LISTA DE EXERCÍCIOS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA DE EXERCÍCIOS 1"

Transcrição

1 1 LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Conteúdo... : Espaços Amostrais e Probabilidade Variáveis Aleatórias Instruções Gerais.. : Apresentar as soluções em folhas de papel escritas à mão. As folhas devem ser identificadas com nome completo do aluno. Cada questão deve ser identificada inequivocamente. Soluções de problemas que requerem manipulação algébrica devem ser apresentadas passo-a-passo. Data de Entrega... : 11 de novembro de 2016 (entregar na aula) Conjuntos 1) O sistema ABO de tipos sanguíneos é baseado na presença de antígenos no sangue. Uma pessoa com antígeno A possui tipo sanguíneo A, uma pessoa com antígeno B possui tipo sanguíneo B e uma pessoa com ambos os antígenos A e B possui sangue tipo AB. Se nenhum antígeno está presente no sangue, o tipo sanguíneo é O. Desenho um diagrama de Venn que representa o sistema ABO de tipos sanguíneos. Uma proteína que reveste as células vermelhas do sangue de algumas pessoas foi descoberta em Uma pessoa com essa proteína é classificada como tendo fator Rh positivo (Rh+), enquanto que uma pessoa cujas células sanguíneas não possuem esta proteína é classificada como tento fator Rh negativo (Rh-). Desenhe um diagrama de Venn que represente todos os tipos sanguíneos no sistema ABO com o fator Rh correspondente. 2) Considere um baralho dividido entre os naipes copas, ouros, espadas e paus, cada um com cartas numeradas de um a doze. Copas e ouros são naipes de cor vermelha, enquanto que espada e paus são naipes de cor preta. Considere que o conjunto A contém as cartas de copas; o conjunto B contém cartas maiores que cinco; e o conjunto C é composto por cartas pretas. Expresse cada um dos eventos abaixo em termos de A, B e C e das operações de complemento, união e intersecção: a. Ao menos um dos eventos A, B e C ocorre. b. No máximo um dos eventos A, B e C ocorre. c. Nenhum dos eventos A, B e C ocorre. d. Exatamente um dos eventos A, B e C ocorre. e. Eventos B ocorre enquanto que evento C não ocorre. f. Eventos A ou C ocorrem enquanto que evento B não ocorre. Apresente tanto a representação algébrica quanto o diagrama de Venn das respostas.

2 Modelos Probabilísticos Universidade Federal Fluminense 3) Um dado não viciado de quatro faces é lançado três vezes. Determine a probabilidade dos eventos apresentados abaixo: a. A sequência de faces 1, 1, 1. b. Qualquer sequência com duas faces 3 e uma face 4. c. Qualquer sequência onde o número de faces pares é maior que o número de faces ímpares. 4) Um dado de dez faces é construído de tal modo que cada face com valor maior que três é duas vezes mais provável de ocorrer que cada uma das demais faces. Toda face com valor menor ou igual a três possui as mesmas chances de ocorrer, assim como toda face com valor maior que três possui as mesmas chances de ocorrer. a. Construa um modelo probabilístico para um único lançamento deste dado e encontre a probabilidade do resultado ser menor do que seis. b. Construa um modelo probabilístico para dois lançamentos consecutivos deste dado e encontro a probabilidade da soma dos resultados ser maior ou igual a dez. 2 Probabilidade Condicional, Lei da Probabilidade Total e Teorema de Bayes 5) O jogo de dominós faz uso de um conjunto de peças retangulares divididas em duas partes. Cada uma das partes de uma peça possui de zero a seis marcações, totalizando 28 peças distintas. Assumindo que todas as peças possuem a mesma probabilidade de serem escolhidas em um sorteio: a. Qual a probabilidade de escolha de uma peça dupla, ou seja, com a mesma quantidade de marcações em ambas as partes? b. Dado que a soma das marcações da peça escolhida é maior ou igual a sete, qual a probabilidade condicional de uma peças dupla ser escolhida? c. Qual a probabilidade de ao menos um dos lados da peça escolhida ser igual a seis? 6) Os irmãos João, José e Pedro sempre se metem em encrenca. É impressionante ver que os três possuem a mesma capacidade para isso e que os três possuem a seguinte característica peculiar: João sempre mente, José sempre diz a verdade e Pedro diz a verdade 60% das vezes. Certo dia, um vaso com flores foi encontrado quebrado pela mãe dos meninos. Ao perceber a bagunça, ela prontamente cercou um dos filhos e perguntou: Foi você quem quebrou este vaso?. A resposta foi positiva e era evidente de que a resposta era verdadeira, pois a terra no vaso havia sujado as roupas do menino. Qual a probabilidade de ter sido Pedro o menino indagado? 7) Suponha a existência de um teste de estresse capaz de prever, com 85% de acurácia, quando um aluno de um certo Programa de Pós-Graduação está estressado. Quando o aluno está estressado, o teste retorna positivo para estresse com probabilidade 0,85, enquanto que quando o aluno não está estressado ele retorna corretamente negativo para estresse com probabilidade 0,85. Em um cenário em que 95% dos estudantes estão estressados, se o teste de estresse retorna negativo, qual a probabilidade do estudante testado estar estressado?

