Android Core. Felipe Silveira felipesilveira.com.br. Aula 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Android Core. Felipe Silveira felipesilveira.com.br. Aula 1"

Transcrição

1 Android Core Felipe Silveira felipesilveira.com.br Aula 1

2 Android? Sistema Operacional + Plataforma de desenvolvimento + Aplicações Padrão (SMS, Maps, Calendar...) Código aberto (AOSP - Android Open Source Project) Desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance

3 Histórico 2003: Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White fundam a Android, Inc 2005: Google efetua a compra da Android, Inc 2007: Open Handset Alliance announced along with Android Android 1.0 is released

4 Histórico Android Android 1.5 / Cupcake Android 1.6 / Donut Android 2.0/2.1 / Eclair Android 2.2 / Froyo Android 2.3 / Gingerbread Android 3.0 / Honeycomb Tablet-optimized 2011 Android 3.1 USB host support 2011 Android 4.0 / Ice-Cream Sandwich merge Gingerbread and Honeycomb Android 4.1 / Jelly Bean

5 Compilando Android

6 Requisitos Mínimos Ubuntu LTS Ambiente 64 bits 30 GB de disco Python 2.7 GNU make 3.82 JDK 6 Git 1.7

7 Ccache Ferramenta utilitária para tornar o processo de compilação mais rápido $ export USE_CCACHE=1 $ ccache -M 10G

8 Dependências Para instalar as dependências, pode-se usar o seguinte comando: $ sudo apt-get install git-core gnupg flex bison gperf build-essential \ zip curl zlib1g-dev libc6-dev lib32ncurses5-dev ia32-libs \ x11proto-core-dev libx11-dev lib32readline5-dev lib32zdev \ libgl1-mesa-dev g++-multilib mingw32 tofrodos pythonmarkdown \ libxml2-utils xsltproc

9 Repo Para instalar o Repo, pode-se usar o seguinte comando: $ sudo apt-get install curl $ curl https://dl-ssl.google.com/dl/googlesource/gitrepo/repo > ~/bin/repo $ chmod a+x ~/bin/repo $ chmod a+x ~/bin/repo

10 Git Para instalar o Git, pode-se usar o seguinte comando: $ sudo apt-get install git

11 Fazendo download do código Crie um diretório vazio para armazenar seus arquivos de trabalho. Dê-lhe o nome que quiser: $ mkdir working_directory $ cd working_directory Execute o repo init $ repo init -u https://android.googlesource. com/platform/manifest ou $ repo init -u https://android.googlesource. com/platform/manifest -b android-4.0.1_r1

12 Fazendo download do código Execute o comando sync: $ repo sync ou: $ repo sync - jn

13 Repositórios alternativos Linaro Projeto com suporte a diversos SoCs ARM (system on a chip) Rowboat Projeto com suporte a dispositivos usando os chips TI Sitara (como a BeagleBoard XM e a BeagleBone) Cyanogen Mod Projeto comunitário que visa a construção de ROMs para vários telefones comerciais. https://github.com/cyanogenmod

14 Entendendo o repositório bionic - a biblioteca C-runtime para o Android. Note que o Android não está usando o glibc como a maioria das distribuições Linux. Em vez disso a biblioteca c é chamado de bionic e é baseada principalmente em fontes de derivados do BSD. Neste diretório, você vai encontrar os arquivos fonte para a c-lib, matemática e outras bibliotecas de runtime.

15 Entendendo o repositório bootable - inicialização e código relacionado a inicialização. Neste diretório se encontra o código fonte do bootloader a a implementação do protocolo fastboot.

16 Entendendo o repositório build - a implementação do sistema de build, incluindo todos os makefiles. Um arquivo importante aqui é o script envsetup.sh que vai ajudá-lo muito quando se trabalha com a fonte da plataforma. Este arquivo será executado posteriormente para configurar as variáveis de ambiente e compilar módulos específicos.

17 Entendendo o repositório cts - os testes de compatibilidade. O conjunto de testes para garantir que a build está em conformidade com a especificação do Android. Iremos falarar mais a respeito dessas ferramentas posteriormente.

18 Entendendo o repositório dalvik - o código fonte da Dalvik Virtual Machine

19 Entendendo o repositório development - projetos relacionados ao desenvolvimento de aplicações, tais como o código-fonte do SDK e NDK.

20 Entendendo o repositório device - código específico do produto para diferentes dispositivos. Este é o lugar para encontrar módulos de hardware para os diferentes dispositivos Nexus, configurações de compilação e muito mais.

21 Entendendo o repositório external - contém o código fonte para todos os projetos de código aberto externos, tais como SQLite, Freetype e webkit.

22 Entendendo o repositório frameworks - esta pasta é essencial para o Android, uma vez que contém todo o código do framework. Aqui você vai encontrar a implementação de serviços essenciais como o System Server, que contém o PackageManager. Uma grande parte do mapeamento entre as APIs aplicação java e as bibliotecas nativas também é feito aqui.

