A LÓGICA E AS MISSÕES DO BIODIESEL: Robertta Mota

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A LÓGICA E AS MISSÕES DO BIODIESEL: Robertta Mota"

Transcrição

1 A LÓGICA E AS MISSÕES DO BIODIESEL: Reflexões e Recomendações para PNPB Robertta Mota

2 ERAS ENERGÉTICAS Atualmente, tem sido um consenso entre os especialistas que os assuntos energéticos não podem ser tratados nem de forma isolada, nem tampouco dissociados do tempo.

3 Era da Lenha Era do Fogo Era do Carvão Era do Petróleo

4 ERA SOLAR: SUCEDENDO A ERA DO PETRÓLEO SOMENTE O SOL É MAIOR QUE A AMBIÇÃO HUMANA. PELO MENOS, POR ENQUANTO...

5 O UNIVERSO DA ENERGIA SOLAR Energia Solar Indireta: Biocombustíveis (bioetanol, bioquerosene, biodiesel, outras) Energias Fluidodinâmicas (dos ventos, das águas e das marés) Energia Solar Direta: Energia Térmica da Radiação Solar Eletricidade Solar Eletricidade Fotovoltaica Eletricidade Termosolar

6 STATUS ATUAL DA PRODUÇÃO E CONSUMO NO MUNDO A Energia Solar no Mundo: 14% (média) Nos EUA e Canadá: < 9% No Brasil: 47%

7 A FANTÁSTICA EQUAÇÃO DA BIOMASSA ENERGÉTICA BIOCOMBUSTÍVEIS: Bioetanol Biodiesel Bioquerosene Biomassa Residual BIOMASSA = BIOCOMBUSTÍVEIS + BIOFERTILIZANTES + ALIMENTOS CO 2 Alimentos para as Máquinas Alimentos para as Plantas Combustíveis para os Homens e Animais CO 2 CO 2 CO 2 Gás Carbono

8 EVIDÊNCIAS DA ORQUESTRAÇÃO CONTRA AS BIOENERGIAS

9 PRIMEIRO GRUPO DE CONCLUSÕES: A Humanidade precisa de alimentos para viver, de energias para trabalhar e produzir bens, e de ar puro para respirar. Tudo isso torna-se possível mediante a organização racional das produções de bioenergias e de alimentos. No Brasil, desde 1990, a produção de biocombustíveis tem crescido muito, mas a produção de alimentos tem crescido muito mais. Esforços extraordinários de divulgação devem ser feitos para mostrar que o Brasil produz de forma sustentável os biocombustíveis. O esforço de aperfeiçoamento do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel deve contemplar a organização do setor com vistas às exportações.

10 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL: REFLEXÕES

11 MERCADO: CENÁRIO ATUAL Apesar da enorme potencialidade brasileira, o país passa por uma crise de sustentabilidade do universo do biodiesel, percebida por: Prejuízos que estão sendo acumulados pelas empresas produtoras de biodiesel em funcionamento; Número de fabricas que interromperam suas produções para evitar maiores prejuízos; Novas fábricas de biodiesel que se encontram paradas e sem condições de iniciar as suas produções; Projetos interrompidos de implantações de fábricas de biodiesel; Projetos que estão em prateleiras, aguardando um momento mais propício para o eventual e desejado início de implantação; Recuos dos fundos de investimentos internacionais e de investidores isolados europeus a propósitos de suas participações no universo do biodiesel.

12 AGENTES DA CRISE AGENTES EXTERNOS: Acusações internacionais sobre... Biocombustíveis versus Alimentos AGENTES INTERNOS: Ameaças de sustentabilidade... Desequilíbrios da Cadeia Produtiva do Biodiesel Incoerências do Sistema Oficial de Compras

13 Cadeia Produtiva: Desequilíbrios Capacidade instalada de produção de biodiesel, atualmente, é superior ao B3 e já atinge a meta do B5; Deve-se questionar sobre a produção de óleos vegetais e seus preços, para os devidos crescimentos extraordinários, sobretudo quando se considera que a matéria-prima contribui em quase 70% dos custos de produção; Óleos vegetais são commodities e tiveram seus preços majorados no mercado internacional. Desequilíbrio quantitativo (volumes e preços) e qualitativo : com pouco incremento na produção de Óleos vegetais oriundos da agricultura familiar (mamona e pinhão-manso); com pouco incremento na produção de Cultivos com maior incidência de mão-de-obra (babaçu, coco da baia, dendê etc.); Soja representa 90% da produção atual de óleos no Brasil; Pouco crescimento e evolução das usinas de extração de óleos vegetais.

14 Sistemas de Compras: Incoerências Apesar da capacidade instalada, a produção de biodiesel ainda não atingiu níveis mínimos necessários exportação; Leilões por um único comprador, aceitável em um primeiro momento para garantia dos volumes, segurança contra fraudes, mas os mecanismos devem ser melhorados; Canibalismo entre empresas fornecedoras, que perderam suas margens e extrapolaram suas capacidades de endividamento; Biodiesel tem Sobrenome : Preços concebidos e praticados não possuem atributos, sendo tratados como preços de commodities; Independente da origem das matérias-primas, o preço de biodiesel de soja = sebo = mamona = outros... Multas são impostas ao descumprimento das entregas, mesmo com o preço da matéria-prima tendo aumentado após o leilão.

15 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL: RECOMENDAÇÕES

16 O BIODIESEL NÃO É UM SIMPLES SUCEDÂNEO DO ÓLEO DIESEL. É MUITO MAIS QUE ISSO É sobretudo um combustível que possui valor realçado pelas suas Externalidades e Transversalidades, devendo cumprir as seguintes missões: A Missão Ambiental A Missão Social A Missão Estratégica O Biodiesel é um combustível plural não somente na sua produção (variadas matérias primas), quanto no seu consumo (veículos terrestres em geral, trens, embarcações, tratores, máquinas agrícolas, máquinas de construções civis, geração de eletricidade). Enfim Quanto custa não produzir o Biodiesel?

