48ª Sessão do Comité Executivo (Argel, de Maio de 2006) RELATÓRIO DOS TRABALHOS DA 48ª. SESSÃO DO COMITÉ EXECUTIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "48ª Sessão do Comité Executivo (Argel, de Maio de 2006) RELATÓRIO DOS TRABALHOS DA 48ª. SESSÃO DO COMITÉ EXECUTIVO"

Transcrição

1 48ª Sessão do Comité Executivo (Argel, de Maio de 2006) RELATÓRIO DOS TRABALHOS DA 48ª. SESSÃO DO COMITÉ EXECUTIVO A 48 a. Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana (UPA) teve lugar na Sede do Conselho da Nação em Argel (República Argelina) a 25 e 26 de Maio de 2006, sob a presidência de Sua Excelência Senhor Abdelkader BENSALAH, Presidente do Conselho da Nação da Argélia e Presidente do Comité Executivo. Acompanhavam-no Sua Excelência Amar SAIDANI, Presidente da Assembleia Popular Nacional da Argélia, Sua Excelência Honorável Ebenezer Begyna Sekyi Hughes, Presidente do Parlamento do Gana e Vice-Presidente do Comité Executivo, Senhor Pierre NGOLO, Relator do Comité Executivo e o Senhor ABDALLAH Abdelgadir, Secretário Geral da U PA. Participaram nos trabalhos os delegados dos seguintes países: Angola, Argélia, Benin, Burundi, Camarões, Chade, Congo, Côte d Ivoire, Egipto, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Marrocos, Níger, Nigéria, Quénia, República Democrática do Congo, Senegal, Sudão, Togo, Tunísia, Zimbábue. Participaram igualmente nos trabalhos o Senhor Nourredine BOUCHKOUJ, Secretário Geral da União Interparlamentar Árabe, e o Senhor Saïd MOKADEM, Secretário Geral do Conselho Consultivo Magrebino. Os membros africanos do corpo diplomático credenciados na Argélia honraram com a sua presença a sessão de abertura. I - SESSÃO DE ABERTURA O Presidente do Conselho da Nação manifestou a sua satisfação por albergar uma vez mais os representantes dos povos de África por ocasião da 48ª. Sessão do Comité Executivo.Em nome das duas câmaras, agradeceu-lhes por terem aceite o convite do Parlamento argelino Por outro lado, o Presidente da Assembleia Popular Nacional desejou as boas-vindas a todos os delegados em nome do Parlamento da República Argelina. No seu discurso, o Presidente SAIDANI felicitou-se pela saída de crise da Argélia graças aos esforços de todos os Argelinos, mas sobretudo graças à acção do Presidente da República, Sua Excelência Abdelaziz BOUTEFLIKA, através da criação da Carta para a paz e a reconciliação nacionais. No que respeita à ordem de trabalhos da sessão, o Presidente da Assembleia Popular Nacional insistiu sobre o facto de que a União se deve dotar de meios financeiros suficientes para contribuir para o desenvolvimento de África no quadro da NEPAD.

2 2 Em seguida, defendeu o reforço das relações entre os países e os parlamentos a fim de tornar África um polo de desenvolvimento. Desejou, enfim, uma maior cooperação entre os Parlamentos africanos para reforçar a boa governação, a democracia, a paz e a segurança. Concluiu reiterando as suas boas-vindas a todos os participantes. Após a sua intervenção, o Presidente do Conselho da Nação da Argélia procedeu à leitura da mensagem do Presidente da República endereçada a todos os delegados presentes à 48ª. Sessão do Comité Executivo. Nesta mensagem, o Presidente da República felicitou-se pelo facto de que a 48ª. Sessão do Comité Executivo coincida com a comemoração do Dia de África e com o 30º. Aniversário da União Parlamentar Africana e partilhou algumas reflexões inspiradas pelo dia de África. Manifestou inicialmente o seu reconhecimento aos precursores do ideal pan-africano, e em seguida, a todos os Africanos que, apesar da adversidade, constroem África para garantir o futuro dos seus filhos e, enfim, aos emigrantes que permanecem apegados à terra dos seus ancestrais. Para além disso, o Presidente da República declarou que África passa actualmente por transformações políticas, económicas, sociais e culturais. Depois de ter enfrentado os problemas de paz, segurança e democracia, os países africanos trabalham em prol do arreigamento da vida democrática, da boa governação e do respeito dos Direitos do Homem bem como em busca de soluções para os conflitos que minam África. No tocante às reformas económicas, declarou que graças aos sacrifícios e às privações, África retoma o caminho do crescimento devido nomeadamente à uma estratégica que integra todas as dimensões da recuperação económica e do desenvolvimento durável com a adopção da NEPAD. Por outro lado, reconheceu que apesar de certos progressos ainda resta um longo caminho a percorrer a fim de preencher a lacuna existente entre as aspirações legítimas dos nossos povos e a realidade quotidiana. Com efeito, muitos conflitos perduram em África, muitas doenças continuam a devastar em determinadas regiões e numerosos são ainda as crianças e os cidadãos que não têm acesso à educação, que são privados de cuidados médicos e outras necessidades naturais. Sublinhou, entretanto, que esta situação não é uma fatalidade. Restabelecendo a estabilidade política e criando um ambiente favorável à actividade económica e à realização do homem africano África poderá enfrentar todos os desafios com os quais está confrontada, insistiu. Para além disso, afirmou que os progressos da democracia em África e o advento da diplomacia parlamentar encarregam os parlamentares africanos de uma dupla missão: primeiro, a de contribuir para a estratégia da reabilitação a todos os níveis, e a de promover os interesses de África no palco internacional.

3 3 Nesse sentido, cumprimentou a União Parlamentar Africana que, há 3 decénios, divulga alta e fortemente a voz de Africa, bem como as suas preocupações, no seio das instâncias parlamentares internacionais e felicitou-se pela criação do Parlamento africano que veio enriquecer o edifício institucional comunitário africano. Desejou que estas duas instituições complementares unam as suas acções a fim de optimizar o seu impacto a níveis continental e internacional, pois nelas estão depositadas as aspirações dos povos africanos de unidade, paz, segurança, desenvolvimento e progresso social. O Presidente da República concluiu a sua mensagem desejando pleno êxito à 48ª. Sessão do Comité Executivo. O Presidente do Conselho da Nação, após esta mensagem, manifestou o seu reconhecimento e a sua consideração ao Presidente da República, agradeceu-lhe pelo rico conteúdo da sua mensagem e convidou os delegados a adoptarem-no como documento de referência. Em seguida, declarou abertos os trabalhos da 48ª. Sessão do Comité Executivo. II ADOPÇÃO DA ORDEM DE TRABALHOS O Presidente do Comité Executivo passou a palavra ao Secretário Geral para que procedesse à leitura dos pontos da ordem de trabalhos. O Secretário Geral apresentou a seguinte ordem de trabalhos: 1. Admissão(ões) e reintegração (ões). 2. Análise da aplicação das decisões e recomendações da Conferência. 3. Análise da Conta de Gestão verificada para o exercício de Análise de uma proposta de emenda aos Estatutos e ao Regulamento Interno. 5. Elaboraçãoa do projecto de ordem de trabalhos da 29ª. Conferência. 6. Projecto de ordem de trabalhos da 49ª. Sessão do Comité Executivo. 7. Fixação da data e local da 49ª. Sessão do Comité Executivo. O projecto de ordem de trabalhos foi adoptado. III ANÁLISE DOS PONTOS DA ORDEM DE TRABALHOS A Admissão(ões) e reintegração (ões) O Comité Executivo convidou a Mesa do Comité Executivo, o Secretariado Geral e todos os parlamentos membros da União a prosseguirem os seus contactos e a trabalharem para que os parlamentos africanos não membros possam aderir à União.