23 Entendendo o repositório hardware - código-fonte relacionado ao hardware, como a especificação de camada de abstração de hardware Android (HAL - Hardware Abstraction Layer). Esta pasta também contém a camada de interface de rádio (para comunicação com modem).

24 Entendendo o repositório out - o diretório que contém os artefatos resultantes da compilação.

25 Entendendo o repositório packages - contém o código fonte para os aplicativos padrão, como contatos, calendário, navegador.

26 Entendendo o repositório prebuilts - contém arquivos que são distribuídos em forma binária por conveniência. Exemplos: toolchain, emulator kernel

27 Entendendo o repositório system - arquivos de código fonte para o núcleo do sistema Android. Esse é o sistema Linux mínimo que é iniciado antes do Dalvik VM e quaisquer serviços baseados em Java são ativados. Isso inclui o código fonte para o processo de inicialização e o script init.rc padrão que fornecem a configuração dinâmica da plataforma

28 Compilando $ ccache -M 10G $. build/envsetup.sh $ set_stuff_for_environment

29 Seleção de target $ lunch full-eng Build name Device Notas full emulator build completa com todas linguagens, aplicações, input methods full_maguro maguro build completa para o Galaxy Nexus GSM/HSPA+ ("maguro") full_panda panda build completa para a PandaBoard ("panda")

30 Seleção de target Buildtype Uso user acesso limitado; comumente usado para builds de produção userdebug configuração parecida com user, porém com acesso root e debug eng configuração de desenvolvimento, com algumas ferramentas de debug adicionais.

31 Enfim, Compilando $ make ou $ make -jn

32 Executando o emulador $ emulator

33 ADB O ADB (Android debug bridge) é uma ferramenta utilizada para acessar muitos dos recursos do emulador e de um telefone anexado ao computador via USB $ adb devices $ adb -help

34 Arquitetura Android

35 Arquitetura Android

36 Por que Linux Kernel? Gerenciador de memória e processos estável Suporte para shared libraries Open source!

37 Modificações Android Ashmem - Anonymous shared memory - Implementação Android para o gerenciador de memória compartilhada entre processos.

38 Modificações Android Binder - Implementação do OpenBinder para android, contendo também a implementação da runtime AIDL. Desenvolvido para resolver a necessidade de execução de código em processos separados (Aplicações e Serviços) sem o overhead que o IPC introduziria

39 Modificações Android Low Memory Killer - Mecanismo para matar processos quando o sistema está sendo executado com pouca memória.

40 Modificações Android Logging - Mecanismo de logging do android, via /dev/log

41 Modificações Android Pmem - Process memory allocator - driver de alocação de memória física para os processos

42 Modificações Android WakeLocks - Mecanismo de gerência de energia, otimizado para dispositivos móveis. O controle dos wakelocks é exposto à camada de aplicações através do componente PowerManager.

43 Modificações Android Alarm Timers - Suporte na camada de kernel para o AlarmManager, que permite que o sistema "acorde" depois de certos eventos.

44 Modificações Android RAM Console - Extensão que permite ao kernel fazer um dump de dados importante para a memória RAM do device quando ocorre um 'pânico' - o sistema é reiniciado por alguma falha.

45 Libraries Surface Manager: gerencia o acesso ao display do dispositivo e camadas de gráficos 2D e 3D de múltiplas aplicações.

46 Libraries Media Framework: as bibliotecas suportam execução e gravação da maioria dos formatos de áudio e vídeo, bem como exibição de imagens, incluindo MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR, JPG, e PNG.

47 Libraries Webkit: engine de navegador web usada na implementação do browser nativo e também na implementação dos widgets de webview.

48 Libraries SGL: uma engine de gráficos 2D.

49 Libraries 3D libraries: uma implementação baseada na especificação OpenGL ES 1.0, a qual utiliza tanto aceleração de hardware 3D e um avançado e otimizado software para renderização de modelos tridimensionais.

50 Libraries FreeType: renderização de fontes em formatos bitmaps e vetoriais.

51 Libraries SQLite: um SGBD (Sistema gerenciador de banco de dados) relacional e otimizado para ocupar pouco espaço e ser suficiententemente rápido.

52 Libraries Biblioteca de sistema C (libc): é uma implementação da biblioteca C padrão, otimizada para dispositivos que suportam a plataforma Linux (embbeded- linux). A implementação da libc em Android é conhecida como Bionic e tem características muito importantes: Tamanho Reduzido e Velocidade

53 Android Runtime Android possui sua própria máquina virtual Java: A Dalvik VM, mais rápida e leve, com set de instruções menor do que a JVM.

54 Android Runtime Existe um passo adicional, que é a conversão dos arquivos.class em.dex, que são reconhecidos e executados pela Dalvik VM.