17 Balanceamento da Cadeia Produtiva Constituída pelos Seguintes Elos Básicos: - Produção das Matérias Primas - Extração e Refino dos Óleos e Gorduras - Conversão das Matérias Graxas em Biodiesel - Mistura do Biodiesel com o Petrodiesel ou Exportação do Biodiesel - Distribuição da Mistura Biodiesel Petrodiesel - Venda da Mistura B-X aos Consumidores

18 Promover e fomentar ações emergenciais com vistas às acelerações dos aumentos das produções agrícolas; Expandir de forma não antagônica a prática da agricultura familiar e a produção de frutos oleaginosos de palmeiras e de outras culturas permanentes com elevado índice de ocupação de mão-de-obra; Estabelecer e exigir a prática de preço mínimos e justos para os grãos e amêndoas de oleaginosas quando originários de atividades familiares (mamona, pinhão manso, coco de babaçu, etc.); Desenvolver e implementar emergencialmente sistemas apropriados de extração e refino de óleos apropriados para pequenas escalas de produção; Organizar os demais elos das cadeias produtivas e de consumo de forma que todos os seus atores tenham suas atividades remuneradas com lucros atrativos.

19 Regionalização das Ações Considerar as peculiaridades regionais com distintas vocações agrícolas e condições socioeconômicas; Inserir um projeto para cada região, em 2 tomadas: Primeira: considerar pelo menos 3 regiões Região Nordeste / Região Amazônica / Região Sul e Centro-Sul; Segunda: capítulos e projetos regionais Região Pré-Amazônica / Cerrado / Região Centro- Oeste, etc.

20 POTENCIALIDADES BRASILEIRAS AS FEIÇÕES REGIONAIS DA PRODUÇÃO E CONSUMO DE BIODIESEL: Motivações e Vocações

21 NORDESTE SEMI ÁRIDO Motivações Inclusão Social (Combate a Miséria no Campo > 2 milhões de famílias) Vocações Agricultura Familiar de Culturas Xerófilas (Mamona, Pinhão Manso, Cocos e Outras)

22 REGIÕES SUL, CENTRO-SUL E CENTRO-OESTEOESTE Motivações Melhorias Ambientais nas Grandes Cidades e Geração de Riquezas Vocações Agrícolas Culturas Anuais Mecanizadas (Soja, Amendoim, Girassol, e outras)

23 AMAZÔNIA: NO CURTO E MÉDIO PRAZO Motivações no Curto e Médio Prazo Inclusão Social e Integração Nacional (Ilhas Populacionais Energéticas) Vocações Agrícolas Culturas Permanentes Extrativismo (mais de uma centena de espécies nativas potencialmente importantes)

24 AMAZÔNIA: NO MÉDIO E LONGO PRAZO Motivações a Médio e Longo Prazo Extraordinária Contribuição para a Diminuição do Efeito Estufa e Geração de Riquezas (Reflorestamento Energético Equilibrado dos 60 milhões de hectares nas áreas desflorestadas em degradação) Vocações Agrícolas Culturas Permanentes: Palmáceas & Outras (mais de uma centena de espécies nativas potencialmente importantes)

25 Aperfeiçoamento das Compras Inserção de atributos ao biodiesel quanto à matéria-prima e sua origem; Corretivos aos leilões, mudanças metodológicas: Regionalmente, mês a mês; Aumento das matérias-primas gerando reajustes nos preços contratados; Compra de biodiesel para geração de eletricidade (Ex. Amazônia); Metas futuras de 10 % de mistura biodiesel-petrodiesel; Lotes compatíveis com realização sistemática de exportação; Democratização das compras, gerando um mercado de livre competição.

26 SEGUNDO GRUPO DE CONCLUSÕES: Toda a seqüência de elos da cadeia produtiva, incluindo-se a distribuição de consumo deve estar não só equilibrada, como sintonizada. A legislação que regula e disciplina a produção e uso do Biodiesel deve considerar as especificidades regionais quanto às questões de solo e clima e às diferenças sócio-econômicas. As missões do biodiesel devem ser hierarquizadas segundo as motivações e as vocações regionais. Quanto custa não produzir biodiesel constitui uma questão que deve ser respondida na formulação dos incentivos necessários ao sucesso desse biocombustível em todo o País. O Biodiesel tem nome, sobrenome e origem que devem ser considerados nos aperfeiçoamentos necessários para o Programa.

27 VISÃO DE FUTURO

28 POTENCIALIDADES BRASILEIRAS BIODIESEL E BIOQUEROSENE SUSTENTÁVEIS: Uma Visão de Futuro

29 SUSTENTABILIDADE AO TEMPO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS: CULTURAS PERMANENTES frutos (cocos) de palmáceas versus CULTURAS ANUAIS (grãos oleaginosos)

30 DADOS COMPARATIVOS: CULTURAS DE GRÃOS: CULTURAS PALMÁCEAS: Ciclo Produtivo: 1 ano Impossibilidade de Consórcio Com a Pecuária Baixas Produtividades em Energias Globais Produtividades de Óleos são inferiores a kg/hectare Plantios e Colheitas podem ser mecanizadas Fertilização do solo integral: m2 por hectare. Elevado consumo de petróleo nas atividades agrícolas. Ciclo Produtivo: 50 anos Possibilidade de Consórcio com a Pecuária Altas Produtividades de Energias Globais Produtividades de Óleos podem atingir a kg/hectare As Colheitas podem ser semimecanizáveis Fertilização do solo em covas: 150 a 300 m2 por hectare Baixo consumo de petróleo nas atividades agro-florestais.

31 POTENCIAIS DE PRODUÇÃO DO BIOQUEROSENE (BJF) POR HECTARE DE PALMÁCEAS ESPÉCIES OLEAGINOSAS KG DE COCO/ HECTARE/ANO KG DE ÓLEO/ HECTARE/ANO LITROS DE BJF/ HECTARE/ANO Babaçu Nativo Babaçu Plantado Palma Africana Até Até Até 400 Macaúba Nativa Macaúba Plantada Coco da Baia Observação: O Brasil possui mais de 200 espécies de palmeiras potencialmente capazes de produzir óleos, inclusive os laurídicos que se prestam para produzir bioquerosene. Além das palmeiras acima apresentadas, várias outras estão na pauta para estudos de domesticação pela EMBRAPA.

32 POTENCIAIS BRASILEIROS DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL E BIOQUEROSENE (BJF) DE ÓLEOS LAURÍDICOS ESPÉCIES OLEAGINOSAS ÁREA ZONEADA: milhão de hectare BIODIESEL: em bilhão de litro/ano BIOJETFUEL: em bilhão de litro/ano Babaçu Nativo Babaçu Plantado , ,52 16 Palma Africana Macaúba Nativa Macaúba Plantada ,6 89,25 2,4 15,75 Coco da Baia Observação: O Brasil possui 150 milhões de hectares apropriados para produzir biocombustíveis, sem desmatamento e sem competir com a produção agrícola de grãos alimentícios. Atualmente, são utilizados para a produção de bioetanol e biodiesel cerca de 6 milhões de hectares.