3 8) Três participantes de um reality show disputam uma prova para ver quem ganhará um carro 0 Km. À frente deles existe um conjunto de m chaves capazes de ligar o carro e um conjunto de n chaves incapazes de ligar o carro, todas misturadas. Os participantes se alternam na escolha e teste de uma chaves, uma por vez. O primeiro que conseguir ligar o carro, leva o prêmio. Desenvolva uma fórmula recursiva que permita, de maneira conveniente, o cálculo da probabilidade do participante que inicia a prova vencer. 9) Suponha que 40% dos s que você recebe é spam. Com probabilidade 0,3, esses s contém a palavra compre no texto de assunto. Alguns que não são spam também podem conter esta palavra no texto de assunto, porém com probabilidade 0,01. Dado que você recebe um contendo a palavra compre em seu texto de assunto: a. Qual a probabilidade deste não ser spam? b. Qual a probabilidade deste ser spam? 10) Dos barcos de pesca que naufragam na costa de um determinado país, 70% acabam sendo encontrados. Dos barcos que são encontrados, 60% possuem um localizador de emergência, enquanto que 90% dos barcos que não são encontrados não possuem tal localizador. Supondo que um barco com localizador naufragou na costa deste país, qual a probabilidade dele ser encontrado? 3 Independência 11) Assuma que os eventos A e B são independentes. Assuma, também, que os eventos A e C também são independentes. Nessas condições, sempre é verdade que A é independente de B C? Forneça uma prova ou um contraexemplo que apoie sua resposta. 12) Deixe A e B ser eventos tal que A B. É possível que A e B sejam independentes? Responda e forneça um exemplo de quando eles são independentes, ou uma prova de que isso não pode acontecer. 13) Assuma que A e B são eventos independentes. a. Prove que P(A B) = P(A) + P(B) P(A) P(B). b. Use o resultado do item (a) e a definição de independência para mostrar que se os eventos A, B e C são independentes, então A e B C são independentes. Obs.: Escreva provas completas. Por exemplo, no item (a), não parta de atalhos como a propriedade P(A B) = P(A) + P(B) P(A B) apresentada em aula. Métodos de Contagem 14) De uma população de nove homens e seis mulheres, cinco pessoas são escolhidas para formar um grupo que deve conter pelo menos três homens. De quantas maneiras diferentes este grupo pode ser formado?

4 15) Quantos números de n dígitos podem ser formados a partir dos dígitos 2, 3, 5, 6, 7 e 9, de modo que nenhum dígito se repita e o número seja divisível por 5? 16) De quantas maneiras diferentes as letras das palavras a seguir podem ser arranjadas de modo que a condição indicada seja atendida? a. CABIDE Condição: as vogais devem aparecer juntas. b. FONE Condição: a terceira letra deve ser uma vogal. c. LÁPIS Condição: a letras no início e no fim da palavra devem ser vogais. 17) Dado um conjunto S contendo n elementos e um subconjuntos A S contendo k elementos, determine a quantidade de subconjunto B S que satisfaça: a. B A b. A B = c. A B 4 Variáveis Aleatórias Discretas 18) Considere três variáveis aleatórias discretas X, Y e Z. Suponha que as PMFs p X (x), p Y X (y x) e p Z Y (z y) são fornecidas para todo x, y e z que as variáveis aleatórias podem assumir. Para cada item abaixo, indique quando é e quando não é possível calcular a PMF com a informação fornecida. Caso seja possível, calcular a PMF e mostre a tal expressão em termos de p X (x), p Y X (y x) e p Z Y (z y) ou em termos de outras PMFs já calculadas no exercícios. Caso não seja possível, indique que informação adicional seria necessária para calcular a PMF requerida. a. p Y (y) b. p Z (z) c. p X,Y (x, y) d. p Y,Z (y, z) e. p X,Z (x, z) f. p X Y (x y) g. p X Z (x z) h. p Y Z (y z) 19) A probabilidade de Joselito jogar na Mega-Sena em qualquer semana do ano é p, independente dele ter ou não ter jogado em qualquer outra semana. Cada vez que joga, Joselito tem a probabilidade q de vencer, novamente, independentemente de qualquer outro fator. Durante um

5 período de tempo fixo de n semanas, deixe X ser o número de semanas que ele jogou na Mega- Sena e Y o número de vezes que ele ganhou. a. Qual a probabilidade de Joselito ter jogado na Mega-Sena em qualquer semana em particular, dado que ele não venceu naquela semana? b. Encontre a PMF condicional p Y X (y x). c. Encontre a PMF conjunta p X,Y (x, y). As respostas podem ser dadas em termos de fatorial, exponencial, etc. 20) Um controlador precisa atender à n requisições de leitura/escrita em um disco com c cilindros. Assuma que essas requisições são distribuídas uniformemente sobre os cilindros desse disco, indexados por i = 0, 1,, c 1. Antes de começar a atender às requisições, a cabeça de leitura/escrita está no cilindro 0. Após atender às requisições, ela deverá retornar à posição 0. O controlador pode adotar duas estratégias para realizar os atendimentos: Estratégia 1: As n requisições são ordenadas de forma crescente por índice do cilindro e então são atendidas nessa ordem. Com esse esquema, a distância que a cabeça de leitura/escrita percorre é duas vezes maior que a distância de 0 para o maior índice das n requisições. Estratégia 2: As requisições entram em uma fila do tipo FIFO. Com esse esquema, a cabeça de leitura/escrita se move da seguinte forma: 1) Do cilindro 0 para a localização do cilindro da 1ª requisição. 2) Da localização do cilindro da 1ª requisição para o cilindro da 2ª requisição, do cilindro da 2ª requisição para o da 3ª requisição,, da localização do cilindro da (n 1)-ésima requisição para o cilindro da n-ésima requisição. 3) Da localização do cilindro da n-ésima requisição para o cilindro 0. Calcule a distância média esperada e a variância para cada uma das estratégias. A partir desses valores, quais conclusões podemos tirar ao comparar as duas estratégias? 21) Você criou um aplicativo web e decidiu torna-lo seu ganha-pão por meio da exibição de anúncios. Existem dois tipos de anúncios que você poderá exibir: Tipo A e Tipo B. Você recebe R$0,10 cada vez que um usuário dá um click em um anúncio do Tipo A. Se o usuário dá um click no anúncio do Tipo B então você ganha R$0,05. Você só pode mostrar um anúncio por usuário, que poderá dar no máximo um click no anúncio Se um anúncio do Tipo A é exibido para um usuário mais velho, então ele dará um click no anúncio com probabilidade 0,3. Enquanto que a probabilidade de usuários mais velhos darem um click no anúncio de Tipo B é de 0,1. Usuários mais jovens darão clicks em anúncios do Tipo A com probabilidade 0,1, e em anúncios do Tipo B com probabilidade 0,4. Metade dos usuários do seu aplicativo são pessoas jovens e a outra metade são pessoas mais velhas. a. Se você tiver que mostrar o mesmo tipo de anúncio para todos os usuários, você espera fazer mais dinheiro mostrando anúncios do Tipo A ou do Tipo B? Justifique sua resposta. b. Suponha que você possui alguma informação demográfica sobre os usuários da sua aplicação, de modo que você consiga escolher o tipo de anúncios em função da idade do usuários. Mostre 5

6 que você poderá lucrar mais mostrando anúncios do Tipo A para usuários mais velhos e do Tipo B para usuários mais jovens. 22) Considere o lançamento independente de duas moedas não viciadas. Dadas as variáveis aleatórias: a. Qual o valor esperado de A, B, C e D? b. Qual a variância de A, B, C e D? 1, 1ª moeda retorna cara A = { 1, 1ª moeda retorna coroa 1, 2ª moeda retorna cara B = { 1, 2ª moeda retorna coroa C = A + B D = A B c. Prove ou refute a afirmação de que A e C são independentes. d. Prove ou refute a afirmação de que A e D são independentes. 6 Variáveis Aleatórias Contínuas 23) Um estudante da UFF costuma chegar à estação de barcas da Praça XV, no Rio de Janeiro, entre 7:55 e 8:15, com distribuição uniforme de probabilidades nesse intervalo. Se esse estudante chega entre 7:55 e 8:00, então ele consegue pegar a barca das 8:00. Caso contrário, ele precise pegar a barca das 8:15. Qual o tempo esperado que esse estudante gasta aguardando a chegada da barca? 24) As variáveis aleatórias X e Y são distribuídas de acordo com a PDF: a. Qual o valor da constante c? b. Determine as PDFs marginais f X (x) e f Y (y). c x, se 1 x y 3, f X,Y (x, y) = { 0, caso contrário. c. Determine o valor esperado de 1/X, dado que Y = 3/2. d. A variável aleatória Z é definida por Z = Y X. Determine a PDF f Z (z). 25) Um sistema computacional consiste de n subsistemas, sendo que o tempo de vida de cada subsistema segue uma distribuição exponencial com parâmetro λ i, para i = 1, 2,, n. Cada subsistema é independente, mas o sistema computacional como um todo falha se qualquer um dos seus subsistemas falhar. Seja X uma variável aleatória que indica o tempo de vida de um sistema computacional, i.e., o tempo até o sistema como um todo falhar: a. Derive a CDF F X de X. b. Use sua resposta para o item (a) para argumentar que X é uma variável aleatória exponencial. Qual o parâmetro λ de X?