55 Android Runtime Na inicialização do sistema, é criado um processo para a máquina virtual chamado Zygote. A partir desse processo, outras instâncias da máquina virtual são criadas com fork() quando necessário para executar outras aplicações.

56 Android Runtime Para completar a camada de Android Runtime, temos as core libraries, que sofreram pouca ou nenhuma modificação no projeto AOSP. São elas: Data structures, Utilities, File access, Network Access, Graphics, etc.

57 Application Framework Acima das camadas de Libraries e Runtime está a camada Application Framework. Esta é a camada responsável por prover às aplicações APIs amigáveis que permitem o acesso às funcionalidades da plataforma.

58 Application Framework Activity Manager - Gerencia o ciclo de vida de aplicações. Responsável por iniciar, parar e retomar as diversas aplicações.

59 Application Framework Window Manager - Responsável por renderizar a UI.

60 Application Framework Package Manager - Instala / remove aplicativos

61 Application Framework Telephony Manager - Permite a interação com os serviços de telefonia, como SMS e MMS.

62 Application Framework Content Providers - O componente responsável por compartilhar dados entre aplicações.

63 Application Framework Resource Manager - Gerenciamento de recursos de aplicações - por exemplo, imagens, sons, etc

64 Application Framework View System - Fornece às aplicações os widgets (como botões, listas, etc) e gerencia seu comportamento.

65 Application Framework Location Manager - Permite que as aplicações acessem serviços baseados em localização seja por GPS, celltower IDs, ou bancos de dados Wi-Fi locais.

66 Application Framework XMPP - Mecanismo de troca de mensagens entre aplicações.

67 Applications A última camada da stack Android - Applications - contém as aplicações, que apresentam conteúdo ao usuárioe interage com este diretamente. Existem algumas aplicações que já vem embutidas na plataforma, como o cliente de , de SMS, Calendário, Mapas, Navegador, Home Screen, Contatos e outros.

68 Applications Nessa camada comumente temos diversas customizações feitas pelas fabricantes de celular, como o MotoBlur, da Motorola, o Sense da HTC e o TouchWiz, da Samsung. Essa flexibilidade contribuiu para a adoção da plataforma por diversos fabricantes e sua decorrente popularização.

Introdução Dalvik Linux 2.6. Android. Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega

Introdução Dalvik Linux 2.6. Android. Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega Android Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega Universidade Federal de Santa Catarina November 18, 2008 Agenda 1 Introdução 2 Dalvik 3 Linux 2.6 Introdução

Leia mais

A plataforma Android: Uma Introdução

A plataforma Android: Uma Introdução A plataforma Android: Uma Introdução Android Iniciativa da Google de prover uma plataforma aberta para Web móvel Open Handset Alliance Associação de um grupo bastante heterogêneo de empresas (operadoras,

Leia mais

Visão geral Estrutura do sistema Ferramentas de desenvolvimento Uma aplicação. Android. Universidade Federal de Santa Catarina. 17 de dezembro de 2008

Visão geral Estrutura do sistema Ferramentas de desenvolvimento Uma aplicação. Android. Universidade Federal de Santa Catarina. 17 de dezembro de 2008 Android José João Junior Universidade Federal de Santa Catarina 17 de dezembro de 2008 Agenda 1 Visão geral 2 Estrutura do sistema 3 Ferramentas de desenvolvimento 4 Uma aplicação Visão geral Histórico

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 13 de novembro de 2014 Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

Android. Marcelo Quinta @mrquinta

Android. Marcelo Quinta @mrquinta Android Marcelo Quinta @mrquinta Oi, eu sou o Marcelo Quinta Pública Público-privada Privada Próprio negócio Voluntariado Parabéns à organização do GO-GTUG Tablets 160% de aumento em 2011 Smartphones

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 7 de março de 2013 Outline Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Olá, seja bem-vindo à primeira aula do curso para desenvolvedor de Android, neste curso você irá aprender a criar aplicativos para dispositivos

Leia mais

Seminário de S.O - Google Android

Seminário de S.O - Google Android Seminário de S.O - Google Android Diogo de Campos João Paulo Pizani Flor Maurício Oliveira Haensch Pedro Covolan Bachiega 19 de novembro de 2008 1 Introdução O presente trabalho foi apresentado como seminário

Leia mais

PLATAFORMA ANDROID. Ariel Soares Teles arielsoaresteles@gmail.com

PLATAFORMA ANDROID. Ariel Soares Teles arielsoaresteles@gmail.com Universidade Federal do Maranhão UFMA Programa de Pós-graduação em Engenharia de Eletricidade PPGEE Área de Concentração: Ciência da Computação Disciplina: Introdução a Computação Móvel Professor: Dr.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Objetivos Desenvolver software baseados na plataforma de dispositivos móveis com ênfase na Android SDK, abrangendo desde princípios

Leia mais

Android e Facebook. Felipe Silveira

Android e Facebook. Felipe Silveira Android e Facebook Felipe Silveira Android? Sistema Operacional + Plataforma de desenvolvimento + Aplicações Padrão (SMS, Maps, Calendar...) Código aberto (AOSP - Android Open Source Project) Desenvolvido

