HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO NA CLÍNICA COM CRIANÇAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO NA CLÍNICA COM CRIANÇAS"

Transcrição

1 HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO NA CLÍNICA COM CRIANÇAS Gerson Smiech Pinho 1 Tem sido cada vez mais freqüente a chegada a tratamento psicanalítico e psicoterápico de crianças e adolescentes com o diagnóstico de TDAH, Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Segundo o DSM-IV, a característica essencial desse transtorno é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, que é mais freqüente e grave que o observado habitualmente em sujeitos de um nível de desenvolvimento similar. Entre os critérios diagnósticos assinalados, destaca-se, ainda, que o TDAH não aparece no transcurso de um transtorno generalizado do desenvolvimento, esquizofrenia ou outro transtorno psicótico, e não se aplica na presença de outro transtorno mental. A partir dessa definição, chama a atenção a diversidade de situações que se apresentam sob essa denominação tenho encontrado desde crianças pequenas cuja pouca atenção e grande atividade motora (típicas dos primeiros anos) é excessivamente intensa, até crianças e adolescentes cuja dificuldade de atenção relaciona-se a quadros psicóticos, melancólicos ou a importantes defasagens cognitivas. Tal heterogeneidade aponta para o uso indiscriminado desse diagnóstico, que, por tornar-se tão abrangente, acaba não levando em conta os próprios critérios delimitados pelo DSM-IV. Além disso, o diagnóstico de TDAH traz consigo importantes implicações terapêuticas. O Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade é a denominação que substituiu as de Lesão cerebral mínima e Disfunção cerebral mínima, conservando delas o pressuposto de um déficit neurocerebral. Como assinala Marcelli (1998), mesmo que os autores reconheçam nem sempre encontrar lesão orgânica, a existência destas últimas constitui o a priori inicial sobre o qual é baseada a síndrome (p.284). É verdade que a dicotomia entre o orgânico e o psíquico já nos parece um tanto ultrapassada. Porém, se o suposto de um organismo deficitário é o único sentido atribuído a 1 Psicólogo e psicanalista, membro da APPOA e do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, mestre em psicologia social e institucional pela UFRGS.

2 essa configuração sintomática, temos como conseqüência o apagamento do sujeito que procura manifestar-se ao colocar a mesma em cena. Nesse ponto, a contribuição da psicanálise e sua articulação com o campo da psicomotricidade torna-se fundamental, pois permite situar a estrutura subjetiva em questão, para além da fenomenologia do sintoma. O TDAH relaciona-se com o tipo de sintomatologia que, na clínica psicomotora, denomina-se instabilidade psicomotora. De acordo com Marcelli (1998), a instabilidade motora propriamente dita, na qual a criança está permanentemente em movimento, distingue-se da desatenção ou instabilidade psíquica. Apesar destas duas formas encontrarem-se associadas na maior parte dos casos, uma delas pode sobressair-se em relação à outra. Mas, quais interrogações a instabilidade psicomotora coloca em jogo em relação a constituição de um sujeito? Uma primeira questão importante, assinalada por diversos autores, é a presença permanente do olhar do Outro sobre o corpo da criança instável ou hipercinética. Bergès e Balbo, por exemplo, afirmam que nessas crianças instáveis, a mãe assegura que, se ela deixa de olhá-la, é a catástrofe. Se ela cessa de tomá-la no campo de seu olhar, de teleguiar sua hipercinesia em seu olhar, a partir de então seu próprio desejo será posto a descoberto e é a catástrofe (2001, p.98). Levin (1995) também sublinha a presença permanente do olhar do Outro, dirigido ao corpo em movimento incessante da criança instável. Esse autor articula essa presença à fragilidade do corte que possibilitaria a separação do sujeito em relação ao Outro. A criança hiperativa fica capturada na posição de objeto de gozo diante do olhar do Outro encarnado pelo agente materno. Em alguns casos de instabilidade, encontramos um estado permanente de tensão, de elevação do tônus muscular, o qual funciona como uma espécie de limite, de armadura que evita a desintegração e dispersão corporal. Para pensar o modo como se estabelece esta fragilidade e pouca diferenciação na relação com o Outro, Bergès e Balbo (2001) propõe que, no caso das crianças hipercinéticas, é bem o discurso materno que faltou (p.72). Aqui, o discurso materno é proposto como aquilo que permite situar o limite em relação a excitação presente no contato corporal entre a mãe e seu bebê.