REGRAS PARA CÁLCULO DE PROBABILIDADES

REGRAS PARA CÁLCULO DE PROBABILIDADES REGRAS PARA CÁLCULO DE PROBABILIDADES Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 15 de abril de 2019 Londrina 1 / 17 As probabilidades sempre se referem a ocorrência de eventos

Leia mais

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 08

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 08 Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais Aula 08 Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM Teoria das Filas

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE PROBABILIDADE Consideremos um experimento com resultados imprevisíveis e mutuamente exclusivos, ou seja, cada repetição desse experimento é impossível prever com certeza qual o resultado que será obtido,

Leia mais

Resposta: Resposta: 4 ou seja, 1.

Resposta: Resposta: 4 ou seja, 1. 1. (Unicamp 2016) Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a a) 1. 4 b). 8 c) 1. 2 d). 4

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROBABILIDADE

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROBABILIDADE 01. (UNICAMP 016) Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a A) 1. B). 8 C) 1. D). 0. (UNESP

Leia mais

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato Probabilidade em espaços discretos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Probabilidade em espaços discretos Definições de Probabilidade Experimento Espaço Amostral Evento Probabilidade

Leia mais

Estatística Empresarial. Fundamentos de Probabilidade

Estatística Empresarial. Fundamentos de Probabilidade Fundamentos de Probabilidade A probabilidade de chuva é de 90% A probabilidade de eu sair é de 5% Conceitos Básicos Conceitos Básicos 1. Experiência Aleatória (E) Processo de obtenção de uma observação

Leia mais

Regras de probabilidades

Regras de probabilidades Regras de probabilidades Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 16 de maio de 2018 Londrina 1 / 17 Propriedades As probabilidades sempre se referem a

Leia mais

PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO

PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA 1º ANO ANÁLISE COMBINATÓRIA PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net TEORIA DAS PROBABILIDADES A teoria

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE 3 NOÇÕES DE PROILIDDE 3.1 Conjuntos Um conjunto pode ser considerado como uma coleção de objetos chamados elementos do conjunto. Em geral denota-se conjunto por letras maiúsculas,, C,... e a sua representação

Leia mais

Avaliação e Desempenho Aula 5

Avaliação e Desempenho Aula 5 Avaliação e Desempenho Aula 5 Aula passada Revisão de probabilidade Eventos e probabilidade Independência Prob. condicional Aula de hoje Variáveis aleatórias discretas e contínuas PMF, CDF e função densidade

Leia mais

REGRAS DE PROBABILIDADE

REGRAS DE PROBABILIDADE REGRAS DE PROBABILIDADE Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de maio de 2017 Propriedades As probabilidades sempre se referem a

Leia mais

Prof.: Joni Fusinato

Prof.: Joni Fusinato Introdução a Teoria da Probabilidade Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso

Leia mais

Introdução à Estatística

Introdução à Estatística Introdução à Estatística Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução a Probabilidade Existem dois tipos de experimentos:

Leia mais

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 09

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 09 Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais Aula 09 Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM Teoria das Filas

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 6...2 Probabilidade...2 Exercícios...4 Restpostas...9 Capítulo 7... 12 Análise combinatória... 12 Fatorial... 12 Arranjo... 13 Combinação... 16 Exercícios... 17 Respostas... 22 1 Capítulo

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aula passada Probabilidade Análise Combinatória Independência de eventos Aula de hoje Independência de eventos Prob. Condicional Teorema da Probabilidade

Leia mais

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais.

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais. p: João Alvaro w: www.matemaniacos.com.br e: joao.baptista@iff.edu.br. No lançamento de dois dados, D e D 2, tem-se o seguinte espaço amostral, dado em forma de tabela de dupla entrada. Lista de exercícios

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aula passada Probabilidade Condicional Independência de Eventos Teorema da Probabilidade Total Lei de Bayes Aula de hoje Exemplo Lei de Bayes Variáveis Aleatórias

Leia mais

Ciclo 3 Encontro 2 PROBABILIDADE. Nível 3 PO: Márcio Reis 11º Programa de Iniciação Científica Jr.

Ciclo 3 Encontro 2 PROBABILIDADE. Nível 3 PO: Márcio Reis 11º Programa de Iniciação Científica Jr. 1 Ciclo 3 Encontro 2 PROBABILIDADE Nível 3 PO: Márcio Reis 11º Programa de Iniciação Científica Jr. Probabilidade 2 Texto: Módulo Introdução à Probabilidade O que é probabilidade? parte 1 de Fabrício Siqueira

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE Fração como Probabilidade Sexto Ano do Ensino Fundamental Prof. Francisco Bruno Holanda Prof. Antonio Caminha Muniz Neto 1 Introdução

Leia mais

Aula - Introdução a Teoria da Probabilidade

Aula - Introdução a Teoria da Probabilidade Introdução a Teoria da Probabilidade Prof. Magnos Martinello Aula - Introdução a Teoria da Probabilidade Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Departamento de Informática - DI 5 de dezembro de