33 FUTURO SUSTENTÁVEL DOS BIOCOMBUSTÍVEIS: MICROALGAS PRODUÇÃO DE BIOETANOL Nutrientes Limpos Gás Carbono Limpo CULTIVO DE MICROALGAS COMBUSTÃO DE BIOMASSA Nutrientes Limpos Óleos de Ácidos Graxos Com Ampla Faixa de Pesos Moleculares

34 TERCEIRO GRUPO DE CONCLUSÕES: Por várias razões, as palmáceas podem ser de vital importância para o sucesso dos biocombustíveis: biodiesel, bioquerosene e bioetanol como combustíveis veiculares, e a biomassa sólida como combustível industrial. Urge a intensificação dos estudos de domesticação e de melhorias genéticas das palmáceas com vistas a viabilização de seus plantios econômicos extensivos e equilibrados. Os cultivos de microalgas se apresentam por demais promissores, todavia carentes de estudos competentes e responsáveis.

35 BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO: História e Estágio Atual

36 CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO BIOQUEROSENE Motivado por interesse e solicitação do Ministro da Aeronáutica, Délio Jardim de Matos que se fez parceiro autorizando os testes de aplicabilidade do Biodiesel no CTA - Centro Tecnológico da Aeronáutica, foi concebido também o Bioquerosene para uso em turbinas de aviões, também com patente requerida e homologada: (PI INPI) Os estudos eram considerados estratégicos para o País e assim, eram tratados como confidenciais, não podendo terem sido divulgados, nem tampouco publicados. Primeiro vôo: em 23 de Outubro de 1984, São Jose dos Campos Brasília, num avião Bandeirante.

37 Desenvolvimento de um biocombustível alternativo para a aplicação na aviação comercial, em parceria tecnológica com diversas empresas e instituições nacionais e internacionais. Etapas: Prospecção/Estudos; Desenvolvimento/Produção Testes de Aplicabilidade/Adequação Certificação/Homologação; Logística/Mercado;

38 Gostaríamos de aproveitar a ocasião para anunciar a Aliança TECBIO BARDELLA, fato que está sendo revestido de extraordinária importância para o futuro do biodiesel no Brasil

39 Tecnologia Premiada pelas Nações Unidas, na China, com o Troféu BLUE SKY AWARD (2005) MUITO OBRIGADA! Robertta Mota Gerente Comercial TECBIO

40 TECBIO Tecnologias Bioenergéticas Ltda. Av. Parque Central 1313 A, Distrito Industrial Maracanaú-CE Telefone/Fax: / tecbio@tecbio.com.br

A LÓGICA E AS MISSÕES DOS BIOCOMBUSTÍVEIS. Expedito Parente

A LÓGICA E AS MISSÕES DOS BIOCOMBUSTÍVEIS. Expedito Parente A LÓGICA E AS MISSÕES DOS BIOCOMBUSTÍVEIS Expedito Parente ERAS ENERGÉTICAS Atualmente, tem sido um consenso entre os especialistas que os assuntos energéticos não podem ser tratados nem de forma isolada,

Leia mais

A LÓGICA E AS MISSÕES DOS BIOCOMBUSTÍVEIS Expedito Parente

A LÓGICA E AS MISSÕES DOS BIOCOMBUSTÍVEIS Expedito Parente A LÓGICA E AS MISSÕES DOS BIOCOMBUSTÍVEIS Expedito Parente ERAS ENERGÉTICAS A humanidade gastou 25.000 anos para desenvolver um simples estribo para montaria em cavalos ERAS ENERGÉTICAS Era do Fogo ERAS

Leia mais

MATÉRIAS-PRIMAS PARA PRODUÇÃO DO BIODIESEL: PRIORIZANDO ALTERNATIVAS

MATÉRIAS-PRIMAS PARA PRODUÇÃO DO BIODIESEL: PRIORIZANDO ALTERNATIVAS MATÉRIAS-PRIMAS PARA PRODUÇÃO DO BIODIESEL: PRIORIZANDO ALTERNATIVAS SÍLVIO CRESTANA DIRETOR-PRESIDENTE SÃO PAULO AGOSTO, 2005 Cenários MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL (%) Cenários MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Leia mais

Razões para os programas públicos de incentivos a combustíveis de fontes renováveis. Eng. GABRIEL FERIANCIC SISTRAN Engenharia

Razões para os programas públicos de incentivos a combustíveis de fontes renováveis. Eng. GABRIEL FERIANCIC SISTRAN Engenharia Razões para os programas públicos de incentivos a combustíveis de fontes renováveis Eng. GABRIEL FERIANCIC SISTRAN Engenharia Fontes renováveis representam 45% da nossa matriz, enquanto a média mundial

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III. Programa Paranaense de Bioenergia - PR Bioenergia -

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III. Programa Paranaense de Bioenergia - PR Bioenergia - SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III Programa Paranaense de Bioenergia - PR Bioenergia - Programa PR Bioenergia Criado pelo Decreto nº 2101 10/11/2003 Coordenação: SEAB

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.   website: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS CURSO DE AGRONOMIA UTILIZAÇÃO DE E Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk Fontes

Leia mais

A Agricultura do Brasil e do Paraná

A Agricultura do Brasil e do Paraná Governo do Estado do Paraná A Agricultura do Brasil e do Paraná Políticas Públicas para a Produção de Biodiesel Orlando Pessuti Vice-Governador Abril/2007 BRASIL 5º Maior país do mundo PIB de US$ 1,0 trilhão

Leia mais

O PNPB e a Organização da Produção de Biodiesel

O PNPB e a Organização da Produção de Biodiesel O PNPB e a Organização da Produção de Biodiesel Renata Lèbre La Rovere GEI/IE/UFRJ Selena Herrera LIMA/COPPE/UFRJ 1 O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel - PNPB BIODIESEL: combustível produzido

Leia mais

Biodiesel no Brasil. Ricardo Borges Gomide. Departamento de Combustíveis Renováveis

Biodiesel no Brasil. Ricardo Borges Gomide. Departamento de Combustíveis Renováveis Biodiesel no Brasil Ricardo Borges Gomide Departamento de Combustíveis Renováveis São Paulo, 18.11.2011 Papel do Biodiesel 2 Biodiesel como mais um Energético na Matriz 3 Concorre com outros produtos e

Leia mais

José Manuel Cabral de Sousa Dias Embrapa Agroenergia. Guarujá (SP), 29 de outubro de 2012

José Manuel Cabral de Sousa Dias Embrapa Agroenergia. Guarujá (SP), 29 de outubro de 2012 José Manuel Cabral de Sousa Dias Embrapa Agroenergia Guarujá (SP), 29 de outubro de 2012 Cenários para os biocombustíveis no Brasil Matriz energética e fontes de energia Biocombustíveis no mundo Evolução

Leia mais

SETOR ENERGÉTICO: Prof. Aziz Galvão da Silva Júnior (DER) Projeto Biodiesel

SETOR ENERGÉTICO: Prof. Aziz Galvão da Silva Júnior (DER) Projeto Biodiesel AGRONEGÓCIO E SETOR ENERGÉTICO: Uma Parceria Estratégica! Prof. Aziz Galvão da Silva Júnior (DER) Projeto Biodiesel UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA /Recursos Não Renováveis / Produção Industrial / População

Leia mais

SITUAÇÃO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PNPB

SITUAÇÃO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PNPB SITUAÇÃO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PNPB Rodrigo Augusto Rodrigues Casa Civil da Presidência da República Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel Guarulhos (SP), 26 de outubro de 2011 ESTA

Leia mais

Coordenador do Grupo de Extensão e Pesquisas em História da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais GEPHAC - e orientador do Grupo de Estudos e

Coordenador do Grupo de Extensão e Pesquisas em História da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais GEPHAC - e orientador do Grupo de Estudos e Os Bio-combustíveis e os desafios do Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil Prof. Dr Carlos Eduardo de Freitas Vian Coordenador do Grupo de Extensão e Pesquisas em História da Agricultura e dos Complexos

Leia mais

O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL - PNPB

O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL - PNPB O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL - PNPB Rodrigo Augusto Rodrigues Subchefe Adjunto da SAG/Casa Civil PR Coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel Niterói - RJ, 17

Leia mais

L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá

L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá Perspectivas para o biodiesel no Brasil L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá 1 Perspectivas para o biodiesel no Brasil Roteiro Evolução da produção de biodiesel Sustentabilidade e biodiesel

Leia mais

Empresas Associadas BIODIESEL. ubrabio.com.br

Empresas Associadas BIODIESEL. ubrabio.com.br Empresas Associadas BIODIESEL Ubrabio Criada em 2007, a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) é uma associação civil organizada que representa toda a cadeia de produção e comercialização do Biodiesel.

Leia mais

Plataforma Mineira de Bioquerosene Farm to Fly Value Chain

Plataforma Mineira de Bioquerosene Farm to Fly Value Chain Plataforma Mineira de Bioquerosene Farm to Fly Value Chain *O setor representa cerca de 1% do PIB brasileiro ou R$32 bilhões de reais, gera aproximadamente 684 mil empregos, que representa 0,7% do mercado

Leia mais

O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia. Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia

O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia. Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia Tema Estratégico Independência Energética Soberania e Segurança Nacional

Leia mais

Discente: Marise C. Marques Docente: Mário de Andrade Lira Jr. Recife-PE Setembro/2009

Discente: Marise C. Marques Docente: Mário de Andrade Lira Jr. Recife-PE Setembro/2009 Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo Discente: Marise C. Marques Docente: Mário de Andrade Lira Jr. Recife-PE Setembro/2009 Crescimento econômico

Leia mais

Biodiesel obtenção e aplicação

Biodiesel obtenção e aplicação UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENG. AGRÍCOLA Biodiesel obtenção e aplicação João Valdenor Pereira Filho; Orientador:

Leia mais

O Caminho da Sustentabilidade

O Caminho da Sustentabilidade SEMINÁRIO OPÇÕES ESTRATÉGICAS NA CADEIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS Fundação Getúlio Vargas / Instituto Brasileiro de Economia BIOCOMBUSTÍVEIS: O Caminho da Sustentabilidade F U N D A Ç Ã O B R A S I L E I R A

Leia mais

Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil

Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil Audiência Pública POLÍTICAS DO PROGRAMA DO BIODIESEL Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Câmara dos Deputados Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil José Manuel Cabral de

Leia mais

Petróleo & Gás no Século XXI: Desafios Tecnológicos 15 a 18 de setembro de RIOCENTRO. e uso do biodiesel - PNPB. Alan Kardec Presidente

Petróleo & Gás no Século XXI: Desafios Tecnológicos 15 a 18 de setembro de RIOCENTRO. e uso do biodiesel - PNPB. Alan Kardec Presidente t1 Petróleo & Gás no Século XXI: Desafios Tecnológicos 15 a 18 de setembro de 2008 - RIOCENTRO PAINEL: Biodiesel Desenvolvimento regional e sustentabilidade econômica PALESTRA: Sustentabilidade econômica

Leia mais

Matérias-primas oleaginosas para produção Bioquerosene: oportunidades e desafios

Matérias-primas oleaginosas para produção Bioquerosene: oportunidades e desafios Matérias-primas oleaginosas para produção Bioquerosene: oportunidades e desafios Alexandre Alonso Alves Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia Embrapa Agroenergia Seminário de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

Laboratório de eletrocatálise e reações superficiais, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru,

Laboratório de eletrocatálise e reações superficiais, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, Glicerol: l Uma Inovadora Fonte de Energia Proveniente da Produção de Biodiesel Bruna Rodrigues Lopes Gonçalves *, Letícia Perez e Antonio Carlos Dias Ângelo Laboratório de eletrocatálise e reações superficiais,

Leia mais

Energia a partir de Fontes Renováveis

Energia a partir de Fontes Renováveis Energia a partir de Fontes Renováveis A energia sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento de um país. Cada vez mais se faz necessário o uso das fontes energéticas, renováveis ou

Leia mais

W O R K S H O P. Centro de Treinamento da Fazenda Normal Quixeramobim - CE

W O R K S H O P. Centro de Treinamento da Fazenda Normal Quixeramobim - CE W O R K S H O P Centro de Treinamento da Fazenda Normal Quixeramobim - CE 27 de outubro de 2005 A Era do Combustível Verde O Consórcio CENP Energia, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através

Leia mais

WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL. Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis

WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL. Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis Energia Dimensões da Energia Tecnológica Física Energia

Leia mais

Petróleo e Biocombustíveis: A eterna busca pela autossuficiência. Suani Teixeira Coelho Sao Paulo, 5 de agosto de 2013

Petróleo e Biocombustíveis: A eterna busca pela autossuficiência. Suani Teixeira Coelho Sao Paulo, 5 de agosto de 2013 Petróleo e Biocombustíveis: A eterna busca pela autossuficiência Suani Teixeira Coelho Sao Paulo, 5 de agosto de 2013 No segmento de refino, a produção de derivados atingiu 2,02 milhões de barris/dia,

Leia mais

Biodiesel: Combustível alinhado ao modelo de desenvolvimento global sustentável

Biodiesel: Combustível alinhado ao modelo de desenvolvimento global sustentável Versão 02/03/16 Biodiesel: Combustível alinhado ao modelo de desenvolvimento global sustentável Donizete Tokarski Diretor Superintendente Audiência Pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados

Leia mais

Aspectos do Mercado Biodiesel

Aspectos do Mercado Biodiesel Movimentando o Brasil com Biodiesel Aspectos do Mercado Biodiesel O biodiesel pode ser produzido a partir de qualquer óleo vegetal, como soja, girassol, canola, palma ou mamona, assim como a partir de

Leia mais

Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil

Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil Coordenação Geral de Biocombustíveis - MDA Secretaria da Agricultura Familiar - SAF Departamento de Geração de Renda

Leia mais

AVANÇOS DA INDÚSTRIA DE BIODIESEL NO BRASIL

AVANÇOS DA INDÚSTRIA DE BIODIESEL NO BRASIL AVANÇS DA INDÚSTRIA DE BIDIESEL N BRASIL Mesa Redonda: Produção Industrial de Biodiesel Dr. Rafael Silva Menezes Coordenador de Inovação em Tecnologias Setoriais Coordenação-Geral de Desenvolvimento e

Leia mais

Biodiesel: Panorama e perspectivas. 23 de Abril 2014 Cuiabá - MT

Biodiesel: Panorama e perspectivas. 23 de Abril 2014 Cuiabá - MT Biodiesel: Panorama e perspectivas 23 de Abril 2014 Cuiabá - MT 1 Sumário Tecnologias de produção; A biomassa na matriz energética; Capacidade agrícola brasileira; Histórico do PNPB; Mercado; Novo marco

Leia mais

Alternativa para produção de combustíveis sustentáveis de aviação CTBE - Junho 2017

Alternativa para produção de combustíveis sustentáveis de aviação CTBE - Junho 2017 Alternativa para produção de combustíveis sustentáveis de aviação CTBE - Junho 2017 Lidando com a Mudança Climática Aviação e o Meio Ambiente Representa 2% das emissões totais de GEE A Aviação Internacional

Leia mais

Dr. Carlos Adilio Maia do Nascimento

Dr. Carlos Adilio Maia do Nascimento S I M B R A S IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL I CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL Dr. Carlos Adilio Maia do Nascimento Instituto Brasileiro de Produção Sustentável

Leia mais

Biodiversidade e biocombustíveis. Agosto 2009 M. Cecilia Wey de Brito Secretária de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente

Biodiversidade e biocombustíveis. Agosto 2009 M. Cecilia Wey de Brito Secretária de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente Biodiversidade e biocombustíveis Agosto 2009 M. Cecilia Wey de Brito Secretária de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente DESAFIOS Continuidade da perda da biodiversidade (conversão do

Leia mais

Perspectivas do Setor de Biodiesel Brasileiro

Perspectivas do Setor de Biodiesel Brasileiro Perspectivas do Setor de Biodiesel Brasileiro Lançamento do Caderno de Biocombustíveis - Fgv Energia Donizete Tokarski Diretor Superintendente Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2017 Produtoras de Biodiesel

Leia mais

PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL Estratégias para Agricultura Familiar. Jânio Rosa Diretoria de Suprimento Agrícola

PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL Estratégias para Agricultura Familiar. Jânio Rosa Diretoria de Suprimento Agrícola PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL Estratégias para Agricultura Familiar Jânio Rosa Diretoria de Suprimento Agrícola São Paulo, 28.10.2010 Missão da Petrobras Biocombustível Produzir biocombustíveis de forma segura

Leia mais

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Programa ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura

Leia mais

Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel

Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel Daniel Furlan Amaral Gerente de Economia 18 de agosto de 2017 Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Biodiesel: Janela de Oportunidades

Biodiesel: Janela de Oportunidades Faet/Senar, Palmas/TO, 27 de novembro de 2018 Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Agroenergia Biodiesel: Janela de Oportunidades Donizete Tokarski Produtores Associados Consumidores Insumos Tecnologia/Outras

Leia mais

Disponibilidade de Matérias Primas e Oportunidades de Diversificação da Matriz Energética do Biodiesel

Disponibilidade de Matérias Primas e Oportunidades de Diversificação da Matriz Energética do Biodiesel Disponibilidade de Matérias Primas e Oportunidades de Diversificação da Matriz Energética do Biodiesel Bruno Galvêas Laviola Pesquisador, Embrapa Agroenergia bruno.laviola@embrapa.br In: Câmara Setorial

Leia mais

Minicurso Produção de Biodiesel & Educação Ambiental. Autora: Cristiane Geissler

Minicurso Produção de Biodiesel & Educação Ambiental. Autora: Cristiane Geissler Minicurso Produção de Biodiesel & Educação Ambiental Autora: Cristiane Geissler Histórico A história do biodiesel em 1895, quando dois grandes visionários, Rudolf Diesel e Henry Ford, descobriram nos óleos

Leia mais

Política da Qualidade. Visão Estar entre os três maiores produtores de biodiesel no Brasil. Missão. Valores

Política da Qualidade. Visão Estar entre os três maiores produtores de biodiesel no Brasil. Missão. Valores Empresa A BSBIOS - Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S/A, fundada em 2005, é referência na produção de biodiesel e, é a única indústria para a produção de energia renovável que possui sociedade

Leia mais

A indústria de biodiesel no Brasil: desafios e oportunidades futuros

A indústria de biodiesel no Brasil: desafios e oportunidades futuros - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais A indústria de biodiesel no Brasil: desafios e oportunidades futuros Leonardo Zilio Assessor Econômico leonardo@abiove.org.br Fortaleza/CE Março

Leia mais

Biodiesel no Brasil: conjuntura atual e perspectivas

Biodiesel no Brasil: conjuntura atual e perspectivas - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Biodiesel no Brasil: conjuntura atual e perspectivas Daniel Furlan Amaral Economista ESALQ 17 de novembro de 2010 1 Sobre a A, Associação Brasileira

Leia mais

VISÃO ESTRATÉGICA DO USO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA BIOENERGIA E AÇÕES DE PD&I

VISÃO ESTRATÉGICA DO USO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA BIOENERGIA E AÇÕES DE PD&I http://www.cnpae.embrapa.br VISÃO ESTRATÉGICA DO USO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA BIOENERGIA E AÇÕES DE PD&I Frederico O M Durães e equipe Chefe Geral Embrapa Agroenergia In: Reunião Anual da SBPC 2008, 60.

Leia mais

Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios

Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios Seminário Biomassa: Desafios e Oportunidades de Negócios BIOMASSA: Pilar da Sustentabilidade Departamento de Desenvolvimento Energético Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético Curitiba

Leia mais

COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA CONTRIBUIÇÃO AO NDC BRASILEIRO

COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA CONTRIBUIÇÃO AO NDC BRASILEIRO COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO, UMA CONTRIBUIÇÃO AO NDC BRASILEIRO Bioquerosene para avançar Ao ratificar o Acordo do Clima de Paris, o Brasil assumiu o compromisso de redução das emissões de gases

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 64 AS ALTERNATIVAS DO PLANETA TERRA E DA CIVILIZAÇÃO Fixação 1) (ENEM) Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética

Leia mais

Biodiesel e Agricultura Familiar: Uma proposta de sustentabilidade social, econômica e ambiental

Biodiesel e Agricultura Familiar: Uma proposta de sustentabilidade social, econômica e ambiental Biodiesel e Agricultura Familiar: Uma proposta de sustentabilidade social, econômica e ambiental 28.11.2006 Seite 1 Óleos Vegetais Castor Seed Colza Palm Pinhão-manso (?) Sunflower Soya 28.11.2006 Seite

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO PNPB COM A PERSPECTIVA DE NOVAS MISTURAS

A EVOLUÇÃO DO PNPB COM A PERSPECTIVA DE NOVAS MISTURAS Conferência BiodieselBR 2010 A EVOLUÇÃO DO PNPB COM A PERSPECTIVA DE NOVAS MISTURAS Rodrigo Augusto Rodrigues Subchefe Adjunto da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa

Leia mais

O O Impacto do Biodiesel nos Custos dos Combustíveis, Vantagens para a Economia e seu Sistema de Distribuição. Geraldo Souza

O O Impacto do Biodiesel nos Custos dos Combustíveis, Vantagens para a Economia e seu Sistema de Distribuição. Geraldo Souza O O Impacto do Biodiesel nos Custos dos Combustíveis, Vantagens para a Economia e seu Sistema de Distribuição. ão. Geraldo Souza Ombudsman da ALESAT Combustíveis S/A 4o. Seminário Internacional em Logística

Leia mais

Riscos (econômicos)climáticos Annelise Vendramini Centro de Estudos em Sustentabilidade EAESP FGV Ces.

Riscos (econômicos)climáticos Annelise Vendramini Centro de Estudos em Sustentabilidade EAESP FGV Ces. Riscos (econômicos)climáticos Annelise Vendramini Centro de Estudos em Sustentabilidade EAESP FGV Ces www.gvces.com.br Composição das Exportações Brasileiras 2015 Composição das Exportações Brasileiras

Leia mais

Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social

Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL: A INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR NOS 10 ANOS DO PNPB Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social Dezembro de 2015 Brasília

Leia mais

I ECOSÃO PAULO. Fontes Renováveis de Energia. Prof. Suani Coelho. São Paulo, 8 de novembro de 2007

I ECOSÃO PAULO. Fontes Renováveis de Energia. Prof. Suani Coelho. São Paulo, 8 de novembro de 2007 I ECOSÃO PAULO Fontes Renováveis de Energia Prof. Suani Coelho São Paulo, 8 de novembro de 2007 Vantagens das Energias Renováveis Vantagens Estratégicas Fluxo mundial de petróleo Fonte: Kemp; Harkavy (1997)

Leia mais

(Do Sr. Rubens Otoni) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Rubens Otoni) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o 6220, DE 2005 (Do Sr. Rubens Otoni) Insere o parágrafo 4º no art. 2º da Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira.

Leia mais

Energia da Biomassa Células a combustível

Energia da Biomassa Células a combustível PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula de Fontes Energia da Biomassa Células a combustível slide 1 / 19 BIOMASSA Oleoginosas (palma, canola, girassol, dendê, mamona, etc) Esmagamento Óleos

Leia mais

Biomassas promissoras, investimento em pesquisa e potencial de produção comercial. Donizete Tokarski Diretor Superintendente

Biomassas promissoras, investimento em pesquisa e potencial de produção comercial. Donizete Tokarski Diretor Superintendente Biomassas promissoras, investimento em pesquisa e potencial de produção comercial Donizete Tokarski Diretor Superintendente Belo Horizonte, Agosto de 2017 Produtoras de Biodiesel Associadas Insumos Tecnologia

Leia mais

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc)

Bases Conceituais da Energia Q1/2017. Professor: Sergio Brochsztain. (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) Bases Conceituais da Energia Q1/2017 Professor: Sergio Brochsztain (sites.google.com/site/sergiodisciplinasufabc) capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho Energia

Leia mais

Agronegócio em Mato Grosso. Abril 2013

Agronegócio em Mato Grosso. Abril 2013 Agronegócio em Mato Grosso Abril 2013 Brasil Visão Geral Brasil - Visão Geral Area 8,5 milhões km 2 (5º maior) População (2011) 195 milhões (6 º maior) PIB (2011) US$ 2,47 Trilhões (6 ª maior) Produção

Leia mais

de Energia na Aviação

de Energia na Aviação Seminário DCA-BR- Fontes Renováveis de Energia na Aviação 08/Junho/2010 /2010 Ália Rached CENBIO Centro Nacional de Referência em Biomassa Instituto t de Eletrotécnica té e Energia Universidade de São

Leia mais

VIABILIDADE, COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE MAMONA NA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

VIABILIDADE, COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE MAMONA NA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS VIABILIDADE, COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE MAMONA NA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS Antônio Maria Gomes de Castro 1, Suzana Maria Valle Lima 1, Joffre Kouri 2, Maria de Fátima

Leia mais

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa MINISTÉRIO DA ENERGIA Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa Marcelina Mataveia Direcção Nacional de Energias Novas e Renováveis Maputo - Moçambique 7 de Fevereiro

Leia mais

O marco regulatório dos biocombustíveis: Biodiesel

O marco regulatório dos biocombustíveis: Biodiesel Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis O marco regulatório dos biocombustíveis: Biodiesel Ricardo de Gusmão

Leia mais

Bioetanol e Cogeração. Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1

Bioetanol e Cogeração. Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1 Bioetanol e Cogeração Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 1 Bioetanol - Cenário Fontes alternativas de energia - Bioetanol e Cogeração 2 Bioetanol - Cenário Uma importante alternativa

Leia mais

PLATAFORMA MINEIRA DE BIOQUEROSENE & RENOVÁVEIS

PLATAFORMA MINEIRA DE BIOQUEROSENE & RENOVÁVEIS Agosto 2017 PLATAFORMA MINEIRA DE BIOQUEROSENE & RENOVÁVEIS Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico A Plataforma Mineira

Leia mais

FAÇA BIODIESEL. Site: Acesso em: 08 out

FAÇA BIODIESEL. Site:  Acesso em: 08 out Macaúba Taxonomia: Família: Arecaceae, anteriormente denominada Palmae. Gênero: Acrocomia Espécie: Acrocomia aculeata (lacq ) Lood. ex Mart Origem: Matas do norte até o sudeste do Brasil. A palmeira Macaúba

Leia mais

Cadeia Produtiva da Silvicultura

Cadeia Produtiva da Silvicultura Cadeia Produtiva da Silvicultura Silvicultura É a atividade que se ocupa do estabelecimento, do desenvolvimento e da reprodução de florestas, visando a múltiplas aplicações, tais como: a produção de madeira,

Leia mais

BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO

BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO Página 36 BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO Alianda Dantas de Oliveira *1; Jose Geraldo Pacheco Filho1; Luiz Stragevitch1; Renata Santos Lucena Carvalho1; Ialy Silva Barros1;

Leia mais

Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE

Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE Ana Lucia Dolabella Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental São Paulo, 03/09/2012 Sustentabilidade Ambiental Econômica Social

Leia mais

Biodiesel para quem?

Biodiesel para quem? Biodiesel para quem? * Daniel I. Kinpara * Marivânia G. da Rocha Ludwig von Mises, economista austríaco, escreveu: progresso em direção ao caos não deve ser elogiado. Nada deve ser aceito apenas por ser

Leia mais

AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA

AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA Eixos Temáticos: 1. Desenvolvimento Industrial 2. Desenvolvimento do Agronegócio 3. Desenvolvimento Ambiental

Leia mais

Versão 21 Mai 14 IMPACTOS DO PNPB

Versão 21 Mai 14 IMPACTOS DO PNPB Versão 21 Mai 14 IMPACTOS DO PNPB Aspectos mais relevantes das Externalidades Positivas do PNPB (Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel) e Impactos na Progressão da Mistura. Programa Nacional

Leia mais

Realização: Apresentação. Seja parceiro:

Realização: Apresentação. Seja parceiro: Ano I N 1 Agosto de 2017 Apresentação Realização: Prezado Leitor, Com essa edição iremos exemplificar o modelo para o novo boletim mensal bioinformativo que tem como objetivo analisar o mercado de oleaginosas

Leia mais

Combustível Renovável de Aviação

Combustível Renovável de Aviação Combustível Renovável de Aviação Descarbonização das Operações Campinas Outubro, 2016 Paulo Kakinoff 07 de Julho, 2015 Programa Estratégico GOL CNG das operações como objetivo estratégico em 2022-2025

Leia mais

Introdução 16. 0,0% EUA Canada EU-15 Polonia Brasil Mundo

Introdução 16. 0,0% EUA Canada EU-15 Polonia Brasil Mundo 1 Introdução Energias renováveis são aquelas provenientes de fontes naturais capazes de se regenerar e que, portanto, não alteram o equilíbrio do planeta (Rostand, 2006). Este tipo de energia é um elemento

Leia mais

O TABACO ENERGÉTICO. Agora, a planta até hoje usada para a produção. A origem da variedade de tabaco. Esta variedade é o tabaco energético.

O TABACO ENERGÉTICO. Agora, a planta até hoje usada para a produção. A origem da variedade de tabaco. Esta variedade é o tabaco energético. O TABACO ENERGÉTICO O tabaco é uma das lavouras de maior importância sócioeconômica na região Sul do Brasil. Até hoje, o tabaco sempre foi associado à indústria do fumo, mas esta realidade mudará em breve

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE COMO REFERÊNCIA PARA A CADEIA DO BIODIESEL: REFLEXÕES PRELIMINARES

A SUSTENTABILIDADE COMO REFERÊNCIA PARA A CADEIA DO BIODIESEL: REFLEXÕES PRELIMINARES A SUSTENTABILIDADE COMO REFERÊNCIA PARA A CADEIA DO BIODIESEL: REFLEXÕES PRELIMINARES Gean Carla S. Sganderla, GPERS/UNIR, sganderlavale@yahoo.com.br Artur Souza Moret, GPERS/UNIR, amoret@unir.br RESUMO

Leia mais

PRIMEIRO SEMINÁRIO INTEGRADO DE CIÊNCIA DA FAFOPA. ARARIPINA PE, 10 de maio de MATRIZ ENERGÉTICA DO ARARIPE QUEBRANDO PARADIGMAS.

PRIMEIRO SEMINÁRIO INTEGRADO DE CIÊNCIA DA FAFOPA. ARARIPINA PE, 10 de maio de MATRIZ ENERGÉTICA DO ARARIPE QUEBRANDO PARADIGMAS. PRIMEIRO SEMINÁRIO INTEGRADO DE CIÊNCIA DA FAFOPA. ARARIPINA PE, 10 de maio de 2012. MATRIZ ENERGÉTICA DO ARARIPE QUEBRANDO PARADIGMAS. MILTON MATOS ROLIM Prof. Dr. Coordenador do Curso de Física FAFOPA

Leia mais

ANP EPE e FGV RenovaBio Próximos Passos Perspectivas do Biodiesel com o RenovaBio Donizete Tokarski Diretor Superintendente

ANP EPE e FGV RenovaBio Próximos Passos Perspectivas do Biodiesel com o RenovaBio Donizete Tokarski Diretor Superintendente ANP EPE e FGV RenovaBio Próximos Passos Perspectivas do Biodiesel com o RenovaBio Donizete Tokarski Diretor Superintendente FGV ENERGIA Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2018 1 2 Associados 3 4 RECONHECIMENTO

Leia mais

Caderno de Biocombustíveis e o RenovaBio. 01/02/2018 Tamar Roitman - pesquisadora

Caderno de Biocombustíveis e o RenovaBio. 01/02/2018 Tamar Roitman - pesquisadora Caderno de Biocombustíveis e o RenovaBio 01/02/2018 Tamar Roitman - pesquisadora Caderno de Biocombustíveis Histórico dos biocombustíveis no Brasil Aprovação da Lei que cria a Política Nacional de Biocombustíveis

Leia mais

4º Seminário Bioenergia: Desafios e Oportunidades de Negócios

4º Seminário Bioenergia: Desafios e Oportunidades de Negócios Realização Patrocínio Biodiesel: Avanços Tecnológicos, Mercado, Barreiras e Cenários Produção de Biodiesel por Meio da Transesterificação com Etanol Breno da Silveira Químico Fertibom Indústrias Ltda.

Leia mais

ANP EPE e FGV RenovaBio Próximos Passos Perspectivas do Biodiesel com o RenovaBio Donizete Tokarski Diretor Superintendente

ANP EPE e FGV RenovaBio Próximos Passos Perspectivas do Biodiesel com o RenovaBio Donizete Tokarski Diretor Superintendente ANP EPE e FGV RenovaBio Próximos Passos Perspectivas do Biodiesel com o RenovaBio Donizete Tokarski Diretor Superintendente FGV ENERGIA Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2018 1 Associados RECONHECIMENTO

Leia mais

BIODIESEL SITUAÇÃO ATUAL, PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS

BIODIESEL SITUAÇÃO ATUAL, PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS BIODIESEL SITUAÇÃO ATUAL, PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS Prof. Dr. Mário Otávio Batalha Prof. Dr. Luiz Fernando Paulillo dmob@power.ufscar.br Energia Fóssil, Meio Ambiente e Agroenergia Esgotamento das fontes

Leia mais

Balanço Energético e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Produção de Bioetanol da Cana-de-açúcar em comparação com outros Bio-combustíveis

Balanço Energético e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Produção de Bioetanol da Cana-de-açúcar em comparação com outros Bio-combustíveis Balanço Energético e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Produção de Bioetanol da Cana-de-açúcar em comparação com outros Bio-combustíveis Agrobiologia Seropédica, RJ Robert M. Boddey Embrapa Agrobiologia,

Leia mais

1º.. MADEN INEE Como evoluir a produtividade da cadeia de madeira energética

1º.. MADEN INEE Como evoluir a produtividade da cadeia de madeira energética 1º.. MADEN 28 - INEE Como evoluir a produtividade da cadeia de madeira energética José Otávio Brito Professor Titular ESALQ / USP Piracicaba, SP (19) 342941 - jotbrito@esalq.usp.br MUNDO: CONSUMO TOTAL

Leia mais

Plenária: Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil

Plenária: Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Plenária: Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil Ricardo de Gusmão

Leia mais

Perspectivas Mundiais dos Biocombustíveis

Perspectivas Mundiais dos Biocombustíveis Perspectivas Mundiais dos Biocombustíveis Sillas Oliva Filho Maio, 2007 Petrobras e os Biocombustíveis Uso dos Biocombustíveis no Mundo Motivação para os Biocombustíveis Atividades da Petrobras nos Biocombustíveis

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 112

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 112 Página 112 IDENTIFICAÇÃO DA PALMEIRA MACAÍBA (ACROMIA ACULEAT (JACK) LOOD), NAS ÁREAS DE VEGETAÇÃO NATIVA E DE AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE LASQUINHA DO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA/PB Josilda de França

Leia mais

VISÃO DA INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS

VISÃO DA INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS PANORAMA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Principais Atuações do ITEP Ana Rita Fraga Drummond, Ph.D. Coordenadora Técnica do PNPB (Rede MCT) Instituto de Tecnologia de Pernambuco II Seminário de Biodiesel - APCA

Leia mais

Consulta Pública do RenovaBio Comentários e sugestões da ABIOVE

Consulta Pública do RenovaBio Comentários e sugestões da ABIOVE Consulta Pública do RenovaBio Comentários e sugestões da ABIOVE Daniel Amaral Gerente de Economia daniel@abiove.org.br Rio de Janeiro RJ 5 de junho de 2018 Glicerina é um co-produto Anexo, item 2.2, alínea

Leia mais

International Workshop on Bioenergy Policies, Technologies and Financing

International Workshop on Bioenergy Policies, Technologies and Financing International Workshop on Bioenergy Policies, Technologies and Financing Bio-diesel History, Strategies and Policies in Brazil Antonio René Iturra (Analista de Ciência e Tecnologia Sênior do MCT) 9th LAMNET

Leia mais

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE ENTRE O PLANTIO DE MILHO SEQUEIRO/SOJA E O ARRENDAMENTO DA ÁREA Mariana S. de Proença 1, Leonel J. Ribeiro 2, Maria C. Ferrari 3, Flavia C. Cavalini 4 1 Graduanda em Agronegócio,

Leia mais

O ÓLEO DE ALGODÃO COMO FONTE PARA O BIODIESEL - Aspectos Técnicos

O ÓLEO DE ALGODÃO COMO FONTE PARA O BIODIESEL - Aspectos Técnicos O ÓLEO DE ALGODÃO COMO FONTE PARA O BIODIESEL - Aspectos Técnicos VI Congresso Brasileiro do Algodão Uberlândia, 15 de agosto de 2007 Rosilene Aparecida Nascimento Gerente de P&D O que é Biodiesel? Definição

Leia mais

DAS OBTENÇÃO. óleo. sobre agroenergéticas. ainda está. meio

DAS OBTENÇÃO. óleo. sobre agroenergéticas. ainda está. meio AVALIAÇÃO DE IMPACTOS SOCIAIS, ECOLÓGICOS E DE D CONHECIMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DE SOJA, GIRASSOL, CANOLA, MAMONAA E DENDÊ NA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS Buschinelli, C. C. A.; Pires, A. M. M. ; Rodrigues,

Leia mais

PRODUÇÃO E USO DE. Coordenador da Comissão Executiva Interministerial Biodiesel

PRODUÇÃO E USO DE. Coordenador da Comissão Executiva Interministerial Biodiesel O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL: DIRETRIZES, LEGISLAÇÃO E TRIBUTAÇÃO Rodrigo Augusto Rodrigues Coordenador da Comissão Executiva Interministerial Biodiesel Seminário Regional sobre Produção

Leia mais

Descarbonizando a Economia

Descarbonizando a Economia FIEMG/UBRABIO - Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização: Oportunidades de negócios e investimentos na cadeia de valor do Bioquerosene Descarbonizando a Economia Copyright Todos os direitos

Leia mais