3 Segundo esses autores, enquanto cuida de sua criança, uma mãe articula e sustenta um discurso que introduz o simbólico no toque do corpo. Os cuidados corporais podem ser pensados como participando da função de pára-excitação, ultrapassando em muito a mera constituição de um ambiente de sustentação a partir da necessidade da criança. As palavras maternas permitem encadear algo à excitação agradável experimentada pela criança e recalcar os excessos dessa excitação. Clinicamente, interessa interrogarmos o destino dessa excitação, na medida em que o discurso sustentado pela mãe possa ser frágil ou pouco presente. Desde então se coloca a questão do déficit ou do excesso de funcionamento desencadeado por essa excitação entre uma satisfação ou um gozo que se arrisca a ser sem limite (Bergès e Balbo, 2001, p.73). Esta ausência de limite no contato corporal, geradora de tensão e excitação, pode ser pensada como presente no excesso de descarga motora da criança hiperativa. Quando uma mãe grita diante de uma criança que se agita, torna-se cada vez maior a excitação corporal. Nessa situação, a fala da mãe, ao invés de ser recalcante, torna-se uma excitação verbal que acompanha ou agrava a excitação corporal da criança. Outra questão, ainda, é o interessante paradoxo apontado por Bergès e Balbo (2001), em relação às crianças instáveis e hipercinéticas. Apesar de serem desatentas, de parecerem estar desligadas ou no mundo da lua e apresentarem um excesso motor que implica em não poderem ouvir, estas crianças geralmente encontram-se em um estado de extrema vigilância. Assim, mostram-se atentas diante de um ruído discreto que vem da rua, o qual permanece imperceptível à maioria das pessoas por estar em segundo plano. Como explicar esta intensa atenção em alguém tão desatento? A interpretação desses autores é de que essa posição de hipervigilância vem de algum modo mostrar a espera de um percepto da cena primitiva, cuja repetição teria como função manter e preservar o gozo dos pais. Dessa forma, no imaginário da criança, seu corpo é sentido como estranho por ser o lugar de um gozo que lhe é estranho, por ser o gozo experimentado pelos pais. Fica evidente pelas questões até aqui propostas que, no caso das crianças hipercinéticas, a atenção e a função motora encontram-se afetadas e alteradas pelo excesso de excitação decorrente da fragilidade do limite ao gozo, que somente a função da palavra poderia situar.

4 Mas, de que forma poderíamos situar a extrema disseminação dessa forma sintomática, hoje? (obviamente, deixando de lado os equívocos diagnósticos assinalados no início desse escrito) Melman (2003) propõe algumas questões a respeito da condição subjetiva moderna que permitem pensar na extensa proliferação do diagnóstico de hiperatividade na contemporaneidade. Segundo esse autor, o sujeito com o qual lidamos, hoje, é um sujeito atópico. Isto significa que trata-se de um sujeito que tem uma dificuldade extrema de encontrar seu lugar, que parece não ter consistência, sem projeto fixo ou votos que lhe seriam pessoais. Ao longo de muitos anos, a presença dos grandes textos da cultura serviram como lugares organizados pela linguagem, como Outros, que designavam o comportamento, modo de pensamento e destino dos humanos. Uma das grandes características de nossa cultura atual é a queda desses grandes textos, propiciando a prevalência de um diálogo horizontal com o semelhante, com os outros, sem levar em conta as mensagens que poderiam vir do Outro. A ausência, no tecido social, de uma referência simbólica desde a qual possa se situar, joga o sujeito num campo de indeterminação que conduz a essa atopia, essa falta de lugar referida por Melman (2003). Para exemplificar essa posição, esse autor menciona três casos de pacientes: dois jovens que não podem ficar em um lugar, mexem-se o tempo todo (um deles fazendo substituições em seu trabalho, o outro através de viagens) e uma criança hiperativa de três anos de idade. Para esse autor, essas situações são o testemunho do que acontece a um sujeito que não pode encontrar um lugar validado na tripla dimensão do Real, em um mundo em que tudo é possível e no qual nada vem a fazer limite ao gozo. A hiperatividade é um sintoma que manifesta a ausência de lugar para o sujeito e a busca feita para situá-lo. É uma tentativa de delimitar um lugar simbolicamente, descolado do olhar do Outro, que situaria um intervalo em relação ao gozo e possibilitaria a emergência do desejo. Em que medida poderíamos pensar a hiperatividade como uma patologia típica de nosso tempo, sintoma social de nossa época, a agitar o corpo das crianças de hoje? Penso que esta é uma importante questão que permanece aberta, que insiste em se fazer ouvir, apesar das tentativas de reduzir a hiperatividade à manifestação unívoca de um organismo