Leia mais

O conceito de probabilidade

O conceito de probabilidade A UA UL LA O conceito de probabilidade Introdução Nesta aula daremos início ao estudo da probabilidades. Quando usamos probabilidades? Ouvimos falar desse assunto em situações como: a probabilidade de

Leia mais

1 Definição Clássica de Probabilidade

1 Definição Clássica de Probabilidade Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 4 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 2 - Probabilidade: Definições (Notas de aula) 1 Definição Clássica

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

PROBABILIDADE CONDICIONAL E TEOREMA DE BAYES

PROBABILIDADE CONDICIONAL E TEOREMA DE BAYES PROBABILIDADE CONDICIONAL E TEOREMA DE BAYES Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 08 de junho de 2016 Probabilidade Condicional

Leia mais

MATEMÁTICA NA ESCOLA 3ª SÉRIE 1º BIMESTRE TAREFA 4 REENVIO DO PLANO DE TRABALHO 2 HORACIO DE SOUZA LIMA GRUPO 2 TUTOR: EDESON DOS ANJOS SILVA

MATEMÁTICA NA ESCOLA 3ª SÉRIE 1º BIMESTRE TAREFA 4 REENVIO DO PLANO DE TRABALHO 2 HORACIO DE SOUZA LIMA GRUPO 2 TUTOR: EDESON DOS ANJOS SILVA MATEMÁTICA NA ESCOLA 3ª SÉRIE 1º BIMESTRE TAREFA 4 REENVIO DO PLANO DE TRABALHO 2 HORACIO DE SOUZA LIMA GRUPO 2 TUTOR: EDESON DOS ANJOS SILVA PROBABILIDADE 02/04/2013 PONTOS POSITIVOS O trabalho em grupo

Leia mais

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a probabilidade se sair bola: a. azul; b. vermelha; c. amarela. 2.

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aulas passadas Espaço Amostral Álgebra de Eventos Axiomas de Probabilidade Análise Combinatória Aula de hoje Probabilidade Condicional Independência de Eventos

Leia mais

PROBABILIDADE. Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti

PROBABILIDADE. Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti PROBABILIDADE Dizemos que a probabilidade é uma medida da quantidade de incerteza que existe em um determinado experimento.

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Mauricio Fanno Estatística indutiva Estatística descritiva Dados no passado ou no presente e em pequena quantidade, portanto, reais e coletáveis. Campo de trabalho:

Leia mais

Estatística: Probabilidade e Distribuições

Estatística: Probabilidade e Distribuições Estatística: Probabilidade e Distribuições Disciplina de Estatística 2012/2 Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa 1 Aula de Hoje 23/11/2012 Estudo da Probabilidade Distribuição

Leia mais

Probabilidade Condicional (grupo 2)

Probabilidade Condicional (grupo 2) page 39 Capítulo 5 Probabilidade Condicional (grupo 2) Veremos a seguir exemplos de situações onde a probabilidade de um evento émodificadapelainformação de que um outro evento ocorreu, levando-nos a definir

Leia mais

AULA 08 Probabilidade

AULA 08 Probabilidade Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina e Bruno AULA 08 Conceitos e assuntos envolvidos: Espaço amostral Evento Combinação de eventos Espaço Amostral

Leia mais

a) o time ganhe 25 jogos ou mais; b) o time ganhe mais jogos contra times da classe A do que da classe B.

a) o time ganhe 25 jogos ou mais; b) o time ganhe mais jogos contra times da classe A do que da classe B. Universidade de Brasília Departamento de Estatística 5 a Lista de PE. Um time de basquete irá jogar uma temporada de 44 jogos. desses jogos serão disputados contra times da classe A e os 8 restantes contra

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Teoria das Prof. Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) 23 de fevereiro de 2018 Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) Teoria das 2018.1 1 / 54 Roteiro Experimento aleatório, espaço amostral, evento 1 Experimento aleatório, espaço

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aula passada Exemplos Análise Combinatória Probabilidade Condicional Independência de Eventos Teorema da Probabilidade Total Lei de Bayes Aula de hoje Exemplo

Leia mais

Noções sobre Probabilidade

Noções sobre Probabilidade Noções sobre Probabilidade Introdução Vimos anteriormente como apresentar dados em tabelas e gráficos, e também como calcular medidas que descrevem características específicas destes dados. Mas além de

Leia mais

PROBABILIDADES E INTRODUÇÃO A PROCESSOS ESTOCÁSTICOS. Aula 2 07 e 08 março MOQ-12 Probabilidades e Int. a Processos Estocásticos

PROBABILIDADES E INTRODUÇÃO A PROCESSOS ESTOCÁSTICOS. Aula 2 07 e 08 março MOQ-12 Probabilidades e Int. a Processos Estocásticos PROBABILIDADES E INTRODUÇÃO A PROCESSOS ESTOCÁSTICOS Aula 2 07 e 08 março 2007 1 1. Probabilidade Condicional 2. Propriedades 3. Partições 4. Teorema de Probabilidade Total 5. Teorema de Bayes 6. Independencia