4 4 Desejou que a próxima Conferência da União registe adesões graças aos esforços e acções de todos. B Aplicação das decisões e recomendações da Conferência Depois de o Secretário Geral ter apresentado a comunicação relativa a este ponto, os delegados intervieram para felicitar a presidência da União e o Secretariado Geral pelas actividades que realizaram com vista à alargar o campo de acção e o renome da União. Algumas outras questões foram levantados durante os debates sobre este ponto, a saber a presença das mulheres no seio das delegações, a cessação das violências perpetradas contra as mulheres e raparigas, a realização da 11ª. Conferência afro-árabe e o acompanhamento das conferências de Niamey e de Cotonou sobre o Direito Internacional Humanitário e sobre os Refugiados. O Secretário Geral da União forneceu esclarecimentos ou respondeu a todas essas perguntas. C Análise da Conta de Gestão verificada para o exercício de 2005 Depois de o Secretário Geral ter apresentado a Conta de Gestão para o exercício de 2005, os membros do Comité Executivo ouviram os Auditores que apresentaram o seu relatório. Os membros do Comité Executivo, nas suas intervenções, notaram os esforços do Secretariado Geral para apresentar contas claras e precisas que permitam conhecer assim a situação financeira da União. Além disso, observaram que as finanças da União continuam marcadas pelas quotizações em atraso que deveriam encontrar uma solução no quadro de uma abordagem individual das dificuldades dos países que possuem quotizações em atraso como fora recomendado pelos auditores e aprovado pelo Comité Executivo. No tocante à questão das quotas em atraso, os membros do Comité Executivo surpreenderamse de constatar que certos países, cujas capacidades financeiras são conhecidas, não honraram os seus compromissos. Nesse sentido, solicitaram que o Secretariado Geral se aproxime mais desses países com vista à regularização das quotas atrasadas. Tratando-se dos outros países que possuem dificuldades financeiras, o Comité Executivo adoptou o princípio de regularização das quotas em atraso de acordo com um calendário de pagamentos que seria decidido pelo Grupo Nacional implicado e comunicado ao Secretariado Geral da UPA para o acompanhamento da sua execução. O Comité Executivo notou particularmente a baixa entrada das quotizações do exercício de 2005 (58,60%), o que poderia ter conduzido a um défice se as outras receitas não tivessem preenchido a diferença entre as previsões orçamentais e as realizações: donde a insistência dos membros do Comité Executivo para que os Grupos Nacionais regularizem assiduamente as suas quotas. Assim, apreciaram os esforços envidados pelos países citados no relatório dos auditores e mesmo pelos que foram mencionados na nota complementar à Conta de Gestão. Por outro lado, as perdas no câmbio devidas à utilização no seio da UPA de uma taxa de câmbio fixa chamaram a atenção dos auditores e dos delegados, o que levou o Comité Executivo a solicitar ao Secretariado Geral que apresentasse na próxima sessão um estudo sobre a aplicação de uma taxa de câmbio bancária para as operações financeiras da UPA.

5 5 Mencionando a subvenção da Côte d Ivoire e a ajuda da União Interparlamentar Árabe, os membros do Comité Executivo manifestaram os seus agradecimentos e a sua gratidão pelo apoio financeiro importante. Após os debates sobre este ponto da ordem de trabalhos, o Presidente do Comité Executivo convidou os membros a se pronunciarem sobre os documentos financeiros apresentados para análise. Foi assim que o Comité Executivo, renovando os seus cumprimentos ao Secretário Geral pela boa gestão das finanças da UPA e fazendo suas as conclusões dos auditores, aprovou a Conta de Gestão para o exercício de 2005 bem como o Relatório dos Auditores. D Análise de uma proposta de emenda aos Estatutos e ao Regulamento Interno A pedido da Sra. Presidente da Assembleia Nacional do Burundi, a análise deste ponto foi adiada para a próxima sessão do Comité Executivo. Por outro lado, a Argélia propõe-se a apresentar uma emenda relativa aos membros do Comité Executivo, por grupo nacional, cujo número gostaria que passasse de 2 a 3, dos quais pelo menos uma mulher. E Projecto de ordem de trabalhos da 29ª. Conferência O Secretário Geral apresentou o seguinte projecto de ordem de trabalhos: 1. Eleição do Presidente da Conferência. 2. Relatório do Presidente do Comité Executivo. 3. Relatório de actividades do Secretário Geral. 4. Relatório das Mulheres parlamentares. 5. O papel dos Parlamentos nos processos de reconciliação nacional e preservação e reforço da coesão social. 6. O papel dos Parlamentos na promoção da educação e da cultura em África. 7. Eleição dos membros do Comité Executivo. 8. Marcação da data e local da 30ª. Conferência. O Presidente do Comité Executivo informou aos delegados que o mandato do actual Secretário Geral expira por ocasião da próxima Conferência e que este ponto deve ser inscrito na ordem de trabalhos. A título de informação, procedeu à leitura da carta do Presidente da Assembleia Nacional do Sudão que solicita a renovação do seu mandato em virtude das disposições estatutárias e regulamentares. Por outro lado, os membros do Comité Executivo intervieram para propor a inscrição de outros pontos na ordem de trabalhos. Após uma troca de pontos de vista, foi adoptado o seguinte projecto de ordem de trabalhos:

6 6 1. Eleição do Presidente da Conferência. 2. Admissão(ões) e reintegração (ões). 3. Relatório do Presidente do Comité Executivo. 4. Relatório de actividades do Secretário Geral. 5. Relatório das Mulheres parlamentares. 6. Emendas aos Estatutos e ao Regulamento Interno. 7. O papel dos Parlamentos nos processos de reconciliação nacional e preservação e reforço da coesão social. 8. O papel dos Parlamentos na promoção da educação e da cultura em África. 9. Eleição dos membros do Comité Executivo. 10. Nomeação do Secretário Geral. 11. Marcação da data e local da 30ª. Conferência. Para além disso, o Comité Executivo decidiu organizar numa primeira fase uma conferência internacional sobre a emigração e, numa segunda fase, sobre o SIDA, uma vez que estes dois problemas colocam-se com acuidade no continente. Consequentemente, o Comité Executivo encarregou o Secretário Geral de tomar todas as providências para obter o financiamento necessário o mais rápido possível com vista à organização destas reuniões. F Projecto de ordem de trabalhos da 49ª. Sessão do Comité Executivo O Secretário Geral informou aos delegados que devido às modificações efectuadas no projecto de ordem de trabalhos da 29ª. Conferência, a ordem de trabalhos da 49ª. Sessão do Comité será a seguinte: 1. Admissão(ões) e reintegração (ões) 2. Análise da aplicação das decisões e recomendações da Conferência. 3. Análise e adopção do programa anual de trabalho 4. Análise e adopção do projecto de orçamento para o exercício de Analise e adopção do projecto de ordem de trabalhos da 29ª. Conferência. 6. Análise e adopção do projecto de emendas aos Estatutos e ao Regulamento Interno. 7. Projecto de ordem de trabalhos da 50ª. Sessão do Comité Executivo 8. Fixação da data e local da 50ª. Sessão do Comité Executivo. 9. Proposta do Comité Executivo sobre a nomeação do Secretário Geral. Esta sessão terá lugar no Burundi. Quanto à data, ela será fixada de comum acordo entre a Assembleia Nacional do Burundi e o Secretariado Geral.