5 deficitário. Ao contrário, talvez possamos tomá-la como manifestação paradigmática de um sujeito, que se movimenta de maneira errante, na procura de um lugar para si. Referências bibliográficas: 1. BERGÈS, Jean & BALBO, Gabriel. A atualidade das teorias sexuais infantis. Porto Alegre: CMC editora, DSM-IV. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 3. LEVIN, Esteban. A clínica psicomotora. Petrópolis: Vozes, MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infância de Ajuriaguerra. Porto Alegre: Artes médicas, MELMAN, Charles. Novas formas clínicas no início do terceiro milênio. CMC editora, 2003.

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga. Contribuições das Neurociências para a Qualidade e Inclusão na Educação Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga,

Leia mais

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Psicologia Clínica 3. Ciclo

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 120 horas História da Psicologia: dos mitos à constituição da Psicologia científica. O processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA III Simpósio da UEFS sobre Autismo O sujeito para além do transtorno do espectro autista.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA III Simpósio da UEFS sobre Autismo O sujeito para além do transtorno do espectro autista. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA III Simpósio da UEFS sobre Autismo O sujeito para além do transtorno do espectro autista Psicomotricidade Um caminho para intervenção com crianças com traços autistas

Leia mais

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1)

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1) D Deficiência Mental / Déficit Sensorial / Delírio / Depressão / Desenvolvimento / Diabetes Melitus / Diagnóstico / Distúrbio de Leitura / Doença / Doença de Moyamoya / Drogadição DEFICIÊNCIA MENTAL Uso

Leia mais

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1)

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1) P Paralisia Cerebral / Personalidade Borderline / Pesquisa / Prevenção / Psicanálise/ / Psicofarmacoterapia / Psicose / Psicoterapia / Psiquiatria Infantil PARALISIA CEREBRAL Aspectos neurológicos da deficiência

Leia mais

O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH

O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO ABERTO DE DIFICULDADES

Leia mais

Psicanálise e Saúde Mental

Psicanálise e Saúde Mental Psicanálise e Saúde Mental Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise e Saúde Mental Coordenação: Drª Aparecida Rosângela Silveira Duração: 15 meses Titulação: Especialista em Psicanálise e Saúde Mental Modalidade:

Leia mais

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA Mara Cristiane R. Aguila Psicóloga/ Neuropsicóloga Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosário - Argentina Transtorno do espectro autista (TEA) Diferenças

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de idade, surgiram queixas de dispersão na atenção em sala

Leia mais

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução 421 O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Amanda Ferreira dos Santos², Felipe Vidigal Sette da Fonseca²,

Leia mais

Documento subsidiário à política de inclusão. Ministério da Educação Brasília 2005 Secretaria de Educação Especial

Documento subsidiário à política de inclusão. Ministério da Educação Brasília 2005 Secretaria de Educação Especial Documento subsidiário à política de inclusão Ministério da Educação Brasília 2005 Secretaria de Educação Especial Objetivo: (...) subsidiar os sistemas educacionais para transformar as escolas públicas

Leia mais

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD Mariana Rocha Lima Sonia Leite Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Psicanálise da UERJ, cujo objetivo

Leia mais

Qual a relação entre a singularidade e a configuração do sintoma? Qual o lugar destinado ao sintoma escolar no contexto da clínica?