Leia mais

Exercícios Funções Multivariadas, Exponencial e Outras

Exercícios Funções Multivariadas, Exponencial e Outras Turma 2017 Exercícios Funções Multivariadas, Exponencial e Outras Problema 1 (bivariada) Um bim de cinco transistores possui dois que são defeituosos. Os transistores são testados um a um, até que os defeituosos

Leia mais

Estatística. Disciplina de Estatística 2011/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa

Estatística. Disciplina de Estatística 2011/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa Estatística Disciplina de Estatística 20/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa Estatística Inferencial Estudos das Probabilidades (noção básica) Amostragens e Distribuição

Leia mais

Probabilidade. Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise

Probabilidade. Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Probabilidade Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Você reconhece algum desses experimentos? Alguns

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aula passada Probabilidade Condicional Independência de Eventos Teorema da Probabilidade Total Lei de Bayes Aula de hoje Variáveis Aleatórias PMF, CDF Exemplos

Leia mais

Probabilidade. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Probabilidade. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Probabilidade Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução Experimento aleatório Definição Qualquer experimento cujo resultado

Leia mais

Teoria da Probabilidade

Teoria da Probabilidade Teoria da Probabilidade Luis Henrique Assumpção Lolis 14 de fevereiro de 2014 Luis Henrique Assumpção Lolis Teoria da Probabilidade 1 Conteúdo 1 O Experimento Aleatório 2 Espaço de amostras 3 Álgebra dos

Leia mais

Processos Estocásticos

Processos Estocásticos Processos Estocásticos Primeira Lista de Exercícios de junho de 0 Quantos códigos de quatro letras podem ser construídos usando-se as letras a, b, c, d, e, f se: a nenhuma letra puder ser repetida? b qualquer

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2013

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2013 Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Jussara Almeida DCC-UFMG 2013 Revisão de Probabilidade e Estatística Concentrado em estatística aplicada Estatística apropriada para medições

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aula passada Análise da dados através de gráficos Introdução a Simulação Aula de hoje Introdução à simulação Geração de números aleatórios Lei dos Grandes

Leia mais

Probabilidade Aula 03

Probabilidade Aula 03 0303200 Probabilidade Aula 03 Magno T. M. Silva Escola Politécnica da USP Março de 2017 Sumário Teorema de Bayes 2.5 Independência Teorema de Bayes Sejam A 1,,A k uma partição de S (eventos disjuntos)

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aula passada Análise da dados através de gráficos Introdução a Simulação Aula de hoje Introdução à simulação Geração de números aleatórios Lei dos Grandes

Leia mais

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de Teoria da Probabilidade Prof. Joni Fusinato Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso cotidiano. Usa o princípio básico do aprendizado humano que

Leia mais

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação:

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação: Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 3 Probabilidade Condicionada e Independência. 1. Probabilidade Condicionada. Definição: Definição. Dizemos que os representam uma

Leia mais

14/03/2014. Tratamento de Incertezas TIC Aula 1. Conteúdo Espaços Amostrais e Probabilidade. Revisão de conjuntos. Modelos Probabilísticos

14/03/2014. Tratamento de Incertezas TIC Aula 1. Conteúdo Espaços Amostrais e Probabilidade. Revisão de conjuntos. Modelos Probabilísticos Tratamento de Incertezas TIC-00.176 Aula 1 Conteúdo Espaços Amostrais e Probabilidade Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2014.1/tic-00.176

Leia mais

Princípios básicos de probabilidade e aplicação à genética

Princípios básicos de probabilidade e aplicação à genética Princípios básicos de probabilidade e aplicação à genética 1ª Parte: Princípios básicos de probabilidade Probabilidade é a chance que um evento tem de ocorrer, entre dois ou mais eventos possíveis. Por

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades 08/06/07 Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto

Leia mais

Probabilidade. Objetivos de Aprendizagem. UFMG-ICEx-EST. Cap. 2 - Probabilidade Espaços Amostrais e Eventos. 2.1.

Probabilidade. Objetivos de Aprendizagem. UFMG-ICEx-EST. Cap. 2 - Probabilidade Espaços Amostrais e Eventos. 2.1. 2 ESQUEMA DO CAPÍTULO 2.1 ESPAÇOS AMOSTRAIS E EVENTOS 2.2 INTERPRETAÇÕES E AXIOMAS DE PROBABILIADE 2.3 REGRAS DE ADIÇÃO 2.4 PROBABILIDADE CONDICIONAL 2.5 REGRAS DA MULTIPLICAÇÃO E DA PROBABILIDADE TOTAL

Leia mais

1073/B - Introdução à Estatística Econômica

1073/B - Introdução à Estatística Econômica Lista de exercicios 2 Prof. Marcus Guimaraes 1073/B - Introdução à Estatística Econômica Ciências Econômicas 1) Suponha um espaço amostral S constituido de 4 elementos: S={a 1,a2,a3,a4}. Qual das funções

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aula passada Somas aleatórias Aula de hoje Introdução à simulação Geração de números aleatórios Lei dos Grandes Números Simulação de Sistemas Discretos É

Leia mais

Estatística. Probabilidade. Conteúdo. Objetivos. Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal.

Estatística. Probabilidade. Conteúdo. Objetivos. Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal. Estatística Probabilidade Profa. Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal. Objetivos Utilizar a probabilidade como estimador

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE 1. Conceitos 1.1 Experimento determinístico Um experimento se diz determinístico quando repetido em mesmas condições conduz a resultados idênticos. Exemplo 1: De uma urna que contém

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 08:8 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria das

Leia mais

TESTE DE MATEMÁTICA Ano Lectivo º I - 20/10/2010

TESTE DE MATEMÁTICA Ano Lectivo º I - 20/10/2010 TESTE DE MATEMÁTICA Ano Lectivo - - 9º I - // Nome: Nº Versão A Duração da Prova: 9 minutos O teste inclui cinco itens de escolha múltipla. Seleccione a única resposta correcta de entre as quatro alternativas

Leia mais

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução Introdução PROBABILIDADE Há certos fenômenos (ou experimentos) que, embora sejam repetidos muitas vezes e sob condições idênticas, não apresentam os mesmos resultados. Por exemplo, no lançamento de uma

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2016

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2016 Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Jussara Almeida DCC-UFMG 2016 Revisão de Probabilidade e Estatística Concentrado em estatística aplicada Estatística apropriada para medições

Leia mais

Estatística. Aula : Probabilidade. Prof. Ademar

Estatística. Aula : Probabilidade. Prof. Ademar Estatística Aula : Probabilidade Prof. Ademar TEORIA DAS PROBABILIDADES A teoria das probabilidades busca estimar as chances de ocorrer um determinado acontecimento. É um ramo da matemática que cria, elabora

Leia mais

Introdução à Estatística. Segundo Semestre/2018

Introdução à Estatística. Segundo Semestre/2018 Introdução à Estatística Segundo Semestre/2018 Probabilidade Sua origem está relacionada a jogos de azar; Exemplo: Jogo de dados; Retirar uma carta de um baralho; Lançar uma moeda;... Probabilidade Normalmente

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014

PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014 PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP 343 PROFª EMÍLIA DINIZ LIGIÉRO PROFESSOR: ANA CRISTINA PEREIRA COSTA MATRÍCULA:

Leia mais

Tratamento de Incertezas TIC MINTER-IFMT

Tratamento de Incertezas TIC MINTER-IFMT Tratamento de Incertezas TIC-10.005 MINTER-IFMT Aula 1 Conteúdo Espaços Amostrais e Probabilidade Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2016.2/tic-10.005

Leia mais

ELEMENTOS DE PROBABILIDADE. Prof. Paulo Rafael Bösing 25/11/2015

ELEMENTOS DE PROBABILIDADE. Prof. Paulo Rafael Bösing 25/11/2015 ELEMENTOS DE PROBABILIDADE Prof. Paulo Rafael Bösing 25/11/2015 ELEMENTOS DE PROBABILIDADE Def.: Um experimento é dito aleatório quando o seu resultado não for previsível antes de sua realização, ou seja,

Leia mais

Processos Estocásticos. Luiz Affonso Guedes

Processos Estocásticos. Luiz Affonso Guedes Processos Estocásticos Luiz Affonso Guedes Sumário Probabilidade Variáveis Aleatórias Funções de Uma Variável Aleatória Funções de Várias Variáveis Aleatórias Momentos e Estatística Condicional Teorema

Leia mais

Probabilidade. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Probabilidade. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Probabilidade Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Experimento aleatório Definição. Qualquer experimento cujo resultado não pode

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental -Aula #2a- Virgílio A. F. Almeida Março 2008 Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Revisão de Probabilidade

Leia mais

Disciplina: Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros. DTAiSeR-Ar

Disciplina: Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros. DTAiSeR-Ar Disciplina: 221171 Probabilidade Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Revisão de conceitos Você sabe contar? (Análise Combinatória) 2 Análise combinatória É um dos tópicos que

Leia mais

Prof. Luiz Alexandre Peternelli

Prof. Luiz Alexandre Peternelli Exercícios propostos 1. Numa prova há 7 questões do tipo verdadeiro-falso ( V ou F ). Calcule a probabilidade de acertarmos todas as 7 questões se: a) Escolhermos aleatoriamente as 7 respostas. b) Escolhermos

Leia mais

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Introdução Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Em algumas situações, a probabilidade de ocorrência de um certo evento pode ser afetada se tivermos alguma informação sobre a ocorrência

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística Probabilidades Aluna(o): Aluna(o): Turma: Responsável: Prof. Silvano Cesar da Costa L O N D R I N A Estado do Paraná

Leia mais

Princípios de Bioestatística

Princípios de Bioestatística Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Princípios de Bioestatística Aula 5 Introdução à Probabilidade Nosso dia-a-dia está cheio de incertezas Vai

Leia mais

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade Aula 16 - Erivaldo Probabilidade Probabilidade Experimento aleatório Experimento em que não pode-se afirmar com certeza o resultado final, mas sabe-se todos os seus possíveis resultados. Exemplos: 1) Lançar

Leia mais

PROBABILIDADE. Aula 2 Probabilidade Básica. Fernando Arbache

PROBABILIDADE. Aula 2 Probabilidade Básica. Fernando Arbache PROBABILIDADE Aula 2 Probabilidade Básica Fernando Arbache Probabilidade Medida da incerteza associada aos resultados do experimento aleatório Deve fornecer a informação de quão verossímil é a ocorrência

Leia mais

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística Universidade de Brasília Departamento de Estatística 3 a Lista de PE 1. Duas bolas são escolhidas aleatoriamente de uma urna contendo 8 bolas brancas, 4 pretas, e duas bolas laranjas. Suponha que um jogador

Leia mais

Processos Estocásticos

Processos Estocásticos Processos Estocásticos Quarta Lista de Exercícios 12 de fevereiro de 2014 1 Sejam X e Y duas VAs que só podem assumir os valores 1 ou -1 e seja p(x, y) = P (X = x, Y = y), x, y { 1, 1} a função de probabilidade

Leia mais

CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Prof. Sérgio Altenfelder

CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Prof. Sérgio Altenfelder 14.) (ICMS-MG/05) Um empréstimo contraído no início de abril, no valor de R$ 15.000,00 deve ser pago em dezoito prestações mensais iguais, a uma taxa de juros compostos de 2% ao mês, vencendo a primeira

Leia mais

PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P1

PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções grátis em Conceitos e Fundamentos Estudamos probabilidade

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aulas passadas Motivação Espaço Amostral, Eventos, Álgebra de eventos Aula de hoje Probabilidade Análise Combinatória Independência Probabilidade Experimentos

Leia mais

PROVA DE ESTATÍSTICA e PROBABILIDADES SELEÇÃO - MESTRADO/UFMG /2012

PROVA DE ESTATÍSTICA e PROBABILIDADES SELEÇÃO - MESTRADO/UFMG /2012 PROVA DE ESTATÍSTICA e PROBABILIDADES SELEÇÃO - MESTRADO/UFMG - 0/0 Instruções:. Cada questão respondida corretamente vale (um) ponto.. Cada questão respondida incorretamente vale - (menos um) ponto. 3.

Leia mais

Será que vai chover amanhã? Quantificando a incerteza. Probabilidades Aula 1

Será que vai chover amanhã? Quantificando a incerteza. Probabilidades Aula 1 Será que vai chover amanhã? Quantificando a incerteza Probabilidades Aula 1 Nosso dia-a-dia está cheio de incertezas Vai chover amanhã? Quanto tempo levarei de casa até a universidade? Em quanto tempo

Leia mais

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO.º ANO COMPILAÇÃO TEMA COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Matemática A.º Ano

Leia mais

Probabilidade. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Probabilidade. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 3.1 Conceitos básicos de probabilidade 2 ² Experimento de ² Uma ação, ou tentativa, por meio do qual resultados específicos (i.e. contagens, medições

Leia mais

= 3 modos de escolher duas pessoas 2

= 3 modos de escolher duas pessoas 2 01. x/(x+0) /3 ó x 40 Resposta: E 0. [E] RESOLUÇÃO REVENEM 3 De acordo com o gráfico, temos que o número total de filhos é dado por 71 + 6 + 3. Portanto, como sete mães tiveram um único filho, segue que

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE Foto extraída em http://www.alea.pt Profª Maria Eliane Universidade Estadual de Santa Cruz USO DE PROBABILIDADES EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO Escolhas pessoais Previsão do tempo

Leia mais

Espaços finitos de probabilidade. Daniel Polacchini Octaviano

Espaços finitos de probabilidade. Daniel Polacchini Octaviano Espaços finitos de probabilidade Daniel Polacchini Octaviano SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ICMC-USP Data de Depósito: Assinatura: Daniel Polacchini Octaviano Espaços finitos de probabilidade Dissertação

Leia mais

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS PROBABILIDADE ESPAÇO AMOSTRAL É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório. A este conjunto de elementos denominamos de espaço amostral ou conjunto universo, simbolizado por

Leia mais

EELT-7035 Processos Estocásticos em Engenharia. Variáveis Aleatórias. EELT-7035 Variáveis Aleatórias Discretas. Evelio M. G.

EELT-7035 Processos Estocásticos em Engenharia. Variáveis Aleatórias. EELT-7035 Variáveis Aleatórias Discretas. Evelio M. G. EELT-7035 Processos Estocásticos em Engenharia Variáveis Aleatórias Discretas 21 de março de 2019 Variáveis Aleatórias Variável aleatória, X( ): função que mapeia o espaço amostral (S) em números pertencentes

Leia mais