7 7

REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL. 62ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana RELATÓRIO

REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL. 62ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana RELATÓRIO REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL 62ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana RELATÓRIO INTRODUÇÃO Em obediência ao despacho de missão número 0164/03/GPAN/2013, exarado por Sua Excelência

Leia mais

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA 2 a SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ TÉCNICO ESPECIALIAZADO (CTE) EM MATÉRIA DE COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DE COMINICAÇÃO (CTE-CTIC-2) 20-24 DE NOVEMBRO DE 2017 ADIS

Leia mais

DECISÃO SOBRE O RELATÓRIO DO COMITÉ MINISTERIAL DE CANDIDATURAS AFRICANAS NO SISTEMA INTERNACIONAL Doc. EX.CL/1096(XXXIII)

DECISÃO SOBRE O RELATÓRIO DO COMITÉ MINISTERIAL DE CANDIDATURAS AFRICANAS NO SISTEMA INTERNACIONAL Doc. EX.CL/1096(XXXIII) Pág.1 DECISÃO SOBRE O RELATÓRIO DO COMITÉ MINISTERIAL DE CANDIDATURAS AFRICANAS NO SISTEMA INTERNACIONAL Doc. EX.CL/1096(XXXIII) O Conselho Executivo, 1. TOMA NOTA do Relatório do Comité Ministerial das

Leia mais

COMITÉ DOS REPRESENTANTES PERMANENTES Vigésima Sessão Ordinária 12 a 15 de Julho de 2010 Adis Abeba, Etiópia

COMITÉ DOS REPRESENTANTES PERMANENTES Vigésima Sessão Ordinária 12 a 15 de Julho de 2010 Adis Abeba, Etiópia AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 5517 700 Cables: OAU, ADDIS ABABA Fax: 251-11-5513039 COMITÉ DOS REPRESENTANTES PERMANENTES Vigésima Sessão Ordinária

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A ELEIÇÃO DOS DEZ (10) MEMBROS DO CONSELHO DE PAZ E SEGURANÇA DA UNIÃO AFRICANA

RELATÓRIO SOBRE A ELEIÇÃO DOS DEZ (10) MEMBROS DO CONSELHO DE PAZ E SEGURANÇA DA UNIÃO AFRICANA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis-Abeba (ETHIOPIE) P. O. Box 3243 Téléphone (251-11) 5517 700 Fax : 551 78 44 Website : www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Décima Segunda Sessão Ordinária

Leia mais

O FUNDO AFRICANO PARA AS EMERGÊNCIAS DE SAÚDE PÚBLICA: RELATÓRIO DE PROGRESSOS DO DIRECTOR REGIONAL. Documento de informação

O FUNDO AFRICANO PARA AS EMERGÊNCIAS DE SAÚDE PÚBLICA: RELATÓRIO DE PROGRESSOS DO DIRECTOR REGIONAL. Documento de informação 6 de Setembro de 2013 COMITÉ REGIONAL PARA A ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima-terceira sessão Brazzaville, Congo, 2 6 Setembro de 2013 Ponto 20.3 da ordem do dia provisória O FUNDO AFRICANO PARA AS EMERGÊNCIAS

Leia mais

Luanda, 14 de Junho de 2016 EXCELÊNCIAS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO, SENHOR SECRETÁRIO-GERAL, SENHORES MINISTROS, DISTINTOS DELEGADOS,

Luanda, 14 de Junho de 2016 EXCELÊNCIAS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO, SENHOR SECRETÁRIO-GERAL, SENHORES MINISTROS, DISTINTOS DELEGADOS, DISCURSO PRONUNCIADO POR SUA EXCELÊNCIA JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA, POR OCASIÃO DA 6ª CIMEIRA ORDINÁRIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE

Leia mais

CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Segunda Sessão Ordinária de Fevereiro de 2019 Adis Abeba, ETIÓPIA

CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Segunda Sessão Ordinária de Fevereiro de 2019 Adis Abeba, ETIÓPIA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: +251-115- 517 700 Fax: +251-115- 517844 / 5182523 Website: www.au.int CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Segunda Sessão Ordinária

Leia mais

I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP. São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final

I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP. São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final I - Nos dias 27 e 28 do mês de Abril de 2009, realizou-se em São Tomé, capital da República Democrática de

Leia mais

COMUNICADO FINAL DA II CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DOS ESTADOS MEMBROS DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ

COMUNICADO FINAL DA II CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DOS ESTADOS MEMBROS DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ COMUNICADO FINAL DA II CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DOS ESTADOS MEMBROS DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ 1. A II Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos Estados Membros da Comissão do Golfo

Leia mais

PREÂMBULO Inspirados Inspirados Determinados Convencidos Guiados Cientes Ansiosos

PREÂMBULO Inspirados Inspirados Determinados Convencidos Guiados Cientes Ansiosos Os Chefes de Administrações Marítimas Africanas (MARADS) representando Angola, Camarões, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Quénia, Libéria, Nigéria, Moçambique, Serra Leoa, África

Leia mais

DECISÕES PROCESSUAIS

DECISÕES PROCESSUAIS WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA SANTÉ BUREAU RÉGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-quarta

Leia mais

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: 5517 700 Fax: 5517844 Website: www.au.int SC13966 CONFERÊNCIA DA UNIÃO Vigésima Quarta Sessão Ordinária 30-31

Leia mais

CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Segunda Sessão Ordinária de Fevereiro de 2019 Adis Abeba, ETIÓPIA

CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Segunda Sessão Ordinária de Fevereiro de 2019 Adis Abeba, ETIÓPIA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: +251-115- 517 700 Fax: +251-115- 517844 / 5182523 Website: www.au.int CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Segunda

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone Fax: Website:

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone Fax: Website: AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone +251115-517700 Fax: +251115-517844 Website: www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Ordinária 24-28

Leia mais

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Documento informativo ÍNDICE CONTEXTO...