Qual a relação entre a singularidade e a configuração do sintoma? Qual o lugar destinado ao sintoma escolar no contexto da clínica? Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Dra Nadia Bossa Q ue s tõ e s Diante do peso da cultura quais são as condições de possibilidade desse sintoma culturalmente determinada, ou seja qual a natureza

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO 1 - PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO 1 - PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO 1 - PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1 TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1 Simone Simões Oliveira 2, Henrique Da Silva Dos Santos 3, Angélica Dos Santos Motta 4, Ricardo Da Silva Hammarstron 5, Simone Simões Oliveira 6 1 Trabalho apresentado

Leia mais

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE)

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) O QUE É TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE TDAH é a condição crônica de saúde

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Cássia Fontes Bahia O termo significante está sendo considerado aqui em relação ao desdobramento que pode tomar em um plano mais simples e primeiro

Leia mais

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem)

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Nervoso Agitado Desligado Desatento Muito infantil Diferente Agressivo Desajeitado Não vai bem na escola Transtornos do desenvolvimento Conseqüências

Leia mais

Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH

Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH Entendendo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Parte I Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH Ft. Alline Camargo Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Sorocaba (UNISO) (CREFITO-3/228939-F)

Leia mais

Psicomotricidade e os componentes psicomotores

Psicomotricidade e os componentes psicomotores Psicomotricidade e os componentes psicomotores Psicomotricidade aplicada à Terapia Ocupacional Luzia Iara Pfeifer - 2016 https://www.youtube.com/watch?v=fsbs3mr_ngk O que é preciso para executar isto?

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO Débora Maria Gomes Silveira Universidade Federal de Minas Gerais Maio/ 2010 ESTUDO PSICANALÍTICO DA SEXUALIDADE BREVE HISTÓRICO Na

Leia mais

FERNANDES, Maria Helena. Transtornos alimentares: anorexia e bulimia. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. ISBN

FERNANDES, Maria Helena. Transtornos alimentares: anorexia e bulimia. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. ISBN N FERNANDES, Maria Helena. Transtornos alimentares: anorexia e bulimia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. 303p. ISBN 85-7396-465-0. o primoroso livro de Maria Helena Fernandes temos a oportunidade de

Leia mais

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2019.1 DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA 1 PERÍODO Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

O DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA

O DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA O DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA Ana Maria de Souza Dias 1 O presente artigo procura situar o trabalho produzido no Curso de Mestrado do Programa em Educação

Leia mais

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1 TG D Fonte: CID 10 TG D /TID Desde 1993, com a CID-10 (OMS) o autismo infantil passa a ser classificado entre os transtornos invasivos do desenvolvimento juntamente com outros cinco transtornos que apresentam

Leia mais

Sofrimento e dor no autismo: quem sente?

Sofrimento e dor no autismo: quem sente? Sofrimento e dor no autismo: quem sente? BORGES, Bianca Stoppa Universidade Veiga de Almeida-RJ biasborges@globo.com Resumo Este trabalho pretende discutir a relação do autista com seu corpo, frente à

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE e o SECRETÁRIO ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, considerando o disposto na Lei

Leia mais

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE Pauleska Asevedo Nobrega Assim como na Psicanálise com adultos, as entrevistas preliminares na psicanálise com crianças, sustentam um tempo

Leia mais

Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o

Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil Pesquisa A partir da teoria psicanalítica, foram desenvolvidos Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicomotricidade Código: PSI56 Professor: Gleci Machado de Lima e-mail: glecimar.lima@fasete.edu.br CH Teórica: 32

Leia mais

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado;

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; Afeta homens e mulheres na mesma proporção; Eugen Bleuler, importante

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Sobre o incurável do sinthoma Ângela Batista * "O que não entendi até agora, não entenderei mais. Graciela Brodsky Este trabalho reúne algumas questões discutidas

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

O Psicótico: aspectos da personalidade David Rosenfeld Sob a ótica da Teoria das Relações Objetais da Escola Inglesa de Psicanálise. Expandiu o entend