Leia mais

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo

EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo EA998/MC933 Guido Araujo e Sandro Rigo 1 Introdução Livros adotados (e-books) Learning Android, Marco Gargenta, O Reilly Media (livro texto) Professional Android Application, Reto Meier, Wrox Abordagem

Leia mais

O que é o Android? O que é o Android

O que é o Android? O que é o Android O que é o Android? O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, baseado em uma plataforma de código aberta sob a licença apache, permitindo que os fabricantes possam modificar seu código

Leia mais

C3SL - Centro de Computação Científica e Software Livre. Estudo sobre Android

C3SL - Centro de Computação Científica e Software Livre. Estudo sobre Android C3SL - Centro de Computação Científica e Software Livre Estudo sobre Android Relatório que apraaesenta o estudo realizado pelo C3SL analisando os aspectos gerais do Android e de outros sistemas similares

Leia mais

MONOGRAFIA: PLATAFORMAS DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

MONOGRAFIA: PLATAFORMAS DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PUC-RIO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA - DI PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA INF2541 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO MÓVEL PROF. MARKUS ENDLER MONOGRAFIA:

Leia mais

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Mercado cresce a cada ano Muitos recursos Múltiplas plataforma Symbian

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 02 História do desenvolvimento de software para dispositivos móveis Dalton Martins dmartins@gmail.com São

Leia mais

Introdução a Arquitetura Android

Introdução a Arquitetura Android Introdução a Arquitetura Android Maycon Viana Bordin 1 Bacharelando em Sistemas de Informação Sociedade Educacional Três de Maio Caixa Postal 153 CEP 98.910-000 Três de Maio RS Brasil mayconbordin@gmail.com

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 1 Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário para gerenciamento

Leia mais

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Tiago Garcia Pereira 1. INTRODUÇÃO

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Tiago Garcia Pereira 1. INTRODUÇÃO UM PADRÃO ABERTO DE SOFTWARE PARA COMPUTAÇÃO MÓVEL: UM ESTUDO SOBRE GOOGLE ANDROID 1. INTRODUÇÃO O aumento do número usuários de dispositivos móveis atrai cada vez os desenvolvedores a produzir aplicações

Leia mais

Descrição geral do Android

Descrição geral do Android Descrição geral do Android (POO) Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Pedro Alexandre Pereira (palex@cc.isel.ipl.pt) Versões & API A versão 1.0 foi lançada em Fevereiro de 2009

Leia mais

OFICINA ANDROID COMO COMEÇAR A DESENVOLVER!

OFICINA ANDROID COMO COMEÇAR A DESENVOLVER! OFICINA ANDROID COMO COMEÇAR A DESENVOLVER! QUEM SOU EU? REGILAN MEIRA SILVA Professor de Informática do Campus Ilhéus Formação em Ciência da Computação com Especialização em Sistemas de Informação e Mestrado

Leia mais

Introdução a Computação Móvel

Introdução a Computação Móvel Introdução a Computação Móvel Computação Móvel Prof. Me. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Histórico Em 1947 alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história da telefonia. Pensando em uma maneira

Leia mais

Sistemas Operacionais Introdução

Sistemas Operacionais Introdução Sistemas Operacionais Introdução Adriano J. Holanda http://adrianoholanda.org/edu/ 5 de agosto de 2013 Introdução Sobre o curso Introdução Complexidade dos SOs Informações sobre a disciplina Serviços Arquitetura

Leia mais

Conceitos Básicos e Práticos do Android

Conceitos Básicos e Práticos do Android Pílula de Conhecimento Android Página: 1 Pílula 1 Conceitos Básicos e Práticos do Android I OBJETIVOS! Conhecer o Sistema Operacional Móvel Android.! Entender a composição do Android diferenciando suas

Leia mais

O SISTEMA ANDROID NO UNIVERSO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS

O SISTEMA ANDROID NO UNIVERSO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS O SISTEMA ANDROID NO UNIVERSO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS Gilberto Sadao OTSUKA 1 Ana Paula Ambrósio ZANELATO 2 RESUMO: Com o advento da popularização e maior uso da internet por meio da utilização de dispositivos

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 01: Visão geral do android, instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento, estrutura básica de uma aplicação para Android Objetivos Configurar o ambiente de trabalho

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

Android Faixa Branca Douglas Drumond drumond.douglas@gmail.com

Android Faixa Branca Douglas Drumond drumond.douglas@gmail.com Android Faixa Branca Douglas Drumond drumond.douglas@gmail.com eu.about() Técnico eu.about() eu.about() Técnico (pseudo)matemático eu.about() Técnico (pseudo)matemático Bacharel em Ciência da Computação

Leia mais

Departamento de Engenharia e Ciências do Mar Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Projeto Fim de Curso TÍTULO

Departamento de Engenharia e Ciências do Mar Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Projeto Fim de Curso TÍTULO Departamento de Engenharia e Ciências do Mar Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Projeto Fim de Curso TÍTULO CLASS-REMINDER PARA ESTUDANTES DO DECM AUTOR: Arilson Jorge Santos Rocha

Leia mais

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Windows Mobile O Windows Mobile é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 24 de fevereiro de 2012 Sumário 1 Introdução 2

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Seu primeiro aplicativo para Android Programe seu andróide

PROGRAMAÇÃO. Seu primeiro aplicativo para Android Programe seu andróide Seu primeiro aplicativo para Android Programe seu andróide A plataforma Android, do Google, vai equipar com tecnologia de ponta diversos aparelhos celulares. Veja como é fácil começar a programar aplicativos

Leia mais

Sobre o Colméia: Grupo de pesquisa em Software e Hardware Livre. Software Livre não é só Linux!

Sobre o Colméia: Grupo de pesquisa em Software e Hardware Livre. Software Livre não é só Linux! Sobre o Colméia: Grupo de pesquisa em Software e Hardware Livre. Software Livre não é só Linux! Assuntos que serão abordados Android é Software Livre? Arquitetura Android Maquina Virtual Dalvik Evolução

Leia mais

COMPUTAÇÃO MÓVEL. Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android

COMPUTAÇÃO MÓVEL. Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android O que é computação Móvel Acesso à informação a qualquer lugar, a qualquer momento. O que é computação Móvel Tecnicamente: Processamento

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 6 Estrutura de Sistemas Operacionais Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Organização do Ambiente) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações. Android. Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike. Novatec

Desenvolvimento de Aplicações. Android. Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike. Novatec Desenvolvimento de Aplicações Android Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike Novatec Sumário Prefácio... xi Público-alvo...xi Organização do livro...xii Convenções adotadas neste livro...xiii

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX Vinícius Barreto de Sousa Neto Libgdx é um framework multi plataforma de visualização e desenvolvimento de jogos. Atualmente ele suporta Windows, Linux,

Leia mais

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br Desenvolvimento Android http://www.larback.com.br Introdução ao Android O Android é a resposta da Google ao mercado crescente de dispositivos móveis. É uma nova plataforma de desenvolvimento baseado no

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Introdução Professor: Danilo Giacobo UM POUCO DE HISTÓRIA 1888: Transmissão de códigos sonoros pelo ar pelo físico alemão Heinrich. 1914: Primeira ligação telefônica

Leia mais

Introdução ao Android. Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br)

Introdução ao Android. Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Introdução ao Android Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Conteúdo Introdução Mercado Versões Ambiente de Desenvolvimento Configuração das Máquinas Virtuais Referências Introdução Android

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android Um guia introdutório sobre aplicações Android Daniel Schmitz Esse livro está à venda em http://leanpub.com/livro-dominando-android Essa versão foi publicada em 2014-07-23 This is

Leia mais

Android Core. Felipe Silveira felipesilveira.com.br. Aula 2

Android Core. Felipe Silveira felipesilveira.com.br. Aula 2 Android Core Felipe Silveira felipesilveira.com.br Aula 2 Inicialização Inicialização Boot ROM Boot Loader Kernel Init Zygote System Server Boot ROM Boot ROM A. O código de ROM de inicialização irá detectar

Leia mais

2ª Edição Ricardo R. Lecheta

2ª Edição Ricardo R. Lecheta Google Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK 2ª Edição Ricardo R. Lecheta Novatec capítulo 1 Introdução ao Android 1.1 Introdução O mercado de celulares está crescendo cada

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Links importantes http://www.android.com/ Site oficial de toda a documentação, downloads e informações sobre a plataforma. http://developer.android.com/

Leia mais

Aplicações. Sistema Operacional Hardware. Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: Máquinas Virtuais e Emuladores

Aplicações. Sistema Operacional Hardware. Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: Máquinas Virtuais e Emuladores Máquinas Virtuais e Emuladores Marcos Aurelio Pchek Laureano Sistemas de Computadores Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: hardware sistema operacional aplicações Sistemas

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL ANDROID UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO PARA TELECOMUNICAÇÕES TET 00197 SISTEMA OPERACIONAL ANDROID Grupo: RAFAEL CAVEARI GOMES JEAN ALVES R. FERNANDES VINICIUS

Leia mais

OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ.

OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ. Técnico em Informática Turma 10 Programação para Dispositivos Móveis Roteiro Parcial de Projeto Guilherme Cruz OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ. FERRAMENTA IntelliJ

Leia mais

Artigo: PLATAFORMAS PARA APLICATIVOS MÓVEIS

Artigo: PLATAFORMAS PARA APLICATIVOS MÓVEIS Feuduc Fundação Educacional de Duque de Caxias Graduação em Sistemas de Informação PROF. Alexandre Ticom Artigo: PLATAFORMAS PARA APLICATIVOS MÓVEIS Aluna: Juliana Rosa e Laíza Piedade Juliana.pegora@eletrobras.com.br

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS 1 de 5 PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS BURITREINAMENTOS MANAUS-AM DEZEMBRO / 2014 2 de 5 PACOTES DE TREINAMENTOS BURITECH A Buritech desenvolveu um grupo de pacotes de treinamentos, aqui chamados de BuriPacks,

Leia mais

UNIVERSIDADE VILA VELHA FERNANDO PADRÃO SILVEIRA URIEL MURILLO LIPPAUS PIRES GONÇALVES

UNIVERSIDADE VILA VELHA FERNANDO PADRÃO SILVEIRA URIEL MURILLO LIPPAUS PIRES GONÇALVES UNIVERSIDADE VILA VELHA FERNANDO PADRÃO SILVEIRA URIEL MURILLO LIPPAUS PIRES GONÇALVES Bluerocon Controle de dispositivos externos via aplicação mobile VILA VELHA, ES 2011 FERNANDO PADRÃO SILVEIRA URIEL

Leia mais

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação Índice IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação....... 1 Visão Geral............... 1 Instalar o Aplicativo IBM

Leia mais

IV SEMANA DE INFORMÁTICA. Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br)

IV SEMANA DE INFORMÁTICA. Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br) IV SEMANA DE INFORMÁTICA Prof. Rafael Hens Ribas (rafael.r@ienh.com.br) O que é; ROTEIRO Quais versões existem e suas principais funcionalidades; O que preciso para começar a desenvolver; Como é o ambiente

Leia mais

Aviso sobre esta apostila

Aviso sobre esta apostila Aviso sobre esta apostila Antes de iniciar a leitura deste material, veja esse aviso: Este material usa a licensa Creative Commons isto significa que ELE PODE SER DISTRIBUÍDO LIVREMENTE, porém, SOBRE AS

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Introdução aos Sistemas Operacionais

Arquitetura de Computadores. Introdução aos Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores Introdução aos Sistemas Operacionais O que é um Sistema Operacional? Programa que atua como um intermediário entre um usuário do computador ou um programa e o hardware. Os 4

Leia mais

Fundamentos de Java. Prof. Marcelo Cohen. 1. Histórico

Fundamentos de Java. Prof. Marcelo Cohen. 1. Histórico Fundamentos de Java Prof. Marcelo Cohen 1. Histórico 1990 linguagem Oak; desenvolvimento de software embutido para eletrodomésticos S.O. para o controle de uma rede de eletrodomésticos o surgimento da

Leia mais

Windows NT 4.0. Centro de Computação

Windows NT 4.0. Centro de Computação Windows NT 4.0 Centro de Computação Tópicos Introdução Instalação Configuração Organização da rede Administração Usuários Servidores Domínios Segurança Tópicos È O sistema operacional Windows NT È Características:

Leia mais

ROTEIRO ILUSTRADO PARA SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE

ROTEIRO ILUSTRADO PARA SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROPEEs - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas INSANE - INteractive Structural ANalysis Environment ROTEIRO ILUSTRADO PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA COMPUTACIONAL

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android

Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Desenvolvimento de Aplicativos com ASR para Android Jonathas Trindade e Thiago Sylas Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia LaPS - Laboratório de Processamento de Sinais. 24/01/2012 1 / 16

Leia mais

Usuários. Aplicativos e programas dos usuários. Kernel gerenciamento de processos, memória, sistema de arquivos, I/O, etc.

Usuários. Aplicativos e programas dos usuários. Kernel gerenciamento de processos, memória, sistema de arquivos, I/O, etc. 1 1.0 Kernel O kernel (núcleo) representa o coração do Sistema Operacional. Atribuições do kernel: - gerenciamento dos arquivos em disco; - inicializar programas e executá-los; - alocar e gerenciar memória

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas Conteúdo Programático Nomeclaturas JDK JRE JEE JSE JME JVM Toolkits Swing AWT/SWT JDBC EJB JNI JSP Conteúdo Programático Nomenclatures

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O conteúdo deste documento tem como objetivos geral introduzir conceitos mínimos sobre sistemas operacionais e máquinas virtuais para posteriormente utilizar

Leia mais

Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013

Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013 Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013 Índice Sobre a Thunderboard Descrição do produto System on Module (SoM) MDP i.mx28 Aplicações Vantagens BSP

Leia mais

Desenvolvimento para Sistemas Embarcados (CEA 513) Conceitos Gerais

Desenvolvimento para Sistemas Embarcados (CEA 513) Conceitos Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Computação e Sistemas - DECSI Desenvolvimento para Sistemas Embarcados (CEA 513) Conceitos Gerais Vicente Amorim vicente.amorim.ufop@gmail.com Sumário

Leia mais

Desenvolva Sistemas de Medições Distribuídos e Portáteis

Desenvolva Sistemas de Medições Distribuídos e Portáteis Desenvolva Sistemas de Medições Distribuídos e Portáteis Henrique Tinelli Engenheiro de Marketing Técnico NI Nesta apresentação, iremos explorar: Plataforma NI CompactDAQ Distribuída Sistemas de Medição

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento para Sistema Operacional Android

Introdução ao Desenvolvimento para Sistema Operacional Android Dr. prof.sylvio@fatecriopreto.edu.br Conteúdo: 1) Introdução ao Android e Mercado de Dispositivos Móveis; 2) Plataforma: 2.1) Arquitetura; 2.2) Framework; 2.3) Bibliotecas; 2.4) Android Runtime; 2.5) Linux

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs. Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com

Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs. Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com OBJETIVOS Descrever os serviços que um sistema operacional oferece aos usuários e outros sistemas

Leia mais

Desenvolvimento de aplicações na plataforma Google Android

Desenvolvimento de aplicações na plataforma Google Android Desenvolvimento de aplicações na plataforma Google Android Rafael M. Lins Manoel Taenan Prof. Dr. Fábio Gomes Design by Rafael M. Lins Autores Rafael Madureira Lins de Araújo Bla bla bla Manoel Taenan

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

Google. Ricardo R. Lecheta. Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. Novatec

Google. Ricardo R. Lecheta. Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. Novatec Google Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK Ricardo R. Lecheta Novatec Sumário Agradecimentos... 15 Sobre o autor... 16 Prefácio... 17 Capítulo1 Introdução ao Android...

Leia mais

Desenvolvimento para Android

Desenvolvimento para Android Desenvolvimento para Android Instruções de Instalação Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário

Leia mais

1 Instalando o VirtualBox no Windows

1 Instalando o VirtualBox no Windows 1 Instalando o VirtualBox no Windows Para quem não possui o Linux instalado no computador é necessário utilizar uma Máquina Virtual, que é responsável por emular Sistemas Operacionais. O primeiro passo

Leia mais

TeObs para Android. Engenharia Informática. Cristiana Sobrinho Nº20174 Cristiano Moura Nº20175. Trabalho realizado sob a orientação de Rui Pedro Lopes

TeObs para Android. Engenharia Informática. Cristiana Sobrinho Nº20174 Cristiano Moura Nº20175. Trabalho realizado sob a orientação de Rui Pedro Lopes TeObs para Android Cristiana Sobrinho Nº20174 Cristiano Moura Nº20175 Trabalho realizado sob a orientação de Rui Pedro Lopes Engenharia Informática 2013/2014 i TeObs para Android Relatório da UC de Projeto

Leia mais

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução ao Android SDK Prof. Me. Hélio Esperidião Android SDK O Android SDK permite que os desenvolvedores elaborem as aplicações a partir de um dispositivo virtual para os aparelhos de celular e tablet,

Leia mais

Minicurso - Android Fábio Silva / João Paulo Ribeiro

Minicurso - Android Fábio Silva / João Paulo Ribeiro Minicurso - Android Fábio Silva / João Paulo Ribeiro Quem somos? :D Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Campina Grande @ffosilva www.fabiosilva.org Quem somos? :D Graduando em

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux SOFTWARE LIVRE A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito

Leia mais

Estudo de Injeção de Falhas para a Máquina Virtual do Sistema Android

Estudo de Injeção de Falhas para a Máquina Virtual do Sistema Android UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ALEXANDRE FELIN GINDRI Estudo de Injeção de Falhas para a Máquina Virtual do Sistema Android Trabalho

Leia mais

Android Básico Hello World!

Android Básico Hello World! Android Básico Hello World! Instrutor Programador desde 2000 Aluno de doutorado Mestre em informática pelo ICOMP/UFAM Especialista em aplicações WEB FUCAPI marcio.palheta@gmail.com sites.google.com/site/marcio

Leia mais

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação Índice IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação....... 1 IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação...............

Leia mais

4 a Edição. Ricardo R. Lecheta. Novatec

4 a Edição. Ricardo R. Lecheta. Novatec 4 a Edição Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2009, 2010, 2013, 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra,

Leia mais

USB Creator. USBCreator. 1. Requerimentos. Página Imutável Informação Anexos Mais Acções. Ubuntu Brazil Entrar Help

USB Creator. USBCreator. 1. Requerimentos. Página Imutável Informação Anexos Mais Acções. Ubuntu Brazil Entrar Help 1 de 8 04/06/2013 18:02 Página Imutável Informação Anexos Mais Acções Ubuntu Brazil Entrar Help USBCreator USB Creator Hoje, também gravar o Ubuntu ou as várias distribuições Linux num pen drive nunca

Leia mais

PROGRAMANDO ANDROID NA IDE ECLIPSE GABRIEL NUNES, JEAN CARVALHO TURMA TI7

PROGRAMANDO ANDROID NA IDE ECLIPSE GABRIEL NUNES, JEAN CARVALHO TURMA TI7 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação: Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Programação Android na IDE Eclipse PROGRAMANDO ANDROID

Leia mais

Fundamentos da Computação Móvel

Fundamentos da Computação Móvel Fundamentos da Computação Móvel (Plataformas Sistemas Operacionais e Desenvolvimento) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Programando o Android

Programando o Android Programando o Android 2a Edição Zigurd Mednieks, Laird Dornin, G. Blake Meike e Masumi Nakamura Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Programing Android, Second Edition ISBN

Leia mais

Android: um novo paradigma de desenvolvimento móvel

Android: um novo paradigma de desenvolvimento móvel 1 Android Android: um novo paradigma de desenvolvimento móvel Ramon Ribeiro Rabello ramon.rabello@gmail.com É graduado em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Trabalha com a tecnologia

Leia mais

Sistemas Operacionais 1/66

Sistemas Operacionais 1/66 Sistemas Operacionais 1/66 Roteiro Máquinas virtuais Emuladores Propriedades Benefícios Futuro 2/66 Sistemas de Computadores Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: hardware

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS MÓVEIS - ANDROID X IOS

SISTEMAS OPERACIONAIS MÓVEIS - ANDROID X IOS SISTEMAS OPERACIONAIS MÓVEIS - ANDROID X IOS Danielle Dias Simões¹, Júlio César Pereira². Universidade Paranaense - Unipar Paranavaí PR - Brasil dannesimoes@hotmail.com juliocesarp@unipar.br Resumo. O

Leia mais

Forensic I.T.: uma Ferramenta Forense de Automação da Extração de Dados em Dispositivos Móveis da Plataforma Android.

Forensic I.T.: uma Ferramenta Forense de Automação da Extração de Dados em Dispositivos Móveis da Plataforma Android. Forensic I.T.: uma Ferramenta Forense de Automação da Extração de Dados em Dispositivos Móveis da Plataforma Android. RESUMO Ítalo Marcius Virgínio da Silva Instituto Federal da Bahia Salvador - Bahia

Leia mais

Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android

Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android Duração: 66h Área formativa: Programação Web & Mobile Sobre o curso Desde o lançamento dos smartphones no mercado, é crescente a procura

Leia mais

Sistemas Operacionais. Roteiro. Sistemas de Computadores. Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: Marcos Laureano

Sistemas Operacionais. Roteiro. Sistemas de Computadores. Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: Marcos Laureano Sistemas Operacionais Marcos Laureano 1/66 Roteiro Máquinas virtuais Emuladores Propriedades Benefícios Futuro 2/66 Sistemas de Computadores Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3

Leia mais

Infra-Estrutura de Software. Introdução. (cont.)

Infra-Estrutura de Software. Introdução. (cont.) Infra-Estrutura de Software Introdução (cont.) O que vimos Complexidade do computador moderno, do ponto de vista do hardware Necessidade de abstrações software Sistema computacional em camadas SO como

Leia mais

6 - Gerência de Dispositivos

6 - Gerência de Dispositivos 1 6 - Gerência de Dispositivos 6.1 Introdução A gerência de dispositivos de entrada/saída é uma das principais e mais complexas funções do sistema operacional. Sua implementação é estruturada através de

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO NComputing Brasil - #110502 Instalando o Oracle Virtualbox 4.0.2 e Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox O que é virtualbox? O virtualbox é um aplicativo de virtualização multi-plataforma

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Maquinas Virtuais e Emuladores

SISTEMAS OPERACIONAIS. Maquinas Virtuais e Emuladores SISTEMAS OPERACIONAIS Maquinas Virtuais e Emuladores Plano de Aula Máquinas virtuais Emuladores Propriedades Benefícios Futuro Sistemas de Computadores Os sistemas de computadores são projetados com basicamente

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. Update 5. Guia da Instalação

Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. Update 5. Guia da Instalação Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux Update 5 Guia da Instalação Índice 1 Antes da instalação...3 1.1 Componentes do Acronis Backup & Recovery 10... 3 1.1.1 Agente para Linux... 3 1.1.2 Consola

Leia mais

Sistemas Operacionais 2014 Introdução. Alexandre Augusto Giron alexandre.a.giron@gmail.com

Sistemas Operacionais 2014 Introdução. Alexandre Augusto Giron alexandre.a.giron@gmail.com Sistemas Operacionais 2014 Introdução Alexandre Augusto Giron alexandre.a.giron@gmail.com Roteiro Sistemas Operacionais Histórico Estrutura de SO Principais Funções do SO Interrupções Chamadas de Sistema

Leia mais

Programando o Android Zigurd Mednieks, Laird Dornin, G. Blake Meike e Masumi Nakamura

Programando o Android Zigurd Mednieks, Laird Dornin, G. Blake Meike e Masumi Nakamura Programando o Android Zigurd Mednieks, Laird Dornin, G. Blake Meike e Masumi Nakamura Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Programing Android, First Edition ISBN 9781449389697

Leia mais