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Documento informativo ÍNDICE CONTEXTO... 11 de Julho de 2014 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima quarta sessão Cotonou, República do Benim, 1 5 de Setembro de 2014 Ponto 18.2 da ordem do dia provisória ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Sétima Sessão Ordinária 7 12 de Junho2015 Joanesburgo, África do Sul EX.CL/896(XXVII) Original: Inglês

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Sétima Sessão Ordinária 7 12 de Junho2015 Joanesburgo, África do Sul EX.CL/896(XXVII) Original: Inglês SC14812 92/34/12 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: 517 700 Fax: 5130 36 Website: www. africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Sétima Sessão

Leia mais

UNIÃO AFRICANA. African Commission on Human & Peoples Rights

UNIÃO AFRICANA. African Commission on Human & Peoples Rights AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA African Commission on Human & Peoples Rights Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos 31 Bijilo Annex Layout, Kombo North District, Western Region,

Leia mais

Nós, Chefes de Estado e de Governo dos Estados Membros da Organização da Unidade Africana (OUA);

Nós, Chefes de Estado e de Governo dos Estados Membros da Organização da Unidade Africana (OUA); ACTO CONSTITUTIVO DA UNIÃO AFRICANA Nós, Chefes de Estado e de Governo dos Estados Membros da Organização da Unidade Africana (OUA); 1. Presidente da República Popular e Democrática da Argélia 2. Presidente

Leia mais

PROJECTO DE ESTATUTO DO CENTRO INTERNACIONAL DA UNIÃO AFRICANA PARA A EDUCAÇÃO DE RAPARIGAS E MULHERES EM ÁFRICA (CIEFFA-UA)

PROJECTO DE ESTATUTO DO CENTRO INTERNACIONAL DA UNIÃO AFRICANA PARA A EDUCAÇÃO DE RAPARIGAS E MULHERES EM ÁFRICA (CIEFFA-UA) AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 Fax: +251 115 517844 Website: www.au.int SECOND ORDINARY SESSION FOR THE SPECIALIZED TECHNICAL

Leia mais

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS À OMS. Documento de Informação ÍNDICE ANTECEDENTES...

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS À OMS. Documento de Informação ÍNDICE ANTECEDENTES... 2 de Junho COMITÉ REGIONAL PARA A ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima sétima sessão Victoria Falls, República do Zimbabwe, 28 de Agosto a 1 de Setembro Ponto 19.9 da ordem do dia provisória ASSUNTOS REGIONAIS

Leia mais

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE RELATÓRIO DO COMITÉ MINISTERIAL AD-HOC SOBRE A TABELA DE CONTRIBUIÇÕES

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE RELATÓRIO DO COMITÉ MINISTERIAL AD-HOC SOBRE A TABELA DE CONTRIBUIÇÕES AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: (251-11) 5525849 Fax: (251-11) 5525855 Website: www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Segunda Sessão

Leia mais

DECISÃO SOBRE AS CANDIDATURAS AFRICANAS NO SEIO DO SISTEMA INTERNACIONAL Doc. EX.CL/1136(XXIV)

DECISÃO SOBRE AS CANDIDATURAS AFRICANAS NO SEIO DO SISTEMA INTERNACIONAL Doc. EX.CL/1136(XXIV) O Conselho Executivo, DECISÃO SOBRE AS CANDIDATURAS AFRICANAS NO SEIO DO SISTEMA INTERNACIONAL Doc. EX.CL/1136(XXIV) Pág. 1 1. TOMA NOTA o Relatório do Comité Ministerial sobre as Candidaturas Africanas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE SEDE REGIONAL AFRICANA. Quinquagésima sessão Ouagadougou, Burkina Faso, 28 de Agosto - 2 de Setembro de 2000

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE SEDE REGIONAL AFRICANA. Quinquagésima sessão Ouagadougou, Burkina Faso, 28 de Agosto - 2 de Setembro de 2000 WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA SANTE BUREAU REGIONAL DE L'ÁFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE SEDE REGIONAL AFRICANA COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima

Leia mais

UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone Fax: TI13031

UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone Fax: TI13031 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 517 700 Fax: +251-1-517844 TI13031 1.ª REUNIÃO DA MESA DA 3.ª CONFERÊNCIA DA UA DOS MINISTROS RESPONSÁVEIS PELO

Leia mais

CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Sessão Ordinária de Janeiro de 2018 Adis Abeba, Etiópia PROJECTO DE AGENDA UNIÃO AFRICANA

CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Sessão Ordinária de Janeiro de 2018 Adis Abeba, Etiópia PROJECTO DE AGENDA UNIÃO AFRICANA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: 5517 700 Fax: 5517844 Website: www.au.int SC21265 63/63/34/10 CONFERÊNCIA DA UNIÃO Trigésima Sessão Ordinária

Leia mais

RELATÓRIO DOS PROGRESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA REGIONAL PARA REFORÇAR O PAPEL DA MEDICINA TRADICIONAL NOS SISTEMAS DE SAÚDE ( )

RELATÓRIO DOS PROGRESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA REGIONAL PARA REFORÇAR O PAPEL DA MEDICINA TRADICIONAL NOS SISTEMAS DE SAÚDE ( ) 22 de Agosto de 2016 COMITÉ REGIONAL PARA A ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima sexta sessão Adis Abeba, República Federal Democrática da Etiópia, 19 a 23 de Agosto de 2016 Ponto 21.6 da ordem do dia RELATÓRIO

Leia mais

Documento Informativo ÍNDICE ANTECEDENTES PROGRESSOS REALIZADOS PRÓXIMOS PASSOS

Documento Informativo ÍNDICE ANTECEDENTES PROGRESSOS REALIZADOS PRÓXIMOS PASSOS 6 de Setembro de 2013 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima terceira sessão Brazzaville, República do Congo, 2 6 de Setembro de 2013 Ponto 20.4 da ordem do dia provisória IMPLEMENTAÇÃO DA

Leia mais

ACTA DA 2.ª REUNIÃO DA MESA PAN-AFRICANA DOS ÓRGÃOS NACIONAIS DE COMBATE A CORRUPÇÃO 13 DE AGOSTO DE 2008

ACTA DA 2.ª REUNIÃO DA MESA PAN-AFRICANA DOS ÓRGÃOS NACIONAIS DE COMBATE A CORRUPÇÃO 13 DE AGOSTO DE 2008 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Introdução ACTA DA 2.ª REUNIÃO DA MESA PAN-AFRICANA DOS ÓRGÃOS NACIONAIS DE COMBATE A CORRUPÇÃO 13 DE AGOSTO DE 2008 1. A terceira reunião da mesa da 2.ª Reunião

Leia mais

Sexagésima sexta sessão Adis Abeba, República Federal Democrática da Etiópia, 19 a 23 de Agosto de 2016

Sexagésima sexta sessão Adis Abeba, República Federal Democrática da Etiópia, 19 a 23 de Agosto de 2016 22 de Agosto de 2016 COMITÉ REGIONAL PARA A ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima sexta sessão Adis Abeba, República Federal Democrática da Etiópia, 19 a 23 de Agosto de 2016 Ponto 21.3 da ordem do dia RELATÓRIO

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-Primeira Sessão Ordinária 9 13 de Julho de 2012 Adis Abeba, Etiópia

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-Primeira Sessão Ordinária 9 13 de Julho de 2012 Adis Abeba, Etiópia SA 7551 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Tele: +251-115 517 700 Fax: +251-11-5 517844 Website: www.au.int CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-Primeira Sessão Ordinária

Leia mais

Quinquagésima-terceira sessão Joanesburgo, África do Sul, 1-5 de Setembro de 2003

Quinquagésima-terceira sessão Joanesburgo, África do Sul, 1-5 de Setembro de 2003 WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA SANTE BUREAU REGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-terceira

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE RECURSOS HUMANOS DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento Informativo. ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO...1 CATEGORIAS DE CONTRATOS...