O Psicótico: aspectos da personalidade David Rosenfeld Sob a ótica da Teoria das Relações Objetais da Escola Inglesa de Psicanálise. Expandiu o entend A CLÍNICA DA PSICOSE Profª Ms Sandra Diamante Dezembro - 2013 1 O Psicótico: aspectos da personalidade David Rosenfeld Sob a ótica da Teoria das Relações Objetais da Escola Inglesa de Psicanálise. Expandiu

Leia mais

Residência Médica 2019

Residência Médica 2019 CASO 1 Questão 1. Valor máximo = 3 pontos Possíveis: Mudança clara do funcionamento e estado mental. / Intensidade significativa dos sintomas. / Pervasividade dos sintomas. / Falta de controle sobre os

Leia mais

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de

Leia mais

A PULSÃO DE MORTE E AS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS. sobre o tema ainda não se chegou a um consenso sobre a etiologia e os mecanismos psíquicos

A PULSÃO DE MORTE E AS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS. sobre o tema ainda não se chegou a um consenso sobre a etiologia e os mecanismos psíquicos A PULSÃO DE MORTE E AS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS Aldo Ivan Pereira Paiva As "Psicopatologias Contemporâneas, cujas patologias mais conhecidas são os distúrbios alimentares, a síndrome do pânico, os

Leia mais

As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas

As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas Transtorno do Espectro Autista O autismo é considerado um transtorno do desenvolvimento de causas neurobiológicas. As características

Leia mais

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Processos de Desenvolvimento I Professora: Idenise Naiara Lima Soares Código: PSI17 Carga Horária: 60h Créditos: 03

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicomotricidade Código: PSI56 Professor: Esp. Gleci Machado de Lima E-mail: glecimar.lima@fasete.edu.br CH

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais

Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais Apresentação em pôster Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais Bruno Quintino de Oliveira¹; Issa Damous²; 1.Discente-pesquisador do Deptº

Leia mais

OS CAMINHOS DA PRESCRIÇÃO PARA O

OS CAMINHOS DA PRESCRIÇÃO PARA O OS CAMINHOS DA PRESCRIÇÃO PARA O SUCESSO TERAPÊUTICO Drª. Elizabeth Valente Como elementos essenciais para o sucesso de uma prescrição podemos definir: 1. Tomada da história anamnese e registro. 2. Entendimento

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Psicopatologia Período: 7º Currículo: 2016 Nome do Coordenador de Eixo: Prof. Sheila Miranda Nome do Coordenador

Leia mais

Decio Tenenbaum

Decio Tenenbaum Decio Tenenbaum decio@tenenbaum.com.br Fator biográfico comum: Patologia dos vínculos básicos ou Patologia diádica Papel do vínculo diádico: Estabelecimento do espaço de segurança para o desenvolvimento

Leia mais

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal Psicologia da Inteligência Epistemologia geral Epistemologia genética Qual é a gênese das estruturas lógicas do pensamento da criança? Como elas funcionam? Epistemologia fundada no desenvolvimento mental

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 2ª aula Diferenciação

Leia mais

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 23/03/2018 19:07 Página 1 de 3 2016.2 Grade: ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS Modalidade: BAARELADO 1º SEMESTRE Código 100603 1006.04 1006.01 100602 1006.05 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 12, 13 e 14 de Novembro de 2014

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 12, 13 e 14 de Novembro de 2014 UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA DA INTERVENÇÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL EM INDIVÍDUOS DIAGNOSTICADOS COM TDAH Heloisa Kracheski Tazima (Programa de Iniciação Científica, Departamento de Psicologia,, Maringá-PR,

Leia mais

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto

Leia mais

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO.... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 3 COORDENADOR... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 4 METODOLOGIA...

Leia mais

Capacitação Multidisciplinar Continuada. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO

Capacitação Multidisciplinar Continuada. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO Capacitação Multidisciplinar Continuada TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Os conflitos que começam a surgir quando uma criança não consegue

Leia mais

CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR 25/09 PSICOLOGIA DA SAÚDE 21/09 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR 25/09 PSICOLOGIA DA SAÚDE 21/09 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto histórico (parte II) Atuação do psicólogo (parte I)

Leia mais

LINHA DO TEMPO TDAH ETIOLOGIA PREVALÊNCIA TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE (TDAH) VALIDADE DO DIAGNÓSTICO 23/10/2008

