DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 2 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 2 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 2 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS Aluno: Escore: Assinale a resposta que considerar mais correta. 1 a Questão (40) 1. A diferença entre reentrância e recursividade: A) Está na forma como ambas operam reentrância serve diversos processos enquanto recursividade se limita a um único processo. B) A diferença é apenas conceitual. Na prática, ambas possibilitam que, em tempo de execução, uma mesma rotina possa chamar-se repetidamente a si mesma. C) Reentrância tem a ver com a possibilidade de se executar concorrentemente duas ou mais instâncias de um mesmo processo enquanto recursividade tem a ver com a repetição de um mesmo bloco de instruções. D) Reentrância é a possibilidade de um mesmo trecho de código ser compartilhado por múltiplos usuários em um mesmo período de tempo. Recursividade é a capacidade de uma rotina poder chamar-se repetidamente a si própria. E) Reentrância está diretamente ligada a multiprogramação e representa a possibilidade de um mesmo processo dar repetidas entradas na memória principal para ser executado. Recursividade é um conceito lógico, onde o programador cria ciclos recursivos no fluxo de controle do seu programa. 2. A adoção de diferentes modos de execução em um ambiente computacional, por exemplo, modo usuário e modo Kernel, tem por objetivo: A) Não misturar os processos pertencentes ao Sistema Operacional com os processos submetidos pelos usuários. B) Facilitar a identificação, o controle e o gerenciamento dos processos pertencentes aos usuários. C) Garantir o acesso correto e organizado aos diferentes recursos disponíveis, fazendo com que os mesmos só possam ser alcançados no modo Kernel. D) Promover a correta utilização dos recursos disponíveis aos usuários e executar tarefas repetitivas de forma eficiente e rápida. E) Proteger o espaço de endereçamento do Sistema Operacional que assim não poderá ser a- cessado por qualquer programa de usuário que sempre rodará no modo usuário. 3. Considerando as possíveis formas de construção de uma instrução de máquina, geralmente denominadas de máquinas de zero, um, dois e três endereços, pode-se dizer que: A) As máquinas de zero endereços tomam por base o uso de uma estrutura de pilha; as de um endereço fazem uso intenso de um registrador chamado acumulador e as de dois endereços usam um dos endereços de operando como entrada e como saída. B) De todas as possíveis formas de construção da instrução de máquina, aquela que apresenta maior flexibilidade e desempenho na execução é a máquina de três endereços. C) De todas as possíveis formas de construção da instrução de máquina, aquela que apresenta maior flexibilidade e desempenho na execução é a máquina de zero endereços.

2 D) E) As máquinas de zero endereços são pouco flexíveis, porém são extremamente rápidas, sendo por isto muito indicadas para serem usadas juntamente com sistemas operacionais de tempo real. As máquinas de um e dois endereços surgiram com a geração dos microprocessadores e sistemas operacionais mono-usuários, hoje muito em voga na microinformática. 4. Dado o código assembly abaixo, para máquinas de um endereço, identifique a expressão equivalente: A) X = (D E * F) / (B * C + A) B) X = (B * C + A) / (D E * F) C) X = (A + B * C) / (E * F D) D) X = (A + B * C) / (D E * F) E) X = (E * F - D) / (B * C + A) 01 LOAD E 07 LOAD B 02 MUL F 08 MUL C 03 STORE T 09 ADD A 04 LOAD D 10 DIV T 05 SUB T 11 STORE X 06 STORE T 5. O processo de digitalização: A) Consiste na conversão de caracteres e símbolos em códigos binários de tamanho fixo. B) Implica necessariamente numa perda de informação contida no fenômeno analógico. C) Depende exclusivamente da taxa de amostragem utilizada na captura do sinal analógico. D) É de fundamental importância para sistemas que operem com leitura de sensores. E) Pode provocar perda de informação, dependendo da taxa de amostragem e de binarização. 6. A Tabela de Interrupções: A) É uma estrutura de dados mantida nos endereços mais baixos de memória que tem por objetivo conter o endereço do dispositivo que tenha solicitado uma interrupção. B) É uma área de memória onde o sistema operacional armazena as diferentes rotinas de tratamento de interrupção que sejam suportadas. C) É uma área no início da memória onde o sistema salva os dados de todas as interrupções enquanto estiverem pendentes. A área é liberada assim que a interrupção for atendida. D) É uma estrutura de dados que nos atuais computadores pode ser mantida em qualquer lugar da memória, que tem por objetivo conter o endereço das diferentes RTIs existentes. E) É uma estrutura de dados mantida pelo sistema operacional com um histórico de todas as interrupções tratadas pelo sistema durante a sessão corrente de processamento. 7. TRAP: A) É um tipo de interrupção síncrona que é gerada em decorrência de possíveis erros encontrados na execução de um código qualquer. B) É uma rotina do sistema operacional que trata de interrupções assíncronas geradas por dispositivos conectados ao computador por intermédio da interface USB. C) É uma rotina do SO chamada armadilha, tradução literal do nome, onde caem todos os processos que gerem algum tipo de exceção durante sua execução. D) É uma rotina reentrante do SO que trata das interrupções do tipo síncrona e que admite múltiplos níveis de interrupção. E) É uma interrupção do tipo assíncrona que é gerada não por dispositivos, mas pelos próprios processos sempre que os mesmos incorrerem em algum erro de execução.

