SISCOSERV SISCOSERV. Lucia Regiane Rodrigues PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA AUTORA 1. Uma Viagem sem Volta! SISCOSERV Uma Viagem sem Volta! Lucia Regiane Rodrigues Alves CFO Devout Auditoria e Assessoria Contabilista Especiliasta em Gestão de Negócios pela FGV Contato: lucia@devout.com.br; (11) 2091-0757 Fonte:Sérgio

Leia mais

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio CIESP - Jacareí SP. Nov. 2016 INTRODUÇÃO O SISCOSERV é um sistema informatizado,

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 13 ICMS - REDF dígito do CNPJ corresponda a 3, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos ICMS - Scanc Histórico: Refinaria

Leia mais

ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE

ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE 29.09.2017. José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito Faculdade de Direito GV Mestrado Profissional São Paulo - 13.04.2018 I.

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fl. 60 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 520 - Data 28 de novembro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. RECEBIMENTO DE RECURSOS PROVENIENTES

Leia mais

Especialização em Direito Tributário. ISS Parte II

Especialização em Direito Tributário. ISS Parte II Especialização em Direito Tributário ISS Parte II Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza Prof. Rafael Antonietti Matthes Doutorando e Mestre em Direito Ambiental - Especialista em Direito Tributário

Leia mais

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Notas da 5ª Edição Introdução...

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Notas da 5ª Edição Introdução... S GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS 5ª EDIÇÃO 11 SUMÁRIO Abreviaturas... 19 Notas da 2ª Edição... 21 Notas da 3ª Edição... 23 Notas da 4ª Edição... 25 Notas da 5ª Edição... 27 Introdução... 29

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017 Até: Quinta-feira, dia 13 dígito do CNPJ corresponda a 3, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos ICMS - Scanc Histórico: Refinaria de Petróleo

Leia mais

Encontros Técnicos SISCOSERV. Novembro de 2009. Secretaria de Comércio e Serviços

Encontros Técnicos SISCOSERV. Novembro de 2009. Secretaria de Comércio e Serviços Encontros Técnicos SISCOSERV Novembro de 2009 SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZEM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES Sistema que possibilitará

Leia mais

Café da Manhã Técnico Importação de Serviços e Direitos: Aspectos Fiscais - Questões atuais 2016

Café da Manhã Técnico Importação de Serviços e Direitos: Aspectos Fiscais - Questões atuais 2016 Café da Manhã Técnico Importação de Serviços e Direitos: Aspectos Fiscais - Questões atuais 2016 Sumário 1. Introdução 2. Tributos sobre importação 3. Interpretação dos tratados internacionais 4. Regras

Leia mais

TI Made in Brazil: atualidade tributária do mercado americano

TI Made in Brazil: atualidade tributária do mercado americano TI Made in Brazil: atualidade tributária do mercado americano Quem somos Por que investir em TI nos EUA? A contribuição direta do setor de tecnologia para economia americana é de US$ 1,3 trilhão; A média

Leia mais

Palestra. Outubro Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Palestra. Outubro Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 Até: Terça-feira, dia 17 ICMS - GIA Histórico: GIA Eletrônica A GIA Eletrônica relativa ao mês anterior deverá ser apresentada por meio da Internet (www.pfe.fazenda.sp.gov.br),

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SUBSECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO E CONTENCIOSO COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SUBSECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO E CONTENCIOSO COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO CIRCULAR SINDICOMIS SI/309/17 SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 393, DE 5 DE SETEMBRO DE 2017 DOU de 27/09/2017 (nº 186, Seção 1, pág. 32) ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP EMENTA: Não se aplica a alíquota zero

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 102 - Data 15 de abril de 2015 Processo *** Interessado *** CNPJ/CPF *** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 1) SISCOSERV. REGISTRO DE FRETE INTERNACIONAL

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 964, de 22 de Dezembro de 2017.

LEI MUNICIPAL Nº 964, de 22 de Dezembro de 2017. LEI MUNICIPAL Nº 964, de 22 de Dezembro de 2017. Dispõe sobre a regulamentação da Lei Municipal nº 958, de 02 de outubro de 2017, que altera a Lei Municipal nº 596, de 21 de dezembro de 1999 Código Tributário

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE DEZEMBRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE DEZEMBRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE DEZEMBRO DE 2017 Segunda-feira, dia 11 ISS Histórico: Recolhimento do imposto - Contribuintes em geral Recolhimento do imposto correspondente aos serviços prestados, tomados

Leia mais

IPTU. Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.

IPTU. Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. IPTU Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. IPTU Previsão legal: Art. 156, I, e 1º, CF; Art. 182, 4º, CF; Arts. 32 a 34, CTN; Lei 10.257/01; Leis municipais; IPTU Fato Gerador Art. 156,

Leia mais

DECRETO N 6003, de 02 de fevereiro de 2017.

DECRETO N 6003, de 02 de fevereiro de 2017. DECRETO N 6003, de 02 de fevereiro de 2017. REGULAMENTA O ARTIGO 303 DA LEI COMPLEMENTAR Nº110, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2003, QUE ESTABELECEU O CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL. O Prefeito do Município de Rio

Leia mais

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 1 2 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 18 de junho de 2015 1. Introdução 3 Lei 10.637/02 e 10.833/03

Leia mais

SISCOSERV: UMA VISÃO SOBRE O SISTEMA E SUA IMPLANTAÇÃO NAS EMPRESAS Setembro/2013

SISCOSERV: UMA VISÃO SOBRE O SISTEMA E SUA IMPLANTAÇÃO NAS EMPRESAS Setembro/2013 SISCOSERV: UMA VISÃO SOBRE O SISTEMA E SUA IMPLANTAÇÃO NAS EMPRESAS Setembro/2013 O QUE É O SISCOSERV? O Siscoserv é um sistema informatizado, desenvolvido pelo Governo Federal como ferramenta para o aprimoramento

Leia mais

PÚBLICO ATENDIDO. Courriers

PÚBLICO ATENDIDO. Courriers PÚBLICO ATENDIDO Importadores e Exportadores Trading Companies Agentes de Cargas NVOCC Comissárias de Despachos Agências Marítimas Armadores Corretoras de Câmbio Escritórios de Advocacia Operadorasde Turismo

Leia mais

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Introdução... 27

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Introdução... 27 GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS 4ª EDIÇÃO 11 Sumário S Abreviaturas... 19 Notas da 2ª Edição... 21 Notas da 3ª Edição... 23 Notas da 4ª Edição... 25 Introdução... 27 Capítulo 1... 29 1.1. Principais

Leia mais

SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil. FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016

SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil. FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016 SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016 1 A importância do setor de comércio e serviços no Brasil MDIC Participação no valor adicionado ao PIB

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE 1993. 1 Institui hipótese de responsabilidade pelo pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 144 - Data 27 de setembro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. EMPRÉSTIMO. FINANCIAMENTO. REGISTRO.

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 09 A 15 DE JUNHO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 09 A 15 DE JUNHO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 09 A 15 DE JUNHO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 9 Histórico: Substituição tributária Imposto devido por substituição tributária relativamente à seguinte mercadoria: - energia elétrica

Leia mais

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada Obrigação Tributária e Sujeitos Professor Ramiru Louzada Critérios da Regra Matriz: Material Espacial Temporal Pessoal Quantitativo Antecedente/Descritor Consequente/Prescritor Antecedente: elementos da

Leia mais

Direito Tributário. Parte IX Impostos Municipais

Direito Tributário. Parte IX Impostos Municipais Direito Tributário Parte IX Impostos Municipais 1. Impostos Municipais Conceito e Generalidades Impostos Federais São considerados impostos municipais aqueles cuja instituição compete aos municípios. Art.

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 212, DE 13 DE AGOSTO DE 2008: IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIROS. ALÍQUOTA ZERO. REQUISITOS DO ADQUIRENTE. A redução a zero das alíquotas

Leia mais

ISS na Exportação. Prof. Dr. Luís Eduardo Schoueri

ISS na Exportação. Prof. Dr. Luís Eduardo Schoueri ISS na Exportação Prof. Dr. Luís Eduardo Schoueri LC nº 116/2003 Delimita o ISS em importações LC nº 116/2003 Regula a não incidência do ISS em exportações -2 Sem Conexão 1 Serviço prestado por estrangeiro,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário Petterson Rodrigues Cordeiro Andrade TRABALHO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

Clélio Chiesa Mestre e doutor PUC/SP

Clélio Chiesa Mestre e doutor PUC/SP A LC 157/16 e a tributação no destino dos serviços relativos a administração de cartões, planos de saúde em geral, agenciamento de franquia, leasing e factoring, e serviços de leasing Clélio Chiesa Mestre

Leia mais

O ISS e a importação e exportação de serviços

O ISS e a importação e exportação de serviços O ISS e a importação e exportação de serviços Alberto Macedo Bacharel, Mestre e Doutor USP Presidente do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo ÍNDICE 1. Exportação de Serviços 2. Importação de Serviços

Leia mais

SISCOSERV. A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil

SISCOSERV. A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil SISCOSERV SISCOSERV A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil É o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzem Variações no Patrimônio das

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018 ANO XXIX - 2018-3ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA TRANSAÇÕES ENTRE RESIDENTES OU DOMICILIADOS NO BRASIL E RESIDENTES OU DOMICILIADOS NO EXTERIOR -

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 88 87 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.030 - Data 2 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À LEI

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 12 A 18 DE JANEIRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 12 A 18 DE JANEIRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 12 A 18 DE JANEIRO DE 2017 Até: Quinta-feira, dia 12 dígito do CNPJ corresponda a 2, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos Até: Sexta-feira, dia 13 dígito do CNPJ corresponda

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 Até: Quinta-feira, dia 14 EFD - Contribuições Histórico: Entrega da EFD - Contribuições relativas aos fatos geradores ocorridos no mês de abril/2018 (Instrução

Leia mais

Aspectos Tributários Software via Download. Raquel do Amaral Santos

Aspectos Tributários Software via Download. Raquel do Amaral Santos Aspectos Tributários Software via Download Raquel do Amaral Santos rasantos@tozzinifreire.com.br Aspectos Gerais - Software Espécies de Software: Software Não Customizado: é aquele produzido em larga escala

Leia mais

Tributação de Novas Tecnologias. Roberto França de Vasconcellos

Tributação de Novas Tecnologias. Roberto França de Vasconcellos Tributação de Novas Tecnologias Roberto França de Vasconcellos Conflito entre Estados e Municípios Sistema Tributário Brasileiro repartição de competências IPI (União), ICMS (Estados) e ISS (Municípios)

Leia mais

Prof. Antonio Carlos Barragan

Prof. Antonio Carlos Barragan Prof. Antonio Carlos Barragan ISS OU ISSQN IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA Competência Normas Gerais = LC nº 116/2003 e DL nº 406/68 Características: Fiscal, Indireto/Direto e Real Fato Gerador

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de 2014. Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE Dispõe sobre a abertura de inscrição no Cadastro Mobiliário Municipal,

Leia mais

22/03/2016. Comércio Exterior de Serviços

22/03/2016. Comércio Exterior de Serviços 22/03/2016 Comércio Exterior de Serviços 1 Intangibilidade dos Serviços 2 Panorama Internacional 3 Conceitos do Comércio de Serviços 4 SISCOSERV 1 Intangibilidade dos Serviços - Serviços - Intangíveis

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 578 - Cosit Data 20 de dezembro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. AQUISIÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Dia 06 (segunda-feira) IOF Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 30.04.2019, incidente sobre rendimentos

Leia mais

RETENÇÕES TRIBUTÁRIAS E PREVIDENCIÁRIAS

RETENÇÕES TRIBUTÁRIAS E PREVIDENCIÁRIAS IBEF-RIO - TREINAMENTO RETENÇÕES TRIBUTÁRIAS E PREVIDENCIÁRIAS P R O G R A M A Módulo 01 - Retenções Tributárias 1º Módulo - Contribuições sociais (CSLL, PIS, COFINS) Serviços sujeitos a retenção: Definição

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE MAIO DE 2018

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE MAIO DE 2018 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE MAIO DE 2018 Até: Quinta-feira, dia 10 Comprovante de Juros sobre o Capital Próprio - PJ Histórico: Fornecimento, à beneficiária pessoa jurídica, do Comprovante de Pagamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO Estado da Bahia. Decreto Nº 5189, de 03 de janeiro de 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO Estado da Bahia. Decreto Nº 5189, de 03 de janeiro de 2017. PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO Estado da Bahia Gabinete do Prefeito Decreto Nº 5189, de 03 de janeiro de 2017. Estabelece o Calendário Fiscal de Tributos do Município de Paulo Afonso para o exercício

Leia mais

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ICMS Profº André Gomes de Oliveira Imposto sobre a Circulação de Mercadorias

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 11 dígito do CNPJ corresponda a 1, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos fiscais na Secretaria da Fazenda. Nota Na hipótese

Leia mais

Overview dos Temas do III EJUMT

Overview dos Temas do III EJUMT Overview dos Temas do III EJUMT Alberto Macedo Auditor-Fiscal Tributário Municipal Presidente da 3ª Câmara do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo Coordenador Científico do III EJUMT Bacharel, Mestre

Leia mais

Janeiro-Dezembro/2014

Janeiro-Dezembro/2014 IRRF - Décimo terceiro salário 2014 - Roteiro Aqui serão analisados os aspectos gerais relacionados à retenção do Imposto de Renda incidente no pagamento do décimo terceiro salário. Introdução Os rendimentos

Leia mais