LINHA DO TEMPO TDAH ETIOLOGIA PREVALÊNCIA TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE (TDAH) VALIDADE DO DIAGNÓSTICO 23/10/2008 TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE Dra. Gabriela Dias SANTA CASA GEDA - UFRJ TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE (TDAH) Transtorno neurocomportamental caracterizado por: DESATENÇÃO

Leia mais

Recursos TEP RESULTADO DO RECURSO QUESTÕES COMENTÁRIO

Recursos TEP RESULTADO DO RECURSO QUESTÕES COMENTÁRIO 6 INDEFERIDO Considerando que um pré-escolar de dois anos sadio pesa em média de 11 a 13 kg o único tratamento recomendado é a Permetrina tópica. 9 INDEFERIDO As verrugas são infecção virais causadas pelo

Leia mais

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Processos de desenvolvimento I Professora: Idenise Naiara Lima Soares Código: PSI17 Carga Horária: 60h Créditos: 03

Leia mais

Transtornos de Aprendizagem visão geral do curso

Transtornos de Aprendizagem visão geral do curso Transtornos de Aprendizagem visão geral do curso 1 - Um olhar diferenciado: Construindo um olhar diferenciado; Diferenciando dificuldade, problema, distúrbio e transtorno de aprendizagem; A necessidade

Leia mais

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Mariana Roncarati Mestranda em Educação - UNIRio/ CAPES; Psicomotricista Uni-IBMR; Especialista em Educação Infantil PUC-Rio m_roncarati@hotmail.com

Leia mais

Psicose e Desenvolvimento Humano 1

Psicose e Desenvolvimento Humano 1 Psicose e Desenvolvimento Humano 1 Decio Tenenbaum 2 O 1º simpósio do Departamento de Investigação Psicanalítica das Psicoses ocorreu em 1998 e foi um encontro predominantemente clínico: Dr. Altamirando

Leia mais

Qualquer um, sendo esse pai, mãe, professor(a), entre outros, possivelmente,

Qualquer um, sendo esse pai, mãe, professor(a), entre outros, possivelmente, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): comentários sobre os critérios de diagnóstico Larissa Feijó Orientadora. Professora doutora do curso de Psicologia ULBRA-SM. Fabricio Vielmo Graduando

Leia mais

Juventude e saúde mental: a especificidade da clínica com adolescentes

Juventude e saúde mental: a especificidade da clínica com adolescentes informações bibliográficas Juventude e saúde mental: a especificidade da clínica com adolescentes de Edson Saggese e Fernanda Hamann de Oliveira (Org.) Resenha por Diana Dadoorian Psicanálise, adolescência

Leia mais

A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE RESUMO

A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE RESUMO 1 A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE BARDY, L.R. MASTROIANNI, E.Q.C. BOFI, T.C CARVALHO, A.C. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus

Leia mais

Dra. Nadia A. Bossa FRACASSO ESCOLAR: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS

Dra. Nadia A. Bossa FRACASSO ESCOLAR: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS FRACASSO ESCOLAR: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS CONHECIMENTO E DESEJO NA CONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO uma abordagem psicopedagógica do processo de aprendizagem dra. Nadia Aparecida

Leia mais

Dra. Nadia A. Bossa. 3 Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão Escolar

Dra. Nadia A. Bossa. 3 Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão Escolar 3 Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão Escolar curso Diagnóstico e Intervenção Psicopedagogica nos Processos de Inclusão Escolar Profa Dra Nadia Aparecida Bossa Email:

Leia mais

1º Simpósio: Encefalopatia crônica não progressiva da Infância Da concepção à primeira infância: Reconhecimento precoce.

1º Simpósio: Encefalopatia crônica não progressiva da Infância Da concepção à primeira infância: Reconhecimento precoce. GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 7/11/2013 Discurso 1º Simpósio: Encefalopatia crônica não progressiva da Infância Da concepção à primeira infância: Reconhecimento precoce. Bom dia a todos. Hoje

Leia mais

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE?