3 8. Suponha que um processador vetorial faça uso de uma estrutura de pipeline uniforme (todos os estágios consomem o mesmo tempo) para acelerar operações aritméticas. Sabendo que o pipeline opera em uma freqüência de clock de 80 Mega Hertz e que uma série de 15 instruções (sem qualquer tipo de dependência ou desvio) ao serem submetidas ao pipeline foram executadas em 250ns, calcule o número provável de estágios deste pipeline: A) 4 B) 5 C) 6 D) 8 E) Em um certo computador, o processador realiza acessos de leitura à memória sempre no formato de 64 bits, mas na escrita podem ser nos formatos de 64, 32, 16 ou 8 bits. Nessas condições, o número mínimo de linhas de controle enviadas pelo processador à memória para especificar o tipo de acesso (leitura ou escrita) e o formato envolvido, deve ser de: A) 2 B) 3 C) 5 D) 6 E) No que diz respeito aos sistemas multiprogramados, pode-se afirmar que: A) Tendem a aumentar o throughput do sistema, mas não necessariamente, aumentam o desempenho individual dos processos. B) Suportam vários processos distintos em memória usando de forma exclusiva o uso da CPU e dos demais recursos do sistema. C) Tendem a reduzir o throughput do sistema, mas, em contrapartida, aumentam o desempenho individual dos processos. D) Suportam um certo grau de paralelismo (de granularidade grossa) quando dotados de um esquema de pipeline. E) Podem suportar sistemas dos tipos: batch, time-sharing, tempo real, cliente servidor e execução paralela de fluxos de dados. Considere o trecho de pseudo-código abaixo: 2 a Questão (30) : Enquanto Não for Fim-de-Arquivo Execute tarefas preparatórias Leia próximo registro Verifique enquadramento do funcionário Calcule suas vantagens pecuniárias Calcule a lista de descontos Prepare registro no layout do holerite Grave registro para impressão do holerite Realize mais algumas operações aritméticas Limpe algumas variáveis utilizadas Fim-Enquanto :

4 Assumindo que o programa seja executado em um ambiente onde as operações de E/S possam ser dos tipos: programada ou com interrupção, verifique os fluxos de execução abaixo e responda às perguntas. 1 I/O Program I/O Program Início do Loop 8 6 Lê Registro Grava Registro 2 I/O Command 7 I/O Command 3 Interrupt Handler I/O End 9 4 End Fim do Loop 5 1. O fluxo de execução do programa abrangendo apenas a primeira passagem pelo ciclo do loop e considerando a técnica de E/S programada é dada pela alternativa: A) B) C) D) E) Nenhuma das alternativas acima: 2. Caso a técnica de E/S seja por interrupção, informe qual seria o fluxo de execução para o mesmo caso da pergunta anterior: R: a 9 3b 8 4a 9 4b 3. Ainda considerando o mesmo caso descrito no item 2, como ficaria o fluxo de execução caso o tempo de execução do trecho 3 do programa seja menor que o tempo de resposta final do dispositivo de E/S? R: CPU IDLE 9 8 4a 9 4b 4. Suponha que a técnica de E/S adotada seja por interrupção, que o arquivo de dados tenha 100 registros no total e que o tempo de execução de cada um dos seguintes trechos de código seja: 1 10 u.t.; 2 5 u.t.; 3 15 u.t.; 4 10 u.t.; u.t.; 6 20 u.t.; 7 25 u.t.; 8 15 u.t. e 9 5 u.t.. Nestas condições, calcule o tempo que será efetivamente gasto na execução apenas do trecho correspondente ao Loop do programa. Considerando que o dispositivo responde antes da conclusão dos trechos 3 e 4 Fluxo de execução de um Loop FE 1 = 2 (5 u.t.) + 8 (15 u.t.) + 3a (5 u.t) + 9 (5 u.t.) + 3b (10 u.t.) + 8 (15 u.t.) + 4a (5 u.t.) + 9 (5 u.t.) + 4b (5 u.t.) = 70 u.t. 100 registros FE 100 = 7000 u.t. Resposta: 7000 u.t.

5 4 a Questão (30) Suponha que você encontre a memória do seu computador carregada com os seguintes trechos de código: Endereços Código Trecho de Código 1200 if N > 0 N N 1; 1600 Proc 3 Procedure Proc1 Main Program Proc 2 Procedure Proc Proc N Proc 3 Procedure Considere que todas as chamadas a rotinas são sem passagem de parâmetros, com exceção da chamada a rotina três que passa o valor de N como parâmetro. 1. Assumindo que a pilha está inicialmente vazia, complete a figura abaixo informando os valores a serem carregados e/ou retirados da pilha a medida que o programa principal vai sendo executado. Destaque o evento e o correspondente conteúdo da pilha. N = 0 N = Estado Inicial Proc1

6 N = 0 N = Proc1 2. Enumere os trechos de código que podem estar usando da técnica de recursividade. R: Procedure 3 3. Na sua opinião alguma destas rotinas (procedures) poderia ser do tipo reentrante? Enumere e justifique sua resposta. R: Qualquer das Procedures, uma vez que não se tem conhecimento das rotinas que compõem nem o endereçamento completo do código executável do usuário. 4. Na sua opinião como devem ser tratados os dados nas rotinas reentrantes e nas recursivas de forma a preservar a integridade dos mesmos? R: São tratados como instâncias independentes. Na reentrância para não misturar dados de processos chamadores distintos e na recursividade, para não misturar instâncias distintas do ciclo de execução. 5. Na sua opinião haveria algum impedimento para uma rotina reentrante também ser recursiva? Justifique. R: Em teoria nenhum. Nada impede que uma rotina reentrante faça uso da técnica de recursividade para resolver o problema a que se destina.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS Aluno: GABARITO Escore: 1 a Questão (30) Assinale a(s) resposta(s)

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Arquitetura e Organização de Computadores Conjunto de Instruções Prof. Sílvio Fernandes

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Conjunto de Instruções Slide 1 Sumário Características de Instruções de Máquina Tipos de Operandos Tipos de Operações Linguagem de Montagem Slide 2 Características

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Conjunto de Instruções Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes - UFERSA

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída Sistemas Operacionais Sistema de entrada e Saída Sistema de Entrada e Saída I/O É uma das principais tarefas de um sistema computacional Como máquina abstrata o S.O. deve oferecer uma visão padronizada

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Unidade Central de Processamento (CPU) Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Baseado nos slides do capítulo

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura Básicas

Leia mais

1. A pastilha do processador Intel possui uma memória cache única para dados e instruções. Esse processador tem capacidade de 8 Kbytes e é

1. A pastilha do processador Intel possui uma memória cache única para dados e instruções. Esse processador tem capacidade de 8 Kbytes e é 1. A pastilha do processador Intel 80486 possui uma memória cache única para dados e instruções. Esse processador tem capacidade de 8 Kbytes e é organizado com mapeamento associativo por conjuntos de quatro

Leia mais

É um sinal elétrico periódico que é utilizado para cadenciar todas as operações realizadas pelo processador.

É um sinal elétrico periódico que é utilizado para cadenciar todas as operações realizadas pelo processador. Universidade Estácio de Sá Curso de Informática Disciplina de Organização de Computadores II Prof. Gabriel P. Silva - 1 o Sem. / 2005 2 ª Lista de Exercícios 1) O que é o relógio de um sistema digital?

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 02: PROCESSAMENTO PARALELO: PROCESSADORES VETORIAIS

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 02: PROCESSAMENTO PARALELO: PROCESSADORES VETORIAIS ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 02: PROCESSAMENTO PARALELO: PROCESSADORES VETORIAIS Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Gerência de Entrada e Saída Fundamentos Evolução Estrutura

Leia mais

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES Tecnologia da informação e comunicação UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES CICLO DE INSTRUÇÕES OU DE EXECUÇÃO Arquitetura de computadores 2 CICLO DE EXECUÇÃO No inicio de cada ciclo de instrução,

Leia mais

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Processos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Processo Conceito: Um programa em execução 1. Ao digitar hello, os caracteres

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado)

Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado) Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado) Capítulo 3 Concorrência Agenda Introdução Interrupções e exceções Operações de Entrada/Saída Buffering

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Ciclo de Busca e Execução

Arquitetura de Computadores. Ciclo de Busca e Execução Arquitetura de Computadores Ciclo de Busca e Execução Ciclo de Busca e Execução Início Buscar a próxima instrução Interpretar a instrução Executar a instrução Término Funções realizadas pela UCP Funções

Leia mais

Parte I Multiprocessamento

Parte I Multiprocessamento Sistemas Operacionais I Estrutura dos SO Prof. Gregorio Perez gregorio@uninove.br 2004 Parte I Multiprocessamento Roteiro 1 Multiprocessadores em Sistemas Fortemente Acoplados 1.1 1.2 1.3 Processamento

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Aula 25 Conjunto de Instruções: Características e Funções Rodrigo Hausen 10 de novembro de 2011 http://cuco.pro.br/ach2034 1/92 Apresentação 1. Bases Teóricas 2. Organização

Leia mais

1 a Questão Unidade I e II (45 pontos)

1 a Questão Unidade I e II (45 pontos) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS I - 1 0 SEM/08 Teste 1 Unidades I e II Total: 200 pontos Aluno: Escore: 1 a Questão Unidade I e II (45 pontos)

Leia mais

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software Processo Um programa em execução Gerência de Processos Contexto de Processo Conjunto de Informações para gerenciamento de processo CPU: Registradores Memória: Posições em uso E/S: Estado das requisições

Leia mais

LISTA 02 CONJUNTO DE INSTRUÇÕES - GABARITO

LISTA 02 CONJUNTO DE INSTRUÇÕES - GABARITO LISTA 02 CONJUNTO DE INSTRUÇÕES - GABARITO 1) Identifique na instrução em linguagem de máquina armazenada na memória, os elementos da instrução 2) Na figura acima, qual a quantidade de código de operações

Leia mais

Aula 03 - Concorrência. por Sediane Carmem Lunardi Hernandes

Aula 03 - Concorrência. por Sediane Carmem Lunardi Hernandes 1 Aula 03 - Concorrência por Sediane Carmem Lunardi Hernandes 2 1. Introdução Sistemas operacionais podem ser vistos como um conjunto de rotinas executadas concorrentemente de forma ordenada Princípio

Leia mais

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software Processo Um programa em execução Gerência de Processos Contexto de Processo Conjunto de Informações para gerenciamento de processo CPU: Registradores Memória: Posições em uso E/S: Estado das requisições

Leia mais

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca PCS-2529 Introdução aos Processadores Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca 1 2 Existem 4 esquemas diferentes de E/S possíveis, cada um se aplicando em uma determinada situação. E/S Programada. E/S Acionada

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Organização e Arquitetura de

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 2 Estrutura de um processador Prof. Leonardo Augusto Casillo Arquitetura de Von Neumann: Conceito de programa armazenado; Dados

Leia mais

2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores

2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores 2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores Questões 1. Um microprocessador realiza uma sondagem periódica (polling) junto a um módulo de E/S a cada 0,5 ms. Cada sondagem em si gasta 500 ciclos.

Leia mais

Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/

Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/ Sistemas Digitais Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti gustavooc@poli.br https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/ Conteúdo Programático (Organização e Arquitetura) Arquitetura e história dos

Leia mais

Computadores e Programação (DCC/UFRJ)

Computadores e Programação (DCC/UFRJ) Computadores e Programação (DCC/UFRJ) Aula 3: 1 2 3 Abstrações do Sistema Operacional Memória virtual Abstração que dá a cada processo a ilusão de que ele possui uso exclusivo da memória principal Todo

Leia mais

Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores)

Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores) Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores) 1 - Fazendo uma comparação entre a arquitetura proposta por Von Neumann e a arquitetura de um microcomputador

Leia mais

Arquiteturas de Computadores. Princípios e exemplos de conjuntos de instruções

Arquiteturas de Computadores. Princípios e exemplos de conjuntos de instruções Arquiteturas de Computadores Princípios e exemplos de conjuntos de instruções Características das aplicações Computação de desktop Ênfase em desempenho de programas com tipos de dados inteiros e ponto-flutuante

Leia mais

2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores

2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores 2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores 1. Descreva as funções desempenhadas pelos escalonadores de curto, médio e longo prazo em um SO. 2. Cite três motivos pelos quais o controle do processador

Leia mais

Disciplina: Arquitetura de Computadores

Disciplina: Arquitetura de Computadores Disciplina: Arquitetura de Computadores Estrutura e Funcionamento da CPU Prof a. Carla Katarina de Monteiro Marques UERN Introdução Responsável por: Processamento e execução de programas armazenados na

Leia mais

Sistemas de Entrada e Saída

Sistemas de Entrada e Saída Sistemas de Entrada e Saída Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2016 1 / 31 Sumário 1 Interrupções 2 Camadas de Software de E/S 2 / 31 Interrupções

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 10 Conjuntos de instruções: Características e funções slide 1 O que é um conjunto de instruções? A coleção completa de instruções

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. João Bosco Jr.

Arquitetura de Computadores. Prof. João Bosco Jr. Arquitetura de Computadores Prof. João Bosco Jr. (CPU) Modelo do Computador Von Neumann Processador Memórias E/S Barramentos Simulação Contador http://courses.cs.vt.edu/csonline/machinearchitecture/lessons/cpu/countprogram.html

Leia mais

Nível da Arquitetura do Conjunto das Instruções

Nível da Arquitetura do Conjunto das Instruções Fluxo Seqüencial de Controle e Desvios (1) Nível da Arquitetura do Conjunto das Instruções (Aula 13) Fluxo de Controle Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2 Fluxo

Leia mais

Sistemas de Entrada e Saída

Sistemas de Entrada e Saída Sistemas de Entrada e Saída Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2016 1 / 33 Sumário 1 Dispositivos de E/S 2 Interrupções 3 Software de E/S 2

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

Solução Lista de Exercícios Processadores

Solução Lista de Exercícios Processadores Solução Lista de Exercícios Processadores Questão 1 A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como : Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento Decremento Operação lógica AND Operação

Leia mais

Arquitetura de Computadores Aula 11 - Multiprocessamento

Arquitetura de Computadores Aula 11 - Multiprocessamento Arquitetura de Computadores Aula 11 - Multiprocessamento Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com 1/28 PROCESSAMENTO PARALELO OBJETIVO: aumentar a capacidade de processamento.

Leia mais

Prof. Sandro Wambier

Prof. Sandro Wambier Prof. Sandro Wambier São elementos da Arquitetura de um computador: conjunto de instruções de um processador, os modos de endereçamentos, o tipo e tamanho dos dados manipulados pelo processador, ex.: Intel

Leia mais

Sistema Distribuído. Sistema Distribuído. Aplicações Distribuídas. Conceitos Básicos

Sistema Distribuído. Sistema Distribuído. Aplicações Distribuídas. Conceitos Básicos Sistema Distribuído Conjunto de máquinas (CPU + memória) interligadas em rede. Sistema Distribuído Sistema operacional distribuído trata este conjunto como um único sistema computacional. Estação 1 Estação

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 3

Sistemas Operacionais Aula 3 Sistemas Operacionais Aula 3 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição. Capítulo 12 Estrutura e função do processador

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição. Capítulo 12 Estrutura e função do processador William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 12 Estrutura e função do processador slide 1 Estrutura da CPU CPU precisa: Buscar instruções. Interpretar instruções. Obter

Leia mais

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DE INSTRUÇÕES 1 CARACTERÍSTICAS DE INSTRUÇÕES DE MÁQUINA Quando um programador usa uma linguagem de alto-nível, como C, muito pouco da arquitetura da máquina é visível. O usuário que deseja programar

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade II - Processos 24/04/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 Organização da Unidade Processos Conceituação Estruturas de Controle Modos de execução do S.O. Estados

Leia mais

Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores

Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Processadores Prof. Sergio Ribeiro Composição básica de um computador eletrônico digital: Processador Memória Memória Principal Memória Secundária Dispositivos

Leia mais

Processador. Processador

Processador. Processador Departamento de Ciência da Computação - UFF Processador Processador Prof. Prof.Marcos MarcosGuerine Guerine mguerine@ic.uff.br mguerine@ic.uff.br 1 Processador Organização básica de um computador: 2 Processador

Leia mais

Sistemas Operacionais. BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia

Sistemas Operacionais. BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia Sistemas Operacionais BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia Visão do SO SO: camada de software, executado diretamente sobre o hardware (físico ou virtual) Permite que hardware seja usado de forma eficiente

Leia mais

Estrutura e Funcionamento da CPU. Adriano Maranhão

Estrutura e Funcionamento da CPU. Adriano Maranhão Estrutura e Funcionamento da CPU Adriano Maranhão 1 S Relembrando S Compiladores de linguagens ao fazer a conversão da linguagem de alto nível para chegar na fase da linguagem de baixo nível como assembly

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade II - 18/9/2009 Prof. Antonio Carlos Gay Thomé Prof. Aux. Simone Markenson Pech 1 Conceituação Estruturas de Controle Modos de execução do S.O. Estados de um

Leia mais

Compiladores. Geração de Código Objeto

Compiladores. Geração de Código Objeto Compiladores Geração de Código Objeto Cristiano Lehrer, M.Sc. Atividades do Compilador Arquivo de origem Arquivo de destino Análise Otimização Geração de Código Intermediário Geração de Código Final Síntese

Leia mais

Nível do Conjunto de Instruções Prof. Edson Pedro Ferlin

Nível do Conjunto de Instruções Prof. Edson Pedro Ferlin 1 Definições Nível ISA (Instruction Set Architecture). Está posicionado entre o nível da microarquitetura e o nível do sistema operacional. É a interface entre o software e o hardware. Nesse nível está

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 8 Suporte do sistema operacional slide 1 Objetivos e funções Conveniência: Tornar o computador mais fácil de usar. Eficiência:

Leia mais

Programação de Microprocessadores. Programação de Microprocessadores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

Programação de Microprocessadores. Programação de Microprocessadores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Programação de Microprocessadores Microprocessadores são Máquinas de Estado Seqüenciais Síncronas que operam mediante a execução de uma seqüência de códigos binários

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Msc. Tiago Alves de Oliveira Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora

Leia mais

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 5. PROCESSO: 5.1 Introdução; 5.2 Estrutura do Processo; 5.3 Estados do Processo; 5.4

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Slides adaptados de Prof. Dr. Marcos José Santana, Prof. Dra. Regina Helena Carlucci Santana e Sarita Mazzini Bruschi baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum

Leia mais

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DE UM PROCESSADOR (UCP)

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DE UM PROCESSADOR (UCP) CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DE UM PROCESSADOR (UCP) 1 LINGUAGENS Conhecida pelo PROCESSADOR Conhecida pelo Usuário COMPILADOR LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL LINGUAGEM ASSEMBLY 2 INSTRUÇÕES EM ASSEMBLY Para programar

Leia mais

Sistemas Operacionais. Interrupção e Exceção

Sistemas Operacionais. Interrupção e Exceção Sistemas Operacionais Interrupção e Exceção Interrupção e Exceção Durante a execução de um programa podem ocorrer alguns eventos inesperados, ocasionando um desvio forçado no seu fluxo de execução. Estes

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Linguagem de Máquina

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Linguagem de Máquina Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Linguagem de Máquina Arquitetura de Computadores Agenda: Linguagem de máquina 1. Introdução 2. Característica 3. Programas Compilados 4. Programas Interpretados

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

sumário 1 bases numéricas 1 2 sistemas de numeração em computação introdução representação de números... 3

sumário 1 bases numéricas 1 2 sistemas de numeração em computação introdução representação de números... 3 sumário 1 bases numéricas 1 1.1 introdução... 2 1.2 representação de números... 3 1.3 transformação entre bases... 4 1.3.1 método polinomial...4 1.3.2 método de subtrações...5 1.3.3 método das divisões...6

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 3.1 CPU: Unidade de Processamento Central Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura de von Newmann Unidade de Processamento Central (CPU): Memória Principal Unidade de Processamento

Leia mais

Primeiro Trabalho de POO Emulador para o Processador Winter

Primeiro Trabalho de POO Emulador para o Processador Winter Primeiro Trabalho de POO Emulador para o Processador Winter Prof. Pedro Carlos da Silva Lara Entrega: 21/10/2014 1 Informações Gerais Winter é um processador hipotético especificado com fim puramente acadêmico.

Leia mais

Arquiteturas RISC e CISC. Adão de Melo Neto

Arquiteturas RISC e CISC. Adão de Melo Neto Arquiteturas RISC e CISC Adão de Melo Neto 1 Arquitetura RISC Arquitetura RISC. É um das inovações mais importantes e interessantes. RISC significa uma arquitetura com um conjunto reduzido de instruções

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

Técnicas Avançadas de Programação

Técnicas Avançadas de Programação Sumário Técnicas Avançadas de Programação Prof. João Marcos M. da Silva Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Agosto de 2011 Prof. João Marcos

Leia mais

ção de Computadores I

ção de Computadores I Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação Arquitetura e Organizaçã ção de Computadores I Aula 2 1. Projeto da Arquitetura

Leia mais

PARALELISMO NO NÍVEL DO PROCESSADOR

PARALELISMO NO NÍVEL DO PROCESSADOR UNIP Universidade Paulista. Campus Brasília. PARALELISMO NO NÍVEL DO PROCESSADOR ALUNO: Lucas da Silva Dias ALUNO: Gleidson Rosa da Silva ALUNO: Gustavo da Silva Martins ALUNO: Marcelo Nery Lima RA: C633EB-1

Leia mais

COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto

COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES Adão de Melo Neto 1 INTRODUÇÃO Desde 1950, houveram poucas inovações significativas nas áreas de arquitetura e organização de computadores. As principais

Leia mais

CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3

CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 CPU CPU Funções: Processamento; Controle Componentes: UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 Processador A função de um computador é executar tarefas

Leia mais

O estudo da arquitectura de computadores efectua-se com recurso à Abstracção

O estudo da arquitectura de computadores efectua-se com recurso à Abstracção ARQUITECTURA DE COMPUTADORES O estudo da arquitectura de computadores efectua-se com recurso à Abstracção Podemos ver um computador de várias formas. Para um utilizador normalmente o computador é a aplicação

Leia mais

2º Estudo Dirigido CAP 3

2º Estudo Dirigido CAP 3 2º Estudo Dirigido CAP 3 1. Cite três exemplos de aspecto na definição e implementação de uma arquitetura que são influenciados pelas características do conjunto de instruções? R.: Operações lógicas e

Leia mais

TCC Organização de Computadores I Turma :A1 Lista 3-GABARITO. 1. A figura abaixo mostra o diagrama da implementação para a UCP estudada em sala.

TCC Organização de Computadores I Turma :A1 Lista 3-GABARITO. 1. A figura abaixo mostra o diagrama da implementação para a UCP estudada em sala. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TCC4.7-Organização Computadores I Turma :A Lista 3-GABARITO. A figura abaixo mostra o diagrama da implementação

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Brainstormig Sistemas Operacionais Processos e multiprogramação Aula 2 Quais são os componentes de um programa? Como podemos representar um programa em execução? Onde ele inicia a executar? Como se mapeia

Leia mais

As 5 partes fundamentais. Linguagem de Programação Pinagem Características Elétricas Ambiente de Desenvolvimento Integrado - IDE

As 5 partes fundamentais. Linguagem de Programação Pinagem Características Elétricas Ambiente de Desenvolvimento Integrado - IDE SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Como conhecer/estudar um Microprocessador/Microcontrolador As 5 partes fundamentais Programação de Microprocessadores Prof: Evandro L. L. Rodrigues Arquitetura

Leia mais

Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Primeira Lista de Exercícios

Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Primeira Lista de Exercícios 1ª Questão : Com base na figura ao lado, extraída do livro SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS, de Andrew S. Tanenbaum, assinale cada uma das afirmações abaixo como (C)erta ou (E)rrada. No caso da afirmativa

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais PROCESSOS E THREADS PARTE I SUMÁRIO 2. PROCESSO: 2.1 Introdução; 2.2 Estrutura do Processo; 2.3 Estados do Processo; 2.4 Mudanças de Estado do Processo; 2.5

Leia mais

3. DESCRIÇÃO DO SPARC Histórico

3. DESCRIÇÃO DO SPARC Histórico 20 3. DESCRIÇÃO DO SPARC 3.1 - Histórico O SPARC, acrossemia para Scalable Processor ARChitecture, originou-se nos projetos pioneiros de Berkeley, desenvolvidos a partir de 1981 por alunos de graduação

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

Disciplina: Sistemas Operacionais

Disciplina: Sistemas Operacionais Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais Parte 2: Sistemas Multiprocessos, Características dos Multiprocessadores,Sistemas de Clusters, Operações básica do Sistema

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo

Leia mais

Microprocessadores I ELE Aula 7 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Desvios

Microprocessadores I ELE Aula 7 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Desvios Microprocessadores I ELE 1078 Aula 7 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085 Desvios Grupos de Instruções do 8085 As instruções no 8085 são distribuídas em 5 grupos: 1. Grupo de transferência da

Leia mais

Figura 01 Programa e Processo

Figura 01 Programa e Processo 02 PROCESSOS 2.1 Introdução Para poder controlar a execução dos diversos programas e o uso concorrente do processador e dos demais recursos um programa deve sempre estar sempre associado a um processo.

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Departamento de Ciência da Computação - UFF Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Marcos A. Guerine mguerine@ic.uff.br 1 Dipositivos periféricos ou simplesmente periféricos permitem a comunicação da máquina

Leia mais

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend Concorrência Nos sistemas Monoprogramáveis somente um programa pode estar em execução por vez, permanecendo o processador dedicado a esta única tarefa. Os recursos como memória, processador e dispositivos

Leia mais

2. Conceitos Básicos. Introdução à Ciência da Computação.

2. Conceitos Básicos. Introdução à Ciência da Computação. 2. Conceitos Básicos Introdução à Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/icc2017.html Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores

Leia mais

Organização e Projeto de Computadores 3: Modo de Endereçamento, Sub-Rotina, Instruções de E/S, Interrupção

Organização e Projeto de Computadores 3: Modo de Endereçamento, Sub-Rotina, Instruções de E/S, Interrupção Organização e Projeto de Computadores 3: Modo de Endereçamento, Sub-Rotina, Instruções de E/S, Interrupção 1 Modo de Endereçamento Determina como o operando é obtido durante a execução de uma ins trução.

Leia mais

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF Exercícios Cap I 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) 1.5 1.7, 1.8 e 1.12 Sistemas Operacionais Visão geral e evolução dos SOs Sistema Operacional? Um programa que controla a execução dos programas

Leia mais

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DE UM PROCESSADOR (UCP)

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DE UM PROCESSADOR (UCP) CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DE UM PROCESSADOR (UCP) 1 LINGUAGENS Constituída de seqüência de zeros (0) e uns (1) Cada instrução em ASSEMBLY constitui-se em um mnemônico (uma forma fácil de se lembra) de uma

Leia mais

Processos e Threads. Prof. Dr. José Luís Zem Prof. Dr. Renato Kraide Soffner Prof. Ms. Rossano Pablo Pinto

Processos e Threads. Prof. Dr. José Luís Zem Prof. Dr. Renato Kraide Soffner Prof. Ms. Rossano Pablo Pinto Processos e Threads Prof. Dr. José Luís Zem Prof. Dr. Renato Kraide Soffner Prof. Ms. Rossano Pablo Pinto Faculdade de Tecnologia de Americana Centro Paula Souza Tópicos Conceito de Processos Escalonamento

Leia mais

Concorrência. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Concorrência. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 2 Seção 1.1 Sistemas Monoprogramáveis Multiprogramáveis 3 Monoprogramável Multiprogramável E/S E/S 1 UCP livre UCP 1 2 1 (a ) Sistema Monoprogramável tem po

Leia mais

III.2 - Princípios de Arquitetura

III.2 - Princípios de Arquitetura Conjunto de Instruções e Modo de Endereçamento Ciclo de busca decodificação execução de instruções Programação de um processador Arquitetura de Von Neumann e Componentes Arquiteturas 4, 3, 2, 1 e 0 Tabela

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Turma :A1 Lista 3 Profa.: Simone Martins

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Turma :A1 Lista 3 Profa.: Simone Martins UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Turma :A Lista 3 Profa.: Simone Martins. A figura abaixo mostra

Leia mais