RELATÓRIO SOBRE RECURSOS HUMANOS DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento Informativo. ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO...1 CATEGORIAS DE CONTRATOS... WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA ANTÉ BUREAU RÉGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-quinta

Leia mais

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Documento informativo ÍNDICE ANTECEDENTES...

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Documento informativo ÍNDICE ANTECEDENTES... 6 de Setembro de 2013 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima terceira sessão Brazzaville, República do Congo, 2 6 de Setembro de 2013 Ponto 20.2 da ordem do dia provisória ASSUNTOS REGIONAIS

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-sexta Sessão Ordinária de Janeiro de 2015 Adis Abeba, Etiópia EX.CL/889(XXVI) Add.

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-sexta Sessão Ordinária de Janeiro de 2015 Adis Abeba, Etiópia EX.CL/889(XXVI) Add. AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: 011-551 7700 Fax: 011-551 7844 Website: www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-sexta Sessão Ordinária

Leia mais

Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA OMS NA REGIÃO AFRICANA

Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA OMS NA REGIÃO AFRICANA AFR/RC61/INF.DOC/1 22 de Julho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 Ponto 18.1 da ordem do dia provisória

Leia mais

PROJECTO DE AGENDA. CONFERÊNCIA DA UNIÃO Vigésima Oitava Sessão Ordinária de Janeiro de 2017 Adis Abeba, ETIÓPIA UNIÃO AFRICANA

PROJECTO DE AGENDA. CONFERÊNCIA DA UNIÃO Vigésima Oitava Sessão Ordinária de Janeiro de 2017 Adis Abeba, ETIÓPIA UNIÃO AFRICANA SC18831 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE CONFERÊNCIA DA UNIÃO Vigésima Oitava Sessão Ordinária 30-31 de Janeiro de 2017 Adis Abeba, ETIÓPIA UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: +251

Leia mais

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Relatório da Directora Regional ÍNDICE ANTECENDENTES...

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Relatório da Directora Regional ÍNDICE ANTECENDENTES... 27 de Novembro de 2015 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima quinta sessão N Djamena, República do Chade, 23 a 27 de Novembro de 2015 Ponto 17.2 da ordem do dia ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento informativo ÍNDICE

RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento informativo ÍNDICE 8 de Julho de 2010 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima sessão Malabo, Guiné Equatorial, 30 de Agosto 3 de Setembro 2010 Ponto 8.2 da ordem do dia provisória RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A REGIÃO DOS GRANDES LAGOS PARA A ERRADICAÇÃO DA APÁTRIDA Contexto

PLANO DE ACÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A REGIÃO DOS GRANDES LAGOS PARA A ERRADICAÇÃO DA APÁTRIDA Contexto PLANO DE ACÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A REGIÃO DOS GRANDES LAGOS PARA A ERRADICAÇÃO DA APÁTRIDA 2017-1. Contexto Globalmente, milhões de pessoas, incluindo um número significativo de indivíduos

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA OMS NA REGIÃO AFRICANA

RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA OMS NA REGIÃO AFRICANA 3 de Agosto de 2007 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Quinquagésima-sétima sessão Brazzaville, República do Congo, 27 31 de Agosto de 2007 Ponto 8.3 da ordem do dia provisória RELATÓRIO SOBRE O

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE AS ACTIVIDADES DO SUBCOMITÉ DO CRP PARA OS REFUGIADOS, REPATRIADOS E DESLOCADOS INTERNOS: JANEIRO JULHO DE 2010

RELATÓRIO SOBRE AS ACTIVIDADES DO SUBCOMITÉ DO CRP PARA OS REFUGIADOS, REPATRIADOS E DESLOCADOS INTERNOS: JANEIRO JULHO DE 2010 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 Fax: +251 11 551 7844 Website: www.africa-union.org COMITÉ DOS REPRESENTANTES PERMANENTES Vigésima

Leia mais

Sexagésima sétima sessão Victoria Falls, República do Zimbabwe, 28 de Agosto a 1 de Setembro de 2017

Sexagésima sétima sessão Victoria Falls, República do Zimbabwe, 28 de Agosto a 1 de Setembro de 2017 15 de Junho de 2017 COMITÉ REGIONAL PARA ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima sétima sessão Victoria Falls, do Zimbabwe, 28 de Agosto a 1 de Setembro de 2017 Ponto 18 da ordem do dia provisória ORIENTAÇÃO

Leia mais

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA. SESSÃO À PORTA FECHADA (Sala de Conferências Média, NCC)

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA. SESSÃO À PORTA FECHADA (Sala de Conferências Média, NCC) AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: +251-115- 517 700 Fax: +251-115- 517844 / 5182523 Website: www.au.int VIGÉSIMA NONA (29ª) SESSÃO ORDINÁRIA

Leia mais

PROGRAMA DE EVENTOS DURANTE O PERÍODO DE JUNHO/JULHO DE 2018 CONFERÊNCIA DA UNIÃO NOUAKCHOTT, MAURITÂNIA REUNIÕES ESTATUTÁRIAS DA UNIÃO AFRICANA

PROGRAMA DE EVENTOS DURANTE O PERÍODO DE JUNHO/JULHO DE 2018 CONFERÊNCIA DA UNIÃO NOUAKCHOTT, MAURITÂNIA REUNIÕES ESTATUTÁRIAS DA UNIÃO AFRICANA PROGRAMA DE EVENTOS DURANTE O PERÍODO DE JUNHO/JULHO DE 2018 CONFERÊNCIA DA UNIÃO NOUAKCHOTT, MAURITÂNIA SC22237 47/47/34/10 A 01 de Junho de 2018 REUNIÕES ESTATUTÁRIAS DA E EVENTOS PARALELOS De 25 de

Leia mais

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU,

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU, CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU, MINISTRA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COOPERAÇÃO DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL E PRESIDENTE DO CONSELHO DE MINISTROS

Leia mais

P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: Fax: / Website:

P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: Fax: / Website: REUNIÕES ESTATUTÁRIAS DA UA E EVENTOS PARALELOS SC8864 Até 20 de Dezembro de 2012 A. 7ª PRÉ-CIMEIRA DA SOBRE O GÉNERO B. VIGÉSIMA QUINTA (25ª) SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (CRP)

Leia mais

PROTOCOLO SOBRE O BANCO AFRICANO DE INVESTIMENTO

PROTOCOLO SOBRE O BANCO AFRICANO DE INVESTIMENTO PROTOCOLO SOBRE O BANCO AFRICANO DE INVESTIMENTO 1 Preâmbulo Os Estados-membros da União Africana: Considerando que o Artigo 19 (c) do Acto Constitutivo da União Africana criou o Banco Africano de Investimento;

Leia mais

Quadro: Correlação entre as ordens do dia do Conselho Executivo, da Assembleia Mundial da Saúde e das sessões do Comité Regional

Quadro: Correlação entre as ordens do dia do Conselho Executivo, da Assembleia Mundial da Saúde e das sessões do Comité Regional Página 1 INTRODUÇÃO 1. Na sua Resolução WHA33.17, a Assembleia Mundial da Saúde determinou que as funções de direcção, coordenação e cooperação técnica da OMS se apoiam mutuamente e decidiu que os trabalhos

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO DOS TRATADOS DA OUA/UA (Até 1 de Abril de 2008)

RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO DOS TRATADOS DA OUA/UA (Até 1 de Abril de 2008) AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 517 700 Cables: OAU, ADDIS ABABA CONSELHO EXECUTIVO Décima-Segunda Sessão Ordinária 25-29 de Janeiro de 2008

Leia mais

RELATÓRIO DO COMITÉ MINISTERIAL AD HOC PARA A TABELA DE CONTRIBUIÇÕES

RELATÓRIO DO COMITÉ MINISTERIAL AD HOC PARA A TABELA DE CONTRIBUIÇÕES AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: 517 700 Fax: 5130 36 website: www. www.au.int SC16513 CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Oitava Sessão Ordinária 23

Leia mais

Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África

Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África Impacto por meio de conhecimento Mandato Iniciativa dos Centros Regionais Centro Europeu de Estudos de Segurança Centro de Estudos Estratégicos do

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE OS RECURSOS HUMANOS NA REGIÃO AFRICANA DA OMS. Documento Informativo ÍNDICE INTRODUÇÃO...1

RELATÓRIO SOBRE OS RECURSOS HUMANOS NA REGIÃO AFRICANA DA OMS. Documento Informativo ÍNDICE INTRODUÇÃO...1 12 de Julho de 2006 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Quinquagésima-sexta sessão Addis Abeba, Etiópia, 28 de Agosto - 1 de Setembro de 2006 Ponto 10.4 da ordem do dia provisória RELATÓRIO SOBRE

Leia mais

COMUNICADO FINAL DA I CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ (Libreville, 25 de Agosto de 2006)

COMUNICADO FINAL DA I CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ (Libreville, 25 de Agosto de 2006) COMUNICADO FINAL DA I CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ (Libreville, 25 de Agosto de 2006) A convite de Sua Excelência El Hadj Omar BONGO ONDIMBA, Presidente da República

Leia mais

Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Tel; Fax: Website: SC9108

Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Tel; Fax: Website:   SC9108 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Tel; 5517 700 Fax: 5511299 Website: www.africa-union.org SC9108 CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-quinta Sessão Ordinária 20

Leia mais

DECLARAÇÃO PRELIMINAR DA MIISÃO DE OBSERVAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA ÀS ELEIÇÕES GERAIS DE 31 DE AGOSTO DE 2012 NA REPÚBLICA DE ANGOLA

DECLARAÇÃO PRELIMINAR DA MIISÃO DE OBSERVAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA ÀS ELEIÇÕES GERAIS DE 31 DE AGOSTO DE 2012 NA REPÚBLICA DE ANGOLA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 251-11-5517700 Fax : 251-11-5517844 DECLARAÇÃO PRELIMINAR DA MIISÃO DE OBSERVAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA ÀS ELEIÇÕES

Leia mais

1. TOMA NOTA do relatório do Conselho de Paz e Segurança (CPS) sobre as suas Actividades e o Estado da Paz e Segurança em África;

1. TOMA NOTA do relatório do Conselho de Paz e Segurança (CPS) sobre as suas Actividades e o Estado da Paz e Segurança em África; Pág. 2 DECISÃO SOBRE O RELATÓRIO DO CONSELHO DE PAZ E SEGURANÇA RELATIVA ÀS SUAS ACTIVIDADES E A SITUAÇÃO DA PAZ E SEGURANÇA EM ÁFRICA Doc. Assembly/AU/6(XVIII) A Conferência, 1. TOMA NOTA do relatório

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : Fax :

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : Fax : AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 011 551 7700 Fax : 011 551 784 CONSELHO EXECUTIVO Décima-Quarta Sessão Ordinária 26 30 de Janeiro de 2009 Adis

Leia mais

TRIGÉSIMA SEGUNDA (32.ª) SESSÃO ORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DA UNIÃO DE FEVEREIRO DE Local: Sala Nelson Mandela, CCUA

TRIGÉSIMA SEGUNDA (32.ª) SESSÃO ORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DA UNIÃO DE FEVEREIRO DE Local: Sala Nelson Mandela, CCUA TRIGÉSIMA SEGUNDA (32.ª) SESSÃO ORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DA UNIÃO 1 10-11 DE FEVEREIRO DE 2019 Domingo, 10 de Fevereiro de 2019 Local: Sala Nelson Mandela, CCUA Rev.1 09h00-11h00 SESSÃO À PORTA FECHADA

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: Fax: website: www. africa-union.org

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: Fax: website: www. africa-union.org AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: 00 251 11 551 7700 Fax: 00 251 11 551 7844 website: www. africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Décima Sétima Sessão

Leia mais

Ponto 8.2 da ordem do dia provisória

Ponto 8.2 da ordem do dia provisória 5 de Abril de 2007 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Quinquagésima-sétima sessão Brazzaville, República do Congo, 27-31 de Agosto de 2007 Ponto 8.2 da ordem do dia provisória ELIMINAÇÃO DA LEPRA:

Leia mais

ERRADICAÇÃO DA POLIO NA REGIÃO AFRICANA: RELATÓRIO DOS PROGRESSOS. Documento Informativo RESUMO

ERRADICAÇÃO DA POLIO NA REGIÃO AFRICANA: RELATÓRIO DOS PROGRESSOS. Documento Informativo RESUMO 7 de Julho de 2006 COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-sexta sessão Addis Abeba, Etiópia, 28 de Agosto - 1 de Setembro de 2006 ORIGINAL: INGLÊS Ponto 10.1 da ordem do dia provisória ERRADICAÇÃO DA POLIO

Leia mais

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 / Fax: +251 11 5 517 844 website: www.au.int FI14972 48/48/22/10 CONSELHO EXECUTIVO Vigésima

Leia mais

Quadro: Correlação entre as ordens do dia do Conselho Executivo, da Assembleia Mundial da Saúde e das sessões do Comité Regional

Quadro: Correlação entre as ordens do dia do Conselho Executivo, da Assembleia Mundial da Saúde e das sessões do Comité Regional Página 1 INTRODUÇÃO 1. Na sua Resolução WHA33.17, a Assembleia Mundial da Saúde determinou que as funções de direcção, coordenação e cooperação técnica da OMS se apoiam mutuamente e decidiu que os trabalhos

Leia mais

Assembleia Parlamentar da NATO

Assembleia Parlamentar da NATO Assembleia Parlamentar da NATO A Assembleia Parlamentar da NATO (APNATO) é uma organização inter-parlamentar que inclui legisladores dos Estados-membros da Aliança do Atlântico Norte, bem como dos respectivos

Leia mais

RELATÓRIO DO COMITÉ AFRICANO DE PERITOS SOBRE OS DIREITOS E O BEM-ESTAR DA CRIANÇA (ACERWC)

RELATÓRIO DO COMITÉ AFRICANO DE PERITOS SOBRE OS DIREITOS E O BEM-ESTAR DA CRIANÇA (ACERWC) SC9943 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P.O.Box 3243 Telephone: 5517 700 Fax: 517844 Website: www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Terceira Sessão Ordinária

Leia mais

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA SANTE BUREAU REGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-primeira

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DAS ADMINISTRAÇOES MARITIMAS AFRICANAS. Projecto de Constituição

ASSOCIAÇÃO DAS ADMINISTRAÇOES MARITIMAS AFRICANAS. Projecto de Constituição 1 ASSOCIAÇÃO DAS ADMINISTRAÇOES MARITIMAS AFRICANAS Projecto de Constituição 2 Nós, os Chefes das administrações marítimas da África: República Popular Democrática da Argélia República de Angola República

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento de Informação ÍNDICE

RELATÓRIO SOBRE O PESSOAL DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento de Informação ÍNDICE 6 de Setembro de 2013 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima terceira sessão Brazzaville, República do Congo, 2 6 de Setembro de 2013 Ponto 20.1 da ordem do dia provisória RELATÓRIO SOBRE

Leia mais

PROJECTO DE PROGRAMA DE TRABALHO. Tema: Promover a utilização do registo civil e estatísticas vitais em prol da boa governação em África

PROJECTO DE PROGRAMA DE TRABALHO. Tema: Promover a utilização do registo civil e estatísticas vitais em prol da boa governação em África Comissão da União Africana República do Côte d Ivoire Reunião Preparatória de Peritos da Terceira Conferência dos Ministros Africanos Responsáveis pelo Registo Civil 9-11 de Fevereiro de 2015 Yamoussoukro,

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO Décima-OitavaSessão Ordinária de Janeiro de 2011 Adis Abeba, Etiópia EX.CL/620 (XVIII) ix Original : Inglês

CONSELHO EXECUTIVO Décima-OitavaSessão Ordinária de Janeiro de 2011 Adis Abeba, Etiópia EX.CL/620 (XVIII) ix Original : Inglês AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 517 700 Fax : 5130 36 website : www. africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Décima-OitavaSessão Ordinária 24 28

Leia mais

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE. Addis-Abeba (ETHIOPIE) P. O. Box 3243 Téléphone (251-11) Fax : Website :

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE. Addis-Abeba (ETHIOPIE) P. O. Box 3243 Téléphone (251-11) Fax : Website : AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis-Abeba (ETHIOPIE) P. O. Box 3243 Téléphone (251-11) 5517 700 Fax : 551 78 44 Website : www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Décima Quinta Sessão Ordinária

Leia mais

DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv

DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv O Conselho Executivo; DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv A. AVALIAÇÃO DAS PARCERIAS ESTRATÉGICAS Pág. 1 1. TOMA NOTA do Relatório do CRP sobre a avaliação das Parcerias Estratégicas,

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda DECISÕES. Ext/EX.CL/Dec.1-2(XVIII) Original: Inglês/Francês

CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda DECISÕES. Ext/EX.CL/Dec.1-2(XVIII) Original: Inglês/Francês AFRICAN UNION UNION AFRICAINE CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P.O. Box 3243 Telephone: +251-115517 700 Fax: +251-115517844

Leia mais

Local: Sala Nelson Mandela, NCC

Local: Sala Nelson Mandela, NCC AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: +251-115- 517 700 Fax: +251-115- 517844 / 5182523 Website: www.au.int REV.1 PROJECTO DE PROGRAMA DA TRIGÉSIMA

Leia mais

COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (CRP) Trigésima Quinta Sessão Ordinária de Janeiro de 2018 Adis Abeba, Etiópia PROJECTO DE AGENDA

COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (CRP) Trigésima Quinta Sessão Ordinária de Janeiro de 2018 Adis Abeba, Etiópia PROJECTO DE AGENDA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: 5517 700 Fax: 5517844 Website: www.au.int SC21251 COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (CRP) Trigésima Quinta

Leia mais

PRIMEIRA REUNIÃO SEMESTRAL DE COORDENAÇÃO 8 de Julho de 2019 Niamey, Níger

PRIMEIRA REUNIÃO SEMESTRAL DE COORDENAÇÃO 8 de Julho de 2019 Niamey, Níger AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA, P.O. Box 3243 Telephone: 011-551 7700 Fax: 011-551 7844 Website: www.au.int PRIMEIRA REUNIÃO SEMESTRAL DE COORDENAÇÃO 8 de Julho de 2019

Leia mais

Carta do CODESRIA. A organização denomina-se «Conselho para o desenvolvimento da pesquisa em Ciências Sociais em África» (CODESRIA)

Carta do CODESRIA. A organização denomina-se «Conselho para o desenvolvimento da pesquisa em Ciências Sociais em África» (CODESRIA) Carta do CODESRIA PREÂMBULO Nós, membros da Comunidade africana de ciênciais sociais, Considerando a importância de um reforço desta comunidade e de uma sinergia dos esforços para desenvolver a pesquisa

Leia mais

RELATÓRIO DOS PROGRESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO REGIONAL PARA A VACINAÇÃO Documento de informação ÍNDICE ANTECEDENTES...

RELATÓRIO DOS PROGRESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO REGIONAL PARA A VACINAÇÃO Documento de informação ÍNDICE ANTECEDENTES... 19 de Julho de 2019 COMITÉ REGIONAL PARA A ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima nona sessão Brazzaville, República do Congo, 19 a 23 de Agosto de 2019 Ponto 15.2 da ordem do dia provisória RELATÓRIO DOS

Leia mais

FINANCIAMENTO DA UNIÃO. Rumo à Autonomia Financeira da União Africana

FINANCIAMENTO DA UNIÃO. Rumo à Autonomia Financeira da União Africana FINANCIAMENTO DA UNIÃO FI23702-13/13/34/12 Rumo à Autonomia Financeira da União Africana PROJECTO DE RELATÓRIO DE PROGRESSO Segunda Versão 28 de Dezembro de 2018 Pág. i A. Antecedentes... 1 B. Decisão

Leia mais

ORIGINAL: INGLÊS Quinquagésima-oitava sessão Yaoundé, República dos Camarões, 1 5 de Setembro de 2008 Ponto 8.4 da ordem do dia provisória

ORIGINAL: INGLÊS Quinquagésima-oitava sessão Yaoundé, República dos Camarões, 1 5 de Setembro de 2008 Ponto 8.4 da ordem do dia provisória 10 de Julho de 2008 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Quinquagésima-oitava sessão Yaoundé, República dos Camarões, 1 5 de Setembro de 2008 Ponto 8.4 da ordem do dia provisória RELATÓRIO SOBRE O

Leia mais

APROVAÇÃO DA DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DO SUBCOMITÉ DO PROGRAMA À SEXAGÉSIMA OITAVA SESSÃO DO COMITÉ REGIONAL

APROVAÇÃO DA DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DO SUBCOMITÉ DO PROGRAMA À SEXAGÉSIMA OITAVA SESSÃO DO COMITÉ REGIONAL 14 de Junho de 2018 COMITÉ REGIONAL PARA A ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima oitava sessão Dacar, República do Senegal, 27 a 31 de Agosto de 2018 Ponto 6 da ordem do dia provisória APROVAÇÃO DA DECLARAÇÃO

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Primeira Sessão Ordinária 9 13 de Julho de 2012 Adis Abeba, Etiópia EX.CL/732 (XXI) Rev.2 Original : Inglês

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Primeira Sessão Ordinária 9 13 de Julho de 2012 Adis Abeba, Etiópia EX.CL/732 (XXI) Rev.2 Original : Inglês SC7749 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Adis Abeba, Ethiopia P. O. Box 3243 Telefone: 5517 700 Fax: 5517844 Website: www. Africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Primeira Sessão Ordinária

Leia mais

DECISÕES E DECLARAÇÃO

DECISÕES E DECLARAÇÃO AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis-Abeba (ETHIOPIE) P. O. Box 3243 Téléphone (25-) 557 700 Fax : 55 78 44 Website : www.africa-union.org CONFERÊNCIA DA UNIÃO Nona Sessão Ordinária - 3 de

Leia mais

TERCEIRA CONFERÊNCIA AFRICANA SOBRE A APLICAÇÃO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ESPACIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

TERCEIRA CONFERÊNCIA AFRICANA SOBRE A APLICAÇÃO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ESPACIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis-Abeba (ETHIOPIE) P. O. Box 3243 Téléphone (251-11) 5517 700 Fax : 551 78 44 Website: www.africa-union.org CONFERÊNCIA DA UNIÃO ARFICANA Décima Quinta

Leia mais

Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011

Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 4 de Julho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 Ponto 16 da ordem do dia provisória RELATÓRIO DOS

Leia mais

Sexagésima sexta sessão Adis Abeba, República Federal Democrática da Etiópia, 19 a 23 de Agosto de 2016

Sexagésima sexta sessão Adis Abeba, República Federal Democrática da Etiópia, 19 a 23 de Agosto de 2016 22 de Agosto de 2016 COMITÉ REGIONAL PARA A ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima sexta sessão Adis Abeba, República Federal Democrática da Etiópia, 19 a 23 de Agosto de 2016 Ponto 21.12 da ordem do dia ASSUNTOS

Leia mais

UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone Fax : Website :

UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone Fax : Website : AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone +251115-517700 Fax : +251115-517844 Website : www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Décima-oitava Sessão Ordinária

Leia mais

A fiscalização legislativa orçamental e consequências na qualidade da democracia e governação actores objectivos e percepções

A fiscalização legislativa orçamental e consequências na qualidade da democracia e governação actores objectivos e percepções A fiscalização legislativa orçamental e consequências na qualidade da democracia e governação actores objectivos e percepções Elisabete Azevedo-Harman (PhD) Especialista Parlamentar Senior/ Pro PALOP TL

Leia mais

DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD)

DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD) DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD) 1. NÓS, Chefes de Estado e de Governo dos países membros da União Africana, reunidos na 3ª Sessão Ordinária da nossa

Leia mais

COMUNICADO FINAL. Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)

COMUNICADO FINAL. Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) COMUNICADO FINAL Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) Luanda (República de Angola) 24 DE ABRIL DE 2018 1. A Cimeira dos Chefes

Leia mais

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: 5517 700 Fax: 5517844 Website: www.au.int SC14884 CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Sétima Sessão Ordinária 11-12

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : Fax : website : www. africa-union.org

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : Fax : website : www. africa-union.org AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 517 700 Fax : 5130 36 website : www. africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-Quarta Sessão Ordinária 21-28

Leia mais

RELATÓRIO DO SUBCOMITÉ DA NEPAD

RELATÓRIO DO SUBCOMITÉ DA NEPAD SC12340 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 011-551 7700 Fax : 011-551 7844 website : www. africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Vigésima Quinta

Leia mais

Quadro: Correlação entre as ordens do dia do Conselho Executivo, da Assembleia Mundial da Saúde e do Comité Regional

Quadro: Correlação entre as ordens do dia do Conselho Executivo, da Assembleia Mundial da Saúde e do Comité Regional Página 1/2 INTRODUÇÃO 1. Na sua Resolução WHA33.17, a Assembleia Mundial da Saúde decidiu que as funções de direcção, coordenação e cooperação técnica da OMS se apoiavam mutuamente e que devia haver inter-relações

Leia mais

EXMºS SENHORES VICE-PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA NACIONAL; EXMºS SENHORES MEMBROS DO EXECUTIVO;

EXMºS SENHORES VICE-PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA NACIONAL; EXMºS SENHORES MEMBROS DO EXECUTIVO; REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL EXMºS SENHORES VICE-PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA NACIONAL; EXMºS SENHORES DEPUTADOS; EXMºS SENHORES MEMBROS DO EXECUTIVO; CAROS CONVIDADOS; MINHAS SENHORAS; MEUS SENHORES,

Leia mais

Abertura solene da I sessão da Assembleia Parlamentar da CPLP. Saudação do Secretário Executivo da CPLP. São Tomé, 27 de Abril de 2009.

Abertura solene da I sessão da Assembleia Parlamentar da CPLP. Saudação do Secretário Executivo da CPLP. São Tomé, 27 de Abril de 2009. Abertura solene da I sessão da Assembleia Parlamentar da CPLP. Saudação do Secretário Executivo da CPLP. São Tomé, 27 de Abril de 2009. Senhor Presidente, Senhores Presidentes das Assembleias Nacionais

Leia mais

Apreciar os factores que condicionam a segurança ambiental da região e projectar ideias que evoluam para política e acções para a assegurar.

Apreciar os factores que condicionam a segurança ambiental da região e projectar ideias que evoluam para política e acções para a assegurar. COMUNICADO FINAL Por iniciativa do Governo da República de Angola, na qualidade de Estado-membro presidente em exercício da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), em parceria com o Secretariado Executivo da

Leia mais

Nuvens escuras. Janeiro de 2019

Nuvens escuras. Janeiro de 2019 Perspectivas Económicas Globais: Nuvens escuras África subsariana Janeiro de 2019 Desenvolvimentos recentes: A recuperação na África subsariana continua, embora num ritmo mais lento. Estima-se que o crescimento

Leia mais

AFR/RC61/PR/1 5 de Julho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS

AFR/RC61/PR/1 5 de Julho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS 5 de Julho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 Ponto 17.1 da ordem do dia provisória RELATÓRIO DOS

Leia mais