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? APRESENTA O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? TDAH infância hiperatividade déficit de atenção falta de atenção comportamento O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE

Leia mais

Informativo Mensal PSICÓLOGO ESCOLAR

Informativo Mensal PSICÓLOGO ESCOLAR Informativo Mensal Janeiro/ Fevereiro 2015. AGENDA PEDAGÓGICA 05/02 Reunião Pedagógica do Fund. II 10/02 Palestra sobre Cyberbullyng 12/02 - Reunião Pedagógica da Ed. Infantil e do Fund.I 19/02 Curso:

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

Plano de Estudos. PSI8426 Introdução à Psicanálise Psicologia 4 Trimestral 104

Plano de Estudos. PSI8426 Introdução à Psicanálise Psicologia 4 Trimestral 104 Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Psicomotricidade Relacional (cód. 185) 1. o Ano - 1. o Semestre PSI9737 Psicopatologia do Desenvolvimento Psicologia 4 Trimestral

Leia mais

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA Psic. Felipe Faria Brognoli ACOLHIMENTO Dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir (FERREIRA,

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA

FACULDADE DE PSICOLOGIA FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CES/CNE/MEC n. 08, de 07 de maio de 2004). (Matriz curricular aprovada pela Resolução Consuni

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

O dispositivo Clínico- Institucional

O dispositivo Clínico- Institucional O dispositivo Clínico- Institucional Uma proposta... Patrícia Rachel Gonçalves Psicóloga Clínica CRP-03/03302 Coordenação do Núcleo de Clínica - CETAD/UFBA Coordenação Programa de Estágio CETAD/UFBA 1

Leia mais

CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO

CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO ATENÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES: Módulo 3 CURSO DE PSICOLOGIA PROF. Dr. Jefferson Cabral Azevedo ATENÇÃO DEFINIÇÃO: é a direção

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012

RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012 RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012 NÃO ACEITO Nº CAAE TÍTULO DO PROJETO SITUAÇÃO 01 07303612.0.0000.5539 PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA

Leia mais

O estatuto do corpo no transexualismo

O estatuto do corpo no transexualismo O estatuto do corpo no transexualismo Doris Rinaldi 1 Lacan, no Seminário sobre Joyce, assinala a estranheza que marca a relação do homem com o próprio corpo, relação essa que é da ordem do ter e não do

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Dra. Nadia Bossa

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Dra. Nadia Bossa CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em

Leia mais

APRENDIZAGEM COMO EFEITO DO CORTE PELA PALAVRA. no que diz respeito ao trabalho de psicologia e orientação escolar quanto ao trabalho

APRENDIZAGEM COMO EFEITO DO CORTE PELA PALAVRA. no que diz respeito ao trabalho de psicologia e orientação escolar quanto ao trabalho APRENDIZAGEM COMO EFEITO DO CORTE PELA PALAVRA Lélis Terezinha Marino Nanette Zmeri Frej Maria de Fátima Vilar de Melo Reconhecer a possibilidade de atravessamento na escola, pela psicanálise, tanto no

Leia mais

O que é o Autismo? Novos Critérios Diagnósticos para Transtorno do Espectro do Autismo

O que é o Autismo? Novos Critérios Diagnósticos para Transtorno do Espectro do Autismo 01 O que é o Autismo? O Transtorno do Espectro do Autismo é um Transtorno do Neurodesenvolvimento e não um Transtorno Neurodegenerativo! A Essência do autismo é: interação e comunicação social (Dr. José

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA. Profa. Dra. Laura Carmilo granado

INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA. Profa. Dra. Laura Carmilo granado INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA Profa. Dra. Laura Carmilo granado Pathos Passividade, paixão e padecimento - padecimentos ou paixões próprios à alma (PEREIRA, 2000) Pathos na Grécia antiga Platão

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

FOCO.

FOCO. ESCALA SNAP-IV TDAH Escala de Avaliação SNAP-IV CRIANÇAS E ADOLESCENTES* O questionário denominado de SNAP-IV foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística - V Edição (DSM-V)

Leia mais

GRADE HORÁRIA PSAN. História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos Acadêmicos

GRADE HORÁRIA PSAN. História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos Acadêmicos 1PSAN HOR_NOTURNO Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Fundamentos de Filosofia Antropologia, Sociedade e Cultura Brasileira História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais